View Full Version : Solaris 10 - opiniões
A Sun vai lançar brevemente o Solaris 10 desta vez sem custos para qualquer das plataformas. Corre em sparcs, x86 AMD64 e EMT64.
Diz-se que a versão para Opterons vem bem optimizada tornando-o muito possívelmente o melhor sistema operativo para a plataforma AMD64.
Vão experimentar?
http://www.sun.com/nc/04q4/
Eu vou experimentar. Tenho grande curiosidade
O pessoal que conheço que utiliza isso, usa o Soalris como base para aplicações criticas a correr 24/7. Provavelmente havera poucas coisas mais criticas a correr neste pais.
Eu vou experimentar. Tenho grande curiosidade
O pessoal que conheço que utiliza isso, usa o Soalris como base para aplicações criticas a correr 24/7. Provavelmente havera poucas coisas mais criticas a correr neste pais.
Epá, conheço o Solaris 8 para sparc e a manutenção daquilo é "chato comá putassa".
Os patches da Sun metade das vezes deixam serviços inteiros em baixo...
Epá como sabes não sei, não é a minha área mas ultima vez que falei com um deles tavam satisfeitos. Vou experimentar o Solaris so na brincadeira para me entreter. Os meus conhecimentos de teoria de SO resumem-se ao conteudo dum determinado livro verde e amarelo que es capaz de conhecer.
Mas na nossa area se der muito trabalho nao faz mal. E preciso e que funcione.
Mas se aquilo funcionasse mal notavas logo ;)
qual será a compatibilidade deste OS perante programas Windows based? Nenhum certo?
Epá como sabes não sei, não é a minha área mas ultima vez que falei com um deles tavam satisfeitos. Vou experimentar o Solaris so na brincadeira para me entreter. Os meus conhecimentos de teoria de SO resumem-se ao conteudo dum determinado livro verde e amarelo que es capaz de conhecer.
Mas na nossa area se der muito trabalho nao faz mal. E preciso e que funcione.
Mas se aquilo funcionasse mal notavas logo ;)
Me me percebeste...
Aquilo funciona SEMPRE... Depois de se instalar.
Fica anos e anos a apanhar pó sem dar problemas.
Quando a SUN decide mandar um patch para fechar um buraco, mandamos as mãos à cabeça. Telf rápido para a SUN.
Depois de resolvido fica mais 2 ou 3 anos sem dar probs.
Nemesis11 17-11-2004, 23:42 Como é que está a questão dos drivers para a versão x86?
Há acesso aos patches na versão que não se paga, ou é preciso ir para a "Solaris with Subscription"?
Quando é que vai passar a ser open source (eles tinham prometido)?
Uso uma máquina Sun com Solaris 9 e aquilo é rock-solid.
O problema dos patches é como o Tafinho diz. Por vezes a coisa dá asneira da grossa mas nada que não se resolva. Bem pior é o windows 2003. Há problemas que não se resolvem porque ninguém sabe muito bem por onde começar. ahah
O Solaris é poderoso. A máquina com Solaris mama 30 users na boa enquanto as Linuxers começam a fraquejar na dezena. Os valores não são precisos, é só para dar uma ideia.
Bom, mas a questão é esta. Muitos de nós usam Linux para trabalhar e não só. Quase todos também tem uma partiçãozita com o windows para correr aquele programa que ainda não existe em Linux ou para *jogar*. Esta, para mim, é intocável. :D
A dúvida que fica é: Será que o Solaris vai roubar *clientes* ao Linux?
Será que vou substituir os meus Linux (Gentoo e Suse) por Solaris?
Se o Solaris for compatível e correr todos os programas que uso em Linux, porque não?
A grande desvantagem é não ser open-source. A grande vantagem é usar o SO mais seguro, robusto, optimizado, etc. Mas será?
Pergunta: Se a Apple lançasse o Mac OS X para x86 e à borla quantos de nós não mandaria o Linux às urtigas? Até que ponto é forte o open-source?
O futuro é incerto.
PS. Para já pode dizer-se que a nova Sun Fire da SUN e o futuro Solaris 10 deram cá um empurrão à AMD que não passa despercebido.
Um review http://news.com.com/Sun+aims+at+Red+Hat+with+new+Solaris+pricing/2100-1016_3-5450749.html?tag=nefd.top
Afinal o Solaris 10 não vai ser tão à borla como pintavam.
São $120 por ano e por cpu se quiserem patches!!! :x2:
Estava a achar que a fruta era muita.
Nemesis11 18-11-2004, 00:36 "I don't want to say when that will happen,"
"But make no mistake: We will open-source Solaris."
http://asia.cnet.com/news/software/0,39037051,39181540,00.htm
Isto foi há pouco tempo.
Era interessante haver um Debian Solaris, etc etc.
O Solaris é poderoso. A máquina com Solaris mama 30 users na boa enquanto as Linuxers começam a fraquejar na dezena. Os valores não são precisos, é só para dar uma ideia.
Cá na minha faculdade há 2 servidores (1 de médio e 1 de grande porte) com Solaris, e já tinha reparado que o que o Xpirit disse era verdade. Os servers levam com mais users em simultâneo que eu sei lá, sem perdas de desempenho. Mas eu sempre pensei que esse tipo de performance se devesse mais a hardware do que ao Solaris. Eu sei que o SO é muito importante, mas... A Sun tem umas quantas cenas no hardware (nomeadamente na arquitectura dos UltraSparcs) que faz com que tenham performances muito interessantes.
Xpirit, tens a certeza que neste caso o prob é Solaris vs Linux e não Intel vs Sparc vs AMD?
Pergunta: Se a Apple lançasse o Mac OS X para x86 e à borla quantos de nós não mandaria o Linux às urtigas? Até que ponto é forte o open-source?
É uma pergunta muito interessante... Mas depois do que ia viver a Apple? Será que com o OS X x86 de borla alguém (em número significativo) ia pagar pelas máquinas da Apple? O próprio Windows também podia ter qq coisa a temer.
Não sei se é mais rápido/eficiente, mas o durar 2/3 anos sem mexer é verdade, isso eu vi com os meus próprios olhos.
Aliás um gajo nem deve mexer naquilo a não ser em extrema necessidade, a partir do momento em que se decide mexer no sistema convem ir preparando a parede para dar umas cabeçadas!
Um review http://news.com.com/Sun+aims+at+Red+Hat+with+new+Solaris+pricing/2100-1016_3-5450749.html?tag=nefd.top
Afinal o Solaris 10 não vai ser tão à borla como pintavam.
São $120 por ano e por cpu se quiserem patches!!! :x2:
Estava a achar que a fruta era muita.
Se for licença free, desenvolvimento, teste ou educacional n pagas nada, tal como nas versões anteriores do Solaris, e tens sempre acesso aos patches, free, sempre foi assim.
Já estou a sacar para experimentar nas 2 máquinas q aqui tenho. O XFS é que pareçe ser um volume manager muito bom, vamos ver se não vai dár dores de cabeça a umas grandes empresas que vendem este tipo de produto, mas isso vai depender das funcionalidades, os outros já estão nesta área à muito ...
Cmps.
Cá na minha faculdade há 2 servidores (1 de médio e 1 de grande porte) com Solaris, e já tinha reparado que o que o Xpirit disse era verdade. Os servers levam com mais users em simultâneo que eu sei lá, sem perdas de desempenho.
Excepto quando esses users começam a puxar do I/O... Aquilo pára...
Claro q depende tudo da carga que os users estão a fazer na máquina, users ou aplicações, mas segundo a minha experiencia (n sei se é do SO ou da arquitectura sparc) as máquinas Sun Sparc mexem-se melhor que outros unix, AIX, TRU64, HPUX, etc ; isto com máquinas de capacidade de hardware semelhante, os outros pareçem "mais pesados", verdade que a Sun fala do Solaris como sendo um SO simples, terra a terra, onde o admin tem de ir à unha para fazer a administração, por um lado talvez se ganhe mas tb dá 1 pouco mais de trabalho em relação a outros.
Cmps.
Solaris 10 x86 (32&64bits)
http://sdlcweb1d.sun.com/ECom/EComActionServlet?StoreId=8&PartDetailId=Sol10-GA-x86-DVD-G-F&TransactionId=try&LMLoadBalanced=
Um bom download.... pela noitinha a dentro.
Nemesis11 06-02-2005, 17:51 Um teaser para quem quizer experimentar:
http://img219.exs.cx/img219/1083/13cp.jpg
http://img217.exs.cx/img217/9695/24zh.jpg
http://img103.exs.cx/img103/3615/34op.jpg
Opinião não tenho. Instalei só. Depois vejo com mais calma.
em aspecto faz lembrar (vagamente) o KDE
que estas a achar disso? Notas falta de algum programa que te seja mesmo essencial
Nemesis11 06-02-2005, 18:08 em aspecto faz lembrar (vagamente) o KDE
que estas a achar disso? Notas falta de algum programa que te seja mesmo essencial
Se não me engano é o Gnome 2.0.
Quanto a software, não posso falar muito. Alem de ter visto pouca coisa, instalei isto no Vmware e o suporte para o Solaris 10 é muito experimental.
Tive varios problemas pelo meio da instalação, andei a fazer "Skip" metade do tempo, ecrã a 4 cores, erros do Vmware com o dvd-rom, etc.
Julgo que o que está instalado é apenas o mais basico a nivel de desktop. Mozilla, StarOffice, Gaim, pdf viewer, uns joguitos, media player e não muito mais.
A performance no Vmware é bastante boa, mesmo sem o Vmware tools.
Provavelmente se quizer ver isto melhor vou ter que instalar isto fisicamente no computador.
ahah é o gnome. não podia andar mais longe. quando usava e uso e Linux costumo usar o KDE por isso nao tenho na pratica familiaridade com o Gnome
Se isso usa o Gnome e os outros programas nao fica na pratica como uma especie dum Linux em que o kernel e o Solaris (ok isto e talvez uma comparaçao grosseira e que nao esta correcta tecnicamente mas acho que se percebe a ideia)
Muito interessante. Eu vou instalar fisicamente no meu servidor de ... impressora. :D
na univ cheguei a usar muito pouco uma versao qquer do solaris, client side, e até gostava daquilo :)
Mais uma boa coisa para puxar pelo A64 de alguns provavelmente :)
na minha univ tenho maquinas a correr Solaris (thin clients) Mac OSX e Windows XP
os terminais de Solaris são sem duvida os mais rápidos e fiaveis para além de terem o ambiente mais familiar para mim que estou habituado a Linux/BSD
os Mac são simplesmente muito lentos, tem bastante downtime por causa de problemas com a autentificação para além de não gostar muito do interface do OSX
Windows XP ... para dizer a verade nunca usei nenhum na univ (apenas o w2k pra o Xilinx :puke: ) ... do mesmo modo que já não uso em casa (tenho apenas o w2k para uns updates de firmware aqui numa partição minuscula :P )
No Arch Linux em casa utilizo em excluzivo o XFS (da mesma Sun) e até agora é o melhor fs que já uzei, muito rapido principalmente em multitasking. Consigo mover fixeiros e ler videos/mp3 sem o som se atrapalhar nem ver os filmes em slides
Até agora só tenho coisas boas a dizer da Sun, mas acho que não vou mudar para o Solaris simplesmente porque o Kernel 2.6 do Linux não me dá problemas e tenho uma optima distribuição que me mantem actualizado com todo o software novo que vai saindo. Manter actualizado a nivel de novidades de software no Solaris não é tão facil de certeza como um "pacman -Suy"
Lá na faculdade, tb tenho trabalhado em Solaris. Temos ido trabalhar para um lab com thin clients ligados a um Server (são terminais, para quem não sabe). E nem desgosto ... Para programar em C, não ah melhor... LCD's de 18" e tal :P
Da para por varios buffers lado a lado no Emacs ... por tt ... :P
Btw, lá podemos usar varios desktop environments ... o nosso prefirido do grupo é Fluxbox por ser bastante leve :P
LCD's de 18" nos terminais... Isso está uma fartura
Aaahhh mas a mim quem me tira o brilho verde dos DEC VT100 tira tudo. Ou não.
Mas assim é que é sempre a evoluir
Madril, o que tens na tua faculdade (IST presumo) é o mm que eu tenho na minha (IST-Taguspark).
A cena daquilo é que se tiveres os terminais todos ligados, aquilo começa-se a arrastar.
Na altura em que fiz PO, tiveram de fechar as suns que estão abertas ao pessoal, pq aquilo já estava lento o suficiente, no entanto penso ser mais uma questão relacionada com o sistema de ficheiros distr. ue eles usam (AFS).
Pah, quanto ao solaris ... adoro o sistema operativo, mas o último que experimentei em x86 tinha tal perda de rendimento que lhe mudei o nome para slowlaris.
Espero que esta versão seja melhor ... se bem que inda n desisti de ter uma sun em casa para fazer de gw ... só mm para a pausa :D
Cumps
IST - Alameda Here :)
Fiz PO e SO este semeste lá nos sun rays.
Pois, tá mta pica trabalhar em frente áqueles monitores.
O prob é quando as suns penduram :(
De qualquer maneira solaris rocks, apesar de continuar a gostar mais do linux
Qual é o suporte do Solaris para modems adsl usb? É tão bom quanto o do linux? :(
Compra mas é um kit sapo para playstation e nunca mais te chateies com isso
Não vale a pena. O teu tempo e a tua paciencia valem bem mais que isso
Greven, sinceramente n sei, mas deve ter bom suporte também.
Se o teu modem for um speedtouch, quase que aposto que vai funcionar na boa.
Mas considera aquilo que o timber disse .. juntar uns cobres e comprar o kit ps2 do sapo, para ficares com o modem ehternet.
Cumps
Compra mas é um kit sapo para playstation e nunca mais te chateies com isso
Não vale a pena. O teu tempo e a tua paciencia valem bem mais que isso
Eu sei friend timber, só ainda não o fiz, porque queria ver se comprava antes um router wireless para o portátil também! ;)
Tiago Gomes 05-04-2005, 22:43 Li hoje que a Sun decidiu "dar" o Solaris 10, ou seja, ninguém paga para fazer o download e experimentar...
Será desta que vai ter mais utilizadores?!!
Enquanto o suporte de x86 for o que é, bem podem começar a pagar ao pessoal para experimentar :p
Tb, quem é que usa Solaris em X86 ???? :-D (falando de empresas é claro)
Como disse anteriormente sempre foi free, embora tenham decidido cortar o acesso ao SunSolve ao ppl que não tem nenhum contracto de manutenção, hardware ou software, enfim ...
N vejo grande razão para n ser free e acessivel a qq um, nas empresas pagas sempre a assitência e manutenção em casa quem é que quer ter Solaris sem ser para brincar um pouco ou ter mesmo um servidor fiável sem ganhar nada (monetariamente) com isso é claro, a Sun só tem a ganhar assim sendo, torna o OS mais conhecido, se ganhar se alguem responsável por um projecto onde tenha que decidir se vai para o SO x ou y se já conhecer o Solaris é um ponto a mais para este.
Já tenho aqui a funcionar (em sparc) e pareçe-me muito bom, a máquina tb ajuda. Só não gostei de terem feito a mesma treta que fizeram no linux, o inetd acabou e agora é o smf que funciona com um repositório, tá 1 pouco mais complicado e é necessário dár algumas marteladas para algumas aplicações funcionarem, até para instalar o Oracle 10g teve que levar um mod.
Cmps.
|
|