View Full Version : Invasao da privacidade???
Alguem recebeu este mail?
Subject: Relatório de Downloads e Uploads's
No uso da autorização conferida pela Lei n.º 25/84, de 13 de Julho, informamos V. Exas que a partir do próximo dia 1 de Março, enviaremos para a ASSOFT, uma relação mensal de todos os Download's e Upload's efectuados em acesso ADSL Empresarial.
Com a presente medida pretende a ASSOFT actualizar o Código do Direito de Autor em função da realidade internáutica, dos aperfeiçoamentos deste direito no plano internacional, das convenções internacionais a que vimos aderindo e das necessidades criadas pelo progresso da comunicação e da reprodução
Para mais informações ou esclarecimentos, não hesite em contactar a nossa linha de Atendimento através do número 808 20 70 70 (custo de chamada local) ou do endereço suporte@adsl.telepac.pt
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Jerónimo
Telepac ADSL
Seavoices 22-02-2005, 18:55 Salvo erro foi efectuada a aprovação por parte do anterior governo para que os ISP efectuassem backup dos Log's das comunicações durante 6 meses.
Mas... isto é apenas o que sei!
Se este tipo de acção se enquadra nesse quadro jurídico... Não me pareçe!
Um mail desses ainda nao.
Mas sei que a empresa do meu pai (pequena empresa) recebeu uma carta da ASSOFT a interrogar a empresa sobre o software licenciado usado pela empresa, o meu pai nao respondeu à primeira nem à segunda (por falta de tempo e esquecimento) e so respondeu à terceira carta, onde eles ja comecavam a ameaçar em meter processos judiciais... Ha um ano atras eles ja tinham enviado a mm carta que foi respondida à primeira e nao houve problemas.
Parece que essa associacao, ASSOFT, anda mm a apertar o certo às empresas, e pelo mail k rescreves ai, axo k eles ja se viraram para os acessos à net...
Essas cartas da Assoft sao agora comuns... Primeiro começaram pelas empresas certificadas e agora estao a exigi lo a pequenas e medias empresas tb...
Mas o conteudo deste mail acho k é muito mais grave ...
Qualquer dia começam a ler-me os logs do msn... lol devia ser lindo devia...
Esse suposto mail que recebeste é fake pois ninguém na Telepac assina com "Telepac ADSL". Todos os mails mandados por eles são agora assinados com o nome da nova empresa PTM.com
[ThunderS] 22-02-2005, 20:10 " uma relação mensal de todos os Download's e Upload's efectuados em acesso ADSL Empresarial. "
Pelos vistos só é obrigatório para todos os contratos empresariais... esperemos que não passe para os outros... de qualquer das maneiras, não percebo porque não informam antes os clientes de que vão passar a tomar as medidas XXX ou YYY... ficamos sempre a saber as coisas pela pior das maneiras. Além disso se já existem log´s para poderem fornecer, também deve passar a existir logs quando solicitados pelos clientes por motivos duvidosos de excesso de trafego.
Enfim.. é o pais em que vivemos.
Isso não deve ser bem assim. Uma empresa transfere dados confidenciais sobre a internet, como sejam emails, propostas, etc...um sem numero de informações que não podem ser cedidas a um empresa sem qualquer estatuto legal como a Assoft, assim porque eles querem :D
gatohumano 22-02-2005, 21:25 nada melhor do que ligares para eles a esclarecer a duvida.
eu tenho um amigo que trabalha na telepac mas nao o tenho visto,assim que o encontrar pergunto-lhe.
Ghost021 22-02-2005, 22:38 Epá ainda não aprovaram nenhuma lei nesse sentido, plo menos não na europa, e a ASSOFT tem que autoridade para ameaçar o pessoal seja do que for?
Alguém sabe?
A assoft é uma associacao com outra kk:
http://www.assoft.pt/default.asp
Sobre o que eu sei, em relacao a lincenciamento de software cm ja referi antes, eles o maximo que fazem é meter processos juridicos sobre quem nao compra o software.
Em relacao a downloads e uploads nao sei o que podem fazer...Mas suponho k a ideia deles seja de que a suposta ligacao ADSL empresarial é para uso exclusivo da empresa e portanto se ta a ser usado para uso pessoal, esse uso esta a ser abusivo, e portanto passivel de processo judicial...axo eu de k...
Curiosamente foi-me hoje entregue uma carta no meu clube da ASSOFT... será que se eu lhes pedir um pc para o clube eles também me mandam?
@FREA
mete aqui o body do email sff
Andr0m3da 23-02-2005, 00:51 giro giro é qd a ASSOFT diz q para fazer a inspecçao tem de ligar os PC's a nossa rede...
"desculpe, só máquinas validadas por nós, entregue-nos a máquina, é feito oteste de validação (AV, software pirata, etc, uma semana por norma) e depois então liga o cabinho de rede... ficam piursos ;)
quanto ao mail em questão... parece-me falso.
se bem que a questão levantada sobre a gravação de logs é verdadeira e acontece hoje em dia.
Ghost021 23-02-2005, 11:47 Então mas a ASSOFT anda a fazer o trabalho da M$ por exemplo?, quer-se dizer um tipo tem um SO pirata por exemplo, e eles metem um processo num tipo pela M$? , é isso?
Mas afinal de contas eles podem ou não vistoriar a máquina de um tipo?
Ai que eu ainda meto linux no pc e acabam-se os stresses.
Então mas a ASSOFT anda a fazer o trabalho da M$ por exemplo?, quer-se dizer um tipo tem um SO pirata por exemplo, e eles metem um processo num tipo pela M$? , é isso?
Mas afinal de contas eles podem ou não vistoriar a máquina de um tipo?
Ai que eu ainda meto linux no pc e acabam-se os stresses.
Não eles não podem... o que podem e fazem é se suspeitarem que usas material ilegal, ou fores "eleito" para uma fiscalização eles denunciam às entidades competentes (que não sei qual é) e esses é que vão ver o que tens de ilegal no PC... e se tiveres... não deve ser muito agradável...
Eu também recebi uma carta/avido deles à uns anos do tipo: "Estamos aqui para lembrar que é ilegal utilizar software pirata... não se esqueça que nós sabemos onde voçes estão por isso não se esqueçam de comprar as licenças porque senão vão ter problemas"
E sim, no mínimo devem ser financiados pela M$ e companhia Ld.ª :wow:
Ghost021 23-02-2005, 15:13 letas, para o estado sei quem faz as inspecções, provavelmente deve ser o I.G.I.F. , e esses gajos ja por si só são umas melgas do caraças, e os primeiros a baldarem-se...ups!, agora extra-estado...quem será?
giro giro é qd a ASSOFT diz q para fazer a inspecçao tem de ligar os PC's a nossa rede...
"desculpe, só máquinas validadas por nós, entregue-nos a máquina, é feito oteste de validação (AV, software pirata, etc, uma semana por norma) e depois então liga o cabinho de rede... ficam piursos ;)
quanto ao mail em questão... parece-me falso.
se bem que a questão levantada sobre a gravação de logs é verdadeira e acontece hoje em dia.
k inspecçao? k rede?
Andr0m3da 23-02-2005, 17:09 eles se ignorares as cartas.... aparecem-te a porta... com umas declaraçoes e o diabo que os carregue
eles se ignorares as cartas.... aparecem-te a porta... com umas declaraçoes e o diabo que os carregue
mandato do tribunal? e que se não for duvido (especulação) que um gajo não os possa mandar ir apanhar num certo sítio. deve ser divertido obrigar os gajos a arranjar tudo e mais qualquer coisa e ter de ir com a policia e mais nao sei quem e depois estar la a espera deles com uma colecçãozinha de licenças originais.
provavelmente um gajo tem menos chatice se colaborar e despachar o assunto mas esse tipo de gajos vai-me aos nervos.
lol
será que vem ao barraco do meu clube?? :D
Quanto à M$ e afins a patrocinar... a ASSOFT é uma associação de produtores de SW e que tem por objectivo como qualquer associação defender os interesses dos seus associados... que certamente pagam quotas como em qualquer associação...
A ASSOFT ao fazer isto apenas está a prestar um bom serviço aos seus associados.. e nao vejo qualquer mal nisso... até parece que eles é que estão a fazer o crime... (mesmo que preços de algum SW pareçam um roubo :cool::D)
letas, para o estado sei quem faz as inspecções, provavelmente deve ser o I.G.I.F. , e esses gajos ja por si só são umas melgas do caraças, e os primeiros a baldarem-se...ups!, agora extra-estado...quem será?
Extra-estado? Creio que não há!
Quanto muito podem pedir um mandato ao tribunal como já disseram... mas mesmo assim tenho muitas dúvidas (muitas mesmo) que como associação tenham algum poder de fiscalização...
/nada como ter tudo legalizado :E
mandato do tribunal? e que se não for duvido (especulação) que um gajo não os possa mandar ir apanhar num certo sítio. deve ser divertido obrigar os gajos a arranjar tudo e mais qualquer coisa e ter de ir com a policia e mais nao sei quem e depois estar la a espera deles com uma colecçãozinha de licenças originais.
provavelmente um gajo tem menos chatice se colaborar e despachar o assunto mas esse tipo de gajos vai-me aos nervos.
Exacto...e duvido q tenham fundamentos jurídicos pra arranjar o mandato..
pepperoni 02-03-2005, 00:23 Já trabalhei em várias empresas, mas só nesta onde estou agora é política responder a cartas da assoft ... uma das que trabalhei tinha cerca de 1.500 máquinas. Nunca respondemos a nenhuma carta deles... sabes o que aconteceu?.....
...
...
...
...
..
nada.
DustRider 17-10-2006, 15:09 [/Super Desenterranço Powa]
Já ouvi na rádio que eles andem ahi, já agora, eles aceitam colaboradores? Quanto dao de comissão? :D
spastikman 17-10-2006, 15:40 só para acrescentar ...
se a empresa não possui um estatuto legal (não faço a minima se éverdade), então estão bem fdd's que não arranjam mandato judicial ...
|
|