PDA

View Full Version : mac portatil

xplor
29-03-2005, 23:19
Viva, ppl.

ando ja ha uns tempos a leráh cerca de macs, e produtos apple related.
mas continúo com algumas duvidas importantes.

em principio para o ano que vem vou entrar para a universidade, e em principio comprar um portatil, e pensei em comprar um mac. so que n sei até que ponto existe compatibilidade com:

- as redes sem fios existentes nas universidades. posso ligar-me ah net sem problemas ai?
- e em casa? posso ligar á net, pcs e macs?
- posso usar pendrives e análogas para passar ficheiros como, mp3 e outros de um mac para um pc e vice-versa?

ja agora, entre um powerbook e um ibook ( em principio 12' ) qual escolheriam? será uma maquina para trabalho da faculdade exclusivamente.

cumps

Madril
29-03-2005, 23:21
Sim, sim, sim :D

Podes ligar isso tudo ...

Os powerbooks vêm mais equipados ... mas tu é k sabes se te compensa a diferença de preço.

xplor
29-03-2005, 23:38
cool, cool, cool :D

agora andei ah procura de um rato na loja da apple, mas so existe aquele com apenas um botão? ha algum modelo compativel com mac que tenha 2 botões e roda de scroll? é q pra quem ta habituado a um MX900 deve ser uma beca xocante :D

mas voltanto ah vaca fria. em casa vai ser mt dificil ligar o mac ah net? por exemplo se eu tiver um dos pcs a fazer de server (tenho 2 actualmente) e tiver a usar um hub ? ou seria mais simples se eu usa-se um router?

Xpirit
29-03-2005, 23:41
Praticamente todos os ratos são compatíveis com o Mac desde que sejam USB, claro. Basta ligá-los. :D Esses mouses da Apple com um butão só é do mais atrasado e idiota que pode haver. Enfim, manias de outros tempos. Até a Apple está a pensar em meter mais butões nos seus mouses. Eu, por exemplo, uso um MX500, no Desktop, e uso TODOS os butões, os 7 mais o scroll.

Madril
29-03-2005, 23:41
era mais simples com o router ... mas o dhcpclient do MacOS X na se deve importar muito :P

xplor
29-03-2005, 23:49
hum...
cool :)

tou a gostar de saber... bem. powerbook all the way, so falta saber se os velhotes n se importam... :P lol

agora tenho outra duvida, 12' ou 15' o de 15 parece-me mt grande :S

bem, brigado a vcs plas respostas ;)

kidloco
29-03-2005, 23:57
Esses mouses da Apple com um butão só é do mais atrasado e idiota que pode haver.

Eu uso desses "ratos atrasados" há mais de 2 anos com programas que realmente precisam do 2ª butão...e sabes que mais ? i dont fucking need it :) Só custa ao inicio...depois das primeiras semanas não te faz klk falta o 2ª butão...trust me. O mal do rato é nao ter scroll...esse é o maior defeito dele, pk o 2º butao é completamente dispensável. Isso de usar os 7 butoes do rato nao lembra a ninguém...só mesmo para aplicações 3D e mesmo assim não me via a trabalhar assim...para alguma coisa existem os comandos, os quais eu me prezo por decorar :D

xplor: tudo o que perguntaste é feito/configurado num mac em "5 segundos"...net é flawless, wireless tb, pens sao logo montadas no desktop...é tudo point-and-click.

xplor
30-03-2005, 01:03
Eu uso desses "ratos atrasados" há mais de 2 anos com programas que realmente precisam do 2ª butão...e sabes que mais ? i dont fucking need it :) Só custa ao inicio...depois das primeiras semanas não te faz klk falta o 2ª butão...trust me. O mal do rato é nao ter scroll...esse é o maior defeito dele, pk o 2º butao é completamente dispensável. Isso de usar os 7 butoes do rato nao lembra a ninguém...só mesmo para aplicações 3D e mesmo assim não me via a trabalhar assim...para alguma coisa existem os comandos, os quais eu me prezo por decorar :D

xplor: tudo o que perguntaste é feito/configurado num mac em "5 segundos"...net é flawless, wireless tb, pens sao logo montadas no desktop...é tudo point-and-click.

cada vez fico mais convencido em arranjar um mac. mas sinceramente, se arranjar um rato, n será certamente um da apple, pq n me quero habituar a uma coisa desse genero.

fica aqui uma pergunta sobre o software (ainda n pesquisei sobre isto): existem análogos do word, excel e powerpoint certo? têm as mesmas capacidades de processamento de texto e opções certo?

cumps

johncool
30-03-2005, 01:05
cada vez fico mais convencido em arranjar um mac. mas sinceramente, se arranjar um rato, n será certamente um da apple, pq n me quero habituar a uma coisa desse genero.

fica aqui uma pergunta sobre o software (ainda n pesquisei sobre isto): existem análogos do word, excel e powerpoint certo? têm as mesmas capacidades de processamento de texto e opções certo?

cumps
Claro q sim... existe o Office para Mac (feito pela Microsoft ;))

xplor
30-03-2005, 01:14
Claro q sim... existe o Office para Mac (feito pela Microsoft ;))

e isso significa que os ficheiros criados são do tipo, .doc, .xls e .pps .... capaz de ler em sistemas windows... interessante... :cool:

:004:

bem, bem. vou pesquisar bem sobre este assunto.

brigado pla vossa ajuda ;)

kidloco
30-03-2005, 01:38
Site: http://www.microsoft.com/mac/products/office2004/office2004.aspx?pid=office2004

Review: http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1595986,00.asp

Mas o mac já traz este: http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1755729,00.asp

Podes sempre meter este: http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1727991,00.asp

Ou este (free): http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1699380,00.asp

Ou este: http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1699379,00.asp

Ou: etc etc.

xtr3me
30-03-2005, 01:43
Podes fazer tudo o que perguntaste.
No entanto vou-te dizer algumas das dificuldades que encontrei e que me levaram a trocar para o x86:

- cadeiras em cenas MS é boca (C#, asp, sql server, etc)
- alguns programas não bombam em osx, e podes encontrar equivalentes mas se calhar vais ouvir "ah ya, podes fazer com isso, mas n damos suporte"
- portar algum tipo de código para linux, vai-te dar dores de cabeça, pq as bibliotecas nem sempre são as mesmas.
- quando bombares código máquina, como eu fiz em compiladores, é grupe

mas pronto, com um pouco de esforço acho que consegues dar a volta à coisa.
Eu troquei, pq n tive pachorra, mas se queres saber .. tou a pensar voltar para mac, mas a bombar linux :P

kidloco
30-03-2005, 01:45
Debian/Ubuntu no bixo!!! :D :D :D

xtr3me
30-03-2005, 01:46
Debian, é o que eu tinha :D
The real deal, hehe

johncool
30-03-2005, 01:52
Debian, é o que eu tinha :D
The real deal, hehe

Vendido :D

xplor
30-03-2005, 01:53
wow! grande kidloco :P

@ xtr3me : brigado, por avisares, é provavel q va precisar de trabalhar em algumas cenas + fdds em mac... é por isso que ando a estudar este assunto. ;) de qq das formas vou manter o meu pc aki em casa. se por acaso n conseguir no mac tenho este pc (não é portatil).

cumps

destr0yer
30-03-2005, 10:27
Já agora, porque um mac?

Eu devo ir para um centrino, ou quem sabe, A64 Turion :P

kidloco
30-03-2005, 10:39
Já agora pk um Centrino ?

destr0yer
30-03-2005, 10:53
Melhor, o que eu ganho com um imac ou powerbook em relação a um portatil x86 (ou seja, A64, centrino, etc)
e os apple não são nada amigaveis em termos de €€€ :(

Tal como o xplor, o interesse principal é trabalho de faculdade, embora uma graficazita jeitosa tb é bem vindo para uma jogatana ocasional... (para alem de melhor desempenho geral, só pelo facto de não roubar memória)

Kidloco, o interesse de ir para o x86 é basicamente a tradição do windows e em breve, linux, e o facto do desktop ser retrocompativel com o portátil baseado em x86, agora ter 3 SO's a bulir e 2 hardwares diferentes (windows e linux no desktop e mac OS no apple portátil) é algo massador...

Claro que coisas como imagens, musica, video e documentos do office. (visto existir office para max e open office para linux lida com *.doc *.xls, etc) é na boa, mas no resto, puff...

Mas digam lá as vantagens (visto que as principais desvantágens já mencionei) de um apple portátil (seja ibook ou powerbook) em relação a um x86, o design é uma delas, pelo menos seu eu disso :P :p

Madril
30-03-2005, 10:58
Gentoo powa :P

Centrino é bom ... axo k foi a unica plataforma boa k a Intel teve nos ultimos anos (é a unica que tenho :P). Mas agora o seu hype já tá a passar... e os Turion tão a chegar ... os turion e os Sonoma ... :P

destr0yer
30-03-2005, 11:01
Gentoo powa :P

Centrino é bom ... axo k foi a unica plataforma boa k a Intel teve nos ultimos anos (é a unica que tenho :P). Mas agora o seu hype já tá a passar... e os Turion tão a chegar ... os turion e os Sonoma ... :P

Mandrake/fedora power? (é o que eu tenho ca a mão para testar) :o :007:

Se eu for para um x86 para windows/linux, será ou um Turion ou um Sonoma, visto que só devo ter €€ para comprar lá para as férias do verão :(

_zZz_
30-03-2005, 11:03
eu tb tenho a mesma duvida do destroyer...

O que vou fazer é esperar pelo verao, e depois analisar bem cada proposta (g4,turion,sonoma)

o meu principal "Problema" é mesmo os €'s que um pb 15'' custa.. :(

_zZz_

kidloco
30-03-2005, 11:05
Quem quer mac, tem que tar disposto a dar mais €...e se depois nao é pra usarem o OS X, entao vale mais a pena nem comprarem mac...pois no preço do hardware, está tb o software (programas e OS da Apple)...e se nao vão usar, tão a deitar dinheiro ao lixo.

johncool
30-03-2005, 11:23
Claro que coisas como imagens, musica, video e documentos do office. (visto existir office para max e open office para linux lida com *.doc *.xls, etc) é na boa, mas no resto, puff...

Que resto?

xplor
30-03-2005, 20:38
pelo que tenho visto, para trabalhos de faculdade o ideal será um mac, pelo q tenho lido a fiabilidade de um sistema windows em comparação com um mac... enfim

so n sei bem como será com cadeiras de programação...

cumps..

destr0yer
30-03-2005, 21:34
Que resto?
Outros tipos de programas menos comuns...

Programação por ex, lidar com 2 ou 3 ambientes diferentes (na faculdade utilizarem linux e o compilador/editor X e em casa com o powerbook outras coisas diferentes...)

Em P-2 o editor/compilador utilizado é o MS Visual Studio 2003, mas no mooshak (página de submissão) é em linux, embora o compilador utilizado seja o gpp que existe para o windows e já assim causa alguma confusão...

destr0yer
30-03-2005, 21:37
Quem quer mac, tem que tar disposto a dar mais €...e se depois nao é pra usarem o OS X, entao vale mais a pena nem comprarem mac...pois no preço do hardware, está tb o software (programas e OS da Apple)...e se nao vão usar, tão a deitar dinheiro ao lixo.

pois... Quem me dera ter 1200 € para um dothan mediano, quanto mais os 1600-1700 que pedem para um powerbook :(

Para alem da estabilidade e a estética (vi um mac portatil ao vivo e é linnnnnnnndoooo), que vantágens terei com um g4 frente a um intel/amd :P

Tal como o xplor ando a sondar tudo, para lá pro verão comprar um bichinho destes :009: já estou farto dos pc's da faculdade :mad:

Tafinho
30-03-2005, 23:03
pelo que tenho visto, para trabalhos de faculdade o ideal será um mac, pelo q tenho lido a fiabilidade de um sistema windows em comparação com um mac... enfim

Não vás por aí. Um windoze bem cuidado é *bastante* mais fiável que um Mac bem cuidado.

Basta olhar para os uptimes dos servidores em Mac.

Madril
30-03-2005, 23:08
k ... 1200€ pelo meu centrino ... para o Xpirit ficar contente :P

(kidding :P)

I_Eat_All
30-03-2005, 23:11
Não vás por aí. Um windoze bem cuidado é *bastante* mais fiável que um Mac bem cuidado.

tafinho contra ataca :P (joking)

mas nisto até concordo se vais para informática e esperas fazer dessas coisas complicadas... PC com windows

Mac é para artes graficas, arquitectura e produção musical

Xpirit
30-03-2005, 23:42

Interessante. Tens números?

Neste estudo (http://www.mi2g.com/cgi/mi2g/frameset.php?pageid=http%3A//www.mi2g.com/cgi/mi2g/press/051104.php) concluem:

When applying the benchmark of Uptime on the full sample of permanently connected 235,907 machines, the mi2g Intelligence Unit found that the only computing environments left standing without the need for a single reboot at the end of the 12 month period were either BSDs or Apple Mac OS Xs. This finding is echoed by Netcraft's independent research page - Sites with longest running systems by average Uptime in the last 7 days - http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

mas se calhar vou ter que ler o artigo todo para perceber as entrelinhas.

I_Eat_All
30-03-2005, 23:49

Neste estudo (http://www.mi2g.com/cgi/mi2g/frameset.php?pageid=http%3A//www.mi2g.com/cgi/mi2g/press/051104.php) concluem:

When applying the benchmark of Uptime on the full sample of permanently connected 235,907 machines, the mi2g Intelligence Unit found that the only computing environments left standing without the need for a single reboot at the end of the 12 month period were either BSDs or Apple Mac OS Xs. This finding is echoed by Netcraft's independent research page - Sites with longest running systems by average Uptime in the last 7 days - http://uptime.netcraft.com/up/today/top.avg.html

wow tantos servidores com windows com maior uptime nos ultimos 7 dias

Xpirit
30-03-2005, 23:58
wow tantos servidores com windows com maior uptime nos ultimos 7 dias

Não sejas mau. Existem pelo menos 7 máquinas com windows 2000 no top+ dos 50 melhores uptimes. O resto é corrido a (free)BSD. Bom, anda por lá um IRIX perdido. Parece que o MacOS X é um dos sistemas operativos que não bufam cá para fora o uptime. Também há o pormenor das máuinas Linux fazerem um reset nos 400 e tal dias.

Xpirit
31-03-2005, 00:01
Descobri um servidor com MacOSX mas sem informação de uptime.
É um servidor com endereço www.army.mil . Alguém sabe do que se trata? :lol:

http://uptime.netcraft.com/up/graph?site=www.army.mil

Tafinho
31-03-2005, 00:01

Obviamente, como costumo fazer, mas já vamos a eles.

1. O estudo.

Com uma leitura *informada* do estudo pode-se tirar uma série de conclusões, e uns tantos comentários.

Não é por um sistema tem um uptime de 1 ano que o torna fiável. Se tiver 10 anos idle, é normal. É provável até que ao fim desses 10 anos vá abaixo por um problema de hardware.
Uptimes maiores ou iguais a 12 meses podem ter um grande número de leituras, como as seguintes:

O Admin é imbecil, e simplesmente não actualizou o respectivo kernel, só para dizer que tem muito uptime.
Não saiu nenhuma actualização nos últimos 12 meses
É um Solaris/TRU64 ou algum outro sistema Digital UNIX.

A maior parte dos casos descritos no artigo caem logo no 1º caso.
O MacOSX cai no segundo caso.
Como se pode ver, o uptime em si não diz nada.
Em relação ao link que indicas, caem todos no 1º caso que descrevi. No entanto pode-se notar que não existem aí máquinas Mac, mas existem vários win2000. Quem quiser pode tirar as conclusões que achar mais correctas, pessoalmente, não tiro nenhuma.

Por razões profissionais e pessoais, se quero ver a fiabilidade de uma plataforma olho para aqui: http://uptime.netcraft.com/perf/reports/Hosters

que também é da netcraft, mas não mede o uptime per se mas a disponibilidade de um sistema, que inclui variáveis que não dependem apenas do sistema operativo, mas dá uma visão mais *real* da *realidade*.

I_Eat_All
31-03-2005, 00:03
Não sejas mau. Existem pelo menos 7 máquinas com windows 2000 no top+ dos 50 melhores uptimes. O resto é corrido a (free)BSD. Bom, anda por lá um IRIX perdido. Parece que o MacOS X é um dos sistemas operativos que não bufam cá para fora o uptime. Também há o pormenor das máquinas Linux fazerem um reset nos 400 e tal dias.

:D eu sei, eu até concordo com o tafinho quando ele diz que o windows bem cuidado aguenta-se, mas daí a ser mais estável...

faz-me lembrar as campanhas da microsoft a dizer que o windows é mais estável que linux e fica mais barato (até pode ser que fique mais barato).

achei muito interessante serem todas maquinas com windows 2000 e não windows XP/2002 ou Server 2003.

O windows 2000 para mim ainda é o melhor windows que já fizeram, pena que para tirar o hyperthreading do pentium 4 é presiso XP... senão...

EDIT: vi agora o post do tafinho não posso contestar que no topo estão servers com windows.

mas até isso pode ser interpretado de outras maneiras como... errrr hmmm... numero de visitantes ou até mesmo a banda larga contratada ou mesmo o hardware em questão, não sei muito bem se tou a ter razão neste ponto :S

mas quem tem freebsb não o teve necessáriamente de pagar logo pode também não ter as mesmas condições de quem comprou windows 2003 que não é barato

digo isto como utilizador normal, corrige-me se tiver errado é que tou na base das suposições

DJ_PAPA
31-03-2005, 00:08
pois... Quem me dera ter 1200 € para um dothan mediano, quanto mais os 1600-1700 que pedem para um powerbook :(

Para alem da estabilidade e a estética (vi um mac portatil ao vivo e é linnnnnnnndoooo), que vantágens terei com um g4 frente a um intel/amd :P

Tal como o xplor ando a sondar tudo, para lá pro verão comprar um bichinho destes :009: já estou farto dos pc's da faculdade :mad:

Olha, o portatil do Lidl ta muito fixe :P
O targa novo.

Amd 64 3000+ mobile, 512 ram, X700 e 2.8 kg de peso ja com bateria por 1300 euros :001:
Bem bom pro preço que pedem!
Nao é 1200, mas tb é so + um bocadinho!

Xpirit
31-03-2005, 00:19
O estudo que indiquei vai para além do uptime. O melhor é lê-lo.

A página que op Tafinho indica também não é das melhores para aquilo que se discute. Eles próprios dizem na FAQ que:

About Performance Measurement

The performance of a web site can be categorised by the two major parts

* The web server performance. This is composed of the time to process the http GET request and return the page contents. This time is affected by the speed of the processor, the size of the data, the number of concurrent requests etc. Dynamic content will usually take longer than static pages.

* The network. This time will be affected by the proximity to the monitoring point, the network capacity from the monitoring point to the web server and the amount of network traffic.

Ou seja, tudo menos OS related.

johncool
31-03-2005, 01:39
Outros tipos de programas menos comuns...

Programação por ex, lidar com 2 ou 3 ambientes diferentes (na faculdade utilizarem linux e o compilador/editor X e em casa com o powerbook outras coisas diferentes...)

Em P-2 o editor/compilador utilizado é o MS Visual Studio 2003, mas no mooshak (página de submissão) é em linux, embora o compilador utilizado seja o gpp que existe para o windows e já assim causa alguma confusão...

Na minha faculdade até lançam as libraries necessárias para OS X, caso alguém use mac.

Mas sim, concordo nesse ponto. E então se fossemos a usar o VS .NET em Virtualpc havia de ser giro :p

xplor
31-03-2005, 01:40
tafinho: define ai um sistema windows(XP) bem tratadinho.

eu sinceramente por mt que me esforça, cada instalação dura-me cerca de 3 meses... :S

johncool
31-03-2005, 01:41

Ui... lá vêm as postas de pescada, e vêm aos pares :p

God_Lx
31-03-2005, 01:47
Eu ando a fazer um mini-estudo :P (Tenho um Windows 2000 advanced server sem reboot 'a 700 e tal dias e um linux com mais 2 dias k o Windows...) Um e' o server http e o outro a firewall/gateway do mesmo... O Linux ja' levou novo kernel "on-the-fly" coisa k me deu mais trabalho do k devem imaginar... O Windows ta' sem patches pq mal la' chegam quanto mais... Quando algum for abaixo eu aviso qual foi :P

Mac infelizmente não tenho mas tenho de admitir k no "concurso" k fizeram 'a tempos era o k valia mais pontos por hack... Sabem porque ? Não era por ser mais seguro, era por ser mais desconhecido (em termos de exploits e coisas do género) :lol:

Quanto aos laptops, se têm €'s para gastar e axam k era giro experimentar um Mac eu axo k siga para isso... Mas depois realmente e' usar MacOSX (so' caso n se consiga fazer alguma coisa em MacOSX e' k se mete Dual Boot com Linux, e olhem k eu prefiro Linux a qq SO sem pensar duas vezes...)

suB
31-03-2005, 14:41
tafinho contra ataca :P (joking)

mas nisto até concordo se vais para informática e esperas fazer dessas coisas complicadas... PC com windows

Mac é para artes graficas, arquitectura e produção musical

http://apple.slashdot.org/article.pl?sid=05/03/29/1818256&tid=156&tid=3&tid=218

http://paulgraham.com/mac.html

All the best hackers I know are gradually switching to Macs. My friend Robert said his whole research group at MIT recently bought themselves Powerbooks. These guys are not the graphic designers and grandmas who were buying Macs at Apple's low point in the mid 1990s. They're about as hardcore OS hackers as you can get.

suB
31-03-2005, 14:43

eu sinceramente por mt que me esforça, cada instalação dura-me cerca de 3 meses... :S

idem idem, aspas aspas.

God_Lx
31-03-2005, 14:51

Tira um MCSE k elas passam a durar mais :P (Por acaso as minhas duram bastante... Normalmente duram mais tempo k o meu hardware e eu sou um gajo k não gasta mtos €'s no Pc...) Mas para muita gente convém re-instalar o windows de 3 em 3 meses... (Pq entretanto ja' fizeram mta treta...)

EDIT: Atenção k n tou a dizer k Windows é mais estável/seguro/durável k MacOS simplesmente que também pode durar se não mais pelo menos tanto... Depende dos cuidados k se tem claro... Acredito k MacOS tenha a sua ligeira vantagem devido 'a origem BSD'ish...

timber
31-03-2005, 15:00
Na faculdade tem cuidado com alguns cursos que a certa altura envolvem o uso extensivo de programas específicos "que toda a gente usa" porque são praticamente standards industriais. Alguns destes programas só estão disponíveis em certa plataforma ou então no máximo existem aproximações mancas que te arranjam chatices de adaptação sem necessidade. E isto vale para os dois lados porque acredito perfeitamente que em determinadas áreas mais relacionadas com arte e design possa existir programas exclusivos para Mac por exemplo. Na minha área não é verdade. O x86 tem primazia. Mas já teve mais.
Acho que tirando este pormenor podes usar o que quiseres e te agradar mais.

Xpirit
31-03-2005, 15:56
Na faculdade tem cuidado com alguns cursos que a certa altura envolvem o uso extensivo de programas específicos "que toda a gente usa" porque são praticamente standards industriais. Alguns destes programas só estão disponíveis em certa plataforma ou então no máximo existem aproximações mancas que te arranjam chatices de adaptação sem necessidade. E isto vale para os dois lados porque acredito perfeitamente que em determinadas áreas mais relacionadas com arte e design possa existir programas exclusivos para Mac por exemplo. Na minha área não é verdade. O x86 tem primazia. Mas já teve mais.
Acho que tirando este pormenor podes usar o que quiseres e te agradar mais.

Como por exemplo?

Madril
31-03-2005, 15:57
Compiladores @ LEIC ... x86 por exemplo

timber
31-03-2005, 16:13
Como por exemplo?
Eu uso quase todos os dias o PSS/E da PTI. Só está disponível em Windows 2000/Xp e Solaris. O PROTEL por exemplo tb só há em win 2000 e XP. Aí deve haver bons substitutos acho eu. Para o primeiro é difícíl porque ele é o "Photshop" ou o "Word" na área dele. haverá outros programas (nos dois sentidos) mas foi o que me lembrei assim de repente.
De qualquer maneira a minha ideia não é fazê-lo escolher isto ou aquilo. É só um aviso para ele não ter disabores desnecessários.

I_Eat_All
31-03-2005, 16:20
Tira um MCSE k elas passam a durar mais :P (Por acaso as minhas duram bastante... Normalmente duram mais tempo k o meu hardware e eu sou um gajo k não gasta mtos €'s no Pc...) Mas para muita gente convém re-instalar o windows de 3 em 3 meses... (Pq entretanto ja' fizeram mta treta...)

EDIT: Atenção k n tou a dizer k Windows é mais estável/seguro/durável k MacOS simplesmente que também pode durar se não mais pelo menos tanto... Depende dos cuidados k se tem claro... Acredito k MacOS tenha a sua ligeira vantagem devido 'a origem BSD'ish...

A minha instalação de windows é de 2001 tá o directório C:\windows a ocupar 5 GB e tal, mas até se tem aguentado, mas tem os seus problemas crónicos só não o reinstalo porque não tenho espaço para backups tenho de começar a gravar dvd's a sério.

Mas de forma nenhuma o windows é mais robusto e estável que linux ou mac OS X.

sbem que também está muito mais estável que na altura do win 95/98 e dos ecrãs azuis.

se eu fosse para informatica usava IBM PC como toda a gente.

Depois ninguém sabe ensinar em especifico para mac etc etc. o melhor é usar o que os outros usam, não andar a tentar ser diferente.

já para artes graficas não à duvidas (e eu não vou para informática :P)

johncool
31-03-2005, 18:05
Mas de forma nenhuma o windows é mais robusto e estável que linux ou mac OS X.

Ok... pronto. Tou sem resposta. É a verdade indubitável do ano! :lol:

Dass... mais parecem os velhos do Restelo.

redhat
31-03-2005, 19:15
redhat now powered by ibook G4 :D
Queria agradecer ao meu pai que me emprestou o guito!! ;D
A serio malta, trabalhar na univ com isto eh cool, mas com um nosso nas maos... é simplesmente fabuloso!!!!

NoMercy
31-03-2005, 19:26
Fotos!! Fotos!! :)

God_Lx
31-03-2005, 20:38
Dass... mais parecem os velhos do Restelo.

Citando os Da Weasel, "Hj os velhos do restelo usam nike usam adidas..." :P

Xpirit
31-03-2005, 20:59
redhat now powered by ibook G4 :D
Queria agradecer ao meu pai que me emprestou o guito!! ;D
A serio malta, trabalhar na univ com isto eh cool, mas com um nosso nas maos... é simplesmente fabuloso!!!!

Trabalhar? Só se conseguires. Elas passam a rodear-te, a fazer perguntas sobre o iBook, passam o tempo a dizer que é lindo, etc. :D Isso é um Women magnet. ;)

Joking!

Tafinho
01-04-2005, 00:51
A página que op Tafinho indica também não é das melhores para aquilo que se discute. Eles próprios dizem na FAQ que:

About Performance Measurement

The performance of a web site can be categorised by the two major parts

Ou seja, tudo menos OS related.

Ali mede-se uma outra que não o desempenho.

Bastante mais importante que o desempenho é a disponibilidade, e ali mede-se acima de tudo a disponibilidade.

É verdade que a disponibilidade depende da rede e de mais alguns factores.
Mas com toda a certeza que se não tens um sistema operativo fiável, terás um sistema com uma disponibilidade baixa.

Tafinho
01-04-2005, 00:59

Um sistema em que não se instale software do pior que há todos os dias...
Tenho ali umas máquinas windows 2000 com 440 dias de uptime... e não estão às moscas... mas aqui o hardware também ajuda...

johncool
01-04-2005, 02:20
Um sistema em que não se instale software do pior que há todos os dias...
Tenho ali umas máquinas windows 2000 com 440 dias de uptime... e não estão às moscas... mas aqui o hardware também ajuda...

Pois... eu também sei disso. Mas, no OS X geralmente (e sublinho geralmente) n há grandes cuidados a ter com o software q se instala.

Last but not the least: o hardware ajuda, yup. Mas para isso n é preciso teres cuidado a escolhê-lho?

Tafinho
01-04-2005, 11:29
Last but not the least: o hardware ajuda, yup. Mas para isso n é preciso teres cuidado a escolhê-lho?

Nop, há sempre escolhas minimamente seguras. Basta não comprares na loja de ciganos mais próxima.

redhat
01-04-2005, 12:22
Trabalhar? Só se conseguires. Elas passam a rodear-te, a fazer perguntas sobre o iBook, passam o tempo a dizer que é lindo, etc. :D Isso é um Women magnet. ;)

Joking!

a minha mulher eh k me dizia o bom e o bonito!
Mas a serio, isto manda um power *G* e a cena que eu fico parvo eh k tudo o que seja periferico.... funciona, quer seja apple ou nao (alias, ainda nao consegui por o modem adsl a dar aqui, mas liguei no winblows do meu pai e liguei um cabito de rede... voila.. ta a dar)

Bem vou deixar-me de coisas! Isto podia era trazer um disco maiorzito.... tou mm a ver que tenho de upgradar o disco. 30 Giga nao eh assim tanto como eu pensei que fosse ou que desse para ter no portatil!

Va abraços!