PDA

View Full Version : O estado da tecnologia de informação em portugal...

Tafinho
10-09-2002, 01:05
Se lerem esta thread : http://www.gildot.org/article.pl?sid=02/09/09/0814213&mode=thread&threshold=-1 no gildot , chegam a esta brilhante declaração , que embora seja hilariante é triste :

...cada serviço ter a sua página. É que nem em aspecto conseguem ser iguais. Ora vejamos:
* o ministério da educação tem uma página toda catita. Tudo estático é verdade (editado com o Microsoft FrontPage 4.0), mas cumprindo os objectivos essenciais: ser rápido, directo e funcional.

* a DREN já está mais "evoluída". Dados dinâmicos obtidos a partir de uma base de dados, Javascr1pt por todo o lado (o que não tem mal, estando bem feito), mas parecem estar a usar uma BD Access devido à lentidão. Já agora podiam ter usado cores menos aberrantes.

* a DREC devem ser um parente pobre, ou então poupam mais recursos. É que é uma página sem frames, gostam muito de amarelo e verde e percebe-se que começaram a página com o Frontpage 3 mas agora já usam o 5. De qualquer forma está rapidinha.

* a DREL é um site com cores suaves (finalmente), fácil de navegar. A parte de pesquisar é que parece ter sido copy-paste de algum outro site, pois não se enquandra muito bem no estilo global do site.

* a DREAlent pelo que se vê, confirma uma coisa: que os alentejanos são lentos. Ou isso, ou não tiveram dinheiro para comprar servidores mais "potentes", como os seus parentes ricos. Só para carregar a página demorou cerca de 3 minutos. Até para uma pequena lista de noticias é preciso scroll usando Javascr1pt???

* a DREAlg já tem Flash e está muito evoluído!!! Resume-se a uma confusão!

Concluindo, pode-se pelo menos dizer que em todos eles há no mínimo um scroll (este pessoal gosta muito de dar "movimento" às páginas). E se estas páginas representam o estado do desenvolvimento tecnológico em Portugal, só se pode concluir que estamos mesmo, MESMO MUITO MAL!

Cumps,
Fernando Silva

iJFerreira
10-09-2002, 10:18
As páginas do ministério reflectem o estado actual da
educação. Desorganizada e rasca.

SkyWalker
10-09-2002, 15:37
É preciso ter muito mau gosto!

Basicamente falta de imaginação e criatividade é o principal de problema de muitas páginas.

Depois um problema que é comum a "Todo o Mundo" há um grande número de páginas que passam 1 ano, continuam c/ o mesmo aspecto gráfico, passa 2 a mesma coisa, e só ao fim de 2/3 anos é que decidem mudar os grafismo da página e a organização da mesma, assim como intruduzir novas ideias e inovações.

Valfreixo
13-09-2002, 11:11
Não acho que o grafismo das paginas deverá mudar todos os meses, principalmente para sites de grande movimento que oferecem serviços. Ainda para mais sendo esses sites para toda a gente, ou seja, para pessoas com mais resistencia à tecnologia. Eu quando vou a um site de serviços, ainda por cima a um site onde tenho de ir muita vez, nao quero perder tempo a descobrir onde é que eles enfiaram a porcaria do IRS. Quero chegar la como fiz o ano passado.. login/pass.. carergar nos mesmo botoes.. e ver se ja me pagaram ou nao.

Acho no entanto que deveria haver coerencia entre sites do governo. Aí sim, é uma tristeza. Enfim, caminha-se para la, devagarinho, mas vai-se caminhando.

Vx