View Full Version : Omnibook XE3 & Linux
joaorikard
05-03-2005, 12:49
hey
dps de instalar o Debian no laptop e de configurar tudo ele da-me o erro de:
Fatal server error:
no screens found
alguem me pode ajudar? (tou a usar "savage" driver)
p.s.: ja pensei em meter outra distro no laptop, mas tou em duvida kual...
I_Eat_All
05-03-2005, 12:57
hey
mepis deve arrancar com isso automático, reconheçeu a minha trident cyberblade i7 automáticamente, não reconheçeu foi as capacidades 3D mas pronto, tenho de ir achar 1 dia
hey
Eu tb começaria pelo Mepis a ver se ele detecta tudo.
A melhor distro para portateis é capas de ser o SuSE. O SuSE vinha com um HP de raiz e eles ai tiveram que meter tudo a funcionar bem. Ficou o ensinamente.
Experimenta as duas. No primeiro caso não precisas de instalar para saber que ficou a funcionar ou não.
podes tar a usar o driver errado, depois põe aqui a tua gráfica para se procurar o driver a ver se coincide.
ou então instala outra distro, tipo live cd, para veres se detecta o material sem teres de instalar (p.e knoppix ou mepis - que nunca usei).
Se quiseres testar o SuSE, tb é boa aposta. Acho que é uma grande distro, para quem quer facilidade de instalação e quer ter tudo a bombar sem ter de fazer muitas personalizações. :D
joaorikard
05-03-2005, 14:55
ja tou a sakar o Suse... :001:
e kuanto ao Gentoo? ja li n sei onde, k era o melhor para laptops... será k vale mm a pena?
thx ;)
I_Eat_All
05-03-2005, 14:57
ja tou a sakar o Suse... :001:
e kuanto ao Gentoo? ja li n sei onde, k era o melhor para laptops... será k vale mm a pena?
thx ;)
epa... confia em mim... já me vejo grego com o mepis e a consola...
gentoo é para kem já entende muito dist(r)o... ou então... fica a ver navios, nem instalar consegues. (eu tentei)
Para instalares o gentoo n acho que tenha muita dificuldade (se seguires o tutorial daquilo passo a passo, ficas com o sistema instalado).
Para mim o problema é que se n tiveres perfeita noção do que estás a fazer, podes, demasiado facilmente na minha opinião, lixar o sistema (aconteceu-me isso).
É uma das razões pelas quais eu n gosto de gentoo.
Mas admito, para quem tiver tempo para desbundar naquilo, que seja uma grande distro.
Eu em laptops curto mais slackware.
Aliás, é assim que estou.
Slack no lappy, debian na workst, e freebsd na gw.
para resolver o problema do screens not found:
1º - #rm /etc/X11/xorg.conf
2º - #xorgcfg -textmode
e seguir TODOS os passos
há um tutorial sobre o X.Org na minha pagina http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/homepage
Nemesis11
05-03-2005, 18:41
para resolver o problema do screens not found:
1º - #rm /etc/X11/xorg.conf
2º - #xorgcfg -textmode
e seguir TODOS os passos
há um tutorial sobre o X.Org na minha pagina http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/homepage
É debian, ainda usa o xfree86.
@SsDD
faz "xf86config" e depois é seguir os passos.
mesmo no XFree86
#xf86cfg -textmode
é muito mais facil de configurar na minha opinião
e de preferencia apaga o ficheiro de configuração do XFree86 para começar um novo
joaorikard
05-03-2005, 19:13
bash: xf86config: command not found
bash: xf86cfg: command not found
k librarie falta? :confused:
--------------------
edit: eskeçam.... ja consegui aceder ao comando, mas kuando faço startx o ecran fika preto... :(
Experimenta correr como root
user@box# XFree86 -configure
Vai-te gerar um ficheiro de config no dir /root/ q depois é só copiar para /etc/X11/XF86Config-4, depois é só correres o startx e em principio deve funcionar sem problemas.
No caso de continuar a não dar, vê o que é que existe nos logs (/var/log/XFree.log), normalmente costuma indicar o problema.
Já agora o driver para as savage é o s3 se a memória não me falha
joaorikard
06-03-2005, 13:11
ja instalei la o Suse 9.2 :x2:
obrigado a todos pela ajuda :D
p.s.: existe algum command do Suse tipo o "apt-get" do Debian?
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.