View Full Version : noob em linux, alguem da uma maozinha?
boas
apos andar um dia inteiro as voltas com isto consegui instalar e "bootar" o slackware. o problema e k so me aparece o modo texto, o k para mim, um utilizador de longa data do windows faz confusao. n devia aparecer um interface grafico (neste caso o kde)? como fazer para arrancar o kde a partir da consola? sera k m esqueci de algum pacote essencial? (instalei num disco de 1GB por isso foi uma instalacao muito selectiva..)
se alguem poder ajudar......
obrigado desde ja
boas
apos andar um dia inteiro as voltas com isto consegui instalar e "bootar" o slackware.
para o 1º contacto com o linux, usar Slackware é extremamente arriscado...
Talvez experimentar uma distro mais user friendly seria mais aconselhado, como o Mandrake...
PS. experimenta fazer "startx"
Errrmmm
Estás com o 10?
Acabei de o instalar no meu portátil, e apesar de ter rato na consola, e esta estar a 1024x768, ambiente gráfico é pró tecto...
A única maneira que tenho de chamar o ambiente gráfico e se fizer
telinit 4, e aí dá-me erro de dependências (tenho que ver isto melhor..)
startx, xf86cfg, xf86config, xfree86config não fazem nada...
Weird...
Experimenta fazer o que disse o Tafinho (startx), e vê se obténs alguma mensagem de erro, e trabalha a partir daí...
Nemesis11
11-10-2004, 05:05
startx, xf86cfg, xf86config, xfree86config não fazem nada...
Weird...
Experimenta fazer o que disse o Tafinho (startx), e vê se obténs alguma mensagem de erro, e trabalha a partir daí...
Eles não se mudaram para o xorg? (xorgconfig)
O Metro já tinha feito em conjunto com o Gnu um pequeno tuturial para isso, creio eu.
Mas para simplificar cá vai:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=38815&highlight=slackware.
Creio que tem lá tudo.
Eu ca instalei o Slackware 10, fiz startx e arrancou bem o Gnome (escolhi o Gnome na instalação...)!
Os unicos defeitos que tinha era a placa de som (que ja instalei), não detectava a wheel do rato (que ja corrigi), e no Gnome não deixava pôr a mais do que 61 Hz (resolvi instalando os drivers da NVIDIA).
Agora tou a ver se configuro a rede local, a nivel de partilha entre os pc's, que ta a dar uns probs, devido ao samba. Tenho 3 pc's ligados a um router, ligado a um cable modem (WAN), e não consigo partilhar para o Linux e do Linux, apesar dos pc's em windows encontrarem o Linux, e vice-versa... Não tenho tido muito tempo para resolver isso.....
Experimenta fazer um dos comandos referidos pelo kazuza (não me recordo qual comando exactamente), para re-definir qual o X que vai arrancar (Gnome, KDE, fluxbox, etc...
Outra coisa, acho que para aprender não se deve pôr uma distribuição tipo Mandrake, mas sim uma tipo Slackware, pois ao instalar o Mandrake tem-se a papinha toda feita, tudo com shortcuts e isso, nada por instalar, etc... acho que exageradamente tudo por fazer, como "linux from scratch" também é um abuso, mas tudo feito não tem piada..." :D
Para aprender aconselho Slackware vivamente :)
tens que configurar o X.org para teres modo grafico
tenta xorgsetup e depois de seguida "xorgcfg -textmode"
depois é correr startx pra iniciar o modo gráfico
qualquer problema que encontres diz :cool:
Para aprender aconselho Slackware vivamente :)
Não concordo.
É melhor a Debian ou o Gentoo. É mais fácil obter ajuda.
Não concordo.
É melhor a Debian ou o Gentoo. É mais fácil obter ajuda.
Não posso afirmar nem contradizer, pois nunca sequer usei nenhuma dessas 2 distros.... no entanto uso slack 10 e conheço varias pessoas e sitios onde arranjar ajuda, caso precise... (que até são bastantes vezes :lol:)
É possível que tenhas razão... ou não... ;)
http://kavaca.no.sapo.pt/snapshot1.JPG
bem foi uma verdadeira odisseia, mas la consegui por isto a funcionar.
a principio foi como o kazuza disse, nenhum dakeles comandos funcionava, apenas e xorgsetup e mm assim n aparecia nada. kdo fazia telinit ele tentava mudar para modo grafico mas dava erro tb...
bem fui descobrir come k se instalavam pacotes pk devia ter deixado algum de fora na instalacao, assim foi intalei outra vez todos os pacotes do X e assim os comandos ja funcionavam.
Mas isto era so o principio, depois de ter conseguido configurar o X usando "xorgcfg -textmode" (o outro setup n dava nada...) descobri k o KDE tb dava problema de depencias. la fui eu outra vez instalar os packs do KDE e as Libs. Desta vez fikei com o disco 99% ocupado (é de 1 GB...) e axo k tenho cerca de 10MB livres... 8o
bom depois tive meia hora as voltas pra tentar por akilo numa resolucao decente, pois tinha iniciado akilo a cores de 8 bits pra ter a certeza k arrancava, configurei pra 24 bits e depois ja n arrancava outra vez.. fiz config outra vez e ele substituiu o ficheiro, bla bla bla, e la deu outra vez.
bom ja consegui o basico o meu proximo passo e por net, vamos la ver se e desta k ponho o Alcatel 330 a bombar...
Já agora, disseram k esta distro era ma para kem tava a dar os primeiros passos pk era muito hardcore e k devia experimentar uma mais user-friendly, mas a verdade de user-friendly ja tou farto do windows, axo k foi por isso k resolvi experimentar um SO alternativo. Claro k deu muito trabalho, mas foi tb extremamente divertido. se me dessem uma distro k fizesse a papinha toda axo k n tinha gostado tanto....
Bem so me resta agradecer a todos pk sem a vossa ajuda n tinha feito metade do k fiz :003: :003:
muito e muito obrigado[[[[[[[]]]]]]]]]]]]]
Fish estás de parabéns. Vejo que aprendeste alguma coisinha comigo :x2:
Bem pessoal eu sou novo nisto (linux) e queria que me dessem algumas opiniões sobre qual a melhor distro para começar a aprender a mexer em linux. Pelo que eu tenho visto, os comandos sao praticamente todos iguais em todas as distros (se estiver enganado corrijam-me por favor) e que so varia em termos de estetica, organizacao e distros com mais opções que outras. Estive a experimentar o Knoppix 3.6 e pareceu-me "bonitinho" mas não sei vale alguma coisa. Detectou-me tudo, até internet. O unico problema que me apareceu foi ao correr um mp3 ter encravado esse programa e n conseguir ouvir a musica. Deixem ai os vossos posts pa me ajudarem se for possivel. Obrigado!
Cumps
Guilherme
Fish estás de parabéns. Vejo que aprendeste alguma coisinha comigo :x2:
Bem pessoal eu sou novo nisto (linux) e queria que me dessem algumas opiniões sobre qual a melhor distro para começar a aprender a mexer em linux.
Como deves imaginar ninguem se entende quanto á melhor.
Vê este site:
http://distrowatch.com/
Tens muito por onde escolher.
Eu posso dar-te as minhas escolhas pessoais até ao momento.
Distro com KDE por defeito:
SuSE 9.1. Ansioso para que saia a versão 9.2
Distro com Gnome como default:
Ubuntu
vBulletin v3.7.2, Copyright ©2000-2008, Jelsoft Enterprises Ltd.