PDA

View Full Version : [LINUX]MEPIS - Distro excelente para principiantes como eu

Metro
17-10-2004, 11:09
Nas minhas experiências com LINUX encontrei mais uma distro que achei interessantissima.
Porque perguntam vocês?

1º- É uma distro baseada em Debian, logo usa o maginifico apt-get para fazer upgrade da distro e para instalar programas.

2º A ultima versão da distro é um CD. O SuSE são 5 e já me fartei de andar à volta com as dependencias:(

3º Usa o KDE. Muitos gostaram do Gnome. Se for esse o caso dia 20 sai a versão final do Ubuntu que tb é basado em debian e usa o Gnome 2.8.

Pessoalmente sinto-me mais confortável com o KDE. No entanto, tb gostei do Gnome. Vou andar entre estas duas distros até me decidir por qual optar:)

Instalação

A instalação é facilima. O CD é um live CD, logo como já sabem todos é arrancar a partir do CD e podem logo ficar a brincar. Se tiverem uma rede por DHCP muito provavelmente ficam logo com net a funcionar e tudo. Isto para quem tem netcabo. ADSL é aquela base, mas a distro tem suporte para ADSL mas não faço ideia se funciona bem ou não pq não tenho hipotese de experimentar.

O ecra que têm quando arrancam com o live CD começa por ser este.

http://lnxg.ca/reviews/smepis2004/images/kdm.jpg

Aqui já não me recordo mas escolhem demo e a pass é demo. Penso que se escolherem root a pass é root.

Depois disso temos o KDE em todo o seu explendor

http://lnxg.ca/reviews/smepis2004/images/user_default_desktop.jpg

Outra

http://lnxg.ca/reviews/smepis2004/images/livecd_menus.jpg

Com uns programas abertos e umas alterações

http://lnxg.ca/reviews/smepis2004/images/My%20Desktop%20Toolkits.jpg

System Center

http://lnxg.ca/reviews/smepis2004/images/livecd_sysCenter.jpg

Se quiserem instalar vão a Instalation Center e é só seguir os passos

http://lnxg.ca/reviews/smepis2004/images/livecd_installCenter1.jpg

Têm o qparted (é capaz de estar mal escrito) para fazerem as partições se quiserem ou então podem usar o disco todo.
Recomendo vivamente que arranjem um disco velho de uns 4 GB por exemplo, não precisam de mais para brincarem com Linux. Assim não estragam nada.

Normalmente em Linux estão habituados a que as coisas se façam por consola. Esta é a parte em que os gurus me vão saltar em cima e dizer que realmente o poder do Linux está na consola mas como eu sou um principiante a consola é muito complicada.

Para isso nesta dsitro têm o Kpackage que mais não é do que um GUI do apt-get. Trocando isto por miudos quer dizer que temos ali a papinha toda feita. Primeiro faz-se apt-get update e depois apt-get upgrade. Cuidado que são 200MB de updates que vão ter que descarregar.

Como todos sabem o apt-get tem entre muitas vantagens resolver as dependencias entre os vários pacotes. Isso depois de usarem o suse vão ver que é maravilhoso:)

Espero ter aguçado o apetite.

Para melhorar um pouco este tópico pedia ao pessoa que percebe mais de Linux para colocar aqui alguns aspectos particulares do apt-get e de debian que considerem importantes.

Download
Têm aqui os links:
http://www.mepis.org/book/view/1462
Descarreguem a ultima versão que é a SimplyMEPIS2004.03

Cantinho da distro no site da distrowatch
http://distrowatch.com/table.php?distribution=mepis

estigma
17-10-2004, 11:16
:D

nice, vou experimentar.

LionGreen
17-10-2004, 11:18
Parece ser bastante porreirito :009:
Quase faz lembrar o Kurumin que tb é mt pequeno e dá para instalar no disco.

Metro
17-10-2004, 11:41
Adicionei mais umas pics ao primeiro post.
Se alguem quiser acrescentar algo diga.
Tento arrumar tudo no primeiro post.
Vou ver se meto uma cunha a ver se arranjamos forma de meter as threads sobre as várias distros num sticky para quando alguem quiser experimentar alguma não tenha que andar a fazer searchs:)

_freelancer_
17-10-2004, 11:42
A instalação é facilima. O CD é um live CD, logo como já sabem todos é arrancar a partir do CD e podem logo ficar a brincar. Se tiverem uma rede por DHCP muito provavelmente ficam logo com net a funcionar e tudo. Isto para quem tem netcabo. ADSL é aquela base, mas a distro tem suporte para ADSL mas não faço ideia se funciona bem ou não pq não tenho hipotese de experimentar.
Isso é relativo :P eu tenho ADSL e tenho tanta facilidade em por a net a funcionar como quem tenha por Cabo, isto pq eu tenho um router adsl e para os pcs, o processo de PPPoE é transparente ;)

Quanto à distro parece ser porreirita mas eu agora não me convém muito ter linux ... 12º ano e vou dar VB por isso não da mt jeito :P

Metro
02-12-2004, 05:42
Depois de andar dois dias à turra e à massa com o gentoo e com o vida linux é bom estar de volta:)
Live CD a funcar em dois minutos. 2 ou três retoques. Iniciar instalação e nos 8 minutos que demorou estar a navegar na net minimizando para ir acompanhando a evolução é realmente um sonho.

Um pormenor importante.
Há um erro nos mirrors que tem que ser editado um deles.
A informação está aqui:
http://mepislovers.com/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1943&forum=9
Se não alterarem isto tem sempre um erro quando fazem apt-get update

Para facilitar ainda mais as coisas vejam estes super, mega, ultra tutoriais.
está lá a papinha toda feita com printscreens.
http://www.mepislovers.com/guide/

Amanha passo isto para o primeiro post da thread:) e acrescento mais umas coisitas que me lembre.

Já agora ninguem mete uma cunha no IST para eles passarem a ser mirror do Mepis.
Era bom. É que não conheço distro mais facil de usar.

Metro
13-12-2004, 13:34
Pelos vistos alguem meteu uma cunha no IST porque o Mepis já pode ser sacado por lá.
Trafego nacional portanto:)

http://darkstar.ist.utl.pt/
Depois coloco o link directo.
Estou neste momento a sacar uma distro de lá mas está a dar erro a página.

Metro
16-12-2004, 16:54
Release da versão 2004.06
Não trás nada de novo para o comum dos mortais.

greven
16-12-2004, 17:03
Thx pela ajuda metro! :) Já tou a sacar aqui no ist pelo darkstar. Está a sacar a 800KB/s ! :D Vai demorar 10 min para os 700 Megas! :D

Metro
16-12-2004, 17:29
Já tou a sacar aqui no ist pelo darkstar. Está a sacar a 800KB/s ! :D Vai demorar 10 min para os 700 Megas! :D

Isso é que já me parece um abuso:x2:
Estamos cá sempre para ajudar

No que souber

Por falar nisso estou no Mepis com o Firefox com a skin Nkia 2.0 extreme. Very nice.

Metro
18-12-2004, 05:27
No IST já têm a versão 2004.06 para sacar. Estou a 60kb/s.
Coisa nunca vista nestes ultimos meses por estes lados.

http://darkstar.ist.utl.pt/mepis/

Alone I Break
18-12-2004, 09:38
so uma questao n00b...
qual a razao de existir tantos distros diferentes? porque nao poderia apenas existir uma versao... normal...?!
e o que varia entre os distros sem ser o aspecto visual que é o que dá logo para ver de diferente...
ainda so usei o caixa magica e gostei... ainda nao instalei mais nenhum porque sempre tive esta duvida.. e hoje deu-me na cabeça de vir perguntar....

Metro
18-12-2004, 14:00
Simplesmente por é open souce. O código fonte está disponivel e as pessoas podem pegar nele e fazer o que quiserem. Por isso é que as pessoas pegam no kernel (que é o núcleo do Linux) e depois constroem uma distribuição. Fazem-na ao seu gosto e à sua necessidade.
Mas à diferenças entre as distribuições na forma como se instala e integram os programas. E ai tens RPMs; o portage; o apt-get que são os mais conehcidos. Iso é diferente e os problemas tb são diferentes. O mais simples e que menos porblemas dá é na minha opinião o apt-get (do portage não falo pq primeiro que uses tens que instala gentoo e isso não é para todos).
Basicamente é isto. Depois quando ganhas o gosto a isto sai uma distribuição nova e apetece-te experimentar. No emu caso estou como distro mesmo o Mpeis mas no outro disco vão saltando distros sempre que saco uma nova:)

alph
18-12-2004, 14:04
Metro, curte (http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=125553). ;)

Madril
18-12-2004, 14:06
Eu sakei agora o MEPIS e o YOPER para experimentar nas ferias.
Depois vejo com qual fico, ou se volto pra Gentoo ou Slack,

Para portatil qual aconselham ?

O meu problem com mepis e Yoper é mais o KDE ... prefiro o Gnome k é mais leve e mais rapido ... mas pronto ... outra solução é o Fluxbox k tb curto.

Metro
18-12-2004, 14:39
Metro, curte (http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=125553). ;) Sabes que vou experimentar não sabes :x2:

Mas continua a chatear-me passar mais tempo a compilar do que a usar a distro:D (É a melhor boca que conheço para atacar os gentoo lovers. hehe) joking:)
O Mepis instalo em 8 minutos.

O meu problem com mepis e Yoper é mais o KDE ... prefiro o Gnome k é mais leve e mais rapido ... mas pronto ... outra solução é o Fluxbox k tb curto. O Yoper é ultra mega rápido. Fiquei muito impressionado. Mas rapidamente arrnajei problemas com as actualizações. É possivel que seja da minha net que está muito lenta (a netcabo vem cá dia 28 ver isso) o servidor deles tm andado com problemas tb. Mas estão no bom caminho.

O Mepis a melhor coisa é que funciona e pronto.

Para portatil de tudo o que ouço é o SuSE 9.2. Mas eu experimentava o Mepis primeiro. Sò por ser baseado em debian:)

Xpirit
19-12-2004, 00:14

O meu problem com mepis e Yoper é mais o KDE ... prefiro o Gnome k é mais leve e mais rapido ... mas pronto ... outra solução é o Fluxbox k tb curto.

Para portátil? Gentoo, claro. Bem instalado/compilado é cerca de 30% mais rápido que qualquer outra distribuição (incluíndo o Yopper)

Instalei recentemente o Suse 9.2 e confesso que gostei da simplicidade a instalar e de ter *tudo* a funcionar (inclui wireless a/b/g) com o kernel 2.6.8, udev ntrl, etc. . A única coisa chata foi ter ficado com uma instalação KDE 30% mais lenta. De resto, cinco estrelas. Há apenas uns problemazitos com o driver da nvidia mas resolve-se facilmente.

Para gajos que querem de facto *aprender* a mexer no linux e que não queiram passar a vida a instalar distros... Gentoo. A boca que os gentoosistas passam muito tempo a compilar só pode vir de Microsoftes que não sabem o que é multitasking. Ninguém é obrigado a ficar a olhar para uma shell a correr um emerge. :D Já para instalar distros um gajo é obrigado a olhar para o monitor e carregar enter-enter.

kanguru
19-12-2004, 00:25
Gentoo para portatel rende :)

Só tem o senão de ter que compilar as coisas... perde-se muito tempo... quer dizer.. como eu começo da stage 1, leva bastante tempo (Pentium M 1.3Ghz).
Ja agora, alguem sabe como direccionar o output do emerge para um ficheiro ?

tentei emerge balbla >> teste.txt, mas não aparece a info que me interessa no teste.txt, é pq ha pacotes que têm aqueles avisos ou recomendações e se fizer emerge a uns 100 pacotes.. ou faço 1 a 1 ou então nem reparo que é que diz la e dps dá bosta.

Ja agora, para terminar o offtopic, sabem se o programa dhcpcd vai actualizando sozinho o ip automaticamente ou tenho que meter no crontab para ir correndo o dhcpcd de tempos a tempos?

PS. É so para nao abrir topicos à bruta.
PS2. O fluxbox tb é uma grande ajuda para "acelerar" o portatil. :) e é bonito ehe.

Metro
19-12-2004, 00:40
Para portátil? Gentoo, claro. Bem instalado/compilado é cerca de 30% mais rápido que qualquer outra distribuição (incluíndo o Yopper)

Instalei recentemente o Suse 9.2 e confesso que gostei da simplicidade a instalar e de ter *tudo* a funcionar (inclui wireless a/b/g) com o kernel 2.6.8, udev ntrl, etc. . A única coisa chata foi ter ficado com uma instalação KDE 30% mais lenta. De resto, cinco estrelas. Há apenas uns problemazitos com o driver da nvidia mas resolve-se facilmente.

Para gajos que querem de facto *aprender* a mexer no linux e que não queiram passar a vida a instalar distros... Gentoo. A boca que os gentoosistas passam muito tempo a compilar só pode vir de Microsoftes que não sabem o que é multitasking. Ninguém é obrigado a ficar a olhar para uma shell a correr um emerge. :D Já para instalar distros um gajo é obrigado a olhar para o monitor e carregar enter-enter.
Saiu um portatil da HP que trasia o SuSE penso que 9.1 instalado de raiz. Foi para esse portatil que eles tiveram que desenvolver as coisinhas todas para que corresse bem. Desde ai sempre que vejo falar em portateis fala-se no SuSE.

Mais uma vez chamo a atenção de que nem todas as pessoas tm background de informática e que Linux não é facil e muito menos gentoo. E para aprender não basta ter vontade. Demora tempo e por vezes escolhemos caminhos errados o que às vezes só confunde.
Pelo que li o Yoper é pouco mais lento do que gentoo.
Se gentoo se quiser generalizar tem que ser mais facil de instalar. Disso não tenho duvidas.

alph
19-12-2004, 00:57
Cheka os logs (/var/log) ;)

kanguru
19-12-2004, 03:21
hmm Alph, suponho que isso seja pra mim, mas nos logs não aparece o que me interessa, que é os avisos, ou aqueles scripts que se tem que correr depois de fazer o emerge, ou então a alterações que temos que fazer com algumas versões dos programas.

Metro
19-12-2004, 05:08
Metro, curte (http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=125553). ;)
Fico com isto:

your system doesn't have a 'wheel' group.
Please fix this as it is a normal system requirement. 'wheel' is GID 10
'emerge baselayout' and an 'etc-update' should remedy this problem.

!!! /etc/make.profile is not a symlink and will probably prevent most merges.
!!! It should point into a profile within /usr/portage/profiles/
!!! (You can safely ignore this message when syncing. It's harmless.)

!!! ARCH is not set... Are you missing the /etc/make.profile symlink?
!!! Is the symlink correct? Is your portage tree complete?

Não tenho um /etc/make.profile.
Eu tentei:)

Stormgiant
20-12-2004, 01:14
Metro, ca tou em MEPIS... rapido e simples de utilizar.

Agora, como primeira vez que estou a usar isto, so falta perder uns dias a tentar configurar isto, de resto muito rapido mesmo... o SO tem tempos de resposta que o XP nem nos melhores dias chega perto...

Metro
20-12-2004, 17:03
Metro, ca tou em MEPIS... rapido e simples de utilizar.

Agora, como primeira vez que estou a usar isto, so falta perder uns dias a tentar configurar isto, de resto muito rapido mesmo... o SO tem tempos de resposta que o XP nem nos melhores dias chega perto...
Nice.
Assim muito rapidamente:)

Dás uma voltinha pelo Control Center que está lá quase tudo oq ue há a configurar. Nomeadamente o teclado para ficar em portugues.

Depois muda no Mepis System Center o package managemente de us para fr. Parece-me muito mais rápido o servidor francês.

Depois descobre o Kpackage e ai fazes primeiro update e depois upgrade.
Para instalares programas fazes um search pelo nome do programa.
Como vez até agora ainda não tiveste que ri à consola e tens tudo o que precisa.
Muito facil:)

Metro
06-01-2005, 18:34
Update ontem via apt-get dist-upgrade do KDE para o KDE 3.3.

UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUppppppppppppppppppppp and Runing:)

Metro
07-01-2005, 04:02
Gentoo no Mepis:)

Link: http://www.mepislovers.org/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=2795&forum=8&viewmode=flat&order=ASC&start=0

falco
08-01-2005, 19:41
Têm de experimentar Ubuntu. Também é baseado em Debian, alias, muitos dos seus developers também são pessoal do projecto Debian.

http://www.ubuntulinux.org/

ALOne I BrEaK:
«so uma questao n00b...
qual a razao de existir tantos distros diferentes? porque nao poderia apenas existir uma versao... normal...?!»

Não confundas distribuições com versões, não são a mesma coisa.
A razão é muito simples. As pessoas têm necessidades diferentes e o que é bom num caso não tem que ser no outro. A razão para existirem várias distribuições diferentes é elas satisfazerem necessidades diferentes. O facto de o GNU/Linux ser Software Livre possibilita isto.

One size doesn't fit as all.

«e o que varia entre os distros sem ser o aspecto visual que é o que dá logo para ver de diferente...»

Varia muita coisa:
* gestores de pacotes;
* software que vem instalado por omissão;
* configurações por omissão;
* sistema de arranque (init);
* ambiente de desktop que vem mais polido;
* ferramentas e infra-estrutura de configuração;
* as opções que estão ou não incluidas no kernel;
* quantidade de pacotes de software que têm disponivel;
* documentação;
* os standards que cumpre ou deixa de cumprir (LSB, freedesktop.org);
* o servidor X que vem incluido com a distribuição (xfree86 ou X.org);
* periodo de vida para suporte oficial;
* periodos de preparação de releases;
* se inclui ou não software proprietário e como;
* tamanho da comunidade;
* etc...

Metro
09-01-2005, 15:04
falco:

Thread do Ubuntu:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=43325 aqui.
Realmente não está mal para uma distro que apenas tem no entanto tido vários updates importantes. Parece estar mesmo no bom caminho.
Pessoalmente para mim que venho do XP o KDE é mais acessivel. Gosto da simplicidade do Ganome mas tb tem outras coisas que não me agradam muito. A principal é que não consigo ver os meus pcs na rede. Com o Mepis é sempre a abrir. Pessoalmente vou continuar com o Mepis. Gentoo no mepis está em águas de baclahau mas irei voltar à carga.
Imagino que o ubuntu seja igual mas a forum do mepis é relamente um sonho. Simpatia a potes e sempre prontos para ajudar. Recomendo.

falco
09-01-2005, 18:08
Não gosto do KDE, por várias razões, algumas de gosto pessoal e por isso bastante subjectivas, outras tecnicas e por isso bastante objectivas:

* é mais feio que o gnome e não há theme que me faça mudar de opinião... Não sou o único a achar isto, alguns utilizadores que vêm de window$ para GNU/Linux, têm-me dito o mesmo. Esta é a questão de gosto pessoal ;)

* tem uma interface com grande coerência e que segue guidelines de usabilidade e acessibilidade mais evoluidas do que as que existem para o KDE;

* é mais simples, o KDE tem aplicações de grande qualidade cheias de opções de configuração e de butões, etc... Mas isso sobre-carrega a interface em demasia, tornando-a mais confusa e menos acolhedora;

* as aplicações de GNOME podem parecer menos funcionais por terem menos opções de configuração à vista, mas na verdade o gconf (interface de configuração do GNOME) permite fazer mais configurações que só costumam interessar aos power users (podia era haver uma interface ainda mais amigável do que a do gconf).

* as configurações por omissão do GNOME são o resultado de escolhas feitas tendo em conta a usabilidade e acessibilidade que servem melhor os utilizadores com menos experiência de utilização de computadores.

Mas claro o KDE também tem pontos bastante superiores aos equivalentes do GNOME principalmente permitir mais e melhor integração entre as aplicações, e outras coisas que lhe permitem ter um ambiente de desktop tecnologicamente mais evoluido (mas que a maior parte dos utilizadores ainda não está habituada a utilizar tais funcionalidades).

bazarouco
07-02-2005, 12:21
É aconcelhavel criar uma partição apenas para instalar o Mepis?? Ou posso instalar isto pelo Vmware (o que é que eu saco do site?)??

Já faz muito tempo que não "brinco" com linux, e este Mepis criou.me alguma curiosidade.

destr0yer
07-02-2005, 12:49
Pior que eu uso modem adsl USB e pelos vistos não existe nada para ele bulir em linux :sad:

Metro
07-02-2005, 12:54
É aconcelhavel criar uma partição apenas para instalar o Mepis?? Ou posso instalar isto pelo Vmware??

Já faz muito tempo que não "brinco" com linux, e este Mepis criou.me alguma curiosidade.

Como é live CD podes ver do que se trata sem instalar nada. É claro que é lento mas dá para veres tudo na boa.
Tenta no VMware. Nunca tentei. Mas imagino que dê na boa.
Podes instalar em dual boot com o XP mas eu priemiro via o live cd a andar:)

Dia 15 sai a versão 3.3. Eu estou com a beta 1. Já saiu a 2.
A vantagem de esperar é que a versão 3.3 trás o Gnome e o KDE á no live CD. Podes ver os dois e ver de qual gostas mais. Eu prefiro o KDE mas há pessoas que preferem gnome.

El_UnO
09-02-2005, 12:56
Instalei o mepis e e realmente mto bom, mas tou com um problema. O alt-gr nao funciona, o que e mto irritante pois torna impossivel configurar o amsn ou o thunderbird, devido aos endereços de mail. Tenho o teclado configurado como pt_latin1. Alguem me ajuda? :sad:

Metro
09-02-2005, 13:00
Instalei o mepis e e realmente mto bom, mas tou com um problema. O alt-gr nao funciona, o que e mto irritante pois torna impossivel configurar o amsn ou o thunderbird, devido aos endereços de mail. Tenho o teclado configurado como pt_latin1. Alguem me ajuda? :sad:

Dentro do KDE tens que ir ao Control Center - Regional & Accessibility - Keyboard Layout.
Ai activas os layouts e mudas para o teclado portugues. Adiciona primeiro o portugues e só depois é que tiras o inglês. Dep+ois o teclado selecciona o Generic 105 key (Intl) PC.

Ai não, não dá :) :x2:

El_UnO
09-02-2005, 16:32
Ja deu. Thz m8 :)

Flyer
09-02-2005, 17:12
tenho de testar esse mepis, tenho aki um laptop Pentium850 com 256RAM q já n gosta assim mto do XP....será q isso corre melhor?

O laptop só é usado para net, email e office (word e excel) p isso se os files do office via linux forem compatíveis..se calhar vou mm mudar ;)

Metro
09-02-2005, 18:03
tenho de testar esse mepis, tenho aki um laptop Pentium850 com 256RAM q já n gosta assim mto do XP....será q isso corre melhor?

O laptop só é usado para net, email e office (word e excel) p isso se os files do office via linux forem compatíveis..se calhar vou mm mudar ;)

Flyer é assim.
Quanto à compatibilidade dos ficheiros do office não tens problema. Tens o openoficce que podes mudar o formato dos ficheiros para os do office. E abir qq ficheiro do word, excel ou power point não tens qq problema.

Mais uma vez digo que dia 14 vai sair o Mpeis 3.3. Já trás KDE e Gnome. Assim podem ter os dois ambientes graficos para compararem e verem de qual gostam mais. O KDE é o mais parecido com o XP.
Não esperes muita velocidade com o KDE ou com o Gnome. Tb começam já a ser pesados. Para Linux tens opções mais rapidas mas tb mais dificeis para quem começa.
A vantagem do Mepis é que é liveCD. Ficas logo a saber se as coisas todas estão a funcionar ou não. Antes de instalar o que quer que seja:)

Flyer
09-02-2005, 18:07
ya tb tenho aki o Knopixx ou lá como se escreve p testar LiveCD mas ainda n tive tempo nem paciencia...akilo é gravar o CD normal?....tipo burn image?

Thankx

Madril
09-02-2005, 18:12
Sim, exactamente flyer.

Depois metes na BIOS boot by cdrom e ele entra no Knopixx

Flyer
09-02-2005, 19:22
epah just for fun já estou a correr o knoppix 3.3 (esta versão já tem qse um ano dasss) e isto até se porta bem :D LiveCD..é bastante fácil de usar, apenas tenho uma grande dúvida, eu n percebo lá muito de rpm e afins p isso keria uma cena fácil de update, há? ou o melhor e meter-me numa versão estável q fika assim até morrer o PC?
Outra coisa, para backups como é? A coisa é tao facil de fazer como no XP ou nem p isso? A dificuldade é apenas na localização dos files ou há incompatibilidades e o diabo a 7?

Thankx

PS: vou sakar o MEPIS

Alone I Break
09-02-2005, 19:28
Eu tenho a versao 3.7 mas nao consigo arrancar com aquilo...
na BIOS ja pus na Prioridade o Leitor de Dvd e tambem pedi para arrancar com o Leitor de Dvd e nao deu

RavenMaster
09-02-2005, 19:31
o problema é no caso do meu portatil
drive de cd-r marada, cd-rw usb
na boot só me aparece o cd-r, ou seja não me deixa fazer boot por usb
arranco com a diskete com o boot do livecd e ele deixa-me a meio em "linha de comando" :(

downloading Mepis 2 :D

Gandalf
09-02-2005, 19:51
Existe algum programa de news para o linux? (de certeza que ha, mas nao custa nada perguntar :))

bazarouco
14-02-2005, 04:57
Após ter instalado o Mepis, qd faço reboot e dps escolho o OS Mepis, dá-me logo um erro a dizer que a partição (hda3) não existe... Formatei a partição do Linux, reinstalei e a mm coisa :(

Any sugestions?

Kaux
16-02-2005, 20:19
ppl instalei o Mepis.. mas quando arranco o KDE nao abre.. da a mensagem Mepis Linux testing/unstable....

e abre a consola...

alguem me consegue ajudar? :)

urban
19-02-2005, 03:06
Pior que eu uso modem adsl USB e pelos vistos não existe nada para ele bulir em linux :sad:
Qual é o modem? Já procuraste aqui (http://eciadsl.flashtux.org/modems.php?lang=en)?

Existe algum programa de news para o linux? (de certeza que ha, mas nao custa nada perguntar :))
O Mozilla Mail (e o Thunderbird) tem suporte para news... E deve quase de certeza haver tantos ou mais programas para news em Linux como há para PC.

Após ter instalado o Mepis, qd faço reboot e dps escolho o OS Mepis, dá-me logo um erro a dizer que a partição (hda3) não existe... Formatei a partição do Linux, reinstalei e a mm coisa :(
Em principio tens um problema apenas no bootloader (ou então discos sata, talvez?). Se o problema for no bootloader, basta apenas arrancares com o CD do Mepis, vais ao OS Center e tens lá uma opção a dizer qualquer coisa do género Repair Grub ou reinstall Grub.

ppl instalei o Mepis.. mas quando arranco o KDE nao abre.. da a mensagem Mepis Linux testing/unstable....
e abre a consola...

Tens de dar mais alguns dados... Corre o comando "startx" e diz qual é o resultado...

IceGum
19-02-2005, 03:33
Instalei o mepis no vmware e kuando xega ao ecrãn de login escolho router ou demo e dpx pra meter a password o teclado n funciona ja alguem teve algum problema destes?

Já agr n sabem dum c compiler ou kualker koisa com um nome destes é k ja tentei instalar o gcc no ubunto mas dá-m erro :'( e sem isso n posso instalar programas tipo kismet e vcl. tks :sad:

Metro
19-02-2005, 04:02
Instalei o mepis no vmware e kuando xega ao ecrãn de login escolho router ou demo e dpx pra meter a password o teclado n funciona ja alguem teve algum problema destes?

Não tenho esse problema.
Consigo entrar na boa. Quando instalo no VMware tenho é um kernel panic. Isto com o 3.3 beta 3. A versão final sai dia 21 em principio. Vou ver se melhorou quando sair a versão final.

IceGum
19-02-2005, 04:05
Tb me deu um kernel panic, mas dpx mudei a partição e deu. :001:

Metro
19-02-2005, 04:22
Tb me deu um kernel panic, mas dpx mudei a partição e deu. :001:

Mudas-te a partição no VMware? Estranho....

IceGum
19-02-2005, 04:25
yap, tentei correr numa sem nada e ele nem me econtrava o cd, dpx passou a encontrar o cd mas dava kernel panic e dpx tentei na partição do win xp no vmware e deu logo só k n consigo escrever a password :lol:

bazarouco
20-02-2005, 10:20
Em principio tens um problema apenas no bootloader (ou então discos sata, talvez?). Se o problema for no bootloader, basta apenas arrancares com o CD do Mepis, vais ao OS Center e tens lá uma opção a dizer qualquer coisa do género Repair Grub ou reinstall Grub.

Eu acho que já tinha feito o "Repair Grub"... Eu tb tenho um outro bootloader, Acronis, mas dps se eu tiro este as tantas asseguir nem com nem com outro :x ... 1º entro como Acronis/ Escolho o SO Linux / Grub / Escolho o SO... O linux não dá, mas dps escolho XP é certo.

O meu disco principal é SATA, mas instalei o Linux e o Grub num outro disco IDE...

artsite
24-02-2005, 11:40
No meu caso, em que não pesco nada de linux pois nunca experimentei, mas como tenho um pc em casa ( sistema intel celeron 633Mhz com 64mg ram e disco de 4gb ), qual dos linux acham melhor colocar neste pc?

Keria algo bom.........eu sei que tenho o win98, winxp mod, mas acho tudo muito lento para este pc, acho que o linux sempre é mais rápido.

O sistema apenas vai ser para ser para redigir textos, ver fotografias e houvir alguns mp3, se der.

Metro
24-02-2005, 18:34
No meu caso, em que não pesco nada de linux pois nunca experimentei, mas como tenho um pc em casa ( sistema intel celeron 633Mhz com 64mg ram e disco de 4gb ), qual dos linux acham melhor colocar neste pc?

Keria algo bom.........eu sei que tenho o win98, winxp mod, mas acho tudo muito lento para este pc, acho que o linux sempre é mais rápido.

O sistema apenas vai ser para ser para redigir textos, ver fotografias e houvir alguns mp3, se der.

O problema é o seguinte.
Irias notar melhoria na rapidez no fluxbox mas depois não te entendes com aquilo. o XFCE tb é rapido. Para quem vem do XP parece-me qwue o melhor ambiente é o KDE. E o KDE já começa a ser bastante pesado. Está mais ou menos ao nivel do XP.
Eu a distro que escolhia era o Mepis. Primeiro experimenta sem instalares. Arrancas do CD e vês se está tudo a funcionar bem. Depois se quiseres instalas e experimentas no disco:)

artsite
25-02-2005, 17:48
Ok, tanks, foi fazer o download disso e experimentar, não se perde nada.

redalert
26-02-2005, 14:53
simplymepis 3.3 released! :D

aki ja bule! :P

(ta igualzinha a test03...)

[[]]

edit: aparecam no #mepis @ PTNet :D

EndUser
02-03-2005, 17:13
Instalei hoje o Mepis tabém, está muito porreiro, muito simples de instalar, como ainda sou um nabo em linux parece-me uma excelente distro para aprender, a única diferença que notei é que o loading do Mepis é um pouco mais demorado que o Knoppix (apenas o único live-cd que testei além do Mepis), 5 estrelas.

Metro
02-03-2005, 18:14
Ainda bem mais um cliente satisfeito.
A maior chatice para mim com a release final foi que deixou de ter o Gnome. Até à ultima beta ele trazia o KDE e o Gnome. A final vem só com o KDE. Pode instalar-se o Gnome masera menos uma coisa.
Não percebo é pq logo após uns dois dias já havia 142MB de update e no outro dia mais 25MB.
Ou eles não param nunca ou não sei:)

I_Eat_All
02-03-2005, 22:43
a mim aconateçe-me una cena mui eskisita...
ele arranca normal ou com mui cores... e fica sempre com o ecrã todo marado o branco fica um castanho cinzento e bem... as cores ficam todas maradas e akilo arranca meio Às cenas depois para ler tenho de selecionar co rato e mm assim é um esforço co diabo, usei num portatil antigo... p3 600 com 320 MB de ram + uma grafica trident cyberblade i7 :X

realmente n consigo dar a volta nem com arranke pa pcs antigos nem nada

Nemesis11
02-03-2005, 23:03
a mim aconateçe-me una cena mui eskisita...
ele arranca normal ou com mui cores... e fica sempre com o ecrã todo marado o branco fica um castanho cinzento e bem... as cores ficam todas maradas e akilo arranca meio Às cenas depois para ler tenho de selecionar co rato e mm assim é um esforço co diabo, usei num portatil antigo... p3 600 com 320 MB de ram + uma grafica trident cyberblade i7 :X

realmente n consigo dar a volta nem com arranke pa pcs antigos nem nada

xf86config na linha de comandos. Vê se resolve o problema.

-----------------------------

Para quem tem "Kernel panic" no arranque, depois da instalação com o Vmware.
Quando escolhe o tipo de disco, escolha IDE e não Scsi (que está por default). Isto antes de fazer a VM, claro.
Não sei pq acontece isto, pq não se passou comigo, mas resolveu.

I_Eat_All
02-03-2005, 23:06
xf86config na linha de comandos. Vê se resolve o problema.

-----------------------------

Quem tem "Kernel panic" no arranque, depois da instalação com o Vmware, quando escolhe o tipo de disco, escolha IDE e não Scsi (que está por default). Isto antes de fazer a VM, claro.
Não sei pq acontece isto, pq não se passou comigo, mas resolveu.

linha de comandos... akele menu de opções k dá pa mudar a resolução pelo codigo numerico kuando ele arranca?

Nemesis11
02-03-2005, 23:11
linha de comandos... akele menu de opções k dá pa mudar a resolução pelo codigo numerico kuando ele arranca?

Deves estar a falar do bootloader. Não, não é aí.

Depois de ele fazer o arranque completo, abre uma consola:

Escreve "su", insere a pass de root.
Depois "xf86config" e vai respondendo ao que ele ter pergunta.

I_Eat_All
03-03-2005, 00:29
Deves estar a falar do bootloader. Não, não é aí.

Depois de ele fazer o arranque completo, abre uma consola:

Escreve "su", insere a pass de root.
Depois "xf86config" e vai respondendo ao que ele ter pergunta.

resolvido tou a gostar disto, deu um bump de fiat uno para ferrari nesta lata velha :P já agr alguém me sugere um bom prgm para trabalhar com cad?

EDIT: posso apagar a instalação de windows 2000 sem problemas kuando este OS tiver a 100% certo? :S ék n apeteçe nada formatar, mas por outro lado kero velocidade o windows no disco vai ocupar espaço

Koncaman
03-03-2005, 19:24
so uma coisa esse mepis é o mesmo que esta no darkstar?
saco isso ja este fim de semana, quero trocar o redhat9...

I_Eat_All
03-03-2005, 20:20

por enkuanto sim, baseado no kde 3.3, mas vai sair okde 3.4 brevemente acho eu

Metro
04-03-2005, 00:07

Sim essa é a ultima versão.
Com muita pena minha o darkstar não é mirror oficial. Mas pode ser que um dia sejam.

kidloco
04-03-2005, 00:25
Double post...shit!

kidloco
04-03-2005, 00:25
[flame mode]

Ubuntu é que é pá !!! :D :D :D

[/flame mode]

hellaxe
04-03-2005, 12:49
Desculpem se é meio off-topic mas queria sacar isto do ftp do darkstar... mas o meu flashFXP consegue ligação mas depois não consegue visualizar o conteúdo e cai.
Têm o mesmo problema? É que funciona bem c outros servidores.

redalert
04-03-2005, 21:09
Com muita pena minha o darkstar não é mirror oficial. Mas pode ser que um dia sejam.

http://pwp.netcabo.pt/redalert/files/sources.list (colocar em /etc/apt/ :) )

em breve file actualizado pra sacar em mais mirrors tugas pra sapao e netrabU :D

Desculpem se é meio off-topic mas queria sacar isto do ftp do darkstar... mas o meu flashFXP consegue ligação mas depois não consegue visualizar o conteúdo e cai.
Têm o mesmo problema? É que funciona bem c outros servidores.

http://darkstar.ist.utl.pt/mepis/SimplyMEPIS-3.3.iso

flashget ou firefox pra cima e ta a andar :D

[[]]

edit: sources.list actualizado!

Metro
05-03-2005, 00:25
http://pwp.netcabo.pt/redalert/files/sources.list (colocar em /etc/apt/ :) )
em breve file actualizado pra sacar em mais mirrors tugas pra sapao e netrabU :D

Eu não sabia isto.
Podias explicar exactamente o que isto é e como é que se faz tudo direitinho.
Acho que isto merecia um sticky. Ou colocava-se numa FAQ ou assim.
Isto evita montes de problemas:)

redalert
05-03-2005, 01:34
Eu não sabia isto.
Podias explicar exactamente o que isto é e como é que se faz tudo direitinho.
Acho que isto merecia um sticky. Ou colocava-se numa FAQ ou assim.
Isto evita montes de problemas:)

$ man apt :x2:
NAME
apt - Advanced Package Tool

SYNOPSIS
apt

DESCRIPTION
APT is a management system for software packages. It is still under
development; the snazzy front ends are not yet available. In the mean-
time, please see apt-get(8).

OPTIONS
None.

FILES
None.

SEE ALSO
apt-cache(8), apt-get(8), apt.conf(5), sources.list(5)
(...)

o "apt" é o dual do "synaptic package manager" mas versao console. ;)

o k o sources.list faz é indicar a estas 2 aplicacoes onde é k devem ir buscar os pacotes de codigo (aka software) como actualizacoes, software extra, ...

manual: http://debian-br.sourceforge.net/view.php?doc=apt-howto-pt_BR

[[]]

edit: amanha (sabado) ou depois complemento o post. ando meio "sonanbUluh"... :S

Metro
05-03-2005, 02:27
redalert:
Não me devo ter explicado bem.

Eu sei o que é o apt-get e sei usar a consola.
Mas o que tu fizes-te não foi isso.
Tu arranjas-te uma source.list do Mepis para podermos sacar os upgrades nacionais. Éra a isso que me estava a referir.
É que essa opção tanto quanto sei tem que ser feita à mão.
É isso que queria que explicasses. Como se faz aquilo.
Não é usar o apt-get.
Aliás depois daquela papinha pode-se usar o synaptic que ele faz downloads do mesmo sitio. Certo?

God_Lx
05-03-2005, 02:52
Metro keres sources nacionais ? Toma la' um file dum bom amigo meu o Anjo_Da_Morte...

http://anarka.org/linux/sources.list.html

Tens mais uma coisa k faz falta a mta gente para Linux um ipfilter.dat para meteres o xMule ou aMule a sacar so' nacional...

http://anarka.org/linux/xmule-ipfilter.txt

Metro
05-03-2005, 03:04
Metro keres sources nacionais ? Toma la' um file dum bom amigo meu o Anjo_Da_Morte...

http://anarka.org/linux/sources.list.html

Tens mais uma coisa k faz falta a mta gente para Linux um ipfilter.dat para meteres o xMule ou aMule a sacar so' nacional...

http://anarka.org/linux/xmule-ipfilter.txt

Obrigado pelos links:).
Está cada vez mais dificil não passar para Linux. :x2:

God_Lx
05-03-2005, 03:08
Mas tu ainda tens windows ? Epah (caso n tenhas trabalhos ou coisas mt importantes a fazer no Pc, se tiveres melhor) mete so' linux nisso e tenta desenrascar-te... Acreditas k aprendes bastante... Muita gente daqui não gosta de IRC mas tens o #LinuxHelp k acredita k mtas vezes ajudam... (Tb n esperes a papinha toda feita claro) As minhas irmãs são relativamente novinhas meti-lhes so' Mandrake 10.1 (argh) para elas aprenderem e elas fazem tudo e mais alguma coisa...

Se keres mesmo aprender SlackWare e' bom :P n ha' ca' papinha para ninguém heh ;)

kidloco
05-03-2005, 06:44
redalert:

Tu arranjas-te uma source.list do Mepis para podermos sacar os upgrades nacionais. Éra a isso que me estava a referir.
Não é usar o apt-get.
Aliás depois daquela papinha pode-se usar o synaptic que ele faz downloads do mesmo sitio. Certo?

Para o Mepis nao deve ser mto dif do Ubuntu:

*ou mudas as permissoes do ficheiro e passas a poder editá-lo com klk user
**ou entao tens k dar sempre a pass de admin pra editar o file

*
$ su
$ chmod 777 /etc/apt/sources.list

**
$ su
$ pico /etc/apt/sources.list
$ metes as sources que queres no fim do file
$ save
$ apt-get update

Já agora se fosse em Ubuntu:

*
$ sudo -s
$ chmod 777 /etc/apt/sources.list

**
$ sudo -s
$ gedit /etc/apt/sources.list
$ metesse as sources
$ save
$ apt-get update

Mas no Synaptic tens lá opçao de adicionar sources.

Aqui ficas a saber umas coisas interessantes: http://www.ss64.com/bash/

redalert
05-03-2005, 12:33
redalert:

Não é usar o apt-get.

apenas editei o file k o apt e o synaptic usa. :) usei o tutoria do anjo_da_morte para retirar os mirrors mas alguns ja n tem repositorio para debian. :( vou ver se desenterro uns tugas mais actualizados. para editar o file nao e necessario utilizar a consola! basta logares em root e abrires o sources.list (/etc/apt/) com o kwrite ou outro. :)

filtro pra mula/bt (so deixa passar tugas nao-blacklisted!): http://pwp.netcabo.pt/redalert/files/ipfilter.dat ;)

As minhas irmãs são relativamente novinhas meti-lhes so' Mandrake 10.1 (argh) para elas aprenderem e elas fazem tudo e mais alguma coisa...

ja agora podes-me dizer kal a aplicacao k vem no mandrake 10.1 para ver tv? ha uns tempos usei-a em casa dum br0 mas eskeci-me do nome do software. axo k n vem no mepis. :(

tks.

[[]]

edit: ipfilter.dat actualizado!

God_Lx
06-03-2005, 00:47
Não faço ideia, o pc n tem placa de TV... Mas existem bastantes por aí... Da' uma vista de olhos pelo talho... (freshmeat.net) ou pela sourceforge...

I_Eat_All
06-03-2005, 00:56
Não faço ideia, o pc n tem placa de TV... Mas existem bastantes por aí... Da' uma vista de olhos pelo talho... (freshmeat.net) ou pela sourceforge...

mepis traz o xawtv para ver e gravar tv com a placa de tv, n sei é se trás drivers para a placa em kestão

Sandman
06-03-2005, 07:23
Simplesmente fantástico!!! Quando pensava que tinha achado a distro ideal (Ubuntu) aparece-me o SimpleMEPIS 3.3...

É ao mesmo tempo um liveCD e um cd de instalação , sendo que a instalação é feita com meia dúzia de cliques e já está. Sem incompatibilidades nem problemas de qualquer espécie.

Tem todo o software útil que possamos imaginar inclusivé algo que nunca tinha visto numa distro, um ID3 tagger! Actualizada, com aspecto "clean & polished", rápida e visto que é Debian-based existe sempre bateladas de coisas nos repositórios, sendo tudo isto feito através do apt-get ou entao do Synaptic (tal como o Ubuntu).

Além disto tudo instalou a placa wireless (Intel PRO/Wireless 2200BG) e consegui ligar o WEP com extrema facilidade... O suporte USB parece-me bom, pois reconheceu e montou uma pendrive, um disco externo e um gravador de dvd sem qualquer problema... Parece que também suporta máquinas fotograficas digitais, mas com não tenho a minha à mão não posso testar... Outra coisa que estou curioso em saber é se suporta a minha impressora Epson C84 da maneira que o Fedora consegue (muito simples) ou se vou ter que inventar...Veremos...

Resumindo e concluindo...não tarda nada chuto com Windows XP do portátil!!! Ainda mais agora que vai sair o OpenOffice 2.0... Só coisas boas com esta distro...estou deveras impressionado

Campelo
06-03-2005, 16:08
Emulei com o VMware este distro, e para isntalar fui aquele iconezito "Install me" instalei mas ao reiniciar o pc entrou logo no windows. :( Devo ter feito alguma coisa mal ?
Queria instalar isto :D Help!!

GhostRider2069
06-03-2005, 16:46
Estes dias andei a brincar com o MEPIS e realmente está muito porreiro :D

Precisava era de um programa do género do AnyDVD e CloneDVD para Linux

Metro
06-03-2005, 17:32
Emulei com o VMware este distro, e para isntalar fui aquele iconezito "Install me" instalei mas ao reiniciar o pc entrou logo no windows. :( Devo ter feito alguma coisa mal ?
Queria instalar isto :D Help!!

Isso nunca me aconteceu.
Tenho neste momento o 3.3 instalado no VMware sem qq problema.
Tenta instalar novamente a ver o que acontece.

Ragnarok
06-03-2005, 17:39
Tenho neste momento o 3.3 instalado no VMware sem qq problema.

Sabes me dizer onde posso sacar o Mepis 3.3 (de preferência nacional) ?
Instalei o Mdk 10.1 mas o apt-get dá jeito... :x2:

Metro
06-03-2005, 18:43
Sabes me dizer onde posso sacar o Mepis 3.3 (de preferência nacional) ?
Instalei o Mdk 10.1 mas o apt-get dá jeito... :x2:

Então não sei:D

Darkstar:)
Parece que está embaixo. Mas tens lá o 3.3:)

Vê o post do readalert. Funca mesmo a cena que ele fez:D

Ragnarok
06-03-2005, 19:04
Então não sei:D

Darkstar:)
Parece que está embaixo. Mas tens lá o 3.3:)

Vê o post do readalert. Funca mesmo a cena que ele fez:D

Pois, eu não tinha a certeza se o 3.3 estáva no darkstar, e como este está em baixo...
Quando estiver up eu saco!
Fica bem e obrigado.

Campelo
06-03-2005, 19:32
Reparei numa coisa, ao fazer uma partição no QTParted na descrição do disco aparece-me isto: VMware, VMware, Virtual S, ou seja eu a instalar aqui não tou a instalar em nada pois nao? :lol:
O gravador de DVD (LG sucks) ta em RMA, gravar não dá para instalar apartir do cd, há outra maneira, pelo VMware não tou a conseguir.

redalert
06-03-2005, 19:56
# kwrite /usr/src/KERNEL-README

+

http://ftp.telepac.pt/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.11.tar.bz2

+

http://freshmeat.net/projects/linux/?branch_id=46339&release_id=189756

+

http://www.mepis.org/node/view/4059

+

http://www.mepis.org/node/view/555

== grande noitada a keimar pestanas :D :lol:

[[]]

Metro
06-03-2005, 20:13
Reparei numa coisa, ao fazer uma partição no QTParted na descrição do disco aparece-me isto: VMware, VMware, Virtual S, ou seja eu a instalar aqui não tou a instalar em nada pois nao? :lol:
O gravador de DVD (LG sucks) ta em RMA, gravar não dá para instalar apartir do cd, há outra maneira, pelo VMware não tou a conseguir.

Campelo:
Não precisas de andar a fazer partições se estás a instalar no VMWare.

No VMware tens a possibilidade de fazer capture screen.
Qq duvida faz isso e mete aqui.
Eu ainda não consegui arranjar um tempo para fazer um tutorial. qq duvida tira um print screen e coloca aqui:)

Um dos motivos porque não tenho tempo é isto:D
Este é o teu:) http://www.portugalfolding.com/fahsig/Campelo.php

redalert:
Traduz-me aquilo por miudos. Não percebi nada:(

Edit:
O Mepis 3.3 já trás o kernel 2.6...

Metro
06-03-2005, 20:24
Campelo.
No VMware podes selecionar a iso directamente do disco.
Editas os settings da maquina virtual. Abres o cdrom e metes lá o caminho da iso. Não precisas de nenhum cd...

Sandman
06-03-2005, 20:25
# kwrite /usr/src/KERNEL-README

+

http://ftp.telepac.pt/pub/linux/kernel/v2.6/linux-2.6.11.tar.bz2

+

http://freshmeat.net/projects/linux/?branch_id=46339&release_id=189756

+

http://www.mepis.org/node/view/4059

+

http://www.mepis.org/node/view/555

== grande noitada a keimar pestanas :D :lol:

[[]]

Noitadas é no Gentoo...qualquer coisita nova do tipo KDE ou Gnome e ficamos um dia inteiro a olhar po ecrã... :joker:

BTW, para quem quiser usar as fontes do Windows no Linux saquem uma cena chamada msfonts... não tá nos repositórios normais do MEPIS, têm que adicionar os repositorios non-free do Debian... aquilo a modos que não é propriamente legal, visto que as fontes são proprietárias e exigem que tenhamos um SO da MS que contenhas essas fontes, não que isso seja um problema para o ppl daqui...*cof*cof* :002:

Deixo aqui também este link: http://www.kde-apps.org/

Este site contém muitas aplicações feitas para correr no KDE incluido daquelas que usamos para fazer backups dos nossos DVDs :lol:

redalert
06-03-2005, 20:35

mepis traz o xawtv para ver e gravar tv com a placa de tv, n sei é se trás drivers para a placa em kestão

tks. é o kdetv. ;)

[[]]

Campelo
06-03-2005, 20:48
Campelo.
No VMware podes selecionar a iso directamente do disco.
Editas os settings da maquina virtual. Abres o cdrom e metes lá o caminho da iso. Não precisas de nenhum cd...

Isso já fiz, foi assim que fiz.

Não consigo instalar é quando já tou a utilizar o VMware, e as partições tava a tentar fazer quando já tou dentro do Mepis, bem não consigo mesmo :mad:

PS: Thanks pela sign Metro :D

Metro
06-03-2005, 21:47
Isso já fiz, foi assim que fiz.

Não consigo instalar é quando já tou a utilizar o VMware, e as partições tava a tentar fazer quando já tou dentro do Mepis, bem não consigo mesmo :mad:

PS: Thanks pela sign Metro :D

Mas para que fazes partições?
Tens lá a opção para ele as fazer sozinho. Deixa o Mepis trabalhar. Não estragas nada que tens no disco. Instala o grub à vontade, diz que sim aos avisos que vai apagar os dados todos.
VMware no seu melhor:)

A sign agradece ao Alph, estigma, greven e voodoo. Eu não fiz nada:)

I_Eat_All
06-03-2005, 23:45
tenho 1 problema no mepis, acho k é uma duvida k pode abalar muitos de nós pk cada vez + gente usa o pc para multimédia... kuando tento k o videolan arranke com 1 video qualquer ele auto-desliga-se.

instalei-o pelo: root# apt-get vlc-gnome

já tenho também o mplayer, o kmplayer e o xine

mas todos têm o problema com os MKV's e OGM's uns nem mudam o stream de audio, mas nenhum... muda o stream de legendas, de modo k nem activá-las consigo :| se o videolan ao menos arrancasse com xvid... :(

(sorry a lerdiçe)

De resto dei uma vista de olhos no Qcad... é muito diferente do autocad pareçe mais virado para cartografia, vou ter mm de arranjar 1 clone de autocad, ou metê-lo a correr no wine (nem sei se é possivel

De resto o sistema é muito bom, demorou a começar a perceber qq coisa... mas já me safo... agora kero é gentoo (mas esse vem pó P4 irmão + velho)

Metro
06-03-2005, 23:48
Mplayer para tudo.
Tive um problema uma das vezes por causa das fonts mas consegui solucionar na altura. Agora não o tenho instalado.

Campelo
07-03-2005, 19:20
Mas para que fazes partições?
Tens lá a opção para ele as fazer sozinho. Deixa o Mepis trabalhar. Não estragas nada que tens no disco. Instala o grub à vontade, diz que sim aos avisos que vai apagar os dados todos.
VMware no seu melhor:)

A sign agradece ao Alph, estigma, greven e voodoo. Eu não fiz nada:)

Thanks a todos, portugal@folding é do best :D

Bem deixa lá instalar sem mexer em nada a ver se dá.
Já digo qualquer coisa.

Edit: Bem fica por aqui a minha experiência no Mepis, continua a não dar para instalar no disco e desta vez só foi next, next e next, reboot e entra logo no windows, não há paciência que resista :D

Madril
07-03-2005, 20:31
O meu MEPIS tem um problema ao fazer o boot ... ao carregar o driver do ipw2100 faz core dump .... siga outra distro.

redalert
08-03-2005, 18:30
Edit: Bem fica por aqui a minha experiência no Mepis, continua a não dar para instalar no disco e desta vez só foi next, next e next, reboot e entra logo no windows, não há paciência que resista :D

tas a instalar o mepis no mesmo disco do windowZ?

se nao estas vai a bios e boota com o disco do mepis.

[[]]

redalert
08-03-2005, 21:00
boas.

tou a ter problemas com a rede no mepis. :| regularmente a ethernet cai (status no mepis os centre: "down"). cada x k ela cai tenho k a "resuscitar" no os center mas volta a cair algumas horas depois. a luz de link do cablemodem e os leds na placa de rede indicam ligacao mas no entanto ela esta "down" para o mepis. :|

alguem pode ajudar?

tks.

[[]]

edit: http://counter.li.org/
http://counter.li.org/cgi-bin/certificate.cgi/383724 :x2:

Metro
08-03-2005, 22:12
Campelo.
Nos settings do VMware não escolhas typical. Escolhe custom. Depois fazes next next next até à parte em que tens a opção de SCSI (Recomended) e IDE. Ele está selecionado como SCSI mas muda para IDE a ver se melhora.

redalert:
Não posso ajudar porque agora estou com o Debian nas horas vagas. Mas nunca me aconteceu isso que descreves.:(

redalert
08-03-2005, 22:30
redalert:
Não posso ajudar porque agora estou com o Debian nas horas vagas. Mas nunca me aconteceu isso que descreves.:(

obrigado na mesma. :)

[[]]

Campelo
12-03-2005, 15:37
Obrigado pela ajuda, foi grande :D
Consegui instalar mas tou de volta ao Windows porque tive alguns problemas, não faz dual boot só aparece o Mepis para fazer boot, para entrar outra vez no windows tive de usar uma disquete com o grub.
A net não funca :( uso router e é estranho... alguém que possa dizer onde se configura estas coisas?

Por agora é tudo mas acho que vou ter mais duvidas o que é optimo :D
Thanks!!

redalert
13-03-2005, 01:19
sources.list e ipfilter.dat actualizados! :)

[[]]

Campelo
13-03-2005, 01:38
É pá help me !!! :D

Ainda não consegui :mad:

redalert
13-03-2005, 13:29
boas.

É pá help me !!! :D

Ainda não consegui :mad:

kanto ao boot n te posso ajudar muito pk tb tenho problemas. :( tenho o windowZ num sata a parte do ata do mepis e se kero ir pra windowZ (ja n kero + :D) tenho k fazer boot com o sata e nao com o ata.
kanto a rede vai ao "mepis os center" e ve k ip tens na placa de rede. se ela estiver parada faz "start" e testa o ip com k ela fica.

[[]]

I_Eat_All
13-03-2005, 13:47
bom dia.. tb tenho 1a pergunta k é como funciona o wine e que programas é possivel meter a funcionar, a coisa é que não tenho 1 tusto e tenho licença aqui para 10 pessoas do autocad 2005, é possivel o cad 2005 funcionar pelo wine a full speed?

o Qcad n usa *.DWG e é mais para cartografia, e cmo n sou o unico k usa o bicho já me tão a encher as orelhas :X

se o cad 2005 n funcar k opção ao Qcad e ao python cad tenho? presisava de um perfeito "clone"

Simao
13-03-2005, 15:32
Hoje pus o super pi para windows a bulir no wine com o debian, fikou com um delay de 1 segundo. Anyway, autocad nao me xeira que consigas uma boa performance.

I_Eat_All
13-03-2005, 15:51
Hoje pus o super pi para windows a bulir no wine com o debian, fikou com um delay de 1 segundo. Anyway, autocad nao me xeira que consigas uma boa performance.

como ele já corria lento na maquina em questão por culpa do windows, duvido que fique mais pesado, o que interessa é que trabalhe, não é para mim o Qcad serve-me, mas à pessoas com menos curva de aprendizagem ^_^

Simao
13-03-2005, 15:58
eh uma questao de experimentares:

apt-get install wine
apt-get install winesetuptk

# winesetuptk
# wine autocad.exe

I_Eat_All
13-03-2005, 16:01
eh uma questao de experimentares:

apt-get install wine
apt-get install winesetuptk

# winesetuptk
# wine autocad.exe

Campelo
13-03-2005, 16:03
boas.

kanto ao boot n te posso ajudar muito pk tb tenho problemas. :( tenho o windowZ num sata a parte do ata do mepis e se kero ir pra windowZ (ja n kero + :D) tenho k fazer boot com o sata e nao com o ata.
kanto a rede vai ao "mepis os center" e ve k ip tens na placa de rede. se ela estiver parada faz "start" e testa o ip com k ela fica.

[[]]

No "network Status" tem isto:
lo ip: 127.0.0.1

a frente tem stop lo, deve ser para parar essa ligação, nao tem mais nenhuma activa penso eu, só essa.
Não tenho net ainda!! >( e explica-me isso de testar este ip, não percebi.
Não tenho de configurar nada no "misc", "eth0" e "eth1" ??? Não percebo nada disto :\

Thanks.

Madril
13-03-2005, 17:24
o lo é o Loopback, o ip interno da tua máquina ... tenta como root fazer "ifconfig eth0 up"

redalert
13-03-2005, 18:19
boas.

No "network Status" tem isto:
lo ip: 127.0.0.1

a frente tem stop lo, deve ser para parar essa ligação, nao tem mais nenhuma activa penso eu, só essa.
Não tenho net ainda!! >( e explica-me isso de testar este ip, não percebi.
Não tenho de configurar nada no "misc", "eth0" e "eth1" ??? Não percebo nada disto :\

Thanks.

ve se tens algo parecido com isto:

hXXp://pwp.netcabo.pt/redalert/images/pic1.jpg
hXXp://pwp.netcabo.pt/redalert/images/pic2.jpg

[[]]

Metro
13-03-2005, 18:30
boas.

[[]]

O url está mal. É http... e não hXXp:)

redalert dá para puxar a barra dos desktops para a esquerda para teres mais espaço para as janelas na task bar.
É o bug m,ais estupido que eles deixaram lá ficar.
Depois meto aqui como se faz. Tenho que arranacr com o Mepis 3.3.

Campelo
13-03-2005, 18:49
boas.

[[]]

na primeira imagem, só tenho o primeiro, lo ip
Aconteceu-me mais uma coisa estranha, à pouco tentei entrar no Mepis e ao aparecer akelas frases todas e tal apareceu-m isto:
"Mepis Login:"
Pus Campelo, a seguir pediu a password mas n escrevia nada :S
E agora que raio de marosca é esta ah? :D

redalert
13-03-2005, 19:53
O url está mal. É http... e não hXXp:)

eu colokei hXXp de proposito para n incomodar o ppl k usa 56k. ;) se colocasse http ele abria logo as pics.

redalert dá para puxar a barra dos desktops para a esquerda para teres mais espaço para as janelas na task bar.
É o bug m,ais estupido que eles deixaram lá ficar.
Depois meto aqui como se faz. Tenho que arranacr com o Mepis 3.3.

n vejo kal é o bug... :confused:

[[]]

Metro
14-03-2005, 00:40
n vejo kal é o bug... :confused:
[[]]

Não? Ora tira lá alguns dos icons no quick launch e tenta chegar os monitores para a esquerda:) É esse o bug.

redalert
14-03-2005, 01:13
Não? Ora tira lá alguns dos icons no quick launch e tenta chegar os monitores para a esquerda:) É esse o bug.

:lol:

dah... :D ja tinha reparado nisso. :)

mas mepis pras c0ves! fartei-me dele! ethernet problems... link a cair de hora a hora (+-). as x caia mas "levantava-se" :D mas algumas x nao. :\

kubuntu here i come! :x2:

[[]]

El_UnO
16-03-2005, 20:29
Ca vai o meu segundo problema... tou agora com o simplymepis 3.3 e akilo que havia pa configurar (mepis system center senao me engano), agora e o OS center certo? E como faço para mudar o mirror onde akilo vai buscar os debian-unstable packages? Ja andei as voltas com o Kpackage e nao consigo mudar, vai buscar sempre tudo aos USA....Ja agora ha algum mirror pt? Dava jeito visto k isto e muito giro mas suga-me trafego internacional ;)

Metro
16-03-2005, 21:05
Vê o post do readlaert com as sources.list.
Substitui o ficheiro pelo do redalert e voilá:)
Tudo nacional.

El_UnO
16-03-2005, 21:26
Ja esta a sacar e tudo nacional!!! Voces sao geniais, nem tinha visto o post do redalert ,lol :D

PandMonium
25-05-2005, 19:55
boas,

Alguem me arranja um FTP nacional de onde sacar isso? é que no darkstar parece que já nao tem e estava interessado em experimentar o liveCD para aprender umas coisitas :)

Obrigado.

Metro
25-05-2005, 20:36
boas,

Alguem me arranja um FTP nacional de onde sacar isso? é que no darkstar parece que já nao tem e estava interessado em experimentar o liveCD para aprender umas coisitas :)

Obrigado.

Pois:(
Nacional já não tens.
O darkstar retirou o Mepis do FTP deles.
Há lá distros mais interessantes :rolleyes: . Enfim.

Simao
25-05-2005, 21:22
like... para beginners....ubuntu! =)

Napalm_Death
25-05-2005, 23:19
Hi ppl

tive a ler a thread assim "por alto" e penso que o meu problem ainda n foi relatado...

tenho uma A7n8x-e deluxe, que tem placa de rede nvidia (à qual esta ligado o router adsl) e gigabit ethernet...

a rede recusa-se a arrancar... ta tudo bem configurado manualmente com os ips respectivos, so n sei bem é o que é o broadcast ip...
mas isto recusa-se a arrancar, fica sempre down.

ja desliguei e liguei o router, etc etc... deu uma vez, em livecd, agora k ta instalado n dá...

consigo aceder a um ip na rede local, mas não ao router. 8o

ja saquei os drivers para a mobo, mas qd fui para instalar, tinha de dar um erro qualquer né... diz que tenho de complicar o kernel :o e preciso do kernel source, k n esta na cena dos packages...

any help?

depois falo do problema do monitor e resolução...

obrigado

redalert
25-05-2005, 23:21
procura o modulo "forcedeth"

[[]]

Napalm_Death
27-05-2005, 13:28
hi, tentei outra vez, nao me lembrava qual era o modulo, mas vou colocar aqui o log na install:

nforce-installer log file '/var/log/nvidia-nforce-installer.log'
creation time: Fri May 27 13:02:22 2005

option status:
license pre-accepted : false
expert : false
uninstall : false
driver info : false
no precompiled interface : false
no ncurses color : false
no questions : false
silent : false
Installer install prefix : /usr
kernel source path : (not specified)
net kernel install path : (not specified)
audio kernel install path : (not specified)
proc mount point : /proc
ui : (not specified)
tmpdir : /tmp

Using: nvidia-installer ncurses user interface
-> Found package NVIDIA network driver for Linux-x86
-> Found package NVIDIA audio driver for Linux-x86
-> Please select packages for installation:
Selections:
NVIDIA network driver for Linux-x86 (1.0-10)
NVIDIA audio driver for Linux-x86 (1.0-1)
-> Starting install of NVIDIA network driver for Linux-x86
-> Checking for loaded module nvnet
-> Checking for loaded module forcedeth
-> Trying to remove loaded module forcedeth
-> License accepted.
-> Skipping check for conflicting rpms.
-> /proc/version is Linux version 2.6.10 (root@mepis-msi) (gcc version 3.3.5
(Debian 1:3.3.5-8)) #1 Wed Feb 23 16:54:53 EST 2005
-> No precompiled kernel interface was found to match your kernel; this means
that the installer will need to compile a new kernel interface.
ERROR: Unable to find the kernel source tree for the currently running kernel.
Please make sure you have installed the kernel source files for your
kernel; on Red Hat Linux systems, for example, be sure you have the
'kernel-source' rpm installed. If you know the correct kernel source
files are installed, you may specify the kernel source path with the
'--kernel-source-path' commandline option.

sabem como resolvo isto?

e como aumentar a resolução, no control panel n ha nada para isso :/

cumps

Napalm_Death
06-06-2005, 21:41
hello?!

redalert, isso n dá pra nada... parece-me problem de drivers... :/

mas como instalo se aquilo quer que eu compile o kernel?!

cumps

kingdom
25-12-2005, 22:00
Boas pessoal,

Peço desculpa por estar aqui a ressuscitar a thread mas acontece que decidi experimentar MEPIS e fiquei rendido.

Tentei editar a sources.list como se fosse no Ubuntu (gedit /etc/apt/sources.list) e simplesmente diz que não reconhece o comando gedit (mesmo depois de estar em su..)

Já procurei por foruns do MEPIS mas não encontrei nada. Que devo fazer?

kingdom
25-12-2005, 22:11
Boas pessoal,

Peço desculpa por estar aqui a ressuscitar a thread mas acontece que decidi experimentar MEPIS e fiquei rendido.

Tentei editar a sources.list como se fosse no Ubuntu (gedit /etc/apt/sources.list) e simplesmente diz que não reconhece o comando gedit (mesmo depois de estar em su..)

Já procurei por foruns do MEPIS mas não encontrei nada. Que devo fazer?

Esqueçam já consegui. Basta fazerem:

kdesu kedit /etc/apt/sources.list

Escrever a password e editar o ficheiro...

Cumps

Nemesis11
25-12-2005, 22:13
Isso é normal, já que o gedit normalmente só vem com distros que usem o Gnome. O Mepis vem com o Kde.

Tenta kedit ou kate /etc/apt/sources.list

P.S. - Cuidado com o que metes no sources.list. Não metas os repositorios do ubuntu.

kingdom
25-12-2005, 22:15
Isso é normal, já que o gedit normalmente só vem com distros que usem o Gnome. O Mepis vem com o Kde.

Tenta kedit ou kate /etc/apt/sources.list

P.S. - Cuidado com o que metes no sources.list. Não metas os repositorios do ubuntu.

Pois já consegui fazer. Ia colocar os repositórios do Ubuntu, mas acabei por não o fazer visto que percebi que não seria adequado e que iria dar problemas nas actualizações.

Que repositórios nacionais devo colocar? (se é que existem...)

Obrigado pela ajuda na mesma Nemesis11

Nemesis11
25-12-2005, 22:23
Tenho ideia que no Mepis parte do sources.list aponta para repositorios do Debian.
Se assim for, esses podes apontar para mirrors nacionais do debian. Devem haver varios. É uma questão de procurar.

O resto são links para o Mepis e penso que não há mirrors nacionais, mas espera por mais respostas.

kingdom
25-12-2005, 22:38
Obrigado Nemesis11.

Seja como for cá fica a sources.list original:

# See sources.list(5) for more information, especialy

# This file should be edited through synaptic
# New sources should be added only in the section at the end of this file!

# Primary
# deb ftp://ftp.us.debian.org/debian testing main contrib non-free
# deb ftp://ftp.us.debian.org/debian unstable main contrib non-free

# non-us
# deb ftp://non-us.debian.org/debian-non-US testing/non-US main contrib non-free
# deb ftp://non-us.debian.org/debian-non-US unstable/non-US main contrib non-free

# MEPIS apt pool - specific packages available on-line
deb http://apt.mepis.org/3.3.1 unstable main

# mplayer
# deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ unstable main

Eu encontrei no DarkStar uma referencia a debian. São mirrors nacionais : http://darkstar.ist.utl.pt/debian/

Eu fiz umas alterações que são temporárias (até me darem mais algumas opiniões ou sugestões):

# Primary
# deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian/ testing main contrib non-free
# deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian/ unstable main contrib non-free

# non-us
# deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian/ testing/non-US main contrib non-free
# deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian/ unstable/non-US main contrib non-free

deb http://apt.mepis.org/3.3.1 unstable main

# mplayer

Cumps

Nemesis11
25-12-2005, 22:46
Sim, em principio não há problemas com as mudanças que fizeste.
Os dois ultimos não deves apanhar mirrors nacionais.

P.S. - Não sei se sabes ou não, mas o # indica um "comentário". Isto é, tanto no teu 1º sources.list como no segundo, o unico repositorio activo é o "http://apt.mepis.org/3.3.1 unstable main" .

kingdom
25-12-2005, 22:49
Sim, em principio não há problemas com as mudanças que fizeste.
Os dois ultimos não deves apanhar mirrors nacionais.

P.S. - Não sei se sabes ou não, mas o # indica um "comentário". Isto é, tanto no teu 1º sources.list como no segundo, o unico repositorio activo é o "http://apt.mepis.org/3.3.1 unstable main" .

Pois nem tinha reparado nisso. Sei que o '#' é um comentário porque os trabalhos em PHP que vou fazendo levam comentários com '#' :x2: .

Mas ok, vou remover os '#' para que possa fazer um apt-get update em condições (estava a achar estranho porque fazia e apenas actualizada do url sem '#', isto é, que não era um comentário...)

Cumps

Nemesis11
25-12-2005, 22:53
Tem cuidado a tirar os #, porque uns apontam para o testing e outros para o unstable.
Não sei qual é que eles recomendam a usar (se é que recomendam). Provavel que seja o unstable, mas procura isso.

O do Mplayer não deve haver problema de tirar o #.

kingdom
25-12-2005, 22:55
Tem cuidado a tirar os #, porque uns apontam para o testing e outros para o unstable.
Não sei qual é que eles recomendam a usar (se é que recomendam). Provavel que seja o unstable, mas procura isso.

O do Mplayer não deve haver problema de tirar o #.

Retirei de todos os nacionais e de facto deu alguns problemas. Vou colocar aqui o log da console:

root@1[deathseeker]# apt-get update
Obter:1 http://darkstar.ist.utl.pt testing/main Packages [3649kB]
Atingido http://apt.mepis.org unstable/main Packages
Atingido http://apt.mepis.org unstable/main Release
37% [1 Packages 1375804/3649kB 37%]Mutex destroy failure: Device or resource bus
y
92% [1 Packages 3359256/3649kB 92%] 204kB/s 1sI
CE default IO error handler doing an exit(), pid = 9645, errno = 2
ICE default IO error handler doing an exit(), pid = 9651, errno = 0
Obter:2 http://darkstar.ist.utl.pt testing/main Release [81B]
Obter:3 http://darkstar.ist.utl.pt testing/contrib Packages [51,0kB]
Obter:4 http://darkstar.ist.utl.pt testing/contrib Release [84B]
Obter:5 http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-free Packages [59,9kB]
Obter:6 http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-free Release [85B]
Obter:7 http://darkstar.ist.utl.pt unstable/main Packages [3928kB]
Obter:8 http://darkstar.ist.utl.pt unstable/main Release [82B]
Obter:9 http://darkstar.ist.utl.pt unstable/contrib Packages [63,2kB]
Obter:10 http://darkstar.ist.utl.pt unstable/contrib Release [85B]
Obter:11 http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-free Packages [70,8kB]
Obter:12 http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-free Release [86B]
Err http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-US/main Packages
404 Not Found
Ign http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-US/main Release
Err http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-US/contrib Packages
404 Not Found
Ign http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-US/contrib Release
Err http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-US/non-free Packages
404 Not Found
Ign http://darkstar.ist.utl.pt testing/non-US/non-free Release
Err http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-US/main Packages
404 Not Found
Ign http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-US/main Release
Err http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-US/contrib Packages
404 Not Found
Ign http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-US/contrib Release
Err http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-US/non-free Packages
404 Not Found
Ign http://darkstar.ist.utl.pt unstable/non-US/non-free Release
Obtidos 7822kB em 34s (228kB/s)
Falha ao obter http://darkstar.ist.utl.pt/debian/dists/testing/non-US/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
Falha ao obter http://darkstar.ist.utl.pt/debian/dists/testing/non-US/contrib/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
Falha ao obter http://darkstar.ist.utl.pt/debian/dists/testing/non-US/non-free/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
Falha ao obter http://darkstar.ist.utl.pt/debian/dists/unstable/non-US/main/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
Falha ao obter http://darkstar.ist.utl.pt/debian/dists/unstable/non-US/contrib/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
Falha ao obter http://darkstar.ist.utl.pt/debian/dists/unstable/non-US/non-free/binary-i386/Packages.gz 404 Not Found
A Ler Listas de Pacotes... Pronto
E: Falhou o download de alguns ficheiros de Ã*ndice, foram ignorados ou os antigos foram usados em seu lugar.

Isto é, não actualizou correctamente. Recomendações?

Cumps

Nemesis11
25-12-2005, 23:00
Há uns erros no inicio que não sei o que é (37% [1 Packages 1375804/3649kB 37%]Mutex destroy failure: Device or resource busy)

Os "404 Not Found" é porque o darkstar não deve ser mirror dos non-us.
Ou retiras ou arranjas outro mirror.

Cuidado a meter o testing e unstable juntos, porque....

testing, or etch - the development version of the next release.
unstable, or sid - untested candidate packages for future releases.

kingdom
25-12-2005, 23:07
Ya tens razão. Apesar disso o apt-get upgrade está a correr bem (existem algumas dezenas de programas para fazer upgrade) até ao momento. Vamos lá ver se continua assim. Depois vou ver se arranjo outros repositórios então.

Obrigado.

kingdom
25-12-2005, 23:34
Acontece que fiz o apt-get upgrade e fez a instalação das versões mais actualizadas do software. Mas existiram alguns problemas mesmo assim...

Cumps

kingdom
26-12-2005, 02:00
Boas mais uma vez,

Encontrei finalmente uma sources.list com repositórios portugueses das boas. Cá fica ela para quem quiser actualizar:

#Portugueses
deb http://debian.ua.pt/debian unstable main
deb http://debian.ua.pt/debian unstable contrib
deb http://debian.ua.pt/debian unstable non-free
deb http://debian.ua.pt/debian ../project/experimental main

deb http://apt.mepis.org/3.3.1/ unstable main

# mplayer

Cumps

El_UnO
26-12-2005, 11:07
Boas, nao te aconselho a pores SO repositorios unstable, vais sempre precisar pelo menos de pacotes que se encontrem no testing e as vezes do stable (embora menos provavel)

Uma boa sources.list ficava assim:

#Debian UA
deb http://debian.ua.pt/debian stable main contrib non-free
deb http://debian.ua.pt/debian testing main contrib non-free
deb http://debian.ua.pt/debian unstable main contrib non-free

#Darkstar IST

deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian stable main contrib non-free
deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian testing main contrib non-free
deb http://darkstar.ist.utl.pt/debian unstable main contrib non-free

E podes por o main, contrib e non-free packages na mesma linha. Fica mais bonito ;)

Normalmente ate so ponho o repositorio do Darkstar, chega e e bastante rapido :)

kingdom
26-12-2005, 12:10
Obrigado pela sugestão El_Uno....

kingdom
27-12-2005, 12:50
Boas,

Acontece que tive um problema no MEPIS que me obrigou a voltar para o Breezy. Fiquei sem Internet no MEPÎS, ist é, não deve estar a reconhecer a minha placa de rede (anteriormente reconhecia...).

Googlei e não encontrei resposta convincente até agora. Se alguem souber como resolver o problema faça favor de partilhar esse conhecimento.

Cumps

ElvioNeto
10-01-2006, 12:03
o mepis é baseado em debian por isso vai ao debianpt e ve la mirrors apt-get nacionais debian

foi com fiz no meu tenho tudo nacional tanto em mepis como em kanotix visto que a base é debian é igual

kimcarvalho
10-03-2006, 18:28
Estive a ler esta thread e achei muito porrreiro este live cd mepis.

Gostaria de saber se as partições criadas no disco serão reconhecidas pelo XP? é que tenho o xp, marado e nesse mesmo disco através deste live cd mepis, queria criar uma partição e guardar lá as pastas que não queria perder. Após isto queria instalar novamente o xp e saber se posso posteriormente aceder à tal partição criada através deste live cd e aceder às pastas que lá colocaria.

Obrigado!

Metro
10-03-2006, 19:43
Se estiver em NTFS é complicado. Mas teoricamente podes gravar num disco externo a informação.
Atenção que live CD é mesmo isso. Ele corre do CD e não instalas nada no disco:)

I_Eat_All
10-03-2006, 19:49
Se estiver em NTFS é complicado. Mas teoricamente podes gravar num disco externo a informação.
Atenção que live CD é mesmo isso. Ele corre do CD e não instalas nada no disco:)podes instalar através do próprio live CD com o sistema operativo a correr... mas da vez que fiz isso ele formatou e fez 3 partições separadas e foi basicamente dizer adeus ao Windows, se bem me lembro pelo menos uma das partições seria FAT32 pelo que julgo que seria possivel instalar o Win95/98/Me ou Win2k/XP mas com os ultimos 2 é tirar o NTFS do mapa creio... não sei se a situação muda se tiveres mais algum disco em slave.

kimcarvalho
10-03-2006, 21:02
Hummmm.. ok, mas se eu só tenho uma drive de cd como faço para gravar tudo o que quero para um cd? é que nesse dita drive está a correr o live cd? acho que não o posso tirar para colocar um virgem e gravar o que quero!?
Talvez a solução passe por usar um desse bootable-cd's que andam ai pela net?

I_Eat_All
10-03-2006, 21:08
Hummmm.. ok, mas se eu só tenho uma drive de cd como faço para gravar tudo o que quero para um cd? é que nesse dita drive está a correr o live cd? acho que não o posso tirar para colocar um virgem e gravar o que quero!?
Talvez a solução passe por usar um desse bootable-cd's que andam ai pela net?caso não tenhas as ferramentas necessárias não te aconselho a migrares para linux ao pé cochinho, exprimenta primeiro instalar num PC velho que não estejas a usar, só para lhe apanhares o jeito e perceberes as manhas.
E não, nunca exprimentei mas não te aconselho a gravar CD's de um live-CD

Metro
11-03-2006, 02:11
Se tiveres um disco numa caixa externa esse disco como é USB deve montar-se e poderás passar os dados para esse disco. Tenta isso se conseguires alguem que te empreste um disco externo.