View Full Version : Placa de rede com dois IPs
pacharru 02-12-2004, 16:47 Então é assim:
Quero configurar a minha placa de rede para ter dois IPs. Até ai já consegui, agora o que eu quero é: um dos IPs fixo e o outro que actualize atravez de DHCP.
Acho que uma das opções é criar uma placa de rede virtual, mas não sei onde posso arranjar informação para isso.
Ideias ...
Penso que a questão seja: para quê? :)
pacharru 02-12-2004, 17:01 ... a pergunta é como ? (VPN :016: )
já agora isto é para o WinXP, já reparei que para o Linux isto era mais facil.
:005: :005: :005: :005: :005: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:
Não é preciso criar nada virtual!
Nas propriedades TCP/IP da tua placa, deixas a Tab General com obtain an Ip Address automatically, de modo a ficares com Ip dinâmico.
Ao fazeres isso, vai aparecer uma Tab de nome Alternate Configuration ao lado da General.
Nessa nova Tab defines o IP estático.
Penso que a questão seja: para quê? :)
Pode ter um portátil que necessite logar em um domínio com Dhcp no emprego, e uma lan em casa configurada com Ip estático, ou algo parecido.
Então é assim:
Quero configurar a minha placa de rede para ter dois IPs. Até ai já consegui, agora o que eu quero é: um dos IPs fixo e o outro que actualize atravez de DHCP.
Acho que uma das opções é criar uma placa de rede virtual, mas não sei onde posso arranjar informação para isso.
Ideias ...
boas,
em linux bastava usares o comando ip (sacavas e instalavas o iproute2), e era só usar o ip addr add etc... (exº: ip addr add eth0 XXX.XXX.XXXX.XXX/YY)
pacharru 02-12-2004, 22:15 Com o Alternate Configuration, ou tenho um ou tenho o outro.
Eu quero ter os dois ao mesmo tempo.
Ex. 1º IP: IP para a internet (DHCP) 20?.???.???.???
2º IP: IP fixo para ligar a outro IP fixo 100.100.0.2
é isto que eu quero fazer.
Deixa a NIC como está de modo a te ligares à internet.
De seguida crias a VPN e configuras como desejas...
EDIT: Já editei isto 3 vezes!
pacharru 03-12-2004, 11:31 ...afinal isto não funciona com VPN
Vou por o problema de outra forma:
Quero ter na mesma placa de rede dois IPs, mas um deles tem que ser fixo e o outro dinamico. Entre estes dois IPs fixos tenho que trabalhar por telnet e tftp. O outro IP tem que mudar por DHCP, porque é alterado todos os dias.
Quero ter na mesma placa de rede dois IPs, mas um deles tem que ser fixo e o outro dinamico. Entre estes dois IPs fixos tenho que trabalhar por telnet e tftp. O outro IP tem que mudar por DHCP, porque é alterado todos os dias.
Primeiro tens de explicar concretamente aquilo que queres e aquilo que tens!!
Explica-me isto:
Quero ter na mesma placa de rede dois IPs, mas um deles tem que ser fixo e o outro dinamico.
Entre estes dois IPs fixos tenho que trabalhar por telnet e tftp.
O outro IP tem que mudar por DHCP, porque é alterado todos os dias.
Afinal queres quantos IP's??
pacharru 03-12-2004, 21:46 Já me baralhei todo !!! :cool:
Resumindo:
Uma placa de rede (3com) com 2 IPs.
- Um fixo em 11.11.11.10
- outro por DHCP
Já me baralhei todo !!! :cool:
Resumindo:
Uma placa de rede (3com) com 2 IPs.
- Um fixo em 11.11.11.10
- outro por DHCP
Isso é o que tens. Agora falta o que queres!
Para o que acabaste de dizer, o meu primeiro post serve.
pacharru 03-12-2004, 22:36 ... isso é exatamente o que eu quero.
configurar dois IPs na mesma placa, mas não consigo ! :rolleyes:
Com o Alternate Configuration, ou tenho um ou tenho o outro.
Ex. 1º IP: IP para a internet (DHCP) 20?.???.???.???
2º IP: IP fixo para ligar a outro IP fixo 100.100.0.2
é isto que eu quero fazer.
Não consegues!
Não consegues!
consegue se usar linux e obrigar as funções do DHCP client a mudarem o ip via comando "ip addr"!! quanto ao estático é trivial...
mais facilmente, consegue-se pondo a interface de rede (supondo eth0) a comer com dhcp normalmente e depois correr um script que adicione o ip estático à interface como dito mais acima no outro post
Tipo...
Isso é impossível.
. > Ponto Final! :)
Tipo...
Isso é impossível.
Tens a certeza? Não sei se isso é assim tão linear como tás a fazer. Há qualquer coisa que é usada para balanceamento e recuperação de falhas. Lembro-me de ler, mas não tenho aqui a papelada, ficou no escritório (viva o fim de semana).
Se calhar é outra coisa. Conceptualmente, o que te impede de através do mesmo adaptador de rede teres dois IPs?
edit: Desculpa, li um bocado rápido. Tavas a dizer que era impossivel com DHCP. Pois...ai acho que é.
Isso é impossível.
Tipo... há um mundo fora do windows...
Tipo... há um mundo fora do windows...
Mas ele provavelmente tá a usar Windows, e estamos a responder a ELE certo? Em Windows é possivel?
Mas ele provavelmente tá a usar Windows, e estamos a responder a ELE certo? Em Windows é possivel?
É. Podes ter tantos IPs quanto quiseres. Mesmo em windows. É o que se usa em VPNs.
Tipo...
Isso é impossível.
não te garanto que em windows seja possível porque não sou guru de windows mas parece-me estranho que em linux exista uma maneira e em windows não...e em linux garanto-te que dá uma vez que eu tenho isso a funcionar :)
... isso é exatamente o que eu quero.
configurar dois IPs na mesma placa, mas não consigo ! :rolleyes:
Configura a NIC com IP Dinâmico e nas Advanced/IP Settings adiciona o IP Estático.
É. Podes ter tantos IPs quanto quiseres. Mesmo em windows. É o que se usa em VPNs.
Com DHCP?
Como se faz? Já que se pode fazer, que tal ajudares o rapaz?
Configura a NIC com IP Dinâmico e nas Advanced/IP Settings adiciona o IP Estático.
Como? Não dá.
Esqueçam a discussão Win vs *nix...
A questão aqui é simplesmente o protocolo TCP/IP
É IMPOSSIVEL, repito, IMPOSSIVEL, teres a mesma NIC a funcar com 2 IPs ao mesmo tempo ...
VPNs usam encapsulamento próprio...
Nemesis11 04-12-2004, 16:22 Esqueçam a discussão Win vs *nix...
É IMPOSSIVEL, repito, IMPOSSIVEL, teres a mesma NIC a funcar com 2 IPs ao mesmo tempo ...
VPNs usam encapsulamento próprio...
Estás a falar para os casos em que 1 dos ips é por dhcp?
É que em windows podes ter varios ip fixos na mesma placa.
http://asia.cnet.com/enterprise/netadmin/0,39035505,39148297,00.htm
Kazuza... sem comentários...
Já ouviste falar em "separação de camadas" ...?
O que é que o TCP tem a haver com o MAC...?
Com DHCP?
Como se faz? Já que se pode fazer, que tal ajudares o rapaz?
Como? Não dá.
Com DHCP parece que não funciona, só com IP Fixo.
Se alguém tiver ideias diga qualquer coisa, senão...
...mete outra NIC.
the_killer 04-12-2004, 21:49 em windows 98
dava..
atraves de edições de registo
no xp não sei
Menu Iniciar -> Painel de controlo -> Adicionar novo hardware
Next->Deixa o PC procurar por hardware -> Diz "Sim ja liguei o hardware"
Vem até ca abaixo , seleciona a opcao "Adicionar novo hardware -> next
Instalar o hardware duma lista(avançado) -> Next
Adaptadores de rede / network adapters -> next
microsoft->microsoft loopback adapter(é o 1º da lista , pelo menos no meu)
next->next->next
o windozios cria-te uma placa de rede virtual como tinhas referido atrás e agora e so configurar nas propriedades normalmente
com este processo tens a mesma placa de rede a responder por dois ips diferentes , que penso que seja o que querias , ao contrario daquele da config alternativa , que ou tens um ou outro
com este processo tens um E outro
tambem nao percebi porque afirmaram terminantemente que nao e possivel....como se na informatica algo nao fosse possivel :D
Nemesis11 04-12-2004, 22:27 Interessante.
Mais ou menos como quando se instala o Vmware e podemos criar varias placas virtuais a correr em cima de uma placa "real".
Só um pormenor, com esse modo, o mac address do "loopback adapter" é diferente da placa "real", ao contrario de adicionar ips a uma placa de rede. Estou correcto?
Interessante.
Mais ou menos como quando se instala o Vmware e podemos criar varias placas virtuais a correr em cima de uma placa "real".
Só um pormenor, com esse modo, o mac address do "loopback adapter" é diferente da placa "real", ao contrario de adicionar ips a uma placa de rede. Estou correcto?
Correcto.
(10 car.)
Interessante.
E o MAC Address é publico? O MAC aparece num ARP?
k, i stand corrected...
Tive a testar e isto realmente :puke: ...
Um conselho par ao caso em questão: as NICs nem estão assim tão caras ... :rolleyes:
O metodo de emulação é de longe o pior... (Vê-se o funcionamento duma máquina vmware e sabe-se logo porquê...)
As virtuais não respondem a arp -a
pacharru 04-12-2004, 23:47 Eu tenho estado a acompanhar o forum e a fazer alguns testes.
Com a Virtual Machine não consegui nada (parece complicado) para alem de que o computador fica muito lento.
Com o Loopback tambem não. Adicionei o hardware e configurei o IP, Mask e Gateway, mas não consegui resultados.
... mas continuo com tentativas.
( Com os dois IPs fixos trabalha tudo a 100% )
não te garanto que em windows seja possível porque não sou guru de windows mas parece-me estranho que em linux exista uma maneira e em windows não...e em linux garanto-te que dá uma vez que eu tenho isso a funcionar :)
podes explicar concretamente como se faz isso? eu tenho a placa com dhcpd para a univ, e dps edito la os ficheiros de arranke para dar ip estatico ca para casa, explicas-me como ponho a funcionar os dois? :) tks
pacharru 05-12-2004, 00:28 loopback address:
The address of the local computer used for routing outgoing packets back to the source computer. This address is used primarily for testing.
segundo o Help do Windows não é bem isto que eu quero .
loopback address:
The address of the local computer used for routing outgoing packets back to the source computer. This address is used primarily for testing.
segundo o Help do Windows não é bem isto que eu quero .
Daí o nome....loopback ;)
podes explicar concretamente como se faz isso? eu tenho a placa com dhcpd para a univ, e dps edito la os ficheiros de arranke para dar ip estatico ca para casa, explicas-me como ponho a funcionar os dois? :) tks
basta sacares o iproute (emerge iproute2 ou apt-get install iproute2 se usares uma distro porreira :D )
o iproute traz-te uma cena muito porreira que é o comando "ip" que permite usar os comandos "arp" , "route" , etc... que interagem com o stack TCP/IP do kernel tudo via comando "ip"
uma maneira simples é colocares um script no arranque, que corra após o script de networking (que te irá sacar o ip dado pelo dhcp) e nesse script fazeres simplesmente "ip addr add XX.XX.XX.XX/YY dev eth0" partindo do princípio que XX.XX.XX.XX é o teu ip address e que os YY primeiros bits identificam a rede (outra maneira de representar a netmask) e que a tua interface é a eth0
eu tenho isto a bulir com dois ip's estáticos mas suponho que este acima funcione desde que este script corra após teres o ip do dhcp.
Nota: não podes usar o ifconfig para dar o ip, tem de ser mesmo como pus acima
depois faz "ip addr show" e vê se ele na eth0 te mostra os dois ip's
pacharru 05-12-2004, 01:13 podes explicar concretamente como se faz isso? eu tenho a placa com dhcpd para a univ, e dps edito la os ficheiros de arranke para dar ip estatico ca para casa, explicas-me como ponho a funcionar os dois? :) tks
Instala o Multi Network Manager
pacharru 05-12-2004, 01:19 basta sacares o iproute (emerge iproute2 ou apt-get install iproute2 se usares uma distro porreira :D )
o iproute traz-te uma cena muito porreira que é o comando "ip" que permite usar os comandos "arp" , "route" , etc... que interagem com o stack TCP/IP do kernel tudo via comando "ip"
uma maneira simples é colocares um script no arranque, que corra após o script de networking (que te irá sacar o ip dado pelo dhcp) e nesse script fazeres simplesmente "ip addr add XX.XX.XX.XX/YY dev eth0" partindo do princípio que XX.XX.XX.XX é o teu ip address e que os YY primeiros bits identificam a rede (outra maneira de representar a netmask) e que a tua interface é a eth0
eu tenho isto a bulir com dois ip's estáticos mas suponho que este acima funcione desde que este script corra após teres o ip do dhcp.
Nota: não podes usar o ifconfig para dar o ip, tem de ser mesmo como pus acima
depois faz "ip addr show" e vê se ele na eth0 te mostra os dois ip's
... já voltamos ao linux :003:
tks fap.
Vou meter isso no portatel para ja nao ter que andar a alterar os ips. Para um rede caseira.. no XX.XX.XX.XX/YY, o YY é o k? 24? nao percebo praticamente nada de redes. Eu ja tinha o pacote iproute2, mas não sabia que tinha tanta coisa. Apenas o usava para fazer route da net pela rede VPN da univ. :)
pacharru: rende-te ao linux :P joke
ja agora, uma segunda coisa, como defino o "timeout" do dhcpd? para em casa nao ficar 1 minuto à espera do ip dinamico...
Vou meter isso no portatel para ja nao ter que andar a alterar os ips. Para um rede caseira.. no XX.XX.XX.XX/YY, o YY é o k? 24?
pode ser praticamente o que tu quiseres...tens outros pc's na rede de casa? se sim, convém é que ponhas os mesmos YY para eles de forma a mantê-los na mesma rede...a única coisa que isso te diz é (para o caso de pores 24) que te sobram 8 bits para identiifcar hosts, logo a tua rede XX.XX.XX.XX/24 pode ter 256 hosts... se puseres /30 podes ter apenas 4 hosts... (nem é bem assim porque precisas de um endereço para a rede .0 e de um broadcast por isso só terias 2 hosts)
ja agora, uma segunda coisa, como defino o "timeout" do dhcpd? para em casa nao ficar 1 minuto à espera do ip dinamico...
depende da tua distro, mas procura no /etc/ por ficheiros de dhcp (dhcpclient, dhcp.conf, etc) ou em /etc/networking (se tiveres)
basicamente o truque é explorares o /etc à procura dos files de dhcp ou de configuração de rede
tenho gentoo, mas não ha la nenhum dhcpd.conf, penso que seja no /etc/conf.d/net aquilo da la pa por parametros no dhcpd? ou não? vou ver o man, mas podes dizer como se faz que não m importo. :)
pacharru 07-12-2004, 15:25 o problema ainda não está resolvido.
como é que é ?
testei todas elas, e nenhuma dessas soluções é viável em termos de escalabilidade/operacionalidade/funcionalidade (que é o mesmo que dizer que houve sempre ***** )
testei todas elas, e nenhuma dessas soluções é viável em termos de escalabilidade/operacionalidade/funcionalidade (que é o mesmo que dizer que houve sempre ***** )
tás a falar do quê?
em linux bule fixe :D
Prontos... tá bem...
Leva lá a bicicleta.... :D :D :D :D ;)
|