PDA

View Full Version : reinstalar o lilo?

DarTaKaum
12-03-2005, 19:07
Boas, tive de reinsialar o xp again e ele escreveu por cima da mbr.. agora so consigo entrar no slack usadno o cd de boot... a minha pergunta eh:
"como reinstalo o lilo outra x?" ja tenti ir ao centro de controlo e plicar e escrever outra x no hda, mas parece k n tem efeito... pk smp k faço reboot arranca logo pelo win. :\

NoMercy
12-03-2005, 20:06
liloconfig se não me engano.

Karmack
12-03-2005, 20:14
Arrancas o rescue disk da slackware, montas a partição onde está o linux (a partição root aka "/") tipo

# mount -t ext3 /dev/hda5 /mnt/rootlinux

e depois fazes:

# lilo -C /mnt/rootlinux

O switch -C faz um chroot ou seja muda de directoria e considera essa directoria como "/"

NoMercy
12-03-2005, 20:23
Karmack, acho que o liloconfig é capaz de ser menos complicado.

God_Lx
12-03-2005, 20:48
Para ele correr o lilo config tem de fazer os primeiros dois comandos na mesma :) entre o liloconfig e o comando de baixo e' ela por ela...

Práctico era ele fazer mesmo o chroot e escrever so' lilo ;)

NoMercy
12-03-2005, 20:56
Se ele conseguir entrar, seja com o cd de boot ou a diskete de boot pode logo asseguir fizer liloconfig e seguir os passos do script, acho que não há necessidade de fazer # mount -t ext3 /dev/hda5 /mnt/rootlinux porque o script liloconfig tenta fazer tudo o que é necessário. Aliás, na instalação do slack, quando é para instalar/configurar o lilo, o script que corre é o liloconfig (ou pelo menos em tudo semelhante)

PrOdG
13-03-2005, 05:42
A ideia é que, se não montares o disco onde tens instalado o sistema operativo e fizeres chroot, isto é, se trabalhares só pelo LiveCD, o liloconfig vai correr mas trabalha com as directorias virtuais e não com as que realmente estão em disco.

Mas e daí, como é só escrever na MBR e não em disco, talvez funcione. Duvido é que durante a instalação a configuração do bootloader seja fora de um ambiente chrooted, como disseste.

NoMercy
13-03-2005, 13:35
A ideia é que, se não montares o disco onde tens instalado o sistema operativo e fizeres chroot, isto é, se trabalhares só pelo LiveCD, o liloconfig vai correr mas trabalha com as directorias virtuais e não com as que realmente estão em disco.
Mas e daí, como é só escrever na MBR e não em disco, talvez funcione.
Qual LiveCD?!
Pelo que percebi ele corre o slack do disco mas tem que usar como boot ou um cd um uma diskete porque o windows escreveu na mbr por cima do linux
Este procedimento não é muito diferente de quando instalas o slack. Ou queres dizer que na altura que instalas o slack e estás a correr a instalacção de cd, tambem ficas agarrado a "directorias virtuais e não com as que realmente estão em disco"?

PrOdG
13-03-2005, 18:04
Arrancas o rescue disk da slackware, montas a partição onde está o linux (a partição root aka "/") tipo

# mount -t ext3 /dev/hda5 /mnt/rootlinux

e depois fazes:

# lilo -C /mnt/rootlinux

O switch -C faz um chroot ou seja muda de directoria e considera essa directoria como "/"
Eu não conheço a instalação do slackware, mas pelo que o Karmack diz este rescue disk será algo como um liveCD, isto é, tens um sistema carregado totalmente em memória. Daí teres que montar o disco onde tens o SO instalado, e fazeres chroot para que uma nova shell se baseie no root (/) que está em disco e não no root que está carregado em memória pelo liveCD (ou rescue disk, whatever :P).

Se o rescue disk não funcionarcomo um live CD e permitir bootar de imediato a instalação que está em disco, então aí sim, não precisa de chroot para nada.

NoMercy
13-03-2005, 18:58
Ok.
O unico liveCd que conheço baseado em slackware é o SLAX (http://slax.linux-live.org/) .
Suponho que o DarTaKaum esteja a usar slackware "normal" (http://www.slackware.org/) :D por isso é que disse para fazer com o liloconfig. Se estiver a usar o SLAX então é diferente.

DarTaKaum
13-03-2005, 19:32
boas, obrgiado por tantas respostas! :)

consegui resolver a situação com um bokadinho de cada, fiz boot pelo cd, dps usei o comando pra me arranjar pela partiçao k tinha o slack instalado, e la me arrancou direitinho e dps foi so conf o lilo e ja tá tudo a dar! :)