View Full Version : Alienware Imita SLi para as ATI...

greven
27-10-2004, 19:38
Multi-GPU Technology

While ATI Technologies does not currently officially support any technologies that could enable multi-GPU graphics sub-systems on desktops or workstations, a recently released plan from Alienware is likely to provide users of ATI’s RADEON products to use them in pairs to gain additional performance, similarly to NVIDIA’s SLI technology.

Alienware, a leading manufacturer of high-performance computer systems, announced a licensing program for X2, a proprietary and patent pending technology for including multiple PCI Express x16 expansion slots on a single mainboard. This license is being offered through Alienware Labs Corporation, the research and development arm of Alienware Corporation.

Alienware’s dual graphics cards option will not require driver support from the graphics card manufacturers. The system was designed to be standalone using Alienware’s Video Array (including software and merger hub) and X2 mainboard. Video Array Technology divides the screen in multiple parts, in contrast to 3dfx’s SLI that required every single line to be rendered by different graphics card. In the case of using two video cards, the screen is divided, vertically, in two parts: one video card renders the upper section, and the second video card renders the lower section.

News source: X-bit labs

AlienWare rula! smile.gif Gosto bastante dos computadores deles, dos portáteis também... pena o preço.

Isto parece bastante interessante!

Disconected
27-10-2004, 19:41
err...

uma placa a renderizar a parte de cima do ecra e outra a debaixo ?

será que isso nao vai provocar dessincronizaçoes visiveis (ainda que temporarias ) ?

Forgotten
27-10-2004, 19:51
err...

será que isso nao vai provocar dessincronizaçoes visiveis (ainda que temporarias ) ?

Para implementarem , isso não poderia acontecer , penso que a ATI tem uma na manga esperem para breve :P

greven
27-10-2004, 19:55
err...

Mas isso é exactamente a metodologia de funcionamento do antigo SLi criado pela 3Dfx no tempo das Voodoo.

Tafinho
27-10-2004, 19:58
Mas isso é exactamente a metodologia de funcionamento do antigo SLi criado pela 3Dfx no tempo das Voodoo.

Que por acaso é exactamente a mesma que a nVidia usa, que por sua vez é baseda na antiga tecnologia da 3Dfx, da qual comprou os direitos dessa tecnologia...

SoundSurfer
27-10-2004, 20:10
Que me lembre, a Alienware anunciou este tecnologia ( e demonstrou-a ) meses antes da nVidia anunciar o SLI... e com a vantagem de dar para qualquer placa...

Penso que sendo o caso é a nVidia a imitar a Alienware :-D :-D

EDIT: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=35104&highlight=alienware
12-05-2004

Mig
27-10-2004, 20:44

Nas 3Dfx não eram linhas pares para a placa 1 e linhas impares para a placa 2?
Tenho essa ideia.

Pelo que li na altura do lançamento da proposta da Allienware, o método deles divide +/- metade do ecrã para cada uma, mas nem sempre é mesmo metade.
Conforme a imagem, assim é a distribuição do trabalho.

ptzs
27-10-2004, 20:51
Exacto, o método da 3DFx era através da divisão do ecran em linhas, este novo método consiste em dividir o ecran em 2 partes que variam de tamanho. O "novo" método é aplicado tanto no "nvidia" SLI como no "alienware" SLI.

SoundSurfer
27-10-2004, 20:52
Nas 3Dfx não eram linhas pares para a placa 1 e linhas impares para a placa 2?
Tenho essa ideia.

Penso que isso não fazia muito sentido... porque tinham de tratar a cena 3D toda à mesma.

Mig
27-10-2004, 20:57
Têm sempre que tratar a cena toda.
Mas assim cada placa tratava exactamente metade da imagem...

Raptor
27-10-2004, 21:32
A técnologia SLI da Nvidia é diferente, e bem mais eficaz que a anterior utilizada pela 3Dfx.

No caso da Nvidia (basta lerem os artigos sobre a matéria), verificam que existe uma gestão inteligente que permite dividir o ecrã tendo em conta a intensidade dos gráficos em cada parte do ecrã, permitindo que cada placa renderize metade da carga de gráficos, e não do ecrã!

No caso da 3Dfx, o ecrã era dividido por linhas horizontais, e cada placa renderizava cada linha, independentemente da diferença de carga de cada linha.

Não é uma técnologia simples de colocar em prática, e custa-me a acreditar que se verifiquem as diferenças de performance ( e que funcione) como se verifica no caso do SLI na Nvidia. Ainda por cima, é uma técnologia que não é desenvolvida pela ATI, mas sim um fabricante de computadores ?!?!?!?!?!?!?!?!?!

pofxxx
27-10-2004, 22:01
Acham que ATI vai ficar sentada a ver a nvidia a passar a frente?
Durante 2 ou 3 anos nunca passou a frente da ATI, também não vai ser desta

MJRL
28-10-2004, 01:22
Segundo o Richard Huddy não vai fazer nada em relação a isto, as criticas dele ao SLI da nvidia são muito fortes para depois voltarem atrás, mas como isto é um bocado como o futebol (o que hoje é mentira amanhã é verdade), nunca se sabe.
http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=65

Punkas
28-10-2004, 01:43
Penso q a ATI n se vai meter no SLI, e se meterem penso q sera nas graficas de workstations ( FireGL ), tal como a Nvidia devia ter-se confinado a esse mercado...
Para gamers n axo q seja preciso 2 placas em conjunto, poix os jogos saiem conforme o poder das placas actuais e vice versa..e os 3dmarks n se jogam :P
Tou a ver a Nvidia com o mm path de evolução da 3dfx...espero q n tenham o mesmo desfecho.

Raptor
28-10-2004, 02:01
Segundo o Richard Huddy não vai fazer nada em relação a isto, as criticas dele ao SLI da nvidia são muito fortes para depois voltarem atrás, mas como isto é um bocado como o futebol (o que hoje é mentira amanhã é verdade), nunca se sabe.
http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=65

Chamas a isto um comentário de jeito?

É de notar também que o sistema SLI da Nvidia é outro exemplo de um design sem balanço algum. Irá puxar imensa energia (Para a maioria das pessoas irão ter de trocar de fonte de alimentação) e irá gerar uma quantidade enorme de calor e ruído. A nova tecnologia é interessante mas para um sistema de jogos, é de tolos!

Isto para mim é um "desabafo" de quem não faz ideia do que fazer contra esta técnologia.

A ATI já tentou no passado produzir placas com vários chips mas deu sempre em buraco. Demasiado complexas para colocar em funcionamento.

A Nvidia teve sorte e foi inteligente em ter apostado na altura certa nas técnologias certas.

Umas vezes acerta-se, noutras não. NV30 foi um NÃO!!!

Punkas
Tou a ver a Nvidia com o mm path de evolução da 3dfx...espero q n tenham o mesmo desfecho.

Não terá porque ao contrário da 3Dfx, a Nvidia não vive só de chips gráficos, e não vende placas gráficas só a gamers. O mercado da 3Dfx era minusculo, comparado com o que já foi, e ainda é o mercado da Nvidia.

POFXXX

Bem, ainda és pior que o Punkas! :x2:

Fia-te na virgem e não corras.

Caso tivesses atento à história do mercado de placas gráficas, saberias que a "tua adorada" ATI já dominou o mercado, antes de existirem chips 3D integrados nas placas gráficas, mas foi graças à Nvidia, com a criação do NV1 (ainda me lembro de ter experimentado o Virtual Fighter numa placa destas num Pentium 200MMX) que passaram a existir chips 3D nas placas gráficas, e foi com a Riva que passamos a ter placas gráficas 2D e 3D integrados num só chip.

O mercado das placas gráficas tem sido sempre por ciclos, entre os grandes, e antes de existir a Nvidia, existia e dominava a ATI. A Nvidia, por mérito próprio conquistou o mercado, e cresceu de tal forma que a meu ver não irá abandonar tão cedo (a ATI cairia primeiro, acredita nisso).

Quanto às técnologias, ambas as marcas apresentam bons produtos, e espera-se que na próxima geração sejam ainda melhores (mais revolucionários desta vez por parte da ATI, como é natural esperar-se se tivermos em conta que a história é feita de ciclos).

Agora relativamente à tecnologia do SLI, desculpem-me, mas a ATI não tem nem recursos (para criar assim do dia para a noite) nem conheçimentos técnologicos para fazer frente ao SLI... isto a não ser que já tenham algo na manga que tenha sido mantido em segredo, mas hoje em dia, manter algo em segredo é muito complicado.

MJRL
28-10-2004, 02:09
Não, não acho um comentário de jeito, até foi alvo de rizada as resposta dele em conceituados foruns internacionais, só tava a dizer ao POFXXX que era muito dificil a ATI fazer uma cena do género por causa das respostas dadas por ele.

Raptor
28-10-2004, 02:20
Percebi mal então, percebi pelo teu comentário que querias dizer que por ele ter feito tantas criticas (sempre as mesmas, consome muito e é muito quente... ) que querias dizer que eles tinham algo na manga.

xBoShY
28-10-2004, 02:23
(...)
Agora relativamente à tecnologia do SLI, desculpem-me, mas a ATI não tem nem recursos (para criar assim do dia para a noite) nem conheçimentos técnologicos para fazer frente ao SLI... (...)

Pois é... quem tem $$$$ é quem lidera o mercado... umas vezes com uns altos, e outras com uns baixos... mas lidera sempre o mercado... (não é Intel? não é Microsoft? Não é McDonalds :D?)

pofxxx
28-10-2004, 02:35
Desde da GF2 que era adepto da NVIDIA só agora e que trocei para ATI.
Pode ser que eu dia destes tenhas uma surpresa por parte da ATI não se esqueçam que a NVIDIA véu dizer que tinha a placa mais rápida 6800UlTRA e passado 1 mês +/- sai a X800XT PE , alem do mais também tinhas uma R9800Pro, então onde estava a 5900ULTRA. Já que defendes tanto Nvidia porque não tinhas uma 5900 ULTRA?

Punkas
28-10-2004, 02:45
Mas ele tinha uma 5900U :P

P4rthen0n
28-10-2004, 02:51
Ele teve tantas placas... nem vas por ai com ele lol.

Agora isto eke nao. Quando dizes k nunca passou ah frente, referes-te a que segmento mais propriamente? High-end? Mesmo k sim, ha 2/3 anos atras ainda reinavam as TI. Ate ai foi sempre Nvidia, so e apenas com a vinda da 9700pro eke isso se alterou. Isto no High-end, porque nos restantes seguentos..

Quanto ao topic, ja eh conhecido ha bastante tempo o "sli" da alienware, tambem axo eskisito k uma empresa k monta e venda computadores desenvolva um sistema destes, mas parece k ate resulta, ou pelo menos melhora em relacao ao desempenho de uma ATI sozinha.

pofxxx
28-10-2004, 02:55
Mas tinha os scores com a 9800PRO ou xt.
Como podes ver sou novo aqui no fórum, só vi a uns tempos os scores com a 9800

Eu não estou a defender a ATI nem a Nvidia . Estou muito contente com a minha gráfica por isso não vou para SLI só pq causa dos 3dmark´s

pofxxx
28-10-2004, 03:00
Estou a falar a partir da 9700Pro acho que veio 1 que a 9500? E muito melhor que as Ti a minha ultima gráfica foi uma TI, jogava tudo com ela mas a comparar com a 9500 não tem nada haver. Corrigem se estiver enganado

Raptor
28-10-2004, 03:12
Estou a falar a partir da 9700Pro acho que veio 1 que a 9500? E muito melhor que as Ti a minha ultima gráfica foi uma TI, jogava tudo com ela mas a comparar com a 9500 não tem nada haver. Corrigem se estiver enganado

Tipo, na altura que saiu as R9700 sairam as R9500 para gama média, e as 9100 para a gama baixa.

Na altura a Nvidia não tinha placa da "mesma geração", tinham as Geforce4 TI para gama alta e média, e Geforce4 MX para gama baixa.

Para combater as R300 (9700 e 9500) é que sairam as Geforce FX.

O mercado sempre foi de ciclos... vamos lá ver:

Geforce 256
ATI Radeon
Geforce 2
ATI Radeon DDR
Geforce 3
ATI Radeon 8500
Geforce 4
ATI Radeon 9700
Geforce FX
ATI Radeon 9800
Geforce 6800
ATI Radeon X800

Como podes ver, o mercado é feito de ciclos, mas isso não significa que o produto que saiu depois era melhor que o da concorrencia que saiu antes, e temos o caso das ATI Radeon originais e Radeon DDR(sim, cheguei a experimentar e desesperei) mas por exemplo no caso das 8500, aí sim, a ATI começou a encontrar o caminho certo. A Nvidia foi abaixo quando sairam as Geforce FX, primeiro pelo tempo que demoraram (superior à "norma" de 6 meses de intervalo na saida de novas gerações) e pela fraca performance.

Archangel
28-10-2004, 03:24
Já que estao numa de off-topics... nao se esqueçam da minha adorada Matrox. Lamento apenas que a partir das G400, a performance 3D nao tenha sido a melhor em comparação com as rivais. :mad: Curtia imenso voltar a ver a Matrox entre os nomes mais sonantes das gráficas actuais. :)

Punkas
28-10-2004, 04:17
LOL ainda me lembro qnd comprei uma Matrox G400 p causa do EMBM :P akela tech demo era espectacular :P

Nemesis11
28-10-2004, 05:03
Outra vez esta noticia? O que há de novo? Numeros?

A Ati só não faz Sli se não houver procura suficiente. A Intel também não lançava PIV 64 bit. Existem sempre planos B (por exemplo comprar a tecnologia à Alienware.....).

Irónico é que provavelmente este "Ati X2" vai correr na nForce4 e não nas RS/RX480.

Espero pelos numeros para ver se é mais eficaz que a solução da nVidia.

p.s. - No fundo, o que eu quero é Sli de duas Xgi. Deve ser o suficiente para chegar aos 300 marks.......talvez.......

DJ_PAPA
30-10-2004, 21:31
http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2258&p=1

Pra demostrar a extrema utilidade do SLI duas 6600 GT, nao passam a porra duma 6800GT!! Onde ta a utilidade daquilo?

É claro que nem vou comentar os 1200 euros necessaríos pra 2 6800 ultra.....

Raptor desculpa la, mas pareces daqueles garotos agarrados á bicicleta..... axo que nem é preciso explicar pq.
Eu ja ha + de um mes que nem comento nada sobre estas tralhas, mas por acaso vi esta review, que por mim, vem demonstrar o que ja tinha dito sobre o SLI.....

Nelson
30-10-2004, 21:46
Pra demostrar a extrema utilidade do SLI duas 6600 GT, nao passam a porra duma 6800GT!! Onde ta a utilidade daquilo?

Gastares agora 200€ (em vez de 400+€) numa gráfica mediana e mais tarde fazer um bom upgrade. :rolleyes:

DJ_PAPA
30-10-2004, 21:53
Se me mostrares a 6600Gt a custar 200 euros em PT, vou ja la compra-la.

Depois fazes um upgrade de bosta com outra grafica.

Daqui a um ano (isto pensando num upgrade recente, pq o normal seria daqui a 2 anos +/-), ja com as R520 e R600, etc, etc ires comprar outra 6600Gt pra ligares as duas e ficares com performance inferior a uma 6800GT, nem se pode chamar de upgrade.
Nessa altura ja tens graficas com o dobro/triplo da performance das topo da gama actuais......

Avisem em que ponto do que eu disse ta mal.....

Nemesis11
30-10-2004, 22:20
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=45459

Já estava a ser falado aí.

O que dizes de mal?
A parte de misturares as R520/R600 com a 6600Gt (mesmo em Sli). Diferentes mercados.
A parte do dobro ou triplo da performance, dificilmente vai acontecer.
Ou aparece algo inovador (nunca é de descartar essa hipotese, gpu da xbox2? quem sabe.......) ou é preciso uma besta de grafica para isso. 32pipes / bus > 256 bit ?
Dxnext supostamente só aparece em 2006 com o longhorn

Tudo isto pode mudar. Quando foi da Nv40/R420 todas as especulações erraram.
Quanto a se vale a pena duas 6600 em Sli, depende da factura final.
Para quem tem uma 9700Pro, não gostavam de agora poder adicionar outra?

DJ_PAPA
30-10-2004, 22:43
Começa-te a habituar a ver a performance das graficas subir cada vez + de forma exponencial. A evoluçao, trás + evoluçao....... sempre foi assim
Essas R520 e R600 simplesmente deixam estas graficas topo de gama de agora de rastos.

Isso da 9700 é diferente, pq na altura as 9700 eram topo de gama altamente revolucionarias e se a performance das 2 9700 fosse + pequena (como seria) que da 6800GT, nao tinha interesse nenhum em ter 2, para além da 6800GT ter tecnologia + recentes.
Pra além disso ja nao há 9700 á venda, tal como daqui a 1 ano ja nao haverá 6600GT á venda. E andar a comprar graficas em 2ª mao, ja sem garantia, nao é pra mim de certeza......

Nao me tou a ver daqui a 1 ano comprar uma cangalhice, para juntar a outra que ja ca tivesse em casa. Depois o que um gaijo quer é uma coisa nova, recente, nada de tecnologias altamente ultrapassadas.
O que vai acontecer é depois andares a tentar vender a velhinha que dava para SLI, para pores uma da nova geraçao.....

Sem falar no calor, barulho, consumo e board nforce4 que ainda nem saiu nas lojas.

timber
30-10-2004, 23:10
epa vamos ja cagar para estas todas que ha agora e pra R520 tambem. Vamos directo pra R600... talvez R700

Nemesis11
30-10-2004, 23:13
But GPUs have become so complex and costly to develop that ATI's COO Dave Orton has conceded that ATI "might want to stretch the major steps in innovation to 18 or 24 months." The cost of developing and validating a modern GPU is now in the hundreds of millions of dollars, and nVidia and ATI are having an increasingly difficult time paying for R&D costs.

http://www.geek.com/news/geeknews/2003Mar/bch20030317019150.htm

Provavelmente o proximo salto é a R520, ou talvez não.
Depois vai ser render o peixe como na R300 -> R350 -> R360 -> R420.
A nVidia pode fazer o mesmo com a Nv40.

Pode ser bluff, mas as declarações são do COO da Ati.

Quanto à 9700, é a tua opinião e tenho que respeitar. Eu tive uma 9800 e se podesse comprar uma barata, comprava, pelo simples facto de que a X800 é um speed bump. Mas isto são opiniões.

Calor, barulho, consumo, preço, etc, são tudo aspectos negativos, tal como ter um sistema dual cpu ou discos em Raid. Quem comprar Sli tem que considerar estes pontos negativos. Tal como dual cpu e/ou Raid não é para todos, o Sli tb não vai ser.
Por fim, a nForce4 não é o unico chip7 com Sli. Via K8T890 Pro, Sis e Intel 7525. Este ultimo já está no mercado.

Por ultimo fica um misterio na entrevista ao "PR Manager" da Ati:

Q: Any plans on making dual-GPU cards, or implementing SLI on PCI-e?

A: It should be noted that our cards can already support dual GPU configurations in such platforms as Alienware's ALX. We have a strategy in place for dual GPU's on the chipset side but it would be premature to discuss at this time.

http://www.ocworkbench.com/2004/ati/interview/p1.htm

Possibilidade de 2 gpu integrados no chip7? Muito interessante. Talvez tenha a haver com aquele anuncio do "hypermemory" (é este o nome?)

Raptor
30-10-2004, 23:14
DJ_papa, já tinha saudades de quando estavas calado em vez de dizeres asneiras! :D

[siLciR]
30-10-2004, 23:20
eu ja ando e a pensar no R800 aí sim faco um upgrade

Nemesis11
30-10-2004, 23:32
Olhem que ele e quem não gosta do sli, podem ter razão. Imaginem que aquilo chega ao mercado cheio de incompatibilidades, ou que a Ati lança algo muito superior à Nv40, etc.
Há muitas variaveis. Basta a nVidia voltar a fazer porcaria (como nos bons tempos da 5800 :D) para falhar no mercado consumidor.

O melhor mesmo é comprar uma Xgi e assim não volto a precisar de outra grafica.

P4rthen0n
30-10-2004, 23:36
O SLI axo muito fixe, mas eh bastante inutil para kem ker ter as placas graficas para jogar. A prova disso, eke com o dinheiro k se investe em 2 graficas pra SLI, se pode investir numa unica ainda melhor e sempre no mesmo orcamento.

MadOnion
31-10-2004, 00:01
O SLI axo muito fixe, mas eh bastante inutil para kem ker ter as placas graficas para jogar. A prova disso, eke com o dinheiro k se investe em 2 graficas pra SLI, se pode investir numa unica ainda melhor e sempre no mesmo orcamento.

Melhor ainda é investir em duas MELHORES :004: :004: :004:

pra kem pode!

Raptor
31-10-2004, 00:23

Isso é apenas para o caso das 6600GT, nas 6800GT e 6800Ultras, não existe uma melhor.

Mas porque toda a gente manda abaixo o SLI sem se aperceber do potencial...

Imagina que compram agora 200€ uma 6600GT 128MB, enquanto uma 6800GT custa 450€.

Ficam com uma performance inferior, mas gastam menos de metade.
Agora imagina que passado 6 meses queriam fazer um upgrade, mas para isso, por exemplo, uma 6800GT provavelmente custaria nova cerca de 380€, enquanto as 6600GT já desceram para os 150€, o que faria com que:

1ª Hipotese:
Vendendo 6600GT - 125€
Comprar 6800GT - 380€
Total gasto - 255€

2ª Hipotese:
Comprar outra 6600GT - 150€
Total gasto - 150€

Ora, ficando com uma performance idêntica (2x6600GT = 6800GT), e gastava-se bem menos, qual parece ser a melhor alternativa?

Claro que depois existe um contra, o valor de revenda das 6600GT, caso quisesse alterar depois a placa gráfica, mas por exemplo nessa altura poderia tentar vende-las por 120€ cada, já daria uma optima ajuda para a aquisição de uma topo de gama, uma NV48 ou R520! :)

Ou seja, a nível de gama média, o SLI veio permitir fazer upgrades significativos de performance implicando menos dinheiro posteriormente, e um pouco mais de inicio (NF4 SLI em vez de NF4 Ultra).

A nível de gama alta, acho que não é preciso dizer nada, basta olharem para os gráficos.

Ahh, e não venham com a treta das fontes, o calor, bla bla bla... as 6600GT em Load não passam dos 38ºc com cooler de origem. As 6800 é que já é outra coisa, mas são iguais às restantes. Quanto à Fonte, lá no IDF, na máquina que tinha Dual Xeon 3.0 com as 2 6800Ultra em SLI, usavam uma simples Antec de Truepower de 480W.

DJ_PAPA
31-10-2004, 00:25
DJ_papa, já tinha saudades de quando estavas calado em vez de dizeres asneiras! :D

Epá nao custumo dizer asneiras no forum, é falta de educaçao :rolleyes:

Acredita, aproveita as promoçoes das bicicletas no Continente. há la umas novas com 21 mudanças (se calhar nao deve chegar...) :D

ya, vamos pensar no que nos cai na testa hoje e se for em duplicado ainda melhor. Se sai amanha uma melhor, vamos cagar nisso....

:)

Ah e tal.......

EDIT:
Volto a perguntar onde tao as 6600GT em PT a 200 euros? Que é pra eu ir la comprar uma.
E onde ta a associaçao com a ATI? O que eu tou a questionar é a viablidade do SLI da NVIDIA (axo eu).

Raptor na 2ª hipotese falta la juntares os 200 euros que ja tinhas gasto antes na 1ª6600 GT. Nao saiu á pala a 1º 6600GT.

Nelson
31-10-2004, 00:27
O homem só pensa na ATI :lol:.

Olha que eu tenho uma ATI e não ando aí a defender a marca. Não ganho nada com isso... tu ganhas? :joker:.

O que for melhor dentro do orçamento é o que compro. Estou-me pouco lixando para as marcas

Raptor
31-10-2004, 00:36
EDIT:
Volto a perguntar onde tao as 6600GT em PT a 200 euros? Que é pra eu ir la comprar uma.
E onde ta a associaçao com a ATI? O que eu tou a questionar é a viablidade do SLI da NVIDIA (axo eu).

Raptor na 2ª hipotese falta la juntares os 200 euros que ja tinhas gasto antes na 1ª6600 GT. Nao saiu á pala a 1º 6600GT.

Epá, não faças edits no que eu faço quotes, senão tenho que alterar tudo ou criar novo post! :D

220€, 200€, é uma diferença brutal... se pedires com jeitinho, até conseguias menos!

Chega-te?

Ou vais pensar melhor?

Quanto à questão de adicionar 200€, não tenho nada que adicionar em caso nenhum, porque estou simplesmente a falar em relação a upgrades, e não ao preço inicial do sistema. Ou será que quando falas em orçamentos para upgrades, vais adicionar o preço das placas originais? :x2: Assim darias um excelente comercial... para a loja, mas acho que não conseguirias vender bundles nenhuns! :D

P4rthen0n
31-10-2004, 00:39
Esses "problemas" sao fantochada, nem sei porque eke ha pessoas a levantar isso. Hoje em dia ja tudo num computador tem k ser minimamente decente.
Isso é apenas para o caso das 6600GT, nas 6800GT e 6800Ultras, não existe uma melhor.
Sera k para gamers, isso faz a diferenca ? Existem assim tantas pessoas a jogar a 1600 ?
Atencao, eu estou a falar para o utilisador comum k procura uma solucao grafica de topo. Se tivermos em conta k o alvo sao os benchers, entao ai nem discuto, basta ver o score das duas Asus no 2k5.

1ª Hipotese:
Vendendo 6600GT - 125€
Comprar 6800GT - 380€
Total gasto - 255€

2ª Hipotese:
Comprar outra 6600GT - 150€
Total gasto - 150€
Faltam ai os 200€ investidos inicialmente na 6600GT. Ate podes pensar k nao faz sentido meter la a 1a, mas tem k se analisar a situacao como componente grafica do sistema no seu todo, neste caso, constituido por 2 graficas. Como tal, tem k se considerar a 1a tambem.
Pelas tuas contas, perde-se quase 100€ em relacao ah 1a hipotese k apresentaste.
A real vantagem eke tens praticamente a mesma performance, mas pagas o teu sistema grafico a 2 tempos. :)

Eu nao aposto no SLI porque apenas kero ter uma boa performance a nivel grafico e, para o ter neste momento, iria gastar tanto no sistema SLI como no sistema com uma grafica apenas.

Raptor
31-10-2004, 00:42
Mas o que é que não perceberam o que é o dinheiro REAL que gastam num upgrade. Voçês não vão gastar dinheiro que já gastaram anteriormente.

Mas se ficam felizes (gnus :D) aqui ficam as continhas "mais bonitas" (gnus again :D):

1ª Hipotese:
Comprando 6600GT - 200€
Vendendo 6600GT - 125€
Comprar 6800GT - 380€
Total gasto - 455€

2ª Hipotese:
1ª 6600GT - 200€
2ª 6600GT - 150€
Total gasto - 350€

Continuo a achar que se poupava uns trocos significativos (para quem não tenha um orçamento aceitavel, mas não ilimitado) e obtem-se uma performance equivalente!

MJRL
31-10-2004, 01:44
O que eu vejo na maior parte do pessoal que não dá valor SLI, é que não têm hipotese de lá chegar €, porque se tivesse dinheiro para gastar se calhar já era o melhor do mundo. Tamos num país com bastantes dificuldades económicas por isso compreendo a atitude de algumas pessoas. Eu sinceramente tb não vou optar sequer pela board com SLI mas se pudesse não tinha duvidas, isto com drivers da treta já é o que é quando os drivers tiverem mais optimizados então é que se vai ver o real valor do SLI.

CrazyBomber
31-10-2004, 01:47
1ª Hipotese:
Comprando 6600GT - 200€
Vendendo 6600GT - 125€
Comprar 6800GT - 380€
Total gasto - 455€

2ª Hipotese:
1ª 6600GT - 200€
2ª 6600GT - 150€
Total gasto - 350€

Continuo a achar que se poupava uns trocos significativos (para quem não tenha um orçamento aceitavel, mas não ilimitado) e obtem-se uma performance equivalente!

Claro q a 6800GT q vais comprar nao estará ao mm preço de agora, pois nao? Senão assim de q valeria o upgrade? Mais valia comprar logo a 6800GT...
E mm assim, 2x6600GT nao sao ekivalentes a 1x6800GT, especialmente com AA + AF e/ou a altas resoluções. Qts gamers jogam a 1600? Eu jogo, sempre q posso. Se a minha 9700 se aguentasse bem no Doom3 a 1600, claro q nao hesitava!

Ok, e não me parece q seja so eu a achar, mas Raptor... ehs um cadituh nvidia-biased :P, sem ofensa ;)

Zar0n
31-10-2004, 02:32
1ª Hipotese:
Comprando 6600GT - 200€
Vendendo 6600GT - 125€
Comprar 6800GT - 380€
Total gasto - 455€

2ª Hipotese:
1ª 6600GT - 200€
2ª 6600GT - 150€
Total gasto - 350€

Isto parecem contas feitas pelo PR da Nvidia: :-D

K tal assim:

1ª Hipotese:
PSU 400W 50€
Bord Gforce4 Ultra: 200€
Gforce 6800Gt: 420€
Total: 670€

2ª Hipotese:
PSU 520W 120€
Bord Gforce SLI: 250€
Gforce 6600GT: 220€
Total 810€

(Gastas mais com SLI e ficas com menos performance, quer compres ja as duas quer compres depois)

Sli é sempre mais caro!

Neo
31-10-2004, 02:20

Não terão sido 10? :x2:

Ai jesus, mais um accionista da ATI. :D

Cumps ;)

SideWalker
31-10-2004, 03:32
Eh pah... o ppl que critica o sli apoia-se sempre no facto de que duas 6600gt são mais fracas qu euma 6800gt... e eu pergunto, quem é que tendo pasta para um sistema sli o baseia em 6600???? O SLI é a solução de topo da nvidia, e daí? Porque é que faz tanta comichão? porque é da nvidia? Porque sai caro pa caraças? Quem pode, pode... quem não pode (assim como eu... mas quero! :P) terá que se contentar com uma unica placazita e ja n fica mal servido... Seja ATI ou Nvidia... Ou entao espera pelas R666 ou NV69... :P

Dazkarieh
31-10-2004, 03:56
Isto ainda vai dar tanta volta... :wow:

P4rthen0n
31-10-2004, 12:18
O que eu vejo na maior parte do pessoal que não dá valor SLI, é que não têm hipotese de lá chegar €, porque se tivesse dinheiro para gastar se calhar já era o melhor do mundo. Tamos num país com bastantes dificuldades económicas por isso compreendo a atitude de algumas pessoas. Eu sinceramente tb não vou optar sequer pela board com SLI mas se pudesse não tinha duvidas, isto com drivers da treta já é o que é quando os drivers tiverem mais optimizados então é que se vai ver o real valor do SLI.
Eu tenho dinheiro para isso, mais para um FX e tudo o mais. Contudo, nunca o gastaria num sistema FX nem SLI e a razao eh simples: nao seria mais util do k um sistema inferior para o uso k dou, k eh jogar, ouvir musica e navegar na net (caso da maioria das pessoas). Como tal, o SLI eh inutil pra mim (jogar a 1600 nao eh uma prioridade.. lol). Nao obstante, digo k eh uma boa tecnologia k vai ser util para benchers (talvez) e vai ser mais cara tambem. Para o utilisador normal/gamer, eh inutil.

timber
31-10-2004, 12:24
Eu tenho dinheiro para isso, mais para um FX e tudo o mais. Contudo, nunca o gastaria num sistema FX nem SLI e a razao eh simples: nao seria mais util do k um sistema inferior para o uso k dou, k eh jogar, ouvir musica e navegar na net (caso da maioria das pessoas). Como tal, o SLI eh inutil pra mim (jogar a 1600 nao eh uma prioridade.. lol). Nao obstante, digo k eh uma boa tecnologia k vai ser util para benchers (talvez) e vai ser mais cara tambem. Para o utilisador normal/gamer, eh inutil.

E que e mesmo isso

O SLI faz sentido para quem fizer

Mais facilmente gastava 10 000 cts num carro que 100 numa placa grafica

Raptor
31-10-2004, 14:39
Claro q a 6800GT q vais comprar nao estará ao mm preço de agora, pois nao? Senão assim de q valeria o upgrade? Mais valia comprar logo a 6800GT...
E mm assim, 2x6600GT nao sao ekivalentes a 1x6800GT, especialmente com AA + AF e/ou a altas resoluções. Qts gamers jogam a 1600? Eu jogo, sempre q posso. Se a minha 9700 se aguentasse bem no Doom3 a 1600, claro q nao hesitava!

Ok, e não me parece q seja so eu a achar, mas Raptor... ehs um cadituh nvidia-biased :P, sem ofensa ;)

Voçês têm uma piada do caraças...

Consegues comprar alguma 6800GT a 380€?
Eu fiz uma estimativa do preço que a 6800GT deverá estar na altura. Actualmente só consegues comprar 6800GT por volta dos 450€.

Aprende a ler tabelas de preços...

Isto parecem contas feitas pelo PR da Nvidia: :-D

K tal assim:

1ª Hipotese:
PSU 400W 50€
Bord Gforce4 Ultra: 200€
Gforce 6800Gt: 420€
Total: 670€

2ª Hipotese:
PSU 520W 120€
Bord Gforce SLI: 250€
Total 810€

(Gastas mais com SLI e ficas com menos performance, quer compres ja as duas quer compres depois)

Sli é sempre mais caro!

Também fazes contas do caraças tu.
Com que então as duas 6600GT consomem mais do que 1 6800GT?
Ora, se as 6600GT consomem apenas 35W, e as 6800GT consomem por volta de 85W (estimativa, não é valor correcto), achas mesmo que há necessidade de uma fonte de 520w?

Se eu disse que uma fonte de 480W era mais do que suficiente para um sistema com DUAL XEON e 2 6800Ultra em SLI, achas mesmo que precisas de uma fonte de 520W para um SLI de 6600GT..

Além disso, a nível de valores, se metes uma 6800GT a 420€, mete também as 6600GT a 200€ que vai ser o valor delas quando essas GT estiverem disponiveis a 420€.

Epá, ATI FanBoys do caraças, voçês só sabem dizer mal, mas se fosse a ATI a descobrir esta técnologia, ja andavam todos a rezar como no ramadão!

Ah lá ATI, Ah lá ATI...

Raptor
31-10-2004, 14:42
Já agora, voçês são capazes de falar no tema do TOPICO, em vez de estarem sempre com as mesmas cantigas ANTI-SLI?

Madril
31-10-2004, 14:49
O Raptor zangou-se :D

edit:

E tem razão

DJ_PAPA
31-10-2004, 14:56
O pior é mesmo a refrigerçao das placas, em termos de watercooling. Espaço pra 2 block e o custo duplicado de uma soluçao single (waterblocks x2 + tweakmonster x2 nao fica nada de nada barato)

Depois falta a questao do overclock!
Como é que duas graficas em SLI se vao safar com o overclock. Duvido muito que se consiga fazer grande coisa nessa área, enquanto que so com uma grafica, faz-se o overclock normal; acentuando ainda + a diferença de performance entre a versao single e a SLI.

Outra coisa é o upgrade pra segunda grafica.
Um upgrade logo passado 6 meses é ridículo (pelo menos para mim).
Um upgrade normal iria desde os 18 aos 24 meses e nessa altura ou se compra em segunda mao, sem garantia, ou nao se compra!

Pra mim só a questao do timing de upgrade e a compra em segunda mao da 2ª grafica era + que suficiente pra me manter afastado desta tecnologia.....

EDIT:
Na Pcdiga tens a 6800GT a 420 euros ;)

Madril
31-10-2004, 15:04
LOL .... só rir com os teus posts ...

Espaço para Waterblock tem de sobra ... tweakmonsters ninguem usa ...

Overclock .... tu les os posts todos ou na diagonal ? O Raptor já falou disso.

Isto é para kem pode ... não para quem quer ... pelo que esses teus argumentos na têm razão de existir ... do upgrade aos 18 meses ou lá o que é.

Ah pessoal que faz upgrades em menos tempo que tu ...

Pode não servir para ti e para mta gente. Mas ah gente a quem serve (só olhares pra sig do Raptor).

DJ_PAPA
31-10-2004, 15:13
Espaço tem que chegue pelos vistos, mas e o custo em duplicado da refrigeraçao?? Ou ja nao se usa watercooling nas graficas?

Ninguem usa tweakmonster?? lol

Quanto ao overclock, vamos esperar......
Aposto que vai ser bastante inferior á versao single, mas veremos!

99,9% das pessoas NAO faz upgrades de 6 em 6 meses pro PC!!

Esse pessoal que falas é um minoria, tal como o SLI vai ser para uma minoria!
É proporcional......

Raptor
31-10-2004, 15:16
O pior é mesmo a refrigerçao das placas, em termos de watercooling. Espaço pra 2 block e o custo duplicado de uma soluçao single (waterblocks x2 + tweakmonster x2 nao fica nada de nada barato)

Depois falta a questao do overclock!
Como é que duas graficas em SLI se vao safar com o overclock. Duvido muito que se consiga fazer grande coisa nessa área, enquanto que so com uma grafica, faz-se o overclock normal; acentuando ainda + a diferença de performance entre a versao single e a SLI.

Outra coisa é o upgrade pra segunda grafica.
Um upgrade logo passado 6 meses é ridículo (pelo menos para mim).
Um upgrade normal iria desde os 18 aos 24 meses e nessa altura ou se compra em segunda mao, sem garantia, ou nao se compra!

Pra mim só a questao do timing de upgrade e a compra em segunda mao da 2ª grafica era + que suficiente pra me manter afastado desta tecnologia.....

EDIT:
Na Pcdiga tens a 6800GT a 420 euros ;)

Em stock, como podes ver, não há...

Quanto aos problemas que vais inventando, há mais do que espaço para waterblocks, desde inovattek, aquacomputer, só o Swiftech com peltier é que é capaz de não caber.

Quanto ao overclock, o sistema overclocka como uma só, ou seja:

1 6800Ultra oc de 400/1100 até 480/1250
2 6800Ultra oc de 400/1100 até 475/1260

No total, o sistema oc até 475/1250.
Quando se faz overclock num sistema em SLI, este fica limitado pelo limite das placas, não se perde muito, mas também com ganhos de +80% (desde que o cpu+mb+memórias não limitem), o que interessa perder-se 5MHz, se já fazer overclock com SLI o aumento de performance duplica do que fazer oc numa simples gráfica.

Quanto aos upgrades, é uma das hipoteses do SLI, não quero com isto dizer que é a razão de existência do SLI. Para mim, e para a Nvidia, a razão do SLI é duplicar, sempre que possivel, a capacidade gráfica do sistema, até valores que não existem numa unica alternativa no mercado.
É o mesmo que utilizar-se sistemas Dual CPU, Dual Core, Raid0, Dual Channel, entre outras técnologias semelhantes, mas isso nunca vos vi a queixarem-se, só como é da Nvidia, já sabem dizer mal.

Dual CPU é caro, quente, consome mais watts... Dual Core idem... Raid0 também... só o Dual Channel, bem, também consome mais um cadito...

Descança DJ_Papa, que assim que puder, eu compro o Meu sistema SLI, e podes ficar descançado com a tua excelente 9700Pro (não estou a dizer o contrário, ela é realmente excelente) que simplesmente já não está à altura dos sistemas actuais, e não és capaz de ver isso, tal como não és capaz de ver que com o SLI, a Nvidia simplesmente deu um passo muito grande.

Se com a introdução das NV40 vimos a performance anteriormente obtida duplicar relativamente a uma 5950Ultra, com o SLI, a performance volta a duplicar.

Nunca existiu uma epoca em que o mercado de placas gráficas ou qualquer outro tipo de sistemas, viu aumentos tão significativos em tão pouco tempo.

Secalhar é por causa disso que "não gostam do SLI", por ser demasiado revolucionário... conservadores! :D

ps: falem no sistema da Alienware, não no SLI.

Raptor
31-10-2004, 15:29
Há uma coisa que me deixa curioso, relativamente ao assunto do topico.

Quem quiser adquirir este sistema da Alienware (Sim, pq se a performance se revelar melhor que 2 6800Ultra em SLI, é obvio que eu quero, já que como eu disse sempre, eu quero é o melhor!), é necessário adquirir o computador completo, ou podemos comprar a motherboard ou lá o que for que eles utilizem?

Punkas
31-10-2004, 15:34

Quem quiser adquirir este sistema da Alienware (Sim, pq se a performance se revelar melhor que 2 6800Ultra em SLI, é obvio que eu quero, já que como eu disse sempre, eu quero é o melhor!), é necessário adquirir o computador completo, ou podemos comprar a motherboard ou lá o que for que eles utilizem?

So mm PC completo :P Ja andei em negociaçoes com os gajus da AlienWare para uns pcs la para o work....
à uns tempos atras tb keria so comprar uma caixa deles...mas tb so vem caixa com pc la dentro lol

M@sk
31-10-2004, 15:37

Axo k a alienware só vende pc´s completos mas posso estar enganado!

CrazyBomber
31-10-2004, 15:42
Sorry, mas continuo a dizer: Raptor inclina-se pra nvidia... tal como o castelo branco se inclina para... er... ok, não vamos por ai :D
Pa, com o SLI (seja o da nvidia ou o da Alienware) tens entre 0-85% (certo?) aumento de performance... pelo dobro do preço!

É q essa história do preço das gráficas não me convence. Comprar uma adicional? Pra q, se dps nao tens as features das mais recentes? Simplesmente não me parece q vá ser uma opção... pelo menos não melhor do q comprar uma mais recente.

Ah, e na Chiptec tens uma 6800GT a 365€ (Com 128Mb DDR, mas ainda assim...).

Isto vai fazer mais sentido quando sair a próxima geração de gráficas. Aí sim vamos ver o q vale mais a pena...
De qq modo, kem tem carcanhol pra investir... fica mt bem servido com 2 6800GT em SLI, isso não há dúvida :D

Raptor
31-10-2004, 15:42
Isso é que f**e tudo... :(

Bem, posso tentar a Aquapc começar a vender material da Alienware, se as margens forem aceitaveis, assim já temos um "SLI" da "ATI" em PT! :)

Raptor
31-10-2004, 15:46
Ah, e na Chiptec tens uma 6800GT a 365€ (Com 128Mb DDR, mas ainda assim...).

Isto vai fazer mais sentido quando sair a próxima geração de gráficas. Aí sim vamos ver o q vale mais a pena...
De qq modo, kem tem carcanhol pra investir... fica mt bem servido com 2 6800GT em SLI, isso não há dúvida :D

Isso são as Asus, isso é tão SLI como um Toyota MR2 quer ser um Porsche Boxter e design! :)

Epá, o que é certo na questão do SLI e neste da ALienware (apesar de ainda não terem aparecido nenhum tipo de resultados) é que (independentemente da questão do preço, porque só compra quem pode (nem sei pq inda falam nisto)) o aumento de performance é MUITO significativo.

Nemesis11
31-10-2004, 16:16
A Alienware ainda não está a vender o sistema deles. Por enquanto só está a vender o Sli da nVidia, mas só em plataformas Xeons, pq é a unica que está no mercado.

http://www.alienware.com/standalone_pages/sli.aspx

http://www.alienware.com/Images/intro_page_images/sli_alx_open_big.jpg

Dual Xeon, Sli, watercooling.

Quanto ao resto da discussão, há aqui partes que me fazem lembrar os tempos da 3dfx vs nVidia.

Raptor
31-10-2004, 16:19
Quanto ao resto da discussão, há aqui partes que me fazem lembrar os tempos da 3dfx vs nVidia.

Curioso, nessa epoca era pró-Nvidia, mas isso é porque nunca gostei da 3Dfx, PowerVR Fan here! :D

Madril
31-10-2004, 16:21
Eu tinha uma Voodoo2 de 12megas ... mas na altura tinha que ... prai 13 ou 14 anos e o cota na me comprou a segunda pra por em SLI :'(

Punkas
31-10-2004, 16:21
[Offopic=ON]
Raptor, já sabes alguma coisa dakela peçinha q permite o SLI nas Nvidia?
Compra-se ah parte ou vem com as boards NF4 de SLI?
[Offtopic=OFF]

Punkas
31-10-2004, 16:25
A Alienware ainda não está a vender o sistema deles. Por enquanto só está a vender o Sli da nVidia, mas só em plataformas Xeons, pq é a unica que está no mercado.

http://www.alienware.com/standalone_pages/sli.aspx

http://www.alienware.com/Images/intro_page_images/sli_alx_open_big.jpg

Dual Xeon, Sli, watercooling.

É mm essa q há de vir po work :P

Raptor
31-10-2004, 16:30
Ainda não sei Punkas, mas penso que seja comprada como acessório nas marcas de placas gráficas.

Só que aparentemente a Nvidia ainda não as colocou À venda.

No sistema SLI, a Alienware, como o Nemesis demonstrou, tanto as placas como a peça são todas da Nvidia mesmo, e não de nenhum fabricante tipo XFX, Evga, etc...

Nemesis11
31-10-2004, 16:32

Com duas graficas o Microsoft Word abre muito mais rapido!!!* :D

* Este momento publicitario foi patrocinado pela nVidia

Agora mais a serio, nestas boards workstations, os dois slots "grandes" PciEx para fazer Sli, está a tornar-se quase standard. Esta tem, a ultima para Xeon e Opteron da iWill tb tem, a nForce4 dual opteron da tyan tb vai ter.......

Parece-me que nesse mercado não há grandes problemas com o Sli. Mas o $ também é outro......

Raptor
31-10-2004, 16:35

Aonde trabalhas?

Tenho que te ir visitar! :D

Posso levar o meu 3DMark2005 Pro para experimentar? São só 5 minutitos! :D

Punkas
31-10-2004, 17:47
Raptor n vale a pena :P As nvidia Quadro 4 980 XGL sao frakas no 3dmark, believe me i tried :P
Mas para uma workstation, sem duvida q prefiro um sistema com Nvidia, devido ao seu OpenGL mais evoluido, mais rapido e sem bugs comparado com o da ATI.
Gostava de poder experimentar o SLI da Nvidia com um trabalhinho assim mais puxado :P Só Deus sabe akilo q as vezes sofro a trabalhar em coisas a 2/3 fps mm num sistema realtivamente potente ( dual xeon 2.8, 3 Gb de ram e Nvidia Quadro 4 980 XGL ). Em casos destes acredito no potencial do SLI e ja devia ter sido desenvolvido ah mais tempo.

Raptor
31-10-2004, 17:55
Então mas essa em SLI são 6800Ultra, e não Quadro 4 980XGL! Dá para correr o 3DMark2005! :D

Vá lá... não sejas mau! :D

Punkas
31-10-2004, 18:10
Então mas essa em SLI são 6800Ultra, e não Quadro 4 980XGL! Dá para correr o 3DMark2005! :D

Vá lá... não sejas mau! :D

LOL, vou fazer os possiveis para essa makina ir lá para o work, precisamos de mais render power :P
Até pq tou uma beka desiludido com a performance das maquinas da Dell. Montei uma workstation com exactamente as mms specs das Dell Precision 650, mas apenas escolhi os componentes 1 a 1, td impecavel numa lian li PC-70, a ke eu montei era bem mais rapida q as Dell e custou menos 400cts :P
Mas se a makina chegar algum dia dou-te 1 toke n ha prob :P

Mephisto
31-10-2004, 18:53
Só Deus sabe akilo q as vezes sofro a trabalhar em coisas a 2/3 fps mm num sistema realtivamente potente ( dual xeon 2.8, 3 Gb de ram e Nvidia Quadro 4 980 XGL ). Em casos destes acredito no potencial do SLI e ja devia ter sido desenvolvido ah mais tempo.
Com SLI trabalhavas a 4/6 fps... :P :D

Agora sem brincadeiras, o SLI é uma tecnologia bastante interessante pois ajuda a aumentar a performance do Pc exponencialmente sem termos que comprar uma gráfica de topo, nesta pespectiva concordo totalmente com o Raptor.
É verdade que para se ter SLI é necessário ter um sistema que preencha uns certos requisitos (Board com 2*Pci Express, cpu que não limite o sistema, etc) mas comprar por exemplo hoje uma 6600Gt e depois daqui a 6 meses poder comprar outra a um preço bastante mais baixo e aumentar bastante a performance do sistema é uma possibilidade excelente.

Ainda não se notam ganhos espectaculares nos sistemas SLI como o demonstrado na review do Anandtech pois até ai onde foi utilizado um FX-55 , houve situações em que o Cpu foi o bottleneck da questão.

SLI chegou em força e está para ficar, quer queiram quer não...

Zar0n
31-10-2004, 19:46
@Raptor

Axo k andas a confundir as coisas, pk no meu caso isto n tem nada a ver com nvidia ou Ati, alias eu kero uma bord com o chip7 da nvidia, simplesmente acho ridículo o ppl andar a promover o SLI a dizer k é a solução para todos os males, e k vale a pena de todas a maneiras, enfim PR talk, n conseguem ver a realidade, que o SLI é para uma percentagem mínima de ppl, e para a nvidia aparecer sempre no topo dos bencks. :zzz:

No entanto isto vai render muito €€€ a nvidia uma x que muito ppl vai na cantiga, e compra 1 bord sli e a gráfica mais barata que houver que dê.
Mas dps claro o €€€ acaba e ai a Nvidia ja ganhou pk ja vendeu um chip7 mais caro.
Mas a nvidia continua a ganhar pk a seguir o utilizador tem uma muito maior probabilidade de adekirir outra placa da nvidia para adicionar ao SLI.
Ou seja quem ganha com o SLI quer compres logo 1 placa ou 2 é a Nvidia que vai vender mais material e mais caro.
O k n tem nada de mal afinal só compra quem quer, mas axo k as pessoas menos informadas devem ser avisadas k isto n é mais k uma jogada de marketing. :rolleyes:

Eu prefiro dar menos €€€ e comprar uma nForce 4 ultra + (insert ~300€ grafic card here :x2: ) e ficar com mais performance.
Ou seja o melhor Preço por FPS e isso sim é verdadeiramente importante para 99% das pessoas.

---

Em relação ao sistema da Alienware axo k vai ser mais lento e mais caro do k o SLI.
Afinal é uma emulação de algum do hardware do SLI da Nvidia.

Kero é ver uns teste de qualidade de imagem quanto a mim n vai ser pêra doce sincronizar as duas gráficas já que o tamanho das imagens n vai ser constante.
E n descurar o facto de k nem todos os jogos vão dar, ou seja tem k haver uma implementação nos drivers para que o jogo dê em SLI/Alienware. :(

P4rthen0n
31-10-2004, 19:53
Agora sem brincadeiras, o SLI é uma tecnologia bastante interessante pois ajuda a aumentar a performance do Pc exponencialmente sem termos que comprar uma gráfica de topo, nesta pespectiva concordo totalmente com o Raptor.
Nop, infelizmente, nao aumenta exponencialmente ;)
Aumenta apenas num "range" de x2 do rendimento de uma unica grafica.

destr0yer
31-10-2004, 20:01
Este DJ_PAPA ainda é ATI Basied, enfimm

curto o SLI, para profissionais é explosivo, duas quadro "NV40" para rendering será mesmo excelente :D :D :D

Dazkarieh
31-10-2004, 20:11
Offtopic - A Nvidia faz-me um pouco lembrar a Intel...tudo o k é PC do Jumbo vem com uma...

Com isto não me estou a referir à qualidade a que esta marca nos tem habituado (quanto a isso, penso que não há qualquer dúvida).

Passando o Off-topic, agora todos falam em SLI! Uns dizem k é muitaaa bom, outros k não vale nada, etc... Estou com expectativa de ver no que isto vai dar... Mas é uma tecnologia que de forma nenhuma ainda se impos! Quanto a mim, é deixar que elas se globalizem no mercado, que o pessoal comece a usar e então aí sim...as opiniões serão baseadas em factos e não argumentos.

Um abraço [[ ]]

Nemesis11
31-10-2004, 20:15
E n descurar o facto de k nem todos os jogos vão dar, ou seja tem k haver uma implementação nos drivers para que o jogo dê em SLI/Alienware. :(

Onde viste isso? Não me lembro de ler isso.

Quanto à emulação, as pics que andavam na net mostravam um hub externo às graficas. Claro que depois há software pelo meio, mas sem mostrarem numeros não dá para ver se será melhor ou pior que a solução da nVidia.

Raptor
31-10-2004, 20:43
@Raptor

Axo k andas a confundir as coisas, pk no meu caso isto n tem nada a ver com nvidia ou Ati, alias eu kero uma bord com o chip7 da nvidia, simplesmente acho ridículo o ppl andar a promover o SLI a dizer k é a solução para todos os males, e k vale a pena de todas a maneiras, enfim PR talk, n conseguem ver a realidade, que o SLI é para uma percentagem mínima de ppl, e para a nvidia aparecer sempre no topo dos bencks. :zzz:

Por acaso não me importava de ser PR da Nvidia! :D

No entanto isto vai render muito €€€ a nvidia uma x que muito ppl vai na cantiga, e compra 1 bord sli e a gráfica mais barata que houver que dê.
Mas dps claro o €€€ acaba e ai a Nvidia ja ganhou pk ja vendeu um chip7 mais caro.
Mas a nvidia continua a ganhar pk a seguir o utilizador tem uma muito maior probabilidade de adekirir outra placa da nvidia para adicionar ao SLI.
Ou seja quem ganha com o SLI quer compres logo 1 placa ou 2 é a Nvidia que vai vender mais material e mais caro.
O k n tem nada de mal afinal só compra quem quer, mas axo k as pessoas menos informadas devem ser avisadas k isto n é mais k uma jogada de marketing. :rolleyes:

O Dual CPU é marketing?
O Raid0 é marketing?
O Dual-Core é marketing?

Não acho, partindo do principio que realmente ganha-se algo a nível de performance, é obvio que temos que pagar por esse aumento, já que não existe nada no mercado mais rápido.

Imagina que és um gajo cheio de papel, e sejas um granda nabo a comprar computadores e dizes a uma loja "quero o mais caro que houver", e eles metem-te um P4 EE com uma 6800Ultra ou X800XTPE.

Chegas a casa, muito fixe, tens 120fps no FarCry a resolução xpto.
Chamas um amigo "techzoniano" a casa que te falava nisto do SLI, e metes-te a pensar... "hmm, o gajo com um PC mais fraco que o meu, tem 200fps no FarCry com os mesmos settings de resolução... sou mesmo otário, também quero um SLI desses!"

Isto é o que algumas pessoas irão, mas só algumas, para ai o quê, umas 20 no nosso país, se tanto. Isto, sem contar com a possivel adopcção de overclockers portuguêses, é claro! ;)

Eu não nego nem nunca disse o contrário, que o SLI é só para quem pode e quer, cabe a cada um de nós verificar se realmente precisa, e se pode.
Eu sinceramente não preciso, mas quero, mas eu sou doido! :D

Mas há quem precise, e até o exemplo do Punkas :D foi excelente a demonstrar isso, há quem realmente vá tirar REAL partido desta técnologia, o que significa que isto não é apenas marketing bullshit, mas que sim irá melhorar as condições de trabalho de muitas pessoas, tornando a tarefa de realizar os trabalhos mais rapida, ganhando mais dinheiro em menos tempo.

Eu prefiro dar menos €€€ e comprar uma nForce 4 ultra + (insert ~300€ grafic card here :x2: ) e ficar com mais performance.
Ou seja o melhor Preço por FPS e isso sim é verdadeiramente importante para 99% das pessoas.

É impossivel obteres mais performance com um sistema single grafic card do que num sistema SLI. Agora se fizermos os calculos custo/fps, aí sim, mas para isso não precisas de uma Nforce4 Ultra, uma K8T890 é mais barata e provavelmente mais rápida.

|RickY|
31-10-2004, 22:28
lixado lixado vai ser fazer um evaporador para 2 graficas em sli :S

P4rthen0n
31-10-2004, 23:58
Sera k da espaco?
Sera k da pra fazer uma curva em L em vez de em J ?

Madril
31-10-2004, 23:59
Fazes outra cascade... rende mais :P

Deixas tar a k tá pra board de baixo e dp outra com o evap rectangular k fique deitado :P

P4rthen0n
01-11-2004, 00:03
Fazes outra cascade... rende mais :P

Deixas tar a k tá pra board de baixo e dp outra com o evap rectangular k fique deitado :P
Ora bem, talvez me possas ilucidar como eke se mete um evap entre uma destas meninas...http://www.alienware.com/Images/intro_page_images/sli_alx_open_big.jpg

Assim fica respondido o meu post anterior :)

Parece-me, assim a olho, k nem uma mao de lado la cabe. :o

Madril
01-11-2004, 00:05
Já viste o microfreezer da prometeia Partenon ?
em vez de meter o cilindro do tubo capilar + tubo de succção por cima podia dar para meter de lado ... e assim dava espaço....

Ricky se na entenderes eu faço um desenho :P Mas só mesmo pra ti :P

P4rthen0n
01-11-2004, 00:09
Perdias imensa performance so pelo facto de nao tar a ir de frente para o centro do core ;)

O ideal seria a nvidia (e fara isso para agradar alguns) alongar a pecinha assim como aumentar o gap entre os slots PCI pras graficas. So nao sei se isso eh possivel de implementar na board.

Ja agora, como fica esta historia toda do SLI com o formato BTX ?

Madril
01-11-2004, 00:20
Fica a mm coisa mas com as graficas viradas pra cima... o que rendia era que uma tivesse virada pra baixo e outra pra cima

P4rthen0n
01-11-2004, 00:47
Fica a mm coisa mas com as graficas viradas pra cima...
Precisamente, mas... metias a cooling unit da prometeia (por exemplo) em cima da caixa? Por baixo ja nao dava.

A solucao, neste caso, eh aumentar o espaco entre ambas as graficas. Caso contrario, nao sei como se consegue sub-zero nestas condicoes. So a condencacao exige um isolamento superior no evaporador/bloco. Nao vejo como se consegue fazer um exaporador para por nakele espaco minimo.

Zar0n
01-11-2004, 05:19
Então mas as 6800 n fazem trottle com a tempratura?! :P
À ok Alienware de duas X800?! :P

Raptor
01-11-2004, 13:18
Então mas as 6800 n fazem trottle com a tempratura?! :P
À ok Alienware de duas X800?! :P

Consegue-se dar a volta, não te preocupes! ;)

Zar0n
01-11-2004, 14:04
Consegue-se dar a volta, não te preocupes! ;)

Espe bem k sim :) , as 6800GT ja andam mais "baratinhas" quando chegarem as nforce 4 ja devem andar a pouco mais k 300€ ao contario das X800PRO :(
Tb por essa altura devem aparecer as 6800/X800 0.11nm :D

Raptor
01-11-2004, 14:53
Tb por essa altura devem aparecer as 6800/X800 0.11nm :D

Isso é uma das coisas que ainda não me levou a reservar já as 6800Ultra PCI-Express...

Com menor voltagem, menos calor gerado e maior capacidade de overclock, e quem sabe, mais barato (pelo menos a produzir é), venham elas! :D

_zZz_
02-11-2004, 11:31
nao sei se se enquadra mt bem aqui,mas aqui fica esta noticia (ou melhor...rumor:P )do inquirir

ATI to copy Nvidia's SLI idea

Next year

By Fuad Abazovic in Wien: terça-feira 02 novembro 2004, 07:31

WE HAVE hard information that ATI will move to its own version of SLI next year, in the second quarter.
Unlike Nvidia, ATI won't call it SLI, of course. It will however let you use twin graphic cards in two PCIe graphic slots, proffering the promise of performance.

ATI is in a beta stage of development, according to sources close to the company. It had the choice for going for dual graphics processors on one card, but now it appears it will copy Nvidia's idea instead.

The Canadian firm will also introduce a chipset expected to be released around the same time.This chipset won't differ much the soon to be announced RX480 chipset.

ATI will have a "Pentium 4" version of its SLI so it won't be for the AMD club alone. Nor will it need a small "daughter board" to connect the two cards, it appears.

Nvidia will be first out of the gate with this kind of stuff, however. In Q4. µ

in http://www.theinquirer.net/?article=19403

_zZz_

P4rthen0n
02-11-2004, 12:32
Kero ver os maus a dizeram k o SLI sucka agora :D

timber
02-11-2004, 12:41
Claro que o SLI sucka. O da ATI vai ter outro nome :016:

Raptor
02-11-2004, 12:43
Deve ser ALI! :D

ToTTenTranz
02-11-2004, 12:53
Deve ser é MAXX :P

O Inquirer diz que eles tambem ponderaram voltar a meter 2 chips numa só placa.

Tinha pinta se fizessem as duas coisas.
Tipo duas placas com dois chips R520 cada uma (central nuclear não incluida, comprada à parte).

Zar0n
02-11-2004, 13:26
LOL melhor ainda, 2 placas com 2 gpu dual core...

P4rthen0n
02-11-2004, 13:30
Vai ser inutil na mesma para as necessidades da esmagadora maioria. So faz sentido (e eh se fizer!!) para benchers compulsivos e apenas quando feito com os 2 topos de gama da respectiva companhia :P

greven
02-11-2004, 14:45
Segundo a noticia que postei há pouco tempo, a ATI vai apostar antes nos 90nm e deixar por agora o dual core. :)

Nemesis11
02-11-2004, 18:09
Então mas o SLI não era "evil"?

It had the choice for going for dual graphics processors on one card, but now it appears it will copy Nvidia's idea instead.

2 chips numa placa já eles fazem. Não directamente, mas a Sgi e a E&S.

MJRL
02-11-2004, 19:15
Richard Huddy (ATI):Also note that the SLI system from NVIDIA is another example of an unbalanced design. It will draw an amazing amount of power (for most people that will necessitate a new power supply) and will generate a massive amount of heat and noise. As a technology demonstration it is interesting, but as a gaming setup - it’s crazy!
O que hoje é verdade amanhã é mentira, mas isso tb são especulações ainda.

P4rthen0n
04-11-2004, 03:16
Ora vamos la embora a venerar o Multi Rendering http://ojdr2001.com/forum/images/smiles/bowdown.gif :x2:

ATI's SLI brand to be called Multi Rendering

By Fuad Abazovic: Wednesday 03 November 2004, 13:32
WE MANAGEd TO GET a few extra details about ATI's secret SLI programme. The Canadian based company chose Multi Rendering as the brand name for its marchitecture, to be introduced next year.

We are unsure whether ATI will stick with this name, but we know that ATI still hasn't told most of its partners about it.

Some of the VIP people even outside of ATI knew all along about this project, and ATI certainly told the investor community about its plans. It had to, since Nvidia was very noisy about its SLI technology and investors were raising many questions about ATI's next step. You also have to bear in mind that Nvidia SLI is working and performing and is soon to be shipped.

ATI may change the name in the second quarter of 2005, butfor now this is the name that it is using to tell the people that it wants to tell.

Multi Rendering is rather an ordinary name, so we suspect ATI will do better than that before launch time.

fonte: The Inquirer.net (http://www.theinquirer.net/?article=19449)
Multi Rendering? Nome bonito para se xamar ao SLI... :016:

Punkas
04-11-2004, 05:11
Ora vamos la embora a venerar o Multi Rendering http://ojdr2001.com/forum/images/smiles/bowdown.gif :x2:

Multi Rendering? Nome bonito para se xamar ao SLI... :016:

Pelo nome parece-me uma coisa mais dirigida para profissionais do ke para gamers.
vamos la ver o ke vai sair daki....

Mephisto
04-11-2004, 15:11
ATI may change the name in the second quarter of 2005, butfor now this is the name that it is using to tell the people that it wants to tell.

Multi Rendering is rather an ordinary name, so we suspect ATI will do better than that before launch time.

SLI ? :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes:

Bora DJ_Papa, conta lá as maravilhas que o Multi Rendering vai trazer em relação ao SLI...:D
I'm waiting...:-D

P4rthen0n
04-11-2004, 17:39
SLI ?
Claro k eh o SLI! apenas eh o SLI da nvidia, o Multi Rendering, o bom :D