PDA

View Full Version : Mac OS X Tiger - "The Review"

Xpirit
21-04-2005, 15:48
Já falta pouco para soltarem o bicho!

Para já fica algumas pormenores:

c!"AN ARTICLE on IT Jungle has clarified the 64-bit features of the forthcoming Tiger OSX release from Apple.

The current version of the operating system, Panther, has had 64-bit support since its release, supporting a 64/32 hybrid processing mode on new PowerMacs and iMacs sporting the G5 processor.

However, the article suggests that full 64-bit support is included in Tiger, with software vendors able to create fully 64-bit applications to run on the system. The memory data is encoded using the LP64 data model, which is part of the Unix specification.

As with Windows 64-bit, 32-bit applications will continue to run just fine on Tiger.

Xpirit
21-04-2005, 16:20
http://www.theinquirer.net/?article=22695

Xpirit
21-04-2005, 22:31
Palavras do mestre Steve Jobs:

“They are shamelessly trying to copy us,” said Jobs. “I think the most telling thing is that Tiger will ship at the end of the month and Longhorn is still two years out. They can’t even copy fast,” Jobs said as the crowd cheered.

MacFan
22-04-2005, 05:56
Xpirit, já cá tenho o Tiger..., vou exprimentar e ver se é a versão final, e dps posto aki screenshots :D tou todo contente weeeeeeeee!

abc
22-04-2005, 10:18
Xpirit, já cá tenho o Tiger..., vou exprimentar e ver se é a versão final, e dps posto aki screenshots :D tou todo contente weeeeeeeee!
A versão que deves ter deve ser a 8A425, a final é a 8A428 e não se vê nos sítios habituais. É claro que não fiz uma pesquisa exaustiva, mas mesmo assim acho complicado porque acho que ainda não a disponibilizaram aos "developers" comuns.

É claro que este meu post está cheio de "achos" pelo que não tenho a certeza de nada...

Savage
22-04-2005, 10:46
A versão que deves ter deve ser a 8A425, a final é a 8A428 e não se vê nos sítios habituais. É claro que não fiz uma pesquisa exaustiva, mas mesmo assim acho complicado porque acho que ainda não a disponibilizaram aos "developers" comuns.

É claro que este meu post está cheio de "achos" pelo que não tenho a certeza de nada...
A 8A428, aka Goldmaster, aka GM já circula à mais de uma semana, simplemente está um bocado díficil de obter porque a Apple está a fazer um esforço enorme para abafar ao máximo a circulação (pelo menos até ao lançamento oficial), e assim que descobre o ficheiro a ser partilhado, contacta logo o ISP respectivo, e ameaça logo com processos...

@ MacFan: Toma cuidado depois de instalares o Tiger!Não te ligues à net com ele nos próximos 9 dias! A Apple não gosta muito de receber tentativas de ligação ao site deles (actualizações e afins) de sistemas Tiger quando eles ainda não estão a ser comercializados!:D

Boa sorte!:)

MacFan
22-04-2005, 14:47
Só agora é que me dizem...

redhat
24-04-2005, 00:46
rotfl.....

johncool
24-04-2005, 00:50
Já há quem tenha recebido o Tiger...

http://www.macrumors.com/pages/2005/04/20050422090517.shtml

Edgar_
25-04-2005, 00:15
Já há quem tenha recebido o Tiger...

http://www.macrumors.com/pages/2005/04/20050422090517.shtml

Eu recebi... mas foi uma pre-realese, recebi directamente para o disco do G5 por meios...

estou neste momento num iBook 12" 1,2Ghz com o Tiger! ja esta instaldo a kse duas semanas, funciona bastante bem, n denotei nd fora do normal!
a minha versao é 8A420, foi a que arranjei.
No G5 obviamente anda mais rápido que aqui no Ibook, isso sim nota-se bastante! 64bit da um jeitinho.

Ed_

Elkingti
25-04-2005, 18:16
Arranjei uma versão do Tiger, mas infelizmente não a csg instalar :confused:
cliko 2 vezes no icon o gaijo manda-me reiniciar, mas ao reiniciar ele não começa a instalar avança normalmente para o Panther 10.3.9
Já tentei tudo, carregar na tecla C, carregar na tecla option, mudar o start up no system preferences (mudo para reiniciar pelo OS Tiger) mas ele nao me liga nenhuma.
Alguém teve este problema ??

Config PowerBook 17" 1.333ghz

FredFlores
25-04-2005, 21:03
Estás a tentar intalar a partir de um 'backup', certo?
Se esse 'backup' foi gravado em Windows, é mesmo esse o problema, não sei porquê mas não arranca nos Mac's. Se não tens Super Drive há um workarround que se pode fazer:
Tens que ter pelo menos 2 partições no disco, numa delas metes a imagem do backup (vulgo iso ou dmg... whatever) e a ideia é através do Disk Utility fazer 'restore' a uma partição usando como 'source' a imagem do 'backup', depois renomeias a partição em que fizeste o 'restore' para precisamente 'Mac OS X Install DVD'.
A seguir, 'System Preferences' --> 'Startup Disk' --> 'Mac OS X Install DVD' --> 'Restart' e boa instalação :P

cliko 2 vezes no icon o gaijo manda-me reiniciar, mas ao reiniciar ele não começa a instalar avança normalmente para o Panther 10.3.9
Já tentei tudo, carregar na tecla C, carregar na tecla option, mudar o start up no system preferences (mudo para reiniciar pelo OS Tiger) mas ele nao me liga nenhuma.

johncool
25-04-2005, 21:35

QQ versão do Tiger q se arranje e seja necessária gravar para DVD, só pode ser gravada pelo Disk Utility. Se for pelo Toast o DVD n faz boot.

johncool
25-04-2005, 21:36
Spotlight é tãããããooooo fixe! :D

Elkingti
26-04-2005, 11:47
Tkx johncool , resultou em beleza. Tiger unleashed :P

johncool
27-04-2005, 00:29
Tkx johncool , resultou em beleza. Tiger unleashed :P

Continuo a dizer q o Spotlight é lindo :D

redhat
27-04-2005, 11:58
quem eh k me vai copiar isso??? eh k nao tenho superdrive no ibook :S

sapropel
28-04-2005, 21:31
compra!

(mas so por curiosidade [:P] dá para gravar no pc? tb não tenho sd..)

redhat
28-04-2005, 23:36
lol provavelmente nao vou precisar de comprar!! :)
Isto porque a loja que me vendeu o mac, disse-me que provavelmente o upgrade para Tiger sera gratuito pois comprei o pc ah X tempo (ja n me lembro o tempo que a sra disse)

Fikei mais satizfeito :)

sapropel
29-04-2005, 09:56
o meu tb o comprei a pouco tempo (15 dias) portanto como é que é isso? o tiger sai hoje, se tenho directo, a quem o peço?

redhat
03-05-2005, 20:31
como ja tinha dito :)
Mac OSX Tiger 10.4 :)
Ja ta instalado e tou a escrever este post com ele!!
E sim, foi um preço optimo! comprei a meias com um colega meu!! por 12,5 euros cada um!!!! :D
Isto porque, para quem comprou mac desde dia 12 do passado mes, tem direito ao SO pelo fantastico preço de 20 euros mais iva :)
E como isto nao tem serial :P compramos a meias!!!
Qdo o fomos buscar ah loja, diz-nos o dono, "Podem fazer backup do DVD!!"
LOLOLOL

Enfim! Vou testar isto!
Ja vi a dash board... nao me disse muito... ok, pronto, nao gostei... mta tralha!

Brb !

johncool
03-05-2005, 21:27
Eu sei q sou chato... mas Spotlight e Smart Folders rulam :D

Xpirit
04-05-2005, 23:41
Só menos de 1% das pessoas que usam computadores tem o privilégio de usar hoje, agora, o melhor sistema operativo do mundo. Temos pena mas damos força às restantes 99% das pessoas.

Tafinho
04-05-2005, 23:44
Só menos de 1% das pessoas que usam computadores tem o privilégio de usar hoje, agora, o melhor sistema operativo do mundo. Temos pena mas damos força às restantes 99% das pessoas.

VAX?

Xpirit
04-05-2005, 23:53
VAX?

Querias dizer VMS ? :D

Nahh... é mesmo o Gatinho grande. Spotlighta-te! :P

redhat
06-05-2005, 11:53
apos uns dias de uso intensivo de tiger.... so carrego no spotlight qdo me engano nas teclas do desktop manager ou vejo a dash board qdo nao acerto no F9 (ta configurado para o F8... o F12 nos ibooks eh para ejectar o cd... burrice by apple)

continuo a gostar muito deste safari, mas noto que algumas aplicacoes... nao dao o mesmo rendimento do que em panther, talvez por nao tarem ainda optimizadas... para o SO ser tao recente e tudo trabalhar como trabalha, acho que vai ser uma boa evolucao ate ao 10.4.9
Espero mto proximamente trocar a minha "eleanor" por um powermac dual G5... gostava muito de deitar a mao a uma coisa dessas nem que fosse usada!
Acabavam-se de vez os jogos e os downloads desnecessarios....
Tenho de estudar a coisa!!

Ate la deem-me uma ajuda, pois eu nao consegui encontrar:

1o - Posso comprar um single G5 1.8 e dp comprar outro processador à parte? e posso comprar qualqur processador (por exemplo um 2.5 e dp outro 2.5 e por dual 2.5 na mm board do 1.8?)

2o - Estes novos PowerMac ja tem susporte PCI-X ?

Grande abraço!

Roberto
30-05-2005, 22:23
O sistema Tiger por enquanto só em DVD aqui no Brasil.
"Parece que tem uma festa no céu mas eu não estou convidado pelos motivos abaixo".
É possivel passar o(s) arquivo(s) de instalação para CD-ROM (700 Mb)?

IMac G3 600 MHz com leitor de CD-ROM e 640 Mb e memória.

blastarr
30-05-2005, 22:26
PCI-Express ou PCI-X ?
São duas coisas muito diferentes e os Mac's não têm aínda a mais recente norma PCI-Express.

kidloco
30-05-2005, 22:57
Macs têm PCI-X

johncool
31-05-2005, 12:32
apos uns dias de uso intensivo de tiger.... so carrego no spotlight qdo me engano nas teclas do desktop manager ou vejo a dash board qdo nao acerto no F9 (ta configurado para o F8... o F12 nos ibooks eh para ejectar o cd... burrice by apple)

continuo a gostar muito deste safari, mas noto que algumas aplicacoes... nao dao o mesmo rendimento do que em panther, talvez por nao tarem ainda optimizadas... para o SO ser tao recente e tudo trabalhar como trabalha, acho que vai ser uma boa evolucao ate ao 10.4.9
Espero mto proximamente trocar a minha "eleanor" por um powermac dual G5... gostava muito de deitar a mao a uma coisa dessas nem que fosse usada!
Acabavam-se de vez os jogos e os downloads desnecessarios....
Tenho de estudar a coisa!!

Ate la deem-me uma ajuda, pois eu nao consegui encontrar:

1o - Posso comprar um single G5 1.8 e dp comprar outro processador à parte? e posso comprar qualqur processador (por exemplo um 2.5 e dp outro 2.5 e por dual 2.5 na mm board do 1.8?)

2o - Estes novos PowerMac ja tem susporte PCI-X ?

Grande abraço!

Respostas:

1º - Não. Ou melhor, podes comprar um G5 1.8 e depois meter-lhe um 2.0 (só e apenas); só que precisas também de recalibrar os sensores de temperatura da board e para isso precisas dum programazito q, por norma, n vem parar as mãos do end-user. Esquece os sistemas dual também, pq as boards são diferentes.

2º - PCI-X sim, sempre tiveram. PCI-Express não... talvez numa próxima revisão (mas também n vejo a necessidade)