View Full Version : Mais alguém sente que poucos jogos impressionam como antigamente?

PsychoactivE
10-01-2005, 04:00
Antigamente (há uns 8 anos atrás, qdo tinha 16 anos +-) havia sempre aqueles jogos que me viciavam verdadeiramente, que me punham de boca aberta, simplesmente 8o , e eu jogava-os até ao fim sempre com a mesma pica.

Lembro-me do primeiro (e único) RPG que me fez sentir assim, o Shining Force 2 da Mega Drive. A história, sentimento de aventura, o mundo bastante grande para a altura... Sem palavras, adorei...

O Doom 1, a primeira vez que o vi fiquei atónito pois foi o 1º jogo FPS que vi, o 1º jogo num mundo tridimensional... e ainda por cima bastante bem feito. Também adorei o estilo e a violência do jogo, espectacular.

Carmageddon... Conduzir um carro num verdadeiro mundo 3D, ainda com a possibilidade de atropelar pessoas, fazer acrobacias malucas, lutas de carros, carros diferentes possíveis de roubar... Foi a loucura total...

Depois foi o GTA 1, grande liberdade de coisas para fazer numa cidade bastante grande, e as missões eram excelentes.

Houve mais jogos que gostei, mas estes foram os principais. Agora pergunto-me, hoje em dia, ainda por cima tendo muito mais liberdade de escolha nos jogos que antigamente, que jogos há que me fazem sentir assim? Três, iguais na sua essência: GTA 3, GTA Vice City, GTA San Andreas. Gosto bastante também de jogar on-line, Enemy Territory e Quake 3 particularmente, mas a sensação não é a mesma de jogar um bom single-player antigamente. Porque é que é raro o jogo que conisgo jogar até ao fim? A determinada altura farto-me sempre... ou então jogo até ao fim só mesmo para "acabar".

Sinto isto principalmente com RPG's, gosto bastante da ideia dos RPG's mas os que tenho jogado (Wizardry 8, Anachronox, Neverwinter Nights) são demasiado chatos, não têm uma história e ambiente que me consiga envolver, e normalmente têm tanta coisa, tantas armas por exemplo que já não há aquela alegria de guardar dinheiro para comprar aquela arma "espectacular". Alguém sugere um RPG para eu jogar?

Será que estou a ficar velho, ou tenho tanta liberdade de escolha que já nada me impressiona verdadeiramente, ou são mesmo os jogos que já não são o que eram? Mais alguém se sente assim? Enfim... isto é um desabafo...

VinE
10-01-2005, 08:18
O último jogo que me impressinou foi o Grand Theft Auto, aliás, tem sido unicamente essa série que me tem realmente impressionado....

Depois o Live for Speed por outras razoes...

greven
10-01-2005, 09:15
Sim, é verdade, poucos jogos impressionam como antigamente. Mas isto porque no fundo os jogos têm evoluido ligeiramente, de um FPS para outro não há grande diferença, muda a história (a desculpa para matar), os gráficos e pouco mais. No enanto sairam ultimamente uns que marcam a diferença (HL2 e Far Cry).

Jogos que me marcaram nos últimos anos:

Final Fantasy X
Diablo 2 LOD
Starcraft
HL2

Devem ser os pricipais que me marcaram mais nos últimos anos...

Jogo mais jogado de sempre por mim:

Diablo2 LOD! :D O vicio! (Agora já não...)

El sebasti
10-01-2005, 09:21
Sinto isto principalmente com RPG's, gosto bastante da ideia dos RPG's mas os que tenho jogado (Wizardry 8, Anachronox, Neverwinter Nights) são demasiado chatos, não têm uma história e ambiente que me consiga envolver, e normalmente têm tanta coisa, tantas armas por exemplo que já não há aquela alegria de guardar dinheiro para comprar aquela arma "espectacular". Alguém sugere um RPG para eu jogar?

Oi,

Por acaso agora estou a jogar Wizardry8 e estou a gostar, apesar do jogo já ser bastante velhinho. Em termos de RPG's, se não conheces, experimenta os Gothic (1 e 2), o ArxFatalis e o Starwars-KOTOR. Também gostei bastante destes, pode ser que algum te caia no goto.

Mas respondendo à tua pergunta: sim, são muito poucos os jogos que actualmente que me cativam. Basicamente só jogo RPG's e mesmo estes só alguns titulos é que me prendem ao PC.

caganamata
10-01-2005, 10:06
Isso se calhar deve-se ao facto de "antigamente" qualquer jogo ser mesmo novidade, ao passo que os que saem agora são sempre comparados aos anteriores. Agora é preciso que o jogo seja mesmo um fora de série para que surpreenda.

incognito54
10-01-2005, 10:28
acho q o problema também é da idade, começa a faltar a paciência e o tempo...
por exemplo, os meus primos mais novos, qualquir coisa que apareça jogam aquilo até ao fim, uma duas ou três vezes...
outro problema é que hj em dia temos muitos mais jogos para jogar, o que leva a uma situação de
"tou farto vou jogar aquele..
epah arranjei o n sei q, vou já jogar!
fartei-me vou jogar ao outro..."
e por aí adiante e nunca nos chegamos a dedicar a sério a coisa nenhuma...

Korben_Dallas
10-01-2005, 11:53
incognito54 percebo o que queres dizer... mas isso também tem a ver com piratagem... não se dá valor a algo que não custou rigorosamente nada por isso é experimentar e desinstalar :rolleyes:
Mas claro também tem a ver com a idade.... já sou gamer há muitos anos e não tenho paciência para determinadas cenas... ou se calhar é porque quando mais velhos ficamos menos tempo temos para jogar...

Quanto aos jogos antigos epá é mt l337 dizer que se é oldskool e q o antigo é que era bom... o que é verdade mas não inteiramente poix muita coisa boa tem saído apesar de ser menos frequente.

O que está a acontecer é o q aconteceu em no cinema, na música... assim que começa a dar muito lucro atrai logo os tubarões e começamos a ver os jogos com muito marketing e pouca qualidade, muitas licenças de filmes, sequelas feitas à pressa... e claro há sempre 2 ou 3 jogos que vêm de uns desconhecidos e que são realmente originais e nos deixam com aquela sensação que tinhamos há uns anos depois de esperar anos para carregar um Chuckie Egg, Renegade, Attick Attack... ou depois instalar um Monkey Island, um Tie Fighter, ou de jogar Mario Bros e ao Sonic.

Que me lembre assim dos últimos anos destaco:

Jet Set Radio
Shenmue
Rez
Metal Gear Solid
Nights
Tomb Raider
FFVII

E muitos outros q n me lembro agora ou que não tive oportunidade de jogar (Ico, Katamari Da Manshi...)

E claro há também grandes jogos q não inovaram propriamente mas que deram um grande passo num género existente... jogos como os Halos, Half Life, Gran Turismo, Mario 64, Thief.... (e claro faltam montes q não me lembro).

O que é preciso mesmo é que os developers tenham jogos super rentáveis e que invistam algum do lucro para desenvolver novas ideias e arriscar!

Radeon Force
10-01-2005, 12:29
Antigamente (há uns 8 anos atrás, qdo tinha 16 anos +-) havia sempre aqueles jogos que me viciavam verdadeiramente, que me punham de boca aberta, simplesmente 8o , e eu jogava-os até ao fim sempre com a mesma pica.

Lembro-me do primeiro (e único) RPG que me fez sentir assim, o Shining Force 2 da Mega Drive. A história, sentimento de aventura, o mundo bastante grande para a altura... Sem palavras, adorei...

Para mim o melhor jogo de sempre, lindo,lindo e com uma historia fantastica.
Um quase tambem á sua altura era o Phantasy Star 4(a saga toda é linda).
Que saudades tenho dos grandes rpg da megadrive.

PJGS
10-01-2005, 13:05
Os jogos agora impressionam menos tb pq há uma gde disponibilidade de titulos na net. Nos tempos dos 56K, expremia-se os jogos até a último byte. sempre à procura de niveis feitos pelos outros jogadores, mods, etc. Agora jogar assemelha-se à uma linha de produção em série. Ainda se está a jogar um qlq titulo e já há mais um ou 2 no disco à espera e outros tantos na lista para serem sacados.

apocalipsus
10-01-2005, 13:26
Opa realmente houve um jogo que me surpreendeu muito, e que na altura que saiu deve ter sido algo do outro mundo.

Lenged of Zelda Ocarina of time

Eu so joguei num emulador muito depois do jogo ter saido (+- na altura que saiu o ut2003) mas este jogo da n64 espantou-me, era mesmo fantastico. E eu custou-me muito a acreditar que esse jogo tivesse sido feito para a N64

Tenebrus
10-01-2005, 13:57
Eu acho que isso de não se impressionarem é da idade. Quando se é mais novo é mais fácil ficarem impressionados com qq coisa - Os jogos dantes não eram melhores: os olhos com que os viam é que eram diferentes.

Eu até me lembro de ficar impressionado com um jogo a carregar (a parte em que fazia o desenho linha a linha e depois punha a cor) da primeira vez que vi um zx spectrum...

Triston
10-01-2005, 14:01
De certa maneira acho q o korben tem razão. Qdo um gajo passa semanas ou meses a juntar para comprar um determinado jogo acaba por lhe dar um valor maior do q se simplesmente o sacar da net a custo 0. Lembro-me de ter gostado de jogos a que mais ng dava valor apenas pq tinha passado pelas passas do inferno apenas para o comprar (ex: turrican para a megadrive). Basicamente qdo um jogo nos sai do bolso damos-lhe bastante mais valor e procuramos sempre maneiras de os valorizar nem q seja pessoalmente mais q nao seja pra admitir q enfiamos um barrete ao comprarmos este ou aquele jogo (ex disso o Manhunt para a PS2 pelo qual paguei um balurdio (65€) pensando q ia ser um bom investimento devido 'a celuma q estava a levantar e agora o vejo a 30€ em versão platinum e acho q nem isso vale)

Em relação ao topico propriamente dito acho q e' a tal coisa ja ha mto pouco para inovar em termos de videojogos pelo menos nesta geração de maquinas no inicio (altura do pong, das atari de 4 bits e posteriormente no spectrum) havia todo um mundo a explorar ja q nada tinha sido descoberto e cada jogo novo q aparecia tinha uma serie de inovações q toda a gente achava o maximo entretanto apareceram uma nova geração de maquinas q nos levaram a novos niveis em termos de exigencia. Depois chegaram as consolas de 16 bits q mais uma vez nos fizeram subir o grau de exigencia depois as 32... e deu-se outro salto... de repente o 2d era passado e o 3d era o q estava a dar os jogos de plantaformas 2d deixaram de ter interesse e os 3d passaram a rular... saltamos do 32 para o 64 e pouco mudou e depois para os 128 e as coisas mudaram mais um bocado mas n tanto como poderiamos desejar apenas refinamos tudo o q veio das consolas de 32 bits as coisas agora sao mais elaboradas mas basicamente sao mais do mesmo os jogos sao mais bonitos e mais rapidos mas nao mais inovadores acho q aquilo a q te referes e' basicamente a exaustão do q diz respeito aos conceitos q hj em dia existem nos jogos e ao nao aparecimento de novos conceitos verdadeiramente inovadores.

Nao digo q nao hajam bons jogos novos ... nao ha e' estilos novos de jogo...

Infelizmente nao estou a ver um salto tao grande assim no q diz respeito 'a nova geração de jogos q vira com a nova geração de consolas (PS3, XBOX2) ou seja sera mais do mesmo (mais bonito, maior, melhor mas nao NOVO) e acho q o proximo passo verdadeiramente inovador sera nao em relação ao aumento de potencia das consolas em si mas em relação a novos interfaces por exemplo novos tipos de feedback e maneiras de jogar (ex: evolução do eye-toy, aperfeiçoamento dos equipamentos de realidade virtual q sairam completamente de moda por terem aparecido demasiado cedo e nao haverem jogos solidos q aproveitem esse sistema) ou (ja entrando num campo semi ficcção cientifica) o passar de um ecrã para sistemas holograficos interactivos.

Rudzer
10-01-2005, 14:25
Isso se calhar deve-se ao facto de "antigamente" qualquer jogo ser mesmo novidade, ao passo que os que saem agora são sempre comparados aos anteriores. Agora é preciso que o jogo seja mesmo um fora de série para que surpreenda.

Partilho da mesma opinião...

No entanto existem MUITOS bons titulos o racio de titulo memorável / numero de jogos merdosos lançados é que deixa a desejar.

Tenebrus, Triston e Korben - grandes posts :D

Elrond
10-01-2005, 16:56
Infelizmente nao estou a ver um salto tao grande assim no q diz respeito 'a nova geração de jogos q vira com a nova geração de consolas (PS3, XBOX2) ou seja sera mais do mesmo (mais bonito, maior, melhor mas nao NOVO) e acho q o proximo passo verdadeiramente inovador sera nao em relação ao aumento de potencia das consolas em si mas em relação a novos interfaces por exemplo novos tipos de feedback e maneiras de jogar (ex: evolução do eye-toy, aperfeiçoamento dos equipamentos de realidade virtual q sairam completamente de moda por terem aparecido demasiado cedo e nao haverem jogos solidos q aproveitem esse sistema) ou (ja entrando num campo semi ficcção cientifica) o passar de um ecrã para sistemas holograficos interactivos.

Gravem este post....daqui a uns anos vai ser como são hoje os filmes antigos da ida do homem a lua...;)

Bom post triston;)

SwimmerBoy
10-01-2005, 16:58
Sem duvida....Triston, penso precisamente da mm forma! Neste momento os novo hardware pouca coisa trás de novo a não ser dinheiro para os cofres de quem o faz!!

O software cada vez pesa mais, sem aparentar evoluções drásticas que realmente impressionem!!

Por exemplo, um jogo que na versão original, nem achei nada por ai àlem (Half-Life original), revelou-se um enorme e fabuloso investimento...

Paguei somente 15€ por ele e já me touxe imensas horas de diversão e inclusivé ajudou a fazer novas amizades...

É nestes casos k não compreendo pk é k uma pessoa vai por caminhos ilicitos para ter o jogo uma vez que não têm desculpa k é muito caro... 15€ não é nada!!!

PsychoactivE
10-01-2005, 17:05
Acho que todos vocês têm razão, são várias as razões que nos levam a não ser tão cativados por alguns jogos como antigamente. Com a idade temos menos tempo para jogar e com a pirataria talvez demasiada liberdade de escolha, cada jogo que jogamos é uma pequena melhoria comparado com outro jogo que tenhamos jogado, por isso é natural que já esteja visto e não nos surpreenda. Também acho que há pouca inovação para além de gráficos melhores, se calhar também não há muito por onde inovar... Ou então é como o Korben_Dallas diz, jogos com muito marketing e pouca qualidade, etc.

Mas curiosamente, os jogos da GTA (do 3 ao San Andreas (que não joguei mas tenho a certeza de que vou gostar)) viciam-me sempre, apesar de não haver grandes melhorias entre eles, talvez tenha mais a ver com o meu estilo de jogo... Gosto do ambiente, das cidades enormes, de conduzir os veículos pela cidade, de se poder fazer tudo e mais alguma coisa. Mas não é que eu goste só deste estilo de jogo, mas os outros géneros deixam-me sempre algo a desejar, principalmente os RPG's como eu tinha dito. Estou a ver se arranjo o Vampire: Massquerade, estou com alguma esperança de que este me agrade.

PsychoactivE
10-01-2005, 17:09
Para mim o melhor jogo de sempre, lindo,lindo e com uma historia fantastica.
Um quase tambem á sua altura era o Phantasy Star 4(a saga toda é linda).
Que saudades tenho dos grandes rpg da megadrive.

É, não é? :D Porque é que já não há jogos assim, ainda por cima com a tecnologia que há devia ser possível fazer algo do mesmo género mas muito melhor...

S.T.E.E.L.
10-01-2005, 17:11
O jogo k mais me marcou e k mais joguei até hoje foi o 4DS (hoje em dia raramente jogo)... k jogão... K jogão... :003:

those were the days... :D
http://img51.exs.cx/img51/9648/stunts9sv.jpg

moonspell
10-01-2005, 17:39
Contem com mais um desiludido.

Já foi tudo dito mas...
Penso que há várias razões para a menor "pica" por jogos, mas julgo que as grandes razões são estas:

- Idade. A principal razão (de longe para mim)
Quanto mais novos somos, maior facilidade de gostar de "qualquer coisa", mesmo sem estar a falar de jogos.
Além disso, com os anos a passar já vimos centenas (milhares?) de jogos, e já pouco nos surpreende.

- Tempo
Quase sempre relacionado com a idade/vida profissional. Não há tempo para jogar, joga-se pouco, acaba-se por ter pouco "attention span" no jogo especifico, e perde-se o interesse.

- Quantidade.
Antes lembro-me de ter um número mais restrito de jogos ao alcance, e portanto tinha que explorá-los mais até ao limite que hoje em dia.

- KISS (Keep it simple stupid)
Na generalidade os jogos antigos eram muito mais simples mas investiam muito na jogabilidade. Hoje muitos jogos têm milhares de opções/carecterísticas/imagens/objectos/npcs/whatever, sem aumentar o interesse, sendo o "gameplay" bastante básico e sem graça.

- Nostalgia
O ser humano tem a tendência a sobrevalorizar os "bons velhos tempos".
Aqueles jogos antigos em que perdemos dias/semanas/meses nunca vão sair da nossas boas recordações.

PJGS
10-01-2005, 18:41
- Idade. A principal razão (de longe para mim)
Quanto mais novos somos, maior facilidade de gostar de "qualquer coisa", mesmo sem estar a falar de jogos.
Além disso, com os anos a passar já vimos centenas (milhares?) de jogos, e já pouco nos surpreende.

- Quantidade.
Antes lembro-me de ter um número mais restrito de jogos ao alcance, e portanto tinha que explorá-los mais até ao limite que hoje em dia.

Para mim, esses são os 2 principais motivos.
Lembro-me q qdo comprei o RA2 e o HL palmilhei a net à cata de mapas/niveis. Agora acaba-se um e começa-se outro.

Qto ao pouco tempo, acho q deveria funcionar como um estimulante. Afinal qual a pica de fazer maratonas de jogos?

Madril
10-01-2005, 18:55
Foi dos que mais me marcou na minha infancia :D Gostava de o voltar a jogar por acaso.

Cada vez tenho menos paciencia para jogos, e só tenho 19 anos.

Melhores jogos para mim?

Saga Gran Turismo toda, mortinho pelo 4
Gran Theft Auto, todos :D
Star Wars JK, JK2, JK3, KOTOR, Rebellion, XWing's, etc.
CM
C&C até ao RA2, mai nada.
e poucos mais.

Agora tenho dado uns tiros no HL2, Far Cry e Doom3 ... Doom é cansativo, HL2 só saiu dp de desmontar o meu pc, pelo que só joguei um bocadinho no pc do meu irmao. Far Cry inovou, gostei, ainda na acabei.

O jogo k mais me marcou e k mais joguei até hoje foi o 4DS (hoje em dia raramente jogo)... k jogão... K jogão... :003:

Rudzer
10-01-2005, 19:09

lembro-me de passar tardes com amigos a fazer pistas atrofiadas..lol

OddZ
10-01-2005, 21:04
incognito54 percebo o que queres dizer... mas isso também tem a ver com piratagem... não se dá valor a algo que não custou rigorosamente nada por isso é experimentar e desinstalar :rolleyes:
Mas claro também tem a ver com a idade.... já sou gamer há muitos anos e não tenho paciência para determinadas cenas... ou se calhar é porque quando mais velhos ficamos menos tempo temos para jogar...

Quanto aos jogos antigos epá é mt l337 dizer que se é oldskool e q o antigo é que era bom... o que é verdade mas não inteiramente poix muita coisa boa tem saído apesar de ser menos frequente.

O que está a acontecer é o q aconteceu em no cinema, na música... assim que começa a dar muito lucro atrai logo os tubarões e começamos a ver os jogos com muito marketing e pouca qualidade, muitas licenças de filmes, sequelas feitas à pressa... e claro há sempre 2 ou 3 jogos que vêm de uns desconhecidos e que são realmente originais e nos deixam com aquela sensação que tinhamos há uns anos depois de esperar anos para carregar um Chuckie Egg, Renegade, Attick Attack... ou depois instalar um Monkey Island, um Tie Fighter, ou de jogar Mario Bros e ao Sonic.

Que me lembre assim dos últimos anos destaco:

Jet Set Radio
Shenmue
Rez
Metal Gear Solid
Nights
Tomb Raider
FFVII

E muitos outros q n me lembro agora ou que não tive oportunidade de jogar (Ico, Katamari Da Manshi...)

E claro há também grandes jogos q não inovaram propriamente mas que deram um grande passo num género existente... jogos como os Halos, Half Life, Gran Turismo, Mario 64, Thief.... (e claro faltam montes q não me lembro).

O que é preciso mesmo é que os developers tenham jogos super rentáveis e que invistam algum do lucro para desenvolver novas ideias e arriscar!

Bem ... eu acho q o principal factor é que... quanto mais os jogos se aproximam da realidade, mais desinteressa, porque a realidade é desinteressante ... lol :)

outro ponto é que não trazem nada de novo, e nós, como adeptos do mundo informática, já não vemos um FPS pela primeira vez ou um RPG ou um simulador de fazer pipocas doces enrroladas em algodão doce . .. e então começa tudo a parecer-nos bastante banal ... e não conseguimos encontrar nos jogos o que antigamente encontravamos ... uma maneira de escapar à realidade do dia a dia ...

Esta é a minha opinião ...

PSICO
10-01-2005, 22:09
:009: acho que estão a exagerar um pouco nunca na era dos videos jogos existiram tantos jogos de qualidade, agora existem jogos para todos os gostos e gerações, é claro que antigamente os jogos tinham outra emoção se calhar porque era novidade e quando vinha um jogo para o mercado era uma loucura, mas continuo a dizer tentem exprimentar novos jogos claro teem é de se informar antes dos os comprar, as revistas hoje em dia enganam muito o consumidor fazem-nos "comer com os olhos" é o mundo da imprensa que temos "enganar para ganhar". São leis da sobrevivencia... :004:
:die:

SKATAN
10-01-2005, 23:02
Estamos a ficar velhos :D

comecei no timex2048

o vicio era tanto nem desgrudava daquilo e quando tive o amiga500 ...ui !!!!

horas e horas fio ... com uma ganancia!!!

o amiga tinha jogos lindos

yha ... na altura o jogo ser pirata realmente tirava a pica de jogar ... genuino dava se mais valor .... NOT!!!

são as desculpas de agora ...

para falar a verdade nunca fui um grande viciado como muitos aqui , tenho muito mais horas de sk8 que jogos e treinei artes marciais dos 10 aos 23 , dos 16 aos 21 treinava full contact , ninjutsu , ginastica acrobatica e ainda andava de sk8 tudo simultaneamente era mais divertido dar peras levar peras nas fights ,dar grandes malhos na ginastica e rasparme todo a skatar que jogar jogos :D

a foto da sig tem 2 meses e tal e foi 1 dia antes de partir o braço a skatar , já tá quase como novo :D

Rudzer
11-01-2005, 00:19
Alley Cat alguem gostava deste..jogo mais estranho mas adorava esta cena.. lol

Korben_Dallas
11-01-2005, 02:46
para falar a verdade nunca fui um grande viciado como muitos aqui , tenho muito mais horas de sk8 que jogos e treinei artes marciais dos 10 aos 23 , dos 16 aos 21 treinava full contact , ninjutsu , ginastica acrobatica e ainda andava de sk8 tudo simultaneamente era mais divertido dar peras levar peras nas fights ,dar grandes malhos na ginastica e rasparme todo a skatar que jogar jogos :D

a foto da sig tem 2 meses e tal e foi 1 dia antes de partir o braço a skatar , já tá quase como novo :D

Acho que todos tinhamos e temos uma vida para além dos jogos... tb fazia e faço desporto e andava de bike, jogava à bola e andava na linha de Sintra todos os dias :rolleyes: Eram tempos em q o dia tinha 24h e a única obrigação era ir à escola e fazer a cama :016:

Não me digas que acreditas que para se gostar de jogos é preciso ser-se um geek e nunca sair de casa? :-D

Agora fizeste-me lembrar daquele texto sobre como crescemos nos anos 70/80 e ainda tamos vivos...

S.T.E.E.L.
11-01-2005, 14:01

Ya... tb joguei mto esse jogo, acho k foi num 286 portátil k o meu pai tinha... :-D

Eu penso k o problema dos jogos de hoje está na física e na interacção com o cenário... A maior parte dos jogos de hoje são "muito lindos", mas é só cenário, a física e a interactividade com os objectos não estão a par com a beleza dos gráficos.

Acho k é nisto k os jogos actuais têm k evoluir, o GTA Vice City é um excelente exemplo de como um jogo actual deve ser... :D

Já o NFSU, por exemplo... é apenas um jogo "muito lindo"...

fap
11-01-2005, 14:11

ainda tenho isso ;)
mega jogo para incentivar os miudos!! o objectivo era pinar a gata haha

amigo
11-01-2005, 14:48
Acho que tem mais a ver com a idade do que com outra coisa. O que não falta ai são jogos com grande qualidade. Noto que, agora, cativo-me mais a jogar com outras pessoas (PES3 ou um on-line game) do que jogando um single player, por mais fabuloso que seja.

timber
11-01-2005, 15:51
Tb joguei a esse jogo. Alias gostava especialmente de jogar a isso porque uma amiga minha que era minha vizinha tb gostava e vinha la a casa jogar no meu powerfull XT 8088 9,5 Mhz.
Um gajo andava dum lado pro outro com o gato e dava para fazer cair umas cenas se bem me lembro.

Em relação ao topico epa acho que isso e uma aplciação aos jogos do "no meu tempo e que era". E sempre assim em todas as areas. Olhem eu acho que hoje em dia muita coisa e melhor do que quando eu era puto. As coisas evoluem, umas melhor, outras pior sempre a andar pra frente. Os jogos nao sao excepçao.

The King
11-01-2005, 16:17
Ya... tb joguei mto esse jogo, acho k foi num 286 portátil k o meu pai tinha... :-D

Eu penso k o problema dos jogos de hoje está na física e na interacção com o cenário... A maior parte dos jogos de hoje são "muito lindos", mas é só cenário, a física e a interactividade com os objectos não estão a par com a beleza dos gráficos.

Acho k é nisto k os jogos actuais têm k evoluir, o GTA Vice City é um excelente exemplo de como um jogo actual deve ser... :D

Já o NFSU, por exemplo... é apenas um jogo "muito lindo"...

Eu concordo contigo, perdeu-se muito com o quase abandono do 2D.
Actualmente o pessoal só quer é placas gráficas novas, para jogarem o Doom 78 o Colin McRae 67 e o FIFA 500, sempre mais do mesmo com mais eye candy.

Em 2D tinha que haver outros argumentos para alem dos gráficos para vender, humor, gameplay, etc...

Também concordo com a parte do GTA, e acho que se fizessem uma espécie de gerador de cidades incuindo o interior de todos os prédios, com uma interacção muito maior ficava um jogão, nem precisavam de melhorar os gráficos.
Acho que dava um belo rpg o vice city.

S.T.E.E.L.
11-01-2005, 16:27
Se lançassem um jogo assim com a extensão de jogo do Vice City... com o realismo de damage do Streed Legal Racing Redline, com os gráficos do NFSU II, com a física do Live for Speed, ah, e com a possibilidade de customização que o good old 4DS oferecia... e que desse pa ir a todo o lado... dentro dos edifícios, debaixo de água, onde kiserem... Nem sei que tipo de jogo seria este, provavelmente daria pa tudo... :lol: Estou a pedir demais? :D

timber
11-01-2005, 16:41
Sinceramente acho que maior parte da malta imagina jogos idealizados que adorou quando era puto.
Interacção? Eu fartei-me de jogar jogos que quase nem cores tinham no cenario e alguns que um gajo jogava o jogo todo quase com o mesmo cenário ou entao que dava para ver o cenario e perceber claramente os "tijolos". O Doom 3 por exemplo comparado com a maioria dos jogos antigos é um festival de variedade. É bom ou suficiente? Não claro que não.
Humor so me lembro mesmo dos jogos de aventura da Lucas Arts como os Monkey Island ou o day of the Tentacle. Esses realmente eram fora de serie nessa area. Ainda vai saindo um ou outro porreiro como os Broken Sword e outros.
Fisica? Mas qual fisica? Os bonecos eram uma folha de papel e tinham movimentos pre definidos em umas nove posições! Fisica e o que ha agora.
jogos de carros por exemplo. O carro na maioria deles era um desenho que estava parado e a pista e que se mexia (bem nao era bem a lista eram as listas dos sepradorse).
As coisas evoluem, o standard tb e claramente o minimo aceitavel tb.

Colmarino
11-01-2005, 16:46
Aiiii a idade, o trabalho, a família que se vai formando... è de facto difícil conseguir extrair o sumo todo de um qualquer jogo no meio desta imensidão de jogos "de pipocas".
No meu caso já ando mesmo a pegar cada vez menos no PC, coisa que nem imaginava há coisa de 2 anos. Veio casa nova só pra mim, ou seja deveres de ménage. Veio relação amorosa que implica viajar fds sim, fds n. Trabalho diário em dias úteis das 7:00 às ~17:00. Visitas pelo meio e etc etc... e tempo para jogar, onde é que está? É que depois gosta-se de fazer mais coisas não é? Tipo fotografia, leitura, passeios....
Já me frustrei duas vezes ao assinar dois jogos MMORPG, o Star Wars Galaxies e o WWII Online. E por duas vezes tive de desistir porque sijmplesmente não conseguia desenvolver o suficiente para sentir prazer de jogar. Porque a maioria dos players destes jogos têm imenso tempo para "subirem" e um gajo anda sempre às mijinhas e não consegue mais, e tá sempre a levar na corneta... Bem que queria continuar a jogar, até tenho pensado em reassinar o SWG com o Jump to Lightspeed, mas já me estou a iludir outra vez. Mais vale guardar esses trocos e comprar um joguito bem bom como o futuro GTA San Andreas para PC ou o Half Life 2, ou o Age of Empire 3...
Daqui a nada tão os filhos a bater à porta e aí então adeus prendinhas pra mim...como o sistema home cinema que me ofereci por nem imaginam quanto...
É a Evolução!?

S.T.E.E.L.
11-01-2005, 16:47
No "meu" tempo eu jogava o F15, o LHX, k davam para destruir uma porrada de coisas que nem seker eram suposto destruir, por exemplo... o Indy (Indianapolis) tinha uma física espectacular... Isto em 1989.

http://img129.exs.cx/img129/4369/ingame024nk.jpg

Isto é k é física!

PsychoactivE
11-01-2005, 17:10
Já imaginaram um jogo tipo GTA em rede, em que podia-se escolher ser polícia, bandido, taxista, bombeiro, empresário (vender imóveis, carros, etc.), que desse para falar uns com os outros, trocar dinheiro por serviços, engatar gajas, formar uma família, etc. etc. etc... As possibilidades seriam quase infinitas... Seria um verdadeiro mundo virtual... Qualquer dia começava-se a trocar dinheiro verdadeiro (euros) por dinheiro do jogo e o jogo virtual quase que substituiria a vida real... :002:

Rudzer
11-01-2005, 17:15
No "meu" tempo eu jogava o F15, o LHX, k davam para destruir uma porrada de coisas que nem seker eram suposto destruir, por exemplo... o Indy (Indianapolis) tinha uma física espectacular... Isto em 1989.

Isto é k é física!

LHX Attack Chopper ou lá como se chamava...isso tinha cenários enormes e uma quantidade estupida de diferentes armas lol

timber
11-01-2005, 17:19
Já imaginaram um jogo tipo GTA em rede, em que podia-se escolher ser polícia, bandido, taxista, bombeiro, empresário (vender imóveis, carros, etc.), que desse para falar uns com os outros, trocar dinheiro por serviços, engatar gajas, formar uma família, etc. etc. etc... As possibilidades seriam quase infinitas... Seria um verdadeiro mundo virtual... Qualquer dia começava-se a trocar dinheiro verdadeiro (euros) por dinheiro do jogo e o jogo virtual quase que substituiria a vida real... :002:

Sim deve ser giro. GTA meets Sims em versao MMORPG

Mas isso nao era para mim. Tipicamente gosto de jogos com uma historia. Gosto de linearidade poque e isso que permite aos programadores "armar" a historia com pontos fulcrais onde acontecem as coisas. Simulações de carros e isso claro que e diferente...

estik
11-01-2005, 17:25
Indy 500 é um espetáculo, graficos não tem, mas a física é 5 estrelas, muitas horas de volta dele no meu IBM 286 a 10MHz.

O LHX tb é lindo, muito bom mesmo, muitas missoes e divertidas.
Simplicidade no seu melhor, gamaplay excelente, hoje em dia é complicado de encontar...

moonspell
11-01-2005, 19:04
Já imaginaram um jogo tipo GTA em rede, em que podia-se escolher ser polícia, bandido, taxista, bombeiro, empresário (vender imóveis, carros, etc.), que desse para falar uns com os outros, trocar dinheiro por serviços, engatar gajas, formar uma família, etc. etc. etc... As possibilidades seriam quase infinitas... Seria um verdadeiro mundo virtual...
Já existem MMORPG que se aproximam muito disso.

Qualquer dia começava-se a trocar dinheiro verdadeiro (euros) por dinheiro do jogo e o jogo virtual quase que substituiria a vida real... :002:
Isso já existe em alguns jogos online onde há dinheiro virtual.
Compra-se e vende-se dinheiro virtual por $ e €.

O futuro está muito mais perto do que pensamos.

moonspell
11-01-2005, 19:08
Qto ao pouco tempo, acho q deveria funcionar como um estimulante. Afinal
qual a pica de fazer maratonas de jogos?

Em teoria devia, mas pelo menos no meu caso, ao jogar muito pouco tempo faz com que passado uns tempos a avançar 0,1% do jogo por "sessão" acabe por desistir e saltar para outro...

SKATAN
11-01-2005, 20:37
Não me digas que acreditas que para se gostar de jogos é preciso ser-se um geek e nunca sair de casa? :-D

onde está no meu post essa insinuação ???

apenas disse que nao joguei tanto na minha vida como muitos aqui e já agora bem mais novos que eu ... por exemplo eu aposto que tu ja passas-te mais tempo da tua vida a jogar jogos de video que eu e tenho 28 e tu 23 salvo erro

presunções em contra ataque onde não existe ataque nenhum são normalmente de pessoas com algum trauma e mania de perseguição :(

vê lá tu que até me acho um geek ... mas não um extremo :D...

só o facto de perder tempo a pesquisar coisas na net sobre informática que se formos realistas na maior parte são coisas sem importancia absolutamente nenhuma e vir discutir aqui faz de mim 1 geek :wow:

GhostRider2069
12-01-2005, 00:33
Eu só viciei mesmo muito quando era mais novo no tempo da mega drive, quando o meu irmão aparecia com um jogo novo (emprestado) era a verdadeira loucura, enquanto não acabasse não desistia, grandes maratonas a jogar Sonic (vi o meu irmão a acabar o jogo umas 3 vezes), James Pond, Rocket Knight Adventures, Streets of Rage ...

Passados alguns anos um amigo meu comprou uma Saturn e quando vi aquilo passei-me com os gráficos, ficava mais impressionado com os gráficos do que propriamente com o jogo. Decidi comprar um PC e desde aí nunca mais desfrutei de um jogo como desfrutava na Mega Drive, não sei se pela idade, se pela abundância de jogos ou pelo simples facto de instalar/crashar/patchar dar cabo da paciência por vezes...

Assim que me lembre no PC, só o Carmageddon, GTA, GTA3 e Vice City, Medal of Honor e o CM é que me prenderam ao ponto de jogar e rejogar. Ainda não peguei no Half Life 2, mas a verdade é que nem apreciei muito o Half Life (talvez por não o ter jogado na altura certa), a ver vamos

A verdade mesmo é que as consolas me dão mais prazer, lembro-me de me terem emprestado a PSX e eu ter viciado largamente no Gran Turismo 2 e no Tekken, curiosamente dois exclusivos.

Agora comprei uma Xbox, mas ainda não a gozei como deve ser pois não tenho muitos jogos, no entanto peguei no SegaGT e já viciei largo naquilo...

JCmendes
12-01-2005, 09:35
Boas,

li mais atentamente a 1 página, mas digo-vos para mim o que falta mais é PACIÊNCIA, é verdade, já não tenho a paciência de à uns tempos atrás.

A paciência pode estar ligada à idade...pois..

Antes jogava tudo, agora sou um Gamer refinado, através das reviews faço uma escolha do que quero e mesmo assim já houve jogos em que não tive pachorra para continua-los.

Um exemplo: Prince Of Percia 2 , está excelente o jogo, mas morrer e fazer de novo deixa-me completamente fora de mim...grrrr.

Os Colin Rallys, epá longas e longas horas que joguei...mas tirando os gráficos começa-me a chatear ...mas ainda vou jogando.

FPS... são os unicos que ainda me dão ainda real PICA, mas tem de ser mesmo bons.

Ghost021
13-01-2005, 12:16
A maioria das software-houses podia era começar a inovar nos storyboards, isso e dar um pouco mais de longevidade aos jogos actuais.

É exasperante ter que me cingir a meia dúzia de escolhas ao longo de um jogo inteiro.

Qué feito de RPG's tipo Ultima, Fallout e afins?

mArIu
14-01-2005, 10:37
epah parece ke sim, janao se fazem jogos como antigamente, jet set radio era excelente, comecei a jogar o sanitarium a uns tempos mas n acabei por motivos de força maior, gta e uma reliquia, ultimamente os jogos n valem muito, gostei de jogar o riddick, hl2 +-, doom 3 fartei-me depressa

Mefisto
14-01-2005, 12:00
boas

eu sou gamer ha qualquer coisa como 18 anos. comecei no bom e velhinho spectrum e a verdade é que para mim em termos de jogabilidade os jogos do spectrum estavam muito a frente

lembro-me do f1 manager, zulu wars, chucky egg, manic miner, box manager e alguns dos melhores football managers alguma vez creados incluindo os actuais, so para mencionar alguns.

a verdade é que com a evolução tecnologica as software houses aplicam-se cada vez mais nos graficos e esquecem-se da jogabilidade. felizmente existe excepções como a serie GTA desde o um ao vice city ( e espero brevemente o san andreas PC)

por expl tinha muito mais gozo qd jogava o semsible soccer do que a jogar agora o fifa 2005 com os gfx xpto

a questão da idade pode de facto ser um factor pq estamos cada vez mais ocupados e cansados, mas penso nao ser fulcral. ka a da pirataria como foi mencionado para mim nao serve. nunca comprei um jogo e ja nos spectrum copiava as cassetes.

um abraço

peace

EDIT: eskecime de 1 jogo para pc que foi do melhor que joguei: a serie fallout. 5 *

RedCode
15-09-2006, 15:10
Sabem qual é o problema?

é que antigamente, os nossos pais ofereciam nos um jogo da MD ou SNES quando faziamos anos, k era carissimo e ficavamos tds contentes com a "novidade" e hj ja nao damos importancia a quase nada, pk hj em dia, saca-se tudo de todo o lado, são copias, sao demos, sao jogos na net.

antigamente, nada disto estava acessivel, nao tinhamos acesso a nada, para alem de sermos mais novos, pediamos um jogo novo pelo natal ou pelos anos, e fazia a nossa felicidade.

hj a industria tem mto mais oferta, o mercado esta saturado, há novos canais de distribuição e acima de td ja nao há efeito surpresa ....os jogos perderam encanto..menos para aqueles que gostam de ver 10 horas de videos num videojogo..

é por isso q continuo a ser revivalista e nao dar importancia nenhuma as potencialidades megalomanas das consolas "next gen"

Trivium
15-09-2006, 15:23
o Indy (Indianapolis) tinha uma física espectacular... Isto em 1989.

Ou meu deus como eu gostava de criar acidentes brutais e depois ficar a ver as repetiçoes dos mais variados angulos.

Quem acha mais piada aos jogos antigos tem sempre o dosbox, e abandonware é so googlar.

www.dosbox.sourceforge.net

De vez enquando lá jogo uma velharia, e n sei pq fiquei com vontade de jogar ao Indianapolis :)

mArIu
15-09-2006, 15:52
como eu vos entendo....

ultimamente tenho instalado emuladores para rever alguns jogos:

renegade, california games, mega bomberman, streets of rage, alex kid, ninja gayden...

mais recentes jet set radio, metal gear...

e como dizem, os jogos sao novos so muda a historia o resto e igual, antigamente qualquer jogo que saia era diferente em tudo, nao podiamos piratear, custavam os olhos da cara e dava pica jogar...

agora o tempo a pco, a paciencia e menos...

quem me dera ter a pica de a uns aninhos atras!

abraços

Encarnado
15-09-2006, 16:02
Indy 500 tentar destruir os outros carros antes das 10 voltas...
4DS... bem pistas e mais pistas trocadas em diskettes entre os colegas da turma (até que começaram a ver o jeep a ter tempos iguais aos do Indy F1 :x2: ).
Golden Axe...
Variados jogos de ZX Spectrum...
Doom 1 e 2...

Os jogos de hoje só são mais bonitinhos... alguns com uma historia interessante outros nem por isso. Já não é o que era.

khannon
15-09-2006, 16:56
antigamente qualquer jogo que saia era diferente em tudo, nao podiamos piratear, custavam os olhos da cara e dava pica jogar...
A parte de que quando saiam jogos eram sempre diferentes concordo, e concordo também com a parte de que saiam muito menos jogos por ano.

Mas não poder piratear? Só me lembro de andarmos de disquetes de um lado para o outro em casas de uns e de outros a copiar disquetes. Desde jogos em floppies 5 1/4 até caixas de 10 3.5HD.
Nessa altura era tão natural como duplicar cassetes ou copiar cds para cassetes.

Ridley
15-09-2006, 17:31

Não concordo nada, se hoje os jogos plataforma são como são foi por que seguiram Mario 64.

Twilight
15-09-2006, 18:13
Sim, é verdade, poucos jogos impressionam como antigamente. Mas isto porque no fundo os jogos têm evoluido ligeiramente, de um FPS para outro não há grande diferença, muda a história (a desculpa para matar), os gráficos e pouco mais. No enanto sairam ultimamente uns que marcam a diferença (HL2 e Far Cry).

Jogos que me marcaram nos últimos anos:

Final Fantasy X
Diablo 2 LOD
Starcraft
HL2

Devem ser os pricipais que me marcaram mais nos últimos anos...

Jogo mais jogado de sempre por mim:

Diablo2 LOD! :D O vicio! (Agora já não...)

Admira-me não teres colocado o Baldur's gate na lista... com essa sig e tal!

Quanto ao tópico, tb acho k a coisa tem andado reles, sobretudo no PC.

O último jogo k me prendeu do principio ao fim foi o Oblivion e mesmo assim tornou-se bastante aborrecido nas últimas quests!

Na PS2 tenho andado bastante satisfeito, basta dizer k só tive tempo de pegar a sério no DQ8 nas 3 semanas de férias k tive este verão!

Jintro
15-09-2006, 22:14
Venho do tempo da Mega Drive e SNES, ainda experimentei uns joguitos no PC que gostei bastante mas não foi nada por aí além. Dei o salto para a NDS e estou a delirar por completo com este novo vício. Os jogos não estão maus nem mudaram, basta é sabermos escolher.

S.T.E.E.L.
16-09-2006, 01:44
Indy 500 tentar destruir os outros carros antes das 10 voltas...
4DS... bem pistas e mais pistas trocadas em diskettes entre os colegas da turma (até que começaram a ver o jeep a ter tempos iguais aos do Indy F1 :x2: ).
Golden Axe...
Variados jogos de ZX Spectrum...
Doom 1 e 2...

Os jogos de hoje só são mais bonitinhos... alguns com uma historia interessante outros nem por isso. Já não é o que era.

Fds! Tiraste-me as palavras da boca... :D Eu ainda jogo indy, f-15 strike eagle II e ocasionalmente 4ds...

Não sei porquê (e perdoem-me por qualquer barbaridade que possa dizer agora)... Aqueles carros e aviões dos jogos 3d da altura de 1990, inteiramente criados e processados pelo cpu e gerados de forma nua e crua parecem ter mais "vida" que as artimanhas todas actuais que o directx permite, quando jogo a maior parte destes jogos novos só consigo pensar em polígonos 3d muito simples, mas muito "maquilhados"...

covenant
16-09-2006, 02:37
A serie de jogos que realmente me "colou" no ecrã foram os Ultimas.
O Ultima 7: The Black Gate foi um jogo que joguei durante sensivelmente 3 anos, praticamente todos os dias. A seguir foi o Ultima 4 e o Underworld 1, que também joguei durante pelo menos 2 anos. (Nota: Ultima Underworld 1 saiu antes do Doom 1, e já dava para olhar para cima e para baixo, voar e nadar...).
Depois, vem sem duvida o Shenmue que dificilmente sairá da minha lista de Melhor Jogo alguma vez feito. (talvez se destrone com o novo Zelda para GC-Wii)
Por fim, e nao menos importante, toda a serie de jogos da LucasArts, comecando pelas aventuras graficas até o Xwing e TieFighter.
Enfim... Que belos tempos

NeO_CooL
16-09-2006, 11:31
N concordo q tenha a ver c o preço dos jogos pq antes ate era mais facil ja q se comprava jogos pirateados nas lojas. Ou p quem tivesse mto dinheiro comprava os originais. A verdade é q os jogos antigamente eram mto mais viciantes.
Assim de repente lembro-me dos maiores vicios:

Wolfchild - amiga
cybernoid 2 - spectrum
sensible soccer - amiga (eram campeonatos c varios amigos a durar 2 dias inteiros de manha a noite) :D
budokan - spectrum
Monkey Island(todos) - amiga/pc
Indiana Jones(aventura grafica p pc)
Moonstone
wwe - Amiga(tantos mas tantos joystiks q se partiram a pala disto) lollolo
Street rod ou o q era p amiga q era um jogo só de picansos em q ficavamos c os carros dos adversarios ou viceversa

E o bombastico q o meu primo foi comprar cmg qdo ainda nao tinha idade, o controverso "Paradise cafe" para spectrum...
Tantas horas dediquei-me eu a esse jogo. loololoo!
Tantos pontos q a velhota dava. LOLLOLO! "-É p bujon!" LOLLOLOOOL!
Aconteceu-me uma q nunca mas nunca mais consegui repetir... O mm gajo q nos vendia droga ou a pistola tambem podia assaltar-nos ou simplesmente pedir lume...
Um dia...
Vem o gajo e pergunta: "Tens lume?"
Eu num gesto instintivo e a pensar q ele ia assaltar-me carreguei no '0' q é p disparar e entao:
O meu boneco deu-lhe um tiro e de seguida respondeu: "Não fumo!" LOLOLLOL!
Q bons dias!!!

Agora eu pergunto tem logica comprar um jogo p 60 ou 70€ nas consolas(pc é mais barato)?
N p isso mm toca a piratear e viva os chips e moods e toca a compra backups. E se for algo q nos agrade mm q continuemos a jogar entao compra-se o original.
Mas a maior parte dos jogos hoje em dia compra-se e passados 2 semanas ou menos ja ta na parteleira...
Agora existe um q penso comprar mas p pc, Oblivion...

Zagor
16-09-2006, 11:54
:009: acho que estão a exagerar um pouco nunca na era dos videos jogos existiram tantos jogos de qualidade, agora existem jogos para todos os gostos e gerações, é claro que antigamente os jogos tinham outra emoção se calhar porque era novidade e quando vinha um jogo para o mercado era uma loucura, mas continuo a dizer tentem exprimentar novos jogos claro teem é de se informar antes dos os comprar, as revistas hoje em dia enganam muito o consumidor fazem-nos "comer com os olhos" é o mundo da imprensa que temos "enganar para ganhar". São leis da sobrevivencia... :004:
:die:

Concordo, mas os jogos de antigamente smpr deram vicio a mt gente.. agora os unicos k m viciam mais sao os jogos online.. Conquer Online, Unreal Tournament, Enemy Territory.... mas antigamente chegava a jogar meses ou ate anos 1 jogo..

O primeiro deles todos foi o Duke Nukem 3D onde cheguei a jogar durante bastante tempo.. dps passou po Red Alert, dps foi o Starcraft, o 1º warcraft, o GTA 1 k é basicamente o meu preferido deles todos :lol:

Acho k os jogos modernos já sao mt repetitivos como os jogos tipo Call of Duty, Medal of Honor, onde é smpr sobre a 2ª Guerra Mundial.. as historias sao kase todas semelhantes..

Na minha opinião, acho k os jogos de antigamente eram mais divertidos.. agora kase toda a gente joga pelos graficos.. tá-se a borrifar s akilo da para divertir ou n. Eu pessoalmente joga mais para m divertir do k propriamente pelos graficos.. apesar de os graficos serem um bom componente, não é o mais importante, o mais importante é a maneira como ele ta feito em termos de historia e a diversao k o jogo dá.

newcabaret
16-09-2006, 17:37
Isto parece-me um problema mais tipo Generation Gap...
Digam aos miudos de 12/14 anos que os jogos de "antigamente" é que davam pica...
É como a música antigamente é que era boa... no meu tempo é que era bom... etc,etc...
Acho que é tudo uma questão de timmig, de disponibilidade, amadurecimento...
Tambem fui grande viciado nalguns desses jogos que referem, mas continuo a ser grande viciado em jogos que se fazem hoje.

Caveira
16-09-2006, 18:06
Acho que todos tinhamos e temos uma vida para além dos jogos... tb fazia e faço desporto e andava de bike, jogava à bola e andava na linha de Sintra todos os dias :rolleyes: Eram tempos em q o dia tinha 24h e a única obrigação era ir à escola e fazer a cama :016:

Agora fizeste-me lembrar daquele texto sobre como crescemos nos anos 70/80 e ainda tamos vivos...

eu pensava que era preciso ser pelo menos 33,(3)% geek :002:

newcabaret
16-09-2006, 18:25

Isto é k é física!

Desculpa, mas isto sim, é física...

http://www.2hot4blog.com/sexy/sexy_animated_japanese_girl.htm

Desculpem, mas não resisti... :lol:

eyeliner
16-09-2006, 20:50
Isto é um tópico mais que batido. Aqueles que ficavam horas infindáveis à frente da t.v. a jogar um
jogo são hoje adultos com outras coisas para fazer. A maturidade também muda os hábitos.
Eu também acordava antes dos meus pais antes de irem para o trabalho, e antes de ir para a escola
era dar-lhe no Contra, Baloon Fight, Super Mario ou Ice Climber. Era carregar no Start e toca a andar!

Hoje olho para trás e vejo o gozo que os jogos me davam, e que não se irá voltar a repetir. O dia
até era mais fácil de aguentar quando sabíamos que já conseguiamos dar cabo daquele boss que
já estava a ser chato.

Hoje tenho outras responsabilidades e jogar já não faz parte delas. Os jogos de hoje são mais
fracos ou desinteressantes? Não. Eu é que mudei. Por certo a miudagem por aí também está a
passar o que eu passei durante tantas manhãs, embrulhado nos cobertores da sala e a olhar
para o relógio, pedindo que ele parasse só mais um bocadinho.

Os jogos evoluiram, mas eu também cresci. E tenho saudades de jogar ao berlinde e correr pelo
meio do mato a arranhar-me todo e ficar cheio de comichões. Já fui criança. Hoje sou adulto.

Jvmartins
17-09-2006, 01:56
Como um gamer com alguns anos de vicio ou de horas bem passadas como quiserem(:P), penso que tenho que mandar mais um bitaite neste tópico repetido por mil e um fóruns mas nunca deixando de ser interessante debater os jogos de “antigamente” com os de agora.

Estava a pensar o que iria escrever quando li o post do “eyeliner” e pensei “porque raio vou escrever um testamento quando tenho uma frase que diz tudo o que iria dizer nesse testamento” e essa frase é nem mais nem menos que esta “Os jogos de hoje são mais
fracos ou desinteressantes? Não. Eu é que mudei.”, pois é penso que esta frase resume tudo o que se escreve em relação a este assunto, daqui a 10 anos vai ser a geração de agora que vai dizer “os jogos do meu tempo é q eram” e por ai fora, é óbvio que agora, apesar de jogar e acabar um ou outro jogo que vai saindo, nunca nenhum me vai dar tanto prazer como jogos do spectrum, amiga, nes e continuando por ai fora, uma pessoa muda com a idade e todos temos que enfrentar esse facto.

Agora se me perguntarem se prefiro como fazia antigamente que era juntar 4 ou 5 amigos e jogar durante horas torneios de futebol como era sensible soccer ou se prefiro jogar com 64 pessoas “Online”, a minha resposta é a primeira óbvio, mas lá esta a questão, a idade não perdoa…

zafon
17-09-2006, 12:55
Passado alguns anos é normal que isso aconteça.
eu comecei com os monkey island sensible soccer, game boy e NES etc..

na faculdade comecei a largar isso tudo,

agora com 25 anos parece q tou a ter uma recaída lol

tenho saudades... mas nada de jogos mto complexos e "sérios" ja não tenho paciencia

começei a olhar pra consola da nintendo a Wii, com vontade de comprar aquilo, jogos simples e divertidos...

mArIu
17-09-2006, 12:57
Mas não poder piratear? Só me lembro de andarmos de disquetes de um lado para o outro em casas de uns e de outros a copiar disquetes. Desde jogos em floppies 5 1/4 até caixas de 10 3.5HD.
Nessa altura era tão natural como duplicar cassetes ou copiar cds para cassetes.

quando me referia a piratear referia-me as k7s da master system, da mega drive, nao me tava a referir a jogos de pc, porque desde que existe pc e jogos para pc que se pirateia tudo. :-D

ashn0d
18-09-2006, 01:22
Penso q o jogo q tenho instalado no PC mais recente é o Warcraft 3, além deste tenho UT 99, quake 3, strarcraft e tou a pensar voltar a instalar diablo2 (ya, ya, n sou tao oldschool cm vcs, but who cares).

Como ja aqui disseram, mudam os graficos e a historia mas o nucleo de jogo é basicamente o mesmo, infelizmente.

]cool[
18-09-2006, 01:24
o UT 99 está sempre instalado em todos os pc's da casa... é daqueles classicos que duram para sempre. e de vez em quando faço 1vs1 com o meu pai :D

Fikem bem!

c3l5o
18-09-2006, 06:03
Bem isto dos games tem muito que se lhe diga... A minha primeira consola foi a SNES, querem saber quantas tardes a jogar Street fighter 2 e mario karts passei? Pois... Depois veio o PC, com titulos como Police Quest, Monkey Island, 4DS, Indy, LHX, F-15, 3dWolf... Bah que saudades, mas actualmente também temos grandes perolas, o HL2, Farcry, Desperados (o 1º), GTA....

Sepois acho também que tudo depende de quem os joga... Por exemplo um need for speed é entediante, já por exemplo o Forza Motorsport para Xbox acho divinal... A jogabilidade é fantastica... Tudo depende do espirito do gamer, as vezes o jogo menos bom na altura certa faz dele um momento memorável...

razio
18-09-2006, 12:43
Com o passar dos anos um jogador vai ficando com gostos mais definidos tem de ter um trabalho mais intenso na selecção dos jogos a jogar, já que cada jogo consome bastante tempo. Comprar jogos a granel ou piratear é o mesmo que garantir que não vamos ficar impressionados com os jogos.

Não sou nostálgico, jogo há 14 anos e tive vários jogos que me impressionaram ao longo desse tempo. Se me pedirem jogos que me impressionaram e que sejam mais ou menos recentes não tenho problemas em apontar alguns: Killer 7, P.N.03, Advance Wars Dual Strike, Tales of Symphonia, podia dar mais. Nuns inova-se, noutros nem por isso, o que interessa é a qualidade do jogo e os nossos gostos. Agora parece que anda tudo a querer jogar os mesmo jogos e nem sequer tem em conta o género. Vão atrás do barulho que se gera em torno de um jogo e depois têm desilusões. Ainda há pouco tempo caí numa esparrela dessas com o Viewtiful Joe, com tantas vozes a favor do jogo senti-me tentado a comprar e a experiência foi péssima, em pouco tempo ficou num canto.

Os jogadores não querem ficar impressionados ou ser surpreendidos, querem é mais um daquele jogo que gostaram e com o qual já estão familiarizados. Há no mundo dos jogos de vídeo um enorme conservadorismo que vai tornando as coisas iguais e monótonas para "agradar" ao maior número de pessoas possível. Quando se avaliam muitos jogos pelas imagens que existem na net temos logo aí um indicador de que algo vai mal.

Como é que os jogadores podem fizar surpreendidos se o que querem é o novo Halo, o novo Zelda, o novo GTA, o novo PES, o novo Final Fantasy, (...). É impossível, especialmente com o ímpeto que se tenta criar de modo a que os jogadores estejam sempre a querer um jogo novo, que de novo tem muito pouco.

Ainda é posível ficar surpreendido com os jogos, temos é de vasculhar mais (porque já temos uma grande bagagem de jogos como referência a que os novos jogos se vão sujeitar) e não querer demasiados jogos, dedicar tempo aos poucos de que gostamos.

Phantasia
18-09-2006, 14:13

Permite-me discordar, recordaste de uma gama de produtos "White Label", onde se encontravam jogos como Lands of Lore, Tie Fighter, entre outros? Pois, esses eram os únicos que eu comprava, custavam cerca de 4 contos na altura.
De resto, viva às antigas compilações de jogos que vinham para cá para Portugal feitas pela Hybrid e pela Razor (entre outras). Não por por isso que certos jogos deixaram de me marcar. Não era por isso que eu era mais ou menos viciado nesses mesmos jogos. Já o Sim City 2000, nunca o comprei, mas nem sei quantas horas perdi a jogar a este jogo, digo o mesmo do Civilization, o Colonization, Master of Orion 2, Master of Magic entre muitos outros.
Já antes de ter o PC, quando era um fanático pelos Commodore, a história era a mesma, a única coisa que comprava para o commodore era o hardware porque o resto, Workbenches, programas, jogos e até mesmo kickstarts, vinha tudo de Beja a preço 0, eram tardes e tardes perdidas a fazer cópias de diskete para diskete na casa do meu tio. Não por isso também que deixei de me viciar em jogos do Commodore como o Colorado, Starblade, Rick Dangerous, Galaga Deluxe, Apidya, Project X, a saga Turrican, e afins...
Acredito que hoje em dia isso aconteça mais porque a qualidade dos jogos (a grande maioria) é muito baixa, interessam apenas conteúdos tais como a qualidade gráfica... De resto, história, e elementos que nos "agarrem" para mim não existem...

Korben_Dallas
18-09-2006, 14:48
Vão atrás do barulho que se gera em torno de um jogo e depois têm desilusões. Ainda há pouco tempo caí numa esparrela dessas com o Viewtiful Joe, com tantas vozes a favor do jogo senti-me tentado a comprar e a experiência foi péssima, em pouco tempo ficou num canto.

Tenho que discordar... MUITO mesmo :D

O Viewtiful Joe está longe de ser um jogo mainstream :rolleyes: É um exemplo perfeito de como um género pode evoluir em vez de desaparecer. A perspectiva 2D combinada com os gráficos 3D, a artwork e a jogabilidade... é talvez o melhor jogo que joguei na Gamecube (sim, interessou-me + q o Windwaker e tive os 2).

Já o Sim City 2000, nunca o comprei, mas nem sei quantas horas perdi a jogar a este jogo, digo o mesmo do Civilization, o Colonization, Master of Orion 2, Master of Magic entre muitos outros.

Onde é que queres chegar com isso? Que um jogo é viciante quer seja cópia ou original :rolleyes:
Óbviamente que sim, afinal estamos a falar do mesmo conteúdo exactamente.

A questão é o investimento que fazes no jogo... quando pagas 50€ por um jogo, se ele não te agrada nos primeiros 120 segundos, se calhar dás mais um tempo e acabas por te habituar aos controlos ou whatever e curtir o jogo. Fazes por espremer o melhor do jogo por pior que ele seja.

Não há a cena do "ena, ena tenho um jogo NOVO"... tens mais 20 jogos para experimentar :rolleyes e pa semana outros tantos.

No spectrum tb tinha umas compilações manhosas (herdei o spectrum com montes de K7s) e corri aquilo tudo umas vezes para conhecer... mas os que joguei mais (Match Day e Bruce Lee) tinha-os "originais". Mas enfim eram outros tempos e não é o assunto da thread.

rqueiros
18-09-2006, 16:02
Jogos q ainda hj falo deles aos meus amigos. Quem n se lembra do Lotus, Fifa 94, 95, italia 90, Elifoot, Golden Axe, Pacman, Puzzle Bubble, Boble Bubbles, o mineiro, os Tycoon's, Sim city, Championship Manager dos primeiros...................etc...............etc

Antigamente é q havia amor pelos jogos, hj n é a mesma coisa. Nem os putos de hj olham com os mesmos olhos como nós os viamos antigamente...

bons tempos!!!!

PS: altura em q ligavamos a net com modem analogico q era uma sinfonia linda e iamos todos para o mIRC e sacar umas musicas no Napster a 2kb/s com sorte

VinE
18-09-2006, 16:40
Torna-se díficil surpreender quem joga desde 1984.....

Mas sim, caimos num vício onde não se inova.

O últimos jogos que me "viciaram" foi o Grand Theft Auto: San Andreas e o F.E.A.R....

Tirando isso falta aquele factor wow.....

Enfim..

6r4ff3r
19-09-2006, 15:41
Sou gamer desde os meus 8 anos (tenho 22 anos) e apesar de ter começado a experimentar com a NES (Super Mario Bros.), tive um PC em casa e foi aí que comecei a jogar! Jogos como Street Rod (1 e 2), Titus The Fox, The Simpsons, American Gladiators, Dig Dug, Wolfentein 3D, Lotus, Dina Bomber (ou lá como se escreve), Tetris, Supa, entre outros, era um vício total mesmo que uns fossem simples ou que os gráficos não fossem grande coisa!

Claro que titulos destes últimos anos, também joguei alguns que gostei muito tais como o Fable:The Lost Chapters, Return To Castle Wolfenstein, Sims, GTA series, Doom 3, Need For Speed: Hot Pursuit 2 e mais alguns! Depois tenho outros que apenas gostei e depois há os que há mais do mesmo!

Claro que quando se dá a opinião disto o factor idade reflecte-se pelo menos do ponto de vista que se tem dos jogos e no fundo também existe um conflito entre gerações no que respeita a videojogos, porque não há limites de idade para gamers assim como não há limites para ver filmes, séries, ouvir musica e por aí fora!

Mas quando se fala em que existe mais fogo de vista do que inovação mecanica (jogabilidade) ou física é bem verdade, visto que não existe uma grande criatividade face ao antigamente devido às quantidades maciças de titulos que se ve a venda (e muitos deles apenas são mais do mesmo) em que os gráficos de cortar a respiração fazem colar muita gente!

Actualmente tenho uma Nintendo DS (com os jogos que estão na sig) e a minha preferencia vai para a sensação que um jogo transmite ao ser jogado do que propriamente os gráficos (embora aí cada um tem os seus gostos) e cada vez mais prefiro titulos simples (apesar de estar à espera do Zelda:PH) do que algo complexo!

Mas no fundo no fundo, independentemente dos gostos de cada um, seja que jogo uma pessoa estiver a jogar, o que interessa é que se goste dele!

]RiSk[
19-09-2006, 22:09
axo q já n andam a sair assim jogos tão brutais como saiam antigamente para pc....
agr dá-se + atenção a playstations e cenas do genero.. por isso... o pessoal tem de se adaptar... OU N!! :lol:

Tomekk
19-09-2006, 23:57
Acho que um dos principais factores como muitos disseram aqui é idade. A idade faz mudarmos os habitos. Antes tinhas escola e outro tipo de actividades, eu pelo menos tinha, quando somos adultos continuamos a ter o tempo ocupado na mesma e temos outros interesses, outras responsabilidades.

Agora os jogos..... acho que se vcs vem reviews e tudo sobre um jogo. O mais certo é vocês nunca se depararem com o factor supresa. Se já sabem a historia toda, videos, imagens, etc... O que vai acontecer? O mais certo é quando forem o jogar ele não vos supreender minimamente. Porque? porque já o conhecem. Experenciar, aprender a conhecer o jogo tambem faz parte do processo de jogar.
Maior parte dos jogos que fico agarrado, são jogos que eu não sei minimamente nada sobre eles.

E os jogos que eu ja sei como FF's e MGS's e por ai a fora.. eu só vejo a informação official do site e nada mais para não me cortar "pica".

Nos dias de hoje com a informação que existe e internet se andarmos a ler todas as reviews e tudo sobre o jogo... vamos perder a maior parte de interesse e surpesa dele. Se mesmo assim ele supreender, então meus amigos, isso só prova que os jogos nos dias de hoje estão muito melhores que os de antigamente.

{blitzkrieg}
04-10-2006, 22:01
Com o avançar da idade e com os novos tempos restam poucas coisas nos conseguem cativar, porque já vimos muito e já criticámos muito.
Perdemos a sensibilidade para ajuizar se um jogo/filme/aventura deixou de ter o brilhante encanto de outros tempos, porque nós também perdemos esse encanto, de nome, ingenuidade.
:)

respiko
04-10-2006, 23:30
exacto, acaba por nem muito depender da genialidade dos jogos, mas sim do avançar da nossa idade :)