PDA

View Full Version : Programação de Jogos

KammutierSpule
18-04-2002, 17:53
Oias a todos...

Isto nao é uma espécie de publicidade é mais uma espécie de informação.

Em portugal.. tb se fazem jogos :)
mas nao muitos pessoas :(

mas o que eu queria divulgar é se alguem aqui neste forum gostaria de programar jogos ou coisas gráficas
que se achegassem ao #coderspt e ao #gamedev
é lá que costuma tar ppl relacionado com game development

ficam aqui tb alguns links que podem ser interessantes...

http://www.truedimensions.net
http://extravaganzateam.planetaclix.pt
http://www.inercia.org/
http://www.g-lords.com/

Se tiverem dúvidas ...
ou até outra ideia qualquer digam...

xauz

alcoolyte
23-04-2002, 22:35
Fazer jogos no nosso pais é perda de tempo. Como um hobi é interessante. Eu já fiz um jogo com + alguns grandas malucos e foi muito divertido. Ninguem tinha ilusões de conseguir vender aquilo por isso não houve muitos problemas quando nenhuma editora quis arriscar a vende-lo no nosso pais.

Zealot
24-04-2002, 19:25
Originally posted by alcoolyte
Fazer jogos no nosso pais é perda de tempo. Como um hobi é interessante. Eu já fiz um jogo com + alguns grandas malucos e foi muito divertido. Ninguem tinha ilusões de conseguir vender aquilo por isso não houve muitos problemas quando nenhuma editora quis arriscar a vende-lo no nosso pais.

Então... podemos vê-lo? :)

alcoolyte
24-04-2002, 19:55
Não porque parte dele já foi apagado do disco, o resto tinha de ser adaptado e dava muito trabalho.

Estou a pensar adaptá-lo para java3d mas agora não tenho tempo. Depois nas ferias vou ver se arranjo tempo para fazer alguma coisa.

Aceitam-se ajudas não remuneradas. ;) Ou voces só pensam em jogar, e fazer nada. :D

KammutierSpule
26-04-2002, 13:11
será mesmo perda de tempo....
... então diz-me onde é que o ppl que só joga jogos ganha tempo... que eu nao estou a ver bem....

programar jogos é umas das áreas mais dificeis de programação...
se há pessoas que programam ''jogos'' por hobie e divertem-se tanto como jogar um jogo... então nao é perda de tempo... au menos estão a aprender alguma coisa util.. que podera ser precisa alguma vez....

... talvez em portugal.. seja ainda dificil fazer jogos comerciais... mas como portugal está sempre atrazado nao sei quantos anos em relação ao rsto do mundo.. segundo os politicos... é bom que nos comecemos a preparar para fazer alguns joguitos.. pk já passaram muitos anos desde que os primeiros jogos comerciais começaram a ser feito...

bye ppl

Sadino
26-04-2002, 14:57
"programar jogos é umas das áreas mais dificeis de programação...
se há pessoas que programam ''jogos'' por hobie e divertem-se tanto como jogar um jogo... então nao é perda de tempo... au menos estão a aprender alguma coisa util.. que podera ser precisa alguma vez.... "

Mais difícil... talvez, mas de certeza que é muito diversificada: Computação Gráfica
Inteligência Artificial
Simulação fisíca
Optimizações de código (implica conhecer em certo grau a arquitectura, sobretudo nas consolas)
programação em geral
Algoritmos
etc.. (talvez :D)
Também acho que vale a pena, quanto mais não seja com o que aprendes com isso :001:

alcoolyte
26-04-2002, 19:46
É perda de tempo.

Só mesmo por gozo pq para vender o melhor é fazerem o jogo em english e mandar um mail para uma das editoras americanas. Depois quem sabe, pode ser que um dia apareça em Portugal.

Ou então usar o sistema do Quake1 e do Doom. Lançar um primeiro episodio de graça e vender depois por download e cartão de crédito.

O nosso pais não é assim tão atrasado, o problema é que somos um país pequeno demais para se fazer jogos só para aqui.

O problema está na capacidade das editoras portuguesas de lançar um produto com as exigencias de um jogo de computador, como voces já devem ter entendido é uma coisa bastante complicada ;)

Senão é assim mostrem-me demos de jogos de computador feitos por Portugueses, com alguma qualidade que rivalize com os outros jogos.

KammutierSpule
01-05-2002, 10:06
Oias .. concordo contigo em alguns aspectos.. realmente PT não é um país em que tu possas fazer Jogos Exclusivamente em PT....
mas tb ninguem te obriga a fazer exclusivamente em PT :) ... se os jogos fossem só para vender em PT então... realmente.. teriam de ser os tais jogos didáticos... a lá Porto Editora.. para ter algum lucro.. mas mesmo assim nao sei se os ''normais'' tb venderiam...

Fazer jogos para o estranjeiro tb é dificil... e já não falo para consolas.. que é o piorio
no entanto tb temos de ver a questão de patrocínio....
caso não saibam.. o programa 3d Studio Max.. usado para modelar 3d custa mais de 400 contos.. (e nao sei quanto em euros :) e antes de mandar jogos a uma editora é bom se calhar ter as coisas +- bem reguladas ... se bem que há tb editoras que se encarregam dos custos todos do projecto... claro que o lucro final para a equipa :))) vai andar muito proximo do nada ....

Há outras possiblidades.. Há editoras online... que vendem os teus jogos... cerca de 2000$ cada um no maximo para ai... e estas aceitam praticamente todos os tipos de jogos.. desde Pongs a Tetris a 3d...

para finalizar .. em PT temos alguns jogos a serem desenvolvidos como ja tinha dito... ... os screen shots ficam mais para adiante....

(esperem por uma demos nos CD's das revistas nos próximos tempos :)))

byeee

jnightz
06-03-2007, 16:40
Uma vez ouvi falar de um jogo português em 3D ao estilo de GTA, até vi uma imagem de um boneco num carro perto do Marquês de Pombal. Sim era mesmo em Lisboa, meteram a cidade em 3D num jogo.

Mas já vi isso á muito tempo a não me lembro do nome nem encontro informação sobre isso em lado nenhum, portanto só posso pensar que era mentira e a imagem era montagem. Pensando bem, se os Portugueses conseguissem fazer um jogo assim como o GTA isso era logo novidade MUNDIAL :) ou pelo menos bastante divulgado.

Será que alguem tambem viu ou ouviu falar disso? Ou será que eu fui enganado? :(

Caveira
06-03-2007, 19:21
Eu acho que a melhor maneira de fazer um jogo, digo eu isto sem experiência nenhuma atenção, é fazê-lo em inglês e depois divulga-lo. Possivelmente primeiro uma beta free e depois a versão completa pelo Steam, por exemplo. Se alguma vez me metesse no negócio, eu faria assim. Tudo online.

RedStorm
08-03-2007, 16:01
Eu acho que a melhor maneira de fazer um jogo, digo eu isto sem experiência nenhuma atenção, é fazê-lo em inglês e depois divulga-lo. Possivelmente primeiro uma beta free e depois a versão completa pelo Steam, por exemplo. Se alguma vez me metesse no negócio, eu faria assim. Tudo online.

Apesar de programação ser uma area em informatica que menos aprecio, tenho em mente que se, se continuar a pensar que em portugal nao dá, e dificil, bla bla bla... nunca se vai a lado nenhum, para se ter uma coisa... as pessoas teem de se mexer, de lutar por ela... e nao esperar que apareça... 1º podia-se ir fazendo algo, como hobbie e sem pressas, depois inovando...

alem disso para se desenvolver uma game, nao e so programacao... á a parte tb mto importante, a parte grafica... e outras... e nessas ja me interresso.

A ideia que tenho em Mente é Criar "um jogo" que tivesse conectividade há internet (ou seja, entre outras coisas ia ser necessario um servidor , mas acho que isso era o menos) mas isso ja era uma maneira de divulgacao... Nem que se desemvolve-se um game tipo Race online ... (estilo players Vs players) quem ganhase, ganhava "Gito" que podia gastar a equipar o seu bolide... Bem acho que pelo menos dei a minha opiniao e ideia... Se ouve-se programadores interressados e ou pessoas interressadas... devo estar a sonhar, mas se nunca se tentar nada, acho que é pior ainda... o youtube nasceu do nada e agora e o que... a microsoft... etc etc...

PS: Detesto jogos java ou algo do tipo... acho que isso e mm a portugues... pouco trabalho, e nada de inovador... se, se vai fazer uma coisa.. que ela seja inovadora... senao esta-se sempre atras dos outros!

PS: Agora nao me recordo do link, mas sei e li um jogo criado em portugal, era de estrategia (estilo Age Of Empires) mas na epoca medieval, e ate foi comercializado, quando me lembrar do link ou perg ao meu prof eu meto aqui ^^

eyeliner
08-03-2007, 16:14
?
Mas que desenterranço brutal foi este?

arconada
08-03-2007, 16:42
Há um Portugues que ta a trabalhar na Crytek (ou esteve..) que fez uma demo mt porreira.. nao me recordo o nome mas foi na altura em que saiu o Far Cry... mas o que eu queria relembrar com isto é que se pode ganhar a vida com isso... é preciso é que se seja bom o suficiente para isso, e claro.. nao pensar negativamente como um Portugues...

RedStorm
14-03-2007, 11:23
Há um Portugues que ta a trabalhar na Crytek (ou esteve..) que fez uma demo mt porreira.. nao me recordo o nome mas foi na altura em que saiu o Far Cry... mas o que eu queria relembrar com isto é que se pode ganhar a vida com isso... é preciso é que se seja bom o suficiente para isso, e claro.. nao pensar negativamente como um Portugues...

... nao pensar negativamente como um Portugues...

pois e o post deste membro aqui em baixo revela tudo isso... é mesmo a portugues ler post, nao se interressar, nao querer saber, nao dar a sua opiniao, mas ter que dizer alguma coisa,mesmo que nao seja nada de jeito, e que nada tenha haver com o tema em questão...

?
Mas que desenterranço brutal foi este?

Blackened
14-03-2007, 14:39
Quem estiver interessado nisso pode começar com um projecto Open Source e depois logo se vê onde vai parar, até pode ser que alguém lhe pegue se o Projecto tiver qualidade ou até mesmo pegar no pessoal que trabalha nesse projecto. Há por exemplo o SourceForge que é uma grande comunidade de open source e tem lá bastantes exemplos disto mesmo...

Triston
14-03-2007, 17:59
Ppl ou acabam com os flames ou encerro a thread

Animagus
16-03-2007, 16:09
ainda hj houve uma conferencia no IST sobre as empresas de jogos em portugal...

pelo que percebi, assim de uma maneira generalizada até ha algumas empresas em portugal a dar bons passos no sentido do desenvolvimento de jogos...sao empresas cuja idade ronda o ano e meio, 2 anos e trabalham mais na onda dos casual games...mas nao devem dizer que nao ha, em portugal e que ainda nao se criaram as condiçoes pa se desenvolverem harcore games (entenda-se aquilo a que chamamos "jogos no verdadeiro sentido da palavra")...

wolftec
16-03-2007, 19:32
Acho que o maior sucesso nacional em termos de jogos deve ter sido o Paradise Café no spectrum, um jogo "Pimba".

A Ydreams desenvolveu um jogo para tlm muito mediatizado, em que o jogo decorria de acordo com a localização geografica do tlm.

Novar
29-06-2007, 18:13
Boas, Procuro possiveis progamadores/as de jogos, estilo MMORPG! Possuo conceitos novos e ideias para um jogo, mas ainda sou iniciante na programação! fiquem bem.

Baderous
29-06-2007, 18:31
Como esperas fazer um MMORPG se ainda és iniciante em programação? Quando muito fazes uma história, um sistema de pontos para as skills, health points, money, mas coisas muito básicas! Tipo linha de comandos! A não ser que sejas o criador e pagues aos tais "programadores/as de jogos" para te fazerem o jogo :D!

Thread desenterrada...again...

edumicro
29-06-2007, 18:32
isto é tudo muito bonito... mas no fim de contas não vai a lado nenhum...

cumps:)

*só com muita dedicação... mas mesmo assim...:004:

muddymind
29-06-2007, 18:37
Boas, Procuro possiveis progamadores/as de jogos, estilo MMORPG! Possuo conceitos novos e ideias para um jogo, mas ainda sou iniciante na programação! fiquem bem.

nem vou comentar :rrotflm:

Uma empresa nacional q parece estar a dar cartadas a nível internacional é a overseas (acho que é este o nome...). Já fez alguns projectos de apoio a projectos e agora se não estou em erro está a fazer dois em standalone...

E é claro, como já foi dito, temos dois grandes tugas chamados Tiago Sousa e Márcio Martins a trabalhar no cry engine 2 na crytek :)

[]

Novar
29-06-2007, 18:51
Pois! mas é preciso ter-se um bocado de ambição senão não se chega a lado nenhum! reformulando a pergunta :onde posso encontrar outros iniciantes na programação de jogos?

muddymind
29-06-2007, 18:59
Pois! mas é preciso ter-se um bocado de ambição senão não se chega a lado nenhum! reformulando a pergunta :onde posso encontrar outros iniciantes na programação de jogos?

Tens razão... é preciso ter ambição... mas é preciso saber distinguir ambição de loucura. Eu posso ambicionar dominar o mundo mas parece-me que não iria mt longe...

Tu devias ver +\- o q é realmente fazer um jogo para saíres dessa fantasia utópica e direccionares essa suposta "inspiração" para coisas mais produtivas....

[]

NoobForEver
29-06-2007, 20:20
Tu devias ver +\- o q é realmente fazer um jogo para saíres dessa fantasia utópica e direccionares essa suposta "inspiração" para coisas mais produtivas....

[]

Tenho de concordar!! Antes de tudo devias ver como as coisas são feitas, é que do fazer o jogo para o jogar não tem nada a ver uma coisa com a outra, é muito complexo, envolve matemática e é até monotono. Obvio que para quem gosta e pela realização pessoal vale a pena mas muita gente cai no erro de pensar que fazer um jogo é algo simples e muito divertido. Mas claro tu é que sabes, e obvio que se gostas mesmo, força nisso. Boa sorte

GMX750
29-06-2007, 23:21
lol, voces deviam era programar em C pra verem o ke é ke é teso
ponteiros pra memoria, alocar espaço, ciclos, condiçoes, bibliotecas d funçoes

só pra fazer um mero jogo de navezinhas são precisas prai umas 500 linhas de código simples
se for código complexo ja sao menos pois reduzem as linhas em funçoes e estruturas de dados, pra nao falar de ficheiros e condiçoes de leitura e de escrita.

muita gente ingénua nao faz a mínima ideia do que é que está por detrás de um jogo como o GTA, sao dezenas de pessoas que constituem as staffs, milhares de linhas de código, e muitas horas a fio sempre a trabalhar pra conseguir por o produto no mercado:)

Baderous
29-06-2007, 23:24

C? Talvez C++, digo eu...
Ciclos? Condições? Tipo, isso é o básico de C! Jogos é muito mais que isso...(se excluirmos jogos tipo jogo do galo...)

Novar
30-06-2007, 11:13
Pois! mas o que eu ando a pesquisar na net é nesse sentido, aprender o que é programação de jogos(tutoriais, guias, forums, etc), e o que eu procurava neste forum era onde encontrar ponto de referencia para me orientar... e cotinuo a espera, caso possivel, que me possam indicar onde encontrar mais pessoas nas mesma situação e mais informação? fiquem bem! Ps:(não considero um delirio por motivos de ambição ,andar a aprender c++ :D, nem percebi como o relacionamento afirmado tem r alguma coisa a ver com as questões que tenho vindo a fazer!)

raVemjr
30-06-2007, 12:09
muita gente ingénua nao faz a mínima ideia do que é que está por detrás de um jogo como o GTA, sao dezenas de pessoas que constituem as staffs, milhares de linhas de código, e muitas horas a fio sempre a trabalhar pra conseguir por o produto no mercado:)
O GTA por acaso até nem é tão programado quanto isso, visto que já tem o motor de jogo feito. è mais uma questão de content, e tweaks finais...

lightMC
30-06-2007, 16:33
O GTA por acaso até nem é tão programado quanto isso, visto que já tem o motor de jogo feito. è mais uma questão de content, e tweaks finais...

agora é assim, mas quando foi a elaboraçao do gta3, ui ui. aquela física deve ter dado um trabalhão.

raVemjr
30-06-2007, 19:39
agora é assim, mas quando foi a elaboraçao do gta3, ui ui. aquela física deve ter dado um trabalhão.
O motor de jogo era proprietário, era o RenderWare que tantos trocos rendeu à Criterion.
Tirando umas quantas refinações de jogo para jogo, que houve bastantes de GTA3->VC e VC->SA ainda houve mais (quem não ficou boquiaberto com as screens lá de cima do monte?)...mas tirando isso, foi trabalho de voice actors, graphics artists e programadores para scripts de missões e correcção de bugs.

Isto é o que eu digo tendo em conta o que sei, mas posso estar errado...

good_in_bed
04-07-2007, 01:54
C? Talvez C++, digo eu...
Ciclos? Condições? Tipo, isso é o básico de C! Jogos é muito mais que isso...(se excluirmos jogos tipo jogo do galo...)

Eu acho que daqui a não muito tempo ele já vai ficar muito contente se conseguir programar um jogo do galo...ou talvez um tetris sendo mais ambicioso...com janelinhas e tal...Isto claro se chegar lá...

Ah!!N percebo a ideia de dizer "Ponteiros"...Apontadores é muito mais bonito...isso assim soa a abrasileirado...

Animatics
14-07-2007, 16:28
Bem já que estão a falar tanto de programação de jogos... vejam aki :D

http://techzonept.com/showthread.php?t=172051

E já agora podem-me dizer qual as melhores plataformas ou linguagens para fazer um jogo 3D com:
-Movimentos de câmara (3ª pessoa)
-Colisões (Paredes e Projecteis)
-Física (Gravidade...)
-Projécteis (vai haver ovos a voar XD )
-Multiplayer (quiça, era um sonho que eu tinha XD, single player hoje em dia é uma seca)

digam-me varias opções, se eu quisesse fazer uma coisa mais a sério, mas dependendo doutra pessoa, ou uma plataforma mais fácil, na qual se eu marrasse este verão até conseguia fazer qualquer coisa... Fiz umas experiencias em Director e pus o pinto a andar pra frente a virar... mas enfim, o resto (99,99%) ficou de fora.

Se alguém quiser fazer aqui um thread daqueles de se dar palmadinhas nas costas sobre linguagens de programação para jogos e suas caracteristicas era bem...

valentym
14-07-2007, 17:18
Pessoal...tive a ler os vossos reply's e...a justificação para a situação é um misto dos vossos conceitos e algo mais..

Dou-vos então exemplos... Portugal, assim como as indústrias não apoiam devidamente a criação, também as agências musicais não incentivam a acreditar na música, como no cinema, e de certo modo (em comparação com muitos outros países) no futebol.

Eu conheço excelentes programadores...q acabam por fazer como eu..todos os dias escreve umas ideias em notepad, comenta com os outros...e dps fica pelo pc esquecida, ou de vez em qd aos fins d semana tenta-s avançar um pc com aquilo..mas nada em grande escala. Ja fiz uns joguitos com uns manos meus, sok qd xega altura de format nos pcs nem fazemos backup's deles.
Por exemplo no futebol, eu conheço imenso bom jogador (atenção, não falo de jogadores habilidosos com a bola, falo de bons jogadores mesmo) mas que, devido a esta nossa situação, eles crescem já com o conceito na cabeça q teem é q estudar algo util pa vida e que jogar a bola nao leva a lado nenhum. assim como os pais..qd os filhos dizem q querem jogar a bola mts dizem "deixa-te disso e estuda masé para teres um bom futuro"... a mae do Gaúcho tbm lhe disse isso e hj vesse q se enganou..
no Brasil até em jogos de rua e de bairro passam la imensos olheiros p descobrirem jogadores talentosos e fazerem-lhes acreditar.

Conheço tbm mt pessoal q teem vozes fantásticas..mas não acreditam simplesmente, e qd alguém lhes pergunta se ja tentaram apostar na música, o que lhes vem à cabeça é "oh...axas...não dá em nada..qual apostar na musica qual que..tnh é k trabalhar pá familia".

e por mts destes exemplos ek portugal gasta tbm mts €uritos em certos produtos estrangeiros, q com um pc de custo e procura poderiam ser criados cá. não dizem que querem arranjar postos de trabalho para os portugueses? era uma boa maneira penso eu...
Em Portugal, eu que sou programador, já procurei em imenso lado boas oportunidades..mas o procurado em todo o lado são desenvolvedores de websites...algo q tambem sei fazer pois em termos de informática sou mt versátil, mas não é o q adoro. E eu não tenho possibilidades de "apostar às cegas" e ir à toa para o estrangeiro para tentar pertencer a uma empresa de jogos..além de que tudo o que sei aprendi por esforço meu (e umas quantas dicas dum antigo stor meu ganda maluco eheh) por isso n tnh nenhum "papelinho" escrito a dizer q sei fazer o q sei.
Por estes motivos ek quem segue estudos, tambem não vão para estas areas informaticas..apesar de muitos gostarem, seguem areas diferentes, mais oportunistas devido a ninguem kerer pegar em programaçao de jogos/utilitários em Pt.

Espero q mts reflictam sobre isto e q tentassem fazer ver as coisas pelo lado correcto

Abraço pessoal

paulojreis
16-07-2007, 11:43
Bem já que estão a falar tanto de programação de jogos... vejam aki :D

http://techzonept.com/showthread.php?t=172051

E já agora podem-me dizer qual as melhores plataformas ou linguagens para fazer um jogo 3D com:
-Movimentos de câmara (3ª pessoa)
-Colisões (Paredes e Projecteis)
-Física (Gravidade...)
-Projécteis (vai haver ovos a voar XD )
-Multiplayer (quiça, era um sonho que eu tinha XD, single player hoje em dia é uma seca)

digam-me varias opções, se eu quisesse fazer uma coisa mais a sério, mas dependendo doutra pessoa, ou uma plataforma mais fácil, na qual se eu marrasse este verão até conseguia fazer qualquer coisa... Fiz umas experiencias em Director e pus o pinto a andar pra frente a virar... mas enfim, o resto (99,99%) ficou de fora.

Se alguém quiser fazer aqui um thread daqueles de se dar palmadinhas nas costas sobre linguagens de programação para jogos e suas caracteristicas era bem...

O ideal talvez fosse C++ e DirectX, mas creio q seja bastante complicado. inda pra mais se tás a começar :X

o meu conselho, pra ti, é q comeces a dar uns toques em C# e comeces a pesquisar pelo managed DirectX - é uma API q permite trabalhar com o directX de forma mais simples e através da plataforma .Net... ou isso, ou também podes começar a ver o XNA da microsoft, q supostamente foi feito para facilitar a tarefa da criação de jogos.

(e a API do director para 3d é uma merda :p aliás, todo o programa é frágil na criação de conteúdos multimédia mais exigentes - mas também, esse não é de todo o objectivo do director né? dá pra fazer umas brincadeirazinhas em 3d, mas não mais do q isso...)

VuDu
16-07-2007, 18:51
Eu conheço excelentes programadores...q acabam por fazer como eu..todos os dias escreve umas ideias em notepad,

Desculpa lá, mas não consegui ler a partir daqui...

Como já disseram, ambições não falta. Ambições... porque conhecimento para saber o esforço e recursos que são necessários para desenvolver um jogo, nem vê-lo.
Então se for a 3D e envolver interacção física, é para esquecer!
Para além do enorme esforço em equipa, excelente organização e elevado grau de conhecimento em varias áreas da programação, depois de ter alguma coisa a funcionar é preciso alguém para "montar" e lançar o produto, porque a mostrar aos amigos não se vai a lado nenhum.
Muitos pensam que por saber trocar um pneu, com "vontade" conseguem construir um carro... (referencia ao post dos "ponteiros" lol)

napalm
16-07-2007, 19:30
Conhecem o Irrlicht?

jonaspaulo
16-07-2007, 19:45
conheço por exemplo um dos criadores do hugo volt (um jogo feito por tugas) que foi apresentado na e3 (do ano passado penso) e e aqui da terra. acho que se esta a safar bem pelo menos havia versao anunciada para x360. temos tb a ydreams que fazem jogos para tele a nivel internacional (uma das muitas areas deles)

bluetrick
17-07-2007, 22:37
ppl keru saber todo como faxer jogos normais e na net e os melhores programas para isso..ajudem plz

xtr3me
17-07-2007, 22:44
ppl keru saber todo como faxer jogos normais e na net e os melhores programas para isso..ajudem plz

Primeiro, pegar numa gramática para aprender a escrever em condições.

Depois, se fizeres um searchzito já encontras neste fórum alguns tópicos sobre isso. Mesmo este, já diz algumas coisas.

Mesmo assim, ficas a saber que para fazer jogos, o normal é programar-se em C++ com recurso depois a directX ou a openGL dependendo da tecnologia que queres usar.

xtr3me
17-07-2007, 22:46

só pra fazer um mero jogo de navezinhas são precisas prai umas 500 linhas de código simples
se for código complexo ja sao menos pois reduzem as linhas em funçoes e estruturas de dados, pra nao falar de ficheiros e condiçoes de leitura e de escrita.

E achas que isso é bom?
O que se quer é fazer o máximo com mínimo de esforço. De qualquer maneira, infelizmente hoje em dia o que se usa mais aínda é C++ e directX/OpenGL.

arkannis
18-07-2007, 00:34
E eu não tenho possibilidades de "apostar às cegas" e ir à toa para o estrangeiro para tentar pertencer a uma empresa de jogos..além de que tudo o que sei aprendi por esforço meu (e umas quantas dicas dum antigo stor meu ganda maluco eheh) por isso n tnh nenhum "papelinho" escrito a dizer q sei fazer o q sei.
Por estes motivos ek quem segue estudos, tambem não vão para estas areas informaticas..apesar de muitos gostarem, seguem areas diferentes, mais oportunistas devido a ninguem kerer pegar em programaçao de jogos/utilitários em Pt.

Espero q mts reflictam sobre isto e q tentassem fazer ver as coisas pelo lado correcto

Abraço pessoal

Sem papelinho é complicado.
Programar exige competência... há prazos a cumprir e as coisas têm que sair bem feitas, especialmente no que tu procuras, programação de jogos e utilitarios. Não me parece que uma empresa vá atribuir um cargo de responsabilidade e que exige bastantes conhecimentos a uma pessoa que diz que sabe.
Se não tens formação nenhuma, penso que em termos de emprego, dificilmente irás além dos websites.

Mas isto é so a minha humilde opinião... não me parece que actualmente uma pessoa que diz que sabe consiga competir em termos de emprego com um licenciado.

paulojreis
18-07-2007, 10:31
E achas que isso é bom?
O que se quer é fazer o máximo com mínimo de esforço. De qualquer maneira, infelizmente hoje em dia o que se usa mais aínda é C++ e directX/OpenGL.

Existem formas de fazer o "máximo" com o mínimo de esforço. Podes recorrer ao XNA, podes usar programas de autoria tipo o Flash ou o Director... a questão aqui é q isso não será bem o máximo! para teres performance, tens mesmo de recorrer a C++... é simples, quanto mais controlo tiveres sobre o processamento, mais optimizado poderá ficar o código e, vai por mim, isso é fulcral.

|pretender|
19-07-2007, 22:22
Tenho que fazer um jogo em virtools para um trabalho na faculdade... aquilo é alta dor de cabeça fogo!

Ace-_Ventura
21-07-2007, 16:02
Tens também a opção de fazer 1 mod para um jogo. Eu meti-me nisso há pouco tempo e estou a gostar bastante

valentym
21-07-2007, 20:09
Sem papelinho é complicado.
Programar exige competência... há prazos a cumprir e as coisas têm que sair bem feitas, especialmente no que tu procuras, programação de jogos e utilitarios. Não me parece que uma empresa vá atribuir um cargo de responsabilidade e que exige bastantes conhecimentos a uma pessoa que diz que sabe.
Se não tens formação nenhuma, penso que em termos de emprego, dificilmente irás além dos websites.

Mas isto é so a minha humilde opinião... não me parece que actualmente uma pessoa que diz que sabe consiga competir em termos de emprego com um licenciado.

Exacto eu concordo ctg.
Eu de momento tenho o 12º completo na área de informatica, mas nem sequer quis seguir para a frente, tambem pq necessitava começar a trabalhar pois tinha q me começar a orientar da vidinha. Vou tirar daqui a uns tempos um curso t4 em algo que tenha a ver com a informática..tive a ver 1 vez...curso de multimedia e mais nao sei o q...afinal qd fui ver era de criaçao de web sites (acabei por nao me inscrever lol)

Em termos de competiçao, o argumento q apresento é: Eu talvez faça o q eles fazem (atençao, talvez lol) sok..eu faço a 30 à hora..eles fazem a 300!!
Tambem devido a falta de practica minha, pq eu mantenho contacto com 1 antigo stor meu q da aulas na universidade de momento..mas devido ao meu horario de trabalho, outros assuntos meus e computador estragado em casa nao tenho tempo para me por a programar, o que nao me permite ter cabeça para avançar com certos projectos úteis e engraçados q tenho por aqui...

Também pq nós, programadores de fim de semana, ou curiosos e amigos da programaçao desenvolvemos apenas aquilo que mais nos interessa e faz falta nos nossos objectivos...enquanto q eles na universidade teem q se generalizar no assunto.

Em termos de papelinho...eu nao me posso dar ao luxo, mas conheço pessoas q talvez gostariam de ser os investidores/financiadores de alguns projectos...não tenho é tempo nem muita motivaçao para os terminar :S

abraço

valentym
21-07-2007, 20:18

Como já disseram, ambições não falta. Ambições... porque conhecimento para saber o esforço e recursos que são necessários para desenvolver um jogo, nem vê-lo.
Então se for a 3D e envolver interacção física, é para esquecer!

Desculpa lá contrariar-te mano mas enganaste redondamente.
Conheço pessoas barras em variadas linguagens de programaçao. Aplicam bem a física e a matemática nos projectos. Dão-lhe bacano em 3d, apesar de terem algumas limitaçoes claro.
O problema é: gostam disto..mas não apostam. deixam-se ficar pelos projectos acabados q teem por la..q mais cedo ou mais tarde sao apagados, divulgam algumas coisas uns pelos outros..e quando xega a segunda-feira, toca a ir trabalhar.
Alguns tambem nao trabalham e o paizinho financia tudo aos meninos..e teem entao mais tempo para aprender mais qlq coisinha..mas nao aproveitam o q sabem e as capacidades financeiras q teem :S

Eu nao estou nem quero criticar ninguem neste forum ou visitantes, apenas tento exprimir a minha opiniao e espero q futuramente seja mais facil apostar neste ramo em Pt :)

abraço

Sykkr0
23-07-2007, 21:52

Iss do notepad ñ ker dizer nd.. 1º pk apesar d o window$ ñ ser um OS de jeito pa programar, ele so tava a falar d tomar notas e é pa isso k serve o notepad.. 2º Pk eu no 1º trabalho prático do 1º ano da univ, apesar de fortemente criticado por todos (incluindo o stor k avaliou o trabalho) escrevi todo o código no notepad e tive 19 :P Eu sei k era Haskell e cm 1º trabalho anual n era tao exigente, ms n deixa de ser 1 boa nota, a melhor k tive até agora :P

Um bom programador programa com o k tiver à mão.. na altura só tinha Win, e na ausência de melhor, olha..:-D

Scionic
23-07-2007, 22:08
Tive a ler algumas replies aqui e não digo que seja impossível de trabalhar em Portugal como um programador, o ramo de criação de jogos em Portugal e muito atrasado e tem menos probabilidades de ganhar fama do que noutro pais.

Eu tenho alguma experiência na criação de jogos (não-comerciais) e de alguns mods, mas o meu papel e de 3D modeler, um jogo e constituído por muitas partes e membros, num jogo não tens que fazer programação, eu sei umas coisas básicas de C++ mas nunca me interessou muito, eu prefiro fazer a parte artística de um jogo.

Um conselho, é que não sejam tão ambiciosos, é praticamente impossível criar um MMORPG sem experiência no ramo, comecem por trabalhar num mod e façam aquilo que gostarem mais.

Criar jogos nem sempre custa "milhares e milhares" há boas alternativas grátis.

Se estiverem interessados em saber mais sobre o assunto podem ler este guia (em inglês):

http://www.jeffgreen.f2s.com/Assyria/IndyGameDevelopmentGuide_V002.pdf

Dá-vos uma pequena ideia no que e necessário para criar um jogo. ;)

xtr3me
24-07-2007, 05:01
Existem formas de fazer o "máximo" com o mínimo de esforço. Podes recorrer ao XNA, podes usar programas de autoria tipo o Flash ou o Director... a questão aqui é q isso não será bem o máximo! para teres performance, tens mesmo de recorrer a C++... é simples, quanto mais controlo tiveres sobre o processamento, mais optimizado poderá ficar o código e, vai por mim, isso é fulcral.

Lol. Obvio que a optimização é um ponto fulcral do desenvolvimento.
Estava apenas a referir-me à questão do "ah, C é que é bom porque é lixadíssimo e precisas de 500 linhas de código para fazer o mesmo que se calhar fazias com 100 noutra linguagem qualquer".

Basicamente, é a cena de acender uma fogueira com um isqueiro vs. choque de duas pedras :lol:

De qualquer maneira, já foi referido aqui que actualmente, o mais usado continua a ser o C++.

E por aqui me fico, visto que esta não é bem a minha área, apesar de já ter desenvolvido dois joguitos em C++/OpelGL para cadeiras da faculdade.

xtr3me
24-07-2007, 05:05
Iss do notepad ñ ker dizer nd.. 1º pk apesar d o window$ ñ ser um OS de jeito pa programar, ele so tava a falar d tomar notas e é pa isso k serve o notepad.. 2º Pk eu no 1º trabalho prático do 1º ano da univ, apesar de fortemente criticado por todos (incluindo o stor k avaliou o trabalho) escrevi todo o código no notepad e tive 19 :P Eu sei k era Haskell e cm 1º trabalho anual n era tao exigente, ms n deixa de ser 1 boa nota, a melhor k tive até agora :P

Um bom programador programa com o k tiver à mão.. na altura só tinha Win, e na ausência de melhor, olha..:-D

Dude, queres um conselho? Não vás por esse caminho.

Por alguma razão existem ide's que te gerem os projectos e te facilitam a vida. Não existem só para fazer efeito. Existem, porque chega a uma altura (e basta um projecto insignificante) em que trabalhar com um editor básico acabar por ser só para ser diferente.

Lembro-me de muita gente desenvolver em editores do mais rasca que há, só para mandarem cenário :lol:

Ou programas com redirecionamento por pipe (é uma piada, para quem perceber) ou então usa os editores que existem nós só para nos facilitarem a vida, mas porque em projectos que sejam dignos de serem chamados assim, são cruciais para aumento de produtividade.

flym4zt3r
29-07-2007, 23:45
Boas. Eu por acaso tb m lembro dixu e ainda ha pouco comentei ixu km um migu... Mx tb nunca mais s soub nada... Mx s bem m lembro, n era uma imagem fixa. Via-s mxm um trexo do jogo... Mais alguem viu? Ja vao mais d 3 anos, plo menx... Loool, eu ainda n m tinha enforcado...

sapropel
30-07-2007, 17:09
Boas. Eu por acaso tb m lembro dixu e ainda ha pouco comentei ixu km um migu... Mx tb nunca mais s soub nada... Mx s bem m lembro, n era uma imagem fixa. Via-s mxm um trexo do jogo... Mais alguem viu? Ja vao mais d 3 anos, plo menx... Loool, eu ainda n m tinha enforcado...
pitax esxritax rulex..

isto é um forum, não um telemovel.

llclg3
02-08-2007, 12:22
Apesar de programação ser uma area em informatica que menos aprecio, tenho em mente que se, se continuar a pensar que em portugal nao dá, e dificil, bla bla bla... nunca se vai a lado nenhum, para se ter uma coisa... as pessoas teem de se mexer, de lutar por ela... e nao esperar que apareça... 1º podia-se ir fazendo algo, como hobbie e sem pressas, depois inovando...

alem disso para se desenvolver uma game, nao e so programacao... á a parte tb mto importante, a parte grafica... e outras... e nessas ja me interresso.

A ideia que tenho em Mente é Criar "um jogo" que tivesse conectividade há internet (ou seja, entre outras coisas ia ser necessario um servidor , mas acho que isso era o menos) mas isso ja era uma maneira de divulgacao... Nem que se desemvolve-se um game tipo Race online ... (estilo players Vs players) quem ganhase, ganhava "Gito" que podia gastar a equipar o seu bolide... Bem acho que pelo menos dei a minha opiniao e ideia... Se ouve-se programadores interressados e ou pessoas interressadas... devo estar a sonhar, mas se nunca se tentar nada, acho que é pior ainda... o youtube nasceu do nada e agora e o que... a microsoft... etc etc...

PS: Detesto jogos java ou algo do tipo... acho que isso e mm a portugues... pouco trabalho, e nada de inovador... se, se vai fazer uma coisa.. que ela seja inovadora... senao esta-se sempre atras dos outros!

PS: Agora nao me recordo do link, mas sei e li um jogo criado em portugal, era de estrategia (estilo Age Of Empires) mas na epoca medieval, e ate foi comercializado, quando me lembrar do link ou perg ao meu prof eu meto aqui ^^
O jogo era Portugal á conquista de Soure 1111 eu tenho o jogo e ta muito fixe quase melhor que o age of empires..... eu inda vou partilhar o jogo para as pessoas terem conhecimento do que se faz em portugal, á i o jogo e super barato eu comprei coma visão por 4 euros...Vale bem apena!!