PDA

View Full Version : Linux nas empresas

NeoToPower
07-03-2005, 21:51
Boas ppl.
Actualmente uso a distro da mandrake 10.0C na empresa, a versão disponivel online.
Tenho usado sem o minimo de problemas, é verdade, mas agora surgiu-me uma duvida.
Posso utilizar todo e qualquer software disponivel na plataforma linux sem ser preciso pagar licenças?

Uso os seguintes programas na empresa:
gnu cash
open ofice
kde notes
kde calander
totem
q-cad
gimp
x-sane
.. + alguns que ñ me recordo do nome.
Algum problema aqui?
Btw.... nas facturas, guias de transporte e remessa, recibos e orçamentos têm de ir lá explicito o software utilizado e a " licença"?
Posso ter instalado algum programa que precise de licenciamento pra uso empresarial mas livre pra uso pessoal desde que ñ o use pra efectuar trabalho na empresa?

Desculpem lá isto mas estas duvidas assaltaram-me a carola e se alguem mas podesse esclarecer agradecia.

NeoToPower
08-03-2005, 13:08
Alguem????

NoMercy
08-03-2005, 15:03
O melhor mesmo é leres as licenças de software para os programas em questão ou então falares com um advogado da especialidade, até porque o que te possa ser dito aqui não substitui a leitura das tais licenças.

Andr0m3da
08-03-2005, 15:14
o ideal é mm o que já disseram, ler as licenças, ou então entrares em contacto directo com eles.

eu já fiz isso e tive resultados mto bons, contactei a rapaziada do MaxDB (existe uma licença comercial e outra gratuita), expliquei o projecto dentro da empresa, como ia funcionar e que não seriam vendidas soluções baseadas naquele software, e eles deram-me carta branca a dizer que não precisava da versão comercial.

NeoToPower
08-03-2005, 17:43
Obg....
A 1º pergunta está resolvida
Falta as duas utlimas ;)
Btw.... nas facturas, guias de transporte e remessa, recibos e orçamentos têm de ir lá explicito o software utilizado e a " licença"?
Posso ter instalado algum programa que precise de licenciamento pra uso empresarial mas livre pra uso pessoal desde que ñ o use pra efectuar trabalho na empresa?