View Full Version : A memória mais rápida do mundo

Xpirit
04-04-2005, 19:00
Foi apresentado o novo chip de 512Mbits XDR da Toshiba.

Esta memória trabalha normalmente a 4.8Ghz (max freq do STI Cell) mas com picos de 6.4Ghz. Transferem em 8 bits / clock e a estas frequências são 4 x mais rápidas que as GDDR's de 1.6 Ghz e 12 x mais rápidas que as DDR's a 533Mhz.

Podemos dizer que temos memórias para as Playstation's 3 e para todos os dispositivos baseados em Cell's. Como nota de curiosidade, 512Mbits são 64 MBytes. É possível que a Playstation venha a ter 4 chips destes.

A toshiba é uma das participadas do grupo STI (Sony, Toshiba, IBM) que desenvolve a plataforma Cell. De notar que a Toshiba é um parceiro preferencial da Apple.

http://www.toshiba.co.jp/about/press/2005_03/pr3001.htm

Rudzer
04-04-2005, 19:03
Eu até me admirava se isto não mete-se o Cell ou a Apple ao barulho...bem antes isto do que antigamente o fanatismo pro-intel.

obg pelas noticias

destr0yer
04-04-2005, 19:54
Chips destes em memórias normais de A64 e P-4 e afins é que rulava!!

Nem imagino o que era ter 1 GB a 4800 mhz, mais rapido que o próprio CPU :D 3dmark 2001 e super pi iam literalmente ao espaço :wow:

God_Lx
04-04-2005, 19:58
Chips destes em memórias normais de A64 e P-4 e afins é que rulava!!

Nem imagino o que era ter 1 GB a 4800 mhz, mais rapido que o próprio CPU :D 3dmark 2001 e super pi iam literalmente ao espaço :wow:

Tou contigo tou contigo... O unico problema seria o preço :P basta ver pelos das gráficas :P

Slider
04-04-2005, 20:00
Rulava e n rulava, n se tirava grande proveito creio, com os discos de hoje que são umas autenticas lesmas..... era uma beca.. enfim.

Se desse para ter tudo em memoria, era nice, mas..

destr0yer
04-04-2005, 20:05
Rulava e n rulava, n se tirava grande proveito creio, com os discos de hoje que são umas autenticas lesmas..... era uma beca.. enfim.

Se desse para ter tudo em memoria, era nice, mas..
Programas como os que referi ganham bastante com a memória mais rápida :P

Claro que discos rigidos de memória rula, mas isso tem um preço abusurdamente totalmente elevado! (os poucos que existem)

Madril
04-04-2005, 20:10
São grandes referencias de programas :rolleyes:

Rudzer
04-04-2005, 20:17
Benchmarks = inuteis :) (you get the idea ;) )

Se ainda falasses de um Photoshop ou coisa que lhe valha agora SuperPI e 3dmark.. :p

_zZz_
04-04-2005, 20:21
eu acabava era com discos rigidos e punha so estas memorias a workar.. era rapido,custava era um pouco de €'s.. :P

Madril
04-04-2005, 20:37
sim sim ... RAM = Volatil ... tu que andas em Electro devias saber disso ... se fosses as aulas :D :D :D

hasta.g5
04-04-2005, 21:13
Se não estou em erro, memórias destas nos nossos PC's actuais, só os iam tornar mais lentos... Hmm.. mais lento não sei, mas não andava muito mais rápido.. Só os ciclos de clock que a memória perdia à espera do CPU.... :rolleyes:

greven
04-04-2005, 21:18
Benchmarks = inuteis :) (you get the idea ;) )

Se ainda falasses de um Photoshop ou coisa que lhe valha agora SuperPI e 3dmark.. :p

Ora nem mais! :)

sim sim ... RAM = Volatil ... tu que andas em Electro devias saber disso ... se fosses as aulas :D :D :D

Sim, tens razão... mas para teres tudo em memória sem ser no disco é sempre possível arranjares discos com memória flash! :P É capaz é de sair um bocadinho (só um bocadinho) caro! :P

Realmente a grande limitação dos PC's hoje em dia passa muito pelos discos. A tecnologia de um HDD já é um pouco arcaica comparada com o resto! :) Enquanto a tecnologia informática depender de partes mecânicas (como as existentes nos HDD) pouco há a fazer.

Mas o futuro parece brilhante... Quando deixarmos de ter discos magnéticos e passarmos a ter a comunicação interna entre os devices (e próprios IC) com fibra optica e afins! Isso é que vai ser! :D

blastarr
04-04-2005, 21:18
Curioso é verificar que agora, quase todas as fabricantes de componentes para PC são "parceiros preferenciais" da apple... lolol. Esqueceste-te de referir que a toshiba é um dos maiores fabricantes de notebooks x86.
Longe vão os tempos de arquitecturas proprietárias (agora é PCI, AGP, DVI, USB, etc, só falta o PCIe...), já não há caroço, não é, apple ?

blastarr
04-04-2005, 21:21
Ora nem mais! :)

Sim, tens razão... mas para teres tudo em memória sem ser no disco é sempre possível arranjares discos com memória flash! :P É capaz é de sair um bocadinho (só um bocadinho) caro! :P

Realmente a grande limitação dos PC's hoje em dia passa muito pelos discos. A tecnologia de um HDD já é um pouco arcaica comparada com o resto! :) Enquanto a tecnologia informática depender de partes mecânicas (como as existentes nos HDD) pouco há a fazer.

Mas o futuro parece brilhante... Quando deixarmos de ter discos magnéticos e passarmos a ter a comunicação interna entre os devices (e próprios IC) com fibra optica e afins! Isso é que vai ser! :D

Podemos sempre sonhar:

http://www.digit-life.com/articles/memorytwodirections/

http://www.colband.com.br/ativ/nete/biot/textos/biocomputadores/001.htm

destr0yer
04-04-2005, 21:46
Já vi discos de memória flash, o problema é serem caros...

Tive a idealizar um "disco rígido" para ser usado como swap, no qual consistia em utilizar memórias ram a baixo custo e velocidade (tipo PC-133, DDR-200), mas muito mais rapido que um disco mecanico, seria um grande booster, então se tivesse "dual channel" (aka raid 0 no mesmo dispositivo, bastava sair 2 cabos SATA II do mesmo :D )

Era loco também ter discos rígidos em raid 0 em apenas uma unidade física:P (tipo 2 discos lá dentro a trabalhar em sincronia, visto ser o mesmo prato)

blastarr
04-04-2005, 21:52
Já vi discos de memória flash, o problema é serem caros...

Tive a idealizar um "disco rígido" para ser usado como swap, no qual consistia em utilizar memórias ram a baixo custo e velocidade (tipo PC-133, DDR-200), mas muito mais rapido que um disco mecanico, seria um grande booster, então se tivesse "dual channel" (aka raid 0 no mesmo dispositivo, bastava sair 2 cabos SATA II do mesmo :D )

Era loco também ter discos rígidos em raid 0 em apenas uma unidade física:P (tipo 2 discos lá dentro a trabalhar em sincronia, visto ser o mesmo prato)

Não era impossível, do ponto de vista técnico, ter raid 0 só com um prato:

Colocavam-se duas cabeças de leitura/escrita, em duas regiões diferentes (uma na metade exterior, outra na interior, e em espiral para compensar a velocidade angular diferente). Claro que cada uma estaria na sua própria partição, embora o uso de duas cabeças num só prato fosse um pesadelo em termos de fiabilidade, já o é com discos de múltiplos pratos e uma só cabeça...

destr0yer
04-04-2005, 22:00
Com um prato era dificil... Mas com 2 pratos a girar em simultaneo e 2 cabeças ou seja, seria cada cabeça para cada prato :P E sendo apenas uma unica unidade mecanica acho que teria mais fiabilidade...

Isso do 3dmark e do super pi foram exemplos parvos :D Claro que mais speed = mais desenpenho... Seria inútil ter a ram a 6,4 Ghz com o cpu a menos..., mas seria possível uma situação de sincronia, cpu a operar a 3000 mhz, memória também a 3000 mhz, uii, é o sonho!!! nem precisaria mais de cache L2 :D

johncool
04-04-2005, 22:42
Curioso é verificar que agora, quase todas as fabricantes de componentes para PC são "parceiros preferenciais" da apple... lolol. Esqueceste-te de referir que a toshiba é um dos maiores fabricantes de notebooks x86.
Longe vão os tempos de arquitecturas proprietárias (agora é PCI, AGP, DVI, USB, etc, só falta o PCIe...), já não há caroço, não é, apple ?

Quais?... só me recordo do ADB.

E desde qnd é q os fabricantes de componentes deixaram de ser parceiros preferenciais?

Mais postas de pescada?

Rudzer
04-04-2005, 23:14
Quais?... só me recordo do ADB.

E desde qnd é q os fabricantes de componentes deixaram de ser parceiros preferenciais?

Mais postas de pescada?

le o que ele escreveu...

Nemesis11
04-04-2005, 23:26
Lá vamos nós para mais uma thread de Apple Vs x86......

Esta Ram seria muito bem vinda no mundo das gráficas.
Como Ram de sistema não estou a ver a Amd ou Intel a irem por esse caminho.

Já que estamos a falar de Rambus:

Rambus Unveils Micro-Threading in DRAM Cores

LOS ALTOS, Calif.--(BUSINESS WIRE)--April 4, 2005--Rambus Inc. (Nasdaq:RMBS - News), one of the world's premier technology licensing companies specializing in high-speed chip interfaces, today unveiled an architectural breakthrough of applying micro-threading to DRAM cores. This innovation significantly increases memory subsystem efficiency, resulting in up to four times greater performance when compared to a traditional DRAM in applications such as 3D graphics, advanced video imaging, and network routing and switching.

Micro-threading increases memory system efficiency by enabling DRAMs to provide more usable data bandwidth to requesting memory controllers. A single core operation of a typical mainstream DRAM provides a larger amount of data than needed by many applications. As a result, large amounts of memory bandwidth are used to deliver a small amount of relevant data. Micro-threading enables the DRAM to provide several smaller relevant pieces of data in place of a single larger piece of data, resulting in higher memory bandwidth efficiency while minimizing power consumption.

-------------------------------------------

With the application of micro-threading to a DRAM core, separate addresses are provided to different DRAM core partitions, enabling the requesting controller to generate multiple micro-RAS and micro-CAS operations in the same time it would take to generate a single RAS or CAS command to a standard DRAM. Simultaneously accessible banks allow for concurrent retrieval of data, which are then bundled into a single transmission.

http://biz.yahoo.com/bw/050404/45356.html?.v=1

blastarr
04-04-2005, 23:34
O futuro imediato da RAM em pc's é o FB-DIMM (fully buffered) e não o XDR.
Já se esqueceram do i820 para Pentium 3 ou do i850 para P4...
Até parece que foram só sucessos para a Rambus, fora do mercado das consolas e servidores high-end.

Xpirit
04-04-2005, 23:40
Lá vamos nós para mais uma thread de Apple Vs x86......

Já que estamos a falar de Rambus:

http://biz.yahoo.com/bw/050404/45356.html?.v=1

Apple vs x86 ? Certamente que tanto a Apple, como a Intel e AMD já terão sondado a hipótese de saltarem para as XDR mas penso que é cedo. É muita memória para o processador que tem. Talvez agora com dual-cores e quad-cores venham a necessitar da XDR. A Intel ainda não se esqueceu do flop que foram as RIMMS. Veio antes do tempo e tinha uma desvantagem que foi agora resolvida com o que acabas de referir.

Creio que a Apple estará mais próxima de usar XDR no futuro dada a ligação que tem à IBM e Toshiba.

Nemesis11
04-04-2005, 23:43
Pois, mas FB-Dimm provavelmente não vai sair do mundo "Server".
Mas no mundo dos PC (x86) não vejo ninguem adoptar XDR.

kidloco
04-04-2005, 23:44
A Intel ainda não se esqueceu do flop que foram as RIMMS. Veio antes do tempo e tinha uma desvantagem que foi agora resolvida com o que acabas de referir.

Ainda tenho um P4 1.4 com RIMS a 800...caras pra carai *G*G*

Xpirit
04-04-2005, 23:58

Se eu fabricasse disco rígidos de 1.8'' que é uma coisa que nem se vende por aí além e tivesse um cliente que me compra 10 milhões deles, bom, o cliente não seria só preferencial, passaria a ser um parceiro estratégico.

blastarr
05-04-2005, 00:12
Esta ficou-te entalada...
A toshiba tb vende discos de 1,8" a mtos outros fabricantes, como a Creative, a Samsung ou a LG, estes tb vendem pouco, é isso ?
O iPod teve sucesso no momento em que foi lançado, não quer dizer que este dure para sempre, aliás, com o lançamento do shuffle, percebe-se o esgotamento de ideias da apple neste domínio.
A mania de só ser possível utilizá-los com formatos proprietários tb n vai ajudar.

destr0yer
05-04-2005, 00:47
O futuro imediato da RAM em pc's é o FB-DIMM (fully buffered) e não o XDR.
Já se esqueceram do i820 para Pentium 3 ou do i850 para P4...
Até parece que foram só sucessos para a Rambus, fora do mercado das consolas e servidores high-end.

Yah, interface Serial, tal como o Hyper Transport e o PCI-Ex :P

http://www.3dnews.ru/documents/8885/fbdimm.jpg

Reparem nas "trilhas" a sair do "CPU", não parecem as que saem das graficas PCI-ex

Esta imagem é interessante:
http://www.zive.sk/Files/Obrazky/art/2004/hardware/fbdimm.jpg

Diminiu drasticamente o nº de trilhas impressas na board :eek:

blastarr
05-04-2005, 01:11
Yah, interface Serial, tal como o Hyper Transport e o PCI-E

Diminiu drasticamente o nº de trilhas impressas na board :eek:

Não percebo, tens alguma coisa contra interfaces serial ? (USB, SATA, SAS, PCIe, HTT)
Com os problemas de data collision mais aliviados, esta migração só peca por tardia, mas é sempre bemvinda :)

destr0yer
05-04-2005, 01:17
Não tenho nada contra, pelo contrário, venham eles!!

Uma das revoluções dos PC's a a substituição do paralelo pelo Serial e isso ve-se Já no meu PC (PCI-ex, USN, SATA, HTT)

:P

sotavento
06-04-2005, 01:06

??? e dantes havia caroço na maçã ???

Quanto as arquitecturas ... normalmente tinhas (e tens) disponivel no Mac as coisas muito antes de nos PC's :P

Mac é um PC como qualquer outro ... só que entregam-te a soluçaõ completa de SO e Hardware ... :P

Tudo o resto é conversa de café ... se tivessem falado que eram parceiros preferenciais da DELL ninguem comentava :P

sotavento
06-04-2005, 01:10
Apple vs x86 ? Certamente que tanto a Apple, como a Intel e AMD já terão sondado a hipótese de saltarem para as XDR mas penso que é cedo. É muita memória para o processador que tem. Talvez agora com dual-cores e quad-cores venham a necessitar da XDR. A Intel ainda não se esqueceu do flop que foram as RIMMS. Veio antes do tempo e tinha uma desvantagem que foi agora resolvida com o que acabas de referir.

Creio que a Apple estará mais próxima de usar XDR no futuro dada a ligação que tem à IBM e Toshiba.

A apple vai usar a memoria que o mercado desktop escolher ... digo eu que na percebo nada disto ...

Quanto a FLOPs ... a intel parece que emendou (ou vai emendar) a mão com a DDR2 ... a ver.

Stylus
06-04-2005, 19:26
Ainda tenho um P4 1.4 com RIMS a 800...caras pra carai *G*G*

Tb eu, tenho ali ao lado o meu velho P4 1.7 (famoso monte de m*rda que era o Willamette, este foi o ultimo) com 256Mb de Rimm's.... ainda me desenrasca quando faço m*rda no meu PC... lol, e nem se mexe mal, ainda hei-de fazer-lhe um PI.....lol