View Full Version : PT contorna desagregação

Slash
12-06-2005, 16:23
Pois é.. Ao fim de quase 6 meses de espera e quando tudo apontava para que dia 16/6 fosse efectuada a minha desagregação da PT para a Novis (foi pedida a instalação de uma linha de telefone à Novis/Clix) sou informado que...
(...) após termos tentado confirmar com a PTC a data de desagregação da linha telefónica, os mesmos informaram sobre a impossibilidade de avançarmos com a activação do serviço Novis. Segundo indicação da PTC o nº de telefone para o qual pretende instalar o serviço está agregado a uma central de acesso remoto que não disponibiliza tecnologia para que possamos activar o serviço de acesso directo Novis. É uma situação que nos é completamente alheia uma vez que tem a ver com a própria instalação de linha que a PTC efectuou.(...)

Ora até aqui tudo certo, ou então não, liguei para a Novis e fui informado desta mesma situação, mais, informaram-me que é uma prática normal da PT para impossibilitar a mudança de operador, mas que a Novis não pode fazer nada uma vez que não depende da Novis a instalação da linha e vai pedir a PT para retirar a linha, sem qualquer custo para o cliente. O problema é que estas linhas são instaladas em centrais de acesso remoto quando o acesso é realmente remoto, ou seja, quando as casas estão realmente longe das centrais. Pois bem, isso não é o meu caso que moro a cerca de 1Km da Central, então como é que me instalam numa central remota ??? Ligo para o 16200 a pedir para que o número de telefone em causa seja passado da central remota para a central digital directa, dizem-me que não está ninguem disponivel que possa responder a essa pergunta, deixei ficar o pedido de esclarecimento (ou lá que nome tem) e o contacto. De seguida liguei para a Novis a pedir para não retirar já a linha uma vez que se for possivel alterar eles ainda alteram.

Ora bem.... Estas situações tem que acabar... Isto não pode continuar assim... Isto é gozar com o operador e com o cliente, e é frustante apos tanto tempo de espera a PT fazer uma coisa destas.

A minha ideia é a seguinte: Se este pedido de alteração não poder ser efectuado, vou eu proprio pedir uma linha da telefone à PT, MAS, no contrato vai escrito que esta linha tem que estar ligada directamente à central e tem que permitir a migração para a Novis. Caso contrário não instalo linha de telefone nenhuma.

Se tudo se tornar infrutifero, bem.. nada mais me resta do que comer e calar, mas sem uma queixa à Anacom, ao Instituto do Consumidor, à Procuradoria Geral da Republica e a outros quaisquer organismos e entidades que possam fazer alguma coisa, eles não ficam.

Agora uma coisa é certa, só mesmo se não poder fugir é que não fujo à PT, tenho o Cabo da Cabovisão a 4 metros (se tanto) do meu prédio, mas a Cabovisão não mete o cabo no prédio se não tiver muitos clientes. A meu ver falta de estratégia e de visão, uma vez que tendo o cabo no prédio facilmente as pessoas aderem mais a mais com a qualidade de imagem que temos nas nossas televisões. TV Cabo é mentira também, o sinal está no nº 99-A da minha rua e eu moro no 237. (800 m)
Pois bem, não tenho outras soluções, mas prefiro ficar sem Net do que estar a por PT, só mesmo se realmente me fizer falta e não poder mesmo prescindir.

Estou frustrado e não sei mais o que fazer para resolver esta situação. Alguem já passou pelo mesmo?? Alguem pode ajudar ou tem alguma informação relevante ?? O que mais posso eu fazer ??

Cumprimentos a todos e desculpem o longo post.
Nuno

JuSt_Me_AnD_yOu
12-06-2005, 16:40
Eu quando mudei para o apartamento onde vivo tambem não havia ca cabovisao apesar de o cabo estar do outro lado da estrada. Depois de muitas chamadas e de muito teimar com eles, la madaram os homens ca fazer instalação. Ou seja insiste, diz que tens o cabo bem perto de casa que pode ser que tenhas sorte.

johnzap
12-06-2005, 23:44
Tenho um amigo aqui, em Carnaxide, a quem lhe está a acontecer uma coisa do género. Não parece ser questão de central remota mas foi agendado para Janeiro a desagregação do lacete local, nessa data foi cortado o telefone, mas, sabe-se lá porquê, até agora (!), nada!!! E, pelo que esse meu amigo me diz, conhece outros na mesma situação.

Também se trata de uma migração de PT + Sapo para Clix/Novis.

Esse meu amigo já fez uma queixa na Anacom mas esta parece não querer saber de nada.

Enfim, uma barbaridade. Alguém se admira que, num país (?) que tem o sistema de justiça (?) no estado em que está (para não falar de outras áreas...), se viva na lei da selva?

PiKa_
13-06-2005, 05:15
a mim aconteceu me o mesmo..a clix n pode fazer nada e n podes culpar assim a pt..
essas centrais remotas realmente existem...no meu caso a cerca de 500 metros de minha casa
cmo ja é outra central (nao remota) ja é possivel ter clix..
infelizmente e assim q as coisas funcionam!eu fikei mais chateado com a clix do q com a pt
pk se reparares eles desde março começaram a cortar zonas..ou seja...ah a tua zona ja da
o ppl faz contractos e fica tempos a espera..chegas ao fim ou nao da ou a central ta xeia ou..
a clix devia era certificar se se realmente tu podias ter ou nao ter o serviço..e nao dizer
q podias pk tavas mais ou menos perto duma deles..

abraço

Slash
13-06-2005, 09:29
Pika_: Por essa prespectiva, apenas quem está ligado à central digital directa é que pode ser migrado. Agora eu pergunto quantos utilizadores podem estar ligados na central digital e quantos estão nas centrais remotas ??? Se calhar chegamos a conclusao que estão muito mais ligados nas remotas.. Mas se assim é, então as centrais do Clix são uma fantochada pois não cobrem toda a gente ligada a essa central (termo geral). Estou mesmo a ver a PT a passar tudo o que é pessoas para centrais remotas para que essa migração não seja possivel.
Isto não faz muito sentido e alguem tem que fazer alguma coisa, assim é impossivel existir concorrencia.

O Lacete local NUNCA devia estar nas mãos de um operador... Foi o maior erro e estas situações são fruto disso. Espero que a Comissão Europeia faça alguma coisa.

Nuno

Slash
13-06-2005, 10:41
Queria apenas fazer uma correcção ao meu post inicial. Estou a cerca de 2 Km da Central e não a 1 Km como referi anteriormente.

Peço desculpa pela incorrecção
Nuno

Lostctrl
13-06-2005, 11:19
Yup, a politica da PT tem sido transferir grande parte de nºs para centrais remotas de forma a impedir a migração para novos operadores e visto que está previsto na ANACOM essa situaçao.

Criam este tipo de "fugas" e é aproveita-las ao máx de forma a minar a concorrencia. Infelizmente vivemos num país assim...

Acho que nao tens grande hipotese, pode ser q ao apertar os gajos da PT eles te consigam mudar alguma coisa...
Boa sorte :)

Mr.Mike
13-06-2005, 12:42
A mim aconteceu-me exactamente o mesmo... Eu ainda perguntei aos tipos da Novis se devia pedir à PT para resolver a situação, e eles disseram-me logo de caras que a PT não iria resolver esse problema... Enfim, enquanto a Novis estiver na palminha da mão da PT, nunca poderá fazer grande mossa...

Slash
13-06-2005, 12:45
Mr.Mike: foi exactamente o mesmo comigo. Disseram-me logo que se for a Novis a pedir que eles dizem logo que não é possivel. Acho que a melhor forma é tentar fazer um contrato com a PT garantindo que é possivel efectuar a desagregação da linha posteriormente.
No teu caso, ficaste como estavas e pronto à espera de dias melhores certo ? :D

Nuno

jmrleca
13-06-2005, 14:04
Comigo foi a mesma coisa...

PiKa_
13-06-2005, 18:03
epa eu n sou a favor da pt nem da clix mas 1º axo q a clix devia fazer um estudo das areas cobertas como deve ser e nao da maneira q tem feito.2º se estamos numa central remota a clix nao tem culpa mas a pt tambem nao tem..afinal se n fosse isso n tinhas era telefone em casa a tanto tempo!pelo menos e o q eu axo!eu fikei lixado pk mal assinei o contrato comprei um modem da dlink e depois fikei com ele pendurado...e sinceramente continuo a axar a clix mais culpada pois primeiro iludem os clientes e dps afinal nao da..e a culpa e sempre dos mesmos..PT!se tens uma central
ao lado de tua casa tenta pedir para te mudarem a linha..pode ser q resulte:)
boa sorte man!q a força esteja ktgg lol

aleli
13-06-2005, 18:54
Qual e a diferenca entre as centrais de acesso remoto e as centrais digitais directas?

Slash
13-06-2005, 20:37
epa eu n sou a favor da pt nem da clix mas 1º axo q a clix devia fazer um estudo das areas cobertas como deve ser e nao da maneira q tem feito.2º se estamos numa central remota a clix nao tem culpa mas a pt tambem nao tem..afinal se n fosse isso n tinhas era telefone em casa a tanto tempo!pelo menos e o q eu axo!eu fikei lixado pk mal assinei o contrato comprei um modem da dlink e depois fikei com ele pendurado...e sinceramente continuo a axar a clix mais culpada pois primeiro iludem os clientes e dps afinal nao da..e a culpa e sempre dos mesmos..PT!se tens uma central
ao lado de tua casa tenta pedir para te mudarem a linha..pode ser q resulte:)
boa sorte man!q a força esteja ktgg lol
Eu concordo contigo, mas a informação que eu tenho é que não há maneira da Clix saber se estás em central remota ou não antes do pedido de desagregação. No meu caso, como foi instalada a linha por intermédio do Clix a PT e o Clix podiam ter feito algo do genero "se for possivel migrar instale a linha caso contrario nao instale", mas isso não se passa assim.

É uma questão de se esperar e pronto..

Nuno

Slash
13-06-2005, 20:39
Qual e a diferenca entre as centrais de acesso remoto e as centrais digitais directas?
Centrais digitais directas -> Central principal.
Centrais de acesso remoto -> Pertencem a central principal mas servem como ponto de ligação e de aglomeração de determinadas zonas.
p.e. um numero de telefone está na central de Aveiro/Aradas/S.Bernardo/S. Jacinto. Aveiro é a principal as outras são de acesso remoto.

Penso que seja isto.
Nuno

Twikhor
14-06-2005, 04:20
A mim aconteceu-me a mesma coisa e no início não gostei da atitude da Clix porque já tinha enviado o contracto há bastante tempo e nunca fui informado de nada pela Clix...só passado algumas semanas é que recebi uma carta a informar-me desta situação.
De seguida fiquei lixado com a PT porque depois de entrar em contacto disseram-me que não era tecnicamente possível ligarem-me a uma central principal apesar de estar próxima.

Se alguém tiver alguma sugestão para obrigar a PT a agregar-me a uma central principal agradeço.

Slash
14-06-2005, 08:54
Se a PT não instala na central principal não há nada a fazer. É mesmo aguardar que o clix tenha cobertura nessas centrais remotas.

Nuno

johnzap
14-06-2005, 11:39
O Lacete local NUNCA devia estar nas mãos de um operador... Foi o maior erro e estas situações são fruto disso.

Ora agora é que chegaste a uma boa conclusão! Claro que sim. Para ser correcto, quem explora as linhas (PT Comunicações) não devia pertencer a um grupo que também tem ISPs e que concorre com outros ISPs. Isto está tudo viciado.

Espero que a Comissão Europeia faça alguma coisa.

Se não for ela, duvido que por cá alguém se mexa.

johnzap
14-06-2005, 11:47
Eu concordo contigo, mas a informação que eu tenho é que não há maneira da Clix saber se estás em central remota ou não antes do pedido de desagregação.

Evidente! Quem acha que a Clix ou qualquer outro pode andar a fazer estudos, deve pensar que estamos a falar de uma empresa, PT, que jogue limpo. Evidente que não. A única maneira de a Clix saber alguma coisa é através de informações dadas pela PT. Agora alguém acha que a Clix pergunta à PT coisas destas e obtém alguma resposta? Vá lá, não gozemos, que a situação não tem nada de cómico. :rolleyes:

Já viram uma entrevista de um individuo da Novis que, a respeito da introdução da TV via IP, referiu, nomeadamente, que, para contratar conteúdos, isto é, canais, tentam marcar reuniões com a PT (que detém canais em que eles estavam interessados, nomeadamente Sport TV) e estes lhes "respondem" com datas para daqui a 4 meses? Isto parece ser de alguém que quer licenciar alguma coisa? Tudo viciado, tudo viciado...

Zealot
14-06-2005, 11:50
Se a PT não instala na central principal não há nada a fazer. É mesmo aguardar que o clix tenha cobertura nessas centrais remotas.

Nuno

Como podes acreditar nisso? O termo "remoto" é usado mesmo para não terem de se voltar a chatear, pois o Clix só pode mexer nos clientes que têm o nº de telefone ligado à central directa. Por algum estranho motivo não podem mexer nas centrais remotas, mesmo que tenham cobertura na central directa.

Lostctrl
14-06-2005, 12:05
Como podes acreditar nisso? O termo "remoto" é usado mesmo para não terem de se voltar a chatear, pois o Clix só pode mexer nos clientes que têm o nº de telefone ligado à central directa. Por algum estranho motivo não podem mexer nas centrais remotas, mesmo que tenham cobertura na central directa.

Yup Zealot, a partir do momento em que a nossa linha tá associada a uma central remota, PT owns your ass, no one else can...

É uma "fuga" negociada com a ANACOM, daí a PT ter começado a passar tudo qt é linha para centrais "remotas"...

Slash
14-06-2005, 14:44
Ora agora é que chegaste a uma boa conclusão! Claro que sim. Para ser correcto, quem explora as linhas (PT Comunicações) não devia pertencer a um grupo que também tem ISPs e que concorre com outros ISPs.

O problema não é com os ISPs, mas com os operadores. As linham deviam ser geridas por uma entidade à lá SIBS, uma sociedade entre TODOS os operadores com regalias iguais para todos. Só assim seria possivel ter concorrencia como deve de ser. A PT era igual ao Clix, ONI e afins.

Mas isto só em sonhos ou quando a PT for à falência.. LOL

Nuno

Slash
14-06-2005, 14:45
Estás a querer dizer que nas centrais remotas ninguem mexe a não ser a PT e que os operadores não podem colocar centrais deles nestas centrais remotas??? Se sim, acho que isso mais tarde ou mais cedo vai acabar, é impossivel haver concorrencia assim.....

:(

Nuno

KrimaX
20-12-2005, 23:27
Ao que pareçe ainda não existe solução para este facto, pois não?

Enviei o contrato para a oni e descobri que a central a que estou ligado e "remota", ninguem sabe como fazer para fazer com que os da PT sejam obrigados a disponibilizar a linha na central "mãe"?? (Qualquer ajuda é importante)

:smlot:Tou com um azar Fds, se me correr assim a vida daki a pouco sou um cabo telefonico.

Cumprimentos

KrimaX

Duke
21-12-2005, 10:59
Eu tou com um problema do mesmo género.Estou ligado a uma central remota.

Não compreendo é como é q vocês foram-se meter em contractos e compra de routers e o escafandro sem antes verem se estão em zonas CLIX ou ONI.

Eu ando há mais de 1 ano à espera de novidades e até agora nada.Tendo em conta q n posso para já usufruir da internet da CLIX fiz apenas aquilo q estava ao meu alcance e q foi cortar o telefone.N se deixem acomodar com a situação pq isso n resolve nada.

Quanto à internet ando a ver o q há por aí e estou a pensar mudar para a ADSL da vodafone ou da vianetworks são é caras para cacete :(, mas não têm limites ;). Se bem q ambas usam a linha da PT.Tenho q me informar sobre o q é preciso para ter um destes ISPs.

A única solução q vejo para o problema e q me faz mais sentido é a apresentada pelo Slash mas n sei se será possível.Mas já sabes Slash se der vens aqui chibar-te da situação ao pessoal ;).

Cumps

Slash
21-12-2005, 11:04
Infelizmente a situação está na mesma.... Não há nada a fazer, ainda ninguem resolveu a situação e também me parece que não há muito interesse nisso..

Resta-nos aguardar e reclamar para a Anacom e esperar que esta tome alguma medida relativamente a isto!!

Nuno

Duke
21-12-2005, 11:12
N estejas à espera q seja a ANACOME a resolver-te o problema.N tenho confiança nesses gajos.

Resta-nos encontrar outras soluções q utilizem a linha PT mas em q as nossas mensalidades n cheguem ao bolso da PT, nem 1 cêntimo :004:

Cumps

HaTrED
21-12-2005, 11:34
Centrais digitais directas -> Central principal.
Centrais de acesso remoto -> Pertencem a central principal mas servem como ponto de ligação e de aglomeração de determinadas zonas.
p.e. um numero de telefone está na central de Aveiro/Aradas/S.Bernardo/S. Jacinto. Aveiro é a principal as outras são de acesso remoto.

Penso que seja isto.
Nuno

Não é bem.
Centrais principais são aqueles onde existe um comutador para o serviço fixo de telefone, e que na zona de aveiro são 3 - Aveiro Sede, Aveiro Quinta do Simão e em Águeda.

Logo, todas as outras centrais, serão centrais de acesso remoto. O que me quer parecer é que na central onde pretendes a desagregação, o operador em questão não tem sequer equipamento!

KrimaX
21-12-2005, 12:32
Não compreendo é como é q vocês foram-se meter em contractos e compra de routers e o escafandro sem antes verem se estão em zonas CLIX ou ONI.

Mas é que eu emcontro-me numa zona Oni, só que mesmo assim parece que não dá para mudar pois é uma central remota a da PT. Mas tou numa Zona Oni.
Kando me disserem que não dá mesmo vou fazer queixa a DECO ou assim. Tou fdd com Portugal.

KrimaX

letas
21-12-2005, 14:06

Nuno
Bem, estas acções da PT são inacreditáveis!

E cancelando a linha à PT e pedir da Clix não dá?
Claro que implica perder o número, pagar nova instalação etc., mas sempre se mostra à PT que não só só eles a mandar... :nie2:
Boa sorte!

sotavento
21-12-2005, 20:38
Erm ... alguem que me responda aqui a um par de duvidas

1ª duvida: quando é que a PT começou a meter centrais remotas ?

2ª duvida: a que distancia estariam a MAIORIA dos utilizadores finais se não existissem essas centrais remotas ?

3ª duvida: qual é a dificuldade de um outro ISP (http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=99190) meter um tarifário igual/parecido ao que a ONI/Clix metem (em centrais proprias deles) tendo por base o preço do lancete (http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=1643&contentId=318154) para realugarem (http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=1643&contentId=317017) a linha em vez de desagregarem ???

4ª duvida: o que é que isto (http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=56&contentId=316225) vai implicar na realidade nos proximos tempos ? [sugiro a leitura da alinea I.5 e II :P]

KrimaX
21-12-2005, 23:48
Pk e que existe estes problemas de "gaita" a estorvar??

Alguem sabe dizer se é possivel efectuar uma queixa a ANACOM com base nesta situação das centrais remotas?? Ja alguem o fez?'

Ligar para o "800's" que aparece no site da Anacom dá para saber alguma coisa mais sobre esta situação???

Obrigado

KrimaX

Slash
22-12-2005, 10:25
Não é bem.
Centrais principais são aqueles onde existe um comutador para o serviço fixo de telefone, e que na zona de aveiro são 3 - Aveiro Sede, Aveiro Quinta do Simão e em Águeda.

Logo, todas as outras centrais, serão centrais de acesso remoto. O que me quer parecer é que na central onde pretendes a desagregação, o operador em questão não tem sequer equipamento!
Não é bem como dizes.. Essas centrais que falas são centrais diferentes. Eu estava ligado à central de Aveiro com numeração dessa central (com cobertura e possivel desagregação para o Clix), mas estava ligado à central remota de Aradas porque segundo a PT é a que mais perto de minha casa se encontra. Assim sendo.. chapéu.. Não há nada para ninguem a não ser atraves da PT (qq que seja o operador).

Nuno

Slash
22-12-2005, 10:32
Bem, estas acções da PT são inacreditáveis!

E cancelando a linha à PT e pedir da Clix não dá?
Claro que implica perder o número, pagar nova instalação etc., mas sempre se mostra à PT que não só só eles a mandar... :nie2:
Boa sorte!
A minha linha foi pedida ao Clix, mas quem instala é a PT logo, instala na que lhe dá mais jeito ou seja, a que está mais perto da casa !! :(

Foram feitos pedidos à PT para mudar de central mas nada feito !! Não mudam...

Enfim.. nada a fazer !!

Nuno

Slash
22-12-2005, 10:35
Pk e que existe estes problemas de "gaita" a estorvar??

Alguem sabe dizer se é possivel efectuar uma queixa a ANACOM com base nesta situação das centrais remotas?? Ja alguem o fez?'

Ligar para o "800's" que aparece no site da Anacom dá para saber alguma coisa mais sobre esta situação???

Obrigado

KrimaX
Eu já pedi um parecer à Anacom sobre a minha situação e a situação das centrais remotas, a Anacom por sua vez pediu informações sobre o meu caso à PT e ao Clix e curiosamente a PT já respondeu (embora não saiba ainda o que disse) mas o Clix.. não !!!!!!!!! Isto deixou-me indignado...

O método que utilizei foi Fax e penso que é possivel eles avançarem com averiguações neste sentido.

Nuno

Slash
22-12-2005, 10:42
Erm ... alguem que me responda aqui a um par de duvidas

1ª duvida: quando é que a PT começou a meter centrais remotas ?

Penso que quando começou a ter necessidade de levar o serviço ADSL a sitios onde a distancia não permitia!! Mas uma breve vista de olhos pelo documento da Rede ADSL PT dá para perceber quando foi instalada a primeira ..

2ª duvida: a que distancia estariam a MAIORIA dos utilizadores finais se não existissem essas centrais remotas ?

Essa foi a razão, acho, para a instalação das centrais remotas. Mas depois há aqueles que até podiam estar na central principal mas estão em centrais remotas. Por estrada e dando uma volta ainda jeitosa estou a 2.5 Km da central. Tenho um vizinho a menos de 30 metros que tem uma numeração que me parece estar na central principal (numeração essa que aparece como podendo ser desagregada e conheço casos que foram). A minha numeração era da central remota aparecendo como não havendo ADSL no site do clix. Resumindo, pagam uns pelos outros !! :(

3ª duvida: qual é a dificuldade de um outro ISP (http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=99190) meter um tarifário igual/parecido ao que a ONI/Clix metem (em centrais proprias deles) tendo por base o preço do lancete (http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=1643&contentId=318154) para realugarem (http://www.anacom.pt/template20.jsp?categoryId=1643&contentId=317017) a linha em vez de desagregarem ???

realuguer != desagregação. O realuguer não é mais do que a pré-selecção automatica do operador, mas o operador é que factura tudo à PT... A nivel de ADSL fica tudo na mesma, internet só por wholesale e essa já toda a gente sabe os preços e as condições..

Nuno

HaTrED
22-12-2005, 11:32
Não é bem como dizes.. Essas centrais que falas são centrais diferentes. Eu estava ligado à central de Aveiro com numeração dessa central (com cobertura e possivel desagregação para o Clix), mas estava ligado à central remota de Aradas porque segundo a PT é a que mais perto de minha casa se encontra. Assim sendo.. chapéu.. Não há nada para ninguem a não ser atraves da PT (qq que seja o operador).

Nuno

Nuno:

Tecnicamente é como te digo. É essa a definição correcta.

Isso é uma desculpa esfarrapada, a desagração do lacete é entre a central da tua zona - Aradas - e a tua casa, logo o que se passa é que o operador para onde queres migrar ainda não colocou equipamento na central em causa. Mais nada, e tão simples quanto isto!

nothing
22-12-2005, 12:21
A PT continua claramente com problemas em lidar com a concorrência.

O que aconselho aos lesados é fazer uma cartinha-modelo a expôr a situação, sem flames, e mandá-la às seguintes entidades:
- Deco;
- Anacom;
- Imprensa, principalmente televisões e jornais de negócios;
- e claro para o organismo da CE que trata destes assuntos;

Sendo uma empresa cotada em bolsa os danos à imagem são-lhes extremamente prejudiciais e é aí que devem atacar. Além disso podem sempre contactar os departamentos juridícos dos outros operadores e solicitar apoio até porque estes são parte interessada.

sotavento
22-12-2005, 15:15
realuguer != desagregação. O realuguer não é mais do que a pré-selecção automatica do operador, mas o operador é que factura tudo à PT... A nivel de ADSL fica tudo na mesma, internet só por wholesale e essa já toda a gente sabe os preços e as condições..

Nuno

Pois ,, mas ali no 4º ponto lestes o artigo da anacom ? sobre a ORLA ? pelo que se lê é "quase" como se se passar a ter a desagregação sem ter que meter a central ...

Nothing ... lestes os links ali do meu topico em cima ?

Slash
22-12-2005, 16:14
Pois ,, mas ali no 4º ponto lestes o artigo da anacom ? sobre a ORLA ? pelo que se lê é "quase" como se se passar a ter a desagregação sem ter que meter a central ...

Nothing ... lestes os links ali do meu topico em cima ?

Sim li... Mas lá está, quase !! :D
O que acontece, como expliquei acima é que a linha é realugada e é feita uma pré-selecção automatica para aquele operador.. E apenas é valido para a linha de telefone!!! Não tem nada, pelo que me parece e peço desculpa se estou a dizer baboseiras, a ver com a internet ou mesmo ADSL...

Pode ser que isto da ORLA venha fazer alguma revolução e provocar a baixa de preços.. mas não é certo que isso venha a acontecer num espaço curto de tempo.. (até mesmo longo).

Nuno

KrimaX
23-12-2005, 22:12
Soube hoje pela Oni k afinal não estou numa central remota e k poxo ter o serviço Oniduo, mas, como sempre tem que haver um "mas", a linha é antiga e não dá para por a disposição o serviço, porque a PT não actualiza a linha.
Ora bem, eu dispondo desta imformação, telefonei a PT a pedir um esclarecimento e o que me disseram era que o problema era da oni pois não saberia mexer com a caixa da pt,(caixa referente a ligação na central), e quem tinha que fazer o pedido para arranjar essa situação era a Oni e não eu pois se estivesse realmente interessada em ter o cliente que iria arranjar maneira de o fazer.

Visto isto a conclusão a que chego: A Oni não quer andar a gastar dinheiro a arranjar as ligações dos futuros clientes e ao que parece, no meu caso, nao mostra interesse em o fazer e a PT não quer saber disso pois andam eles a mamar 15€ (+/-) a minha pala sem eu sequer mexer o telefone um centimetro.

(Parece o jogo do empurra, dizem sempre que a culpa é do outro quando afinal tem os 2 culpa no cartorio. Isto é como um jogo, sempre que passamos um problema vem sempre outro a seguir e ainda mais complicado de resolver).

Acham que neste caso existe alguma coisa a fazer, para além de dizer a Oni para mexer os pauzinhos se querem mais um cliente??
A quem devo formular uma queixa??>(>(>(>(

Até me apetece rir, mas para k???

Seavoices
23-12-2005, 22:53
A culpa é claramente da PT. Eles gerem o lacete local, querem gerir o lacete local. São proprietários. Se a ligação é má para poderes ter o serviço de ADSL, só eles poderão tratar disso.

Trata disso com ao ONI ou então comunica a tua situação à ANACOM. Certamente te darão razão

sotavento
23-12-2005, 23:17
LOL .. .parece-me que a culpa é CLARAMENTE da Oni ... que não quer arranjar + clientes nem que lhes paguem balurdios ... com operadoras destas nunca mais acaba o "monopolio". :004:

A linha não dá para meter 512/128kbps ? devem tar a gozar não ?

KrimaX
24-12-2005, 13:32
eu já tive a Sapo ADSL em mnha casa, por esta linha e conseguia apanhar uma velocidade de amb, mas caia muitas vezes e colocaram a 512kbst e estava estavel, mas so troquei por queriam 35€€ por 512.
A PT é uma xupista capitalista e a Oni quer os clientes sem mexer uma palha do chão para cima.

Como e que se faz uma participação disto á ANACOM??? Será que me vai resolver o problema?

Obrigado

KrimaX

Wedge
26-12-2005, 22:18
Eu estou neste momento á espera da clix e parece-me que vai acontecer-me o mesmo pois já lá vão 3 meses, acho inacreditavel que num pedido para uma instalação de uma linha nova a clix não se acautele para estas manobras e também acho inacreditavel que a pt faça isto, o que é que eles esperam ? que um gajo vá e diga " olha tá tudo atão fico com a linha e vou pró sapo " ?, mais do que uma manobra desleal é uma atentado á nossa liberdade de escolha.

netmen
26-12-2005, 23:23
Eu tenho rdis, vou meter o optimus home para o numero de voz, mudar o rdis para analogico na pt e dps mudar par clix e deixar o clix para o fax.
Acham que posso ter algum problema do genero. Eu de momento tenho telepac na rdis.

junglebvs
29-12-2005, 14:44
Resposta da Anacom ao assunto deste topico. Pra começar enviaram a resposta 5 meses e 15 dias depois das minhas perguntas.
Resumindo a resposta
"A ligação de uma linha telefónica a uma central remota não impossibilita, por si só, a desagregação do lacete local e a consequente cessação ou alteração do contrato de serviço telefónico e/ou Internet" Acho q isto tá claro na resposta.
E q por lei os concorrentes podem instalar o seu equipamento nas centrais remotas. Mas nao sao obrigados a isso, se acharem q n é "comercialmente viável.
Por esta resposta da Anacom é claro que, a ser assim é a ONI q simplesmente acha q nao compensa ter clientes em certas centrais remotas.
Portanto da proxima vez q a ONI responder a alguem q é-lhes impossivel ter um cliente numa central remota, podem-lhes espetar com esta resposta da Anacom na testa :lol:

"
De "info@anacom.pt"

Exmº Senhor
Eu

Por lapso no sistema de recolha de informações na ANACOM, lamentamos só agora nos ser possível responder à solicitação de V. Exa., facto pelo qual pedimos a sua melhor compreensão, cientes de que, doravante, quaisquer pedidos dirigidos à ANACOM, por email, serão respondidos com total prontidão.
Em resposta à solicitação que V. Exa. nos dirigiu, abaixo transcrita, vimos por este meio informar o seguinte:
A ligação de uma linha telefónica a uma central remota não impossibilita, por si só, a desagregação do lacete local e a consequente cessação ou alteração do contrato de serviço telefónico e/ou Internet, celebrado com a PT Comunicações (doravante "PTC") e a prestação de tais serviços por um novo operador. Na realidade, a PTC encontra-se vinculada, nos termos do artigo 69.º da Lei 5/2004 de 10 de Fevereiro (Lei das Comunicações Electrónicas), e da Oferta de Referência para Acesso ao Lacete Local (ORALL) a permitir o acesso e instalação de equipamentos nas suas centrais, desde que cumpridos os requisitos legais e as normas técnicas aplicáveis em vigor. O mero facto de se tratar de uma central remota não inibe a instalação de equipamentos por operadores concorrentes e a consequente possibilidade de estes virem a prestar serviços a (ex)-clientes da PTC que se encontram ligados a tais centrais. Note-se, porém, que não se trata de uma obrigação a instalaçã!
o de equipamentos nas centrais da PTC por parte dos operadores concorrentes, sendo que compete a estes operadores ponderar os custos e benefícios inerentes. Trata-se, assim, de uma opção comercial. Nestes termos, cumpre averiguar caso a caso se o operador concorrente tem os seus equipamentos instalados na central à qual se encontra ligada a linha do (futuro) cliente. Poderá ainda suceder que a capacidade de uma determinada central se encontre no limite, e, no que ao serviço de Internet diz respeito, poderá dar-se o caso de uma determinada linha não ter a qualidade necessária para suportar serviço ADSL (Asymetric Digital Subscriber Line). Efectivamente, mesmo pertencendo o número telefónico de um cliente a um bloco de numeração associado à oferta ADSL, poderão existir limitações ou incompatibilidades com serviços existentes uma vez que a tecnologia ADSL está fortemente dependente dos meios de transmissão (par de fios de cobre) na componente de acesso (por exemplo, co!
mprimento, secção, estado de conservação) e do ambiente em seu redor (
designadamente ao nível de interferências e ruído). Note-se que todas as tecnologias DSL (Digital Subscriber Line) dentro das quais se integra a tecnologia ADSL, têm um alcance máximo a partir da central local (MDF) até 5,5 Km para a velocidade de 2 Mbits, mas reduzindo-se até cerca de 2,5 km para velocidades superiores. Sublinhe-se que, nos termos do artigo 39.º n.º 1, alínea b) da Lei das Comunicações Electrónicas, os utilizadores de redes e serviços acessíveis ao público "têm direito a dispor, em tempo útil e previamente à celebração do contrato, de informação escrita sobre as condições de acesso e utilização do serviço". Acresce ainda que os contratos para a prestação de serviços de comunicações electrónicas devem especificar os serviços fornecidos bem como as condições em que o serviço será fornecido, sendo que "o contrato deverá informar se o serviço está disponível na área do cliente ou se a sua oferta, em certo local, está condicionada à verificação p!
révia de condições técnicas indispensáveis à prestação do serviço. Se houver condições a verificar, o contrato deve informar o cliente de como pode pedir o reembolso do que já prestou e pôr fim ao contrato, caso serviço não possa ser prestado" (cfr. Linhas de Orientação Sobre o Conteúdo Mínimo a Incluir nos Contratos Para a Prestação dos Serviços de Comunicações Electrónicas, sublinhado nosso). Nestes termos, caso exista alguma limitação ou condicionamento à oferta do serviço de comunicação electrónica, o operador concorrente deve informar de tal facto o (futuro) cliente, sendo que tal informação deverá também ser contida no contrato. Cumpre ainda informar que esta Autoridade tomará as diligências necessárias no sentido de averiguar os factos do caso descrito de forma a que possam ser tomadas as medidas adequadas caso se verifique que foram violadas disposições da legislação sectorial aplicável. Esperando que a os esclarecimentos prestados sejam útei!
s e sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com os nossos melhor
es cumprimentos,
Com os melhores cumprimentos.
Aida Oliveira
Coordenadora do Serviço de Atendimento ao Público
"

KrimaX
29-12-2005, 15:06
que se dizer, os mais interessados(pelo menos deveriam ser) em ter clientes, são as operadoras. digo eu.
Como o junglebvs (http://www.techzonept.com/member.php?u=8679) dixe, as operadoras primeiro veem se vale a pena e depois e que decidem se vao dar o serviço ao cliente ou não. mas se assim for eu nunca que vou ter a ADSL na minha zona pois para começar ate estou um pouco longe da central e de seguida nenhuma operadora a não ser a PT, vai andar perder dinheiro só porque eu quero ter o serviço deles.
Uma coisa que acho errada e por exemplo dizerem que o numero x se encontra numa zona oni, por exemplo, e de seguida dizerem que não teem infra-estruturas para disponibilizar o serviço.
Supostamente se o numero se encontra numa zona oni deveria ter todas as condiçoes e mais algumas para o serviço ser disponibilizado, digo eu.

KrimaX

Voyager2000
29-12-2005, 15:15
Eu estou com o mesmo problema.

Após ter enviado os formularios de adesão ao Clix no início de Novembro, recebi uma carta deles já em Dezembro a dizer que iria ter o acesso ao Clix a partir do dia 20 de Dezembro.

Tal não aconteceu mas desde esse dia que fiquei sem telefone da PT (Obviamente).

Contactei-os e ao fim de falar com várias pessoas indicaram-me que a desagragação tinha falhado no dia 20 e que estava marcada novamente para dia 28 (Ontem). Bom hoje continuo sem internet e linha telefonica.

Já liguei para lá e ficaram surpreendidos.

A meu ver a culpa é da Clix. Era óbvio que a PT iria atrapalhar em tudo o que pudesse, mas a clix não tinha nada que indicar datas, sem se certificar que as condições para a alteração estavam reunidas. E pior que isso, não comunicar às pessoas que a Desagregação falhou.

Bom, o que quero saber é o seguinte:

Teóricamente tenho o Clix desde 20 de Dezembro, mas não tenho linha telefónica nem NET. O que posso fazer para resolver o meu problema da forma mais rápida possivel?

Arh!!!
29-12-2005, 15:20
Queria apenas fazer uma correcção ao meu post inicial. Estou a cerca de 2 Km da Central e não a 1 Km como referi anteriormente.

Peço desculpa pela incorrecção
Nuno

Como sabes essa distância?!?!?!?

junglebvs
30-12-2005, 03:19

Foi com fita metrica medir q pergunta tola :banjump:

Slash
30-12-2005, 14:15
Essa distancia foi medida com o conta kilometros do carro, é o caminho por estrada e não o caminho em linha recta.

Nuno

bruno_bfb
07-08-2007, 15:39
Peço desculpa por voltar a abrir este post antigo, mas penso que como o assunto continua actual nos dias de hoje, a acção o justificava.

Através do site da Tele2 soube que a zona onde resido é coberta pela Tele2, podendo portanto adquirir o serviço ADSL. Contactei-os por telefone e confirmaram-me a informação que tinha obtido através da Internet (cobertura da linha). Tudo parecia correr lindamente e esta notícia veio ao encontro das minhas expectativas e uma vez que não tinha linha telefónica, tive que adquirir uma à PT sem fidelização para poder usufruir do serviço ADSL da Tele2. O Custo da linha foi de 80 e tal Euros!

Depois de enviar a papelada de adesão, recebi 2 semanas mais tarde uma carta da Tele2, na qual era indicado que a Portugal Telecom tinha impossibilitado a activação do serviço por motivos de ordem técnica. Diziam que havia uma incompatibilidade entre um serviço PT da minha linha telefónica e o serviço de banda larga da Tele2.

Considerando que a expressão “Motivos de ordem técnica” era muito vaga, telefonei de imediato à Tele2 para obter um maior esclarecimento sobre este assunto e a resposta foi que a Portugal Telecom comunicou que após ter efectuado os testes necessários, não existia cobertura para a instalação do serviço ADSL.

Depois deste argumento telefonei para o número de apoio da PT para obter uma explicação sobre este assunto. Disseram-me que a linha telefónica tinha cobertura ADSL e que não encontravam qualquer entrave para a instalação de qualquer serviço ADSL e que tinha de voltar a falar com a Tele2.

Estamos portanto no encontro de duas versões completamente diferentes sobre este assunto em que o único prejudicado é o cliente, ou seja, eu. Sinto-me defraudado e enganado pela publicidade enganosa pois primeiro a minha linha telefónica tinha cobertura de rede e agora já não tem.

Mais tarde a Tele2 chegou mesmo a sugerir-me que falasse com a PT para mudarem a minha linha telefónica para uma outra central! Não percebo nada disto mas não acredito que eles o fizessem.

Entretanto escrevi para a ANACOM e recebi como resposta que eles "não têm poderes para conciliar, mediar ou resolver conflitos entre os utilizadores e os prestadores de serviços" e aconselharam-me a dirigir-me à Direcção-Geral do Consumidor (anteriormente designada por Instituto do Consumidor). Escrevi para lá e recebi como resposta que "Dado residir num concelho onde existe um Serviço Municipal com competência para informar e mediar conflitos de consumo dos consumidores munícipes, a reclamação foi para lá transitada”.

Coincidência ou não, uns dias mais tarde recebi um telefonema da PT no qual me indicavam que a tele2 não deveria fazer um pedido normal, mas sim um pedido de serviço/registo na modalidade alargada. O que quer que isto seja!

Entretanto já comuniquei isso à Tele2 e aguardo uma resposta deles.

Pelo meio tentei instalar o serviço ADSL da Oni, mas o resultado foi o mesmo.

Gostaria de saber se conseguiram resolver todas estas vossas questões.

Obrigado.