View Full Version : Qual o preço de um website?
virtualpraxis 19-05-2005, 11:03 Qual o preço de um website?
... pergunto isto pois encomendaram-me um site (uma pequena empresa local), e não sei quanto vou pedir pelo trabalho.
Sei que a pergunta é muito relativa... mas pensando nas seguintes caracteristicas:
. php
. base de dados (mysql)
. mailing list
. guestbook
. design
. noticias
... quanto devo pedir?
Epá isso é uma questão complicada. Tens de ponderar vários factores. Um deles o tamanho da empresa, nunca podes pedir um preço absurdo pois não queres afastar o cliente, mas também não podes pedir pouco pois não vais trabalhar de graça.
Tendo em conta que é um site com design, php e bases de dados e dependendo do que chamas de design (e do resulto final, da qualidade obviamente) eu apontava para os 150 - 200 cts (750 euros - 1000 euros).
Isso é dado...com isso tudo menos de 500 contos é trabalhar pro boneco. Mas tb depende da outra empresa e do que eles querem do site.
StormhawK 19-05-2005, 13:34 Essa é das questões mais ingratas com que se depara alguém que, por muito bom que seja a programar, não tenha grande experiência de vendas.
Independentemente do preço que peças, o cliente há-de sempre achar muito caro.
Pior, há muitos putos que não sabem o que estão a fazer e pedem balúrdios, bem como empresas supercompetitivas que trabalham em série e com qualidade pelo preço da chuva. E vice versa.
É difícil estabelecer um orçamento baseado na concorrência, porque esta é demasiado diversa em preço e qualidade.
A minha sugestão é avaliar o cliente e fazer um orçamento médio entre a capacidade dele e o preço que pretendes cobrar por futuros sites parecidos.
Concentra-te na mais valia que o site representa e tenta antecipar que tipo de benefício a empresa vai retirar dele. Tenta determinar se é fácil ou difícil à empresa recuperar o investimento e orçamenta de acordo, levando sempre em consideração que se o preço for muito alto no futuro vais perder muitos clientes pequenos, e se for muito baixo vais perder alguns clientes grandes.
Bem vindo à corda bamba.
Para te ajudarmos melhor, podes tentar descrever a empresa? O que faz, quantos empregados tem, qual a dimensão, etc...
virtualpraxis 19-05-2005, 14:24 A empresa... é de pequena dimensão (deve ter uns 3 ou 4 empregados) e é um bar/café cá da terra e eles só pretendem o site para divulgação/publicidade.
Quanto ao design... digamos que eu tenho jeito para a coisa, e a qualidade final do design vai ser muito aceitável.
Quanto ao resto... não creio que eles queiram algo de muito elaborado por isso não me vai ocupar muito tempo na programação php/mysql.
Isto para este tipo de trabalhos pode-se falar de custos por hora? 10 euros por hora...?
(Se demorar umas 50 horas a fazer o site, 50x10=500 euros).
Nota extra: eu estou estagiando à 1 mês numa empresa e a aplicação para a internet que eu estive desenvolvendo durante este passado mês para uma livraria (gestão de stocks online com php/mysql) custou-lhes 5000 euros. Quando me disseram que tinha sido este preço que eles pagaram pela aplicação eu quase me passei... mas pensando bem até que a aplicação ficou 100% (validações/logins/betatesting/interface/design/... tudo analisado e a 100%).
Lostctrl 19-05-2005, 14:36 Isto para este tipo de trabalhos pode-se falar de custos por hora? 10 euros por hora...?
(Se demorar umas 50 horas a fazer o site, 50x10=500 euros).
Era mesmo o que eu ia dizer, apontas um valor hora (10 euros é muito pouco, acho eu) vai mais para os 20 euros... e tenta calcular o tempo que irás demorar a fazer o projecto, todo... depois dizes que o site tem direito a 1 ano de suporte (correcção de bugs, etc...), isso tudo conta :D
Novas funcionalidades, voltas a cobrar $$$...
Edit: Desculpa, agora é que li o que era para fazer, a empresa realmente é muito pequena... ainda por cima é só para divulgação do espaço, fazer um preço por hora é complicado. E 500 euros, realmente é muito, um site desses consegues entre os 200 - 300 euros, ou menos se o developer tiver à rasca.
StormhawK 19-05-2005, 15:19 Se é assim, cobra uns 500€ mais, caso se aplique ao teu caso, o IVA.
E não percas demasiado tempo com os aspectos de programação da coisa. Funcionalidades simples e fáceis de usar, um design agradável, vistoso e funcional, e tá a andar.
Quando se queixarem que é muito dinheiro, alega que também lhes podes fazer um site por 200€ na boa, mas que cada vez que quiserem por uma noticia tão a pagar, quando aquilo der problemas o suporte é pago, etc etc.
Da Profezzur 19-05-2005, 15:38 Eles já têm sitio para alojar o site ou também tens de tratar disso?
.... E 500 euros, realmente é muito, um site desses consegues entre os 200 - 300 euros, ou menos se o developer tiver à rasca.
Deves estar brincar não?? isso equivale a pagar para trabalhar. É quase tão mau como ser escravo.
Fazer isso por um preço tão baixo, das duas uma, ou quem faz não sabe muito bem o que está a fazer e o trabalho final há-de sair de acordo com o saber, ou o cliente tem espectativas muito baixas e leva com trabalho tipo "template".
Por este preço mais valia que o fizesses de borla e em troca pedias imperiais á borla no bar durante 1 ou 2 anos :D
Lostctrl 19-05-2005, 16:01 Deves estar brincar não?? isso equivale a pagar para trabalhar. É quase tão mau como ser escravo.
Fazer isso por um preço tão baixo, das duas uma, ou quem faz não sabe muito bem o que está a fazer e o trabalho final há-de sair de acordo com o saber, ou o cliente tem espectativas muito baixas e leva com trabalho tipo "template".
Por este preço mais valia que o fizesses de borla e em troca pedias imperiais á borla no bar durante 1 ou 2 anos :D
Bem, se tu já tens um template já bem feitinho, em que não tens quase nenhum trabalho em implementa-lo em novos clientes podes muito bem praticar preços desses. Conheço quem os faça... agora se for um site feito à medida com requests esquisitos do cliente (q nao me parece q seja o caso) realmente é como tu dizes, trabalhar para aquecer é q nao. Mas na maioria destes casos, nao falamos de clientes ambiciosos, isso te garanto.
Lostctrl 19-05-2005, 16:03 E alem do mais os preços aí na capital são muito inflacionados, aqui no norte o ppl tem um custo de vida muito menor logo pode praticar preços mais baixos :lol:
Como disse o kidloco não menos de 500 contos. Já ouvi falar de empresas que cobram 1500 contos e uma outra que cobra 2300 contos.
Mas tudo depende da complexidade do site. Não se esqueçam que uma empresa tem um designer, uns dois programadores, talvez um vendedor e
mais o dono. Se cada um ganhar 1500 euros mais a renda do escritório, mais uns 1500 euros por mês e sem contar com os impostos e outras despesas dá 9000 euros por mês. Se venderem cada site 500 euros têm de fazer 18 sites por mês.
virtualpraxis 20-05-2005, 10:10 Eles já têm sitio para alojar o site ou também tens de tratar disso?
Isso foi uma das primeiras perguntas que lhes fiz... e eles dizem que ainda não têm nada disso e que eu fiquei de lhes arranjar um local (gratuito) na net para alojar o site.
Já andei à procura... e o que encontrei:
. serviço de redireccionamento/alojamento: www.cjb.net (nome.cjb.net)
. serviço de alojamento (php+mysql+no ads/banners): ????
. serviço base de dados mysql online: www.freesql.org
... ando à procura de um serviço de alojamento gratuito.... alguem?
StormhawK 20-05-2005, 10:34 Há serviços de alojamento nacionais a 1€ por mês. Acho que só dão 20mb, mas tem php, mysql, ftp, cpanel, the works.
Custa-lhes assim tanto?...
Da Profezzur 20-05-2005, 10:41 Alojamento gratuito é complicado, os alojamentos que encontras hoje em dia são os seguintes:
- Redireccionamento - ficas com um site com o nome da empresa mas tens de ter um servidor próprio para alojar a página e uma ligação dedicada só para ele;
- Grátis - a maioria é para criares páginas estáticas em html e levas com ads/banners, alguns fornecem php+mysql mas têm limites de tráfego baixo e baixo espaço de armazenamento (e com ads/banner pois tá claro);
- A Pagar - aqui tens para todos os gostos, o valor dependo do espaço, do tráfego, mails...
Eu recentemente criei uma página para a empresa dos meus Pais, que alojei em www.amen.pt, e fica-se a pagar 141,37€ por ano. Tive ainda como despesas adicionais o custo de regitar a marca da empresa, que é obrigatório se escolheres um domínio .pt e se o nome que quiseres registar é uma palavra comum, paguei mais 100€ só para isto.
FxDi@mOnD 20-05-2005, 12:11 Isso foi uma das primeiras perguntas que lhes fiz... e eles dizem que ainda não têm nada disso e que eu fiquei de lhes arranjar um local (gratuito) na net para alojar o site.
Já andei à procura... e o que encontrei:
. serviço de redireccionamento/alojamento: www.cjb.net (nome.cjb.net)
. serviço de alojamento (php+mysql+no ads/banners): ????
. serviço base de dados mysql online: www.freesql.org
... ando à procura de um serviço de alojamento gratuito.... alguem?
www.ptisp.org ;)
Preço para um site que o virtualpraxis disse... 1800 € - 2500 €
PTcoders (http://www.ptcoders.com/?aff=297) (link cm o meu codigo de affil)
sinceramente tou mt contente com o serviço.. tenho o pacote basico1.20€ por mes, sem limites de trafego, 50mb de host, php, mysql, cpanel .. dps acho q gastei + 8€ para o dominio.. em relaçao ao suporte é muito rapido e eficiente :)
agarra numa máquina manhosa (leia-se barata) mete-a la' no cafe' ligada 'a net com uma ligação de 128k up e mete o site a correr la' em linux... E' a maneira mais barata... Se keres hostings gratuitos tás lixado... Senão tens de pagar... Como e' para um bar/café assim da territa e tal, não sei se eles tão mt dispostos a pagar 100 contos ou coisa do género para ter um site tirando os custos para o manter depois online (Leia-se dominio, alojamento, etc...)
virtualpraxis 23-05-2005, 12:00 Realmente... andei à procura de sites de alojamento gratuitos com php+mysql e sem banners/ads e não encontrei nada de jeito (os que encontrei só dava para conteudos em ingles). Tive dando uma vista de olhos no ptcoders.com e parece que é o melhorzinho em termos de preço/qualidade.
... no final acho vou propor aos tipos do cafe um orçamento de 500 euros + custos de alojamento (dominio 8 euros + mensalidade 1.20 euros).
... depois para as actualizações do site, vou cobrar uns 20 euros/hora.
Já agora... depois de eu registar o dominio eu devo-lhes dar o login e password ou isso fica só comigo?
...
Já agora... depois de eu registar o dominio eu devo-lhes dar o login e password ou isso fica só comigo?
Esta é uma das razões porque estas coisas normalmente são feitas por profissionais. "Tudo" tem um custo para além do aparente. Saber os tramitos legais, neste caso de propriedade, tambem faz parte do trabalho e tambem acaba por ser cobrado indirectamente ao cliente.
Esta é uma das razões porque estas coisas normalmente são feitas por profissionais. "Tudo" tem um custo para além do aparente. Saber os tramitos legais, neste caso de propriedade, tambem faz parte do trabalho e tambem acaba por ser cobrado indirectamente ao cliente.
Ora nem mais.
:)
Pessoal é assim uma colega minha pediu-me para lhe dar uma ajuda a por uma pagina que ela fez na net...
Ela pagou e criou um dominio nos dominiosPT se não me engano agora é assim ela tem o dominio mas tem que arranjar uma local para a pagina estar alojada ou este tipo de dominio dá tambem o espaço???
Muito obrigado pela atenção
eu adoro estes "hosts" sem limite de trafego...por essa analogia haviam por ai carros a ser vendidos com carregamentos ilimitados de gasolina..
É a tipica mentalidade de que querem mais, quando regra geral levam menos...
overselling e publicidade enganosa rulam...
Isso é dado...com isso tudo menos de 500 contos é trabalhar pro boneco. Mas tb depende da outra empresa e do que eles querem do site.
sim sim...generalizar dessa maneira uiii lol
agarra numa máquina manhosa (leia-se barata) mete-a la' no cafe' ligada 'a net com uma ligação de 128k up e mete o site a correr la' em linux... E' a maneira mais barata... Se keres hostings gratuitos tás lixado... Senão tens de pagar... Como e' para um bar/café assim da territa e tal, não sei se eles tão mt dispostos a pagar 100 contos ou coisa do género para ter um site tirando os custos para o manter depois online (Leia-se dominio, alojamento, etc...)
128kbps de conectividade e usar um "cybercafe" para "datacenter"....nice :joker:
que ideia brilhante lol
128kbps de conectividade e usar um "cybercafe" para "datacenter"....nice :joker:
que ideia brilhante lol
Qual foi a parte do café da terriola que não entendeste ? 128k vai ser um desperdicio para o numero de pessoas k vão ver a página...
Qual foi a parte do café da terriola que não entendeste ? 128k vai ser um desperdicio para o numero de pessoas k vão ver a página...
:joker: isso era suposto fortificar a tua opinião...
Epa não fales do que não sabes a sério...
edit: Já agora essa tua ideia morre logo na parte da ligação (nem vou falar de hardware, suporte, custos iniciais e legais para fazer isso)...mesmo com qualquer host de caca tens maior velocidade disponivel para não falar em conectividade entre outras coisas... (excepto naqueles que vendem contas a 1€ e acabam por meter largas centenas de contas nos servidores mas ai a conversa é outra)
que ideia brilhante lol...
...Epa não fales do que não sabes a sério...
Temos Guru.... E viva as ajudas facultativas e prestativas...
Sr. Mitnick, se não "nos" quiser ajudar, não precisa de responder... Obrigado.
Pessoal é assim uma colega minha pediu-me para lhe dar uma ajuda a por uma pagina que ela fez na net...
Ela pagou e criou um dominio nos dominiosPT se não me engano agora é assim ela tem o dominio mas tem que arranjar uma local para a pagina estar alojada ou este tipo de dominio dá tambem o espaço???
Muito obrigado pela atenção
Só compras alojamento se precisares de usar alguma tecnologia que os servidores gratuitos não disponibilizem, caso contrário, acho que todas as contas de acesso à internet te oferecem um pequeno espaço nos servidores deles. Sendo isso para um café na "terriola" (como alguém disse), usa esse espaço gratuito e põe como página de entrada uma página de frames (para que o endereço não mude inesperadamente), et voilá... Café a bombar na net por um custo anual de cerca de €10.00 (preço do domínio .COM)
agarra numa máquina manhosa (leia-se barata) mete-a la' no cafe' ligada 'a net com uma ligação de 128k up e mete o site a correr la' em linux
Resta é saber se o isp autoriza um cliente residencial fazer hosting.
Resta é saber se o isp autoriza um cliente residencial fazer hosting.
Se ele le-se os termos do contrato do isp tinha logo a resposta (negativa) e nem dizia aquilo
BraBro - temos génio, nota-se que tb percebe do que falas :-D (já agora isso de escrever com size small é para seres diferente dos outros?)
Se ele le-se os termos do contrato do isp tinha logo a resposta (negativa) e nem dizia aquilo
Hosting "caseiro"??... Tenho sim senhor, Apache/Php/MySQL... E quando digo caseiro, digo pessoal, porque não dá para muito mais com a ligação que tenho (que para todo o resto, chega)!...
BraBro - temos génio, nota-se que tb percebe do que falas :-D (já agora isso de escrever com size small é para seres diferente dos outros?)
"Size small" blablabla ?!?!??!! Mas afinal que é que isso tem a ver?!?!?!? Este forum é para uma comunidade se entre-ajudar ou para competir a ver quem é que sabe mais teoria?!?!
Eu não tenho pretensões a ser génio, mas que para uma resposta bastante simples vieste complicar...
Se tem domínio, que o re-direccione para um hosting gratuito do SAPO/ONINET/CABO/IOL/BlaBla, nem interessa qual, até porque um café não deve ter assim tantos conteúdos, nem sequer precisar de muita autonomia/automatismo assim... Caso o necessite, então aí a história é outra.
Obrigádux
Hosting "caseiro"??... Tenho sim senhor, Apache/Php/MySQL... E quando digo caseiro, digo pessoal, porque não dá para muito mais com a ligação que tenho (que para todo o resto, chega)!...
Atenção aos quotes que fazes. Não fui eu que disse aquilo.
De resto podes ter hosting caseiro, o ISP é que pode não autorizar isso e se lhe apetecer cancelar o contrato. Não serias o primeiro.
De resto podes ter hosting caseiro, o ISP é que pode não autorizar isso e se lhe apetecer cancelar o contrato. Não serias o primeiro.
nem o ultimo...
Eles nem montares um servidor de ftp deixam quanto mais andares a usar a ligação para alojamento.
BraBro - arranja uma conversa so para ti... Estás de certeza a quebrar o contracto que tens com o teu isp...boa e sugeres que um estabelecimento comercial faça o mesmo...aiiii :rolleyes:
Já agora o que é que hosting tem a ver com o Kevin Mitnick...troll...
...De resto podes ter hosting caseiro, o ISP é que pode não autorizar isso e se lhe apetecer cancelar o contrato. Não serias o primeiro...
Espera lá... Se tiveres uma empresa com mais do que uma instalação física, e quiseres trocar dados entre as duas (ou mais) instalações por meio de um Web Service (que esteja alojado na sede), não podes?!?!?!?! O ISP pode-te cortar o serviço?!?!?!?! Acho muito estranho que assim seja....
BraBro - arranja uma conversa so para ti... Estás de certeza a quebrar o contracto que tens com o teu isp...boa e sugeres que um estabelecimento comercial faça o mesmo...aiiii :rolleyes:
Já agora o que é que hosting tem a ver com o Kevin Mitnick...troll...
E o que é que hosting, ISP, e afins têm a ver com um site de orçamento pequeno para um CAFÉ?!?!?!?! Puto, isso apenas foi a sujestão de alguém que tentou ajudar dando uma das muitas soluções possiveis. Deste alguma?!?!?!
Obrigádux
"Newbie"?!?!?!?!? "Troll"?!?!?!?!? Hahahahaha... Isso isso.
"Oh pah!.. e tal, a malta nâ' explica, a gente né obrigada a saber... porque eu programo nisto e n'aquilo, e... Linux 4ever, open source rula, Win sucks, BlaBla"...
"Se há coisa que não pára de me surpreender, é a estupidez"
Marsupillami 23-05-2005, 19:23 O Rudzer tem razão, não tem muita lógica ter um computadorzito ligado à net com 128kbs, tendo em conta os preços do alojamento actual. Por 20€ / ano já se consegue qualquer coisa decente. Um computador a servir, deve gastar mais energia que isso, já para não falar na conta da Internet. Depois existe ainda amanutenção... não basta instalar o PHP e o MySQL, há que o manter actualizado e certificar-se que está a funcionar (não dá muito jeito ter que o reiniciar todos os dias). Depois existe a ligação, não é só a velocidade da ligação que interessa, mas sim a proximidade desta ligação aos backbones e assim, contenções, etc....
O Rudzer tem razão, não tem muita lógica ter um computadorzito ligado à net com 128kbs, tendo em conta os preços do alojamento actual. Por 20€ / ano já se consegue qualquer coisa decente. Um computador a servir, deve gastar mais energia que isso, já para não falar na conta da Internet. Depois existe ainda amanutenção... não basta instalar o PHP e o MySQL, há que o manter actualizado e certificar-se que está a funcionar (não dá muito jeito ter que o reiniciar todos os dias). Depois existe a ligação, não é só a velocidade da ligação que interessa, mas sim a proximidade desta ligação aos backbones e assim, contenções, etc....
Isso tudo é verdade. É claro que não compensa de maneira nenhuma ter um computador ligado à net por ADSL para ter apenas um site pequeno, mas daí a comparar a , e passo a citar:
"128kbps de conectividade e usar um "cybercafe" para "datacenter"....nice :joker: "
Ou até mesmo fazer remates do tipo...
"que ideia brilhante lol"
.... hummmmmm!!!... Há aqui uma pequena diferença.
Marsu - é um bocado obvio..aquele comentario foi mesmo pk tipo estar a induzir pessoas em erro ao falar sobre assuntos sobre os quais não sabem...
Já agora ainda acerca da ideia de ter o servidor no "cafezeco" para poupar 5€ por mês.
- O custo do servidor (mesmo que fosse um P100...)
- O setup e configuração inicial do servidor (tempo = dinheiro)
- Os custos de manutenção do servidor (julgam que ter um servidor é instalar o apache configurar o cpanel e voilá...lol updates de kernel, patches de segurança, security hardening..)
- Os custos de electricidade do servidor estar ligado 24h/7d
- o facto de o dito servidor estar a usar recursos e espaço no dito cybercafe, inves de usado para dar mais lucro e ser alugado para uso no café como os restantes pcs
- O facto de o contracto com o ISP estar a ser quebrado...
- O facto de 128kbps de upload não servirem para nada e ser na verdade ridiculo, já para não falar na conectividade...
- O suporte tecnico do servidor (e não estou a falar de trocar hardware)...se alguem está a pedir uma solução de webdesign a alguem e não sabe como ter um website sabe fazer a manutenção de um servidor?...lol
podia continuar nisto o resto do dia....isto tudo para poupar +5€ por mes...
BraBo - já percebes agora pk disse aquilo ou nem por isso...
aiii....
Marsu - é um bocado obvio..aquele comentario foi mesmo pk tipo estar a induzir pessoas em erro ao falar sobre assuntos sobre os quais não sabem...
Já agora ainda acerca da ideia de ter o servidor no "cafezeco" para poupar 5€ por mês.
- O custo do servidor (mesmo que fosse um P100...)
- O setup e configuração inicial do servidor (tempo = dinheiro)
- Os custos de manutenção do servidor (julgam que ter um servidor é instalar o apache configurar o cpanel e voilá...lol updates de kernel, patches de segurança, security hardening..)
- Os custos de electricidade do servidor estar ligado 24h/7d
- o facto de o dito servidor estar a usar recursos e espaço no dito cybercafe, inves de usado para dar mais lucro como alojamento.
- O facto de o contracto com o ISP estar a ser quebrado...
- O facto de 128kbps de upload não servirem para nada e ser na verdade ridiculo, já para não falar na conectividade...
- O suporte tecnico do servidor (e não estou a falar de trocar hardware)...se alguem está a pedir uma solução de webdesign a alguem e não sabe como ter um website sabe fazer a manutenção de um servidor?...lol
podia continuar nisto o resto do dia....isto tudo para poupar +5€ por mes...
BraBo - já percebes agora pk disse aquilo ou nem por isso...
aiii....
Tudo bem Rudzer... Mas isso tudo não invalida a possíbilidade de por exemplo, e como já escrevi uns posts atrás, de re-direccionar o domínio para um alojamento gratuito num ISP qualquer. Essa para mim será a melhor e mais acessivel monetáriamente para o tipo de site que o café poderá querer. Sinceramente, não estou a ver um café precisar de uma base de dados para poder suportar e manter a informação toda do mesmo.
De qualquer forma, estive a ler o "contracto" (unilateral) entre o meu ISP e a minha pessoa.... Não fala nada de hostings... A unica coisa que refere como actividade abusiva e referente aos dados de login do utilizador e adulteração das infrastruturas onde o ADSL vai funcionar. Logo, a ideia de uma empresa usar a linha ADSL para troca de dados entre vários postos não é totalmente descabida.
Agora imaginem o seguinte cenário. O café, ou bar, já tem um computador 24/7 ligado com ligação ADSL. Nesse computador, tem o software da caixa ("foi você que pediu?..."), e um software qualquer como o MediaPlayer a correr as músiquitas ambiente no "estaminé". Visto o Apache e o MySQL correrem como um serviço na máquina, e esta até nem é um P100 (Já vi serem vendidos P4 3.0 HyperThreading para correr o primavera), será que era assim tão descabido por um sitezito lá alojado, caso precise de algo mais (Scripting) ?!?!?!?!? (Não foi retorica, quero mesmo saber)...
EDIT: De facto tive agora a pensar, e seria muito estranho se um ISP qualquer tentasse fazer restrições desse tipo. Eles (e com eles não tou a dizer a Telepac, not...) foram pressionados a alargar as velocidades pela ANACOM ou a baixar os preços precisamente pelo fraco serviço que prestam. Só faltava agora dizer que a linha que nós temos em casa é apenas para aceder à WEB e que nem ao e-mail de outras contas que não as do ISP podemos aceder...
Quanto a Hostings caseiros, acho que eles já se protejem o sufeciente com os DROPS diários à linha e os REFRESHES aos IPs... Eu não vejo grandes falhas de segurança acrescidos às ligações que não recorrem ao DSL. Não se esqueçam que para alguem tentar entrar no computador de alguem a muito baixo nível não precisa de uma ligação à velocidade da luz, e para sacar "coisas" do computador atacado, bem.... 128Kbs não é o mesmo que uma RDIS usando as duas linhas, que por acaso até tem IP fixo?!?!?!??!
Acho que sim, pelas razões indicadas acima, continuo a dizer que um pacote de alojamento minimo na casa dos 5€ iria fazer melhor serviço (se o host for decente claro há por ai muito lixo) e sair mais economico.
So o custo do setup não vale a pena, alem do mais ter o apache em background num pc com windows num cibercafe tem "problemas" escritos em todo o lado..
Mas por exemplo mesmo partindo do problema que não existem os problemas da ligação (e não estou a falar apenas da velocidade da ligação mas peering,etc..), da electricidade e do hardware e que o dito cafe tinha um servidor dedicado para alojar o seu site.
Imaginemos que a pessoal responsavel pelo setup e manutenção do servidor leva um valor simbolico para fazer a instalação e manutenção (ver o servidor uma vez por mes não serve) do mesmo (10€/hora), logo ai vai pelo ar a ideia de enconomia...
A ideia não tem pes nem cabeça dai ter feito aquele comentario inicial como já disse.
Edit: Reparei agora na sugestão de usar o servidor para redirect apenas, é bem mais viável que o resto, mas tendo em conta que estamos a falar LITERALMENTE de trocos não vale a pena ;)
Sem falar que estaria limitado pelas features do freehost (e tipo mesmo ter um mail admin.cafe.manel.em.alverca@sapo.pt é um bocado mehh)
So o custo do setup não vale a pena, alem do mais ter o apache em background num pc com windows num cibercafe tem "problemas" escritos em todo o lado..
Mas por exemplo mesmo partindo do problema que não existem os problemas da ligação (e não estou a falar apenas da velocidade da ligação mas peering,etc..), da electricidade e do hardware e que o dito cafe tinha um servidor dedicado para alojar o seu site.
Imaginemos que a pessoal responsavel pelo setup e manutenção do servidor leva um valor simbolico para fazer a instalação e manutenção (ver o servidor uma vez por mes não serve) do mesmo (10€/hora), logo ai vai pelo ar a ideia de enconomia...
A ideia não tem pes nem cabeça dai ter feito aquele comentario inicial como já disse.
Edit: Reparei agora na sugestão de usar o servidor para redirect apenas, é bem mais viável que o resto, mas tendo em conta que estamos a falar LITERALMENTE de trocos não vale a pena ;)
Sem falar que estaria limitado pelas features do freehost (e tipo mesmo ter um mail admin.cafe.manel.em.alverca@sapo.pt é um bocado mehh)
É claro que isso tudo é verdade. Mas um café se tiver um site com apenas JPEGs, CSSs e HTMLeis, não vai precisar assim de tanta manutenção, nem vai precisar de grande largura de banda para o ter. Por outro lado, sendo um site estático, pode ser mantido por um installer de cada vez que a máquina vá ao ar. O conteúdo do mesmo vai ser igual quer agora, quer daqui a um ano...
Se tivessemos a falar de uma loja de roupa, sapataria, loja de informática, BlaBla... Aí o caso era bem diferente que o conteúdo do site é provavel estar sempre a alterar, sendo até preciso o desenvolvimento de uma pequena aplicação web para o manter. E aí, é claro que um alojamento pago sería bem melhor.
Se qualquer forma, tenho um site no ar faz agora uns 2 anos, 2 e meio, e na altura, o alojamento mais decente que encontrei, foi por €5 mês (€60 ano) + domínio... Tenho algumas reservas quanto a alojamentos por €1 mês.
Marsupillami 23-05-2005, 21:21 Para isso então usa lá a tl estratégia de alojares no SAPO e redireccionares o dominio para lá. Existem mesmo dominios que já incluem gestão de caixas de email e assim, resolvendo assim qualquer problema.
(tu queres à força toda usar esse computador :P )
Como é que pensas fazer quanto ao IP? Para alojamento de páginas, convém possuir um IP fixo, senão de cada vez que renova tens de ter o programita a sincronizar o novo IP... mais momentos de downtime.
Que ISP português tem isso contratualizado?
Conheces algum caso?
Assim de repente estou a lembrar de contratos que explicitam que alojamento de Páginas é uma das vantagens.
Que ISP português tem isso contratualizado?
Conheces algum caso?
Assim de repente estou a lembrar de contratos que explicitam que alojamento de Páginas é uma das vantagens.
Nenhum tem explicitado o alojamento de páginas COM A PROPRIA ligação como vantagem...
Nenhum tem explicitado o alojamento de páginas COM A PROPRIA ligação como vantagem...
Por acaso até têm...
Por acaso até têm...
:-D sim sim o que mais se ve ai é anuncios do sapo a indicar como vantagens "aloja o teu site com a tua ligação"...
a confusão que vai nessa cabeça lol (algo me diz que andas a confundir vários produtos para mercados diferentes...lol)
a confusão que vai nessa cabeça lol (algo me diz que andas a confundir vários produtos para mercados diferentes...lol)
Confunde-te ou deixa de te confundir o que quiseres, da forma que te der mais prazer.
StormhawK 24-05-2005, 03:39 @ Thread:
A partir do momento em que pagar entre 1€ (meia dúzia de mb storage/transfer) a 5€ (alguns Gb storage / muitos Gb transfer) pelo alojamento do site é problema, todo o projecto é para esquecer.
Eu já trabalhei num sítio onde tinham a rede ligada pela netcabo (speed pro) e havia lá uma box linux e outra win2000 a fazerem de webserver externo (sim, era uma trapalhice pegada).
Consequentemente o meu conselho é mesmo pagar as duas ou três moeditas e ter um hosting decente. Tem várias vantagens:
- capacidade
- funcionalidade
- assistência técnica
- imagem
@ Rudzer:
Porquê uma reacção tão exacerbada ao comentário do tafinho? O homem até se costuma informar antes de mandar as bojardas.
@ Brabo:
Faz um favor a toda a gente e tira o size=1, que já começa a fazer dores de cabeça e carregar em ctrl+ sempre que aparece um post teu também é chato, ok?
Para isso então usa lá a tl estratégia de alojares no SAPO e redireccionares o dominio para lá. Existem mesmo dominios que já incluem gestão de caixas de email e assim, resolvendo assim qualquer problema.
(tu queres à força toda usar esse computador :P )
Como é que pensas fazer quanto ao IP? Para alojamento de páginas, convém possuir um IP fixo, senão de cada vez que renova tens de ter o programita a sincronizar o novo IP... mais momentos de downtime.
Quem?!?!?! Eu?!?!?!? Eu nem acho que é a melhor ideia. Eu acho que re-direccionamento é a mais viavel para o tipo de site que se pretende. Quem deu a ideia do computador foi alguém há alguns posts atrás, mas como a deitaram por terra só por ser diferente.... Apenas disse que tenho uma solução parecida em casa, para testes, e não me dá problemas nenhuns...
EDIT: Size=2
EDIT2: God_Lx (member.php?u=5092) no post #19
StormhawK - comentario à campeão leva resposta à campeão lol
Lostctrl 24-05-2005, 12:11 Rudzer, não há necessidade de tanta agressividade, (isto é suposto ser uma thread pacífica e ainda por cima sendo tu do alentejo e tal, mais pacífica ainda ;) sem ofensa...), um gajo depois de levar tanta gaitada até se corta de meter aqui um post...
Em relação ao hosting, não vejo pq um isp irá implicar visto q não o afecta de forma alguma e tive a ler o meu contrato sobre isso e nenhuma referencia em relação a essa questão, o ISP implicará de certeza absoluta é no caso de teres um SMTP server, o que é proíbido, por questões de segurança.
Epa não fales do que não sabes a sério...
Eu sou Administrador de Sistemas, lido com coisas destas (Numa escala bem superior) todos os dias, tu nem sequer sei o que fazes...
Quanto ao resto, well, eu dei a minha opinião, o Marsu realmente mostrou k n valia a pena devido ao preço, de resto não tenho mais a dizer :)
Eu sou Administrador de Sistemas, lido com coisas destas (Numa escala bem superior) todos os dias, tu nem sequer sei o que fazes...
Quanto ao resto, well, eu dei a minha opinião, o Marsu realmente mostrou k n valia a pena devido ao preço, de resto não tenho mais a dizer :)
nota-se bem, foste tu que deste a sugestão mais ridicula desta thread (se não percebes pk ve o meu post na pagina anterior..) mas tasse "Administrador de Sistemas" :rolleyes:
nota-se bem, foste tu que deste a sugestão mais ridicula desta thread (se não percebes pk ve o meu post na pagina anterior..) mas tasse "Administrador de Sistemas" :rolleyes:
Bem, um já disse que era administrador de sistemas, tens de reconhecer que alguma credibilidade isso tem. E tu?!?!?! Que fazes???? Qual é o teu background???? Em que é que tu "mexes", e a que nível é que o fazes?!?!?!?
Isto é pura curiosidade, não estou à procura de problemas...
Como deves imaginar não tenho problemas de disponibilidade de máquinas nem de custos de ligação... De resto gostava de saber quantas pessoas em Portugal trabalha com s390's todos os dias, quanto mais aqui do forum... Existem muitas pessoas conhecedoras como o Trystam e outros mas esses foram inteligentes e ficaram calados, sabes porque ? Quem sabe do k faz não monta servirdorzecos para cafés...
EDIT: Não estou com isto a dizer k os que falaram são menos conhecedores atenção :)
@ todos (para mim também), relaxem, ponham aquele musica de "chill out" a tocar que eu sei que têm ai no meio dos vossos mp3's :) , bebam uma ou duas "margueritas" :P e ponham os pés em cima do vosso "poisa-pés" preferido.
@ BraBo, é bom ver os teus posts com tamanho de letra "normal". :)
ps: não tens que meter a tag de tamanho de letra, basta-te que não metas tag nenhuma para que o tamanho apareça "normal".
Nice post NoMercy ;) Cyas later...
@ BraBo, é bom ver os teus posts com tamanho de letra "normal". :)
ps: não tens que meter a tag de tamanho de letra, basta-te que não metas tag nenhuma para que o tamanho apareça "normal".
Foi apenas para dar enfase...
Cheers mate.
Um site pode custar 100 euro e ser caro e custar 1000 e ser barato ...
Como diz a cantiga nem 8 nem 80
Vejam por vós um site barato mas caro
blogtok.com
há imensa concorrência, desde empresas até putos que fazem sites
1) um site normal é baratucho, não compensa, 10 euritos
2) um site cross-browser já é mais uns euritos (uns 20 euritos), continua sem compensar
3) um site cross-browser com algum conteúdo dinâmico de acesso a BD, 50 euritos, também não compensa
4) um site todo folclórico, digo de Flash, que seja cross-browser já custa uns 100 e tal euritos, não compensa
Para mim estas 4 situações não compensa, a não ser que um gajo arranje um contrato (tipo negócio da china) com uma empresa noob em informática...
5) um site duo internet/intranet dedicado ao negócio da empresa, com acessos a BD, cross-browser é capaz de custar uns 500/1000 euros, ou mais, dependendo da complexidade. Aqui acho que já compensa.
corrijam-me se estiver errado
Estes preços vieram de onde?!?!?
Marsupillami 18-10-2005, 13:49 Estes preços vieram de onde?!?!?
Ali da feira da Vandoma certamente. (sem ofensa) E gostei especialmente da parte de um site com conteúdo dinâmico custar 50€ e não compensar :lol:
Quanto ao 5º ... nem em contos custaria isso.
Se eu trabalhasse a 50€/site estava bem arranjado estava. Nem uma instalação de um CMS (tipo Joomla e assim) custa isso, quanto mais a criação de um site.
Estes preços vieram de onde?!?!?
oh pah, consulta os jornais, os fóruns, a usenet, e etc...
a oferta é muito variada e extensa
qualquer puto faz um site
mas nem qualquer um faz um site "duo" cross-browser
mas nem qualquer um faz um site "duo" cross-browser Hummmm... Internet/Intranet, cross-browser?!?!?!?
Internet/Intranet -> Edita o hosts
cross-browser -> getElementById();
Eu nem sei bem do que estás a falar, mas prontos, lá se foram mais €0.02...
PS: nem que um site retornasse apenas texto simples ele custaría isso... Já viste algum desses "site normal é baratucho, não compensa, 10 euritos" ou dos "um site todo folclórico, digo de Flash, que seja cross-browser já custa uns 100 e tal euritos"???? Post'a aí, sff.
===============
===============
pah, procura sites que tenham áreas reservadas de acesso no âmbito do negócio, help-desk, etc...
==============
==============
ahah se fosse assim tão simples...
=========
PS: nem que um site retornasse apenas texto simples ele custaría isso... Já viste algum desses "site normal é baratucho, não compensa, 10 euritos" ou dos "um site todo folclórico, digo de Flash, que seja cross-browser já custa uns 100 e tal euritos"???? Post'a aí, sff.[/QUOTE]
=========
pah, se encontrares uma empresa noob em informática, se conseguires um negócio da china desses. Bom para ti. Felicidades
Mas agora não venhas negar o facto de qualquer puto hoje em dia faz um site. A minha mulher é professora do secundário (10, 11º e 12º) em informática, e os putos fazem sites bem jeitosos em dreamweaver e frontpage...
===============
===============
pah, procura sites que tenham áreas reservadas de acesso no âmbito do negócio, help-desk, etc...
Intranet é uma rede de computadores privativa que utiliza as mesmas tecnologias que são utilizadas na Internet. O protololo de transmissão de dados de uma intranet é o TCP/IP e sobre ele podemos encontrar varios tipos de serviços de rede comuns na Internet, como por exemplo o e-mail, chat, grupo de notícias, HTTP, FTP entre outros. Foi nesta optica que te disse isso do hosts. Editas o hosts para que os computadores "apontem" para dentro da rede... Isto partindo do principio que áreas reservadas/help-desk/etc são via web...
==============
==============
ahah se fosse assim tão simples...
Não precisas de ir por "document.layers['ArrayDeLayers']" ou "document.forms['ArrayDeForms']" ou ainda "document.images['ArrayDeImagens']" para conseguires chegar a uma elemento dentro da página... usas o "document.getElementById('objecto')" e chegas lá. Esta função funciona quer em Mozilla ou IE, se estiveres a falar de outro...
=========
PS: nem que um site retornasse apenas texto simples ele custaría isso... Já viste algum desses "site normal é baratucho, não compensa, 10 euritos" ou dos "um site todo folclórico, digo de Flash, que seja cross-browser já custa uns 100 e tal euritos"???? Post'a aí, sff.
=========
pah, se encontrares uma empresa noob em informática, se conseguires um negócio da china desses. Bom para ti. Felicidades
Mas agora não venhas negar o facto de qualquer puto hoje em dia faz um site. A minha mulher é professora do secundário (10, 11º e 12º) em informática, e os putos fazem sites bem jeitosos em dreamweaver e frontpage...
Já vi aplicações web a custar mais de 50.000 contos, e já vi sites feitos por pessoas do 10º/11º/12º... Não duvides que esses "sites bem jeitosos em dreamweaver e frontpage" que tu viste, apesar de feitos pelos alunos, têm muito HTML/CSS/JavaScript de outros sites.... Eu já fui iniciado na informática, e usei código de "outras fontes" que nem ao certo sabia o que fazia, acho que todos que já fizeram ou fazem sites já o fez!..
Quando dizes "jeitosos", falas da parte visivel... Para a parte invisivel, já é preciso outras capacidades que provavelmente não são tão faceis de adquirir... Um site é um sitio na net, não é só acedido via browser.... Essa parte que estás a falar pode ser muito mais complexa do que o utilizador pensa... Daqui a pouco vais dizer que o tempo que um engenheiro passa a tirar um curso (4/5 anos) é inutil pois até um puto do 11º consegue fazer o mesmo trabalho...
Penso que uma webpage não se fica pela site... Manutenção, actualização... não? Tudo depende para o que se quer. se fore para chapar informação na internet o freewebs chega. tenho o pai duma maiga que me perguntou qt custa fazer o site pa ter umas fotos e o contacto k é pa dizer que tem site e bla bla bla, eu disse que podia por no freewebs e em 2 horas a minha amiga la fez akilo e está uma coisa engraçada. Tudo depende da funcionalidadee da dinamica que se quer. agora claro tambem tou paki a falar sem percebo nada de preços. mas sites por 50 € nao me parecem ficar lá mt boa coisa pa um negócio. digo eu
mas nem qualquer um faz um site "duo" cross-browser
Por causa de iludidos como tu é que o mercado de webdesign está como está... pessoal a querer trabalho de borla.
Mas desde quando trabalho criativo, com programção em base de dados e linguagens dinâmicas (sim, a sabedoria paga-se) custa 50 euros? Epá, se souberes de um "puto" que faça um site com pés e cabeça, dinâmico e com um bom design, avisa... posso estar interessado em fazer revenda!
Vai a uma empresa e informa-te do custo real de um site, pensado, bem desenhado, bem programado...
Dependente do cliente, do tempo que leva e da complexidade do design, posso-te dizer que calculo o preço de um site (estou a falar unicamente a nível de design e não programação) à hora, como disse depende do cliente (temos de ajustar o preço também a cada caso) mas posso levar 250 - 400 euros, depende como disse.
Lostctrl 19-10-2005, 10:15 Cada um leva o preço que quiser, até de borla, como estratégia de agarrar o cliente, mas não é isso que está em causa, a realidade é esta:
- trabalho de qualidade paga-se, porque tão cedo deverá não dar problemas, e se os houver serão seguramente resolvidos.
- Se adquirirmos os serviços dos "habilidosos" do 11º e 12º ano, no momento em que houver problemas o mais certo é ficarmos agarrados, porque não há conhecimento para mais.
Resumindo, cada um colhe o que semeia....
Com a crise o men vai ao blogspot e tá novo.:x2:
... posso-te dizer que calculo o preço de um site ... à hora, como disse depende do cliente ... mas posso levar 250 - 400 euros, depende como disse.
Credo!... És carito:016:!...
Lostctrl 19-10-2005, 11:49 Credo!... És carito:016:!...
Aquele preço não é à hora :P
Credo!... És carito:016:!...
Caro? Como sabes? Nem te disse o preço que levava à hora. Também varia, depende do que se pede, óbvio... e para quem é.
Caro? Como sabes? Nem te disse o preço que levava à hora. Também varia, depende do que se pede, óbvio... e para quem é.
Esquece, não percebeste...
Pois, fazes desconto para o caganamata por exemplo, né? :D :D :D
O problema é que os 'sites jeitosos feitos por esses alunos do 10º/11º/12º' muitas vezes copiam código e imagens de outros sites/donos, o que pode vir a originar problemas. A originalidade paga-se bem cara. E aínda existe outra perspectiva, se forem a uma empresa de webdesign profissional eles têm uma parte de design com pessoal formado em design e uma parte específica para a programação em si. É muito raro ter um (bom) programador que perceba de design e vice-versa. Se forem sites empresariais pior ainda, tem de se jogar com as cores da empresa, etc, etc.
Se forem sites empresariais pior ainda, tem de se jogar com as cores da empresa, etc, etc.
Para não falar em integrações com software que a empresa use (ex. Soft. de Gestão)...
Esquece, não percebeste...
Ahhh... estavas a gozar com o je... :| (Aviso-te já que put@ aqui só há uma... o caganamata e mais nenhuma! :D).
nothing, é que é isso mesmo. :) Eu não tenho assim tanta experiência no ramo, até porque o meu objectivo é ser engenheiro e acabar o curso e não webdesigner, no entanto "vivo" com essa realidade todos os dias no cgartdomain assim como tenho muitos amigos dentro do sector. Também já comecei a fazer umas cenas em freelancer há uns tempos.
Se o pessoal soubesse o preço que deve ter custado o novo site da TMN... até se passavam. Por certo mais que um carro bom. :cool: Por exemplo sei quanto custou ao Zoo o novo site deles (que está tão bem programado que nem abre no Firefox, por isso é que agora tem um Splash Screen a avisar disso mesmo, só funciona em iE). Conhece quem trabalhe nessa empresa e posso-vos dizer que o site ficou para aí num preço de um VW Golf! :004:
O da TMN também é tão bom que continua a não abrir em condições no FF. Eu desconfio é que eles só mudaram as cores. :D
Tuaregue 02-11-2006, 16:02 Uns senhores que levam muito dinheiro são os da Seara, posso dizer que as ideias para um Layout assim como as cores foram todas do cliente, eles (Seara) só tiveram de passar para o computador as ideias que já estavam no papel, a página é só puro html sem php's e afins, cheio de tabelas coisa que não se deve utilizar no layout das páginas, e o preço foi por volta dos 2500€.
Exemplo:
1. Licenciado em Informática, Certified Microsoft Programmer (MCP), 2 anos de experiência em consultora de sistemas de informação, em clientes de risco moderado/alto (banca, seguradoras).
Preço A.
2. Frequenta curso de Informática (2º ano)
Preço B.
----------------------------
A > B
este topico é uma comédia ... de 4 páginas, 4 ou 5 posts é que se aproveita.. LoOL!
CrazyBomber 06-11-2006, 13:11 este topico é uma comédia ... de 4 páginas, 4 ou 5 posts é que se aproveita.. LoOL!
Ilumina-nos, então :)
Já agora, gostava de saber como vai o mercado :P
Percebes-te mal o meu comentário.. Eu não sei mais que voçes! Mas a verdade e qualquer pessoa vê isso, é que a discusão do alojamento não tem mt logica..
A partir do momento em que mete base de dados e php entra-se no ambito da programação...
Pessoalmente e para o que é eu convencia-o antes a fazer uma coisa bonitinha em html / javascript / flash e mantinhas um preço convidativo para alterações
Tipo 200-300€ pelo site e facturavas as alterações à hora (10-20€ hora)
Um bom argumento para isso é precisamente o gajo poupar no alojamento.
Se o gajo insistir mesmo no php e nessa treta toda é pa eu por menos de 1000-1500€ nem olhava para o projecto :P
Viva!
Esta questão é complexa e não se pode jogar batatas ao ar e dizer "ok, este vai ser o meu preço, porque aquele diz que leva tanto". Cada caso é um caso, e muitas vezes há que ter em atenção outros factores.
1 - As empresas que querem um site tem orçamento previsto para a rubrica web development e de quano o seu negócio depende da web? Falou-se aqui do valor do site da TMN, bom, grande parte da estratégia da TMN passa por ter um site com uma série de serviços disponiveis, logo o valor dedicado a tal deverá ser razoavél...
2 - Qual a sua estratégia de mercado face à concorrencia? Agressiva? Passiva? Moderada?
3 - O que esperam obter de um site? Visibilidade? Efectuar operações de e-business? Criar uma imagem de inovação da marca junto dos seus clientes e potenciais consumidores?
4 - O seu negócio depende UNICAMENTE da web, ou tem espaço fisico?
5 - Há potenciais mercados envolventes que se podem tornar uma oportunidade para a empresa pelo facto de essa possuir um site web e dessa forma aumentarem a sua receita anual?
6 - Até que ponto a empresa de organizou internamente, por forma a trabalhar sabendo que tem ali uma nova "montra" de produtos e que podera ter potenciais clientes que desejam respostas às suas duvidas? (sim, sei de muitas empresas que tem sites bonitos cheios de match tecnológico e não respondem aos emails, muitas delas nem sabendo bem o endereço de email quado questionadas sobre isso "Olhe leve aqui o cartão e ligue que é mais fácil")
Como ves é necessário estudar bem o cliente antes de avançar com valores a apresentar.
No teu caso concreto percebo a dificuldade visto ser um tipo de negócio que "não vive" da internet nem ter grandes ambições de poder vir a ter, por isso o valor que eventualmente possam estar dispostos a dedicar ao site não deva ser muito elevado.
Em relação ao alojamento o meu conselho é deixares isso por conta de quem sabe, ou seja empresas que se dedicam exclusivamente a tal.
Perigos em ter um hosting caseiro:
1 - Vulnerabilidade
2 - Se falta a a luz o site da off
3- Se a maquina encrava o site esté off e levas com telefonemas desagradaveis
4 - O tempo que levas a preparar a máquina para alojares o site
5 - As empresas que se dedicam a hosting tem sistemas de geradores eléctricos caso a luz falte, sistemas anti fogo e controlo de temperaturas nos "bunkers" onde as maquinas se encontram, bem como staff que só se dedica essas tarefas e à optimização da rede.
Há também outras questões como se por ex: diversas pessoas estarem a aceder ao site ao mesmo tempo o site fica lento, mas neste teu caso isso não se deve por...
Espero ter ajudado com o meu contributo.
jc
Viva!
Esta questão é complexa e não se pode jogar batatas ao ar e dizer "ok, este vai ser o meu preço, porque aquele diz que leva tanto". Cada caso é um caso, e muitas vezes há que ter em atenção outros factores.
1 - As empresas que querem um site tem orçamento previsto para a rubrica web development e de quano o seu negócio depende da web? Falou-se aqui do valor do site da TMN, bom, grande parte da estratégia da TMN passa por ter um site com uma série de serviços disponiveis, logo o valor dedicado a tal deverá ser razoavél...
2 - Qual a sua estratégia de mercado face à concorrencia? Agressiva? Passiva? Moderada?
3 - O que esperam obter de um site? Visibilidade? Efectuar operações de e-business? Criar uma imagem de inovação da marca junto dos seus clientes e potenciais consumidores?
4 - O seu negócio depende UNICAMENTE da web, ou tem espaço fisico?
5 - Há potenciais mercados envolventes que se podem tornar uma oportunidade para a empresa pelo facto de essa possuir um site web e dessa forma aumentarem a sua receita anual?
6 - Até que ponto a empresa de organizou internamente, por forma a trabalhar sabendo que tem ali uma nova "montra" de produtos e que podera ter potenciais clientes que desejam respostas às suas duvidas? (sim, sei de muitas empresas que tem sites bonitos cheios de match tecnológico e não respondem aos emails, muitas delas nem sabendo bem o endereço de email quado questionadas sobre isso "Olhe leve aqui o cartão e ligue que é mais fácil")
Como ves é necessário estudar bem o cliente antes de avançar com valores a apresentar.
No teu caso concreto percebo a dificuldade visto ser um tipo de negócio que "não vive" da internet nem ter grandes ambições de poder vir a ter, por isso o valor que eventualmente possam estar dispostos a dedicar ao site não deva ser muito elevado.
Em relação ao alojamento o meu conselho é deixares isso por conta de quem sabe, ou seja empresas que se dedicam exclusivamente a tal.
Perigos em ter um hosting caseiro:
1 - Vulnerabilidade
2 - Se falta a a luz o site da off
3- Se a maquina encrava o site esté off e levas com telefonemas desagradaveis
4 - O tempo que levas a preparar a máquina para alojares o site
5 - As empresas que se dedicam a hosting tem sistemas de geradores eléctricos caso a luz falte, sistemas anti fogo e controlo de temperaturas nos "bunkers" onde as maquinas se encontram, bem como staff que só se dedica essas tarefas e à optimização da rede.
Há também outras questões como se por ex: diversas pessoas estarem a aceder ao site ao mesmo tempo o site fica lento, mas neste teu caso isso não se deve por...
Espero ter ajudado com o meu contributo.
jc
Grande post :)
Subscrevo tudo o que disseste :)
SpeedDragon 14-01-2007, 21:30 Desculpem reavivar este tópico, mas tou com algumas dúvidas. Uma pessoa conhecida, pediu para fazer um site para uma empresa, no qual queriam adicionar os produtos, meter imagens, ou seja actualizarem eles mesmo. Para o sistema tem que ser PHP + Mysql, no qual eles ja tem isso tudo já comprado só falta a página. Dado que a página envolverá algum trabalho (muito código e pouco design) quanto acham que deverei pedir ? 650€ ?
Já agora queria que fizessem uma avaliação a esta página (apesar de não estar 100% acabada) que fiz a pouco tempo para ter uma ideia dos preços que darám por ela para projectos futuros. (Link (http://www.lusoplay.com/))
CrazyBomber 14-01-2007, 21:42 Sei de sites desse tipo que custaram 5000€!
Mas isso foi a grandes empresas com muita experiência e provas dadas, claro.
Sinceramente, acho que 650€ está bom :)
Quanto à página da Lusoplay, acho que está muito boa. Simples, mas com um design elegante e fácil de navegar.
Repara que eu não sou nenhum crítico nem programador de créditos firmados... sou apenas um estudante, mas é a minha opinião... e vale o que vale :x2:
Sweetdark 16-01-2007, 05:32 Na minha opinião isso são coisas que um web designer deve acolher. Se o cliente quiser forçosamente login e password, então deves forneçer, mas evita!!!
nota: já tive alguns dissabores com essas experiência!!!
sh3r3d3r 16-02-2007, 20:34 boas pessoal.
a minha questão é relativa ao titulo do tópico. Pediram-me um site para uma empresa. Tenho um tipo que me trata do design(imagem e seu tratamento), eu estruturo o site em flash e php e trato da disposição dos elementos. É um site com bastante interactividade e com bastante conteudo, nomeadamente na area de consulta de produtos. Gostaria de ter uma ideia +/- de quanto cobrar, sem esquecer que o dono da empresa é meu colega (não quero "espetar muito a unha") :D
Desde já obrigado a que me possa responder
mAiN_iNfEcTiOn 23-02-2007, 12:53 sh3r3d3r, desculpa lá dizer isto mas, AMIGOS AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE...
Se tu tiveres que comer, duvido que seja o teu amigo que te vá dar o dinheiro para tal... (ahm, isto é o chamado diálogo em BRUTE FORCE :-D )
Eu acho que a melhor coisinha a fazer é mesmo definires um preço à hora (independentemente das horas que vais trabalhar naquilo E SE VAIS FAZER ACTUALIZAÇÕES OU NÃO).
Assim, o preço de 1 site continuará sempre a variar, consoante o tipo de pedido e tempo dispendido... Claro que aqui a questão é se vais definir um preço p/hora razoável ou não...
Por fim, esse equilíbrio do preço p/ hora vai variar consoante a experiência (e nao estou a dizer PORTFOLIO ou coisas do género... Eu já fiz muitos sites que não estão online e que, como nao tinham uso, eliminei-os).
Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.
Sou estudante e tenho uma colega minha que está no seu ano final da pap e pretende que eu realize um web site com vendas on-line mas nada de pagamentos, o cliente tem um carrinho de compras e quando finaliza a compra é enviado um email á loja com o contacto do cliente e os produtos.
Como vocês sabem, não é muito díficil isso, mas um site on-line em que guarda dados de clientes é necessário por lei a protecção de dados através de SSL.
Ora, desgin(sem logotipo) + php + sql + alojamento(19Euros Ano + dominio incluido) e segurança, tinha pensado em 376€...
Mas..... pelo que li nos vossos post's, temos que nos adaptar ao cliente em questão, ela é uma rapariga com 20 anos, não trabalha portanto acho que vai achar 376 € rídiculo, estou a pensar em 240.€..
O que dizem??
Abraços
blindview 23-02-2007, 15:26 Em que é que te baseaste para chegar a esses valores?
Efectuar um orçamento não é simplesmente disparar um valor para o ar e esperar que não caia em cima da nossa cabeça...
Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.
Sou estudante e tenho uma colega minha que está no seu ano final da pap e pretende que eu realize um web site com vendas on-line mas nada de pagamentos, o cliente tem um carrinho de compras e quando finaliza a compra é enviado um email á loja com o contacto do cliente e os produtos.
Como vocês sabem, não é muito díficil isso, mas um site on-line em que guarda dados de clientes é necessário por lei a protecção de dados através de SSL.
Ora, desgin(sem logotipo) + php + sql + alojamento(19Euros Ano + dominio incluido) e segurança, tinha pensado em 376€...
Mas..... pelo que li nos vossos post's, temos que nos adaptar ao cliente em questão, ela é uma rapariga com 20 anos, não trabalha portanto acho que vai achar 376 € rídiculo, estou a pensar em 240.€..
O que dizem??
Abraços
Apenas dados considerados sensiveis. Fala com a CNPD e informa-te quais os dados considerados sensiveis. O tratamento de dados na Internet é diferente do tratamento de dados noutras situações.
Uma loja online serr algo fácil de fazer, tem muito que se lhe diga! Se introduzires para além do carrinho de compras e do catálogo de produtos, um sistema de promoções decentes, gestão da página, etc... tens de pensar em dobro ( para ser simpático.) porque a página não é apenas mostrar produtos e adicionar os podutos a um carrinhod e compras, tens de ter um backoffice por detrás que faça a gestão dos produtos, etc...
Se pretendes mostar estado de stock, promoções, variação de preço, etc... tens de pensar no resto dos motores que tens de ter em funcionamento ... vais chegar á conclusão que afinal uma loja online não é assim tão linear!
240€ por esse trabalho, no meu tempo de programador era o que eu cobrava por um módulo de promoções numa loja online ...
Uma loja online com o minimo de decência nunca pode custar menos de 2500€, mas lá está! depende do que vai ser a loja, do cliente, etc...
sh3r3d3r 23-02-2007, 16:54 sh3r3d3r, desculpa lá dizer isto mas, AMIGOS AMIGOS, NEGÓCIOS À PARTE...
Se tu tiveres que comer, duvido que seja o teu amigo que te vá dar o dinheiro para tal... (ahm, isto é o chamado diálogo em BRUTE FORCE :-D )
Eu acho que a melhor coisinha a fazer é mesmo definires um preço à hora (independentemente das horas que vais trabalhar naquilo E SE VAIS FAZER ACTUALIZAÇÕES OU NÃO).
Assim, o preço de 1 site continuará sempre a variar, consoante o tipo de pedido e tempo dispendido... Claro que aqui a questão é se vais definir um preço p/hora razoável ou não...
Por fim, esse equilíbrio do preço p/ hora vai variar consoante a experiência (e nao estou a dizer PORTFOLIO ou coisas do género... Eu já fiz muitos sites que não estão online e que, como nao tinham uso, eliminei-os).
huum, nice. Obrigadão pela resposta. Acho que é mesmo isso que vou fazer.
cya
Viva,
Fazes um preço/hora e depois multiplicas pelo tipo de utilização e que o site vai ter.
Imagina.
Levas 20€/hora
Trabalhas 50 fica por 1.000€
Este é o valor base.
Depois metes "uma parte" da utilização que o site vai ter.
Imagina.
O site vai ter 1000 visitas por mês. Não levas mais nada.
O site vai ter 30.000 visitas acrescentas ao valor mais 5%
O site vai ter 300.000 visitas acrescentas ao valor 30%
O site vai ter 10.000.000 acrescentas 50% ao valor
É claro que isto são valores meramente indicativos. e podem variar consoante o nivel de programação.
Eu ja vi empresas a levarem 3.000 euros pela instalação do oscommerce... É um exagero de todo o tamanho...
Agora se és tu a desenvolver o projecto e tens bons conhecimentos de programação não leves barato. Aumenta aos valor acima... As empresas estao a ficar cheias de pagar pouco e de sair borrada....
Falo com programadores que levam 50$/hora e trabalho nao lhes falta....
A minha opinião....
Saudações
mAiN_iNfEcTiOn 23-02-2007, 20:38 Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.
O que dizem??
Abraços
Ola desculpa la, mas ... Lá por ser para ela fazer uma PAP, nao significa que nao tenhas trabalho :P.
Eu fiz uma PAP bem pior (software de gestão à medida) e acredita que deu MUITO MUITO trabalho, já para nao falar que colegas meus fizeram sites assim e... digamos que suaram muito e os trabalhos deles (por serem PAPs, logo propriedade da escola :P) foram vendidos a entidades e o guito ficou para a escola...
Além disso, eu penso que uma loja online de 240 €, ou ja tens praticamente tudo feito e (como o avantix disse) so tens de programar um módulozito ou outro, ou então vais-te queixar mais tarde por nao teres pedido BEM mais...
(ou entao a PAP é para um 10 e com bugs... :P LOLOL)
P.S: O guito que a escola recebeu ronda os 10 000 € ... Portanto... É para veres o valor que aquilo tem (nao eskecer que uma PAP é sujeita a um júri, avaliações, etc... Cada 1a tem a sua 'publicidade' por si só :) )
flaviorodrigues 23-02-2007, 21:13 Apenas dados considerados sensiveis. Fala com a CNPD e informa-te quais os dados considerados sensiveis. O tratamento de dados na Internet é diferente do tratamento de dados noutras situações.
Uma loja online serr algo fácil de fazer, tem muito que se lhe diga! Se introduzires para além do carrinho de compras e do catálogo de produtos, um sistema de promoções decentes, gestão da página, etc... tens de pensar em dobro ( para ser simpático.) porque a página não é apenas mostrar produtos e adicionar os podutos a um carrinhod e compras, tens de ter um backoffice por detrás que faça a gestão dos produtos, etc...
Se pretendes mostar estado de stock, promoções, variação de preço, etc... tens de pensar no resto dos motores que tens de ter em funcionamento ... vais chegar á conclusão que afinal uma loja online não é assim tão linear!
240€ por esse trabalho, no meu tempo de programador era o que eu cobrava por um módulo de promoções numa loja online ...
Uma loja online com o minimo de decência nunca pode custar menos de 2500€, mas lá está! depende do que vai ser a loja, do cliente, etc...
lol e vou eu ter que fazer po ano a PAP a borla... lol
Bio Shadow 25-02-2007, 15:30 Dos posts relacionados com o tema do topic achei alguns interessantes e para não entrar em offtopic queria também a vossa opinião sobre a minha situação actual.
O que dizem??
Abraços
O facto de ela ter 20 anos e não trabalhar vai alterar a qualidade do site?
Eu também tenho 20 anos e estou no 1º ano de design e cobro €400 por 1 layout sem código, apenas o(s) ficheiro(s) PSD, nada mais e olha que não acho muito.
Não sei qual a qualidade do site dela mas €240 é uma esmola pelo trabalho que ela vai ter.
BelzebuVlad 25-02-2007, 23:29 400€ cobro eu por coisitas de nada em html...só html...
AndreAPL 03-04-2007, 10:43 Mas por alguem sem formação (nesta área), na criação d1 simples website html, com 5 páginas, quanto deverá ser cobrado? assim, por alto, que dizem ?
(a título pessoal e s/ papeis, e ja agora incluindo 1 server/hosting + domínio, e hipotese de server mail)
virtualpraxis 03-04-2007, 11:49 Mas por alguem sem formação (nesta área), na criação d1 simples website html, com 5 páginas, quanto deverá ser cobrado? assim, por alto, que dizem ?
(a título pessoal e s/ papeis, e ja agora incluindo 1 server/hosting + domínio, e hipotese de server mail)
Bem... isso parece-me que é um website estático, logo o preço não deve ser alto...
Estimando que demoras-te 10 horas a fazer o site (1h/página+4h design+1h testes), diria 10hx20€=200€, isto pensando que a qualidade final é aceitável! Se for um design desactualizado e não agradável visualmente então cobra 100€ (qualidade pága-se... e bem!).
Adiciona a estes preços o custo do hosting+dominio e tens o preço final.
virtualpraxis 03-04-2007, 12:14 Bom... aproveito para falar na minha experiência como programador.
Digamos que desde que criei este tópico por muito passei... e muitos conhecimentos adquiri. Vou só mencionar o último trabalho por onde passei, onde eu trabalhava para uma empresa que faz programação para o governo.
Ora entrei na empresa e o que me pediram era que desenvolvesse uma aplicação web, orientada a objectos, em que o propósito era o utilizador preencher um questionário (só depois vim a saber que era um questionário que todas as empresas nacionais utilizam) - tão simples quanto isso e deram-me 6 meses. Ora eu pensei: faço isto em PHP+MySQL em 2 horas e vou descansar o resto do tempo. Infelizmente eles queriam em ASP.NET e tudo OO. Argh... Devo ter dito uns 100 palavrões em 10 segundos.
Agora que a aplicação tá feita e testada a fundo (tive quase 2 semanas em testes - que seca), tudo me parece fácil, mas a verdade é que penei e bem... enfim... vida de programador é assim...
Nota: Tava a recibo verde a receber 1200€/mês (dá uns 8,50€/hora). Dito isto e fazendo as contas 1200€x6meses=7200€ (custo por baixo da aplicação - o estado deve ter pago bem mais!!).
Para os que se iniciam agora na programação aconselho irem vendo umas coisitas de ASP.NET que é o que vos vai dar vantagem na contratação para um emprego. Haaaa... e estudem programação orientada a objectos.
Phantasia 03-04-2007, 12:54 Bom... aproveito para falar na minha experiência como programador.
Digamos que desde que criei este tópico por muito passei... e muitos conhecimentos adquiri. Vou só mencionar o último trabalho por onde passei, onde eu trabalhava para uma empresa que faz programação para o governo.
Ora entrei na empresa e o que me pediram era que desenvolvesse uma aplicação web, orientada a objectos, em que o propósito era o utilizador preencher um questionário (só depois vim a saber que era um questionário que todas as empresas nacionais utilizam) - tão simples quanto isso e deram-me 6 meses. Ora eu pensei: faço isto em PHP+MySQL em 2 horas e vou descansar o resto do tempo. Infelizmente eles queriam em ASP.NET e tudo OO. Argh... Devo ter dito uns 100 palavrões em 10 segundos.
Agora que a aplicação tá feita e testada a fundo (tive quase 2 semanas em testes - que seca), tudo me parece fácil, mas a verdade é que penei e bem... enfim... vida de programador é assim...
Nota: Tava a recibo verde a receber 1200€/mês (dá uns 8,50€/hora). Dito isto e fazendo as contas 1200€x6meses=7200€ (custo por baixo da aplicação - o estado deve ter pago bem mais!!).
Para os que se iniciam agora na programação aconselho irem vendo umas coisitas de ASP.NET que é o que vos vai dar vantagem na contratação para um emprego. Haaaa... e estudem programação orientada a objectos.
Diga-se que é o "futuro imposto pela microsoft" :)
Estou num curso em que só se fala de C#, asp.net e OO. Tou no sitio certo (apesar de não estar nada virado para isto). Mas com o "pouco" que já sei, tou a ver que já se conseguem fazer umas coisitas engraçadas e pelos vistos a àrea não é nada mal paga! (Muito melhor que "técnico de informática"!)
Por acaso agora na cadeira de desenvolvimento de aplicações web, tenho um projecto em mãos cujo objectivo é fazer um questionário online, com componente de backoffice para adição de novos questionários e afins. Sempre vai servir para ganhar mais experiência e aprender mais ainda acerca disto, em que cada dia é um novo mundo que se descobre!:D
AndreAPL 03-04-2007, 12:56 thanks virtualpraxis :)
Começei à pouco tempo como freelancer e ando muito a leste de preços praticados em Portugal. Gostava de uma opiniao vossa. Uma empresa de produtos naturais pediu-me um orçamento para um websitecom as seguintes caracteristicas:
- base dados com produtos;
- design web 2.0 (sei que isto é muito relativo, qq coisa gira)
- SEO (amigo pra crawlers; nice titles; permalinks;)
- blog;
- FAQ;
- 2 linguas;
- mais 4 ou 5 paginas de conteudo;
- todos os conteudos modificaveis por admin area;
Assim por alto, uma estimativa?
blindview 04-09-2007, 23:47 Tendo em conta que estás a começar diria entre 600 e 800 Euros.
Como é óbvio terás que ter em conta:
- Quantidade de horas que vais utilizar (convem estipulares um preço/hora, nem que seja apenas para tua referência);
- Gastos que possas ter (deslocações, material que utilizes, etc);
- Custos fiscais (os impostos que tens de pagar);
- Capacidade monetária e exigência do cliente (muitas vezes tem que se ajustar um pouco o preço baseado na capacidade monetária do cliente e também na exigência do mesmo [um cliente chato dá mais trabalho, logo tem que pagar mais]).
Espero ter ajudado...
Eu fiz um site para uma pequena loja e neste momento nao sei quanto lhes pedir pelo trabalho visto ser o meu primeiro trabalho mais "profissinal" diga-se assim. O site é www.pebali.com (http://www.pebali.com) e deu-me algum trabalho a catalogar todos os produtos presentes. Gostaria de saber opiniões em relação ao site e quanto pediriam se fizessem um trabalho deste tipo.
À primeira vista diria que está ilegal... Podes utilizar joomla e retirar a referência? E em termos de SEO está mau, não é difícil melhorar...
Eu diria 200 a 300€
michael c 26-03-2008, 03:15 Bem, o site está bom. Antes de ir ao preço deixa-me apenas referir duas coisas. Parece-me que utilizaste/criaste um logotipo mais adequado para o grafismo global do site. Ora, isto é logo partir de um pressuposto errado. O logotipo é a identidade da empresa. Mesmo sendo horrivel deve ser utilizado sempre da mesma forma. Não é o logotipo que tem de se adaptar ao grafismo, é o grafismo que tem de se adaptar ao logotipo.
Relativamente ao design do site está adequado ao tema, contudo, e não sei se ainda vais corrigir essa parte, existem coisas em inglês que deves sem dúvida colocar em português.
Dada a quantidade de produtos que o site tem (acredita que eu sei o dificil que é esta parte), o preço não deve ser tão baixo como referido. Contudo, e parecendo-me o site contruido sobre um CMS e não sabendo se o grafismo é um template ou foste tu mesmo que criaste, é dificil dar preço. Daria assim 2 preços:
Sitação 1 - Implementação sob CMS+Theme Gráfico
Tarefas Realizadas:
- Estruturação do site
- Adequação e tratamento das fotografias produtos
- Carregamento da linha de produtos
- Carregamento dos restantes conteúdos
+/- 300€
Situação 2 - Implementação sob CMS
Tarefas Realizadas:
- Estruturação do site
- Adequação e tratamento das fotografias produtos
- Carregamento da linha de produtos
- Carregamento dos restantes conteúdos
- Criação e adaptação ao CMS de layout personalizado
+/- 650€
Enfim, isto se for preço para cliente final. Se tiveres a trabalhar com intermediários obviamente o preço terá de ser inferior.
Cumps
Boas,
Concordo com o Anjo2, deves voltar a colocar os créditos ao Joomla.
Em relação ao preço, diria 200€
Por 3 motivos.
O CMS já existia
O template já existia
Os produtos estão em PDF
Tira os produtos de PDF que o valor aumenta. Se há coisa que não gosto é PDF's, ainda mais para ver uma coisa tão essencial como os produtos
Pessoalmente detesto ter que sacar pdf's para ver o conteúdo.
Saudações
michael c 26-03-2008, 05:31 @mascker: atenção que a parte do catalogo não está em PDF. E só a quantidade de imagens que ele teve de tratar justifica os 200€ na minha opinião. Embora te dê razão, a parte dos produtos não deveria estar em PDF.
Contudo a parte de catalogo está em fotografia o que ainda leva algum tempo a fazer. Honestamente, um valor de 300€, atendendo a esta parte do catalogo em fotografia, parece-me mais justo que "apenas" os 200€. Tratamento de imagem leva tempo e dá trabalho. Isso, a meu ver, também tem de ser pago.
Cumps
Bom Dia, antes queria agradecer o feedback. Como disse este é o meu primeiro trabalho e ainda está numa fase muito inicial. Em relação do grafismo, este foi mesmo escolhido tendo em conta o tipo de site e nao em relação ao logotipo, e foi algo que na própria empresa indicaram, que este logotipo estaria ultrapassado e perguntaram-me se nao quereria fazer algo diferente para por no site e que posteriormente se optaria por redesenhar o logotipo. Quanto aos pdf's eu sinceramente também não gosto nada, mas como os prazos era apertados e eles queriam que o site tivesse online o quanto antes e depois iriamos alterar com tempo. Para mim, o ideal era um catalogo que tudo bem especificado, i.e., imagem do produto e especificações todas no mesmo local. Por último, em termos de SEO está realmente mau mas como disse ainda estou a optimizar o site. Mais uma vez, obrigado pelo feedback.
Cumprimentos
pascasso 27-03-2008, 00:40 boas,
aproveito esta thread (usei o search ;)) para fazer uma pergunta que talvez me saibam responder. Fiz no verão passado uma pequena aplicação em ASP.NET com cerca de 15 páginas para um consultório. Para ver uns screenshots podem entrar aqui (http://www.nimux.com/tz). A aplicação demorou cerca de 2 semanas a fazer, mesmo intensivo mal parava durante o dia. Cheia de erros lá fui corrigindo e por volta do fim de agosto estava tudo 5*. Apliquei-a num servidor e ali está a funcionar.
A aplicação gere as doentes de um consultório que são de primeira vez, segunda consulta, vários tipos de consulta, suporta vários médicos, agenda, verificação automática da disponibilidade da hora a quando da marcação. Informa os médicos no gabinete se as doentes de primeira vez já entraram (preencheram ficha pessoal etc...) , quando o médico vai ver a sua lista de consultas pode passar à frente sem ter de abrir a ficha e finalizar, e ao abrir a ficha da doente tem la todos os dados incluindo registos da consulta passada. E mais uma data de coisas. Uso uma base de dados MySQL.
Não levei um tostão, era para a família. Já que programo porque gosto e não porque tenho de, gostava de saber, com os dados que vos dei, se era possível dizerem-me quanto é que eu podia ter ganho com esta brincadeira.
CoolMaster 27-03-2008, 09:47 Não levei um tostão, era para a família. Já que programo porque gosto e não porque tenho de, gostava de saber, com os dados que vos dei, se era possível dizerem-me quanto é que eu podia ter ganho com esta brincadeira.
Com base no que disseste, eu não levaria menos de 1800e... e nem é muito se pensares na aplicação que depois isso pode ter para o consultorio. A qualidade paga-se.
shannara 27-03-2008, 09:56 Olá pascasso
Independentemente do tipo de aplicação que faças o valor é sempre calculado com base no esforço e no investimento.
O esforço é calculado em pessoa*hora. Por exemplo se tu estiveste a programar 5 horas e outra pessoa esteve a rever o texto da aplicação durante 1 hora, cobras 6 horas.
O investimento é calculado com base nas plataformas e software utilizados. Se para desenvolveres o trabalho necessitas de ter um PC, MS Access, .Net e IIS, por exemplo, tens de contabilizar parcialmente esse investimento. Mesmo que já tivesses tudo isto a verdade é que os utilizaste para o projecto em questão logo tem de ser contabilizado.
A contabilização do investimento pode fazer-se da seguinte forma. Se assumires que todo o investimento (PC+SW) tem uma vida útil de 3 anos (36 meses) e o projecto demorou 1 mês então contabilizas 1/36 do valor total investido.
Outras despesas como electricidade e ligação internet também têm de ser consideradas.
Claro que depois de teres um valor total efectivo o podes ajustar ao caso particular de cada cliente. Se é amigo ou familiar, se é pequena empresa, etc. Mas é importante fazer todos os cálculos antes de tomar a decisão de fazer um preço especial para não ficares prejudicado.
Espero ter ajudado.
pascasso 27-03-2008, 12:33 boas,
CoolMastar e shannara, obrigado pelo esclarecimento ;)
|
|