View Full Version : [Software] FireNotes
Nazgulled 12-12-2004, 15:31 Introducção
O FireNotes é uma simples aplicação usada para tomar notas (apontamentos) e guarda-las em ficheiros de texto. Se voçê é uma daquelas pessoas que ainda usa o notepad para apontar tudo aquilo que necessita quando está no computador, então, o FireNotes é para si. Certamente que existem muitas aplicações semelhantes mas a razão para a qual eu programei esta foi porque eu necessitava de uma simples e boa aplicação e não uma aplicação completa cheia de funções, com muitos botões e opções e/ou uma aplicação que simula-se post its. Eu queria exactamente aquilo que o FireNotes é.
A maneira como o FireNotes funciona é bastante simples. Um ícone matém-se na área de notificação, voçê clica nele sempre que desejar mostrar (ou esconder) o FireNotes, com alguns cliques pode criar uma nova nota, que é então guardado num ficheiro de texto, ir para a próxima ou nota anterior ou apagar a nota actual. Todas as preferências do FireNotes podem ser acedidas através de um clique com o botão direito no ícone na àrea de notificação.
.NET Framework
O FireNotes foi programado num ambiente .NET, o que significa que irá precisar do .NET Framework para correr correctamente o FireNotes. Pode fazer o download do .NET Framwork através do seguinte link:
PT: http://www.microsoft.com/downloads/details...57-034D1E7CF3A3 (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?displaylang=pt-pt&FamilyID=262D25E3-F589-4842-8157-034D1E7CF3A3)
EN: http://www.microsoft.com/downloads/details...57-034D1E7CF3A3 (http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=262D25E3-F589-4842-8157-034D1E7CF3A3)
Screenshots
http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/maindialog-t.jpg (http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/maindialog.jpg) http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/newnote_notifymenu-t.jpg (http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/newnote_notifymenu.jpg) http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/settingsdialog-t.jpg (http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/settingsdialog.jpg) http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/aboutdialog-t.jpg (http://www.nazgulled.net/images/screenshots/firenotes/aboutdialog.jpg)
Histórico de Revisões
Versão 0.5 (25/01/2005)
» A possibilidade de mover a janela foi completamente removida se o efeito de slide estiver activo.
» A janela de nova nota pode agora ser cancelado através da tecla Escape.
» Alterado o comportamento da opção Show e dos cliques no ícone da área de notificação.
» Os botões para percorrer as notas irão agora percorre-las contínuamente.
» O XMLParser está agora "injectado" no ficheiro executável.
» Adicionado um pequeno título com efeito de cor ao menu de contexto na área de notificação.
» Resolivod um bug onde uma nota era gravada com o conteúdo de uma outra escolhida na lista.
» Nova janela que concentra toda as preferências da aplicação.
» O efeito de slide activo de novo, apesar do bug na API continuar presente.
» Agora é possível alterar o tamanho da janela principal (nova opçao).
» O nome da aplicação foi novamente alterado devido a uma patente existente.
» A aparência da janela Sobre foi ligeiramente modificada.
» Após apagar uma nota, a próxima será apresentada.
» Ambos os botões de guardar e pagar notas foram redesenhados.
» Muitos bugs pequenos corrigidos e melhorias.
Versão 0.4 (12/12/2004)
» Nome da aplicação alterado de nzNotes para FirePad.
» A janela Sobre foi modificada conforme o novo nome e logo.
» Todos os ícones actualizados para o novo logo.
» Possibilidade de ter a janela do FireNotes no lado esquerdo do ecrã.
» Removido o som quando se pressionava a tecla Enter na janela de nova nota.
» As definições são também agora guardadas quando se termina a aplicação.
» Componente Skybound VisualStyles actualizado para a versão 1.0.5.5.
» Alterada a maneira como o ícone na área de notificação reage aos eventos.
» Adicionada uma notificação para um apontamento não guardado (opcional).
» Adicionada uma notificação quando é criada uma nova nota que já existe.
» Efeito de slide desactivado enquanto o bug na API AnimateWindow não for corrigido.
Version 0.3.1 (01/10/2004)
» Bug terminar sessão, desligar ou eeiniciar o sistema finalmente corrigido?
Versão 0.3 (22/09/2004)
» Botão Apply nas definições da fonte agora a funcionar.
» O ícone de Uninstall foi substituído por um de melhor qualidade.
» Não é permitido agora que se mova a janela principal e a janela de nova nota.
» Terminar sessão, desligar ou reiniciar o sistema agora a funcionar correctamente.
» O código foi ligeiramente optimizado.
» Pequenos bugs corrigidos.
Versão 0.2 (18/09/2004)
» Corrigido o bug relacionado com os botões usados para percorrer as notas.
» Adicionada a possibilidade de alterar as propriedades do tipo de letra.
» Adicionada uma notificação de "nota guardada" (opcional).
» Adicionado um novo componente para dar suporte aos Visual Styles do XP.
» O código foi ligeiramente optimizado.
» As preferências são agora guardadas quando salvadas.
» Pequenos bugs corrigidos.
Versão 0.1 (14/09/2004)
» Primeiro lançamento público.
Download
Podem fazer o download do FireNotes no meu site (http://www.nazgulled.net) na secção de downloads.
O programa é muito bom, uso-o diariamente agora... no entanto tem algumas fragilidades.
20 mb de memoria RAM ocupada por este programa enquanto corre, é muito, já que é um programa simples. Neste momento o firepad esta-me a usar mais recursos do que a mula, o apache ou o explorer, ou mts outros! Talvez usando outro ambiente que nao o .NET se pudesse resolver isso?
Ter uma opção de proteger as notas por password provavelmente nao seria uma má ideia. Mas ao proteger por palavra password, seria boa ideia encriptar as notas nos ficheiros.txt.
Podermos fazer um resize à janela onde sao mostradas as notas, dava muito jeito!
Era fixe ke tivesse uma opçao tipo "close to tray" para quando um gajo fexa akilo, fexar de vez, ou ir para o sys tray, consoante a opção.
Gostava mais do nome nzNotes :p
Por enquanto é só isto.
Toma isto como uma critica construtiva e não destrutiva, o programa ta excelente, ja andava ha bastante tempo à procura de uma coisa do genero. E parece estar muito bem codado/estruturado.
Obrigado por criares o firepad =)
Andr0m3da 13-01-2005, 18:47 ja ouviram falar de um programa chamado "stikies"
mete postits no ecra, com uma das 3 plugins, grava isso, e envia-os por rede.
simple, quick, eficient.
Nazgulled 13-01-2005, 19:14 @simao
1) como é k te hei-de explicar isto... isso n faz mal lol. é assim k o .NET funciona. o programa pode ser o + basico possivel sem nada, onde só apareça uma janela vazia e ao mm tempo gastar uns bons mb de ram ms isso n ker dizer nada. ele só esta a usar esses mbs de ram pk não são precisos, no preciso momento, esse mb de ram n fazem falta ao sistema mas assim que o fizerem ele libera tudo o que fo preciso e que não esteja a usar, até deixar o necessarioa pa correr a aplicação. ou seja, uma aplicação em .NET, logo no ínicio "usa" uns quantos mb de ram mesmo que não precise deles, mm k apenas precise de uns míseros kbs vai "sugar" ao sistema uns mbs, mas caso contrário liberta se for preciso por outro programa e não a estiver a usar. n te preocupes com isso pk se reparares bem o teu sistema n deve ficar lento por isso (se é k fica).
2) Essa funcionalidade tá um bocado fora do meu esquema para esta aplicação e também tenho existem outras prioriedades mais importantes a implementer no programa. talvez um dia, não prometo nada, o tempojá é mt pouco para fazer a v0.5
3) já está na minha todo list à algum tempo... espero que seja na v0.5 que isso esteja disponível, mas ando com pouco tempo para progrmar no firepad.
4) não percebi nada... akilo ja fica no tray...
5) mas eu não :P só quero usar esse tipo de nomes (nzQualquerCoisa) pa scripts em ph, e apesar de n ter nenhum ainda... lolol quer dizer, tava a fazer um blog ms dps perdi a paciência e n completei, basicamente falta a aprte de administração toda, ms tb era um blog simples, e tenho outro, ms esse é privado/comercial.
@Andr0m3da
and your point is....
e n sei como será eficienete ter o ecrã cheio de posts-its (caso tenhas mts notas), deve ser uma confusão andar a procura de algo... mas lá está: "Eu queria exactamente aquilo que o FirePad é.", última frase da minha introdução ao firepad, n existia nhenhum programa k se satisfizesse as minhas necessidades e fiz um k já satisfizesse :)
Andr0m3da 13-01-2005, 19:21 "e n sei como será eficienete ter o ecrã cheio de posts-its (caso tenhas mts notas)"
n conheces o programa. com a plugin q falei... gravas os post-its.
mas vou sacar isso e experimentar.
q tipo de licensa tem? private use only? free for all?
4)
Sim, mas devia ter uma opçao, que activada, quando eu fexava o firepad ele fexava mm em vez d ir pro tray! era isso k keria dizer :p
fka
Excelente ideia! :D assim ja nao vou ter a desktop cheia de "New Text document.txt" "New Text document(1).txt" "New Text document(2).txt" "New Text document(3).txt" etc.. :P
Nazgulled 13-01-2005, 21:17 @Andr0m3da
licença licença n tem lol, ms é freeware... kem kiser saca, e usa onde kiser, em qts pcs kiser como kiser...
@Simao
de facto, nunca pensei em tal coisa lo... o mue objectivo era ter sempre akilo a mão, pk pa isso tb perco tempo a abrir o notepad qts vezes rpecisar, em termos de organização é k ja seria diferente. ms k utilidade tera, guardar uma nota e dps fechar o programa? ou que uso é k tu davas exactamente a essa opção?
@suB
:)
Posso simplesmente adicionar uma nota e kerer desligar o firepad automaticamente.
Anyway, n tou a dizer p n fazeres km ta, mas a adicionar essa opção, mas isto eh so uma sugestao, se axas k nao vale a pena n faças! (obvio) lol
fka
Andr0m3da 14-01-2005, 11:21 Boas,
já instalei no portatil.
A questão da memoria:
ele estava a usar 7MB, num portatil com 256MB e ja a consumir 320MB de ram antes de iniciar o Firepad, ou seja o portatil ja estava em swap.
Depois arranquei um installer de outro software e ele ja reduziu para 4MB, já acho mais razoavel. estou a ter como termo de comparação os 2MB do Stikies. mas é desenvolvido noutro ambiente e é bem mais antigo. e mais pobre a nivel de interface.
Feature:
epa, se implementares isso a conseguir enviar a mensagem para um IP e poderes registar um nome para esse IP... era fantastico.
pq? bem pq o stikies acabava-se.
aquelas notas pequenas, aqueles querys pequenos, logins, q tantas vezes sao precisos enviar para o colega duas secretarias a frente fazer apenas copy paste ;)
no interface grafico colocaria mais um botao.
a cruz manda para o tray, o novo botao fechava. acho util.
Parabens,
Bom programa
Nazgulled 14-01-2005, 13:06 por acaso essa de mandarem por ip ja me foi mencionada por um amigo ms tinha de pensar bem como seria isso implementado, em termos de funcionalidade. n percebi foi essa de tu registares um nome para um ip...
talvez na próxima versão coloke uma opçao pa essebotão fechar/minimizar.
Andr0m3da 14-01-2005, 13:15 é simples... o chamado "nick" ;) pq saber os ip's do pessoal de cor... ;)
até podia funcionar apenas dentro do mesmo range do ip do "current user", já era interessante
Nazgulled 14-01-2005, 14:38 hum.... ja tou a ver, ms pa isos ias ter de saber o ip de qq maneira para dps apontares pa esse nome. no entnato se for dentro da mm rede, podes usar o nome do PC, normalmente tb funciona, claro k é so dentro da rede...
ms agora tenho uma má noticia pa kem estava mt interessado nisto... surgiu-me um trabalho bem pago o qual vai ter duração no maximo ate ao final do proximo mês (a n ser k eu consiga acabar antes) o k me vai impossibilitar de escrever uma unica linha de codigo k seja no firepad, esse trabalho mais a escola e n da pa td, mm assim ja é complicado e ainda vou ter de ponderar bem sobre o trabalho.
talvez daki a uns meses tenham noticias lol
i'm sorry :(
Andr0m3da 14-01-2005, 14:59 ha prioridades... como é obvio.
n sei ao certo como o stikies funciona, mas ele faz uma busca no teu range e encontra pessoal c aquilo ligado.
funciona por IP ou nome de maquina, o "nick" poderia ser facilmente o nome da maquina... mas se editavel, assim logo por default tinha qq coisa, mas podia meter "o cromo do Felizberto"
força aí no trabalho
Claro ke ha prioridades! anyway, mais uma sugestao:
Notas c reminders?
Dava jeito...
fka
Nazgulled 15-01-2005, 02:24 eu acho que funções dessas são para qd o programa xegar a um nível onde as funcionalidades básicas estarem completamente prontas, akelas features mm necessárias, assim como nós precisamos de comer, dormir, etc... qd isso td tiver pronto, é k estarei disponível por funções como essa e como a de enviar pela net e bla bl, pk são ambas funções de grande calibre que demoraram mais tempo a serem feitas.
ou seja, qd xegar a versão 1.0 e que akilo esteja exactamente como kero, é só preparar-me pa versão 2.0 com essas funcionalidades todas ;) mas isso ainda demorar... :(
Programa porreirito.
Nazgulled o programa tem uma coisa deveras irritante que é o bloqueio da posição só à direita ou esquerda. Acho que uma pessoa devia puder meter a janela onde quisesse.
Nazgulled 15-01-2005, 20:08 ^já está na minha todo list há algum tempo... ;)
Sakei agora, e tá excelente.
Congratz. Vai dar mt jeitinho :D
É mesmo assim, com a necessidade, que aparecem os bons programas :D
Nazgulled 17-01-2005, 01:50 bem... o tal trabalho pago k eu mencionei aki k me tinham proposto... acabei de renucia-lo... ia ser bastante bem pago, ms devido oas estudos n tenho tempo para o k me foi pedido...
isso significa que irei ter mais tempo entretanto para melhorar o FirePad, mas tenham calma pk isto só fez com k eu tivesse mais tempo mas não prometo nada pk a escola anda complicada :P
anyway, aki fica a actual revisão para a versão 0.5, muitos destes pontos já os tinha feito ha algum tempo ms agora tive aki de volta disto a melhorar um bocadinho o código e a corrigir uns bugzitos. n tive tempo pa traduzir, aki fica em inglês (ta em inglês pk o readme tá em inglês :P)
· Completely disabled the possibility to move the form window if Slide Effect is enabled.
· New Note Form can be canceled through Escape key.
· Changed a bit the Notify Icon and 'Show' context menu option behaviors.
· Previous and Next buttons will continuously keep showing notes.
· XMLParser is now embedded into the executable.
· Added a little gradient title to the notify context menu.
· Fixed bug where a note was saved with content from another note when chaging notes from the dropdown.
incognito54 17-01-2005, 12:25 vê se consegues fazer alguma coisa em relação à ram... sim já disseste q é por causa do .NET, ms mamar 23MB de ram é muita fruta!
Andr0m3da 17-01-2005, 13:01 incognito,
esse valor é virtual e propriedade da maioria dos programas feitos em .NET, quando precisares desse valor ele baixa, no meu caso usa 4MB, pq o pc está sempre a precisar de mais memoria do que a que tem
Nazgulled 17-01-2005, 13:50 exacto, quanto a memoria não ha nada que eu, nem ninguem possa fazer (a n ser a microsoft k mude a maneira do framework trablhar)... é como ja disse anteriormente, pode mostrar 10, 20 ou mais mb, ms isso é virtual, não é verdadeiro, ele não está a usar nem um quarto desee valor, basta outra aplicação precisar da memoria k essa bixa.
Por exemplo, ainda ontem reparei e o meu processo do firepad.exe nem 1mb tinha, agora já tem 13mb outras vezes, ms isso é relativo...
Andr0m3da 17-01-2005, 14:47 pois,
é preciso compreender que a gestão de memoria já não é o que era antigamente. os processos em .NET reservam memoria que não precisam... masp odem precisar.
já não temos o tipico "hello world" a usar 30Kb de ram.
Nazgulled 18-01-2005, 01:27 tive durante o dia de hoje (qd devia ter estudado matematica :P) de volta nisto e apesar de ainda n ter uma nova versão pronta (ainda deve demorar um bocado) fiz algumas alterações, principalmente nas opções e na maneira como são escolhidas. Para permitir que o form seja redimensionado ao gosto do user e também que a posição seja possivel escolher livremente, eu tinha de fazer algo deste generoe portanto aki fica um screenshot... Na versão final o cónteudo pode estar ligeiramente diferente...
http://nazgulled.home.sapo.pt/fpnewsett.gif
InforCRAZY 18-01-2005, 12:22 Não sei se alguêm conhece, mas fica a dica, experimentem o Post-it da 3M, sim o original ;)
Site (http://www.3m.com/market/office/postit/com_prod/psnotes/)
Download da versão gratuita (http://pmb001.3m.com/pub/psnotes/pn31lous.exe)
SwimmerBoy 18-01-2005, 15:40 Não sei se alguêm conhece, mas fica a dica, experimentem o Post-it da 3M, sim o original ;)
Site (http://www.3m.com/market/office/postit/com_prod/psnotes/)
Download da versão gratuita (http://pmb001.3m.com/pub/psnotes/pn31lous.exe)
Eh eh...o velhinho Post-it...
Já agora, Nazguled, diz ai os prós e os contras entre a tua versão e esta dos post-its
Nazgulled 18-01-2005, 16:04 é assim, isso não é fácil dizer, mt menos pa mim... e eu ja falei +- nisso nuns posts acima...
pessoalmente, detesto post-its, n kero ver o meu monitor carregado de notas no monitor, fica o monitor todo xeio de lixo e como ja disse varias vezes e até ta na introdução, "Eu queria exactamente aquilo que o FirePad é." e foi isso que fiz, eu fiz esta aplicação à medida das minhas necessidades e tudo o resto para mim não serve. n devo ser a melhor pessoa para te responder a isso...
nunca usei, nem nunca vou usar um programa que funcione dessa maneira. eu keria algo do genero k fiz, se n tb n tinha feito, basicamente é isso...
pah ter o ecra cheio de post its n eh propriament funcional... o firepad faz o k eu kero... eh pa tomar notas... n tomo notas em post its...
InforCRAZY 18-01-2005, 21:55 Nazgulled, espero que não interpretes mal o meu post, pois apenas quis dar uma alternativa, tás de parabéms pelo software, é sempre bom vêr pessoas a contribuir como tu o fizeste, mas ao contrário de ti dá-me mais jeito ter os post-it todos no ecrân para não me esquecer :):)
Nazgulled 19-01-2005, 00:04 nope :) só levo a mal teres escrito o meu nick mal :P
InforCRAZY 19-01-2005, 11:15 nope :) só levo a mal teres escrito o meu nick mal :P
Upsss :):), problema corrigido :)
Nazgulled 23-01-2005, 03:11 era só para mostrar o progresso da versão 0.5 na forma de 1 screenshot... afinal ainda mudou um bocado o diálogo das definições :P. Conto ainda, que nesta versão, mude ligeiramente os gráficos dos botões na janela principal.
depois desta versão (0.5) existem 3 principais funções que estão na minha todo list que são (a ordem é irrelevante):
- Skins (numa forma básica porque não sou nenhum guru)
- Implementação de Hotkeys (isto já me foi sugerido há bues...)
- Envio de Notas pela rede (possivelmente pela internet tambem?)
Aki fica o screenshot:
http://nazgulled.home.sapo.pt/firenotes.0.5.almost.done.jpg
Nazgulled 25-01-2005, 13:42 Aqui está o lançamento da versão 0.5.
Alterações feitas nesta última versão 0.5
» A possibilidade de mover a janela foi completamente removida se o efeito de slide estiver activo.
» A janela de nova nota pode agora ser cancelado através da tecla Escape.
» Alterado o comportamento da opção Show e dos cliques no ícone da área de notificação.
» Os botões para percorrer as notas irão agora percorre-las contínuamente.
» O XMLParser está agora "injectado" no ficheiro executável.
» Adicionado um pequeno título com efeito de cor ao menu de contexto na área de notificação.
» Resolivod um bug onde uma nota era gravada com o conteúdo de uma outra escolhida na lista.
» Nova janela que concentra toda as preferências da aplicação.
» O efeito de slide activo de novo, apesar do bug na API continuar presente.
» Agora é possível alterar o tamanho da janela principal (nova opçao).
» O nome da aplicação foi novamente alterado devido a uma patente existente.
» A aparência da janela Sobre foi ligeiramente modificada.
» Após apagar uma nota, a próxima será apresentada.
» Ambos os botões de guardar e pagar notas foram redesenhados.
» Muitos bugs pequenos corrigidos e melhorias.[/quote]
Podem fazer o download desta versão no sitio (http://www.nazgulled.net) do costume.
eheh bakano =)
algum procedimento em especial pro upgrade, ou basta instalar por cima?
fka
Nazgulled 25-01-2005, 18:52 @Simao
Instalar por cima n vai dar pk o nome mudou :P mas no readme, k aparece após executares a isntalção mas antes de se dar inicio à instalação mais propriamente dita, tem um pequeno ponto k está a negrito e avermelho k explica como instalar melhor.
isto pk, o nome mudou, o ficheiro k guarda as definições tb mudou, um ficheiro dll agora esta incluido no exe e n é + encessario estar a aprte para o programa correr, etc...
basicamente é, fazer opica de segurança das notas, desinstalar, apagar a pasta, voltar a instalar, copiar as notas, e configurar de novo.
ta xelente...
Finalmente posso por as notas c o tamanho ke kizer =)
A feature de mudar os nomes on the fly tb da jeito...
Enfim...o programa perfeito pa mim.... ainda bem ke kodaste, ja tava a ver ke tinha ke codar um destes p mim lol... obg
Btw, na instalação, a dir predefinida ainda eh c:\program files\firepad
Fkem
Nazgulled 25-01-2005, 22:30 ta xelente...
Btw, na instalação, a dir predefinida ainda eh c:\program files\firepad
shiiiiiiittttttt.... bem me parecia k devia ter revisto cada linha do script de instalação... obrigado pelo aviso, vou ja upar uma nova instalação...
Edit:
Tens a certeza? acabei de rever o script e tá tudo direito, executei a instalação e tb tá tudo direito... chegaste a desinstalar a última versão? se n o fizeste, ele provavelmente ficou com isso guardado... de qq forma é estranho... n consigo ver nenhum erro.
Ainda n tinha desinstalado a outra....
Deve ser por isso entao :P mas aparecia mm =)
Nazgulled 07-02-2005, 18:22 lancei um pequeno update. que corrige apenas 2 bugs, sendo que um deles me estava a fazer impressão e tinha que o corrigir :P
o facto de não fazerem update não compromete o correcto funcionamento do programa, mas recomendo a actualizarem obviamente.
grande ideia... podias era NÃO usar o .NET e fazer isso noutra plataforma. klker dia ponho-me eu tb a fazer uma coisa destas
grande ideia... podias era NÃO usar o .NET e fazer isso noutra plataforma.
então porquê? :rolleyes:
Nazgulled 09-02-2005, 18:36 Também estava interessado em saber porquê...
boa iniciativa...
bom sw, mto util :D
ois,
instalei o sp1 para o .NET framework e isto é o que acontece quando começo o firenotes:
http://img217.exs.cx/img217/9262/firenoteserro2oo.jpg
alguem tem ideia do ke possa ser?
fkem, obg
Só um pequeno apontamento: A maneira como o FireNotes funciona é bastante simples. Um ícone matém-se na área de notificação, voçê clica nele sempre que desejar mostrar (ou esconder) o FireNotes, com alguns cliques pode criar uma nova nota, que é então guardado num ficheiro de texto, ir para a próxima ou nota anterior ou apagar a nota actual. Todas as preferências do FireNotes podem ser acedidas através de um clique com o botão direito no ícone na àrea de notificação.
Quando usas as letrras E ou I depois de um C, esse nao precisa de ser cedilhado para ter o mesmo som de um 'ÇA' ou 'ÇO' ;)
Nazgulled 15-06-2005, 14:13 ois,
instalei o sp1 para o .NET framework e isto é o que acontece quando começo o firenotes:
http://img217.exs.cx/img217/9262/firenoteserro2oo.jpg
alguem tem ideia do ke possa ser?
fkem, obg
nc + tive atento a isto :rolleyes: ainda tens esse problema? n tenho a certeza se tenho o sp1 instaladou ou só a nomal sem sp1.
Tive ke instalar o visual studio .net e ele tb atrofiava com o sp1, por isso tirei o sp1 e o framework, e voltei a instalar o framework e agora funciona bem....
coisas à microsoft....
Nazgulled 15-06-2005, 14:59 ainda bem :D não tenho é tido tempo nenhum para desenvolver mais, ja n pego no código dele faz meses... e os exames ancionais também não ajudam muito :(
Epah o programita está realmente bom, mas eu n o utilizarei pois n me dá assim muito jeito, apesar de reconhecer a sua qualidade ;)
Qto ao resto o site do rapaz está MUITO bom (para um leigo como eu :D) tão bom q o adicionei aos meus Favorites ;)
Keep it up my man ;)
BTW: tu estudas para seguires informática ou isto é só um hobbie?
yah, compreende-se! mas se fores pa faculdade nk mais vais ter tempo de tokar nisso lol :p
fka
Nazgulled 15-06-2005, 17:55 @Flyer
se tas a perguntar se "estudo" isto, ou seja, programção webdesign e isso, eu gosto destas coisas e vou seguir informatica, mais virado para a programção, por outras plavras, LESI, Braga... se conseguir claro.
@Simao
Claro que vou, eu arranjo tempo para tudo :P neste momento é k me estou mesmo a marrar... porque basicamente n fui a aulas quase nenhumas de matematica e o exame é já na próxima terça.
Nazgulled 01-07-2008, 20:28 yah, compreende-se! mas se fores pa faculdade nk mais vais ter tempo de tokar nisso lol :p
fka
Parece que afinal tinhas razão e aqui estou a desenterrar um tópico com mais de 3 anos...
Será que alguém ainda tem algum interesse nisto? Alguém ainda usa o meu programa ou já arranjaram alternativa melhor e que fosse mais actualizada? :P
Só mesmo para fazer uma sondagem porque ando a preparar uma versão nova... :004:
eyeliner 01-07-2008, 22:03 Actualiza, actualiza!
Eu cá espero. se não, tento eu fazer um... :)
Nazgulled 01-07-2008, 22:16 Tentas fazer um porquê? Atenção, não estou a tentar desmotivar, simplesmente perceber as razões para puder melhorar :)
Já agora, fica aqui uma imagem para aguçar o apetite:
http://img205.imageshack.us/img205/4272/firenotesmay20082rw9.th.jpg (http://img205.imageshack.us/my.php?image=firenotesmay20082rw9.jpg)
Espero que o novo interface seja do vosso agrado. Estou a pensar passar isto para WPF e permitir que aquele laranja seja customizavel ao estilo do Messenger Live. Mas como nunca trabalhei com WPF a não ser fazer um pequenito test-drive, logo se vê...
evil_man 06-07-2008, 15:53 Muito agradável, o interface. Tem um aspecto muito smooth. Continua o bom trabalho ;)
Nazgulled 06-07-2008, 16:03 Thank you :)
Nazgulled 04-11-2008, 02:14 Chegou finalmente o tão aguardado dia por muitos, o lançamento da primeira Developer Preview da versão 0.7 do FireNotes.
Completamente reescrito em C# e com um interface extremamente diferente, esta versão vem corrigir muitas lacunas existentes em versões anteriores. Dezenas de bugs foram corrigidos e muitas melhorias foram feitas em todos os níveis. É uma mudança drástica desde a última versão pública– que para quem não sabe foi lançada à quase 4 anos– a qual espero que esteja do agrado de muitos.
(...)
NOTA IMPORTANTE:
Esta versão não é compatível com nenhuma das versões anteriores. Recomenda-se que seja feita uma cópia manual de todas as notas e se proceda à desinstalação de alguma versão anterior. A nova versão não possui qualquer instalador e a reposição de notas poderá ser feita criando novas notas e copiando o conteúdo das mesmas uma a uma, ou copiando todos os ficheiros de texto (previamente copiados antes da desinstalação de versões anteriores) para a nova localização em "%LOCALAPPDATA%\FireNotes".
in: http://blog.nazgulled.net/article/firenotes-v074920-developer-preview-1/
Venham de lá essas criticas :D.
Nazgulled 05-11-2008, 18:51 Tanta página de comentários (vá, algumas) nas versões antigas e nenhum nesta última versão que está muito melhor? :(
Muito bom. Desde que tenho um netbook que tenho sentido falta de um gestor de notas pelo que comecei a usar o Hobb Notes. Não era mau mas tinha um grafismo horrível.
O teu parece-me muito bom, simples e bonitinho. Já desinstalei o hobb notes e tudo ;D falta-me agora explorar um bocado e ver o que posso customizar, já dou feedback.
Nazgulled 14-11-2008, 19:10 Ainda bem que gostaste, certamente nem tudo estara do teu agrado e podes fazer as sugestões que quiseres mas não tomes isso como garantido, eu poderei ou não implementar o que me for sugerido, dependendo de vários factores. Mas até uma decisão, será tudo discutido para se chegar a uma conclusão.
De qualquer forma nota que isto não é a versão final e como tal ainda há muias arestas a serem limadas e certas coisas mudaram em relacção à versão final ou a um próxima developer preview. Até porque já foram encontrados vários bugs e já tives varias sugestões para melhorar certos pormenores. Contudo, não sei quando irei lançar uma próxima versão com isso tudo corrigido/melhorado porque até meio de dezembrou estou carregado de trabalhos/testes pa universidade.
-Uma sugestão que deve ser fácil de implementar: um atalho estilo 'Ctrl+tecla' para ligar/desligar o 'Always on top' sem ter que ir ao systray com o rato. Isto daria-me muito jeito quando estou a pesquisar coisas e quero ter o espaço todo disponível, pois uso um EeePC 1000H.
Para além disto, uma opção para modificar a opacidade da janela seria excelente. Poder ter a janela sempre 'On top' mas mesmo assim conseguir ver o que se passa por baixo, activando outra vez o firenotes com o alt+tab torna tudo muito mais funcional e rápido, pelo menos para mim, que odeio usar rato.
-Outra sugestão diz respeito ao grafismo da janela: acho que a barra onde diz 'FireNotes' é demasiado grande. Uma mais fina desperdiçaria menos espaço e ficaria muito melhor.
-Opção para desligar o fade-out do programa quando ele minimizar para o systray. Não sei se é possível alterar já isto porque uso XP e não percebi como chegar ao ficheiro de settings. (já encontrei, deixa ler :P)
-Gravar o que escrevemos em diferentes notas automaticamente sem a necessidade de clikar no botão 'check'. Acho pouco prático ter que me lembrar de ir lá clicar antes de mudar de nota ou de minimizar o programa.
-ERRO: à medida que vou mexendo a janela pelo ecrã, vou tendo vários erros do .NET framework mas o programa não crasha, continuo a poder usá-lo depois de dar um 'continue' no pop-up do erro.
--------------
Modifiquei o settings.xml mudando o que queria consoante o que dizia no readme.txt. Pelo que me parece, o valor "None" para o "FormToggleEffect" não funciona. A janela não aparece. Deixando em branco fica o efeito "Blend" mas não respeita a velocidade escolhida. Alterei para "Blend" com speed 10 e obtive o efeito que queria.
Nazgulled 14-11-2008, 23:09 1) A possibilidade de hotkeys está previsto para o futuro mas não sei para que versão nem posso prometer nada mas vai fazer parte porque é algo importante para muita gente. No entanto, não vou adicionar hotkeys para opções especificas porque o tipo de opções que se encontram no menu não é suposto serem opções que estejas sempre a modificar e se calhar, arranja-se sempre maneira de fazer o que as pessoas pretendem de outra forma. Por exemplo, no teu caso, uma hotkey para mudar o always on top iria no fundo esconder/mostrar a janela e para isso, basta uma hotkey para fazer exactamente isso, mostrar/esconder o form. Bastava veres o FormToggleEffect = None ou então um qualquer mas com uma animação bué rápida.
2) Acredito que aches isso demasiado grande visto usares um EEE, essas coisas são mesmo minúsculas lol... Já pensei no futuro adicionar alguma possibilidade de skins (de forma simples) mas isso ainda dá trabalho. No entanto, talvez implemente algumas variações e as pessoas alternam entre elas. Por exemplo, duas versões, a normal (actual) e uma mais magra. É uma ideia, vou anotar.
3) Já viste que é possível chegar lá. Está tudo explicado no README.txt. No futuro irá existir o tal dialogo para se configurar tudo facilitando muita coisa mas para já não tive nem tempo para isso.
4) Concordo. Apesar de eu já estar habituado e no fundo o conceito é o mesmo em todo o lado. No Word, modificas um documento, ele não grava automaticamente, apesar de se crashar ele tem uma cópia e o FireNotes também faz cópias de tudo e alguma coisa (mas só nesta versão no caso de acontecer alguma coisa menos boa). Mas não precisas de te lembrar de gravar a nota, se tentares fazer alguma coisa que estrague as modificações da última nota modificada, serás automaticamente avisado. De qualquer forma, também tenho uma nota para implementar "automatic save", mas não o quero fazer às 3 pancadas, tenho de pensar bem como vai funcionar.
5) Dava mais jeito que explicasses melhor o erro lol, assim não consigo chegar lá. Mas algo me diz que é o erro que já foi denunciado varias vezes e será corrigido na próxima versão (assim espero). Está relacionado com o facto de não conseguir modificar o "settings.xml" porque diz estar em uso, correcto? Se for, será corrigido, se não, podes dizer melhor como é o erro porque desconheço.
6) Achei esse teu problema um bocado confuso. Podes explicar melhor? De qualquer forma, eu testei essa parte várias vezes (mudar os efeitos e assim) e sempre funcionou, não percebo como não funciona contigo. Depois de colocares em "None" experimentaste clicar várias vezes no ícone a ver se ele aparecia? Esse "Blend" com 10 não deveria ser preciso, mas mesmo que não repares ele ainda tem um efeito muito rápido de "Blend" lol. Tentar por em "None" com o programa desligado e depois entra nele e vê se funciona. Mas devia funcionar com o programa aberto. Depois diz qualquer coisa...
EDIT: Esquece, tens razão, não está a funcionar direito. Será corrigido para a próxima versão.
Obrigado pelos testes que fizeste. Quando houver novidades numa nova versão irei colocar aqui, mas também podes escrever a RSS feed do meu blog :)
O erro é este (http://img90.imageshack.us/my.php?image=errofirenotesrt8.jpg). Deve ser o mesmo de toda a gente, aparece com tanta frequência...
Nazgulled 14-11-2008, 23:52 É o erro do costume lol... Tenho definitivamente de corrigir isso :P Para a próxima versão espero mesmo que esteja corrigido.
Mais alguma coisa, apita :)
artificiaL+ 15-11-2008, 13:40 Excelente. Gosto bastante.
-Tem o tal problema do NET Framework dar erro quando se move.
-Não percebo porque é que o menu "Settings" está desactivado.
-Há um problema quando se faz Rename, por exemplo, quando tens um título "TEste", e queres alterar para "Teste" ele dá erro porque diz que já há um ficheiro com o mesmo nome, eu percebo porquê, mas era giro contornares a situação.
ps: se precisares de uma extra-hand no design, eu teria gosto em ajudar.
Nazgulled 15-11-2008, 15:09 -Não percebo porque é que o menu "Settings" está desactivado.
Porque não está programado, ainda nem o comecei. As "settings" só podem ser alteradas mudando directamente o ficheiro XML. Não tive tempo de programar esta parte e decidi lançar na mesma assim visto as "settings" poderem ser alteradas facilmente editando o ficheiro manualmente.
Há um problema quando se faz Rename, por exemplo, quando tens um título "TEste", e queres alterar para "Teste" ele dá erro porque diz que já há um ficheiro com o mesmo nome, eu percebo porquê, mas era giro contornares a situação.
Contornar a situação como? Se o nome já existe, ele não pode mudar o nome da nota para algo que já existe. Ou estas a sugerir que permita alterar o nome da nota tendo em atenção as letras maiúsculas/minúsculas?
ps: se precisares de uma extra-hand no design, eu teria gosto em ajudar.
Para já não, obrigado :) A não ser que queiras fazer uma (ou mais que uma) skin diferente e eu poderei no futuro incluir no programa e assim as pessoas tem mais liberdade de escolha. Mas tendo em conta que isto das "skins" será built-in porque fazer um sistema de skins ainda dá trabalho e a ctual está "hard-coded", todas as skins teriam de ser "hard-coded" na aplicação e isso implica que realmente valham a pena. Mas se quiseres fazer, podemos discutir isso melhor, depois apresenta-se ao pessoal e se houver interesse, tenho todo o gosto em incluir alternativas no programa :)
Skins, yey \o/
Qualquer coisa mais 'slick' e com outra côr mais neutra. Percebo que queiras manter o tema do fogo por causa do nome mas é uma côr pouco adaptável à maior parte dos temas e desktops. Eu adorava qualquer coisa mais escura, cinzento.. numa barra super fina (opinião mais pessoal por causa do visual style que uso no XP ;P)
Eu também preciso usar um programa destes.
Vou acompanhar, continua com o bom trabalho.
Nazgulled 15-11-2008, 21:39 @SaNz
Só para ter a certeza que não ficam a pensar nas coisas de forma errada... O FireNotes não vai ter suporte para skins da forma que conhecemos em outras aplicações. Isso daria algum trabalho a fazer e esta nos meus planos, mas não é uma prioridade. O que pretendo, é apenas dar algumas alternativas precisamente porque nem toda a gente pode gostar daquela cor. Eu pensei isto desde que me lembrei de redesenhar o interface desta forma, mas o tempo não chega para tudo.
E outra coisa, o laranja forte não é por causa do nome lol... Ficou esta cor só mesmo porque eu gostei dela, nada mais, foi ao calhas. Escolhi uma a modos que aleatório, gostei e ficou.
@rodaco
Obrigado.
Eu percebi que não ias dar prioridade ao suporte de skins mas era só para te motivar a fazê-lo, quando pudesses/quisesses. Tenho pena de não saber quase nada de programação, pelo menos nada que possa ser usado no desenvolvimento do programa, senão oferecia-me para ajudar.
Força nisso, estamos cá à espera das novas versões :D
Nazgulled 16-11-2008, 17:23 Uma coisa que eu queria fazer, que talvez te ajudasse a ti por causa do "problema" em que a barra do título é muito grande, era permitir desactivar a skin actual e assim ficava uma janela como outra qualquer do Windows.
Aparentemente, isto seria mais fácil de fazer do que estar a implementar várias skins e já permitia alguma liberdade de escolha no aspecto do programa. Mas para algum motivo esta-me a custar por essa cena a funcionar em condições, mas ainda tenho de investigar melhor.
Isso era óptimo. Assim tinha a certeza que ia bem com o meu theme :D
EDIT: Reparei noutra coisa: a mudança da velocidade do aparecimento da janela só está activo em 'Slide', no 'Blend' não funciona.
Nazgulled 16-11-2008, 18:50 A ver vamos o que vou conseguir fazer...
Tens a certeza? Deste lado esta a funcionar... Lembra-te que não podes fazer alterações ao settings.xml com a aplicação aberta. Se o fizeres, as novas "settings" não irão ter qualquer efeito e quando terminares a aplicação, as "settings" antigas irão gravar por cima das (supostas) novas.
Death_Knight 16-11-2008, 20:00 Experimentei agora este programinha e devo já dizer que acho que está um óptimo trabalho, apesar de o uso que irei dar a isto ser baixo vai servir para o que eu queria xD
Obrigado e continua o bom trabalho
Nazgulled 16-11-2008, 20:27 Obrigado.
É bom saber que afinal ainda tenho um grupinho de pessoas que faz uso do FireNotes, pensava era só eu :P
artificiaL+ 21-11-2008, 05:11 Contornar a situação como? Se o nome já existe, ele não pode mudar o nome da nota para algo que já existe. Ou estas a sugerir que permita alterar o nome da nota tendo em atenção as letras maiúsculas/minúsculas?
Não sei se leste bem o que escrevi, mas não faz sentido querer mudar o nome da nota e não dar, independentemente do nome ser igual ao da nota que estás a alterar. Ele devia ser capaz de alterar o nome do ficheiro no windows e consequentemente no programa.
Para já não, obrigado :) A não ser que queiras fazer uma (ou mais que uma) skin diferente e eu poderei no futuro incluir no programa e assim as pessoas tem mais liberdade de escolha. Mas tendo em conta que isto das "skins" será built-in porque fazer um sistema de skins ainda dá trabalho e a ctual está "hard-coded", todas as skins teriam de ser "hard-coded" na aplicação e isso implica que realmente valham a pena. Mas se quiseres fazer, podemos discutir isso melhor, depois apresenta-se ao pessoal e se houver interesse, tenho todo o gosto em incluir alternativas no programa :)
Eu faço uns exemplos, depois posto aqui.
Nazgulled 21-11-2008, 12:32 Não sei se leste bem o que escrevi, mas não faz sentido querer mudar o nome da nota e não dar, independentemente do nome ser igual ao da nota que estás a alterar. Ele devia ser capaz de alterar o nome do ficheiro no windows e consequentemente no programa.
Não estou a perceber onde queres chegar e/ou qual é o problema... Estás a dizer que não consegues mudar o nome das notas? Eu consigo, isso sempre funcionou...
artificiaL+ 22-11-2008, 19:54 Mas se o nome for o mesmo não dá! Tu no windows, se queres alterar o nome de um ficheiro, podes alterar para Nome.jpg nOme.jpg noMe.jpg NOME.jpg, e no programa não dá.
Nazgulled 22-11-2008, 20:40 Mas isso foi exactamente o que eu te tinha perguntado para me certificar se era isso a que te referias:
Ou estas a sugerir que permita alterar o nome da nota tendo em atenção as letras maiúsculas/minúsculas?
Achei foi a tua resposta a esta citação (a qual tu próprio citas-te) um bocado confusa... Eu só queria saber se a tua ideia era isto ou não, porque inicalmente, não tinha percebido bem a que te referias.
De qualquer forma, já "corrigi" esse problema (entre outros), só tens é de esperar que a próxima versão seja lançada... ;)
|
|