View Full Version : Cell e Xenon : Baixo desempenho

Páginas : [1] 2

Winjer
29-06-2005, 20:20
O site anandtech tem um artigo sobre Estes dois CPU's que vão fazer parte da Xbox360 e da PS3.
Pelos vistos são uma desilusão. O Xenon por exemplo é apenas 2 vezes mais potente que o P3 que equipava a primeira Xbox. E o Cell não melhora estas prespectivas. Aliás os programadores preferem o CPU tipo Xenon com 3 general purpose cores que os 8 SPE's

Alguns dos primeiros developers de software para estas plataformas confirmam isto.

http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2461&p=3

Pentium 4 and Athlon 64 are still the kings of the hill.

blastarr
29-06-2005, 20:26
Tal como eu suspeitava aqui há uns meses...
O hype tem sempre motivos suspeitos por trás...
Quem me dera uma consola com um Athlon64 X2 dual-core, 1GB de RAM e duas G70 em SLI, já seria bem mais poderosa do que estes "DUDS".

(provavelmente comprarei uma das consolas, aínda assim ;), é esperar para ver )

sl4ck
29-06-2005, 20:30
nao compreendo pk eh k preferem consola a pc....mas prontos.....

Winjer
29-06-2005, 20:31
Tal como eu suspeitava aqui há uns meses...
O hype tem sempre motivos suspeitos por trás...
Quem me dera uma consola com um Athlon64 X2 dual-core, 1GB de RAM e duas G70 em SLI, já seria bem mais poderosa do que estes "DUDS".

(provavelmente comprarei uma das consolas, aínda assim ;), é esperar para ver )

És tu, eu e a maior parte dos programadores de software que estão a fazer jogos para a Xbox360 e PS3.

Acho curioso o Cell ser tão parecido com o Xenon. Ambos tem o mesmo PPE, só que a Xbox tem 3 e a PS3 tem 1 mais 8 SPE (que na maior parte do tempo ficam a fazer nada)

blastarr
29-06-2005, 20:33
Já se compreende assim a decisão da Sony, desligar um dos SPE's (já que provavelmente nem metade deles será alguma vez usada em trabalho útil pelos programadores).
De facto o core PowerPC é extremamente simples, dá a impressão que é um G3 com Altivec encolhido para 90nm... pensei que usassem ao menos um G5 full-featured.

Pocas
29-06-2005, 20:34
nao compreendo pk eh k preferem consola a pc....mas prontos.....

nem tu , nem eu

PC pwns all the way! :D

Pocas

DJ_PAPA
29-06-2005, 20:38
Tanta teoria, tanta teoria, tanta teoria e depois é o que se vê :D
Anyway ja tava á espera.......

blastarr
29-06-2005, 20:38
Uma coisa é certa, estamos entre 6 a 9 meses de ambas as consolas saírem para o mercado e já estão a ser consideradas obsoletas pelos programadores.
Quem na thread das consolas se gabava de ser este o fim dos jogos no PC, deve estar a receber o equivalente a um murro no estômago ao ler o artigo do mesmo site que aínda há meses falava tão bem do Cell.

PC lives ! ;)

grandenaboverde
29-06-2005, 20:49
Quem na thread das consolas se gabava de ser este o fim dos jogos no PC, deve estar a receber o equivalente a um murro no estômago ao ler o artigo do mesmo site que aínda há meses falava tão bem do Cell.
estava a pensar em certos e determinados nicks.. :x2:

xBoShY
29-06-2005, 20:56
tavam à espera duma consola mais performante que um pc e por um valor inferior? :lol:

blastarr
29-06-2005, 20:57
Eu não vou falar em nicks, o que me saltou mais à vista foi esta consideração sobre as CPU's da X360 e PS3:

"the real-world performance of the Xenon CPU is about twice that of the 733MHz processor in the first Xbox." (!)

Então temos aqui uma consola com um CPU equivalente a Pentium 3 Tualatin a 1.4Ghz ?!? (tecnologia do ano 2000/1).

"The Cell processor doesn’t get off the hook just because it only uses a single one of these horribly slow cores; the SPE array ends up being fairly useless in the majority of situations, making it little more than a waste of die space."

Glup... e isto foi a evolução da tecnologia das consolas em 5 anos ?
Athlon64 X2 Dual core, cá vou eu... :D

Madril
29-06-2005, 21:00
Eu ainda na vi o artigo, mas "he SPE array ends up being fairly useless in the majority of situations". O Cell não tá num pc. Num PC tu fazes mais coisas do que jogar ... a consola é só mesmo para jogar e ver filmes. Sendo que o Decode pelo que li é uma das boas coisas que o Cell faz, e se os jogos tiverem optimizados para usar os 7 "cpu's filhos" do CELL, a performance aumenta mt.

Winjer
29-06-2005, 21:03
Uma coisa é certa, estamos entre 6 a 9 meses de ambas as consolas saírem para o mercado e já estão a ser consideradas obsoletas pelos programadores.

PC lives ! ;)

Não são necessariamente obsoletas. Ainda tem os GPU's que são do mais potente que anda por aí. O RSX e o Xenos tem uma peformance semelhante ao G70 e R520. O RSX é apenas uma 7800gtx com uma velocidade maior (550Mhz), Turbo cache e feitas em 90n.
Alías, se se confirmar o rumor de que o G70 tem 32 pipes com 8 desactivados, existe uma hipotese de que a Sony consiga até á data de inicio de produção em massa produzir este chip com 32 pipes com bons yelds.
O facto de a Sony naõ divulgar o numero de pipes da RSX pode querer dizer que não sabem quantos terá no final.

scorcher
29-06-2005, 21:05
nem tu , nem eu

PC pwns all the way! :D

Pocas

Pronto.. respondo eu.. eu prefiro uma consola para jogar por simples perguiça :D .. no pc tens a trabalheira de instalar jogos, reinstalar o xp quando ele dá o berro por causa de andar a benchar e voltar a instalar os jogos.. mudas de gráfica lá vai mais uma trabalheira para deixar o pc no ponto, e voltas a dar cabo do xp por causa dos esticanços :x2: e lembras-te que tens uma coisa importante na partição do xp e se estiver em raid 0 é mais uma desgraça para a ir buscar.. depois há os sacanços e os ripanços das ultimas novidades que nunca te deixam o pc folgado para correr o desgraçado do jogo em condições.. e por fim fartas-te e dizes.. porra para isto!, podia ter uma consola onde apenas tinha que carregar no power e sentar-me no sofá para mandar umas aceleradelas ou andar ao tiros e tenho que levar com isto :x2: .. Por fim lá compras a desgraçada da consola que tantas vezes questionas-te a sua existência.. afeiçoas-te a um dos jogos exclusivos e depois vês-te como que obrigado a comprar a sucessora para continuar a jogar as continuações do mesmo, com a justificação de que o jogo até é porreiro e que metes-te a jogar em 3 tempos.. carregas no power, metes o jogo na drive e sentas-te no sofá (até pode ser em apenas num tempo se já tiveres o jogo na drive e se te apetecer ficar em pé :D ).

Por fim.. tanto jogo em consolas como no pc, depende é dos jogos.. (mas na consola não dá tanto trabalho)

[edit]
Tive que editar isto por causa dos erros :lol: ...

blastarr
29-06-2005, 21:07
É a diferença entre conduzir e ser conduzido.
Há desvantagens em ambos.

Punkas
29-06-2005, 21:09
Sinceramente o que interessa vai ser o resultado final das consolas, as demos ( que n foram pre-renderizadas) impressionaram pela positiva, e acredito q qnd estas consolas sairem para o mercado, n vai haver equivalente no mundo dos pc's, tal como smp acontece cada vez q sai uma geraçao nova de consolas, pelo simples facto de serem dedicadas aos jogos, ainda por cima com o suporte de resoluçoes HD, já n há desculpa para o mundo dos pc's.

Fric
29-06-2005, 21:18
Para quem nao tem tempo de instalar um jogo e muitas vezes actualizar o pc com updates de drivers directx e ate mesmo aos proprios jogos, uma consola compensa sem duvida.

Eu sempre fui apologista do pc mas infelizmente o tempo comeca a desaparecer e tempo para estas coisas ja nao e' mt. Por isso mm decidi q a partir de agora passarei a comprar consolas em vez de andar a fazer updates ao pc.

Vai comecar ja pela PSP e talvez mais tarde pela PS3.

Fiquem bem

Winjer
29-06-2005, 21:21
Sinceramente o que interessa vai ser o resultado final das consolas, as demos ( que n foram pre-renderizadas) impressionaram pela positiva, e acredito q qnd estas consolas sairem para o mercado, n vai haver equivalente no mundo dos pc's, tal como smp acontece cada vez q sai uma geraçao nova de consolas, pelo simples facto de serem dedicadas aos jogos, ainda por cima com o suporte de resoluçoes HD, já n há desculpa para o mundo dos pc's.

Sobre a XBOX, que era superior á PS3:

"The combination of GPU and CPU limitations made 30 fps a frame rate target for many games, while simpler titles were able to run at 60 fps. Split screen play on Halo would even stutter below 30 fps depending on what was happening on screen, and that was just a first-generation title. More experience with the Xbox brought creative solutions to the limitations of the console, but clearly most game developers had a wish list of things they would have liked to have seen in the Xbox successor. Similar complaints were levied against the PlayStation 2, but in some cases they were more extreme (e.g. its 4MB frame buffer). " Anand Lal Shimpi.

blastarr
29-06-2005, 21:23
E a qualidade de imagem nessas resoluções (com AA, AF, etc) é já de nível superior num pc actual.

kidloco
29-06-2005, 21:34
Consolas sao pra jogar, nao é pra substituirem os pcs... Iam lá mesmo meter G5's, yeah right.

Eu sou adepto fervoso das consolas, por tudo o de bom que trazem a uma familia :p Computadores é pra trabalhar e para internet :)

Nemesis11
29-06-2005, 21:35
Cell's PPE is identical to a single core in Xenon

Each individual core is extremely small, making the 3-core Xenon CPU in the Xbox 360 smaller than a single core 90nm Pentium 4.

the real-world performance of the Xenon CPU is about twice that of the 733MHz processor in the first Xbox

The Cell processor doesn’t get off the hook just because it only uses a single one of these horribly slow cores; the SPE array ends up being fairly useless in the majority of situations, making it little more than a waste of die space.

A single hot title can ship hundreds of millions of consoles

It looks like the RSX will basically be a 90nm G70 with Turbo Cache running at 550MHz

It looks like significant advancements in game physics won't happen on consoles for another 4 or 5 years

Li o artigo todo e estas frases parecem-me as mais controversas.
O unico quote que é errado é que um unico jogo pode vender centenas de milhões de consolas. Talvez tenha sido um erro ao escrever o artigo.
Algumas das quotes gostava de saber como é que ele chegou aos numeros. Por exemplo o real world performance do Xcpu.
As outras afirmações e partes do artigo vou esperar para ver.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 21:39
Tanta alma inocente nesta thread...... é preciso ser mente fechada realmente.
Sobre esse artigo do anandtech, vejam os comentarios no Beyond3D e riam-se um bocado...
O homem tem de levar credito no seu trabalho sobre Pc's, mas no que toca a CONSOLAs ele devia era estar calado..

........

Desde quando se comparam Cpu's de APLICAÇÕES ESPECIFICAS com CPUs DESKTOP?
É o mesmo que comparar um F1 com um carro de estrada...!!
um é feito para desempenho em pista, o outro é feito para "conforto" na estrada...
Metam um F1 na estrada e torna-se o pior carro alguma vez feito...

é preciso ter memoria curta...
Já o Emotion Engine da Ps2 foi completamente arrasado em comentarios "profissionais" em 1999, porque os seus Vectores eram "inuteis" em aplicações gerais..... Aplicações gerais? FOI FEITO PARA UMA CONSOLA!
E com apenas 300mhz faz o que um FX57 nem lhe passa pela cabeça...

o Cell é igualzinho.... ali em barcelona foi mostrado 1 SPE a ser tão rapido quanto um P4 XEON 3.2ghz em aplicações especificas! e o cell tem 7 destes spe's.
Digam agora que é mais fraco que um A64..... tretas!

É preciso dizer mais?.... Nem tudo o que é feito é destinado para os Desktops.. Esse anando devia era ter juizo.

DJ_PAPA
29-06-2005, 21:48
é preciso ter memoria curta...
Já o Emotion Engine da Ps2 foi completamente arrasado em comentarios "profissionais" em 1999, porque os seus Vectores eram "inuteis" em aplicações gerais..... Aplicações gerais? FOI FEITO PARA UMA CONSOLA!
E com apenas 300mhz faz o que um FX57 nem lhe passa pela cabeça...

lol
OK é melhor nao lembrares muito a bela bosta do Emotion Engine....... Prometeram, prometeram e voltaram a prometer e depois viu-se a desgraça que foi..... só 4 anos depois do lançamento da consola é que conseguiram mostrar alguma coisa e em 1 ou 2 jogos.

Raptor
29-06-2005, 21:49
Tem calma OC.

O artigo no meu entender está simples e explicativo do que lhe parece ser o mais correcto sobre estas novas técnologias.

Basicamente os fabricantes seguiram os principais pedidos dos produtores de jogos, mas interpretaram esses pedidos à maneira deles, ou seja, o mais barato possível.

Os processadores, no seu todo são excelentes, mas implantados na forma como foram, servem para a finalidade, mas estão muito aquém de todo o seu potêncial, portanto, não vejo o que está errado no artigo.

Nemesis, essa frase de um jogo pode vender milhões está correcta.
Tens alguns exemplos:

GT3/4
PES3/4
MGS
FF

Entre outros...

Acredita que "à pala" destes jogos, milhões de consolas foram vendidas.
Eu comprei (pela 2ª vez) a PS2 por causa do GT4.

Nemesis11
29-06-2005, 21:53
Nemesis, essa frase de um jogo pode vender milhões está correcta.
Tens alguns exemplos:

GT3/4
PES3/4
MGS
FF

Entre outros...

Acredita que "à pala" destes jogos, milhões de consolas foram vendidas.
Eu comprei (pela 2ª vez) a PS2 por causa do GT4.

Ele não diz isso. Ele diz "centenas de milhões de consolas" :p, o que é completamente irreal. Quanto é que a PS2 vendeu no total? 80 milhões?

Eu sei que jogos exclusivos fazem vender muitas consolas, só estranhei aquele quote. Mas deve ser erro ao escrever o artigo, por isso não é importante.

Raptor
29-06-2005, 21:58
Hmm... tens razão.

Pareceu-me ter lido somente "centenas a milhões de consolas"...

Interpretei mal.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 21:59
Acho curioso o Cell ser tão parecido com o Xenon. Ambos tem o mesmo PPE, só que a Xbox tem 3 e a PS3 tem 1 mais 8 SPE (que na maior parte do tempo ficam a fazer nada)

Já que provavelmente nem metade deles sera alguma vez usada pelos programadores
tretas...

Citando de memoria a SONY:
"... os programadores apenas teem de dividir o codigo em algumas threads como se tratasse de um Multi-processador normal, e na passagem para o Dev-Kit vão ter á disposição 3 ALGORITMOS diferentes que tratam de dar trabalho aos 7 SPE's..."

Mais...
Citando de memoria a apresentação do CELL na Toshiba (quando o CELL processou 48 videos SDTV em simultaneo)
"...bla bla, Criamos um programa que tratou de dividir os 48 videos em threads e os distribuiu automaticamente aos 8 SPE's"

e Btw... como é aparente que quase ninguem aqui leu as artigos sobre o CELL, lá diz:
"...O seu powerPC APENAS SERVE para DISTRIBUIR TRABALHO AOS SPE's, podendo ser usado tambem como um processador normal de aplicações gerais."

.....
E ja que todos estao a falar da boca pra fora, nao foi ficar mal e vou aqui Afirmar que a FIAT é a melhor marca do mundo.
ah pois é, tambem tenho direito de dizer disparates... :D

Raptor
29-06-2005, 22:02
Mas OC, uma coisa é o Cell numa plantaforma de demonstração, em todo o seu explendor, outra coisa é um Cell "capado" de forma a reduzir custos e fazer apenas o que é necessário, como no caso da PS3.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:02
lol
OK é melhor nao lembrares muito a bela bosta do Emotion Engine....... Prometeram, prometeram e voltaram a prometer e depois viu-se a desgraça que foi..... só 4 anos depois do lançamento da consola é que conseguiram mostrar alguma coisa e em 1 ou 2 jogos.

Mas mostrou... E se mostra, está la! não foi Vaporware.
ponto final.

e Foi uma Bosta que faz 6.2Gflops com 300mhz quando na altura o topo de gama era o P3 a 500mhz e os seus belos 1Gflop.
Grande bosta sim senhor... Ate ganhou o prémio de melhor Enbebedd CPU de 1999, mas pra ti foi uma bosta.

nao digam tretas... até me sinto mal ao ler isso.

Raptor, o cell capado foi 100x superior a um P4 Xeon 3.2ghz em calculos FTT...
E "só" conseguiu processar 12 streams HDTV em tempo real.
capado... sim, fraco? nem pensar....

Edit: o mais barato possivel custou 1 bilião de dollars á sony... mais a parte da Toshiba.
queres saber o que é barato, olha pro Celeron da Xbox. Só lhe valeu o GPU da nvidia senao era arrumada no primeiro ano.

zer0
29-06-2005, 22:07
tretas...
E ja que todos estao a falar da boca pra fora, nao foi ficar mal e vou aqui Afirmar que a FIAT é a melhor marca do mundo.

E não é? engloba a ferrari, maserati ,alfa romeu, fiat, lancia e ainda fazem coisas como o alfa pendular.
:016:

O cpu, vai ser o que menos vai importar nas novas consolas, quer seja rapido , muito rapido ou muito muito rapido. O conceito de consola é precisamente de essas coisas "menores" passarem para 2 plano.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:13
O cpu, vai ser o que menos vai importar nas novas consolas, quer seja rapido , muito rapido ou muito muito rapido. O conceito de consola é precisamente de essas coisas "menores" passarem para 2 plano.

é tao pouco importante, que aquilo que vez sair da Ps2 é TODO feito pelo EE... todo!
O GT4 é o EE a dar pau.
1080i a 60FPS naquela qualidade a ser feito por um CPu de 300mhz (bosta né)

e ao pensar um bocadinho, o EE é um CPu normal + 2 vectores a 300 mhz.
o CELL tem 7 vectores a 3.2ghz. Só ele chega e sobra para fazer jogos de ficar K.O..

Mas isto sou eu que todos os dias procuros novas informações e sei das potencialidades...

Quanto á X360, vejam o que o Celeron faz junto a uma Nvidia, e comparem com um triplo powerpc + ATI.
Nada de mau vai sair daqui.... independentemente do que dizem os ignorantes no assunto (tipo anandtech)

cumps

Winjer
29-06-2005, 22:14
tretas...

Citando de memoria a SONY:
"... os programadores apenas teem de dividir o codigo em algumas threads como se tratasse de um Multi-processador normal, e na passagem para o Dev-Kit vão ter á disposição 3 ALGORITMOS diferentes que tratam de dar trabalho aos 7 SPE's..."

Mais...
Citando de memoria a apresentação do CELL na Toshiba (quando o CELL processou 48 videos SDTV em simultaneo)
"...bla bla, Criamos um programa que tratou de dividir os 48 videos em threads e os distribuiu automaticamente aos 8 SPE's"

e Btw... como é aparente que quase ninguem aqui leu as artigos sobre o CELL, lá diz:
"...O seu powerPC APENAS SERVE para DISTRIBUIR TRABALHO AOS SPE's, podendo ser usado tambem como um processador normal de aplicações gerais."

.....

Mas achas que é assim tão simples programar um jogo com 6 threads ou mais de forma bem equilibrada, de forma a tirar total partido das capacidades do CPU. Estamos a falar de jogos não de descodificação de video. Nos jogos existem muitas mais variaveis a considerar.

Nemesis11
29-06-2005, 22:15
O Cell do devkit está a 2.4 Ghz. Como até hoje só foi apresentado uma versão do Cell, quem está capado é o devkit. Isto é normal, falta quase um ano para o lançamento da consola.

Já agora, gostava de fazer umas contas engraçadas.
O anando diz que o "real world performance" do Xcpu é 2 vezes o Celeron 733 da Xbox.
Diz também que os 8 SPE é die space deitado para o lixo e como o resto do Cell é apenas um PPE, que o anando diz que é igual a 1 core do Xcpu (e este tem 3), podemos afirmar que o "real world performance" do Cell é um Celeron 500 mhz.

:D

P.S. 1 - Não levem muito a serio esta ultima parte, estou só a brincar com os numeros do artigo

P.S. 2 - Há partes do artigo muito interessantes, não pelas opiniões do anand, mas pelas opiniões dos Devs.

CrazyBomber
29-06-2005, 22:15
OC, estás a querer dizer que jogos (sejam de pc ou de consola) são aplicações específicas? São fáceis de prever?
Bolas, espero que não seja isso que quisesses dizer!

O artigo está bem escrito, e embora as comparações com o P4 e A64 sejam de facto algo inúteis, só servem para ilustrar que esta hype toda por detrás destes CPU's só serve para induzir muita gente em erro.
A conversa dos Teraflops... que barbaridade!

PS: E sim, as opiniões dos developers são sem dúvida o que dá o interesse ao artigo :)

Madril
29-06-2005, 22:19
Ao usar ao maximo as capacidades do CPU pode atingir essas velocidades ... ou axas k tu ao ouvir musica tás a usar os gigaflops todos do teu cpu ?

Raptor
29-06-2005, 22:19
Raptor, o cell capado foi 100x superior a um P4 Xeon 3.2ghz em calculos FTT...
E "só" conseguiu processar 12 streams HDTV em tempo real.
capado... sim, fraco? nem pensar....

Edit: o mais barato possivel custou 1 bilião de dollars á sony... mais a parte da Toshiba.
queres saber o que é barato, olha pro Celeron da Xbox. Só lhe valeu o GPU da nvidia senao era arrumada no primeiro ano.

Errr...

O que a Toshiba demonstrou não é uma PS3 final... é um Cell "capado" mas não ao nível que estará na PS3 (que será ainda pior!).

Além disso, esses valores são valores de desenvolvimento, não de produção.
Quando eu falo em redução de custos é a nível de produção.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:20
"... os programadores apenas teem de dividir o codigo em threads como se de um computador Multi-processador se tratasse.
Na passagem para o DEV-KIT, terão á disposição 3 ALGORITMOS que tratam de distribuir trabalho aos SPE's AUTOMATICAMENTE"

Isto diz tudo...
E quem tiver mãozinhas, optimiza como bem quizer...

se eu te perguntar qual o UNICO jogo Multi-threaded alguma vez feito até hoje, tu sabes responder?
... Foi o Quake3, de 1998.
hoje estamos em 2005.

e por aplicações Especificas, significa por exemplo: VECTORIZAR os calculos! OPTIMIZAR os calculos.... isto é o que significa aplicações especificas.

CrazyBomber
29-06-2005, 22:22
Just because these CPUs and GPUs are in a console doesn't mean that we should throw away years of knowledge from the PC industry - performance doesn't come out of thin air, and peak performance is almost never achieved. Clever marketing however, will always try to fool the consumer.
Isto diz tudo :P

EDIT:
OC, o que eles dizem pode ser muito bonitinho, mas e os developers? Afinal se isso é assim tão bom, pq é que os devs não o dizem? Pq é que dizem o contrário?
E já agora, o problema do acesso à memória no Cell parece-me bem real. Como é que se resolveria isso? É que ter 7 SPE's a querer ir buscar coisas à memória parece-me areia a mais para um único PPE...
Resumindo, no papel pode ser muito bom, mas o que mais importa é na PRÁTICA. Os jogos da PS3/XBOX360 tem gráficos bonitos? Pois é, mas isso é devido aos GPUs! Quero ver é jogos com IA super-desenvolvida, física à grande, etc etc...

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:23
Errr...

O que a Toshiba demonstrou não é uma PS3 final... é um Cell "capado" mas não ao nível que estará na PS3 (que será ainda pior!).

Além disso, esses valores são valores de desenvolvimento, não de produção.
Quando eu falo em redução de custos é a nível de produção.

pior como? tem menos 1 SPE ? são apenas menos 30Gflops...
em MHZ tambem? de 3.2ghz para 4ghz ganhavas 30Gflops...

Não vejo o "pior" em lado nenhum... sim, soube mal ouvir que só ia ser assim, mas de Fraco nao tem nada.

Nemesis11
29-06-2005, 22:25

Só existe 1 Cell. O que pode variar é os Mhz.
O Devkit está a 2.4 Ghz, a PS3 sai a 3.2.

Falou-se num 2ª versão do cell com alterações no PPE, mas nunca foi confirmado e se for só ajuda a performance da PS3 e não do Devkit.

Conclusão: O Cell da PS3 é melhor do que o que está no devkit. Mas é normal, o cpu que estava nos devkits na Xbox360 também era uma versão só com 2 cores em vez dos 3 finais.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:26
Isto diz tudo :P

sim.... e os 6anos de experiencia a programar os jogos "multi-threaded" da PS2? tambem são botados fora? na PS3 não...

isto não é preto e branco... picos teoricos podem ser alcançados em situações ideais. A ibm ja mencionou que o pico teorico do CEll é alcancavel.
enquanto isso, a 3.2ghz cagou 133Gflops la em barcelona

133Gflops..... o meu A64 faz 6Gflops...
grande hype... not

DEstroyer, le o que disse neste post.... é rapido, e bem mais rapido que Multiplos opterons.
E bem mais barato... muito mais barato.

Korben_Dallas
29-06-2005, 22:27
Enfim o pessoal anti-consolas fica todo satisfeito... se calhar já não se sentem mal por ter gasto 1000€ no seu PC.

Specs pouco interessam... tb a XBOX era um celeron com uma GF3 ou a PS2 tinha 4MB VRam mas todos gostavam de ter um Halo 2 ou um GT4 no seu PC :-D
Trabalho em informática e não é por isso que acho que uma consola é para gente q não sabe mexer num PC.
E please não comecemos com a conversa que o PC serve para 1001 coisas... eu sei disso já que trabalho com PC's há anos... e ainda tenho um q me permite jogar Doom3 ou HL2 a 1024x768.

Pronto eu vou-me sentir muito mal quando estiver a trabalhar no Office na X260/PS3 e aquilo estiver um bocado lento :rolleyes:

O futuro dos jogos acredito que esteja nas consolas. O gasto com hardware é só ao início e a partir daí são 4/5/6 anos a jogar qualquer jogo que saia. Estas consolas vêm com suporte HDTV e saída VGA por isso podem usar o monitor XPTO para jogarem a resoluções altas.
Há quem continuará a preferir o PC mas as "bocas" dos specs pode ser que acabem quando virem o Unreal Engine 3 ou outram bomba qq a correr locked a 60fps na caixinha q tá debaixo da TV. :002:

Real world performance nas consolas são os JOGOS... e isso ainda ninguém os viu a correr em hardware final.

CrazyBomber
29-06-2005, 22:28
Another way to look at this comparison of flops is to look at integer add latencies on the Pentium 4 vs. the Athlon 64. The Pentium 4 has two double pumped ALUs, each capable of performing two add operations per clock, that's a total of 4 add operations per clock; so we could say that a 3.8GHz Pentium 4 can perform 15.2 billion operations per second. The Athlon 64 has three ALUs each capable of executing an add every clock; so a 2.8GHz Athlon 64 can perform 8.4 billion operations per second. By this silly console marketing logic, the Pentium 4 would be almost twice as fast as the Athlon 64, and a multi-core Pentium 4 would be faster than a multi-core Athlon 64.
Parem de falar dos Gigaflops como se fossem medidores de performance, please =/

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:31
Parem de falar dos Gigaflops como se fossem medidores de performance, please =/

diz isso aos super-computadores.

Medem-se aos Flops.. são os Flops que interessam, pois é o poder "number crunshing" que interessa e isso é sinonimo de FLOPS!

Flops Flops Flops... estações graficas de CGI medem-se aos Flops... tudo o que é trabalho especifico mede-se aos Flops.

Floating point unit operations per second.... é o que separa o A64 do P4. O a64 implementou os seus FPUS bem melhor que o P4, daí a diferença de performance em trabalhos de Floating point (Flops)

fiquem na sombra fiquem...

CrazyBomber
29-06-2005, 22:32
Enfim o pessoal anti-consolas fica todo satisfeito... se calhar já não se sentem mal por ter gasto 1000€ no seu PC.

Specs pouco interessam... tb a XBOX era um celeron com uma GF3 ou a PS2 tinha 4MB VRam mas todos gostavam de ter um Halo 2 ou um GT4 no seu PC :-D
Trabalho em informática e não é por isso que acho que uma consola é para gente q não sabe mexer num PC.
E please não comecemos com a conversa que o PC serve para 1001 coisas... eu sei disso já que trabalho com PC's há anos... e ainda tenho um q me permite jogar Doom3 ou HL2 a 1024x768.

Pronto eu vou-me sentir muito mal quando estiver a trabalhar no Office na X260/PS3 e aquilo estiver um bocado lento :rolleyes:

O futuro dos jogos acredito que esteja nas consolas. O gasto com hardware é só ao início e a partir daí são 4/5/6 anos a jogar qualquer jogo que saia. Estas consolas vêm com suporte HDTV e saída VGA por isso podem usar o monitor XPTO para jogarem a resoluções altas.
Há quem continuará a preferir o PC mas as "bocas" dos specs pode ser que acabem quando virem o Unreal Engine 3 a correr locked a 60fps na caixinha q tá debaixo da TV. :002:
Eu sinceramente não tenho consola pq não gosto nada dos comandos. Sim, teclado e rato é só o que funciona, para mim :D
Para além disso, o tipo de jogos que mais gosto (RTS's, por exemplo) dão-se melhor no pc.
Claro que isso não invalida que as consolas sejam óptimas para jogos... ofereci uma XBOX com o Halo à minha namorada, o ano passado. Ainda me diverti a dar uns tirinhos nakilo :D

DJ_PAPA
29-06-2005, 22:33
Mas mostrou... E se mostra, está la! não foi Vaporware.
ponto final.

e Foi uma Bosta que faz 6.2Gflops com 300mhz quando na altura o topo de gama era o P3 a 500mhz e os seus belos 1Gflop.
Grande bosta sim senhor... Ate ganhou o prémio de melhor Enbebedd CPU de 1999, mas pra ti foi uma bosta.

nao digam tretas... até me sinto mal ao ler isso.

Olha, até podia fazer 1000Gflops e ter ganho 100 premios nesse ano, que nao era por isso que a tornava melhor ou pior.
Sorry, mas foi uma desilusao muito grande.
Sim, mostrou o algum do potencial prometido em 1 jogo (GT4), 4 anos depois de a consola ser lançada, quando esta ja está completamente obsoleta e em fim de vida, visto ter a sucessora á perna......
Uau, foi realmente um chip maravilhoso......

Tá-se mesmo a ver que vai acontecer ao Cell exactamente a mesma coisa que a PS2.
Vao andar anos e anos pra ver como é que aquilo funciona (é que é mesmo assim) e so quando a consola estiver em fim de vida e obsoleta é que descobrem a pedra filosofal e começam a lançar os jogos prometidos 4 anos antes aquando da sua apresentaçao!
Até lá vao lançando jogos intermédios, com uns graficos que qualquer PC desktop bate aos pontos.
Duvido muito (para nao dizer, quase de certeza) que os jogos da primeira geraçao cheguem sequer á qualidade e frame rates de uma 9800pro+AMD XP+1gb ram.
Numa fase mais avançada andarao ao nivel de uma X800XL ou 6800GT num A64.

Minha opiniao (e nao passa disso) :
Reediçao da PS2 ;)

CrazyBomber
29-06-2005, 22:33
diz isso aos super-computadores.

Medem-se aos Flops.. são os Flops que interessam, pois é o poder "number crunshing" que interessa e isso é sinonimo de FLOPS!

Flops Flops Flops... estações graficas de CGI medem-se aos Flops... tudo o que é trabalho especifico mede-se aos Flops.

E esses servem para quê? Para correr quake? Bolas, ainda à bocado dizias para não comparar CPU's de aplicações gerais a CPU's de aplicações específicas... :rolleyes:

Raptor
29-06-2005, 22:34
pior como? tem menos 1 SPE ? são apenas menos 30Gflops...
em MHZ tambem? de 3.2ghz para 4ghz ganhavas 30Gflops...

Não vejo o "pior" em lado nenhum... sim, soube mal ouvir que só ia ser assim, mas de Fraco nao tem nada.

Para que queres tantos SPE se só tens um PPE que vai-te atrofiar o sistema, caso os jogos sejam multi-thread, com fisica e IA intensos?

Ok, tal como o Nemesis disse, nas PS3 supostamente o Cell utilizado será mais rapido do que nas DevKit, mas não deixa de ficar aquém das specs originais apresentadas pela IBM (4GHz).

Madril
29-06-2005, 22:34
DJ_PAPA:
O GT3 era uma merda completa claramente ..........

NOT.

Alem disso ... tu na XBOX 360 vais ter k fazer uma programação parecida tb ... tens 3 cores ... na são 7 ... mas ainda são 3!!

NeoToPower
29-06-2005, 22:35
Epá.... SE os cpus da PS3 e X60 são assim tão fracos pk é que ambos optaram por desenvolver as suas própias soluções, gastando milhões, e ñ optaram por soluções ditas n x's mais potentes e já disponiveis? Nã me digam que eles são uma cambada de burros e ppl tipo anando é são os génios da casa...... tsss, tssss..... eles precisavam de potencia especifica e desnvolveram potencia especifica, que importa que os cpus sejam uma bosta noutras areas? desde que sejam bons e melhores que os outros naquilo que fazem.. who cares?
Basta seguir a simples lógica da batata:
PS2 = EE + 2 vectores (300mhz) = GT4 @ 1920x1080 I @ 60 fs
logo
PS3 = CELL (SPE + 7 vectores) ( 3,2ghz) + RSX = .................................................. ................................................. a 1920x1080 P @ 30/60 + fsaa e af a um nivel elevado

e

Xbox = cel 733mhz + gf3 = Ninja gaiden and so on 640x480 @ 60 fps + fsaa e af
logo
Xbox 360 = Costum PPC 3 cores 3ghz + Xenon = .................................................. ......................................... 1920x1080 I @ 30/60 fps + fsaa e af a um nivel elevado.

É que cinceramente.... acho que os pcs vão demorar 2 anos no minimo a apanhar as consolas em nivel grafico ( resolução + frame rate + complexidade grafica + fsaa + af ). Já na anterior geração assim foi e esta tudo leva a entender que vai pelo mesmo caminho.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:35
ah sim..... o milagre de aprender em minutos o que demora anos a experimentar. NOT

o EE é um CELL...

nunca pensaste sequer, porque é que o CELL é uma copia do EE mas muito mais complexo?...
Dizeres que a PS3 vai ser igual, é deitar 6anos de experiencia no EE ao lixo.....

no minimo, ridiculo!

Korben_Dallas
29-06-2005, 22:36
With much more powerful CPUs and, in the near future, more powerful GPUs, the PC paired with the right developers should be able to bring about that revolution in game physics and graphics we've been hoping for.

Exacto depois fazemos as contas de quanto isso vai custar €€€€... :rolleyes:
Hardware para fazer isso já existe claro mas o problema é sempre quando é que vai estar disponível para o consumidor a um preço acessível. Mas pronto isto é relativo... há ppl aqui do fórum a gastar 100 contos em placas gráficas desde há muito tempo. Para mim + 150/200€ não dou e já é muita fruta.
Então depois de ver o q o celeron+gf3 dão até me sinto mal a gastar balúrdios em hardware de PC.

Enfim são escolhas... para mim o gaming deve passar exclusivamente para consolas. Para quem só gosta de RTS não tem grandes hipóteses em ficar no PC.

blastarr
29-06-2005, 22:37
Preço médio dos jogos pc, 45 euros.
Preço médio dos jogos de consolas actuais, 60 euros.
Preço médio dos jogos das novas consolas (tendo em conta que os custos de desenvolvimento vão disparar, como toda a gente diz)... 80, 90, 100 ??

Raptor
Epá.... SE os cpus da PS3 e X60 são assim tão fracos pk é que ambos optaram por desenvolver as suas própias soluções, gastando milhões, e ñ optaram por soluções ditas n x's mais potentes e já disponiveis? Nã me digam que eles são uma cambada de burros e ppl tipo anando é são os génios da casa...... tsss, tssss..... eles precisavam de potencia especifica e desnvolveram potencia especifica, que importa que os cpus sejam uma bosta noutras areas? desde que sejam bons e melhores que os outros naquilo que fazem.. who cares?
logo
PS3 = CELL (SPE + 7 vectores) ( 3,2ghz) + RSX = .................................................. ................................................. a 1920x1080 P @ 30/60 + fsaa e af a um nivel elevado

e

logo
Xbox 360 = Costum PPC 3 cores 3ghz + Xenon = .................................................. ......................................... 1920x1080 I @ 30/60 fps + fsaa e af a um nivel elevado.

É que cinceramente.... acho que os pcs vão demorar 2 anos no minimo a apanhar as consolas em nivel grafico ( resolução + frame rate + complexidade grafica + fsaa + af ). Já na anterior geração assim foi e esta tudo leva a entender que vai pelo mesmo caminho.

Na PS2???

CrazyBomber
logo

e

logo

Leste o artigo? Lê lá bem que o gajo diz (ou especula) alguns desses motivos.
Quanto ao nivel gráfico, se comprares uma 7800GTX já podes ter todo o potêncial da PS3 no teu pc. Qual é a espiga?
Pela altura que a XBOX360 e a PS3 sairem já aí anda a próxima geração...

Madril
29-06-2005, 22:38

Neste forum já ah alguns pc's k dão isso ...

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:38
E esses servem para quê? Para correr quake? Bolas, ainda à bocado dizias para não comparar CPU's de aplicações gerais a CPU's de aplicações específicas... :rolleyes:

ah.... o milagre da..... nao á palavras pra descrever.

Le tudinho outra vez. E deixa o EGO em casa.

Cpus de DEsktop são o que são... feitos para legacy e correr milhares de programas.
Os seus Gflops jamais são comparaveis a CPUS dedicados a correr aplicações NOVAS!

Aqui nao ha legacy pra ninguem... é tudo novo e feito para correr só jogos...
é por isto que jamais deves comparar Cpus desktop a Cpus dedicados....

É ridiculo eu chegar ao ponto de ter que explicar isto.....

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:39
Para que queres tantos SPE se só tens um PPE que vai-te atrofiar o sistema, caso os jogos sejam multi-thread, com fisica e IA intensos?

Ok, tal como o Nemesis disse, nas PS3 supostamente o Cell utilizado será mais rapido do que nas DevKit, mas não deixa de ficar aquém das specs originais apresentadas pela IBM (4GHz).

err.... o PPE dá trabalho aos SPE's. Não atrofia sistema nenhum. É um maestro.

disse isto umas 3 vezes nesta thread ja.

CrazyBomber
29-06-2005, 22:40
Enfim são escolhas... para mim o gaming deve passar exclusivamente para consolas. Para quem só gosta de RTS não tem grandes hipóteses em ficar no PC.
Ainda bem que a maior parte da industria não pensa assim :)
Garanto-te que nunca trocaria um pc por uma consola. Eu QUERO poder jogar e estar na net ao mesmo tempo. eu QUERO fazer alt+tab entre um jogo e o trabalho. eu QUERO brincar com os devkit's dos jogos, fazer mapas, fazer mods, mexer com o código dos jogos, etc etc etc.
Quando houver uma consola que faça isto... deixa de ser uma consola e passa a ser um pc :P

Raptor
29-06-2005, 22:41
Preço médio dos jogos pc, 45 euros.
Preço médio dos jogos de consolas actuais, 60 euros.
Preço médio dos jogos das novas consolas (tendo em conta que os custos de desenvolvimento vão disparar, como toda a gente diz)... 80, 90, 100 ??

Não acredito.
Além disso, esses valores são ridiculamente elevados, por causa do nosso mercado.

Nos EUA tens (por exemplo):

Preço Médio de jogo PC: 39.99$ (33€)
Preço Médio de jogo de consola: 39.99$ (33€)

Não acredito que nos EUA os jogos sejam superiores a 40€ (49.99$)

blastarr
Um maestro extremamente simplificado, odiado pelos developers, segundo o que está no inquérito aos programadores dos jogos.

|Oc|CRASH_OVer
logo

e

logo

bingo....

Depois deste post nem é preciso estarem praqui a inventar "dificuldades e obstaculos" onde eles nao existem....

É assim que funciona o mundo da informatica especifica. Aqui só ha X, não ha Y's e Se's

blastarr
29-06-2005, 22:42
Não acredito.
Além disso, esses valores são ridiculamente elevados, por causa do nosso mercado.

Nos EUA tens (por exemplo):

Preço Médio de jogo PC: 39.99$ (33€)
Preço Médio de jogo de consola: 39.99$ (33€)

Não acredito que nos EUA os jogos sejam superiores a 40€ (49.99$)

Raptor, nem toda a gente mora nos EUA, e os 21% do IVA aínda não entraram em vigor...

CrazyBomber

É um maestro sem mãos a medir.
É um maestro que, quando tiver 6 ou 7 SPE's a PEDIR acesso à memória se vai atrofiar, e isso afecta a performance a toda a escala. Ou será os os SPE's vão continuar a trabalhar sem o pedido de DMA concluído? I think not :P

|Oc|CRASH_OVer
Um maestro extremamente simplificado, odiado pelos developers, segundo o que está no inquérito aos programadores dos jogos.

odiado pelos developers a este ponto da corrida..... se procurasses bem, ias encontrar a preciosa informação que os 3 algoritmos que distribuem trabalho aos SPE's (usando o PPC) só vai ser implementado na proxima versão dos DEV-KITS

... disto isto, bem... é o que é.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:43
É um maestro sem mãos a medir.
É um maestro que, quando tiver 6 ou 7 SPE's a PEDIR acesso à memória se vai atrofiar, e isso afecta a performance a toda a escala. Ou será os os SPE's vão continuar a trabalhar sem o pedido de DMA concluído? I think not :P

vai ler... ha dezenas de artigos que explicam isso.

Raptor
29-06-2005, 22:43

Então não leste o artigo.

The other point that has been made is that even if you can offload some of the physics calculations to the SPE array, the Cell’s PPE ends up being a pretty big bottleneck thanks to its overall lackluster performance. It’s akin to having an extremely fast GPU but without a fast CPU to pair it up with.

Nemesis11
29-06-2005, 22:45
Vou lançar uma pergunta engraçada :). Deixa ver se alguem lhe pega.

Se os Cpu destas consolas são assim tão maus, porque é que vão aparecer soluções como a Ageia para PC? Se temos Cpu tão poderosos para jogos, para que é que é preciso uma solução destas? Porque é que os Devs anunciam suporte?

Se o Xcpu é um Celeron 1.4 em "real world performance" (gostava mesmo de saber como é que ele chegou a este numero) e pela opinião dele o Cell vai ser ainda pior, para que um PPU? Não faz sentido :D

Madril
29-06-2005, 22:45
Com os preços que o blastarr disse o que se fomenta é a pirataria, nada mais ... se os gajos descessem os preços dos jogos para 25/30€ mts mais iriam ser vendidos seguramente.

Mas jogos que gosto claro que compro, e digo-te, na me importei NADA de ter pago o que paguei (60 e poucos €) por exemplo pelo GT4.

Edit: 68 replies em cerca de 2h e 25mins ... not bad :P

blastarr
29-06-2005, 22:46
OC, se esse algoritmo fizer jus ao mesmo hype que dava o Cell como um supercomputador num chip há uns meses, há-de ser uma bela ***ta.
Além disso, se há alguém que é perito em algoritmos e compiladores optimizados, é uma empresa de software como a MS, não a Sony (o compilador deles deu para fazer meia dúzia de jogos bons, no final dos 5 anos de vida da consola)...

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:46
Então não leste o artigo.

quem te disse que o PPC tem de fazer calculos que são dedicados aos SPE's? Sabes o que sao os SPE's?
a função do PPC nao é esmagar numeros.. é distribuir numeros. Só é bottleneck se o meterem a fazer o que não é suposto. obviamente

Tu leste mas nao leste com atenção lol :D

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:48
OC, se esse algoritmo fizer jus ao mesmo hype que dava o Cell como um supercomputador num chip há uns meses, há-de ser uma bela ***ta.
Além disso, se há alguém que é perito em algoritmos e compiladores optimizados, é uma empresa de software como a MS, não a Sony (o compilador deles deu para fazer meia dúzia de jogos bons, no final dos 5 anos de vida da consola)...

a toshiba ja mostrou um feito ás 3 pancadas a processar 48 SDTV's

ah, ups... a SOny tambem mostrou um na E3..

hype sem duvida...
E que tal pensar um bocadinho?

xiça.... hoje até ja tive que explicar uma coisa que nunca me passou pela cabeça num forum de informatica.

Madril
29-06-2005, 22:49
Blastarr ... mete o teu A64 a fazer decode dos 48 videos da demo da toshiba sff e ve se é a mesma coisa... NAO!!!

Custa mt entender k são cpu's para fins diferentes ???

Tu usas o mesmo cpu no teu pc que no teu router ???

Winjer
29-06-2005, 22:49
Para um SPE ter acesso á memoria ele precisa de fazer um DMA request e ficar á espera, e pelo que os Devs dizem isto demora bastente. Como cada SPE tem pouca memoria, isto limita o numero de tasks que pode trabalhar.

Já agora, lembro que estamos a falar de consolas, que servem paar jogar e ocasionalmente ver um filme. E, eu pelo menos, apenas consigo ver um filme de cada vez. Por isso, essa cena fazer o decode de varios videos não interessa para nada. Apenas interessa o desempenho nos jogos.

Ansatsu
29-06-2005, 22:50
Quanto ao nivel gráfico, se comprares uma 7800GTX já podes ter todo o potêncial da PS3 no teu pc. Qual é a espiga?

Agora é que te queimaste todo.

É que a mm placa na PS3 iria tirar mto mais rendimento do que essa mm placa no PC, ou achas tu que os programadores para PC vão fazer jogos para um PC especifico?!!!

È CLARO QUE NÃO!!!!!!

Nenhum programador para PC sabe que hardware tu tens em tua casa, mas para as consolas, eles sabem exctamente qual é o hardware e tiram o partido maximo dele.

Explica-me lá, como é que a XBOX que tem um celeron a 733Mghz e uma Gforce3 faz um Far Cry Instincts? Explica-me lá!!!

Pega num PC, Mete-lhe um Celeron 733Mghz, uma Gforce3 e 256 de Ram, e tenta correr o Jogo, quero ver como é que o vais correr...

Os anti-consolas estão todos mto contentes, mas eu com apenas 350€ que dou por uma PS3, vou ver graficos melhores do que em kualker PC após 3 anos após sair a consola, e depois vamos tar aqui para falar. É obvio que eu vou continuar com o meu PC, e vou jogar tb jogos neles, e vou fazer montes de coisas que n faço na minha Playstation, tal como Programar, mas podem ter a certeza, em jogos, vai demorar mto tempo a ultrupassar a PS3 e Xbox360.

|Oc|CRASH_OVer
Vou lançar uma pergunta engraçada :). Deixa ver se alguem lhe pega.

Se os Cpu destas consolas são assim tão maus, porque é que vão aparecer soluções como a Ageia para PC? Se temos Cpu tão poderosos para jogos, para que é que é preciso uma solução destas? Porque é que os Devs anunciam suporte?

Se o Xcpu é um Celeron 1.4 em "real world performance" (gostava mesmo de saber como é que ele chegou a este numero) e pela opinião dele o Cell vai ser ainda pior, para que um PPU? Não faz sentido :D

ninguem pensa nisso pois é necessrio uma mente abstracta, que segundo aprendi, só se adquire aos 15 anos...
ups..alguns aqui ja sao bem mais velhos.... deve ser o EGO a interferir lol

DJ_PAPA
correr aplicações NOVAS!

Aqui nao ha legacy pra ninguem... é tudo novo e feito para correr só jogos...

"É tudo novo..."

Axo que nao é preciso dizer mais nada, para justificar as conclusoes do Anandtech.

Acho que há pessoas que devem pensar que os algoritmos caem do ceu a todos os prgramadores, desde a editora mais insigificante até á gigante Electronic Arts. E que esses mesmos algoritmos serao facilimos de implementar e vao logo pôr as maquinas a bulir a 100% e logo a partir do 1º dia de lançamento....

Eu sei muito bem o que é programaçao e algoritmos e as dores de cabeça adjacentes..... nao é qualquer grupo de ciganos que poem um Farcry ou HL2 a bulir daquela maneira numa arquitectura ja com anos e anos. Imaginemos entao em hardware completamente novo e sem experiencia nenhuma.......
Ainda por cima ja andam a dizer maravilhas do Unreal3 na PS3 quando ainda tamos tao longe do seu lançamento.... lol

blastarr
29-06-2005, 22:51
OC, mas desde quando é que é preciso um compilador para descodificar vídeo ?
Experimenta correr uma aplicação não paralelizável num Cell.

Hoje em dia já se faz o off-loading do vídeo para as GPU's, é esse o rumo dos PC's.
Off-loading de som (como na X-Fi), da física (AGEIA), dos gráficos e vídeo (GPU's).

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:51
Para um SPE ter acesso á memoria ele precisa de fazer um DMA request e ficar á espera, e pelo que os Devs dizem isto demora bastente. Como cada SPE tem pouca memoria, isto limita o numero de tasks que pode trabalhar.

ah sim... Vai ler... ainda nao chegaste la.

CrazyBomber
29-06-2005, 22:52
quem te disse que o PPC tem de fazer calculos que são dedicados aos SPE's? Sabes o que sao os SPE's?
a função do PPC nao é esmagar numeros.. é distribuir numeros. Só é bottleneck se o meterem a fazer o que não é suposto. obviamente

Tu leste mas nao leste com atenção lol :D
Ai ai ai, jovem!
Olha lá, o PPE tem de ir buscar coisas à memória para distibuir pelos SPE's, certo?
Então o que é que acontece quando 5 SPE's fizerem um pedido de DMA ao mesmo tempo? Há de haver um que vai ficar em último, e vai ficar esse tempo todo sem fazer NADA.
Esse é o bottleneck! A fila vai crescendo, os SPE's vão ficando à espera, até que às tantas já há uma fila de 4 ou 5 SPE's sem fazer nada, à espera que o PPE despache o seu pedido...

Raptor
29-06-2005, 22:53
Voçês são chatos.

O que eu entendi do artigo (simplificando senão... :D) é que os processadores estão lá (não a 100%, mas estão), o problema é o que os "rodeia" que os está a limitar imenso e o modo como estão a ser utilizados.

São ambos processadores excelentes, que, talvez por causa da altura em que estão a ser utilizados (agora, por não estarem a 100%) estejam a ser uma desilusão para quem (Game Developers) esperava tanto das apresentações/marketing/promessas da Sony/Microsoft.

Isto é o que eu percebi do artigo.

Não foi se os "30GFLOPS com tusa são mais pequenos que os 6GFlops do A64 a correr um filme porno..." (já repararam que vai tudo parar ao mesmo sitio? :D)

Compreendem-me?
Não quero começar nenhuma guerra, só estou a "desculpar" o artigo perante os argumentos do OC.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:53
"É tudo novo..."

NÂO ha LEGACY... tudo que é FEITO é NOVO! não tem que suportar milhares de softwares! NÂO ha compatibilidades a ter em conta! É um HARDWARE dedicado ao futuro, nao ao passado! e por futuro quero dizer: "novo codigo...."
É esse o contexto da minha frase.....

inventam inventam mas nao dizem nada...

blastarr
29-06-2005, 22:55
O rumo dos PC's passa, não pelos multicores em si, mas pela diversificação desses cores em tarefas específicas.
Com um PC actual, já se faz isso, mas através de placas de expansão mais lentas.

OC, a verdade é que é tudo novo, mas os programadores são os mesmos, as ferramentas e linguagens de programação são as mesmas, etc...
É a Sony com a sua visão one-sided.

CrazyBomber
29-06-2005, 22:55
ninguem pensa nisso pois é necessrio uma mente abstracta, que segundo aprendi, só se adquire aos 15 anos...
ups..alguns aqui ja sao bem mais velhos.... deve ser o EGO a interferir lol
Não entres por aí.
Em relação à AGEIA para o PC, qual é exactamente o problema? É uma placa nova, que propõe ser ela a tratar de toda a física. Muito mais poderosa que qualquer CPU, pois claro.
Não estou a ver qual é a espiga... preferiam não ter mais evolução no pc? Que ficasse tudo assim paradinho?... :rolleyes:

Madril
29-06-2005, 22:56
DJ_PAPA, as gráficas novas saem de 6 em 6 meses com tecnologias novas ... os programadores tb na as conhecem assim de repente....
Sai o SSE3 ... os programadores tb na sabem 2 anos antes k instruções são essas e de k maneira podem usar.

blastarr o teu dvd de casa descodifica MPEG2 ... adivinha ... tem lá um CPU!!!!

Lê o k disse acima pro DJ_PAPA e adiciona que a sony disponibilizou algoritmos para paralelizar codigo. Em vez de teres um jogo single threaded, divides isso ...

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 22:56
Ai ai ai, jovem!
Olha lá, o PPE tem de ir buscar coisas à memória para distibuir pelos SPE's, certo?
Então o que é que acontece quando 5 SPE's fizerem um pedido de DMA ao mesmo tempo? Há de haver um que vai ficar em último, e vai ficar esse tempo todo sem fazer NADA.
Esse é o bottleneck! A fila vai crescendo, os SPE's vão ficando à espera, até que às tantas já há uma fila de 4 ou 5 SPE's sem fazer nada, à espera que o PPE despache o seu pedido...

mas tu sabes o bandwidth do CELL á memoria? e o bandwidth interno? Não estamos a falar de um PCzito com 6 Gb/s do PCi express...

andais a fazer conclusões fantasticas.... XDR-RAM, controlador de memoria incorpordado no proprio CELL! um circuito de memoria EIB astronomico entre cada SPE e o PPC.

fdx.... tanto artigo para ler.

Winjer
29-06-2005, 22:57
O AGEIA se tiver sucesso no PC entra tambem nas consolas da geração a seguir.
Qual é o problema d ter mais uma ajuda.

blastarr
OC, estás a ter um ataque, acalma-te. :x2:

Raptor

...and so little time... :D

Não resisti! :D

CrazyBomber
mas tu sabes o bandwidth do CELL á memoria? e o bandwidth interno? Não estamos a falar de um PCzito com 6 Gb/s do PCi express...

andais a fazer conclusões fantasticas.... XDR-RAM, controlador de memoria incorpordado no proprio CELL! um circuito de memoria EIB astronomico entre cada SPE e o PPC.

E tu sabes o tempo que AINDA assim demora a ler qualquer coisa da memória? Quantos ciclos fica o CPU à espera? Agora multiplica isso por 7!

Madril
29-06-2005, 22:58
OC, mas desde quando é que é preciso um compilador para descodificar vídeo ?

Hoje em dia já se faz o off-loading do vídeo para as GPU's, é esse o rumo dos PC's.
Off-loading de som (como na X-Fi), da física (AGEIA), dos gráficos e vídeo (GPU's).

A RSX da PS3 e a ATI xpto da XBOX360 só lá tão para enfeitar......

NeoToPower
29-06-2005, 22:58
........ Pelo mesmos motivos pega num celeron 733 e numa gf3 capada e a mesma quantidade de ram da xbox e corre o farcry a 640x480 com tudo o eye candy activado + fsaa x2 e af a x4...... correr deve correr.... slide show na certa ;) Ora, na xbox, penso que o FC instints está a correr a 60fps.

Raptor.... segundo as infos que eu tenho o GT4 corre a 1080I ... agora ñ sei se é nativamente ou se é apenas o output da imagem.

Madril.... com o preço desses pcs comprava 3 ps3 pelos seu preço estimado e ainda era capaz de sobrar dinheiro pra uns jogos. Btw.... correr jogos actuais e é poucos que se conseguem correr nessas condições. Como eu já disse hardware pra replicar titulos como o ninja gaiden da xbox vieram algum depois de ela sair e a custar 4x mais no conjunto total.

Nemesis11
29-06-2005, 22:59
Em relação à AGEIA para o PC, qual é exactamente o problema? É uma placa nova, que propõe ser ela a tratar de toda a física. Muito mais poderosa que qualquer CPU, pois claro.

Mas os jogos para PC vão ser da mesma geração que os jogos para consolas. Se os Cpu das consolas são maus, para que é que precisas de um PPU se tens cpus melhores para jogos que as consolas?

blastarr
29-06-2005, 23:00
A RSX da PS3 e a ATI xpto da XBOX360 só lá tão para enfeitar......

Sem um CPU no centro que coordene tudo (e os jogos iniciais, altamente single-threaded, precisam de um), de pouco valia ter um reactor nuclear...

Madril
29-06-2005, 23:01
Madril.... com o preço desses pcs comprava 3 ps3 pelos seu preço estimado e ainda era capaz de sobrar dinheiro pra uns jogos. Btw.... correr jogos actuais e é poucos que se conseguem correr nessas condições. Como eu já disse hardware pra replicar titulos como o ninja gaiden da xbox vieram algum depois de ela sair e a custar 4x mais no conjunto total.

Tu disses-te k só daki a 2 anos e eu disse k já existiam... na disse nada quanto aos preços ... :D

Madril
29-06-2005, 23:02
Sem um CPU no centro que coordene tudo (e os jogos iniciais, altamente single-threaded, precisam de um), de pouco valia ter um reactor nuclear...

Na te entendo sinceramente ... primeiro dizes k o cell na pode fazer tudo ... eu digo k existem as graficas e agora dizes k na ah cpu ? :S

DJ_PAPA
29-06-2005, 23:02
Os anti-consolas estão todos mto contentes, mas eu com apenas 350€ que dou por uma PS3, vou ver graficos melhores do que em kualker PC após 3 anos após sair a consola, e depois vamos tar aqui para falar. É obvio que eu vou continuar com o meu PC, e vou jogar tb jogos neles, e vou fazer montes de coisas que n faço na minha Playstation, tal como Programar, mas podem ter a certeza, em jogos, vai demorar mto tempo a ultrupassar a PS3 e Xbox360.

lol
Claro, claro, deves-te estar a basear na tua experiencia com a PS2. Realmente foi um excelente exemplo do que estás a dizer....... :x2:
Realmente aquilo foi graficos ao mais alto nivel desde o dia em que saiu até á hora da morte :D

Concordo com o raptor.
Pode la ter toda a potência deste mundo e do outro, mas quando essa potencia for totalmente revelada, ja estará obsoleta ;)
Eu nao ponho em causa se aquilo é potente ou nao.
Eu ponho em causa é o tempo que vai demorar para mostrar aquilo que vale e tempo+consola nao ligam, pq este é extremamente curto nesse segmento.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:03
Não entres por aí.
Não estou a ver qual é a espiga... preferiam não ter mais evolução no pc? Que ficasse tudo assim paradinho?... :rolleyes:

acabaste de falar no CELL sem dares conta....

qual é a imbirração afinal?

Blastarr, os programadores são os mesmos, mas nao tem de suportar jogos de 5 gerações anteriores e software de 3 windows diferentes. Para eles, interessa-lhes Hardware dedicado a uma função.

Thats it...
Esta discussão so continuou porque ha gente que julga que Informatica são Batatas e jamais podem ser cebolas.

Depois ha aqueles que me metem perguntas tecnicas que são explicadas em dezenas de artigos la fora. Perguntas essas que eu ignoro obviamente, pois logo após vai haver outra duvida, e outra, e outra e eu nao sou o bill gates.

Ansatsu
29-06-2005, 23:05
lol
Claro, claro, deves-te estar a basear na tua experiencia com a PS2. Realmente foi um excelente exemplo do que estás a dizer....... :x2:
Realmente aquilo foi graficos ao mais alto nivel desde o dia em que saiu até á hora da morte :D

Concordo com o raptor.
Pode la ter toda a potência deste mundo e do outro, mas quando essa potencia for totalmente revelada, ja estará obsoleta ;)
Eu ponho em causa é o tempo que vai demorar para mostrar aquilo que vale e tempo+consola nao ligam, pq este é extremamente curto nesse segmento.

Diz-me qual o PC minimo necessario para correr um GT4 a 60 Frames, ou n és capaz? E depois conversamos.

blastarr
Na te entendo sinceramente ... primeiro dizes k o cell na pode fazer tudo ... eu digo k existem as graficas e agora dizes k na ah cpu ? :S

Sim, é isso mesmo, não há equilíbrio, nem visão para criar uma arquitectura de hardware de transição para os programadores.
É uma tentativa de começar do zero, os jogos actuais e da primeira geração não podem fazer tudo na GPU, ou podem ?

Madril
lol

Concordo com o raptor.

Vai ler o meu post acima dirigido a ti sff ... parece k na les ...

Madril
29-06-2005, 23:06
Sim, é isso mesmo, não há equilíbrio, nem visão para criar uma arquitectura de hardware de transição para os programadores.
É uma tentativa de começar do zero, os jogos actuais e da primeira geração não podem fazer tudo na GPU, ou podem ?

Leste o que o OC disse acerca do EE comparado com o Cell ou passaste por cima ?

blastarr
29-06-2005, 23:08
Diz-me qual o PC minimo necessario para correr um GT4 a 60 Frames, ou n és capaz? E depois conversamos.

A 640x480 como na PS2 ? Qlqr Geforce 3 bem optimizada...

blastarr
29-06-2005, 23:09
Leste o que o OC disse acerca do EE comparado com o Cell ou passaste por cima ?

Li :D

CrazyBomber
29-06-2005, 23:09
A 640x480 como na PS2 ? Qlqr Geforce 3 bem optimizada...
O GT4 corre a 640x480?? 8o
Para qualquer consola pode-se optimizar um jogo. Para o PC é mais difícil, devido às inúmeras configurações possíveis...

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:10

A xbox quase que fez isso....

Sabes o que é o EIB do Cell?... sabes o que está ligado ao EIB do cell?
EIB é um circuito que liga todos os SPE's PPC e.... o RSX! é um monte de bandwidth que liga todos ao mesmo tempo e chega para ter todos a trabalhar sem quebras

o RSX faz parte do CELL "surpresa!!! shock!!! o terror"...

para leigos: o RSX é um SPE ! mas um SPE que cuidado com ele...

Depois deste choque inicial, ainda pensam que é um sistema desiquilibrado feito ás 3 pancadas?

ah sim... horas perdidas a ler. recomendo...

CrazyBomber
29-06-2005, 23:11
A xbox quase que fez isso....

Sabes o que é o EIB do Cell?... sabes o que está ligado ao EIB do cell?
EIB é um circuito que liga todos os SPE's PPC e.... o RSX! é um monte de bandwidth que liga todos ao mesmo tempo e chega para ter todos a trabalhar sem quebras

o RSX faz parte do CELL "surpresa!!! shock!!! o terror"...

para leigos: o RSX é um SPE ! mas um SPE que cuidado com ele...

Depois deste choque inicial, ainda pensam que é um sistema desiquilibrado feito ás 3 pancadas?

ah sim... horas perdidas a ler. recomendo...
Sim, agora tenho a certeza. A PS3 vai arrasar. Os developers não sabem nada. Afinal, quem são eles? Bah, são só quem vai ter que trabalhar nesse belíssimo hardware, what do they know??... :rolleyes: [/SARCASM MODE OFF] :P

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:16
Sim, agora tenho a certeza. A PS3 vai arrasar. Os developers não sabem nada. Afinal, quem são eles? Bah, são só quem vai ter que trabalhar nesse belíssimo hardware, what do they know??... :rolleyes: [/SARCASM MODE OFF] :P

mas eu estou aqui a explicar o CELL ou estou aqui feito FANboy a dizer PS3 Ownssss ?

ja estou a ver onde querem chegar... Não entro por ai não.

primeiro queria botar abaixo ao comparar com CPus desktop... depois já são sao problemas tecnicos pra botar abaixo... Depois são os programadores e as ferramentas que usam que são incompativeis (bullshit)... Agora já sao os Developers descontentes por nao terem ainda algoritmos...

isto tudo para dizeres " agora tenho a certeza, a PS3 vai arrasar...", como se tivessemos aqui a falar qual é a melhor...

mas que...? que é isso meu? loool

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:21
mais ainda (e pela terceira vez):

Todo o know how de programação da PS2 vai ser usado na PS3!! vectorização de processos! uau..

Ja estou a ver os programadores todos tristes por terem gasto 6 anos a aprender o que afinal nao é pra deitar lixo em 2006! todos tristes... imagino!
Ainda para mais com um GPU a sério! com suporte de hardware para todas as tecnologias graficas (que na PS2 tinham de ser feitas á pata)!!! todos tristes... coitados.

E ainda por cima... com Algoritmos ja demonstrados na E3 e toshiba que lhes podem fazer o trabalhinho todo automaticamente!... isto é o suicidio em grande escala dos programadores!!!

coitados...
quer dizer, coitado é de mim, devia mudar o meu nick para GOOGLE...

blastarr
29-06-2005, 23:23
Nós estamos aqui a discutir a queda dos mitos, contada pelos programadores, descrita num artigo credível.
Tu chegaste a meio da discussão, tentando negar tudo o que vem no artigo... Além disso, com essa assinatura, não era preciso mto para conhecer a tua preferência.

Esta é uma thread para discutir o artigo, não para o negar só pq não convém.

CrazyBomber
29-06-2005, 23:24
mas eu estou aqui a explicar o CELL ou estou aqui feito FANboy a dizer PS3 Ownssss ?

ja estou a ver onde querem chegar... Não entro por ai não.

primeiro queria botar abaixo ao comparar com CPus desktop... depois já são sao problemas tecnicos pra botar abaixo... Depois são os programadores e as ferramentas que usam que são incompativeis (bullshit)... Agora já sao os Developers descontentes por nao terem ainda algoritmos...

isto tudo para dizeres " agora tenho a certeza, a PS3 vai arrasar...", como se tivessemos aqui a falar qual é a melhor...

mas que...? que é isso meu? loool
Tens razão, mas ao menos meti as Sarcasm quotes :P
Tu comparaste(-me?) a um puto de 15 anos. É justo.
O problema é que tu explicas com base no papel, e nas demonstrações "optimizadas" da Toshiba/IBM/Sony.
Já todos nós deviamos saber que Gigaflops em jogos não servem de grande coisa. Aparentemente isso não te diz nada, uma vez que fizeste várias comparações com isso. Mas ok, nem sequer foi isso...
O facto de só haver um PPE para distribuir/regular DMA's tem grande impacto. Só não tem se os SPE's não PRECISAREM de ir à memória. Quando é que isso acontece, num jogo? Só se for um cujo código e dados caibam todos na cache do CPU...
Eu posso não ser grande entendido nesta matéria, mas se os developers dizem que o Cell não tem a performance esperada, não é com papelada que alguém me convence do contrário.
Isto quer dizer que a PS3/X360 vão ser más consolas? Claro que não. Mas quer dizer que o Cell não é a salvação do mundo, como muitos o queriam pintar... e é a isso que eu acho mais piada :)

Nemesis11
29-06-2005, 23:25
Tenham calma.

Claro que há hype por parte dos fabricantes de consolas. 1 Tflops diz um, 2 Tflops diz o outro....
O artigo tambem tem coisas muito interessantes, especialmente porque há opiniões de Devs.

Por outro lado perguntem-se porque é que o PPU aparece nesta altura no mercado PC, ou porque das 3 consolas nenhum deles tem um Sempron/celeron barantinho apesar da opinião contraria dos devs ou como é que um cpu PPC com "real world performance" de um Celeron 1.4 vai conseguir emular jogos Xbox1 que são single threaded/x86.

Muitas questões num artigo controverso.
Nada como fazer um bookmark e ver o que acontece nos proximos 12 meses.

Raptor
29-06-2005, 23:26
OC, diz-me só uma cena, o Anand está a dizer mal da PS3 ou das falhas nas arquitecturas das consolas de nova geração?

A Xbox360 também existe...

Ansatsu
29-06-2005, 23:27
lol

Concordo com o raptor.

Mas ainda te digo mais sobre os graficos de merda da PS2.

Já joguei GTA San Andreias para a PS2 e tem melhores Graficos do que no meu PC visto que sou obrigado a jogar com os graficos em Low, 800*600 e 1x de AA para jogar a 30 Frames.

O meu PC é um Pentium 4 2.4Ghz, com uma Gforce4 TI4200 e 512 de memoria DDR.

E agora pergunto-te, como é que raio é que uma consola com Graficos de merda, com um processador de 300Mghz consegue bater os 2400 Mghz do meu Pentium... Como é que uma Grafica pior que uma Gforce3 consegue bater a minha Gforce 4????
Como é que com de longe menos memoria Ram consegue isso?

Por isso n venhas falar de tretas sobre a consola de graficos de merda porque n percebes mto disso.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:30
cheguei a meio da discussão?.... eu cheguei na primeira pagina quando vi atrocidades do genero:
-SPE's parados, sem uso, a coçar os tomates.....
-ui, X360 Cpu tao potente quanto um celeron a 1400mhz....
- ui... miseria.. são uma desgraça de Cpus afinal
-Puff, Gflops nao dizem nada! sao treta...

E só estou a negar do artigo a parte onde ele diz estas tretas sobre os CPUs, mais a "dificuldade" de programar as consolas e por fim as queixas dos developers que tem os DEV-kits sem algoritmos do CELL...

pensar um bocadinho assim faz jeito de vez enquando... acredita que se eu quizesse, deixava esta thread ir como ia e por este momento ja deviam ter chegado á conclusão que o tio do padrinho da prima viu um OVNI e por consequencia é verdade.

geee wizz... negar o que convem.. lol... esse comentario faz-me lembrar o Team-xbox.com

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:34
Tens razão, mas ao menos meti as Sarcasm quotes :P
Tu comparaste(-me?) a um puto de 15 anos. É justo.
O problema é que tu explicas com base no papel, e nas demonstrações "optimizadas" da Toshiba/IBM/Sony.
Já todos nós deviamos saber que Gigaflops em jogos não servem de grande coisa. Aparentemente isso não te diz nada, uma vez que fizeste várias comparações com isso. Mas ok, nem sequer foi isso...
O facto de só haver um PPE para distribuir/regular DMA's tem grande impacto. Só não tem se os SPE's não PRECISAREM de ir à memória. Quando é que isso acontece, num jogo? Só se for um cujo código e dados caibam todos na cache do CPU...
Eu posso não ser grande entendido nesta matéria, mas se os developers dizem que o Cell não tem a performance esperada, não é com papelada que alguém me convence do contrário.
Isto quer dizer que a PS3/X360 vão ser más consolas? Claro que não. Mas quer dizer que o Cell não é a salvação do mundo, como muitos o queriam pintar... e é a isso que eu acho mais piada :)

mas julgas que o EE faz o que faz, porque só tem 300mhz 1500mips, ou porque tem 6.2Gflops?
Ah... vem-me com cantigas que Flops nao dizem nada...

Quando aos supostos " problemas tecnicos" que mandas prai sobre o CELL... ele ja foi testado, e cagou 133Gflops num calculo FTT onde o Xeon 3.2ghz morreu aos 9Gflops.

queres exemplos mais obvios do bom funcionamento da arquitectura do CELL+ algoritmos?
ou melhor... ha melhor exemplo do que este?...

e sim, sinceramente julgo que raciocinio abstracto falha a muita gente... e falha pelos motivos errados.

Winjer
29-06-2005, 23:36
Falta falar de uma consola: A Nintendo Revolution com dual G5 a 1.8Ghz.
è capaz de ser mais ao gosto dos Devs.
Ainda vai acabar a ser a mais potente....falta ver o chip grafico. :cool:

CrazyBomber
29-06-2005, 23:36
cheguei a meio da discussão?.... eu cheguei na primeira pagina quando vi atrocidades do genero:
-SPE's parados, sem uso, a coçar os tomates.....
-ui, X360 Cpu tao potente quanto um celeron a 1400mhz....
- ui... miseria.. são uma desgraça de Cpus afinal
-Puff, Gflops nao dizem nada! sao treta...
- SPE's parados, à espera de receber dados. Qual é o espanto? Isso PODE acontecer, e certamente não poucas vezes...
- Comparação com o celeron 1400MHz para ilustrar. Não quer dizer que o seja. não interessa muito, de qualquer maneira...
- Não são a salvação do mundo, se era isso que querias provar...
- Gflops não dizem nada em jogos, pois não! Jogos não é apenas mastigar números, há MUITAS branches, e MUITOS acessos à memória.

blastarr
29-06-2005, 23:37
Falta falar de uma consola: A Nintendo Revolution com dual G5 a 1.8Ghz.
è capaz de ser mais ao gosto dos Devs.
Ainda vai acabar a ser a mais potente....falta ver o chip grafico. :cool:

Olha que a brincar, a brincar... aínda é capaz de acontecer isso mesmo. lol

Madril
29-06-2005, 23:38
Se há acessos ah memória .. XDR-RAM é um bocadinho melhor que DDR ... ou SDR (axo k a XBOX e a PS2 ainda na eram DDR).

Nemesis11
29-06-2005, 23:38
Quando é que foi confirmado que a Revolution tem um dual G5 1.8 ghz?

Até capacetes virtuais ela já teve....

blastarr
29-06-2005, 23:40
Quando é que foi confirmado que a Revolution tem um dual G5 1.8 ghz?

Não foi, mas podem estar mesmo a esperar pela reacção dos programadores ao hardware já existente nos dev kits da concorrência em artigos como este do anandtech e decidir-se por uma solução mais consensual.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:41
- SPE's parados, à espera de receber dados. Qual é o espanto? Isso PODE acontecer, e certamente não poucas vezes...
- Comparação com o celeron 1400MHz para ilustrar. Não quer dizer que o seja. não interessa muito, de qualquer maneira...
- Não são a salvação do mundo, se era isso que querias provar...
- Gflops não dizem nada em jogos, pois não! Jogos não é apenas mastigar números, há MUITAS branches, e MUITOS acessos à memória.

Mas ha melhor exemplo possivel e imaginavel do que o TESTE JA FEITO ALI EM BARCELONA onde ele debitou 133Gflops numa aplicação REAL em comparação com um CPU desktop adaptado a servidores?

mesmo que não acredites que Gflops são treta ( so se te abrir a cabeça e meter a informação la dentro), a propria comparaçao entre 2 CPUs em que um desempenha 100X melhor que outro, não é indicativo do impressionante desempenho do CELL?

3Dmark2001 Sisoft sandra SuperPi Pifast PRime95.... todos eles aumentam com CPUs melhores? sim!
o CELL fez um desses testes (FTT), e DEU 100VEZES MAIS PERFORMANCE que o concorrente... isto só pode ser sinonimo de uma arquitectura super mal pensada e feita ás 3 pancadas com problemas de DMA (lol)

... vou jantar.
espero nao ver excertos da biblia quando aqui chegar...

CrazyBomber
29-06-2005, 23:42
Se há acessos ah memória .. XDR-RAM é um bocadinho melhor que DDR ... ou SDR (axo k a XBOX e a PS2 ainda na eram DDR).
Não duvido que seja (sinceramente não estou informado quanto a isso), mas de certeza que não é nem de perto tão rápida como a cache do CPU. Se não está na cache e é preciso ir buscar à memória... lá se perdem mais não sei quantos ciclos... muitos ou poucos, mas perdem.

NeoToPower
29-06-2005, 23:45
Mas a ram da PS2 ñ é rambus? Tinha impressão que sim.

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:45
OC, diz-me só uma cena, o Anand está a dizer mal da PS3 ou das falhas nas arquitecturas das consolas de nova geração?

A Xbox360 também existe...

o Anand erra completamente na comparação de CPUs que vao para consolas com Cpus DEsktop.

tudo o resto que ele fala sobre a PS3 e a X360 é até um certo ponto, apenas especulação.
NDA's sobre as informações mais importantes das 2 arquitecturas nao foram abertos ainda.
Ao certo só Sabemos velocidades, Bandwidths, as marcas e o resto é especular (sobre a suposta performance delas)

é um artigo especulativo e com suposições ridiculas....

blastarr
29-06-2005, 23:47
Mas a ram da PS2 ñ é rambus? Tinha impressão que sim.
Só por ser da empresa RAMBUS, não quer dizer que seja do mesmo tipo...
Aliás, a RAMBUS não fabrica chips, só vende propriedade intelectual.

blastarr
29-06-2005, 23:48
o Anand erra completamente na comparação de CPUs que vao para consolas com Cpus DEsktop.

tudo o resto que ele fala sobre a PS3 e a X360 é até um certo ponto, apenas especulação.
NDA's sobre as informações mais importantes das 2 arquitecturas nao foram abertos ainda.
Ao certo só Sabemos velocidades, Bandwidths, as marcas e o resto é especular (sobre a suposta performance delas)

é um artigo especulativo e com suposições ridiculas....

Especulativo ? Então ele foi falar com pessoas que estão a trabalhar com ambos os Dev Kits e é especulativo ?? :lol:

Madril
29-06-2005, 23:48
Crazy mas isso até o teu Pentium 4 perde! (penso k foste tu k disseste k tinhas um P4). Se aumentares a velocidade da memoria do teu pc mesmo não aumentando a velocidade do CPU notas melhorias!!

NeoToPower
29-06-2005, 23:53
2:40 de thread e 129 replys..... estou a gostar :D
Temos 20m pra chegar aos 150 pra ficarmos com 50 posts por hora ;) Apliquem-se rapaziada :D

|Oc|CRASH_OVer
29-06-2005, 23:53
Não duvido que seja (sinceramente não estou informado quanto a isso), mas de certeza que não é nem de perto tão rápida como a cache do CPU. Se não está na cache e é preciso ir buscar à memória... lá se perdem mais não sei quantos ciclos... muitos ou poucos, mas perdem.

sabes quantos CV's perde um ferrari só pelo facto de ter tubo de escape?... e isso é pretexto para dizer que um Fiat 127 desempenha igual?

juizo...
Cache misses todos os CPus tem.... a diferença é que tu nao tens consciencia que um Hardware feito para uma finalidade (e com 1bilião de dollars investidos, bem mais que os cpus da AMD e intel)
tem esses detalhes pensados e bem pensados....

Se houvessem sequer bottlenecks a esse nivel, nao estariam planeados CELL's com 16 SPE's! 16!
Mas mesmo depois de um teste ja feito ali em Espanha, tu continuas a marrar nos acessos ao DMA...

Até me custa a acreditar que tu tens um PC onde a bridge da VGA até ao CPU é de apenas 6Gb/s... isso sim é um bottleneck a sério! bota ja ao lixo!....

Se soubesses os problemas que um A64 ou P4 tem internamente para conseguirem ser eficientes, tu ate vomitavas...

CrazyBomber
29-06-2005, 23:56
Crazy mas isso até o teu Pentium 4 perde! (penso k foste tu k disseste k tinhas um P4). Se aumentares a velocidade da memoria do teu pc mesmo não aumentando a velocidade do CPU notas melhorias!!
Tenho um A64 :D
E claro, qualquer CPU tem de perder tempo nesses casos. era só para desfazer a dúvida. As SPE's do Cell não vão estar sempre a trabalhar, como o OC disse algures.
Damn, como esta thread vai longa... ^^

blastarr
OC, tu sabes os problemas que o Cell tem para ser eficiente, para ter um termo de comparação entre um single-core general purpose e um multi-core especializado em certas tarefas multimédia ?

|Oc|CRASH_OVer
Especulativo ? Então ele foi falar com pessoas que estão a trabalhar com ambos os Dev Kits e é especulativo ?? :lol:

diz-me detalhes tecnicos do RSX ou do CELL ou dos algoritmos nesses comentarios dos developers..

fdx, até te vou citar o Mark Reign da EPIc:
".... passar o motor UT3 do Pc para PS3 demorou 1 semana, ao fim de 2 semanas ja tinhamos o jogo optimizado para o RSX e PowerPC a correr 720p >30fps...."

e agora?.... secalhar este comentario tambem é lixo, nao?

Madril
Peço desculpa, era o Ansatsu.

blastarr
29-06-2005, 23:57
Eles têm contratos comerciais, dizem o que a Sony quiser para manter a espectativa dos fanboys.
Quero ver se, sendo assim tão simples, o Gears of War ou o Unreal 3 estarão prontos para o lançamento da PS3...
Há um ano, esse mesmo senhor demonstrava uma demo do UE3 numa 6800 Ultra e até agora nem sinal do jogo...

Lembram-se deste meu comentário aqui há umas páginas atrás ?
Aqui está a prova (das respostas aos coments do artigo do anand):

Quote:

"Remember also that most of the developers have very close business relationships with these companies, and thus can't come out publicly and say a lot of things.

Take care,
Anand"

Quem é que não tinha razão ?

Koncaman
29-06-2005, 23:58
eu sinceramente, depois de ler isto. acho que as espectativas para estes chips estavam tão altos, que penssavam que as consolas (que são suposto custar não mais que 50, 60cts) iriam ter um desempenho semelhante aum desktop. eu, sinceramente, não percebo qual pode ser a utilidade de comparar uma consola a um desktop.
as consolas sempre tiveram tecnologia especifica, e estas não são excepção à regra.
a xbox quando saiu também tinha um p3 a 733mhz que ja estava mais que ultrapassado nessa altura, e no entanto ainda hoje dá diversão a muita gente. e disse a xbox como poderia ter dito outra consola qualquer. aliaz, se calhar foi a xbox, que ao usar hardware de pc, que veio meter o pc nesta embrulhada das consolas...

ah e tal so faz 30fps... sabem a quantas frames voces vêm um DVD na vossa sala, por exemplo? de que é que contam as frames, eu apenas quero que o jogo corra de forma fluida, e mais nada. é para jogar numa TV.

o Cell é mau porque? la porque os programadores ainda não se deram ao trabalho de programar para usar todo o seu potencial, não quer dizer que seja mau, apenas inaproveitado.
também ninguém contava ver jogos com a qualidade do GT4 na PS2... trata-se apenas de boa programação.

desculpem la se isto veio fora de contexto, mas foi apenas uma reacção à thread no geral...

Madril
29-06-2005, 23:58
Já tão prontos para PC ?

CrazyBomber
30-06-2005, 00:00
Cache misses todos os CPus tem.... a diferença é que tu nao tens consciencia que um Hardware feito para uma finalidade (e com 1bilião de dollars investidos, bem mais que os cpus da AMD e intel)
tem esses detalhes pensados e bem pensados....
Jovem, essa finalidade é correr jogos (na PS3, pelo menos) certo? Como é que optimizas um CPU para jogos?

Se houvessem sequer bottlenecks a esse nivel, nao estariam planeados CELL's com 16 SPE's! 16!
Mas mesmo depois de um teste ja feito ali em Espanha, tu continuas a marrar nos acessos ao DMA...
Ainda não vi esse teste, mas duvido que qualquer companhia fosse mostrar um teste no qual o seu produto ficasse mal visto... :rolleyes:

Até me custa a acreditar que tu tens um PC onde a bridge da VGA até ao CPU é de apenas 6Gb/s... isso sim é um bottleneck a sério! bota ja ao lixo!....
You're kidding, right?... :D

Se soubesses os problemas que um A64 ou P4 tem internamente para conseguirem ser eficientes, tu ate vomitavas...
Não sei todos, mas sei alguns :P
E afinal, what's the point? Onde queres chegar com isso?...

|Oc|CRASH_OVer
30-06-2005, 00:06
OC, tu sabes os problemas que o Cell tem para ser eficiente, para ter um termo de comparação entre um single-core general purpose e um multi-core especializado em certas tarefas multimédia ?

Não ha termo de comparação...
Só podes comparar componentes de cada um.. o que acontece, é que a componente do CELL é toda dedicada a esmagar numeros, e a componente que esmaga numeros do A64 jamais pode ser tão eficiente pois ele tem de fazer muitas mais coisas (chama-se a isso de general purpose)

Daí, ser ridicula a comparação entre CPu's desktop e Cpus de consolas (tirando a Xbox que é um celeron)

sabes o que significa a designação "general purpose"?......

sabes que ela engloba TUDO? deste GOPS FLOPS etc etc etc etc??
E sabes porque CPU's desktop se chamam de general purpose?
Porque tem de CORRER TUDO com um nivel de performance aceitavel aplicações da decada de 90 até ao dia de hoje e ja a pensar nas futuras!

E se tu percebes tanto de informatica quanto eu, sabes perfeitamente que é impossivel meter em 100milhões de transistors componentes que desempenham tão eficazmente quanto um CPU dedicado a funções especificas!

o CELL são 250milhões de transistors dedicados a esmagar numeros (Gflops e Gops)...
o PPU são 150milhões dedicados a calcular Fisica (tambem esmagar numeros)
o A64 são 100milhões dedicados a..... fazer de tudo um pouco!

qualquer que sejam os problemas "tecnicos" do CELL a nivel interno, ele vai ser sempre superior a CPU's general purpose no que toca na especialidade do cell...

depois disto, é discutir o sexo dos anjos...

CrazyBomber
30-06-2005, 00:12
A especialidade do cell é esmagar números? Sim senhor, mas então que utilidade tem isso numa consola cujo principal objectivo é correr jogos? Nos quais há um sem fim de código "General purpose" e não apenas "esmagar de números"? :P

|Oc|CRASH_OVer
30-06-2005, 00:12
Jovem, essa finalidade é correr jogos (na PS3, pelo menos) certo? Como é que optimizas um CPU para jogos?

Ainda não vi esse teste, mas duvido que qualquer companhia fosse mostrar um teste no qual o seu produto ficasse mal visto... :rolleyes:

You're kidding, right?... :D

Não sei todos, mas sei alguns :P
E afinal, what's the point? Onde queres chegar com isso?...

1- é ao contrario, optimizam-se os jogos para os CPU's.... e se os Cpus forem dedicados a calcular GOps e Gflops, tens uma combinação brutal...

2- estamos a falar da IBM, que frente a uma audiencia e milhares de visitas "live" no site, viram o teste ou os resultados deles..

3- nop, nao estou a brincar... se queres apontar bottlenecks para botar abaixo uma arquitectura, tens ao teu lado o campeão em bottlenecks... o PC

4- quero chegar, que todos os Cpus tem problemas.. e vais notar muitos o problema num CPU general purpose onde tudo tem de correr tudo, que num CPU onde so tem de fazer uma coisa e compensa as falhas com força brutal...

|Oc|CRASH_OVer
30-06-2005, 00:13
A especialidade do cell é esmagar números? Sim senhor, mas então que utilidade tem isso numa consola cujo principal objectivo é correr jogos? Nos quais há um sem fim de código "General purpose" e não apenas "esmagar de números"? :P

os jogos são feitos de papel?.....

resposta: 0101010101010101

podes ler o meu post acima que tambem explico isso...

Ansatsu
30-06-2005, 00:14
Rapaz a principal diferença é que os programadores vão fazer o jogo para um hardware especifico, e não para uma generalidade, porque um programador não sabe qual o hardware que tens em tua casa, n sabe se tens um pentium ou um amd, n sabe se tens nvidia ou ATI, n sabe nada...
Para as consolas eles fazem o jogo para aproveitar cada pedaço do hardware que eles sabem k akele jogo vai utilizar.

Depois nas Consolas e basicamente é isso, n existe um Windows por trás, n existem montes de aplicações a correr ao mm tempo k o jogo, basta irem ao task manager e ver as cenas k tão lá a correr.

E acho que n é preciso voltar a dizer, metam um PC com um Pentium 300Mghz, uma Gforce 2.5 e vejam se ele consegue correr os jogos k a PS2 tem.
Agora a PS3 vai ter o RSX, vai ter um Cell a 3.2Ghz com 7 SPE's, imaginem o PC k vai ser preciso para correr algo semelhante a ele... Se na PS2 300Mghz equivale a mais k os meus 2400Mghz, imaginem a quanto n vai equivaler 3.2Ghz...

CrazyBomber
30-06-2005, 00:15
Certamente não me vais dizer que jogos é só mastigar números, certo? É aí que reside a principal queixa dos devs...
Não é só isso!...

blastarr
os jogos são feitos de papel?.....

resposta: 0101010101010101

podes ler o meu post acima que tambem explico isso...

Não sabia que os programadores aínda usavam o assembly em exclusivo... :rolleyes:
Estamos a voltar ao tempo do Spectrum.

|Oc|CRASH_OVer
Rapaz a principal diferença é que os programadores vão fazer o jogo para um hardware especifico, e não para uma generalidade, porque um programador não sabe qual o hardware que tens em tua casa, n sabe se tens um pentium ou um amd, n sabe se tens nvidia ou ATI, n sabe nada...
Para as consolas eles fazem o jogo para aproveitar cada pedaço do hardware que eles sabem k akele jogo vai utilizar.

Depois nas Consolas e basicamente é isso, n existe um Windows por trás, n existem montes de aplicações a correr ao mm tempo k o jogo, basta irem ao task manager e ver as cenas k tão lá a correr.

E acho que n é preciso voltar a dizer, metam um PC com um Pentium 300Mghz, uma Gforce 2.5 e vejam se ele consegue correr os jogos k a PS2 tem.
Agora a PS3 vai ter o RSX, vai ter um Cell a 3.2Ghz com 7 SPE's, imaginem o PC k vai ser preciso para correr algo semelhante a ele... Se na PS2 300Mghz equivale a mais k os meus 2400Mghz, imaginem a quanto n vai equivaler 3.2Ghz...

touche...
pensar abstracto tem as suas vantagens..

Madril
30-06-2005, 00:16
010101010101010110 tem pouco de assembly ... é mais o k o assembler devolve :P

|Oc|CRASH_OVer
30-06-2005, 00:16
Não sabia que os programadores aínda usavam o assembly em exclusivo... :rolleyes:
Estamos a voltar ao tempo do Spectrum.

usam... a ps2 usa assembly, em exclusivo.
o que eu quiz dizer, tu bem percebeste.... nao é preciso fazeres posts se é pra me tirares do contexto.

a PS3 suporta isso e C++ etc e o camandro...

lol... :D

blastarr
30-06-2005, 00:19
"A PS2 usa assembly em exclusivo"... :rolleyes:
Então o kit linux tinha um manual cheio de linhas de 0's e 1's...

|Oc|CRASH_OVer
30-06-2005, 00:22

falamos em jogos, eu respondi sobre jogos :D

é a unica maneira de usar o V0 e V1 da ps2... e sem V0 e V1 não ha jogos pra ninguem (pelo menos, bonitos não)

CrazyBomber
30-06-2005, 00:27

Hardware específico? Sim, essa sempre foi a grande vantagem das consolas, sem sombras de dúvida.
Mas agora não retires que lá por o San Andreas ser "mais bonito" na tua PS2 que no teu P4 isso quer dizer que a PS2 é melhor.
Para já, o San Andreas para PC é diferente do San Andreas para a PS2. No PC tens controlos de detalhe, draw distance, resolução, etc.
Mas digo-te que nos settings máximos, a versão para PC é MUITO mais bonita que a da PS2 :P

Ansatsu
30-06-2005, 00:28

Não se programa com 0's e 1's, programas normal e depois o compilador converte nisso.

O que ele queria dizer com o esmagar numeros, é que o que tu ves na imagem do teu monitor são texturas todas mto bonitinhas e tal, mas por trás daquilo tudo, existe mto programação, programação essa que tem calculos matematicos dos mais complexos que existem, por isso é que ele falou em esmagar numeros.

Não é por nada que hoje em dia nas grandes empresas, eles contratam-nos a nós engenheiros informaticos e contratam Matematicos, isto porque um programador n é obrigado a saber os calculos matematicos todos, para isso estão lá os matematicos que assim nos ajudam a programar.

E sim, para quem n sabia, a programação usa calculos matematicos.

Ansatsu
30-06-2005, 00:30
Hardware específico? Sim, essa sempre foi a grande vantagem das consolas, sem sombras de dúvida.
Mas agora não retires que lá por o San Andreas ser "mais bonito" na tua PS2 que no teu P4 isso quer dizer que a PS2 é melhor.
Para já, o San Andreas para PC é diferente do San Andreas para a PS2. No PC tens controlos de detalhe, draw distance, resolução, etc.
Mas digo-te que nos settings máximos, a versão para PC é MUITO mais bonita que a da PS2 :P

Pois é mais bonita para PC.

Mas sabes de que é que te estás a esquecer?

Tas a comparar o San Andreias numa consola que tem 5 anos, com um jogo que só corre ao maximo em PC's com 1 ano.

DJ_PAPA
30-06-2005, 00:31
lol Ganda tread

OC, tenta nao ter tanta certeza sobre as coisas. Parece que so tu é que tas certo e os outros todos tao errados ;)
O anandtech para lançar o que lançou, nao andou com rumores "á la" inquirer de certeza. Falou com pessoas que estao mais dentro do assunto que qualquer um deste forum.

O que te dá tanta certeza de que a PS3 vai ter uns graficos brutais?? O que te dá tanta certeza que o Cell é tao poderoso??
Os numeros lançados pela propria empresa? lol Lembram os da Apple com o seu G5 2x + potentes que os Intel e agora que mudaram pra companhia vizinha, já sao os CPU´s da Intel que sao os maiores e ja se dá a volta aos benches para mostrar que o Preschot é 100% melhor que o G5.
Esses testes têm a crediblidade que têm..... (que é nenhuma)

O que é que esta consola tem de diferente da PS2, para andar com tanto hype que vai ser 5x mais poderosa que qualquer desktop e que vai arrasar com os PC´s nos proximos 3 anos??
Isto foi exactamente o que disseram na PS2 á 5 anos!! lol

Com isto tudo, tou é a ver as editoras mais pequenas e com grande creatividade a ficarem completamente arrumadas na luta, devido á sua incapacidade de comportar grandes custos e aguentar a concorrencia das grandes editoras. E as grandes editoras, como a EA e afins a lançarem as sequelas sem fim.... (mais um GT5, mais um Final Fantasy, mais um MGS, mais um PES, mais um FIFA, NHL, NBA etc,etc,etc)
Tou a ver jogos a 80/90/100 euros devido aos custos extremamente altos devido ao multitreading e custos de desenvolvimento.
E principalmente, segundo o Anandtech, tou a ver consolas extremamente dificeis de programar e optimizar!

EDIT:
Nao me venhas falar do San Andreas da PS2, que é uma anedota.....
Loadings infinitos. :rolleyes: Graficos que me fazem lembrar uma coisa de há um seculo atrás. Slowdowns....
Há parte em que um gaijo quando entra para um cenario, o jogo fica um coi parado, depois vê-se a desenhar os predios e isso, lol. Tem uma draw distance de meia duzia de metros. :rolleyes:
Eu corro o jogo com uns graficos muito bons. Nem sequer vou fazer comparaçao com a PS2.

Ansatsu
30-06-2005, 00:33
lol Ganda tread

OC, tenta nao ter tanta certeza sobre as coisas. Parece que so tu é que tas certo e os outros todos tao errados ;)
O anandtech para lançar o que lançou, nao andou com rumores "á la" inquirer de certeza. Falou com pessoas que estao mais dentro do assunto que qualquer um deste forum.

O que te dá tanta certeza de que a PS3 vai ter uns graficos brutais?? O que te dá tanta certeza que o Cell é tao poderoso??
Os numeros lançados pela propria empresa? lol Lembram os da Apple com o seu G5 2x + potentes que os Intel e agora que mudaram pra companhia vizinha, já sao os CPU´s da Intel que sao os maiores e ja se dá a volta aos benches para mostrar que o Preschot é 100% melhor que o G5.
Esses testes têm a crediblidade que têm..... (que é nenhuma)

O que é que esta consola tem de diferente da PS2, para andar com tanto hype que vai ser 5x mais poderosa que qualquer desktop e que vai arrasar com os PC´s nos proximos 3 anos??
Isto foi exactamente o que disseram na PS2 á 5 anos!! lol

Com isto tudo, tou é a ver as editoras mais pequenas e com grande creatividade a ficarem completamente arrumadas na luta, devido á sua incapacidade de comportar grandes custos e aguentar a concorrencia das grandes editoras. E as grandes editoras, como a EA e afins a lançarem as sequelas sem fim.... (mais um GT5, mais um Final Fantasy, mais um MGS, mais um PES, mais um FIFA, NHL, NBA etc,etc,etc)
Tou a ver jogos a 80/90/100 euros devido aos custos extremamente altos devido ao multitreading e custos de desenvolvimento.
E principalmente, segundo o Anandtech, tou a ver consolas extremamente dificeis de programar e optimizar!

E secalhar vamos chegar ao fim e tu estás completamente errado.

U Knows?

DJ_PAPA
30-06-2005, 00:45
Eu, como todos posso tar enganado. Admito isso ;)
(so que há users que nem isto sabem admitir, ou pelo menos nunca o admitiram...)

Para já as primeiras impressoes de quem ta mesmo dentro do assunto nao sao nada boas. Veremos.....
Espero tar enganado. Até pq ajudaria ao desenvolvimento da tecnologia no sua globalidade :)

|Oc|CRASH_OVer
30-06-2005, 00:47
lol Ganda tread

O anandtech para lançar o que lançou, nao andou com rumores "á la" inquirer de certeza. Falou