View Full Version : Mac Mini

Páginas : 1 2 3 [4]

timber
15-02-2005, 12:37
Epa nao pago nada. Eu tenho o Skype, o outro lado tb tem o Skype e fala-se e pronto. O outro gajo as vezes usa o Skype para telefonar para telefones (para dar os parabens a alguem e isso...) mesmo e a qualidade e muito boa tb. O gajo quase de certeza que paga com VISA nessa situação. Fora de Portugal ninguem liga muito a cartoes de debito provavelmente por todos os paises que ja fui terem redes de caixas automaticas e serviços de debito ultra merdosos.
DJ_PAPA sim o Skype não faz video (da ultima vez que usei) mas para o uso que eu quero o MSN e um caracol. E irritante e passado cinco segundos estou a escrever em vez de falar.

Xpirit
15-02-2005, 13:25
Ele já não precisa de rapidez :D (joking anh nada de hard feelings)

bem apanhada! :lol: :lol:

Xpirit
15-02-2005, 13:27
a qualidade de voz no Skype é impressionante! Em Linux ainda não dá para audio conferência mas no Windows já dá. Acho que é possível fazer audio conferência no Linux desde que alguém com windows inicie a coisa.

Xpirit
15-02-2005, 13:30
Onde é que está o Apple Remote Desktop? Não consigo encontrá-lo em lado algum. :D

kanguru
15-02-2005, 13:40
So um pequenino OT, como é que pagas o skype? aquilo só tem opção de pagar com visa e outros que não me interessam...não existe maneira de pagar com mbnet ou por multibanco, ou depositar numa conta, ou seja transferencias normais dum cartão de débito?

[]´s e sorry o OT
Eu paguei com mbnet. Ja não me lembro bem como mas aquilo da para "comprares" um saldo no mbnet que dps usas como visa e pagas o skype :) A qualidade de voz do skype é bastante boa.

kidloco
15-02-2005, 15:15
Onde é que está o Apple Remote Desktop? Não consigo encontrá-lo em lado algum. :D

Se o pagares axas-o logo...nao sei se a versao que vem com o X é a melhor/ultima > http://www.apple.com/remotedesktop/

Nao experimentei o que vem com o X mas parece bem fácil...ou nao fosse isto apple.

FINDER > SYSTEM PREFERENCES > SHARING

http://img205.exs.cx/img205/5778/adesktop14ty.jpg

http://img205.exs.cx/img205/4460/adesktop28cy.jpg

Tens mais alternativas:

http://www.microsoft.com/mac/otherproducts/otherproducts.aspx?pid=remotedesktopclient

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/16699

kidloco
15-02-2005, 16:13
Já agora mais uns comandos interessantes do X:

Maça+alt+esc = basicamente o ctr+alt+del do mac (sim os macs tb precisam :P)

Maça+shift+3 = cria um pdf (no teu desktop) do teu monitor

Maça+shift+4 = cria um pdf de uma area do teu monitor (tu que desenhas a area)

Maça+shit+4+space = cia um pdf de apenas uma aplicaçao/janela/etc ... basicamente naquilo em que clickas.

Se carregares tb no control...as imagens em vez de irem pra pdf's no desktop, vao para o clipboard:

Maça+shift+control+3
Maça+shift+control+4
Maça+shift+control+space+4

Toma para leres:

Comandos do terminal: http://www.ss64.com/osx/
Keyboard shortcuts: http://docs.info.apple.com/article.html?artnum=75459 (option = alt / command = maça)

ps: és um rookie em osX :D

Xpirit
15-02-2005, 16:39
Muito interessante e muito útil. Dá para criar jpeg's em vez de pdf's? Eu sei que pdf é melhor, é lossless etc, comprime e o camano e que o Preview permite exportar em jpeg e png mas às x dava jeito que o gajo criasse logo os screenshots em jpeg.

Experimentei abrir 3 doc's feitos em Offices recentes e como é óbvio o Appleworks que isto trás não os abriu. É anterior aos novos Offices. Mas parce que o Mac Office 2004 abre-os sem espinhas. ehh
Tenho uma versão Student and Professors, prata cá do work. Esta versão é limitada? Bom, vou ao site da M$ sondar este assunto. Já agora, o Office 2004 está muito bonitinho. ;)

kidloco
15-02-2005, 16:48
Ele grava sempre em pdf...jpeg its evil :P

Nao tenho o Appleworks nao posso falar acerca dele...Tenho o Office 2004...mas o uso que lhe dou é completamente nulo...sei que funciona, pois já tive de abrir coisas lá...mas se faz as coisas que o Office pra windows faz...já nao sei responder. Office nao é pra mim :P

Se queres algo freeware, usa o OpenOffice...tb há port pra mac ... precisas é de sacar o X11 tb seguramente ... pelo menos o Gimp precisa do x11 :)

Xpirit
16-02-2005, 23:39
Alguém sabe qual é o melhor programa P2P para o Mac OS X. Também ando à procura de um programa para sincronizar folders, sendo eles locais ou remotos (por ssh). Alguém usa programas deste tipo?

PS. BitTorrent e CVS's já tenho. Hoje em dia são incontornáveis para quem programa.

johncool
17-02-2005, 00:04
Alguém sabe qual é o melhor programa P2P para o Mac OS X. Também ando à procura de um programa para sincronizar folders, sendo eles locais ou remotos (por ssh). Alguém usa programas deste tipo?

PS. BitTorrent e CVS's já tenho. Hoje em dia são incontornáveis para quem programa.

A mula n serve? :P

Qnt a programas para sincronar folders, n conheço, pq nunca tive a necessidade de os usar.

Lusamars
17-02-2005, 00:37
Para cenas pequenas uso o Acquisition. para cenas maiores o xDonkey. E claro está o Azureus. Tens aqui uma lista fx de p2p. dá uma vista de olhos e descobre o que melhor se adqua a ti.

Lusamars
17-02-2005, 00:38
... (sorry) esquecime do link :) http://www.versiontracker.com/php/search.php?mode=basic&action=search&str=p2p&plt%5B%5D=macosx&x=15&y=8

Kermit the frog
17-02-2005, 02:31
Boas Lusamars...bem vindo ao forum :D

(spoiler: mais um macuser :X)

dmarcelino
17-02-2005, 02:44
Já agora deparei-me com isto no outro dia! Explica muito bem a diferença entre as várias redes P2P e recomenda alguns programas para cada rede P2P. Espero que ajude:

http://www.mac-p2p.com/

Lusamars
17-02-2005, 05:12
Outro Grande P2P é o já velhinho Carracho http://www.carracho.com/
Aqui neste link http://www.tracker-tracker.com/ vais encontrar montes de trackers e servers. Na minha lista por ex. tenho 315 servers e 1144 users. Ai poderas encontrar servers dedicados a multimedia, musica, filmes, etc...
Poderás tambem, criar o teu proprio server com o Carracho Server e ai poderes partilhar o que quiseres com outros mac users. tens que ter algum cuidado com os dwl/upl (internacionais) senão os gajos do cabo dai de portugal ao fim do mês lixam te, já sabem como é que são esses chulos...
Se necessitares de ajuda para setup Carracho, manda-me um mail :)

Lusamars
17-02-2005, 05:21
Yo Kermit, obrigado pela curtesia :) Agora vê lá se fazes como o teu pai e compras um computador a serio. meu, tens que fazer jus ao teu 23". Imagina lá o X a correr nisso com o linux... :)

Kermit the frog
17-02-2005, 05:26
Yo Kermit, obrigado pela curtesia :) Agora vê lá se fazes como o teu pai e compras um computador a serio. meu, tens que fazer jus ao teu 23". Imagina lá o X a correr nisso com o linux... :)

Hahaha...sim sim tou a juntar umas "massas" para o Amd...não te preocupes...
Mas afinal corria X ou o linux? em que é que ficamos ? :D

Xpirit
17-02-2005, 11:14
Ando aqui há 1 hora a tentar descobrir como é que se boota do cdrom. O manual diz para carregar na *option* key quando se liga. Em sites falam na c--key. O mais chato é que este teclado da logitech tem a command e a option key trocadas. Resumindo. Não consigo entrar no bootloader para escolher o cdrom como devide a bootar. Será que tenho que comprar um teclado da Apple? :D

Encarnado
17-02-2005, 12:11
Para bootar de CD basta (carregar na tecla até começar o boot)-> "C".
Para bootar de outra partição/unidade -> "ALT" (até aparecer o menu)
Lembra-te : CTRL-ALT-MAÇÃ.

kidloco
17-02-2005, 12:15
O "C" só te arranca um sistema operativo que tiver no cd-rom...isto nao é os pcs que vais à bios e metes "first boot = cdrom / second boot = hdd / etc" :lol: Que sistema queres tu correr ? linux ?

Já tentaste fazer: Option-Command-Shift-Delete = alt+maça/win+shift+delete = basicamente, cagar no hdd e tentar arrancar um OS que se encontre num cdrom/whatever...

kidloco
17-02-2005, 12:20
Já vi que queres rebentar o mini em dois tempos :lol:

Toma lá ... vou-te ajudar:

http://www.maconlinux.org/

http://www.sowerbutts.com/linux-mac-mini/ [HOT]

SamuHell
17-02-2005, 13:10
Já se criava era um forum para nós MacUsers, não acham? :rolleyes:

kidloco
17-02-2005, 14:43
Força...o poder da maça :lol: :)

Xpirit
17-02-2005, 16:06
Não consigo bootar do cd-rom. Já tentei tudo. Será pq tenho um teclado não Apple?
Por exemplo, carregando no butão do mouse quando se boota faz o eject do dvd/cd.
Isto funciona. Já qualquer coisa relacionada com teclado nicles.
Salta logo para o ecran com a maça e a rodinha. Cá para mim é estratégia da Apple
para comprar um teclado apple.

kidloco
17-02-2005, 16:16
Humm...so testando aki.

Zealot
17-02-2005, 16:45
Não consigo bootar do cd-rom. Já tentei tudo. Será pq tenho um teclado não Apple?
Por exemplo, carregando no butão do mouse quando se boota faz o eject do dvd/cd.
Salta logo para o ecran com a maça e a rodinha. Cá para mim é estratégia da Apple

Isso não tem nada a ver! Já fizeste o que o Encarnado disse? Tens a certeza que estás a carregar na tecla C cedo o suficiente e a deixar lá o dedo o tempo suficiente?

johncool
17-02-2005, 18:48

Nope... isso n é verdade. O meu pai tem um iMac com um teclado da logitech e boota cds sem problemas.

Para fazer boot dum cd ao arranque basta carregar no 'c' (e deixar pressionado até arrancar pelo cd... ou seja, até aparecer aquela imagem com a maçã) logo a seguir a ouvir-se aquele som ********* do arranque (sorry!... mas é!)

xtr3me
17-02-2005, 18:57
podes tirar o som do arranque.
Basta para isso que antes de desligares o computador, tires o volume .. desta forma, quando arrancares, o som n se ouve.
Depois quando chegares ao OSX, voltas a por o volume.
É à cavador, mas eu preferia, a que ter de gramar o som do bufo :D

johncool
17-02-2005, 19:42
podes tirar o som do arranque.
Basta para isso que antes de desligares o computador, tires o volume .. desta forma, quando arrancares, o som n se ouve.
Depois quando chegares ao OSX, voltas a por o volume.
É à cavador, mas eu preferia, a que ter de gramar o som do bufo :D

Yah... eu já sabia disso :P

Havia um programita qq q retirava isso dos antigos powerbooks G3, mas q n funciona com os G4

kidloco
17-02-2005, 20:26
Os G5/G4 nao fazem nada disso...pelo menos os lá da agencia nao fazem barulho nenhum (akeles com quais trabalho). Isso nao será do vosso sistema ? :lol:

xtr3me
17-02-2005, 20:29
??

No arranque? Fazem todos pah .. se n fazem é pq tiraram o som :P

kidloco
17-02-2005, 23:08
Secalhar tiraram o som ... pk nao ouço som nenhum :P

I_Eat_All
17-02-2005, 23:17
Secalhar tiraram o som ... pk nao ouço som nenhum :P

Desde k não sejam trechos de "O-zone" ou "tony tu és o ninja total" ou ainda "na minha cama com ela" duvido k me incomode

mais foleiro k o meu PC com mobo asus não á: kuando dá erros ao iniciar ouve-se uma gaja "No Boot Drives atached" e outras gravações do genero isto a 200 à hora com duração de 2 segundos se tanto e repetido numa versão remix DJ feirante (ainda por cima as minhas colunas não têm controlo de som... é desconcertante

pior k isso... naaaaa impossivel

/me pensa em O-zone

Ok... é possivel

Metro
17-02-2005, 23:47
Desde k não sejam trechos de "O-zone" ou "tony tu és o ninja total" ou ainda "na minha cama com ela" duvido k me incomode

mais foleiro k o meu PC com mobo asus não á: kuando dá erros ao iniciar ouve-se uma gaja "No Boot Drives atached" e outras gravações do genero isto a 200 à hora com duração de 2 segundos se tanto e repetido numa versão remix DJ feirante (ainda por cima as minhas colunas não têm controlo de som... é desconcertante

pior k isso... naaaaa impossivel

/me pensa em O-zone

Ok... é possivel

Faz disable na BIOS. Nada mais facil.

I_Eat_All
17-02-2005, 23:52
Faz disable na BIOS. Nada mais facil.

OT: yah tenho de ir fondilhar akilo, já agora kual é a diferença entre MPS 1.1 e 1.4 na secção das graficas? nunca percebi uk é e não vem no manual
terá a ver com pixel shaders? mas nesse caso a minha grafica tem PS 3.0 :S

Metro
18-02-2005, 00:26
Para saber tudo o que queres: http://www.rojakpot.com/default.aspx?location=9

No XP deves usar MPS 1.4.

Sorry pelos off-topic.

Já agora on topic:
While Switching to Mac Will Improve Security, It Isn't for Everybody
http://ptech.wsj.com/ptech.html

Xpirit
18-02-2005, 01:18
Já agora on topic:
While Switching to Mac Will Improve Security, It Isn't for Everybody
http://ptech.wsj.com/ptech.html

Imperdível. Aconselho todos os MACistas a lerem. Olhem só esta passagem.

"For instance, Apple uses a one-button mouse without a scroll wheel, which takes some getting used to. There are differences in the way menus and desktop windows behave. And the standard delete key on a Mac works like the backspace key, not the delete key, in Windows. Mac desktop keyboards have a second, Windows-type delete key, but Mac laptops lack one."

eheh! Ou o gajo já não mexe em Mac's há 5 anos ou então pregaram-lhe uma grande rasteira. Há cada cromo.

johncool
18-02-2005, 02:23
Imperdível. Aconselho todos os MACistas a lerem. Olhem só esta passagem.

"For instance, Apple uses a one-button mouse without a scroll wheel, which takes some getting used to. There are differences in the way menus and desktop windows behave. And the standard delete key on a Mac works like the backspace key, not the delete key, in Windows. Mac desktop keyboards have a second, Windows-type delete key, but Mac laptops lack one."

eheh! Ou o gajo já não mexe em Mac's há 5 anos ou então pregaram-lhe uma grande rasteira. Há cada cromo.

nope... é completamente verdade... pelo menos na parte dos keyboards. O meu powerbook n traz uma delete key, o delete do caracter à frente do cursor é conseguido carregando no "fn+backspace"

xtr3me
18-02-2005, 02:30
É verdade sim senhor, tb me atrofiei os primeiros tempos, quando tinha o powerbook porque n tinha desoberto isso :P

Xpirit
18-02-2005, 04:11
Ele refere-se aos Mac's de uma forma geral. Qualquer Mac pode trabalhar com o teclado que quiserem. No caso dos Powerbooks, bom, levam com o teclado que trás. Podem sempre mapear teclas. A máquina é que se adapta ao homem e não o contrário. Essa tecla que ele diz que é o Delete é na verdade o Backspace. Sempre fez isso. O windows é que lhe deu a volta e passamos a ter dois deletes. A história do mouse, dito daquela forma, leva as pessoas a pensar que não há mouses de 2 ou 3 teclas em Mac nem tão pouco com scroll. Bom, nós últimos dias outra coisa não tenho feito com o meu Logitech.

PS. Lá consegui bootar do cdrom. Usei o método. Ligar o Mac, carregar e soltar a tecla C à maluca e à frequência de 5 Hz. :D
É a segunda experiência frustante com a Apple do mesmo género. Primeiro foi com o menu escondido do Ipod. Agora a bootar um cdrom com Mac's. :D

xtr3me
18-02-2005, 04:18
Não precisas, basta deixar lá o dedo :P
Já agora, tenta descobrir a tecla para acederes ao open-firmware. A partir de lá, dá para escolheres bootar pelo cd-rom. Se tiveres com problemas em bootar pelo cd-rom carregando no C, pode ser que pelo open-firmware seja mais simples (penso que seja a tecla O, mas já n me lembro)

Encarnado
18-02-2005, 08:10

Hmmmmm

Não tenho teclado USB aqui para experimentar isso.
Esse CD é copia ou original?
Tens a certeza que bootable?

Encarnado
18-02-2005, 08:26
Nope... isso n é verdade. O meu pai tem um iMac com um teclado da logitech e boota cds sem problemas.

Para fazer boot dum cd ao arranque basta carregar no 'c' (e deixar pressionado até arrancar pelo cd... ou seja, até aparecer aquela imagem com a maçã) logo a seguir a ouvir-se aquele som ********* do arranque (sorry!... mas é!)

Som paneleirote é aquele beep que os PCs fazem (que porcaria sem piada).
Aquele TAAAAAAAAAAAAAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM...
Lindo!
Só por curiosidade este TAAAMMMMMMMMM, apareceu com o Macintosh Centris 660AV (1993).
Os 1ºs Macs faziam um som de tom unico (um bocado agudo).
O SE/30 já tinha outro som (1989).
O Mac Color Classic tinha um som parecido ao actual (1993)
O Mac LC tinha um som parecido a uma corda de uma guitarra (1990)
A serie Performa 5x00 e 6200/6300 tiveram outro som criado apenas para Performas (1995)
O TAM (Twentieth Aniversary Macintosh) teve um som diferente de todos os outros, feito especialmente para este modelo.

Encarnado
18-02-2005, 08:32
Não precisas, basta deixar lá o dedo :P
Já agora, tenta descobrir a tecla para acederes ao open-firmware. A partir de lá, dá para escolheres bootar pelo cd-rom. Se tiveres com problemas em bootar pelo cd-rom carregando no C, pode ser que pelo open-firmware seja mais simples (penso que seja a tecla O, mas já n me lembro)

Maçã+Alt+O+F

Encarnado
18-02-2005, 08:36
Já se criava era um forum para nós MacUsers, não acham? :rolleyes:

Existe um em www.macnoticias.net
Ou preferiam um sem estar dependende de "organismos"?

Xpirit
18-02-2005, 12:18
Criar um fórum na techzonept só para Mac's seria uma boa ideia. Vamos lá para a frente com isso. Moderadores? Administradores?

Madril
18-02-2005, 12:20
Menu escondido do Ipod ?

Savage
18-02-2005, 12:44
PS. Lá consegui bootar do cdrom. Usei o método. Ligar o Mac, carregar e soltar a tecla C à maluca e à frequência de 5 Hz. :D
É a segunda experiência frustante com a Apple do mesmo género. Primeiro foi com o menu escondido do Ipod. Agora a bootar um cdrom com Mac's. :D
Chiça!!! Uma pessoa está uns tempos doente, e sem poder vir ao fórum, e há logo quem compre um Mac, e precisa de ajuda... Todos dizem a maneira forçada de arrancar de cd, e ninguém te disse a normal! É que o carregar no "C" enquanto o sistema arranca, é um método de emergência para quando tens o SO marado, ou quando nem o tens ainda instalado!). A maneira normal é arrancares com o sistema, inserires o cd, ires às System Preferences->Startup disk e escolheres o cd... Depois é só reiniciar... :007:
Boa sorte!:)

I_Eat_All
18-02-2005, 13:11
Criar um fórum na techzonept só para Mac's seria uma boa ideia. Vamos lá para a frente com isso. Moderadores? Administradores?

não sei, as pessoas mais metidas a mac's mas sem ser ao ponto de biased's "muahahaha o meu mac mata os PC's de atake cardiaco"
tu pareçes dar um bom admistrador, moderadores, por exemplo o kermit e o encarnado, refiro estes dois nomes porque são os k mais me sonaram com participações k realmente avançaram esta thread (o tafinho também mas não me pareçe k ele keira algum cargo) mas à mais users aki k também dariam bem pena k não pode ser tudo moderadores.

Existe um em www.macnoticias.net
Ou preferiam um sem estar dependende de "organismos"?

Um mesmo do techzone é k dava pica e ainda trazia alguns users (poucos) e trazia mais noticias apple, também era bom para assistencia tecnica todos concordamos k pedir ajuda em mac OS onde todo o ppl tem problemas em windows reduz bastante o universo de pessoas k podem realmente ajudar

OT: eu concordo nisto para apple por ser uma comunidade pekena, para por exemplo, linux, acho k iria dividir muito o forum como à aki muitos users avançados de um dos sistemas, isto ia criar uma parede entre eles
Mac é realmente a excepção à regra no meu livro até por ter uma arkitectura de sistema diferente

SamuHell
18-02-2005, 13:31
Ando eu à mais de um ano a ver se os Macusers se pronunciavam.

Um ano atrás!!!! (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=29539)

Foi preciso o Mac mini para se lembrarem que existem! :confused:

Já viram a quantidade de views deste thread? 8o

Se o forum for pra frente quero ser PowerMac Member :D

Façam uma poll, se for preciso.

Zealot
18-02-2005, 15:32
Uma vez que também já trabalho com Macs, e uma vez que os membros da Techzone que trabalham com Macs são bastante activos, seria bastante interessante criar-se um fórum Mac! Penso que já é capaz de se justificar, pois há pessoas com dúvidas e pessoas que as sabem tirar!
E é para isso que serve um fórum, ou não? :)

Xpirit
18-02-2005, 15:34
Acho que se deve avançar. A poll é uma boa ideia. Felizmente há muitos Power Mac's users como o Zealot, Savage, Encarnado,xtr3me, Ele_Eat_todas, etc que dão optimos moderadores.

Zealot
18-02-2005, 15:52
Eu acho que isso é o menos importante, somos todos bons rapazes e por algum motivo existe o botãozinho de "report bad post"! ;)

Zealot
18-02-2005, 16:22
Poll criada! :)

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=54136

Metro
18-02-2005, 16:23
Esta-se a discutir isso e não é de hoje.
A questão não pode ser analisada por uma thread. É preciso saber se haveria/teria dinâmica suficiente.
Provavelmente estamos todos de acordo que o Linux já merece à mais tempo do que Mac. De qq forma é algo que se está a equacionar.

Até agora tem-se optado por colocar uma flag nos tópicos. Eu tenho feito isso sempre que abro uma thread de Linux. Vamos esperar mais uns dias.:)

Edit:
http://www.tomshardware.com/howto/20050216/index.html

O artigo é de ontem. Tem umas coisas bem interessantes. Uma delas é o consumo do Mac Mini:)

xtr3me
18-02-2005, 16:27
Eu acho perfeitamente viável que se separem os vários so's, em diversos sub foruns.
Um para OSX (softw) e Apple (hw), outro para linux (até pela quantidade de users que o usam e que participam nos tópicos) e outro para windows.
Assim, os tópicos ficavam mais tempo no topo das páginas, pq eram mais específicos, e não havia tanta confusão.
Mas aqui já estamos a fugir do tópico n ? :D

kidloco
18-02-2005, 16:34
Sub Forums pra Linux e Mac...go go go.

xtr3me
18-02-2005, 16:48
Edit:
http://www.tomshardware.com/howto/20050216/index.html

O artigo é de ontem. Tem umas coisas bem interessantes. Uma delas é o consumo do Mac Mini:)

Epá, desculpem lá, mas 20 watts de consumo fdx :wow:

timber
18-02-2005, 16:55
Não é nada de especial aquilo é praticamente um portátil por dentro e não tem que alimentar o TFT. Muitos portáteis tém fontes de 60 e 70 W (com o TFT)

Mas é muito porreiro ter a hipotese de comrpar o pacote que eles oferecem isso é verdade.

xtr3me
18-02-2005, 16:58
Lá no artigo ele disse que o consumo subia para os 28 watts a ver dvd, por isso suponho que esteja um monitor ligado :D

johncool
18-02-2005, 17:04
Até que enfim q alguém se lembra de criar sub-fórum Mac :)

Vamos lá a ver se isto é aceite!

timber
18-02-2005, 17:10
Lá no artigo ele disse que o consumo subia para os 28 watts a ver dvd, por isso suponho que esteja um monitor ligado :D
Claro que está um monitor ligado... Ligado à sua tomada com a sua fonte.
O consumo subiu provavelmente porque o processador passou menos tempo Idle já que estava a descodificar o DVD.
É assim tudo o que o Mac Mini faz é porreiro e talvez compre um agora não vou lamber o cu ao Jobs por uma coisa que não acho nada do outro mundo.

xtr3me
18-02-2005, 17:16
Eu n fiz isso, tanto que sempre disse que achava o mac mini mau, para o preço que custa.
Por acaso n concordei nada com esta linha que a apple levou com o mini e o shuffle, mas pronto, estão a aproveitar o hype que há agora em volta da apple para venderem e, pelos vistos, o mini parece que apenas tem de problemático o disco e a pca ram (damn you apple :S).
Mas pelo preço, compram-se x86 com melhores specs ...
No entanto, pode ser que daqui por uns tempos, volte a ter um apple perto de mim, para ver o linux a voar outra x e para brincar mais um pco com o osx (saudades do exposé) :D

timber
18-02-2005, 17:29
Ah mas eu gosto do Mac Mini. Gosto bastante. O nivel de integração, classe e do melhor. Conheço pessoas que fariam uma coisa dessas durar 5 anos sempre a satisfazer as necessidades deles. Para mim era uma hipotese de avaliar o Mac OS X por relativamente pouco dinheiro e de ter uma coisa que faz 90% do que e preciso com classe.
x86 por melhores preços? Isso acho que haverá sempre tal como compras mais comida no McD que no Gambrinus pelo mesmo preço e mais 500 mil exemplos semelhantes. há lugar no mercado pros dois.
O iPOD shuffle bem acho uma treta.

xtr3me
18-02-2005, 17:47
Eu tb acho que há lugar no mercado para os 2 e acho que é uma boa oportunidade para que sempre quis ter um mac e n faz trabalho mto específico (trabalha com office, vê mails e tal), agora a apple sempre teve material de alta qualidade para compensar o "peso" do osx, excepto a ram, que eles cortam sempre inda n percebi pq, mas desta x, até no disco eles foram foleiros.
Penso que, pelo menos mais rápido, o disco podia ser (nem pedia maior).
Mas pode ser que inda venha a ter um. Se tivesse duas placas de rede, comprava um de certeza, para fazer de gateway, ali escondidinha :D, assim ... se comprar n é nos tempos mais próximos

Kermit the frog
18-02-2005, 18:20
Só por mera curiosidade
iPod Shuffle RAID: http://www.wrightthisway.com/Articles/000154.html

http://homepage.mac.com/jimbo2/.Pictures/Hub.jpg

My original intent was to actually install OS X on the RAID and boot from that, but the OS X (Panther, 10.3.5) Installer wouldn't allow installation onto the RAID array, either as a Strip or Mirror set. After restoring the Shuffles to their original configuation, I tried the OS X Installer again and even the Shuffle itself would not allow OS X to be installed on it, possibly due to how the volume itself is made available to the OS.

xtr3me
18-02-2005, 18:24
há maníacos e maníacos :P

CA3iR0
18-02-2005, 18:25
Pen Drives em RAID?

Não sabia que isso já existia :rolleyes:

Xpirit
18-02-2005, 21:04
Eu n fiz isso, tanto que sempre disse que achava o mac mini mau, para o preço que custa.
Mas pelo preço, compram-se x86 com melhores specs ...

Desculpa lá mas isso não é verdade. Uma solução x86 do tipo MAc mini ao preço deste simplesmente não existe. Os únicos que descobri na net custavam > 1000$. O custo já foi bem discutido nos posts iniciais e demonstrou-se que. 1) é díficil montar actualmente uma coisa como o Mac mini em x86. 2) as soluções que existem são mais caras (dobro) 3) Apenas se pode optar por Barebones 4x maiores com 4x mais ruído e a gastar 4x mais mas mais rápidos, é certo.

xtr3me
19-02-2005, 01:42
Boas

xpirit, agora n posso pq tou com 56k (por isso esta semana a minha participação no forum vai ser mais rara), mas dps, quando voltar a casa, mostro-te umas specs de um pc por 500 euros.
Agora vou curtir uma semana de descanso ... mas vou participando aqui na techzone claro .. só que menos vezes :D
Cumps para todos

kidloco
19-02-2005, 02:13
Eu montei o meu digidice por bem menos que 500€...e claro que rebenta esse mac mini em 2 tempos...mas cada coisa no seu palheiro :)

gryle
19-02-2005, 12:29
Pois, mas o digidice é BEM maior que o mac mini...
O mac mini para quem queira brincar com o Mac OS X parece-me uma excelente opção.
Só não compro porque já tenho PCs a mais e tempo a menos :D

Encarnado
19-02-2005, 12:37
Claro que é uma excelente opção.
Ainda na 4ª feira tive um eMac Combo (G4/1250) nas mãos. Apenas levou um DIMM extra de 333 de 512MB (ficou com 768MB) que custou creio eu mais 100 euros. Fiquei impressionado. Mt boa maquina. Mt rapida! O unico Mac com X que tenho no work é um PowerMac G4/500 (AGP Graphics). Saltar de 500 para 1250 é um bom boost. Quem me dera a mim ter um, que me ando a arrastar aqui com um G3/266...

Xpirit
19-02-2005, 14:34
Construir um X86 Mini é complicado. Só o leitor/gravador DVD/CD slim deve custar (se o encontrarem) uns 200 Euros. Não esquecer o custo do sistema operativo. Enfim... só nestes pormenores vai metade do custo.

Para quem venha a comprar um Mac mini e tenha um teclado não Apple vão achar de muita utilidade este pequeno programa que permite remapear o teclado. Ucontrol

http://gnufoo.org/ucontrol/ucontrol.html

ptzs
19-02-2005, 19:14
Construir um X86 Mini é complicado. Só o leitor/gravador DVD/CD slim deve custar (se o encontrarem) uns 200 Euros. Não esquecer o custo do sistema operativo. Enfim... só nestes pormenores vai metade do custo.

Para quem venha a comprar um Mac mini e tenha um teclado não Apple vão achar de muita utilidade este pequeno programa que permite remapear o teclado. Ucontrol

http://gnufoo.org/ucontrol/ucontrol.html

Comprei um Combo (grava CD/lê DVD) para um portatil Toshiba aqui à uns tempos e foi 90€. Tinha a ideia que no Mini tambem eram Combos.

Xpirit
19-02-2005, 19:30
Comprei um Combo (grava CD/lê DVD) para um portatil Toshiba aqui à uns tempos e foi 90€. Tinha a ideia que no Mini tambem eram Combos.

tb são combos. 90 €? Ah, bom, pensei que fossem mais caros. :D
No Mini podes optar pelo gravador de DVD's (superdrive) mas é necessário largar mais uns cobres.

Já agora, alguém sabe pq razão foi movida esta thread para aqui?
É que se trata de uma thread sobre hardware, o Mac mini, e não sobre software ou sistemas operativos.

Vamos lá a mover novamente a thread para o Hardware.

Encarnado
20-02-2005, 00:04
SO Apple e Software?
Para aqui deveria ter vindo um tread que houve sobre X algures no forum dos SO.
Este deveria ter ido para uma secção "Hardware Apple".
Junto com o do "novo powerbook"...

Digo eu, que gosto de dizer coisas...

ptzs
20-02-2005, 02:10
Não faz sentido separar o Hardware, tem todo a mesma função.

Separar SO's e software já tem o seu sentido, toca a pôr a thread no devido lugar sff. :D

Metro
20-02-2005, 04:04
Já que a thread do Mac Mini tem tido vários off-topic é mais um.

Com a criação do sub-forum faz sentido que todos os que o desejavam vejam a melhor forma de fazer as coisas.
Sugeri num outro local que se poderia juntar tudo no sub-forum. Tb se pode colocar uma thread em sticky com o url para o forum de hardware onde se discutiria o hardware da apple.
Por mim qualquer das soluções é boa.
No que me for possivel ajudarei:)

Xpirit
20-02-2005, 10:07
Isto é um atentado à comunidade Mac. Querem marginalizar-nos. Remeteram a thread do Mac mini para um beco do fórum. O Mac mini é hardware. Não é aqui o seu lugar. :D Tiveram medo do gigantismo do movimento Mac neste fórum. Hoje poucos, mas bons, amanhã dominaremos o mundo. :D

Bom, mas desde já os meus parabéns pela criação deste sob fórum onde poderemos discutir assuntos relacionados com o software. Sim, pq apesar do hardware ser interessante, sem bom software um Mac não serve para nada.

Madril
25-04-2005, 17:06
Sobre o mac mini
O mac mini é actualmente o computador mais barato da Apple, custa 489 € https://www.rnl.ist.utl.pt/forum/images/smilies/smile.gif
Muita malta nunca comprou mac porque era demasiado caro, agora com esta peça torna-se mais fácil adquirir um, a maioria das pessoas já tem monitor, teclado e rato por isso só falta mesmo o computador.
Deixo aqui um artigo da IBM sobre o que podem fazer com o mac mini, aquilo é mais do que parece..
http://www-128.ibm.com/developerwor...r-mw01macminip1 (http://www-128.ibm.com/developerworks/power/library/pa-macmini1/?ca=dgr-mw01macminip1)

no final do artigo têm também outros links interessantes que deixo directamente aqui:

Open Firmware (http://www.ibm.com/developerworks/library/pa-spec2.html): muito mais que uma simples BIOS https://www.rnl.ist.utl.pt/forum/images/smilies/smile.gif

A lot of people took the Mini apart to take pictures of what's inside the box (http://homepage.mac.com/maanerud/PhotoAlbum1.html).

Some people don't think the Mac Mini is fast enough (http://www.lbodnar.dsl.pipex.com/macmini/).

Parece que saíu agora o melhor amigo do mac mini: miniMate (http://www.micronet.com/General/minimate.asp). Até está engraçado. https://www.rnl.ist.utl.pt/forum/images/smilies/tongue.gif

Bem ... tou cada vez mais tentado .... lol ...

CA3iR0
25-04-2005, 17:13
Eu já tive mais tentado...

Ando mais tentado é num iBook 12' (975€)

Edgar_
26-04-2005, 02:30
Eu já tive mais tentado...

Ando mais tentado é num iBook 12' (975€)

Tou agora num desses, 1,2Ghz com 384 de ram :P
mto porreiro,funciona bastante be, n tem o ptencial do meu G5 que é apenas single,mas faz mta coisa, para o dono dele (o meu irmao) xega-lhe a makina k tem.

btw, tive a ler este topic todo ate agora!!!! jeeez tnh os tds vidrados!

Voltando aos cpost de mac Vs. pc, o meu G5 single 1,8ghz com 2Gb DDR 400, pode n ser tao rapido como um P4 3,0 a desepenhar algumas tarefas, mas para o que faço xega, e vai xegar durante muitos anos! eu n vivo a conta de numeros de benchs, vivo à conta do trabalho que vo fazendo no G5 com a rapidez que preciso!! sei que este comment ja vem bastante atrasado,mas so agora aqui xeguei. Li coisas que me deram vontade de partir a boca a algumas pessoas, coisa tao descabidas! OMG!!!

saudaçao aos macusers.

Ed_

NeoToPower
06-05-2005, 23:08
Trazendo de volta a thread...........

Alguem me pode dizer o que faz especificamente cada um do software que o macmini traz?

Mac OS X, Classic, Mail X, iChat AV, Safari, Sherlock, Adress Book, QuickTime, iSync, iCal
• iLife (iMovie, iTunes, iPhoto e GarageBand), AppleWorks, Nanosaur 2 e Marble Blast Gold

Nalguns é obvio mas outros fico na duvida.
Btw.... e se eu quizer usar isto numa firma.... tipo facturação, controlo de custos... bla, bla, gestão em geral? É-me permitido fazer isto out of the box ou há questões de licenças?
Freware... tb existe por aqui?

Desculpem lá estas minhas duvidas mas é que eu estou farto do chaço que tenho no escritório..... e na sala a situação tb ñ é diferente :D

Edit de ultima hora :D E folding... bule fixe? :x2:

Xpirit
06-05-2005, 23:54
Epá, estar a dizer o que cada soft faz dá um certo trabalho. Se fores ao site da Apple está lá tudo. Basta fazeres um search.

Quanto a facturação, bom, depende da forma como o fazes e que aplicações costumas usar. Podes sempre optar pelo Evaristo.

Para Folding esquece. Não só os clientes não estão optimizados para G4 (Altivec, etc) como não é agradável meter o Mac mini a bulir a 100%. Quem se habitua a quase ruído zero não gosta de ouvir a ventoinha quando aquilo começa a aquecer.

blastarr
07-05-2005, 01:01
Entre dar 599 euros por um Mac mini com mais algum espaço em disco e cpu marginalmente mais rápida do que a versão de entrada e dar os mesmos 599 euros por isto (não é publicidade pq nunca comprei nada lá) :

http://www.chip7.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=8528&sessao=1

...preferiria o portátil, sem qualquer dúvida.
E dava para folding... ;)

Koncaman
07-05-2005, 01:43
portatil? transportavel!
são coisas com publicos alvo diferentes. alem disso 600€ por um mac, é uma coisa que ate hoje era praticamente impossivel de se ver.
quem quer ter um mac em casa, à viva força, ou porque precisa, e n tem dinheiro para mais, compra isto.
quem quer windows, e quer portabilidade, eu comprava um portatil melhor...

Metro
07-05-2005, 01:54
NeoToPower:

Basicamente mudar de plataforma acho que ficas limitado. Pelo que percebi tens usado na empresa programas open source ou quase. Diria que tens mais opções com o Windows ou Linux. Mac não apontaria.

Para o folding tudo o que é barebone ou portatil é complicado. Nada está optimizado para estar sempre em full load. Eu diria que o problema não é do folding é dos pcs que não estão feitos para estarem sempre em full load. Mas não quero abrir uma discussão aqui por causa disso.
Existe um cliente para Mac e pelo que sei os Mac não recebem Tinker pq são uma catástrofe a processar essas WUs. Não recebem mesmo.
O resto não sei ajudar.

Tirando o tamanho do Mac arranjas coisas mais baratas e com mais RAM.

Não resisti:)

blastarr
07-05-2005, 02:06
portatil? transportavel!
são coisas com publicos alvo diferentes. alem disso 600€ por um mac, é uma coisa que ate hoje era praticamente impossivel de se ver.
quem quer ter um mac em casa, à viva força, ou porque precisa, e n tem dinheiro para mais, compra isto.
quem quer windows, e quer portabilidade, eu comprava um portatil melhor...

Pelo menos este já tem ecrã e teclado/rato... :007:

Para trabalho de escritório, ver e gravar cd's/dvd's, mesmo joguitos antigos, serve perfeitamente.

kidloco
07-05-2005, 04:46
Trazendo de volta a thread...........

Alguem me pode dizer o que faz especificamente cada um do software que o macmini traz?

Nalguns é obvio mas outros fico na duvida.
Btw.... e se eu quizer usar isto numa firma.... tipo facturação, controlo de custos... bla, bla, gestão em geral? É-me permitido fazer isto out of the box ou há questões de licenças?
Freware... tb existe por aqui?

Desculpem lá estas minhas duvidas mas é que eu estou farto do chaço que tenho no escritório..... e na sala a situação tb ñ é diferente :D

Edit de ultima hora :D E folding... bule fixe? :x2:

Como já te disseram: Folding ESQUECE ... nem com linux on mac lá vais :rolleyes:

Qto aos programas:

Mac OS X : proprio sistema...nao precisa de apresentaçoes...depois de o usares, vais ver que nao queres outra coisa :p

Classic : raramente uso isto...só mesmo pra programas que só há pro 9 e nao pro X (mto poucos)

Mail X : nunca usei...uso o Lotus Notes, mas fica aqui um review >

Mail is the solid, powerful and easy to use email program built into Mac OS X. While Mail's smart spam filter gets rid of practically all junk mail, the astonishingly fast and precise search and smart folders make finding and managing good mail a snap. The auto-populating folders could be even smarter, however, and support more filtering criteria.

http://email.about.com/cs/macclientreviews/gr/mail.htm

iChat AV : nunca usei mas fica aqui um review >

[/quote]With iChat AV Beta, Apple brings one-step video and audio to its still-new instant-messaging tool. In beta form, iChat's performance is spotty, but it's easier to use and configure than the video-enabled MSN Messenger 6.0 public beta and better implemented than the video chat in Yahoo Messenger (both are for Windows only).[/quote]

http://reviews.cnet.com/Apple_iChat_AV/4505-3513_7-30422614-2.html

Safari : uso de x em qdo...sou mais de camino/opera/firefox (pela ordem apresentada), mas nao deixa de ser um bom browser (bem melhor que o IE). Nao experimentei o Safari 2 (vem com o Tiger) que dizem que tá bem mais rápido...se assim o for, entao o camino (mais rapido que o firefox) fica a milhas dele...o que é mto bom (pro Safari claro) :)

If you're only after speed, try Safari but keep your other browser, too. Try Camino if you crave advanced settings.

http://reviews.cnet.com/Apple_Safari/4505-3514_7-20821886-2.html?tag=top

Sherlock : nunca lhe toquei vê lá tu :lol:

Sherlock 3.0 now searches the Internet only, neatly aggregating common Web search results into a single desktop window -- no need for a browser. Sherlock even organizes Web search choices into channels, which it displays as toolbar buttons. For example, the eBay channel lets you search and track items by name and price range, then returns photos and auction data in your Sherlock window. The Yellow Pages channel displays maps and directions, and the AppleCare channel presents entire Apple Knowledge Base articles, all within Sherlock. Our only complaint is that the general Internet channel includes only five search engines -- and the pre-eminent Google is still not among them. Worse, both the five search engines and the Yellow Pages are fixed, so you can't switch to your favourite map site, for example.

http://reviews.zdnet.co.uk/software/os/0,39024175,10001776,00.htm

Adress Book : faz o que é suposto fazer ... nao costumo usar, mas tb nao sei o que podem inventar eles aqui neste prog :P

QuickTime : nao precisa de apresentaçoes...a versao 7 traz agora um novo plugin H.264 (que diz a Apple fazer maravilhas) que vou testar pra semana.

http://en.wikipedia.org/wiki/H.264

iSync : para sincronizares o adrees book e afins com telefones e afins ... nao uso destas coisas, por isso prefiro nao opinar.

iCal : basicamente tá ligado ao adress book e lembra.te de coisas que tenhas assinalado na address book (aniversarios, reunioes, whatever).

iMovie : uma especie de windows movie maker da Apple mas mto mto, mas mesmo mto melhor. É simples, intuitivo e agradavel de usar (como qualquer programa da Apple). Faz o que é suposto fazer (video caseiro), apesar de ser usado pra mtas outras coisas (casamentos é um mimo), até é usado em agências de publicidade pra pequenas coisitas :p Com o Tiger recebes o iMovie HD, avrindo as portas da ediçao HD (futuro).

imovie 4 (esta ediçao é velha mas ficas com uma ideia do que faz, já que o novo imovie só traz o HD de novo basicamente) > ttp://maczealots.com/reviews/iMovie/

imovie HD > http://maczealots.com/reviews/imovie-hd/

iTunes : antes nao gostava...agora nao o troco por nada. Em pc tá mto mal optimizado, mas em mac works like a breeze...nem tens outra soluçao possível (ao nivel do itunes) :) ... serve pra ouvir/ripar musica (e nao só).

iDVD : programa para criaçao de Dvds da Apple (low end)...já o usei e só posso dizer bem dele, isto tendo em conta as pretençoes do mesmo. Nao é um Dvd Studio Pro é certo, mas os resultados sao mto bons. Fazes um dvd que toda a gente se fica a babar em 1h (se tanto). Existe uma biblioteca de themes realmente mto boa. Tem limitaçoes, mas pra fazeres videos caseiros, ou pekenos filmes (que nao precisem de navegaçao avançada) ou de mtos mtos conteudos o iDVD chega e sobra.

http://www.pcmag.com/article2/0,1759,1756012,00.asp

iPhoto : para tratares as tuas bibliotecas de fotos basicamente. o iPhoto 4 era mto pesado (mesmo mto mal programado)...o 5 já ta bem mais leve, e já tens ediçao avançada (nada comparado ao photoshop é certo) nas fotos. É mais uma especie de ACDSEE :p Podes criar livros das tuas fotos (templates) e enviar pra Apple que eles imprimem e mandam-te o livro, ou imprimes pra pdf :p consegues resultados mto giros em 5 segs.

http://maczealots.com/reviews/iphoto5/

GarageBand : para criares música...é limitado (nao se compara ao Logic por ex), mas faz o que é suposto fazer. É mto fácil de usar, e podes sempre arranjar packs de sons e ampliares a tua library. Nao sei se conheces o Music Maker/eJay/Acid e esses programas mais low profile...bem o GarageBand está ao nivel desses...mas mais facil de usar.

http://www.macidol.com/review.php?id=5

AppleWorks : supostamente é o Office da Apple ... nunca usei, visto usar o Microsoft Office. Ouço dizer que a compatibilidade com o Office nao é das melhores. Atençao tb, pk este prog vem como trial de 30 dias (pelo menos vinha).

http://www.macworld.com/2000/07/reviews/apple_works_6/

Nanosaur 2 : jogo...nunca o joguei, nao posso ajudar.

Marble Blast Gold : jogo...tb nunca joguei...o meu Panther nao traz disto :p

O sistema traz ainda mtos mais progs...automator, disk utility, dashboard, etc etc. Tudo está praticamente interligado uns com os outros (pack iLife está por ex) e recebes tudo isto original. É teu, e acredita que teres programas originais é algo que sabe bem (pelo menos a mim), e que muitos daki nunca quiseram experimentar. Claro que arranjas sempre tudo o resto (Logic, remote desktop, office, maya, finalcut, photoshop, etc etc) nas lojas do costume, pois apesar da comunidade mac nao ser mto grande, faz com que seja mto unida. Tens sempre a vantagem do OS X ser Bsd based, como tal podes correr a maioria das coisas pra linux (desde k compiladas pra powerpc/mac), instalar o x11 e usar o Gimp, whatever.

O bom do OS X é que complica para quem quer coisas complicadas, e facilita para quem quer coisas fáceis. Como tal tens consolas, terminais, etc etc para os mais exigentes (linux style) ou o interface simples do OS X para os mais desleixados/leigos.

Qto aos progs k falas, nunca usei nenhum...nem tou dentro desse assunto. Existe uma vasta colecção de progs opensource compilados pra mac...é só saber procurar.

Se alguma vez puderes testar o X, give it a try. Nao vais ficar arrependido :009:

timber
07-05-2005, 08:58
Tb te espetam com o Lotus Notes? baaah que noja de programa

Xpirit
07-05-2005, 10:19
Pedia-se às pessoas que vem para esta thread provocar com afirmações do tipo, MAc Mini é assim, é assado, há soluções mais baratas, etc, para evitarem de postar. Tudo isso já foi discutido mais atrás nesta thread. As pessoas já estão cansadas da lenga, lenga do mais barato. Falam, falam, falam, mas não se vê nada de parecido com o Mac Mini.

É um bocado chato para quem fala sobre o software do Mac Mini ou em geral do Mac ter que gramar 2 ou 3 posts entre post's com algum conteudo com a lenga, lenga do mais barato. Não se percebe qual é o objectivo destas pessoas. Se não querem ou não gostam não comprem.

O pacote de software que vem com o Mac Mini é bastante completo mas não chega para tudo. Também há muito open-source para Mac pela simples razão que é muito fácil desenvolver programas em Mac OS X. Por outro lado, também é muito fácil portar qualquer programa de Linux para Mac OS X embora tudo não esteja portado.

No caso da gestão, o Evaristo funciona em quase todas as plataformas e bases de dados SQL é o que não falta para Mac.

Xpirit
16-06-2005, 23:24
O mais recente rumor sobre o Mac Mini é ... digamos... exagerado.

Parece que há poucos Mac Mini's nas lojas Apple e os prazos de entrega pela loja onlinejá vão em semanas com tendência para aumentar. Espera-se que um novo Mac mini possa ver a luz do dia brevemente. Um upgrade. Até aqui nada de surpreendente. Só que algumas fontes colocam a hipótese da Apple usar um CPU Intel já neste próximo Mac Mini.
Teriamos assim o primeiro Mactel dentro de meses. Os potenciais clientes dos Mac Mini's não precisam de mais do que aquilo que já vem com o Mac mini logo não serão afectados parca existência de software Mactel.

NeoDev|L
16-06-2005, 23:35
Nahh

inda tens G4's 1.5 e 1.67 e futuramente 1.8 (?) p por nos mac mini!

Tb se fala em G5 1.6 e 1.8, os q eles descontinuaram nos iMacs e nos PM's

(olha já ha "forum novo")

Zealot
16-06-2005, 23:37
(olha já ha "forum novo")

Yup, acabadinho de sair do forno da Chiplândia! ;)

Strakata
17-06-2005, 03:21
Xpirit,
O fórum é livre, quem tiver alguma coisa a dizer pode fazê-lo e não és tu quem o vai impedir.
Se queres ter uma leitura selectiva, sugiro que comeces a dar uso ao Ignore.