View Full Version : Clix ADSL
bergonzzi 14-02-2005, 19:02 Olá pessoal,
Gostava de saber se alguém daqui já tem o ADSL da Clix! Eu fiz o pedido de adesão e deixem-me já agora contar o que está a acontecer..
Primeiro, claro que tudo o que não seja PT agrada-me, sou cliente da netcabo (talvez dos primeiros clientes) desde que eles apareceram, fiz a pré-adesão numa feira de informática na FIL antes de eles terem o serviço activo! É uma empresa que preza tanto os seus clientes que nunca se preocuparam nem com aqueles que mais apostaram neles dando um tiro no escuro, como foi na altura em que não havia praticamente banda-larga ao alcance de todos.
Quando vi a oferta da Clix foi uma lufada de ar fresco, finalmente concorrência como deve ser porque até agora nem isso houve!
Seja como for, fiz o pedido de adesão da clix já em dezembro, enviei o contrato, faltou documentação (fotocópia do BI) que depois regularizei, por mail até e correu tudo bem. O processo foi andado, fui contactado por um operador da assistência personalizada que me deu a sua extensão directa, mais uma coisa positiva! Ele disse-me que la pra meio de Janeiro provavelmente já estaria activo, teriam passado as 6 semanas, e que me avisava 1 semana antes para eu poder desactivar a netcabo a tempo, etc. Não me disse nada, e o pior é que agora desde dia 10 de Fevereiro estou sem telefone fixo, o nº não está atribuído. Liguei para a PT, primeiro disseram que não era avaria nenhuma e não me souberam dizer o que se passava. Na Clix diziam-me que tinham enviado o pedido de desagregação da linha (com portabilidade do número) mas ainda não tinham recebido resposta da PT. Tentei outra vez a PT e lá me disseram que o meu nº de telefone já não constava da base de dados e que eu deveria falar com o outro operador (Novis) porque eles é que me poderiam ajudar, uma vez que o nº já não era da PT...
Na Clix ainda não consegui falar com o tal operador da assistência personalizada mas falei com uma rapariga que disse que ia ver o que se passava, e que também achava estranho a PT ter desligado a linha sem os ter avisado...
Basicamente eu já estava a ver que corria tudo muito bem!
Desculpem o testamento foi só pra desabafar e já agora pra saber se alguém tem tido más experiências com a Clix!
Vou ver se ponho aqui os desenvolvimentos da situação!
Saudações
será que isso tb tem a ver com a pt?
eu tb fiz a adesão à pouco tempo ao clix, mas antes telefonei para lá para saber melhor como eram as coisas, e pelo que me disseram eu só tinha de pedir a desactivação do sapo adsl, já que a linha telefónica eram eles que tratavam com a pt. vamos lá ver no que isto dá.
cumps:)
Já fui cliente clix....e pelos vistos continua na mesma...até pensei k a revolução das "flores" pudesse trazer algo de novo mas.............. :(
bergonzzi 14-02-2005, 20:28 Pois eu ate acredito que seja ma fe por parte da PT, devem tar a perder clientes como nunca e devem com certeza dificultar ao maximo o prcoesso todo...!
Entretanto tambem ja ouvi historias de sucesso e de muito bom funcionamento do serviço!
@bergonzi
Eu aconselhava contactares novamente a linha de apoio do Clix, a ver se teêm novas informações.
Pelo que sei os problema que teêm ocorrido teêm na sua maioria a ver com a PT, pois é ela que é que detentora da tua ligação e tens que esperar que a própria PT vá á central tirar o cabo das suas máquinas para depois os técnicos da Clix colocaram nas deles, e pelo que sei... a PT anda a sempre a tentar adiar os processos de desagregação das linhas.
bergonzzi 14-02-2005, 20:52 @bergonzi
Eu aconselhava contactares novamente a linha de apoio do Clix, a ver se teêm novas informações.
Pelo que sei os problema que teêm ocorrido teêm na sua maioria a ver com a PT, pois é ela que é que detentora da tua ligação e tens que esperar que a própria PT vá á central tirar o cabo das suas máquinas para depois os técnicos da Clix colocaram nas deles, e pelo que sei... a PT anda a sempre a tentar adiar os processos de desagregação das linhas.
ya estas ultimas infos. que dei foi no seguimento da conversa que tive com a clix, disseram-me que iam ver o que se estava a passar e me iriam contactar assim que possivel. Claro que eu sei que o assim que possivel nunca corresponde a verdadeira urgencia do assunto, eu tambem ja trabalhei no call center da telepac/sapo e bem me lembro como e' que eram as "notas internas", eram uns tickets que ficavam pendentes durante dias e dias! eu bem que disse pra ela tentar falar pessoalmente com alguem se conseguisse e tal, se amanha nao me ligarem ligo outra vez e peço pra falar com um supevisor de centro, as vezes so mesmo assim e' q conseguimos alguma coisa infelizmente!
Em relacao a PT acho que nao posso fazer mais nada, a ultima chamada que fiz pra la pedi pra confirmar mesmo se o meu num. de telefone ainda la estava e disseram-me que nao, ja nao existe na base de dados da PT e a data de desagregaçao que la esta registada e' de dia 10 de fevereiro, o que coincide exactamente com o dia em que o telefone ficou mudo.. ou seja a PT de facto desmontou a linha, pelos vistos nao avisou foi a novis de que o tinha feito!
InforCRAZY 14-02-2005, 22:26 Parece que te está a acontecer o mesmo que aconteceu na empresa onde trabalho, numa das nossas filiais em lisboa. Fiz o pedido de adesão ao serviço da novis na 1ª semana de Novembro, e só a meio de janeiro nos fizeram a transição, mas até aqui nada de grave porque não havia urgência nenhuma e tinhamos todos os serviços em funções, telefone e internet pela Novis e linha da PT. O problema foi que os técnicos da PT foram desactivar a linha deles sem haver qualquer aviso á Novis, ou seja, de um momento para o outro ficamos sem nada :(, podes imaginar o transtorno que isto trás a uma empresa. Ligamos logo para a novis para saber o que se passava visto que nos tinham tirado o serviço, é que na altura da adesão nos tinham dito que no momento da transição mal iriamos notar, porque na pior das hipóteses teriamos no máximo 10 minutos sem serviço, mas ao começar a relatar o que se estava a passar, a pessoa que me atendeu concluiu logo o resto da história dizendo que isto já se estava a tornar prática corrente por parte da PT, pois era uma maneira de deixar o cliente com uma má imagem perante o novo operador, felizmente toda a gente da novis foram muito competentes e e tivemos apenas esse dia sem serviço de internet, tendo o serviço telefónico sido reencaminhado para um telemóvel da casa. Enfim, foi mais uma história muito infeliz por parte da PT mas que se resolveu muito bem. Aconselho a quem tiver a passar pela experiência, que seja muito persistente e a têr muito paciência porque infelizmente em Portugal é assim :(
Ghost021 15-02-2005, 12:48 Pois eu ate acredito que seja ma fe por parte da PT, devem tar a perder clientes como nunca e devem com certeza dificultar ao maximo o prcoesso todo...!
Entretanto tambem ja ouvi historias de sucesso e de muito bom funcionamento do serviço!
Falar do que não se sabe é feio.
A PT apartir do momento em que recebe o pedido de desagregação faz a sua parte e avisa o outro fornecedor, no more no less.
O problema tá no lado da clix/novis/whateva e chama-se falta de experiência nestes dominios.
A PT não tem por hábito adiar nem dificultar este processo que para eles, diga-se de passagem até é benvindo, agora se os técnicos do clix não são suficientes...epá tought luck.
tripeiro 15-02-2005, 12:53 Ghost21, olha que nao só culpa dos novos operadores le o post antes do teu... Comigo tambem a PT andou a dificultar (neste caso a oni) e assim que eles se despacharam tive logo net , os da oni nao tiveram culpa...
Ghost021 15-02-2005, 13:04 Ghost21, olha que nao só culpa dos novos operadores le o post antes do teu... Comigo tambem a PT andou a dificultar (neste caso a oni) e assim que eles se despacharam tive logo net , os da oni nao tiveram culpa...
Nem a PT é santa, nem a ONI o é, eu não acredito que a PT desligasse a linha e não dissesse nada á ONI, assim como não acredito que não tenham existido "deslizes" destes por parte da PT.
Aliás posso garantir, e não, não sou funcionario nem ganho nada em defender a PT, que para a PT terem 5 ou 50 users a mais ou a menos não lhes faz diferença nenhuma, aliás é de longe mais prejudicial esta práctica ser verdadeira (para o a PT) do que fazerem logo tudo certinho.
O que se passa é mais ou menos isto, a PT tem milhares de ligações a controlar, a ONI (quem diz Oni diz outra qualquer) está agora a começar, é NORMAL que estas merdiçes aconteçam, e é NORMAL que se mandem facadas de parte a parte.
Sei por experiência própria das jogadas comerciais da Oni, Novis, whatever para desacreditar a PT, assim como o contrário, e até digo a PT por incrivél que pareça até é a mais bem comportada neste campo.
Quem acha que a PT está preocupada em perder clientes para outros ISP's caseiros, epá está bem enganado, se eles perdessem clientes empresariais, ai sim tinham motivos para se mexerem, agora para casa....até agradeçem.
No flames nem nada que se pareça , é apenas um pouco do que sei na matéria e algumas coisas que muita gente se esqueçe ou não sabe neste campo e achei que deviam saber.
bergonzzi 15-02-2005, 17:14 Falar do que não se sabe é feio.
A PT apartir do momento em que recebe o pedido de desagregação faz a sua parte e avisa o outro fornecedor, no more no less.
O problema tá no lado da clix/novis/whateva e chama-se falta de experiência nestes dominios.
A PT não tem por hábito adiar nem dificultar este processo que para eles, diga-se de passagem até é benvindo, agora se os técnicos do clix não são suficientes...epá tought luck.
Bom eu não defendo nem um lado nem outro, também não ganho nada com isso, estou basicamente do lado do consumidor e mais nada. A minha questão é, se a PT informa o outro operador, porque é que a Novis neste caso simplesmente não foi informada? Não teriam recebido um simples mail/fax com essa informação? Partindo do princípio que a informação se perdeu nos recantos dum qualquer call center.. para ser imparcial, também posso igualmente afirmar que talvez a PT não tenha mandado a tal informação... e sinceramente não confio tanto na PT nestas situações. Mandei desactivar uma linha que tinha em casa só para um fax e demorou semanas até fazerem alguma coisa. É complicado mas obviamente que tudo me faz pensar que a PT talvez tenha vantagens em dificultar estes processos, mais vantagens do que teria a Novis ou a Oni ou outros operadores. A PT já cá está há muito mais tempo que eles, e o consumidor normalmente desconfia é da novidade, não de uma empresa que já opera há anos (muito embora sem concorrência até certa altura). Ora obviamente que qualquer situação deste género, ao mudar de operador, vai automaticamente criar desconfiança nos novos operadores, sem experiência, sem capacidades, etc.
Agora que a PT provavelmente não encontra vantagens nestas situações não consigo acreditar... a Novis neste caso não precisa sequer de descredibilizar ninguém, a sua oferta de momento é tão superior que isso nem sequer é necessário.
Mas claro, eu tento-me sempre manter imparcial... é um facto que ainda não me deram resposta nenhuma desde ontem quando expus a situação a uma operadora que me pareceu dotada de mais responsabilidade que os outros, talvez supervisora, não sei. Mas eu também sei como funcionam as coisas numcall center porque já trabalhei num, e normalmente as equipas de outbound são muito reduzidas, ainda para mais que neste momento o call center da Clix está com uma média de tempo de espera de uns 8 minutos... o grande problema é que esta gente não sabe prever que uma campanha publicitária da envergadura desta Revolução das Flores e com um produto tão superior a qualquer outro vai trazer uma avalanche de clientes...
Enfim, daqui a pouco lá vou eu telefonar outra vez e exigir que me chamem um supervisor, e esse sim vai ouvir.
Não percam o próximo episódio... eu também não (de certeza!)
Nem a PT é santa, nem a ONI o é, eu não acredito que a PT desligasse a linha e não dissesse nada á ONI, assim como não acredito que não tenham existido "deslizes" destes por parte da PT.
Pá oh Ghost se acreditas ou não problema teu. Feio é tu dizeres aos outros que é feio falar sem saber o que se diz, quando na realidade tu sabes tanto como os que *NÃO* estão a passar por isso.
Aliás, se pararmos para raciocinar um bocadinho conseguimos perceber que enquanto a Novis não tiver o serviço activo não pode começar a facturar, e quanto mais cedo a PT fizer a desagregação mais cedo deixa de facturar. Logo, é razoável concluir que a Novis quer fazer todos os possíveis para poder facturar o mais cedo possível e a PT o inverso.
E de certeza que a Novis tem quotas trimestrais a atingir...
Tem a sua piada dizer-se que a PT até tem interesse em que existam desagregações de lacete local. Então afinal a PT não é concorrente nesta área? Eles têm também soluções de ADSL para o mercado doméstico (Sapo, Telepac) e, só não vê quem não quer ver, que eles tentam aumentar, por todos os meios, o número de assinantes destes seus produtos.
Não é evidente que eles ganham muito mais em ter uma linha PT (15 Euros) mais uma solução ADSL típica (35 Euros), do que em estarem apenas a receber o valor que a Clix/Novis ou Oni lhes paga pelas desagregações?
A PT podia ter interesse em desagregar linhas se não estivesse também no mercado de fornecimento de linhas telefónicas e ADSL. Como estão, cada linha desagregada é menos dinheirinho que lhes entra para o cofre. Dizer o contrário é que me parece não perceber nada do assunto.
tripeiro 16-02-2005, 12:25 Se 1000 pessoas abandonarem a PT e forem para a novis ou oni (de acesso directo) a PT fica com menos 15€*1000 + 35€*1000 =15000€+35000€ = 50000€... Hum será que os vai ganhar da clix e da oni por essas 1000 pessoas?
Tou so a perguntar...
Não sei mas realmente começo a pensar o porquê dos contratos de fidelização serem de 12 meses. 12 meses x 50000€ = 600000€ por ano que a PT tem a certeza que não vai ver por esses 1000 clientes. Certamente que vai querer "vingar-se" em alguma coisa. 120 mil contos é muita fruta...
Ghost021 16-02-2005, 14:50 Pá oh Ghost se acreditas ou não problema teu. Feio é tu dizeres aos outros que é feio falar sem saber o que se diz, quando na realidade tu sabes tanto como os que *NÃO* estão a passar por isso.
Aliás, se pararmos para raciocinar um bocadinho conseguimos perceber que enquanto a Novis não tiver o serviço activo não pode começar a facturar, e quanto mais cedo a PT fizer a desagregação mais cedo deixa de facturar. Logo, é razoável concluir que a Novis quer fazer todos os possíveis para poder facturar o mais cedo possível e a PT o inverso.
E de certeza que a Novis tem quotas trimestrais a atingir...
Desculpa lá mas em que mundo é que vives?Alguma vez a Pt se preocupa com a quantidade irrisória de clientes que saiem do serviço deles? :-D
Dito pela boca de um dos directores da PT PRIME numa reunião onde estive presente..."A nós até nos dá jeito que a concorrência fique com certos clientes, nós estamos nisto para fazer lucro e não para ter prejuizo. "
johnzap clientes de casa são dor de cabeça, clientes empresariais são lucro.
Pois alguém fala em contratos de 12 meses e tal...mas os contratos são quebrados muitas vezes antes dos 12 meses obrigatórios, ah e tal, meus amigos a PT está-se borrifando, como alguém disse, até agradeçem que vocês se mudem para dar prejuizo a outro ISP.
Alguém disse que a PT não interessa muito fazer a desagregação a tempo e horas e comunicar isso ao outro operador, olha interessa tanto á PT fazer isso como á NOVIS não dizer que a culpa é do outro....bah!
Alguém disse ... "120 mil contos é muita fruta..." TROCOS.
Parece que o Ghost021 ficou sem argumentos!
Apareceu e foi-se como um Fantasma!
É alguém com interesses na PT e com dor de cotovelo!
Viva a concorrência!
A tele2 virá com uma oferta de arromba!
Brevemente Clix em todo País!
É ver as acções da PT a caírem!
Esperemos por estes preços e ofertas:
adsl.free.fr
Internet a 20Mbps com tráfego total ilimitado+78canais de TV+chamadas telefónicas para a rede fixa ilimitadas= tudo isto a 29.99€/mês!
Cumps
Ghost021 16-02-2005, 15:23 Parece que o Ghost021 ficou sem argumentos!
Apareceu e foi-se como um Fantasma!
É alguém com interesses na PT e com dor de cotovelo!
Viva a concorrência!
A tele2 virá com uma oferta de arromba!
Brevemente Clix em todo País!
É ver as acções da PT a caírem!
Esperemos por estes preços e ofertas:
adsl.free.fr
Internet a 20Mbps com tráfego total ilimitado+78canais de TV+chamadas telefónicas para a rede fixa ilimitadas= tudo isto a 29.99€/mês!
Cumps
Interesses?! :lol: :lol: :lol:
Não é apenas a minha maneira de ver as coisas, não sigo modas sabes fico-me pelo que funciona.
Até te posso exemplificar, tenho um colega aqui do trabalho que mudou-se para a ViaNetworks, eu até tenho boa impressão da VIA, mas quando alguém passa a semana a queixar-se que 3 routers depois e ainda não conseguiu ter a net a funcionar, que vai um técnico a casa da pessoa e não encontra problemas, estranhamente o router ganha vida .... para umas horas depois morrer.. epá desculpa mas tou bem com o batráquio, para melhor ou para pior, e sim até posso dizer que a minha ligação do Sapo começou mal porque ativaram a linha sem o meu aval, mas apartir dai só tenho bem a dizer, pedi o upgrade de serviço de 512k para 1Mbit em 2 semanas tive o upgrade feito, andei o resto do mês a curtir com a ligação a 1Mb e com todos os bónus dai resultantes e apenas paguei o tarifário antigo que tinha nesse mês.
Tenho a net sempre a bombar, tenho a mula sempre a bulir na boa, lol agora interesses?...ROTFL! , se eu tivesse interesses não dizia para terem cuidado com as escolhas que fazem não falo á toa quando digo que nem uma nem outra empresa (PT/NOVIS/ONI/WHATEVA) são santas.
Vocês fazem por acaso a mais pequena ideia de quanto factura a PT só, junto da mais pequena instituição estatal...por exemplo?
bergonzzi 16-02-2005, 17:55 Bom antes de mais acho que não vale a pena descambar para ataques pessoais..
Já consegui falar ontem com o sr. responsável pelo meu processo, que já tinha sido informado de toda a situação a já a tinha "reportado internamente". Segundo o que me disse o que se passa é que há uma avaria na linha e por isso é que eu fiquei sem telefone. E esta avaria, disse ele, era tanto do lado da Novis como da PT e os técnicos da Novis estão entretanto à espero que a PT faça alguma coisa também para conseguirem resolver o problema.. Não me soube explicar mais, um pouco vago no mínimo, e estranho também! Eu não faço a mínima ideia de como é que se efectua na prática uma desagregação de uma linha, mas aparecer uma avaria assim de repente é muito estranho. Claro que não consegui saber mais nada porque ele disse que estavam à espera de uma resposta da PT para poderem resolver o problema, e garantiu-me que me ligava quando estivesse resolvido (quero ver..!). Entretanto passaram 6 belos dias e eu sem telefone! Ah, o sr. disse-me para enviar um mail pra info@novis.pt a dizer que fiquei sem telefone estes dias todos.. eu perguntei-lhe se ele não podia reportar isso ele próprio, disse-me que já o tinha feito mas pra enviar mail na mesma. Não só vou dizer como vou exigir que me compensem de alguma forma, mas claro que não acredito que o façam.
Ghost, se para a PT os clientes não-empresariais são uma dor de cabeça então das duas uma, ou esse não é de facto o seu objectivo ou então são estúpidos e à partida admitem que têm qualidade inferior. E também não acredito que seja uma quantidade irrisória de clientes a passar para a Clix, estas coisas só se medem, claro, de ano a ano, mas vamos ver se daqui a algum tempo a clix não cresceu um bocadinho... Claro que nenhuma das operadoras é santa, todos lutam pelos seus interesses, no entanto alguns acabam por se esquecer que a base de qualquer negócio são os consumidores, tal como parece que a PT o faz às vezes.
A verdade é que verifica-se cada vez mais que é complicado haver fair-play no mundo dos negócios, principalmente quando se trata de perder clientes, mas é tudo uma questão de estratégia e visão global, e nesse campo estamos ainda um pouco (muito) atrás do 1º mundo...
Ghost021 16-02-2005, 21:31 Ghost, se para a PT os clientes não-empresariais são uma dor de cabeça então das duas uma, ou esse não é de facto o seu objectivo ou então são estúpidos e à partida admitem que têm qualidade inferior. E também não acredito que seja uma quantidade irrisória de clientes a passar para a Clix, estas coisas só se medem, claro, de ano a ano, mas vamos ver se daqui a algum tempo a clix não cresceu um bocadinho... Claro que nenhuma das operadoras é santa, todos lutam pelos seus interesses, no entanto alguns acabam por se esquecer que a base de qualquer negócio são os consumidores, tal como parece que a PT o faz às vezes.
A verdade é que verifica-se cada vez mais que é complicado haver fair-play no mundo dos negócios, principalmente quando se trata de perder clientes, mas é tudo uma questão de estratégia e visão global, e nesse campo estamos ainda um pouco (muito) atrás do 1º mundo...
Eu ponho as coisas conforme me explicaram, para a PT epá por mais que custe a crer para eles o ganho está nos serviços a empresas e instituições estatais, posso dizer que por exemplo por mês a PT factura de internet e outros serviços cerca de 40 a 50 mil contos mês...numeros demasiado grandes mas infelizmente verdadeiros, agora eu não acredito que todos os users, de net apenas, somados atinjam os valores que a PT consegue junto deste tipo de clientes, e quem diz a PT diz os outros.
Vou mais longe e dou-te razão a PT esqueçe o consumidor, mas acredita que esqueçe mesmo, mas também quando as coisas apertam para o lado dos ISP's acredita que todos fazem o mesmo, a VIA já começou por exemplo...
Quanto a crescer, acredito que este ano a Novis está maior, e que para o ano estará maior e melhor, mas até atingir o chamado pé de igualdade em termos de serviços a ofereçer/assistência a dar com a PT ainda têem um longo caminho a percorrer.
Alguém disse ... "120 mil contos é muita fruta..." TROCOS.
Agora multiplica esses 1000 clientes por 10000 clientes (pelo menos!) que a PT vai perder este ano. Hoje deves estar em dia não.
Amukinado 16-02-2005, 22:26 Então eu conto a minha história... Aki o Amukinado já não tinha telefone Fixo desde que o mercado movel banalizou...Estive + de 5 anos sem tel e net(56k).
O ano passado precisei de net, que ja andava a cobiçar há muito tempo. Lá consegui a custo zero, Um PT 1ª Vez( tel sem fios, mais desconto de 4.99 na assinatura mensal durante 12 meses, mais instalação completamente gratuita da linha e activação do ADSL)
Só aqui dá para ver que não há absolutamente interesse nenhum nos clientes residenciais( BULLSHIT!!!!!!!!!!!!!!).
Vale a pena dizer mais???
Demorou mesno de uma semana até o técnico vir cá montar tudo( +1 razão para ver que não há absolutamente interesse nenhum nos clientes residenciais( BULLSHIT!!!!!!!!!!!!!!).
Mas eu digo, o técnico SUB-CONTRATADO da PT, "á, e tal, pois, costuma demorar uns 15 dias p/ instalar uma linha, mas com ADSL...e outra loiça..."
Clientes Estatais??? Tomara todas as concorrentes da PT que pelo menos os estatais não mudem....Assim não ficam com pagamnetos de xxxxxxxxxxxx mil € atrasados, pois como se sabe o estado paga, mas paga mal e paga tarde. Processos para resolver isto...bem, não vamos por ai, pois os tribunais são do estado e blá blá blá... Como a PT tem empresariais, as outras tambem vão ter, pois as empresas também procuram o melhor preço, e digo-vos, trabalho numa empresa de enorme dimensão nacional e falando do grupo posso falar também em internacional,(acho q n devo dizer o nome da empresa pois n tem nada a ver com isto) e ouvi assim por quem sabe " ganham-se encomendas com a rapidez da rede, ganha-se no atendimento ao cliente pois as repostas que dependem da rede tambem são + rapidas, ganha-se com o que não se paga a+ por mês, e ganha-se quando se consegue imputar custos ao ISP, pelo tempo que se está sem comunicações"...
Pormenores... Mas contam. É só pesar os dois lados da balança...
Nenhuma empresa vive sem erros, e ainda por cima no inicio, não me venham é dizer que não têm experiencia. A PT tem anos desta m***a e comete os mesmo erros e falhas que os outros, e maior parte das vezes, os melhores técnicos são assediados, e bem, para irem para estas novas empresas, portanto, pode faltar é coordenação...
Este post já vai longo... Fiquem bem, e de notor, que foi só mais uma opinião...
Desculpem os erros mas não me apetece estar agora a corrigir....
NeoToPower 16-02-2005, 23:35 ssim não ficam com pagamnetos de xxxxxxxxxxxx mil € atrasados, pois como se sabe o estado paga, mas paga mal e paga tarde. Processos para resolver isto...bem, não vamos por ai, pois os tribunais são do estado e blá blá blá...
Já fiz N obras para juntas de freguesia, camaras municipais and so on... até já fiz obras num hospital militar em lisboa... regra geral, 60 dias sem mais nem menos e já cá cantam os €€€.... outras vezes, ao fim 30 dias certos lá ia eu receber. Acredita... fora alguns caos pontuais, o estado, é do best quando se trata de largar os €€€.
Btw... os tribunais são uma instituição independente/supeior ao estado.... ou pelo menos assim o deveria ser.
adsl.free.fr
Cumps
Cuidado com essas promoções. Ainda hoje tive a falar com alguém que tem precisamente esse serviço e as coisas não são tão brilhantes como parecem...
Hmm mas se a PT so lhes interessa os clientes empresariais.. que os outros so dão prejuizo.. porque apostaram tanto no sapo? Tinham a telepac pros empresariais e tava tudo bem, criaram o sapo adsl e desde aí promovem o sapo até dizer chega. Gastam tanto em pub para ter prejuizo? tenho as minhas duvidas.
não nos podemos esquecer q o grupo pt tem 30 milhoes de clientes no mundo, é muita experiencia!
Mas eu tou crente na clix, ja fui cliente da adsl da clix e so posso dizer muito bem, era exelente, quer no serviço quer no apoio!
Ghost021 17-02-2005, 10:22 Amukinado não sabes mesmo do que falas, até o estado tem regras a cumprir e muitos dos contratos celebrados ou são pagos á cabeça ou têem prazos que são cumpridos á risca, para isso existem orçamentos, concursos morosos e muitos cálculos metidos ao barulho, afinal de contas não errei quando afirmei que muita gente falava sem saber.
Zealot eu não estou em dia não, 120 mil contos são trocos para eles, multiplica 50 mil contos, (e estou a falar de valores assim por baixo) por vamos lá dar um exemplo, 50 000 * 52 instituições da área da saúde, vê-lá bem o resultado ao fim do mês, e isto é só uma pequena parte.
Digo e repito os users caseiros não são assim tão importantes como alguns afirmam, a PT óbvio que faz por dar assistencia, mas essa assistencia sai cara, e muitas vezes suplanta o lucro, portanto desengane-se quem acha que é tudo lucro no mercado doméstico.
bergonzzi 17-02-2005, 13:28 Oh Ghost, tu achas que isto é assim tão simples? Chega-se ao fim do mês, ora então vamos la a ver quanto é que facturou, 50mil cts, ok vamos então ver qtos hospitais e outras empresas e pronto voilá, temos o lucro calculado. O grupo PT tem uma estrutura maior que eu sei lá o que, e complexa portanto não são simples continhas que permitem calcular lucros ou seja o que for, há muitas variáveis que entram em jogo. No final de um ano a PT terá provavelmente relatórios de contas onde entram em jogo todas as receitas provenientes dos produtos que vendem a nível doméstico, a nível emprsarial, todo o tipo de assistência, compensações fiscais, margens provenientes de parcerias, etc, etc, etc. Bom, quem estuda marketing e está habituado a trabalhar case studys de grandes empresas internacionais saberá com certeza do que estou a falar, as coisas não assim tão lineares.
Depois a questão de os clientes particulares não serem assim tão importantes, como alguém referiu e bem, o dinheiro que anda a ser gasto em publicidade sapo adsl de certeza que significa alguma coisa.. se calhar não fazes ideia de quanto custa o espaço publicitário na TV (e o sapo andou em todo lado, não só na TV)...
Ghost021 17-02-2005, 14:28 Olha lá bergonzzi , eu simplifiquei as coisas ao máximo, queriam falar de lucros em mercados eu dei exactamente o cenário a nivel estatal, tu tens contratos negociados para a PT ter o máx. de lucro possivel e mesmo assim vencer det. concurso face a uma oni por ex., está tudo calculado, mao-de-obra, material, o tipo de serviço a duração, a assistencia técnica, a instalação do hard/software, eventualmente alguma formação, epá isso está tudo contemplado logo á cabeça.
E sim a PT tem balanços trimestrais, semestrais, anuais, relatórios e afins, eles não brincam em serviço.
Agora entrando em pub......fazer pub não implica necessáriamente que se esteja a rasca com clientes.
Btw... os tribunais são uma instituição independente/supeior ao estado.... ou pelo menos assim o deveria ser.
Não, os tribunais fazem parte do Estado. É o poder judicial, tal como por exemplo o legislativo pertence à Assembleia da República.
Não confundir Estado com Governo.
Ora bem.. Depois de 2meses á espera levo com um "ah e tal.. devido a problemas técnicos na sua área, não vai ser possível activar o seu serviço Voz+Adsl 4mbits da Novis, ficando assim o seu processo cancelado.."
OLHA KE CARALH*, KESTA MERDA? NÃO SABIAM TER DITO ISSO LOGO?
Tenho que me arrastar com a Netcabo e os seus fabulosos limites.
Bem, fica aqui o meu testemunho, Novis Não Rula pra mim :\ Better luck to u guys.
Cumpz
Bem vindo ao club... LOLOL nao es o unico..
Ghost021 17-02-2005, 18:14 Ora bem.. Depois de 2meses á espera levo com um "ah e tal.. devido a problemas técnicos na sua área, não vai ser possível activar o seu serviço Voz+Adsl 4mbits da Novis, ficando assim o seu processo cancelado.."
Bem, fica aqui o meu testemunho, Novis Não Rula pra mim :\ Better luck to u guys.
Cumpz
I rest my case. :zzz:
redalert 20-02-2005, 14:23 Ora bem.. Depois de 2meses á espera levo com um "ah e tal.. devido a problemas técnicos na sua área, não vai ser possível activar o seu serviço Voz+Adsl 4mbits da Novis, ficando assim o seu processo cancelado.."
Cumpz
Bem vindo ao club... LOLOL nao es o unico..
a quantos dias da activacao aparecereu essa mensagem da clix?
tks.
[[]]
edit:
10. Durante o processo de activação deste serviço, deixo de poder usar a minha actual ligação à Internet?
O serviço nunca é interrompido. Ao longo do processo de activação você nunca deixará de ter serviço de internet ou de telefone.
Dito pela boca de um dos directores da PT PRIME numa reunião onde estive presente..."A nós até nos dá jeito que a concorrência fique com certos clientes, nós estamos nisto para fazer lucro e não para ter prejuizo. "
PT Prime = empresas. O que é que isso tem a ver com o pessoal que anda aqui pelo forum? Estamos normalmente é a pensar e preocupados com o mercado residencial.
johnzap clientes de casa são dor de cabeça, clientes empresariais são lucro.
Pois... E o bombardeamento de publicidade do grupo PT (Sapo e NEtcabo) é feito só para dar a ganhar uns cobres às empresas publicitárias?
Se são dor de cabeça, se não interessam, não sei porque procuram angariar mais clientes. Será que são masoquistas? Os clientes que têm, não interessam e dão-lhes dor de cabeça. Nada melhor do que fazer todos os possíveis para aumentar esse número de clientes? Ou és ingénuo ou não queres ver o que se passa.
Já consegui falar ontem com o sr. responsável pelo meu processo, que já tinha sido informado de toda a situação a já a tinha "reportado internamente". Segundo o que me disse o que se passa é que há uma avaria na linha e por isso é que eu fiquei sem telefone. E esta avaria, disse ele, era tanto do lado da Novis como da PT e os técnicos da Novis estão entretanto à espero que a PT faça alguma coisa também para conseguirem resolver o problema.. Não me soube explicar mais, um pouco vago no mínimo, e estranho também! Eu não faço a mínima ideia de como é que se efectua na prática uma desagregação de uma linha, mas aparecer uma avaria assim de repente é muito estranho. Claro que não consegui saber mais nada porque ele disse que estavam à espera de uma resposta da PT para poderem resolver o problema, e garantiu-me que me ligava quando estivesse resolvido (quero ver..!).
Parece-me que o problema é que há muito boa gente que não percebe como funciona esta história da desagregação do lacete local. Aderem à Novis/Clix 2/4/8 e depois pensam que a PT já não tem nada a ver com o assunto. A questão é que tem a ver, durante o processo de migração e terá a ver para todo o sempre.
Como bem dizes, faz-te confusão a explicação do individuo da Novis, não percebes como funciona a desagregação, etc. Pois, o que se passa, é que desde tua casa até à central da PT aonde estás ligado, toda a infraestrutura é e continuará a ser da PT. Dentro da central da PT, estão alojados equipamentos da Novis e é aí que é feita a ligação do teu cabo. Daí para a frente passas a usar infraestrutura da Novis. Daí para trás: PT.
Logo, pode perfeitamente suceder uma avaria na parte da infraestrutura da PT, ou até dentro da central, que te vai afectar. E o que sucede numa situação dessas? Antes de mudar para a ONI (voz + ADSL), há mais de 1 ano, convivi durante uns meses com um individuo que trabalhava na Oni. Fiquei a perceber algumas coisas, nomeadamente o que acontece quando há avarias. E o que acontece e ele avisou-me, é que, quase sempre é um problema, que demora demasiado tempo a resolver:
1. O cliente queixa-se, neste caso à Novis.
2. A Novis procura fazer uma análise ao problema e conclui que o problema está ou parece estar na parte que vai da tua casa até à central da PT.
3. A Novis comunica com a PT. Fica a aguardar uma resposta.
4. A resposta até pode ser que não há problema nenhum. Dizem para a Novis ver melhor.
5. A Novis torna a ver ou já tinha mais que certeza que o problema não era na parte deles e torna a insistir.
6. Etc, etc.
Estás a ver o problema?
Eu quando aderi à Oni, fi-lo com a consciência que poderia vir a ter problema em caso de avarias. Mas como a minha central me parece ser bastante perto e não costumam haver por aqui obras, decidi arriscar. Até ver, tudo bem. Mas se um dia houver alguma avaria, já sei que isto vai levar tempo a resolver-se.
Ora bem.. Depois de 2meses á espera levo com um "ah e tal.. devido a problemas técnicos na sua área, não vai ser possível activar o seu serviço Voz+Adsl 4mbits da Novis, ficando assim o seu processo cancelado.."
A questão é que, não, não podiam ter dito logo. A ligação que pediste foi feita baseada numa desagregação de lacete local. Vê o meu posto acima, onde explico um pouco o que é uma desagregação de lacete local.
Penso que poderás perceber que não te podiam ter dito logo, porque estão dependentes da PT para fazer a desagregação do lacete local e poderem fazer testes. E como a PT leva, segundo consta, bastante tempo, só depois de:
1. O teu processo ter dado entrada e ser processado na Novis.
2. A Novis ter feito o pedido à PT para tratar da desagregação.
3. Terem estado à espera que a PT fizesse a desagregação para procederem a testes.
É que conseguiram concluir que não dava.
bergonzzi 21-02-2005, 03:22 johnzap, já tinha ouvido falar um pouco por alto de todo esse processo de desagregação, se o confirmas de fonte segura melhor ainda, assim já temos pelo menos uma ideia do que é que se anda a passar..
Seja como for, nessa perspectiva não parece que a PT começa a ter trabalho acrescido sem um retorno (na visão deles, porque respostas rápidas só iriam melhorar a imagem que passam ao público) e não se consegue organizar para pelo menos dar respostas dentro dos prazos? Parece-me que sim...
Já enviei uma reclamação por escrito à Novis, esperemos pela resposta!
Ghost021 21-02-2005, 11:29 johnzap epá que pt prime = a empresas já eu tinha explicado, aliás face ao mercado residencial não queiras mesmo comparar o peso que as empresas representam, é mais que lógico que enviar um técnico a casa de alguém para reparar algo representa prejuizo(salvo excepções.), face a uma empresa onde praticamente tudo está pago á partida, e eu nem vou entrar pelos consumos de internet internacionais.
A e dizeres que a central é da PT APENAS é TANGA que te deram.
As centrais assim como os lacetes são partilhados e isto foi ordem dada pela ANACOM, o problema é que quiseram fazer salas/zonas separadas para cada operador e aqui a PT impos obstáculos porque a separação dos equipamentos/obras iriam levar mais tempo, mas asseguro-te que dentro das suas próprias zonas nem sempre a culpa é da PT, lá está, por vezes é mais fácil dizer mal da concorrência do que ir ao local e resolver logo o assunto.
Aliás até vou mais longe, os novos ISP's por vezes dão essas respostas do não podemos e desculpe lá mesmo por motivos do próprio ISP(leia-se ter mais olhos que barriga!), e não da PT.
Eu não quero acreditar que a Novis ou seja lá quem for não saiba que dentro da zona X (que é sua), não saiba a quais os numeros pode atribuir serviços, se isto é certo então são incompetentes.
Amukinado 21-02-2005, 22:56 Amukinado não sabes mesmo do que falas, até o estado tem regras a cumprir e muitos dos contratos celebrados ou são pagos á cabeça ou têem prazos que são cumpridos á risca, para isso existem orçamentos, concursos morosos e muitos cálculos metidos ao barulho, afinal de contas não errei quando afirmei que muita gente falava sem saber.
Parece que és o maior, o sábio...
Toda a gente sabe que os estado tem regras a cumprir, e toda a gente sabe que é o primeiro a quebra-las... e sobre isto, + não digo...
Quando isto é um forum de discusssão e vem um gajo, "ah e tal, não percebes nada do que dizes", podem fechar, porque a resposta já foi dada, ou vai ser, pela pessoa em questão...
A falta de humildade é uma coisa parecida com óculos de alcanena...
Dei o meu contributo, quem quiser ler pode ou não concordar, não me venham é dizer" não sabes mesmo do que falas", até porque pelo que já li, a pessoa em questão tb não me parece saber... pelo menos, não domina a área, diz q este e o outro disseram...tal como eu... LOL! Somos todos utilizadores do fórum, no meu caso pq acho que temos, cada um na sua área, um contributo para dar a quem possa precisar. Eu dei o meu... Tenho a certeza que não são verdades absolutas, são as minhas idéias, expostas num fórum, que é para isso que no meu entender, ele serve! (...e é só mais uma opinião)
Tenham uma boa noite...ah, e não pretendo de maneira alguma ofender ninguém com esta minha opinião...
Cumprimentos
Ghost021 22-02-2005, 11:19 Parece que és o maior, o sábio...
Toda a gente sabe que os estado tem regras a cumprir, e toda a gente sabe que é o primeiro a quebra-las... e sobre isto, + não digo...
Quando isto é um forum de discusssão e vem um gajo, "ah e tal, não percebes nada do que dizes", podem fechar, porque a resposta já foi dada, ou vai ser, pela pessoa em questão...
A falta de humildade é uma coisa parecida com óculos de alcanena...
Dei o meu contributo, quem quiser ler pode ou não concordar, não me venham é dizer" não sabes mesmo do que falas", até porque pelo que já li, a pessoa em questão tb não me parece saber... pelo menos, não domina a área, diz q este e o outro disseram...tal como eu... LOL! Somos todos utilizadores do fórum, no meu caso pq acho que temos, cada um na sua área, um contributo para dar a quem possa precisar. Eu dei o meu... Tenho a certeza que não são verdades absolutas, são as minhas idéias, expostas num fórum, que é para isso que no meu entender, ele serve! (...e é só mais uma opinião)
Tenham uma boa noite...ah, e não pretendo de maneira alguma ofender ninguém com esta minha opinião...
Cumprimentos
Epá calma ai, eu não sou nem o maior nem nenhum sábio, tou a dizer-te as coisas conforme as sei.
Fiquei lixado quando disseste que o estado é o pior pagador e não cumpre, blablabla, eu trabalhei para o estado e sei bem o que o pessoal que la esta a recibos sofre, (a contrato a coisa muda de figura), cheguei a receber 2 ordenados juntos e acredita que o dinheiro me fazia falta!
Mas nestes casos em especifico e estamos a falar de negociações em empresas, as coisas já não podem ser assim, epá por vezes o estado não cumpre a horas?, posso dizer-te que sim em alguns casos, mas never ever numa negociação com a PT (por exemplo), eles vão deixar de cumprir com o estabelecido, é que nem existe margem para fugir ao contrato estipulado.
Tu dás a tua opinião, eu dou a minha, nem de perto nem de longe é minha intenção quando faço um post dizer, yah ja falei fechem esta merda, tu travaste-te das tuas razões e eu das minhas, por mim no stress, espero que por ti tb não, e se te ofendi , desculpa não era mesmo a minha intenção.
Cumps.
Amukinado 22-02-2005, 13:33 Táss... Tb ja tive 300€ a haver do estado, e demorou MUITO!!! Só de um serviço... Mas tb é do conhecimento geral, que o estado deve e não paga ás farmacias (comparticipações)... Sobre isto não estou mesmo nada dentro do assunto, mas acho que há pelo menos este caso, que de vez em quando vem á baila na tv...
Corrijam-me se não for farmacias, mas outra entidade qq...
Fiquem bem...
Ghost021 22-02-2005, 14:26 Táss... Tb ja tive 300€ a haver do estado, e demorou MUITO!!! Só de um serviço... Mas tb é do conhecimento geral, que o estado deve e não paga ás farmacias (comparticipações)... Sobre isto não estou mesmo nada dentro do assunto, mas acho que há pelo menos este caso, que de vez em quando vem á baila na tv...
Corrijam-me se não for farmacias, mas outra entidade qq...
Fiquem bem...
Não é ás farmácias, salvo erro é ao Infarmed, anda ai uma treta assim por causa das dividas das comparticipações do estado e não só.
Quanto ao guito , acredita eu sei bem o que um tipo sofre, até pareçe que nos tão a fazer um favor ao pagarem o nosso trabalho.
Graças a Deus entrei na privada e estou muito melhor, continuo a fazer o meu trabalho dentro do estado( informática )mas não tem comparação possivel, é outra coisa mesmo.
Fika bem. [] :p
Strakata 22-02-2005, 14:48 Ó malta, este tópico era sobre a ADSL do Clix ;)
Amukinado 22-02-2005, 15:36 Pois, descambou... Da parte que me toca, as minhas desculpas...
Cumprimentos
Ghost021 22-02-2005, 15:50 Epá idem da minha parte, (contribui em grande parte para o descambar da thread), peço desculpas.
Cumps. :p
A e dizeres que a central é da PT APENAS é TANGA que te deram.
Não sei se não serás tu que me queres dar tanga? Então o que é uma central? Não é um edificio ou uma fracção de um? Estás a dizer que essa fracção ou edificio pertence a várias entidades? Que confusão é essa? A central pertence à PT, é aliás onde terminam as ligações de vêm das casinhas de todos nós. Lá dentro é que, além dos equipamentos da PT, que sempre lá estiveram, estão, também, nas chamdas "zonas libertadas" ou zonas Clix, ou o que quer que se lhes queira chamar, equipamentos da Novis/Clix e/ou da Oni, para onde são desviados os cabinhos que vêm de nossas casas.
As centrais assim como os lacetes são partilhados e isto foi ordem dada pela ANACOM,
A partir do momento em que, numa central da PT, é também colocado equipamento da Novis, claro que estão a partilhar o espaço. Mas a central continua a pertencer à PT. Claro que a Novis lhes paga alguma coisa. Não sei se um valor só por lá ter os equipamentos mais um valor por linha desagregada ou se só paga por linha desagregada.
Os lacete local não é partilhado. Um lacete pode é ser desagregado. O que quer dizer que desde caso do cliente até à central (é isto o lacete local) a infraestrutura é da PT e, uma vez dentro da central, o ligação é desagregada, isto é deixa de estar na PT, para ser desviada para a Novis.
mas asseguro-te que dentro das suas próprias zonas nem sempre a culpa é da PT, lá está, por vezes é mais fácil dizer mal da concorrência do que ir ao local e resolver logo o assunto.
Não me parece que alguém tenha dito que a culpa é só da PT. Mas não querer perceber que a PT também pode ter culpas é acreditar que a PT é uma empresa perfeita, sem falhas. O que se passa aqui é que, quando existem essas falhas, todo o processo se complica para o cliente. Isto porque passa a não ser possível ao fornecedor, Novis, neste caso, resolver directamente o problema, ficando dependente da PT, para o resolver.
Aliás até vou mais longe, os novos ISP's por vezes dão essas respostas do não podemos e desculpe lá mesmo por motivos do próprio ISP(leia-se ter mais olhos que barriga!), e não da PT.
Tudo é possível mas quer-me parecer que estás a entrar no reino da especulação. Repito que tudo é possível e tal coisa até nem me admira. Afinal em que país vivemos?
Eu não quero acreditar que a Novis ou seja lá quem for não saiba que dentro da zona X (que é sua), não saiba a quais os numeros pode atribuir serviços, se isto é certo então são incompetentes.
O que é isso de "zona X (que é sua)"? Quando a Novis está presente numa dada central, esta central cobre uma determinada área e determinados números de telefone. A Novis, claro que sabe isso. O que a Novis não sabe, nem pode saber, é em que estado se encontra uma dada ligação de um dado cliente até à central da PT. Ou seja, podes ter uma "bela" ligação com cabos telefónicos a viajar pelo ar, de poste em poste, com óbvias possibilidades de ruído na linha, que impossibilitam uma ligação ADSL de alta velocidade. Também não acredito que a Novis saiba a que distância, em termos de cabo, fica, exactamente, uma morada até à central da PT. Portanto como pode a Novis saber isso antecipadamente e responder cabalmente ao cliente? Andou pela área a cadastrar todas as ligações? Provavelmente nem a própria PT sabe isso, em muitos casos, como se tem visto com relatos de pessoal que pediu ADSL a empresas do grupo PT e não lhe deram uma resposta imediata.
Ghost021 23-02-2005, 14:26 Não sei se não serás tu que me queres dar tanga? Então o que é uma central? Não é um edificio ou uma fracção de um? Estás a dizer que essa fracção ou edificio pertence a várias entidades? Que confusão é essa? A central pertence à PT, é aliás onde terminam as ligações de vêm das casinhas de todos nós. Lá dentro é que, além dos equipamentos da PT, que sempre lá estiveram, estão, também, nas chamdas "zonas libertadas" ou zonas Clix, ou o que quer que se lhes queira chamar, equipamentos da Novis/Clix e/ou da Oni, para onde são desviados os cabinhos que vêm de nossas casas.
É tudo isso que disseste e deste a resposta no que escreveste abaixo, consta que certo dia alguém da ANACOM acordou e lembrou-se de dizer assim, apartir de agora vocês (PT) partilham as centrais com os outros operadores, logico que o que pertence á pt assim fica, mas tiveram que criar, ou teem que criar espaço para os outros meterem lá a tralha deles, essa história está longe de estar terminada, não tou a dar a peta é mas é outra das histórias á lá portuga.
A partir do momento em que, numa central da PT, é também colocado equipamento da Novis, claro que estão a partilhar o espaço. Mas a central continua a pertencer à PT. Claro que a Novis lhes paga alguma coisa. Não sei se um valor só por lá ter os equipamentos mais um valor por linha desagregada ou se só paga por linha desagregada.
A cena toda é mesmo essa, já não bastava a PT ter que partilhar o espaço como ainda por cima é á borla, mercê de se facilitar as novas empresas e uma "saudável concorrência".
Os lacete local não é partilhado. Um lacete pode é ser desagregado. O que quer dizer que desde caso do cliente até à central (é isto o lacete local) a infraestrutura é da PT e, uma vez dentro da central, o ligação é desagregada, isto é deixa de estar na PT, para ser desviada para a Novis.
Aqui eu não sei bem o que a pt faz á linha, na central desapareçe o cliente do mapa e passa para a novis, mas na parte do lacete local por acaso não sei bem como é que eles processam a coisa.
Não me parece que alguém tenha dito que a culpa é só da PT. Mas não querer perceber que a PT também pode ter culpas é acreditar que a PT é uma empresa perfeita, sem falhas. O que se passa aqui é que, quando existem essas falhas, todo o processo se complica para o cliente. Isto porque passa a não ser possível ao fornecedor, Novis, neste caso, resolver directamente o problema, ficando dependente da PT, para o resolver.
Eu próprio disse que a PT não é uma santinha, apenas frisei que ambos os lados quando toca a tramarem-se são igualzinhos.
Tudo é possível mas quer-me parecer que estás a entrar no reino da especulação. Repito que tudo é possível e tal coisa até nem me admira. Afinal em que país vivemos?
Republica das Bananas?
O que é isso de "zona X (que é sua)"? Quando a Novis está presente numa dada central, esta central cobre uma determinada área e determinados números de telefone. A Novis, claro que sabe isso. O que a Novis não sabe, nem pode saber, é em que estado se encontra uma dada ligação de um dado cliente até à central da PT. Ou seja, podes ter uma "bela" ligação com cabos telefónicos a viajar pelo ar, de poste em poste, com óbvias possibilidades de ruído na linha, que impossibilitam uma ligação ADSL de alta velocidade. Também não acredito que a Novis saiba a que distância, em termos de cabo, fica, exactamente, uma morada até à central da PT. Portanto como pode a Novis saber isso antecipadamente e responder cabalmente ao cliente? Andou pela área a cadastrar todas as ligações? Provavelmente nem a própria PT sabe isso, em muitos casos, como se tem visto com relatos de pessoal que pediu ADSL a empresas do grupo PT e não lhe deram uma resposta imediata.
É assim, o chato da coisa é a NOVIS muitas vezes dizer que já podes ter net/phone por eles e ao fim ao cabo e depois de muita coisa, dizem-te que não vai ser possivel e fica um tipo pendurado, aconteçe.
Por acaso estava convencido que a NOVIS tinha linha própria passada, acho que a ONI fez isso, vai na volta a minha confusão relativamente a certas coisas vem dai.
Ainda hei-de tirar isso a limpo.
Ghost, vai até à ANACOM que lá está explicado o que é isto da "desagregação do lacete local".
Eu sei perfeitamente que dentro da central da PT estão equipamentos da Novis e/ou da Oni (aparentemente as únicas 2 empresas que estão a apostar na desagregação do lacete local). Aliás tem de ser sempre assim pois o próprio conceito de "desagregação do lacete local" se baseia nessa premissa.
Outra coisa: não foi a ANACOM que acordou um belo dia. Este conceito foi acertado a nível da União Europeia e tem vindo a ser implementado em vários países. Portanto não é a coitada da PT que tem de se submeter a isto. Noutros países tem vindo a suceder o mesmo. Basicamente o que se pretende não é tanto fomentar a concorrência, por fomentar. Conclui-se, creio que bem, que se apenas houver um operador, com rede instalada para todo o lado e outros com "redinhas" nunca iria haver concorrência. E o não haver concorrência costuma ser negativo para o consumidor.
Aliás basta ver o que as recentes ofertas da Oni e Novis têm vindo a fazer a nível da Netcabo, Sapo, etc, com aumentos e ofertas de velocidades, etc. Se não houvesse nada disto ainda andava tudo alegremente a 512K ou 640K e com meia dúzia de bytes de tráfego.
Entretanto, olha que a questão da desagregação não é dada pela PT à borla. Como disse, não sei se os operadores só por colocar lá os equipamentos pagam. Provavelmente não. Mas, pagam por cada cliente ao qual é desagregada a linha. No fundo a PT acaba por continuar a receber uma assinatura pelo cliente, embora já não seja seu cliente e tenha apenas de assegurar a conectividade deste até à central.
A ONI não passa linha e a Novis não passa linha. Tanto uma como outra baseiam estas ofertas no conceito de "desagregação do lacete local". E isso significa que a ligação desde a casa do cliente até à central (da PT) pertence à PT. Só a partir daí é que é Novis ou Oni.
Aliás basta pensar numa coisa: porque carga de água é que quer a Novis quer a ONI têm de ficar um monte de tempo à espera da PT? Para quê? Apenas para esta desactivar a linha? Mas qual desactivação, qual carapuça. Se quer a Novis quer a Oni tivessem linhas até casa do cliente, bastava chegar lá e, onde está ligado o cabo da PT, ligavam o deles e estava a andar. Não necessitavam da PT para nada. Ora o caso não é assim, como está bem de ver. Mas quem tiver dúvidas vá ao site da ANACOM e informe-se sobre como funciona a desagregação do lacete local.
O que é isso de "zona X (que é sua)"? Quando a Novis está presente numa dada central, esta central cobre uma determinada área e determinados números de telefone. A Novis, claro que sabe isso. O que a Novis não sabe, nem pode saber, é em que estado se encontra uma dada ligação de um dado cliente até à central da PT. Ou seja, podes ter uma "bela" ligação com cabos telefónicos a viajar pelo ar, de poste em poste, com óbvias possibilidades de ruído na linha, que impossibilitam uma ligação ADSL de alta velocidade. Também não acredito que a Novis saiba a que distância, em termos de cabo, fica, exactamente, uma morada até à central da PT. Portanto como pode a Novis saber isso antecipadamente e responder cabalmente ao cliente?
O curioso é quando para a PT a linha serve, mas para a NOVIS já não serve. Não são 1 nem 2 casos onde isto já aconteceu...
bergonzzi 23-02-2005, 22:11 johnzap: precisamente, quem quiser pode tirar dúvidas relativamente a este assunto do lacete local aqui: http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=60
Entretanto os últimos desenvolvimentos.. ha uns dois dias falei com um operador a quem expliquei a situação toda (sem telefone há mais de 10 dias), e disse que se ele quisesse confirmar era só ligar para o meu número. Ora lá foi ele ligar, e a mensagem que se ouve é "o nº não está atribuído, para mais info. ligue 118". Lá foi ele então ligar para o 118. O que lhe disseram então foi que EU o cliente pedi uma desactivação temporária da linha telefónica. Que bela desculpa, absolutamente falsa, nem sei onde foram inventar isto! E pronto depois o operador claro deve ter acreditado mais no 118 do que em mim, ainda ficou largos minutos a convencê-lo a rectificar aquela informação pq eu não tinha pedido nada daquilo. Disse que ia reportar internamente blabla a conversa do costume (papel que em tempos tive eu que fazer..).
Hoje liguei novamente e atendeu-me uma operadora mto simpática, daquelas que percebe e compreende os problemas mas infelizmente não pode fazer nada porque é uma mera operadora, e como tal, mais uma vez reportou a situação. Pelo menos era simpática e prestável. Disse-me também que ia pedir o reencaminhamento das chamadas para o meu telemóvel para pelo menos não perder as chamadas entretanto... ficou admirada de ninguém me ter proposto isto ainda. Concluíndo, a solução continua a ser esperar, um verbo essencial no vocabulário de qualquer operador de call center, de qualquer ISP.
Ghost021 24-02-2005, 12:04 Johnzap, bergonzzi, obrigado pelas explicações.
Por acaso andava mesmo convencido que eles passavam cabo, não é a primeira vez que passo na rua e vejo lá os técnicos dos gajos a meterem cabo e outras coisas.
Enfim, vou dar uma espreitada ao link.
Cumps[]
johnzap: precisamente, quem quiser pode tirar dúvidas relativamente a este assunto do lacete local aqui: http://www.anacom.pt/template12.jsp?categoryId=60
Yeap. Explica perfeitamente, até com "bonecos", como funciona a coisa. Um resumo deste artigo devia estar disponível na Oni e na Novis/Clix para os clientes se aperceberem como funciona a coisa.
A Novis/Clix tem ofertas que podem ir até a 8Mb. Muitas vezes, o que lhes é pedido são 4Mb. Não custa muito imaginar que existam situações em que a linha suporte ligações mais baixinhas, como é apanágio da PT (512K, 1Mb) e não suporte as da Novis...
Por acaso andava mesmo convencido que eles passavam cabo, não é a primeira vez que passo na rua e vejo lá os técnicos dos gajos a meterem cabo e outras coisas.
Podem andar a passar cabo para outras situações. Há não muito tempo, onde trabalho, a ONI passou cabo para suportar um circuito de dados frame relay. Agora, para clientes residenciais, não acredito que andam a fazer isso. Se andam há-de ser extremamente limitado e até nem estou a ver a racionalidade económica de o fazerem.
Ghost021 25-02-2005, 11:38 Podem andar a passar cabo para outras situações. Há não muito tempo, onde trabalho, a ONI passou cabo para suportar um circuito de dados frame relay. Agora, para clientes residenciais, não acredito que andam a fazer isso. Se andam há-de ser extremamente limitado e até nem estou a ver a racionalidade económica de o fazerem.
A curto prazo não faz sentido mas a medio/longo tinham a vantagem de terem so material deles já passado e instalado, não andavam dependentes de terceiros.
A curto prazo não faz sentido mas a medio/longo tinham a vantagem de terem so material deles já passado e instalado, não andavam dependentes de terceiros.
Pois... A questão é saber quanto custaria, a alguém, construir uma rede paralela à da PT? E haveria alguma hipótese de recuperar o investimento? Como? E não sabem que a PT tem todas as vantagens (custos, burocracia) quando passa cabos, creio que por ser o detentor da licença do serviço universal de telefone? O mesmo não sucede com os outros.
Alguém já pensou quanto anos (décadas?) foram necessárias para a rede PT, que antes pertencia ao Estado, ser construida? E atenção que isto, em grande parte, foi feito com o dinheiro do contribuinte (Estado). Não temos um caso de uma empresa privada que o tenha feito.
Imaginar que alguém alguma vez fará uma rede paralela é puro lirismo. Nunca sucederá. Dificilmente seria rentável. Já imaginaram que teriamos uma situação em que há um lado (PT) com a rede já instalada e, há muito, amortizada e do outro alguém que gastou rios de dinheiro e que agora necessitaria de o recuperar? O primeiro lado poderia jogar com os preços (baixando-os) e tornar a vida, ao segundo lado, totalmente impossível. Esqueçam.
Ghost021 28-02-2005, 10:31 johnzap a vantagem da PT deveu-se á burrice do governo privatizou a companhia e ofereçeu praticamente a infraestrutura toda.
Eu nem sei bem a quem pertence a Netcabo por exemplo, mas se houvessem por ai mais soluções por cabo estilo os da cabo visão, ou se alguém se começasse a predispor a fazer esse trabalho aos poucos olha que a pt começava a mexer-se.
StoneTheRock 07-03-2005, 02:23 Ppl só por curiosidade há alguém q tenha Clix ADSL? Estou a pensar pôr mas ouvi rumores d q tinha maus pings... Ñ quero nada q possa afectar o meu querido WOW!
Ah e pergunto-me qt vai demorar até poder pôr... Parece q desde a semana passada atingiram o limite máximo de users na minha central... Boa!
|
|