View Full Version : Evaristo - um bixo com 7 cabeças
boas
eu ate a pouco tempo tentei instalar um programa xamado evaristo(versao 2.1) em linux atraves do tutorial desponiblizado no site do fabricante MEMÓRIA PERSISTENTE (http://www.memoriapersistente.pt/index.html#topo) e correu td muito bem ate xegar à parte de fazer ./evaristo.sh e isto so me fazer "JDBC: Setting driver JDBC to default" e ñ faz mais nada, kuando devia arrancar a aplicacao.
ja tenhu o java e o postgree instalado
ajudem me please...
Nunca trabalhei com isso, mas já leste:
isto http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/doc/index.html
e isto http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/faq.html
??
Secalhar faltou-te algum passo na instalação e configuração.
ja vi os dois, foi por eles k eu me guiei
eskeci me de dizer a distribuicao: ubuntu
JBDC ou JDBC??
Isso é a ligação à bd que tá a dar merda :S
é JDBC eu é k tava a fazer de cabeça (tenhu a certeza k essa parte ta certa) e enganei me a escrever
Deves ter de instalar qq coisa relacionada com as bases de dados isso na faq está (ou estava lá). A mim tb me aconteceu. Depois instalei o que pedia e resolveu.
:( pena que depois nunca funcionou por qq coisa idiota. Depois deixei de lado.
Eu instalei no MDK 10. Agora em Ubunto não sei como instalar isso mas os "mestres" daqui podem ajudar.
EDIT: Tentei instalar isto no Ubunto 5 mas creio que como mão tem o postgresql dicidi instala-lo. fiz o download mas acontece que após o ./configure pede o "gmake". já procurei e dá-me o Gnu make e isso tenho instalado.
Help....
Deves ter de configurar o driver de ligação à bd à pata, para ele saber a que tipo de bd te tás a ligar (oracle, mysql, postgresql, etc).
Just my guess, mas nunca experimentei o evaristo por isso ...
mas por acaso há aki alguem k ja tenha posto o evaristo a trabalhar???
mas por acaso há aki alguem k ja tenha posto o evaristo a trabalhar???
Pelos vistos ... não ... mas pelo menos estamos a tentar ajudar ...
evaristo ja rula :) o bixo tinha mesmo 7 cabeças...
e agora para melhorar o unico utilizador ke nao abre o programa é o m16e ke eles pedem para ser criado.. de resto, root e os outros acedem na boa... enfim funciona.. vou fazer mais uns testes...
PsychoactivE
19-04-2005, 01:15
Eu já pus o Evaristo a funcionar em Windows XP, se alguém quizer posso dizer como fiz.
obrigado PsychoactivE, mas o objectivo é ser em linux, para ser completamente livre.
acrobat explica ai como fizeste, eu ja passei akele erro, agora aparece me "FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e""", tou farto de pensar e procurar e ainda ñ xeguei a nenhuma conclusao...
obrigado PsychoactivE, mas o objectivo é ser em linux, para ser completamente livre.
acrobat explica ai como fizeste, eu ja passei akele erro, agora aparece me "FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e""", tou farto de pensar e procurar e ainda ñ xeguei a nenhuma conclusao...
Pois eu estou na primeira fase jdbc..... e dá erro nas linhas do script 32,33,34 e 37 :(
Ajuda precisa-se.
sigam este tutorial:
http://pcguia.xl.pt/pcg/0305/linux/100.shtml
e claro o tuturial e as faqs em:
http://www.memoriapersistente.pt/opensource/mp-biz/
(eu segui os dois)
Tenham em atenção que os outputs do script sao guardados em /home/user/tmp, num ficheiro .log , assim sendo a listagem dos erros vai pra lá, por isso a maior de voces pensa ke para no mesmo sitio mas como o scripts é grande e a unica coisa ke manda para o ecran é :"seting jdbc driver to default", parece ke o problema é do jdbc. No entanto pode nao ser...
assim sendo :
1- instalar o java (www.sun.com)
2- instalar o postgree(http://www.postgresql.org/)
3- instalar o jdbc(http://jdbc.postgresql.org/)
No tutorial da pcguia tenham em atenção a criação do utilizador no postgres e a base de dados do utilizador ke criaram no mesmo
depois disto e de seguirem os tutoriais vao ao script "evaristo.sh" e confirmem isto:
JDBC_DRIVER=/usr/share/java/postgresql-jdbc3.jar (vejam se o ficheiro jar ta mesmo lá e se os user têm premissoes pra o executar)
e isto:
EXT_JAR_DIR=/usr/java/jre1.5.0_02/bin/java verifikem ke a path está correcta
depois disto e ke me lembre a unica coisa ke falha é ke o m16e(utilizador ke eles pedem pra criar ) nao consegue aceder ao prog e berra como a vocês todos, o ke eu faço é correr o prog como root ou melhor ainda , com o meu user normal...
espero ter ajudado...
offtopic: dporem: olha ke ficas na rua... :D
acrobat fiz td o k tens no tutorial e isto ainda na funca...
offtopic: acrobat es tu k ñ dormes em casa a maior parte dos dias, ñ eu
Ola PsychoactivE, será que poderias dizer como é que fizeste para o por a funcionar em Win XP.
Sei que é um pouco offtopic mas como o tema está a ser discutido aqui...
Obrigado pela ajuda
Isto não funciona :004: .
aqui está o problema:
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: while resolving class: com.m16e.mpbiz.MpBiz
at java.lang.ClassLoader.resolveClass0(java.lang.Clas s) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.initializeClass() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.forName(java.lang.String, boolean, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.forName(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at gnu.gcj.runtime.FirstThread.run() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_ThreadRun(java.lang.Thread) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_RunMain(java.lang.Class, byte const, int, byte const, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at __libc_start_main (/lib/tls/i686/cmov/libc-2.3.2.so)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.xml.sax.SAXException not found in [file:./, file:./i18n/, file:/usr/share/java/postgresql-8.0-311-jdbc3.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/m16e-free-tools-v0r13.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/evaristo-v2r1.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/classes/, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/datavision-0.8.1.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/jruby.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/MinML2.jar, core:/]
at java.net.URLClassLoader.findClass(java.lang.String ) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at gnu.gcj.runtime.VMClassLoader.findClass(java.lang. String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(java.lang.String, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_FindClass(_Jv_Utf8Const, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_PrepareCompiledClass(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.linkClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.resolveClass0(java.lang.Clas s) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
...7 more
Penso que instalei o java bem e fiz direitinho o que dizia na páqina deles mas agora não o encontra.
Podem ajudar.
thanx
o teu problema esta no script evaristo.sh na localização que o script tem para o java e para o jdbc driver .lê o meu post
o teu problema esta no script evaristo.sh na localização que o script tem para o java e para o jdbc driver .lê o meu post
Mas eu tenho direitinho.
a unica diferença é que fiz o download do jbdc para o postgresql 8.xxx.
será isso.
já vasculhei pelo site deles mas parece-me que o que eles indicam para iniciar o driver será feito pelo evaristo.sh.
poe aki o teu evaristo.sh e a localização do teu driver jdbc...
qt ao 8.xx n sei... eu tenho o 7.4
poe aki o teu evaristo.sh e a localização do teu driver jdbc...
qt ao 8.xx n sei... eu tenho o 7.4
#!/bin/bash
TIME_NOW=`date +%Y-%m-%d-%H-%M-%N`
LOG_FILE=$HOME/tmp/evaristo-$TIME_NOW.log
EVARISTO_REL=v2r1
EVARISTO_HOME=/usr/local/m16e/evaristo-v2r1
TOOLS_REL=v0r13
LIB_DIR=$EVARISTO_HOME/lib
echo "JDBC:" $JDBC_DRIVER
if [ -z $JDBC_DRIVER ]; then
echo "Setting JDBC driver to default..."
JDBC_DRIVER=/usr/share/java/postgresql-8.0-311-jdbc3.jar
fi
EXT_JAR_DIR=/usr/local/jre1.5.0_02/bin/java
JRUBY_JAR=$EXT_JAR_DIR/jruby.jar
MINML2_JAR=$EXT_JAR_DIR/MinML2.jar
DV_PATH=$LIB_DIR/classes:$LIB_DIR/datavision-0.8.1.jar
DV_PATH=$DV_PATH:$JRUBY_JAR:$MINML2_JAR
M16E_FREE_TOOLS_JAR=$LIB_DIR/m16e-free-tools-$TOOLS_REL.jar
EVARISTO_JAR=$LIB_DIR/evaristo-$EVARISTO_REL.jar
# app's classpath
MPBIZ_CLASSPATH=.:./i18n:$JDBC_DRIVER:$M16E_FREE_TOOLS_JAR
MPBIZ_CLASSPATH=$MPBIZ_CLASSPATH:$EVARISTO_JAR:$DV _PATH
echo ">>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>" >> $LOG_FILE
echo "Session Started: " $TIME_NOW>> $LOG_FILE
echo ">>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>" >> $LOG_FILE
# LAUNCH APP
cd $EVARISTO_HOME; \
java -Xint -classpath $MPBIZ_CLASSPATH com.m16e.mpbiz.MpBiz \
-f mpbiz-backoffice.properties $1 $2 $3 $4 $5 $6\
>> $LOG_FILE 2>> $LOG_FILE
Acho que está tudo bem
Mas vê lá
Edit: tenho instalado o 7.4 mas como não encontrava o postgresql, saquei o da versão 8 da net.
à posteriori tb instalei o 8 mas este não deve estar a funcionar pq ainda não o indiquei para nenhum programa.
Creio que o devo por numa PATH qquer. Não é assim?
tenta este driver jdbc : http://jdbc.postgresql.org/download/pg74.216.jdbc3.jar
estás a tentar correr o driver do jdbc 8 com o postgree 7.4
tb a mim...
ja à uma semana k ñ avanco...
está tudo na mesma. :(
poe aki o ultimo temp ke ele gerou... depois de pores o jdbc correcto
Creio que gerou mais erros, ainda:
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Session Started: 2005-04-26-14-16-491670000
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: while resolving class: com.m16e.mpbiz.MpBiz
at java.lang.Class.initializeClass() (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.forName(java.lang.String, boolean, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.Class.forName(java.lang.String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_RunMain(java.lang.Class, byte const, int, byte const, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
Caused by: java.lang.ClassNotFoundException: org.xml.sax.SAXException not found in [file:./, file:./i18n/, file:/usr/share/java/postgresql.jdbc3.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/m16e-free-tools-v0r13.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/evaristo-v2r1.jar, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/classes/, file:/usr/local/m16e/evaristo-v2r1/lib/datavision-0.8.1.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/jruby.jar, file:/usr/share/java/jre1.5.0_02/bin/java/MinML2.jar, core:/]
at java.net.URLClassLoader.findClass(java.lang.String ) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at gnu.gcj.runtime.VMClassLoader.findClass(java.lang. String) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.loadClass(java.lang.String, boolean) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_FindClass(_Jv_Utf8Const, java.lang.ClassLoader) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at _Jv_PrepareCompiledClass(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
at java.lang.ClassLoader.linkClass0(java.lang.Class) (/usr/lib/libgcj.so.4.0.0)
...7 more
isto está muito esquisito. Quando faço java version dá bronca:
Exception in thread "main" java.lang.NoClassDefFoundError: version
já fiz tudo o que diz no install da Sun >( >( >(
tb a mim...
ja à uma semana k ñ avanco...
Por aqui já funciona :003: :003: :003: :003: .
Mas só no slackware10. Pois fiz a experiência de instalar tudo de novo e numa distribuição limpa escolhi a outra VM que tinha. Agora só falta experimentar no CM10.
Pois bem o java já está instalado versão 1.4. Melhor ainda.
Peguei no Postgresql 8 e segui os paços de instalação que vem no manual online.
O link já está aqui na thread.
depois de seguir estes paços fui ao manual do evaristo e da pcguia e fiz como aconselhavam.
mas parti um pouco a cabeça pq depois de fazer su - xxxx não dava nada no creatuser ou createdb por isso o melhor é fazer o seguinte: ir para as directorias bin da directoria principal do postgresql e aí correr estes comandos.
Fiz o mesmo para o psql -f /usr/local/(onde está o evaristo)/sql/o_resto_do_path.
Depois de todas as mensagens aparecerem a confirmar corri o evaristo.sh e........ FEZ-SE LUZ :003: :003: .
Só há uma coisa que não está bem que são os caracteres portugueses com acentos e cedilhas, mas isso é fazer uma config diferente no Postgresql. Isso Logo faço tenho de ver como é que é.
Tenta mais uma vez que pode ser que arranque.
@acrobat: no Ubuntu ainda estou parado Podes dizer qq coisa acerca do post anterior com os erros que me dá?
thanx
já fiz tudo o que diz no install da Sun >( >( >(
faz tudo o ke diz no install do ubuntuguide.org :)
falta-te o export :)
faz tudo o ke diz no install do ubuntuguide.org :)
falta-te o export :)
Já fui por aí tb..... e nada >( ; no que respeita ao evaristo, porque no site de teste do java diz que está a funcionar 100%. depois faço java -version e dá um erro esquisito.
Tenho de refazer o processo.
Logo dou noticias.
PS: As instruções de instalação do MPbiz deixam muito a desejar :mad: .
PS: As instruções de instalação do MPbiz deixam muito a desejar :mad: .
se eu trancrevesse para aqui os mails deles em resposta as minhas perguntas é ke ias ver... assim akilo nunca vai ra frente...
depois poe aki o log ke akilo der a seguir a tentares...
Bem isto é mesmo um pesadelo. Depois de pôr o dito cujo a funcionar desliguei o VM e ontem qdo o ia mostrar à minha miuda (também a contabilista) qual é o meu espanto quando dá isto:
http://img171.echo.cx/img171/7241/evar11wx.th.jpg (http://img171.echo.cx/my.php?image=evar11wx.jpg)
Acho estranho porque não mexi em nada e já estive a ver o manual e parece estar tudo bem.
Porra de software. :004:
pah foi o postgres ke nao arrancou... faz um restart do postgres... ta no tutorial da pcguia...
pah foi o postgres ke nao arrancou... faz um restart do postgres... ta no tutorial da pcguia...
pois ...........
mas isso já eu fiz e deveria estar no rc.d e não no init.d (esta não aparece no slack). Acontece q não está lá. Estou ****** up com esta bosta.
/etc/init.d/postgresql restart
ou
/etc/rc.d/postgresql restart
se isto n funcaa... tens o postgres mal instalado...
Vocês dão se bem a usar o Evaristo? Tipo, satisfaz todas as necessidades (normais) de um software de gestão normal? É agradável de usar?
Acham que consegue concorrer com software acessível para Win (+- 20cts)?
pah nao testei isto mesmo a sério mas parece-me bom. A assistencia é "0" n ,e ajudaram nada ... e como n connheço o Postgresql não sei até ke ponto será estável, e se leres os posts desta thread vais perceber que é uma porcaria pra se instalar.. conclusao: Nada como experimentar :D
http://img226.echo.cx/img226/2929/evaristo5gd.th.png (http://img226.echo.cx/my.php?image=evaristo5gd.png)
voltei a tentar td de novo (ja tou a ficar farto...) e deu o memo resultado:
"A connection error has occurred: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e""
Isto faz parte do log k o evaristo faz:
"<DbConnection.connect> url: jdbc:postgresql://localhost/mpb2
<MpBiz.main>
SQL EXCEPTION:
A connection error has occurred: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e"
org.postgresql.util.PSQLException: A connection error has occurred: org.postgresql.util.PSQLException: FATAL: IDENT authentication failed for user "m16e"
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openC onnectionV3(AbstractJdbc1Connection.java:337)
at org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openC onnection(AbstractJdbc1Connection.java:214)
at org.postgresql.Driver.connect(Driver.java:139)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at java.sql.DriverManager.getConnection(Unknown Source)
at com.m16e.free.tools.db.DbConnection.connect(DbConn ection.java:69)
at com.m16e.free.tools.db.DbConnection.<init> (DbConnection.java:51)
at com.m16e.free.tools.db.Database.init(Database.java :658)
at com.m16e.free.tools.db.Database.<init> (Database.java:313)
at com.m16e.mpbiz.MpBizAppContext.<init> (MpBizAppContext.java:176)
at com.m16e.mpbiz.MpBiz.start(MpBiz.java:1199)
at com.m16e.mpbiz.MpBiz.<init> (MpBiz.java:225)
at com.m16e.mpbiz.MpBiz.main(MpBiz.java:2759)"
org.postgresql.jdbc1.AbstractJdbc1Connection.openC onnectionV3(AbstractJdbc1Connection.java:337)
at
Eu penso que pode ser esse o erro porque deveria ser o jdbc3.jar.
Mas posso estar a dizer uma bacorada do tamanho da Terra, e se for assim desculpem a ignorancia.
Mais uma dúvida:
http://img52.echo.cx/img52/6438/untitled17eq.jpg (http://www.imageshack.us)
Isto é mesmo estranho fazer java -version e aparecer isto.
Segui o tuturial do Ubuntu.
Isto é mesmo estranho fazer java -version e aparecer isto.
Segui o tuturial do Ubuntu.
pois... vai ao site da sun.. e saca o jre 1.5 isso ta mal instalado
tem de dar isto:
java version "1.5.0_02"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_02-b09)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_02-b09, mixed mode, sharing)
pois... vai ao site da sun.. e saca o jre 1.5 isso ta mal instalado
tem de dar isto:
java version "1.5.0_02"
Java(TM) 2 Runtime Environment, Standard Edition (build 1.5.0_02-b09)
Java HotSpot(TM) Client VM (build 1.5.0_02-b09, mixed mode, sharing)
Acrobat é a terceira vez que faço direitimho como eles (Sun) dizem.
Fui também ao unofficialubuntu e tb fiz direitinho como dizem, mas fiz um teste numa pag da sun e dizia que tinha o software bem instalado mas com java -version dá sempre aquilo.
Não percebo >(
Acrobat é a terceira vez que faço direitimho como eles (Sun) dizem.
Fui também ao unofficialubuntu e tb fiz direitinho como dizem, mas fiz um teste numa pag da sun e dizia que tinha o software bem instalado mas com java -version dá sempre aquilo.
Não percebo >(akilo ke tu tens é uma versao do java ke n é da sun.. pelo menos é o ke parece...
agora como é ke isso se resolve.... n faço ideia :wow:
akilo ke tu tens é uma versao do java ke n é da sun.. pelo menos é o ke parece...
agora como é ke isso se resolve.... n faço ideia :wow:
Mas eu fiz o download do jre-_1.5_0_02 do site da Sun e instalei como dizem as instruções aqui:
http://java.sun.com/j2se/1.5.0/jre/install-linux.html
depois fiz também como diz aqui:
http://www.ubuntuguide.org/#jre
Não sei como é que fico. E a tal página da Sun (que agora não encontro) dizia que estava bem instalado.
Não sei......... Talvez seja melhor desinstalar tudo e refazer a coisa de novo.
Como fazer isso ou seja desisntalar o java; postgresql e evaristo?
Não vejo nada no site da sun sobre isso.
MY Frankenstein Works finaly.
custou mas foi. Tive de partir muita pedra no Postgresql e de pois no Java e tudo o mais.
Mas agora funciona no Ubuntu e há-de funcionar no Slack10.
@dporem -> tenta refazer todo o processo e cuidado com o *sql. Aí se não ficar tudo direitinho dá bronca.
Sorte
AndreAPL
19-06-2006, 12:41
o bicho ta de volta :004: lol
tou agora de volta disto, este topico ja foi muito util, ao menos ja consegui colocar o jdbc direito...
mas agora da erro fatal: password do m16e n e valida :wow: que pass ? lol. ideias?
(em windows e' bem mais simples :( :( )
Boas,
Sou um novo membro cá do sítio.
Tenho tentado há quase já1 semana instalar o "Evaristo" e nada.
Será que alguém me pode ajudar. Desde a instalação do PostgreSQL, local onde deve ser instalado, o JDBC como se instala e onde, e por fim o "Evaristo".
Cumprimentos
AndreAPL
03-03-2007, 12:03
senao tenta > este < (http://www.gotham.pt/site/index.php?lang=pt).
Já experimentei. Não é tão completo como o evaristo. Experimentei o evaristo no "janelas". Agora quero instalar o evaristo no Mandriva. Já avancei alguma coisa. Quando executo ./evaristo.sh aparece a seguinte mensagem: JDBC: Setting JDBC driver to default... não faz nada, retorna á linha de comando. Já li vários posts, tenho o postgresql-8.1-408.jdbc3.jar mas não sei como e onde instalar. É só copiar o ficheiro para /usr/java ? O java que tenho é o jre1_5_0_08 e julgo estar bem instalado. O PostgreSQL é o 8.1.4. Agradecimentos
Já experimentei. Não é tão completo como o evaristo. Experimentei o evaristo no "janelas". Agora quero instalar o evaristo no Mandriva. Já avancei alguma coisa. Quando executo ./evaristo.sh aparece a seguinte mensagem: JDBC: Setting JDBC driver to default... não faz nada, retorna á linha de comando. Já li vários posts, tenho o postgresql-8.1-408.jdbc3.jar mas não sei como e onde instalar. É só copiar o ficheiro para /usr/java ? O java que tenho é o jre1_5_0_08 e julgo estar bem instalado. O PostgreSQL é o 8.1.4. Agradecimentos
Oi:
Tens de sacar o jbdc compatível com o postgresql que está a usar- primeiro.
Depois tens de copiá-lo para a directoria onde está o java. Mas tens de procurar a subdirectoria correcta.
Depois tens de alterar no script evaristo.sh o path para esse *.jdbc.
Com o Postgresql 8 as instruções do manual do Evaristo não funcionam, visto que foram feitas para o 7 e há diferenças.
Penso que é tudo. É que eu tinha dito que ía fazer um how-to actualizado para a instalação disso mas entretanto não tive tempo pronto.......
É que a última vez que instalei isso foi em Agosto e já não me lembro bem mas sei que andei outra vez ás aranhas.
Oi:
Tens de sacar o jbdc compatível com o postgresql que está a usar- primeiro.
Depois tens de copiá-lo para a directoria onde está o java. Mas tens de procurar a subdirectoria correcta.
Depois tens de alterar no script evaristo.sh o path para esse *.jdbc.
Com o Postgresql 8 as instruções do manual do Evaristo não funcionam, visto que foram feitas para o 7 e há diferenças.
Penso que é tudo. É que eu tinha dito que ía fazer um how-to actualizado para a instalação disso mas entretanto não tive tempo pronto.......
É que a última vez que instalei isso foi em Agosto e já não me lembro bem mas sei que andei outra vez ás aranhas.
Ok Já consegui instalar a versão 2.3. Vou prepara um how-to, pois acho que vale a pena.
Ok Já consegui instalar a versão 2.3. Vou prepara um how-to, pois acho que vale a pena.
Isso era 5* já que eu digo que vou fazer isso cada vez que o instalo e depois passa e não o faço.
Ok. Então aqui vai:
Instalar Postgresql:
1- Instalar da distro Postgresql + Server (no meu caso Mandriva 2007 sem qualquer problema).
2- chown postgres:postgres /var/lib/pgsql/data (onde aparece o icon são 2pontos p)
3- su - postgres
4- initdb -D /var/lib/pgsql/data
5- postmaster -i -D /var/lib/pgsql/data &
6- Verificar se o serviço Postgresql foi activado:
ps -A | grep postmaster
se aparecer algo como:
7021 pts/3 00:00:00 postmaster
7029 pts/3 00:00:00 postmaster
7030 pts/3 00:00:00 postmaster
7031 pts/3 00:00:00 postmaster
isto significa que o servidor foi activado.
Fazer restart do serviço (como root).
/etc/init.d/postgresql restart
se aparecer: stopping ok
starting ok
está instalado e a funcionar bem.
8- Alterar o postgresql.conf (em var/lib/pgsql/data)
No caso do postgresql 8.x desmarcar a linha listen adress = 'localhost' é suficiente.
9- Alterar o pg_hba.conf (em var/lib/pgsql/data)
local
local all all trust
host all all 127.0.0.1 255.255.255.255 trust
IPV4
host all all 127.0.0.1 1/32 trust
Instalar Evaristo:
1- adduser m16e
2- mkdir -p /usr/local/m16e/evaristo
3- chown m16e:m16e /usr/local/m16e/evaristo
4- chmod g+r /usr/local/m16e/evaristo
5- su postgres
6- createuser m16e
responder 's' na linha que aparece.
se aparecer CREATE ROLE, então ok. Se não aparecer não continuar, pois
não adianta.
7- exit
8- su - m16e
9- createdb m16e
Aparece CREATE DATABASE.
JAVA: em Mandriva o java que instala por defeito funciona bem.
java -version (para ver se o java está bem instalado)
aparece: java version "1.5.0_08
JAVA (TM) 2 Runtime
JAVA HOTSPOT (TM) ......
enquanto utilizador m16e
descompactar o ficheiro mpbiz-2-3.bz2 para a directoria /usr/local/m16e/evaristo
10- tar jxvf mpbiz-2-3.bz2 (estando dentro da directoria evaristo)
11- psql -f sql/mpb2-3.sql m16e
aqui aparece uma mensagem de erro, não sei se muito ou pouco importante.
Fazer o download do driver JDBC, do site do Postgresql
No caso: postgresql-8.1-408.jdbc3.jar
12- Mudar o nome para: postgresql.jar
13- copiá-lo para a directoria /usr/share/java (se não existir criá-la)
como utilizador m16e executar:
./evaristo.sh (estando no directorio do evaristo).
e voilá, temos o evaristo a funcionar com o utilizador m16e, como dissem os senhores.
Espero que este post ajude, embora depois de testar não consigo fazer listagens nem alterar stocks.
Se alguém testar e conseguir colocar tudo a trabalhar bem, agradece-se.
Boa sorte
M6NIsso era 5* já que eu digo que vou fazer isso cada vez que o instalo e depois passa e não o faço.
andre.monteiro
30-03-2007, 10:17
Boas! Eu tenho o Evaristo a funcionar bem na clínica da minha cunhada, à excepção dos caracteres portugueses da própria aplicação. Já coloquei os parâmetros para Latin-1, e os produtos e clientes ficam com a acentuação certa, mas o próprio Evaristo mostra "□" em qualquer caracter português, por exemplo nas facturas descrição é "descri□□o". Alguém sabe como resolver este problemazito?
Sei que o mais difícil é instalar, mas consegui, depois de muitas cabeçadas, há cerca de 1 mês. Segui as instruções da PCGuia, mas depois há uns pormenores que escapam lá.
Instalei o PostgreSQL 8, mas parece que o 7.4 é que funciona, por isso se tiverem Ubuntu 6.10 já deve ter o 7.4 instalado. Depois de ter o PostgreSQL a funcar é necessário ir aos ficheiros de configuração do Evaristo (acho que são 2, já foi há algum tempo e já não tenho o pc comigo pra verificar) e alterar os campos PostgreSQL para os directórios correctos no vosso PC.
Depois vem a treta do JDBC. Andei que tempos a pensar que se instalava, a descompactar, executar o java (main class not found, etc., etc.) e só depois me apercebi >( que apenas é preciso colocar o ficheiro .jar na pasta share/java e fazer o export. Voltem ao Evaristo e alterem para os directórios correctos os campos JDBC.
De seguida vem outra treta: abrimos o Evaristo com o utilizador m16e e surge uma coisa como "wrong credentials" (já não me lembro exactamente o erro, mas é parecido com isto). Ora bem, voltamos a editar os 2 ficheiros do evaristo, existem campos username e password da BD. O username deve estar em "m16e", a password deve estar vazia, mas coloquem a vossa password porque vamos alterá-la. Aquando da criação da BD não foi pedida pass, mas como não abre sem pass... Temos que voltar a entrar no PostgreSQL como utilizador m16e e fazer uma " ALTER USER m16e WITH PASSWORD 'avossapass'; " sem aspas. Et voilà! Saiam, executem o Evaristo e espero que tenha dado!
Espero ter ajudado alguém, na altura que consegui instalar fiquei contente mas não tive mesmo paciência para vir aqui deixar indicações, dei muitas cabeçadas mesmo:'( ...
Não se esqueçam que num desses ficheiros do PostgreSQL está a definição de caracteres, procurem na net que é fácil, apenas editar um ficheiro no directório PostreSQL-7.4 para Latin-1. Não se esqueçam de mim em relação aos □□□□□□□□□□□□□□□□!!!!
André Monteiro
PS - Vi um tutorial para instalar automaticamente tudo com o Synptics, mas não experimentei: http://comunidade.caixamagica.pt/index.php?article=2059&visual=1 (http://comunidade.caixamagica.pt/index.php?article=2059&visual=1).
DahPower
16-04-2007, 19:40
Boas,
O Evaristo parece realmente ser uma das melhores opções de gestão para empresários em nome individual e pequenas ou medias empresas mas, assusta-me o facto de até agora, não conseguir de forma alguma por o programa a funcionar e as dificuldades passam desde a falta de documentação ou documentação pouca "intuitiva" para novos utilizadores de distribuições Linux e pela desmotivação que se vai encontrando pela taxa de sucesso na instalação ser relativamente baixa.
Não sei se sou só eu, mas eu olho para os tutoriais e não faço ideia por onde começar, esta ideia de instalar através do gestor de pacotes pareceu-me "a mais fácil de todas" e mesmo assim, não consigo encontrar o tal pacote "MP_Biz" nos repositórios que tenho. Já tentei instalar através do tutorial da Memória Persistente e parei no ponto em que deveria configurar o "postgesql.conf" para permitir ligações por TCPIP, pois nem sei onde encontrar esse ficheiro, deve ser óbvio mas, como já disse muitas vezes, uso o Ubuntu à meses e considero-me um perfeito noob nestas andanças.
Se alguém pudesse ajudar a instalar o software agradecia.
Ainda relacionado com o tema, será que alguém me pode explicar porque raio é que não podemos "emitir facturas" usando o software de folhas de calculo do OpenOffice? Ou pode-se?
E faço esta pergunta porquê, empresas que apenas se dedicam à prestação de serviços, não necessitam de software como o Evaristo apenas para emitir facturas/recibos, os nossos "irmãos" brasileiros têm uma coisa que se chama, "Nota Fácil", um pequeno software onde se põe os dados da empresa, do cliente, descrimina-se o produto que se vendeu ou serviço que se prestou, põe-se a taxa de IVA e tá a andar. O problema é que está configurado para trabalhar com "Reais" e tem algumas referências ao Brasil, em termos de legislação.
Podem sempre por a questão, da gestão de clientes e fornecedores, mas isso também se arranja "à parte", a gestão de stocks também, mas lá está, que só presta serviços... não usa stocks, não faz inventários, para fazer orçamentos poderia também usar-se o mesmo "modelo" do OpenOffice.org-Calc que se utilizaria para as facturas/recibos. Penso que me conseguia "safar" usando estas alternativas. Penso também que o motivo pelo qual não deverá ser permitido usar este "sistema" poderá estar relacionado com o facto de se poder, a qualquer altura, alterar dados de uma factura já emitida, mas faço a seguinte questão, com os famosos "livros de facturas/recibos" não é possível fazer essas alterações?
Cpts;
Dp
Boas! Eu tenho o Evaristo a funcionar bem na clínica da minha cunhada, à excepção dos caracteres portugueses da própria aplicação. Já coloquei os parâmetros para Latin-1, e os produtos e clientes ficam com a acentuação certa, mas o próprio Evaristo mostra "□" em qualquer caracter português, por exemplo nas facturas descrição é "descri□□o". Alguém sabe como resolver este problemazito?
Sei que o mais difícil é instalar, mas consegui, depois de muitas cabeçadas, há cerca de 1 mês. Segui as instruções da PCGuia, mas depois há uns pormenores que escapam lá.
Instalei o PostgreSQL 8, mas parece que o 7.4 é que funciona, por isso se tiverem Ubuntu 6.10 já deve ter o 7.4 instalado. Depois de ter o PostgreSQL a funcar é necessário ir aos ficheiros de configuração do Evaristo (acho que são 2, já foi há algum tempo e já não tenho o pc comigo pra verificar) e alterar os campos PostgreSQL para os directórios correctos no vosso PC.
Depois vem a treta do JDBC. Andei que tempos a pensar que se instalava, a descompactar, executar o java (main class not found, etc., etc.) e só depois me apercebi >( que apenas é preciso colocar o ficheiro .jar na pasta share/java e fazer o export. Voltem ao Evaristo e alterem para os directórios correctos os campos JDBC.
De seguida vem outra treta: abrimos o Evaristo com o utilizador m16e e surge uma coisa como "wrong credentials" (já não me lembro exactamente o erro, mas é parecido com isto). Ora bem, voltamos a editar os 2 ficheiros do evaristo, existem campos username e password da BD. O username deve estar em "m16e", a password deve estar vazia, mas coloquem a vossa password porque vamos alterá-la. Aquando da criação da BD não foi pedida pass, mas como não abre sem pass... Temos que voltar a entrar no PostgreSQL como utilizador m16e e fazer uma " ALTER USER m16e WITH PASSWORD 'avossapass'; " sem aspas. Et voilà! Saiam, executem o Evaristo e espero que tenha dado!
Espero ter ajudado alguém, na altura que consegui instalar fiquei contente mas não tive mesmo paciência para vir aqui deixar indicações, dei muitas cabeçadas mesmo:'( ...
Não se esqueçam que num desses ficheiros do PostgreSQL está a definição de caracteres, procurem na net que é fácil, apenas editar um ficheiro no directório PostreSQL-7.4 para Latin-1. Não se esqueçam de mim em relação aos □□□□□□□□□□□□□□□□!!!!
André Monteiro
PS - Vi um tutorial para instalar automaticamente tudo com o Synptics, mas não experimentei: http://comunidade.caixamagica.pt/index.php?article=2059&visual=1 (http://comunidade.caixamagica.pt/index.php?article=2059&visual=1).
O que é exactamente fazer o export do JDBC?
andre.monteiro
09-05-2007, 09:36
É apenas a actualização do path para a pasta Java:
export PATH=/path/to/java:$PATH
Podes ler mais sobre isso em http://www.jibble.org/settingupjava.php. Boa sorte!
Não me safo!
Isto é, consigo que a aplicação funcione, só que depois não consigo ter as quantidades existentes dos produtos e acesso ás listagens. Quando clico em Listagens aparece Compras - Vendas - Produtos, mas ao clicar no que aparece no menu seguinte nada acontece.
PostgreSQL 8.2.
Distro Mandriva.
Julgo que o problema seja num erro que dá quando faço o comando
psql -f sql/mpb2-3.sql
ERRO:
psql:sql/mpb2-3.sql:4061: ERRO: função tf_insert_doc_lin_tuple() não existe
psql:sql/mpb2-3.sql:4072: ERRO: função tf_insert_doc_tuple() não existe
psql:sql/mpb2-3.sql:4075: ERRO: permissão negada ao autorizar sessão
psql:sql/mpb2-3.sql:4082: ERRO: deve ser o dono do esquema public
Poderá ser dos previlégios dos utilizadores? É que quando entro na aplicação não me é pedida qualquer password. Entro com o utilizador m16e.
Ajuda agradece-se, pois estou decidido a que isto funcione.
Já agora como apago a 'ROLE' 'm16e' e a base de dados "m16e".
andre.monteiro
10-05-2007, 09:29
Hum...
O problema das listagens não é por não teres produtos? De qualquer maneira devia dar-te a lista vazia. Ah, agora reparei, devias mudar para o Postgre 7.4, esse tá testado e funciona, o 8.2 dá problemas até acho que reportaram aqui no forum.
Quando fizeres psql -f sql/mpb2-3.sql mete sudo psql -f sql/mpb2-3.sql antes para ver se já dá.
Para apagar a bd tens que fazer drop enquanto utilizador m16e, podes ver como em http://www.postgresql.org/docs/7.4/interactive/sql-dropdatabase.html.
Já agora por curiosidade o Evaristo tá a funcionar há desde 1 de Abril no PC da clínica sem problemas, faltam mesmo só os acentos!
Preatorian
10-05-2007, 13:04
www.projectocolibri.com
Uma boa alternativa ao Evaristo... Simples e eficaz
www.projectocolibri.com (http://www.projectocolibri.com)
Uma boa alternativa ao Evaristo... Simples e eficaz
Agradeço a dica.
Mas como se coloca isto a funcionar, pois o manual não diz nada.
Quando faço ./colibri aparece uma página do java sem nada.
Preatorian
10-05-2007, 20:23
No site acima referido, tens um fórum de suporte, em que os autores da aplicação te ajuda.
Deves verificar se tens a ultima versão java instalada. Não sei que sistema operativo tens, mas em principio abre a janela java com os dados para o login. Experimenta perguntar no fórum oficial.
No site acima referido, tens um fórum de suporte, em que os autores da aplicação te ajuda.
Deves verificar se tens a ultima versão java instalada. Não sei que sistema operativo tens, mas em principio abre a janela java com os dados para o login. Experimenta perguntar no fórum oficial.
Obrigado.
Em menos de uma hora, para quem não percebe nada de java nem postgresql o COLIBRI está a funcionar.
Pessoal, esqueçam o Evaristo, digo eu.
Experimentem o COLIBRI.
Muito fácil e intuitivo
javcorreia
20-07-2007, 17:21
Olá pessoal,
Aqui vai um guia da minha aventura com o evaristo :).
Passos a dar para a instalação do Evaristo (feita no Debian Etch):
Primeiro há que instalar os pré-requisitos do Evaristo que são o PostgreSQL7.4 ou superior, JAVA 1.4 ou superior e o JDBC driver para o PostgreSQL.
1- Instalação do PostgreSQL7.4
1.1 - No Sistema Debian nada mais fácil que:
aptitude install postgresql7.4 [e todos os outros pacotes necessários e que quiser instalar]
1.2 - Noutros sistemas, seguir os passos indicados para o mesmo.
2- Configuração do PostgreSQL7.4 (tudo feito em modo root)
2.1 - Alterar os ficheiros de configuração postgresql.conf e pg_hba.conf
2.1.1 - postgresql.conf
- Na parte das "Connections Settings" descomentar a linha que diz:
#tcpip_socket = false
para descomentar tirar apenas o simbolo #
e por:
tcpip_socket = true
2.1.2 - pg_hba.conf
- acrescentar as seguintes linhas, comentando as que lá se encontram:
em local:
local all all trust
em ipv4
2.2 - Fazer um restart ao PostgreSQL com o seguintes comando
/etc/init.d/postgresql-7.4 restart
3- Instalar JAVA
Antes de mais fazer o Download do bin desejado em sun.java.com.
3.1 - Em Debian nada mais fácil que:
sudo aptitude install java-package debhelper fakeroot
fakeroot make-jpkg <downloadedfile.bin>
sudo dpkg -i obtained_debian_package.deb
E pronto, o java fica instalado nos sitios correctos e com os exports necessários na PATH :).
Para o "tira-teimas" fazer java -version no terminal e verificar se corresponde à versão do download.
4- Instalar o JDBC Driver do PostgreSQL. (feito em modo root)
Em http://jdbc.postgresql.org/ fazer o Download do driver correcto. Neste caso vai ser o pg74.216.jdbc3.jar
Renomear o ficheiro para postgresql.jar e copiá-lo para o directório /usr/share/java
Neste momento estão instalados todos os pré-requisitos.
5- Instalação do Evaristo
Aqui é como é dito no manual de instalação rápida do mpbiz.
5.1- Executar estes comandos, um de cada vez.
(em modo root) adduser m16e
(em modo root) mkdir -p /usr/local/m16e/evaristo
(em modo root) chown m16e:m16e /usr/local/m16e/evaristo
(em modo root) chmod g+r /usr/local/m16e/evaristo
su postgres
createuser m16e
exit
su - m16e
createdb m16e
Enquanto utilizador m16e fazer o seguinte:
descompactar o ficheiro mpbiz-2-3.bz2 para a directoria /usr/local/m16e/evaristo
fazer tar xjvf mpbiz-2-3.bz2 (estando dentro da directoria /usr/local/m16e/evaristo)
de seguida:
psql -f sql/mpb2-3.sql m16e (isto é script que vai criar as tabelas e afins na base de dados do PostgreSQL)
E pronto:
agora corremos o programa fazendo
./evaristo.sh (dentro da directoria /usr/local/m16e/evaristo)
Caso apareça um erro do estilo:
xlib: connection to ":0.0" refused by server
xlib: no protocol defined
então é porque se tentou correr em modo root.
Solução:
Mude para o utilizador m16e e corra como esse utilizador, ou se quiser correr em modo root faça:
kdesu ./evaristo.sh (se usar o KDE)
ou
gksudo ./evaristo.sh (se usar o Gnome)
Obs:
O mesmo pode ser feito usando o PostgreSQL 8.1 que vem nos repositórios do Debian Etch.
as alterações a fazer são:
2.1.1 - postgresql.conf
- Na parte das "Connections Settings" descomentar a linha que diz:
#listen_addresses = 'localhost'
para descomentar tirar apenas o simbolo #
E se assim se desejar também se pode personalizar a configuração, em vez de criar o user m16e, usar o user corrente.
- na parte de criação do user m16e, não fazer caso.
- quando forem carregar o script da base de dados com o comando psql -f etc, façam antes uma alteração ao script com um editor de texto qualquer que suporte o Substituir, vão substituir todas as palavras m16e por nome_do_vosso_user.
-há também que modificar o ficheiro de configuração mpbiz-backoffice.properties, onde está db.user=m16e, vai estar db.user=nome_do_vosso_user.
O resto é igual :).
Espero que ajude alguém, também eu tive sérias dificuldades em instalar isto, mas tive boas ajudas do pessoal nesta thread.
ps:
Ainda não fiz grandes testes, e para falar verdade, nem vou fazer, apenas estive a instalar o programa para ajudar o meu irmão que vai precisar dele, assim que me ele disser que encontrou problemas aqui e acolá vou ter de os ir resolvendo :/, mas isso é só quando ele o começar a usar.
Ola.
Bem, ja tenho o evaristo a funcionar, no entanto nao percebo como mudar a codificaçao.
Alguem me pode ajudar?
Cumprimentos
andre.monteiro
28-02-2008, 18:57
Boas,
Realmente estive com esses problemas e não consegui resolver. Tentei mexer na codificação da Base de Dados também, mas nada... O que fiz foi ir aos ficheiros XML e substituir as palavras do tipo "facturação" por "facturacao" pelo menos para as facturas não aparecerem com quadrados em vez dos acentos.
Agora já tentei fazer a migração para a versão seguinte do Evaristo, para ter o SAFT-PT, mas aquela porra teima em dar erro na instalação... Vou experimentar instalar noutro PC, porque daquele quero aproveitar a BD para a nova versão, preciso de uma sandbox!
Mas ao instalar a versão nova li isto no Readme.txt:
"Atenção:
========
Este ficheiro, tal como os restantes que constam desta aplicação
usam o encoding UTF-8.
Se, em vez dos carateres portugueses (acentos, cedilhas), está a ver
outro tipo de caracteres, quer dizer que o seu computador está a usar
outro tipo de codificação.
Se é esse o caso, também não verá correctamente os caracters portugueses
na aplicação.
No directório utils, é disponibilizado um script que converte os ficheiros
de configuração para ISO-8859-15, que é a alternativa mais usada em Portugal.
É fácil alteré-lo de modo a que a conversão seja feita para outro encoding."
Ora portanto, na pasta utils estão alguns scripts que podem ajudar a fazer isso. Ainda não experimentei, mas depois diz qualquer coisa!
--
André Monteiro
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.