View Full Version : Mac Mini

Páginas : 1 2 [3] 4

Nemesis11
22-01-2005, 22:51
Já agora e um pouco offtópic.... conhecem alguma loja nacional que venda esses vias e semelhantes em micro atx?

Que eu saiba não existem estes Vias em Micro-Atx. É tudo mini-itx e as diferenças de tamanho entre os dois são grandes. Mini-itx -> 17 X 17 cm.

Acho que havia uns C3 para socket 370. Não sei se isso ainda existe.

Havia uma loja no porto que vendia estes mini-itx e até é conhecida, mas não me estou a recordar do nome. EDIT: Poweron -> http://www.poweron.pt/

johncool
23-01-2005, 00:42
Most of the time the machine is very quiet, basically silent; I expected more regular fan noise given the cramped quarters inside the box. On the other hand, under the heaviest extended loads—ripping a number of CDs in a row while performing other processor-intenstive tasks, for example—the fan ramps up to a surprising volume. Nothing compared to the wind tunnel levels of a crashed Power Mac G5, to be sure, but louder than I expected.

in http://www.macworld.com/2005/01/news/macminihandson/index.php

Pois é... tendo em conta aquela fan massiva isto n me surpreende nada.

Kermit the frog
23-01-2005, 00:48
menos um ponto pó Mac mini...

NeoToPower
23-01-2005, 01:08
Mini-itx! Mini-itx! Min-itx! Estou-me sempre a trocar :D obg pela correcção nemesis.

Metro
23-01-2005, 05:01
Só agora consegui ler o artigo citado e realmente tenho uma coisa a dizer.
Discutimos aqui imenso sobre o Mac Mini e faltava-nos um dado muito importante. Era realmente a parte da ventoinha.
Pessoalmente escrevi aqui que achava uma imprudência da apple lançar um sistema completamente passivo. Eles nunca poderiam controlar o ambiente onde estes Mac iriam ser usados e imagino que se a temp ambiente fosse de 15 ºC não houvesse grande problema mas a 30ºC de temp. ambiente traria grandes problemas.
Vejo que não foram imprudentes mas retiraram um grande ponto a favor do Mini Mac.
Pessoalmente, ainda preferia que ele fosse maior (nem que fosse em altura e que tivesse uma ventoinha com um diâmetro maior). Faria menos barulho.
A ter um sistema destes a fazer barulho ou ter um sistema maior (estou a pensar num barebone) sem duvida que prefiro um barebone.
Ainda por cima, a questão do software da aplle deixa-me muito receoso. E uma opinião muito pouco fundamentada parece-me que eles têm a mesma politica que a Microsoft tem. Estive a ver os preços e sinceramente prefiro ficar-me pelo Linux. Vão questionar-me e como substituis este ou aquele software ou como fazes isto ou aquilo. Não faço. Para mim chega o que tenho á minha disposição em Linux. iPOD tb não é para mim portanto tb não será isso que me fará mudar.
Mac eventualmente veremo-nos por ai mas não contes que seja para breve.:)

kidloco
23-01-2005, 05:05
O software da Apple é no seu geral mto bom. Os preços bem...sao aceitaveis digo eu...se tivesse Mac em casa só ficava feliz qdo tivesse um FinalCut original :D

I_Eat_All
23-01-2005, 22:41
eu tou muito curioso é para ver os mods k vão fazer num mac do povo :D suponho k logo o primeiro seja malta k integra um monitor, passando por ventoinhas de esfera em cima no lugar da maçã, etc... tb fizeram alguns mods para o cube... e o cube era caro como era... este sendo barato (eu acho barato) acho k mta gente se vai aventurar

ptzs
24-01-2005, 12:33
E é assim, vai-se matando os mitos um a um.

Passivo not! :D

Madril
24-01-2005, 12:44
Gostava de saber onde é k dizia k o Mac Mini era passivo ....

Via-se logo k na era passivo... jizz ...

ptzs
24-01-2005, 13:07
Gostava de saber onde é k dizia k o Mac Mini era passivo ....

Via-se logo k na era passivo... jizz ...

A meio desta thread já se tomava como quasi verdade o ser passivo.

I_Eat_All
24-01-2005, 13:09
A meio desta thread já se tomava como quasi verdade o ser passivo.

pessoalmente assumi k era passivo e defendi isso ao lado dos epia k são passivos e dos geode k também o são...

de qq maneira não me incomoda minimamente se não é passivo, mas claro k preferia, mas se realmente ele akeçe mto kuando tá a ser puxado... antes com ventoinha do k keimar

Xpirit
24-01-2005, 15:23
Eu assumi que fosse passivo porque era isso que me interessava, a mim e a muita gente. Esta ventoinha tira mais do que 1 ponto ao Mac mini. Vou reavaliar a coisa principalmente quanto ao barulho da dita cuja. O meu portátil centrino tem uma praticamente igual e raramente a *oiço* mas num Mac mini não sei.

johncool
24-01-2005, 17:50
Eu assumi que fosse passivo porque era isso que me interessava, a mim e a muita gente. Esta ventoinha tira mais do que 1 ponto ao Mac mini. Vou reavaliar a coisa principalmente quanto ao barulho da dita cuja. O meu portátil centrino tem uma praticamente igual e raramente a *oiço* mas num Mac mini não sei.

Se fosse por aí, eu também tenho no powerbook 2 ventoínhas e só as oiço qnd jogo (e no virtualpc, caso tenha outras aplicações abertas)... E diga-se de passagem que o ruído não é de longe nem de perto incomodativo como o do meu desktop (q tem 2 noiseblockers S1 + uma na fonte)

Tenebrus
24-01-2005, 18:03
Mas... mas... tantas páginas de discussão por causa disto? Pra já tenho de admitir que se contam pelos dedos das mãos as vezes que peguei em macs, mas não fiquei com saudades nenhumas... adiante.

Sinceramente só vejo quatro hipóteses pra comprar uma coisa destas:

1-Porque se quer um mac barato
2-Porque se gosta do design (gostos não se discutem mas eu acho-o perfeitamente banal)
3-Porque se gosta de gadgets
4-Pelo tamanho

Para utilização comum (produtividade), se se preferir o OS dos mac, tudo bem, senão pelo mesmo preço compra-se um PC que faz o mesmo.

Como media center, falta-lhe o essencial que é ser controlado por um controlo remoto. Além disso um media center é muito mais do que uma cena que passa DVD's mp3's e divx's. O que é feito do time-shifting, Eletronic program guides, etc? Além de que neste caso o tamanho é puramente estético (numa sala não há-de faltar espaço) e o arrefecimento (quase) passivo, também. É perfeitamente possível montar um computador sem arrefecimento passivo e totalmente silencioso.

Para utilização em que uma footprint destas é de facto essencial (pra um home user), não sei de muitas. Talvez pra instalar num carro.

Resumindo, a mim não me parece nada de tão inovador assim, tirando o facto de ser um mac. Como computador... perfeitamente banal.

I_Eat_All
24-01-2005, 20:31
Mas... mas... tantas páginas de discussão por causa disto? Pra já tenho de admitir que se contam pelos dedos das mãos as vezes que peguei em macs, mas não fiquei com saudades nenhumas... adiante.

Sinceramente só vejo quatro hipóteses pra comprar uma coisa destas:

1-Porque se quer um mac barato
2-Porque se gosta do design (gostos não se discutem mas eu acho-o perfeitamente banal)
3-Porque se gosta de gadgets
4-Pelo tamanho

Para utilização comum (produtividade), se se preferir o OS dos mac, tudo bem, senão pelo mesmo preço compra-se um PC que faz o mesmo.

Como media center, falta-lhe o essencial que é ser controlado por um controlo remoto. Além disso um media center é muito mais do que uma cena que passa DVD's mp3's e divx's. O que é feito do time-shifting, Eletronic program guides, etc? Além de que neste caso o tamanho é puramente estético (numa sala não há-de faltar espaço) e o arrefecimento (quase) passivo, também. É perfeitamente possível montar um computador sem arrefecimento passivo e totalmente silencioso.

Para utilização em que uma footprint destas é de facto essencial (pra um home user), não sei de muitas. Talvez pra instalar num carro.

Resumindo, a mim não me parece nada de tão inovador assim, tirando o facto de ser um mac. Como computador... perfeitamente banal.

prefiro um teclado wireless a um comando, sendo um centro multimedia como é o caso.

essencial não será para nenhum user um gajo k n perceba nada tanto aprende em mac OS X coa vida facilitada, mas tb pode aprender com Windows, um k keira um media center pode montar 1 e até meter um comando da ati (por usb), para trabalho profissional os k compram os servers G5 pa trabalho n irão comprar um mini para a mesma tarefa.
mas se formos a ver nenhum barebone é indispensável dão é jeito e o mac tá incluido nesse grupo em relação a inovação... traz um barebone ao comum dos mortais sem k o tenhas de ser tu a montar, e k se irá vender nas lojas já com tudo montado noi interior numa embalagem tipo skip é será kuase cmo comprar uma consola, exepto k as consolas trazem um comando e o mac mini n traz nada (bastards)

LisboA
25-01-2005, 03:47
bem eu nao li os post todos mas deu para ler alguns.
e sinseramente nao sei pork k algumas pessoas k vieram aki comentar sem saber do k 1 mac e capaz de fazer.

eu ja trabalho a bastante tempo com mac comecei a workar com mac com o g4 ja algum tempo adiquiri 1 mac g5 com 8gbs de ram duplo prossesador 2.0 e meus amigos se voces axam conseguem fazer num pc o k faço num mac podem tirar o cavalinho da xuva pois eu abro imagens extremamente pessadas + jogos + musica photoshop corel e flash a correr e ele nao me breka nem 1 segundo. tambem ando a pensar em adiquirir este novo mac pois os seus tamanhos partem a loiça toda 6.5 cm quadrados por 2 de altura sim e verdade k nao é 1 grande makina k ta la dentro mas posso dizer k passa a leguas muitos pcs k andam ai!

CA3iR0
25-01-2005, 05:27
Se "brekasse" era estranho, não?
Mete lá um pc com dual cpu e 8Gb de ram a ver se ele se queixa...
:lol:

Cooling
25-01-2005, 07:36
LOL defacto...sabes o que e duplo processador e 8Gb de ram? :rolleyes:
querias que ele que? ficasse lentinho? :D

CA3iR0
25-01-2005, 07:44
http://img168.exs.cx/img168/75/tasla8hu.jpg

Quem me dera a mim ter metade da ram dele!
Se um pc com 2 processadores a 2000Mhz e 8Gb de ram ficasse lento, então amanhã era o fim do mundo!

DJ_PAPA
25-01-2005, 12:26
lol
Isso é muita ram. bem bom.....
So por curiosidade quanto é que custou esse monstrinho?

Mesmo assim, na parte dos jogos, quase que aposto que o meu PC ultrapassa esse dual G5 :D

tambem ando a pensar em adiquirir este novo mac pois os seus tamanhos partem a loiça toda 6.5 cm quadrados por 2 de altura sim e verdade k nao é 1 grande makina k ta la dentro mas posso dizer k passa a leguas muitos pcs k andam ai!

Epá, isto é que ja nao..... Até os pc´s em promoçao da worten e da Vobis passam o mac mini em desempenho (atençao: em desempenho!).

Xpirit
25-01-2005, 12:30
8GB de RAM ? Que abuso!!! :D

Sandman
25-01-2005, 13:35
Review do Mac mini @ Anandtech.com:

http://anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2328

Enjoy! :)

Xpirit
25-01-2005, 13:54
Review interessante!

compararam estes dois. :D Muito semelhantes, indeed!

http://img187.exs.cx/img187/4651/img14992tk.jpg

NeoToPower
25-01-2005, 13:58
.................................................. .. com 512 mb de ram parece muitoooooooo interessante :D Nunca fui um grande MAC lover , e sempre considerei e considero um pc como sendo superior a qualquer MAC na relação qualidade preço.... mas.... epá, só lhe falta uma saida svhs e + 256 de ram. Quem comprar de certo que vai ficar contente.

Kermit the frog
25-01-2005, 13:58
LOL...enfim...são sempre boas comparações... :S

------

btw...um ganda offtopic :X (só para não tar a abrir uma thread):

Tenho um 8600 (um dinossauro xD)...qual seria uma boa distro pa por neste bicho? Ou num powerbook g4 :)

Xpirit
25-01-2005, 14:10
http://anandtech.com/mac/showdoc.aspx?i=2328&p=10

Está página fala sobre o 9200 e como é arrefecido. É a solução que adiantei e que já foi discutida anteriormente tendo sido considerada de *complicada* por alguém. Para a Apple nada é complicado. É só fazer!

I_Eat_All
25-01-2005, 15:07
tambem ando a pensar em adiquirir este novo mac pois os seus tamanhos partem a loiça toda 6.5 cm quadrados por 2 de altura sim e verdade k nao é 1 grande makina k ta la dentro mas posso dizer k passa a leguas muitos pcs k andam ai!

não tem 2 cm de altura... nem de perto nem de longe... uns 11 de altura

CA3iR0 k foto é essa? n consigo decidir se é o joão pinto a marina mota ou a teresa guilherme :S

vamos lá ver essa review (até vou com medo)

Tenebrus
25-01-2005, 16:40
prefiro um teclado wireless a um comando, sendo um centro multimedia como é o caso.

Experimenta o windows mce 2005. O teclado/rato só é necessário para instalação/configuração de software (Ou nem isso se se usar o remote desktop). Tudo o resto está à distância de um clique de um botão do remote. Estar sentado ou deitado num sofá a usar um teclado e rato não dá jeito nenhum.

I_Eat_All
25-01-2005, 17:30
Experimenta o windows mce 2005. O teclado/rato só é necessário para instalação/configuração de software (Ou nem isso se se usar o remote desktop). Tudo o resto está à distância de um clique de um botão do remote. Estar sentado ou deitado num sofá a usar um teclado e rato não dá jeito nenhum.

eu tenho um ecrã na cabeçeira pa ver filmes só uso o teclado e rato:P

mas sim telecomando é akela base, facilita tudo assim tenho de ir a pastas e fazer 30 por uma linha, mas tou habituado, o comando tirar-me ia algumas hipóteses como ir mexer nos codecs tenho a mania de mexer no post processing e film effect para cada video e kuanto às legendas a mm coisa :S

já agora kuanto custa o wme legal? dar-me-ia jeito para este pc (só mm pa saber pk n abundo em €'s)

Metro
25-01-2005, 17:35
Até tenho dificuldade em escrever aqui depois do LisboA vir com 8GB de RAM. Isso é gozar com os pobres.

De qq forma ontem saiu um artigo no anad sobre as aventuras dele com um portatil que pode ser comparado em termos de performance ao Mac Mini.
Pessoalmente gostei de ler. Não é técnico e fica-se com a sensação que falta dizer muita coisa.
No entanto uma coisa que gostei de saber foi isto:

When I was testing for the first article, I found myself enamored with how quickly and how well OS X would use up whatever memory I threw at it, so I had no problem going from 512MB up to 6GB in the G5 for my original article. Since then, I've played around quite a bit with memory sizes and found that the sweet spot for OS X really is around 512MB; 1GB, if you are a heavier multitasker. But Apple's biggest mistake at the lower price point systems is to only offer a base configuration of 256MB of memory.

Se isto for verdade o upgrade para 512MB de RAM faz todo o sentido e vai ficar com uma performance porreira.
A cena da fan é que não correu nada, mas mesmo nada bem.

Nem de propósito:
Artigo do Mac mini:
Ainda não li. Fica aqui o link: http://www.anandtech.com/printarticle.aspx?i=2328
Já vi que foi escvrito tb pelo anand. É bom pq assim é sempre a mesma pessoa a dar a opinião.
Depois edito este post se houver alguma coisa interessante:)

Edit 1: Ups respondi estava na pagina anterior. Não tinha visto os posts desta página:(

Edit2:
Depois de ler o artigo:

The Mac mini is basically the quietest desktop computer you can get with a fan. Unless you put your ear next to the unit, you cannot hear it. There have been reports that the 1.42GHz models being louder, but we haven’t been able to confirm first hand. From our experience the 1.25GHz Mac mini is as close to silent as you can get with a hard drive and a fan. We’d love to post audio clips or SPL readings, but we don’t have equipment that can register something that quiet.

Not bad.

The 5400RPM drive features a 8MB buffer and is fairly snappy for a 2.5” drive, it’s still much, much slower than a 3.5” desktop drive, but it’s a nice surprise to see a 5400RPM drive used in the mini. We have been getting reports of some units coming with 4200RPM drives however, right now it seems to be luck of the draw as to which drive you get.

Sem comentários. De fugir.

The performance of the Mac mini in its standard form is unacceptable, even for a $499 machine. At first I was afraid that the poor performance was due to the 1.25GHz G4 however upon further investigation the root of the cause revealed itself - 256MB of memory is simply not enough for OS X

Strong words...

Upgrading the system to 512MB of memory fixes all of the problems

Basicamente o que tinha sido referido no artigo anterior.
Isto já me parece bem. Provavelmente tinham tido mais juizo em que o upgrade mais caro fosse com o mesmo CPU e mais RAM.

Apple should not be allowed to sell any system with OS X with less than 512MB of memory; and you shouldn’t buy the mini with less than 512MB of memory, it’s as simple as that.
Deixemos então de falar num Mini Mac de 499 dolares e passemos a falar de 570. Será mais real.

At resolutions above 1280 x 960, the Radeon 9200’s 32MB of local frame buffer isn’t enough

Menos de 1280X1024 não serve cá para casa.

The analog VGA output quality of the mini is actually pretty impressive, with no issues at 1600 x 1200 over the VGA adapter.

Se assim for já serve.

but what the mini lacks is out of box compatibility with Microsoft Office documents

Houston we have a problem. Isto vai fazer falta a muita gente que eu conheço.

A conclusão que tiro é que gostava de ver um disco mais rapido se bem que os problemas com o calor podem ser o problema. Tb teria feito o Mac Mini maior só para ter um disco de 3.5 mas isso era eu.

A ver será a questão o Tiger correr bem neste Mac. Mas isso ainda vai demorar algum tempo.

LionGreen
25-01-2005, 18:41
Hum....assim sendo parece que vale mais apostar num bom portatil para 2º pc do que o Mac Mini, mesmo que gaste o dobro dos €´s.
:P
A memória e o disco é que sukam, apesar de ser facil contornar o problema da memória.
Mas por outro lado gostava de exprementar esse mundo dos Mac´s :002:

Nemesis11
25-01-2005, 18:54
Basicamente o que tinha sido referido no artigo anterior.
Isto já me parece bem. Provavelmente tinham tido mais juizo em que o upgrade mais caro fosse com o mesmo CPU e mais RAM.

Os Power G5 single e dual 1.8 vêm com 256 MB de Ram. Qual era a problabilidade do Mac mini vir com mais?

Houston we have a problem. Isto vai fazer falta a muita gente que eu conheço.

O XP vem com compatibilidade para docs do Office "out of the box"?

Gostei da review. O Mac Mini tem pontos fortes e fracos. É uma questão de ver se os pontos fracos são aceitaveis para quem o vai comprar.

Xpirit
25-01-2005, 19:08

Bingo. Sempre perspicaz. As reviews do Anand tem sempre uma *babuseira* qualquer e há sempre pessoas que comem tudo o que lêem.

Metro,

A questão da memória já foi aflorada em posts anteriores. Foi dito por Mac users experientes que a memória que vem por defeito é sempre pouca e que convém meter mais.

O artigo já foi referenciado antes e a grande novidade desta review parece ser que afinal o Mac mini não é nenhum arrastão espanhol nem tão pouco as aplicações out of the box são tão banais(treta) como isso.

Tafinho
25-01-2005, 19:29
Bingo. Sempre perspicaz. As reviews do Anand tem sempre uma *babuseira* qualquer e há sempre pessoas que comem tudo o que lêem.

Como a *babuseira* que acabaste de escrever.
Sim, o "XP vem com compatibilidade para docs do Office "out of the box"", o WordPad abre e grava em Doc. Não é fabuloso, mas o que vem com o mini-apple também não.

Nemesis11
25-01-2005, 19:38
Sim, o "XP vem com compatibilidade para docs do Office "out of the box"", o WordPad abre e grava em Doc. Não é fabuloso, mas o que vem com o mini-apple também não.

O Wordpad é muito mau para docs do Office, sem ser os mais simples.

Metro
25-01-2005, 19:42
Os Power G5 single e dual 1.8 vêm com 256 MB de Ram. Qual era a problabilidade do Mac mini vir com mais?

Essa é uma excelente questão. A probabilidade deveria ser alta. Isto porque muitas pessoas irão entrar no mundo Mac através do Mini Mac. E se, e continuamos no mundo dos ses o PC arrasta-se como o Anand diz com 256MB de RAM não quereria que as pessoas que dão os primeiros passos ficassem com uma má impressão. Só por isso. Nós se comprassemos não iriamos cometer o erro de comprar com 256MB. Mas muitas pessoas irão cometer essa imprudência. E espero que se convenção facilmente que o upgrade de mem ficam com outro PC completamente diferente.

Sim. Na interpretação que eu dei quando disse aquilo. Estava a pensar que temos a um nivel muito bom o Openoffice para Windows. A versão para Mac não sei se está boa. Mas os screenshots daquilo é de fugir.
Eu não falei de trazer o Office 2004.

A apple para cativar mais utilizadores deveria pensar nisto.
A pergunta que falta fazer é se ao longo da thread as pessoas que achavam que isto seria uma excelente compra mantem isso. Não me parece.
Até o meu amigo Xpirit já fala em reavaliar a compra do bicho.

Xpirit
25-01-2005, 19:50

Sempre a mandar larachas para o ar. Com que então usas o Wordpad para ler DOC's hein? Meus parabéns. Mas sabes, há quem trabalhe a sério em vez de brincar.

Tafinho
25-01-2005, 19:58
Sempre a mandar larachas para o ar. Com que então usas o Wordpad para ler DOC's hein? Meus parabéns. Mas sabes, há quem trabalhe a sério em vez de brincar.

Claro, como as pessoas que usam o iWork, então podem ficar a brincar, que com DOCs também não trabalham, nem bem, nem mal, nem para os ler, nem para os escrever,nem para trabalhar nem para brincar...

Enfim, mais valia teres ficado calado.

I_Eat_All
25-01-2005, 20:28
Claro, como as pessoas que usam o iWork, então podem ficar a brincar, que com DOCs também não trabalham, nem bem, nem mal, nem para os ler, nem para os escrever,nem para trabalhar nem para brincar...

microsoft works é a mm porcaria k o iworks, realmente o iworks n suportar isso é mau na medida em k de certeza k foi algo consciente da apple será k eles contam assim com tantos users de entrada? e lhes kerem blokear a compatibilidade com o word? :S o mac mini tem os seus defeitos entre os kuais a memória, ainda assim mantenho a intenção de comprar, provavelmente vou mandar custom com superdrive e 512 MB de ram não tenho uso para 1 dimm de ram de 256 MB pa depois ter de comprar outro kuando ainda por cima nem são acumulaveis...

acho k isto anda muito mal organizado, não acredito nakilo dos discos de 4200 rpm... mas se vem a ser confirmado... é mau nos specs no site tem: 5400rpm

de qq maneira não retiro a minha intenção de compra, por necessidade e não lazer, lazer também mas não na essencia da compra

ptzs
25-01-2005, 20:33
O que ele queria dizer era que o mini-apple não tem compatibilidade "out of the box" com docs, qualquer PC com windows tem, e não é tão má quanto pintam.

O que é facto é que um tem, outro não. Logo, não percebo os vossos problemas com esse comentário do Anand.

A review tá porreira.

kidloco
25-01-2005, 20:37
vou mandar custom com superdrive...

Superdrive para k ? drive externa ... não dês dinheiro aos gajos que eles xulam bem :004:

Nemesis11
25-01-2005, 20:39
but what the mini lacks is out of box compatibility with the Microsoft Office documents

O que é que entendem por "Microsoft Office documents"?
Só os Doc? Ou toda a gama de ficheiros (xls, ppt, etc)?

Mesmo que seja só os Doc, não considero o Wordpad minimante razoavel, nem mesmo só para os visualizar.
Tudo mal formatado e desata a fazer perguntas se queremos ver as imagens. É horrivel.

Se for toda a gama de ficheiros, não, o XP não trás compatibilidade "out of the box".
Mesmo só para os ver, tem que sacar os viewers.

Tafinho
25-01-2005, 20:46
e desata a fazer perguntas se queremos ver as imagens. É horrivel.

Só se for o teu. Antes de responder sobre o WordPad estive a experimentar com uns ficheiros, e aquilo mostra todas as imagens que os DOCs tinham sem estrebuchar...

Nemesis11
25-01-2005, 21:03
http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=filetype%3Adoc+site%3Awww.microsoft.com&meta=

Docs da Microsoft.

Saquei os 5 primeiros. Consegui abrir 1. Dos outros 4, acho que 1 nem é um doc, mas mesmo assim, não consigo abrir 3.

Se calhar neste caso o problema é do meu windows ou dos docs da MS, mas costumo ter más experiencias com o Wordpad.

http://img193.exs.cx/img193/699/17be.jpg

http://img193.exs.cx/img193/7576/26pa.jpg

Metro
25-01-2005, 22:42
A Apple baixou os preços dos upgrades para o Mini.
http://www.macminute.com/2005/01/25/mac-mini-bto/
Será que não se está a vender como o previsto? Estão a achar que deviam ter incluido mais alguma coisa no pack?
Uma descida de preços em tão pouco tempo. Não sei em que pensar.
Alguem tem alguma sugestão?

Xpirit
25-01-2005, 22:45

Porque é que as pessoas que usam iWorks haveriam de querer ler/escrever DOC's? Se alguém em MAC quiser ler e trabalhar com DOC's usa o Office X tal como em Windows se usa o Office. Ambos se compram à parte e embora não saiba os preços presumo que andem ela por ela. Mas tens razão. É melhor ficar calado porque argumentos ilógicos ultrapassa-me.

http://www.microsoft.com/mac/products/office2004/office2004.aspx?pid=office2004

Se quiserem uma solução free tem o openoffice:

http://porting.openoffice.org/mac/ooo-osx_downloads.html

http://www.openoffice.org/screenshots/images/swriter_osx.png

Xpirit
25-01-2005, 23:48
Mini Benchs.

http://www.barefeats.com/mini01.html

Xpirit
25-01-2005, 23:52
more:

Mac Mini (1.42GHz) Quake3 benchmarks/First Impressions - (from a reader post yesterday)

" will keep this simple.
I was at the Tyson's (Virginia) store when they opened on Saturday. There were a few people in line (I didn't count....but 30 to 50 maybe). I ran in and grabbed a Mac mini. Ended up with the 1.5 (1.42GHz) with 80GB drive and 256MB RAM.
I have been having a ball with it. Anyhow...because I have yet to see anyone else do it, here are some Quake 3 ver 1.32 timedemo results!

ALL DEFAULT SETTINGS....all I did was start and change the SYSTEM settings to the following:

* HIGH: 95.6 FPS
* NORM: 115.5 FPS
* FASTEST 135.6 FPS

Nothing very technical. Just to give the people unsure of the video card an idea about how fast the Mini is.

For the record, I have an OLD PowerMac G4 (was a Sawtooth with 350MHz CPU). I have since upgraded it with a PowerLogix 1.2 GHz CPU and an ATI Radeon 8500... Framerates in Quake 3 are similar....but the drops are not as dramatic in the Mini. Needless to say I am VERY impressed...

The mini is really cool...I was hesitant....but have fallen in love with it. It is connected to a Princeton 19 inch LCD monitor. It just looks so small. It makes VERY little noise. It is so small it makes the external firewire and usb 2 enclosed HDs look HUGE!
Asmodeus "

He'll be posting other tests (as modern 3D games are more demanding than Quake3). Of course it's not the best choice for Mac gaming (wasn't designed to be), but the Mini is selling like wildfire apparently.

Xpirit
25-01-2005, 23:54
and more:

http://macintouch.com/perfpack/comparison.html

Tafinho
26-01-2005, 00:12
Porque é que as pessoas que usam iWorks haveriam de querer ler/escrever DOC's?

Provavelmente porque tu achas que não.
Também porque provavelmente, as pessoas que trabalham em Mac, só conhecem outras pessoas que usam Mac, e como tal, nem sequer lhes passa pela cabeça receber um mail com um DOC...
E claro, enviar um DOC por mail, para alguém que só use Office deve ser um sacrilégio...

Mas tens razão. É melhor ficar calado porque argumentos ilógicos ultrapassa-me.

:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D

Se quiserem uma solução free tem o openoffice:

Atenção que o desenvolvimento do OpenOffice para MacOS X acabou. Não vai ser lançado o 2.0.
OpenOffice em Mac, só em X11.

Xpirit
26-01-2005, 00:18
Atenção que o desenvolvimento do OpenOffice para MacOS X acabou. Não vai ser lançado o 2.0.

http://www.neooffice.org/

Kain
26-01-2005, 00:28
Eu ainda tou numa de comprar um mini!

E natural que 256mb seja pouco mas sinceramente um pc com 256 tb n e nenhum ferrari!

Qnt a treta toda dos docs epa sinceramente axo ate um desperdicio de tempo a falar nisso! td o q tentei abrir no Wordpad foi para esquecer!
Sinceramente falamos do Openoffice para dar o tal "out of the box support" para DOCS num PC??

Ent so uma perguntinha: qnts utilizadores qnd adquirem um PC "novo, out of the box" tem conhecimento do Openoffice?

EDIT: Update: As many have correctly pointed out, the mini does ship with AppleWorks 6 which will let you open Office 2002 files, and TextEdit will open Word document files that are text-only. AppleWorks 6 is a bit of a dated application however and it does ruin a fair bit of the OS X experience because of it. ao q parece ate tem o tal "out of the box support"

Tafinho
26-01-2005, 00:31
http://www.neooffice.org/

Não sei se vão conseguir acompanhar...
Com o 2.0 muita coisa vai mudar...

A razão "oficial" de se ter acabado com a versão "aqua" era precisamente a falta de mão-de-obra...

Tafinho
26-01-2005, 00:35
Ent so uma perguntinha: qnts utilizadores qnd adquirem um PC "novo, out of the box" tem conhecimento do Openoffice?

Todos os que eram/são vendidos da Vobis.
(chegou a distribuir o open office, agora já não sei se ainda o fazem)

I_Eat_All
26-01-2005, 00:37
Eu ainda tou numa de comprar um mini!

E natural que 256mb seja pouco mas sinceramente um pc com 256 tb n e nenhum ferrari!

Qnt a treta toda dos docs epa sinceramente axo ate um desperdicio de tempo a falar nisso! td o q tentei abrir no Wordpad foi para esquecer!
Sinceramente falamos do Openoffice para dar o tal "out of the box support" para DOCS num PC??

EDIT: ao q parece ate tem o tal "out of the box support"

acho k não vale a pena desculpar-mos a apple nisto com a microsoft se o wordpad não lê ficheiros DOC decentemente... devia e o mac ainda mais, porque não sendo assim tão a promover incompatibilidades kuando devias tar a criar pontes, não gosto k me criem dificuldades, de qq maneira não usaria o iWorks mas sim o Office X

johncool
26-01-2005, 00:46
Provavelmente porque tu achas que não.
Também porque provavelmente, as pessoas que trabalham em Mac, só conhecem outras pessoas que usam Mac, e como tal, nem sequer lhes passa pela cabeça receber um mail com um DOC...
E claro, enviar um DOC por mail, para alguém que só use Office deve ser um sacrilégio...

:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D

Yah... eu por acaso uso o Office diariamente no Powerbook e também mando mails com docs e xls. E confirmo: é mesmo um grande sacrilégio.

Pages is compatible. It imports AppleWorks documents and imports and exports Microsoft Word documents. Want to share your documents online? Pages also offers the easiest way to create great looking PDF files. Pages makes it easy to share your work with others.

in www.apple.com/iwork

johncool
26-01-2005, 00:47
acho k não vale a pena desculpar-mos a apple nisto com a microsoft se o wordpad não lê ficheiros DOC decentemente... devia e o mac ainda mais, porque não sendo assim tão a promover incompatibilidades kuando devias tar a criar pontes, não gosto k me criem dificuldades, de qq maneira não usaria o iWorks mas sim o Office X

E porque não o Office 2004? :p

CA3iR0
26-01-2005, 00:53
não tem 2 cm de altura... nem de perto nem de longe... uns 11 de altura

CA3iR0 k foto é essa? n consigo decidir se é o joão pinto a marina mota ou a teresa guilherme :S

vamos lá ver essa review (até vou com medo)

ROFTL
:lol:

http://www.mahopa.de/bilder/funny-forum-pictures/lol.jpg

Xpirit
26-01-2005, 00:54
E porque não o Office 2004? :p

Eu vou optar por aquele que for *pastado* primeiro.

Tafinho
26-01-2005, 00:57
Yah... eu por acaso uso o Office diariamente no Powerbook e também mando mails com docs e xls. E confirmo: é mesmo um grande sacrilégio.

Era uma piada...

Convém verificares as fontes...
E quem citou quem. Se tivesses lido a thread com atenção, terias visto que nunca fui eu que disse que o mini Mac não lia ficheiros DOC pois não...?

Quote:
<table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"> <tbody><tr> <td class="alt2" style="border: 1px inset ;"> Post Original de http://www.apple.com/macmini/
<table summary="Mac mini Configurations" id="configurations" class="datasheet" cellspacing="0"> <tbody><tr class="even"><th>System software</th> <td colspan="2">Mac OS X version 10.3 “Panther,” includes Classic environment, Mail, iChat AV, Safari, Sherlock, Address Book, QuickTime, iSync, iCal

</td> </tr> <tr class="odd"> <th>Software</th> <td colspan="2">iLife ‘05 (includes iTunes, iPhoto, iMovie, iDVD and GarageBand), AppleWorks, Quicken 2005 for Mac, Nanosaur 2, Marble Blast Gold and Apple Hardware Test</td></tr></tbody> </table>
</td> </tr> </tbody></table>

Mais alguém não está a ver o iWork incluído no mini Mac ou sou só eu...

Segundo a Apple, usa o AppleWorks, que de facto abre e grava em DOC (pelo menos segundo o que dizem, não sei se bem ou mal). Agora convém que quando mandas os outros calar, o faças com alguma autoridade dos dados que forneces, senão arriscas-te a ser gozado por cima...

Encarnado
26-01-2005, 01:03
Office 2004? O que tem de melhor que os anteriores?

Whatever, o AppleWorks é uma app bem velhinha com uns patches para correr no X.

Cocas, para o 8600 do deu pai (ele sempre não o vendeu... :) ), que tal usar Yellow Dog Linux? Tenho isso instalado num 8200/100 mas nunca usei por falta de tomadas e monitor :\

Lá se foram 40 dias de uptime do meu PowerBook devido a um update de segurança do X... >(

Tafinho
26-01-2005, 01:12
Office 2004? O que tem de melhor que os anteriores?

Provavelmente mais instável e come mais memória... segundo as últimas tendências.

johncool
26-01-2005, 01:26
Era uma piada...

Convém verificares as fontes...
E quem citou quem. Se tivesses lido a thread com atenção, terias visto que nunca fui eu que disse que o mini Mac não lia ficheiros DOC pois não...?

Quote:
<table border="0" cellpadding="6" cellspacing="0" width="100%"> <tbody><tr> <td class="alt2" style="border: 1px inset ;"> Post Original de http://www.apple.com/macmini/
<table summary="Mac mini Configurations" id="configurations" class="datasheet" cellspacing="0"> <tbody><tr class="even"><th>System software</th> <td colspan="2">Mac OS X version 10.3 “Panther,” includes Classic environment, Mail, iChat AV, Safari, Sherlock, Address Book, QuickTime, iSync, iCal

</td> </tr> <tr class="odd"> <th>Software</th> <td colspan="2">iLife ‘05 (includes iTunes, iPhoto, iMovie, iDVD and GarageBand), AppleWorks, Quicken 2005 for Mac, Nanosaur 2, Marble Blast Gold and Apple Hardware Test</td></tr></tbody> </table>
</td> </tr> </tbody></table>

Mais alguém não está a ver o iWork incluído no mini Mac ou sou só eu...

Segundo a Apple, usa o AppleWorks, que de facto abre e grava em DOC (pelo menos segundo o que dizem, não sei se bem ou mal). Agora convém que quando mandas os outros calar, o faças com alguma autoridade dos dados que forneces, senão arriscas-te a ser gozado por cima...

Foste ao link q pus na minha resposta?... Leste o q lá estava?

Alguém aqui disse q o iWork vinha com o MacMini? Eu n fui de certeza; só respondi ao q tinhas escrito acerca do iWorks n ser compatível com o formato doc do Word. Se quiseres eu volto a fazer um quote igual ao q fiz... foste tu q te referiste ao iWorks e ao "suposto facto" de não ser compatível com documentos Word.

O AppleWorks também lê/escreve docs sim... e daí? Foi feito para o OS 9 e já estava na altura de ser substituído (excepto a parte da folha de cálculo, mas também a que vinha lá n era assim grande espiga).

Outra coisa: eu percebi que era uma piada... tu é q n deves ter percebido que estava a ser sarcástico, temos pena!

Finalmente, eu não mando as pessoas calar (ou pelo menos os users deste forum); Mandei-te a ti com o mesmo desprezo com que tu o fazes a mim e aos restantes membros. Se tu tens esse direito, também os restantes membros o têm.

johncool
26-01-2005, 01:31
Provavelmente mais instável e come mais memória... segundo as últimas tendências.

Usa-o e depois explicita aqui as tuas impressões acerca dele.

Nem parece teu... atirar postas de pescada para o ar sem um "fundamento sagrado".

Tafinho
26-01-2005, 01:40
Nem parece teu... atirar postas de pescada para o ar sem um "fundamento sagrado".

Epá, tem sido sempre assim desde o Office97, o próximo tem sido sempre pior que o anterior...
Como não tenho o mínimo fundamento para dizer o que disse, a não ser a *minha* estatística, incluí a palavra *provavelmente* para indicar uma opinião, e não um facto.

Tafinho
26-01-2005, 01:47
Foste ao link q pus na minha resposta?... Leste o q lá estava?

Àquele que deste, não, está errado, tem um "s" a mais.
Fui ao do iWork.
Parece-me semelhante ao Works da microsoft, não te posso dizer se é bom ou mau, nem isso alguma vez esteve em causa.

foste tu q te referiste ao iWorks e ao "suposto facto" de não ser compatível com documentos Word.

Tens toda a razão, fui eu quem troxe o iWork à conversa, por alguma razão que agora não te sei dizer. Provavelmente confundi o nome com outra coisa qualquer, mas enfim. Tens razão. Quanto te vir pago-te um café como penitência. :)

O AppleWorks também lê/escreve docs sim... e daí? Foi feito para o OS 9 e já estava na altura de ser substituído (excepto a parte da folha de cálculo, mas também a que vinha lá n era assim grande espiga).

Se tu o dizes, deve ser, nunca vi ninguém a trabalhar com isso, e pessoalmente não consigo usar o MS Works... se forem semelhantes..

Mandei-te a ti com o mesmo desprezo com que tu o fazes a mim e aos restantes membros. Se tu tens esse direito, também os restantes membros o têm.

Tipicamente só aos MACaholics que fazem tudo por fazer passar o MAC como o melhor do mundo. Especialmente quando falam sem saber o que estão a dizer. O winXP trás o WordPAD, que abre e edita (porcamente) DOCs.

Encarnado
26-01-2005, 01:51
Epá, tem sido sempre assim desde o Office97, o próximo tem sido sempre pior que o anterior...
Como não tenho o mínimo fundamento para dizer o que disse, a não ser a *minha* estatística, incluí a palavra *provavelmente* para indicar uma opinição, e não um facto.

Tenho que concordar contigo...

Isto está tudo basicamente igual desde à muito tempo...

johncool
26-01-2005, 01:53
Àquele que deste, não, está errado, tem um "s" a mais.
Fui ao do iWork.
Parece-me semelhante ao Works da microsoft, não te posso dizer se é bom ou mau, nem isso alguma vez esteve em causa.

Tens toda a razão, fui eu quem troxe o iWork à conversa, por alguma razão que agora não te sei dizer. Provavelmente confundi o nome com outra coisa qualquer, mas enfim. Tens razão. Quanto te vir pago-te um café como penitência. :)

Se tu o dizes, deve ser, nunca vi ninguém a trabalhar com isso, e pessoalmente não consigo usar o MS Works... se forem semelhantes..

Tipicamente só aos MACaholics que fazem tudo por fazer passar o MAC como o melhor do mundo. Especialmente quando falam sem saber o que estão a dizer. O winXP trás o WordPAD, que abre e edita (porcamente) DOCs.

My mistake em relação ao link. So sorry...

Yup... o XP traz o Wordpad q abre os docs... indeed. Mas o OS X também traz o TextEdit q (pasme-se!... e isto não é ser sarcástico) também abre os docs. Digo isto porque a meu ver o TextEdit mais parece o Edit q vinha no DOS.

O AppleWorks é realmente parecido com o MS Works e compreendo a tua aversão a ele.

Eu não sou Macaholic, nem sequer defendo o Mac como o melhor do mundo. Mas por vezes até sei o q estou a dizer.

Metro
26-01-2005, 14:47
Fui eu que comecei com a história da falta de compatibilidade com o office do windows.
Entretanto houve muita confusão e está a reduzir-se só ao word a discussão. Então e .ppt e .xls?
A minha ideia de compatibillidade tem a haver com ser um pc de entrada para muitas pessoas no mundo Mac e como tal deveria vir com 512MB de RAM e com esse suporte.
Falei nisso como medida acertada.
Aliás há varias coisas que fazem confusão.
O CD que aquilo trás com a ultima versão do iLife mas em DVD. Trás a versão 04 instalada e a descida de preços dos upgrades ao fim de 3 dias do Mac Mini estar à venda.

Como já disse só espero passar a ver para PC clones deste Mini.

Madril
26-01-2005, 14:57
Isso do Ilife 04 é porque, segundo li, fizeram a imagem do disco (SO + programas), antes de o iLife 5 tar pronto.

Metro ... tu ao instalares o windows também não tens suporte para esse tipo de documentos. Só instalando o Office ou outra Suite tipo OpenOffice ... pelo que vai dar ao mesmo.

Tens k comprar (*cof*) o office para o Windows, assim como podes comprar a versão Mac (que ao que consta é melhor que a do windows).

As minhas duvidas em relação à compra do Mac mini, por muito que me sinta atraido (acreditem que é muito), são que utilizaria o Mac como segundo computador, tendo outro pra jogar. Mas como comprei um portatil em Setembro, não iria dar utilidade ou ao portatil ou ao Mac. Sendo isto um dilema.
Para alem disso tenho que montar o PC que tá desmantelado :D. Do pc só tenho mesmo memórias (BH5 e BH6), monitor, colunas e prommy ... Tenho que comprar Mobo, processador, gráfica e disco ... e pelo que as finanças não abundam ... parece k vou deixar este precioso gadget (Mac mini) de lado ... pelo menos por agora... Se os rumores se confirmarem e sair um mais poderoso, com mais funcionalidades Media Center daqui a uns meses, talvez se pondere.

Xpirit
26-01-2005, 15:00
Metro,

Não, não foste tu, foi o Anando. Apenas lhe fizeste referência. O problema da compatibilidade com o office é um não-problema. Nem o XP tem essa compatibilidade. Apenas tem um programeta que mal dá para desenrascar. Sabem se o Appleworks dá para o gasto? Eu não sei, tenho que experimentar. Quem quiser usar o Office compra o Office para MAC.

Outra vez a história dos 256MB? Praticamente todas as soluções MAC vem com 256MB de origem. É o ponto de partida, percebes? Depois é escolher a gosto, 512MB, 1GB.

Se vendessem com 512MB haveria pessoas que diriam que é uma idiotice pq 256MB chegariam para elas e seria mais barato. Nestas coisas não podemos olhar para o umbigo. Temos é que dar a escolher ao público. O Windows XP Pro tb não gosta de 256MB no entanto a maioria dos portáteis vendiam-se com 256MB. Lá está, é mais um não-problema *inventado*.

O iLife 5 vem em DVD pq quando começaram a produzir o Mac mini ainda não estava pronto. Se calhar pensam que uma linha de montagem de Mac mini leva 2 dias a montar. ahahha! Quando o Software atrasa-se é comum disponibilizar uma versão no disco inferior e oferecer a nova em DVD. Todos o fazem.

Alguns (2?) acessórios do Mac mini desceram de preço. Foram as memórias 1GB o que é normal pq descem todos os dias, os discos, idem '' '' e o módulo de wifi+bluetooth uns pózitos. A mais interessante é a descida do módulo wifi+bluetooth. A verdade é que a Apple pretende que muitas pessoas comprem o Mac mini venha com wifi+bluetooth. Por 2 razões. Por assim acabam por comprar o teclado/mouse bluetooth e também pq *a grande surpresa da Apple* dele necessita.

timber
26-01-2005, 15:06
O anando na review fala disso da compatiblidade mas nao da tanto peso a isso. Ele so estava a analisar a coisa do ponto de vista do potencial utilizador caseiro all-in-one. Logo depois ele tb afirma que a maioria dos PC's nao trazem nada. Mas alguns vem ou costumavam vir com XP+Word+Works. Eu acho o assunto uma treta mas e um ponto de vista com interesse para algumas pessoas.
Continuo com duvidas se compro uma cena destas ou nao.

Metro
26-01-2005, 17:55
Metro,

Não, não foste tu, foi o Anando. Apenas lhe fizeste referência. O problema da compatibilidade com o office é um não-problema. Nem o XP tem essa compatibilidade. Apenas tem um programeta que mal dá para desenrascar. Sabem se o Appleworks dá para o gasto? Eu não sei, tenho que experimentar. Quem quiser usar o Office compra o Office para MAC.

Outra vez a história dos 256MB? Praticamente todas as soluções MAC vem com 256MB de origem. É o ponto de partida, percebes? Depois é escolher a gosto, 512MB, 1GB.

Se vendessem com 512MB haveria pessoas que diriam que é uma idiotice pq 256MB chegariam para elas e seria mais barato. Nestas coisas não podemos olhar para o umbigo. Temos é que dar a escolher ao público. O Windows XP Pro tb não gosta de 256MB no entanto a maioria dos portáteis vendiam-se com 256MB. Lá está, é mais um não-problema *inventado*.

O iLife 5 vem em DVD pq quando começaram a produzir o Mac mini ainda não estava pronto. Se calhar pensam que uma linha de montagem de Mac mini leva 2 dias a montar. ahahha! Quando o Software atrasa-se é comum disponibilizar uma versão no disco inferior e oferecer a nova em DVD. Todos o fazem.

Alguns (2?) acessórios do Mac mini desceram de preço. Foram as memórias 1GB o que é normal pq descem todos os dias, os discos, idem '' '' e o módulo de wifi+bluetooth uns pózitos. A mais interessante é a descida do módulo wifi+bluetooth. A verdade é que a Apple pretende que muitas pessoas comprem o Mac mini venha com wifi+bluetooth. Por 2 razões. Por assim acabam por comprar o teclado/mouse bluetooth e também pq *a grande surpresa da Apple* dele necessita.

Concordo com oo que disseste.
Mas para resumir a minha ideia é só esta.
O primeiro contacto com um produto novo deve ser positivo.
Nesse priemiro impacto a experiencia deveria ser muito positiva. E essa experiência para ser positiva precisava que o PC funciona-se suavemente. E isso é algo que segundo o Anand não acontece quando abres mais do que uma aplicação.
Aliás repara no seguinte:
Ele diz que o primeiro artigo sobre a Mac que ele publicou foi dos mais vistos e do que recebeu mais mails. Isto quer dizer alguma coisa. O Anafd é um site muito respeitado na comunidade como estás farto de saber. Ninguem que use Windows vai ver reviews feitas pela Mac ou sites de Mac. Vai ver ao Anand e afins. Tens muitas pessoas das quais eu faço parte que sempre usaram windows e que sempre olharam com interesse para Mac mas que nunca mudaram ou investiram devido ao preço e por ser uma incognita se iriam gostar ou não no futuro. Esta é a melhor oportunidade para a Mac trazer mais pessoas. Aliás a segunda pq o iPOD é um excelente produto e que a acrediatr no que dizem levou mais algumas pessoas para o mundo MAC.
O suporte para o office de raiz seria mais um ponto a favor.
Numa coisa já concordamos antes. A compra de um Mini implica adquirir um teclado (nem que seja pelas portas usb extras) mais 256MB de RAM e o office 2004 ou outro. Mas se quiseres usar exel e power point pq vais ter que fazer alguma apresentação num congresso ou afim é poreferivel que tenhas as coisas em power point.

Já gora aproveito para fazer uma pergunta.
O remote desktop funciona bem a partir do Mac.
A minha ideia era ter o Mac no escritório e o pc do windows noutra divisão ligados em rede como é obvio.
Isso é facil de fazer para um iniciado ou não dá e é melhor nem pensar no assunto.

Kain
26-01-2005, 22:29
Todos os que eram/são vendidos da Vobis.
(chegou a distribuir o open office, agora já não sei se ainda o fazem)

eu tava mais a pensar numa escala mundial visto este Macmini n ser so distribuido ca!

Sinceramente apesar de usar o Openoffice tanto no bules como em casa tenho de admitir a realidade: o open office ainda e um pouco desconhecido para o user geral!

Metro
27-01-2005, 03:21
Mais uma review. Desta feita de um utilizador de Linux.
http://www.osnews.com/story.php?news_id=9527&page=1

Xpirit
27-01-2005, 12:31
Boa review.

Eu já encomendei o meu. Acho que fiz mal. Escolhi a versão 1.44Ghz que aquece mais logo a ventoinha dispara mais vezes. Na volta ainda troco pelo 1.2Ghz + disco de 80Gb. Já alguém descobriu reviews que comparam os dois flavoures de Mac minis quanto ao ruído?

De tudo o que já lí o que mais me chateia é a fraca performance do disco. Podiam ter posto 2.5'' a 7200 rpm que já há. Não sei é se há 2.5'' a 80Gb@7200 rpm. Bom, mas como o Mac é para ficar sempre ligado e com muita memória, espero que tudo aquilo que preciso usar no dia a dia não saia da memória. :D Nem que tenha que lhe espetar uma dimm de 1GB quando forem baratas.

Metro
27-01-2005, 12:52
Esta madrugada fui ver a minha loja preferida

http://www.jr.com/ e não têm para entrega.
Temo que demore arranjar um.
Realmente o disco é uma porcaria.

Já agora ninguem sabe o que perguntei aqui...

O remote desktop funciona bem a partir do Mac.
A minha ideia era ter o Mac no escritório e o pc do windows noutra divisão ligados em rede como é obvio.
Isso é facil de fazer para um iniciado ou não dá e é melhor nem pensar no assunto.

Edit:
Um pouco offtopic mas não resisto.
Review de alguem que compra um G5 dual que nunca tocou no Mac OS por mais de 5 minutos.
http://www.extremetech.com/print_article2/0,2533,a=143380,00.asp

Installing applications was extremely convenient, you just drag the install file to your Applications folder and that's pretty much it. This didn't throw me because I had heard something about it in one of our forums a while back, so when it came time to install something, I just dragged and dropped it into the Applications folder. Linux distributors should steal this idea from Apple. Linux newbies would love this kind of convenience.

Como eu o entendo:D Se bem que o apt-get é perfeito. btw a minha distro favorita vem ai com um novo lançamento. A beta saiu ontem:)

Savage
27-01-2005, 13:17
Já agora ninguem sabe o que perguntei aqui...

Vê aqui:
http://www.apple.com/remotedesktop/
Aparentemente o que podes é controlar o algumas coisas do PC através do Mac. O contrário acho que não é possível...
"Observe and control screens on remote Mac or VNC-enabled computers, including
Windows and Linux systems"
Não sei bem o que pretendes fazer com o sistema...
A ligação em rede é facilíma de efectuar... Partilhar ficheiros e impressoras também... Controlar um com o outro nunca tentei. :(

Gkolt
27-01-2005, 13:45
alguem sabe onde se adquir um ca em pt?

Metro
27-01-2005, 13:56
Vê aqui:
http://www.apple.com/remotedesktop/
Aparentemente o que podes é controlar o algumas coisas do PC através do Mac. O contrário acho que não é possível...
"Observe and control screens on remote Mac or VNC-enabled computers, including
Windows and Linux systems"
Não sei bem o que pretendes fazer com o sistema...
A ligação em rede é facilíma de efectuar... Partilhar ficheiros e impressoras também... Controlar um com o outro nunca tentei. :(

Quero poder usar o outro pc como se estivesse a trabalhar nele directamente. Remote desktop puro e simples.
Depois vejo o link com calma. Obrigado.

alguem sabe onde se adquir um ca em pt?

Bem-vindo ao Forum:)
Temo que demore bastante tempo a arranjares um em portugal. No entanto a FNAC vende apple .
Pelo que já li aqui na thread é capaz de ser boa ideia mandar vir de espanha...
http://www.apple.com/es/

Xpirit
27-01-2005, 14:12
Metro,

usas o VNC tanto em Windows, inux como em MAC. É à borla! O Mac vem com uma versão do VNC segundo um dos membros deste fórum. Acho que foi postado nesta thread centenas de posts atrás. Qual é a tua dúvida? :D

Em Portugal como em quase todo o lado, os prazos de entrega dos MAC minis estão nas 4 semanas. Lojas em Portugal há a Loja Apple, Maczone, Corte Ingles, Fnac. Em breve talvez seja possível meter as mãs. num Mac mini numa das lojas Fnac. Eu encomendei na Maczone.

http://www.multiplezonesportugal.com/maczone/

Se tiveres pressa podes ir à loja Apple em .... Londres. :D
Fica naquela rua que vai da Oxford Street a Picadilly cujo nome nunca sei. :D
O bilhete anda pelos €100-€150 :D

timber
27-01-2005, 14:32
Tb gostei da review do gajo que usa Linux normalmente. Tou inclinado a comprar um com 256 Mb de RAM para lhe espetar logo com um DIMM de 1 Gb. O disco preferia um rapido e pequeno ja que o Mini estaria sempre em rede com o maço. Mas segundo as reviews o Mac OS gere muito bem a coisa desde que tenha memoria (nunca usei nao sei). Mas ainda vou matutar mais um bocado do assunto.

Xpirit
27-01-2005, 22:56
podes comprar as memórias aqui:

http://www.4allmemory.com/index.cfm?fuseaction=search.memorySearch&model_id=-5591&aid=78&lid=74

Xpirit
27-01-2005, 22:59
afinal vou para um de 256MB e meto eu mesmo um stick de 1GB. Vou seguir a sugestão do timber.

Metro
27-01-2005, 23:06
Metro,
usas o VNC tanto em Windows, inux como em MAC. É à borla! O Mac vem com uma versão do VNC segundo um dos membros deste fórum. Acho que foi postado nesta thread centenas de posts atrás. Qual é a tua dúvida? :D

A minha duvida tem um nome azelhice. Não sei se serei capaz.
Vou começar a ler alguma coisa sobre isso.
É que isso era ouro sobre azul. Metia os meus dois pcs no quarto e no escritório ficava só com o Mac Mini. Era lindo:)

Kermit the frog
28-01-2005, 00:14
Mas se quiseres usar exel e power point pq vais ter que fazer alguma apresentação num congresso ou afim é poreferivel que tenhas as coisas em power point.

No caso do excel, não conheço a alternativa...mas para powerpoint é keynote...

http://www.apple.com/iwork/keynote/

timber
28-01-2005, 11:11
Xpirit
thks pela dica

Não percebo essa conversa da alternativa ao Office. No Windows o Office não vem incluído. Paga-se ou então há quem use métodos alternativos. Em Mac OS X as opções são bastante diferentes... Paga-se ou métodos alternativos. A Apple parece estar a tentar evoluir o iWorks para uma alternativa credivel o que nem por seja de falta de uma folha de calculo ainda nao e mas quem quer Office usa o Office. Simples não?
Se ainda fosse não há AutoCAD no Mac OS X (nem sei se ha), nao ha MATLAB (huum tive a ver e parece que ja ha), nao ha whatever. Agora Office... Por favor.

I_Eat_All
28-01-2005, 13:02
Xpirit
thks pela dica

Não percebo essa conversa da alternativa ao Office. No Windows o Office não vem incluído. Paga-se ou então há quem use métodos alternativos. Em Mac OS X as opções são bastante diferentes... Paga-se ou métodos alternativos. A Apple parece estar a tentar evoluir o iWorks para uma alternativa credivel o que nem por seja de falta de uma folha de calculo ainda nao e mas quem quer Office usa o Office. Simples não?
Se ainda fosse não há AutoCAD no Mac OS X (nem sei se ha), nao ha MATLAB (huum tive a ver e parece que ja ha), nao ha whatever. Agora Office... Por favor.

houveram rumores de um autocad para Mac OS X em 2003, mas aparentemente a autodesk ainda não se decidiu... embora fosse um mercado grande...
à plataformas maduras de cad para mac como o vectorworks (evolução do mini cad) k tem vindo a ganhar funcionalidades e a ekiparar-se com o autocad, dizem k é muito bom, mas tem um problema... não é tão facil plottar como no autocad fora isso e pelo k me disseram, tá no ponto. atenção k menos facil de plottar não significa impossivel.
Se virmos a coisa bem o autocad custa 3 mil euros, duvido k algum de nós tenha essa massa.

Site do VectorWorks
---> http://www.nemetschek.net/

Site de Plugins para o VectorWorks
---> http://www.vectorplugins.com/

Site da comunidade CAD dos Macs
---> http://www.architosh.com/

EDIT: Vectorworks custa $800 mas tem desconto para estudantes pelo k fica a $195... nada mau (em comparação à concorrençia)

DJ_PAPA
28-01-2005, 13:24
Se virmos a coisa bem o autocad custa 3 mil euros, duvido k algum de nós tenha essa massa.

:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Esse preço é muito variavel :D

Por acaso axo que até ca tenho em casa o autocad 2005. A ver se o encontro,lol :D

I_Eat_All
28-01-2005, 13:30
:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Esse preço é muito variavel :D

Por acaso axo que até ca tenho em casa o autocad 2005. A ver se o encontro,lol :D

pois... se tivesses pago 3 mil euros por ele não era "acho que tenho"... estaria no altar como tesouro sagrado k te levou à falencia e te obrigou a pagar co corpinho :P

também à pirataria pa mac... outro dia andei eu a fazer as minhas peskisas (garagalhada demoniaca XD)

Savage
28-01-2005, 13:40
também à pirataria pa mac...
Por acaso é mais fácil para mac do que para pc IMO... Afinal, para copiar um programa do Mac do vizinho para o meu, basta copiar a pasta... Ele nem precisa de ter os cds de instalação nem nada... E depois há um certo fórum da comunidade mac, com 18212 utilizadores registados neste momento, e com a bela secção de STW (Share the wealth), que é só pedir o que se quer...:D

Acho que mais fácil que isto não há :lol:

Xpirit
28-01-2005, 14:54
E um Link aqui pró newbie em Mac não há ? :D

DJ_PAPA
28-01-2005, 17:17
Ya e depois tb há a comunidade de 10000000000000 de pessoas em torrents nacionais/internacionais e mulas :D
É claro que o trafego + preveligiado é o nacional (a isso os nossos maravilhosos ISP´s nos obrigam)!

O pior é arranjares um vizinho que tenha mac (muito dificil) e esse vizinho compre os programas a preço de ouro á apple e nao só (que ainda consegue se muito + dificil) :D :D

Mas axo bem que quem tenha dinheiro, que compre os programas, pq nao sendo assim as software-houses fexavam e ninguem tinha nada!

blastarr
28-01-2005, 17:26
http://images.anandtech.com/reviews/mac/mini/IMG_1579.jpg

AMD num Apple ?

"I've seen it all..." lol

Zealot
28-01-2005, 18:25

AMD num Apple ?

"I've seen it all..." lol

É só a memória flash...

I_Eat_All
28-01-2005, 20:27

AMD num Apple ?

"I've seen it all..." lol antes AMD k intel :P

abc
30-01-2005, 09:33
Para variar, fartei-me de ler insultos parte a parte e após vários meses lembrei-me porque comecei a ser menos interventivo neste fórum. Não tive paciência para a ler toda.

Em relação ao Mac Mini, venha ele. Acho que vou oferecer um ao meu pai ou espera um desses montes de sucata PC é capaz de ser melhor e porque sou amigo do meu pai não o vou deixar usar Windows. Já sei!! Dou-lhe o Gentoo e digo-lhe para instalar em Stage III,ou o Debian.... Real User Friendly....

Há quase 2 anos gastei quse 1000cts num PC, tudo topo de gama. Poucos meses depois comprei um PowerBook G4 17' 1.33GHz aquando da saída. O PowerBook desiludiu-me tanto que me posso gabar de o meu PC se ter transformado na consola mais cara que já vi. (E só demoro para aí 1 mês a configurar aquela sucata toda a meu gosto mas hey não devo ser muito esperto...).

No GOLP só usamos Mac mas é porque somos todos uma cambada de ignorantes, o nosso cluster é dos melhores que há por aí mas pronto digam o que quiserem.

Há quem no mundo faça mais do que jogar, mas citando o Professor Luís Silva, prémio científico IBM 2003: "Para jogos tenho a PlayStation."

ptzs
30-01-2005, 13:22
Para variar, fartei-me de ler insultos parte a parte e após vários meses lembrei-me porque comecei a ser menos interventivo neste fórum. Não tive paciência para a ler toda.

Em relação ao Mac Mini, venha ele. Acho que vou oferecer um ao meu pai ou espera um desses montes de sucata PC é capaz de ser melhor e porque sou amigo do meu pai não o vou deixar usar Windows. Já sei!! Dou-lhe o Gentoo e digo-lhe para instalar em Stage III,ou o Debian.... Real User Friendly....

Há quase 2 anos gastei quse 1000cts num PC, tudo topo de gama. Poucos meses depois comprei um PowerBook G4 17' 1.33GHz aquando da saída. O PowerBook desiludiu-me tanto que me posso gabar de o meu PC se ter transformado na consola mais cara que já vi. (E só demoro para aí 1 mês a configurar aquela sucata toda a meu gosto mas hey não devo ser muito esperto...).

No GOLP só usamos Mac mas é porque somos todos uma cambada de ignorantes, o nosso cluster é dos melhores que há por aí mas pronto digam o que quiserem.

Há quem no mundo faça mais do que jogar, mas citando o Professor Luís Silva, prémio científico IBM 2003: "Para jogos tenho a PlayStation."

Se só usam Mac perdem a oportunidade de perceber que Gentoo e principalmente Debian em determinadas distribuições, estão ambos mais user-friendly do que nunca.

Eu na minha ocupação estudante/semi-trabalhador nunca precisei de nada relacionado com Macs, a única coisa que poderia pôr-me a pensar nisso são os Xserve, o problema é que já temos racks fininhos e xeios de luzinhas com Opterons a correr Gentoo e ferramentas/aplicações feitas por medida.

Rudzer
30-01-2005, 16:56
O PowerBook desiludiu-me tanto que me posso gabar de o meu PC se ter transformado na consola mais cara que já vi. (E só demoro para aí 1 mês a configurar aquela sucata toda a meu gosto mas hey não devo ser muito esperto...).

Ai o problema é teu se precisas de 1 mes para teres um pc configurado em condições...

Compra um daqueles guias da Exame Informatica ou da PCGuia pode ser que ajudem :)

Xpirit
30-01-2005, 22:22
A meu ver ambas as arquitecturas, Mac e Wintel, tem as suas vantagens e defeitos. As pessoas inteligentes sabem tirar partido daquilo que tem, as outras limitam-se a dizer mal de tudo aquilo que não conhecem e não têm e nem sempre sabem aproveitar aquilo que têm.

A meu ver uma das grandes vantagens da plataforma MAC OS X (da 9 não falo :D ) é que se trata de uma coisa razoavelmente estável, bonita, com o poderoso mach/BSD inside e sobretudo não é bombardeada com uma quantidade abismal de *lixo* que existe no universo *wintel* que nos quebra a concentração e a produtividade.

Creio que a grande vantagem do Mac mini é possibilitar por um preço razoável o contacto com a plataforma Mac. Experimentando é a única forma de nos convencermos das vantagens e desvantagens de uma solução.

Convido todos a manterem o vosso espírito aberto mas sempre crítico com inteligência e não se limitarem a ir atrás do rebanho.

Metro
30-01-2005, 23:11
Parabéns pelo post Xpirit.
Concordo contigo a 300%.
Dá depois o feedback da tua experiencia com o Mac mini a ver se me convenço. Se for boa sou muito bem capaz de o adoptar como desktop para o dia a dia.
Mas as outras máquinas mantêm-se sempre a 100%.
A causa mantem-se intacta:x2:

DJ_PAPA
30-01-2005, 23:55
A meu ver ambas as arquitecturas, Mac e Wintel, tem as suas vantagens e defeitos. As pessoas inteligentes sabem tirar partido daquilo que tem, as outras limitam-se a dizer mal de tudo aquilo que não conhecem e não têm e nem sempre sabem aproveitar aquilo que têm.

A meu ver uma das grandes vantagens da plataforma MAC OS X (da 9 não falo :D ) é que se trata de uma coisa razoavelmente estável, bonita, com o poderoso mach/BSD inside e sobretudo não é bombardeada com uma quantidade abismal de *lixo* que existe no universo *wintel* que nos quebra a concentração e a produtividade.

Creio que a grande vantagem do Mac mini é possibilitar por um preço razoável o contacto com a plataforma Mac. Experimentando é a única forma de nos convencermos das vantagens e desvantagens de uma solução.

Convido todos a manterem o vosso espírito aberto mas sempre crítico com inteligência e não se limitarem a ir atrás do rebanho.

Nao percebi a parte do lixo que existe no mundo wintel!

Mas mete ai um ponto a favor do wintel:
O gigantesco numero de software que existe para esta plataforma é claramente um ponto a favor! Tens sempre alternativa. Enquanto que no Mac levas com aquilo que a apple te manda pra cima e pouco + software tens..... e se o quizeres tens que o pagar a preço de ouro!

Outro ponto é a grande superioridade do hardware da plataforma wintel. Entao em qualidade/preço nem vale fazer as contas........

De resto o que disseste está certo.

Há que mentalizar que comprar um apple é um pequeno luxo e é devido a este factor que a apple é só uma minoria dentro do mercado mundial. Axo a apple muito cara. E digasse de passagem que as economias das pessoas nao andam muito famosas......
Axo a mac um pequeno luxo, mesmo com este mac mini a um preço já + racional em comparaçao com as outras soluçoes da empresa......

ptzs
31-01-2005, 00:03
Outro ponto é a grande superioridade do hardware da plataforma wintel. Entao em qualidade/preço nem vale fazer as contas...

Essa superioridade é discutivel, então se te esqueceres da AMD essa superioridade deixa de existir. Não é por acaso que a Apple apenas inclui benchmarks oficiais com Intel.

DJ_PAPA
31-01-2005, 00:15
Eu considero uma grande superioridade dos wintel, pq quer queiramos, quer nao os jogos têm um peso muito grande na avaliaçao de um PC. E isto é + do que suficiente para deitar abaixo qualquer possiblidade de superioridade da Aplle em relaçao aos wintel....
Isto pra nao falar em outras coisas, mas isso é tar a xover no molhado....

Eu até tava a falar + na qualidade/preço.
Isto é. Tenho 150 contos na mao ( ou outra quantia) e vamos la ver o que conseguimos comprar com wintel ou AMD e o que conseguimos comprar com a Apple.
E aqui acaba a brincadeira, pq não há que enganar, nem historias maravilha. As diferenças de potencias sao grandes, grandes, grandes........

Tafinho
31-01-2005, 00:27
Essa superioridade é discutivel, então se te esqueceres da AMD essa superioridade deixa de existir. Não é por acaso que a Apple apenas inclui benchmarks oficiais com Intel.

Aqui (http://www.spec.org) não encontro nenhuma discussão.
Se comparares os resultados obtidos aqui com os da Apple, é comum veres o topo de gama com 50% do desempenho de um Wintel equivalente.

Vejamos exemplos:
Dados da própria Aplle que "acidentalmente" ainda não os retirou da versão brasileira do seu site http://www.apple.com/br/powermac/performance/ ...

SPECfp_rate_base2000
Dual G5 2.0Ghz 15,7 (extrapolando a 2.5Ghz com escalabilidade perfeita, 19,3)
Dual Opteron 2,4Ghz 38,4

SPECint_rate_base2000
Dual G5 2.0Ghz 17,2 (extrapolando a 2.5Ghz com escalabilidade perfeita, 21,5)
Dual Opteron 2,4Ghz 35.8

Curioso que a Apple nunca mais revelou resultados de benches da SPEC... apenas os seus próprios benches...

Nemesis11
31-01-2005, 00:33

Só com intel?
http://www.apple.com/powermac/performance/

Antes que seja "flamado", os numeros que estão aí, é outra discussão.

On topic:

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2005/0129/apple0809.jpg

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2005/0129/apple0827.jpg

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2005/0129/apple0844.jpg

http://pc.watch.impress.co.jp/docs/2005/0129/apple0873.jpg

NeoToPower
31-01-2005, 00:38
Errrrr..... tá giro.... mas repararam num promenor? Olhos em bico? Duh...... Otaku power. Se é novidade eles correm em massa a comprar :D

greven
31-01-2005, 00:39
Desculpem lá... mas porque dizem que a Intel está cheia de lixo? Os sistemas Intel? AMD? Estaremos a falar de Sistemas operativos ou de Processadores? É que eu com o meu x86, que por acaso agora é Intel mas já foi AMD e até já foi Cyrix (sim, essa bela bosta), eu posso instalar mais que um sistema operativo!

O que tem lixo, o sistema XP? Sim, existe muito lixo para o XP (ou windows like), mas há que saber usar alguma coisa antes de a utilizar! E eu posso instalar Linux, Unix.. so on.

Ou seja, o lixo não está nos processadores ou sistemas, está no software e afins.

Comparar Apple Vs Intel ou AMD é ridiculo. Não existe processador Apple como voces sabem (obvio), quanto mais comparem IBM vs Intel, a Apple monta os computadores e faz um sistema operativo bonito (que dizem que é bom, não falo, não sei, só conheço o Look) baseado no Unix. Ou seja, podemos comparar a Apple à Dell, Compaq e afins mas sem estes fazerem software (ou imitar e reprogramar...).

Já agora não tenho nada contra a Apple. :)

Já agora, Nemessis, já conheço esses benchs há bastante tempo... e devem valer tanto como os benchs de comparação que a nvidia apresenta das suas placas face à ATI e vice-versa! :D

DJ_PAPA
31-01-2005, 00:41
lolol
1- Como podes ver quem vai comprar o mac nao tem cara de ser nenhum probrezito.
2- So essa fila que os japonas fizeram??? Pensava que seria muito maior.

Agora a diferença é que ao mesmo tempo que havia ai essa fila. Tava a Wintel a vender 300x + PC´s que esses apple e de uma forma constante durante o ano todo.... Ah e nao é preciso ir pra uma fila, podes comprar comodamente em qualquer loja :D :D

Nemesis11
31-01-2005, 00:43
Meti as pics pela piada, não é para convencer ninguem.

Olhando para a 3ª pic, eles no japão devem comprar computadores ao Kilo.

greven
31-01-2005, 00:43
Desculpem... continuo a não perceber a vossa cena de estar a fazer um combate Intel vs Apple... :(

A intel faz chips, CPU's... não computadores... :|

Tafinho
31-01-2005, 00:45
Só com intel?
http://www.apple.com/powermac/performance/

Antes que seja "flamado", os numeros que estão aí, é outra discussão.

É curioso como nem se vêem Dual Opterons, e os AMD aparecem e desaparecem "misteriosamente" dependendo da aplicação que se pretende correr.

greven
31-01-2005, 00:50
Os Apple são optimos para design e produção gráfica (sim, eu sei de algumas vantagens...), correm mais rápido o photoshop (bullshit, já vi mais que um bench a desmentir isso). E depois não correm o 3Ds Max... logo não são optimos para design e artes gráficas digitais! :D

Mas continuam a ser giros e a ter um SO todo pipi... Mas eu também consigo meter o meu XP todo xpto... e nem me preciso de esforça muito! :D

Xpirit
31-01-2005, 00:50
Agora a diferença é que ao mesmo tempo que havia ai essa fila. Tava a Wintel a vender 300x + PC´s que esses apple e de uma forma constante durante o ano todo.... Ah e nao é preciso ir pra uma fila, podes comprar comodamente em qualquer loja :D :D

Não é 300x mais. A Apple tem 2% do mercado dos PC's, penso. Se 1% for para o resto não Wintel/WinAMD então dá 2% em 97% dá +- 50x mais. :D
Mas com tendência a descer.

Quando me referi ao *lixo* no mundo Wintel estava a referir-me ao muito software que há para uma infinidade de coisas e que nos distrai do que é realmente essencial. Produzir, trabalhar. Já dei por mim a passar horas a experimentar programas no instala e desinstala, formata e instala o windows. ehhe. Mas ter muito software à mão é bom, por outro lado. Também incluo no lixo o spyware e vírus, que é muito, infelizmente. Isto quebra a produtividade e só serve mesmo para a netcabo arranjar desculpas para não melhorar a sua rede.

Também há Linux para PowerPC embora com menos suporte.

Xpirit
31-01-2005, 00:54
É curioso como nem se vêem Dual Opterons, e os AMD aparecem e desaparecem "misteriosamente" dependendo da aplicação que se pretende correr.

Nem é preciso. O facto do G5 1.8Ghz matar o Athlon FX 2.4 Ghz em 25% já é um massacre. Até é um favor que fazem à AMD não mostrar mais sangue.

Bom, adianto que não confio nesses benchmarks feitos pelos próprios. :D Acho os resultados muito duvidosos.

Tafinho
31-01-2005, 00:56
Nem é preciso. O facto do G5 1.8Ghz matar o Athlon FX 2.4 Ghz em 25% já é um massacre. Até é um favor que fazem à AMD não mostrar mais sangue.

Pois não... não lhes convém...
Ve o meu post que está por cima das fotos... Talvez fiques com uma ideia diferente...

Nemesis11
31-01-2005, 00:56
Já agora, Nemessis, já conheço esses benchs há bastante tempo... e devem valer tanto como os benchs de comparação que a nvidia apresenta das suas placas face à ATI e vice-versa! :D

Não digo o contrario. O link é só para mostrar que eles tb têm Amd.
É possivel que quando saiu o G5 não tivessem benchs com Amd. Já não me lembro.
Na altura afirmaram que era o 1º PC 64 bits. Isso é mais um ponto controverso.

Desculpem... continuo a não perceber a vossa cena de estar a fazer um combate Intel vs Apple... :(

A intel faz chips, CPU's... não computadores... :|

A Intel não, mas a Amd faz computadores. E o que faz é algo muito parecido e com os mesmos objectivos do Mac Mini.
É pena que o PIC, por enquanto, só corre Windows CE.
Pode-se comparar com as Dell, etc, mas essas não fazem o SO, por exemplo. É sempre dificil de comparar a Apple a qualquer coisa.

Não devem ter dinheiro para comprar um Dual Opteron :D.
Sim, tens razão, falta lá o Dual Opteron.

O Amd desaparece dos testes de video, mas aí a Intel costuma ter vantagem.
No HMMER não faço ideia se a Amd tem vantagem, mas pelo teste é, até acredito que tenha.

Xpirit
31-01-2005, 00:58
Se comparares os resultados obtidos aqui com os da Apple, é comum veres o topo de gama com 50% do desempenho de um Wintel equivalente.

Vejamos exemplos:
Dados da própria Aplle que "acidentalmente" ainda não os retirou da versão brasileira do seu site http://www.apple.com/br/powermac/performance/ ...

SPECfp_rate_base2000
Dual Opteron 2,4Ghz 38,4

SPECint_rate_base2000
Dual Opteron 2,4Ghz 35.8

Curioso que a Apple nunca mais revelou resultados de benches da SPEC... apenas os seus próprios benches...

Ainda bem que falas nos benchmarks SPEC. Eu gosto particularmente deste benchmark para avaliar a performance inter-plataformas. MAs atenção aos valores que indicas porque não são absolutos e dependem muito do compilador. TODOS os resultados SPEC antigos para os G5 foram obtidos com o gcc 3.qualquer coisa que é um compilador mau no universo G5. Ainda precisa de ser muito melhorado. Os resultados SPEC para G5 obtidos com o compilador da IBM XLC são muito melhores em FP, pelo menos.

Tafinho
31-01-2005, 01:01
TODOS os resultados SPEC antigos para os G5 foram obtidos com o gcc 3.qualquer coisa que é um compilador mau no universo G5. Ainda precisa de ser muito melhorado. Os resultados SPEC para G5 obtidos com o compilador da IBM XLC são muito melhores em FP, pelo menos.

Aparentemente não havia melhor...
Estou à espera desses melhores resultados com o outro compilador.

... e aparentemente é o único que há. No site da Apple não aparece mais nenhum, e é apenas o GCC que vem do SDK.

Xpirit
31-01-2005, 01:13
Não se percebe porque é que não são divulgados. Na volta a Apple não tem dinheiro para comprar o pacote SPEC. :D

Nemesis,

Isso do PC de 64 bits não existe, a não ser na galáxia Linux. Há AMD64 mas não há windows 64 bits para eles logo -> Linux. Os G5's são de 64 bits mas o Mac OS X tem os pózitos para usar os 64bits mas ainda não é uma coisa que se possa dizer, ah, este sim está feito para CPU's de 64bits. Talvez o Tiger, quem sabe. Fala-se muito em 64 bits mas na prática só com Linux e ainda com algumas arestas por limar. A Intel sempre teve razão. Ainda é cedo para os 64 bits no mundo dos PC's e mesmo no universo dos servidores x86.

Tafinho
31-01-2005, 01:15
Não se percebe porque é que não são divulgados. Na volta a Apple não tem dinheiro para comprar o pacote SPEC. :D

Nemesis,

Isso do PC de 64 bits não existe, a não ser na galáxia Linux.

Pobre coitado do Itanium... Ninguém lhe liga... coitadinho...

Os resultados do SPEC não são divulgados pelas razões óbvias. Faziam má figura...

PS. claro que os Benches da Apple são sempre uma fonte de surpresas...
Podia-se ler isto na secção do Xserver:

"the WebBench test, Xserve G5 ran Apache 1.3; the IBM systems ran Apache 2.0."

É sabido que o Apache 2.0 é BASTANTE mais lento que o 1.3...

DJ_PAPA
31-01-2005, 01:26

Bom, adianto que não confio nesses benchmarks feitos pelos próprios. :D Acho os resultados muito duvidosos.

Xpirit:
A sério desiste.
Da maneira que tu dizes as coisas parece que um FX é esmagado em tudo pelo G5!!!!

Vamos ser sérios.
Nao é com benches altamente especificos que vamos comparar CPU´s porra. É o mesmo que pegar no Doom3 pra Nvidia e o HL2 pra ATI!!!!
Se fizermos uma selaçao do software que 90% dos users usam. Depois atribuirmos uma pontuaçao a cada bench (atençao aos jogos que levam uma grande fatia!! É incontornavel este ponto....), o G5 era completamente celindrado pelo FX!!! Inda por cima vais buscar um FX, nada modesto digamos.....
Eu tenho quase a certeza que nesse benche até quase o meu AMD XP ganharia ao G5!!

O G5 é bom em meia duzia de funçoes extremamente especificas e ponto final! E essas funçoes sao usadas em algumas profissoes.
Para o comum dos mortais o G5 é tudo menos boa compra. E nem vou comentar os preços......

Outra coisa. Quer queiramos quer nao a plataforma Windows é superior!! Podem dizer maravilhas do OS X, mas nao tem 90% do software que o windows tem e nao tem e a modablidade/performance do windows XP.
Eu se quizer até ponho um look no XP igual ou superior ao OS X, se é esse o problema.......

Ora vamos lá ver:
Por alguma coisa a Apple tem 1% da cota de mercado e o resto é o standart PC!! Se a apple fosse assim tao boa, como quase tem sido aqui venerada, nao eram estes os valores registados!

Nao tou a dar aqui liçoes a ninguem, mas nao custa muito abrir os olhos.....

:wow:

Xpirit
31-01-2005, 01:28
Pobre coitado do Itanium... Ninguém lhe liga... coitadinho...

Os resultados do SPEC não são divulgados pelas razões óbvias. Faziam má figura...

PC = Personal Computer. Já viste por aí Itaniuns em PC's ? E quanto a servidores apenas referi aoo x86.

O Itanium é o Itanium. It's different! :D

Xpirit
31-01-2005, 01:31
Xpirit:
A sério desiste.
Da maneira que tu dizes as coisas parece que um FX é esmagado em tudo pelo G5!!!!

Vamos ser sérios.

Não sou eu que digo é o benchmark da Apple. Apenas comentei os benchmarks e aquele em particular.

Tu falas, falas, falas e tal que coisa e tal e mais aquilo e tal e não dizes nada. Os jogos entram com uma fatia pequena. Deves julgar que 80% das pessoas usam PC's apenas para jogar não? Deixa de olhar para o umbigo.

Kermit the frog
31-01-2005, 01:32
O gigantesco numero de software que existe para esta plataforma é claramente um ponto a favor! Tens sempre alternativa. Enquanto que no Mac levas com aquilo que a apple te manda pra cima e pouco + software tens..... e se o quizeres tens que o pagar a preço de ouro!

HEIN?! Mas tu falas por ouvir dizer ou porque sabes alguma coisa? Sabes por acaso a imensidão de software que há para Mac? não deves concerteza, senão não estarias a escrever essas baboseiras...
Alias o meu pai tem um mac, mas só tem o SO, porque como tu dizes há pouca coisa pa mac... :S
www.versiontracker.com

Eu considero uma grande superioridade dos wintel, pq quer queiramos, quer nao os jogos têm um peso muito grande na avaliaçao de um PC. E isto é + do que suficiente para deitar abaixo qualquer possiblidade de superioridade da Aplle em relaçao aos wintel.... Isto pra nao falar em outras coisas, mas isso é tar a xover no molhado....

Desculpa? chover no molhado hein...falaste novamente dos jogos (porraaaa) ou seja podias ter evitado, pq é novamente chover no molhado já que, desde que começou a thread tu tens falado de jogos, quando se tenta debater algo como o Mac mini ou máquina da Apple... enfim ...
Não sei o que tens contra a Apple, sempre a pegar em analogias que não interessam nem ao menino jezus...
Plo menos há aqui quem não goste e se fundamente...

Nemesis11
31-01-2005, 01:33
Os Sun Ultra (http://sunsolve.sun.com/handbook_pub/Systems/U2/U2.html) podem ser considerados PC? Não é um PC 64 bits?

Mais on topic:
Já apareceu o 1º mod. "Mac Mini to PC Mod".

http://www.kevinrose.com/index.php/weblog/comments/191/

Já só falta um cluster de Mac minis.......

Tafinho
31-01-2005, 01:35
PC = Personal Computer. Já viste por aí Itaniuns em PC's ?

Workstations...

Tafinho
31-01-2005, 01:38
Sabes por acaso a imensidão de software que há para Mac? não deves concerteza, senão não estarias a escrever essas baboseiras....

Pouco pouco não deve ser, provavelmente 1 para 10^9...

Kermit the frog
31-01-2005, 01:44
Pouco pouco não deve ser, provavelmente 1 para 10^9...

...o quele disse é que havia o software da apple e pouco mais...bem então o meu pai tá cheio de software para windows etc no Mac dele...é que realmente ele tem lá muito software...
A proporção não sei e parece-me que não interessa muito...

Xpirit
31-01-2005, 01:47
Para os entusiastas aqui fica um link para filmes de há 13 anos atrás que mostra Esteves dos Empregos a mostrar o Mac OS X.. coff.coff. perdão, o NeXTStep 3.0.

http://www.openstep.se/jobs/

DJ_PAPA
31-01-2005, 01:51
Pois os jogos contam pouco contam......... se os jogos pouco contam que falar dos benches que a Apple usa para comparar os CPU´s.......
Epá aquilo, xajus, qualquer noob usa aquele tipo de software......
Tu deturpas tudo, basicamente..... Reduzes uma cota gigantesca do mercado (jogadores e semi jogadores) a uma minoria.......
Vai la ver quantas graficas ATI e Nvidia em hight/mid-ned (as low-end tb servem para jugar, mas nao entram tanto nas contas pro mercado gamer) sao vendidas por mes e depois faz as contas..... E olha que sao compradas para jugar; nao é para ficarem a apanhar pó!

Olha, deve chegar a comunidade online de CS para ter tanta gente quanto as pessoas que usam artes graficas em apple e que usam realmente os benches que a apple apresenta....

É escusado...... desisto...... I´m out :D

Kermit:
Nao faças um pequeno quote do post. Analiza-o todo e vê bem o que ta la escrito.
Agora afastar os jogos de qualquer analise justa entre 2 pc´s/CPU´s??? Se calhar os sites de reviwes andam todos enganado :rolleyes:
Gostaria de ver um site de reviwes feito por ti e pelo Xpirit.......... O rotulo de biased nem viria nas criticas......

Kermit the frog
31-01-2005, 02:08
É escusado...... desisto...... I´m out :D

AT LAST \o\ ... thx

Xpirit
31-01-2005, 02:10
AT LAST \o\ ... thx

Foi jogar um joguito ... na playstation.

DJ_PAPA
31-01-2005, 02:14
So se fosse na MasterSystem 2 :D
De resto é no pc.

out, out, out.........

kidloco
31-01-2005, 07:12
O G5 é bom em meia duzia de funçoes extremamente especificas e ponto final! E essas funçoes sao usadas em algumas profissoes.
Para o comum dos mortais o G5 é tudo menos boa compra. E nem vou comentar os preços......

Outra coisa. Quer queiramos quer nao a plataforma Windows é superior!! Podem dizer maravilhas do OS X, mas nao tem 90% do software que o windows tem e nao tem e a modablidade/performance do windows XP.
Eu se quizer até ponho um look no XP igual ou superior ao OS X, se é esse o problema.......

Ora vamos lá ver:
Por alguma coisa a Apple tem 1% da cota de mercado e o resto é o standart PC!! Se a apple fosse assim tao boa, como quase tem sido aqui venerada, nao eram estes os valores registados!

:wow:

1º nem toda a gente que usa pcs é um geekzinho que só pensa em visitar foruns e jogar joguinhos...sabes o pc foi feito pra outras coisas também.

2º tens de me explicar melhor onde é que o windows é superior...win é admin based...tens de fazer tudo como admin...se achas que isso é bom então parabéns.

Diz-me um programa que uses em Win, que eu digo-te um alternativa para OSX...e não me vás buscar pcmarks pk isso em macs nao existe, nem tem razao de existir.

3º mete-me lá o look/funcionalidade do win melhor que o OSX...força tenta lá...nunca viste o OSX a sério, senão nao dizias baboseiras dessas.

4º O facto de ter menos cota de mercado não quer dizer que seja pior...daki a pouco dizes-me que o win é melhor que linux pk é usado por mais gente...nao digas coisas idiotas.

5º se nunca usaste OSX, nao digas asneiras...e já agora traz lá esse teu AMD XP maravilha e vem lá dar uma tareia aki num G5...sempre quero ver se tens mais fps :)

Xpirit
31-01-2005, 12:15
Se quiserem desventrar o bichinho leiam este manual primeiro:

http://bctnelson.com/mac_mini.pdf

Madril
31-01-2005, 12:22
Gostava de saber pk ah uns quantos que só vêm para aqui dizer mal da Apple e não trazem nada para esta thread ... Dizer mal é facil ... não sei porque ... dor de coto talvez ?
Aposto que muita gente dos que tão a dizer mal nunca experimentaram.. Alias ... nunca experimentaram nada para alem de Windows.

Jogar é prai 5% do que se faz num computador (seja ele qual for) ... se tanto. E joga-se bem (=não se joga mal) em Mac pelo que tenho visto. Eu não entro nestas discussões de flames e isso. Mas só digo que gostava muito de experimentar um no dia a dia. Tenho é outras prioridades. Um amigo meu vai comprar agora um ibook ... vou brincar com aquilo e se gostar quem sabe se as prioridades não se alteram.

Para bem da thread, quem só fala por falar que se cale sff.

Melga
31-01-2005, 14:00
Gostava de saber pk ah uns quantos que só vêm para aqui dizer mal da Apple e não trazem nada para esta thread ... Dizer mal é facil ... não sei porque ... dor de coto talvez ?
Aposto que muita gente dos que tão a dizer mal nunca experimentaram.. Alias ... nunca experimentaram nada para alem de Windows.

Jogar é prai 5% do que se faz num computador (seja ele qual for) ... se tanto. E joga-se bem (=não se joga mal) em Mac pelo que tenho visto. Eu não entro nestas discussões de flames e isso. Mas só digo que gostava muito de experimentar um no dia a dia. Tenho é outras prioridades. Um amigo meu vai comprar agora um ibook ... vou brincar com aquilo e se gostar quem sabe se as prioridades não se alteram.

Para bem da thread, quem só fala por falar que se cale sff.

.... falar por só valar, só alguns como tu ....
5% ... queres tu dizer que 5% é a cota de "trabalho" ?! o resto do tempo é chat/jogos/multimedia/(coisas não muito legais) estou falando no mercado "caseiro" que é o maior de todos .... é normal que nas empresas seja o contrário, e mesmo assim qual a percentagem de máquinas apple? pois .... quase nada ...
gostaria de ter a lista de jogos de "nossos dias" e não só, que correm em apple e a lista que "corre" em linux ou windows .... ati 9200 em OpenGL é mesmo uma bomba não é?! e os outros 98% de games que são directx .. onde vês isso em apple ...
sejamos realistas .... o mundo dos pcs faz o dinheiro que faz em vendas de material/software porque o pl quer é divertimento/passatempos .. se não sabes, o mundo dos jogos faz mas "guito" do que a própria hollywood+porno ...

só para acabar ..... "Gostava de saber pk ah uns quantos que só vêm para aqui dizer mal da Apple e não trazem nada para esta thread ... Dizer mal é facil ... não sei porque ... dor de coto talvez ?" :joker:
quem diz mal de windows e outros OSs (hardware não apple) são os fanaticos da apple .... já estamos fartos de ppl que compra um "electrodomestico" e depois pensa que percebe de informática ...

gosto de uma gaja, gostas de outra ... não é por isso que vou dizer que a tua "é uma grande bosta" nem tu me vais dizer o mesmo ... felizmente existe escolha ... parem de dizer que a vossa é melhor, quando possivelmene não o é para outra pessoa!! thanks

SamuHell
31-01-2005, 14:02
O meu irmão leu algures, que por a PGráfica ser inbutida, ter menos caminhos e essa treta, leva um boost considerável de performance face a uma placa equivalente AGP. Penso que o que ele leu foi comparações entre sistemas Mac equivalentes ou aproximados.

Acho uma estupidez discutir por causa de mac's e pc's...
...quase tão estupido como discutir bola!

Melga
31-01-2005, 14:17
1º nem toda a gente que usa pcs é um geekzinho que só pensa em visitar foruns e jogar joguinhos...sabes o pc foi feito pra outras coisas também.

2º tens de me explicar melhor onde é que o windows é superior...win é admin based...tens de fazer tudo como admin...se achas que isso é bom então parabéns.

Diz-me um programa que uses em Win, que eu digo-te um alternativa para OSX...e não me vás buscar pcmarks pk isso em macs nao existe, nem tem razao de existir.

3º mete-me lá o look/funcionalidade do win melhor que o OSX...força tenta lá...nunca viste o OSX a sério, senão nao dizias baboseiras dessas.

4º O facto de ter menos cota de mercado não quer dizer que seja pior...daki a pouco dizes-me que o win é melhor que linux pk é usado por mais gente...nao digas coisas idiotas.

5º se nunca usaste OSX, nao digas asneiras...e já agora traz lá esse teu AMD XP maravilha e vem lá dar uma tareia aki num G5...sempre quero ver se tens mais fps :)

de facto .... as empresas vão par windows/linux (hardware ibm compativel) porque é pior que apple .... :005:

queres uma lista para por windows com look apple? ... stardock, mobydock, y´z, avedesk, aqua dock, sysMetrix, aston etc ... diz-te algo? ... e tentar por windows com aspecto apple ... mas porque motivo?! vai funcionar melhor?! bem .... mudar o aspecto de mac osx é que é mais complicado ....

quantos fps tens com half-life 2, far cry, need for speed underground 2, etc ... isso corre em apple? pois ... e os outros tiítulos ...

podias dizer quais os titulos qu tens a correr no teu g5?

"win é admin based...tens de fazer tudo como admin.." d facto deves ser um iluminado no mundo informatico :rolleyes: se não gostas de usar a conta de admin cria uma de user ... já terás menos problemas/razão para dizer mal ... isso só mostra o elevado grau de "computação" que os apple/fanas users têm
...

"Diz-me um programa que uses em Win, que eu digo-te um alternativa para OSX...e não me vás buscar pcmarks pk isso em macs nao existe, nem tem razao de existir." ... esta é demais como é que sabes que apple é melhor que os outros? é como Deus, acreditas Nele só porque te dizem que sim/Ele existe? tb tá .... olha quando compro algo, não o faço porque o vendor/fabricante diz que é o melhor mas sim porque sou uma pessoa informada ...

Savage
31-01-2005, 14:32
quantos fps tens com half-life 2, far cry, need for speed underground 2, etc ... isso corre em apple?

podias dizer quais os titulos qu tens a correr no teu g5?
Vai a http://www.apple.com/ -> Made4Mac e procura lá os jogos recentes que lá tens para Mac... Alguns exemplos:
Battlefield 1942: Secret Weapons of WWII™
Call of Duty™: United Offensive™
MTX: Mototrax
Spiderman 2™ The Game
Tom Clancy’s Rainbow Six® 3: Athena Sword™
Tom Clancy's Splinter Cell
World of Warcraft

...Não se compara a um PC em quantidade, mas já foi pior!:D

Melga
31-01-2005, 14:42
sim ... já foi muito pior ... mas estamos a comparar as duas plateformas e .... dizer que apple é melhor nessa aspecto .... é fumar muita "erva", não achas? :x2:

Savage
31-01-2005, 14:46
é fumar muita "erva", não achas? :x2:
:lol: É um bocadinho... Por acaso nunca instalei jogos no meu G5... Prefiro a PS2... Mas é sempre bom saber que se quisesse, tinha alguns títulos "decentes" para jogar... À 10 anos atrás, tinha xadrez e pouco mais!:lol:

Melga
31-01-2005, 15:13
lol .... mas por mim quem é mais culpada por isso é a propria apple:

$1,499.00
1.8GHz PowerPC G5
600MHz frontside bus
512K L2 cache
256MB DDR400 SDRAM
Expandable to 4GB SDRAM
80GB Serial ATA
8x SuperDrive
Three PCI Slots
NVIDIA GeForce FX 5200 Ultra
64MB DDR video memory
56K internal modem
sem monitor

por esse preço podiam ter mais respeito pelos seus utilizadores/fans ....
o dia que a apple "vender" algo que em termos de preço/performance/multimedia tenha os componentes que correspondem a tal guito no mundo ibm compátivel ou outro .... serei o primeiro a comprar um apple .... que seja mac osx, windows, linux, sun ... etc ... quero é que faça tudo o que actualmente faço no meu "bichinho" ou ainda mais ... mas como a apple tem a "galinha dos ovos de ouro" nas mãos não vejo isso acontecer tão cedo ... :P

Kermit the frog
31-01-2005, 15:16
.... falar por só valar, só alguns como tu ....
5% ... queres tu dizer que 5% é a cota de "trabalho" ?! o resto do tempo é chat/jogos/multimedia/(coisas não muito legais) estou falando no mercado "caseiro" que é o maior de todos .... é normal que nas empresas seja o contrário, e mesmo assim qual a percentagem de máquinas apple? pois .... quase nada ...
gostaria de ter a lista de jogos de "nossos dias" e não só, que correm em apple e a lista que "corre" em linux ou windows .... ati 9200 em OpenGL é mesmo uma bomba não é?! e os outros 98% de games que são directx .. onde vês isso em apple ...
sejamos realistas .... o mundo dos pcs faz o dinheiro que faz em vendas de material/software porque o pl quer é divertimento/passatempos .. se não sabes, o mundo dos jogos faz mas "guito" do que a própria hollywood+porno ...

só para acabar ..... "Gostava de saber pk ah uns quantos que só vêm para aqui dizer mal da Apple e não trazem nada para esta thread ... Dizer mal é facil ... não sei porque ... dor de coto talvez ?" :joker:
quem diz mal de windows e outros OSs (hardware não apple) são os fanaticos da apple .... já estamos fartos de ppl que compra um "electrodomestico" e depois pensa que percebe de informática ...

gosto de uma gaja, gostas de outra ... não é por isso que vou dizer que a tua "é uma grande bosta" nem tu me vais dizer o mesmo ... felizmente existe escolha ... parem de dizer que a vossa é melhor, quando possivelmene não o é para outra pessoa!! thanks

?!?!?!!?! hein? não entendi quase nada...e o teu discurso é baseado em...sei lá, nem sei descrever... muito mau mesmo :S...pah se voces não curtem, acham que têm melhor e que o "outro" é melhor, tão porreiro, mas têm de vir sempre escrever as mesmas coisas? sem factos? sem fundamentos? o savage deu-te um grande exemplo dos jogos (já que "pegaram" nisso...enfim) que há para mac...e tu ainda dizes "mas estamos a comparar as duas plateformas e .... dizer que apple é melhor nessa aspecto" ... OMG mas quando, quando comparamos a apple, com os jogos que tem, com os pc's?!?!?! pah ... 0

Melga
31-01-2005, 15:29
kermit ... o que não percebes-te?

:rolleyes:

ptzs
31-01-2005, 15:37

Vejamos exemplos:

SPECfp_rate_base2000
Dual Opteron 2,4Ghz 38,4

SPECint_rate_base2000
Dual Opteron 2,4Ghz 35.8

Era isto mesmo que queria dizer, no site do SPEC tem até lá um resultado de um 2.2Ghz da IBM(?) que dizem que é igual ao G5. E leva tareia de Itaniums, Opterons e FX's.

Este assunto de performance só tem sentido a partir do momento em que nos vidramos nos benchs do site da Apple.

Um 1U server estilo Xserve com 2xOpteron a 2.4Ghz da HP anda nos 3.000$, exactamente o mesmo de um Xserve idêntico mas com 2x2.0Ghz. Claro que não se mede a performance em Ghz, mas depois de ver os números de SPEC percebe-se quem dá tareia em quem. Isto era para esclarecer a dúvida que surgiu atrás em relação aos Xserve.

Melga
31-01-2005, 15:53
cultura geral ....

factos ....

" ... faz mas "guito" do que a própria hollywood+porno ..."

http://www.cbsnews.com/stories/2004/05/17/entertainment/main617895.shtml
http://www.iht.com/articles/514335.html
http://www.theinspiracy.com/ArGDHSG.htm
etc ...

mac osx ---> only opengl .... dai muito menos jogos ... nada de directx ou outra api

mitos ...

"Diz-me um programa que uses em Win, que eu digo-te um alternativa para OSX...e não me vás buscar pcmarks pk isso em macs nao existe, nem tem razao de existir." --> uma coisa é boa somente depois de provares que o é, a simples crença não chega como prova ... no mundo da informática existe algo para provar tal facto, os benchmarks/comprovação de performance ...

-----
se não gostam de levar com a "verdade na cara", não venham pregar a vossa crença por todos os lados .... nem todos são "desinformados" ...

... até o Savage (pessoa informada :D )concordou comigo ... no que se refer ao "games" ... e ele é o "dono" de um G5 ....

timber
31-01-2005, 16:13
Bem dito pá

Havia ai uns 10000 gajos que diziam que iam jogar no Mac Mini melhor que num PC.

Esses gajos estao agora a fugir mais rapido que o Obikelu a correr os 200 m em Atenas

Mais um mito quebrado. Toma lá a taça

Xpirit
31-01-2005, 16:35
c
mac osx ---> only opengl .... dai muito menos jogos ... nada de directx ou outra api

Qual outra API? O OpenGL é a única que é aberta. O DirectX é da Microsoft. Há mais alguma API para além de OpenGL e DirectX que tenha algum sucesso?

As companhias não fazem jogos para o OpenGL/Mac pq não querem e não porque não conseguem. Quem so seu perfeito juízo vai gastar dinheiro para satisfazer 2% do mercado que ainda por cima pouco joga? Para além das consolas, jogos só mesmo em PC's x86 e graças à Microsoft. Não sei pq é que trazem a tanga dos jogos para aqui. Para jogos tenho um PC/x86 com uma boa gráfica.

Xpirit
31-01-2005, 16:37
Bem dito pá

Havia ai uns 10000 gajos que diziam que iam jogar no Mac Mini melhor que num PC.

Usas a habitual mentira para teres graça ou para ver se alguém acredita nisso?

timber
31-01-2005, 16:42
Era para ser sarcasmo...

Bem parece que não sou lá muito bom nisso

Vou manter o meu day job e ver menos reruns do Seinfeld

Xpirit
31-01-2005, 16:43
Era isto mesmo que queria dizer, no site do