View Full Version : Athlon 64 revision E won't work on some Nforce 3/4 boards
JuSt_Me_AnD_yOu 13-03-2005, 11:14 PROBLEMS APPEAR to be affecting Athlon 64 revision E chips on some Nforce 3 and Nforce 4 motherboards. Symptoms include motherboard shut down and failure to boot, according to reports here from CeBIT.
Revision E chips from AMD are just released and brings stuff like SSE3 support inside a 90 nanometre die. AMD on the other hand didn't make a big noise about its announcement.
We learned that if you have this Athlon and already have Nforce 3 or Nforce 4 board that there is a big chance that you may encounter problems. We are told that AMD changed its thermal regulation protection and that's what makes it incompatible with at least some of the Nforce 3 and Nforce 4 boards out there.
In order to solve these problems, new motherboards might be necessary and there doesn't appear to be an instant fix.
Fonte: TheInQuirer (http://www.theinquirer.net/?article=21780)
Estes problemas que se mantenham aliados a ocers e memory controllers de caca que vem para aqui um P4 6xx....tenho dito lol
a amd começa-me a preocupar...:(
_zZz_
a amd começa-me a preocupar...:(
_zZz_
Não queres substituir AMD por NVidia?
Nemesis11 13-03-2005, 12:04 Não queres substituir AMD por NVidia?
A culpa não será mais dos fabricantes de motherboards?
É pena na noticia não ter uma lista das boards "afectadas".
Não queres substituir AMD por NVidia?
Os ultimos cpus week +50 não overclockam nada por culpa da nvidia...
Os ultimos cpus week +50 não overclockam nada por culpa da nvidia...
Então estás na Thread errada.
Então estás na Thread errada.
Caso não tenhas reparado o comentario do _zZz_ refere-se tb aos problemas de oc da AMD e não apenas a este potencial problema de cpus rev.E em mobos nforce3 e 4...
aqui o que referi nao foi ao problema em sim... mas no conjunto das coisas (problemas com boards,controladores de memoria,oc fraco), a plataforma amd começa a deixar-me desgostoso.. tenho saudades dos tempos do nforce 2 e dos xp1700+,que por 75 euros chegavam a 2500mhz na boa... :(
_zZz_
aqui o que referi nao foi ao problema em sim... mas no conjunto das coisas (problemas com boards,controladores de memoria,oc fraco), a plataforma amd começa a deixar-me desgostoso.. tenho saudades dos tempos do nforce 2 e dos xp1700+,que por 75 euros chegavam a 2500mhz na boa... :(
_zZz_
Então porque é que na tua sig tens o teu 1700+ a 2200 MHz? :P
Caso não tenhas reparado o comentario do _zZz_ refere-se tb aos problemas de oc da AMD e não apenas a este potencial problema de cpus rev.E em mobos nforce3 e 4...
Precisamente, off-topic.
I_Eat_All 13-03-2005, 15:35 Então porque é que na tua sig tens o teu 1700+ a 2200 MHz? :P
muahahahahahaaaa, lol :X :x2:
essa foi fixe
pá mas quanto a isso é o caminho que isto tá a seguir na altura do celeron, pentium 3 e amd XP é que isto não andava muito forçado, agora o caminho é gastar mais e aqueçer mais e cada vez mais o cpu é vendido já no limite fisico estável e quentinho, tanto a amd como a intel andam em batalhas para aumentar 200 MHz que seja, basta ver que à 2 anos já tinhamos 3,2 GHz e ainda não à intel a 4 GHz, longe vai o tempo em que isto duplicava, mas agora akeçem mais que os 3,2 GHz de à 2 anos e os dual core ainda vão aqueçer mais, o melhor é eskeçer os overclocks de mais de 25% a não ser que tenhamos uma prometeia
|Oc|CRASH_OVer 13-03-2005, 15:42 Nao se preocupem..... o Dual Core chegou
review A64 dual core (http://www.hwupgrade.it/articoli/1193/2.html)
é mais rapido do que pensei...
blastarr 13-03-2005, 15:42 Não tarda nada, estamos a ver o stock cooler dos processadores... mini-prometeias. >(
Precisamente, off-topic.
Uii esta de andares armado em "forum-policeman" tem muita piada, logo tu que nunca fazes offtopics...pfff
Se fosse a Intel pra teres SS3 mudavam o soket para te impingir uma bord nova e vcs estão-se a keixar de 1 rumor do inq? :mad:
Podem ser bords K ainda n levaram uma bios update. :confused:
Pode ser muita coisa mas neste momento n e nada mais k uma posta de pescada. :zzz:
Nemesis11 13-03-2005, 16:26 Nao se preocupem..... o Dual Core chegou
review A64 dual core (http://www.hwupgrade.it/articoli/1193/2.html)
é mais rapido do que pensei...
Cinebench.........
O dual core PIV EE 3.2 (4 threads) faz 37 segundos, mas este bench costuma ser favoravel à intel.
41 segundos não é nada mau.
P.S. - A Intel e a Amd gostam muito do cinebench. :p
P.S. 2 - Sorry pelo OT.
VoRtAn_MaDgE 13-03-2005, 16:28 Eles k n se eskeçam da questão do frio nestas novas remessas d cpu com ss3 e 0,09nm ... parece k já tou a ver os fx a sofrerem do mesmo :(
Mephisto 13-03-2005, 16:35 Os ultimos cpus week +50 não overclockam nada por culpa da nvidia...
Mas a Nvidia tem culpa da merd* de drivers para Nforce que anda a fazer entre tantas outras coisas.
Eu por exemplo estou cheio de problemas com um Plextor 716A por causa dos Nvidia IDE drivers que nem os desinstalar consigo porque senão perco as drives todas e o windows fica sem as reconhecer.
|Oc|CRASH_OVer 13-03-2005, 16:48 nemesis, ali achei interessante o dual core ser mais rapido que um duplo opteron250
pensava-se que o dual-core teria um desempenho mais restritivo devido á partilha do mesmo bus, mas ali nao parece, Mas nem sequer menciona os specs das plataformas (que importa)
Nemesis11 13-03-2005, 16:58 nemesis, ali achei interessante o dual core ser mais rapido que um duplo opteron250
pensava-se que o dual-core teria um desempenho mais restritivo devido á partilha do mesmo bus, mas ali nao parece, Mas nem sequer menciona os specs das plataformas (que importa)
Pode haver varias explicações para isso. A mem dos 250 ser mais lenta ( por ser registered ou estar a 333), ou o bench estar apenas limitado pelo cpu e o tamanho da L2, mem bandwidth, etc não importar muito, ou de facto não haver muita diferença entre os dual core e os dual cpu.
Pode ser muita coisa.
A questão é que isto é apenas um bench, falta ver tudo o resto.
Mas de facto tanto a Amd como a Intel "gostam" do cinebench. É favoravel para eles......
http://www.trustedreviews.com/article.aspx?art=1108
http://www.tecchannel.de/news/hardware/19725/
http://www.pcper.com/comments.php?nid=691
destr0yer 13-03-2005, 17:37 Más noticias mesmo, e eu que estava a espera de um E0 :(
destr0yer 13-03-2005, 17:54 Se fosse a Intel pra teres SS3 mudavam o soket para te impingir uma bord nova e vcs estão-se a keixar de 1 rumor do inq? :mad:
Pode ser muita coisa mas neste momento n e nada mais k uma posta de pescada. :zzz:
Que eu saiba, existe Prescott com SSE3 e socket 478 e não implicou a comprar uma board nova, a não ser que fossem antigas e incompativeis :zzz:
Uii esta de andares armado em "forum-policeman" tem muita piada, logo tu que nunca fazes offtopics...pfff
Quando o off-topic não está sequer relacionado com o assunto do tópico, não tenho nenhum problema com isso.
Mas a Nvidia tem culpa da merd* de drivers para Nforce que anda a fazer entre tantas outras coisas.
Eu por exemplo estou cheio de problemas com um Plextor 716A por causa dos Nvidia IDE drivers que nem os desinstalar consigo porque senão perco as drives todas e o windows fica sem as reconhecer.
E nas Nforce 2 também lançaram muita, mas mesmo muita merd* de drivers. Uns tinham um som ranhoso, outros desciam bué a performance, o IDE controler dos drivers era sempre um bosta, etc, etc..... depois era o microfone que nao dava; depois ja dava, mas nao dava no msn.........
Felizmente os 5.1 (que sairam á +/- pouco tempo) já os considero uns bons drivers. So têm alguns problemas de som com alguns/poucos jogos.
Mas até chegarem aos 5.1........
Quando o off-topic não está sequer relacionado com o assunto do tópico, não tenho nenhum problema com isso.
lol é bem.... :rolleyes:
-
Quanto a estas potenciais incompatibilidades em principio para a semana já devemos saber pelo menos alguns dos modelos afectados (ou "a salvo")
CyberOps 13-03-2005, 20:28 ja tou com saudades do meu p4 northwood :( ou pq senao ainda vou pa chipset via
esses problemas de drives leva uma pessoa como eu que vai comprar um novo sistema a perguntar-se ate que ponto valera apena comprar um amd para ter + rendimento em jogos e depois estar cheio de problemas de drives...
esses problemas de drives leva uma pessoa como eu que vai comprar um novo sistema a perguntar-se ate que ponto valera apena comprar um amd para ter + rendimento em jogos e depois estar cheio de problemas de drives...
Esses problemas só dependem dos chipsets usados.
Podem acontecer com chipsets quer para Intel para AMD.
Tipicamente os chipsets feitos pelos próprios fabricantes dos CPUs dão bastante menos problemas.
|Oc|CRASH_OVer 13-03-2005, 21:16 regra de ouro desde as primeiras Nforce: usar drivers IDE do winxp...
embora, nesta nf3 250gb esteja a usar os drivers ide nvidia e n tenho probs....
Epá espera aí, agora de repente toda a gente tem problemas com mobos nVidia? Eu tenho uma nForce 2, o meu irmão idem, conheço mais ppl com uma e nunca ninguém teve problemas com ela! Vamos lá fazer o favor de não radicalizar está bem?
Para mim a Intel morreu com o 486, agora o dinheiro é vosso.
Aliás eu nunca tive problemas com nada relacionado com a AMD, desde o meu k6-2... :rolleyes:
Morpheus 14-03-2005, 12:33 sinceramente eu tenho uma msi com chip7 nforce 3 e smp tive problemas tanto a nivel de ATI vs Gart drivers vs Punkbuster ... que foi um dos grandes problemas que arrasou a plataforma nf3 para kem usava placas ati, desde drivers beta que resolviam em parte a questão pois a propria nvidia n se interessava mto pelo assunto até a propria ati ter surgido com alguma solução tb através de beta catalyst...
comprares uma board com o nf3 250 gb e n poderes usar a firewall integrada pois so dava problemas e sempre deu e continuará a dar foi uma das coisas que fiquei desiludido ... (eu testo sempre que sai drivers novos configurar e testar a firewall smp com pessimos resultados desde a sites bloqueados á toa e sem razão aparente a jogos on-line com paragens estupidas...)
sinceramente vou aproveitar para adquirir uma board com chip7 via com socket 939 ... dual-channel e agp e pronto ... mudar talvez para melhor quem sabe ...mobos nvida ... por agora nem vê-las
|Oc|CRASH_OVer 14-03-2005, 15:30 lembraste-me agora! realmente na minha msi nf3 nao consigo ter net com uma firewall por software (sygate etc..), tenho net mas nada abre... tentei montes de firewalls e nada...
é a unica falha (por explicar ainda) que tenho nesta plataforma
Uma coisa é certa apartir da nforce2 ultra 400, a quantidade de problemas/vipes/manias aumentou considerávelmente...
Mephisto 14-03-2005, 15:37 regra de ouro desde as primeiras Nforce: usar drivers IDE do winxp...
embora, nesta nf3 250gb esteja a usar os drivers ide nvidia e n tenho probs....
Eu gostava era de conseguir despachar do sistema os drivers IDE da Nvidia...:S
Para mal dos meus pecados, instalei-os...
|Oc|CRASH_OVer 14-03-2005, 16:22 Eu gostava era de conseguir despachar do sistema os drivers IDE da Nvidia...:S
Para mal dos meus pecados, instalei-os...
estranho... aqui Add/remove programs -> NVIDIA drivers costuma resultar
embora eu esteja com os drivers do CD e sem problemas...
blastarr 14-03-2005, 18:56 Eu tenho o Firewall por hardware da minha NF4 SLI activado, mas com um perfil costumizado, funciona muito bem e usa poucos recursos do sistema.
Quem não sabe mexer num firewall, aconselho desligá-lo e usar o do windows, que é à prova de idiotas. (basta dar uma olhadela ao manual em PDF do firewall da nvidia para muitos fiquem intimidados com a quantidade de opções... ;) )
|Oc|CRASH_OVer 14-03-2005, 21:04 pois, mas essa firewall so controla o trafego de Lan (rj45), não é? a minha net é por usb...
Morpheus 15-03-2005, 09:45 Eu tenho o Firewall por hardware da minha NF4 SLI activado, mas com um perfil costumizado, funciona muito bem e usa poucos recursos do sistema.
Quem não sabe mexer num firewall, aconselho desligá-lo e usar o do windows, que é à prova de idiotas. (basta dar uma olhadela ao manual em PDF do firewall da nvidia para muitos fiquem intimidados com a quantidade de opções... ;) )
jovem... se fosse as opções da firewall k intimidassem a malta provavelmente n estaria a dizer que n consegui configurar ... acredita que existem mtos tutoriais pela net que mesmo para configurar as cenas mais dificeis ajudam e mto, o problema n é esse (e escusas de estar a passar atestados de inteligencia pois aqui a malta tb sabe usar o google) o problema é que nem a password de administração por vezes tu sabias (dependia do chip7) para salvar perfis ... tá quieto n funga, e mais de metade das cenas que tu configuras vão ao ar caso tu n salves os perfis logo nada=nada... e mesmo quando se conseguia efectuar qq alteração acabavas por ter ou a firewall bloqueada ou sem net ... venha o diabo e escolha ...
CyberOps 15-03-2005, 14:05 lembraste-me agora! realmente na minha msi nf3 nao consigo ter net com uma firewall por software (sygate etc..), tenho net mas nada abre... tentei montes de firewalls e nada...
é a unica falha (por explicar ainda) que tenho nesta plataforma
tb tenho probs com sygate no acesso a partilha de disco estando a msi ligada em rede a um outro comp onde ta ligado o modem, ja agora pa ter acesso as opçoes da firewall da nvidia tenho q instalar alguma coisa?? onde tao essas opçoes??
destr0yer 15-03-2005, 21:42 Já agora que problemas os drivers IDE da nvidia provocam??? Eu nunca tive problemas com o mesmo (quer dizer, acho eu :P )
Morpheus 17-03-2005, 10:52 tb tenho probs com sygate no acesso a partilha de disco estando a msi ligada em rede a um outro comp onde ta ligado o modem, ja agora pa ter acesso as opçoes da firewall da nvidia tenho q instalar alguma coisa?? onde tao essas opçoes??
na altura da instalação dos drivers da mobo ele pergunta se tu queres instalar o software que te permite controlar ou não lol a firewall. Após teres instalado basta reiniciares o pc e aquando entrares de novo no windows aparece o icone no desktop "Nvidia Web-based ou qq do genero" (ja desisti de instalar essa porra)
Nemesis11 17-03-2005, 12:43 WE HAD A CHANCE to talk to Nvidia about our article where we mentioned that Nforce 3 and Nforce 4 might have problems with the new Revision E Athlons but Nvidia categorically denied the issue. You can check that story, here.
Nvidia said that it tried Revision E CPUs and that it hasn't got any problems at all.
We were pointed to one thread at a support forum where DFI said that it can solve those problems with a new BIOS and that the company has already played with 3000+ revision E Athlon.
We will ask other motherboard manufacturers about the putative problem, but I guess the only way to know it is to plug one in and see if it works.
http://www.theinquirer.net/?article=21901
destr0yer 17-03-2005, 19:43 Já agora que problemas os drivers IDE da nvidia provocam??? Eu nunca tive problemas com o mesmo (quer dizer, acho eu :P )
alguem?
alguem?
- performance de discos baixa
- system lag
- corrupção de ficheiros
o normal...
The King 17-03-2005, 22:46 Eu a pensar comprar uma nf3 amanha e vejo esta thread....
Afinal é de comprar ou não ?
Eu a pensar comprar uma nf3 amanha e vejo esta thread....
Afinal é de comprar ou não ?
Compra...(se não queres ir para nforce4 + pci-e )
Abit and Epox confirm Nforce 3/4 problem (http://www.theinquirer.net/?article=21928)
Como podem ver o problema ja foi reconhecido e vai ser resolvido com 1 simples update a bios que estara disponivel antes mesmo do A64 rev. E
E o fim das teorias apocalípticas :)
Que desencadeiam comentarios do tipo "vou ja comprar INTEL" ou "então bords Nforce 3/4/5/6 sukam" ou "ainda nem ha A64 rev E, mas o OC destes deve SUKAR e dps n frago ppl no CS" :x2: :x2:
Não há alternativas para Nforce 3/4? Eu tenho uma Nforce 2 mas podia escolher um KT600...
kt600 acho que nao dá para athlon64 ;)
_zZz_
kt600 acho que nao dá para athlon64 ;)
_zZz_
Nem ele estava a dizer que dava, só deu um exemplo, que na gama NF2, tinha outras opções como o Via KT600.
Karmack existem alternativas ao NF4/3 sim, VIA K8T800 Pro & VIA K8T890 por ex :).
ok.
desculpem entao.. interpretei mal..
_zZz_
destr0yer 19-03-2005, 13:56 - performance de discos baixa
- system lag
- corrupção de ficheiros
o normal...
tks, vou testar isto...
Mais novidades sobre os E0 e Nforce 4? Espero que as DFI metam uma bios nova, quero um bom E0 overclocker :D
|