View Full Version : Mac Mini
Corre o rumor que Steve Jobs irá apresentar na próxima MacWorld (Janeiro 11) um novo iMAC, light e barato. Virá numa caixa pequena e de baixo perfil. Baseado no antigo G4 e com pouca ram, 256MB, será um PC apenas para processar texto, internet, office aplications, audio e video ou... apenas para o iTunes para iPod freaks.
Se não fizer barulho (sem ventoinhas) e com ficha DVI evou já encomendar um aqui para casa como computador para o dia a dia.
O genial Steve Jobs quer introduzir o bichinho dos MAC's na fatia dos consumidores Wintel desapontados com as *anomalias* do dia a dia,
http://www.thinksecret.com/news/0412expo2.html
O problema como aliás apontas-te é que vai parecer um arrastão espanhol. Mas vai trazer mais users para a Mac o que é bom.
I_Eat_All 31-12-2004, 23:49 O problema como aliás apontas-te é que vai parecer um arrastão espanhol. Mas vai trazer mais users para a Mac o que é bom.
se for pekeno à moda da apple dará um belo barebone para tar ligado 24/7 sem vulnerabilidade a virus do windows, só espero k a grafica não seja muito nojenta, ou dê para mudar (pouco provavel)...
bom ... 23:51 vou bazar... dar ali dar na comida e cantar k nem um bebado! bom ano novo ^^ e ir bater coas panelas pá rua (maus hábitos) see you all next year, ou + daki a bocado :P
Encarnado 01-01-2005, 01:49 Desde que não façam a mesma banhada que fizeram com o Cube...
O Cube era para ser o Imac sem ecrã... só que tinha um preço exagerado.
Como tamos em PT, só deve cá xegar daki a 6 meses. :'(
A ver vamos se é´desta que substituo o meu Beige G3/266...
Nemesis11 02-01-2005, 02:20 500$ por um Mac + OS X + Software parece-me excelente.
Os specs parecem-me bastante bons se forem verdadeiros. A minha unica duvida é como fica o OS X com um G4 1.25 + 256 MB Ram?
A gráfica não me parece importante. O alvo de um computador pequeno de 500$ nunca é os "gamers".
Se tiver a altura do Xserve e se tiver uma base para o meter na vertical, seria fantastico.
Vamos lá ver que supresas tem o Jobs dia 11.
Bom demais pra ser verdade...por 100 contos até ia buscar 2 :003:
500$ por um Mac + OS X + Software parece-me excelente.
Os specs parecem-me bastante bons se forem verdadeiros. A minha unica duvida é como fica o OS X com um G4 1.25 + 256 MB Ram?
Os powerbooks e ibooks vêm com esse hardware e não se safam nada mal... a memória virtual do bsd é quase perfeita ;)
como server 24/7 cá por casa era impec :D..... a ver vamos :D
Muito porreiro, até eu por 500€ ia lá.
Muito porreiro, até eu por 500€ ia lá.
Por cá esse deve ser o valor por causa do IVA + outras taxas.
Nemesis,
para além do Mac OS X parece que no pack de $500 também virá o iWorks. Um género de m$ Works mas da Apple.
http://www.thinksecret.com/news/tsnotes.html
Encarnado 02-01-2005, 19:36 Hum?
A Apple finalmente vai mandar cá pra fora o AppleWorks novo???
Ja me vao atestar por dizer isto, mas nao é nenhuma mentira o que vou dizer e quem diz a verdade a + nao é obrigado :D
É que nao é por nada, mas...... :D
Lol, por esse preço monto eu (e quem quizer) um PC 3x mais rapido que esse!
E tb dá pra fazer + umas coisas que esse nao dá lol
Nao posso considerar a vantagem do Mac´OS, pq por um lado pode ser estavel e tal, mas por outro, há pouquissimo software que lá corre ( incuindo jogos)!
So uma questao:
Aquilo tem leitor de cd´s?
Ja me vao atestar por dizer isto, mas nao é nenhuma mentira o que vou dizer e quem diz a verdade a + nao é obrigado :D
Nao posso considerar a vantagem do Mac´OS, pq por um lado pode ser estavel e tal, mas por outro, há pouquissimo software que lá corre ( incuindo jogos)!
So uma questao:
Man, se não conheces um Mac, não digas q X é melhor do que ele.
É claro que existem inúmeras apps para Mac e claro que tem leitor de cds (possivelmente este novo já virá com gravador de DVD, como o meu iMac).
Kermit the frog 02-01-2005, 21:06 Ja me vao atestar por dizer isto, mas nao é nenhuma mentira o que vou dizer e quem diz a verdade a + nao é obrigado :D
So uma questao:
Nem deves ter lido a noticia :
The new Mac is expected to have a Combo drive only, but will possibly have an upgrade path to a SuperDrive at a higher price.
Ok jogos tem poucos, mas e então? quem tem macs achas que se importa "muito" com jogos?
Há pouco software que lá corre? exemplos disso? É que cá em casa, tenho quase tudo o que é necessário para ter num mac (aplicações de imagem, 3d, video, audio)...desconheço o software, que eu poderia necessitar, que não há no mac...mas ok...
Nemesis11 02-01-2005, 21:12 The new Mac is expected to have a Combo drive only, but will possibly have an upgrade path to a SuperDrive at a higher price.
Quanto a montar um pc pelo mesmo valor, primeiro quero ver as dimensões dele e os specs. Até agora é só rumores.
Fazer um mini-itx/barebone + XP + software por 500$, não é facil.
Quanto a jogos, quem é que compra um pequeno computador por 500$ para jogar?
I_Eat_All 02-01-2005, 21:14 Ja me vao atestar por dizer isto, mas nao é nenhuma mentira o que vou dizer e quem diz a verdade a + nao é obrigado :D
So uma questao:
Macs têm uma arkitectura muito mais pura k PC's não é só estabilidade um P4 1,4 GHz ou um AMD 1,4GHz contra um PowerPC G4 1,4 GHz asseguro-te k o PowerPC dá muito mais potençia, os designs dos cpus são muito diferentes mas não substimes o PowerPC... para te dar um exemplo os PowerPC 750 (G3) têm uma versão cxe optimizada para 64 bits e SSE, SSE2, a 485MHz usados na gamecube, dão kuase 1,9 Gigaflops de desempenho, claro... n bate um topo de gama da intel, nem da AMD, mas dá uma boa porrada num celeron 700 (k dão cerca de 1,4 Gigaflops) isto só para te dar um termo de comparação, sendo esses modelos cxe muito optimizados, um PowerPC normal a 450 MHz ficaria muito abaixo disso até pk usa registos de 32 bits, mas olha k não ficava muito atrás, senão um bocadinho à frente do celeron 700 MHz...
não é por acaso k os apple são a arma dos designers n é pela parte de fora, mas sim pelo hardware, um apple n sofre tanto de ter uma FX 5200 como um PC, embora seja mau na mesma >_>
espero k poupem na ram e metam uma 6200 com turbocache integrada (e 32 MB de video)
Quanto a montar um pc pelo mesmo valor, primeiro quero ver as dimensões dele e os specs. Até agora é só rumores.
Fazer um mini-itx/barebone + XP + software por 500$, não é facil.
Estilo Xserve é lindo, e software legal tb dá jeito. Estas duas coisas valem quase 200€. É fazer as contas...
Encarnado 02-01-2005, 21:41 Eu ainda uso um velho PowerMac G3 Beige com um G3/266 com Mac OS X.2.8...
Vocês andam a brincar com computadores que têm 3Ghz a mais que o meu...
Em termos de caixa nao sei, mas por esse preço arranja-se ai +/-:
AMD Sempron 2600+ ( com o respectivo overclock :D; o da minha mae com stock cooler deu os 2200 Mhz/ 400 bus a vcore default lol, mas aquilo tb é pra net + word)
ASUS A7N8X-X
512 DDR 400
disco 80/120 gb
9600 pro 128mb
Nos apple a unica coisa que me atrai é o estilo. Realmente sao muito bonitos, mas de resto é ficar de pé atras. Até mesmo aquele Dual cpu que eles lançaram, nao teve hipoteses contra um FX-53 ou contra um P4.(veio uma vez um teste dos 3 na exame informatica).
Mesmo em software de ediçao de imagem e outros, onde o dual CPU deveria fazer a diferença, nao chegou a fazer!
Era so pra dizer que a opçao + inteligente é a do standart pc, mas é sempre bom haver concorrencia de outras empresas, nem que seja para uma minoria!
Kermit the frog 02-01-2005, 21:56 Em termos de caixa nao sei, mas por esse preço arranja-se ai +/-:
AMD Sempron 2600+ ( com o respectivo overclock :D; o da minha mae com stock cooler deu os 2200 Mhz/ 400 bus a vcore default lol, mas aquilo tb é pra net + word)
ASUS A7N8X-X
512 DDR 400
disco 80/120 gb
9600 pro 128mb
Nos apple a unica coisa que me atrai é o estilo. Realmente sao muito bonitos, mas de resto é ficar de pé atras. Até mesmo aquele Dual cpu que eles lançaram, nao teve hipoteses contra um FX-53 ou contra um P4.(veio uma vez um teste dos 3 na exame informatica).
Mesmo em software de ediçao de imagem e outros, onde o dual CPU deveria fazer a diferença, nao chegou a fazer!
Era so pra dizer que a opçao + inteligente é a do standart pc, mas é sempre bom haver concorrencia de outras empresas, nem que seja para uma minoria!
Já te responderam a quase tudo o que escreveste ai...
Anyway Exame Informática é realmente uma grande referência...
I_Eat_All 02-01-2005, 22:23 Já te responderam a quase tudo o que escreveste ai...
Anyway Exame Informática é realmente uma grande referência...
gostava de dar uma olhada a esses testes e às placas graficas usadas, tamanho da RAM, etc...
sim a diferença entre os macs diminuiu muito em relação ao que já foi, mas tb n perde redondamente claro k um dual G5 de gama de entrada com uma FX 5200 (se calhar) perde com um P4 3GHz com uma 6800 Ultra, por exemplo além disso os macs têm tendencia pa cortar na ram, para comparar duas arkitecturas n é tarefa facil, gostaria era de ver comparações de software 64 bits escrito de origem para MAC e AMD isso sim teria interesse, os P4 n são para aki chamados em testes de cpu's de 64 bits.
isto tb trás outro ponto de referençia... tudo depende do grau de optimização do software nenhum programa em apple nem amd tira grande partido dos 64 bits se n fôr escrito para isso e dado ainda haverem mtos PCs como MACs a 32 bits o ganho não é tanto como podia ser, kero ver numeros reais de performance em Gigaflops por exemplo, kem diz isto dos 64 bits tb pode dizer dos dual cpu's...
melhor comparação de arkitecturas k podes fazer é mesmo testes sinteticos de bandwidth, floating point e drystone
Este hipotético iMac vem com sistema operativo + aplicações + possivelmente iWorks. Só isto são 200€. Por baixo façamos 150€. Sobram 350€.
Só numa boa caixa para um PC deste tipo não se consegue por menos de 100€ + 30€ para a fonte. Ficam 220€. Com 220€ não se fazem milagres mesmo na arquitectura x86. Claro que dá para montar uma coisa semelhante ou mais potente por pouco menos. Só que a maioria das pessoas prefere uma solução de chave na mão. :D
Este novo iMac poderá ser vendido apenas com o essencial para que um típico Wintel user tire o PCzito da secretária meta lá o cheapMAC, ligue o teclado, monitor e impressora e em 30 minutos tem uma coisa mais *gira*. É preciso não esquecer que a maioria das pessoas tem computadores tão fracos como este em casa (+- com 2 anos).
SideWalker 02-01-2005, 22:52 Por acaso, umas das 5 exame informatica que tenho é essa. Comprei-a precisamente por essa teste... Ora, Na Exame Informatica de fevereiro de 2004, vem um comparativo entre um P4EE 3.2Ghz com 1gb de ddr400 e uma r9800xt de 256mb VS A64FX51 com 1gb de ddr266 ecc e 1 R9800xt de 256mb VS um dual g5 a 2gh cada com 2gb de ddr400 e uma radeon9800pro.
Os testes foram (vencedor) : Cinebench 2003 opengl (p4); CineBench2003 cpu (g5); Photoshop (A64); ilustrator (P4); FlashMX2004 (g5); 3dMark 04?? (P4); Aquamark2003 (P4); Halo (A64).
Havia mais, mas alguns n tavam disponiveis para Mac, logo nem sei para que que os fizeram, mas enfim... Segundo o artigo o Mac n serve pa Produtividade "por n ter acesso a um importante parque de software normalmente utilizado nas empresas nacionais" e dão a vitória ao P4, em Criatividade são todos iguais e nos Jogos "nem mesmo G5 topo de gama é boa makina para jogos" nos outros dois dão a vitória ao P4.
P.S.: Isto é um bocado offtopic, mas como houve o interesse de conhecer as specs e os resultados do dito confronto...
Eu estou ansioso por saber o que vai sair cá para fora dia 11.
Às tantas ainda me convence e compro uma coisinha dessas, Para navegar na net e tal:D
I_Eat_All 02-01-2005, 23:39 Por acaso, umas das 5 exame informatica que tenho é essa. Comprei-a precisamente por essa teste... Ora, Na Exame Informatica de fevereiro de 2004, vem um comparativo entre um P4EE 3.2Ghz com 1gb de ddr400 e uma r9800xt de 256mb VS A64FX51 com 1gb de ddr266 ecc e 1 R9800xt de 256mb VS um dual g5 a 2gh cada com 2gb de ddr400 e uma radeon9800pro.
Os testes foram (vencedor) : Cinebench 2003 opengl (p4); CineBench2003 cpu (g5); Photoshop (A64); ilustrator (P4); FlashMX2004 (g5); 3dMark 04?? (P4); Aquamark2003 (P4); Halo (A64).
Havia mais, mas alguns n tavam disponiveis para Mac, logo nem sei para que que os fizeram, mas enfim... Segundo o artigo o Mac n serve pa Produtividade "por n ter acesso a um importante parque de software normalmente utilizado nas empresas nacionais" e dão a vitória ao P4, em Criatividade são todos iguais e nos Jogos "nem mesmo G5 topo de gama é boa makina para jogos" nos outros dois dão a vitória ao P4.
P.S.: Isto é um bocado offtopic, mas como houve o interesse de conhecer as specs e os resultados do dito confronto...
sim Halo foi muito optimizado para mac por exemplo, tão optimizado k toda a gente se keixou d tar 1 nojo...
e também o facto de terem 9800XT beneficia um bocado, k eu saiba tb à 9800pro para PC, portanto tendo eles dinheiro k cobram da revista deveriam ter posto 2 pro's para n se poder culpar uma pekena vantagem no gpu... também os programas em kestão sendo de escritório e exigentes tiram vantagem os MB extras (+128) dos GPU's dos PC's...
desculpem mas n acho k foi imparcial deles apesar de provavelmente afectar pouco os resultados finais... se eles n kisessem mm ser postos em kestão era logo duas 9800pro 128 para os PCs, ou então faziam um downgrade nos MHz das graficas... porque não o fizeram? gostava mto de saber...
isto é o mm 1 dos pcs ter 1 GB de ram e o outro 2GB e comparar (é o caso do mac), tá bem k em certas coisas pode ser igual, mas é um handicap para as k puxam + memoria no caso dos PC's daí talvez a vitória em flash mx, mas uk aconteçeria se os gpus fossem ekivalentes? (tb podiam ter tirado 1 slot de 1GB ao mac porra, andam a brincar ou kê?)
só tou a dizer k os specs n tão iguais é cmo comparar um AMD com uma 2 GB de ram com uma 9600pro 128MB contra um intel com 1GB de ram com uma XT com 256MB...
Mac n serve pa produtividade deve ser anedota é capaz de n ter ports das versões do windows mas n à nada k google n resolva
Encarnado 03-01-2005, 00:25 Por acaso, umas das 5 exame informatica que tenho é essa. Comprei-a precisamente por essa teste... Ora, Na Exame Informatica de fevereiro de 2004, vem um comparativo entre um P4EE 3.2Ghz com 1gb de ddr400 e uma r9800xt de 256mb VS A64FX51 com 1gb de ddr266 ecc e 1 R9800xt de 256mb VS um dual g5 a 2gh cada com 2gb de ddr400 e uma radeon9800pro.
A Exame Informatica é uma revista muito "amada" pelos MacUsers...
E o Mac nao serve para produtividade.... bem o melhor é ir avisar avisar os clientes lá do work... é que 95% usa Mac.
Mas estas tretas de revistas nunca fazem um teste de PostScript?
Não vale a pena virem com benchs para aqui, já esteve aqui uma thread sobre isso. Até benchs 64bits tinha.
Este baby-Xserve dá luta a PC's de baixo custo, por vir já todo equipado e por ser mínimo. No entanto, preferia aqueles Geode de baixo custo, parecem muito pequenos e devem ser mais baratos. Além disso consomem muito pouco, o que para uma coisa que estaria ligada 24h acaba por fazer diferença na EDP.
Perdi o rasto aos pc's de baixo custo/tamanho baseados em Geode, alguém tem info ou produtos finais para mostrar?
Geods nem vê-los, mas é uma pena:(
Só vi uns que metidos dentro de umas caixas que pareciam umas saboneteiras (não, não estou a brincar) e encontram-se nuns file servers e afins.
Eu tinha esperança de os ver em desktop (dariam uma máquina excelente para o CC e afins mas nada)
A vantagem deste sub-500 da apple é sem duvida o alargar do mercado e de trazer mais pessoas para usar o Mac OS. Depois de as pessoas se habituarem não vão querer outra coisa. É uma jogada intelegentissima e como é obvio espero que vá pra frente. Discordo de algumas coisas da Apple mas conseguiria viver com elas. Acho:D
Nemesis11 03-01-2005, 05:04 Esse numero da exame informatica é uma anedota.
Já houve uma thread sobre essa review, não vale a pena falar novamente.
Fazer comparações entre PC e Mac é dificil. Quando a Mac publicou benchs do G5, foi a mesma história.
Quanto ao Geode, existe o PIC e também se pode montar numa board mini-itx.
Umas pics -> http://pair.offshore.ai/pic/
Para o ano a Tyan vai ter uma board Flex Atx virada para o Geode NX -> http://babelfish.altavista.com/babelfish/trurl_pagecontent?url=http%3A%2F%2Fpc.watch.impres s.co.jp%2Fdocs%2F2004%2F1215%2Famd.htm&lp=ja_en
JAFoNEXUS 03-01-2005, 10:18 um bocado offtopic mas alguem sabe onde posso arranjar um adaptador destes flash-ide em PT ?!?
http://pair.offshore.ai/pic/DSC01120.JPG
Thks
Prefiro dar 500€ e mexer no X que dar 250€ e mexer no win.
Se essa porra sair por €500 com o pacote de software igual a generalidade dos outros Macs todos e com um minimo de funcionalidade caguei. Compro um e pronto.
Encarnado 03-01-2005, 11:22 Esse numero da exame informatica é uma anedota.
Já houve uma thread sobre essa review, não vale a pena falar novamente.
Fazer comparações entre PC e Mac é dificil. Quando a Mac publicou benchs do G5, foi a mesma história.
Postscript de 1GB no Distiller 6.0 com os mesmos settings:
P4/3600 = 84s
G4/500 = 407s
3600/500 = 7.2
7.2 * 84 = 604,8segundos
Eu sei que isto não pode ser feito assim, mas também à muitas diferenças entre as maquinas para alem do CPU e OS.
P4 (FSB800?) com RAM DDR2 533 e discos SATA
G4 (FSB100) com RAM PC100 e disco ATA100
É claro que o P4 ganharia devido a melhores specs mas...
venha de lá a tal caixa de pizza iMac sem ecrã.
Prefiro dar 500€ e mexer no X que dar 250€ e mexer no win.
wooohhhoooo goooo you... :rolleyes: :-D
se o bixxo for completamente "silent" (fanless) era uma coisa a considerar comprar pra 'server' ....
(se ao menos corresse a mula ..... era perfeito :p)
Encarnado 03-01-2005, 12:02 Existe edonkey pa X...
wooohhhoooo goooo you... :rolleyes: :-D
sim ? :zzz:
NeoDev|L 03-01-2005, 16:32 axo q eles csguiam fazer melhor, um cinema display custa 1299$ e um imac 20?'' custa 1899$, visto q devem ter o mesmo ecrã eles csguem fazer um G5 1.8Ghz 256MB Ram Superdrive HDD 160GB GF5200 64MB por 600-700$, logo axo q pudiam pelos tais 500$ ter uma melhor maquina! (e segundo o appleinsider (http://www.appleinsider.com) o preço ja "subiu" p menos de 600$)
eu tou a espera de dia 11 mas pa saber se veem novos PB ou pa ver se descem o preço dos ibook ;) ;) ;)
Queria era que baixassem o preço dos PowerPCS G5 ou do Powerbook G4 :P
eu queria um notebook com um G5 mas parece que andam com dificuldades em meter uma destas preciosidades num laptop.
Até se diz por aí que os últimos iMAC's foram a tentativa frustrada de fazer um powerbook com G5's. :D
Andam é com dificuldades em arrefecê-lo dentro dos notebooks :) Axo que andavam aí com umas soluções de "sacos" com liquido refrigerador, mas parece que aquilo tinha largos riscos de rebentar e danificar o powerbook.
Andam é com dificuldades em arrefecê-lo dentro dos notebooks :)
Foi o que eu disse ou julgavas que era um problema de tamanho ? :D
Pois ... O Powerbook 17" então é minísculo :D
Mas é bem catita
Axo os powerbooks caros demais :( nem Firewire800 trazem..ou trazem ? :zzz:
Se custassem 300 contos base, comprava já um...mas como o dinheiro nao abunda aqui para estes lados, vou continuar a esperar pela minha oportunidade para meter macs em casa :P
Encarnado 04-01-2005, 00:33 O de 15" e o de 17" têm FW800
SamuHell 05-01-2005, 13:57 Based on "highly reliable sources", Think Secret reports that Apple is expected to announce a $499 G4 iMac at Macworld Expo, probably 1.25GHz, with 256MB of RAM, a 40GB to 80GB hard drive, a Combo optical drive, USB 2.0, Firewire 400, 10/100Base-T Ethernet, a modem, and support for Airport Extreme, VGA, and DVI, packaged with Appleworks and a special version of iLife without iDVD.
The new Mac is said to be incredibly small and will be housed in a flat enclosure with a height similar to the 1.73 inches of Apple's Xserve. Its size benefits will include the ability to stand the Mac on its side or put it below a display or monitor.
Apple has been working on the low-end Mac for almost a year, sources report. Indications are Apple has been working mostly on finding the right mix of price, performance and features that would motivate Windows users to consider a Mac, and less on the actual engineering of the product. "It doesn't take a rocket scientist to design a bare-bones PC," said one source familiar with the project. "What it takes is a team of marketing and software experts to find the right mix to convince Windows users to buy a Mac at a price that is not much more than the cost of an iPod."
[Update] AppleInsider adds a few other details: There are to be two USB 2.0 ports, a single port for VGA or DVI, the iMac will draw power through an external power brick, and the price is "sub-$600".
According to sources, the headless iMac was to include a built in iPod dock, though sources say this feature was scrapped and may reappear in future versions of the headless iMac
in Macrumors
É um para aqui se faz favor. Já posso dar a morada?
Praki axo k tb vem 1 :P lol
Os pormenores finais disso saem quando? dia 11 não é?
Era bom k tivesse tv-out ... ficava logo com alto media center :S
Outra coisa ... /me na entende nada de macs ... eu tenho uma rede de pc's e server winxp ... para ir buscar coisas ao server o MacOS X tb usa o Samba ?
Dizem que vai ter tv-out, s-Video, mas de qualquer modo como hoje em dia as novas televisões já vem com ficha VGA venha ele. Diz-se por aí que o objectivo da Apple é fazer um media-center mas ainda é cedo por isso optaram por um pequeno PC.
Para já quero um destes e quando sair a versão com slot para iPod compro outro desta vez para media center. Já viram que bom que era ter um media-center iPod compatible?
Pois ... mas ah kem tem televisão com prai 10 anos e o cota diz k na ker outra ... lol :P
Outra coisa ... /me na entende nada de macs ... eu tenho uma rede de pc's e server winxp ... para ir buscar coisas ao server o MacOS X tb usa o Samba ?
Espero que não porque Samba é uma bela trampa. Tens sempre o protocolo SSH para ires lá buscar o que quiseres.
Mas se fizeres questão de *sambar* tens à tua disposição o Xamba.
http://xamba.sourceforge.net/index.shtml
I_Eat_All 05-01-2005, 17:51 Pois ... mas ah kem tem televisão com prai 10 anos e o cota diz k na ker outra ... lol :P
faz-lhe um vmod... remédio santo :P
In its latest lawsuit seeking to clamp down on leaks, Apple Computer has added credibility to several hot rumors, including plans to offer a cheaper Macintosh and its own line of office software.
Apple on Tuesday sued the publisher of Mac enthusiast site Think Secret and other unnamed individuals, alleging that recent postings on the site contain Apple trade secrets, according to court documents seen by CNET News.com. The suit, filed Tuesday in the Superior Court of Santa Clara County, Calif., aims to identify who is leaking the information and to get an injunction preventing further release of trade secrets. However, in filing the suit, Apple identifies specific articles that contain trade secrets, indicating that at least parts of those reports are on the mark.
Parece que é verdade! :D
Eles deveriam era estar contente por publicidade gratuita! :)
Eles deveriam era estar contente por publicidade gratuita! :)
E axas que nao estao ? ou pensas que a acção juridica nao faz parte de uma estratégia de marketing ? its called hype :)
http://www.anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2313
ja que é sobre Macs:
ATI Radeon X800 XT Mac Edition
6800GT ou Ultra pá :P Nvidia tem melhor suporte para mac :003:
Encarnado 06-01-2005, 08:34 Espero que não porque Samba é uma bela trampa. Tens sempre o protocolo SSH para ires lá buscar o que quiseres.
Mas se fizeres questão de *sambar* tens à tua disposição o Xamba.
http://xamba.sourceforge.net/index.shtml
Eu creio que usa samba, pelo menos o 10.2 usava. (Tinha-se que teclar SMB://).
O 10.3 creio que já tem um Samba melhorado.
Encarnado 06-01-2005, 08:37 6800GT ou Ultra pá :P Nvidia tem melhor suporte para mac :003:
A ATI está à mais tempo no mundo Mac que a Nvidia...
Mas com que te baseias tu ao afirmar que a Nvidia tem melhor suporte que a ATI?
Eu creio que usa samba, pelo menos o 10.2 usava. (Tinha-se que teclar SMB://).
Atenção que isso é apenas o cliente. Podes me dizer se o MAC OS X 10.3 trás algum samba server? A ideia é partilhar directorias de MAC's por Samba!
Nemesis11 06-01-2005, 08:57 Eu creio que usa samba, pelo menos o 10.2 usava. (Tinha-se que teclar SMB://).
Isso deve ser o samba client. Mas como é que um windows vai buscar ficheiros ao OS X? Tem a parte server?
Sei que o OS X Server tem, o OS X é que não deve ter.
Quanto às graficas, não sei como é que está a situação nos Macs, mas as nVidias costumam ser mais rapidas em OpenGL e como não há directx em Mac..........
Mas pelos benchs aquilo anda tudo muito igual, mas a ati tem a vantagem de ser mais barata, mais pequena e ter "single slot cooling".
Na nVidia dá para ligar dois "30” Cinema Displays" :D.
Será isto que vocês procuram (Tirada do meu Mac com OSx 10.3 normal (not server!))
http://img14.exs.cx/img14/9060/picture18ec.jpg
Encarnado 06-01-2005, 10:38 Yep, é isso mesmo que eles querem.
Interessante! Já agora, como é que funciona o Remote Desktop da Apple? Dá para várias pessoas estarem ligadas à mesma máquina com destops diferentes?
Nemesis11 06-01-2005, 11:04 É isso mesmo.
Afinal até tem o samba server desde o 10.2
http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=107083
Interessante! Já agora, como é que funciona o Remote Desktop da Apple? Dá para várias pessoas estarem ligadas à mesma máquina com destops diferentes?
Tirado do Site da Apple:
Apple Remote Desktop 2 gives you the necessary tools to provide the best technical assistance possible to the computer users on your network. With its real-time screen-sharing — which works not just with Mac systems but with any Virtual Network Computing (VNC)-enabled computer, including Windows, Linux or UNIX systems — Apple Remote Desktop 2 allows you to observe up to 50 clients’ screens simultaneously, as well as control individual screens.
Mas a opção que se vê na imagem acima é só para eu dar acesso a que tiver o Apple Remote Desktop 2 instalado ao meu sistema... Mais info aqui:
http://www.apple.com/remotedesktop/
Encarnado 06-01-2005, 11:08 Eu nunca usei o ARD apesar de ter tentado (nunca consegui conecção entre os computadores).
Usei o Timbuctu e safei-me.
É giro tar a ver o desktop do outro computador a KMs de distancia.
Com a vantagem de poder controlar tanto PCs como Macs.
A ATI está à mais tempo no mundo Mac que a Nvidia...
Mas com que te baseias tu ao afirmar que a Nvidia tem melhor suporte que a ATI?
So para o picar :D
A nvidia lança drivers com mto mais frequencia...pode ser bom e pode ser mau eheh.
ps: aqui no trabalho usam o pcmaclan para ligarem win/mac...para mac/win não é preciso nenhum programa
Encarnado 06-01-2005, 15:39 PC MacLan q coisa velha.
Joga isso fora que já não é preciso (a não ser que tenhas Macs com OS9)
Eu tenho mac pa...os gajos de pc que usam isso...ou pelo menos ouço falar disso aki e ali. Penso que é para se poderem ligar como guest's aos macs.
Encarnado 06-01-2005, 23:14 Dá para as duas coisas.
Ou para o Windoze se ligar à rede AppleTalk, ou para o Mac aceder ao Windoze (tem um programa de "server" para o windoze ser visto na rede AppleTalk).
Mas basicamente o windoze nao se da bem com redes AppleTalk mesmo com o PC MacLan instalado.
É um pesadelo instalar uma impressora de rede AppleTalk no windoze >(
Humm...só há uma xerox que não funciona em mac+rede lá e isso acontece pk não há drivers dela pro X.
Kermit the frog 07-01-2005, 01:35 Encarnado ouvi dizer que reconstruiste um PPC 5200 é verdade? :-D
Encarnado 07-01-2005, 08:23 Encarnado ouvi dizer que reconstruiste um PPC 5200 é verdade? :-D
Yep, tá nas minhas Mac Pages (ou é Apple Pages?).
Apple Macintosh Performa 5200 :P http://apple.tribaltattoo.com.pt/PM5200/
PowerPC 603@75Mhz (e toca MP3 com iTunes 1.0)!!!!
Era de uma pessoa que se queixava que nunca bootava à 1ª.
Azar dos azares, deitou a "caixa" fora e tive que procurar por outro.
Comigo boota sempre à 1ª. :D
É só carregar no Power do comando.
Mac POWA :D
Encarnado 07-01-2005, 08:27 Humm...só há uma xerox que não funciona em mac+rede lá e isso acontece pk não há drivers dela pro X.
Se fosse uma impressora PostScript não era preciso drivers...
Mania do pessoal poupar guita pa ter problemas... preferir comprar uma printer "winraster" que uma PostScript... BAH
Kermit the frog 07-01-2005, 18:08 Yep, tá nas minhas Mac Pages (ou é Apple Pages?).
Apple Macintosh Performa 5200 :P http://apple.tribaltattoo.com.pt/PM5200/
PowerPC 603@75Mhz (e toca MP3 com iTunes 1.0)!!!!
Era de uma pessoa que se queixava que nunca bootava à 1ª.
Azar dos azares, deitou a "caixa" fora e tive que procurar por outro.
Comigo boota sempre à 1ª. :D
É só carregar no Power do comando.
Mac POWA :D
Por acaso ele até me pertencia...alias...era da familia...tendo tido como primeiro dono o meu pai, dps fui eu e no final foi a minha mãe... :D
Great job btw ... cumps
projecto 08-01-2005, 20:54 nao se desfim do tema
Encarnado 09-01-2005, 00:32 Por acaso ele até me pertencia...alias...era da familia...tendo tido como primeiro dono o meu pai, dps fui eu e no final foi a minha mãe... :D
Great job btw ... cumps
Eh! Então és tu o filho do Hesed.
LOL
E eu que tive em casa do teu pai varias vezes e nunca te vi.
Por acaso já tinha visto a tua location, mas não associei.
Para não me distanciar muito do tema, axo que se vai continuar com a thread "iHome" já que se sabe o nome do bixo.
Kermit, cumprimentos ao teu pai :)
Kermit the frog 10-01-2005, 00:21 É verdade é verdade... :)
Um dia quando estavamos à mesa faleilhe desta thread e resolvi então mostrarlhe, ele reparou no teu nick e exclamou : "pera lá mas eu conheço o Encarnado, foi ele que ficou com o PPC 5200, lembraste?" ... :D o mundo é pequeno...alias Portugal é pequeno ... podia agora falar do tamanho da comunidade "Apple", mas acho que é melhor não....não quero de forma algo fazer troça ou algo do género :)...
Poucos mas bons :X (A casa tá cheia de maçãs...mas o meu quarto ainda resiste :D)
SamuHell 10-01-2005, 13:40 No trabalho o Pc com winXP vê e deixa ser visto pelas Máquinas OSX.
(Coisas do Bowlfish de vêz em quando vão parar à Superdrive :p Chiu...)
Mac mini
Encased in brushed metal, the new Mac mini features a square shape with rounded edges and is somewhat similar in appearance to an Apple AC power adapter. It features a slot-loading CD-RW/DVD-ROM Combo drive, USB 2.0, FireWire 400, DVI and VGA connectivity.
The Mac mini comes in two models -- a 1.25GHz, 40GB G4 system for $499 and an 80GB 1.42GHz G4 system for $599.
http://www.encarnado.com/mini.jpg
Foi apresentado :D
Encarnado 11-01-2005, 18:38 É o novo Mac!
http://www.encarnado.com/mini.jpg
2 modles: 1,25 ghz g4 $499 40 GB HD,
and $599 80 GB HD, available on Jan22
http://www.techzonept.com/showthread.php?goto=lastpost&t=50058
Vou por a foto no meu post se na te importas.
Nemesis11 11-01-2005, 18:42 5 Estrelas.........
Acho que acertaram em cheio.
Espero é que não existam só modelos com 40 GB.
Edit: Só vi agora que o de 599$ vem com 80GB. oops.
Edit2:
Bring Your Own Display, Keyboard and Mouse. The Mac mini works just fine with Apple's peripherals, of course, or you can use other industry-standard peripherals.
Epá tá lindo.
Acho que vou comprar um
Lindão! Até comprava meia duzia não fosse hoje ter apanhado cá uma ca$$etada com a AMD. Vou comprar 1, pelo menos. ;)
E 1.45ghz Nemesis :D
Axo k vou pro dos 600$ .... mas ... agora fikei ah rasca .... Upgrade para A64 axo k vai ser adiado uns meses :D
fotos decentes e high-res disso não há?
So penso em comprar um depois de saber as caracteristicas completas dele.
Strakata, faz-nos um favor. Merge esta thread na outra que falam da mesma coisa. Tks.
Nemesis11 11-01-2005, 18:53 Vem com o Panther e o iLife. Era bom que fizessem um desconto para o Tiger.
Este iLife é o quê? O tal "mini" Office?
iLife é um pacote de programas da Apple:
Garageband
iTunes
iMovie
iDvd
iPhoto
ps: nao, nenhum prog do iLife substitui o Office.
Encarnado 11-01-2005, 18:58 Pagina da Apple updated!
www.apple.com
Nemesis11 11-01-2005, 19:06 Inside its petite 2-inch tall, 6.5-inch square anodized aluminum enclosure, Mac mini houses a 1.25 or 1.42GHz G4 processor, 40 or 80GB hard drive, a slot-loading CD-R/DVD-ROM optical drive, 256MB DDR SDRAM and ATI Radeon 9200 graphics chip with 32MB dedicated DDR SDRAM — all whisper-quiet.
Fast G4 processor
Up to 1GB memory
Dedicated graphics processor
DVI connector, VGA adapter
Slot-loading Combo drive
Spacious hard drive
Built-in Ethernet and modem
Expansion via USB and FireWire
iLife ’05, Mac OS X v10.3 “Panther,” Quicken 2005 for Mac, Nanosaur 2, Marble Blast Gold
Optional wireless, SuperDrive
http://images.apple.com/macmini/images/indexdimensions20050111.jpg
http://images.apple.com/macmini/images/indexports20050111.jpg
+ info -> http://www.apple.com/macmini/specs.html
É pena não trazer o iwork.
Na consigo entrar na pag da Apple ... da sempre time out
Encarnado 11-01-2005, 19:10 Epa o que se pode dizer?
LINDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Kero um!
Apple you did it again!
Mm q seja G4 e não G5...
Arranjar até arranjava, mas o site para a imprensa está em baixo de momento. :(
ficha para modem ?!?!??!? :-D
Se vendessem com G5's ninguém compraria os outros. :D :004:
Nemesis11 11-01-2005, 19:15 Para quem não consegue entrar
http://img90.exs.cx/img90/4452/15ag.jpg
http://img90.exs.cx/img90/7690/27wf.jpg
Edit:
Board
http://images.apple.com/macmini/images/designhands20050111.gif
http://images.apple.com/macmini/images/designinsides20050111.jpg
É pena não trazer o iwork.
Compras, custa $79 ou então... ;)
A apple voltou a conseguir! ta lindo :eek:
Fiz o merge das duas threads como tinham pedido.
O forum anda estranhissimo:( Demorou anos.
Venham mais detalhes. Isto é fabuloso mesmo.
Afinal não era fake as imagens que tinhamos visto
Edit:
O tamanho do bicho é impressionante. Um quadrado de menos de 17 cm por 5 cm de altura e emnos de 1,5Kg.
Estou sem palavras.
Lindo mesmo, acho que ja tenho um "portatil" novo :D
mas segundo as especificações aquilo vem com o AppleWorks. Será que significa que é o novo iWorks ?
Axo que defeitos é apenas a board nao vir com uma saida optica de som (toslink ou whatever).
Os discos sao 2.5'' pelo k parece.
Nemesis11 11-01-2005, 20:21 mas segundo as especificações aquilo vem com o AppleWorks. Será que significa que é o novo iWorks ?
Acho que o Appleworks já é antigo. Alguem confirma?
Era bom que fosse o iWorks.
Mais duas perguntas.
Ele é totalmente passivo? Ainda não encontrei nada sobre isso, mas pelas minhas contas a board está perto das dimensões do nano-itx (12 X 12), que é totalmente passivo, mas com um cpu mais lento.
O botão de On/Off na parte de trás? A unidade é pequena, mas não dá muito jeito. Alguma razão logica para ser na parte de trás?
Akilo é para teres em cima da scretaria...ter o butao À frente ou atras tanto faz...akilo é tao pekeno que nao custa nada chegar com o dedo ao butao.
AAAAAAAAAAAAI!!!
Mãe segura-me que eu vou-me passar!
Tá LIIIIIIIIIIIIIIINDO!!!
E o preço:wow::wow::wow::wow::wow::wow:
Por esse preço só se não trouxer monitor, porque se trouxer tá imbativel!
Por favor digam-me que ele já vem acompanhado de monitor :p
Acho que nao há monitor pra nnguem pá...
Muito à frente.. Chega-se a qq lado e liga-se...
Hm..... bom mas bom
Epah se não tiver monitor é que é má onda...
É que os monitores da Apple são a puxar pró carote...
E até fica mal um gajo ligar um CRT naquela caixinha...
:rolleyes:
Não achas que por 500€ já levas o suficiente? lol
Not!
Por um pouco mais já se compra um eMac G4 com disco de 40Gb sem SD ou por mais outro pouco, com disco de 80Gb e SD...
me is going to get a new Mac :D :D :D :D :D
I_Eat_All 11-01-2005, 21:45 me is going to get a new Mac :D :D :D :D :D
e para as lojas? kuando sai?
espero k isto não seja uma paper launch à moda da ati
/I_Eat_All olha e vê nos specs "ATi"
/I_Eat_All grita "NoOoOoOoO... PAPER LAUNCH!"
agora a sério foi muito boa escolha a 9200, os apple n suportam direct X e a 9200 é muito mais potente k a amiga FX5200 em condições de 3D real, afinal akilo vem do lendário R200 (ou será R250?)
já agora é mesmo 9200 não é? 9200SE sucka incrivelmente
Sou eu que sou esquisito, ou é EXTREMAMENTE CARO?
I_Eat_All 11-01-2005, 22:03 Sou eu que sou esquisito, ou é EXTREMAMENTE CARO?
tá barato tendo em conta o pacote de software k trás e o facto de ser mac, os powerPC G4 não são comparáveis àos pentium compatible dos PC's são cpu's muito potentes apesar da idade por outro lado isto é praticamente igual em spcs aos portateis apple (e esses sim são muito mais cáros)
Se tiveres em conta k um via C3 a 1ghz já com board micro itx custa 250€ e isto é mais potente ... + disco + ram + caixa + drive combo + MacOS X + iLife + nome Apple ... na axo k esteja caro.
Achas caro Taf? Eu não achei. Com software e tudo não acho mesmo.
És tu que és esquezito :004:
Kermit the frog 11-01-2005, 22:39 Lindo...cheguei a casa e o meu pai exclamou logo "JÁ SAIU!", quando o vi nem queria acreditar no "tamanhinho" dele :D...
Bem tenho um powerbook desses (1.25ghz) e como este "bicho" (o de 500dolares) vem com um, posso dizer que para o que é, chega perfeitamente ... vamos lá ver... gosto bastante da aparência, aquele fake suckava realmente :S
Agora há que saber como se comporta, quem será o primeiro membro do forum a comprar um :D?
Não percebo pq é que aquilo não vem com gravador de DVD's. Será por causa de taxas a pagar? Porque iria tirar o sono aos gajos de Holywood? A diferença entre um combo dvd-rom/cdrw e um dvdrw deve ser perto de zero $. Eu pessoalmente não o acho caro. É menos que um iPod Photo. :D
Agora há que saber como se comporta, quem será o primeiro membro do forum a comprar um :D?
Eu, claro!
tá barato tendo em conta o pacote de software k trás e o facto de ser mac, os powerPC G4 não são comparáveis àos pentium compatible dos PC's são cpu's muito potentes apesar da idade por outro lado isto é praticamente igual em spcs aos portateis apple (e esses sim são muito mais cáros)
Vamos às postas (como dizia Jack The ripper);
powerPC G4, não são comparáveis aos pentium... certo, nem aos Athlons e afins, sã MUITO mais lentos. Já deram o que tinham a dar. Dizem os rumores mais recentes, que se queres alguma coisa desse género, tens o Mobile Sempron @25W (que é o mesmo que o TDP do PentiumM)
Software... Trás o MacOSX... Certo... válido..
O resto do software, não vale nada...
Pelo tamanho, talvez...
Pelo design, há melhores, ou tão bons...
Agora há que relembrar que não tem gravador de DVDs, wi-fi, rato, teclado, monitor, colunas, nada! E isso vai encarecer ainda mais aquilo que já é caro.
Kermit the frog 11-01-2005, 22:42 LOL...vá compra lá isso atão e xuta "review"...anyway podes smp optar pla super drive ... não sei é quanto pagas a mais :S
Kermit the frog 11-01-2005, 22:47 Bem essa do rato e teclado coloca-se nas despesas?! bem eu não coloco, monitor? é um facto, mas se tiveres tv que suporte vga...então pq não compra-lo pa isso mesmo? (já tens a tv :S)
Colunas...enfim mais uns euros...não me parece algo de muito caro...Superdrive, como disse podes tê-la não sei é quanto mais tens de dar!
Depois, software...é uma opinião pessoal, tamanho é realmente pequeno, design enfim, não é preciso tecer quaisquer comentários quanto a isso e depois G4, para o que é, achas que necessitava mesmo de alguma coisa mto melhor? é obvio que poderia levar cum G5 "fracote", mas...enfim 499 dolares por isto não acho caro...é o primeiro produto deste género que eles tão a apresentar, tlv no futuro façam upgrades significativos...
Isto agrada a Gregos mas não a Troianos ou vice versa...
Vamos às postas (como dizia Jack The ripper);
powerPC G4, não são comparáveis aos pentium... certo, nem aos Athlons e afins, sã MUITO mais lentos. Já deram o que tinham a dar. Dizem os rumores mais recentes, que se queres alguma coisa desse género, tens o Mobile Sempron @25W (que é o mesmo que o TDP do PentiumM)
Pelo tamanho, talvez...
Agora há que relembrar que não tem gravador de DVDs, wi-fi, rato, teclado, monitor, colunas, nada! E isso vai encarecer ainda mais aquilo que já é caro.
Porra tu és do contra em todas as threads!
É que são mesmo todas!
Na em que se fala que estamos a pagar demais pelas ligações á net, tu dizes que não, que até é pouco, que no tempo dos 56k é que era bom e tudo o mais...
Aqui numa thread de amantes de MAC's, vens dizer que é caro, que o design é feio e que os Pentiums e AMD's são MUITO mais rápidos...
Andas plo forum a largar flames...
Ainda não te vi dar um contributo positivo em nenhuma thread...
agora a sério foi muito boa escolha a 9200, os apple n suportam direct X e a 9200 é muito mais potente k a amiga FX5200 em condições de 3D real, afinal akilo vem do lendário R200 (ou será R250?)
já agora é mesmo 9200 não é? 9200SE sucka incrivelmente
muito mais potente....tskk tskk reality check is due ;)
Kermit the frog 11-01-2005, 22:53 Não acho que não seja positivo!...tlv ele te dê "dicas" que te façam interrogar sobre certas coisas...e mais, dá-te bastante informação :)...os posts denominados do "contra" sempre foram bons, quando devidamente fundamentados...não é o "dizer não por que sim"...
Concordo com alguns aspectos do taf, com outros não é assim que cada pessoa é... :)
É possível construir algo semelhante com material OEM? Vamos lá vasculhar a net à procura do material e fazer as contas.
Porra tu és do contra em todas as threads!
É que são mesmo todas!
Na em que se fala que estamos a pagar demais pelas ligações á net, tu dizes que não, que até é pouco, que no tempo dos 56k é que era bom e tudo o mais...
Aqui numa thread de amantes de MAC's, vens dizer que é caro, que o design é feio e que os Pentiums e AMD's são MUITO mais rápidos...
Andas plo forum a largar flames...
Ainda não te vi dar um contributo positivo em nenhuma thread...
desculpa mas sem ofensa a tua participação nas 2 "hot threads" actuais na secção da "Internet" são ridiculas e descabidas...por isso...
Superdrive pra k ? sao umas matsashita ou wtf is that. Prefiro usar gravadores externos firewire :)
Uns andam pelo forum a largar flames mas que em grande parte sabem do que falam e outros a largar spam ... pronto ...
Superdrive pra k ? sao umas matsashita ou wtf is that. Prefiro usar gravadores externos firewire :)
True...
E sempre se poupam uns euróis!
Uma drive externa anda pelos 150/200€, enquanto a superdrive acho que é bem mais!
PS: E as drives externas da sony combinam perfeitamente no look dos mac's!
Mais lento que os G4...?
Provavelmente os PII e os Via...
Nemesis11 11-01-2005, 23:03 É possível construir algo semelhante com material OEM? Vamos lá vasculhar a net à procura do material e fazer as contas.
Comprar às peças é +/- possivel com nano-itx. O problema é que nunca vi à venda. Nem cá em PT, nem noutro sitio (havia uns samples no japão).
É o que me parece comparavel a este mac mini, mas é mais lento (C3 800 mhz, penso eu de que....)
Mini-itx vai sair agora o C3 1.2, mas já se sabe que não é um cpu "do outro mundo". Totalmente passivos só os 533 mhz e talvez os 800 (não tenho a certeza).
As boards+cpu também são +/- caras.
Se vamos à Dell procurar uma coisa pequena e barata, encontramos isto:
http://www1.us.dell.com/content/products/features.aspx/featured_dp_desktop3_1?c=us&cs=19&l=en&s=dhs
900$, 750$ com rebate.
Tem um PIV 2.8 e 512 MB de ram e um crt 15'', mas tb tem uma grafica integrada que usa mem de sistema e um cd-rom 24X. Não lê dvd, não tem wi-fi, não tem colunas. Usa o XP Home + Wordperfect.
True...
E sempre se poupam uns euróis!
Uma drive externa anda pelos 150/200€, enquanto a superdrive acho que é bem mais!
PS: E as drives externas da sony combinam perfeitamente no look dos mac's!
Drives externas À homem pa...compras a caixa firewire+usb2 e espetas para lá o gravador do momento :P Um nec3500 ficava a 130€ no máximo com firewire :P
Tafinho já alguma vez mexeste com um G4 ? é que aquilo não é lento...antes pelo contrário.
Os G4's são mais lentos e não MUITO mais lentos. Para a máquina que é chega e sobra. As pessoas com Powerbooks não se queixam.
O resto do software não vale nada? Como podes tu avaliar o resto do software se nunca o utilizaste nem sabes o que faz ao certo? O Windows trás melhor? O Linux tem melhores aplicações?
Pelo tamanho, talvez...
Há melhores? Onde?
Não é produto barato mas tem o preço certo para se vender aos milhões.
É que há uma questão pertinente. É que para ter Mac OS X tens que comprar PowerPC. Consegues arranjar boards, CPU's, caixas, etc?
Não.
Não se trata apenas de um PC. Trata-se de adquirir uma plataforma
barata e SUPERIOR à Wintel em imensos aspectos.
InforCRAZY 11-01-2005, 23:14 Desculpem lá os amantes dos Mac's mas tenho de dár razão ao Tafinho, pois acho que a única coisa que o safa é mesmo o design e principalmente o seu tamanho, mas com o mesmo dinheiro compra-se na minha opinião muito melhor.
Com esse dinheiro compra-se um dos muitos barebones que ai andam e muito melhor equipado, eu próprio tenho aqui em casa um barebone da Asus (Pundit-R) que serve de servidor aqui para a rede caseira que tenho, o seu tamanho é mesmo muito pequeno, arruma-se em qualquer lado e sempre se pode expandir e personalisar ao gosto de cada um. Um falha "grave" que acho que esse Mac sofre é o de não vir equipado com uma saída para a TV.
Mas quem disse que as paixões são racionais? :D
Comprar às peças é +/- possivel com nano-itx. O problema é que nunca vi à venda. Nem cá em PT, nem noutro sitio (havia uns samples no japão).
É o que me parece comparavel a este mac mini, mas é mais lento (C3 800 mhz, penso eu de que....)
Mini-itx vai sair agora o C3 1.2, mas já se sabe que não é um cpu "do outro mundo". Totalmente passivos só os 533 mhz e talvez os 800 (não tenho a certeza).
As boards+cpu também são +/- caras.
.
Tava agora a discutir exactamente isso com um amigo meu...tipo será que a VIA não percebe o que tá a perder com a não difusão do nano-itx como deve ser? :/
Nemesis11 11-01-2005, 23:18 Um falha "grave" que acho que esse Mac sofre é o de não vir equipado com uma saída para a TV.
Há um adaptador. (mas não sei se é pago à parte)
http://images.apple.com/macmini/images/indexdviadapter20050111.gif
Quanto aos barebones, é verdade, mas não sei se é o mesmo mercado.
É comparavel um barebone a um mini/nano-itx?
Tava agora a discutir exactamente isso com um amigo meu...tipo será que a VIA não percebe o que tá a perder com a não difusão do nano-itx como deve ser? :/
Eles tiveram problemas. EPIA N = Board nano-itx.
Let me start off by repeating a question which we’ve seen very often in the past months: When will the EPIA-N and EPIA-SP finally hit the market?
Please let me make use of this opportunity to apologise for the long wait our friends and supporters have had to endure with regards to the upcoming VIA EPIA SP and VIA EPIA N. We are currently in the process of doing the final testing for the EPIA SP and mass production is expected in January 2005. With many of the components the same on both boards, we are hoping to complete testing on the VIA EPIA N Nano-ITX shortly, and have it in mass production early next year as well.
What are/were the reasons for the delay?
In the case of the VIA EPIA N Nano-ITX, we have incorporated a new processor and new chipset on a new form factor. With such high level of integration and complexity of these new form factors, we experienced some optimization problems running up to production, which we hadn’t anticipated when we first announced it.
http://www.epiacenter.com/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=53
obviamente que barebones não são a mesma coisa.
Este Mac mini aparenta ser completamente passivo e um bom ponto de partida para um media center. Já repararam que praticamente não falta nada? Só mesmo uma saída de som óptica ou digitalcomo já foi referido.
InforCRAZY 11-01-2005, 23:33 Há um adaptador. (mas não sei se é pago à parte)
http://images.apple.com/macmini/images/indexdviadapter20050111.gif
Quanto aos barebones, é verdade, mas não sei se é o mesmo mercado.
É comparavel um barebone a um mini/nano-itx?
OK, mas tanto dinheiro para ainda andar com adaptadores? è que obriga uma pessoa a desligar o monitor para ligar á televisão, o que não é lá muito prático.
É possivél que não seja o mesmo mercado, mas a meu vêr acho que só serve mesmo para apaixonados dos mac ou para servir como entrada para novos clientes, embora vão ficar muito limitados porque upgrades é mentira
Nao precisas de upgrades com tanta regularidade em mac. Isto com 1GB de ram é coisa para durar 5 anitos a mexer no software da Apple. O Finalcut só pede um G4 a 500 se nao me engano por isso tás a ver.
Nemesis11 11-01-2005, 23:46 OK, mas tanto dinheiro para ainda andar com adaptadores? è que obriga uma pessoa a desligar o monitor para ligar á televisão, o que não é lá muito prático.
Isso é verdade, mas com tão pouco espaço, eles têm que escolher que conectores aquilo vai ter.
Acharam melhor meter um modem.
Já agora, as ligações externas da EPIA N:
http://www.watch.impress.co.jp/akiba/hotline/20040403/image/nni2.jpg
A Epia ganha claramente no som...digo eu.
Uau que pequenina!
Realmente as epias poderiam fazer concorrencia aos mac's (caso saissem), mas tive a ver as caixas e ia-me dando um ataque...
Que coisas tão feias...
Até o meu 386 tinha uma caixa mais bonita!
:rolleyes:
Nemesis11 12-01-2005, 00:02 http://www.mini-itx.com/news/nanode/images/nanode-00.jpg
Esta é a caixa que a Via andava a promover o nano-itx.
Ainda tens estas:
http://www.silverstonetek.com/products-lc07.htm
http://www.silverstonetek.com/products-lc08.htm
E nano acho que ainda não apareceu muito mais (as boards tb ainda não estão cá fora)
Não são nada más.
Mini-itx há de tudo um pouco. Mas há caixas bonitas. Por exemplo esta:
http://www.mini-itx.com/reviews/3688/
Hummm...
Essas até que são engraçadas...
A primeira tá muito gira. O pormenor da maçã... Vê-se mesmo que tão a flammar a apple :-D
Mas a primeira caixa tá muito boa sem duvida!
Não tão boa como as da apple, mas passa...
Os G4's são mais lentos e não MUITO mais lentos. Para a máquina que é chega e sobra. As pessoas com Powerbooks não se queixam.
Epá, MUITO MAIS LENTOS que os Athlons, AthlonsXP, Durons, Semprom, P4, Pentium M e tudo o que tiver menos de 2 anos...
O resto do software não vale nada? Como podes tu avaliar o resto do software se nunca o utilizaste nem sabes o que faz ao certo? O Windows trás melhor? O Linux tem melhores aplicações?
Estamos a discutir aplicações ou sistemas operativos...?
E sim, o Linux tem MUITO MELHORES aplicações. A descrição do Steve Jobs do iMail foi hilariante. Faz o mesmo que o meu Mozilla de há 2 anos atrás...
Aliás, o iMovie até à ultima versão era completamente inutilizável...
Há melhores? Onde?
Asus, Abit, Soltek, you name it...
Não se trata apenas de um PC. Trata-se de adquirir uma plataforma
barata e SUPERIOR à Wintel em imensos aspectos.
Talvez o único aspecto em que uma plataforma x86 não consegue igualar é o facto de ter o MacOSX... por simplesmente não existe para x86 (não querendo com isto dizer que o MacOSX é melhor ou pior...).
Todas as novas televisões tem fichas VGA e algumas até DVI. Para que queria eu uma ficha de video composto ou svideo? Evoluam.
A questão do som é que é chata.
Upgrades? Para quê? Alguém faz upgrades aos iPods/Zens? Ou às consolas? Se aquilo dá para o que se quer que é navegar, manipular umas fotos, músicas, dvd's video, processar texto, etc, upgrades para quê? Não vou conseguir escrever mais depressa nem fazer as coisas mais depressa do que consigo actualmente.
Este Mac mini aparenta ser completamente passivo.
Já é a 2ª tentativa da Apple de fazer um PC completamente passivo.
Só espero que não tenha a mesma sorte da 1ª... (espero que não tenha que vos refrescar a mamória...)
Todas as novas televisões tem fichas VGA.
Andas a ver TVs diferentes das minhas...
Mini-itx há de tudo um pouco. Mas há caixas bonitas. Por exemplo esta:
http://www.mini-itx.com/reviews/3688/
Este pormenor tb é muito giro.
http://www.mini-itx.com/reviews/3688/images/3688-0007.jpg
Este pormenor tb é muito giro.
http://www.mini-itx.com/reviews/3688/images/3688-0007.jpg
A alternativa da Apple é ter a fonte de alimentação fora da caixa... Entre uma e outra...
sotavento 12-01-2005, 00:23 Já sabia que vnham meter o linux á mistura aqui com o macos.x
Querem montar um CP á unha ou encomendar uma coisa já feita ? vai ser para andarem 6 meses a ver se metem a funcionar ou para ligar e começarem a trabalhar ? O linux é bom para "brincar" ... os mac's são apra quem quer usar os produtos logo a partir do momento em que abrem a caixa ...
Pelo preço e pelo que tras parece-me fixe para ter em cima da mesa do escritorio a servir de processador de texto e ouvir umas musiquinhas enquanto se trabalha (no proprio mac) ... ao lado dum monitor TFT com "look" mac fica 5*
para o "end user" normal sai melhor um mac que um pc montado á unha e não se discute mais o assunto ... :P
entretantos vou ali pro portatil toshiba continuar a tentar meter o pearpc a correr o mac.os.x :P
Todas as novas televisões tem fichas VGA e algumas até DVI. Para que queria eu uma ficha de video composto ou svideo? Evoluam.
A questão do som é que é chata.
Upgrades? Para quê? Alguém faz upgrades aos iPods/Zens? Ou às consolas? Se aquilo dá para o que se quer que é navegar, manipular umas fotos, músicas, dvd's video, processar texto, etc, upgrades para quê? Não vou conseguir escrever mais depressa nem fazer as coisas mais depressa do que consigo actualmente.
Zen isso isso...já tás a melhorar :p :D
Querem montar um CP á unha ou encomendar uma coisa já feita ? vai ser para andarem 6 meses a ver se metem a funcionar ou para ligar e começarem a trabalhar ? O linux é bom para "brincar" ...
Mais um mito...
Não vindo de fábrica, meto-te um Linux a trabalhar com TUDO (Office + net + torradeira e máquina de café) instalado antes que tu acabes de instalar um windowze. Não posso comparar com o MacOSX porque nunca instalei nenhum.
(Isto claro, sem usar imagens...)
Andas a ver TVs diferentes das minhas...
Sem dúvida. É tudo uma questão de dinheiro. Não há nenhuma HDTV que não tenha VGA ou DVI.
OS X é rápido a instalar...10 mins se tanto :P
Eu posso comprar um Mac mini que dá para o que 95% das pessoas fazem 95% das vezes aqui
http://store.apple.com/Apple/WebObjects/spainstore.woa/90910/wo/xB7i9uZECIWD2X1LmJN1D6aj729/0.0.11.1.0.6.21.1.2.1.0.0.0.1.0
conseguem dar-me um link para um solução razoável x86 ?
Eu posso comprar um Mac mini que dá para o que 95% das pessoas fazem 95% das vezes aqui
http://store.apple.com/Apple/WebObjects/spainstore.woa/90910/wo/xB7i9uZECIWD2X1LmJN1D6aj729/0.0.11.1.0.6.21.1.2.1.0.0.0.1.0
conseguem dar-me um link para um solução razoável x86 ?
Não é uma solução razoável porque faz MUITO MAIS que o miniMAC, mas foi o que encontrei rapidamente...
http://uk.asus.com/prog/spec.asp?m=DiGiMatrix&langs=11
Claro que depois também tens isto (http://www.amd.com/us-en/ConnectivitySolutions/ProductInformation/0,,50_2330_12264_12262,00.html)
Que custa menos de metade, mas é diferente. Mas serve para mostar que não é só a Apple que faz coisas dessas.
Claro que acho sempre piada ver o pessoal da Apple falar da super drive... Que é tão super, mas tão super, que DVD-RW para eles não existe...
Palavras para quê?
http://img57.exs.cx/img57/5094/macmini0xh.jpg
Deixa-me dar uma maozinha ao Tafinho. :x2:
Alternativa: http://www.silentpcreview.com/Sections+index-req-printpage-artid-139.html
Uma pic para não começarem já a falar mal:
http://www.silentpcreview.com/files/images/shuttlezen/zen1.jpg
A fonte de alimentação é externa tb.
É maior é certo mas temos um DVD ou DVD-RW ou (escrevam o que quiserem)
Temos um disco de 3.5 (com muito mais espaço)
É bonito.
É mais performante.
Não muito mais caro pq o software é todo gratuito.
Sim, pq até eu (Tafinho vais pagar isto caro pq vais ter que vir cá a casa instalar gentoo) consigo instalar 4 vezes Linux antes de vocês acabrem de instalar o Windows. 8 minutos para instalar o Mepis.
Visualmente o KDE consegue colocar-se bastante engraçado.
Pensando bem já não sei se gosto tanto deste Mac. É que é mesmo muito limitado.
Editado: Diria que até é mais barato. Não fiz as contas mas para um disco de 40GB e para 256MB de Ram é mais barato.
tb dou razao ao Tafinho, mas se gostam de mesmo de Mac e axam que este novo objecto é assim tao bom, comprem-no!
La bonito, ele é, mas de resto lol Até dá que rir aquelas specs......
Um barebone nao lhe fica nada atrás em termos de tamanho e beleza.
O da MSI é até muito superior. Eu preferia o xhacis do MSI em relaçao ao IHome!
E as specs de um barebone arrasam completamente qualquer MAC....
Cada um faz as suas escolhas; e depois de feitas, "let´s go shoping" :D
EDIT:
E tb é possivel fazer um barabone totalmente passivo. Basta fazer aquela fonte sem ventoinha. E um cooler todo em cobre que caiba la a funcionar em passivo.
Depois é fazer aqueles truque que veio no Tomshardware a um AMD XP 2500+ barton que se quizermos até o punha a funcionar a 300 Mhz e a libertar 4.5W :D :D
http://www6.tomshardware.com/cpu/20041001/index.html
Este trick de underclocking ta muito fixe pros AMD XP!!!
ToTTenTranz 12-01-2005, 02:31 Não tem saídas ópticas nem coaxiais digitais.
Não tem saída de s-vídeo nem component, nem hdtv
Não tem controle remoto
Não tem nem pode ter sintonizador de TV
Não joga jogos
É caro para o que faz
Não quero.
Mas isso sou eu.. a minha mãe por exemplo se calhar já gostava.. ela gosta imenso de coisas assim pequeninas e bonitinhas (o que ela se queixa da minha antec..) e a cor liga bem com a tijoleira da cozinha ou da casa de banho.. (J/K!! não comecem a flamar por causa disto!)
Uma asus S-Presso com um Celeron D, disco de 120Gb, 512Mb de ram e uma 9600 Pro ficava mais ou menos pelo mesmo preço e fazia muito mais, como media center.
Onde arranjas asus s-presso cá em pt ? :003:
E já agora... Esta ultima barebone da shuttle...
Ondé k isso anda?
Já tive a ver nos sites de 3 GRANDES lojas e não encontrei...
:o
www.niposom.com :D
Tens ai.
E onde é que arranjas o iHome cá em PT?
ToTTenTranz 12-01-2005, 03:16 Assim de repente, na NAinformatica. Custa pouco mais de 200€.
Dá para ver DVDs, ler cd e mp3 sem ter que ligar o sistema operativo .
Kermit the frog 12-01-2005, 03:37 www.niposom.com :D
Tens ai.
E onde é que arranjas o iHome cá em PT?
iHome? não sei...mas Mac Mini, bem atendendo que saiu ontem, ou antes que foi apresentado ontem...diria que será dificil encontrá-lo por Portugal...
iHome? não sei...mas Mac Mini, bem atendendo que saiu ontem, ou antes que foi apresentado ontem...diria que será dificil encontrá-lo por Portugal...
Ya é isso :D
Aquilo tem todos os nomes possiveis e imaginarios, lol
Pois. Realmente tive a ver esse S-Presso e isso é muito á frente. TV-Tuner, comando, XP media center, com o touch screen e nem precisa de SO, deixa um gajo a pensar. O preço é +- o mesmo. Já me tinha decidido a comprar uma coisa dessas (Mac Home) mas agora prefiro pensar.
S-Presso p-112 300€
P4 ranhoso 2.4 +- 80€
256 ram 40€
disco 120 70€
Fica por 490€.
Tenho que pensar :D
PS. Kem quiser tem mais info sobre o brinquedo da asus tem aqui.
http://www.asus.com/products/desktop/s-presso/overview.htm
Todas as hipóteses que foram apresentadas são de gritos e apitos. Estão a comparar coisas diferentes. Façam lá uma coisa totalmente passiva e depois venham cá dizer quanto custa. Estão a se esquecer do software ou então estão a comparar algo que vem com software legal com soluções montadas em casa com software pirata ou com Linux. Mas vocês acham que as pessoas para quem este Mac mini é direccionado escolheriam Linux ao Mac OS X?
Para fazer uma coisa semelhante mas mais potente teria que ir para uma board mini-itx + pentium M. Só estas duas coisas compradas no mercado OEM são mais de 500€. A unica solução é optar pelo VIA, fracote, ou por um AMD.
uns posts atrás dei o link para a Apple Espanha que os entrega a partir de 22 de Janeiro. Não sei se sabem mas é fácil comprar na Apple Espanha.
Todas as hipóteses que foram apresentadas são de gritos e apitos. Estão a comparar coisas diferentes. Façam lá uma coisa totalmente passiva e depois venham cá dizer quanto custa. Estão a se esquecer do software ou então estão a comparar algo que vem com software legal com soluções montadas em casa com software pirata ou com Linux. Mas vocês acham que as pessoas para quem este Mac mini é direccionado escolheriam Linux ao Mac OS X?
mas tu queres um dispositivo passivo para não fazer barulho, ou só para poderes dizer que tens uma coisa passiva...?
Se não queres o barulho, todas as soluções apresentadas são melhores que o mini-mac.
As soluções da Asus, não só já trazem o software, como inclusivamente esse software faz mais, melhor, mais rápido, e está disponível assim que a máquina esteja ligada. O que o mini Mac não faz. Todas elas têm pelo menos TV out, grande parte delas, sintunizador de Rádio. E todas elas são mais baratas, fazem mais, e com maior desempenho que o mini-mac.
Agora, se queres "uma coisa" que corra MacOSX, aí já tens de comprar um Mac, por mais fraco que ele seja, porque já podes dizer que tens um Mac que corre MacOSX.
uns posts atrás dei o link para a Apple Espanha que os entrega a partir de 22 de Janeiro. Não sei se sabem mas é fácil comprar na Apple Espanha.
Espero que seja melhor que a Apple portuguesa. Conheço pessoas que ficam 3 e 4 meses à espera de um iBook e de um PowerBook.
Nemesis11 12-01-2005, 10:33 Este mini mac destina-se a quem:
- Vai comprar o primeiro comp e quer a papinha toda feita.
- Quem tem varios computadores e já tem rato, teclado, monitor
- Quem quer usar o OS X
- Quem quer uma coisa muito pequena e muito silenciosa
Isto não é um media center.
Eu também podia dizer que não gosto porque não tens 2 placas de rede e assim não posso meter a fazer gateway/firewall, mas não é o mercado alvo dele.
Isto não é comparavel a um barebone. Um barebone ao lado disto é uma big tower e faz "imenso" barulho.
Dimensões:
Mac mini -> 16.5 X 16.5 X 5 cm / 1.3 Kg
Nanode (nano-itx) -> 16 X 15 X 9 cm
Barebone Shuttle (serie G)-> 30 X 20 X 18 cm / 4.6 Kg (e é aluminio)
Se querem um Media center, um sistema para jogos, etc, comprem outra coisa.
Tudo dito.
mas tu queres um dispositivo passivo para não fazer barulho, ou só para poderes dizer que tens uma coisa passiva...?
Se não queres o barulho, todas as soluções apresentadas são melhores que o mini-mac.
O teu problema é que não vês para além de quantos Mhz tem o CPU, quantos 3dMarks faz a placa gráfica, e pensas que acumular de features é bom só porque é mais.
O ruído gerado pelos PC's é dos problemas mais pertinentes actualmente e todos se batem para apresentar uma solução. O ruído gerado por várias dezenas de PC's em escritórios de open-space é uma violência para qualquer pessoa. Está provado que diminui a concentração. Num escritório silencioso qualquer PC que ligues é a maior fonte de ruído. O que se quer são soluções passivas e silenciosas, pequenas e baratas.
Admito que o Mac mini não seja barato mas essa nunca foi a filosofia da Apple. Um produto barato é um corte nos lucros de qq empresa que deixa os acionistas loucos. O Mac mini é um produto muito caro? Não. É um produto acessível.
Uma Playstation 3 ? :D
Só espero que venha com sintonizador FM como os barebones da Asus! :joker:
O teu problema é que não vês para além de quantos Mhz tem o CPU, quantos 3dMarks faz a placa gráfica, e pensas que acumular de features é bom só porque é mais.
O ruído gerado pelos PC's é dos problemas mais pertinentes actualmente e todos se batem para apresentar uma solução. O ruído gerado por várias dezenas de PC's em escritórios de open-space é uma violência para qualquer pessoa. Está provado que diminui a concentração. Num escritório silencioso qualquer PC que ligues é a maior fonte de ruído. O que se quer são soluções passivas e silenciosas, pequenas e baratas.
.
LOL..tás mesmo apanhadinho de todo ;)
Já agora os discos usados pela Apple são "especiais"? é que no meu pc a parte que faz mais barulho são os ditos cujos :p
Nemesis11 12-01-2005, 11:04 Ou uma Xbox2.
Há uns tempos correu a noticia que a Microsoft planeava 3 versões da Xbox2 e se for verdade, é muito mais que uma consola.
Xbox Next PC is, according to the presentation, an entry-level PC that runs Windows and all standard PC software. It also includes CD Burner, Wireless keyboard, mouse and controller and will work best connected to a high-definition TV or PC monitor. Media Center functionality - like movies, music and photos - is also included. The device will also play most available PC games.
System outline specifications note that internet browsing and instant messaging would be key applications, and that the entire unit will be smaller than the current Xbox, although it will not be possible to upgrade the shipping memory or processor.
http://www.theinquirer.net/?article=19615
Pela noticia, parece mais uma resposta a este Apple, do que uma consola.
@Rudzer
Parece que são discos de 2.5
Eu ando com uma vontade descomunal para usar o MacOS X. Isso até ver é a maneira mais barata de o fazer. Tenho ideia de fazer tudo o que faço no meu portatil (que tem 2 anos) que ja faz algum tempo que não é usado como portátil. Até me parece que isso vai ser mais silencioso que o portátil.
Não vou despachar o outro PC mas essa coisa agarda-me. Não vou gastar mais um tusto porque já tenho lá a tralha toda.
No fundo quero usar o MacOS X. Se correr mal ou não gostar não perdi grande coisa mesmo que não o conseguisse vender passado 3 meses. Hora de ligar de a certas pessoas para apressar a coisa.
Eu vejo isto como a hipotese de saltar para a plataforma OS X por ~600€. Quem fala mal do mac é pk nunca usou a plataforma ou então pk é nice fixe bacano dizer que linux rox. 75% das pessoas que testarem o OS X não vão querer outra coisa passados uns 3 meses...disso vos garanto.
San Jose Mercury News
MAC MINI TRANSFORMS MISSION
By Mike Langberg
Mercury News
SAN FRANCISCO - Apple Computer remade itself Tuesday, transforming its identity as the exclusive BMW of home computers into a mass-market Honda.
The new Mac Mini at $499 is the most important product from Apple in nearly a decade, since co-founder Steve Jobs revived the Cupertino company with the original iMac in 1998.
Apple has always created elegant and easy-to-use software, most recently the Mac OS X operating system and the iLife suite of tools for managing digital photos, video and music.
But that software was imprisoned in the high-cost castle of Apple's Macintosh hardware. The least expensive iMac G5 desktop computer runs $1,299, and the least expensive model in the aging iBook notebook line is $999.
Other personal computers running the Windows operating system are much cheaper, with desktops starting at $399 and notebooks at $799.
The results of this price gap were predictable: Windows got 95 percent or more of the home computer market in the U.S., while Apple has been confined to less than five percent.
Mac lovers often attributed this gap to dark conspiracies or user stupidity.
I have greater faith in the free market. I believe consumers voted with their dollars, saying the Mac didn't offer enough value above Windows to justify the steep cost of entry.
All this has changed with the debut of the Mac Mini.
Só falta meter o Vangelis logo a seguir à última frase.
Eu vejo isto como a hipotese de saltar para a plataforma OS X por ~600€. Quem fala mal do mac é pk nunca usou a plataforma ou então pk é nice fixe bacano dizer que linux rox. 75% das pessoas que testarem o OS X não vão querer outra coisa passados uns 3 meses...disso vos garanto.
ou então consideram que é overpriced e overated não? ..há que tentar ver os variados pontos de vista certo? :)
O ruído gerado pelos PC's é dos problemas mais pertinentes actualmente e todos se batem para apresentar uma solução. O ruído gerado por várias dezenas de PC's em escritórios de open-space é uma violência para qualquer pessoa.
Só depende do género de arrefecimento que uses...
Existem soluções que não passam dos 20dB, e os barebones da Shuttle não passam dos 32db em full Load, provavelmente bastante menos se for usado um Sempron em vez de um P4.
Posso-te dizer que já trabalhei em salas com 70 ou 80 PCs, todos P4@2,6Ghz, e nunca se ouviu os PCs a fazer o mínimo barulho que fosse, nem às 7 da manhã quando só lá estava eu...
Vai ao Lab1 da RNL e ve se consegues lá tar mais de 5 mins ... ah lá um PC a fazer um barulho desgraçado :D
Eu na tenho problemas com o barulho ... Antes dormia de Delta de 60mm a 12v ao meu lado.... Agora com a Prometeia.... Silence !! :D
Claro que ouço. E quanto menos barulho melhor. Mas não é essa a razão para optar por um sistema ou outro ...
Vai ao Lab1 da RNL e ve se consegues lá tar mais de 5 mins ... ah lá um PC a fazer um barulho desgraçado :D
Aqueles PCs têm oq...? 12 anos...?
Agora diz-me se consegues ouvir o barulho dos PCs do lab 13...?
Quem fala mal do mac é pk nunca usou a plataforma ou então pk é nice fixe bacano dizer que linux rox.
Já pensaste na hipóteses de TODAS as features fazem o hype do MacOSX já existem em Linux há vários anos...?
Ou porque pensas que há Linux para PPC...? Porque alguém achou divertido fazer um port de um sistema operativo inteiro para PPC...?
Claro que sempre disseram o mesmo, até mesmo quando só havia a aberração do MacOS9, que simplesmente não fazia multitasking, mas segundo os ppl da Apple, sempre foi o "melhor do mundo", e que quem usava "não queria mais nada"...
Há anos e anos que se ouve as mesmas tangas, misturadas com aquela frase bestial "a versão actual é muito melhor que a anterior"... Ou a sempre-presente: o G5 é pouco mais rápido que o P4 equivalente, e faz o dobro do G4... Mas o G4 "sempre" deu mais desempenho que o P4...
É quase tão hilariante com a última feature do iMovie: fazer efeitos não destrutivos sobre o filme... cómico....
Eu sei k são P3 450 ou 500 :P
Chamam-se Arrastadeiras ...
Eu sei o que é um pc silencioso Taf ... táva só na brincadeira contigo :D
Eu sei k são P3 450 ou 500 :P
Chamam-se Arrastadeiras ...
Eu sei o que é um pc silencioso Taf ... táva só na brincadeira contigo :D
Já os mudaram....? Não sabia, dantes tavam lá os fabulosos P133...
Esses devem ter ido pra torre de Electro ou pro ppl de LMAC :P
P3 na torre de electro?
Pa eu ja sai de la faz uns 3 anos e ainda me lembro de la ter visto uns P4
Se bem que os P4 dessa altura eram uma bela *****.
ou então consideram que é overpriced e overated não? ..há que tentar ver os variados pontos de vista certo? :)
Já mexeste no OS X ? eu trabalho todos os dias com ele e digo-te que nao o troco por outro OS, seja ele win ou klk dist de linux. Sim, mac é overpriced...nunca o disse que nao...essa é talvez a razão para nao ter macs em casa.
Já mexeste no OS X ? eu trabalho todos os dias com ele e digo-te que nao o troco por outro OS, seja ele win ou klk dist de linux. Sim, mac é overpriced...nunca o disse que nao...essa é talvez a razão para nao ter macs em casa.
Já...posso dizer que foi um encontro reduzido no minimo não percebo a obcessão...
go on tho...
Sem o exposé a minha vida laboral nao fazia sentido :P nao fazia as coisas tao depressa. É só um exemplo :)
Dá para meter isso no Gnome por exemplo :P
A diferença entre meter e já vir é mto grande. Decerteza que nao podes meter o Finalcut e afins em linux :D
Um gajo não vai comprar isso para trabalhar em Finalcut e afins.
Eu já não devo comprar, tive esta semana toda a brincar com um G5 e sinceramente não tem nada que me sirva e que valha a pena. Era uma boa alternativa a um nano-itx, até porque ficava mais barato, MAS testado e usado, prefiro Linux.
Ainda estou a pensar em comprar e meter linux nisso...vale a pena?
Sempre podes meter dual boot
MacOS X + Gentoo PPC :P
Eu acrescentaria aqui umas coisas:
1- O tumulto que está a provocar este lançamento é indisfarçavel. Temos thread gigantescas sobre este Mac em todo o lado. Isto leva-me a pensar que se for comprado por 25% das pessoas que já vi que dizem que vão comprar a Apple não vai conseguir ter para entrega. O meu conselho para quem quer mesmo isto é comprar já pq temo que caso contrário possam demorar meses a ter um.
2- O Mac OS X é muito giro e muito interessante. Ontem andei a ver umas demos e realmente é mesmo abichanado. Como tudo o que é novidade a malta gosta e admito que tem uma funcionalidade muito acima da média. Tb passei pelo Office da M$ para ;ac e qual o meu espanto que aquilo está visualmente falando fantástico. É triste não termos aquele visual em ambiente windows. Penso que bastaria mandarem uma skin cá para fora. Não seria complicado digo eu.
3- Rapidez: O Mini Mac vai ser lento. Todas as opções que aqui se falou da asus, da shuttle são mais rápidas com um acrescimo do barulho. Mas são mais rápidas. Não falemos do preço. Mais barlhentas tb mas não esqueçamos que o Mac vem com 256MB de ram e um disco de portatil. Eu tenho um portatil (PIII 600 / 256MB RAM / disco 20GB) O Mac é inferior. Não deve ser mais rápido, não tem monitor e não tem teclado. As dimensões são um rectangulo praticamente duas vezes o Mac e metade da altura.
4- O bom disto tudo é que finalmente e estou a pensar nos milhares de utilizadores potenciais do Mac (a saber, pessoas que usam o office, navegam na net, querem descarregar umas fotografias da máquina fotografica etc - atenção que o som do Mac é mesmo sofrivel o que acho que é bem pior do que só ter 256MB de ram que sempre dá para aumnetar a um preço...) vão passar a ter mais atenção dos fabricantes de PCs e acho eu pq já em 2004 os avanços foram significativos o Linux este ano vai dar o salto para o desktop. Eu estou convencido disto.
5- Sempre exigimos coisas diferentes à Mac e aos PCs. Se a shuttle tivesse lançado um barebone sem nenhuma PCI, só com suporte para um dispositivo 5.25 e um disco de portatil as criticas teriam sido arrasadoras. Aquilo não serve para nada, não dá para fazer qq melhoria nem expansão etc. Não temos esta contemplação para com a Mac. A diferença é a embalagem de resto está lá tudo igualzinho. Isto tb devia dar que pensar:)
6- Esperemos pelos próximos episódios pq vão ser bem interessantes. :x2:
Ainda estou a pensar em comprar e meter linux nisso...vale a pena?
Que alguem vai fazer isso não tenho duvida. Quero ver:)
Linux para Pocket PC há já de sobra por isso:)
Eu aínda n li o texto do mac mini (macworld), portanto aínda n sei qual é o mercado alvo.
No entanto tenho a dizer que, em termos de design, continua brutal como é normal na apple.
De resto, n sei specs nem nada, mas já li aqui atrás que n tem duas placas de rede, logo o uso que eu lhe dava já era (gw/fw, a bombar debian ... isso é que era nice :D).
Ah, daí até ser o fake media centre que se espalhava na net, inda falta mta coisa.
Quando tiver noção do objectivo e das specs comento, mas agora tou a meio de exames :P
Cumps para todos
Epa isso custa menos que algumas peças de PC, custa o mesmo que um telemovel da berra
E um electrodomestico. Tenham dó. E com cada analise estrategico-tactica que até parece que alguem vai invadir o Iraque com uma divisão de Macs Mini
Que alguem vai fazer isso não tenho duvida. Quero ver:)
Linux para Pocket PC há já de sobra por isso:)
PowerPC :D
Andas a ver muitos PDA's :P
Já tinha colocado um post sobre o tema, mas vejam isto
http://www.fase.co.jp/IEEE1394en/PC-CUBE/files/PC-CUBEe.pdf
Com alguns compromissos, mas interessante...
johncool 12-01-2005, 15:33 Boas, a Techzone ganhou um novo user... eu! :P
Esta thread é-me muito interessante, pois sendo eu um mac user tenho uma palavra a dizer qnt à "suposta" performance do mac mini.
O tafinho referiu (e muito bem) que o G4 é mais lento que qq P4 ou AMD (até um thunderbird consegue ser mais rápido que um G4). Agora, depende a que tarefas nos estamos a referir;
Um G4 é mais lento em jogos - facto
Um G4 é mais lento em processamento de vídeo - facto
Um G4 é mais lento no Office 2004, Web, e semelhantes aplicações de produtividade - Não!
Eu tenho um Powerbook 15" com um G4 a 1.33GHz c/ 768MB de RAM e em comparação ao meu desktop (P4 2.6C c/ 1GB de RAM e 2x120GB Sata 0) não demonstra em nada ser mais lento nestas aplicações.
O OS X consegue ser mais rápido que o windows visto ter uma cache muito bem optimizada, e isso nota-se bastante em multitasking. É claro que o OS X também crasha... a mim já me aconteceu 4 vezes (kernel panics) desde de q comprei o portátil há 7 meses.
Agora o q n acontece é uma aplicação crashar e obrigar a fazer reset...
Os Macs n são melhores que os pcs... em certo ponto de vista.
E desculpem-me os puristas de linux, nomeadamente tafinho, mas qnt a mim o os x é muito mais "usável" q o gentoo (e eu gosto de gentoo... é a melhor alternativa a windows em x86).
Em suma... acho este mac mini perfeito para pc de casa.
Desculpem o post longo.
P.S. Acho que este fórum é espectacular (já o frequentava há uns tempos!). ;)
Epa isso custa menos que algumas peças de PC, custa o mesmo que um telemovel da berra
E um electrodomestico. Tenham dó. E com cada analise estrategico-tactica que até parece que alguem vai invadir o Iraque com uma divisão de Macs Mini
Essa especialidade ninguem nos tira :x2:
Boas, a Techzone ganhou um novo user... eu! :P
Um G4 é mais lento no Office 2004, Web, e semelhantes aplicações de produtividade - Não!
O OS X consegue ser mais rápido que o windows visto ter uma cache muito bem optimizada, e isso nota-se bastante em multitasking. É claro que o OS X também crasha... a mim já me aconteceu 4 vezes (kernel panics) desde de q comprei o portátil há 7 meses.
E desculpem-me os puristas de linux, nomeadamente tafinho, mas qnt a mim o os x é muito mais "usável" q o gentoo (e eu gosto de gentoo... é a melhor alternativa a windows em x86).
Desculpem o post longo.
Bem-vindo:)
Em Office qq pc é suficientemente rápido. Excepto no arranque dos programas a diferença nunca há-se ser nada de especial.
O Mac OSX paga-se bem. Essa é a diferença.
Se é o mini PC perfeito veremos. Ainda não vimos nenhuma review da performance.
Já que tens um Mac como achas que correria se tivesses apenas 256MB de ram? Essa é uma duvida pertinente.
Boas, a Techzone ganhou um novo user... eu! :P
Esta thread é-me muito interessante, pois sendo eu um mac user tenho uma palavra a dizer qnt à "suposta" performance do mac mini.
O tafinho referiu (e muito bem) que o G4 é mais lento que qq P4 ou AMD (até um thunderbird consegue ser mais rápido que um G4). Agora, depende a que tarefas nos estamos a referir;
Um G4 é mais lento em jogos - facto
Um G4 é mais lento em processamento de vídeo - facto
Eu tenho um Powerbook 15" com um G4 a 1.33GHz c/ 768MB de RAM e em comparação ao meu desktop (P4 2.6C c/ 1GB de RAM e 2x120GB Sata 0) não demonstra em nada ser mais lento nestas aplicações.
Desculpem o post longo.
Boas
Bem vindo ao forum
eu tive um powerbook g4 15'' e digo-te que era bem mais rápido em linux do que o meu m3n actual.
A arquitectura do powerpc é melhor do que a do x86 e é, indiscutivelmente mais rápida.
Já agora, um g4 é mais lento a processar vídeo ????? Estamos a falar do mesmo g4 certo??:D
Podes n gostar, mas que o powerpc é melhor do que os x86 é, mas terias de ver mesmo a arquitectura para ver que tipicamente usa metade dos ciclos de relógio para fazer as memas operações que um x86, daí, com menos MHz ter, no mínimo, desempenho semelhante a x86 com bastante mais freq.
Quanto ao osx ser mais "usável", não creio, para além disso, n podes comprar um sistema que só há numa plataforma, com um que é portável.
O debian que eu tinha no pb, era muito mais rápido que o osx, mas muito mais...
Isso é mto relativo :P
Cumps
Já que tens um Mac como achas que correria se tivesses apenas 256MB de ram? Essa é uma duvida pertinente.
Já sou MacUser à varios anos, e em relação a esta frase, só tenho um comentário a fazer...Touché! :P
O meu G5 tem agora 1gb de ram (ok, é usado para trabalhar, e não apenas para Net/Office), e é manifestamente pouco... E mesmo tendo 2 discos SATA em Raid, sinto necessidade de acrescentar mais 3gb de ram à máquina... Sendo a multitarefa uma das principais caracteristicas do OSX, 256mb é muito pouco! :(
O meu primeiro computador foi um Spectrum em 1983 e desde aí já passei por várias fases, incluíndo gamer hardcore com pc "quase" topo de gama.
Actualmente a única coisa que quero de um computador para ter em casa, (nas 2 ou 3 horas que lá passo acordado) é que dê para gravar uns cds/dvds, internet, office, e para ver a tralha toda que recebo por email.
Para além disto:
-tem que ser silencioso
-deve ter um s.o. mais agradável e seguro que o Windows xp
-deve ter um s.o. que me permita configurar o hardware todo sem arrancar os cabelos como no linux
-deve ser barato
-o design tem que ser previamente aprovado pela minha namorada ou não entra em casa
Talvez este novo Mac não esteja muito longe destes requisitos. Mas barato não é, depois de lhe acrescentar teclado, rato, lcd 17", colunas, gravador dvd... Quase que dá o preço de um iMac G5, que é muito superior.
É necesário falar com cuidado quando se fala de Gentoo.
O Gentoo pode demorar dias a configurar, optimizar, meter como gostamos. Depois disso, Gentoo é imbatível. Tipicamente é feito à imagem de quem o configura, mas coisas estão onde nós as metemos, enfim, é difícil dizer que o Gentoo é menos usável que qualquer coisa que não tenha sido feita por nós.
-deve ter um s.o. que me permita configurar o hardware todo sem arrancar os cabelos como no linux
Isto não faz sentido num Mac. Mas nos raros casos em que faz, é EXACTAMENTE igual...
sotavento 12-01-2005, 16:59 Eu acrescentaria aqui umas coisas:
2- O Mac OS X é muito giro e muito interessante. Ontem andei a ver umas demos e realmente é mesmo abichanado. Como tudo o que é novidade a malta gosta e admito que tem uma funcionalidade muito acima da média. Tb passei pelo Office da M$ para ;ac e qual o meu espanto que aquilo está visualmente falando fantástico. É triste não termos aquele visual em ambiente windows. Penso que bastaria mandare |