View Full Version : [questão] Reputation
SwimmerBoy 20-10-2004, 19:34 Boas ppl...
Estou farto de espalhar reputações mas não consigo dar uma segunda votação a uma pessoa k já dei....
Pk razão isto acontece?!?!?
[[]]
RavenMaster 20-10-2004, 21:38 há um valor (que os users não sabem claro) que tens que "atingir" para poder voltar a dar à mesma pessoa ;)
cumps
SwimmerBoy 20-10-2004, 22:26 Creio k isso tá mal feito.... Imaginem k eu me enganava na opção de voto e dava o voto oposto?!
Ao menos digam o valor de posts a atingir.....
[[]]
RavenMaster 20-10-2004, 22:43 se pudessem dar mais do que um voto seguido à mesma pessoa, também não era assim que podiam voltar atrás com um voto enganado ;)
o valor (até novas ordens da gerência :D ) vai continuar escondido para evitar que dêm points "a torto e a direito" para poder voltar a dar ao mesmo user
cumps
P4rthen0n 20-10-2004, 23:38 Ja agora, e aproveitando uma thread sobre o reputation, qual a razao para haver reputations dados a azul (neutros) ?
Atencao k nao tou a falar de users novitos sem posts, tou a falar de users com mais de 2 anos de registo e mais de 2000 posts.
Entrte outras razões, poderá ser por terem reputaçao baixa e não poderem por isso atribuir a outros.
Mas há vários factores que limitam um user de poder votar.
P4rthen0n 20-10-2004, 23:49 Entrte outras razões, poderá ser por terem reputaçao baixa e não poderem por isso atribuir a outros.
Mas há vários factores que limitam um user de poder votar.
Tambem nao se trata disso, visto k ha varios users com menor reputacao k esse e k conta a reputacion k me deram. Nao eh dai.
É impressao minha ou as reps foram retiradas??
caganamata 05-11-2004, 23:32 É impressao minha ou as reps foram retiradas??
Não é impressão tua. :)
SwimmerBoy 05-11-2004, 23:37 Pk retiraram???
destr0yer 05-11-2004, 23:52 Pk retiraram???
Pois... tb gostaria de saber
[ThunderS] 07-11-2004, 20:08 tb tenho curiosidade de saber onde andam as reps...
[ThunderS] 19-12-2004, 11:33 hello ?! não há novidades das reputations??
Não há novidades.
As reputações foram retiradas pois entendeu-se que não trouxeram nenhuma mais valia para o fórum durante a fase experimental em que estiveram activas (sobretudo por utilização irresponsável ou incorrecta do sistema), antes pelo contrário, geraram em muitos casos algum mal-estar e conflitos.
Face aos resultados da fase experimental decidiu-se não utilizar este sistema.
Sinceramente chip acho q o periodo de teste no q diz respeito as reps foi demasiado curto para q o ppl o começasse a usar ou a saber usar (pelo menos ppl q nao esta habituado a usa-lo) acho q num medio-longo praso acabaria por se tornar uma mais valia quer para o forum quer para os utilizadores ja q levaria o ppl a melhorar a qualidade dos seus posts e a sua argumentação de maneira a nao levar bad reps. Por exemplo podia ser uma optima feature a dar aos power members.
É pa e' naquela eu nao sei a maturidade do ppl q por aqui temos mas eu n estou a ver um gajo so por ser de um clube a dar bad reps consecutivas ao ppl de outros clubes mas mesmo q isso acontecesse e' naquela a rep so começa a dar frutos a serio e' ao fim de alguns tempos qdo ha ppl com mais rep e ppl com menos rep em q a rep dada por alguem realmente altera a reputação de alguem... ex se alguem te der uma bad rep e essa pessoa tiver bad rep os pontos de reputação nao vão ser tao afectados como isso
Alem disso a rep e' mais uma daquelas coisas q e' facultativa podes tê-la ligada ou desligada ou seja so influi em mal estar e em conflitos em quem a quiser ter ligada
Dou-te por exemplo o forum do Darkgalaxy onde esse sistema esta implementado ha bue e fora algumas excepções (por exemplo o q nos chamamos de repwhores) o ppl o q faz e' q se concorda bastante com o q esta num post da boa rep ou se discorda bue com o q se diz num determinado post da bad rep. É logico q para as reps nos criamos um certo codigo de conduta por exemplo na maior parte dos casos nos alem de comentarmos o post nos assinamos a rep (ha ppl q nao o usa)
Tendo em conta q e' um forum dedicado a um jogo online podes imaginar as flamewars q as vezes la temos e a falta de moderação q por la ha em relação ao numero de users e posts q la existem (ja fomos mais de 20K a jogar o jogo) mas mesmo assim o sistema de rep funciona e muitas vezes e' o q separa o trigo do joio no q diz respeito 'a comunidade ja q e' a unica maneira de diferenciarmos o ppl q tem alguma coisa para dizer do ppl q so vai para o forum flamar
My 2 cents
[ThunderS] 10-01-2005, 17:04 Tal como já tinha dito num outro post, tb sou da opinião que as reps deviam continuar e que quem desse as reps deveria ser obrigado a justificar a causa, evitando assim os bad reps a torto e a direito. Ou então inverte-se a coisa e passam só a existe good reps, e o bads são considerados aqueles que têm zero ou 1, 2, X, reps...
it´s just my 1 € LOL
SwimmerBoy 10-01-2005, 17:11 Não deixa ser uma boa ideia a do [ThunderS]...existir apenas bons reputation e pronto....
Chip, pk não implementar mais uma vez a reputação? Faz lá mais um teste, mas desta vez coloca logo tudo como deve ser!! Deixa k as pessoas vejam quem votou em quem...
Assim, certas bocas deixariam de ser enviadas como off-topic e poderiam ser enviadas por reputation...
PS-Se desse para colocar reputation em tudo, EXCEPTO no desporto, era impec!!!
Não sei se é possivel configurar o forum de modo a haver só good reputation.
Tambem temos de ver se dá para configurar certos foruns (caso do desporto) para que não conte.
Vou investigar isso e depois digo aqui qualquer coisa.
SwimmerBoy 10-01-2005, 18:53 Não sei se é possivel configurar o forum de modo a haver só good reputation.
Tambem temos de ver se dá para configurar certos foruns (caso do desporto) para que não conte.
Vou investigar isso e depois digo aqui qualquer coisa.
Gostei....
Poiuy, se não conseguires retirar o bad reputation, coloca o valor do bad em 0...
Assim, expressam-se sentimentos/palavras sem que uma pessoa se sinta "espezinhada"!!
Assim, aparece lá o bad reputation na pessoa mas não altera o "valor" da pessoa!!
A pergunta é : WTF is reputation?! :D
Reputation ou reputaçao ou so rep e' algo q permite aos users do forum avaliarem o conteudo de um determinado post e o poster em si e nao so da thread em si (com o sistema ja implementado das estrelas)
Imagina q fazes um bom post eu leio o post curto-o e em vez de por a seguir algo do genero "bom post" clicko num botãozinho ao lado e dou-te uma boa rep.
Se por acaso fizeres um daqueles posts q sao basicamente spam, lixo ou completamente absurdos em vez de te estar a flamar na thread faço o mesmo e ao clickar dou-te uma bad rep.
É logico q isto e' para ser feito com pes e cabeça um gajo nao bai andar a espalhar por ai reps a torto e a direito (tanto mais q isso e' limitado pelo proprio forum) depende de cada user ter a maturidade suficiente para saber qdo ha ou nao de atribuir uma determinada rep a um determinado post e nao dar so boas ou mas reps se concorda ou discorda com o conteudo do post (dai eu ter votado para nao poderem ser dadas reps no forum de disporto)
Quais sao as vantagens?
Primeiro a poupança de espaço no forum, se eu gosto nao vou por a seguir um post so a dizer bom post, dou-te a boa rep a dizer bom post e se tiver mais alguma coisa a acrescentar ao assunto ai sim posto qqer coisa
Outra vantagem do sistema de rep's e' precisamente o aumento da qualidade
dos posts no forum pq toda a gente gosta de ter uma boa rep (e' pa e' endemico acredita) o q vai levar a q o ppl tenha mais cuidado com o q diz para n levar bad reps. Ou seja diminuem logo os flames e o spam
Depois (e isto ja a medio-longo prazo) os users começam a diferenciar-se uns dos outros pela propria rep. O mais natural e' q num forum de ajuda se calhar dês mais atençao a um post de um gajo com mais rep do q das ao post de um gajo com menos rep ou mesmo rep negativa.
Acredita e' uma coisa q pode ser mesmo mto porreira se o ppl a souber usar =)
Acredita e' uma coisa q pode ser mesmo mto porreira se o ppl a souber usar =)
Subscrevo tudo, em especial esta frase :)
É precisamente a ideia que tenho sobre o sistema de reputação e o efeito que pode trazer ao fórum se bem usado :)
Se tivesse a funcionar já levavas uma :D
Vamos investigar o sistema e depois damos notícias :):)
Triston isso ja tinha percebido
nao percebi foi o eskema de limitacao , do numero que os users nao sabem bla bla :lol:
Nunca percebi bem a capacidade q este sistema terá na realidade, a ideia é boa mas a implementação péssima...pois facilmente se podem dar boas ou más reputation points por dá cá akela palha....
Por mim era eliminada :D
[ThunderS] 12-01-2005, 16:28 É em relação às reps que já existiam?? vão-se manter? ou vai recomeçar tudo do zero?
Quero tb reforçar a ideia de que se deve manter disponível quem deu a rep e o motivo pela qual deu.
1 abraço.
Nunca percebi bem a capacidade q este sistema terá na realidade, a ideia é boa mas a implementação péssima...pois facilmente se podem dar boas ou más reputation points por dá cá akela palha....
Por mim era eliminada :D
Isso de dar reps por da ca aquela palha varia de user para user e do grau de maturidade de cada um idealmente falando o situação devia ser similar 'a descrita no meu post acima ou seja se algum gosta do conteudo de um post ao ponto de achar q deve dar boa rep da, ao mesmo tempo se uma pessoa achar q o post e' completamente descabido ou mesmo ofensivo pode dar uma ma rep (pessoalmente noutros forums so dou bad reps qdo acho q o post e' absurdo mas nao quebra as regras do proprio forum onde esta, em 2 anos no forum do darkgalaxy ate agora so dei uma bad rep e foi pq discordava completamente da posição do gajo e pq achava q ia dar cabo dos newbies do jogo mas isso e' outra historia... continuando...)
Alem disso do dar reps por da ca aquela palha nao e' tao linear como isso... para ja tens um numero limitado de reps q podes dar por dia... e apenas podes dar um rep por post e alem disso nao podes dar rep a uma pessoa mais do q uma vez ate teres dado x pontos de rep a outras pessoas ou seja so pq nao se curte um gajo nao se pode estar a dar-lhe sempre bad reps
Para finalizar ainda ha a maneira como as reps acabam a funcionar a longo prazo. Se o sistema de rep funcionar como nos outros forums onde eu vi isso implementado qto mais rep tiveres mais valem as reps q tu das assim como o inverso qto menos rep tiveres menos valem as reps q tu das. Ou seja se alguem quer q as reps q dao façam alguma diferença convem ter a rep o mais alta possivel (ou seja basicamente seja bem visto pelo resto da comunidade do forum) pq se uma pessoa entrar em rep wars (do genero tu das-me uma bad rep e eu dou-te outra e por ai adiante) depois a rep q essa pessoa da cada vez conta menos (pelo q percebi do sistema a conta sera algo do genero rep actual * X (em q X sera o queficiente de tolerancia para aquele intervalo de rep) * +/- 1 (se a rep for negativa ou positiva).
Ou seja ao fim de uns tempos o sistema acaba por se ajustar aos users pq o ppl q nao e' conflituoso e nao se mete em rep wars acaba por ter bastante mais peso nas reps q da do q o ppl q por causa de conflitos nao tem peso quase nenhum.
@Banido
Nao sei se no meio disto tudo nao acabei por responder 'a tua pergunta, mas e' q nao a percebi mto bem
Eu sou daquelas pessoas que acha que o Rep é daquelas funções que tem potencial mesmo muito potencial
Deixem isso estar activado um bom tempo. O forum vai melhorar. Se houver abusos epa nao acredito que nao se consiga arranjar algum sistema para combater isso
StormhawK 23-01-2005, 21:27 Desde que se mantenham os fóruns problemáticos e irrelevantes de fora (desporto, babes, vendas) e se dê o poder de dar rep de acordo com a rep de quem a dá (users com rep mais positiva dão mais pontos e vice versa), penso que isto seria muito bom para o fórum.
Só que é preciso haver mais "ranks". Da outra vez ficou tudo com "user X is on a distinguished road". Na minha opinião não chega um sistema "mau | neutro | bom", é preciso nuances.
Resumindo, sou todo a favor desde que se observe a restrição do seu uso em fóruns irrelevantes ou problemáticos.
Do que investiguei não há possibilidade de impedir más reputações e não há possibilidade de limitar os fórums onde se pode dar reputações
O valor dos pontos que cada user dá depende de inúmeros factores.
StormhawK 25-01-2005, 23:52 Já calculava que não se pudesse limitar os fóruns onde a rep é dada.
O problema é que basta a secção de desporto para avacalhar o sistema todo.
Precisamos de um vBulletin "custom Techzonept edition".
|