View Full Version : TOP10 - Os melhores programas
Vamos lá fazer uma tabela com os melhores programas para o OS X por áreas.
Editores
BBEdit
Internet Browsers
Camino
CAD:
Graphicos
Kaleidagraph
SSH, SFTP, SCP
Fugu?
Imagem 2D
Adobe Photoshop
Fotos
iPhoto
etc
johncool
25-02-2005, 00:37
CAD:
Vectorworks 11
Media Player:
VLC
Olha que pelo que tenho lido o Firefox é superior ao Camino...
johncool
25-02-2005, 01:06
Olha que pelo que tenho lido o Firefox é superior ao Camino...
Eu tb acho q sim... pelo uso que dei ao Camino e pelo uso q dou ao Firefox. E afirmo q o Firefox é bem mais rápido (e se forem as builds optimizadas para G4, melhor ainda :P).
No way...o camino é bem mais rapido que o firefox.
iPhoto pra fotos ? só se for o 05 pk o 04 é lento pra carai...prefiro o preview :D mas tb nao sei o que querem dizer com "fotos" ... se é só pra ver > preview
Vectorial: freehand/illustrator
pos produçao video: shake
ediçao de video: finalcut
ediçao de som: logic
corte e costura no som: Peak
sacar musicas do itunes (em rede): ourtunes ou getunes
3d: maya
animaçao web: flash
produção de sites: dreamweaver
animaçao em video: motion/after effects (deixou de haver pra mac)
encoder/decoder: cleaner / ffmpegX
msn: proteus / adium
office: microsoft office
produçao de dvd: dvd studio pro
bluetooth mac > movel: sailing clicker
zip/rar/sit/whatever: stuffit
burner: toast
dvd riping: mactheripper
dvd shrink: dvd2one
etc...
Firewall (a que vem embutida no OSx é muito boa, mas não avisa quando certas aplicações tentam ligar para casa) - Little Snitch
Cliente FTP: Captain FTP
Para personalizar o sistema, e, por exemplo, mostrar pastas ocultas: Onyx ou TinkerTool
Paginação: Indesign CS
Editor Hexadecimal: HexEditor
Descompactar RAR (o stuffit não é muito bom em ficheiros divididos):UnRarX
Gerenciamento de fontes: Suitcase X1
Btw: Na minha opinião o Camino é mais rápido que o FireFox :)
Epa, tinha-me esquecido do Suitcase :P nao consigo ter um pc sem suitcase, seja mac ou windows :)
Lusamars
25-02-2005, 21:19
Pela experiencia que tenho em audio vou clasificar assim:
Editor de audio - DSP-Quattro 2.0
DAW - Logic Pro, Digital Performer, Cubase Sx, Protools (Todos eles são pro, todos eles tem pontos menos bons, depende bastante do gosto pessoal)
DJ mix - Live, Traktor 2.6
Pela experiencia que tenho em audio vou clasificar assim:
Editor de audio - DSP-Quattro 2.0
DAW - Logic Pro, Digital Performer, Cubase Sx, Protools (Todos eles são pro, todos eles tem pontos menos bons, depende bastante do gosto pessoal)
DJ mix - Live, Traktor 2.6
lusamars, tás a usar o traktor 2.6 em que máquina? eu já há coisa de um ano que uso o traktor num pc (portátil) e agora encomendei um PB 15" e já arranjei a nova versão do traktor (precisamente a 2.6.1). Gostava de saber se isso corre bem, opiniões e recomendações...
obrigado
para program em c, que compilador usar e editor? (nao tenho mac ainda,mas penso em adquirir um powerbook em breve:) )
_zZz_
Podes usar o gcc 3.3 que vem com o SO, basta instalar o Xtools. Para editar podes usar o IDE do Xtools, o IDE do Eclipse com os plug-ins necessários, o emacs carbon, bbedit, o codewarrior, enfim, muitos.
O Gcc 3.4 com optimizações para G4/G5 já anda por aí.
O melhor compilador é o XL C da IBM. Infelçizmente ainda não é à borla mas podes experimentá-lo. Basta ires ao site da IBM.
Podes usar o gcc 3.3 que vem com o SO, basta instalar o Xtools. Para editar podes usar o IDE do Xtools, o IDE do Eclipse com os plug-ins necessários, o emacs carbon, bbedit, o codewarrior, enfim, muitos.
O Gcc 3.4 com optimizações para G4/G5 já anda por aí.
O melhor compilador é o XL C da IBM. Infelçizmente ainda não é à borla mas podes experimentá-lo. Basta ires ao site da IBM.
Xpirit:
Junta a info toda no primeiro post.
Coloco a thread em sticky para estar sempre visivel.
Eventualmente uma explicação sumária de cada programa para quem se está a iniciar não fosse pior.
São só sugestões.
Sticky you go.
DeepSnoozer
27-03-2005, 15:20
Microsoft Internet explorer for mac
Microsoft Office 2004 for Mac
Microsoft Media Player for Mac
Mircle pra andar a papar pitas no irc
Edit: Tava a gozar ok? n me batam
Graficos:
2D:
Photoshop
3D: Maya
Vectorial:
Freehand
Outros:
Flash
Internet:
Browser: Camino
Chat: Msn messenger
Irc: XChat
Mail: Mail
Video:
Windows Media Player for Mac
Ora, alguns do que uso que nãõ vi aqui referidos sem qualquer ordem em especial:
Acquisition (é pago ou shareware e é um chato do caraças em caso de shareware, bloqueiem o gajo para não aceder ao site www.acquisitionx.com e www.xlife.org com uma firewall e fica muito mais dócil; óptimo para mp3)
Azureus (nao recomendo para máquinas mais lentas porque é pesadote (JAVA :P), mas é o cliente de BitTorrent mais completo que anda para aí penso eu)
LaTeX Equation Editor (fartos de não poder por equações decentes no Keynote por exemplo ou noutro programa qualquer, aprendam umas bases de LaTeX e usem isto, vão esquecer rapidamente o Equation Editor)
Skype (não uso, mas há quem não possa viver sem isto...)
TeKShop (se sabem LaTeX, ou querem aprender, recomendo fortemente isto, facilita o uso do mesmo duma maneira fenomenal)
i-Installer (é para poder instalar os binários do LaTeX sem ter que mexer o cu, também permite a instalação dos binários dos diferentes packages que existem, muito bom para quem não faz questão de usar a shell para tudo e mais alguma coisa)
Transmit (um software de FTP muito simples e bom, prefiro este ao Fugu, que tem algumas limitações)
Keynote (deviam ver a cara dos meus colegas quando faço as minhas apresentações em Keynote... :D)
Sleepless (quem tem PowerBook certamente já se sentiu chateado por nao poder ter o portatil fechado a funcionar em pleno, este programa permite isso sem terem que se ligar a um monitor e teclado externos)
Pages (ainda não usei muito, mas para fazer pequenos documentos com simplicidade em que aquilo que importa é a estética, acho que e óptimo)
Stuffit Deluxe (dá imenso jeito, abre tudo o que é ficheiro comprimido, embora tenha algumas limitações com alguns formatos...)
Style Master (este programa é simplesmente fenomenal para criar ou editar CSS, é muito simples e intuitivo e permite explorar muitas das potencialidades do CSS sem perceber muito daquilo, fantástico)
VLC Media Player (desde conheci este programa, uso-o em todas as plataformas informaticas que tenho, tanta chatice que se poupa e abre toda a media que anda por aí)
Tenho mais umas merdas mas acho que não são relevantes ou já foram aqui referidas.
Para além dos já mencionados aqui.
Virtual PC 7 (ya ya tenho outros SO's no powerbook, workstuff)
CaptainFTP \ ViscomFTP \ Cyberduck
Bluephone Elite (deixa lá mandar uma mensagem sóce)
Toast 6 (o queimador de serviço)
Roxio PopCorn
e porque sou whore que gosta de facilidades na vida, Darwinports...
visualização de vídeos: Mplayer
som: itunes
mail: mail
browser: firefox ou safari(embora tenha alguns stresses)
msn: adium
cliente FTP : cyberduck(fácil configuração e dá para definir um proxy para aceder ao ftp, muito útil para kem tá numa univ.)
irc: ircle
P2P : Poisoned
office : microsoft office
serials: serial box
servidor ftp : rumpus
wireless: kismac e macstumbler
isto é uma lista de programas que achei que merecem ser mencionados
Já participei nesta discussão mas entretanto encontrei algo que acho que devem ler. Tem montes de aplicações sugeridas. Muitas já conhecia e usava, outras simplesmente não gostava e o melhor descobri novas aplicações que acho muito fixes:
http://www.creationrobot.com/index.php?p=728
Há um pdf porreiro lá com a lista. Divirtam-se! :)
Obrigado por partilhares. Vai me dar um jeitaço visto que me vo iniciar agora no mundo da maça. spero que seja tão apetitosa como parece :lol:
blueangelman
24-09-2005, 23:54
algum programa similar ao photoshop mas free? :P
algum programa similar ao photoshop mas free? :P
Hummm, sei lá.... assim subitamente? Gimp !?!? :D
PS. para os osx86istas aviso que já existe uma universal binary do gimp. ;)
blueangelman
27-09-2005, 14:12
thanks jovem..foste mto prestável. :D
há algum programa que não o iPhoto, semelhante ao ACDSee dos Windows? Queria um photo browser...
Tnx!
há algum programa que não o iPhoto, semelhante ao ACDSee dos Windows? Queria um photo browser...
Tnx!
o iPhoto não te chega? É bem capaz de ser superior ao ACDSee.
blueangelman
28-09-2005, 00:42
hum..esse gimp deve ser bom..instalei uma cena qq que me parecia precisar pra usar isso.. www.apple.com/downloads/macosx/apple/x11formacosx.html ....link directo pra sacar o gimp? :x2:
']o iPhoto não te chega? É bem capaz de ser superior ao ACDSee.
Questão d hábito :P
Já estou a fazer um esforço para me habituar, tipo isto obriga-me a fazer uma Library e assim ele organiza a fotos por data, tudo automático. A cena é que eu organizo as fotos pela ocasião e as datas nem sempre estão correctas, então é grande confusão para organizar de forma conveniente a mim e não à máquina!
iPhoto desbloqueado deve ser fixe... tem mais potencial do que mostra agora sem q seja pago (veio incluido no Mac OS Tiger).
o meu ibook tem micro incorporado, alguem me diz um programa para o poder usar pa falar com outras pessoas? msn era o ideal
msn num sei se dá, o skype já usei milhentas vezes e é simplesmente muito bom
Vi a thread inteira e nenhuma referência a anti-virus.
Instalei há poucos dias o OS X num iMac e queria saber se aconselham meter anti-virus, e se sim qual?
já agora um programa para poder ver as outras pessoas por webcam? tipo tenho uma amiga k tem webcam mas n sei como a ver =\
Vi a thread inteira e nenhuma referência a anti-virus.
Instalei há poucos dias o OS X num iMac e queria saber se aconselham meter anti-virus, e se sim qual?
Anti Virus para que ? contas com os dedos das mãos o número de vírus que há para OS X.
Anti Virus para que ? contas com os dedos das mãos o número de vírus que há para OS X.
não tens dedos nas mãos?:rolleyes:
teardr0p
30-10-2005, 13:20
Ate agr saquei o Stuffit, msn messenger, VLC player e o growl ,apesar de inda nao ter instalado este ultimo... No windows sempre que formato tenho de isntalar uma catrafada de programas, neste com estes 3 e o soft q vem de origem, dame ideia q nao preciso de mais nada :P recomendam a instlaçao de mais algum tipo de software?
Que axam do openoffice para OSX? O ibook traz uma versao trial do microsoft office mas ao fim de 30 dias ardi... Pergunto acerca do openoffice por ser free e nao ter q ir para o submundo procurar o office for mac.
epá já experimentei os dois, e num sei se foi por tar habituado ao office para windows ou o que foi, mas simplesmente fiquei-me pelo microsoft office, embora tenha algumas gafs, mas acho que tá muito bom!!!!
Demiurgo
04-11-2005, 16:22
Ui...o Openoffice para OSX é uma desgraça...só há uma versão não-oficial e apenas do openoffice 1.14 ou coisa do género.
De facto, não to recomendo.
Como alternativas (pagas) tens o keynote da apple e o office de estudantes da MS (150-200 euros).
PT
o soft de produtividade da Apple é bom? tipo... gostei daquilo que vi no site da Apple sobre o Pages. E as apresentações com o Keynote... simplesmente brutais (ja agora o Keynote é apenas uma espécie de PowerPoint, não é a suite completa, essa dá pelo nome de iWork)
tipo... só há um pequeno problem: é ke não ha ninguém que eu conheça que use Mac, para além de mim (que vou usar - e ja usei) as compatibilidades? vai tudo em pdf! hehe
ouvi dizer que o keynote permitia exportar as presentations em flash... viva a maçã! (nem sequer é preciso fazer o download de um viewer qqcoisa como certas coisas... :D)
cumps
Mestre[PT]
15-11-2005, 20:37
Microsoft Internet explorer for mac
Microsoft Office 2004 for Mac
Microsoft Media Player for Mac
Mircle pra andar a papar pitas no irc
Edit: Tava a gozar ok? n me batam
Eu também prefiro ... e claro o Opera. 5 estrelas
Questão d hábito :P
Já estou a fazer um esforço para me habituar, tipo isto obriga-me a fazer uma Library e assim ele organiza a fotos por data, tudo automático. A cena é que eu organizo as fotos pela ocasião e as datas nem sempre estão correctas, então é grande confusão para organizar de forma conveniente a mim e não à máquina!
iPhoto desbloqueado deve ser fixe... tem mais potencial do que mostra agora sem q seja pago (veio incluido no Mac OS Tiger).
Também estranhei no início o iPhoto, mas organizo por ocasião como tu na boa no iphoto. É só fazer um Album por ocasião.Tipo: "aniversário princesa carlota" ou "férias em cancun"
Tens é gerir tudo no iPhoto e não andar a chafurdar na pasta dele no finder.
Tuaregue
19-11-2005, 14:14
pessoal e qt a programas(IDE) para php e pearl o que recomendam?
LaNgSuYaR
20-11-2005, 16:47
pessoal, eu fix o download do gimp pr experimentar, tava td feitinho e qnd vou p instalar ele pede-m o x11 da apple...ora vou eu ao site da apple fazr o download e qnd acabo, o x11 diz-me que tenho uma versão mais nova no pc....ora, n m deixa instalar ms o gimp tb n corre...alguém sabe cm solucionar o problema?!
cumps
Demiurgo
20-11-2005, 18:49
teardr0p,
Podes também experimentar o mellel que é um processador de texto de uma empresa israelita.
É a pagar, mas a licença para estudantes é só 35 dólares.
PT
como é o AppleWorks? a bit old, huh? (deriva do velho ClarisWorks, que remonta ao inicio dos anos 90, segundo reza a historia... :lol:)
Não sei se gostam de desktop managers, eu não vivo sem eles. Havia um para Panther o Virtue Desktops ( http://virtuedesktops.sourceforge.net/ ) que entretanto foi abandonado e nunca funcionou em Tiger nem foi adaptado. Tive que me contentar com o Desktop Manager...
Entretanto houve uma alma caridosa que aparentemente adaptou o Virtue para Tiger ( http://tonyarnold.com/ ). Está bastante funcional e ele tem feito updates constantemente.
SoOpAfLy
28-12-2005, 01:03
o basico para qlq MAC User está aqui: http://www.opensourcemac.org/
muito bem contruido a meu ver...
iniciei-me este natal neste mundo e alguem sabe de progs semelhantes a estes:
Musicmatch Jukebox. o iTunes émto bom, so k em termos de organização deixa mto a desejar e apra alguem como eu k tem 2000 musicas é complicadito.
BSPlayer. o VLC Media é espectacular, mas nao possibilita a escolha de legendas.
emule. já experimentei o amule, mas sucka mto, o prog é horrivel. Nao sabem de um estilo Koizo? de preferencia baseado no emule plus ou emule e de preferencia com filtros.
Acho k são tds. tudo o resto ja encontrei nesta thread magnifica :)
Mr Anderson
02-01-2006, 20:28
Segurança online : PeerGuardian
falaram aki de problemas com o X11,, acho k isso num vem de fábrica, mas tb se puseres o cd de instalação do OSX e fores ás cenas adicionais, tá lá o X11, esse num me deu problem nenhum até agora, e depois tb kuando fizeres updates ao OSX fazes logo automático ao X11 :p
eu tenho assim.... gimp estive pro sacar aki há dias, mas como num uso assim tanto desenho
SoOpAfLy
13-01-2006, 21:52
alguem sabe de progs semelhantes a estes:
Musicmatch Jukebox. o iTunes émto bom, so k em termos de organização deixa mto a desejar e apra alguem como eu k tem 2000 musicas é complicadito.
BSPlayer. o VLC Media é espectacular, mas nao possibilita a escolha de legendas.
emule. já experimentei o amule, mas sucka mto, o prog é horrivel. Nao sabem de um estilo Koizo? de preferencia baseado no emule plus ou emule e de preferencia com filtros.
Acho k são tds. tudo o resto ja encontrei nesta thread magnifica :)
Bem, para ver filmes com legendas estou a usar o Cellulo, parece-me bom, se bem que está um pouco limitado na escolha de visualização das legendas (font, tamanho, etc...)
Eu e o amule tivemos uma conversa mais íntima e já nos estamos a dar melhor :P
Só me está a faltar um bom programa para organizar as músicas, anyone??
Sleepless (quem tem PowerBook certamente já se sentiu chateado por nao poder ter o portatil fechado a funcionar em pleno, este programa permite isso sem terem que se ligar a um monitor e teclado externos)
Este programa dá-me um jeitão, mas não consigo encontrar nenhum serial para ele... já procurei em todo o lado >(
Bem, para ver filmes com legendas estou a usar o Cellulo, parece-me bom, se bem que está um pouco limitado na escolha de visualização das legendas (font, tamanho, etc...)
Eu e o amule tivemos uma conversa mais íntima e já nos estamos a dar melhor :P
Só me está a faltar um bom programa para organizar as músicas, anyone??
Este programa dá-me um jeitão, mas não consigo encontrar nenhum serial para ele... já procurei em todo o lado >(
iTunes? :rolleyes:
Eu uso a versão 1.7.1 do Sleepless que é gratuita.
SoOpAfLy
15-01-2006, 02:51
iTunes? :rolleyes:
Eu uso a versão 1.7.1 do Sleepless que é gratuita.
o iTunes como ja tinha dito anteriormente, deixa muito a desejar em relação à organização das músicas...
Bem, ja procurei por umas 100 páginas no google e ou são dead links ou reencaminham para a versão 2.1 do sleepless. apenas encontrei uma versão 1.3 mas o portatil entra em sleep na mesma :P não me queres mandar isso por mail s.f.f.? soopafly@mail.telepac.pt
Tkz anyway :D
No VLC dá para por legendas... tem é que ter o mm nome que o filme, depois é só escolheres
']No VLC dá para por legendas... tem é que ter o mm nome que o filme, depois é só escolheres
E no Mplayer tb...
LaNgSuYaR
15-01-2006, 14:08
humm eu n VLC escolho as legendas k kero!!!lol...
qnt ao iTunes acho realmente que é a melhor opção, s organizares bem as músicas ficas com uma "Library" de luxo!!!
SoOpAfLy
16-01-2006, 18:08
Tkz... :D
one2one121
17-02-2006, 10:12
my apps
http://one2one.no.sapo.pt/info/apps_osx_ppc.txt
Não percebo metade dessa cangalhada toda mas posso dizer que para edição de som não há programa que chegue aos calcanhares do Ableton Live 5 (até mesmo o Logic Pro fica a milhas de distancia).
http://www.opensourcemac.org/
Não é possível...
Um fórum Mac em português?
Não...Isto não pode ser verdade...
Lol
Bem, deixo aqui o meu contributo...Mudei para Mac há uns meses e a única coisa que de que me arrependo é de não ter comprado um Powerbook. Ou então ter esperado pelo novo iBook com processador Intel Core Duo, que está para sair...
Aqui vai:
Começando pelos óbvios (roam-se, utilizadores Windows)
Melhor programa para:
organização de música e vídeos (séries, etc.): iTunes
" " de fotos: iPhoto (o 6 é brutal)
para criar DVD's com Menus e etc.: iDVD
para gravar CD's e DVD's: Roxio Toast Titanium
melhor browser: Mozilla Firefox
Messenger: Microsoft Messenger (está a anos luz do iChat - mesmo o do Windows - mas é preciso conta .Mac para utilizar)
Conversão de vídeo (ou: tudo o que preciso para se fazer o que se quiser com vídeo) - Ffmpegx
Sacar Torrents: Bittorent OS X
Ver .avi/ .divx: VLC player
Descompressão de ficheiros .Rar, .Zip, etc.: Stuffit Expander
Sacar Músicas e afins: LimeWire OS X
Edição de imagem 2d: Adobe Photoshop CS
Processamento de texto, cálculo, etc.: Microsoft Office Mac (melhor que o do Windows, na minha opinião, mas a luz do Keynote (pelo menos o PowerPoint)
Melhores Widgets para o Dashboard:
Systat Nano
iTunes AlbumArt finder
Cumps.
Um conselho, utilizadores iBook:
Muito cuidado com programas como o SleepLess: toda a gente desaconselha este programa, porque o iBook faz grande parte da refrigeração pelo teclado. Se não querem problemas com o monitor, etc., utilizem este programa com muito cuidado...
P.S.: Não sei se no Powerbook acontece o mesmo...
boa lista whitex! benvindo ao mundo mac.
Esse ffmpegx parece-me mto bom, pena ser em shareware.
Uso a maior parte dos q disseste excepto este q n conhecia.
No caso dos PowerBooks tenham seria de esperar que não fosse possível ligá-los a um monitor externo juntamente com um teclado e rato externos e fechá-lo normalmente sem uso de programas extra...
Obrigados, Jug!
Eu já converti uns 500 episódios dos Simpsons para o iPod em "Try for free" :004:
Nah, mas qualquer dia compro o programa, o gajo que o fez merece... :)
tens que comprar uma licença... aqui nimguém é ladrão...
Olá! Esta é a minha primeira mensagem aqui no techzonept.
Os programas que eu mais uso.
Tem que ser bons porque eu sou exigente com o software. Aconselho qualquer um deles.
A lista vai por ordem alfabética.
Adium
AppleWorks
Bookends
Booxter
BurnX Free
Camino
CDFinder
Crypt2
EagleData
Entourage (MS Office 2004)
ExaChess
Excalibur
Fetch
Fixation
Fruit
gDisk
iOrganize
iPhoto
LightWayText
PageSpinner
POPmonitor
PDFLab
seeGEDCOMX
Sigma Chess
Temperox
Word (MS Office 2004)
Olá! Esta é a minha primeira mensagem aqui no techzonept.
Os programas que eu mais uso.
Tem que ser bons porque eu sou exigente com o software. Aconselho qualquer um deles.
A lista vai por ordem alfabética.
Adium
AppleWorks
Bookends
Booxter
BurnX Free
Camino
CDFinder
Crypt2
EagleData
Entourage (MS Office 2004)
ExaChess
Excalibur
Fetch
Fixation
Fruit
gDisk
iOrganize
iPhoto
LightWayText
PageSpinner
POPmonitor
PDFLab
seeGEDCOMX
Sigma Chess
Temperox
Word (MS Office 2004)
Gostaria de saber o seguinte, procurei no Google e no VersionTracker pelo Fruit e não o encontrei. Para que é e para que serve?
Olá!
O Fruit 2.2.1 <http://www.fruitchess.com/> é um programa de xadrez que nem sequer tem interface de utilizador, ele funciona com a interface de outros programas. Eu uso-o a funcionar com a interface do Sigma Chess. É um "chess engine" no verdadeiro sentido do termo. Na minha opinião é mais forte como xadrezista do que qualquer humano alguma vez foi ou conseguirá ser. Uso-o para analisar partidas de xadrez.
Olá!
O Fruit 2.2.1 <http://www.fruitchess.com/> é um programa de xadrez que nem sequer tem interface de utilizador, ele funciona com a interface de outros programas. Eu uso-o a funcionar com a interface do Sigma Chess. É um "chess engine" no verdadeiro sentido do termo. Na minha opinião é mais forte como xadrezista do que qualquer humano alguma vez foi ou conseguirá ser. Uso-o para analisar partidas de xadrez.
Obrigado pela informação. Bom post, muitos programas úteis que desconhecia.
EDIT: E onde é que estão as minhas maneiras... Olá ! Benvindo ao fórum.
Saudações!
Obrigado pelas boas-vindas.
Há muito tempo que estava a fazer falta um Forum como este em língua portuguesa. Só o encontrei hoje.
Pela minha parte vou tentar dar o meu contributo como utilizador Mac, e ao mesmo tempo aproveitar o seu potencial como fonte de informação.
LaTeX em MacOSX:
http://www.tug.org/~koch/
Um pacote que facilita a instalação dos packages necessários para o LaTeX. Recomendo.
Viva,
Os que mais utilizo.
Internet: Camino (Last build)
Email: Mail.app
Mensageiro: Mercury
Design (embora reconheça que não percebo nada disso): Photoshop CS2
Apresentações: Keynote
Desenvolvimento: Zend Studio 5
Base de dados: Navicat + Mysql Administrator + Consola para backups INNODB :)
FTP: Transmit
Jogos: Quinn
Músíca: iTunes
Intel já.....
Mt boas sugestões que meteram aqui, agora deparo-me com um problema, para abrir imagens em Mac como é? algo do tipo winiso, ou então se o Alchool ou Deamon Tools existe para Mac, ou entao algum prog parecido.
as imagens tipo iso, dmg, bin, o proprio mac monta-as como se uma drive de cd's se tratasse e consegues usá-las, basicamente tme o daemontools incorporado, agora nrg do nero, num tenho a certeza que dê...
humm tenho é um .daa e ele n reconhece isto..
Já agora, iView Media Pro, para organizar fotos. Muito bom! (e também há para Win...)
[PT]latrine
28-07-2006, 11:31
Chegou a minha vez...
Voodopad - anotações e mais umas coisas
Cyberduck - FTP (Freeware -FW)
FireFox - FW
Gantproject - (FW em java.. simples e prático) ou merlin2.0 - licença mas ainda em BETA... também há o omniPlan, que tem coisas muito boas como a apresentação visual do calendário planeado e do activo... muito giro...
OO2.0; GIMP; Inkscape - escritorio e imagem tudo FW
Toast - Gravador cds
Tudo o que seja aplicação Apple não encontro alternativa com o mesmo nível de facilidade de utilização... logo não substituo...
Uma alternativa ao toast é o liquidcd
e já agora esses programas que identificaste como freeware são opensource, são coisas diferentes...
Rui_Carlos
03-09-2006, 16:56
relativamente a browsers, já usei o Firefox, depois o Camino e por último o Opera. aquele de que mais gosto é sem dúvida o Firefox, mas o problema é que demora muito a arrancar e ao fim de algum tempo, com meia dúzia de janelas/tabs abertas, consome mais de 50% do processador... o mesmo se passa com o Camino e com o Opera. por isso uso o Safari, pois normalmente anda pelos 4-5% de uso do processador.
para além de algum software que já vem com o Mac OS X (iTunes, Preview, etc.) o programas que normalmente preciso são:
-aMule
-Gimp
-i-Installer
-MPlayer
-Vim
-VLC
Catacang
08-09-2006, 15:56
Sou um leitor assiduo deste forum há algum (bastante) tempo, mas só agora me registei.
Actualmente tenho um Mac Mini (G4 1.5GHz) e graças a este tópico já descobri alguns programas muito uteis.
O meu TOP 10 então fica assim:
- Safari
- Camino (para sites que não gostem do Safari)
- iTunes
- Azureus
- Transmission (é tipo um Azureus mais leve e simples, uso para tirar os episódios do Top / Fifth Gear)
- iChat (para o Google Talk)
- MSN Messenger (alternativa em caso de o contacto não ter GMail)
- Mail
- MPlayer OS X
- VLC
Cumps. :)
Top 10:
1 - Mail
2 - Safari
3 - Subethaedit
4 - Adium
5 - iTunes
6 - iWeb
7 - Captain FTP
8 - Adress Book
9 - iDVD
10 - Vienna
WackyMac
08-09-2006, 21:18
ainda nao vi aki referenciado o coverflow..é bombastico se kiserem ter uma navegação apelativa nos vossos albuns.
tirem aki : http://www.steelskies.com/coverflow/
o coverflow em funcionamento:
http://www.youtube.com/watch?v=cESl5FNSDB4
funciona em conjunto com o itunes
Já tinha visto... mas na altura ainda não tinha um Mac decente para o correr. Acabei de instalá-lo... é lindo! Mesmo muito bom...
Dá-me vontade de comprar um mini para a sala só para usar isto, em conjunto c o front row... aliás... custa-me a acreditar que a Apple ainda nao tenha comprado este software para o usar com o front row... :D
ainda nao vi aki referenciado o coverflow..é bombastico se kiserem ter uma navegação apelativa nos vossos albuns.
tirem aki : http://www.steelskies.com/coverflow/
o coverflow em funcionamento:
http://www.youtube.com/watch?v=cESl5FNSDB4
funciona em conjunto com o itunes
já tinha conhecimento. mas acho que não tem interesse nenhum. é mais um programa a correr. seria bom que não tivesse necessidade de abrir o itunes, e fosse buscar os mesmos ficheiros que o itunes.
como tenho a capa dos albuns de todas as musicas da library do itunes, uso um programa muito simples, muito leve, que me mostra o nome da musica, do album, e a respectiva capa, da musica que está a tocar (durante os primeiros 5 segundos) e posso ter o itunes oculto.
não estou no meu mac, quando estiver indico o nome desse mesmo programa.
WackyMac
08-09-2006, 22:51
já tinha conhecimento. mas acho que não tem interesse nenhum. é mais um programa a correr. seria bom que não tivesse necessidade de abrir o itunes, e fosse buscar os mesmos ficheiros que o itunes.
como tenho a capa dos albuns de todas as musicas da library do itunes, uso um programa muito simples, muito leve, que me mostra o nome da musica, do album, e a respectiva capa, da musica que está a tocar (durante os primeiros 5 segundos) e posso ter o itunes oculto.
não estou no meu mac, quando estiver indico o nome desse mesmo programa.
nao sei se tens acesso ao remote control...se tiveres...acho impossível nao teres interesse no programa.é uma interface mt boa po itunes e da bastante gozo "folhear" a prateleira de albuns... mas tens razao quando falas do gasto superfluo de recursos pra correr os dois ao mm tempo...mas kem nao tiver limitado em ram e processador...vale bem a pena.
Testei com o meu iMac e o Apple Remote e sim, funciona com o comando :) É mesmo muito bom, em termos gráficos, a ideia é óptima.
E aliás... tinha uma data de aplicações abertas na altura em que corri o Coverflow. Soluçou um bocadinho enquanto andava à procura dos albuns, e depois ficou direito :) E eu aqui só tenho 512 MB de RAM... então com 1GB nem sei... :)
nao sei se tens acesso ao remote control...se tiveres...acho impossível nao teres interesse no programa.é uma interface mt boa po itunes e da bastante gozo "folhear" a prateleira de albuns... mas tens razao quando falas do gasto superfluo de recursos pra correr os dois ao mm tempo...mas kem nao tiver limitado em ram e processador...vale bem a pena.
O programa que eu falo é o GimmeSomeTune.
Tens o iTunes a tocar, e sempre que muda de musica aparece um pequeno quadro com o nome do musica, do artista, do album e a respectiva capa. Caso nao tenhas capa ainda a saca (se tiveres os nomes direitinhos).
Come bastante menos que o CoverFlow, e é muito mais discreto, tendo para mim o mesmo efeito prático.
Um bom programa é MonoLingual: http://monolingual.sourceforge.net/
Permite limpar aquilo que o OS X instala mas que nunca iremos utilizar. As n línguas, etc.
Mas cuidado com o que removem.
Por exemplo, não removam as arquitecturas PowerPC e primas e a Intel 64-bits sem saberem exactamente se não vão precisar delas.
Se removerem todas aquelas línguas das pessoas de olhos em bico e cabelo espetado conseguem recuperar alguns gigas. ;) E que tanto jeito nos dá porque cada vez há mais lixo informático constituído por pequenas aplicações OSXistas cheias de bonecadas. Um gajo não consegue resistir.
Nota:
Q. Should I remove the non-Intel architectures on my Intel based Mac?
A. You can use Monolingual to remove non-Intel architectures for your installed applications (even if some of the applications are PowerPC-only; Monolingual is smart enough not to remove PPC forks if those are the only ones in the universal binary). However, you should not strip the System frameworks if you want to use Rosetta. Rosetta needs the PowerPC code for all frameworks used by the emulated application and if it can't find it, you may see messages such as the following in the console:
/System/Library/Frameworks/Cocoa.framework/Versions/A/Cocoa:
mach-o, but wrong architecture
Quais os melhores programas de segurança(antivirus, firewall, spyware, etc) para mac? no windows usava mcafee, agora no mac no sei...sei que o mac e mais seguro, mas prefiro tar prevenido, principalmente porque agora instalei o limeware, nao sei se é muito "perigoso" ou nao, e prefiro tar prevenido...
Obrigado!
Cumps
Ps: nao sabia onde postar, e como nao achei que devia de abrir um novo topico so com isto, pus aqui, se axarem que esta mal digam que eu mudo..
Tens o Sophos Anti-vírus que eu uso não por julgar que é necessário mas porque sou obrigado se quiser ligar o meu portátil à intranet no sítio onde trabalho. Até hoje não deu problemas e é actualizado regularmente. Já me detectou 2 vírus em emails mas não se surpreendam porque eram vírus de windows. ah!ah! Por acaso até é uma funcionalidade gira esta de detectar vírus de windows pois assim acabam por não fazer forward de emails (com vírus) que poderiam afectar os vossos colegas com windows. Se bem que eu acho que é mais para vender o produto pois a base de dados tem menos de uma centena de vírus para mac (e a maioria são antigos e obsoletos) e mais de uma centena de milhar para windows. Assim já podem dizer que detecta centenas de milhares de vírus. ehheheh! :x2:
Já tinha visto... mas na altura ainda não tinha um Mac decente para o correr. Acabei de instalá-lo... é lindo! Mesmo muito bom...
Dá-me vontade de comprar um mini para a sala só para usar isto, em conjunto c o front row... aliás... custa-me a acreditar que a Apple ainda nao tenha comprado este software para o usar com o front row... :D
http://www.apple.com/itunes/jukebox/coverflow.html ;)
há que esquecer o coverflow com o iTunes 7.que espetaculo.agora foi uma actualização a sério;)
WackyMac
17-09-2006, 12:04
há que esquecer o coverflow com o iTunes 7.que espetaculo.agora foi uma actualização a sério;)
eskecer?so s for d o sacar.a apple gostou tanto do coverflow que o comprou e tornou parte do itunes.eu disse q o programa era bom:p lol
edit:
...mmm...tive agora a ver o novo itunes.parece q o coverflow ainda ca vai ficar no macbook...pelo menos até à apple actualizar o itunes por forma a permitir full screen no coverflow...mas o passo já foi bom.
eskecer?so s for d o sacar.a apple gostou tanto do coverflow que o comprou e tornou parte do itunes.eu disse q o programa era bom:p lol
edit:
...mmm...tive agora a ver o novo itunes.parece q o coverflow ainda ca vai ficar no macbook...pelo menos até à apple actualizar o itunes por forma a permitir full screen no coverflow...mas o passo já foi bom.
Pois.. concordo com o que disseste. É pena não dar fullscreen, e nem sequer funcionar como parte do Front Row. Mas, agora que a Apple tem os direitos, podem fazer qualquer coisa... :002:
Eu so queria uma conta do itunes music store. so mesmo pra o artwork
Pois... eu não arranjei uma conta pq uso outros programas para sacar o artwork. E quando nao consigo que eles me arranjem o dito cujo... googlo ou wikipedio, conforme o caso :p
Pois foi o que tive a fazer a tarde toda. GRRRR
Tudo que é bom é a pagar lool
Bom, segundo o que se diz... a artwork não custa nada, e aquele dinheiro que retiram é só para saber que não estás a dar uma informação falsa :p
Mas eu não me quero meter nisso... além de que como a minha music library nem é assim muito grande (cabia num iPod nano! :D:D) não tive assim muito trabalho.
Ainda assim irrita-me aqueles albuns que não consegui encontrar e que continua a aparecer apenas uma nota musical... ainda que esses ditos estejam em vias de extinção :p
se mesmo sem full screen os niveis de memoria do itunes com o coverflow são impressionantes, não quero imaginar se tivesse.
Sem acrescentar nada de muito inovador:
Safari (http://www.apple.com/macosx/features/safari/)
Mail (http://www.apple.com/macosx/features/mail/)
NewsFire (http://www.newsfirerss.com/) <-- RSS feito da forma certa!
iCal (http://www.apple.com/macosx/features/ical/)
iSync (http://www.apple.com/macosx/features/isync/) <-- porque uso o iCal para tudo e convém sincronizar com a agenda do telemóvel
Adium (http://www.adiumx.com/)
iTunes (http://www.apple.com/itunes/)
Xcode (http://www.apple.com/macosx/features/xcode/)
Cyberduck (http://cyberduck.ch/) <-- porque o Transmit 3 (http://www.panic.com/transmit/) é pago e não é muito melhor
AppZapper (http://www.appzapper.com/) <-- para quando mover uma app para o lixo não chega
Quicksilver (http://quicksilver.blacktree.com/) <-- launcher como ele deve ser feito
VirtueDesktops (http://virtuedesktops.info/) <-- até o Spaces (http://www.apple.com/macosx/leopard/spaces.html) resolver o problema (venho de Linux, preciso de várias desktops)
Boas!
Alguem conhece um programa para por efeitos( do genero do efeitos do photobooth) nas fotos? eu no windows tinha alguns, mas aqui no mac nao conheco nada do genero..so conheço de programas de ediçao de fotos o gimp mas axo que nao tem o tipo de efeitos que quero...
CumpS
Boas!
Alguem conhece um programa para por efeitos( do genero do efeitos do photobooth) nas fotos? eu no windows tinha alguns, mas aqui no mac nao conheco nada do genero..so conheço de programas de ediçao de fotos o gimp mas axo que nao tem o tipo de efeitos que quero...
CumpS
Não sei bem o que pretendes... Mas o iphoto (http://www.apple.com/ilife/iphoto/) não dá?
O iphoto tem alguns, mas e so mais a nivel das cores, nao era bem o que eu pretendo...
Tambem nao sei bem como explicar o que pretendo...e um que de para fazer montagens e efeitos, efeitos tipo os do photobooth, e do genero tambem de alguns filtros do photoshop...eu ja pensei em por o photoshop no mac, mas por so por causa desses efeitos/filtros nao vale a pena, porque nao sei trabalhar com ele e nao vale a pena estar a gastar espaço no disco...
Se calhar esta um pouco confusso o que eu peço, mas foi como consegui explicar...
Obrigado!
Cumps
diogovans
02-10-2006, 18:54
Meu eu ainda não tenho mac, e nos unicos 5 minutos que experimentei o photobooth, xei muito simples, por isso não percebo a tua dificuldade, e só escolher o efeito i tirar um foto, agora se queres modificar uma foto já existente não sei fazer :)
O iphoto tem alguns, mas e so mais a nivel das cores, nao era bem o que eu pretendo...
Tambem nao sei bem como explicar o que pretendo...e um que de para fazer montagens e efeitos, efeitos tipo os do photobooth, e do genero tambem de alguns filtros do photoshop...eu ja pensei em por o photoshop no mac, mas por so por causa desses efeitos/filtros nao vale a pena, porque nao sei trabalhar com ele e nao vale a pena estar a gastar espaço no disco...
Se calhar esta um pouco confusso o que eu peço, mas foi como consegui explicar...
Obrigado!
Cumps
Vê lá se tens aí o Core Image Fun House. Procura em /Developer/Applications/Graphics Tools.
Deve dar para o que queres.
Alone I Break
02-10-2006, 19:49
Meu eu ainda não tenho mac, e nos unicos 5 minutos que experimentei o photobooth, xei muito simples, por isso não percebo a tua dificuldade, e só escolher o efeito i tirar um foto, agora se queres modificar uma foto já existente não sei fazer :)
Ele quer aplicar os efeitos a uma photo que tenha , não que esteja a tirar no momento com o photo booth.
Exacto, eu quero é aplicar numa foto ja existente efeitos, efeitos como por exemplo do genero que existem no photobooth para quando tas a tirar a foto..
Ja procurei o core imagem fun house e nao tenho...vou ver se ha na net para sacar.
Cumps
TIMETODOIT
02-10-2006, 23:21
........ photoshop
alguem conhece um programa que de para gravar o som que estamos a ouvir? e que as vezes quero gravar sons de sites ou videos e dava jeito um programa desses..eu para o windows tenho, para mac e que ainda nao vi nenhum...
CumpS
Audio Hijack Pro. É muito bom, já experimentei. Pena é que seja pago... :p
Já experimentaram o iAlertU http://www.macupdate.com/info.php/id/21282
http://www.youtube.com/watch?v=KkAtRfA1UXc
Os meus colegas Windowers ficaram impressionados. :D As coisas que dá para fazer com os sensores de movimento não param de aumentar. :lol:
Os meus colegas Windowers ficaram impressionados. :D As coisas que dá para fazer com os sensores de movimento não param de aumentar. :lol:
Já tinha visto vídeos sobre esse programa. Está muito bom, e parece-me ser útil para quem o usa muito fora de casa. Já para não falar que deixa as pessoas não familiarizadas com isto dos sensores de movimento de boca aberta.
Alone I Break
20-10-2006, 09:29
Uso isso às vezes, mas é mesmo só para a piada porque por enquanto nunca me deu utilidade. :P
As brincadeiras com os sensores não param..
iAlertU , Macsaber (http://isnoop.net/blog/2006/05/20/macsaber-turn-your-mac-into-a-jedi-weapon/) , smackbook (http://www.youtube.com/watch?v=6uvQTTPr9Rw) e acho que já ví por aí outra.
Peço desculpa se me escapou mas alguem conhece algum opensource para converter pdf em text??
ajuda please!! Estou bastante enrascado!!
Gracias!
Algum user falou há algum tempo do PDFLab, não sei se é bem o que procuras... :P
Há várias técnicas. Esta é artesanal: abrir com o Pré-Visualização, seleccionar tudo (ou uma parte), copiar; abrir o Editor de Texto e colar.
zoidberg
12-03-2007, 23:24
Visto que o Coverflow foi integrado no itunes, e agora não o encontro em lado nenhum, alguma alma caridosa pode fazer o upload para algum lado e enviar-me o link? :D tks
já agora deixo aqui algumas apps que podem dar jeito:
SynergyKM - Gui para o Synergy2 ( app para partilhar rato/teclado entre 2 computadores)
Usb-overdrive (shareware) app para costumizar o rato/joystick para fazer o que quiserem (keystrokes+mouse clicks etc )
Tinker tool ou Pref edit ( ferramentas para mexer em partes do sistema, como por exemplo por visiveis os ficheiros hidden )
Wake550 ( Wake on lan )
Drag-N-Scale ( redimensionar imagens on the fly)
afloat ( transparencia em applicações cocoa )
megazoomer ( Full mas mesmo full screen para applicações cocoa)
safari enhancer
sound-flower ( redireccionar som de applicações para aplicações )
teamspeex ( teamspeak )
MacDicas
14-03-2007, 17:39
Visto que o Coverflow foi integrado no itunes, e agora não o encontro em lado nenhum, alguma alma caridosa pode fazer o upload para algum lado e enviar-me o link? :D tks
http://www.macupdate.com/info.php/id/19081
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.