View Full Version : 970 MP e 970GX
Embora não seja notícia recente é interessante divagar sobre os novos CPU's da IBM.
Sabe-se que estes novos G5's/PowerPC's estão prestes a sair. O MP é um dual core até 3Ghz e o GX o single core. Ambas com Velocity engine/altivec, claro. A Apple já começou a preparar a transição do SO e aplicações já suportam estes novos CPU's. Vejam esta imagem do MONster.app.
http://www.pbase.com/eugwanker/image/40657875/original.jpg
Pois é, os novos dual-core vão transformar os actuais Mac's dual cpu's em bestas quad-core (dual-cpu) cada um a 3Ghz. Os buses vão ser de 1 Ghz e a cache L2 de 1MB (512MB cada um ou talvez 1MB cada). Os futuros iMacs tb poderão vir a ser dual-cores. Mas nem tudo são rosas. Parece que estes CPU's são umas lareiras bem piores que o Pentium 4. Também perspectiva-se um 970 (GX) com um bom power management system (powerTune) quiça a pensar nos futuros Powerbooks. CPU's dual-core PowerTune também estão previstos.
Agora a grande dúvida. Quando apresentará a Apple novos modelos? Já dia 15 de Abril ou só lá para Junho? Parece que o Steve Jobs queria apresentar uma grande novidade para breve. Sabem que ele é daqueles que gosta de mostrar uma coisa completamente nova quando se está à espera de outra. Ora com o lançamento do Tiger previsto para 15 de Abril de 2006... opps, enganei-me, esta data é mais à lá M$ Longhorn, bom dizia eu, previsto para 15 de Abril de 2005 quem sabe se o CEO do $1 não nos dual-surpreenderá.
Nemesis11
24-03-2005, 01:19
Deixa cá ver se percebi.
Eles vão anunciar dual cores até 3Ghz e os G5 (se eles não mudarem o nome) vêm na mesma com dual cpu?
Wow, estava à espera que a Apple com os dual core fizesse modelos apenas com 1 cpu. Os mais baratos single e os mais caros dual core.
Se podem vender Quad's, basta enfiar os novos dual-core já que parece que são pin-compatible, por um preço não proibitivo pois são cpus de < 160 mm2 duvido que percam a oportunidade. Serão os primeiros a venderem workstations quad-cores para o comuns mortais. Se cada core tive 2 FPu's como os actuais G5's serão machines para 4 x 3Ghz x 2 FPU's x 2 FLOPS = 48 GFLOP/s teóricos e de pico. Há uns anos, poucos, era o que os Cray's faziam. :D
Epá, mas a Apple precisa realmente deste power. É que Mac OS X é lentoooooooooooo e nem o Doom3 corre decentemente nos Mac's. ahah! :p
johncool
24-03-2005, 14:00
Se podem vender Quad's, basta enfiar os novos dual-core já que parece que são pin-compatible, por um preço não proibitivo pois são cpus de < 160 mm2 duvido que percam a oportunidade. Serão os primeiros a venderem workstations quad-cores para o comuns mortais. Se cada core tive 2 FPu's como os actuais G5's serão machines para 4 x 3Ghz x 2 FPU's x 2 FLOPS = 48 GFLOP/s teóricos e de pico. Há uns anos, poucos, era o que os Cray's faziam. :D
Epá, mas a Apple precisa realmente deste power. É que Mac OS X é lentoooooooooooo e nem o Doom3 corre decentemente nos Mac's. ahah! :p
Parafraseando o blastarr: "OS X é uma merd@... e n serve nem para limpar o rabinho"
Vamos lá esperar por dia 15 então para ver se há novidades bombásticas ou não.
Eu que andava a pensar comprar um MAC em fins de Abril (na altura dos anos :D) vamos lá ver se não vou ter uma surpresa com o lançamento destes novos e espero mais um bocado nem que seja para os G4 baixarem ainda mais de preço.
Vamos lá esperar por dia 15 então para ver se há novidades bombásticas ou não.
Eu que andava a pensar comprar um MAC em fins de Abril (na altura dos anos :D) vamos lá ver se não vou ter uma surpresa com o lançamento destes novos e espero mais um bocado nem que seja para os G4 baixarem ainda mais de preço.
Se estas a pensar em comprar um Mac espera pelo Tiger. Compra um Mac já com o Tiger. É que não se trata de um Service Pack, é mesmo uma coisa muito melhorada com suporte de raiz aos 64bits nos G5's (dizem eles. ;) )
johncool
25-03-2005, 02:37
Se estas a pensar em comprar um Mac espera pelo Tiger. Compra um Mac já com o Tiger. É que não se trata de um Service Pack, é mesmo uma coisa muito melhorada com suporte de raiz aos 64bits nos G5's (dizem eles. ;) )
Esquece lá isso... esse "suporte de raíz" n são mais do q umas "optimizações" tal como fizeram no panther, e a continuação de endereçamento de memória acima dos 4GB.
Segundo consta, OS X com suporte nativo para 64 bits só na próxima release a seguir ao Tiger... e essa vai demorar mesmo muito tempo.
De qq forma, todas as features incluídas no Tiger (incluíndo um suporte finalmente decente para OpenGL): Spotlight, Core Image (aquela "cena" q o pessoal dos x86 - eu tb - vai ver no Longhorn... daqui por um ano :P), Automator e afins são para mim o suficiente para fazer o upgrade ;)
Curiosamente (ou não!) a versão pós-Tiger q aparecerá daqui por uns anos vai deixar de suportar G4s.
Nessa altura G4's sao "lixo tecnológico".
Curiosamente (ou não!) a versão pós-Tiger q aparecerá daqui por uns anos vai deixar de suportar G4s.
É natural. Se for fully 64bits é natural que não suporte cpu's de 32 bits. :D
Falta averiguar quanto 64bits é o Tiger. Fica para uma thread própria.
Mais respeitinho. O meu Mac Mini não é lixo tecnológico. :D
Encarnado
29-03-2005, 01:56
Dá-me o teu "lixo tecnologico" sff.
blastarr
29-03-2005, 11:22
Esquece lá isso... esse "suporte de raíz" n são mais do q umas "optimizações" tal como fizeram no panther, e a continuação de endereçamento de memória acima dos 4GB.
Segundo consta, OS X com suporte nativo para 64 bits só na próxima release a seguir ao Tiger... e essa vai demorar mesmo muito tempo.
De qq forma, todas as features incluídas no Tiger (incluíndo um suporte finalmente decente para OpenGL): Spotlight, Core Image (aquela "cena" q o pessoal dos x86 - eu tb - vai ver no Longhorn... daqui por um ano :P), Automator e afins são para mim o suficiente para fazer o upgrade ;)
Gostava de saber de onde tiraste essa minha citação...
Por outro lado o Avalon tb funciona em Win XP, n é preciso esperar um ano :P
Mudar um sistema para 64 bits não requer simples optimizações:
Todo o sistema, em especial o kernel, deve de ser convertido/recompilado para 64 bit e são sub-sistemas como o WoW do XP 64 ou o equivalente do futuro MacOSX para correr apps + antigas em 32 bit que funcionam numa espécie de virtual-machine a partir do núcleo, suportadas pelo hardware. Esta transição não vai ser tão simples como de 16 para 32 bits, o que até é bastante bom, pois permitirá abandonar certas instruções/registers arcaícos de ambas as arquitecturas.
Para já, o windows XP 64 bit que tenho funciona em dois modos de 64 bit, suportados pelos proc. com amd64/em64t:
64 bit mode e compatibility mode.
Ambos funcionam com apps de 64 bit, mas enquanto o primeiro só corre apps 64 bit nativas, o segundo deixa correr apps 32 bit, desde que o instalador não use código 16 bit.
http://www.devx.com/assets/amd/5927.gif
Para referência, o actual modo destes processadores é o legacy 32/16 bit.
Nos apple G5 é básicamente a mesma coisa (ver este artigo no site da IBM:
http://www-106.ibm.com/developerworks/library/pa-microdesign/?ca=dgr-lnxw07UnderstandPower ).
Quote:
" The PowerPC 970 has two execution modes: 32-bit, which enables instructions and addressing to behave the same as on a 32-bit processor, and 64-bit, which produces 64-bit addressing and instruction behavior for a true 64-bit environment. Additional supervisor instructions are provided to set up and control the execution mode on a per-process level, which enables the creation of a mixed environment of concurrent 32-bit and 64-bit processes at the system level. "
Encarnado
29-03-2005, 11:51
1000€ sff :D
1000 euros por lixo?
fdx até o lixo anda caro :|
johncool
29-03-2005, 14:56
Todo o sistema, em especial o kernel, deve de ser convertido/recompilado para 64 bit e são sub-sistemas como o WoW do XP 64 ou o equivalente do futuro MacOSX para correr apps + antigas em 32 bit que funcionam numa espécie de virtual-machine a partir do núcleo, suportadas pelo hardware. Esta transição não vai ser tão simples como de 16 para 32 bits, o que até é bastante bom, pois permitirá abandonar certas instruções/registers arcaícos de ambas as arquitecturas.
Para já, o windows XP 64 bit que tenho funciona em dois modos de 64 bit, suportados pelos proc. com amd64/em64t:
Ambos funcionam com apps de 64 bit, mas enquanto o primeiro só corre apps 64 bit nativas, o segundo deixa correr apps 32 bit, desde que o instalador não use código 16 bit.
http://www-106.ibm.com/developerworks/library/pa-microdesign/?ca=dgr-lnxw07UnderstandPower ).
Quote:
" The PowerPC 970 has two execution modes: 32-bit, which enables instructions and addressing to behave the same as on a 32-bit processor, and 64-bit, which produces 64-bit addressing and instruction behavior for a true 64-bit environment. Additional supervisor instructions are provided to set up and control the execution mode on a per-process level, which enables the creation of a mixed environment of concurrent 32-bit and 64-bit processes at the system level. "
N te citei... se te citasse dizia "citando o blastarr" :P
Mas é o q sempre deste a entender, ou é mentira??
Ah... yah... tens acesso ao Avalon no XP, sem dúvida. Mas todas aquelas "mariquices" q se vêm nos avis do Longhorn n existem no XP. Era isso a q eu me estava a referir (pelo menos a nível do GUI do OS).
É evidente tb q a transição dum OS para 64bits n se faz apenas com optimizações. Mas aonde é q ouviste dizer isso?... De mim n foi de certeza.
johncool
29-03-2005, 15:37
Quote:
N te citei... se te citasse dizia "citando o blastarr" :P
Mas é o q sempre deste a entender, ou é mentira??
Ah... yah... tens acesso ao Avalon no XP, sem dúvida. Mas todas aquelas "mariquices" q se vêm nos avis do Longhorn n existem no XP. Era isso a q eu me estava a referir (pelo menos a nível do GUI do OS).
É evidente tb q a transição dum OS para 64bits n se faz apenas com optimizações. Mas aonde é q ouviste dizer isso?... De mim n foi de certeza.
blastarr
29-03-2005, 19:49
Olha, temos vidente...
Mariquices ? Ah, deves estar a falar do teu MacOSX, tão louvado é por vcs...
Eu tenho o desktop clássico do win 2000 no meu xp, n preciso de ver "águas" a verter pelas janelas abaixo... :P
johncool
29-03-2005, 21:15
Olha, temos vidente...
Mariquices ? Ah, deves estar a falar do teu MacOSX, tão louvado é por vcs...
Eu tenho o desktop clássico do win 2000 no meu xp, n preciso de ver "águas" a verter pelas janelas abaixo... :P
Pronto, mas isso és tu q gostas dum "sistema operativo à homem".
E pelos vistos sou vidente sim... ou a parte do "teu MacOSX, tão louvado é por vcs..." n é ironia? Se quiseres posso ir buscar outras "citações".
Já agora... essa das águas... foi muito à frente. Pensei q só no Windows é q se vertiam ecrans azuis. Curiosamente verte tanto na versão "sistema operativo à homem" como na versão "estilistas e designers" :P
É só versatilidade...
blastarr
30-03-2005, 02:30
N me venhas com essas de q o mac é mto estável pois tb já vi mtos ecrãs cinzentos lá na faculdade ...
johncool
30-03-2005, 09:30
Eu...? Achas?
Aliás, o "sábio" és tu... porque razão haveria de contradizer tudo o q dizes?
Agora q cmg sempre tive menos "ecrãs cinzentos" do q azuis (comparativamente com qq versão do Windows) tive sem sobra de dúvidas.
Mas isso é algo q nunca virás a saber, n é? Mais uma vez debitas caracteres só por debitar.
Se alguma vez usares o OS X um dia podes ter razão para falar; até lá... aprende um bocadinho mais e n sejas tacanho a um sistema operativo q realmente n conheces... de todo!
Pronto... já acabei. Podes voltar a demonstrar a tua sabedoria. Desculpa lá! :P
Em 2 anos aqui no trabalho, com mákinas realmente a trabalharem, só vi um ecrã cinzento 1x...nada mau.
isso dos bloqueios tb é relativo.. Desde que o xp Pro apareceu que os blue screen se tornaram mt raros...
So acontecem quando ando em testes de overclock... :)
_zZz_
Pois, melhorou bastante...o mal do windows são os "constantes" crashes dos programas...mas isso tb pode ser má programaçao das software houses...no mac só me lembro de um programa crashar aqui e ali > Flash MX Pro.
Já faltam poucos dias. Correm vários rumores pela internet que apontam a próxima semana na NAB http://www.nab.org/ e/ou então dia 29 de Abril na apresentação do Tiger como datas prováveis para apresentação de novos Mac's.
Destacam-se os novos PowerMac's com processadores 970MP (dual core) single e duais e/ou 970FX de 2 a 3Ghz (single e duals), iMac's com 970FX's (ou mesmo no futuro c/ dual-core) e provavelmente um novo "Powerbook". Infelizmente parece que ainda não será um G5 mas apenas um G4, possívelmente mais rápido que 1.67Ghz, com TFT HD (isto é, c/ pelo menos 1080 linhas na vertical) mais um Hiper-Drive (nome inventado mas é um blue-ray). Possivelmente será apresentado já na próxima semana na NAB pois é um protduto que interessa aos broadcasters.
isso dos bloqueios tb é relativo.. Desde que o xp Pro apareceu que os blue screen se tornaram mt raros...
O facto de não os veres não quer dizer que não ocorram...
blastarr
12-04-2005, 23:22
Ele está a falar do pc dele, n está a falar das hipóteses de isso lhe acontecer.
Ele está a falar do pc dele, n está a falar das hipóteses de isso lhe acontecer.
Eu estava a falar em geral em todos os windows XP, e no caso particular do dele.
destr0yer
13-04-2005, 00:07
Eu estava a falar em geral em todos os windows XP, e no caso particular do dele.
Quando migrei de win 98 para XP, notei a enorme estabilidadedo XP face ao 98, na altura não andava em OC e tal e o reset do velhito celeron 466 era muito pouco usado, quase nunca :lol:
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.