View Full Version : Refrescar disco rigido
LionGreen 23-06-2005, 18:54 Ora boas ;)
Ultimamente tem estado mais quentinho :004: e para matar curiosidade fui ver a temperatura dos meus discos.
Estão nada mais, nada menos que a 48ºC ... e reflete-se no desempenho da minha maquina, que por vezes fica lento :confused:
Estou a pensar em abrir mais um buraco na lateral e por 1 ventoinha a apontar para os discos, tal como fiz para o processador, gráfica e NorthBrige (120mm) :)
Mas também existem uns collers próprios para discos rigidos....mas isso é bom? Ocupa muito espaço?
É que o espaço onde tenho os meus discos rigidos não é assim lá muito grande :rolleyes:
O que é que voces usam para refrescar os discos?
Cumprimentos ;)
omg 48? :|
fds o critico dos discos ja e a partir dos 41...os meus tao a 38 e ja acho quente..
compra um cooler para HDD rapidamente!
sao eficientes sim...o espaço e igual a 1 hdd
sao é barulhentos....fan pekenita---dasssss
LionGreen 23-06-2005, 19:19 que tal este cooler (http://www.chiptec.net/produtos/imagens/sharkoonhddcooler.gif)
Não está muito caro, mas acho que o fluxo de ar é 1 pouco fraquito :rolleyes:
ou então este (http://www.pcdiga.com/Produto.asp?Familia=Cooling&Artigo=995)
Parece ser melhor visto que tem mais fluxo de ar ;) mas tb mais barulhento
Talvez o problema seja que eles estão demasiado juntos :rolleyes: mas como não tenho muito espaço na caixa não tenho alternativa :(
eu tinha 2 hdd coolers e passado 1 mes e tal desliguei os gajos, estão lá mas OFF(tenho de os tirar de lá pq estao a potenciar o akecimento :S) e preferi colocar uma fan grandota agarrada á parte lateral da caixa a bombar. Mais fluxo mais silencia mais barato!
tb podes optar por soluçoes passivas da zalman por exemplo
eles tem um cooler HDD passivo Heatpipe...custa 20 e ta€e os discos tem que ficar nas baias dos cdroms :F
AlmaMater 23-06-2005, 19:42 vai ver o max k o fabricante diz que aguenta o disco e vê se os 41º está muito perto ou nao.. neste verão é normal estarem assim...! Mas compra um cooler de 5 euros para colocares agarrado ao disco e vais ver k melhora.. tenho os meus assim e é na boa!
Morpheus 23-06-2005, 20:27 é nestas alturas é que se vê a vantagem de ter watercooling ... existem alguns blocos para hdd mto porreiros para ajudar a "resfrescar" as coisas...
tolinhas 23-06-2005, 20:37 http://www.techzonept.com/showthread.php?t=62430
fiz um mod minha cx, coloquei o HD numa baia de 5 1/4 montado num zalman para absorver ruidos e ventilar, na frente coloquei uma fan intake, não passa dos 30º
Quanto á temperatura , os novos podem ir até aos 65º, mas quanto mais fresquinhos mais tempo de vida
AlmaMater 23-06-2005, 22:09 eu curto aircoling.. nao ha nada como umas ventoinhas a fazerem ruido :) no caso dos discos n precisa de por nas baías de cd-roms, mesmo nas dos discos c\ um Hdd Cooler xega.. se nao for akeles seagate barracudas c\ esponja e tiver a electronica à mostra ele refrigera k nem uma maravilha :)
41º temperatura critica dos discos ?! ROTFL Havia de ser bonito havia... os meus dois discos tão a 50º diários 'a mais de dois anos, e o SMART diz k eles tão perfeito, e não tão lentos, e nem seker um bad sector... Tudo direitinho... Eu sinceramente axo k a temperatura dos discos e' algo mariquice...
Morpheus 24-06-2005, 12:12 pois pois ... os meus maxtor gostam mto de calor ... NOT!!! um deles esteve com uma panca que sempre que ele passava dos 40º mandava o sistema abaixo e dp aparecia a 0,9 TB ... totalmente alucinado ... o outro maxtor simplesmente parou de funcionar ... tive de optar por colocar os moços a serem refrigerados pk sn tava feito ao bife...
jovem o maximo que pode acontecem é os discos berrarem de um momento para o outro e toda a info lá dentro ... bye bye ...
MadOnion 24-06-2005, 16:34 Quanto estou a foldar, sobretudo de noite e com a caixa fechada, ele chega aos 48º, é um seagate, mas vou mudar a posição dele, não gosto nada daquele calor que ele liberta, isto segundo o speedfan na board da sig.
LionGreen 24-06-2005, 19:15 Por enquanto está com uma ventosa de 80mm na lateral a mandar ar para o bixo :)
Logo vejo se arranjo melhor maneira para o refrescar....se conseguisse arranjar maneira de o por em frente da ventoinha intake é que era.....
CaRaCo|s 24-06-2005, 19:19 O meu anda nos 33... Vai aos 35.. 36... É grave? :P
Abc :cool:
Não é preciso complicar muito nem gastar muitos euros. Arranja uma ventoinha duma fonte velha avariada, limpas, poes oleo e tratas dela como deve de ser. Em seguida fazes um modzito ao cabo dela, poes a trabalhar a 5v apontada para os discos.
Cria apenas uma pequena corrente de ar que é o suficiente para teres os discos fresquinhos, sai te uma solução muito mais barata e resolve te bem o problema.
Por discos a watercooling é má ideia, é aquecer a água desnecessáriamente.
[]s
CaRaCo|s 24-06-2005, 20:59 Eu gastei 5€ em 2 coolers (240v) parece 1 ar condicionado... é verdade que no inverno ta mais fresquinho, agora tambem com o pó que ja acumulou fica dificil... :D Não é preciso gastar muito... existem soluções baratas :)
Abc :cool:
o meu sata trabalha a 53ºC e nunca vi nenhum problema nele...
AndreAPL 26-06-2005, 01:12 1 duvida... e em discos d portateis ? 40-45º aguentam bem ?
AlmaMater 26-06-2005, 14:01 Se tiveres um disco a 50º e outro a 32º... o de 32 pode ter um tempo de vida bastante maior que o 1º.
se puderes fazer c\ k as temps dos discos baixem so faz é bem!
Se tiveres um disco a 50º e outro a 32º... o de 32 pode ter um tempo de vida bastante maior que o 1º.
se puderes fazer c\ k as temps dos discos baixem so faz é bem!
permita-me que discorde.
por exemplo.. tas a por em causa o funcionamento de um disco, à velocidade do avanço da tecnologia nao é nada... quem tem o pc minimamente actualizado essa diferença mal se verifica..
o disco nao vai durar 6 anos, ok vai durar 4.. mas daki a 4 anos ainda queres o disco? a menos que sejas um oldie e um colecionador de hardware.. ha casos.. mas sao raros....
e cada vez mais.. os discos tao ao preço da chuva.. veja-se pelos ide que estao a ficar para tras.. e no entanto nao é por isso que deixam de ser uteis.
AlmaMater 27-06-2005, 01:24 permita-me que discorde.
por exemplo.. tas a por em causa o funcionamento de um disco, à velocidade do avanço da tecnologia nao é nada... quem tem o pc minimamente actualizado essa diferença mal se verifica..
o disco nao vai durar 6 anos, ok vai durar 4.. mas daki a 4 anos ainda queres o disco? a menos que sejas um oldie e um colecionador de hardware.. ha casos.. mas sao raros....
e cada vez mais.. os discos tao ao preço da chuva.. veja-se pelos ide que estao a ficar para tras.. e no entanto nao é por isso que deixam de ser uteis.
Discordo completamente..! :
Daqui a 4 anos pq nao ter o disco de 200Gb que tenho agora.. com o de 160 e os de 80 que tb tenho?! pq nao.. nao ando propriamente a Nadar em dinheiro e os discos sao uma peça importante no que respeita a Informação tua.. ora.. se um disco vai à vida ficas fud*..!
tamos em 2005 e ainda tenho discos k comprei em 2001 a bombar no servidor..! e entao?!
eu so disse aquilo que axo k o ppl pode fazer.. agora cada um é k sabe! é logico, o meu amigo aqui à frente c\ o pc xeio de pó escondido debaixo da mesa está-se nas tintas pa temperatura do disco.. desde que aquilo ligue qdo carrega no botão.. eu ja nao sou assim! tenho os discos ao pe das ventoinhas e ainda c\ collers de disco pa controlar a temperatuara ideal pa trabalho e nao andarem na dos limites!
[] :cool:
junglebvs 10-08-2005, 03:12 48º e demais. Uma fan 120 com pouco fluxo de ar q seja ajudaria mto a arrefecer e nao aumentaria por ai alem do barulho do sistema
|