View Full Version : OpenOffice 2.0 preview

Nemesis11
19-12-2004, 22:05
Aqui está um programa que merece/vai merecer algum destaque.

O Inq fez um pequeno preview do Openoffice 2.0 e desde já parece estar bastante bom.

http://www.theinquirer.net/images/articles/oo20preview-logo.jpg

http://www.theinquirer.net/images/articles/ooo20-preview-doc-file-from-microsoft.jpg

http://www.theinquirer.net/images/articles/ooo20-preview-impress-with-powerpoint-file-loaded.jpg

http://www.theinquirer.net/images/articles/ooo20-preview-calc-with-xls-file-from-hp.jpg

OpenOffice.org project based on open sourced StarOffice code has released a preview of the upcoming OpenOffice 2.0 product. This version touts better MS-Office loading and parsing, strict XML compliant output, a new database program that mimics Microsoft's Access, and much more. It's available for 32-bit Windows, Linux (x86), Sun Solaris x86, and the traditional Solaris for Sparc.

Installation was idiot proof and took 3 minutes on the 2.0 Ghz AMD Athlon based test system with 512MB RAM. Load speed is one area worth noting because of the improvements over previous releases. Launching the Office Suite installed on winXP Home SP2, with the program's "Quick Starter" feature disabled, produced the following results: OpenOffice Writer loaded in 10 seconds. The Spreadsheet (OO Calc) in 11 seconds. The Powerpoint-like presentations module (Impress): 9 seconds. OO Base (a new database program): 5 seconds. With Quick Starter enabled: OO Write: 3 seconds. OO Calc: 7.5 seconds. OO Impress: 6 seconds. OO Base: 2 seconds.

Continuing with the tradition of offering very good Microsoft Office compatibility, the OO 2.0 preview opened with no errors a few random Microsoft Office files downloaded from the net, preserving the complete presentation format and content.

One noteworthy addition to this upcoming 2.0 OO.o release is the HSQL Embedded database engine a fast Java-based embedded database engine that once surprised everyone by beating IBM's Cloudscape (now also open sourced) and even C++ databases. Also included is a user friendly database application dubbed "OpenOffice Base" which allows you to effortlessly create both databases, queries and reports using helpful "wizards".

http://www.theinquirer.net/?article=20293

Mais info -> http://marketing.openoffice.org/2.0/featureguide.html

alph
19-12-2004, 22:08
Óptimas news para o open-source! :D

Metro
19-12-2004, 23:41
Ainda não virão os comentários do pessoal no OSNEWS.com.
Só falta andarem à batatada.
O que me chamou à atenção é a base de dados.
Espero que seja alguma coisa de geito. Os comantários que vi são maus vamos esperar para ver.
Ainda não vi a data para o lançamento final. Não sei se há alguma indicação sobre isso.

Ah! E a velocidade que demora a abrir parece que continua a ser muito mau. Essa é uma das principais promessas a cumprir.

xtr3me
20-12-2004, 00:09
Bem, realmente espero que o loading time seja um pco mais rápido.
Quanto à base de dados, não é assim mto importante, pelo menos para mim.
Mais importante é que abra as apresentações do powerpoint exactamente como elas são, sem se atrofiar (uma vez que mtes das apresentações que são dadas pelos meus profs, maram um pco).
mas tá no bom caminho :D

Open-source Rules !!

Cumps

ptzs
20-12-2004, 01:30
Tenham em atenção que quando instalam o MS Office ele põe o quick-start em default, portanto 7.5s para folha de cálculo e 3s para write até não me parece mau de todo.

Chip
20-12-2004, 22:31
Tendo em conta o tempo que demora a elaborar um qualquer documento, seja uma apresentação, um doc. de texto ou uma folha de cálculo, parece-me irrisório o tempo quw a aplicação demora a abrir, i.e. não seria sem dúvida esse o factor decisivo (mas também prefiro quanto mais rápido e menos recursos melhor), agora se compararmos os factores: features(desempenho) / estabilidade / compatibilidade / tempo / custo, acho que temos um vencedor entre o openoffice e o microsoft office (não fosse o facto de nos clientes caseiros o custo não ser factor de análise e nos empresariais o porventura o desconhecimento e outros factores como o suporte e facilidade de uso (produtividade, para quem está habituado a trabalhar com ms durante anos a mudança não deve ser fácil)

Estou a imaginar numa empresa como a que trabalho (Bosch) o que representa em licenças o windows 2k e o office 2k3 (upgrade mundial do 97 para o 2k3 há meia dúzia de meses) nos custos globais e o quanto se poupa por ano numa solução linux/openoffice

Se calhar essas soluções ainda tem alguns contras.

ShadeX
21-12-2004, 03:27
Isso depende da tua "sensibilidade" ao tempo... Pra mim, sempre que o Notetab (win) ou o pico (linux) demoram mais de 1s já estou a atrofiar... Alias, por muito que goste do Kate, foi precisamente o load time que me fez desistir. 10s pra abrir o Write? Dá pra fumar um cigarro e ir fazer um café :)

De qqr modo é bom ver o OO a andar pra frente. Pode não ser brilhante, mas ao menos é uma alternativa.

Pena que não se esteja a lutar a batalha mais importante. O problema não é a app open source, é o formato Open Standard. Enquanto a M$ dominar o standard do formato, tamos sempre agarrados. O unico sitio onde consegui até agora "meter" o OO foi em advogados. Como a lei determina que os docs TÊM de estar em rtf, MS Office, Open Office ou Wordpad não fazia peva de diferença :P

@Chip: Não querendo fazer de advogado do diabo, mas calhando saia mais caro a migração para Lin/OO que o Volume License de O2k3. Já pra não falar em box resources. Linux é muito poupadinho sim pois, mas em server enviroment. Metes desktop e a conversa muda. Ainda no outro dia meti Win98/OfficeXP num portátil K6-2 450 32MB Ram e não sendo maravilhoso, lá funcionava. Tentem KDE/OO numa box com 32MB e venham cá dizer como foi...

Tafinho
21-12-2004, 07:53
Ainda no outro dia meti Win98/OfficeXP num portátil K6-2 450 32MB Ram e não sendo maravilhoso, lá funcionava. Tentem KDE/OO numa box com 32MB e venham cá dizer como foi...

Epá, dizer que o win98 é um sistema operativo é ofensivo para todos os outros...
De qualquer forma é mais que KDE... especialmente os últimos que estão bastante "engordados"...

ShadeX
21-12-2004, 09:51
E comentários desses dizem que tás a caminho do "zealotismo"...

Gostava de saber pq raio as pessoas equacionam sempre a estabilidade/funcionalidade de um OS com a imbecilidade/incompetência da massa de utilizadores desse mesmo OS.

Posso mostra-te boxes W98SE que estão a funcionar á muito tempo sem problemas nenhums. Office+Mail+Web. Nem antivirus têm. Netscape/Firefox, Netscape/Thunderbird, Open Office. Têm é users que ouviram com atenção todos os conselhos (e "avisos amigáveis") do admin de serviço .)

Por isso não me venham com conversas da treta sobre o W98SE. Falem antes dos users incapazes. Incapazes de atar os sapatos quanto mais usar computadores...

Btw, eu não morro de amores pela M$, mas dizer mal só por dizer é que não. Talk is cheap. Ou achas que tinhas PC's com o poder de supercomputadores em casa se não fosse por eles?

Andr0m3da
21-12-2004, 09:58
shadex,
consulta propria Ms acerca do tempo medio de uptime de uma box win98, e depois diz qq coisa...

Mr.Eko
21-12-2004, 14:21
Já há muito tempo que uso o OpenOffice, tanto em Linux como em Windows, e tenho-me safado bastantes bem. Para aquilo que pretendo serve muito bem. Vamos a ver como vai ser este 2.0. :)

estigma
21-12-2004, 14:41
Desde do OpenOffice que não uso o MS OFFICE... adoro o OpenOffice e vou continuar a usa-lo!

timber
21-12-2004, 15:15
Eu uso o Office 2003. E o que esta instalado no trabalho. Fizeram a passagem do Office 97 pro 2003 para ai em Agosto. Desconfio que so fazem estas mudanças para gastar orçamento de informatica. Se ao menos os formatos de ficheiros tivessem sido alterados ainda percebia...
Provavelmente a MS descontinua a venda, suporte, whatever das suites mais antigas e eles vem-se obrigados a fazer upgrade.

SwimmerBoy
21-12-2004, 16:08
Parece-me bastante bom......só falta experimentar

Tafinho
21-12-2004, 16:12
Posso mostra-te boxes W98SE que estão a funcionar á muito tempo sem problemas nenhums. Office+Mail+Web. Nem antivirus têm. Netscape/Firefox, Netscape/Thunderbird, Open Office.

Só se for numa LAN, fora dela não duram 20s...

Chip
21-12-2004, 19:10
@Chip: Não querendo fazer de advogado do diabo, mas calhando saia mais caro a migração para Lin/OO que o Volume License de O2k3. Já pra não falar em box resources. Linux é muito poupadinho sim pois, mas em server enviroment. Metes desktop e a conversa muda. Ainda no outro dia meti Win98/OfficeXP num portátil K6-2 450 32MB Ram e não sendo maravilhoso, lá funcionava. Tentem KDE/OO numa box com 32MB e venham cá dizer como foi... Bem, o upgrade para 2k3 implicou upgrades pelo menos nos pc's com menos memódia, passando para 256MB

Também teve os seus custos :)

Claro que se calhar licenças para empresas como a que me paga o salário e contratos de fornecimento de PC's (HP os últimos) devem sair ligeiramente mais em conta que ao utilizador comum, talvez por comprarem em quantidades com 4 ou 5 zeros mais :D

AwakE
21-12-2004, 19:30
Eles andam ai.........

gonx_me
21-12-2004, 20:23
Para a legalização da empresa onde trabalho, compramos 30 Offices. O preço de 1 e de 30 é substancialmente diferente.

Kain
21-12-2004, 20:24
epa o prob em ter uma rede em linux(para mim) e a falta de facilidade em instalar, configurar, montar a rede e dps ensinar n users q smp mexeram a usar um so diferente :D

para nao falar em aplicaçoes q so correm em win! agora custos so se for o tempo a treinar os users pk podes criar uma rede completas sem qq custo de software com o linux! coisa impossivel com M$

e o SO para o servidor, sao as CAL´s para aceder ao servidor, sao os SO das maquinas sem contar com um Anti-Virus decente.

Agora monta la uma rede para 100 users e ve os custos so em software!

P.S. a firma onde trabalho presentemente abandonou Office e esta (quase) so com o Open Office e sinceramente para o q usamos serve e bem! so ai ja poupamos mt dinheiro

Chip
21-12-2004, 20:29
Bem, empresa onde trabalho, globalmente deve ter uns... 70.000 pc's (e não sei se este número é só os pc's e portáteis de uso pessoal :D)

Acho que o número é mais ou menos este :D

pepperoni
21-12-2004, 23:01
trabalhas na sonae ou no bcp ?

BlueBird
21-12-2004, 23:06
[...]numa empresa como a que trabalho (Bosch)[...]
Nem uma nem outra :P

ShadeX
21-12-2004, 23:52

Monto um honeypot just 4u e dou-te o IP+DNS. Quero ver isso em 20s. Como já disse a alguem, talk is cheap.

Edit: Eu mencionei que TODAS as boxes tinham firewall? Eu confio na LAN como em mim próprio, ie, pouco ou nada....

ptzs
22-12-2004, 01:19
Digamos que win98se nem vale a pena usar, qq distro menos "gorda" corre em 32mb, até menos. E nem vale a pena falar nas vantagens...

Tafinho
22-12-2004, 01:54
Monto um honeypot just 4u e dou-te o IP+DNS. Quero ver isso em 20s. Como já disse a alguem, talk is cheap.

Não estávamos a falar do win98...? Para que é que o honey pot vem chamado...?

epa o prob em ter uma rede em linux(para mim) e a falta de facilidade em instalar, configurar, montar a rede e dps ensinar n users q smp mexeram a usar um so diferente

Como é óbvio esses utilizadores nasceram ensinados para mexer em win...

Agora dizer que é mais fácil instalar e conf uma rede em win que em linux, só para quem nunca mexeu em linux...

Andr0m3da
22-12-2004, 02:04
tafinho, ainda tens muitas killer apps

tens mto software q n existe em linux, principalmente software especial...

CRM, datawarehousing, Sales Force, etc.

eu por acaso trabalho na implementação e suporte de um desse programas, n suportamos linux, e a versão pocket so corre em Pocket PC.

Tafinho
22-12-2004, 02:13
tafinho, ainda tens muitas killer apps

tens mto software q n existe em linux, principalmente software especial...

eu por acaso trabalho na implementação e suporte de um desse programas, n suportamos linux, e a versão pocket so corre em Pocket PC.

Nunca me viste dizer nada que contradiga isso pois não...?
Embora não concorde com alguns pontos específicos... especialmente em CRM e datawarehousing, onde tens muitas aplicações que só correm em *NIX.

Andr0m3da
22-12-2004, 02:18
server side penso eu, n será?
SAP_BW por exemplo corre no que tu quiseres, não killer... mas tb n corre apenas em *nix.

o meu hosting tb é oracle, e pode correr no que eu quiser, preferencialmente para DB de pequena dimensao até 100G e menos de 1000 users a conectar-se win2k chega perfeitamente sem problema

Tafinho
22-12-2004, 07:52
server side penso eu, n será?
SAP_BW por exemplo corre no que tu quiseres, não killer... mas tb n corre apenas em *nix.

o meu hosting tb é oracle, e pode correr no que eu quiser, preferencialmente para DB de pequena dimensao até 100G e menos de 1000 users a conectar-se win2k chega perfeitamente sem problema

Sim, nos casos em que estava a pensar era mesmo server side, já que o client side não depende da plataforma.

Agora desse género de aplicações é comum haver para ambas as plataformas ou só para *NIX.

Kain
22-12-2004, 18:29
Não estávamos a falar do win98...? Para que é que o honey pot vem chamado...?

Como é óbvio esses utilizadores nasceram ensinados para mexer em win...

Agora dizer que é mais fácil instalar e conf uma rede em win que em linux, só para quem nunca mexeu em linux...

Ja fiz ambas( em linux bem mais reduzida) e sinceramente axo bem mais facil instalar uma rede em Win. Pode ser por n saber o suficiente ou usar uma distro ma!

Como e normal temos mais facilidade a fazer algo num sistema q ja conhecemos, mas ajuda muito quando o sistema e intuitivo e nas distros q ja testei o win e bem mais intuitivo

AwakE
22-12-2004, 21:02

Exacto...por exemplo a parte de mobilidade da SAP, quer para portateis ou PDAs trabalha tudo sobre Windows, não há cá Linux para ninguem. Isto é um bocado mau. Por um lado torna as empresas refens da M$ mas principalmente porque acho que a integração com o Windows (no caso dos portateis) podia ser bastante melhor...

Em termos de soluções residentes em servidores a M$ não tem assim grande dominio. Há alguma coisa que só corra mesmo sobre M$?

timber
23-12-2004, 10:50
O SAP aqui no tacho corre em servidores Alpha ainda da compaq com o Unix deles (Tru64 ou uma ***** qq)

Andr0m3da
23-12-2004, 12:42
yap, é um SAPo para homens ;)
no entanto quem o estiver a programar deve estar confortavelmente na sua cadeira em frente a uma box win2k ou nem por isso?

timber
23-12-2004, 16:11
Sinceramente não sei. Sou apenas utilizador. Para mim o SAP serve para marcar férias, ver recibos de ordenado e tarefas afins mas imagino que sim.

Chip
24-12-2004, 01:21
Ah... o SAP, essa bela app que me dá uma trabalheira do carai para fazer coisas tão simples como encomendar uma tela :D

AwakE
24-12-2004, 01:51
Ah... o SAP, essa bela app que me dá uma trabalheira do carai para fazer coisas tão simples como encomendar uma tela :D
Por isso é que o SAP só deve ser usado para coisas GRANDES :D

Um sistema SAP com todos os módulos (CRM, BW, Mobilidade, etc) é uma maquina impressionante. O problema é configurar como deve ser :D.

timber
24-12-2004, 10:42
Cá o SAP serve para quase tudo. Recursos humanos, gestão de manutenção do equipamento, gestão de projectos, administração de materiais, gestão de vendas... bela cagada que deve ter sido montar aquela trampa toda

AwakE
24-12-2004, 11:40
Cá o SAP serve para quase tudo. Recursos humanos, gestão de manutenção do equipamento, gestão de projectos, administração de materiais, gestão de vendas... bela cagada que deve ter sido montar aquela trampa toda
Posso-te garantir que à pala disso muitos consultores ficaram noitadas a bater com a cabeça nas paredes :D. Um gajo que vê isso a funcionar, não tem bem consciencia do que trabalho que dá montar.

Ainda por cima porque é um trabalho de muita responsabilidade, um erro pode custar muito caro mesmo.

timber
24-12-2004, 11:49
Cá o serviço foi feito pela EDINFOR de certeza. São obrigados ahahahah

Andr0m3da
25-12-2004, 20:16
o SAP é só A ferramenta de datawarehouse, o pai/inventor do datawarehouse, inicialmente era contra o SAP por não seguir o modelo em estrela, no entanto já se rendeu e agora nas convenções só diz bem...

tem é de ser programado como deve de ser e por gente que perceba aoguma coisa do assunto, alem disso tem e ser utilizado para o que foi feito...
não é suposto ter SAP para guardar receitas de bolos para mostrar aos amigos ;)