View Full Version : Overclock 3200+ Venice
Cool_Fury 04-07-2005, 16:56 Viva...recentemente fiz um upgrade para a seguinte máquina:
AMD 3200+ VENICE
ASUS A8N-E
OCZ DDR PC-3200 WINBOND SERIES 2*512
Gecube X800
Primeira vez com AMD :) .
Agora que os exames acabaram gostava de me iniciar no overclock a ver quanto é que isto dá pois tenho visto que os 3200 até se portam bem nesse aspecto.
No entanto tenho reparado que secalhar a minha board não é das melhores para isso...
Vinha então pedir algumas ajudinhas para ver até onde é que posso puxar isto! :009:
Thanks in advance
..::MadDog::.. 04-07-2005, 17:24 esta um bocado desatualizado, mas ficas já com um curso intensivo de OC a amd 64.
esse processador é bem capaz de fazer os 2800/2900mhz para a foto e os 2700/2750mhz para
o uso diario com pouca voltagem e muito pouco aqueçimento.
LINK: - como fazer OC em a64 (http://www.pcdiga.net/ficheiros/artigos/oc-a64_page1.htm)
by: Lasac (espero que nao te importes)
edit: atençao que o clock gen para a tua board nao é esse que esta no link, tem k ser o nforçe4
aqui: clockgen para nforçe4 (http://www.cpuid.org/clockgen.php)
depois conta coisas.
hug'z
Claro que não me importo MadDog.
Lê o guia atentamente, embora seja já antigo (+-1ano), ficas com algumas bases para essa nforce4.
Se quizeres imprime o site para teres suporte físico enquanto fazes o teu OC ;)
Qualquer questão adicional a malta está aqui para ajudar.
Depois vai metendo resultados para a malta ver doque esse Venice é capaz.
Cool_Fury 05-07-2005, 02:35 Obrigado pelas dicas!;)
Tive a ler o que disseram e mais outras coisas, principalmente isto que achei muito bom A64 OC GUIDE (http://www.hardforum.com/showpost.php?p=1027479689&postcount=2)... fica aqui para quem também se tiver a iniciar como eu.
Consigo:
Max HTT BOARD - 335
Max HTT CPu - 2650 default / 2730 @1.45
No entanto, cheguei depois a parte que lá diz para testar as mems e ir subindo o HTT.. tudo bem,ainda chego aos 220 @2.75v com 2-2-2-8 1t. A partir daqui é que mais nada...ponha os timings mais ranhosos que houver, e/ou 3v na RAM (max board) isto nem sequer chega a entrar no memtest (DOS). A minha pergunta é se isto é normal...
Se for, com estes dados que tenho qual seria a minha melhor opção? Penso que seria 2600Mhz, com as mems a 5:6 para dar 216 e ficar dentro dos limites de overclock, certo? Mas experimentei e também não deu...Estará a escapar-me alguma coisa?
Baixas-te o multiplicador do HTT?
Cool_Fury 05-07-2005, 11:29 Sim...está a 3.
Apesar de este ser o factor que menos percebo. :sad:
tenho board cpu e grafica iguais aos teus :D
vou tb começar a overclockar um pouco isto... o que acontece se puser valores excessivos e o computador nao fizer o POST ?!
Fazes um clear cmos!
A board tem um jumper para isso!
pois.. mas só a possibilidade de ver o PC a nao fazer post da logo stress :s
btw, estes amd64 sao complicados como tudo para fazer um simples overclock :s no meu antigo barton era só aumentar o fsb e por ah velocidade da ram e tava a andar de moto :(
Cool_Fury 05-07-2005, 14:28 Eu tou a achar bue estranho não conseguir puxar as mems acima dos 220 seja com que timings e voltagem for...n sei se me esta a escapar alguma coisa ou se é mesmo as memórias que não dão mais :(
P.s- zx-9r pois é, maquinas quase iguais...vamos ver qual de nós consegue puxar mais por isto lol (apesar do prob com que ja me deparei)
Rapid_Eraser 05-07-2005, 14:37 tenho board cpu e grafica iguais aos teus :D
vou tb começar a overclockar um pouco isto... o que acontece se puser valores excessivos e o computador nao fizer o POST ?!
Caso n faça boot tb podes tentar ligar o pc enquanto carregas na tecla INSERT, assim n perdes as informaçoes da bios como acontece quando fazes Clear CMOS
Realmente essas mems estão muito baixas, tenta baixar a velocidade do cpu e aumentar o fsb para ver até onde vai as mems, por norma, se não estou em erro, essas mems não gostam de cas3.
A voltagem, coloca isso logo com 3v, elas adoram voltagem, embora deveria ser 3.2v :002: para essas ems :) .
Depois vai dando resultados, pois 335ht é muito com bom com uma board de gama média :) .
Vê lá isso que ainda vou antes para uma asus que uma dfi...........sempre são uns 30€ que poupo :001:
Cool_Fury 05-07-2005, 15:14 artsite, foi isso que eu estive a fazer, meti o multi do cpu a 5 e o htt a 3...depois fui subindo o fsb...cheguei aos 220 sem erros no memtest...aumento para 225(estava a ir de 5 em 5) e nem sequer me consegue entrar no memtest..n faz o POST todo :( Nem mesmo com a voltagem a 3v que é o maximo que a board deixa...
Cool_Fury 05-07-2005, 16:06 Bem, recomecei agora a fazer uns tests as mems e qual não é o meu espanto que a barreira de que estava a falar dos 220 desapareceu...e consigo ir até aos 231FSB @3v com 2-2-2-7-1T :D
Só que agora não consigo passar daqui :lol: ... alterei os timings e tava a experimentar com eles cada vez piores e nunca acabava sequer o POST...depois vou a tentar a 3-5-5-8 2T e :wow:... o sistema n boota...todo borradeco lá vou fazer o clear ao cmos e já tá fixe...Mas não é estranho este limite, agora aos 231? Será que as mems gostam é das voltagens altas?!Mas a board também não dá mais de 3v...que fazer?
Que fazer............não sou expert, mas TCCD?????
Mas mesmo é um resultado muito bom com 2-2-2.........na minha ideia kerem mesmo 3.2v, tenta falar com pessoal com mems iguais e essas.
Eu tou a achar bue estranho não conseguir puxar as mems acima dos 220 seja com que timings e voltagem for...n sei se me esta a escapar alguma coisa ou se é mesmo as memórias que não dão mais :(
P.s- zx-9r pois é, maquinas quase iguais...vamos ver qual de nós consegue puxar mais por isto lol (apesar do prob com que ja me deparei)
puxas mais que eu à vontade, as minhas memórias sao umas twinmos 2 * 512 dakelas mais baratinhas :p
Caso n faça boot tb podes tentar ligar o pc enquanto carregas na tecla INSERT, assim n perdes as informaçoes da bios como acontece quando fazes Clear CMOS
fixe, nao sabia esse truque !:)
Cool_Fury 05-07-2005, 18:16 Bem, depois de uma tarde em testes a experimentar com várias bios e tal, parece que não consigo passar mesmo os 230...deve ser probs mm das memórias :(
De momento tou a testar no prime a ver se é estavel a 2650Mhz @ 1.4125, mems a 5:6 com 2.5-3-3-7 @ 3v a fazer 33s no superpi. O que acham?acho que já não me posso queixar de um aumento de 650Mhz(se isto se revelar estavel)...no entanto fica aquele bicihinho que acho que podia dar bem mais...
bem, tava a seguir akele site "A64 OC GUIDE"
há lá uma coisa que ñ percebi mto bem:
"
FSB (HTT) OVERCLOCKING (first step!)
Armed with those programs, reboot into the BIOS and make the following changes:
HT link multi = 2x (edit: some boards have weird quirks, try 2.5x or 3x instead if you feel this is an issue)
CPU multi = 5x
RAM divider = "100mhz 1:2"
"
pus o ht multi link a 2x na bios, o cpu multi, mas o RAM Divider nesta board deve ter outro nome pk nao encontrei !
qual é a opçao? o objectivo é por a ram a apenas 100mhz ?! ou é a metade do fsb?
Cool_Fury 05-07-2005, 20:35 bem, tava a seguir akele site "A64 OC GUIDE"
"
HT link multi = 2x (edit: some boards have weird quirks, try 2.5x or 3x instead if you feel this is an issue)
CPU multi = 5x
"
pus o ht multi link a 2x na bios, o cpu multi, mas o RAM Divider nesta board deve ter outro nome pk nao encontrei !
qual é a opçao? o objectivo é por a ram a apenas 100mhz ?! ou é a metade do fsb?
Não seguiste o link em detalhe para memórias que está no guia que indiquei...na bios,na parte das memórias podes escolher se as queres a 400Mhz(1:1), 333(5:6), 266(2:3) ou 200(1:2)..OS valores costumam aparecer como 200,166,133 e 100, mas não te esqueças que as memórias são DDR(DOUBLE Data Rate) ;)
Puxa aí por isso!!!
Bem, aqui nuns primeiros testes e sem serem muitos exauxtivos obtive estes resultados:
Board : 325
HTT: 261 @ Default volt
RAM: 217 @ Default volt , default timmings -> eu sabia que esta ram ñ ia ser grande coisa... :(
Pus 260 * 10, ram a 5:6
cpu = 2600mhz,
ram = 217 mhz...
tou mto limitado na ram
Limitado na ram, desde quando, baixas a velocidade das mems e vai aumentando o cpu, mais nada :001: .
Agora, coloca as mems com timings de cas3-3-3-11 com 2.85, com timings default não vais longe, elas devem andar por volta dos 220fsb
pois... o super pi agora com este overclock da'me erros de arredondamento, já postei a duvida numa thread do duvidas e suporte tecnico...
nao sei se o problema de arredondamento que me dá as vezes neste programa será proveniente de velocidade excessiva de cpu ou de ram (para as suas capacidades obviamente)
outra coisa, se eu puser o HTT a 250, convem por o HTT link a 4* para ficar 2 * 250 = 1000 mhz nao é? o ideal é obter este valor ou um valor inferior? ou é melhor por 3 * 250 = 750 ?
se as rams derem 220 tenho uma performance inferior com 1:1 do que cpu a 2600 e ram a 5:6 certo?
obrigado pelas respostas! Cool_Fury desculpa ter aproveitado a tua thread mas visto termos hardware muito semelhante achei q n valia a pena criar nova thread
Cool_Fury 06-07-2005, 11:38 Go ahead...também tenho dúvidas sobre essa multiplicação abaixo dos 1000Mhz
The King 29-10-2005, 17:11 bem, tava a seguir akele site "A64 OC GUIDE"
"
CPU multi = 5x
"
Boas pessoal, este é o meu sistema:
Venice 3000+
A8n-e
2*512 Infineon
Hitachi 80gb sataII
Fiz exactamente o que está escrito no quote, mas nunca consigo passar dos 227, já verifiquei todos os passos que estão no troubleshoting desse guia mas não há maneira de passar dos 227, o que é que me está a escapar ?
|
|