View Full Version : [Projecto] - direct die
Vivas pessoal, este é o meu primeiro post no fórum, sou novato neste tipo de refrigeração mas tenho curiosidade de aprender a fazer uma cosia destas, se não tivesse já tinha ido buscar uma Promy. :004:
Tenho ultimamente andado a ler artigos sobre Phase-Change, para ver se consigo retirar o máximo de informação possível para poder arrancar com o meu próprio sistema. Pelo que pude ver, existe duas adaptações possíveis no que se refere ao sistema de refrigeração no PC, chiller e direct-die usado nas famosas Promys.
Pelo que pude ver, nos posts do fórum, a primeira (chiller), ocupa uma área considerável por causa do reservatório e não só, como não tenho muito espaço no meu quarto esta de longe poder ter um chiller, por isso só poderei optar pelo sistema usado nas Promys. Tenho ainda umas duvidas presentes no que se refere a montagem de todos os componentes mas pelo que pude retirar, vou precisar de:
1 x Compressor
1 x Condensador de passagens
1 x Tubo Capilar 0.7 mm 3.5 m (segundo o material usado no post do ratax)
3 x Válvulas carga. (duas para carregar o sistema com gás e a 3 para fechar o 3 tudo que sai do compressor que tive a ver no folheto da leiritronica que recebi em casa, não sei se estou certo :rolleyes: )
1 x Filtro (drier) ( pelo que li nos posts , se não estou em erro é onde o gás passa de liquido a sólido ou ao contrario )
1 x bloco de cobre para servir de Evaporador ( isso também não sei como me vou safar, mas li no fórum da aqua-pc que seria possível transformar um bloco todo de cobre nisso, também vi que certas pessoas mandaram vir blocos de Alemanha, e já agora se é possível, seria o mais indicado e quanto me ficaria a brincadeira?)
Quanto ao resto do material, ferro de soldar tenho cá é do cota, acho que não tem é a bilha de oxigénio cheia, terei de comprar uma.
Tenciono no final de ter o sistema todo montado ir, aqui ao homenzinho da zona que arranja os frigoríficos para que este me encha o sistema com o gás.
Bem, voltado ao problema inicial, a falta de espaço, queria pedir ajuda ao pessoal do fórum, se me indicavam um compressor que fosse pequeno e que coubesse debaixo da minha caixa, assim como o condensador de passagens.
Não sei se os compressores da http://www.leiritronica.com/, são pequenos o suficiente para caberem debaixo da caixa, pois se tivesse a certeza já tinha mandado vir um, depois ta em ver também se esse compressor é compatível com o gás, pelo que vi o pessoal ta na onda do r404a, mas pelo que li, puxa um pouco pelo compressor e fazendo fazer um pouco mais de ruído, mas também li que certas pessoas usam o r134a, que já puxa menos pelo compressor causando menos ruído, e tendo uma diferença de temperatura de 3 / 4 graus Cº.
Espero não ter metido ninguém a dormir com este testamento :o , e agradeço a vossa ajuda.
oc_nightmare
30-04-2005, 20:16
és de onde?
és de onde?
Viva, sou da margem sul, perto da Universidade nova – FCT, ou do fórum Almada que também fica lá perto, mas estudo em Setúbal, pelo que vi aqui no fórum |RickY| é de la.
se estás a estudar em setubal tens ca varias lojas onde podes comprar o material nao precisas encomendar :D
continua.....tb estou num projecto como tu queres fazer, e.....vai-se fazendo :D
se estás a estudar em setubal tens ca varias lojas onde podes comprar o material nao precisas encomendar :D
continua.....tb estou num projecto como tu queres fazer, e.....vai-se fazendo :D
Viva, :) diz-me então o nome de alguma e a localização para eu para eu comprar ás válvulas, o capilar e estas coisas.
Já agora sabes que compressor e condensador deva comprar? Um que caiba debaixo da caixa:)
O que é que já tens feito no teu projecto?
não vi nenhum compressor na http://www.leiritronica.com/...
btw... mandar vir um evaporador vai.te ficar caro (a mim ficou)... em relação ao chiller, ocupa-te mais espaço... mas pouco mais... podes ver numa thread o chiller k tou a montar...
Em relação aos compressores... 1/4hp ou 1/5hp (preferindo o de 1/4hp) costumam a ser pequenos...
Boa sorte ;)
[[]]
não vi nenhum compressor na http://www.leiritronica.com/...
btw... mandar vir um evaporador vai.te ficar caro (a mim ficou)... em relação ao chiller, ocupa-te mais espaço... mas pouco mais... podes ver numa thread o chiller k tou a montar...
Em relação aos compressores... 1/4hp ou 1/5hp (preferindo o de 1/4hp) costumam a ser pequenos...
Boa sorte ;)
[[]]
Viva :), vai ao site e tens uma textbox em cima, escreve la "compressor" e faz pesquizar. depois diz alguma coisa, qual é o mais indicado, quanto ao condensador queria ver se aranjava um igual ao que usaste no teu projecto, que ta no forum da aqua pc.
Comprimentos
Depois de ter chateado certas pessoas( sl4ck e o xBoShY que tem sindo uns porreiros ) e reunido os conhecimentos necessários para o arranque, começai a arranjar o material necessário para a realização deste projecto.
O compressor achei ontem no lixo, no caminho natação – casa, estava uma arca abandonada a minha espera :D fui buscar a lanterna e o material necessário a casa e não é de me espanto que quando tiro a grelha da arca dou de caras com este lindo bixo:) um Danfoss 2914 FR10A 1/4 HP para R12, chegai a casa fiz as ligações necessárias e o gajo funcionou logo. Não faz quase nenhum barulho a funcionar por menos a comparar com o outro compressor que arranjei antes que é um L’Unite Hermetique AEZ 1360-A de 1/5 HP para R12 que me foi arranjado por uma tia minha, que era de um frigorifico velho que esta tinha lá na garagem.
Vou usar o Danfoss como motor principal no projecto e o L’Unite para fazer o vacou ao sistema.
Para a próxima semana em principio posto as fotografias do resto do material, assim como o seu preço, e o local onde os adquiri.
Ficam aqui as fotos dos compressores:
Danfoss 2914 FR10A 1/4 HP para R12
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/danfoss.jpg
L’Unite Hermetique AEZ 1360-A de 1/5 HP para R12
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/lunite.jpg
Comprimentos :001:
destr0yer
28-05-2005, 20:58
fosga-ze que grande caga, um compressor em bom estado no lixo :D
fosga-ze que grande caga, um compressor em bom estado no lixo :D
nao o pikem k ele anda danado para destruir o desumidificador :lol: :lol:
oc_nightmare
28-05-2005, 22:17
esse danfoss ta com bom aspecto;) ja passou por aki um igual:)
spastikman
29-05-2005, 15:24
só não devias ter cortado assim os tubos :(. R12 é muita mau...
Eu tou com a mesma ideia k tu gaviao ... :P daqui a duas semanas a ver se reuno o material todo ... o meu prob é mm o dinheiro pork esta escaço ... mas axo k consigo fazer uma coisinha destas baratinha ... arranjando o material kase todo de borla :P lol ... os meus problemas sao fazer o evaporador , recarregar o sistema e calibrar e outros pequenos promenores k fazem diferença ... continua ... e ppl ajudem no ( assim tbm aprendo )... :D :P
|-joker-|
29-05-2005, 16:26
http://users.telenet.be/jortcollijn/project%20chiller/compressor.jpg
;)
:rolleyes: tou a anhar joker :rolleyes:
..::MadDog::..
29-05-2005, 17:30
força com isso, vou acompanhar de perto, cada vez mais prommys em pt.
MadDog daki é o leita0 .... eheheh :P ... podias era dps acompanhar a minha ... lol ... mas va la ppl este projecto pode ser uma mais valia pa toda a gente k tem esta ideia na cabeça e nao sabe por onde começar ... :D o ppl mais experiente é k podia ajudar ... por exemplo uma listal ... de todo o material essencial e outra de outros materias k possamos usar ... :P thanks :P
destr0yer
29-05-2005, 18:00
nao o pikem k ele anda danado para destruir o desumidificador :lol: :lol:
/me olha pro desumificador :004: :004:
a sério se conseguisee desencantar um compressor a pala em bom estado é que rulava :D
..::MadDog::..
29-05-2005, 18:05
vai dar uma volta á noite... vai olhando pos contentores do lixo. pode ser k vejas algum frigorifico
arca ou um a. condicionado.
ha k procurar, nao serias o primeiro.
ou entao....
desumificador :D
|-joker-|
29-05-2005, 19:35
:rolleyes: tou a anhar joker :rolleyes:
Eu tb :D
Mas um colega meu pro nisso mandou me meter esse link aki e disse que era info boa , para quem a perceber :D
só não devias ter cortado assim os tubos :(. R12 é muita mau...
Não cortei os tubos todos, só cortei um, já estavam cortados, por isso não houve gás a sair.
O pessoal as vezes mete-se a inventar, ou então foi alguem para tentar vender o motor ao ferro-velho. :rolleyes:
Eu tou com a mesma ideia k tu gaviao ... :P daqui a duas semanas a ver se reuno o material todo ... o meu prob é mm o dinheiro pork esta escaço ... mas axo k consigo fazer uma coisinha destas baratinha ... arranjando o material kase todo de borla :P lol ... os meus problemas sao fazer o evaporador , recarregar o sistema e calibrar e outros pequenos promenores k fazem diferença ... continua ... e ppl ajudem no ( assim tbm aprendo )... :D :P
vivas, quanto ao evaporador não é muito caro o cobre, por 20 euros compras um barra que te da para fazer uma "familia" de evaporadores eheh vou ver se segundo posto aqui os preços das cenas que já tenho, se não estou em erro o cobre não anda longe disso mas segunda ficas com o preço certo. :P um dois três diga la outra vez o preço certo :lol: :lol:
Depois tens é q comprar a fresa, segundo o sl4ck é 7 €
Fica bem
vai dar uma volta á noite... vai olhando pos contentores do lixo. pode ser k vejas algum frigorifico
arca ou um a. condicionado.
ha k procurar, nao serias o primeiro.
ou entao....
desumificador :D
O MadDog tem razão, o que não falta ai é arcas e figorificos no lixo e normalmente o compressor esta em bom estado...
Eu deixei o compressor para o fim, senão o tive-se encontrado tinha mandado vir um, mas era a ultima coisa que ia comprar :D mas tive sorte em encontrar essa maravilha no lixo :016:
Eu tb :D
Mas um colega meu pro nisso mandou me meter esse link aki e disse que era info boa , para quem a perceber :D
:lol: :lol: :lol:
ya ... eu sei mas o meu problema nao é comprar o cobre , mas sim fazer o evaporador ... :S tem k ser eficaz e bem feito ... e eu nao sei trabalhar com isso :S ... vamos ver ... :P vou roundar aki a minha area pa ver se encontro um compressor ... :P senao vou ao ferro velho pode ser k tenha alguma coisa ... :D senao uso mm um k o meu tio tem k é um r12 ... :D
(...)
por exemplo uma listal ... de todo o material essencial e outra de outros materias k possamos usar ... :P thanks :P
Não deves ter lido muitasas threads... Senão tinhas visto uma em que descrevi o material todinho que comprei... (e houve outra que fiz um esquemazeco)...
... mas va la ppl este projecto pode ser uma mais valia pa toda a gente k tem esta ideia na cabeça e nao sabe por onde começar ... :D o ppl mais experiente é k podia ajudar ... por exemplo uma listal ... de todo o material essencial e outra de outros materias k possamos usar ... :P thanks :P
Se procurares pelo meu projecto do chiller, verás que está lá muita informação.
Ferramentas necessárias, material necessário, fotos da elaboração passo-a-passo, onde comprar (em Coimbra) e quanto custa... Começou por ser um projecto direct-die e acabou num chiller, por isso, até evaporadores d-die podes lá ver.
Peço desculpa pelo offtopic!
xBoShY e Ratax ... Os vossos threads , informaçao e material ja estao ali todos imprimidos num mini dossie k eu fiz ... :D :P ... desculpa so k eu coisa é eu olhar prai e outra é pegar nas ferramentas e faze lo ... lol o k sai asneira ... por isso é k kero o maximo de informaçao ... desculpem :S
so k eu axo k informaçao boa nunca é demais pork as vezes podem dizer coisas novas e inovadoras ... :D
Desculpem ... e continuem eu tou smp acompanhar tudo ... :D
Bem, cá vai a lista do material, onde foi comprado e o seu custo.
Comprada em Carnaxide no Francisco Soares.
1 x Barra de Cobre 50cm x 10cm x 1cm – 20.56 €
Comprado em Setúbal no Golfifrio.
1 x Condensador de Passagens – 27.08 €
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/condensador.jpg
3 x Válvulas de Carga ¼” com ponta de tubo ¼” – 4.43 €
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/valvula.jpg
1 x Filtro de ¼” de capacidade 30Gr – 1.22 €
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/filtro.jpg
1 x T de cobre ¼” – 1.5 €
1 x T de cobre 3/8" - 1.6€
3 x Metro de Tubo capilar de 0.08 mm – 1.58 €
15 x Metro de Tubo cobre de ¼” – 12.7 € com 20% de desconto
1 x Metro Tubo flexível de 3/8” – 20.6 € com 20% de desconto
2 x União latão de 3/8” para 3/8” – 2.2 € com 20% de desconto
2 x Porca de latão 3/8” – 1.2 € com 20% de desconto
1 x Oléo Castrol IceMatic 32 SW - 18.71 € com 20% de desconto
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/castrol.jpg
Arranjando no lixo
1 x Compressor Danfoss (motor principal para o sistema) – 0 € e umas corridas
1 x Compressor L’Unite (motor secundário para fazer vacum) – 0 €
Para fazer o evaporador usei, um engenho de perfuração, para furar a peça de cobre, antes marcai com um pulsão, todo os pontos na peça necessários para fazer o canal, onde o gás ira passar, para que a broca não me fuja do sitio pretendido.
Gastei em brocas:
2 x Brocas de 3mm – 1.56 €
2 x Brocas de 4mm – 1.60 €
O desenho a seguir foi o seguinte:
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/eva-desenho.jpg
A peça foi primeiro furada a 3mm e depois é que levou com a de 4mm. O buraco para o tubo de 3/8” foi furado com uma broca de 9.5mm.
Por fim passei com uma Folha de Oliveira para endireitar os canais, e no fim lixai a peça toda para retirar a rebarba do cobre.
Gastei na lima:
1 x Folha de Oliveira – 3 €
O resultado final foi este:
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/evaporador.jpg
As chapas de cobre tem 3mm, não gastei nada nelas pois já tinha as gajas ca em casa :o
O evaporador tem as seguinte dimensões: 40x40x23 mm.
Nesta altura do campeonato já tenho o material todo, necessário para avançar, ainda só não soldei as partes do sistema, porque o gajo da loja onde fui buscar a bilha de oxigénio armou-se em engraçado e não me encheu a bilha de oxigénio, e levou-me 12 € pelo serviço. Disse-me que já não era representante da Ar Liquido e que me a enchia a mesma só que não vinha selada… “só conversa *%”(“#2*112…” :zzz: Fui a passada sexta-feira lá te com ele para lhe pedir explicações do sucedido, mal começai a falar, retirou-me a bilha da mão e pediu-me imensas desculpas, ou seja o ****** queria-me mesmo comer por otario… agora vou segundo feria lá buscar a bilha de novo, vamos ver é se vem nas mesmas condições :002: ainda leva mas é com ela na cabeça … :lol: :lol:
Bilha de Oxigénio – 12 € + não sei quanto para a gasolina e muita paciência….
E quero também aqui agradecer ao sl4ck por me ter feito as bocas nos tubos de cobre de 3/8” e também pelos tubos que este me arranjou. :001:
Força c isso :D
ta kuase !!
Boa! Continua e boa sorte.
Só uma coisa para referência futura, quando fizeres outro evaporador, tenta que ele seja composto pelo menor número de partes possível. Por exemplo, em vez de teres um fundo soldado a um meio e um topo, tenta pelo menos que o fundo e o meio sejam uma só peça. Com isto vais melhorar a performance do evaporador.
Mas não te preocupes com isso agora que já tens esse feito, dá na boa!
Força!
EDIT: Não deixes assim a bilha em qualquer lado... :x2:
Não deixes assim a bilha em qualquer lado...
:lol: :lol: :lol: :lol:
Anthrax_OC
20-06-2005, 20:21
O desenho a seguir foi o seguinte:
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/eva-desenho.jpg
O resultado final foi este:
http://pwp.netcabo.pt/0662530601/evaporador.jpg
Boas!
Bom projecto, continua com força para o ver-mos a fazer o frio... :004:
Só uma dúvida/sugestão na contrução do evaporador. O gás não teria um melhor fluxo no evaporador se em vez de ter uma espiral com tantos ângulos rectos fosse uma espiral circular?
Pelo menos em líquido parece-me que é o que acontece (da experiência do wc)...
Ou a influência é desprezável?
Boa! Continua e boa sorte.
Só uma coisa para referência futura, quando fizeres outro evaporador, tenta que ele seja composto pelo menor número de partes possível. Por exemplo, em vez de teres um fundo soldado a um meio e um topo, tenta pelo menos que o fundo e o meio sejam uma só peça. Com isto vais melhorar a performance do evaporador.
Mas não te preocupes com isso agora que já tens esse feito, dá na boa!
Força!
EDIT: Não deixes assim a bilha em qualquer lado... :x2:
hehe Hum Obrigada pelas dicas, se tiver tempo ainda faço uma peça única para colocar em baixo em vez da chapa, agora também não sei quando é q vou poder pegar nisto, os exames começam a apertar de novo. :005: :005:
Boas!
Bom projecto, continua com força para o ver-mos a fazer o frio... :004:
Só uma dúvida/sugestão na contrução do evaporador. O gás não teria um melhor fluxo no evaporador se em vez de ter uma espiral com tantos ângulos rectos fosse uma espiral circular?
Pelo menos em líquido parece-me que é o que acontece (da experiência do wc)...
Ou a influência é desprezável?
viva, já li umas cenas nos forums sobre um bloco desse tipo , e pelos vistos a arquitectura do gajo por ser em espiral em vez de ângulos rectos melhora bastante a performance. Quanto ao gás, achou que não sou a pessoa mais indicada para te responder a isso, pois este é o meu primeiro evaporador, mas nunca vi nenhum evaporador com canais em espiral.
Bem, de momento estou com o projecto parado ate arranjar $ para comprar um maçarico novo. Finalmente consegui ir a Ar Liquido, para me encherem a bilha de oxigénio, o gajo lá deu a “maravilhosa noticia de que, já não tinham bilhas daquelas porque a fabrica que fazia as válvulas faliu, e assim como não tem válvulas novas deixaram de encher as tais bilhas. Resumidamente, tenho um maçarico novo, pois não tem quase uso nenhum, inutilizado porque deixaram de fabricar válvulas…
Agora quando tiver $ e estiver de melhor humor, pode ser que compre outro para continuar com isto…
:004: :004: :004: :004:
Radeon Force
28-06-2005, 01:54
Bem, de momento estou com o projecto parado ate arranjar $ para comprar um maçarico novo. Finalmente consegui ir a Ar Liquido, para me encherem a bilha de oxigénio, o gajo lá deu a “maravilhosa noticia de que, já não tinham bilhas daquelas porque a fabrica que fazia as válvulas faliu, e assim como não tem válvulas novas deixaram de encher as tais bilhas. Resumidamente, tenho um maçarico novo, pois não tem quase uso nenhum, inutilizado porque deixaram de fabricar válvulas…
Agora quando tiver $ e estiver de melhor humor, pode ser que compre outro para continuar com isto…
Dasse isso é que é azar :(
ThunderStorm
28-06-2005, 12:25
Há mais sitios para encheres a bilha... Check Dupont portugal:
PORTUGAL
ALDIFRIO LTD.
Rua Principal, Lote 17 C/v
Barrio Estacal Novo
2695-236 Sta. Iria de Azoia
Tel: +351(1) 959 38 51
Fax: +351 219 597 515
E-mail: aldifrio@mail.telepac.pt
se quiseres estes ate te enchem a bilha de etileno:P
não ha mesmo maneira de adaptar isso?? :rolleyes:
não ha mesmo maneira de adaptar isso?? :rolleyes:
vivas sl4ck, pa a unica maneira que vejo era tirar a vavula da bilha que tenho ca, e na ponta desta que vai por usa vez enroscar na bilha soldar outra rosca uma peça que na ponta tenha a rosca para as bilhas q andam por ai. tive a ver isso no intermache, mas o conjunto com a mangueira toda e maçarico ficava-me por 50€ mais um pouco é o kit todo.
agora só se aranjar uma peça dessas a baixo preço que possa adaptar, e depois ai sim, fazer a soldadura.
ThunderStorm, o problema não é encher a bilha, mas sim a validade da valvula. pois esta bilha que tenho cá, tem a prova de 94, ou sejá logo ninguem enche pq a valvula tem q ter uma validade de 2 anos.
Viva pessoal, finalmente volto de novo ao projecto que outra hora deixa "pindurado" :-D
Massarico novo, vida nova
http://gaviaodd.no.sapo.pt/gav4.jpg
meti-me também a fazer a armação para a caixinha do sistema
http://gaviaodd.no.sapo.pt/gav1.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/gav3.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/gav6.jpg
Para tal comprei esta coisa que faz angulos :002:
http://gaviaodd.no.sapo.pt/gav5.jpg
quantoa ao evaporador vou mudar de desenho, e usar um cilindrico para depois adaptar o socket da vapochile
http://gaviaodd.no.sapo.pt/gav7.jpg
o qual devo agradecer ao sl4ck, pelo trabalho de torno ja feito sobre a peça.
na folha esta o desenho que em prencipio vou adoptar, para ser feito a fresa; ainda não tenho a certesa de vou conseguir aranjar o trabalho de fresa mas em prencipio tudo aponta para isso.
agora vem as novidades do continente: :004:
http://gaviaodd.no.sapo.pt/ele3.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/ele4.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/ele5.jpg
para meio intendedor meia palavra deve bastar ou meia foto:P
mas ca vai, estou a desenvolver o hardware e software para controlo de tempraturas, o sensor que vou aplicar tem capacidade para medir ate -55C com presição de 0.1 grau. se o meu sistema passar disso, e se tiver tempo logo ire pensar em aplicar outro sensor :P
o sistema tera capacidade para 5 sensores de tempratura, e para controlar duas ventoinhas, independentemente. 0-100% digitalmente ou seja sem ser necessario nenhum potenciometro.
o mc usado é o pic16f876, que ira ler os 5 sensores, controlar as duas ventoinhas e por fim fazer o interface com o LCD, a comunicação com o pc esta a ser feita por rs232, ligado a um adaptador usb, mas é apenas temporaria, quando tiver tudo feito no q diz respeito a hard w soft, vou implementar o usb directamente na placa.
poderei tb usar o sistema semelhante as das promys q o utilizador define um valor x de temp para o pc se ligar.
quando ao soft, estou a programalo e já tenho a parte de comunicaçao com o mbm pronta, ou seja é possivel ler todas as temps, volts, e rps, presentes no mbm, tb é possivel enviar o sensor do meu sistema para o mbm, assim como a informacao das fans.
estou tb a inserir propriadades de sistema, assim como o espaço livre de discos, uptime, x coisas q se podem fazer, semelhantes ao lcd smarti.
agora quando tiver tempo, dou novidades. :P :P :P :P
Força c\ isso!
Esperamos sucesso p\ o teu controlador :D
Homem Bomba
12-03-2006, 23:42
Boas
Podes postar as dimensões (diâmetro e altura exteriores do cilindro) desse evaporador? Isso encaixa num kit de vapochill, certo?
Parabéns por esse controlador, se fizeres uma versão para ligar directo a usb depois posta os esquemas sff que eu faço um clone para mim! Arranjei um link em que havia esquemas para ligar à usb directo, mas n arranjo os integrados necessários :\ . E isso do temporizador antes de ligar interessou-me particularmente, tb andei a ver se arranjava maneira de fazer isso mas não descobri como...
continua c/ isso q eu vou ficar a acompanhar ;)
Boas
Podes postar as dimensões (diâmetro e altura exteriores do cilindro) desse evaporador? Isso encaixa num kit de vapochill, certo?
Parabéns por esse controlador, se fizeres uma versão para ligar directo a usb depois posta os esquemas sff que eu faço um clone para mim! Arranjei um link em que havia esquemas para ligar à usb directo, mas n arranjo os integrados necessários :\ . E isso do temporizador antes de ligar interessou-me particularmente, tb andei a ver se arranjava maneira de fazer isso mas não descobri como...
fala com o sl4ck q o cilindro é da sua autoria, quanto ao controlador n tenciono tornar o codigo fonte publico.
comprimentos :)
Homem Bomba
13-03-2006, 15:48
A ideia não é disponibilizares o código-fonte da programação do circuito, só falei no esquema de montagem (o que envolve soldar peças ;) ). A programação com tempo e paciência também a a faço.
sr. gaviao, é o seguinte,e a 1º vez q meto post, gostaria q algum de voces q dominam o frio me ajuda-se visto q anda a estudar numa escola profissional, no ultimo ano no kual sou obrigado a realizar uma (PAP) prova de aptidao profissional, tenho pesquizado mas n encontro nenhum projecto. era possivel alguem me dizer onde encontrar um? vo fazer a pap com uma camara de congelaçao em alvenaria,e n especificando o tipo de produtos a congelar. as tabelas das temperaturas distritais e o catalogo da danfoss eu tenho, de resto.....se alguem poder ajudar...... ;)
ve bem, o k não falta aqui na secção de phase change cooling é projectos ;)
viva pessoal, já tenho o evaporador feito em fresa compturizada sengundo o desenho do CAD, colocado em cima, amanha a ver se meto aqui uma foto do mesmo, para verem como ficou.
:-D
schmusli
15-03-2006, 23:45
sr. gaviao, é o seguinte,e a 1º vez q meto post, gostaria q algum de voces q dominam o frio me ajuda-se visto q anda a estudar numa escola profissional, no ultimo ano no kual sou obrigado a realizar uma (PAP) prova de aptidao profissional, tenho pesquizado mas n encontro nenhum projecto. era possivel alguem me dizer onde encontrar um? vo fazer a pap com uma camara de congelaçao em alvenaria,e n especificando o tipo de produtos a congelar. as tabelas das temperaturas distritais e o catalogo da danfoss eu tenho, de resto.....se alguem poder ajudar...... ;)
Hei tb estudei numa profissonal, um coisa te digo se fizeres a PAP por ti de raiz safaste muito melhor na defesa. Qual é o teu curso? Podias fazer uma PAP sobre phase change cooling seria algo interessante e inovador.
Desculpem o offtopic...
agora ta tudo preocupado com as PAP's.. eu tb n sei ainda o que vou fazer na minha :S
Bem deixo aqui a foto do evaporador já fresado.
http://gaviaodd.no.sapo.pt/evaporador.jpg
A ver se nestas ferias da pascoa, soldo ja o sistema todo.
comprimentos :-D
Queremos ver isso a fazer frio :x2: !!!!
cumps e força com isso
Decidi comprar um compressor novo para meter no sistema, a ver se esta coisa fica 5 estrelas :lol: :lol:
Novo compressor in the house: Aspera r134a 1/4 HP
http://gaviaodd.no.sapo.pt/novocompresor.jpg
O novo evaporador ja soldado
http://gaviaodd.no.sapo.pt/novoeva.jpg
Ainda tenho q soldar o capilar e testar se ha fugas mas o tempo n da para tudo, sobretudo neste semana de caça ao coelho da pascoa com o canhão do cota :004:
a caixita para o sistema
http://gaviaodd.no.sapo.pt/caixa.jpg
A caixa vai ficar nestes tons de alumio no interior, dei um verniz ficou todo lizinho e brtilhate.
no exterior vai ficar com as faces pretas metalizada com ta na foto apesar de n se ver bem, e com a cantoneira em aluminio envernizado.
Quando a gaja secar acabdo de tirar mais umas fotos. vai levar 2 fans atraz e duas a frente.
a ver se aranjo tempo para soldar a cenaita toda :P e a ver se é desta q isto faz frio :002:
comprimentos :007:
Bem já soldei as cenas todas, so falta o capilar. quanto ao evaporador estou a pensar mudar de desenho novamente mas ca vão as fotos da cena já na sua casita:
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0067.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0068.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0069.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0070.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0072.jpg
vou ver se ainda corte a frontal da caixa hoje para estar no meio das fans na parte superior
o Lcd.
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0074.jpg
O meu rico lcd azulinho, o transformador de 230 para 12v 6amperes :P e o disipador que vou cortar deve dar ai para uns 4 controladores com o objectivo de manter fresquinho os mosfet e os reguladores de tensão da pcb do controlador.
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0075.jpg
As fichas para ligação dos sensores e luzes das fans e lcds. assim como os suportes para os fusiveis lala alall
amanha devo ir buscar os terminais para placas para fazer a placa de sepração de alimentação onde se vai ligar o compresor, bomba de agua (caso se quira fazer um chiler) vou espetar esta opção no controlador, transformador, e 230 in. a ideia é seprar os 230 v dos 12 v e 5 v do circuito principal para prevenir que se apanhe um estição >( >( >(
vou tentar para o proximo fim de semana ja ter esta placa funcional. para passar para a placa do contrlador bem dita.
comprimentos :004:
Keep going ;) , mto fix
Só uma coisa: devias ter deixado a soldadura do filtro para ultimo
Esse flexivel da sucção se for de 1/4" passa o capilar a volta, se for de 3/8" passa por dentro para melhorar o subcooling, poix tens mais margem de manobra c\ o flexivel de 3/8" do que com o de 1/4", o capilar por dentro do flexivel de 1/4" poderá-te atrufiar a sucção...não sei.. ;)
Força com isso :x2:!!!Está muito bom !!!
cumps
PCB do C. Unit
http://gaviaodd.no.sapo.pt/pcb0.JPG
Acabei de desenhar a versao final da placa onde vou colocar os reles para controle do compressor e da bomba de agua (caso o sistema seja um chiller).
Esta placa tem a funcionalidade de receber todas as ligações de todos os componetes (compressor, bomba de agua, 230 in, transformador, entre outros) e assim fazer a separação do hardware (este costituido por dois, o modulo de controle "C. Unit" e o modulo Pai, Cota Unit).
O modulo Cota Unit, vai ser a placa que tem o MC, interface para comunicação com o PC, sensores de tempratura, PWM, e as restantes partes para o funcionamento do sistema, mas que não representação um prigo em questao de corrente e voltagem.
A ideia é dividir também o modulo Cota, em duas versao difrente, um versao mais leve que apenas controla um Rele, e depois a versao mais "pesada" que controla os dois, controla por sua vez tb luzes como neos que queiram ser postos na caixa, por software e que ira ter mais alguns bonus.
Uma breve explicação da placa em cima:
Bornes X1 : Ligação dos 230 in
Bornes X2 : Ligação dos 230 de alimetação do transformador de 230v para 12v 6A
Bornes X3 : Ligação do Compressor
Brones X4 : Ligação da Bomba de Agua
Ficha SV1 : Linhas de Controle do modulo Cota
X6 : Ligação para um switch para possiblitar o aranque automatico do Compresor
X7 : Ligação para um switch para possiblitar o aranque automatico da Bomba de Agua
A ideia por de traz do X6 e X7 é possiblitar ao utilizador do sistema, ligar por exemplo a Bomba de Agua em modo de "enchimento" tendo por sua vez o controlador do sistema desligado. A mesma função se aplica ao compresor no que diz respeito a ser ligado sem necessidade do modulo controlador.
A F1 vai ser o fusivel responsavel por proteger o circuito, evitando q este não um dia não se transforme numa torada :P
Cada Rele ira ter um led que indicara o estado o dispositivo.
1 = motor Ligado / bomba Ligada
0 = motor Desligado / bomba Desligada.
Tomoro vou mergulhar a placa no acidos infernais e a noite ja devo postar aqui uma fota da gaja ja fetia.
Cumprimentos.
esqueci-me de uma coisa so para a malta ter a ideia do tamnho da gaja 8.5x5.5 cm.
Ora aí está 1º conrolador tuga para Phase Change c\ sofware e tudo!
Força c\ isso!
:) Bem, a parte da placa ficou um bocado parada, já não vou divir por modulos e sim apenas vai ficar uma placa para tudo, já a desenhei mas agora ando a ver se aranjo um sitio mais barato para fazer a pcb, pois o preco de uma completa roda os 40 € sem portes o que é bastante.
aqui fica a foto da cavilha de cobre de 4cm de diametro para fazer os novo evaporados.
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG00h05.jpg
metade é para min outra é para o sl4ck
depois de passar a epoca de entrega de projectos e isso espero ja meter aqui fotos do sistema a funcionar todo ja com a parte de electronica.
cumprimentos :007:
Bem depois de algum tempo parado, la consigo terminar o modulo de controle e alimentação do meu sistema. como ja foi explicado não vou entrar em grandes detalhes.
O transformador usado no modulo é de 6A.
ca ficam as fotos.
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0155.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0156.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0157.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0158.jpg
http://gaviaodd.no.sapo.pt/IMAG0161.jpg
Quando tiver tempo acabo o outro modulo, vai dar para controlar 4 fans, o contraste o lcd e o interface a ser usado sera USB.
_TheMaster_
04-07-2006, 12:32
Força ai nisso :) Tambem queria era um lcd desses mas n sei como se faz Cumpz
dr_timothy
07-07-2006, 00:44
boas eu tb ando de volta de um brinkedo desses as bue tempo o meu problema tem sedo em arranjar o tubo flexsivel po envaporador.... olha gaviao onde compras te esse tubo?????
boas eu tb ando de volta de um brinkedo desses as bue tempo o meu problema tem sedo em arranjar o tubo flexsivel po envaporador.... olha gaviao onde compras te esse tubo?????
viva, em setúbal aranjas isso, mas penso q em qualquer loja de frio o podes aranjar
fica bem:)
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.