View Full Version : Emulador d MacOSX em PC!
SamuHell 08-04-2005, 13:43 Assim como existe o VirtualPC (que agora é da Microsoft) existe também o congénere CherryOS, que emula muito lentamente o MacOSX.
E para chatear está proibido de ser vendido por suspeita de "empréstimo" de código de terceiros.
The MXS company caused a lot of commotion when it announced the CherryOS application, a Macintosh emulator for PCs running Windows. Shortly after this program appeared, the open-source community rioted because it had been discovered that MXS “borrowed” important code sections from a similar application PearPC.
Until solving the dispute between the two companies, the application has been blocked and cannot be sold. The message “CherryOS is On Hold-until further notice” has been posted on the official webpage of the comapny.
According to the previous statements of the producer, CherryOS supported without a problem the connection to a local area network and the access to all hardware resources: hard disk, CPU, RAM, FireWire and USB, PCI or PCMCIA components. Ethernet or modem is also supported.
However, the users who tested the application were not satisfied with its performance and once they have been accused for violating copyright, MXS has been always in trouble.
The company that launched CherryOS didn’t make any comments because of legal and tactical reasons. Maybe it would have been wiser to think about another solution before copying the code from PearPC.The MXS company caused a lot of commotion when it announced the CherryOS application, a Macintosh emulator for PCs running Windows. Shortly after this program appeared, the open-source community rioted because it had been discovered that MXS “borrowed” important code sections from a similar application PearPC.
Until solving the dispute between the two companies, the application has been blocked and cannot be sold. The message “CherryOS is On Hold-until further notice” has been posted on the official webpage of the comapny.
According to the previous statements of the producer, CherryOS supported without a problem the connection to a local area network and the access to all hardware resources: hard disk, CPU, RAM, FireWire and USB, PCI or PCMCIA components. Ethernet or modem is also supported.
However, the users who tested the application were not satisfied with its performance and once they have been accused for violating copyright, MXS has been always in trouble.
The company that launched CherryOS didn’t make any comments because of legal and tactical reasons. Maybe it would have been wiser to think about another solution before copying the code from PearPC.
Para quem os skins Mac no PC não era suficiente... :D
Porra, só agora é que vi que já tinha sido postado. Sorry...
Mas o pearpc é mto esquisito de mexer... Se este fôr mais simples, é canja!
Venha ele!
Vou ver se uma certa mula tem isso k me "empreste" :D
EDIT: A mula não tinha que me emprestasse, mas uma vizinha do lado já tinha. Tem 7Mb a versão 1.2.
Agora ando é em pulgas pra encontrar um OSX qualquer... Estas malucas estão dificeis de emprestar alguma coisa...
Encarnado 09-04-2005, 00:38 O PearPC esquesito?
Já vi Emus piores.
O PearPC até que é bem facil de confar.
Tenho-o no PC com uma seed do X.4
blastarr 09-04-2005, 01:35 O PearPC emula um G3.
O CherryOS emula um G4.
Encarnado 09-04-2005, 01:36 E alguem sabe dizer a diferença entre um G3 e um G4? :)
blastarr 09-04-2005, 01:41 G -1 ?
lol :P
Esqueçam la' isso... Numa boa máquina com 512MB de RAM isso arrasta-se... Tive MacOSX 10.3 a correr 'a bem pouco tempo e arrastava-se MUITO...
CA3iRO se quiseres passar pela Expo e trazer cd's oriento-te isto ;)
Quem quer OS X compra um Mac! :) Ou então reza para o Steve Jobs acordar um dia bem disposto e dizer... Vou fazer um OS X para x86!! Até lá...
blastarr 09-04-2005, 02:04 Já há. Aliás, já havia antes de existir um MacOSX.
Basta instalar o FreeBSD e arranjar maneira de pôr lá uma skin toda janota e já têm o MacOSX.
blastarr 09-04-2005, 02:07 Quem quer OS X compra um Mac! :) Ou então reza para o Steve Jobs acordar um dia bem disposto e dizer... Vou fazer um OS X para x86!! Até lá...
Mais depressa vês um Windows para mac/powerpc... oops, afinal já há (Xbox 2).
Eles têm uma licença de fabrico de processadores PowerPC desde há mto tempo, mas como não são uma empresa de chips, não se deram ao trabalho.
Surprising, huh ?
Esqueçam la' isso... Numa boa máquina com 512MB de RAM isso arrasta-se... Tive MacOSX 10.3 a correr 'a bem pouco tempo e arrastava-se MUITO...
CA3iRO se quiseres passar pela Expo e trazer cd's oriento-te isto ;)
Os teus cd's não vão aprender a andar de kart do dia 17?
:007:
É que os meus não têm transporte prá expo :rolleyes:
johncool 09-04-2005, 12:24 Já há. Aliás, já havia antes de existir um MacOSX.
Basta instalar o FreeBSD e arranjar maneira de pôr lá uma skin toda janota e já têm o MacOSX.
Pois... tal e qual, n se está mesmo a ver? :lol:
Frameworks é q n tens, mas deixa lá... n faz falta, né? :P
Aliás, o Carbon e o Cocoa só servem para efeitar, por isso usam-se umas skins e tá o problema resolvido.
Oh please...
Eles têm uma licença de fabrico de processadores PowerPC desde há mto tempo, mas como não são uma empresa de chips, não se deram ao trabalho.
Surprising, huh ?
lá que corra sobre uma arquitectura PPC n quer dizer que corra no Mac.
Alias..., para tu teres uma ideia, eu prefiro 100000x o Mac Os X ao Windows
blastarr 12-04-2005, 19:10 Era mesmodificil adivinhar isso vindo de um Macfan...
johncool 12-04-2005, 19:46 Era mesmodificil adivinhar isso vindo de um Macfan...
Era mesmo dificil de adivinhar isso vindo de um windows fan
Vão começar as flames? :004:
Olha que não sei...
vá lá rapazes, n vamos começar á porrada...
Voçês vao começando a mandar bocs...
Depois eu meto-me a mandar bocas e sou expulso do forum porque sou incorrecto com os users...
Vamos lá.
Blastarr, eu sei que tu tens problemas com o ppl de mac, nao gostas de mac. PRONTO é a tua opniao...
Para teres uma ideia, se um macaco escolher o Winodows como sistema operativo eu fico mais convencido que o windows é bom, do que se tu o disseres, mas isso agora é a minha opnião!
Agora tens é que respeitar que eu, goste mais de Mac, e use melhor um Mac, do que a maioria das pessoas usam um PC
blastarr 12-04-2005, 21:13 LoL, é preciso ter lata...
Nemesis11 12-04-2005, 21:15 Só para clarificar um bocado as coisas.
O NT 3.1 tinha uma versão PPC. NT 4.0 idem.
E é verdade que o alpha Dev Kits são Dual G5 (provavelmente com mais algumas modificações) a correr um SO da Microsoft.
Se é da familia windows, não faço ideia, mas deve ser.
One thing that I didn't mention during the keynote is that all of our Alpha kits are actually based on Macintosh G5 dual-processors. So for the last year, developers have been using our operating system, our APIs, connecting to our service, using our controllers, and thinking different with dual-processor G5s. It turns out that there are two different chips in the Mac, but we are going to put them on the same die.
http://www4.tomshardware.com/business/20050313/index.html
Isto não quer dizer que a Xbox2 vá usar PPC970.
E deixem-se de flames.
Só para clarificar um bocado as coisas.
E é verdade que o alpha Dev Kits são Dual G5 (provavelmente com mais algumas modificações) a correr um SO da Microsoft.
Se é da familia windows, não faço ideia, mas deve ser.
http://www4.tomshardware.com/business/20050313/index.html
Isto não quer dizer que a Xbox2 vá usar PPC970.
E deixem-se de flames.
AIA POIS é!!!
Olha lá, essa versão do NT 4 PPC funciona em Mac???????
Koncaman 12-04-2005, 21:41 nos novos G4,G5... naaaaa
blastarr 12-04-2005, 21:47 O CPU da nova Xbox tem 3 cores e usa uma forma de hyperthreading (3 cores físicos, 6 cores lógicos).
Duvido que seja muito semelhante a um PPC G4/G5 ou ao PPE do Cell, i.e., tem mais semelhanças com os cpu's POWER multicore que a IBM apresentou no ano passado.
Nemesis11 12-04-2005, 21:56 O CPU da nova Xbox tem 3 cores e usa uma forma de hyperthreading (3 cores físicos, 6 cores lógicos).
Isso por enquanto é um rumor.
Mas é um rumor tão "batido", que deve ser verdade.
Duvido que seja muito semelhante a um PPC G4/G5 ou ao PPE do Cell, i.e., tem mais semelhanças com os cpu's POWER multicore que a IBM apresentou no ano passado.
Não faço ideia, mas o artigo do anandtech sobre o Cell não diz isso.
The PPE is IBM's major contribution to the Cell project; it also appears to be very similar to the core being used in the next Xbox console.
Veremos.
Só para clarificar um bocado as coisas.
NT 3.1?
Tinha não, tem. :D Para PPC, Alpha e MIPS. Usei durante muito tempo
sobre Alpha e muito jeito me deu o FX32 da Digital para emular x86 em alphas que me permitia correr muito software x86.... lento mas aceitável.
Tenho aqui os CD's com isso da MSDN caso estejam interessados. AHAH!
Encarnado 14-04-2005, 22:41 No tempo do PowerPC60x havia Macs que tinham numa placa PCI um processador Intel (nuns era 486 e chegou a haver até pentium 166) que permitia correr windows e Mac OS ao mesmo tempo :)
O conceito devia ser interessante, mas não faço ideia como funcionava em termos de placa grafica/ram/disco porque penso que era tudo partilhado entre os 2 OS.
Isso era nice nos dias de hoje!
:o
blastarr 14-04-2005, 23:59 Hoje em dia ng quer saber dos alphas... :(
Mtos dos engenheiros dos alpha trabalham agora na AMD... a Samsung tb tinha uma licença de prod. dos alphas, mas n sei se aínda há à venda.
Até a HP os quis matar, vendendo-se ao Itanic/ium, mas agora já parece arrependida.
Curioso é verificar que o Bob Palmer, último CEO da Digital Equip. Corp. é hoje em dia membro do concelho de administração da AMD...
Encarnado 15-04-2005, 00:25 Isso era nice nos dias de hoje!
Andei à`procura e achei isto:
http://www.thereviewzone.com/pm7300pc.html
Fraquito, fraquito...
Referia-me a juntar um G5 e um A64 na mesma machine, por explo!
Essa dá pra quê? OS9 e Windows 98se? :fart:
sotavento 15-04-2005, 03:31 Era mesmo dificil de adivinhar isso vindo de um windows fan
windowsfan ? não há nenhum user com esse nick no forum :P
já MacFan anda aqui um :D
blastarr 15-04-2005, 03:36 A DFI Ultra-D tb dá para G5 ? :P :004:
sotavento 15-04-2005, 03:51 http://www.cherryos.com/
http://www.osnews.com/story.php?news_id=10233
http://linux.slashdot.org/article.pl?sid=05/04/07/1157252&from=rss
CherryOS to go OPEN SOURCE :D
Prespectivam-se muitas "skins" Mac.Os em janelinhas.chispe
Tipo aqui o je?
http://img232.echo.cx/img232/2412/osx14vj.th.png (http://img232.echo.cx/img232/2412/osx14vj.png)
Weeee OSX @ XIZPÊ! :lol:
johncool 15-04-2005, 14:44 Tipo aqui o je?
http://img232.echo.cx/img232/2412/osx14vj.th.png (http://img232.echo.cx/img232/2412/osx14vj.png)
A correr tipo lesma... :P
Encarnado 17-04-2005, 23:16 Fraquito, fraquito...
Referia-me a juntar um G5 e um A64 na mesma machine, por explo!
Essa dá pra quê? OS9 e Windows 98se? :fart:
Epá vamos lá a ver.
Aquilo é uma maquina de 1997. Não vais querer instalar X numa maquina com CPU a 180Mhz nem XP num Pentium 166 pois não?
Isto já me está a parece a estupidez da microsoft quando disse que o Windows 95 dava para instalar num 386 (dar dava, mas a um grande custo (de paciencia do user). Se num 486 é o que é, num 386...).
Eu tive o Jaguar X.2 num 9600/300 com upgrade de G4/450 e aquilo era uma lesma (um pouco mais rapido que o meu P4/1800 com PearPC).
Agora juntar um G5 e um A64... nao sei... provavelmente era interessante para correr uma especie de OS hibrido X/windoze (possibilidade de usar progs x86 no X).
É o que eu digo!
Seria interessante fundir numa só máquina um G5 e um A64!
Teria-se o melhor dos PPC e o melhos dos x86! :P
E por acaso tentei instalar WIN95 num 386SX 25Mhz, mas qual quê?! Primeiro não dava pra sequer instalar porque dizia que não tinha ram suficiente, depois lá instalou com uns patches malucos que eu praqui inventei, e ficou a tarde toda a instalar (tipo... umas 6h pelo menos)...Depois de tudo instalado, sim senhora, lá ia pra arrancar: pum! Bluescreen unhelded instruction bla bla bla...
:lol:
Lá teve de voltar pró Win3.11 For Workgroups :P
Encarnado 17-04-2005, 23:46 :lol: :lol: :lol:
Por acaso estive para fazer o mesmo, mas depois de usar o Win95 num 486/100 desisti.
Segundo a MicroSoft eram precisos 4MB de RAM para instalar o 95.
Cheguei a instalar o 95 num 486/66... que lesmidão :) Mas na deu BSOD :P
Instalar o tiger no PearPC levou umas horitas :D
No meu é só correr o autoexec e tá a bombar!
:D
Saquei uma versão já instalada do género: "click and run".
Não é preciso instalar nada :P
(é a tal foto de cima)
Encarnado 18-04-2005, 00:09 Aquilo está a correr em que x86?
Como arranjei uma preview do tiger, instalei eu :P
Mas cortei uns quantos GB à instalação.
No final instalou só 1.1GB de dados. :P
AMD Barton 2600+ e 512DDR @ 416Mhz.
Claro que se arrasta, mas já vai dando pra dar uns toques no OSX :P
Encarnado 18-04-2005, 00:27 LOL
Desgraçado do meu P4/1800.
Sabes da existencia do rhapsody DR2 para x86?
blastarr 18-04-2005, 00:56 Pronto, lá se vai um dos argumentos dos macfanatics, que diziam poder correr o XP no OSX para "desenrascar".
Nós tb já podemos fazer o contrário :lol:
O mais próximo que um x86 user consegue chegar dum OSX é através deste programa que modifica o windoze a fundo.
Mete-o igual a um OSX (sem a barra do finder e a dock... isso tem de ser por programas) mas sem a lentidão que se nota a emula-lo com o PearPC (fica á velocidade normal do windoze)
Até o site tá todo janota a imitar o OSX!
Ora dêm lá uma vista de olhos:
http://osx.portraitofakite.com
Encarnado 18-04-2005, 12:25 O Rhapsody DR2 não é mais que o X (a 1ª versão) antes de ter o interface Aqua (tem o interface do OS 9).
O Rhapsody é o port do OpenStep 4 para PowerPC. :P
Anda pela mula e tem quase 300MB.
Encarnado 18-04-2005, 12:28 O mais próximo que um x86 user consegue chegar dum OSX é através deste programa que modifica o windoze a fundo.
Mete-o igual a um OSX (sem a barra do finder e a dock... isso tem de ser por programas) mas sem a lentidão que se nota a emula-lo com o PearPC (fica á velocidade normal do windoze)
Até o site tá todo janota a imitar o OSX!
Ora dêm lá uma vista de olhos:
http://osx.portraitofakite.com
Como uso Mac não ligo às skins para windoze.
Até acho horrorosas as skins/mods para imitar o X.
O windoze tinha que levar um exploder novo muito modificado para ter um funcionamento semelhante. E como todos os programas têm a sua barra de menus agarrada à`sua janela, muito dificilmente será perfeitamente imitado.
Sabem o que e' que eu vos digo ? Um "Aleron" e fe' em Deus ! ROTFL Sempre morri a rir com esse Avatar... Agora mais ontopic...
Não faço ideia como corre o Windows emulado num MacOSX mas k MacOSX corre MUITO mal emulado em windows disso tenho a certeza, ja' experimentei todos os emuladores k existem e nenhum deles corre de forma minimamente satisfatória...
Encarnado 18-04-2005, 12:35 O windoze corre (depende da versão de windoze) no VirtualPC.
Dizem que o XP é praticamente inutilizavel dada a lentidão, por isso quase todos os Macusers recomendam o win2000 para correr no VPC.
Claro que em todas as maquinas emuladas (as recentes) é tudo lento...
E segundo parece um CISC é mais facil de emular que um RISC (basicamente).
Quanto ao avantar, ele serve para quase tudo o que envolva velocidade :P (computadores, carros, comboios, etc...)
Quanto ao avantar, ele serve para quase tudo o que envolva velocidade :P (computadores, carros, comboios, etc...)
Comboios ? ROTFL ! Ganda maluco...
Quanto ao MacOSX no Windows deve ser como o Windows XP no MacOSX então...
johncool 18-04-2005, 17:53 Comboios ? ROTFL ! Ganda maluco...
Quanto ao MacOSX no Windows deve ser como o Windows XP no MacOSX então...
Nem penses nisso... usar o WinXP no OS X é como correr o WinXP num PII 233MHz. Já correr o OS X sobre WinXP... é indescritível, é de uma lentidão q n passa pela cabeça de ninguém. Basicamente n fazes nada com aquilo... pelo menos nesta fase das coisas.
Usar o WinXP no vpc é lento... mas n é assim tão penoso. De qq forma n o recomendo a ninguém. O Win2000 comporta-se muito melhor... sem comparação.
Nem penses nisso... usar o WinXP no OS X é como correr o WinXP num PII 233MHz. Já correr o OS X sobre WinXP... é indescritível, é de uma lentidão q n passa pela cabeça de ninguém. Basicamente n fazes nada com aquilo... pelo menos nesta fase das coisas.
Usar o WinXP no vpc é lento... mas n é assim tão penoso. De qq forma n o recomendo a ninguém. O Win2000 comporta-se muito melhor... sem comparação.
Eu sei, ja' corri MacOSX 10.3 num PC... Aquilo deve ser equivalente a praí (Atenção k entendo 0 de Macs pois ja' n me lembro de nada) a um G1 a 100 se tanto... Fazer ainda fazes, mas a uma velocidade k mais valia não fazeres...
G1?
G1 só conheço o hyundai Getz G1 :P
O OSX num PC bruto (posso falar com alguma experiencia) é como tentar correr o XP num 486 DX 75Mhz com 16Mb em Simms EDO.
Não recomendo nem ao diabo. Só pra conhecer o básico mesmo...
G1?
G1 só conheço o hyundai Getz G1 :P
O OSX num PC bruto (posso falar com alguma experiencia) é como tentar correr o XP num 486 DX 75Mhz com 16Mb em Simms EDO.
Não recomendo nem ao diabo. Só pra conhecer o básico mesmo...
Heh depois do Celeron experimentei num AMD64 @ 2400Mhz... Same shit... Lento Lento Lento... Ja' entendi ha' algum tempo k o problema não e' o PC mas sim o emulador...
blastarr 18-04-2005, 18:04 No tempo dos 486 DX n havia EDO, só Simms normais.
Extended Data Out foi uma solução q surgiu já na era do pentium, de transição para as sdram's q já existiam em servidores.
E se eu te disser que usava EDO's no 486DX2? :D
Eu tive um DX4 a 100Mhz... (Na altura topo de gama k me levou 600contos da carteira...) e ja' trazia o ACABADO de sair Windows 95 ! Era o ultimo grito, a unica comparação k posso tentar encontrar vai ser quando sair o LongHorn (Se cumprir o prometido) pois o 95 foi a grande revolução do Windows...
blastarr por acaso axo k ele ate' tem razão, pq tenho quase a certeza k eu tinha EDO RAM... Praí uns 16mb mas tinha !!! (Axo k nem 16 eram deviam ser 8 praí)
blastarr 18-04-2005, 18:09 E se eu te disser que usava EDO's no 486DX2? :D
Eu disse "DX", as in DX1.
O DX4 tb saíu depois dos primeiros e fatídicos pentium 60/66.
Quando eu usava o ms-dos num 286 é q aquilo andava, ligava o w3.0 e só dava erros e configurações erradas, pois n era mais do q uma shell do dos.
Isto é um bocado off-topic... (ppfffewww, dè já vu :D )
P.S.: Acho q andar a comparar emuladores de duas grandes empresas (MS e VMware) com dois projectos opensource, geridos por meia dúzia de pessoas em part-time, não é lá mto justo.
Já mto fazem eles.
Yup, troo!
Passar do look 3.11 para a barra do iniciar e o filesystem @ 32bits foi um grande salto (o 3.11 e anteriores eram a 16bits).
Mas não acho que o "longhorn" (não é este o nome definitivo dele. é qualquer coisa do género: eXPanded, ou assim parecido. Já não me lembro) vai ser um avanço.
Só vai ter como novidade um filesystem qualquer novo. De resto: same old sh|t...
blastarr 18-04-2005, 18:20 Yup, troo!
Passar do look 3.11 para a barra do iniciar e o filesystem @ 32bits foi um grande salto (o 3.11 e anteriores eram a 16bits).
Mas não acho que o "longhorn" (não é este o nome definitivo dele. é qualquer coisa do género: eXPanded, ou assim parecido. Já não me lembro) vai ser um avanço.
Só vai ter como novidade um filesystem qualquer novo. De resto: same old sh|t...
Julgo que o w3.1 ou 3.11 tiveram o win32 api antes do w95, permitindo q algumas aplicações a 32 bits já corressem no anterior.
O FS continuava a 16 bits (FAT16)
Sim, o 3.11FWG poderia ter os 32 bits mas não nativamente.
Apenas lhe permitia correr aplicações @32bits, nada mais que isso.
Mas tinha-se que instalar o update para que tal acontecesse (updates no inicio dos anos 90 era coisa escassa, ainda por cima a sacar em modems de 9600bps) :rolleyes:
Mas uma plataforma faz-se do software que tem. Por isso é que o Windows vende bem. Tem mais software e é relativamente mais acessível. Agora em termos de emulação de outra plataforma, os Mac's ganham aos pontos. Dizem que o XP é muito lento no VirtualPC. Penso que não é verdade. Ter um Pentium 350Mhz num G4 1.4Ghz dá para perfeitamente desenrascar.
johncool 18-04-2005, 19:46 Dizem que o XP é muito lento no VirtualPC. Penso que não é verdade. Ter um Pentium 350Mhz num G4 1.4Ghz dá para perfeitamente desenrascar.
Pá... desculpa lá, mas n dá para desenrascar coisa nenhuma. Eu já o tive instalado no meu Powerbook e aquilo é penoso até n mais. Só a fazer boot (mesmo em save state) dá para ir tomar um café e fumar um cigarro nas calmas.
Tenta usar o Access no WinXP e usar uma tabela q tenha aí uns 500 registos (coisa pouca); até no scrooling aquilo mete dó. Já no 2000 n sentes isso... é bastante rápido em termos de resposta (dentro destas condições, claro está!).
Só para dar uma ideia: correr o XP no VPC (independentemente da RAM q se endereça a ele, no meu caso 512MB) era equivalente a correr o Win95 no meu DX2 66MHz c/ 8MB de RAM.
Não concordo, portanto, q digas q o XP dá para desenrascar... nem num G4 nem num G5 (eu também já testei o vc num G5 2.0GHz... e com o WinXP aquilo é lento... arrasta-se!).
Não é o que eu verifico em casa.
Quanta RAM tens e quanto dedicas ao VirtualPC ?
johncool 18-04-2005, 20:06 768MB de RAM no Powerbook
Neste momento dedico 480MB ao Win2000 (e 8MB à mem. vídeo).
E verifica sim, sff :p
Encarnado 18-04-2005, 21:30 Eu tive win98se a correr no VPC no meu PB G4/500 e era mais lento que no 486DX66 do meu bro. :D
http://sillydog.org/forum/viewtopic.php?t=5609
Para comparar consultar:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=4203
sotavento 19-04-2005, 00:22 Tipo aqui o je?
Yup !!!
PS: Skin LAMME no teu janelinhas.xispe ... skin win.95 rulla :P
Encarnado 19-04-2005, 00:26 Se arranjasses um skin win311 é que rulava *g*
Por acaso há uma skin a imitar o 3.11 para o stylexp.
Mas depois dum gajo se habituar a ambientes gráficos bonitos, é dificil voltar ao 3.11...
Só prá rambóia, cheguei a instalá-lo no celeron 1700 (PC2) pra matar saudades, mas tive de tirar aquilo...
Mto mau.
Encarnado 19-04-2005, 00:36 :lol: :lol: :x2:
Epá, de Mac tenho um com System 7.5.5... escusado será dizer que... bem dá para usar mas... da para por na net facilmente e usar como maquina de IRC.
Tenho outro Mac com 8.6 que até se usa, afinal é parecido com o OS 9.
OS 9 uso sem problemas e X tb.
Ainda tenho win3.1 no 386... mas liga-lo nao me apetece :)
Win3.1 num cel 1700 devia voar :D
E bootar DOS? 1 segundo e ja está? :lol: :x2:
sotavento 19-04-2005, 00:57 Eu tive um DX4 a 100Mhz... (Na altura topo de gama k me levou 600contos da carteira...) e ja' trazia o ACABADO de sair Windows 95 ! Era o ultimo grito, a unica comparação k posso tentar encontrar vai ser quando sair o LongHorn (Se cumprir o prometido) pois o 95 foi a grande revolução do Windows...
blastarr por acaso axo k ele ate' tem razão, pq tenho quase a certeza k eu tinha EDO RAM... Praí uns 16mb mas tinha !!! (Axo k nem 16 eram deviam ser 8 praí)
Revolução ? eu tinha o Win3.11 com extensões 32bits e montes de patches em cima e estava mais actualizado do que o win95 na altura ... até tinha a versao alpha/beta do que seria a shell do win.95 instalado lá :P
Mas enfim ...
Isto num Dx266@100 <- fritei o disco depois :D
aquilo tinha Cirrus VESA 4MB ,4x8MB EDO , e cd-rom 1x ???
Ganda maquinão pra altura ... só lhe trokei o disco (400MB por 1,29GB) e o CPU (dx2/66@100 por dx4-100@120 (o meu 1º amd)) ... e só voltei a trocar de PC quando saiu o celeron 300A ... o 486 chegou até a levar o windows 2000 e bulia na boa. :D
E anda por ai muito ppl que fez/faz o mesmo com Mac's do tempo da outra senhora ... para ler mails , ver paginas e usar o word chegam e sobram ... :P
destr0yer 19-04-2005, 01:00 Isso era nice nos dias de hoje!
uma placa PCI-ex x4 com um G5 soldado :lol: era giro :)
sotavento 19-04-2005, 01:00 Sim, o 3.11FWG poderia ter os 32 bits mas não nativamente.
Apenas lhe permitia correr aplicações @32bits, nada mais que isso.
Mas tinha-se que instalar o update para que tal acontecesse (updates no inicio dos anos 90 era coisa escassa, ainda por cima a sacar em modems de 9600bps) :rolleyes:
Win 3.11 rulou muito tempo ... eu recebi asextensões 32bits via diskette directamente da M$ :D
destr0yer 19-04-2005, 01:04 Yup !!!
PS: Skin LAMME no teu janelinhas.xispe ... skin win.95 rulla :P
pah este Skin Mac OS X Panther rula :P É o que eu uso, então pelo facto da barra do windowz ser fina (e não o monstro verde/azul/prata de origem) e utilizar linha dupla.
Tenho que testar isso de emular o OS X, com AMD 64 2500 mhz e 1024 não pode ficar lento!!!
Encarnado 19-04-2005, 01:14 Fica lento na mesma.
sotavento 19-04-2005, 01:27 pah este Skin Mac OS X Panther rula :P É o que eu uso, então pelo facto da barra do windowz ser fina (e não o monstro verde/azul/prata de origem) e utilizar linha dupla.
Tenho que testar isso de emular o OS X, com AMD 64 2500 mhz e 1024 não pode ficar lento!!!
LoL ... eu uso o look "classico" do XP ... alias ... isto anda tão streamlined que de win.xp só deve ter mesmo o logo no boot screen :P
Quanto a espectativa de correres o OS X num misero a64 a 2,5GHz ... é nesses que a gente corre o OS X lento :P
Encarnado 19-04-2005, 01:27 Txi já nem me lembrava o quao lento isto é.
O PearPC no meu P4/1800 é mais lento que o meu Beige G3/266.
http://www.tribaltattoo.com.pt/dvdr/x4nopc.JPG
No meu dá isto :)
Já mostro o meu.
Mas acho que dá 0Mhz
Acho que na ultima vez que corri foi o que deu!
Encarnado 19-04-2005, 01:43 Devias experimentar abrir o system profiler.
No meu diz que a maquina é um PowerMac G3 (PCI graphics) e o CPU type diz que é G4. :eek:
Bus a 57Mhz :wow:
1 DIMM de RAM de tipo unknow a velocidade unknown... :002:
Lindo no minimo... :D
Ó pra ele a correr num G3 @ 0 Mhz:
http://img150.echo.cx/img150/5601/wtf5nn.jpg
WTF?
Encarnado 19-04-2005, 01:54 Geez, olha lá pa versão desse pearpc. 0.1.2? Eu tou a usar a 0.3.1 :|
Saquei da net a pasta com tudo pronto. É só click and run.
Não sei substituir o raio do PPC da pasta. Tenho medo que dê pró torto e depois lá se vai o OSX... >(
É que ainda são uns 3Gb em disco... (em rar, ocupa 500Mb porque a particção de 3Gb é "virtual" e comprime bem.)
Mas vou tentar fazer uma cópia da pasta e substituir o PPC dessa cópia a ver no que dá. :P
Pois...
Tal como eu previa...
Abre uma janela do dos e fecha-se logo...
Só com os ficheiros originais que vinham na pasta é que ele corre...
Ao menos já aprendi a arrancar com mais resolução.
Agora arranco a 1024x768x32 :D
EDIT: Mas continua a 0 Mhz >(
http://img209.echo.cx/img209/5493/osxppc1me.jpg
Uma pergunta...
Correr Pc num Mac, ainda posso aceitar, pois ha coisas que necessito de correr no meu Mac, k so tenho para PC, e que.. até corre numa velocidade aceitavel
[Off topic]
Já agora, um Pouco OffTopic, e para nao abrir outro toopico com isto: kual é o melhor Windows pra se ter no virtual pc?, 95, 98, 2000 ou xp?, tou a falar em k Kero mais rapido, tava a pensar no 98, pois é so pra correr o Oxygen Phone Manager e mais 2 coisas leves...
[Off topic]
[On topic]
Agora... correr Mac num Pc... que ainda porcima está a velocidades inaceitaveis?. qual é a Vantagem, expliquem-me pois se houver alguma vantagem eu tb se calhar estou intressado em instalar no meu Computador... :)
1 abraço
Não tentes flamar a thread...
Sabes bem que as vantagens de se ter o win num mac são as mesmas que ter o mac num win.
Nem mais, nem menos.
pah este Skin Mac OS X Panther rula :P É o que eu uso, então pelo facto da barra do windowz ser fina (e não o monstro verde/azul/prata de origem) e utilizar linha dupla.
E' lento destr0yer ja' experimentei numa máquina igual... Acredita k o problema não e' do PC em si e' do próprio emulador k n e' grande coisa...
johncool 19-04-2005, 12:25 http://sillydog.org/forum/viewtopic.php?t=5609
Para comparar consultar:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=4203
Sim... então e dpx? Eu pensei q fosses comparar a performance do 2000 vs XP no VirtualPC.
E dpx dar-me razão :016: :016:
Encarnado 19-04-2005, 12:35 Pois...
Tal como eu previa...
Abre uma janela do dos e fecha-se logo...
Só com os ficheiros originais que vinham na pasta é que ele corre...
Ao menos já aprendi a arrancar com mais resolução.
Agora arranco a 1024x768x32 :D
EDIT: Mas continua a 0 Mhz >(
Verificaste os ficheiros de configuraçao?
É que sãõ diferentes dessa versao para a ultima.
Encarnado 19-04-2005, 13:00 O 98 no meu Mac :\
http://www.tribaltattoo.com.pt/dvdr/98nomac0.jpg
http://www.tribaltattoo.com.pt/dvdr/98nomac1.jpg
http://www.tribaltattoo.com.pt/dvdr/98nomac2.jpg
Nãõ diz o speed do "pente" :\
o 98 consegue ser mais rapido no meu PB que o X no meu PC :|
Sim... então e dpx? Eu pensei q fosses comparar a performance do 2000 vs XP no VirtualPC.
E dpx dar-me razão :016: :016:
Acho que há aqui uma confusão qualquer. Nunca disse que o XP é melhor que o 2000 ou será que disse? Não consigo ver isso em nenhum dos meus posts mas algo pode me ter escapado. O que eu disse é que o XP corre razoavelmente no Virtual PC 7. Acho que fui claro e está lá preto no branco. (oppss, branco no preto. :) )
Eu só ainda uso o VPC para correr Powertranslator 8 e aquilo corre bem e com a velocidade necessária, isto é, mais do que suficiente. Se assim é pq haveria eu de dizer que aquilo é demasiado lento para ser funcional?
O XP sem as mariquices gráficas não deve ser muito mais lento que o 2000 mas acredito também que 2000 seja o melhor. Eu sempre usei 2000. Provavelmente windows 2003 server "light" ainda deve se mais rápido que 2K. Mas já que de rapidez se fala, pq não M$ 95,98 ou Me já agora?
Instalei o XP pq tenho uma licença válida de XP Pro. Pq haveria eu de instalar uma cópia pirata se tenho uma licença de XP Pro?
Uma pergunta inocente. Já experimentaste instalar os vários SO e tweaká-los ou a tua opinião é fundamentada com o que lês nos fóruns?
Não tentes flamar a thread...
Sabes bem que as vantagens de se ter o win num mac são as mesmas que ter o mac num win.
Nem mais, nem menos.
Não concordo de forma alguma. Nunca consegui usar o PearPC para fazer algo de produtivo. Só mesmo para ver o feeling do MAc OS X. Confesso que já foi há algum tempo e a nova versão do PearPC pode estar melhor.
O Virtual PC uso-o na boa e produtivamente e isto num G4 1.4Ghz que não é de perto nem de longe um Mac topo de gama.
johncool 19-04-2005, 17:32 Uma pergunta inocente. Já experimentaste instalar os vários SO e tweaká-los ou a tua opinião é fundamentada com o que lês nos fóruns?
É fundamentada na minha experiência própria :)
Também testei o Win98 e o Me. São mais rápidos de usar, sem dúvida... mas ou eu sou muito esquisito, ou n curto mesmo nada as diferenças q existem de sistemas 2k/XP para os W9x. Como tal, prefiro usar um OS q gosto.
Quanto à minha opinião, mantenho-a. Mesmo retirando o eyecandy do XP há lags q n existem no 2000. É evidente que eu digo isto tendo em conta o tipo de trabalho q faço no vpc (programação em vba no access e pózitos de .NET). Mas mesmo a abrir o IE notam-se diferenças em termos de tempo.
P.S. Por norma, as minhas experiências são baseadas naquilo q faço e não no q leio nos fóruns.
Pois, Caeiro, eu tb sou da opniao do xpirit, o pear pc nao me traz nada de productivo, nunca precisei de correr nada em Mac no Pc, tudo o k uso em Mac ha para Pc..., e para usar o pear pc para correr o final cut é tao lento k mais vale esqueçer...
virtual pc however, corre algumas aplicaçoes pequenas e leves, emuladas, em PC, que nao tenho ainda em Mac, e isso sim, é uma boa solução pro meu mac ;)
blastarr 19-04-2005, 17:52 Xpirit, se tens aí o VPC para mac, podias tentar correr a versão 4074 alpha do longhorn (caso a tivesses, claro) para ver como anda.
Se fores à thread que eu lancei noutro sub-fórum, verás q tenho tido boas experiencias e era engraçado saber como corre em mac.
Talvez até beneficies com mais velocidade para os teus progs de pc.
cumps.
destr0yer 19-04-2005, 19:19 LoL ... eu uso o look "classico" do XP ... alias ... isto anda tão streamlined que de win.xp só deve ter mesmo o logo no boot screen :P
Quanto a espectativa de correres o OS X num misero a64 a 2,5GHz ... é nesses que a gente corre o OS X lento :P
Look clássico do XP? ou do 2000 :lol:
Bah, olhar para este look desde 1995 cansou :o
Só o uso para benchar :D
Se é nos A64 que o OS X corre lento, que CPU x86 corre rápido então :rolleyes:
8x opteron dual core :D
Bem o meu e um FX-55 e corre lentinhooooooooooooooooooo mas ate gostei de usar
bem simples a primeira vista
blastrr, boa ideia. Vou ver se experimento o Longhorn.
Verificaste os ficheiros de configuraçao?
É que sãõ diferentes dessa versao para a ultima.
Capaz...
Desisto... Não percebo nada destas configurações manhosas...
:'(
Encarnado 20-04-2005, 00:09 Capaz...
Desisto... Não percebo nada destas configurações manhosas...
:'(
Praticamente a unica coisa que precisas de mudar na configuração basica do 0.3.1 é o nome da imagem do disco.
Humm?
Em que ficheiro?
(é mais facil se postares a configuração do teu :P)
EDIT: Já descobri como meter o OSX fluido, quase em tempo real com umas tweaks na config. O rato por exemplo, nem se nota que está a ser emulado. Só que os programas levam muito mais tempo a abrir e a processar... :mad:
Tenho de descobrir um meio termo.
Encarnado 20-04-2005, 12:55 ## PearPC Configuration File
ppc_start_resolution = "800x600x15"
redraw_interval_msec = 40
key_toggle_mouse_grab = "F12"
key_toggle_full_screen = "Alt+Return"
prom_bootmethod = "select" <- devia estar em auto. é util para arrancar do ISO de um CD/DVD.
prom_env_machargs = "-v" <- isto faz aparecer o texto do boot é o mesmo que Maçã+V no boot.
prom_driver_graphic = "video.x"
memory_size=0x10000000 <- 256MB RAM
pci_ide0_master_installed = 1
pci_ide0_master_image = "disk.img"
pci_ide0_slave_installed = 0 <- está em 0 para nao montar o ISO do tiger
pci_ide0_slave_image = "tiger.iso"
pci_ide0_slave_type = "cdrom"
pci_3c90x_installed = 0
pci_3c90x_mac = "de:ad:ca:fe:12:34"
pci_rtl8139_installed = 0
pci_rtl8139_mac = "de:ad:ca:fe:12:35"
pci_usb_installed = 1
nvram_file = "nvram"
Tirei as explicações de cada linha senao isto ficava enorme :)
Eissssh...
Thx M8!
Vou ver se já dá :P
EDIT: epah já começo a desesperar... Continua a não correr...
Pus tudo tal e qual como disseste (menos o nome da img) e continua a breackar...
Carrega umas linhas de comando que nem dá tempo de ler e fecha logo...
:sad:
Já não percebo nada disto...
EDIT2: agora sim já aparece o boot :D
Voltei a meter tudo, mas agora á minha maneira e já arrancou :004:
pci_3c90x_mac = "de:ad:ca:fe:12:34"
pci_rtl8139_installed = 0
pci_rtl8139_mac = "de:ad:ca:fe:12:35"
pci_usb_installed = 1
nvram_file = "nvram"
Tirei as explicações de cada linha senao isto ficava enorme :)
Obrigado pelo teu MAC address. Pode vir a dar-me jeito. :D
[joking]!
Obrigado pelo teu MAC address. Pode vir a dar-me jeito. :D
[joking]!
São falsos... O programa cria-os...
São falsos... O programa cria-os...
Opps, são os do emulador! Damm! :D
O emulador nem tem acesso á net sequer!
O próprio programa já trás esses mac adresses de origem, no meu era igual.
Já agora: nunca tive o "mac" tão rápido como agora!
Surpreendentemente rápido!
Quase que dava pra usar no dia a dia!
Acho que o problema é mesmo o emulador. Se eles se aplicares, conseguem torná-lo rápido o suficiente para se tornar um sistema operativo dentro do próprio windoze.
5 estrelas!
http://img92.echo.cx/img92/6872/osx6zx.jpg
EDIT: Dá pra se ter acesso ás pen drives através do emulador?
Tenho aqui uns updates pra lhe aplicar, mas não tenho acesso ao disco do windoze...
Any idea?
PS: Não, não tenho aqui nenhum CDRW á mão :sad:
Encarnado 20-04-2005, 23:31 Opps, são os do emulador! Damm! :D
Mas tu achas que eu assim tão maluco ao ponto de por isso na net? :)
Encarnado 20-04-2005, 23:34 Já agora: nunca tive o "mac" tão rápido como agora!
Surpreendentemente rápido!
Quase que dava pra usar no dia a dia!
Acho que o problema é mesmo o emulador. Se eles se aplicares, conseguem torná-lo rápido o suficiente para se tornar um sistema operativo dentro do próprio windoze.
5 estrelas!
EDIT: Dá pra se ter acesso ás pen drives através do emulador?
Tenho aqui uns updates pra lhe aplicar, mas não tenho acesso ao disco do windoze...
Any idea?
PS: Não, não tenho aqui nenhum CDRW á mão :sad:
Viste, até´ficou mais rapido e tudo :)
Quanto à`s`PENs, o X tem suporte para elas e há uma porta "emulada" Nao sei como é emulada...
Mas podes tentar isto:
Pegas na pen e ligas. se nao der, usa um programa qq de fazer ISOs e faz um ISO da pen e monta no "leitor de CD" (no file de config do pearpc) :P
It worked!
You rule!
http://img36.echo.cx/img36/1421/actualizar6cc.jpg
Vou tratar de arranjar alguns programecos pró osx do género iTunes, office, etc :D
EDIT: Argh damn... Só agora me lembrei que o emulador não suporta a placa de som do pc... :sad:
Bastava suportar som, dispositivos USB (para ter acesso ao ADSL) e ter um pouco mais de velocidade para ser perfeito :sad:
johncool 21-04-2005, 23:07 It worked!
You rule!
http://img36.echo.cx/img36/1421/actualizar6cc.jpg
Vou tratar de arranjar alguns programecos pró osx do género iTunes, office, etc :D
EDIT: Argh damn... Só agora me lembrei que o emulador não suporta a placa de som do pc... :sad:
Bastava suportar som, dispositivos USB (para ter acesso ao ADSL) e ter um pouco mais de velocidade para ser perfeito :sad:
Blergh!... OS X em tuga brasileiro :P
Not!
O OSX não é como o Windoze. É multilingue. Basta ir ao painel de controlo e escolher a lingua. Escolhi português de Portugal, mas plos vistos pra eles eu sou Brasileiro :rolleyes:
:004:
To mas o Panther que isso tras nao tem o iLife sequer ? :lol:
Plos vistos...
Ou então não foi instalado pra poupar espaço... É possivel...
Plos vistos...
Ou então não foi instalado pra poupar espaço... É possivel...
Bah...o iLife "basico" tem pra í 300 megas.
:rolleyes:
Vou sacar os updates todos pra estoirar o resto do tráfego deste mês (que já não é muito) depois logo vejo se sobra pró iLife :\
Respondes logo a seguir...que nervos :lol:
ps: e depois de instalares o iLife tens mais 1000 updates pros pacotes deste :lol:
Isso sacam-se no mês que vem :P
PS: Afinal quais são as diferenças entre os updates "combined" e os normais sem ser o tamanho? :\
Os combined sao uns qtos juntos supostamente...man nao me digas que tás a fazer updates pelo site da Apple !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Carrega na Maçã no canto esquerdo e vai a "Software Update"...ele logo te diz o que faz falta no teu "mac" e sacas o que axas que é importante. É que pelo site acabas por sacar updates que já podem estão corrigidos noutros posteriores.
ps: depois de instalados e mac reiniciado (vais ter updates k obrigam) carregas de novo e vês se há mais alguma coisa :)
http://www.apple.com/macosx/upgrade/softwareupdates.html
http://images.apple.com/macosx/upgrade/images/softwareupdatefinder20050412.jpg
O emulador não suporta dispositivos USB, logo ADSL é pra esquecer :sad:
É por isso que tenho andado a sacar pelo site e depois tenho de criar um ISO com os updates e abro-o lá como se fosse a drive de cd's! :wow:
Fdx !!!! :lol:
Queres que te ofereça um mac man ? :p
SiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiM!!!
70 contos e roubo o G4 (333 com 768ddr) que tenho em baixo da minha secretária do trabalho a servir de base para os pés :lol:
:wow:
Tenta-me, tenta-me...
Há fotos do aquecedor ou nem por isso? :P
http://pc.watch.impress.co.jp/docs/article/991206/apple.jpg
Aquecedor ? é fanless aquilo pá :D
http://room19.net/images/temp/g4/g4_open.jpg
Aquecedor ? é fanless aquilo pá :D
http://room19.net/images/temp/g4/g4_open.jpg
Se aquilo é fanless tem uma das maiores não-ventoinhas que já vi....
blastarr 22-04-2005, 01:51 Sem fans é que é aquecedor de certeza... :016:
É grande sim :p mas foi encurtando com o tempo (mac mini) :)
ps: o modelo que falo nao é o da 2ª imagem...o que falo só tem fan na fonte, mais nada...mas o cooler é +- do apresentado na imagem sim :)
Se aquilo é fanless tem uma das maiores não-ventoinhas que já vi....
True! :lol:
Mas olha que secalhar falamos nisso melhor ó kidloco! :D
Andava pra comprar um iMac G3 baratito, mas esse é bem melhor (não tem é monitor :sad: )
Mas axas que vou roubar um mac à empresa ? mesmo que estando a ser usado como suporte de pés é propriedade da empresa :P
ps: o modelo que falo nao é o da 2ª imagem...o que falo só tem fan na fonte, mais nada...mas o cooler é +- do apresentado na imagem sim :)
A fan da fonte é a mesma. Está mesmo em cima do cooler do CPU...
Mas axas que vou roubar um mac à empresa ? mesmo que estando a ser usado como suporte de pés é propriedade da empresa :P
Ah damn, pensava k era mesmo teu :joker:
Lá vou eu ter de me contentar com um iMac G3, se bem que adoro o look desses G4 (pra mim, os mais bonitos que a apple fez) :cool:
A fan da fonte é a mesma. Está mesmo em cima do cooler do CPU...
É nada a fonte tem uma fan dela a sair para tras como klk fonte de pc. Ver se tiro umas fotos ao mac que falo...secalhar tiraram-lhe a fan e anda assim à 2 anos (pelo menos) :lol: O que é certo que em 2 anos de casa que eu tenho, ainda nao queimou e tá 24/7...amanha tiro a duvida :)
iMac G3 ? *g* se já o 333 com 768 de ram se encrava todo na maioria das coisas do Panther (é do hdd tb)...kto mais um o G3.
ps: à uns meses meti-lhe o Panther Server e ele bem que se borrava kdo eu entrava no quadro de Users e afins :D
É o que mais se arranja usado...
É dificil arranjar G4's desses que postaste :sad:
iMac G3 tb tá pra lá um...enfiado numa prateleira...e um PowerG3 tb...nao sei se funcionam...amanha testo.
Encarnado 22-04-2005, 03:05 It worked!
You rule!
Poix...
Ainda devia ser limado algumas arestas no emulador...
Encarnado 22-04-2005, 03:08 Not!
O OSX não é como o Windoze. É multilingue. Basta ir ao painel de controlo e escolher a lingua. Escolhi português de Portugal, mas plos vistos pra eles eu sou Brasileiro :rolleyes:
O X nunca teve Portugues de Portugal decente >(
Encarnado 22-04-2005, 03:10 Bah...o iLife "basico" tem pra í 300 megas.
O iLife só apareceu depois do Panther ter sido lançado.
Por isso o Panther ainda tem as APPs antigas, AKA iMovie 3, iPhoto 3, ...
Encarnado 22-04-2005, 03:13 70 contos e roubo o G4 (333 com 768ddr) que tenho em baixo da minha secretária do trabalho a servir de base para os pés :lol:
EPÀ isso ainda tá à venda????
Que G4 é? O digital audio ou o quicksilver????
Encarnado 22-04-2005, 03:15 iMac G3 ? *g* se já o 333 com 768 de ram se encrava todo na maioria das coisas do Panther (é do hdd tb)...kto mais um o G3.
ps: à uns meses meti-lhe o Panther Server e ele bem que se borrava kdo eu entrava no quadro de Users e afins :D
Havias de tentar usar o meu Beige G3/266 com Jaguar e 448MB RAM e receber montanhas de mail...
EPÀ isso ainda tá à venda????
Que G4 é? O digital audio ou o quicksilver????
Ei Ei Ei!
Se tá á venda, EU QUERO! :x2:
Fdx !!!! :lol:
Queres que te ofereça um mac man ? :p
Nahh! Para quê! São lentos para xuxu! São maus, etc! :D
Ei Ei Ei!
Se tá á venda, EU QUERO! :x2:
pq não compras um Mac Mini? É melhor e custa quase o mesmo. :D
Encarnado 22-04-2005, 10:14 Nahh! Para quê! São lentos para xuxu! São maus, etc! :D
Espero que muita gente pense assim :D
Lentos ou não, eu gosto e quero.
Uso um G3/266. O meu celeron 400@450 dei ao meu irmão e o pc + lento que uso é um celeron 1100. 1100<->266 ?? :D só tem quase 1 Ghz a mais...
Encarnado 22-04-2005, 10:17 pq não compras um Mac Mini? É melhor e custa quase o mesmo. :D
Para aquilo que costumo fazer aos meus Macs, um Mini não é a melhor escolha :)
E se num iMac G5 20" (1.8Ghz), o encode de DV para DVD leva apenas 1h30 para 1h de video, nao me vou por a fazer isto nem no mini nem em nenhum G4 :)
Abençoado seja o patronato que "me" comprou o iMac G5.
E sim, esta maquina é LINDA :D :D :D
Para aquilo que costumo fazer aos meus Macs, um Mini não é a melhor escolha :)
E se num iMac G5 20" (1.8Ghz), o encode de DV para DVD leva apenas 1h30 para 1h de video, nao me vou por a fazer isto nem no mini nem em nenhum G4 :)
Abençoado seja o patronato que "me" comprou o iMac G5.
E sim, esta maquina é LINDA :D :D :D
pois, para encode de video talvez isto seja pouco. Mas olha que o G4 não se fica muito atrás do G5 se usares altivec. Só um bocadinho!! :D
johncool 22-04-2005, 12:58 Not!
Sim... mas mesmo q escolhas Português de Portugal, o GUI só está em Portguês do Brasil. De qq forma, eu uso os meus sistemas sempre em inglês ;)
Encarnado 22-04-2005, 13:20 pois, para encode de video talvez isto seja pouco. Mas olha que o G4 não se fica muito atrás do G5 se usares altivec. Só um bocadinho!! :D
Erm... Olha que fica.
Eu ando a usar o iMovie e o iDVD ('05 como seria de esperar).
Chegam para o que faço :)
A ver se nao me esqueço de enfiar uns dvdr virgens para gravar o ultimo video que encodei ontem...
O DV ocupa muito espaço. O HD-DV nem quero ver!
Encarnado 22-04-2005, 13:20 Sim... mas mesmo q escolhas Português de Portugal, o GUI só está em Portguês do Brasil. De qq forma, eu uso os meus sistemas sempre em inglês ;)
Já somos 2... ou 3 ou 4 ou...
Erm... Olha que fica.
Eu ando a usar o iMovie e o iDVD ('05 como seria de esperar).
Chegam para o que faço :)
A ver se nao me esqueço de enfiar uns dvdr virgens para gravar o ultimo video que encodei ontem...
O DV ocupa muito espaço. O HD-DV nem quero ver!
Bom, a Apple diz que só para o decode do HD vão ser necessários G5's ou então uma boa placa gráfica. Penso que vão passar parte do trabalho pesado para a placa gráfica no caso dos G4's (e G5's) mas acho que não será suficiente (para os G4's, claro). Por isso se diz que como o novo FinalCut Studio não corre lá muito bem nos actuais Powerbooks G4's é de brever que os Powerbooks G5's estejam para breves. Há aquele rumor interessante do dia 6 de Maio (dia da mãe nos EUA) como possível data para a introdução dos PB G5's. Tudo por causa da famosa afirmação de que meter um G5 num PB é "a *mãe* de todos os desafios térmicos". Mas não passa de um rumor bastante criativo. ahahah!
Encarnado 22-04-2005, 17:39 LOOOOOL esse rumor tá bom tá.
Quanto ao encode por parte da placa grafica, que eu saiba há graficas que fazem apenas o decode de video (ATI ->MPEG?).
Agora encode é coisa nova...
Longe vai o tempo do Amiga em que o processador grafico é que tratava de todo o trabalho grafico (encodes/decodes/renderings) e deixar o CPU meio à larga...
LOOOOOL esse rumor tá bom tá.
Quanto ao encode por parte da placa grafica, que eu saiba há graficas que fazem apenas o decode de video (ATI ->MPEG?).
Agora encode é coisa nova...
Longe vai o tempo do Amiga em que o processador grafico é que tratava de todo o trabalho grafico (encodes/decodes/renderings) e deixar o CPU meio à larga...
Os últimos GPU da Nvidia s\ao altamente programáveis e até tem um processador de video incluído (embora não funciona bem nas primeiras versões).
Encarnado 22-04-2005, 21:52 Os últimos GPU da Nvidia s\ao altamente programáveis e até tem um processador de video incluído (embora não funciona bem nas primeiras versões).
Bah. Como sempre nada funciona nas 1ªs versões :\
Mas prontes é bom saber que há alguem a fazer alguma coisa já que os GPUs actualmente têm mais transistors que os CPUs...
Encarnado 24-04-2005, 18:35 Mommy look! NO EMULATOR!
http://www.tribaltattoo.com.pt/dvdr/xnopc166a.jpg
http://www.tribaltattoo.com.pt/dvdr/xnopc166b.jpg
:wow: :D :wow: :D :x2: :P
Apple Rhapsody DR2 on Pentium 166MMX with 80MB RAM and 500MB HDD
Encarnado 24-04-2005, 22:11 Yuk!
Ca feio!
:x2:
ihihihihihih
Pá isto tem o interface do OS 9. :P
É pré-Aqua. Isto era o Mac OS X Server antes de sair o Mac OS X para os desktops (10.0.0 ou era o 10.0.2?)
God_Himself 24-08-2005, 21:12 Quem quer OS X compra um Mac! :) Ou então reza para o Steve Jobs acordar um dia bem disposto e dizer... Vou fazer um OS X para x86!! Até lá...
Sorry ser um thread digger, mas este post fica prá história tal como o "640K ought to be enough for anybody" do nosso amigo gates :D
Já tá a saír amigo greven! :x2:
rbfigueira 02-03-2007, 21:07 Oi "galera",
Bem pretendo ter uma versão do MacOSX numa virtual machine ou algo semelhante.
O Objectivo é testar páginas de internet (CSS).
Consegui saca da net o emulador CherryOS v1.2 mas têm um periodo de 15 dias !!! DAMM!!!
Já vi que existe o PearPC 0.4.0 que emula mas estive a olhar para aquilo e não percebo nada de nada...
Bem, o que pretendia era saber se alguem tem por ai algo que funcione e me digas como fazer !!
Obrigado
Demiurgo 03-03-2007, 09:26 rbfigueira,
O pearpc e o cherry são os únicos emuladores que conheço para correr osx em pcs normais. A utilização directa é por nós considerada pirataria e a sua discussão não está autorizada aqui no fórum.
PT
nuno_nunes 10-05-2007, 18:23 Queria saber se o meu pc dá para correr estes emuladores
AMD Athlon XP 2600+
Disco de 120 e 20GB
768 Mb
Placa Grafica Nvidia RIVA TNT2
Plz
Queria saber se o meu pc dá para correr estes emuladores
AMD Athlon XP 2600+
Disco de 120 e 20GB
768 Mb
Placa Grafica Nvidia RIVA TNT2
Plz
Compra um Mac e já consegues correr o OS X.
Sirikazy 10-05-2007, 23:04 rbfigueira,
O pearpc e o cherry são os únicos emuladores que conheço para correr osx em pcs normais. A utilização directa é por nós considerada pirataria e a sua discussão não está autorizada aqui no fórum.
PT
Por extrema curiosidade se poderes esplicar qual a diferença entre os dois casos ficava grato.
Não vi a macintosh a dizer que emular ja não faz mal....
Demiurgo 11-05-2007, 09:21 A Apple (Macintosh é a linha de computadores...) não se importa com os emuladores por um motivo muito simples: performance. Os emuladores são lentos pois utilizam a versão PowerPC do sistema operativo (no caso do PearPC ficaram-se pelo Panther) com um layer de conversão para x86. Além disto duvido que o EULA (End User License Agreement) das versões PowerPC do OSX tenham algum limite quanto a sua utilização em emuladores.
Já a utilização directa do Tiger para X86 num PC normal permite correr nativamente o OSX sem perdas de performance e o EULA das versões Intel do Tiger proíbe a sua utilização fora do computador no qual veio instalado.
O Cherry entretanto sumiu-se.
lol então só porque é mais lento, já não é ilegal? que falta de coerencia...
Demiurgo, eu sei que este tópicos até nem se encaixa totalmente na "cruzada" :) por ti feita ultimamente em fechar todos os tópicos sobre o Mac OS X x86, mas não seria melhor meter um sticky a explicar a situação e remeter os interessados para os forums do InsanelyMac (http://forum.insanelymac.com/index.php?) ou similar?
Se não, vão aparecer sempre esse tipo de perguntas...
oscarolim 11-05-2007, 13:09 O cherry copiou o codigo do pearpc, ate havia uma versão que o splash screen dizia pearPC (lool).
E o pearPC emula o G4. Mas com o x86, penso que esses emuladores perderam a sua necessidade.
Demiurgo 11-05-2007, 13:44 Mitch,
Não quiseste perceber o meu post. Não me irei dar ao trabalho de explicar o conteúdo.
96khz,
Até ao momento em que apareceram os primeiros intel mac deixámos discutir isso aqui. Depois decidimos aplicar a este tema as regras habituais. À medida que as threads vão sendo ressuscitadas, fecham-se.
PT
Além disto duvido que o EULA (End User License Agreement) das versões PowerPC do OSX tenham algum limite quanto a sua utilização em emuladores.
duvidas ou tens a certeza?
é que a única razão que deste foi "duvido que a apple se importe porque é lento".
Demiurgo 11-05-2007, 14:23 Estão lá duas razões onde apenas queres ver uma.
Quanto ao EULA, tenho dúvidas por não ter aqui o EULA do Panther em versão full (também não tenho o DVD de instalação do meu Powerbook antigo, mas esse é limitado ao computador com que foi comprado).
Mas certamente poderás esclarecer a dúvida.
devo estar cego porque só vejo (relativamente a emuladores):
- a apple não se importa com os emuladores porque são lentos.
- eu não sei se a eula do mac os impede a utilização de emuladores
Demiurgo 11-05-2007, 14:43 Vês como estão dois fundamentos:
1. A Apple nunca se ter importado com emuladores (a meu ver, por serem lentos, ao contrário de uma instalação directa X86)
2. Eu duvidar que o EULA do Panther (OS utiizado pelo PearPC) proíba a sua utilização em emuladores.
Caso me proves estar enganado, terei todo o gosto em fechar a thread. Portanto aguardo que esclareças a minha dúvida, o que seria da tua parte uma participação extremamente útil sobre este tema.
teres dúvidas não é um fundamento.
e o facto de a apple "não se importar" não torna as coisas mais ou menos legais...
o certo é que a apple ganhou MUITOS clientes com o fenómeno osx86.
quem quer um mac compra um.
quem experimenta o osx86 e gosta, quer comprar um mac.
quem experimenta o osx86 e não gosta, não compra nenhum mac.
eyeliner 11-05-2007, 14:48 Acho que a questão é mais simples, se me permitem a intrusão.
De onde se arranja o sistema para fazer a emulação?
Saca-se legalmente?
O uso dos emuladores que estão a discutir é totalmente descartada conforme a resposta anterior.
É a mesma coisa com as Roms de jogos. A (i)legalidade não está no emulador mas sim no que ele corre.
Demiurgo 11-05-2007, 15:25 mitch,
Para fim de conversa, enquanto não me provares errado por A+B continuarei a autorizar que se fale aqui do PearPC, gostes ou não gostes. Queres ser mais papista que o papa, óptimo, arranja o EULA do Panther (versão em caixa, não DVD que acompanhe um computador) analisa-o e mete aqui os pontos que achas fundamentarem uma solução diversa.
Se quiseres ser ainda mais zeloso e diligente arranjo-te o contacto do departamento jurídico da Apple na Europa. Envias para eles uma carta (sorry, no emails :/) e expões a questão. Quando obtiveres a resposta informas-nos.
Se não estás interessado em ter um pouco de trabalho a bem da comunidade, evita, pelo menos, mandar bitaites (ou bitates, tenho sempre dúvidas) só com o intuito de ser melga.
eyeliner,
A pergunta é pertinente, depende do que estiver no EULA do Panther.
Como disse e repito tenho dúvidas que no EULA do mesmo se preveja alguma coisa quanto à sua utilização em emuladores.
Quanto ao onde arranjar, podes perfeitamente ter uma cópia legal ou comprar uma (bem barata) na Ebay.
não tenho intuito de ser melga, é uma dúvida legítima.
Sirikazy 11-05-2007, 17:18 *********
Ja agora as EULA´s não são ilegais em territorio Europeu ou pelo menos nas leis de varios paises? Ou porque sera que estes paises estão a utilizar esse acordo nos tribunais contra o DRM do itunes?
Demiurgo 11-05-2007, 17:39 mitch,
A dúvida deixa de ser legítima quando são apresentados caminhos para sua solução.
Mas se a tua dúvida é assim tão legítima e não estás satisfeito com a minha explicação, então segue as minhas sugestões. É uma chatice pois dár-te-á trabalho. Paciência, mas assim fica provado que não és um simples melga.
Até fazeres o trabalho de casa e apresentares argumentos e não meras questões repetidas ad nauseaum a nossa conversa está terminada.
Sirizaky,
Um EULA per si não é ilegal, depende do que nele estiver. E no caso do iTunes o problema não é de propriedade intelectual mas sim de restricção de concorrência por eventual abuso de posição dominante.
Sirikazy 11-05-2007, 23:00 mitch,
A dúvida deixa de ser legítima quando são apresentados caminhos para sua solução.
Mas se a tua dúvida é assim tão legítima e não estás satisfeito com a minha explicação, então segue as minhas sugestões. É uma chatice pois dár-te-á trabalho. Paciência, mas assim fica provado que não és um simples melga.
Até fazeres o trabalho de casa e apresentares argumentos e não meras questões repetidas ad nauseaum a nossa conversa está terminada.
Sirizaky,
Um EULA per si não é ilegal, depende do que nele estiver. E no caso do iTunes o problema não é de propriedade intelectual mas sim de restricção de concorrência por eventual abuso de posição dominante.
Não é o caso mas sim por obrigar ao comprador a não poder utilizar os mp3´s fora da plataforma itunes/ipod. Por isso comparei com este caso do osx86.
Eu não disse que era ilegal mas que as leis/acordos não se aplicam na europa. Porque neste paises não existe leis que limitem o uso depois da compra como é o caso dos EULA. Dai a terem que mudar a forma de vender os mp3´s!
O mesmo se pode aplicar a utilidade do SO.
rasputine 12-05-2007, 00:02 Não diz claramente que proíbe a sua utilização em emuladores, mas diz que só permite a sua instalação e utilização num único computador (licença single user) com a marca Apple:
"This License allows you to install and use one copy of the Apple Software on a single Apple-labeled computer at a time."
Não diz claramente que proíbe a sua utilização em emuladores, mas diz que só permite a sua instalação e utilização num único computador (licença single user) com a marca Apple:
"This License allows you to install and use one copy of the Apple Software on a single Apple-labeled computer at a time."
Deixa aí a fonte...
rasputine 12-05-2007, 00:29 É do livro de "Software License Agreement for Mac OS X Single Use License" que veio com o meu iMac G5... Que trazia o Panther instalado...
Edit: Sei que o Demiurgo pediu que se visse na versão de caixa e não a do DVD que acompanhasse o computador... Mas no site da Apple se procurares pelo license agreement actual do Tiger apresentam só uma versão, com exactamente este ponto...
http://store.apple.com/Catalog/US/Images/MacOSX.htm
Demiurgo 12-05-2007, 08:57 sirizaki,
Quando "compras" um bem protegido por direitos de autor, na realidade não estás a comprar nada. O direito-base mantém-se na esfera do autor (ou editor). O que estás a "comprar", por exemplo no caso da música do iTunes, é o direito de a ouvir de acordo com as limitações impostas pelo autor/editor. Não é como comprar uma casa :). Não conheço nenhum país desenvolvido que não tenha legislação sobre propriedade intelectual. E mesmo que não tivesse as limitações do EULA seriam admissíveis por se tratar um contrato privado em que as pessoas podem determinar o seu conteúdo com (relativamente) poucos impedimentos legais.
E claro as limitações do EULA podem ser legais ou ilegais, variando de país para país, até porque a largueza com que se podem fazer cópias de segurança, uso pessoal ou transferência variam consoante o ordenamento jurídico.
Mas o problema na Europa com o iTunes é como te disse uma questão de eventual abuso de posição dominante. O EULA do iTunes (ou melhor das músicas por eles vendidas) é utilizado como ferramenta que permite esse abuso de posição dominante.
Se o iTunes/iPod tivessem uma quota de 10% do mercado digital de música, esta discussão não se colocaria. Daí afirmar que é um problema de direito da concorrência.
rasputine,
Se vires bem os meus posts anteriores faço precisamente a ressalva do EULA das versões que vêm com computadores. Assim sendo estranho ainda mais o EULA que mencionaste pois refere que pode ser instalado num qualquer Apple computer, mas se tentares instalá-lo num modelo diferente (powerbook, por exemplo) o DVD em si não deixa fazer a instalação. Isto torna-se cada vez mais interessante.
Sirikazy 12-05-2007, 15:11 Demiurgo,
On June 6, 2006, The Consumer Ombudsmen in Norway, Sweden and Denmark launched a common open letter to Apple regarding the EULA of iTunes through the Norwegian Consumer Ombudsman Bjørn Erik Thon.[52] The iTunes case is based upon an official complaint filed by The Consumer Council of Norway on January 25, 2006.
The main allegations were that:
The EULA is unbalanced to disfavor the customer. Scandinavian law requires any written agreement to favor both parties. The weak party also enjoys protection from exploitation according to Norwegian consumer laws.
The iTunes Store's use of Digital Rights Management limits the number of devices purchased songs can be played on.
iTunes' contract entitles the company to at any time change the terms of the contract without notice, including the selection of players or software that must be used for iTunes files, and also the number of times a customer can change or copy already purchased files. (This is standard practice in many EULAs.)
The EULA is both vague and hard to understand for the customers.
The EULA states that the legal relationship between the company and customers is regulated by English contract law. It is unreasonable to expect Norwegian consumers to have comprehensive knowledge of English law. Products marketed to Norwegian consumers in Norway are subject to Norwegian law — a right that cannot be waived by a clause in a company's standard customer contract.
The EULA removes iTunes' responsibility regarding damage to the consumers computer due to software errors even though responsibility cannot be waived in Scandinavian Law. (Again, this is standard practice in many EULAs.)
Apple responded July 31, 2006.[53]
On January 22, 2007, German and French consumer groups joined forces with Norway and Finland.[54][55] Their goal is to create a united European front against iTunes (Germany and France has each had their own negotiation process with iTunes). According to the press statement iTunes is in favour of this. The key points in the negotiations were:
Interoperability - the consumer should have the right and ability to play his music on any device of his own choice.
Change of conditions - iTunes must revoke their right to change the terms and conditions (EULA) at any time without the consent of the consumer.
Liability - iTunes should change its clause limiting its liability to recover consumer damages if they are caused by content sold by iTunes.
Applicable Law - Consumers entering into a contract with iTunes should be able to rely on the consumer protection rules according to the law of the country in which they live.
Alguns governos ja fizeram a queixa formal no parlamento europeu. Como vez não se trata só de posição dominante.
oscarolim 12-05-2007, 15:34 Essa cena do iTunes (e "processos" similares) é a palhaçada total das entidades que o fazem. Se não gostam dos user agreaments, simplesmente não comprem o produto. Ca em casa nunca entrou nenhum gajo da apple a me apontar uma arma a cabeça dizendo que sou obrigado a comprar musica no iTunes.
Se não gostam, não comprem! Temos os governos a fazer tanta mer** e ficam preocupados quando as companhias se tentam proteger.
Sirikazy 12-05-2007, 15:55 Essa cena do iTunes (e "processos" similares) é a palhaçada total das entidades que o fazem. Se não gostam dos user agreaments, simplesmente não comprem o produto. Ca em casa nunca entrou nenhum gajo da apple a me apontar uma arma a cabeça dizendo que sou obrigado a comprar musica no iTunes.
Se não gostam, não comprem! Temos os governos a fazer tanta mer** e ficam preocupados quando as companhias se tentam proteger.
Tenho que reconecer que no local onde estas não é propiamente bem gerido, mas neste caso não tem nada que ver um coisa com a outra. Não se trata de se não gostas não compras, mas do abuso que as companhias fazem ao comsumidor. La pelo os Portugueses "comerem e calarem" não quer dizer que os outros paises pensem da mesma forma. Se os govenos não fizeram nada a priori então as varias ONG de comsumidores tem que actuar.
Palhaçada é a tua afirmação. Isto não pode ser assim tipo selva em que as regra das multinacionais se sobrepõem as dos paises. Se querem vendem que o fazam dentro das normas desses paises.
Demiurgo 12-05-2007, 16:37 Sirizaki,
Efectivamente o problema na Noruega (que não faz parte da UE e ao qual não se aplica as regras comunitárias da concorrência) é um problema de cláusulas contratuais gerais, e pelos vistos, à luz do direito norueguês o disposto no EULA é (alegadamente) ilegal.
Pelo que vi aqui: http://arstechnica.com/news.ars/post/20070122-8676.html a Apple terá até Setembro para rever os termos do EULA para a Noruega.
Em França quiseram passar uma lei para forçar a interoperabilidade, mas tenho ideia que no Senado a lei foi tornada mais soft para a Apple e restantes empresas com ecosistemas fechados de venda de música digital.
Com revisão ou sem revisão dos termos do EULA na Noruega estou convencido que o problema vai acabar na Comissão Europeia e depois no Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias com uma discussão sobre restricção da concorrência.
Mais uma vez digo que os EULA não são ilegais per si, depende do que neles estiver estabelecido.
PT
PS: Como fundamento ao meu último parágrafo e posts anteriores: The big story here is Apple and "DRM neutrality." A little over a year ago, a French consumer group sued the iPod maker along with Sony, alleging that the companies' proprietary DRM formats and digital music player exclusivity were anticompetitive and harmful to consumers. With the passage of the legislation in the lower house of Parliament, it appears that the French government is siding with the Union Fédérale des Consummateurs-Que Choisir in its belief that music store-digital music-player tie-ins such as the one that exists between Apple's iTMS and the iPod are not in the best interests of consumers.
http://arstechnica.com/news.ars/post/20060321-6428.html
Blastarr:
Já há. Aliás, já havia antes de existir um MacOSX.
...
Mas estamos a comparar o melhor sistema operativo do mundo com um sistema operativo que nem interface gráfica tem ? Mac Os X foi simplesmente baseado em FreeBSD end of story...
Daqui a bocado comparamos a maquina de lavar a roupa com a maquina de lavar a louça para saber qual é que lava melhor lol.
Essa cena do iTunes (e "processos" similares) é a palhaçada total das entidades que o fazem. Se não gostam dos user agreaments, simplesmente não comprem o produto.
tu, como potencial comprador de um qualquer artigo, só tens possibilidade de LER essas clausulas DEPOIS de comprares o artigo, durante o acto da instalação. então como é que posso não comprar o artigo se não concordar com o EULA, se para o poder ler tenho de o comprar? :002:
rasputine 18-05-2007, 01:45 tu, como potencial comprador de um qualquer artigo, só tens possibilidade de LER essas clausulas DEPOIS de comprares o artigo, durante o acto da instalação. então como é que posso não comprar o artigo se não concordar com o EULA, se para o poder ler tenho de o comprar? :002:
Pelo menos os EULA da Apple estão disponíveis para quem os quiser ver, sem ser necessário comprar antes o software...
http://www.apple.com/legal/sla/
e mais alguns aqui:
http://www.apple.com/support/store/legal.html
Abraço
rasputine, isso é... bom, algo rebuscado.
contrariamente a nós geeks da informática, ninguém em seu perfeito juízo pensa "opá vou comprar um ipod, é melhor ir À net ver se existe uma coisa chamada EULA que nem sei o que é mas que se calhar não vou concordar com ela e é melhor ler antes de comprar".
:-D
rasputine 18-05-2007, 02:11 rasputine, isso é... bom, algo rebuscado.
contrariamente a nós geeks da informática, ninguém em seu perfeito juízo pensa "opá vou comprar um ipod, é melhor ir À net ver se existe uma coisa chamada EULA que nem sei o que é mas que se calhar não vou concordar com ela e é melhor ler antes de comprar".
:-D
Claro que é rebuscado, mas não é inocente com certeza, é precisamente (digo eu) para se protegerem juridicamente do paradoxo que tu tão bem expuseste. A Apple pode sempre dizer: "Ah, mas nós até temos os EULA publicados no nosso site... Não sabiam?8|"
Abraço
Demiurgo 18-05-2007, 10:01 Mitch,
Lembro-me de ver no The Inquirer a estória de um tipo que comprou um Dell e viu-se em papos de aranha para recusar o EULA do Windows XP e fazer com que a Dell lhe devolvesse o dinheiro da licença que não utilizou.
Também, apenas depois de comprado.
Mas esse indivíduo ao comprar o computador está a comprar também o windows... vem na folha do produto. se não quer o windows e se a dell não lhe vende o computador sem windows, que não compre um dell.
Vês como estão dois fundamentos:
1. A Apple nunca se ter importado com emuladores (a meu ver, por serem lentos, ao contrário de uma instalação directa X86)
2. Eu duvidar que o EULA do Panther (OS utiizado pelo PearPC) proíba a sua utilização em emuladores.
Caso me proves estar enganado, terei todo o gosto em fechar a thread. Portanto aguardo que esclareças a minha dúvida, o que seria da tua parte uma participação extremamente útil sobre este tema.
retirado do eula do panther
"2. Permitted License Uses and Restrictions.
A. This License allows you to install and use one copy of the Apple Software on a single Apple-labeled computer at a time."
ou seja, se só se pode usar num computador apple, não se pode usar num computador não-apple... logo emular num pc é ilegal.
aguardo pelo encerramento do tópico :P
Demiurgo 20-05-2007, 17:03 EULA do Panther de DVD que acompanha um computador ou comprado em separado?
Demiurgo 20-05-2007, 17:07 done.
|