View Full Version : Ipod Mini vs Crative Zen
Craveiro
20-11-2004, 20:09
Boas, hoje fui passear para os lados do Porto e fui parar ao NorteShoping, claro, que uma visita ao Norteshoping e não ir á fnac é como ir a roma e não ver o Fernando Couto....
Bem, fui logo á zona dos Ipods e gadgets equivalentes, porque era o que me interessava, e peguei na bela da caixa do Ipod Mini, ja todo contente vi o preço e tal, os acessórios e pensei: bem, ficava mesmo bem em cima da lareira na ceia de Natal.
MAs depois olhei mais para baixo nas prateleiras e vi o Zen Da Creative, de 20Gb, um pouco mais caro que o Ipod e fiquei indeciso, é k são mais 16Gb por + 15€-20€.
Sei que este tema foi falado um pouco mais no global Aki (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=46165&highlight=Ipod) mas queria saber mais opiniões a nível de som, interface, desempenho, etc...
Quem souber, que diga qlqr coisa
Cumps
Craveiro
21-11-2004, 17:40
Então ninguem com um Ipod ou Zen?
Eu n tenho nenhum, mas pelo q se le pela net o Zen é o chamado "Mini Ipod Killer" pq é tao bom ou melhor no som, tem radio agenda e outros mimos q o Apple n tem. O design é tb bastante fixe (especialmetne o preto e azul) e o preço faz BASTANTE concorrencia ao Apple.
Eu iria para o Zen, para além do mais axo q o Ipod esta inflacionado pela pub positiva q tem tido. N digo q seja um mau produto, é na realidade bastante bom, mas n vale o q custa (digo eu) ;)
Shakawkaw
21-11-2004, 19:32
Parece que a maior parte das pessoas se esquecem que o iPod é um leitor de MP3, e não passa disso. No meu caso, por exemplo, eu precisava de um leitor de MP3 com bastante espaço, comprei o iPod. Não tem agenda, não serve cafés nem nada do genero, mas cumpre a função para que foi feito, e cumpre muito bem. O meu ponto, basicamente, é que não interessa ter 1200 funções extras se não as fores usar. A nivel de leitor, adoro o iPod, tem tudo o que é preciso para mim.
Quanto às capacidades, o iPod mini só tem 4GB, mas os normais, cujo tamanho já bastante pequeno, tens de 20GB até 40GB, e o preço dos 20GB não difere muito do iPod mini. O meu é um 3G de 15GB, e é mais do que preciso (por enquanto :P ).
Agora és tu a decidir, se precisas dos extras do Zen, avança para esse, mas se não precisas recomendo-te o iPod.
Craveiro
21-11-2004, 20:01
Poix, eu keria mesmo o Ipod para ouvir música por isso coloquei no post inicial, as diferenças entre a qualidade do som, volume, bass, interface, e desempenho no geral...
O que me interessa é mesmo isso, rádio não me interessa muito agenda muito menos.
Outra coisa, tanto o zen como o Ipod, aguentam muito movimento certo, por exemplo, se uma pessoa kiser dar uma volta de Bicicleta, mas uma volta a sério, com pedras, saltos, loopings, ou fazer um jogging, ambos aguentam ao começam a soluçar?
Cumps
Seavoices
21-11-2004, 21:51
Ipod = 25 MINUTOS de buffer
Craveiro
21-11-2004, 23:06
Bem, tive a ver umas reviews pela net e uns comentários no Ipodlounge, e há muito ppl que se keixa do som e da sua kualidade nos Ipods...
Bem, eu estou habituado a ouvir som com qualidade, e alto, num leitor da Kenwood, e agora fikei de pé a trás, coments?
Outra coisa, tanto o zen como o Ipod, aguentam muito movimento certo, por exemplo, se uma pessoa kiser dar uma volta de Bicicleta, mas uma volta a sério, com pedras, saltos, loopings, ou fazer um jogging, ambos aguentam ao começam a soluçar?
Cumps
Os saltos são problemas de dispositivos com peças moveis, como leitores de CDs. Um leitor de MP3 não tem qualquer peça móvel, logo é imune ao movimento. Penso eu de que.
caganamata
22-11-2004, 10:17
Faz sentido, uma x que quando se corre ao ouvir rádio, não se fica sem ligação.. a menos que não se apanhe a estação desejada. :D
EDIT: E preços? Qto é que custam essas duas belezas, respectivamente?
Os saltos são problemas de dispositivos com peças moveis, como leitores de CDs. Um leitor de MP3 não tem qualquer peça móvel, logo é imune ao movimento. Penso eu de que.
Não te esqueças que os leitores de mp3 como o ipod usam discos rígidos e assim não são completamente livres de mecânica. Mas como usam discos de portatil ou microdrives e de esperar que sejam um bocado mais resistentes ao movimento que um leitor de cd's.
Acho que só quem tenha um é que pode mesmo falar da sua performance nestas situações.
Eu gostava era que alguém fizesse um leitor de mp3 que fosse estilo o ipod mas sem armazenamento. Tinha simplesmente um slot CF I/CF II. Podia depois por-se cartoes CF normais ou uma microdrive. Os cartoes de 512 sao bastante baratos e muita gente ja tem que ter alguns para usar com a camara digital. E depois ha opçoes de microdrive e CF de estado solido que o tornavam perfeitamente competitivo com o ipod mini por exemplo em armazenamento.
Bem talvez a minha ideia nao seja assim tao boa... Senao alguem ja tinha feito um.
Craveiro
22-11-2004, 18:36
Faz sentido, uma x que quando se corre ao ouvir rádio, não se fica sem ligação.. a menos que não se apanhe a estação desejada. :D
EDIT: E preços? Qto é que custam essas duas belezas, respectivamente?
Na fnac o Ipod Mini estava a 265€
http://www.firebox.com/pic/p749ex3.jpg
O Zen estava a penso em mais 20€ logo 285€
http://www.mp3mall.net/prodimg/2208_Nomad_Jukebox_Zen_Xtra.jpg
Penso que ñ seja assim tão liniar, visto que o Ipod conté disco rigido, dai também ter 25minutos de buffer senão seria desnecessário. O que estas a pensar é por exemplo os muvos da creative, que são pens, esses sim ñ ha qlqr problema.
O Ipod passa do disco para uma memória de cache e reproduz daí o mp3. Idealmente o bom seria ter uma memória de 512MB e um modo *jogging* que não recorria ao disco. A ver vamos se lá vão chegar.
Exactamente por Ipod ter esta memória intercalar (o creative tb deve ter, não sei) é que ele não gasta assim tanto. O disco não está sempre a bulir.
É desaconselhavel ter mp3's com muitos minutos, à volta de mais de 30 minutos na compressão normal, exactamente por uma questão de gestão da energia. Podem pensar que 30 m é muito mas para livros não é bem assim.
Como ando numa de *ouvir* livros isto interessa-me mas ainda não tive tempo de explorar.
Mephisto
22-11-2004, 20:29
MAs depois olhei mais para baixo nas prateleiras e vi o Zen Da Creative, de 20Gb, um pouco mais caro que o Ipod e fiquei indeciso, é k são mais 16Gb por + 15€-20€.
Acho que encontras a resposta à tua pergunta na parte sublinhada.
Os Ipod's estão ultra inflacionados em relação ao seu real valor.
Começa a ser considerado mais como acessório de moda do que como leitor de mp3.
Eu ia para o ZEN.
Têm razão rapaziada :D. Parem lá de bater no jovem :D.
eu tenho um creative zen eXtra 60 gb e tou bastante satisfeito
optima kalidade de som
duracao da bateria boa
peso por incrivel q pareça...é bom... n e excessivamente pesado
funcao de disco rigido para transporte de outras coisas sem ser mp3
bom software de media e listas de reproducao
transferencias Usb 2.0 bastante rapidas
fones de boa qualidade e confortaveis e o fio e de bom tamanho
arranjei por um bom preço !!
para mais info visitem o website da creative
fikem bem aí fikou a minha analise ao leitor !!
vejam aki os preços dos leitores creative entre outros. :)
http://www.pixmania.com/pt/pt/s_action/search/index.html
Craveiro
27-11-2004, 23:23
Boas, depois de dar uma vista de olhos pela net ainda fikei mais indeciso:
Bem, vamos la por tudo como deve de ser:
Ipod
Pelo que tenho lido, sofre de problemas na qualidade de som, ñ tem bass suficiente (precisava de opiniões sobre isto)
E bateria, parece que não dura o suficiente (mas 6-8 horas é muita música)
Design fantástico, pequeno e leve, boa "interface" com o utilizador.
Zen (neste caso Touch)
Som: uns dizem que é mlhor que no ipod, outros que é = outros ainda que é pior
22 horas de bateria
+16Gb (Penso que não perciso de tanto)
è maior, mais pesado, mais largo.
E depois á gostos, simplesmente axo o Ipod fantástico em termos esteticos... mas os problemas com o som e a bateria deixam-me de pé a trás, sera que será assim tão mau?
Quero o Ipod principalmente para ouvir música em viagens, escola, etc, não para usar todos os dias, nem muito intensivamente...
Shakawkaw
27-11-2004, 23:37
Eu uso o iPod intensivamente, o que quer dizer, que não consigo viver sem ele... :D
Os baixos é mais problema dos phones que vêm com o iPod, lindos, mas fracos (na minha opinião). Ainda relativamente ao som, não sei porquê, a apple decidiu limitar o volume na versão europeia, mas tenho aqui um pequeno programa que consegue aumentar o volume (tu decides quanto) e além de outras funções, tem uma muito boa: normaliza-te o volume de todos os MP3 no iPod.
Quanto a bateria, posso dizer que não tenho problemas, e isso não é dizer pouco: estou sempre a ouvir, enquanto ando, em transportes publicos, enquanto estudo, quando estou no carro de amigos, ponho a tocar, etc. e ainda hoje não me aconteceu ficar sem bateria. Sendo que os de 4G ainda têm uma bateria melhor, não deves ter problema nenhum.
Nestes aspectos todos, não posso comparar com o Zen, visto que não o conheço bem... ;)
Alone I Break
28-11-2004, 00:37
eu optava pelo creative zen apesar de gostar mais dos ipod e vou receber 1 neste natal.. so que eu disse que secalhar era melhor optar pelo creative zen pois com o ipod mini vais ter problemas com a bateria (penso eu) pois como sabes toda a gente fala da bateria do ipod (ainda por cima do mini) que vicia rapidamete e para mudar é complicado.. se nao queres ter tantos problemas com a bateria existe 1 ipod em que ja nao tens assim tantos problemas com a bateria... que sao os de 4g mas esses ja custam 300 e qualquer coisa (20 gigas) e 400 e qualquer coisa (40 gigas)
vou receber 1 de 20 gigas 4g no natal...
Kermit the frog
28-11-2004, 04:14
Bem se fosse a ti, estando indeciso entre o ipod mini (que não gosto de todo) e o zen touch, ia para o zen touch, porque na comparação com o ipod mini ganha...
Tenho um ipod 4g 40gb e nesse caso, prefiro este "bicho" a qualquer outro (proud owner :cool: ), mas estamos a falar dum aparelho que traz mais 16gb (e digote já quanto mais melhor, não vás naquela do :"ah tem 4gb chega perfeitamente", porque vais ver q ainda o utilizas para storage, o que é excelente), que não é nada feio, traz ainda o radio e agenda (que tal como o espaço a mais, são cenas que um dia mais tarde podes usar) e não é assim tão grande como isso...
Em termos de som e autonomia, desconheço por completo, sei que no caso do meu ipod, o som é aceitavel (por acaso gostava de testar com uns phones melhores) e a bateria chega e sobra, nunca fiquei sem ela enquanto tivesse a ouvir...
Dá uma vista de olhos plos novos Zen Micro que tb são bastante "apeteciveis"
e vê preços em www.nomatica.pt
já agora : http://www.techzonept.com/showthread.php?t=47417&highlight=micro
Boas compras natalicias...
O forum vai ficar cheio de users com ipods e zens hehehe...Love Xmas
Kermit the frog
28-11-2004, 04:22
Eu tenho um Creative Zen touch! Tenho umas coisas a apontar: Não tem rádio com vocês estão a dizer! Dá é para contra uns phones à parte com rádio e comando no cabo que custam 60€!!! É preciso instalar as drives do Zen Touch para servir de drive externa, ou seja, não é plug and play! De resto é tudo muito bom, qualidade de son, rapidez a passar as musicas para o aparelho,tamanho, peso, etc.
Bem depois de ter lido isto, já não sei o que dizer...Olha vai para o ipod 4g :D
onde é que o ipod mini tem mau som?
devo ter uns ouvidos mto maus para não axar isso :)
Craveiro
30-11-2004, 17:52
zx-9r,
Não tem um mau som, mas também ñ é excelente, visto que muita gente se keixa do som dos Ipods...
Já agora, o ipod reproduz bem musicas do tipo benny benassi? Me termos de bass, e sonoridade da música..
Já agora como vai essa bateria?
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.