Psycop
11-07-2006, 22:30
e que tal um VANTEC TORNADO TD9238 92MM, como fan do dissipador do processador??
esta axo que tem um bom débito de ar.
119fm ja e bom ou não??
esta axo que tem um bom débito de ar.
119fm ja e bom ou não??
|
View Full Version : Overclocking Para Iniciados Psycop 11-07-2006, 22:30 e que tal um VANTEC TORNADO TD9238 92MM, como fan do dissipador do processador?? esta axo que tem um bom débito de ar. 119fm ja e bom ou não?? [BoB]Marley 11-07-2006, 23:15 e que tal um VANTEC TORNADO TD9238 92MM, como fan do dissipador do processador?? esta axo que tem um bom débito de ar. 119fm ja e bom ou não?? lol.... passaste do 8 para o 80... Para mim é das melhores (se não a melhor) ventoínhas de 92mm... agora depende de quão sensivel és ao ruído... é que essa fan faz um bocado de barulho. Eu tenho uma e usei-a quando tinha o meu sistem a ar. Continuo a usar para ajudar a arrefecer as gráficas e o chipset quando faço uns testes. Ela tem tantos CFM's que com um pouco de sorte, arrefece-te metade da board :002: Mas em relação ao ruído, sou um bocado suspeito de falar, porque sempre tive computadores "barulhentos". É coisa que não me afecta muito. VinE 11-07-2006, 23:41 67º podes ter a certeza que estas a MATAR o processador ao poucos. Mantem isso abaixo dos 55 em load. Companheiro, tive um palomino ligado 24/7 durante dois anos, com tempos a rondar sempre os 65º (o máximo de uptime foi de 3 meses acho eu) e nunca morreu. Os Athlons XP dessa geração só começam a dar problemas a partir dos 85º, e só a partir dos 95 é q se começam a desligar.. Portanto, apesar de ser motivo para algum cuidado, estar a dizer que está a MATAR o processador é, no mímimo, exagerado. WindWalker 11-07-2006, 23:42 Portanto, apesar de ser motivo para algum cuidado, estar a dizer que está a MATAR o processador é, no mímimo, exagerado. Pronto ok, reduzir o tempo de vida :002: Mas quem é que ainda usa SDRAM para OC? :P VinE 11-07-2006, 23:44 Quem não tenho dinheiro pra DDR.. :D [BoB]Marley 11-07-2006, 23:56 Quem não tenho dinheiro pra DDR.. :D dinheiro e board... :P ....e processador.... e.... bla bla bla.... :lol: Malcom115 12-07-2006, 00:09 Companheiro, tive um palomino ligado 24/7 durante dois anos, com tempos a rondar sempre os 65º (o máximo de uptime foi de 3 meses acho eu) e nunca morreu. Os Athlons XP dessa geração só começam a dar problemas a partir dos 85º, e só a partir dos 95 é q se começam a desligar.. Portanto, apesar de ser motivo para algum cuidado, estar a dizer que está a MATAR o processador é, no mímimo, exagerado. Hummmm.... Exagerado, quando digo que não está a fazer nada bem. Vamos ver mais umas opiniões shall we? Não... Não é nada normal... Podes estar a matar o CPU. É melhor fazeres uma limpeza e comprares uma pasta termica decente. Só com isso deves baixar uns 20º. A interface térmica já não deve ter praticamente eficácia nenhuma... Mudar a pasta térmica e limpar o dissipador (pó). Uma coisa é poder rodar até aos 90º. Outre é saber se isso é bom. Garanto-te que essa tempratura não é nada boa para o teu CPU. Essas temps não são muuiiitttooo altas, mas são altas, logo estás como é óbvio a stressar o cpu mais do k devias. Cerca de 60º é o k me parece limite de topo. Pronto ok, reduzir o tempo de vida :002: Offtopic: Trankz, long time no see. Andaste ocupado? VinE 12-07-2006, 02:48 Uma coisa é dizer que nao faz nada bem (o que com a minha experiência é indiferente, 65º é uma temperuta alta, mas não alta o suficiente pra dizer que ESTÁ A MATAR O PROCESSADOR), isso é alarmar as pessoas, não educá-las. O rapaz compra um Volcano7+, ou um tornado XPTO, que fazem um basqueiro do caraças, e a temperatura diminui 5 ou 4º, mas muda a bios e muda 10º. Tudo é relativo. Este fórum tem levado com um ascrecento de barbaridades que é uma coisa gira. Assim que alguém afirma que tem um problema no PC é logo temperaturas. "ahh muda a massa térmica, que isso fica bom" eh pah...... Tenham tino. Vão ao site da AMD e vejam as recomendações térmicas para Thunderbirds, Palonimos, T-Breds e afins e deixem de dizer barbaridades como temperaturas de 40º em procs. destas gerações. Só em invernos de 4º, de caixa aberta e ainda com uma ventoinha de sala a bufar lá pra dentro.. Dass Malcom115 12-07-2006, 03:24 Vamos lá a ter calma. Tudo bem que são maquinas quentes. Tudo bem que correm a temperaturas mais elevadas do que as arquiteturas de agora, mas se o user disse que a dois dias em load chegava aos 67º/70º então no dia de hoje (11Jul06), podia ir até quase 80º. o meu com stock cooling atira-se para os 60 e idle e 70 e full. Ok que é uma arquitetura diferente e que suporta mais temperatura, mas se se pode fazer alguma coisa quanto a isso, porque não o fazer? Ontopic e para o Psycop: Arranja um coolerzito barato porque não vale a pena estar a gastar muito dinheiro num sistema desses. Um Zalman 7000 usado ou algo por ai. Mais do que 30euros não. Depois pelo menos uma ventoinha a fazer outtake na parte de tras da caixa. Vais ver que isso melhora. Boa sorte. skinnie 12-07-2006, 08:02 haverá memórias SDRAM mais rapidas tipo 166mhz, as minhas são pc 133mhz. assim poderia puxar mais pelas memorias o cooler que escolhi foi: THERMALRIGHT SI-97 SOCKET A + NOISEBLOCKER ULTRASILENT FAN SE1 92MM 19dB olha eu tenho esse cooler...e trazia uma noiseblocker se2..nao se portava nada mal mesmo..mas como tinha aki uma vantec tornado 92mm tenho essas..mas esta conectada a um regulador sn..ui...a minha avó uma vez veio ca a casa,quand otinha o pc com essa fan ainda sem tar ligada ao controlador..e sabes o k é k ela me perguntou?a tua mae anda a aspirar?por isso ve la o barulho k akilo n faz..é brutal mesmo.. Psycop 12-07-2006, 13:27 eu tenho duas fan's uma em outtake e outra inttake. so que cada uma delas com apenas 25CFM d debito, e pouco. trankz 12-07-2006, 13:44 Esse cooler com essa fan fica excelente. Vais ter bons resultados de certeza. Já tive um com uma nb tb e tinha bons resultados. Offtopic: Malcom115... pah tenho tido montes de trabalho, não consigo passar nos fóruns como antigamente..mas sempre k posso venho aki postar umas postas de pescada:):).. [[]] Psycop 12-07-2006, 20:43 ha probabilidade de eu tar a forçar mt as memorias tipo 138x multiplicador, visto que as memorias são pc 133?? poderei tar a danificar outros componentes??? o cpuidle extreme funciona mesmo?? baixa as temperaturas na realidade??? skinnie 13-07-2006, 17:38 digamos k estas a fazer um oc as memorias..eu nao sie ate ke ponto isso akece..mas uma fanzita apontada para elas nao ha de fazer mal nenhum...quanto ao cpuidle é como te disseram..so baixa o esforço que o pc está a fazer..logo nao deve ser grande espignarda..digo eu..keres baixar as temps e sem gastar mta guita?tiras o stock cooler..copras uma tornado..uma cena d as5 e uns elasticos ou cordeis..e lixa dagua.. 1º passo...lixas (fazes lapping ) a base do stock cooler 2º passo..limpas bem...e metes as5 convenientemente 3º passo..atas a tornado ao stock cooler :) eu tive assim um mes..nao tinha temps muito diferentes do k tenho agora..a diferença é que agora tenh oa tornado no minimo..e dantes no maximo...resultados : dor de cabeça..e ter k desligar o pc kada vez k os meus pais xegavam a casa..mas é barato e eficiente :D Rui Pópulo 19-07-2006, 18:01 Boas... Tenho: AMD Duron 1GHz 512 RAM GeForce4 MX440 Será que posso fazer algum overclocking ao meu PC? tks ;) skinnie 19-07-2006, 18:09 Sim,podes..talvez nao seja muito...mas pode ajudar..dá dados mais concretos do material (motherboard,marca da ram,fonte (se for oem diz os amperes nas diversas linhas (está escrito na fonte normalmente)) se nao souberes saca o aida32 ou o everest que diz te quase tudo.. abc Rui Pópulo 19-07-2006, 18:31 tks ;) vou sacar... já te digo qualquer coisa! Rui Pópulo 19-07-2006, 18:57 Processador: AMD Duron, 1000 MHz (10 x 100) Motherboard: QDI KinetiZ 7B/E (1 ISA, 5 PCI, 1 AGP, 1 AMR, 3 DIMM) Chipset da Placa Mãe : VIA VT8363(A) Apollo KT133(A) Memória do Sistema: 512 MB (PC133 SDRAM) que tal? :) Prodigy 19-07-2006, 19:06 MB QDI conheço a marca e do que conheço para OC não valiam nada, até porque hoje em dia nunca mais vi MB QDI's à venda, se conseguires aumentar o FSB vai exprimentando, com o riva tuner aumenta um pouco os clocks da gráfica se tiveres cooler com uma fan melhor ainda, sempre é melhor que nada. Rui Pópulo 19-07-2006, 19:09 Para aumentar o FSB, vou à BIOS, né? Para já não tenho nenhum cooler na gráfica, será que mesmo assim posso fazer OC? Há alguma maneira de saber a temperatura da gráfica? skinnie 19-07-2006, 20:27 ya é na bios..sn tiveres nenhuma opçao..tenta encontrar uma bios modificada..sn axares..ha uns programas que dao pa aumentar o fsb no windows.. epa sem cooler nao convem nada..tenta adaptar ai kk koisa um cooelr de pentium ou amd Rui Pópulo 19-07-2006, 20:56 Yah! Amanhã vou comprar um cooler para o processador e passo o que lá está para a gráfica, depois altero isso! Na BIOS não econtrei nada... podes dizer-me algum programa? tks :beerchug: Rui Pópulo 20-07-2006, 12:53 Gráfica Com o RivaTuner (excelente!!) neste momento tenho um OC core de 225MHz e memória de 300MHz numa GeForce4 MX440... Será muito? Até quanto posso chegar? O 3D Mark serve para testar o quê especificamente? CPU Já encontrei o programa! o CPUCool... e consegui descobrir o PLL, já tou a ficar craque nisto! LOL. Tipo, tenho 1GHz de processador e aumentei para 1.1GHz, ou seja um overclock de 10%, será que posso aumentar gradualmente? Até quanto? cumpts! Daniel Maia 22-07-2006, 13:01 Depende de muitos factores...e tens q ser tu proprio a descobrir esse limite... O 3dmark serve pra testar especificamente grafica e tb CPU...à media q aumentas o OC à grafica e ao cpu o valor final do 3dmark aumenta...(isto é viciante) na tua motherboard tens opção de mudar vcore?..bai vendo as temperaturas e aumentando devagarunho..vai fazendo testes...pra ver se ta estavel.. cumps Rui Pópulo 23-07-2006, 01:15 hum.. não percebi qual a utilidade e como altero o vcore da motherboard... :\ Instalei o 3DMark, mas aparece isto no ínicio "your hardware does not support the features required to run 3dmark06..." ou seja, não dá, né? [ ] atlante 23-07-2006, 02:59 vcore é a voltagem aplicada ao processador, quantos mais volts mais ele aguenta estável, lado negro é que quantos mais volts mais ele aquece. A tua gráfica nao suporta isso, em especial o DX9, experimenta o 3dmark2001 Gui Sá Couto 27-07-2006, 17:25 Boas! Tenho um Prescott 800 2.8Ghz.. e pelo que vi nas especificaçoes o FSB deste é de 800Mhz.. agora tenho uma duvida... eu vejo toda a gente a falar em 200 de fsbe numeros por ai... Ja me disseram que o FSB a que se costumam referir é o Host Clock, mas continuo um bocado confuso com isto tudo.. sera que alguem me pode explicar melhor? neste site ate refere o FSB http://www.asrock.com/SUPPORT/CPU_Support/prescott_CPU_list.htm Cumpshttp://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif WindWalker 27-07-2006, 17:58 http://pwp.netcabo.pt/0262988501/3600.gif Falamos sempre do FSB do cpu porque é esse que, multiplicado pelo multiplicador do cpu, dá a sua frequência. O FSB800 referido nos sites é simplesmente o FSB do cpu multiplicado por 4 (sinceramente, não percebo bem para que isto serve, mas o outro FSB interessa mais para o OC :D) rav3n 27-07-2006, 18:27 http://pwp.netcabo.pt/0262988501/3600.gif Falamos sempre do FSB do cpu porque é esse que, multiplicado pelo multiplicador do cpu, dá a sua frequência. O FSB800 referido nos sites é simplesmente o FSB do cpu multiplicado por 4 (sinceramente, não percebo bem para que isto serve, mas o outro FSB interessa mais para o OC :D) o fsb nos p4 é quad-pumped dai o 800 (4*200) nos AXP era dual-pumped (2*FSB) cumps Gui Sá Couto 27-07-2006, 18:28 mais uma vez obrigado WindWlaker ;).. mais esclarecido agora.. :] estava com a cabeça ja a andar as voltas xD :P... Cumpshttp://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif atlante 27-07-2006, 18:31 mais uma vez obrigado WindWlaker ;).. mais esclarecido agora.. ja me estive a informar melhor, e o outro fsb que interessa é o referente ao northbridge(chipset)... esse sim é o referente ao oc... thaks ;) Cumpshttp://www.techzonept.com/images/icons/icon7.gif Convém relembrar que o aumento do FSB vai aumentar ainda o bus entre o CPU e o northbridge, os tais 900 e qualquer coisa que podes ver na pic do WindWalker Mainsel 04-08-2006, 23:19 boas pexoal! ja andei a procura no painel de control da nvidia da cena para alterar os clocks da grafica e nao encontro, alguem me sabe dizer onde esta ou entao algum progama para fazer overclocking a grafica. [BoB]Marley 05-08-2006, 14:15 procura no google por um programa chamado "rivatuner" mas tens mais programas que fazem isso ;) NetEnforcer 07-08-2006, 18:55 Boas a todos! Estava para abrir um tópico...mas depois vi este e vi uma parte que dizia algo como "o objectivo do topico é centralizar a info" por isso...posto aqui :P Bem..eu sou 1 complete newbie em OC...ja li uma data de topicos e tive algumas noções mas estou um bocado a nora lol. A unica tool que tenho é o CPU-Z e isso so me diz como está o cpu, mems' etc... Eu estava a pensar fazer um overclock ao meu PC...mas nem sei se vale a pena por isso pergunto aqui aos mestres :): AMD Athlon 64 3200+ winchester 939 Chaintech VNF4 Ultra 2 x 256mb DDR 400 Dual Chan Kingston 3DClub ATI Radeon x700 pro 256mb gddr3 Disco 120gb Seagate Barracada...ups...Barracuda xD S-ATA Caixa Thermaltake Xaser III 3000VA window (acho que é esta...tem 7 ventoinhas e uma hardcano 9 ou 10) Eurotech Silent 460W Coloco as questões -Acham que vale a pena fazer overclock a isto? -Se sim como? -Não será deficiente o cooling? (agora a caixa dá-me 30º com as fans todas em MAX) -Se fizer overclock, faria até onde? Não queria queimar isto tudo ;) E também não queria perder muita estabilidade... Obrigado desde já =P (se for preciso pic do cpu-z avisem) *edit*: O cooler do processador é o que veio na BOX..tinha-me esquecido hehe :P skinnie 07-08-2006, 21:08 -Acham que vale a pena fazer overclock a isto? -Se sim como? -Não será deficiente o cooling? (agora a caixa dá-me 30º com as fans todas em MAX) -Se fizer overclock, faria até onde? Não queria queimar isto tudo ;) E também não queria perder muita estabilidade... Obrigado desde já =P (se for preciso pic do cpu-z avisem) *edit*: O cooler do processador é o que veio na BOX..tinha-me esquecido hehe :P 1 sim vale..vale sempre..eu axo 2 nao sei,porque nao tenho nenhum sistema desses,mas na mula ha um tutorial de how to overclock amd 64..mas aki cedo te responderao 3 sim é. 4 isso so experimentando e ke se sabe,mas desde ja te aviso que era melhor trocares essa fonte se puderes,pois essas fontes dao imensos problemas e podem te lixar o sistema todo..mesmo estando em stock.. desculpa rsp assim tao tosco mas n percebo mt de a64 BiG River 08-08-2006, 19:46 Broas ppl! Eu queria saber como faço uma overclock a uma Geforce4 MX440-SE 64MB 128bits, já li varias cenas sobre isso mas ainda nao percebi realmente como funciona... Se alguem me puder ajudar agradecia :P Kaka.. Fiquem bem obrigada.:-D skinnie 08-08-2006, 21:21 Broas ppl! Eu queria saber como faço uma overclock a uma Geforce4 MX440-SE 64MB 128bits, já li varias cenas sobre isso mas ainda nao percebi realmente como funciona... Se alguem me puder ajudar agradecia :P Kaka.. Fiquem bem obrigada.:-D ==»primeiro de tudo assegura ke tens a placa bem refrigerada..tens 3hipoteses para o fazer: 1a: "estragas " dinheiro num cooler a serio para essa placa..acho que nao vale a pena dado a placa que é 2a: pegas num cooler de socket 370 ou socket A,adaptas e com uns coolers de pentiuns antigos fazes uns sinks 3a hjipotese arranjas uma fan bem grandinha (120) e metes a bombar pra ela ==»2º sakas o rivatuner ou o coolbits..nunca trabalhei com o coolbits mas este pelos screenshots parece me mais facil...e vais subindo mhz nas memorias e no core (velocidade de relogio)tipo de 1 em 1 ou 2 em 2 e vais sempre testando..com jogos ou 3dmarks...quando vires artefactos...cenas as cores...fanhosas..baixas alguns mhz.. desculpa por nao ser muito claro..mas n percebo muito de nvidia.. atlante 08-08-2006, 22:19 ==»primeiro de tudo assegura ke tens a placa bem refrigerada..tens 3hipoteses para o fazer: 1a: "estragas " dinheiro num cooler a serio para essa placa..acho que nao vale a pena dado a placa que é 2a: pegas num cooler de socket 370 ou socket A,adaptas e com uns coolers de pentiuns antigos fazes uns sinks 3a hjipotese arranjas uma fan bem grandinha (120) e metes a bombar pra ela ==»2º sakas o rivatuner ou o coolbits..nunca trabalhei com o coolbits mas este pelos screenshots parece me mais facil...e vais subindo mhz nas memorias e no core (velocidade de relogio)tipo de 1 em 1 ou 2 em 2 e vais sempre testando..com jogos ou 3dmarks...quando vires artefactos...cenas as cores...fanhosas..baixas alguns mhz.. desculpa por nao ser muito claro..mas n percebo muito de nvidia.. Nao percebes muito de Nvidia??!! Tudo bem explicadinho... Cumps skinnie 12-08-2006, 01:42 Nao percebes muito de Nvidia??!! Tudo bem explicadinho... Cumps epa n percebo..tipo n sei bem as cenas dos programas..nunca trabalhei muito com eles.. Fr0stY 12-08-2006, 03:45 Boas pessoal! Fiz recentemente um upgrade ao pc, e como com este calor td o meu processador fica no maximo dos maximos a 42º tendo uma media de 39-40 o que é bastante bom (viva o zalman 7000-Cu) comparado com as temperaturas que obtinha antes na ordem dos 50º 55º :( Queria fazer algum OC ao meu processador. A minha board eh uma ECS P4VXASD2+ e o processador eh um p4 2.40ghz. Sendo um completo noob em overclock gostaria de saber se eh boa ideia fazer OC... Ja alguem fez um OC a uma maquina parecida? que velocidades sou capaz de conseguir? cumps atlante 12-08-2006, 13:39 epa n percebo..tipo n sei bem as cenas dos programas..nunca trabalhei muito com eles.. Ok, mas explicaste tudo bem, parabéns Agora compra uma Nvidia :P atlante 12-08-2006, 13:41 Boas pessoal! Fiz recentemente um upgrade ao pc, e como com este calor td o meu processador fica no maximo dos maximos a 42º tendo uma media de 39-40 o que é bastante bom (viva o zalman 7000-Cu) comparado com as temperaturas que obtinha antes na ordem dos 50º 55º :( Queria fazer algum OC ao meu processador. A minha board eh uma ECS P4VXASD2+ e o processador eh um p4 2.40ghz. Sendo um completo noob em overclock gostaria de saber se eh boa ideia fazer OC... Ja alguem fez um OC a uma maquina parecida? que velocidades sou capaz de conseguir? cumps Sinceramente já deves ter lido por aqui a importância "extrema" de uma boa board para OC, acho que com essa board nao consegues ter muito sucesso, em especial porque nao tem muitas ferramentas para OC, mas se alguém conhece melhor a board diga sff... skinnie 12-08-2006, 13:44 Boas pessoal! Fiz recentemente um upgrade ao pc, e como com este calor td o meu processador fica no maximo dos maximos a 42º tendo uma media de 39-40 o que é bastante bom (viva o zalman 7000-Cu) comparado com as temperaturas que obtinha antes na ordem dos 50º 55º :( Queria fazer algum OC ao meu processador. A minha board eh uma ECS P4VXASD2+ e o processador eh um p4 2.40ghz. Sendo um completo noob em overclock gostaria de saber se eh boa ideia fazer OC... Ja alguem fez um OC a uma maquina parecida? que velocidades sou capaz de conseguir? cumps Epa..procura em foruns brasucas k eles usam muitos essas boards...no forumpcs.com.br deve ter algo la..as vezes essas boards ate dao uns mhz.. mEirOx 20-08-2006, 21:06 Boas Um amigo meu quer fazer overclock a um P4E 3.00GHz com o coller original e uma ASRock P4V88 mas não sabe como alterar o vcore e o multiplicador. Algum sabe?? Cumps, mEirOx & rKiXa skinnie 20-08-2006, 21:24 epa..isso e td na bios..mas isso sn me engano tem xip7 via e duvido k dê.. Daniel Maia 20-08-2006, 21:38 Dar da sempre....fica é instavel passado 10Mhz..lol j/k Vai à bios e procura qualquer coisa relacionada com FSB ; Overclock ; Advanced ; PnP Configuration...qualquer coisa...quando vires FSB..aumenta 5 ou 6 Mhz a ver se deixa...isso é capaz q chegue aos 3200Mhz/3300Mhz na boa....mas pode num ficar rock stable....;) cumps atlante 20-08-2006, 23:28 Nao é por ter chipset Nvidia que nao dá. Essa board nao tem quase nada de opcoes de oc, mas sempre podes fazer uns 3500MHz na boa. Eu aquando dessa board consegui na altura arranjar uma bios moddada que permitia aumento de vcore. Bessa74 25-08-2006, 15:31 Olá a todos:) Sou novo aqui mas já tenho lido algumas vezes topicos neste forum. Comprei um "tijolo" novo na semana passada e è o seguinte: Motherboard asus p5lde-deluxe, pentium d940, 1gb ram 533mhz ddr2 (pc4200), xfxgeforce 6800xt 256md ddr3 e fonte 580w. A board vem com AIBOOSTER e lá posso fazer overclocking, mas nao noto nada se o fizer(nos jogos), os fps sao os mesmos e a imagem nao parece melhorar em nada. A quanto posso por isto com o cooler de origem? Aconselham-me a comprar uma segunda placa grafica? A board parece que só corre a segunda grafica a 4x. Desde já obrigado por toda ajuda que me poderem dar:x2: . http://img246.imageshack.us/img246/9871/bessazg8.png (http://imageshack.us) Bessa74 NetEnforcer 25-08-2006, 15:51 Overclocking por software é sempre um bocado coiso (depende do software claro!) A outra grafica so corre a 4x? Supostamente, uma corre a 16x, as 2 correm a 8x (os novos chipsets com SLI correm dual 16x)... Para fazer overclock, é na bios. Vai explorando as opções da tua board, lendo os tutorials e topicos deste forum (ajudam para caraças) e se tiveres alguma duvida, perguntas que os mestres disto respondem logo! Sinceramente, 2 graficas é 1 luxo muito grande e neste momento, com o DX10 a porta não me parece um bom investimento. Só te recomendaria se alguem te vendesse outra placa 6800xt a 10€ :lol: [BoB]Marley 25-08-2006, 16:50 o problema é que essa board não é SLI... é algo parecido... estares a colocar outra gráfica não vai te servir de muito... já em SLI não se nota grande diferença nos jogos quanto mais com aquele sistema... o melhor que tens a fazer é arranjares outra gráfica melhor (7600GT, ou uma X1800 da ATI), porque com essa que tens já ouvi falar que não muito "famosa". em relação ao overclock ao processador, antes de mais, se tiveres o cooler de origem, convém trocares por um melhor... e depois dás uma vista de olhos pelos tópicos da especialidade que estão em sticky... p.s.: o SLI costuma ser mais indicado para o benchark do que para jogos... atlante 25-08-2006, 17:30 Desculpem mas o sli faz muita diferenca sim, e em especial em jogos suportados.... o unico problema é que duas placas de média gama nao chegam a uma de topo. Quanto à compra é pena nao teres compardo conroe pois fica muito à frente desse 940, mas o mal já tá feito. quanto ao OC podes mesmo ir-te iniciando pelo ai booster, cuidado com as temperaturas, vai sempre monitorizando. Lê os tópicos em stickie que te explicam bem isso, terás possívelmente que usar divisores na memorias e comprar um cooler melhor se quiseres ir mais além, pois nao convém mexer em voltagens com stock cooler. cumps [BoB]Marley 25-08-2006, 17:41 falando por mim, não noto grande diferença no SLI. só mesmo em 3dmark... mas à parte disso, aquela board asus, apesar de ter os slots pci-e 16x, não tem SLI. estive a ver o manual da board, e nem sequer falam em SLI, apenas dizem que se pode instalar uma gráfica secundária e que ficará a funcionar a 4x Bessa74 25-08-2006, 19:41 Olá Obrigado pelas respostas (tao rapidas):) . Vou ter de mudar a placa frafica e o cooler de origem>( . Bessa atlante 25-08-2006, 20:45 ou mudas a board para uma sli ready para tirar proveito das duas graficas, [BoB]Marley 25-08-2006, 21:13 ou mudas a board para uma sli ready para tirar proveito das duas graficas, imho, acho melhor uma boa placa gráfica do que duas "meia-boas" gráficas... e se a board é nova, acho que não se justifica comprar outra board... apenas uma boa gráfica chega :) atlante 25-08-2006, 22:21 Concordo. Estava só a olhar para a minha carteira :P manix 26-08-2006, 17:01 Boas Pessoal!! Acabei de comprar um E6600 e uma board Asus P5W DH Deluxe, e daqui a 2dias chegam as memórias que são umasMUSHKIN XP2-5300 3-3-3-10 2 Gb (2 x 1024). A gráfica fica para setembro.. estou à espera da x1950xtx, se fôr muito cara compro uma sapphire x1900xt. Entretanto preciso de ajuda para fazer OC, queria saber qual é a melhor configuração para correr o E6600 por volta dos 3200mhz. Sei que é preciso aumentar o FSB, mas não sei nada das voltagens... comprei a fonte LC Power 550W Green rev.2, eu penso que dá para aguentar com o que tenho incluindo a futura gráfica. Daniel Maia 26-08-2006, 17:57 Ainda num ouvi ouvi falar dessas memórias mas de timmings são bem porreiras... Quanto ao cpu e à board posso-te ajudar pois o meu culega tem um igualzinho ao teu e eu tou la sempre colado:002: Ora bem...eles vem de origem com 1.34V +/- a 2.4Ghz...1º de tudo fazes update paa a BIOS 1101 pois penso q seja a melhor para OC e mais estável... na parte advanced...logo na primeira opção (jumperfree configuration) põe tudo a manual....depois metes o FSB a 335 e a voltagem no CPU mete a 1.36V pra dar mais "folga"... Cuidado depois com as temps...e as memorias... cumps Paps.pt 30-08-2006, 01:29 Ola a todos! Como vai isso? Registei-me agora este forum mas ja o conheco há muito tempo pois venho varias vezes cá parar nas minhas pesquisas. Sou aficionado por hardware e pode-se dizer que passo algumas horas por semana a pesquisar sobre motherboards, graficas, cpu´s,etc. Vou agora comprar um pc novo e quero aventurar-me no muundo do O/C, e pra isso precisava da vossa ajuda, se puderem,claro. Tenho 1 PC comprado ha bastante tempo e que ja nao aguenta alguns jogos exigentes que gosto de jogar. Qual a melhor loja para comprar as peças? Sou de Braga mas nao me importo de comprar isso pela Net. A loja AQUAPC parece-me boa, que acham? Tou a pensar comprar um Cpu E6300 Core2 Duo (li em varios sites que é mt bom para O/C), MB com CrossFire ou SLI, 2 Gb ddr2, 1 X1900GT ou 7900GT, Creative X.Fi Music e H.D. 250Gb Sata2 Western digital 16mb cache Crossfire ou SLi? Qual a Motherboard que devo comprar? É que não faço a mínima... Acham essencial a X-Fi ou fico bem servido com a minha Live 5.1? Qual memoria devo comprar? DDR2 ou 1? E a marca e velocidade, tendo em conta um bom preço e que vou fazer O/C? e quanto à grafica que devo investir, tendo em conta bom preço e futura compra de uma igual para Multi-GPU? E o Cooler, invisto no Zalman 7700 Alcu? Pelo que lí é mt bom... Para um Gamer como eu compensará comprar 2 H.D.´s e por em Raid 0 ou nao vale a pena? Sendo tive essa curiosidade mas as minhas MB nunca tinham isso... Estou, como devem imaginar, mortinho por comprar os componentes mas vou tambem precisar da ajuda de experts como vocemecesses para fazer um O/C respeitavel ao bicho...no meu Barton locked, MB O/C non-friendly e Mem´s foleiras a experiencia foi um verdadeiro racasso, por isso nao tenho experiencia em fazer embora ja tenha umas noçoes boas pela pesquisa que vou fazendo. Pessoal: Peço desculpa pelo mail ser assim big e agradeço desde já qualquer ajuda que me possam dar. Cumprimentos a todos, André Mendes MB Asus a7n8x-x, Cpu AMD Xp2600+ Barton, Cooler Thermalright SLK947U Com, Xfx 6600Gt 128Mb Agp, Samsung 768Mb Ddr, Soundblaster Live 5.1 , 1 H.D. de 80Gb Samsung (com ventoinhas acopladas) e 1 H.D. 20 Gb Quantum Fireball, Case mediana com 1 Fan de 8mm à frente (intake)e 1 de 12mm atrás (exaust), Fonte de Alimentação de 550W (nao reais pois é da marca Eurotech), Monitor Crt Sony Triniton DMD-A200 17´´, 1 drive Cd/Rw Lg e 1 drive Dvd/Rw Asus Daniel Maia 30-08-2006, 12:33 Qual é o teu orçamento? queres especialmente para overclock ou pa jogar uns joguitos de vez em quando?trabalho..e net? cumps WindWalker 03-09-2006, 23:23 Viva! Aconselho-te a expores a tua dúvida nesta secção do fórum, indicando a finalidade do sistema (overclock), pois penso que terás mais ajudas e respostas. http://www.techzonept.com/forumdisplay.php?f=7 1º Escolhe esse Zalman para dissipador do CPU; 2º Posso já adiantar-me e aconselhar-te a compra de um sistema com: - DDR2 (2*1GB ou 1*1GB, compras a outra memória depois, se exceder o orçamento ;)); - Processador Intel Core 2 Duo; - Placa gráfica GeForce 7600GT ou superior; - Motherboard "decente" que permita altos FSB, não vale a pena poupar neste componente se o objectivo for um overclock médio, médio-alto ou extremo; - Fonte LC Power Green Power 550W 14cm; AndreSilveira 11-09-2006, 00:32 Boas, gostaria de fazer OC no meu pc e aliás já tentei mas parece que afectou ainda mais o rendimento do computador...tenho um AMD 3200+ Athlon 64, uma motherboard NVIDIA nforce 4 chipset based K8N Neo4 da MSI e 1 Gb de Ram...alguém me pode dar uma ajudinha? vinsanity 15-09-2006, 17:57 Boas, sou novo aqui no forum e agradecia que me pudessem ajudar a melhorar em alguma coisa o pc que tenho. Tenho um P4 1.7 GHZ, 768 DDR 400mhz , GF 7600 GS 256. Gostaria de ouvir algumas sugestões/opiniões no que posso mexer, em termos de overclock, principalmente a nivel do CPU. A mb é uma DFI i845. Daniel Maia 15-09-2006, 23:56 q temps tens? Daniel Maia 19-09-2006, 22:08 Devias primeiro ler as threads q tão em sticky com muita info sobre overclock e afins... Instala o everest pra saberes q motherboard tens...sem isso não t podemos ajudar em muito... Podes ir vendo na bios se tens la alguma opção pra overclocking...procura em advanced....clock settings...por aí.. cumps trypl3x 21-09-2006, 00:12 olá thn uma board asus p4s800d-x sk 478 e apenas sei meter mais fsb memoria e processador na opção da bios jumperfree agr aumentar vcore QUE RAIO onde se faz ixo??? thn o pc prontos a por wc e ja keria vir prevenido pk agr n poxo por pk thn cooler stock e um airflow fraco! Resp:002: Daniel Maia 21-09-2006, 08:56 Desde já bem vindo ao forum:) Pois...essa board num m parece q seja uma ganda bomba em OC....vai vendo mlehor na bios...as vezes a meter de AUTO pra MANUAL aparece muitas mais funções escondidas... q cpu e mems tens? [PS]é melhor falares bom português do q pitês.... Cumps;) trypl3x 21-09-2006, 11:12 tens razao tenho que me deixar desta lingua :p pois mas posso tentar tudo que seja auto por manual? posso me "lixar"? skinnie 21-09-2006, 11:14 trypl3x um gjao nunca se lixa...tipo o max k te pode acontecer e nem entrares no xp.e. ai metes o manual em auto outra vez..lol..aponta tudo em k mexeste e mais facil assim :P trypl3x 21-09-2006, 11:18 tenho o sistema na opção ao lado oha!! ja explorei as opções todas mas de por algumas em manual nao tinha pensado nisso! vou tentar trypl3x 21-09-2006, 11:23 ok thanks pela opiniao. dps digo kalker coisa!:) trypl3x 21-09-2006, 11:29 digam-me para o meu sistema (que n é ganda granada) iria compensar m WC? ou ia-me sair melhor um aircooling? um zalman ficava fixe tendo em conta n gastar mt dinheiro! skinnie 21-09-2006, 11:32 epa n compres wc pa esse sistema..eu axo ke é grande desperdicio de guita..tipo o zalman n e mau...mas epa..compra um scythe ninja dizem que é o melhorzinho mesmo pra lem de teres a vantagem de puderes por a fan que quiseres e assim ter o nivel de performance/ruido que quiseres..conseguires..eu tive um zalman no meu prescott 3.2 e biaxou me pra i 5ºC em idle e uns poukitos mais e m full..mas epa..dinheiro por dinheiro vai para o ninja se puderes..digo eu.. trypl3x 21-09-2006, 11:40 tb penso assim epa uma ninja ja é dinheiro pesado eu gastei guito em airflow e outras coisas profissionais keria ir ate 30€ eur k conselhas? gostava que o pc tive no min ate 50c visto k thn pc a 62 (é mt) é pa um overclocking a maneira! thn um airflow a frente a por e a tras a tirar, a lateral a por e mais tarde vou por no tecto a tirar e mais um cooler fica fixe né? acrestenta ou retira alguma coisa, resp! obrid trypl3x 21-09-2006, 11:54 acrescento... encontrei uma Scythe Katana CU a 31€ da po meu socket mas diz k é de 15 a 31db será que faz mt barulho e é bom? é que SCYTHE NINJA PLUS ja custa 40€ ja n tenho guito pa isso! k acham fica bom uma cythe Katana CU a 31€? WindWalker 21-09-2006, 12:00 acrescento... encontrei uma Scythe Katana CU a 31€ da po meu socket mas diz k é de 15 a 31db será que faz mt barulho e é bom? é que SCYTHE NINJA PLUS ja custa 40€ ja n tenho guito pa isso! k acham fica bom uma cythe Katana CU a 31€? Em princípio sim :) http://www.pcekspert.com/jpg/articles/nagradna_02_2k6/katana.jpg Podes sempre comprar outra ventoinha se essa não te agradar. trypl3x 21-09-2006, 12:05 mas é sempre melhor do que comprar uma zalman? é que tenho em stock da intel e parece um trator alem de aquecer muito. ok entao compro esta katana! Espero ir por um bom caminho, vou pa frente? WindWalker 21-09-2006, 12:07 Sim...Zalman para cpu é aquela coisa :smilliex:, excepto o de topo (CNPS9500), mas é muito caro =/ trypl3x 21-09-2006, 12:15 so pa ter certeza pk existe mts cooler iguais... ve esta katana na chiptec: http://www.chiptec.net/index.php?catid=46&subcat=353&pagina=10&order=preco é logo o 1º. epa 16db ate 31db n é mt barulho e TEM CONTROLADOR DE VELOCIDADE? trypl3x 21-09-2006, 14:06 deixa ja me informei no site oficial gd cooler po preço k é! é msm este! CyA WindWalker 21-09-2006, 14:13 é logo o 1º. epa 16db ate 31db n é mt barulho e TEM CONTROLADOR DE VELOCIDADE? Para mim 31dB já é qualquer coisa, mas n é insuportável. trypl3x 22-09-2006, 10:24 ya max kando for pa dormir km tem controlador (mm fixe) po pa 16db se é um algodao a cair no xhao. :007: fikem bem! gd forum!! d3v1l_m4st3r 28-09-2006, 18:56 Boas a todos, desde ja quero dizer que sou um noob em OC, gostava de aprender mas não tenho ninguem que me de ajuda, mas deram me a indicação que aqui ensinam muito bem então decidi vir ate aqui ja que falam muito bem disto :P aqui vai algumas questões de noob: Que material devo usar pa OC? Depois de ter esse material onde vou fazer? eu tenho um pc assim +/- Motherboard: GIGABYTE GA965PDS4R S775D 1066 DDRII800 SATAII PCI-X GBLAN CPU: Intel Core 2 DUO E6400 "LGA775 Conroe" 2.13GHz (1066FSB) Memoria Ram: Kingston ValueRAM DIMM 1 GB DDRII 667MHz PC2-5300 Placa Gráfica: XfX GeForce 7600GT 256Mb DDR3 XXX Edition 590Mhz Gostava de Fazer oc a grafica, cpu e memoria ram da pa fazer? quem puder me ajudar agradecia, sou noob em oc mas todos passamos por essa fase de noobismo, com o tempo vamos sabendo mais... obrigada por terem criado este forum para ajudar e tirar duvidas a pessoas como eu :) Sway 29-09-2006, 09:42 Boas a todos, desde ja quero dizer que sou um noob em OC, gostava de aprender mas não tenho ninguem que me de ajuda, mas deram me a indicação que aqui ensinam muito bem então decidi vir ate aqui ja que falam muito bem disto :P aqui vai algumas questões de noob: Que material devo usar pa OC? Depois de ter esse material onde vou fazer? eu tenho um pc assim +/- Motherboard: GIGABYTE GA965PDS4R S775D 1066 DDRII800 SATAII PCI-X GBLAN CPU: Intel Core 2 DUO E6400 "LGA775 Conroe" 2.13GHz (1066FSB) Memoria Ram: Kingston ValueRAM DIMM 1 GB DDRII 667MHz PC2-5300 Placa Gráfica: XfX GeForce 7600GT 256Mb DDR3 XXX Edition 590Mhz Gostava de Fazer oc a grafica, cpu e memoria ram da pa fazer? quem puder me ajudar agradecia, sou noob em oc mas todos passamos por essa fase de noobismo, com o tempo vamos sabendo mais... obrigada por terem criado este forum para ajudar e tirar duvidas a pessoas como eu :) tu nao fazes a minima ideia do que é o OC pois nao? que material? onde vais fazer? começa por ler este topico na primeira página. d3v1l_m4st3r 29-09-2006, 10:58 ja li :'( nao entendo nada não existe aqui nenhum tuturial pa eu ler e ir fazendo aos poucos pesso desculpa por ser tao burro e so vos dar trabalho :S steelballzz 29-09-2006, 11:07 espero k leias bem inglês intel guide (http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=115765) d3v1l_m4st3r 29-09-2006, 11:19 muito obrigada steelballzz (http://www.techzonept.com/member.php?u=5644) :) meleeto 25-10-2006, 15:03 Ola pessoal..não sei se estou no sitio certo :sad:...mas keria saber kual o melhor cooler para overclock para processador e grafica preocupando-me com a performace e claro barulho(silencio que para mim e mto importante mmo, quanto menos fizer melhor)..tenho um pentium 4 3.0 HT 1g de Ram..e a placa gráfica fx 5600 128mb agpx8:004:!! obrigado pessoal:D skinnie 25-10-2006, 17:37 epa cooler para o procesador penso k os scythe sao os melhorzinhos..e dao para esse socket..para a grafica penso k um zalman vf700 xegara para ela.. Patroon 01-12-2006, 23:34 boas! Eu tenho o seguinte pc: DualCore Intel Pentium D 820, 2800 MHz (14 x 200) (http://www.intel.com/products/processor) Asus P5LP-LE (Lithium) (3 PCI, 1 PCI-E x16, 4 DDR2 DIMM, Audio, LAN, IEEE-1394) (http://www.asus.com/products1.aspx?l1=3) Tipo de BIOS Award (09/12/05) (http://www.phoenix.com/en/products/default.htm) Adaptador gráfico ATI Radeon X600 (RV370) Hyundai HYMP564U64P8-E3 512 MB DDR2-400 DDR2 SDRAM (5-3-3-8 @ 200 MHz) (4-3-3-8 @ 200 MHz) (3-3-3-8 @ 200 MHz) Gostava de fazer um overclocking ao processador e à placa grafica! Eu nunca fiz um overclock e nao sei como fazer! Se possivel gostava que me ajudassem a fazer um overclock ao meu pc. skinnie 02-12-2006, 09:25 Patroon teens uma thread com tutoriais de overclock,aberta pelo steelbalz se nao me engano,la podes ver como overclockar o teu processador (eu so nao te vou dizer como é pois nao sei bem,nunca trabalhei com pentiuns D) e quanto a grafica senao tiver la um tutorial para ati eu posso te ensinar..mas tem em mente uma coisa,boa refrigeração,antes de fazeres qualquer tipo de overclock assegura te de (no caso de teres a refrigeraçã de origem) esta está em perfeito estado,limpa,e de preferência com massa termica de jeito a fazer o contacto. outra coisa, com refrigeração de origem nao muito aconselhavel fazeres overclocks pois esta normalmente revela se insuficiente ate para os clocks de origem.. mesmo assim se quiseres experimentar (o que nao tem mal nenhum) basta sakares o programa atitool (www.guru3d.com),ires aumentando os clocks na barrinha e testar a ver se encontra artefactos (pontinhos amarelos e isso..e mais tarde grandes riscos),e testando tambem com jogos,quando encontrares artefactos desces 1,2 ou + mhz ate ficar sem artefactos.. qualquer coisa diz Sovietic 02-12-2006, 10:39 bem eu tenho uma duvida, pode parecer pateta mas, o q é o overcloking, para q serve e como o posso fazer? Patroon 02-12-2006, 19:21 skinnie quais são as temperaturas maximas do processador e da placa mãe? Como é k eu vejo a que "velocidade" ta o meu pc? Quanto ao atitool como é k eu vejo os artefactos faço scan mas n sei ver se tem artefactos ou não. Obrigado WindWalker 02-12-2006, 19:31 Quanto ao atitool como é k eu vejo os artefactos faço scan mas n sei ver se tem artefactos ou não. A mensgem de erro é do tipo: "Delta of xxx in xxx pixels" Visualmente os artefactos aparecem como pintas amarelas. skinnie 02-12-2006, 19:47 quais são as temperaturas maximas do processador e da placa mãe? nao e aconselhavel passar dos 60 graus num processador embora nao estrague..digo eu..da palca mae..sei la..40? Como é k eu vejo a que "velocidade" ta o meu pc? com o cpuz Patroon 02-12-2006, 20:12 skinnie eu ja aumentei no atitool o core de 350.00 para 411.00 e não se alterou nada na "velocidade" no pc continua a ser 2800.8 MHz tou a fazer algo errado? WindWalker 02-12-2006, 20:15 No ATITool alteras as frequências do Core e das memórias da placa gráfica, e não do CPU. 60ºC não é muito para esse processador, tendo em conta que aquece e bem. skinnie 02-12-2006, 20:16 skinnie eu ja aumentei no atitool o core de 350.00 para 411.00 e não se alterou nada na "velocidade" no pc continua a ser 2800.8 MHz tou a fazer algo errado? tu estas a mexer na parte da grafica..podes notar velocidade em jogos..para mexeres no processador (os tais 2800mhz k aparecem no cpu-z) ja tem de ser na bios..e como te disse tens de ler uns tutoriais que aki andam Patroon 02-12-2006, 20:20 ok desculpa. mas eu n sei onde encontrar os tutoriais. Onde é k vejo isso?? Obrigado NetEnforcer 02-12-2006, 20:43 Bem, como não me respondem na thread que abri..vou pedir aqui :P Já que continuo a ser iniciado xD Overclocking pela bios..chega a um limite (que não é o limite verdadeiro...a board vai até aos 250fsb...e só consigo dar-lhe 220..ja tentei de tudo e não dá..é 1 cena conhecida desta board..mas que alguns ultrapassaram). Portanto a minha questão é: É seguro e fiavel fazer overclock por software? Eu tenho aqui o Crystal CPUID e o ClockGen...é seguro aumentar o FSB por lá? E outra duvida, quando encerro o PC e o volto a ligar mais tarde...as definições continuam em vigor ou perdem-se? Abraços! WindWalker 02-12-2006, 20:44 E outra duvida, quando encerro o PC e o volto a ligar mais tarde...as definições continuam em vigor ou perdem-se? Perdem-se. atlante 03-12-2006, 11:10 Perdem-se. O novo clock gen já tem opcao de aplicar os settings no start-up. O OC por software pode ser interessante para iniciados, mas deve-se ter em mente que OC de qualidade é na BIOS cumps [B]lACK DEMON 03-12-2006, 18:53 Vou adkirir uma pc novo este natal i keria saber se esta config e boa po oc c2d e6600 p5b deluxe g.skill 2 gigas 800mhz a grafica ainda n sei ja agora kuanto da o 6600 com vcore em defaul i stock cooler sei k pa aceder a bios e no inicio mx em tecla e k carrego??? cumpz, Ming@s 03-12-2006, 19:06 lACK DEMON;1297841']Vou adkirir uma pc novo este natal i keria saber se esta config e boa po oc c2d e6600 p5b deluxe g.skill 2 gigas 800mhz a grafica ainda n sei ja agora kuanto da o 6600 com vcore em defaul i stock cooler sei k pa aceder a bios e no inicio mx em tecla e k carrego??? cumpz, Para acederes a BIOS na Asus carregas na tecla Del O meu E6600 por exemplo dá 3700Mhz com 1.300v por exemplo mas como nem todos os processadores sao iguais é preciso ter sorte. Mas se quiseres fazer OC acho que devias gastar mais uns trocos e comprar logo um cooler bom e a pensar no futuro [Verao]. Em relação as ramm porque nao umas Team Group??? Tenho umas e sao muito boas mesmo. Cumps e boas festas. [B]lACK DEMON 03-12-2006, 19:11 tou e a pensar nu verao por wc, ate la deixo bichinho do oc descansar Ming@s 03-12-2006, 21:05 lACK DEMON;1297875']tou e a pensar nu verao por wc, ate la deixo bichinho do oc descansar Entao força nisso. Acho que WC ende sempre. Cumps e boas festas. DeeNasty 04-12-2006, 14:23 boas bem tenho um novo sistema e como parece k o meu bichinho é bom para overclock tou decidido a começar a por o processador mais rapido! Pelo k já li o multiplicador esta bloqueado pelo k tem k se aumentar o FSB ora na bios o valor em default é 266Mhz certo? já andei praki a mexer e meti a 298 Mhz, como tb li tenho k baixar as memorias certo? ora o k fiz foi por o divisor a 2,5 o k me deu 570 Mhz(axo eu) nas memorias o maximo das minhas memorias é 667 mas como estão em dual chanel elas estavam em default na bios a 800... Sai da bios entrei no Windows e no cpu-z aparece la k o processador esta a trabalhar a 2384Mhz e no speed fan a temp é de 30ºC ora fiquei todo contente pk pensei ter conseguido fazer qualquer coisinha, engano meu pk ao entrar no Counter Strike o pc reiniciou :confused: :confused: Preciso fazer mais alguma coisa?? Ajudem ai a dar umas dikas, podem ver o meu sistema no My System ;) cumps Patroon 04-12-2006, 17:59 boas. Alguem sabe aonde posso arranjar um guia de como fazer um overclock a um pentium D 2.8Ghz? PsySc0rpi0n 07-12-2006, 14:38 boas bem tenho um novo sistema e como parece k o meu bichinho é bom para overclock tou decidido a começar a por o processador mais rapido! Pelo k já li o multiplicador esta bloqueado pelo k tem k se aumentar o FSB ora na bios o valor em default é 266Mhz certo? já andei praki a mexer e meti a 298 Mhz, como tb li tenho k baixar as memorias certo? ora o k fiz foi por o divisor a 2,5 o k me deu 570 Mhz(axo eu) nas memorias o maximo das minhas memorias é 667 mas como estão em dual chanel elas estavam em default na bios a 800... Sai da bios entrei no Windows e no cpu-z aparece la k o processador esta a trabalhar a 2384Mhz e no speed fan a temp é de 30ºC ora fiquei todo contente pk pensei ter conseguido fazer qualquer coisinha, engano meu pk ao entrar no Counter Strike o pc reiniciou :confused: :confused: Preciso fazer mais alguma coisa?? Ajudem ai a dar umas dikas, podem ver o meu sistema no My System ;) cumps Tem que fazer um teste de estabilidade no seu pc com esse OC... Use por exemplo o Prime95 durante pelo menos uma hora... Se ele der erro é porque o PC não está estavel e por isso reinicia quando o cpu é esforçado... Tente por exemplo aumentar o Vcore e tenha as temps sempre debaixo de olho... jorg 07-12-2006, 18:19 Boa tarde, Sou maçarico dos maçaricos nesta materia de OC. Hoje montei para mim o seguinte Pc, C2D 6300, Board Asus P5B simples, 1 Gb DDR667 e uma Asus Ati EAX1950PrO 256mB DDR3, dei uma vista de olhos pela bios e nao me animou mto em termos de aspecto, Já montei uma Gigabyte DS4 e gostei muito mais porque era muito mais facil mexer em tudo. Bem, a questão é a seguinte; Como posso puxar este CPU ao maximo? Conselhos sobre o que mexer na bios etc? Obrigado pela atenção que me possam prestar. jorg 08-12-2006, 10:24 Ninguem me dá umas dicas? Estive a mexer na frequencia na bios e já está a funcionar a 2.2ghz, mas nao continuei pq já achei muito passar de 1,8 para 2,2ghz, até onde pode ir o 6300 com o cooler original? WindWalker 10-12-2006, 12:56 Pode ir bem mais além...Continua a subir isso, se necessário terás que aumentar a tensão do CPU, mas tem atenção ao aumento da temperatura. KnD^5 10-12-2006, 16:21 eu sou inesperiente no OC tenhu estas caracteristicas d processador http://img294.imageshack.us/img294/1825/cpuzprocessadorrz7.jpg as caracteristicas da MB nao tenho a certeza se por aqui da pa ver http://img172.imageshack.us/img172/5578/cpuzmainboardve0.jpg podem-me dizer se eh possivel fazer OC com estas caracteristicas?se sim o que usar para o fazer peço desculpa mas I'm noob:'( WindWalker 10-12-2006, 16:33 Podes também pôr aí uns screenshots dos separadores Memory e SPD sff? A tua motherboard é Infofield Lakeport? Nunca ouvi falar :S BTW, todos os experts já foram noobs ;) KnD^5 10-12-2006, 16:49 http://img185.imageshack.us/img185/8885/cpuzmemoryms0.jpg http://img185.imageshack.us/img185/8462/cpuzspdxq4.jpg o slot 2 eh igual ao 1 a caixa da MB que veio com o pc diz que eh uma biostar 945p-a7a lga775/fsb1066MHz pci-ex16/sata2 dual DDRII-667 o pc foi-me oferecido pela minha mãe que o comprou numa loja conhecida(v*b*s) para pena minha, preferia ter sido eu a escolher a config KnD^5 10-12-2006, 17:52 arranjei o everest e estame a dar umas temperaturas maradas processador 93º MB 86º http://img185.imageshack.us/img185/5707/tempsnj6.jpg ja reniciei o pc e diz que o processador esta a 21º estou a ficar preocupado:confused: WindWalker 10-12-2006, 18:55 Maradas?? Os Pentium D são bons aquecedores :D Em relação ao OC, só indo pelo BIOS ou usando o Clockgen (se fôr compatível com o clock generator da motherboard deixa alterar o FSB) KnD^5 10-12-2006, 19:00 ufa que alivio! entao entre que valores variam normalmente o processador e a board? tenhu de ganhar coragem para fazer o meu OC agora apanhei um pequeno susto,quero fazer umas comprinhas nomeadamente um zalman, talvez so faça OC depois DT^ 10-12-2006, 19:04 Os Pentium D são conhecidos por Overclockar muito bem e por com grande "facilidade" chegarem aos 4Ghz! Mas com estas temperaturas, fazer um OC num processador destes com stock cooler é um bocado arriscado, mesmo sabendo que são bons "aquecedores"...Não arrisques até teres um Cooler à Homem, pelo menos é a minha opinião . WindWalker 10-12-2006, 20:53 Primeiro tens que saber realmente entre que valores oscila a temperatura do CPU e MBoard. Depois, tens que ver se existe possibilidade na motherboard de overclock (e forneceres aí o manual dela, não? :p) http://www.almico.com/speedfan431.exe @DT^ chegam bem aos 4GHz, mas o melhor é não falarmos do consumo abrupto deles (são só 120W, sem contar com OC) :berlusca: KnD^5 10-12-2006, 21:17 o cpu varia entre 91 e 93 a MB varia entre 83 e 86 isto com o processador a variar entre 0 e 1%:-D nao sei onde encontrar o manual na net KnD^5 10-12-2006, 21:33 a jogar carbon cpu 89-93 e MB 81-86 acho estranho conseguir a usar mais processador fazer picos d temperatura mais baixos WindWalker 10-12-2006, 21:40 Ou isso está a ler mal ou tens mesmo um problema de sobreaquecimento. E isso, a curto prazo, não vai ser nada bom para o resto do PC. Se meteres a mão na parte da caixa que fica por trás do processador, sentes isso muito quente? KnD^5 10-12-2006, 21:50 por acaso nao está quase nada quente KnD^5 10-12-2006, 22:13 decidi reniciar o meu pc e entrar na bios para ter a certeza de possiveis temperaturas antes de reniciar verifiquei que tinha tido no minimo no cpu 81º e MB 80º entrei na bios e reparei que a protecçao de o pc desligar quando atingir determinada temperatura desligar estava desligada, ligei para 75º, na bios o cpu encontrava-se a 24º, sim 24º apos o pc ligado, abri o everest e o mesmo fenómeno de ha pouco repetia-se CPU 93º MB 86º será que tenho algum outro programa a entrar em conflito com o everest?o que será que esta a causar estas temperaturas no everst? isto partindo do principio que a bios eh que tem razão WindWalker 10-12-2006, 22:26 Continua a reportar as mesmas temperaturas? Se tiveres aí uma termómetro, mede a temperatura do ar que sai da fonte. Para teres uma ideia, se passar rapidamente do limite do termómetro (uns 10s, supondo que é digital), então acredito nuns 60ºC. WindWalker 10-12-2006, 22:27 Se a BIOS tiver razão, pode ser mesmo má leitura de valores =/ Experimenta o Systool (www.techpowerup.com) KnD^5 10-12-2006, 22:41 o ar que sai do da fonte nem parece quente sequer instalei o systool e diz que nao encontra a MB na lista KnD^5 10-12-2006, 22:53 lembrei-me duma coisa que por estupidez nao pensei antes fui ver se no cd da MB tinha algo onde eu pudesse ver a temperatura do cpu e encontrei o smartguardian, qual nao foi o meu espanto ao correr estre prog e deparar-me com isto http://img87.imageshack.us/img87/7910/tempsmartguardianfp4.jpg no everest continua com os valores antigos, penso eu este estar certo pelo facto d vir no cd da board, e penso tambem que os programas que por ai andam nao devem ser compativeis com a minha MB no cd tambem vem um prog de OC vou dar uma vista de olhos ja digo algo WindWalker 10-12-2006, 22:54 15ºC? Deve ser deve... KnD^5 10-12-2006, 23:25 15º era o valor minimo que aparecia com o prog da MB fiz um pequeno OC passei de 3.0 para 3.2 http://img214.imageshack.us/img214/259/occaracteristicasaf0.th.jpg (http://img214.imageshack.us/my.php?image=occaracteristicasaf0.jpg) podem ver aqui as caracteristicas, estes foram os valores indicados pelo prog, a temperatura ta boa, agora falta saber até que ponto eh real ART_CORE 11-12-2006, 02:53 boas ... alguem sabe como fazer aquele truque de riscar com lapis para desbloquear o multiplicador num amd sempron 2600+ socket 754 palermo (tenho chips via) thanks jorg 11-12-2006, 10:36 boas ... alguem sabe como fazer aquele truque de riscar com lapis para desbloquear o multiplicador num amd sempron 2600+ socket 754 palermo (tenho chips via) thanks Ena, nunca tinha ouvido falar disso.. tenho para aqui um processador desses arrumado, era fixe torra-lo :002: ART_CORE 11-12-2006, 17:15 Ena, nunca tinha ouvido falar disso.. tenho para aqui um processador desses arrumado, era fixe torra-lo :002: ja encontrei umas informaçoes quase de ouro , estam aqui http://forums.amd.com/index.php?showtopic=40753 , o problema é que as fotos nao estam a carregar e nao fazem referencia se sao semprons socket A ou 754 , sei que dar para fazer este truque em ambos mas as pontes a ligar com o lapis sao diferentes , isto so funciona se a MB tiver chips da via ou da sis . ninguem sabe quais sao as pontes a ligar no sempron socket 754 ... assim que descobrir posto por aqui , ja tenho o cooler novo e os novos fans e a massa termica so falta saber as pontes para por o meu 2600 a puxar 2600:004: skinnie 11-12-2006, 18:30 epa eu sei disso pa socket A,mas passado uns tempos a amd decidiu blokear mesmo os cpus e axo k so dava com uns mods kks dos pinos..pa socket 754 nunca ouvi falar.. eldorian 22-12-2006, 15:31 pessoal eu tenho o seguinte computador: intel core 2 duo E6400 2 gb ram 667mhz DDR II dual channel xfx geforce 7900gt asus P5L-Mx e a seguinte caixa http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=4301&cat=151 eu gostava de saber como overclockar o meu cpu e ate k frequencia e k eu o posso levar sem estoirar kom ele( nem ter crashes e esses problemas ) agradecia mt s m podecem ajudar:) atlante 22-12-2006, 19:58 pessoal eu tenho o seguinte computador: intel core 2 duo E6400 2 gb ram 667mhz DDR II dual channel xfx geforce 7900gt asus P5L-Mx e a seguinte caixa http://www.mbit.pt/catalogo/detalhes.php?id=4301&cat=151 eu gostava de saber como overclockar o meu cpu e ate k frequencia e k eu o posso levar sem estoirar kom ele( nem ter crashes e esses problemas ) agradecia mt s m podecem ajudar:) A tua pergunta está directamente relacionada com as temperaturas e com o cooling que tens. Manda ai uns dados eldorian 22-12-2006, 21:40 hmmm. como deves perceber sou noob nestas cenas:'( . indica m um programa de monitorizaçao de temperatura sff. assim talvez eu consiga responder a tua pergunta:P atlante 22-12-2006, 21:59 Speedfan, Everest, Motherboard monitor Devilfire 23-12-2006, 02:02 digam a kuando e k puxo o meu amd k ta velocidade ta 2.4 mas o processador é um 3.5+ 64 mas nao sei ate kuanto e aconcelhavel puxar por isto skinnie 23-12-2006, 09:16 digam a kuando e k puxo o meu amd k ta velocidade ta 2.4 mas o processador é um 3.5+ 64 mas nao sei ate kuanto e aconcelhavel puxar por isto o "aconselhavel" baseia se nas temperaturas..nao é bom teres temps muito altas..(50's/60's axo),depois é ires puxando por ele.. eldorian 23-12-2006, 14:12 bem eu sakei o everest trial version mas atravez da trial version so consigo obter alguns dados. consigo ver k a temperatura no CPU1 /nucleo1 e de 42º mas k a temperatura no processador e de 38º. o k e k keres k eu veja mais???? PS: n sei trabalhar mt bem kom o programa. n ha asssim um mais simples???inda por cima mt informacao e omitida por ser trial version>( Marco André 26-12-2006, 19:40 digam a kuando e k puxo o meu amd k ta velocidade ta 2.4 mas o processador é um 3.5+ 64 mas nao sei ate kuanto e aconcelhavel puxar por isto o "aconselhavel" baseia se nas temperaturas..nao é bom teres temps muito altas..(50's/60's axo),depois é ires puxando por ele.. http://img350.imageshack.us/img350/879/cpuzzzzfp5.jpg (http://imageshack.us) Eu gostava de tentar os 3000MHz!! (watercooling) Alguem me pode ajudar? skinnie 26-12-2006, 19:44 pelo que sei 3000mhz nao era la muito facil..mas porque nao das uma descriçao do teu sistema todo?pode ajudar muito Ming@s 26-12-2006, 19:45 Eu gostava de tentar os 3000MHz!! (watercooling) Alguem me pode ajudar? Olha que deve ser muito dificil eu ja tive um desses cpu e é muito dificl chegar aos 3000Mhz pelo menos com WaterCooling. Mas nem todos os CPU sao iguais vai tentando ja estas no bom caminho. Cumps e boas festas. steelballzz 26-12-2006, 19:52 @ marco andre com 1,4 2800 mhz não tá mau......corre um pi de 1 mega e depois tenta correr um de 32m vai dando volts e controla as temperaturas fizeste bem em baixar a ram para não atrapalhar.....se calhar ainda podes baixar mais enquanto vês o k o cpu dá vai correndo uns testes pk suicide shots só servem mesmo para reinar......estabilidade é fundamental força nisso Marco André 26-12-2006, 20:29 pelo que sei 3000mhz nao era la muito facil..mas porque nao das uma descriçao do teu sistema todo?pode ajudar muito Abit fatal1ty an8-sli Xfx geforce 7800gtx 256mb Ocz ddr 2x512mb pc3200 DC winbond series Olha que deve ser muito dificil eu ja tive um desses cpu e é muito dificl chegar aos 3000Mhz pelo menos com WaterCooling. Mas nem todos os CPU sao iguais vai tentando ja estas no bom caminho. Cumps e boas festas. Hoje ainda vou mudar o pc para uma divisao muito fria da casa. Talvez consiga fazer uma festa maior :) eheh @ marco andre com 1,4 2800 mhz não tá mau......corre um pi de 1 mega e depois tenta correr um de 32m vai dando volts e controla as temperaturas fizeste bem em baixar a ram para não atrapalhar.....se calhar ainda podes baixar mais enquanto vês o k o cpu dá vai correndo uns testes pk suicide shots só servem mesmo para reinar......estabilidade é fundamental força nisso Super PI 1M - 32s :joker: Temperaturas ate agora bastante boas. monkeydluffy 29-12-2006, 05:50 Bem, este é o meu pc, p4 2400mhz que actualmente esta nos 2500 mhz(18 x 139) como cooler tenho um "Thermaltake P4 Spark 7+ Xaser Edition" o que sinceramente me desapontou mas como veio de graça não posso queixar me muito :P a minha mb é uma asrock p4vt8(tbm n e perfeita :P ) com um chipset da via a minha gráfica é uma já antiga e barulhenta geforce 5800 :-D é assim a minha duvida reside no facto de que embora eu já tenha subido cerca de 100 mhz no cpu gostava como é obvio de aumentar esse numero... quando ligo o pc na bios mostra me cerca de 51/52 graus no cpu...(no evereste diz k tenho o cpu a 29 graus) lol estava com esperanças de alguem aqui me puder dar assim umas pistas de ate onde eu posso levar este menino... (tenham em atenção o cooler, é mesmo um pouco fraco) :'( cumps ps: o processador é northwood atlante 29-12-2006, 09:06 Eu tive um dia essa motherboard, queimou... e nunca mais acordou depois de levar um aumentozinho de FSB. mas se estás bem vai subindo fsb e controlando temperaturas monkeydluffy 29-12-2006, 09:17 n tnh tido problemas d temps d board..tanto na bios como no evereste a temp da board é mto baixa...:-D entretanto vou tentar aumentar um pouco mais o fsb e ver a estabilidade... :002: edit: ok, depois de aumentar 250 mhz da fsb de origem ou seja, tinha 2400 passei a ter 2650mhz. ainda esta estavel e as temperaturas subiram um grau, se tanto, de referir que o pc já não se desliga entretanto a quase um dia. carruco 07-01-2007, 20:08 Boa tarde, Juntei umas coroas, :wow: ufff:wow: , e comprei a maquina que descrevi no registo. Agora gostava de umas dicas para começar a puxar por ela. Tipo alterar voltagem de quê e para quanto?? Os multipliers ?? Já li muita coisa mas não quis inventar sem saber o básico. Obrigado desde já pela ajuda. Carruço Psycop 07-01-2007, 20:12 Nesse CPU na da para alterar o multiplicador, apenas podes aumentar o desempenho subindo o FSB, e a voltagem default desse CPU costuma da are aos 2.8Ghz. Controla a temperaturas e testa com o Super PI e com o 3D Mark 2005 e 2006 para ver se esta estável. Posta os resultados para o pessoal saber. Devilfire 08-01-2007, 16:33 Tenho aki um pc velho um p4 2.6 e kuando faco overclocking ele fika sem som mas ja o tive a 3.2 e nao tive problemas e agora acontexe isto.alguem sabe explicar ou dar uma ajuda é k nao entendo pk fika axim nunka tive um problema deste...de ram tem 1gb ddr400 grafica e uma ati 1600pro...se soberem de alguma cena pa eu tentar agradecia k dixexem:) skinnie 08-01-2007, 16:35 tenta desabilitar o acpi na bios.. jonh_semen 08-01-2007, 17:06 oi! queria fazer overclock a um intel p4 3.2Ghs com uma board asus p800s-x e tenho uma fonte que no minimo tem 180W e no maximo 240W. Quanto e que posso atingir?? Como fasso?? Cumpz WindWalker 09-01-2007, 01:11 Muda primeiro de fonte. Nem sei como o teu PC liga. PIII 11-01-2007, 20:37 Neste momento tou num PIII e gostava de lhe fazer um overclockzito (se rebentar alguma coisa n faz mal é da maneira que vem um novo):004: as características tão ai ao lado é socket 370, já o pus a 735 mhz com o easytune da gigabyte...porque na bios não consigo aumentar nada ..tá trancada n sei é se há solução :) Psycop 11-01-2007, 20:42 Esse processador é capas de dar um bom Oc. Vai a bios e puxa por ele em passos curtos tipo 2mhz PIII 11-01-2007, 20:53 na bios aparece la os valores de vcore só que não da para mexer e eu não sei onde se aumenta o fsb visto que não encontro nenhum menu na bios para isso The Emperor 13-01-2007, 02:36 So por curiosidade tive a correr o everest e reparei que o meu p4 2ghz tá a 76º, isto não é muito? Ele não passa dali, é um facto, mesmo com o cp a 100% chega as 77%, mas mm assim, se fosse fazer overclock nisto explodia não? :-D skinnie 13-01-2007, 05:12 So por curiosidade tive a correr o everest e reparei que o meu p4 2ghz tá a 76º, isto não é muito? Ele não passa dali, é um facto, mesmo com o cp a 100% chega as 77%, mas mm assim, se fosse fazer overclock nisto explodia não? :-D epa deve ser um prescott nao?aconselhava te a ver o que é que está mal..pois isso e uma temperatura um "bocadinho" elevada..digo eu...o meu 3.2prescott em full xegava aos 65 com stock cooler.. The Emperor 13-01-2007, 05:54 epa deve ser um prescott nao?aconselhava te a ver o que é que está mal..pois isso e uma temperatura um "bocadinho" elevada..digo eu...o meu 3.2prescott em full xegava aos 65 com stock cooler.. É um northwood, ja é antigo, para ai de 2003. Tb não interessa, daqui a um mes no maximo ja tá cá outro em casa, tou so a espera que o c2d e4300 chegue:002: skinnie 13-01-2007, 05:56 É um northwood, ja é antigo, para ai de 2003. Tb não interessa, daqui a um mes no maximo ja tá cá outro em casa, tou so a espera que o c2d e4300 chegue:002: epa mas axo k abrires isso limpar por massa termica nova etc era capaz de dar jeito...não sei :P é sempre um computador :P The Emperor 13-01-2007, 05:59 Realmente ele tá cheio de pó coitado, mas tá estavel nos 76, não passa dali lol. skinnie 13-01-2007, 06:01 Realmente ele tá cheio de pó coitado, mas tá estavel nos 76, não passa dali lol. e contigo...se não te importas de ter o pc assim..ta bem..lol.. The Emperor 13-01-2007, 06:11 Tenho que o limpar sim. Mas ele aguenta-se, tá sempre ligado, 24 horas por dia, não faz muito barulho, tem é k ser limpo, alias o pc todo por dentro tá meio sujo, mas isto de ser leecher, os minutos são preciosos lol Quando comprar o outro vou ter que abrir este para tirar a placa de som, depois limpo, vou por na agenda:-D edit, Alias este processador ja sobreviveu a uma descarga electrica em que se foi a motherboard e a grafica, é o maior! edit-passou para 66º, deve ser do frio. nosidesd 24-01-2007, 17:08 tenho um portatil da asus com processador DUO T2250 com 2 gb de ram(2 x 1024) e queria fazer-lhe um overlock. alguem me pode esclarecer?thks Psycop 24-01-2007, 17:12 Fazer Overclock num portátil e complicado devido as temperaturas que aumentam e a impossibilidade de fazer clean CMOS se algo correr menos bem. Nitro00 24-01-2007, 21:42 Boas... não percebo mesmo nada de overclockings... Tenho o PC que está ai no perfil?? Que se pode fazer?? Tenho um programa de overcloking, que veio no CD da motherboard! Devo usar esse ou outro? nosidesd 24-01-2007, 23:07 e fazer overlock do meu desktop. é um 2600 celeron com a asus geforce 6600 gt com 1 giga de ram. alguem me pode ajudar? Nitro00 28-01-2007, 13:10 Boas... não percebo mesmo nada de overclockings... Tenho o PC que está ai no perfil?? Que se pode fazer?? Tenho um programa de overcloking, que veio no CD da motherboard! Devo usar esse ou outro? e fazer overlock do meu desktop. é um 2600 celeron com a asus geforce 6600 gt com 1 giga de ram. alguem me pode ajudar? Parece que por aqui não conseguimos ajuda... :confused: atlante 28-01-2007, 13:50 é difícil responder a perguntas vagas. Tens que ser mais especifico. Nao andamos aqui a adivinhar os teus componentes e tentar perceber quais os teus objectivos, ou o que fazes com o teu pc. Por exemplo qual é a tua motherboard? Qual a tua RAM? Qual o teu sistema de cooling? Se nao consegues ser um pouco mais especifico, tens em sticky post e guias de oc que decerto te ajudarao. cumps skinnie 28-01-2007, 15:53 Concordo com o atlante,epa teem tanto sticky por ai,tanta info,porque não procuram um bocadinho primeiro?e epa quase que devia ser obrigatório postarem infos mais detalhadas sobre os sistemas..para tal podem utilizar o aida32 ou o everest...so ai depois poderemos ajudar WindWalker 02-02-2007, 12:33 Acho que conseguiram dizer tudo menos...a motherboard! Sim, porque é nela que se ajustam as frequências do CPU e memórias... phoenix127 17-02-2007, 08:38 Como sei que o facto de nao conseguir ir mais alem em oc se deve ás memórias? atlante 17-02-2007, 11:24 Como sei que o facto de nao conseguir ir mais alem em oc se deve ás memórias? Estás a ser muito vago e no teu sistema apenas leio 512Mb 2*256, verifica no CPU-Z quais os timming das tuas memorias. O teu CPU tem boa margem de OC, bem capaz de ser superior à margem das memorias, logo como ambos aumentam por default sincronizados chegas a um ponto em que o processador ainda pode dar mais mas as memorias nao. cumps kmblade 21-02-2007, 15:25 board msi 865pe neo2-p (dynamic Overclocking desligado, MAT desligado) P4 3,2 prescot skt478 (cooling stock) idle 40-45º FEAR ao maximo 56º++ teste estabilidade everest 3.50, 1h+- ate comecar a ligar o throtling (65-66º limite temp do CPU) agora ke esta frio, e ke se liga o pc e o cpu esta a 40º, ultimo verao ligava a 55º minha kestao é simplesmente, como arrefecer este CPU, barulho é irrelevante, ate pode acordar os mortos, tenciono ligar o DO da board apenas para o CPU, nunca liguei pk sempre akeceu de c*l este CPU estava a pensar no asus silent knight, mas se houver opcao mais barata, mesmo fazendo mais barulho.... Agradeco desde ja as sujestoes, obrigado.... Psycop 21-02-2007, 15:30 Talvez o Big Typoon e o Ninja por cerca de 35€, ou o Tuniq tower para cerca de 45 a 50€, estes 3 cooler são seguramente mais eficientes que esse Asus, agora e uma questão de escolha. Coloca tambem uma pasta termica de qualidade, tipo Artic Silver. skinnie 22-02-2007, 18:37 vai a parte das analises..o daniel maia fez um teste a essas pastas.. igordafonseca 26-02-2007, 00:39 Desculpem por aqui a duvida mas um tópico só para isto era pior. Alguém sabe onde encontrar as drivers para os AMD x2 Cool ´n´Quiet para Windows xp? No site da Amd só encontro para Linux. Obrigado skinnie 26-02-2007, 08:46 Desculpem por aqui a duvida mas um tópico só para isto era pior. Alguém sabe onde encontrar as drivers para os AMD x2 Cool ´n´Quiet para Windows xp? No site da Amd só encontro para Linux. Obrigado no site da tua board não tem? igordafonseca 26-02-2007, 10:20 Tem sim. Obrigado já o descobri, sites da Asus são uma miséria. Obrigado;) kmblade 28-02-2007, 11:36 board msi 865pe neo2-p (dynamic Overclocking desligado, MAT desligado) P4 3,2 prescot skt478 (cooling stock) idle 40-45º FEAR ao maximo 56º++ etc...etc... Decidi optar pela Tuniq Tower, e estou contentíssimo. FAN TUNIQ a 1500RPM(nem se da por ela, as da caixa fazem mais barulho:D:D) : idle temp entre 30 e 32º, load(5min) entre 40º e 42º. Nao tem nenhuma incompatibilidade com esta board MSI 865PE NEO2-P, apenas fica a nota que a Fan fica virada para a fonte, e não para a FAN da caixa, se tiverem uma fonte com Fan por baixo funciona na perfeicao, como é o meu caso. Board Asus P5P800, funciona pondo dois condensadores à "Torre de pizza", Fan da Tuniq fica virada para a FAn da caixa Ja agora fica aki um conselho, tentem montar primeiro sem a massa termica....montagem exige um certo nivel de destreza jurgita 06-03-2007, 15:58 preciso ajuda URGENTE!!! OVERCLOCK P4 640 L2+asusp5pe-vm flameshady 06-03-2007, 23:45 boax eu kurtia melhorar o meu pc max km ixto anda mal de dinheiros penxei num overclock. max km xou noob nextes lados keria ke me dexem umas dikas pc: cpu: p4 3200mhz board:gigabyte ga-81848pm memoria:1-1024 mb pc 3200 ddr grafika:radeon 9600 xt-4 skinnie 07-03-2007, 00:08 preciso ajuda URGENTE!!! OVERCLOCK P4 640 L2+asusp5pe-vm Jurgita desculpa la..desde quando é que um overclock é um urgente?e que tal usares a função search do forum?há ai muita coisa a falar de overclocks desses pentiuns 4..mas pronto..seja qual o overclock que fizeres tem atenção as temps boax eu kurtia melhorar o meu pc max km ixto anda mal de dinheiros penxei num overclock. max km xou noob nextes lados keria ke me dexem umas dikas pc: cpu: p4 3200mhz board:gigabyte ga-81848pm memoria:1-1024 mb pc 3200 ddr grafika:radeon 9600 xt-4 flameshady primeiro de tudo,tens de pasar a falar porutgues :) depois como ja disse para o user anterior ter atenção as temps.. e usar a funcao search do forum..convem tambem postres a referencia das rams.. e o chipset da board,podes usar o everest ou aida32 para verificar..abc e bons clocks jonh_semen 09-03-2007, 20:24 tenho o pc da assinatura e com o stock cooler tinha temps de 68º. uma vez pus o pc a 3.6ghz e as temps subiram para 78º por isso voltei ao normal. ha uns dias limpei o stock cooler apliquei pasta termica e fiquei com temps de 60º. Agora fasso overclock na bios guardo as alterações e saio como fazia dantes. Mas agora quando saio da bios o pc nao liga a 3.6. tenho de reiniciar e polo novamente a 3.2. Será de ke?? ski3 18-03-2007, 13:21 Boas pessoal precisava de uma ajudinha vossa para me iniciar no overclock. Descrição do meu pc: Processador - AMD Sempron 3200+ Board : AsRock AM2NF6G-VSTA Memoria : 512mg kingston ddr2 pc5300 667mhz Grafica: ATI x1600 256mb ddr2 A temperatura do processador é de 37º sem overclock Processador http://img98.imageshack.us/img98/5121/cpuat8.jpg Ate quanto e que acham que da para puxar este processador com stock cooler? WindWalker 18-03-2007, 13:24 Sendo estes (http://www.ripping.org/database.php?cpuid=376) os recordes mundiais, eu apontaria para uns 600MHz abaixo do pior recorde :) jecas 18-03-2007, 13:26 Pelos meus cálculos +/- 2.4Ghz ~ 2.5Ghz ou ate 2.6Ghz e só tentares e por o orthos a rular umas horitas skinnie 18-03-2007, 15:19 Pelos meus cálculos +/- 2.4Ghz ~ 2.5Ghz ou ate 2.6Ghz e só tentares e por o orthos a rular umas horitas clear cmos? mugen 21-03-2007, 03:08 Boas pessoal precisava de uma ajudinha vossa para me iniciar no overclock. Descrição do meu pc: Processador - AMD athlon x64 4000+ Board : LANPARTY UT RDX200 CF-DR Memoria : 1024 ddr 400 grafica : ati radeon 1600x fadsm1985 21-03-2007, 17:48 keria ajuda kero aprender a fazer um overclock no meu cpu pois não sei nada. o meu PC é um Pentium D940: velocidade relogio - 3.2GHz memoria - 1Gb DDR 2 667Mhz gráfica - Ati 9800 Pro 256 DDR tv-out motherboard - MSI 945P Platinum edition fonte de alimentação 550W com dupla ventilação caixa ATX toda em acrilico com 5 Fan 120mm e 2 fan de 80mm e um cooler de cpu Zalman CNPS 9500 AT (http://www.leiritronica.pt/informatica/product_info.php?cPath=20_120&products_id=1062) . axo que já dá keimar qqcoisa com exte material :004: ? Daniel Maia 24-03-2007, 10:13 Começa por verificar as temperaturas.... Depois vais à bios...e aumentas ligeiramente a velocidade de FSB...mas pouquinho... Depois correr sp2004 ou S&M para ver se está estável cumps d@niel_teclas 04-04-2007, 16:50 desde já bom dia a todos sou novo no overclock e nao percebo nada disto. pelo que estive a ler noutros posts consiste em alterar as definiões na bios da board(se estiver errado corrijam-me) tenho uma asrock775i65gv e um intel pentium 4 3.00ghz queria por isto a um pouco mais mas nao sei como se alguem me puder ajudar agradecia BenjiPrice 11-04-2007, 19:45 boas a todos :) sou novo aqui no forum, e tou com uma duvida que espero que os mais experientes me possam ajudar.. é assim, eu comecei no OC á coisa de 3 meses atrás, ano novo, aventuras novas e tal eu tenho o pc que podem ver na minha sig... a minha duvida é a seguinte... a minha board aguenta com voltagens no vcore superiores a 1.6? é que eu vi aqui num link,sobre as boards p4c800, que com WC aguentavam ate 1.75, mas ha rumores que ela nao aguenta ate aos 1.6, ou ela queima, havendo casos de boards desas queimadas :'( outra duvida era em relaçao ás memorias...eu sei que ter mais de 2 slots cheias é mau pa OC, pois nao ha dual channel, e por iso eu queria umas novas, e eu tava a pensar numas twinbros com cl2,5, em que me podem arranjar por 55 euros, mas tou com medo que essas memorias sejam um bocado mas pa OC... eu ja meti o CPU a 3,6, 175 em fsb acho,com temperaturas na ordem dos 33º em idle e 38º em full, com o meu sistema WC em cima, mas eu agora se meto de novo, o pc fica instavel e desliga-se de repente, mas sem oc ele fica ligado sempre, ele ja ta á 5 dias sempre ligado, enquanto que com o OC, ele desligava-se á tona, mas isso ja foi so recentemente... peço desculpa por tamnho texto, mas é que tou mm com umas duvidas elementares aqui :nonono2: atlante 11-04-2007, 19:52 boas a todos :) sou novo aqui no forum, e tou com uma duvida que espero que os mais experientes me possam ajudar.. é assim, eu comecei no OC á coisa de 3 meses atrás, ano novo, aventuras novas e tal eu tenho o pc que podem ver na minha sig... a minha duvida é a seguinte... a minha board aguenta com voltagens no vcore superiores a 1.6? é que eu vi aqui num link,sobre as boards p4c800, que com WC aguentavam ate 1.75, mas ha rumores que ela nao aguenta ate aos 1.6, ou ela queima, havendo casos de boards desas queimadas :'( outra duvida era em relaçao ás memorias...eu sei que ter mais de 2 slots cheias é mau pa OC, pois nao ha dual channel, e por iso eu queria umas novas, e eu tava a pensar numas twinbros com cl2,5, em que me podem arranjar por 55 euros, mas tou com medo que essas memorias sejam um bocado mas pa OC... eu ja meti o CPU a 3,6, 175 em fsb acho,com temperaturas na ordem dos 33º em idle e 38º em full, com o meu sistema WC em cima, mas eu agora se meto de novo, o pc fica instavel e desliga-se de repente, mas sem oc ele fica ligado sempre, ele ja ta á 5 dias sempre ligado, enquanto que com o OC, ele desligava-se á tona, mas isso ja foi so recentemente... peço desculpa por tamnho texto, mas é que tou mm com umas duvidas elementares aqui :nonono2: As memorias podes sempre meter divisores. Nao tens um oc estável, vai testando com o prime95, se aguentar umas seis horas está bom. Com esse vcore duvido muito dessas temps em full. Podes ainda testar o occt que dura menos tempo. cumps BenjiPrice 11-04-2007, 20:00 eu tenho o vcore agora a 1.4, e em OC varia dos 1.45 aos 1.55, meti o OC em 30%,a aprtir da board... quando meti em manual e tal, estoirei a grafica, pois nao meti o lock no agp/pci :'( depois tentei de novo com a minha em backup e tal, e foi isso das memorias... o mais estranho foi o facto de eu correr orthos durante 10 horas, e o pc sempre a dar, mas depois do nada, umas horas depois, o pc desligou, e mesmo ligando-o e tal, ele desligava ora 5 minutos depois ora 2 horas depois.,. decidi meter em defaut de novo, ate novbas boards... mas as que disse das twinbros, alguem as recomenda? nunca ouvi falr da marca, nao sei se é la muito boa ou nao, mas por 55 euros, acho que vale a pena, nao sei bem... R0naldinho 11-04-2007, 20:48 tenho um c2d E6600,umas team elite 2x1GB 667 e uma asus p5b-deluxe e o cooler do CPU é o coolermaster Hyper TX. Queria fazer overclock mas nada de muito exagerado,talvez por o CPU a 3000mhz...penso que esse valor é atingivel por todos os E6600 sem problemas,agradecia que alguem me dissesse os valores a pôr para conseguir esses mhz,é preciso mexer nos clocks da ram? obrigado desde ja cumps[[]] eurobot 26-04-2007, 15:14 ola sou um noob em oc e keria saber o ke posso fazer de ok no meu pc mas ke seja seguro e nao tenha custos adicionais diutsu 27-04-2007, 16:31 Eu sou novos nas andanças do OC Tenho: P4 2.4 GHz Geforce Mx 420 Memória 512 GB, não se a k velocidade, Motherboard: Gigabyte GA-8IP775, não tenho a certeza Queria era k me ajudassem a fazer o OC, mas têm de me dizer tudo, timtim por timtim, porque eu não sei onde estão a maioria das coisas. OC não se ensina na escola. atlante 27-04-2007, 18:05 Pois entao amigo, Terás que fazer a leitura dos tópicos em sticky, que tem tudo... tintim por tintim :) Mas vai valer a pena porque o teu sistema dá para aumentar uns furos sem grandes problemas. cumps iMode 02-05-2007, 19:03 Boas pessoal Andei a ler tópicos sobre Oc e estava disposto a tentar fazer qualquer coisinha lol fui então à Bios entrei no Cpu configuration e quando fui a tentar seleccionar as opções para mudar o FSB simplesmente não dava para seleccionar. A unica opção que dava para mudar era o AMD Coll'n'Quiet qualquer coisa lol. Se me pudessem dar uma mãozinha agradecia é que fiquei mesmo com vontade de entrar neste mundo:) O meu sistema está no my system:kfold: Cumps. iMode 03-05-2007, 15:55 Ninguém me pode ajudar?:( steelballzz 03-05-2007, 16:03 this is a screenshot from the BIOS of an Asus A8V-E Deluxe. this BIOS gives us the option of overclocking the PCI-E and PCI BUS. to enable the locks you have to set the ...Sync. to CPU to disabled and then the option to manually choose the frequency is allowed. again, leave both of these to 33MHz and 100MHz. http://img504.imageshack.us/img504/2823/bios4aw3.jpg (http://imageshack.us) isto foi o que consegui em 5 secs de google iMode 04-05-2007, 08:24 http://img504.imageshack.us/img504/2823/bios4aw3.jpg (http://imageshack.us) isto foi o que consegui em 5 secs de google Obrigado...não era preciso responderes assim mas obrigado:) Estava simplesmente a procurar no sitio errado... steelballzz 04-05-2007, 08:58 Obrigado...não era preciso responderes assim ... lol assim como..... iMode 04-05-2007, 14:37 lol assim como..... oh parecia que tavas a falar como se eu tivesse cometido algum erro em ter postado aqui por tar com duvidas...nao tenho culpa de ser noob:-D na boa:) motunning 15-05-2007, 22:27 oi ppl sou novo nextax nestas bandas!!!! eu tenho uma Asus P5VD1-X processador a 3.00Ghz 512 de Ram grafica Radeon 9200 e gostava de saber ate kuanto e k se pode por o processador!!! ja agr o k e ixo do vcore,ou la o k e ixo axeito respostas P.S - ja fix OC de 3.00 paxou a 3.15Ghz aumentei 5% axam muito?? Motunning godofwar 17-05-2007, 02:16 oi ppl sou novo nextax nestas bandas!!!! eu tenho uma Asus P5VD1-X processador a 3.00Ghz 512 de Ram grafica Radeon 9200 e gostava de saber ate kuanto e k se pode por o processador!!! ja agr o k e ixo do vcore,ou la o k e ixo axeito respostas P.S - ja fix OC de 3.00 paxou a 3.15Ghz aumentei 5% axam muito?? Motunning eu acho isso muito pouco Vcore e as voltagens do cpu V=voltagem core=cpu Vcore= voltagem do cpu LowPro 17-05-2007, 02:52 oi ppl sou novo nextax nestas bandas!!!! eu tenho uma Asus P5VD1-X processador a 3.00Ghz 512 de Ram grafica Radeon 9200 e gostava de saber ate kuanto e k se pode por o processador!!! ja agr o k e ixo do vcore,ou la o k e ixo axeito respostas P.S - ja fix OC de 3.00 paxou a 3.15Ghz aumentei 5% axam muito?? Motunning Seria bom dizeres ao pessoal que Processador tens (P4/Core2Duo...), assim como quais são as tuas memórias RAM(marca/frequência).Assim torna-se mais fácil ajudar-te, faz também uma pesquisa pelo forum porque muitas das tuas dúvidas provavelmente já estarão esclarecidas em alguma outra thread. motunning 17-05-2007, 16:39 o meu pc e um P4 processador core2. mas nao sei nem a marca nem a frequencia das memorias!!! WindWalker 17-05-2007, 19:30 o meu pc e um P4 processador core2. mas nao sei nem a marca nem a frequencia das memorias!!! A partir dos Core 2 Duo, o nome Pentium desapareceu. O teu processador é Core 2 Duo e pronto. Podes ver que processador tens e informação das memórias com o cpu-z (www.cpuid.com) Scorpion94 26-05-2007, 00:51 boas! sou noob nisto de ok, e queria saber se alguem me pode dar uma ajudinha... tenho um pentium 4 2.4GHz a minha motherboard é uma P4VMM2 e tenho uma memoria sdram 512Mb se faltar alguma coisa digam... é que tava mxm a precisar de ajuda flaviorodrigues 26-05-2007, 19:23 Boas, eu tenho um amd sempron 2800+ , corre por defeito a 1600 mhz, eu andei a mexer na bios e csg colocar ja a 1800 mhz estavelmente bem! Queria era aumentar mais um bocado! A minha Board é uma AsRock H8NF4G-SATA2 Tenbo 2 modulos de 512 ddr 400 de ram. Temperaturas actuais: Processador: 35º idle, full chega aos 40º Board: 31º Que acham que devo fazer para ter mais algum overclock? Obrigado mikelferreira 31-05-2007, 20:37 oi people, tenho uma pergunta, é aconselhavel fazer um oc num intel qx6700 a ferquencia actual é de 2.66gh é possivel elevar até aos 3.0gh?? vou comprar uma configuraão nova : ABIT IN9 32X-MAX NF 680I SLI 775C2D DDRII800 INTEL® QUAD CORE QX6700 KINGSTON DDR 1GB 800MHZ RADEON X1950XTX 512MB DDR4 Ston3ColdCrazy 03-06-2007, 13:58 Boas! Sou novo nestas andanças de O.C, e adquiri recentemente esta configuraçao: Asus P5N-E SLI, C2D E6320, XFX 8600GT XXX Edition e umas CORSAIR TWIN2X2048-6400 XMS2 (2 x 1024)!! Gostava de saber ate onde posso levar o bichinho com os coolers de origem! Have a nice day! Daemon 03-06-2007, 19:26 oi people, tenho uma pergunta, é aconselhavel fazer um oc num intel qx6700 a ferquencia actual é de 2.66gh é possivel elevar até aos 3.0gh?? vou comprar uma configuraão nova : ABIT IN9 32X-MAX NF 680I SLI 775C2D DDRII800 INTEL® QUAD CORE QX6700 KINGSTON DDR 1GB 800MHZ RADEON X1950XTX 512MB DDR4 Julgo que é possivel chegares ao 3Ghz sem problemas, mas essas memórias não ficam mesmo nada bem aí nesse sistema de topo... b_lig_ 04-06-2007, 19:17 pexoal e o seguinte tenho uma msi ms-7301 um core2 duo e6300 e nao konsigo fazer overclock pork na bios nao ha essa funçao. gostaria k m ajudassem p.s. um softwarezito dava jeito bigad freestyle4 05-06-2007, 14:35 Boas (http://www.evopt.org/userdetails.php?id=9645)eu keria na board e processador, mas diguem-me kal deste e k tiro mais proveito, a minha board e da asus P5LD2 /C Green versao 2.0 um o processador Pentium 4, 3.0 freestyle4 05-06-2007, 14:36 a minha placa e Ati xea 1600 pro 512mb freestyle4 05-06-2007, 14:36 a minha placa e Ati xea 1600 pro 512mb PCI mikelferreira 06-06-2007, 10:36 Julgo que é possivel chegares ao 3Ghz sem problemas, mas essas memórias não ficam mesmo nada bem aí nesse sistema de topo... quais são as memorias que recomendas em substituição da KINGSTON DDR 1GB 800MHZ eu acho estas memorias boas!!:007:, a grafica já não vai ser a mesma troquei pela BFG 8800 GTX OC2, skinnie 06-06-2007, 14:24 quais são as memorias que recomendas em substituição da KINGSTON DDR 1GB 800MHZ eu acho estas memorias boas!!:007:, a grafica já não vai ser a mesma troquei pela BFG 8800 GTX OC2, qualquer coisa como 2gb 800mhz ou mais...marcas e o que nao falta..cellshock..ocz..por ai yelloboy 06-06-2007, 20:48 Boa tarde. Pessoal é o seguinte a temperatura do meu CPU esta a 50ºc. Acham que corro riscos ? O meu processador Intel core Duo E6300 3.00GHz *Overclock. DMH 06-06-2007, 21:12 50ºC a iddle ou load? yelloboy 06-06-2007, 21:17 Nem sei, lá no Erverest diz 50 ºc CPU. Mas não diz sem é load ou iddle DMH 06-06-2007, 22:31 Corre o Orthos (http://sp2004.fre3.com/beta/orthos_exe_20060420.cab) e depois diz as temps;) jnightz 07-06-2007, 02:07 Falaram ai algures de software para overclock. Que software é esse? Onde existe isso? Só conheço o clockgen (http://www.cpuid.com/clockgen.php) mas aquilo só funciona para algumas (poucas) boards. Já vi e usei esse programa em vários computadores e não funcionou em nenhum. E se escolhermos alguma coisa da lista mesmo parecida com a nossa board aquilo bloqueia o PC. atlante 07-06-2007, 02:57 SoftFSB jnightz 07-06-2007, 03:32 Esse SoftFSB é antigo e só suporta meia-dúzia de boards do tempo dos Pentuim II. Será que não existe nada melhor? atlante 07-06-2007, 13:45 Esse SoftFSB é antigo e só suporta meia-dúzia de boards do tempo dos Pentuim II. Será que não existe nada melhor? Ou esse ou o setfsb tem umas plugins recentes que nao sao faceis de encontrar mas existem. É assim que faco oc ao meu Sony Vaio por exemplo.. cumps [TAP]SAINT 08-06-2007, 21:55 Oi pessoal, gostaria de aprender e fazer oc... por isso tou aqui a postar para saber se com o pc ke tenho dá para oc e já agora estou a pensar em trocar de pc e comprar um novo mas gostaria já de o preparar para oc e pedia a vossa opinião, estava a pensar nisto: processador-> Q6600 F.alimentação-> FSP EPSILON 600w SLI ready board->asus Striker Extreme Grafica-> asus EN8800GTX RAM-> 4x ddr2 1024 800Mhz disco-> Western digital 360gb 16mb sataII Caixa-> Aerocool-Flamboyant-Silver qual a vossa opinião? (orçamento= +- 2100euritos) atlante 08-06-2007, 23:30 SAINT;1699621']Oi pessoal, gostaria de aprender e fazer oc... por isso tou aqui a postar para saber se com o pc ke tenho dá para oc e já agora estou a pensar em trocar de pc e comprar um novo mas gostaria já de o preparar para oc e pedia a vossa opinião, estava a pensar nisto: processador-> Q6600 F.alimentação-> FSP EPSILON 600w SLI ready board->asus Striker Extreme Grafica-> asus EN8800GTX RAM-> 4x ddr2 1024 800Mhz disco-> Western digital 360gb 16mb sataII Caixa-> Aerocool-Flamboyant-Silver qual a vossa opinião? (orçamento= +- 2100euritos) Nada a apontar, neste momento boa aposta cumps B@gy 16-06-2007, 16:41 Olha que os Q6600 vão baixar de preço (e de que maneira) no próximo mês... djpms 19-06-2007, 17:21 pessoal como posso fazer overclock num amd semprom 2800+? arpag 22-06-2007, 14:28 Ja agora tbm podiam dar umas dicas para fazer overclock a um amd athlon 64bit skt939 3200+, é que eu estive a ler o que tem n inicio mas mesmo assim.. :S arpag 23-06-2007, 00:24 (post apagado) Mini0n 24-06-2007, 17:37 Boas pessoal! Então, compei um Intel Core2Duo E4300, uma Gigabyte GA-P35-DS3, 2GB da Teamgroup (4-4-4-12) a 667MHz e uma 8600GT Fatal1ty... Gostaria de fazer um overclock (fraquinho por agora, visto só ter uma fan a mais no pc) e gostava que me explicassem como se faz isso... Já experimentei na bios por o gajo a 2.7GHz e dá bem, mas ele às x vai aos 3GHz (não sei como). Obrigado pela ajuda a este n00b! :-D GMX750 27-06-2007, 23:54 Boas pessoal esta é a minha primeira vez aqui no fórum como é obvio queria aprender mais sobre OverClocks para tirar mais partido do meu PC n percebo quase nada, sei que alteramos frequencias do Front Side Bus, Memory Bus etc.. na Bios agora nao sei é qual é a logica que seguimos para o fazer, acho que tem que ser na mesma proporção ou algo assim, mas gostava de esclarecer mais duvidas o meu PC é Motherboard ASUS P5WD2 Premium GPU ATI RADEON X1800XL CPU Intel Dual Core @ 3000GHz RAM 2 GB TwinMOS @ 533MHz HDD Samsung 250 GB 7500rpm Aircooling :( dissipador original Intel...........lol PSU 450W CoolerMaster Fans : frontal traseira e PSU queria saber o que posso fazer com este PC ja um bocado desactualizado obrigado filip9 10-07-2007, 12:15 desculpem a minha ignorancia:'( mas para e que serve o overclok? :sad1: skinnie 10-07-2007, 12:23 desculpem a minha ignorancia:'( mas para e que serve o overclok? :sad1: aumentar a performance do computador =) Noeljunior |