View Full Version : Copyrights
CoolZero 05-01-2005, 13:46 Bem.. tenho uma opinião formada sobre este assunto e gostaria de saber a vossa opinião.
Então é assim... toda a gente sabe que um jogo original é demasiado caro, até porque se formos a ver conseguimo-lo ter por uns míseros 0.50€ de um dvd virgem.. cerca de 100x menos! A questão é que assim estamos a piratiar e com isso prejudicar todos aqueles que dedicaram muito esforço e trabalho no desenvolvimento do jogo. Quando refiro aqui jogo, pode muito bem ser pensado noutro qualquer tipo de software ou mesmo dvd vídeo, músicas, etc..
A minha opinião é simples. As empresas deveriam vender as licenças em separado. Assim, se eu kisesse sacar um jogo da net (pagando eu a net) e gravá-lo num dvd (pagando eu o dvd) apenas precisaria de mandar vir a licença pelo correio e ter o software legalizado!.. Porque razão tenho eu de ir à loja comprar o jogo na caixa (q n kero), pagando aos revendedores, editores, etc.. tou a pagar manuais q n kero, despesas de transportes etc.. qdo posso arranjar a mesma coisa, sacando da net às minhas custas?
Acho que só estamos adiando o inevitável... Podem vir com argumentos do género.. "ah, mas as empresas assim deixavam de produzir o software em cd"... pah, yah!!! tb deixaram de produzir rolos para máquinas fotográficas, agora é tudo digital.. it's the evolution baby.
Este rumo já é levado pelas empresas que vendem mp3 on-line... Imaginem que eu keria 5 músicas dos Metallica.. ia ao site deles, pedia licença para ter akelas 5 músicas, passado uns tempos recebia pelo correio um certificado que me dava essa licença e pronto. No caso de jogos, esse mesmo certificado poderia ser acompanhado da chave que daria acesso a jogar on-line.... só vejo benefícios nesta política.
Por acaso quando comecei a ler o teu post pensei que ia ler mais uma serie de desculpas para piratar cenas. Mas não. Levantas algumas questões interessantes. O mercado vai evoluir nesse sentido, alias ja esta a evoluir nesse sentido (HL2, iTunse...etc). Quem nao se adaptar vai desaparecer.
StormhawK 05-01-2005, 13:59 Já ouviste falar no Steam?
É quase tudo aquilo que propões no teu post, salvo o pequeno detalhe de os jogos não serem tão mais baratos quanto seria de esperar.
(agora que penso nisso... a margem em cada jogo vendido pelo Steam deve ser jeitosa! não há cds, caixas, manuais, não há fábricas, distribuidoras, lojas... tudo que há é servidores e largura de banda.)
No entanto, se bem percebi, tu até vais mais longe. A tua ideia é o dono do copyright dar-te uma licença... e tu depois arranjas o produto como quiseres/puderes. Certo?
Nesse caso a coisa fica mais complicada por motivos de responsabilidade. Há que assegurar um certo controlo sobre o que é vendido, e as empresas em questão teriam que elaborar termos de responsabilidade extremamante limitada. Basicamente o teu EULA seria algo tipo:
"Você pode utilizar o produto. Agora vire-se."
Alone I Break 05-01-2005, 14:02 sim é verdade, provavelmente os níveis de pirataria baixavam e as coisas se calhar ficavam a metade do preço :) não deixas de ter razão e era uma boa ideia mas de qualquer das maneiras a pirataria continuava a existir, concerteza que iria haver métodos para quebrarem essa ideia... havia pessoa que comprava e tal mas á muito que iria continuar a sacar e dar voltas ás licenças... concordo com a tua ideia mas uma coisa é certa: A pirataria nunca irá deixar de existir
CoolZero 05-01-2005, 14:04 Já ouviste falar no Steam?
É quase tudo aquilo que propões no teu post, salvo o pequeno detalhe de os jogos não serem tão mais baratos quanto seria de esperar.
(agora que penso nisso... a margem em cada jogo vendido pelo Steam deve ser jeitosa! não há cds, caixas, manuais, não há fábricas, distribuidoras, lojas... tudo que há é servidores e largura de banda.)
No entanto, se bem percebi, tu até vais mais longe. A tua ideia é o dono do copyright dar-te uma licença... e tu depois arranjas o produto como quiseres/puderes. Certo?
Nesse caso a coisa fica mais complicada por motivos de responsabilidade. Há que assegurar um certo controlo sobre o que é vendido, e as empresas em questão teriam que elaborar termos de responsabilidade extremamante limitada. Basicamente o teu EULA seria algo tipo:
"Você pode utilizar o produto. Agora vire-se."
Exacto, a ideia é mesmo esta: "dono do copyright dar-te uma licença... e tu depois arranjas o produto como quiseres/puderes"... :) Imagina q o jogo custa 50€ na loja.. mas a licensa custa 10€.. e tens uma amigo q tem o jogo.. vais a casa dele, gravas o jogo para ti e obtens uma licença para ti.. ou sacas o jogo da net.. etc!...
Alone I Break 05-01-2005, 14:06 Exacto, a ideia é mesmo esta: "dono do copyright dar-te uma licença... e tu depois arranjas o produto como quiseres/puderes"... :) Imagina q o jogo custa 50€ na loja.. mas a licensa custa 10€.. e tens uma amigo q tem o jogo.. vais a casa dele, gravas o jogo para ti e obtens uma licença para ti.. ou sacas o jogo da net.. etc!...
e os produtores do jogo e etc nao iriam perder muito dinheiro caso fosse assim um preço tao baixo?
quer dizer, os produtores ja perdem bastante dinheiro com a pirataria mas... é sempre o mas.
como ja disseram teria que haver muito controlo
Tava a ler o post do Stormhawk e tava a imaginar se em vez de haver o steam nao era muito mais simples a Valve ter uns torrents no site deles e depois enviar por email ou isso as licenças aos compradores.
A facilidade de pirataria aumentava ligeiramente e a de comprar tb aumentava. No entanto tenho a certeza que nunca farao isto. A generalidade das empresas prefere chatear os compradores legitimos e fazer nada aos ilegitimos a nao chatear nenhum dos dois.
apocalipsus 05-01-2005, 14:12 Bem.. tenho uma opinião formada sobre este assunto e gostaria de saber a vossa opinião.
Então é assim... toda a gente sabe que um jogo original é demasiado caro, até porque se formos a ver conseguimo-lo ter por uns míseros 0.50€ de um dvd virgem.. cerca de 100x menos! A questão é que assim estamos a piratiar e com isso prejudicar todos aqueles que dedicaram muito esforço e trabalho no desenvolvimento do jogo. Quando refiro aqui jogo, pode muito bem ser pensado noutro qualquer tipo de software ou mesmo dvd vídeo, músicas, etc..
A minha opinião é simples. As empresas deveriam vender as licenças em separado. Assim, se eu kisesse sacar um jogo da net (pagando eu a net) e gravá-lo num dvd (pagando eu o dvd) apenas precisaria de mandar vir a licença pelo correio e ter o software legalizado!.. Porque razão tenho eu de ir à loja comprar o jogo na caixa (q n kero), pagando aos revendedores, editores, etc.. tou a pagar manuais q n kero, despesas de transportes etc.. qdo posso arranjar a mesma coisa, sacando da net às minhas custas?
Acho que só estamos adiando o inevitável... Podem vir com argumentos do género.. "ah, mas as empresas assim deixavam de produzir o software em cd"... pah, yah!!! tb deixaram de produzir rolos para máquinas fotográficas, agora é tudo digital.. it's the evolution baby.
Este rumo já é levado pelas empresas que vendem mp3 on-line... Imaginem que eu keria 5 músicas dos Metallica.. ia ao site deles, pedia licença para ter akelas 5 músicas, passado uns tempos recebia pelo correio um certificado que me dava essa licença e pronto. No caso de jogos, esse mesmo certificado poderia ser acompanhado da chave que daria acesso a jogar on-line.... só vejo benefícios nesta política.
Axo que uma palavra corresponde a isso tudo : Steam.
Para quem nao sabe (sera que existem ainda pessoas destas?) com o steam foi possivel comprar o half life 2 sem termos de ir a loja buscar a caixa e cds e isso. ficamos com tudo legal, ate porque quem nao tiver uma conta no steam com o hl2 legal nao consegue jogar (ok ha alguns que conseguem mas eles nao sao para aqui chamados.)
A verdade é que os jogos que compro sao akeles que eu gosto mesmo, por isso eu penso "Se as empresas querem vender os jogos, façam coisas decentes". Vejamos por exemplo o caso do Half life 2 , apesar de ser singleplayer muita gente comprou original (se tivermos em conta o numero de pessoas que esta a jogar cs: source neste isntante, mais de 60mil) supondo que noutros paises a esta hora é de noite, posso concluiro que mais de 100 mil (mas devem ter sido muita mas mesmo muitas mais) pessoas compraram o jogo legalmente.
Pessoalmente concordo com o que tu disseste, e axo que muitas empresas deverao seguir o que a Valve fez
A questão do coolzero é interessante mas se esse sistema for aplicado, o mais provável é q diferença de preço entre a versão online e a de cx seja mto reduzida.
O HL2 custa 49.95$ pela steam e 49.99$ na amazon.com.
Qual a vantagem de comprar online?
A questão do coolzero é interessante mas se esse sistema for aplicado, o mais provável é q diferença de preço entre a versão online e a de cx seja mto reduzida.
O HL2 custa 49.95$ pela steam e 49.99$ na amazon.com.
Qual a vantagem de comprar online?
É pouca porque as coisas geralmente não tem o preço que custam mas o preço que as pessoas estão dispostas a pagar por elas.
Enquanto houver jogos de caixa ao preço X os outros nunca vão ser muito mais baratos simplesmente não precisam.
Nemesis11 05-01-2005, 14:20 Umas questões:
Quantas produtoras de jogos (sublinho produtoras e não as grandes distribuidoras) têm capacidade e dinheiro para fazer um sistema como o steam. Servidores em todo o mundo, tempo, etc etc.
Mesmo que criem um sistema como o steam, será que depois conseguem contratos com as distribuidoras?
E mesmo que tenham só o sistema como o Steam, como fazem com as pessoas que querem o jogo numa caixa, com manual, etc? Ou aquelas pessoas que não andam sempre informadas do mundo dos jogos e que compram jogos quando vão a uma loja? Perder parte do mercado?
Existe o Live for speed, mas é um jogo que é para um mercado muito especifico e que anda bem informado.
É preciso ver que a Valve foi fundada por dois milionarios que sairam da Microsoft e que têm um jogo de top, o que lhes dá algum poder.
Tenebrus 05-01-2005, 18:04 Não me parece que seja esse o caminho (pelo menos o caminho para acabar com a pirataria)
O que propões é basicamente acabar com os intermediários. Ou seja corta-se o distribuidor e o que se poupa corta-se no preço final para o consumidor.
Primeiro estás a assumir que quem já tem jogos a custo zero, só o faz porque acha os jogos demasiado caros mas não o faria se os preços fossem mais baixos. (acho que isto é apenas uma pequena percentagem)
Segundo estás a assumir que os preços iriam baixar significativamente, ou seja que os custos da distribuidora se resumem a produção do suporte físico, manuais etc. No entanto estás-te a esquecer pelo menos dos custos associados ao marketing e ao suporte pós-venda. Esses custos teriam de passar para a própria empresa de desenvolvimento com todas as desvantagens inerentes à descentralização. Ou seja iriam ficar mais caros que à distribuidora. Adiciona a isto os custos que teriam com a manutenção de uma linha de distribuição online, com todas as preocupações de fiabilidade e segurança e se calhar os jogos até ficavam mais caros. Já sem falar nos custos de aspirinas para as dores de cabeça.
As distribuidoras não existem por acaso. Se subsistem é porque têem uma boa razão de ser.
Pra acabar com a pirataria a única forma é mesmo as empresas oferecerem algo com o original que seja de facto impossível de obter através de cópia regular. Tens vários exemplos:
-Jogos multiplayer online: Pra poder jogar (em servidores oficiais) vais precisar de uma cd-key que te permita aceder a eles. É pra mim a melhor solução até agora
-O caso do steam, que precisas de te ligar online pra poder jogar single player. Não funciona. Em menos de um dia estava a versão warez a bombar.
-MMORPGS: Tens um cliente e todo o resto do jogo está nos servidores da empresa. É pra mim a única maneira verdadeiramente fiável de erradicar a pirataria. Funciona no contexto dos mmorpgs, duvido que funcione pra todo e qualquer jogo, porque implica que toda a gente tenha uma ligação broadband fiável, que eventualmente os servidores vão ser desligados quando deixarem de ser rentáveis, etc etc.
A outra alternativa é o acesso a extras que só tens acesso com o original. Assim a modos que a solução mmorpg mas apenas para conteúdos estáticos ou sujeitos a manutenção muito menor (podiam ser extras à là DVD, ou pequenos segmentos do jogo (opcionais) que são jogados online).
No meu caso específico custa-me muito dar dinheiro por CD's (não compro um à anos) ou por jogos (compro poucos). No entanto DVD's só tenho originais. Não gosto de cópias e prefiro sempre ver um filme no cinema que uma cópia em Divx. Para livros tb não suporto ler no computador. Se calhar tanto os dvd's como os livros originais me oferecem coisas que os cd's de música e os jogos não conseguem.
Mas já chega de divagações que este post já vai longo...
CoolZero 05-01-2005, 18:24 A questão n tem muito a ver com irradicar a pirataria...
Com o Halflife 2 o que eles fizeram foi por o jogo on-line ao mesmo preço q comprares na loja.. isso aí n ajudou em nada. Mas se eu tiver o jogo, arrajado de que maneira for, não quero ir a uma loja pagar coisas q n me interessam minimamente para ficar por ter a mesma coisa, o Halflife 2....
Assim.. apenas compravas a licença e correspondente possiblidade de jogar on-line dado que me seria facultada uma chave.
Eu joguei halflife 2, sem ter o original.. e se custasse 10€ a licença provavelmente teria a mandado vir.. e teria feito o mesmo para outros jogos, principalmente aqueles que dão para jogar on-line.
Parece-me dificil que as empresas tenham uma plataforma como steam, a não ser grandes empresas como a ea, atari. Se eles passassem a vender tudo pela internet muitas empresas iam fechar, todas relacionadas com a venda e distribuição.
Existe outro problema imagina que tens um jogo bastante antigo só que ter esse jogo na plataforma da empresa não é rentável, eles cortam o jogo deixas de jogar ( com sorte mandam algum update que te deixa jogar fora da plataforma ).
Existem alguns jogos que podes fazer o download e que é o jogo completo, só que tens x horas de jogo e podes comprar a licença e esse jogo fica como full, era isto que estavas a dizer: http://www.trygames.com/
Tenebrus 05-01-2005, 18:37 isso era dar um valente tiro no pé. Não podem vender jogos ao desbarato sem prejudicar as vendas pelo canais regulares. Nem os contratos que têem com as distribuidoras o permitem.
Se me vendessem o carro que eu quisesse, por um quinto do preço mas eu tivesse que me desen*****r para o ir buscar à porta da fábrica tb curtia o molho.
Mas isso era não só prejudicar as vendas pelos canais regulares, como perder dinheiro como ainda por cima dar a oportunidade de criação de um mercado paralelo. (ò pra mim a alugar uma daquelas banquinhas em frente à fnac, com uma ligação internet, um gravador de dvd's e um bloquinho de post-its a vender jogos aos magotes por 15€)
Ou seja q queres os jogos qse à borla!.
Achas q dos 50€ q custa um jogo, 40€ estão diluidos na distribuição?.
Achas q as empresas podem a investir anos e milhões no desenvolvimento e publicidade dum jogo para dps eferecê-lo por uns tristes 10€?.
Qdo falaste em licenças online, pensei q te referias a pagar uns 30-35€ em vez dos 45-50€ das lojas físicas, agora 10€ é um valor ridiculamente baixo.
O melhor é deixar tudo como está. Pelo menos assim umas coisas vão dando para as outras
CoolZero 05-01-2005, 21:46 Então acho q devem-se informar melhor de quantro ganha mesmo kem fez o jogo, por cada jogo que é vendido.. poix é ridiculamente baixo!
E em relação a toda a cadeia de valor desde destribuidores, vendedores, etc... azar o deles!
Támbem ninguém se preocupou quando decidiram acabar com as máquinas fotográficas antigas e passaram pas as digitais.. então e as marcas q faziam rolos?!....
Isto acabou na mesma conversa de sempre. As software houses ganham pouco, logo os jogos têm q ser qse de borla, mas se eles ganhassem mais, os jogos teriam q ser mais baratos pq eles estariam a ganhar mto.
Até ias bem, mas ao meu ver, acabaste por te espalhar.
Alone I Break 05-01-2005, 22:22 então e as marcas q faziam rolos?!....
passaram a fazer maquinas digitais... :x2: :fart:
concordo com a tua ideia mas uma coisa é certa: A pirataria nunca irá deixar de existirAcaba quando os preços deixarem de ser exorbitantes e o custo de piratear se tornar dispendioso.
Por exemplo, passa pela cabeça de alguem pedir um jornal emprestado a um amigo para ir tirar fotocopias e depois ler?
isto é só um exemplo.. :D
Acaba quando os preços deixarem de ser exorbitantes e o custo de piratear se tornar dispendioso.
Por exemplo, passa pela cabeça de alguem pedir um jornal emprestado a um amigo para ir tirar fotocopias e depois ler?
isto é só um exemplo.. :D
e aquele ppl q faz um upgrade à gráfica para correr aquele jogo bombástico q sacou da net?. N digam q são poucos, pq n são assim tão poucos.
O problema é a pirataria é um mal aplamente aceite por nós, mas q recusamos reconhecer!!
@ Coolzero
A ideia ate' seria boa num mundo onde toda a gente tivesse acesso a banda larga e nao houvesse toda uma industria para alem do desenvolvimento dos jogos para suportar qdo se trata do lançamento de um jogo
Vou-te dar uma ideia de como as coisas funcam (ou funcavam qdo eu estaba dentro da industria dos videojogos ha 9 anos atras no mercado de jogos para consolas) uma empresa gasta milhoes de dolares no desenvolvimento de n titulos dos quais apenas 1/3 chega sequer a ver a luz do dia numa alpha os titulos mais seguros desses alphas vao a feiras da especialidade e conforme o apoio do publico, da critica e das revistas da especialidade seguem em frente. O resto fica pelo caminho. Nesta altura fazem-se as previsões de vendas para cada mercado (Asia, America, Europa e Resto do Mundo) e vao ficar mais uma serie de titulos pelo caminho pq no mercado niponico segue-se a teoria da produção em massa - consumo em massa e os titulos sao muitos, mto diversificados e a preços bastante baixos pq se vao vender mto. Depois ha a release na America em q os titulos so de interesse para os japoneses sao largados (ai metade deles) as vezes sao adicionados alguns titulos so para americanos (como os de futebol americano ou hoquei no gelo q nao dizem nada aos japoneses nem aos europeus) Ao q se segue a conversão para PAL dos jogos q restam (tinhas 20 titulos no japao, na america passaste a ter 12 e na europa passas a ter 6 a 8). Ou seja... tu qdo estas a pagar um jogo a uma software house nao estas a pagar SO UM JOGO mas todo o trabalho q eles tiveram em todos os titulos q eles estiveram a desenvolver durante o periodo de tempo em q esse jogo foi desenvolvido ou seja se a software house tiver tido uma despesa de 10.000.000 de dolares durante esse tempo e estiver a planear editar 1.000.000 de jogos a empresa vai cobrar aos distribuidores prai 11 dolares por jogo de maneira a ter 1.000.000 de dolares de lucro.
Depois tens as distribuidoras que parece que comem bem mas n comem tanto como isso acredita lembro-me de qdo trabalhava na sega portugal as margens brutas (note-se eu disse brutas) de lucro andavam na ordem dos 15-25% conforme o jogo e a plantaforma a q era destinada. A isso tinhas de tirar custos de importaçao, custos de traduçao e impressão de manuais, custos de distribuição aos revendedores e custos de publicidade. Tiras isso tudo e ficas com uma margem liquida de 5 a 7.5%. Dos quais tens de tirar os salarios do ppl q suporta toda a estrutura e as rendas de todas as estruturas necessarias para albergar quer o ppl quer os jogos. Alem disso estas a esquecer-te de uma coisa os jogos nao sao so feitos em inglês e muitas vezes as proprias distribuidoras nacionais de um pais colaboram estreitamente com as software houses no desenvolvimento do jogo quer nas traduções dos proprios textos como nas vozes dos personagens dos jogos feitos para um determinado pais...por exemplo nao achas q o Perestrelo foi para inglaterra aos estudios da Gremlin gravar os comentarios para o Euro 96... isso foi feito ca em portugal
Depois ainda ha os vendeores finais ou revendedores aos quais cabe uma margem bruta de aproximadamente 20-25% ao q tens de retirar todos os custos de manutenção da loja incluindo empregados, luz, publicidade, renda, etc
Em suma qdo um gajo pirateia nao esta so a prejudicar as software houses mas TODA A INDUSTRIA q depende do facto dos jogos serem vendidos naquelas caixinhas todas bonitas nas prateleiras das lojas
Era bom ser tipo do produtor directamente ao consumidor, mas lembra-te q se a fruta nos viesse parar a casa directamente das macieiras de quem as planta tu nao a ias ter selecionada, lavada e acondicionada como a vez nos supermercados, em alguns casos acredita nem reconhecias a fruta antes de a lavares e provavelmente ia-te saber a qqer coisa esquisita (tipo pesticida).
No caso da Valve e do Steam e' logico q eles têm q vender o jogo a um preço quase igual ao das lojas nao so por uma questao de concorrencia mas tb para compensarem fincanceiramente as empresas de distribuição que não estão a vender n copias pq elas estao a ser vendidas na net e q participaram mais ou menos activamente na produção do jogo.
@Stormhawk
Como vês a margem da valve não e' assim tão grande como isso ;)
StormhawK 06-01-2005, 02:21 Bom post. I stand corrected.
Korben_Dallas 06-01-2005, 02:32 Como já referi variadas vezes a piratagem de jogos existe porque é "anónima" e qualquer um o faz sabendo que não haverá consequências...
Conheço mta gente cheia de €€ e que não se importa de pagar 100€ por uns ténis mas qd chega aos jogos toca a sacar e comprar é algo impensável :rolleyes:
A diferença é q para teres os téninhos de graça tens de ir à loja e metê-los debaixo da gabardine e rezar para q n sejas apanhado :rolleyes:
As consequências para a indústria já aqui foram referidas e muito bem. Eu também uso os P&P como forma de testar jogos mas compro bastantes (tenho 20 pa XBOX e uns 4 ou 5 para PC q já n jogo mt no PC).
Quanta gente n quis ver o PES no PC mas qd chegou nem 30€ pagaram por ele (foi qt me custou o PES3)... depois deixam de fazer os jogos e fica tudo "ah então pq?!"
Eu comprei o PES4 original a 28€ já com portes e não achei nada caro tendo em conta as horas q já me diverti a jogar isto. Os últimos ténis q comprei foi na Brooklin por 15€ em promoção :P
A piratagem em si nunca vai acabar mas se calhar quando começarem a apertar o cerco cá em PT com mais rusgas e controlo pode ser que as pessoas pensem duas vezes.
O que me preocupa mesmo é os jovens de hoje em dia q cresceram sem nunca ter pago por um jogo e não sabem dar valor a software original. Como o software não é algo físico parece q deixa de ter valor... em PT ainda há muita ignorância em relação ao conceito de propriedade intelectual :rolleyes:
Enfim sei q o guito custa a ganhar mas a comprar barato nos sites e a cingir-me aos jogos q mais gosto acabo por n gastar mt guito em jogos... de certeza menos do q gasta qq puto q saia à noite aos fins de semana :P
Quanto ao sistema do Steam ainda estou indeciso... por um lado gosto de ter a caixa e DVD original mas por outro é bastante cómodo deixar o jogo a sacar e estar pronto a jogar quando se chega a casa. Acho que deverão sempre existir ambas as hipóteses e sim concordo q a versão sacada deve ter um custo ligeiramente mais baixo.
Eu sou desses que dá 100€ por uns tennis e nao dá 40/50€ por um jogo. A dif é que ando com os tennis "todos" os dias e jogos é 1/2x's por semana se tanto.
Quem é gamer deve comprar os jogos que joga...eu como nao sou, nao compro.
ps: os ultimos que comprei foram: UT2003, MK DA, Blinx.
vamos evitar entrar outra vez na conversa sobre pirataria, pq n tarda nada começam a surguir as flames e os miminhos personalizados.
CoolZero 06-01-2005, 10:31 Eu percebo o vosso ponto de vista acerca da pirataria. Mas a minha questão não era sobre a pirataria. A questão era como tornares legal uma cópia, não querendo ir à loja comprar o original. A forma como arranjas a cópia é transparente, ninguém tem de saber, apenas necessitas de um certificado de como pagaste os direitos de autor.
Isto não serve para terminar com a pirataria, mas certamente vejo aqui uma forma de se dar um passo em frente face à realidade em que vivemos hoje, mais nos países como EUA com ligações à net de "banda mto larga". O sucesso recente de muitas empresas deve-se a terem iliminado muitos dos intervenientes na cadeia de valores dos seus produtos, quer isto dizer, directamente do produtor ao consumidor. Isto é hoje possível porque temos meios de comunicação muito bons, como a internet, que permite colocar qualquer possível comprador em contacto directo com o produtor.
Vejam o mercado da música on-line, o sucesso do i-tunes... Estamos precisamente a passar por cima de muita coisa, desde o fabricante de cds, a lojinha q vende os cds, etc... e no entanto é possível, está feito, e dá muito dinheiro mesmo assim.
Outra coisa que isto resolveria, é o facto de não poderes ter um backup dos teus, tão caros, jogos de PS2 ou XBOX.. simplesmente pq a consola não lê os backups. Ou seja, embora legais, não tens qualquer forma de os utilizar. Quer isto dizer que se pagaste 55€ pelo teu PES4 e por alguma razão riscaste o dvd original... vais pagar mais 55€ por outro.. pagas os direitos de autor 2 vezes, o dinheiro gasto em publicidade 2 vezes, os gastos de destribuição 2 vezes, etc 2 vezes....
o sucesso da música online reside no facto de poderes comprar as faixas q queres e não todo o cd. No software é diferente, tu n podes comprar "x" ficheiros, tens comprar o jogo todo.
Quer saques o jogo da mula quer vás à loja camprá-lo, os custos na criação do jogo são os mesmos para a software house. Logo, n podes esperar pagar só 5-10€ por licença!
o sucesso da música online reside no facto de poderes comprar as faixas q queres e não todo o cd. No software é diferente, tu n podes comprar "x" ficheiros, tens comprar o jogo todo.
Quer saques o jogo da mula quer vás à loja camprá-lo, os custos na criação do jogo são os mesmos para a software house. Logo, n podes esperar pagar só 5-10€ por licença!Até aí tudo bem, mas agora compara um album de musica com um jogo:
Já sei que não podes partir o jogo em faixas, no entanto , imagina um album de musica com as faixas A,B e C.
Toda a gente só compra a faixa A , vai haver prejuizo com o custo de produção das faixas B e C, que ninguem comprou, porque ninguem produz albuns à escolha do fregues.
não sei se me fiz entender :D
Tenebrus 06-01-2005, 11:57 E quanto aos gajos que fazem os jogos ganharem assim tão pouco tb não é verdade. Os realmente bons ganham balúrdios (Não foi o carmack que ofereceu um ferrari ainda nos tempos do quake? Quantos anos achas que eu ou tu temos de trabalhar até podermos oferecer um ferrari?). Ou achas que os distribuidores tb não têm de baixar as calcinhas se querem ter a licença de venda de um jogo feito por uma valve, uma id ou uma blizzard?
É como em tudo. Alguns ganham balurdios, o resto ganha como num emprego normal (que como programador nos US não é assim tão pouco).
CoolZero 06-01-2005, 13:22 E quanto aos gajos que fazem os jogos ganharem assim tão pouco tb não é verdade. Os realmente bons ganham balúrdios (Não foi o carmack que ofereceu um ferrari ainda nos tempos do quake? Quantos anos achas que eu ou tu temos de trabalhar até podermos oferecer um ferrari?). Ou achas que os distribuidores tb não têm de baixar as calcinhas se querem ter a licença de venda de um jogo feito por uma valve, uma id ou uma blizzard?
É como em tudo. Alguns ganham balurdios, o resto ganha como num emprego normal (que como programador nos US não é assim tão pouco).
Não ganham nada muito por cada jogo.. se fores a ver se calhar ganham 1/5 ou 1/10 dos 55€ q pagaste pelo jogo... agora se multiplicares esses 10€ ou 15€ que sejam x milhares de jogos vendidos... ou milhões, em todo o mundo. Imagina 100.000 jogos q é uma valor baixo, vezes 10€ q ganhem por jogo, são 1.000.000€... 200 mil contos... já dá para o ferrari.. mas se fores a ver um quake vende mto mais q 100.000...
CoolZero 06-01-2005, 13:32 Eu também disse 10€ por exemplo... poderia ser 15€ ou 20€.. a questão é não pagares por coisas que não queres. Se bem que 20€ acho q as pessoas iriam preferir ficar com o jogo pirata, enquanto 10€ gostariam de pagar para o ter licenciado... É tudo uma questão de se experimentar.. Existem jogos on-line, cujo download é gratuíto e apenas pagas para jogar on-line.. e isso tem feito algum, relativo claro, sucesso.
Pensem em situações tipo um grupo de amigos q têm 10 pcs para jogar um jogo qq em rede... vais pagar 10x licenças, 10x manuais (ya.. caso percas um tens outro), 10x caixas, 10x publicidade, etc... É claro q é absurdo, e é por isso que muitas empresas quando compram o windows, ou outro software, n compram os cds mas sim as licenças. Cds basta uma vez os originais e depois copiam, o que tem valor é mesmo as licenças.
moonspell 06-01-2005, 14:10 Não acredito na ideia de sacares o jogo e depois, por própria iniciativa, comprares a licença. A natureza humana não permite esse tipo de brincadeiras, é óbvio que mais de 90% da pessoas vão estar a usar o jogo/aplicação de graça.
No entanto algo tem que ser feito para se contornar os chupistas dos distribuidores. Tal como já foi dito, fazendo a distribuição pela net resolvia o problema dos distribiudores, mais os custos das caixas, cds, manuais impressos. O produto poderia então ser vendido muito mais barato para o consumidor final, tendo a empresa de software (mesmo que pequena) o mesmo lucro (ou mesmo mais lucro).
Penso que o futuro deverá passar por uma solução parecida com a do Steam, mas com alguma diferenças. A tecnologia já existe, só falta mesmo pegar a moda.
- Preço necessáriamente bastante mais barato em relação à versão vendida em caixa (Quanto a mim, pelo menos metade...)
- Distribuição através de p2p (Bittorrent ou similar). Tem a vantagem de não ter que haver grande investimento em servidores.
A diferença é que o produto final não daria para correr por si só, mas precisaria-mos dum pequeno ficheiro, que só se conseguiria obter através da compra da "licença".
É simples e como vêm é quase o Steam. Quanto ao bitorrent e a sua possivel má fama, o facto é que já está a ser usado para distribuição, como por exemplo:
http://www.anarchy-online.com/free/ad_campaigns/freecampaign
(neste caso o software é de graça, e aproveitei para fazer propaganda!! :D )
CoolZero 06-01-2005, 14:21 moonspell, concordo planemente ctg... E nem era preciso sacares nenhum ficheiro adicional, basta teres uma cd-key tua necessária para jogares on-line. Niguém vai kerer partilhar a sua cd-key com o prejuíso de ficar banida. E nesse caso sim, terias de re-comprar os direitos do jogo.
É pa acho q voces nao estão a ver bem a coisa pq a menos q queiram q todos os jogos deixem de ter suporte fisico, manuais, traduções e publicidade os preço dos jogos nao vai descer quase nada pq esse trabalho continua a ter de ser feito por alguem, se quiserem eliminar as distribuidoras passam a ser as software houses a ter esse trabalho.
Se quiserem um bom exemplo disso basta olharem para a mega EA q tem todas essas estruturas incorporadas (incluindo a distribuição aos pontos de revenda) e cujos jogos continuam exactamente ao mesmo preço q os outros...
Alem disso não estão a contar com uma coisa bastante importante q e' a dinamização do meio e a entrada de sangue novo para o ramo. Posso dizer-te o seguinte as software houses raramente vão recrutar o ppl 'a rua ou 'a universidade, eles geralmente procuram dentro do proprio meio seja em outras software houses mais pequenas ou nas distribuidoras.
Lembro-me por exemplo de um artigo acerca de um tester americano (na altura considerado um dos melhores do mundo ganhava balurdios e tinha viagens 'a pala) q começou como empregado de escritorio numa distribuidora q depois foi para apoio ao cliente e por ai acima...
Ja agora o futuro do combate 'a pirataria não deve passar pelo software mas pelo hardware ou seja na criação de chaves de hardware sem as quais o software nao corre. Claro q essas chaves podem sempre ser emuladas mas se forem suficientemente complicadas a maquina vai gastar tantos recursos a emular a chave q nao corre o jogo decentemente
As chaves de hardware nao resolvem nada. O software seria crackado na mesma. O AutoCAD em tempos tinha chave de hardware e ja havia "versoes" que passavam ao lado disso. E isso era nos tempos que aquilo ainda corria em DOS ou isso. Aquilo com P2P, equipas que se dedicam a isso, internet e mais nao sei o que essa gaita nao durava nem 15 dias.
Os unicos programas que isso funciona sao aqueles que estao tao fora do mainstream que ninguem se da ao trabalha de rebentar com aquilo. Os jogos nao caem exactamente nessa categoria.
StormhawK 06-01-2005, 15:40 Aliás, N softwares já utilizam esse método, especialmente aqueles desenvolvidos especificamente para a utilização X ou Y e que custam milhares de contos.
Contudo, não é uma solução prática. Ninguém vai aceitar de bom grado ter que andar a espetar USB keys no computador para jogar o jogo X ou Y.
CoolZero 06-01-2005, 15:50 Concordo... as chaves por hardware não servem para nada, é o mesmo trabalho que crackar uma protecção qq por software. O trabalho é o mesmo.. As únicas protecções a terem sucesso são as que obrigam a teres chaves válidas para jogares o jogo on-line.. mas nem todos os jogos são on-line, e as consolas, pois muita gente não quer perder a garantia e não "chipa" a consola...
Para as consolas, a minha ideia era ter dvds/dvds não legíveis em cd-roms normais, ou seja, metes o cd num pc e é detectado como virgem ou qq coisa do género, mas de forma a ser impossível a dar a volta. Claro q depois era preciso andarem em cima dos fabricantes de dvd-roms para n fazerem nada para pc que lê-se esse tipo de cds...
Para o pc é muito dificil, poix se consegues ler todos os fixeiros, podes editar qq um e "cracka-lo" de forma a passar por cima da protecção.. e se n podes ler o ficheiro é o mesmo q n existir.
Essa ideia do DVD nao legivel tb nao vai la. O chip depois permite a leitura de formatos standard. Como a PSX original alias. A unica maneira e arranjares DVD mesmo nao standard estilo um DVD de 9,5 cm. Que e mais ou menos o que a GC faz. Depois o sucesso comercial da consola...
Ha algumas protecçoes que tiveram algum sucesso como o Starforce ou la o que era. Demoraram bastante a arrebentar com ela.
CoolZero 06-01-2005, 16:07 Essa ideia do DVD nao legivel tb nao vai la. O chip depois permite a leitura de formatos standard. Como a PSX original alias. A unica maneira e arranjares DVD mesmo nao standard estilo um DVD de 9,5 cm. Que e mais ou menos o que a GC faz. Depois o sucesso comercial da consola...
Ha algumas protecçoes que tiveram algum sucesso como o Starforce ou la o que era. Demoraram bastante a arrebentar com ela.
Sim, a ideia era mesmo algo não standard.. mas n tem de ser o tamanho do cd...
Em suma qdo um gajo pirateia nao esta so a prejudicar as software houses mas TODA A INDUSTRIA q depende do facto dos jogos serem vendidos naquelas caixinhas todas bonitas nas prateleiras das lojas
Já pensaste que é um modelo de negócio que já não faz sentido...?
Passa-se o mesmo com a indústria da música e com as mercearias...
Korben_Dallas 06-01-2005, 17:07 A utilização de non standard media funciona muito bem na Gamecube e foi uma boa jogada.
A Dreamcast tentou o mesmo com o GDROM mas deixaram um "buraco" brutal que foi fácilmente aproveitado com o boot CD.
O problema é que isto deve ter custos acrescidos e como se sabe a piratagem também vende consolas e aumenta a popularidade...
Tiraste-me as palavras da boca korben por acaso tb ia falar precisamente do GDROM da DC
A utilização do non standard media permite impedir os users normais de piratearem mas abre a porta de novo ao ppl da contrafacção... lembras-te daquelas grandes mafias em hong kong q pirateavam n jogos e depois os metiam todos num so "cartucho"?
Ha 3 coisas certas neste mundo:
.Todos iremos morrer
.O Pinto da Costa nnunca vai ser acusado
.Tudo é passível de ser pirateado
Deiam as voltas que derem, se for rentável e/ou existir mercado para piratear algo então irá sempre existir a vertente pirateada.
Nao questionem a eficáçia das protecções, mas sim pk existem pessoas a "rebentarem" com elas. Se existem é pk há mercado para isso...and common...já no tempo do Zx Spectrum se pirateavam gravações das K7's, ou mesmo cartuxos para akelas consolas manhosas. Isto faz parte do mercado já há tanto tempo, que seria esquisito não existir.
ps: alberto \o/
CoolZero 06-01-2005, 18:31 Pela razão que a pirataria é impossível evitar, acho q o caminho a seguir é reduzir a cadeia de valor dos jogos. OU seja, eu arranjo o jogo e só kero a licença por 10€.. pq por mais vou ali ao meu vizinho e arranjo o crack e olha... n jogo on-line mas jogo!
Agora se por 10€ ou 15€ poderes jogar on-line, ou kizeres "oficializar" a tua cópia pq achas bem se calhar fazias isso com os jogos q mais kurtes e q hj em dia n fazes.
Isso de baixar o preço para vender mais, etc, etc n tem validade. Poucos dar-se-ão ao trabalho de pagar o que quer q seja se houver à pala na net.
É como ir ao warez buscar software e updates de segurança :rolleyes:. Será q os 60€ q custa um AV é um investimento anual com uma péssima relação custo/beneficio?
Ao meu ver, esta é mais uma thread q tenta justificar a pirataria.
Isso de baixar o preço para vender mais, etc, etc n tem validade. Poucos dar-se-ão ao trabalho de pagar o que quer q seja se houver à pala na net.
É como ir ao warez buscar software e updates de segurança :rolleyes:. Será q os 60€ q custa um AV é um investimento anual com uma péssima relação custo/beneficio?
Ao meu ver, esta é mais uma thread q tenta justificar a pirataria.
3 Letras AVG ou entao 5 LINUX =)
3 Letras AVG ou entao 5 LINUX =)
Se é grátis , n presta.
Se custa algum dinheiro, é caro.
Logo saca-se à pala. Parece q é assim q as coisas funcionam.
Se é grátis , n presta.
Abre os olhos... Há muita coisinha grátis bem melhor que paralelos a pagantes...
Abre os olhos... Há muita coisinha grátis bem melhor que paralelos a pagantes...
Eu sei disso, simplesmente estava a mostrar a ideia generalizada entre mtos utilizadores.
Podemos ter o av xpto bom e gratuito, mas o ppl quer é o nav ou mcafee e vão à net sacá-los. É o preço da fama, digo eu.
Eu sei disso, simplesmente estava a mostrar a ideia generalizada entre mtos utilizadores.
Podemos ter o av xpto bom e gratuito, mas o ppl quer é o nav ou mcafee e vão à net sacá-los. É o preço da fama, digo eu.
Ops, my bad! Não visualizei a tua crítica :D Sorry.
|
|