View Full Version : CPU kit a64 - Prometeia
Recentemente adquiri um cpu kit para a64 para a prometeia.
Tenho uma prometeia mach1 (1º geração),
O cpu kit trás uma peça que se coloca na parte de tras da motherboard da qual saem 2 fios, que possivelmente seriam para ligar numa mach2.
Penso que a funçao daquela peça seja evitar a condensação. é um tipo de resistencia para aquecer a parte de tras da board se nao estou em erro.
É mesmo necessária?
Como liga-la? visto que a minha prommy é mach1?
EDIT:
Encontrei algo parecido. a nao é exactamente igual, visto que a minha nao tem um conector molex.
http://caprid.homestead.com/files/backplate.jpg
Posto isto. qual o pinout dos fios. qual é o dos 12v e qual é o GND (suponho que seja o de 12v, pois está escrito isso na "resistencia")
Não é necessário ligares isso. Mas se quizeres é ligar ao molex e testar ... a ver se akece ou n :P
ojdr2001 08-01-2005, 19:09 Eu nunca usei isso na minha Mach1. Substitui por neoprene ou tapete de rato :)
No outro cpu kit que tenho vinha la uma esponja que se metia na parte de tras. Este ja nao tras isso.
Como é, deixo na parte de tras so a peça e o sealstring???
Isso nao trará problemas de condensação (nao me aptece matar o sistema novo...)
pk na aproveitas o do outro cpukit e metes lá isso ... como o ojdr disse ?
eu tenho uma mach2.
epá, com o neoprene por trás é sufeciente para não haver condensacões ???(esta palavra não me soa bem!!!)
eu não acredito. se fosse suficiente eles (nventiv) mandavam neoprene autocolante, ficava mais barato que a resistência.
é que a resistência aquece tb a parte da frente da board, evitando que se crie agua nessa parte.
|-joker-| 03-02-2005, 23:49 eu tb tive o akeçedor algumas horas ligadas enquanto nao arranjei tapete do rato para lá meter , detestei akilo da parte de trás do socket chegou a estar a 70ºC :S
Porra estava a perder muitos graus com akilo tirei , e passadas 2 semanas de uso de prommy 0 condensação
Basta teres cuidado a isolar mais nada
eu tb tive o akeçedor algumas horas ligadas enquanto nao arranjei tapete do rato para lá meter , detestei akilo da parte de trás do socket chegou a estar a 70ºC :S
Porra estava a perder muitos graus com akilo tirei , e passadas 2 semanas de uso de prommy 0 condensação
Basta teres cuidado a isolar mais nada
quando dizes 0 de condensação, é agora de inverno e com o sistema em idle?
é que como dizes a resistência aquece mesmo muito.
tou realmente tentado a fazer isso, pena não ter seal-string!
já agora, a altura do tapete do rato é suficiente? quantos graus ganhaste (perdeste :D )?
eu se tokar na parte de tras da tal peça, com tapete de rato, tem ali uma quantidade de agua jeitosa :D
O que vale é que é por fora, e nao pinga pa board :D
Tapete de rato rulla.
Mas como eu agora ando com umas ideias engraçadas po sli, devo ter que ir a uma casa de frio pa breve e trago qq coisinha pa meter ali :d
queres dizer que o plástico é que fica molhado é isso?
ou seja o frio passa-se para o plástico e cria água.
e se isolares o plástico?
|-joker-| 05-02-2005, 17:19 Eu arranjei uma cena autocolante que meto na board , nao sei o nome , vou tirar uma foto e depois , meto aki .
Isolei muito bem e nao noto água nenhuma em lado nenhum
joker responde ao que te perguntei em cima
tks :)
é a mach 1 q tens... mas modada ou nao?
quando a minha nao estava mod. nao era preciso o "aquecedor"
com mod. feito (a la Ricky), tenho mm q ter isso...
ate digo mais, tenho q ter o folding sempre ligado, pq esta cena esta sempre a apitar nos -56º :die:
ao aqueceres a parte de tras da mob, tb estas a aqueçer a parte da frente. A diferença para uma prom normal, deve ser de 2º/3º se tanto... tb tem a ver o tempo de horas q estas ligado...quanto mais horas, mais condensaçao... ;)
quando mandei vir o do a64, tb me aconteceu a mm coisa...veio o kit da mach2... nada q uma molex nao resolve-se... :D
|-joker-| 06-02-2005, 03:45 Ela está com r404 e nao preciso de akeçedor nenhum , tb e verdade que nao tenho o pc muito tempo ligado com a prommy e quando está , uso o folding .
Já desmontei 2x para ver se tinha condensação
Com o akeçedor foi a unica vez que vi 3 pingos pekeninissimos de agua
com o tapete de rato nunca mais vi nada .
Excelente
é a mach 1 q tens... mas modada ou nao?
quando a minha nao estava mod. nao era preciso o "aquecedor"
com mod. feito (a la Ricky), tenho mm q ter isso...
ate digo mais, tenho q ter o folding sempre ligado, pq esta cena esta sempre a apitar nos -56º :die:
ao aqueceres a parte de tras da mob, tb estas a aqueçer a parte da frente. A diferença para uma prom normal, deve ser de 2º/3º se tanto... tb tem a ver o tempo de horas q estas ligado...quanto mais horas, mais condensaçao... ;)
quando mandei vir o do a64, tb me aconteceu a mm coisa...veio o kit da mach2... nada q uma molex nao resolve-se... :D
Tenho a Mach 2 normal sem nenhum mod.
crazyIV... a resistencia tem polaridade? GND/12v ou tanto faz ligar 1 ou outro
as resistências não têm polaridade. isso não deve fazer diferença.
Nice. Vou ligar isso e testar assim que tiver tempo :D
Agora há que deixar as mems a fazer burn in :D
ja nem me lembro...fiz isso no verao, mas foi façil.. antes de montar, deixei aqueçer... :D logo nao pode haver engano :cool:
pah, isto é tudo muito subjectivo...
o meu p4 era só agua.... :rolleyes: sem aqueçedor, depois falei com os gajos da promm e eles mandaram-me um "aqueçedor" e foi isso q acabou com a agua... :p
com o meu barton 2500+, ja nao podia usa-lo, aquecia demasiado (para bench :D ), e como estava quase sempre a 2v nao havia agua que lhe chega-se... :002:
ja com os a64, eles nao gostam muito de vlts, ou seja ja é preciso....
sei la.... tem a ver com a mob, com vlts, temp. do quarto....etc... :rolleyes:
se fosse a ti experimentava com e sem...logo ves... :p
Bem, tou com problemas :(
Hoje de madrugada quando montei o sistema para um first run com o "aquecedor" correu tudo bem. A temperatura estabilizou entre os -40 e os -30.
Hoje de manha tipo 11 e meia, liguei a prommy. Estava a demorar imenso para chegar aos -30 (achei estranho..). Ligou finalmente, só que coisa de 2minutos depois tava nos -16, tendo a prometeia desligado.
Agora pode tb ser efeito psicologico, mas quase que jurava que o gas na prommy tava a fazer um barulho diferente (quem tem prommy sabe que quando o gaz vai pro evaporador faz um som caracteristico +-). Parecia mais uma fuga..
Mas agora tb é assim, se eu desligasse o "aquecedor" ja começava outra x a baixar a temp.
Não deixa de ser estranho pq de madrugada correu bem o 3dmark e prime e super pi ...etc, com o dito aquecedor ligado
PS: a minha prommy nao ta moddada. Mas acho que se continuar assim vai ter que ir ao Ricky....
se tiveres alguma fuga, e tendo em conta a perda de desempenho de que falas hoje à tarde já isso não vai fazer nada.
a minha temperatura do evaporador é cerca de -37 em load e -44 em idle (e isto foi pelo verão que eu vi, acho eu) com o aquecedor.
o aquecedor só liga quando o pc arranca.
eu nunca mexi nos settings da minha mach2 normal, portanto creio que o boot temp seja de -33, e nessas condições demora-me cerca de 3 min 40 seg para arrancar com o pc.
pois
eu tou com o aquecedor ligado enquanto a mach arrefece pq liguei directamenete aos 12v da fonte .. e nao a mach1 pq nao tenhoi a fixa pra isso
Ja agora MJRO tas a conseguir usar a prommy num 90nm ? Tks.
yup:D
tenho um daqueles de 90nm que funcionam :D
Guess i'm lucky
Kto dá na prommy ?
Compraste onde ?
Tks.
Dá ha volta de 3ghz @1.55v (ou seja... mais voltzitos mais overclock... é pena tar limitado pela a8n sli a isto)
Comprei na drimmachine.com
PS: este é semana 50. Em principio qq winchester da semana 50 e seguintes funciona :d
O novo do |-joker-|é da semana 50 e não funciona, por isso é preciso ter sorte.
Para reparar isto, é so mesmo levar a uma casa de frio e pedir pa repararem a fuga/ recarregarem?
Eu sei que se recarregarem comr404 em vez de 134a há uma necessidade de aumentar o capilar.
Se for com 507 é preciso tb? As temperaturas nao ficarao demasiado baixas (li qq coisa que o chill control se passava a baixo de uma det temp. alguem sabe qual é?)
Ou será que o recarrego com 134a outra x e ta feito?
Btw, será possivel um phase change para sli? a minha grande duvida ta nos evaporadores, teria que ser algo de "baixo perfil", para que depois pudesse isolar como deve ser. Existem evaps assim?
|KoRn| Out
se pensas em fazer uma mudança, fala com o Ricky... ele faz-te isso... :cool:
mm q tenha fuga, ele repara....(nao nao ganho nada com isso:D)
tb faz para graficas... :P
o control passa-se aos -56º, mas carrega-se no mute, e ela para durante um bocado de apitar.. :x2:
POis....Braga ----> Setubal -----> Braga ... errrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr um bocado longe, sem duvida, especialmetne pra kem nao tem carro.
Se for so pa reparar mesmo qq um repara né? (so reparar e recarregar, não há que enganar right?)
BTw: o potencial alvo para albergar os 2 phase change: (devo ter espaço com um bocadinho de ginastica :P
http://techgeek.home.sapo.pt/P3080045%20%28Medium%29.JPG
POis....Braga ----> Setubal -----> Braga ... errrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr um bocado longe, sem duvida, especialmetne pra kem nao tem carro.
Se for so pa reparar mesmo qq um repara né? (so reparar e recarregar, não há que enganar right?)
podes perguntar aos sitios onde fores se reparam isso, só que provavelmente nenhum deles viu uma prommy na vida, e pelas mãos do ricky já passaram muitas.
mesmo que reparem isso acho que se vão esticar um bocado no valor da reparação (€) e provavelmente vão deixar-te isso mal calibrado por não terem lá o cpu a bulir para acertar as pressões.
dá aí uma volta primeiro, dependendo do que digam, fazes o que achar melhor
PS: que caixa é a tua (pc)?
cumps :)
Ok... tou a ver vou mm ao ricky :D
Deixa só convencer aqui o dep financeiro pa financiar o phase change pas graficas :D
A caixa, bem é homemade :D
70comprimentox80alturax30largura.
O compartimento de phase change tem cerca de:
70 comprimento
30 largura
25 altura :P
fizeste tu a caixa!!!???...tá muito fixe, gostei :x2:
e a parte debaixo onde tá a prommy faz parte da caixa?
se assim fôr tiveste de tirá-la da caixa de origem para a meter aí, foi isso?
experimenta perguntar aí se arranjam isso, não há nada como experimentar. tens é de dizer mais ou menos o que isso é, e que o evaporador é a parte da ponta da manga, só para dares umas luzes aos tipos. já agora pedes aos tipos para porém uma válvula de carga, assim facilita muito uma posterior calibração do sistema.
cumps:)
sim o compartimento ta incluido na caixa :D e deve ter espaço suficiente para mais 1 compressor e companhia :P
hoje tirei o aquecedor.
em load parece tar bom, sem condensações. Falta ver em idle, que me parecia querer condensar o "backplate", se assim fôr isolo-o tb.
tenho receio é de haver condensações onde não se veja, nomeadamente no lado da frente da board dentro do kit da prommy.
o ganho parece ser cerca de 5ºc.
edit: update: o ganho acho que afinal é de apenas 3ºc
Dentro do kit da prommy não há problema se tiver bem isolado com o Seal.
isto a semana passada, esteve sempre nos -56º durante umas 6h (folding desligado)... :p
quando vi o monitor a ficar esquisito, olhei para o comp......
estavam a cair pingos de agua para cima da grafica :eek: :eek:
e a mob a escorrer... e isto com o "aquecedor" ligado... :D
se nao morreu naquela altura, acho q nunca mais morre :002: :002:
acho q e tudo uma questao de sorte... :p ;)
Um gajo avisa e avisa pra deixares tar o folding ligado .. tu não ligas .. ficas com WC radical instantaneo :D
Quanto ao tópico, para mim é perfeitamente absurdo desligar a resistencia. O ganho é miserável e as chatisses que pode evitar são bastantes, como é prova viva aqui o amigo crazyIV, já que se não fosse a resistencia, antes de cairem pingos prá gráfica, estariam a escorrer pela parte de trás da board.
A resistencia, para quem a tem, é pra ser usada. Quando comprei a minha promy, ela não a trazia de origem, e tive de compra-la em separado, mas desde a saida da Mach II que a tal resistencia foi integrada nos cpu kit's vendidos pela nVENTIV.
Cumps!
VoRtAn_MaDgE 12-02-2005, 03:17 Já me deixaram a pensar se quando montar a prommy de novo se coloco ou não a resistência :rolleyes: a ver vamos...falta a vga depois já tenho td ;)
Bonjour, isso depende. Na minha Mach2ST não vinha a resistencia com o kit para Socket A. Agora comprei o kit para A64 olhei pra ele e tem a resistencia.
Já agora ... metendo a resistencia ... mete-se com aquela coisa parecida com neopreno ou sem isso ? Tks.
cola-se a resistência, mete-se uma volta de sealstring e tá a andar.
os ganhos são de facto os 3~4ºc, e no meu caso como não está modada não tenho probs de condensação. pus neoprene atras sem sealstring e tá na boa.
se quiserem que post uma pic, digam.
cumps:)
Hmmm bolas... nao consigo entrar em contacto com o Ricky :(
Alguém fala/está com ele regularmente?
creio que o BonJouR é uma dessas pessoas.
Um gajo avisa e avisa pra deixares tar o folding ligado .. tu não ligas .. ficas com WC radical instantaneo :D
pois... so q nao gosto dele ligado quando estou a fazer umas gravaçoes... :D
creio que o BonJouR é uma dessas pessoas.
sim... ele e o empresario do Ricky :D :D :p
crazyIV não sejas mariquinhas, o folding não faz mal a ninguem :D :-D
mJrO manda-me uma pm com o teu msn, para falarmos sobre o que precisas.
Cumps!
|
|