View Full Version : DVD-RAM o futuro, leiam
Apesar dos DVD-RAMs já existirem ha algum tempo, tenho visto para meu espanto que apesar de ser o melhor formato existente de DVDs e o mais popular no Japao practicamente ninguem o conhece em Portugal, nem mesmo donos de lojas de informatica!
Comprei um LG 4163B em mao, e por curiosidade perguntei pq o vendia. Ia comprar um Plextor XPTO. E aí comecei a falar de DVD-RAM
Que da para formatar e fazer dele um disco rigido http://pcpro.mytech.it/pcpro/statici/prove/images/132/Format1.jpg
ou por ex no meu gravador de TV posso ler algo q esteja no DVD-RAM e gravar outro programa ao mesmo tempo, a nivel de fiabilidade em teoria dao para gravar 100000 vezes contra as 1000 vezes dos dvd-rws que ja li as vezes depois de usados 3x começam a dar problemas.
Artigos ha mtos escolho este com alguma informacao mais
http://www.pcworld.com/news/article/0,aid,116438,00.asp
Ja nao basta serem melhores, mais fiáveis, agora sao tb os mais rapidos. No Japão sao lideres de mercado.
E ando eu a procura de comprar mais DVD-RAMs para mim, entro nas lojas de informatica e resposta. "Nao temos" 8o, ou a mais vulgar "Nunca experimentei"
Nao se pode sequer dizer q as pessoas teriam de fazer investimentos adicionais, visto que o mais popular gravador actualmente vendido é o LG 4163B, que permite gravar em DVD-RAM.
A razao disto é em grande parte pelo sistema DVD-RAM ser concorrente da Sony, de qq forma depois do que ouvi por aí nao me admirei ao pesquisar, que nao havia 1! unico topico sobre DVD-RAMs.
Se alguem me encontrasse algum sitio onde vendessem DVD-RAMs 5x se fizessem o favor de mo dizer, que nesta porcaria de país n consigo encontrar :mad:
P.S: Pelo que vi desconfio que já nao vá comprar o tal Plextor
Os Plextor só leêm, nao escrevem em DVD-Ram.
O meu LG veio com um DVD-RAM da Maxwell, mt porreiro.
Em pt tens DVD-RAM a 3x da Primedisc em:
http://www.introduxi.pt/revendedor/stocks/produto_info.asp?id=DVD00153
Posso-te dizer que o preço desse revendedor é 2.93€ + IVA.
A Introduxi é o revendedor do grupo da Chip7.
Liga para a Chip7 e vê se eles arranjam.
Cheers
Tens aqui:
http://www.servisoft.pt/produtos.asp?pesq=&v=tp&tp=MK&m=<=&urlPesq=
Tens de 4,7 e de 9,4gb...
Não diz as velocidades, só perguntando...
Boa sorte! :cool:
Infelizmente DVD-RAM e' mais lento, pelo menos nos gravadores de ca'... O meu tb grava DVD-RAM a 5x e no entanto grava -+R a 16x Ate' double layer vai a 4x o k n anda mt atrás do DVD-RAM... Mas pelos vistos os DVD-RAM são bem mais baratos k os double layer...
Estamos a falar de regravaveis. Um DVD-RAM é um regravavel nessa gama é mais rapido que os DVD-rws. Thanks vou ver os links mas sao apenas revendedores de lojas mesmo so encontrei nos USA
http://www.allmediaoutlet.com/allmedia/dvd-ram-subcat-39.htm Uns 6 euros um disco DVD-RAM de 9,4 Gigas :009:
De 4x num +-RW para 5x num DVD-RAM não sei se compensa a diferença de preços dos DVD's em si...
EDIT: o meu grava +-rw a 4x mas talvez ate' ja' haja mais rápidos o meu ja' n e' mt recente...
EDIT: Depois de alguma pesquisa :P Descobri k o novo modelo do gama do meu Lite-On 1673s ja' grava +RW a 8x
blastarr 28-03-2005, 12:21 A razão pela qual o DVD-RAM não se massificou tem a ver com as suas orígens, pois a primeira versão requeria o uso de cartridges externas para proteger do pó e dos riscos, um pouco à semelhança do que acontece com a Sony PSP e o seu UMD (básicamente, um mini dvd com cartridge externa).
Outra razão é a fraca ou quase inexistente adesão ao formato por parte dos fabricantes de leitores e gravadores de mesa, por causa do preço (na altura) do suporte e da tecnologia necessária à compatibilidade simultânea.
Espero que desta vez, com o BD-ROM (Blu-Ray, sim, é blu, não blue) e o HD-DVD haja mais tempo para definir uma norma única e não dois formatos tão diferentes.
E' verdade... Não compreendo porque tanto formato e faz tudo o mesmo... Ja' experimentei gravar as mesmas coisas em +/- e double layer n experimentei devido ao preço do dvd em si k axo exorbitante... E fica tudo igual...
(Sim eu sei k teve a ver com as várias empresas e por aí a fora)
God_Lx o problema nem esta na velocidade, ja podem haver gravadores dvd-rws a 8x, mas os discos em si ainda nao apareceram enqto os DVD-RAM 5x ja existem desde Agosto 2004.
So para teres um ex, comprei um gravador de TV, e experimentei um DVD-RW- Nas instrucoes vinha que para se poder fazer certas edicoes tinha de se formatar num formato q depois n era compativel com o PC, e noutro formato era compativel com o PC mas tinhas menos opcoes.
Depois experimentei o DVD-RAM. Meti no gravador, nao precisei formatar, gravei o programa, meti no PC e lia perfeitamente :o
E nao te esqueças da durabilidade dos discos. Ha montes de gente com Dvd-rws a deixar de funcionar.
blastarr aí permite-me discordar. Como disse o gravador DVDs actualmente mais vendido é o LG 4163B q grava em DVD-RAM, o problema da massificacao esta em 1º lugar que, eu proprio q estou interessado em compra-los nao apareceu ainda ninguem q tenha o link de uma loja q os venda, apenas revendedores. Assim é dificil as coisas massificarem-se :rolleyes:
+ que no Japao o DVD-RAM esta mais que massificado e é terra da Sony
Por mim standardizava-se desapareciam os dvd-rws. Sao tecnologia inferior de empresas com mais poder (Sony) infelizmente
O máximo k podiam fazer era desaparecer os DVD-RW's pq os DVD+-R não dado k são BEM mais rápidos k os DVD-RAM, mas dentro dos regraváveis tens a tua razão, mas como ja' foi dito aqui, muitos gravadores (E provavelmente leitores ?) não lêm/gravam DVD-RAM...
tiagottx 28-03-2005, 12:56 Eu comprei 2 ou 3 DVD-RAMs na MediaMarkt, e acho que cada um era cerca de 4€(não me lembro bem). A marca é Mmore, e tem caixa grande, tipo DVDs de filmes.
blastarr 28-03-2005, 13:29 gccgold, na verdade sempre que vou à fnac ou à worten tem lá discos DVD-RAM de pelo menos duas marcas, Memorex ou TDK.
Tb tenho um LG com DVD-RAM, mas nunca o uso para gravar nesse formato, simplesmente n preciso. O formato DVD-RAM não foi criado pela Sony, mas sim pela Hitachi, a Sony a princípio suportou-o, mas, vendo que o formato dvd+rw dela própria e da philips, bem como o dvd-rw da pionneer eram mais compatíveis e mais baratos, tratou de lhe dar com os pés, isto apesar da tecnologia de correcção de erros do dvd-ram ser superior. Foi simplesmente a lei do mais fraco e do mais forte que imperou.
blastarr os DVD-rws é que sempre tiveram incompatibilidades. Se experimentares gravar um DVD num gravador TV entendes. Os DVD-RAM sao mto mais isentos de problemas, aconteceu que no inicio os DVD-RAMs eram comparativamente bastante mais lentos que os DVD-rws situacao em que ja nao estamos agora.
Se tiveres um erro num dvd-rw afecta-te 32kps, num dvd-ram afecta-te 2kps. 16 vezes menos. Tecnicamente vejo apenas vantagens no DVD-RAM
Só o facto de o podermos formatar de forma a usa-lo como um disco rigido normal já valeria a pena.
Se tiveres um erro num dvd-rw afecta-te 32kps, num dvd-ram afecta-te 2kps. 16 vezes menos. Tecnicamente vejo apenas vantagens no DVD-RAM
Só o facto de o podermos formatar de forma a usa-lo como um disco rigido normal já valeria a pena.
E a desvantagem de ser mais caro e que será sempre assim pois o mercado é pequeno e pq já vem formatados *fisicamente*? O facto de podermos montá-los (ehehhe, passe a expressão) como um disco rígido é uma grande valia, sem dúvida. Por isso é que irei comprar um LG quando tiver tempo.
tiagottx 28-03-2005, 14:43 Acho que essas "comuns" incompatibilidades com os RWs de mesa devem-se ao facto de eles poderem ser gravados em modo vídeo e modo VR. Se gravarem em modo vídeo, o RW será muito mais compatível com leitores de DVD de mesa, que um RW gravado em modo VR(acho que este é melhor para efeitos de edição).
De qualquer maneira o DVD-RAM é realmente superior a nível de correção de erros e de flexibilidade para pós-edição, aliado ao facto de terem multiplo acesso, no qual(já foi dito aqui) se pode gravar um programa e ao mesmo tempo estarmos a ver um programa anteriormente gravado no mesmo disco DVD-RAM(leitura e escrita simultânea). Creio que os dados de um DVD-RAM são separados/escritos em "fatia" e não em espiral.
O facto de poder ser usado como um disco rígido também é uma grande vantagem :)
jccgold epá é a vida. Até parece que não te lembras do BETA e do VHS e outros que tal. Eu por mim nunca aposto em cavalos perdedores.
tiagottx 28-03-2005, 14:55 Nem sempre este género de escolhas se podem considerar verdadeiras apostas, porque o facto de termos um ou outro DVD-RAM para uso prórpio facilitado, não significa que estejamos a colocar em causa o nosso futuro em termos de aposta perdida na área de tecnologia. Até porque neste caso o DVD-RAM é uma componente regravável, sempre a par dos formatos graváveis -+R mais baratos e mais úteis para venda e armazenamento. Quem usa DVD-+RW, certamente poderá na maioria dos casos trocá-los por um DVD-RAM sem ficar entalado no futuro...
EDIT - Pessoalmente acho que no caso DVD-R e DVD+R, a aposta mais arriscada seria para quem apostasse no formato + (pois surgiu como uma alternativa ao formato DVD "oficial" e pessoalmente tenho tido mais problemas com incompatibilidades entre leitores de DVD de mesa e DVD+Rs), apesar de o formato DVD+R/RW ser mais flexivel a nível de opções de gravação e pequena edição de conteúdos(tanto quando sei).
Mas felizmente parece que ambos os formatos vão co-existir simultâneamente :)
Sim neste caso não há grande problema. Desde que se escolha bem o gravador de DVD um gajo está na boa.
O facto de podermos montá-los (ehehhe, passe a expressão) como um disco rígido é uma grande valia, sem dúvida. Por isso é que irei comprar um LG quando tiver tempo.
Podes fazer precisamente o mesmo com DVD+RW.
blastarr 28-03-2005, 21:57 Aqui já ng se lembra do DIVX ? O original, não o codec de vídeo que lhe roubou o nome depois de morto...
Yeap... Ha' uns anitos por acaso... Mas mesmo assim não tou a ver a grande ligação...
sotavento 29-03-2005, 00:39 DVD-RAM rula para backups diários ...
Encarnado 29-03-2005, 01:28 Xi... Nem me façam lembrar o tempo que tive que esperar (+/- 1 mês) para me arranjarem um DVD-RAM (na altura dos de cartridge) em 1999...
Ainda tenho o DVD-RAM e o gravador de DVD-RAM (1x), pena é que o gravador provavelmente está desalinhado e não consegue nem ler o DVD-RAM, nem DVD-ROM... apenas lê CDs :(
O DVD-RAM é´um TDK 5.2GB double sided.
O gravador é um MATSHITA PD-2-LF-D110 (yuck)
Podes fazer precisamente o mesmo com DVD+RW.
Claro que sim, mas daí ser tão funcional como um disco rígido e um dvd-ram vai uma grande distância.
Claro que sim, mas daí ser tão funcional como um disco rígido e um dvd-ram vai uma grande distância.
Experimenta, depois podes mandar postas de pescada.
Será que so a unica pessoa que não prefere gravar a altas velocidades e grava a 4x (mesmo com media boa) e faz verify de tudo?
Eu gravo a 8x faço verify e ainda n tive nenhum erro... (Ridisc -R de 8x num Lite-On 1633s)
Gravo ate' vários filmes e tenho vários leitores de DVD k papam bem tudo sem nenhum salto nem perda de qualidade...
Eu gravo a 8x faço verify e ainda n tive nenhum erro... (Ridisc -R de 8x num Lite-On 1633s)
Gravo ate' vários filmes e tenho vários leitores de DVD k papam bem tudo sem nenhum salto nem perda de qualidade...
Eu uso Ritek G05 (RECOMPENSA PARA QUEM CONSEGUIR ARRANJAR DATAWRITE YELLOW G04 BTW)... se calhar é por ser alentejano e não querer explorar muito o meu pionner ;) lol
Experimenta, depois podes mandar postas de pescada.
Deve ser tão funcional como o scroll com dois dedos dos synaptics.
Não li a thread toda por isso não sei se já é repetida a informação, mas hoje estive na San Luis (a passat tempo :D) em Braga e vi DVD-RAM à venda de pelo menos duas marcas diferentes (uma delas era Panasonic, a outra não me perguntem); as velocidades julgo que eram 2~3x :/
Deve ser tão funcional como o scroll com dois dedos dos synaptics.
Comentário ignorante de quem sente a necessidade de dizer mal só por dizer.
Comentário ignorante de quem sente a necessidade de dizer mal só por dizer.
O comentário é tão ignorante como são as pessoas que mandam uns bitaites para o ar. Há um conjunto de pessoas ignorantes que ainda estão à espera que uma sumidade nos indique o caminho para o paraíso do scroll com dois dedos com os synaptics. Isso e o da igualdade funcional do DVD-RAM comparado com o DVD+RW como dispositivo de acesso aleatório para escrita e leitura, já agora.
PS. para tua informação há pessoas que quando ainda nem sequer sabias o que eram computadores já usavam produtos similares ao dvd-ram's
E como nós devemos aprender com as sumidades, aproveita e corrige esta entrada da wikipedia http://en.wikipedia.org/wiki/DVD-RAM em especial a parte das vantagens.
Comparison
Currently there are three competing formats for rewritable DVDs: DVD-RAM, DVD+RW and DVD-RW.
How to open DVD-RAM cartridge
How to open DVD-RAM cartridge
DVD-RAM is in particular more suitable for data backups and the use in camcorders than DVD±RW.
[edit]
Advantages of DVD-RAM compared to the competing formats
* Long durability of minimum 30 years.
* Can be rewritten > 100,000 times (DVD±RW ca. 1,000 times).
* No DVD burning software required in computers – discs can be used and accessed like a removable hard disk; on MS Windows requires special DVDRAM driver or InCD program.
* Very fast access of smaller files on the disc.
* Automatic hardware verification of written data, no need to run a software verification after the burning finished
* The cartridges make it very hardy (where applicable).
* In DVD recorders DVD-RAM is the only removable medium which allows time shifting.
Type 2 discs do not always come in a case.
[edit]
Disadvantages
* Most DVD recorders do not support DVD-RAM.
* The medium is more expensive than DVD±RW.
* DVD+RW can be written faster than DVD-RAM when writing large amounts of data.
blastarr 29-03-2005, 22:01 Essa de precisar de drivers para ser reconhecida em windows é para rir, o LG do meu irmão é logo reconhecido como drive de dvd-ram, a gravação funciona (já testei com um dvd-ram antigo de 2.6 gb) e não como dvd-+rw e ele tem o windows xp... tu tens alguma drive de dvd-ram para sustentar essa tua afirmação ? Se dizes q é nos windows mais antigos, isso então tb se aplica aos MacOS mais antigos.
p.s.: Laserdiscs ? lolol
blastarr 29-03-2005, 22:09 Será que so a unica pessoa que não prefere gravar a altas velocidades e grava a 4x (mesmo com media boa) e faz verify de tudo?
Não Rudzer, eu tb faço o mesmo, até em cd's n passo dos 16/20x, isto com bons gravadores.
Essa de precisar de drivers para ser reconhecida em windows é para rir, o LG do meu irmão é logo reconhecido como drive de dvd-ram, a gravação funciona (já testei com um dvd-ram antigo de 2.6 gb) e não como dvd-+rw e ele tem o windows xp... tu tens alguma drive de dvd-ram para sustentar essa tua afirmação ? Se dizes q é nos windows mais antigos, isso então tb se aplica aos MacOS mais antigos.
p.s.: Laserdiscs ? lolol
Sabes ler? Transcrevi uma entrada do wikipedia não sou eu que digo. Eu não preciso de drivers para montar uma dvdram nos sistemas operativos que uso. Na wikipedia eles mencionam que o MS Windows precisa de drivers e não falam tão pouco em Windows XP. Falam de uma forma generica em windows. Se bem me lembro o XP monta dvd-ram's sem drivers mas não posso precisar. Quando aos MacOS, não sei. Não fiz qq menção ao Mac OS mas já que falas nisso parece que no Mac OS X NÃO podes usar dvd-+rw como discos pq não suporta packet writing, apenas leitura UDF 1.5. A meu ver é um ponto negativo do Mac OS X. O Tiger já trará suporte total. Curiosamente o Mac OS 9 suporta packet writing. Isto claro, nativamente. Pode sempre aparecer um 3-party a vender uma solução.
PS. Laserdisc's eram graváveis? Estamos a falar de meios magneto-ópticos. Sim, usei e tento alguns dos primeiros que apareceram, nas NeXT do Steve Jobs, claro.
Quando aos MacOS, não sei. Não fiz qq menção ao Mac OS mas já que falas nisso parece que no Mac OS X NÃO podes usar dvd-+rw como discos pq não suporta packet writing, apenas leitura UDF 1.5. A meu ver é um ponto negativo do Mac OS X.
Quem falou em UDF...? A grande vantagem do +RW é não precisar de UDF.
Já usei FAT32 e ext3 em DVD+RW... mas segundo alguns, não podem ser usados como discos rígidos...
Xpirit, nem percebi essa citação da wikipédia...
Andr0m3da 30-03-2005, 00:36 vamos la é a discutir com modos...
eu prefiro DVD-RAM, uso exclusivamente para backups
vamos la é a discutir com modos...
eu prefiro DVD-RAM, uso exclusivamente para backups
Para Backups diários uso um disco externo. É mais rápido, mais barato e mais fiável. Compatível com tudo o que tenha USB ou Firewire.
Para backups de armazenamento uso DVD+R
acho que afirmar de dvd-ram e o futuro e um bocadinho optimista...
principalmente devido a penetração de mercado dos outros standards e aos preços :)
Para Backups diários uso um disco externo. É mais rápido, mais barato e mais fiável. Compatível com tudo o que tenha USB ou Firewire.
Apoiado...és cá dos meus.
Tafinho,
num PC com um floppy e um gravador de DVD+RW posso então fazer boot de umas disquetes de instalação do MSDOS e instalar e correr o DOS no DVD+RW, certo?
blastarr 30-03-2005, 02:28 Claro, a grande vantagem dos dvd+rw é n precisarem de ser finalizados, ao contrário dos dvd-rw.
Tafinho,
num PC com um floppy e um gravador de DVD+RW posso então fazer boot de umas disquetes de instalação do MSDOS e instalar e correr o DOS no DVD+RW, certo?
DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.
Mas é mais um problema dos DOS, já se corre Linux em tudo o que é sistema de armazenamento há uns anos valentes.
Também não consegues correr MacOSX a partir de nada que seja externo, pois não...?
johncool 30-03-2005, 09:38 DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.
Mas é mais um problema dos DOS, já se corre Linux em tudo o que é sistema de armazenamento há uns anos valentes.
Também não consegues correr MacOSX a partir de nada que seja externo, pois não...?
Claro q sim... até dum iPod consegues ;)
Tease: então Tafinho... tás a falhar :D
http://www.lowendmac.com/tf/010419.html
Realmente podias pesquisar antes de mandares "bitaites" Tafinho :(
The installation process is as easy as installing Mac OS X on your internal drive, with the driver software needed for controlling the external drive already built into the OS.
The only known issue occurs after installation with some drives: You cannot select the FireWire drive in Mac OS 9's Startup Disk control panel to boot back into Mac OS X -- it looks "grayed out." If this is the case, restart your Mac and hold down the option key. This opens the Startup Manager. You can then choose the FireWire drive and click the arrow to continue starting up into Mac OS X. Updating the Startup Disk control panel to version 9.2 usually solves this problem.
I don't have FireWire on my computer, will USB hard drives work?
Yes, but they're very, very slow. On average, USB hard drives are 1/20th the speed of FireWire drives with the same drive mechanism, or close to the speed of a floppy drive. Veteran Mac users know that booting off of a floppy takes several times as long as booting from a hard drive -- and that was when the OS could fit on a 1.4 megabyte floppy. Mac OS X takes up over 1000 megabytes! The only Macs that didn't ship with FireWire ports and can boot from USB are the 350-MHz iMacs and the original iBooks.
Running Mac OS X on an external FireWire drive is just as easy and responsive as running it on your internal hard drive, with no problems short of losing that free Muzak. Darn!
Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? :003:
É mais barato? 9 gigas dum disco DVD-RAM ve-se a 6 euros. 90 gigas 60 euros
Um disco externo Maxtor por ex de 120 gigas 145 euros. Mais barato? hmm
Para alem do facto de ser mais practico poder-se levar 4 a 9 gigas com apenas a informacao q precisamos e nao toda.
Qto a velocidade o post do kidloco diz tudo
Tafinho Tafinho tas a falhar :-D
Se ha falta de compatibilidade, tb um dia os USBs eram incompativeis e hoje massificaram-se
Por esse preço (145€) compras um externo de 250GB no Lidl :D
johncool 30-03-2005, 10:25 http://www.lowendmac.com/tf/010419.html
Realmente podias pesquisar antes de mandares "bitaites" Tafinho :(
N sei se com os Macs q suportam USB 2.0 se essa história será assim como a contam. Cheira-me q esse texto já tem um tempito.
Sim é velhito o texto...dá pra ver...o gajo fala no usb1 ainda :)
"Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? "
estas a brincar nao estas ? queres comparar um dvd com um disco rigido ?
"Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? "
estas a brincar nao estas ? queres comparar um dvd com um disco rigido ?
Um disco rígido é mais fiavel em condições normais que um DVD-RAM mas também depende do nível de fiabilidade que se equaciona. Se houver uma tempestade magnética lá se vão os dados de um disco rígido. :D Se um disco rígido estiver ligado e se apanhar com um pico de tensão pode muito bem ir à vida. O DVD-RAM é algo que se pode guardar, isolar. Eu sou adepto dos backups distríbuidos (replicar os dados e distribuí-los), backups diarias e semanais para discos rígidos distintos e finalmente backup's mensais em suporte magneto-optico (DVD-R, DVD-RAM, etc). Mas cada caso é um caso.
DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.
Bom, só me resta verificar se dá e aprofundar os meus conhecimentos do DVD+RW. Claro que sei que a tecnologia permite escrita e leitura aleatória e foi desenvolvida de forma a se poder posicionar o laser com rapidez num ponto da espiral e tb que é mais precisa a ligar e desligar o laser podendo com isto estruturar melhor o media. De qualquer forma a sua utilização como disco rígido é uma grande boa vontade nossa pq 1000x é manifestamente pouco para ser usado como disco rígido e para além disso penso que seja muito lento se forem realizadas escritas e leituras encadeadas. Também convém não esquecer que é necessário pré-formatar
o dvd+rw (antes de espetar o filesystem) enquanto os dvd-rams já vem formatados *fisicamente*.
Encarnado 30-03-2005, 12:48 Quando aos MacOS, não sei. Não fiz qq menção ao Mac OS mas já que falas nisso parece que no Mac OS X NÃO podes usar dvd-+rw como discos pq não suporta packet writing, apenas leitura UDF 1.5. A meu ver é um ponto negativo do Mac OS X. O Tiger já trará suporte total. Curiosamente o Mac OS 9 suporta packet writing. Isto claro, nativamente. Pode sempre aparecer um 3-party a vender uma solução.
PS. Laserdisc's eram graváveis? Estamos a falar de meios magneto-ópticos. Sim, usei e tento alguns dos primeiros que apareceram, nas NeXT do Steve Jobs, claro.
O Mac OS 9 já suportava DVD-RAM.
O X provavelmente tambem suporta.
A Apple meteu no mercado o G4/500 com DVD-RAM.
O NeXT tinha uma drive MO, creio que era das de 3.5" de 640MB.
Encarnado 30-03-2005, 12:55 DOS de certeza que não consegues, porque tipicamente necessita das drivers ATAPI, e mais importante que isso, não suporta FAT32 que é necessário para os 4,2GB que os DVD's. Qualquer coisa do género freeDOS é mais provável que já corra.
Nao corres no DOS? Nem com uma diskette de arranque de Win98 que suporta FAT32 e tem drivers ATAPI genericos que funcionam com quase tudo?
Se fosse num Mac com SCSI interno (SCSI na board que já nao há) podes arrancar o X de um disco ou CDR externo.
Por FireWire também é possivel (tipo instalar X no ipod e bootar pelo ipod).
E tambem dá para arrancar por rede atraves de outro Mac.
johncool 30-03-2005, 13:05 Encarnado lê o post do kidloco na pág 1. O link q ele pôs lá explica bem ;)
BlueBird 30-03-2005, 13:49 Peço desculpa um disco mais fiável que um DVD-RAM? Mas tens informacoes de falta de fiabilidade dos DVD-RAMs q eu desconheça? :003:
É mais barato? 9 gigas dum disco DVD-RAM ve-se a 6 euros. 90 gigas 60 euros
Um disco externo Maxtor por ex de 120 gigas 145 euros. Mais barato? hmm
Para alem do facto de ser mais practico poder-se levar 4 a 9 gigas com apenas a informacao q precisamos e nao toda.
Qto a velocidade o post do kidloco diz tudo
Tafinho Tafinho tas a falhar :-D
Se ha falta de compatibilidade, tb um dia os USBs eram incompativeis e hoje massificaram-se
Se os 145€ = preço do disco + caixa externa, junta também o preço do gravador aos 10 DVD's.
Ex:
> Seagate 160GB 7200rpm 8MB [+/- 80€] + Caixa externa USB2.0/FW alumínio [+/- 50€] = 130€
> 10x DVD-Ram ?x 90GB [60€] + Gravador de DVD [+/- 55€] = 115€
Acho que os 15€ compensam a velocidade e a universalidade do sistema com o disco. Ahh e se quisermos ficar com o mesmo espaço de amazenamento já o sistema de DVD-Ram fica mais caro.
EDIT
Conclusão: eu acho que o disco é melhor para backups de documentos pessoais e tudo o que precisar de ser actualizado com alguma regularidade.
Se os 145€ = preço do disco + caixa externa, junta também o preço do gravador aos 10 DVD's.
Ex:
> Seagate 160GB 7200rpm 8MB [+/- 80€] + Caixa externa USB2.0/FW alumínio [+/- 50€] = 130€
> 10x DVD-Ram ?x 90GB [60€] + Gravador de DVD [+/- 55€] = 115€
Acho que os 15€ compensam a velocidade e a universalidade do sistema com o disco. Ahh e se quisermos ficar com o mesmo espaço de amazenamento já o sistema de DVD-Ram fica mais caro.
Continhas muito interessantes mas falta aí um custo. O salário do escravo para andar a tirar e a meter DVD-RAM. Mas alguém consegue fazer backups com medias de 5GB? Só o meu backup pessoal vai em 50GB e são coisas PESSOAIS, produzidas por mim. Se contar as aplicações, SO, etc que já instalei e configurei e que precisam de backup pq não me apetece estar a fazer tudo de novo então nem se fala. Backup's só com Lacie's de 250GB (Lacie's pq são catitas, claro) e mesmo assim!!! :D
Agora imaginem um PME com 50 postos de trabalho. Bom, rapidamente se passa para Terasbytes. Ora isto dá quantos DVD-RAM'S? :D
BlueBird 30-03-2005, 15:24 Não sei porquê mas fiquei com a ideia de estares a defender o disco em relação ao DVD-Ram... se for esse o caso então lê novamente o meu post, porque é isso mesmo que defendo ;).
Se estavas a defender DVD-Ram então não concordo contigo... :).
Fox_dc17 30-03-2005, 15:41 em portimao no modelo e na guia a dvd-ram a venda nao sei e os precos de certeza
experimente ir a www.worten.pt e ve la
I_Eat_All 30-03-2005, 15:59 ninguém se está a esqueçer de nada?
tipo a realidade japonesa é muito diferente da nossa, primeiro internet não é para todos, é muito cára e normalmente o nosso adsl só net cafés e coisas assim têm, agora já começa a haver em casa, mas é cáro, computadores...
é o principal mercado de processadores de baixo consumo da via, akeles cpus a 1 GHz que não batem em drystones um Pentium 3 500 MHz, eles compram pcs para trabalho e não para jogar. basta ver que jogos de pc pura e simplesmente não vendem razão essa de a maior parte dos developers nem fazer a port.
logo a maioria dos pcs deles são de trabalho, também te posso dizer que lá a apple vende muito bem, muito mais quota de mercado que aki, e ninguém compra um mac para jogar.
DVD-RAM... com tantas empresas, o preço das coisas, a quantidade de pcs necessária para aquela gente toda... até podem usar os DVD-RAM's exclusivamente como o formato de escolha para trabalho, que chega para serem lideres.
Isto segue uma linha evolucionária, o DVD-RAM nunca foi comercial, é a evolução de formatos de cds do principio da decada de 90 usados para backups de empresas e informação confidencial, que por sua vez também eram lideres de mercado no japão. já vi discos desses na ebay, têm a enclosure, e o disco lá dentro tem o fundo avermelhado (salvo erro) têm menos capacidade que um CD e na altura custavam 1100 dólares a unidade (salvo erro).
eu amava os antigos ainda com cartridge, isso sim, era um suporte no qual eu confiava. mas a intenção deles nunca foi conquistar mercado
Não sei porquê mas fiquei com a ideia de estares a defender o disco em relação ao DVD-Ram... se for esse o caso então lê novamente o meu post, porque é isso mesmo que defendo ;).
Se estavas a defender DVD-Ram então não concordo contigo... :).
Eu peço desculpa mas quem é que andou a comparar discos rigidos com DVD-RAMs? O meu post tinha a ver com a comparacao dos regravaveis dvd-rw+ e -, com o DVD-RAM, e considerar ridiculo o desconhecimento total ate de donos de lojas de informatica, mais ainda nao haver a venda nas mesmas DVD-RAM, e houve alguem q foi responder comparando dvd-rams a discos rigidos dizendo q eram mto mais baratos. Daí fiz aquelas contas.
Mas visto que vi o comentario q só a brincar podem considerar q o dvd-ram e tao fiavel como o disco rigido, acho piada a isso, visto que se o dvd-ram nao é fiavel em comparacao com o disco rigido, o DVD-RAM é apenas 16x mais fiável que um dvd-rw+ :)
Diz tudo
|
|