View Full Version : Adium - Uma ajudazita, se puderem...
johncool
26-02-2005, 14:43
Então é assim: decidi sacar a última versão das sources do adium através do svn e consequentemente compilá-lo.
O problema é q cada vez que tento fazer build à "coisa" (no XCode, pq n me entendo com os makefiles e afins) aparece o seguinte erro:
cd "/Users/joao/adium/Frameworks/AIUtilities Framework"
/Developer/Tools/pbxcp -exclude .DS_Store -exclude CVS -strip-debug-symbols -resolve-src-symlinks "/Users/joao/adium/Frameworks/AIUtilities Framework/build/AIUtilities.framework.build/AIUtilities.build/Info.plist" "/Users/joao/adium/Frameworks/AIUtilities Framework/build/AIUtilities.framework/Versions/A/Resources"
Couldn't run '/Developer/Tools/pbxcp' because it does not refer to an accessible executable.
Couldn't run '/Developer/Tools/pbxcp' because it does not refer to an accessible executable.
E é aqui q fico empancado com a questão... alguém sabe como resolver este erro? De notar q o "pbxcp" existe exactamente na directoria q ele mostra (/Developer/Tools)
Como é que se tem acesso às sources do Adium através do Subversion?
johncool
26-02-2005, 19:05
Como é que se tem acesso às sources do Adium através do Subversion?
vê aqui: http://www.adiumx.com/development.php
Ok, o meu não engravou aí. Tens o Xtools bem instalado? faz um "ls -las /Developer/Tools" e espeta aqui a lista. Verifica se tens este progy /Developer/Tools/pbxcp e as permissões do mesmo.
johncool
27-02-2005, 01:05
Ok, o meu não engravou aí. Tens o Xtools bem instalado? faz um "ls -las /Developer/Tools" e espeta aqui a lista. Verifica se tens este progy /Developer/Tools/pbxcp e as permissões do mesmo.
Here it is...
-bash-2.05b$ ls -las /Developer/Tools/
total 2488
0 drwxrwxr-x 26 root admin 884 10 Feb 15:50 .
0 drwxrwxr-x 12 root admin 408 9 Feb 21:46 ..
40 -rwxrwxr-x 1 root admin 18356 24 Sep 2003 BuildStrings
64 -rwxrwxr-x 1 root admin 32648 10 Feb 15:47 CpMac
232 -rwxrwxr-x 1 root admin 115476 10 Feb 15:47 DeRez
48 -rwxrwxr-x 1 root admin 22212 10 Feb 15:47 GetFileInfo
288 -rwxrwxr-x 1 root admin 143436 10 Feb 15:47 MergePef
64 -rwxrwxr-x 1 root admin 32612 10 Feb 15:47 MvMac
56 -rwxrwxr-x 1 root admin 27592 10 Feb 15:47 ResMerger
240 -rwxrwxr-x 1 root admin 120656 10 Feb 15:47 Rez
40 -rwxrwxr-x 1 root admin 18344 24 Sep 2003 RezWack
48 -rwxrwxr-x 1 root admin 22548 10 Feb 15:47 SetFile
48 -rwxrwxr-x 1 root admin 23024 10 Feb 15:47 SplitForks
40 -rwxrwxr-x 1 root admin 18468 24 Sep 2003 UnRezWack
448 -rwxrwxr-x 1 root admin 225332 10 Feb 15:48 WSMakeStubs
48 -rwxrwxr-x 1 root admin 22941 11 Dec 2003 agvtool
8 -rwxrwxr-x 1 root admin 1160 11 Dec 2003 cvs-unwrap
8 -rwxrwxr-x 1 root admin 967 11 Dec 2003 cvs-wrap
8 -rwxrwxr-x 1 root admin 3060 11 Dec 2003 cvswrappers
32 -rwxrwxr-x 1 root admin 14985 11 Dec 2003 pbhelpindexer
104 -rwxrwxr-x 1 root admin 51120 10 Feb 15:48 pbprojectdump
176 -rwxrwxr-x 1 root admin 88892 10 Feb 15:50 pbutil
56 -rwxrwxr-x 1 root admin 28028 18 Nov 2003 pbxcp
96 -rwxrwxr-x 1 root admin 47736 11 Dec 2003 pbxhmapdump
256 -rwxrwxr-x 1 root admin 127724 24 Sep 2003 sdp
40 -rwxrwxr-x 1 root admin 17399 12 Dec 2003 uninstall-devtools.pl
Como podes ver, ele tá cá...
Quando dizes que fazes o build no "Xcode" isto signfica o quê exactamente?
Já fizeste simplesmente make ?
johncool
27-02-2005, 13:59
Solved... pequeno pormenor: eu tava a compilar o Adium com o XCode 1.2... e eles aconselhavam a versão 1.5 :P
EDIT: ou não... agora queixa-se q n encontra o header "cocoa.h"
EDIT2: mas este header já cá deveria estar em default, n?
ahhh, bom, esse pormenor é importante. :D Nem me lembrei dele pois o Mac Mini vem com o Xtools 1.5.
Também me encrava no mesmo ponto. Não encontrar o Cocoa.h é grave. :D Um pouco como não encontrar o stdio.h no c.
johncool
27-02-2005, 19:17
ahhh, bom, esse pormenor é importante. :D Nem me lembrei dele pois o Mac Mini vem com o Xtools 1.5.
Também me encrava no mesmo ponto. Não encontrar o Cocoa.h é grave. :D Um pouco como não encontrar o stdio.h no c.
Exacto... é isso mesmo. Eu pensei q esse header (e os restantes q fazem parte das frameworks) fossem instalados aquando da instalção do SDK e do XCode.
Vou indagar isto, e se achar solução digo qq coisa ;)
Penso que já sei o que possa ser. Por ventura já instalaste o último patch ao gcc ? Vai ao connect.apple.com
O patch é o
November 2004 gcc 3.3 Updater
The November 2004 gcc 3.3 updater provides improvements to C++ compatibility and debugging of code build using dead code stripping. This updater can only be applied to Xcode Tools 1.5
link: http://connect.apple.com/cgi-bin/WebObjects/MemberSite.woa/107/wa/download?path=%2FDeveloper_Tools%2Fnovember_2004_g cc_3.3_updater%2Fnovember2004gccupdater_7k579.dmg&wosid=0d3CTfJs5iiK2vVAwSz1AF4Xzzy
Neste momento estou a compilar o adium e parece que desta vez vai até ao fim.
PS: Ok, não era disto como seria natural. Lendo melhor é apenas um patch ao gcc e não aos frameworks. Vamos lá ver onde é que anda esse Cocoa.h desaparecido.
Existe um Cocoa.h em
/System/Library/Frameworks/Cocoa.framework/Versions/A/Headers/Cocoa.h
Provavelmente falta a path até ao folder onde está este header ou então o Xcode Tools 1.5 não instala todos os sdk's e por isso falta o Cocoa.framework algures na /Developer
Resolvido. Faltava instalar o MacOSX10.2.8.pkg que está no Xcode Tools/Packages!
johncool
27-02-2005, 21:05
Solução para o problema:
instalar o SDK do 10.2.8 q está no CD das XTools ;)
Edit: Ups! too late... e n fiz refresh ao tópico :P
johncool
27-02-2005, 22:07
Bom... so sei q este Adium está muito melhor que a versão q está disponível no site :D
Já experimentaste os plug-ins? Há um que me cracha o Adium!
johncool
28-02-2005, 01:08
Só tenho o windoweffects, e esse n me crasha o Adium.
Sabes aonde é q posso sacar mais plug-ins?
]-noBOdy-[
18-04-2007, 11:11
Bem, bora lá tentar reaproveitar esta thread.
Antes de mais, mover a thread para "dúvidas e suporte técnico"? que dizem?:p eheh
Então é assim....tenho o adium sempre ligado, mas mais para alguém precisar falar comigo do que para eu iniciar uma qualquer conversa.
O que eu gostava de saber (se houvesse, claro) é se existe alguma maneira de colocar o adium "incorporado" no background, ou seja, se a janela do Adium pode estar sempre em standby no background, sem eu precisar de open/close/hide/whatever .... APENAS se eu quisesse iniciar uma conversa é que teria que abrir o Adium....
Isto é um bocado rebuscado de encontrar (pelo menos para mim, que não encontro nada...), além que duvido que exista......
Alguém consegue ajudar?
Demiurgo
18-04-2007, 11:32
done.
Yoshi Gouji
18-04-2007, 12:54
Existe algum plugin ou alguma maneira ter uma conversaçao de video com adium?
Eu cunheço progs q dão mas adoro o adium
MacDicas
19-04-2007, 17:17
Bem, bora lá tentar reaproveitar esta thread.
Antes de mais, mover a thread para "dúvidas e suporte técnico"? que dizem?:p eheh
Então é assim....tenho o adium sempre ligado, mas mais para alguém precisar falar comigo do que para eu iniciar uma qualquer conversa.
O que eu gostava de saber (se houvesse, claro) é se existe alguma maneira de colocar o adium "incorporado" no background, ou seja, se a janela do Adium pode estar sempre em standby no background, sem eu precisar de open/close/hide/whatever .... APENAS se eu quisesse iniciar uma conversa é que teria que abrir o Adium....
Isto é um bocado rebuscado de encontrar (pelo menos para mim, que não encontro nada...), além que duvido que exista......
Alguém consegue ajudar?
Tenho quase a certeza que é possível fazer isso, mas neste momento não estou no mac :/
]-noBOdy-[
19-04-2007, 17:52
eheh então quando estiveres no mac não te esqueças de mim plz ... dava cá um jeitão!
Existe uma opçao nas preferencias em advance que permite fazer uns ajustes....mas n entendi mt bem o que querias.
Se queres que a lista de contactos desaparece quando o Adium esta em background...é possivel
]-noBOdy-[
19-04-2007, 22:22
nada disso. Quero a lista de endereços SEMPRE visível...mas como se fosse "parte integrante" da minha imagem de background....
nada disso. Quero a lista de endereços SEMPRE visível...mas como se fosse "parte integrante" da minha imagem de background....
Inicialmente ainda pensei que fosse isso....mas como a lista de contactos esta por tras de todas as aplicaçoes abertas, nao atrapalha e da quase a mesma ilusao. Dai que pensei que quisesses era esconder.
]-noBOdy-[
19-04-2007, 22:46
pois... mas a mim incomoda um bocadinho ... e uma vez que na maior parte das vezes só tenho o adium ligado para receber ficheiros ou pequenas mensagens rápidas....torna-se mais fácil trabalhar com menos uma janela...o ambiente fica mais limpinho e o exposé agradece:D
johncool
20-04-2007, 12:25
pois... mas a mim incomoda um bocadinho ... e uma vez que na maior parte das vezes só tenho o adium ligado para receber ficheiros ou pequenas mensagens rápidas....torna-se mais fácil trabalhar com menos uma janela...o ambiente fica mais limpinho e o exposé agradece:D
OFFTOPIC: My goodness... esta thread é tão antiga, já nem me lembrava que tinha sido eu a criá-la. Bons velhinhos tempos dos Powerbooks G3 e G4 :lol:
MacDicas
20-04-2007, 19:15
@pcascais, pensava que era possível seleccionar a opção floating window como nos Stickies mas afinal não... Sorry 'bout that ;)
]-noBOdy-[
20-04-2007, 19:43
eish....estragaste-me o dia:p :002:
Tks de qualquer das maneiras :D
Bem... tenho uma dúvida sobre o Adium e decidi "desenterrar" esta thread.
Como faço para obter as notificações visuais de quem se liga ou desliga do Adium? Devo ter desactivado isso sem querer e agora não consigo voltar a colocar. Someone help me please!!!
Thanks. :)
Adium menu -> Preferences -> Events
Depois lá, seleccionas os eventos, e associas com determinadas acções : growl notifications, sons, saltos na dock, ou mesmo usar o speech para dizer o que aconteceu.
Mas se queres notificações visuais, tens que usar o growl. ;)
Ah!!
Então era isso... :-D:-D
É que desactivei o growl porque não percebi bem quais as suas funções!! Agora já sei.
Gracias pela ajuda.
@pcascais, pensava que era possível seleccionar a opção floating window como nos Stickies mas afinal não... Sorry 'bout that ;)
Bem, esta questão data de Abril, mas de qualquer modo, here goes:
Eu tenho os contactos do Adium escondidos do lado esquerdo do ecrã. Quando lá chego com o rato, a janela aparece. Quando afasto o rato, desparece. Nada mais simples! :) Querem desktop mais fluido que esse? :D
]-noBOdy-[
20-06-2007, 13:37
mas o que eu queria era ter os contactos do Adium como se fizessem parte do background.....nada de janelas escondidas nem essas coisas...:p
mas obrigado pela ajuda :D
Ricardo.RPL
20-06-2007, 13:43
mas o que eu queria era ter os contactos do Adium como se fizessem parte do background.....nada de janelas escondidas nem essas coisas...:p
mas obrigado pela ajuda :D
Preferences --> Advanced --> Contact List --> Show the contact list: Below other windows
:)
]-noBOdy-[
20-06-2007, 13:47
logo quando chegar a casa já experimento, se bem que na altura "andei" por esses lados e não encontrei o que queria...
Ole!!
Quando descubri o Adium X, que por acaso foi neste forum, fiquei logo fascinado!!
Tambem sou programador destas máquinas lindas que são os Macs, mas nunca tentei compilar este programa. Gosto de o usar mesmo assim, mas pena é que não suporte video, mas enfim...
Grande abraço!!!
Ole!!
Quando descubri o Adium X, que por acaso foi neste forum, fiquei logo fascinado!!
Tambem sou programador destas máquinas lindas que são os Macs, mas nunca tentei compilar este programa. Gosto de o usar mesmo assim, mas pena é que não suporte video, mas enfim...
Grande abraço!!!
E para que é que (ou como) irias compilar o Adium? I didn't get the point...
E para que é que (ou como) irias compilar o Adium? I didn't get the point...
Tu e essas tuas perguntas impertinentes!!
:lol::lol:
]-noBOdy-[
22-06-2007, 00:22
Ricardo.RPL: A tua dica é porreira, mas ainda falta uma coisinha: ficar em background sem ter a possibilidade de "carregar" (seleccionar, activar, whatever) os contactos....
O objectivo é ficar mesmo para meu conhecimento quem está no adium...se quiser falar com alguém activo a conversa através da maçã+N ...
Alguém sabe ajudar-me? Vá lá pessoal, vocês são todos batidos nisto.....
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.