PDA

View Full Version : Folding@home tweak guide

Jack64
01-02-2005, 21:21
Como tirar o máximo partido do pc para o folding.. pequenos tweaks que aumentam a produçao e os points :D

http://www.maximumpc.com/features/feature_2003-06-10.html

PS: nao sao cheats :rolleyes:

RavenMaster
01-02-2005, 23:16
page not found... :(

_zZz_
01-02-2005, 23:21
aqui:

http://www.maximumpc.com/features/feature_2003-06-10.html

Jack64
02-02-2005, 00:19
As minhas desculpas, link original corrigido :rolleyes:

Dazkarieh
02-02-2005, 00:21
As minhas desculpas, link original corrigido :rolleyes:

É bem, Jack :) E o que tens por aì a foldar?

DekkeR
02-02-2005, 00:28
Bom link, sim senhor.

A única diferença que vi nesse guia em relação ao tutorial do Metro foi no parâmetro de CPU Core Priority onde aí dizem para meter em idle e o Metro escolheu low (em relação à consola)
De resto está tudo praticamente igual ;)

Metro
02-02-2005, 00:33
Temos esse link por ai:)
Postado pelo The_Unknown num dos primeiros posts dele:)
E esta hein:)

Dazkarieh
02-02-2005, 00:39
']Bom link, sim senhor.

A única diferença que vi nesse guia em relação ao tutorial do Metro foi no parâmetro de CPU Core Priority onde aí dizem para meter em idle e o Metro escolheu low (em relação à consola)
De resto está tudo praticamente igual ;)

Eu pessoalmente prefiro Low..

Isso significa que apesar de usar 100% no processo, quando forem necessários recursos ele liberta-os..o que faz com que não seja preciso desligar isto cada vez que quero jogar ou trabalhar imagem.

[[ ]]

DekkeR
02-02-2005, 00:45
Quando falas em recursos, referes-te a % de CPU ?

É que estive a meter as duas consolas em idle e segundo o task manager ele baixa a % à mesma como se estivesse em low.

Em relação a RAM, é ela por ela

Dazkarieh
02-02-2005, 00:50
Yeahp,referia-me a isso.. :rolleyes: Nunca testei,por isso podes dize-lo melhor que eu..mas sempre tive a impressão que era isso..

DekkeR
02-02-2005, 00:55
Até te mostro para tu veres ;)

http://img134.exs.cx/img134/3334/task0pu.jpg

Realmente, pela explicação do Metro no tutorial também tinha ficado com essa ideia.. agora fiquei sem perceber qual é mesmo a utilidade de meter o CPU Core em low ou idle ..

Oh grande Metro, ilumina-nos com a tua sabedoria :x2:

Dazkarieh
02-02-2005, 01:03
']
Oh grande Metro, ilumina-nos com a tua sabedoria :x2:

Tens de esfregar a lanterna mágica.. :D

Metro
02-02-2005, 01:04
2.8.1 Core Priority (idle/low)? [idle]
Aqui definimos a prioridade que desejamos que o Folding corra. Se seleccionarmos idle o Folding só vai usar os recursos que não estejam a ser usados no momento. Selecionando idle e se tiverem um PC médio (digamos com mais de 1Ghz) não vão dar conta que estão a correr o Folding. Usando low, o Folding vai correr com prioridade baixa atribuindo-lhe um mínimo de recursos.
Pessoalmente, de uma forma ou de outra uso o meu PC normalmente sem qq problema.

Têm a certeza que preferem low? Isso é bom para o Folding:)

DekkeR
02-02-2005, 01:11
Mas Metro, eu não vejo qualquer diferença se essa opção estiver em idle ou low.
De uma maneira ou de outra, em idle, ele consome-me 100% do CPU e baixa caso seja preciso. Só se houver alguma coisa por trás que faça com que não seja rentável..

Mas, nesse caso, por que razão o artigo do link manda pôr essa opção em idle ?

Confusing :confused:

Dazkarieh
02-02-2005, 01:23
Vou experimentar e depois vejo se não se nota :)

[DekkeR], qualquer que seja a aplicação, mm que metas a prioridade em tempo real..ele baixa quando é necessário..não baixa é tanto.. ;)

Metro
02-02-2005, 01:29
Basicamente em low o Folding reserva para ele sempre alguma capacidade de processamento. Em idle se tiverem a fazer alguma cena que pape os 100% do CPU o Folding para por completo.
Mas isto tb é mais importante para PCs fracos. Num P4 a 3.0Ghz iso não se nota nada Nem de uma forma nem de outra.
Eu nunca desligo o meu pc.
Devo ter um upload de mais de 15 dias.
Dekker já agora manda-me o link do uptime que já o instalo e já sabemos:)
Ele consegue saber o tempo. certo?
Se sim já tiramos as teimas:)

DekkeR
02-02-2005, 01:47
Se tiveres o XP, abres a linha de comando e escreves systeminfo que ele diz lá ;)

Jack64
02-02-2005, 01:57
É bem, Jack :) E o que tens por aì a foldar?
http://techzonept.com/showthread.php?t=35894&page=3

Ta aí... vou meter um amd k ja th quase pronto, so me falta mm a board (DFI LanParty UT NF4 SLI-D)

Depois de fazer o k este post diz, so recebo WUs de 600pts cada :002:
Claro que demora 36/48h a acabar, mas se fizerem folding 24/7, rende muito mais.

Dazkarieh
02-02-2005, 02:26

Ta aí... vou meter um amd k ja th quase pronto, so me falta mm a board (DFI LanParty UT NF4 SLI-D)

Claro que demora 36/48h a acabar, mas se fizerem folding 24/7, rende muito mais.

Dá-lhe com força :)

Mas não fazes só de 600..fazes as que te mandarem.. :p Era bom que desse para escolher.. Mas mais uma vez digo que esta rende mais..

Project : 1475
Core : Gromacs
Frames : 100
Credit : 364

-- List of benchmarks --

Dazkarieh ->
Min. Time / Frame : 10mn 50s
Avg. Time / Frame : 11mn 23s

Metro
02-02-2005, 02:35
']Se tiveres o XP, abres a linha de comando e escreves systeminfo que ele diz lá ;)

12 dias de uptime sem parar o folding claro:)

Quero ver isso a funcar:)
Deve ser lindo deve:)

Há WUs que rendem mais mas essas não são más:)

DekkeR
02-02-2005, 09:11
12 dias de uptime sem parar o folding claro:)

Nunca consideraste juntar-te ao Uptime Project (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=50739) ? :rolleyes:

Com esse uptime, ias agora para 4º lugar :D

Metro
02-02-2005, 13:11
Done.
Vai lá ver a minha sugestão. Há uma team que é a Portugal....

DekkeR
02-02-2005, 13:31
Replied :)

Jack64
02-02-2005, 18:46
Dá-lhe com força :)

Mas não fazes só de 600..fazes as que te mandarem.. :p Era bom que desse para escolher.. Mas mais uma vez digo que esta rende mais..

Project : 1475
Core : Gromacs
Frames : 100
Credit : 364

-- List of benchmarks --

Dazkarieh ->
Min. Time / Frame : 10mn 50s
Avg. Time / Frame : 11mn 23s
Juro que ainda nao recebi nenhuma que nao fosse de 600pts dps de fazer estes tweaks. É so gromacs de 250 frames e +/- 9mins por frame com o meu 3.2@3600.

Dazkarieh
02-02-2005, 18:55
Juro que ainda nao recebi nenhuma que nao fosse de 600pts dps de fazer estes tweaks. É so gromacs de 250 frames e +/- 9mins por frame com o meu 3.2@3600.

Eu tb recebi muitas de 600 seguidas (4 de 100 frames, mas 2 não foram até ao fim). Agora estou a receber destas e gosto mais.. :) É conforme calha..

DekkeR
04-02-2005, 12:04
Epah .. só sei que depois de aplicar os tweaks desse guia só me calham WUs entre os 40 e os 70 créditos.

Coincidência? :confused:

Lancaster
04-02-2005, 12:31
']Epah .. só sei que depois de aplicar os tweaks desse guia só me calham WUs entre os 40 e os 70 créditos.

Coincidência? :confused:

Heyas...

Será que puses-te no naquela opção de receber WU's com 5 megas?

Pelo que li (algures por aqui..ou na página do Folding) à WU's que chegam a ocupar 100 a 200 MB...eu só uma vez é que apanhei uma WU de 72 créditos...e foi porque tinha essa opção como no....mudei..e agora só apanho WU's de 300 e 364 créditos..pelo menos até agora...

Hasta all [[[]]]

DekkeR
04-02-2005, 13:10
Heyas...

Será que puses-te no naquela opção de receber WU's com 5 megas?

Pelo que li (algures por aqui..ou na página do Folding) à WU's que chegam a ocupar 100 a 200 MB...eu só uma vez é que apanhei uma WU de 72 créditos...e foi porque tinha essa opção como no....mudei..e agora só apanho WU's de 300 e 364 créditos..pelo menos até agora...

Hasta all [[[]]]
Bem.. fui ver o client.cfg das consolas e realmente tinha um parâmetro 'bigpackets=no'
Mudei para 'yes', reiniciei as consolas, uma está a acabar de mastigar uma WU de 63 créditos e a outra uma de 57.
Depois disso vamos ver o que é que acontece ..

Thanks Lancaster :)

Jack64
04-02-2005, 18:34
Yap, as WU de + de 5mb usam +/- 100mb de RAM, ou seja, nao aconselhavel a quem tem menos de 512mb de RAM. O meu mal se arrastava com 256mb de RAM e "big packets" :P

Lancaster
04-02-2005, 20:36
Heyas all..

Dekker...depois diz se funcionou ou não..que é para o pessoal tirar as dúvidas...

Hasta all [[]]

DekkeR
04-02-2005, 20:44
Heyas all..

Dekker...depois diz se funcionou ou não..que é para o pessoal tirar as dúvidas...

Hasta all [[]]
Nunca mais me lembrei .. fui ver agora as consolas e foram as 2 buscar a mesma proteína .. de 66 créditos.

Ultimamente só me calhavam as de 241 .. agora nem proteínas de 100 consigo :(

Metro
04-02-2005, 21:03
Dekker:
O que fgizeste exactamente. Não me lembro de nenhum tweak que te limite isso.
Explica-te sff

Jack64
04-02-2005, 21:23
']Nunca mais me lembrei .. fui ver agora as consolas e foram as 2 buscar a mesma proteína .. de 66 créditos.

Ultimamente só me calhavam as de 241 .. agora nem proteínas de 100 consigo :(
tens a ultima versao do client? Eu so tenho a correr a versao graphical...

DekkeR
04-02-2005, 23:04
Dekker:
O que fgizeste exactamente. Não me lembro de nenhum tweak que te limite isso.
Explica-te sff

A única coisa que mudei da config que tinha em relação à desse tweak guide era a parte do Core Priority.

Comecei a apanhar WUs de 40's .. 50's .. e 60 créditos.

Fiz aquela mudança que o Lancaster disse de mudar o parâmetro 'bigpackets' para yes e continua na mesma.

Sinceramente acho estranho porque só depois de mudar a config que tinha antes é que começou a acontecer.

Sim Jack64, tenho a última versão da consola, a 5.02 :)

Como já mastiguei as últimas proteínas vou apagar tudo outra e voltar a configurar como tinha antes para ver o que é que acontece.. já dou noticias

EDIT:

Bem.. nada melhor na informática do que um reset :D

Voltei a configurar as consolas com a minha config de sempre e mal as liguei foram logo 2 proteínas de 240 créditos cada uma :x2:

Já agora, uma dúvida .. porque é que em relação à consola que eu tenho configurada remotamente no PC do meu velho, não aparece o ETA da WU no FahMon ?

http://img231.exs.cx/img231/7043/fahmon4pe.jpg

Lancaster
04-02-2005, 23:47
']

Bem.. nada melhor na informática do que um reset :D

Voltei a configurar as consolas com a minha config de sempre e mal as liguei foram logo 2 proteínas de 240 créditos cada uma :x2:

Era o que te ia dizer a seguir...algum atrofio com o Folding se calhar...

']

EJá agora, uma dúvida .. porque é que em relação à consola que eu tenho configurada remotamente no PC do meu velho, não aparece o ETA da WU no FahMon ?

Ele já fez alguma frame dessas WU's?? É que o gajo já te dá o ETA depois de fazer a 1º frame...nesse Imfos tens ETA porque ele já fez uma frame..

Hasta all [[]]

DekkeR
05-02-2005, 00:01
Lancaster

Se reparares bem não tenho ETA nenhum no IMFOS :p

no DekkeR1 e DekkeR2 aparece 'No ETA' e quando acabam uma frame aparece o tempo, mas no IMFOS nem um 'No ETA'. Ainda pensei que pudessem ser permissões de escrita na pasta do Folding mas está tudo bem configurado.

Ninguém usa o FahMon numa consola remota que me possa dar uma ajudinha? :rolleyes:

FELiYCORA
05-02-2005, 00:40
']Lancaster

no DekkeR1 e DekkeR2 aparece 'No ETA' e quando acabam uma frame aparece o tempo, mas no IMFOS nem um 'No ETA'. Ainda pensei que pudessem ser permissões de escrita na pasta do Folding mas está tudo bem configurado.

Ninguém usa o FahMon numa consola remota que me possa dar uma ajudinha? :rolleyes:
tens que ir as preferencias e desactivar a caixa "Detect inactive clients"

a mim tmb me acontece isso com pcs remotos. ficam a vermelho e nao da o eta. desliguei isso e ja da. ;)

DekkeR
05-02-2005, 00:54

a mim tmb me acontece isso com pcs remotos. ficam a vermelho e nao da o eta. desliguei isso e ja da. ;)
Funciona na perfeição :D :D :D

Thanks FELiYCORA

Lancaster
05-02-2005, 01:11
']Lancaster

LOL...só agora é que reparei....ando todo torradinho do neurónio....

Isso também me acontece...mas se por exemplo for ao portátil, se fechar e voltar a abrir o Folding ele fica bom...porquê ainda na percebi...

Quando tiver tempo, ver se consigo perceber qual é o algoritmo para ver que ele está inactive...

Hasta all [[]]

Lancaster
05-02-2005, 17:06
Heyas all...

Bem tive a olhar para o código...e acho que já percebi porque é que ele dá o Inactive...

O algoritmo que ele usa é este:

We first have to determine which value to use as a trigger:
1) If available, use the duration of the last run, as it should be the more accurate one
2) Use the average run duration for this couple {machine, project} if available
3) As a last solution, use a fixed trigger of 1 hour

Traduzido para C++ dá isto:

inline void FahClient::checkForActivity(void)
{
unsigned int trigger;
const ABenchmark* benchmark;

mIsRunning = false;
if(mLog.getLastRunInformation()->isValid() == true)
trigger = mLog.getLastRunInformation()->getRunDuration() << 1;
else
{
benchmark = Benchmarks::mInstance.getBenchmark(mWUInformation. getProjectNumber(), mClientNumber);
if(benchmark != NULL)
trigger = ((unsigned int)benchmark->getRunAvgTime()) << 1;
else
trigger = 3600;
}

// Improvement: we now use the elapsed time since the last write acess to the log file.
// The elapsed time since the end of the last run was used before.
if(mLog.getElapsedTimeSinceLastWriteAccess() < trigger)
mIsRunning = true;
}

O que me parece que lhe falhou (ao autor) foi por um mIsRunning nos 1º if's...Ele fez a actualização para usar a última vez que o .log foi escrito, só que esqueceu-se de alterar qq coisa...(pelo menos é o que me parece...)

Se formos a ver...ele só põe a IsRunning a true no último caso....acho que era preciso por antes também...

Hasta all [[]]

PS: Se acharem que o meu raciocinio está mal digam...

Jack64
06-02-2005, 23:18
Nao se esqueçam que as WUs atribuidas têm a ver com as specs do PC, tipo, pa pcs com grande capacidade de processamento (tipo um p4 3.2@3.6 kmo o meu) mandam as grandes WUs e para pcs com menor capacidade de processamento (p4 2.4 por exemplo) mandam as WUs mais pekenas. Por isso é que eu so tenho 2 WUs completas e já tenho 1200 pts :D

Cruzeta
06-02-2005, 23:34
Nao se esqueçam que as WUs atribuidas têm a ver com as specs do PC, tipo, pa pcs com grande capacidade de processamento (tipo um p4 3.2@3.6 kmo o meu) mandam as grandes WUs e para pcs com menor capacidade de processamento (p4 2.4 por exemplo) mandam as WUs mais pekenas. Por isso é que eu so tenho 2 WUs completas e já tenho 1200 pts :D
Boas,
E eu tenho 1 P3 a funcar mas não tem net. Saco as Wu's do p4 2.4 e depois copio a pasta para o P3. Só tenho feito de 600 pontos a demorar 1h45 por frame.. mas já perdi algumas

Jack64
06-02-2005, 23:53
Ya, eu tb so recebo das de 600pts dps d fazer o tweak mas antes recebi d todas..

Metro
07-02-2005, 00:12

Não tenho esta certeza.
Configurarem para poderem receber WU grandes é que é o truque. Não tenho a certeza que o Folding saiba as specs do PC. Tenho muitas duvidas.

DekkeR
07-02-2005, 08:27
Só sei é que depois das 2 WUs de 240 pontos e da WU de 215 pontos que tinha nas 3 consolas, as %#$&?"%& foram buscar WUs de 66, 57 e 48 pontos.

Antes apanhava WUs de 240 mas nunca apanhei de 600.

Nunca configurei o FaH para receber WUs grandes e nunca tive estes problemas..

Ainda por cima, elas podem valer pouco mas demoro 17h para a WU de 57 e 14h para a de 48 .. em 2 dias tinha uma de 240.. bah :die:

Metro
07-02-2005, 08:55
DekkeR:
Só se apanham de 600 pontos se tiveres activada a opção de receber as WU grandes. Elas consomem muito mais RAM do que as outras.
Há algumas WU que compensam mais do que as de 600 pontos mas não há forma de estar sempre a receber dessas. Por isso as de 600 compensam. Só não compensam qd se perdem:(

DekkeR
07-02-2005, 09:46
Bem.. voltei a configurar o raio das consolas outra vez (sou teimoso :p)

Estive a rever o teu tutorial e reparei num parâmetro que nunca me tinha chamado a atenção:

2.8.6 Request work units without deadlines (no-pref/no/yes) [no-pref]?
Podemos selecionar uma de 3 respostas.
- no - São proteínas com prazo para entrega (Deadline). Recomendada para computadores potentes e que estão quase sempre ligados.
- yes - Ipara quem tem um computador lento ou que passa poucas horas ligado por dia. Se recebesse proteinas com prazo de entrega poderia deixar passar o tempo limite para processar as proteínas.
- no-pref - Sem preferência tal como o nome indica.

Eu tinha esta opção em 'no-pref' e se calhar recebia WUs sem prazo de entrega (será que valem menos?)
Decidi forçar o 'no' para ver se adianta alguma coisa. Permiti também a entrega de WUs grandes ..

Só sei que pela primeira vez apanhei 2 WUs maiores que 240 créditos, 305 e 343 :D

Vamos lá ver se é desta porque já estou a ficar farto de mexer nisto http://tcwozere.co.uk/smileys/banghead.gif

Metro
07-02-2005, 09:53
']Bem.. voltei a configurar o raio das consolas outra vez (sou teimoso :p)

Estive a rever o teu tutorial e reparei num parâmetro que nunca me tinha chamado a atenção:

Eu tinha esta opção em 'no-pref' e se calhar recebia WUs sem prazo de entrega (será que valem menos?)
Decidi forçar o 'no' para ver se adianta alguma coisa. Permiti também a entrega de WUs grandes ..

Só sei que pela primeira vez apanhei 2 WUs maiores que 240 créditos, 305 e 343 :D

Vamos lá ver se é desta porque já estou a ficar farto de mexer nisto http://tcwozere.co.uk/smileys/banghead.gif

Eu tenho sempre como no-pref. Não me parece um parametro importante.
Tal como te disse antes se não selecionasses essa opção das WU grandes nunca recebias Repara que estas WU papam muita RAM. Só dá mesmo para quem tema mais de 512MB. Eles por default nuunca iam colocar WU tão exigentes. O PC ia arrastar-se. Vais ver que agora melhora:) E vais produzir mais pontos.:)

DekkeR
07-02-2005, 10:28
Mas também não sei se te lembras, eu fiz isso quando o Lancaster disse e mal acabei de foldar as WUs que tinha, o gajo foi buscar 2 de 66 créditos .. por isso é que achei estranho.

E já agora, uma pequena dúvida:
Há diferenças entre alterar o 'client.cfg' depois de criado e, apagá-lo e voltar a configurar ?
Pergunto isto porque a alteração que eu fiz em relação aos 'bigpackets' foi editar o file já criado.
Agora apaguei-o, voltei a configurar tudo e apanhei WUs maiores

Lancaster
07-02-2005, 12:47
']E já agora, uma pequena dúvida:
Há diferenças entre alterar o 'client.cfg' depois de criado e, apagá-lo e voltar a configurar ?
Pergunto isto porque a alteração que eu fiz em relação aos 'bigpackets' foi editar o file já criado.
Agora apaguei-o, voltei a configurar tudo e apanhei WUs maiores

Heyas all..

Acho que não....penso que ele sempre que corre, vai ver se existe o "client.cfg" se existir lê-o, se não existir cria um novo e pede-te as opções..

Eu quando quero reconfigurar apago o ficheiro e depois corro o folding..como ele não detecta, obriga-me a fazer tudo outra vez... e até agora na tive problemas..

Hasta all [[]]

Jack64
07-02-2005, 12:56
Não tenho esta certeza.
Configurarem para poderem receber WU grandes é que é o truque. Não tenho a certeza que o Folding saiba as specs do PC. Tenho muitas duvidas.
Se reparares, sempre que inicias o folding (logo apos um reboot, mas eu sei que tu nao fazes muitos reboots lol) ele faz um Benchmark (se passares la o rato por cima ele diz: Benchmarking) e é dessa forma que ele distingue os Ferraris das scooters :P De qualquer maneira, eu acho que ja li nalguma parte do site oficial do folding que eles mandam as WUs de acordo com as specs do pc, mas agora nao encontro.

DekkeR
07-02-2005, 13:51
Jack64 nesse caso eu também estaria a receber WUs de 600pts :P

Se isso que dizes é verdade, então estou a ser discriminado :005:

Jack64
08-02-2005, 16:51
Claro que uns tweakzinhos ajudam sempre :P

digital_jesus
28-02-2005, 13:11
Boas. tou em modo grafico
Onde vejo se tenho a opção para receber wu's grandes activada, akelas de 5 megas.
Não consigo encontrar e só tenho recebido Wu pekenas

God_Lx
28-02-2005, 13:24
Está aqui ;) Certifica-te k tens a ultima versão do programa pq muita gente anda a sacar a antiga...

http://darksky.home.sapo.pt/Found.JPG

digital_jesus
28-02-2005, 14:32
Grato God lx.
Nem mais, tenho a versão desactualizada.
Vou já tratar disso. :rolleyes:

digital_jesus
07-03-2005, 08:55
Boas a todos.
É possivel por a foldar um comp. ke não esteja ligado á Net?

Metro
07-03-2005, 10:50
Boas a todos.
É possivel por a foldar um comp. ke não esteja ligado á Net?

Sim. É mais complicado mas é.
Essa info já está ai. Depois já procuro:)

digital_jesus
07-03-2005, 16:08
Brigadão Metro ;)