View Full Version : Router ADSL sem fios para a casa toda!
JCmendes 30-09-2004, 12:10 A verdade é que nunca me dediquei a este assunto, mas agora preciso da vossa ajuda.
Estou com 3 PC em casa sendo um portátil, e gostava de não estar sempre a trocar os modens entre eles para me ligar à net.
Os modens que tenho são aquelas "raias" verdes da ADSL USB.
O que quero mesmo é ter net em casa sem fios, e sem ter um PC ligado a servir de servidor, ou sejá chega a casa ligo um PC em qq sitio e tenho net.
Acho que à material capaz de fazer isso, mas o que é que preciso de comprar??
Qual a melhor solução que vcs propôem ? Será que com uma ligação destas velocidade na NET?
É verdade a minha casa têm r/c, 1 e 2 andares, têm influência na performance?
Vou colocando mais dúvidas à medida que me surgirem.
Boas!
Esquece esses modems...
Ou arranjas modem por RJ45 (ficha de rede) ,e depois ligas a um (ou mais) routers Wireless e tá a festa feita...
É possível que tendo vários andares, tenhas que colocar mais APs como repetidores nos andares onde terás fraco sinal...
Podes ter rede também pela linha eléctrica
JCmendes 30-09-2004, 14:19 E como posso ter um modem desses se a linha ADSL sai pelo telefone?
Só os modens da netcabo a afins é que são assim, certo (RJ45) ?
Estou mesmo a zero neste assunto...
E como posso ter um modem desses se a linha ADSL sai pelo telefone?
Só os modens da netcabo a afins é que são assim, certo (RJ45) ?
Estou mesmo a zero neste assunto...
Não, a ligação do telefone é igual, a ligação entre o modem e o PC é que em vez de ser por USB é por cabo de rede (RJ45).
Percebeste agora? :fart:
JCmendes 30-09-2004, 14:38 ok, entendi ;).
Quer dizer arranjo um moden desses (quanto custa isso) depois em vez de ligar ao PC liga a um router, que por sua vez irá espalhar o sinal pela casa, será assim?
E o que sai do router para ligar aos PC e receber o sinal?
( mais uma vez sou n00b no assunto, têm de me aturar....)
EDIT: se alguêm tiver paciência diga-me a lista do "material" que preciso de comprar. Para 3 máquinas (2 cabeçudas e uma portátil).
O único modem deste tipo que conheço é o D-Link 300T, não sei se vale alguma coisa... acho que custa cerca de 55€ +/-.
Dp compras um router wireless e ligas no modem e já está. Logicamente precisas de placas de rede wireless nos PC's.
Quanto a este material não posso ajudar grande coisa, visto que não percebo nada de redes sem fios.
SoundSurfer 30-09-2004, 14:50 ok, entendi ;).
Quer dizer arranjo um moden desses (quanto custa isso) depois em vez de ligar ao PC liga a um router, que por sua vez irá espalhar o sinal pela casa, será assim?
E o que sai do router para ligar aos PC e receber o sinal?
( mais uma vez sou n00b no assunto, têm de me aturar....)
EDIT: se alguêm tiver paciência diga-me a lista do "material" que preciso de comprar. Para 3 máquinas (2 cabeçudas e uma portátil).
Ve bem o mercado porque já existem routers WiFi com o modem ADSL incorporado...
Ve bem o mercado porque já existem routers WiFi com o modem ADSL incorporado...
Haver há, mas pelo que me apercebo são poucos e um pouco caros e por vezes o "wireless" deles é algo limitativo ao que queres.
Não compensará mais 2 produtos separados? Assim o router funcionará sempre, mm que mudes de ADSL para cabo e poderás comprar de facto algo à tua medida visto que tens mais escolhas. Além de produtos "melhores" às tantas tb fica mais barato, ou pelo menos dentro do mm preço mas com melhores resultados... :rolleyes: Não sei, isto digo eu que mais uma vez digo que não estou mto dentro destes assuntos.
Eu tenho 3 pc em casa + um portatil com wireless integrado. Comprei na worten um modem ADSL que é tambem router, hub-switch 4 portas com função wireless a 54mbits/s da marca Ntech( niposom)por 124 euros.
Os pc estão ligados por cabo de rede e o portatil por wireless.
Eu tenho 3 pc em casa + um portatil com wireless integrado. Comprei na worten um modem ADSL que é tambem router, hub-switch 4 portas com função wireless a 54mbits/s da marca Ntech( niposom)por 124 euros.
Os pc estão ligados por cabo de rede e o portatil por wireless.
Pois mas eu queria mesmo tudo wireless e sem nenhum PC ligado a servir de servidor.
cumps
JCmendes
Pois mas eu queria mesmo tudo wireless e sem nenhum PC ligado a servir de servidor.
cumps
JCmendes
O que ele descreveu tb pode ser usado apenas como wireless. Ele liga alguns por cabo pq secalhar não lhe faz diferença ter os cabos por lá espalhados e pq secalhar já tinha as placas de rede tradionais e não queria gastar mais dinheiro.
Mas conforme ele tem alguns com cabos tb poderia ter todos por wireless.
ruy_silva 01-10-2004, 00:58 Precisas de;
1 Modem ADSL (rj45)
1 Router Wireless (pelo menos)
2 Placas de rede wireless PCI
1 Placa de rede wireless PCMCIA
Agora surge outra duvida, se quizeres a rede apenas para a net placas de 11Mbits chegam, mas se quizeres uma rapida transferencia de ficheiros entre as maquinas, se calhar já é pouco. Com isto o preço final pode ser bem diferente.
Se quizeres preços para isto procura bem ai nas casas de referência, mas como tu disseste que eras novo nisto não sei como vai ser depois com a configuração da rede. Para quem sabe não é nada de especial (basico) :x2: mas para quem não percebe.... não sei não.....
Se quizeres preços manda-me um PM :joker:
F
danizito 01-10-2004, 01:32 Tens sempre a opção d comprar um kit adsl para playstation 2 q traz um modem rj 45 e sai barato...
o modem adsl q vem na PS2 pode ser usado em ADSL normal??
o modem adsl q vem na PS2 pode ser usado em ADSL normal??
Errr... conheces outra ADSL que não a "normal"? :P
E sim, é um modem normal.
normal entre aspas.....o q eu keria dizer é q pensava q o modem fosse diferente pq ligaria á PS. Estou assim esclarecido. Thankx
BTW a ironia foi tiro ao lado mas ok ;)
Modem é modem, se o aparelho (PS2 neste caso) interpreta directamente os sinais isso já é outra coisa, mas de resto são iguais, senão teria outro nome qq que não fosse modem.
O modem serve apenas para transformar os sinais analógicos em digitais e digitais em analógicos.
JCmendes 04-10-2004, 13:09 E que tal esta configuração?
Começamos pela 4 da lista Router Wireless ADSL de 119€
http://www.chiptec.net/index.php?catid=25&subcat=355&pagina=0
Depois vamos para as placas de rede wireless:
as 2 primeiras para o PC a 40,9€ e a terceira para o portátil a 34€
http://www.chiptec.net/index.php?catid=25&subcat=356&pagina=0
Será que assim conseguia uma boa rede sem fios e com ligação à net a velocidade normal?
Deve-se sacar uns 4mb/s nas placas de 54 não ? Para quem já está habituado a gigabite é uma grande diferença, mas já há wireless de 108, deve ser é caro.
Cmps.
LOL... Sacas à velocidade máxima permitida pelo teu ISP
Não existe nenhuma norma wireless a 108Mbps... , só armanços e invenções do fabricante (D-Link), que não fazem parte da norma 802.11g (design proprietário)
Pois, estou a falar sacar de um pc para o outro, é lógico q chega e sobra para a velocidade da net, sim, e é o da D-link q vi, pensava que já havia norma para os 108 mas se não há existe, pelo menos eles vendem e já existem testes feitos, se tá bom ou não já não sei.
Cmps.
só um pequeno aparte, cuidado com esses valores dos débitos pois a norma wireless é pouco eficiente, quanto maior o débito anunciado nas *normas* maior a ineficiência. Por exemplo, para a 802.11g (54Mbps) talvez se tenha um débito eficaz de 30Mbps ou menos.
Nas soluções proprietárias, como por exemplo essas dos 108Mbps, o débito também não é 108Mbps, é apenas marketing para dizerem que conseguem fazer o dobro dos "anunciados" 54Mbps da norma (ou seja, se conseguiam 30Mbps eficazes na 802.11G, conseguiram 60Mbps eficazes nessa da D-link)
Ya, tendo por ex: 1 router da mesma marca que a(s) placa(s) wireless com os firmware que a marca dispõe para download no site deles (ex: US Robotics que é o meu caso), podes ter rede a 105!! Mas olhem... não notei grandes diferenças... É como o Kazuza diz... marketing hype...
ok, então é lento para transferir grandes ficheiros entre pcs, mas para quem tenha paciência serve na boa :cool:
Cmps.
Napalm_Death 04-10-2004, 15:46 que achas deste modem adsl/router/wireless:
SMC BARRICADE 54MBPS 4P ADSL ANAL. SMC7804WBRA
Link Produto: SMC
Descrição: - Solução tipo "tudo-em-um":
* modem ADSL para linhas analógicas;
* switch Ethernet / Fast Ethernet (RJ-45) com 4 portas 10Base-T/100Base-TX;
* ponto-de-acesso "Wireless" a 54Mbps;
* partilha de IP ("Broadband");
* "Firewall" com SPI ("Stateful Packet Inspection");
- A "Firewall" c/ SPI bloqueia ataques do tipo DoS ("Denial of Service") e filtra a entrada de pacotes;
- "NAT-Firewall": mantém a rede oculta, apenas mostrando o endereço IP do modem ADSL;
- Permite acesso simultâneo à internet até 253 PC´s, utilizando apenas um endereço IP;
- Funciona como uma "Bridge" e/ou "Router";
- "Firmware" actualizável através da WEB;
- Gestão e configuração através de interface WEB;
- Acesso às configurações protegido por palavra-passe;
- Autenticação (PAP/CHAP) com PPP;
- Faz VPN "Pass-Through";
- Funções de rede:
* servidor DHCP: endereços LAN e IP atribuídos de forma automática e de fácil gestão;
* IEEE 802.1D ("Bridging" transparente com auto-aprendizagem);
* "Proxy" DNS;
* "Routing" estático, RIPv1 e RIP;
- Funções ADSL:
* suporta modulação de linha DMT;
* suporta "Full-Rate ADSL": até 8Mbps "downstream" / 1Mbps "upstream";
* suporta "G.Lite ADSL": até 1.5Mbps "downstream" / 512Kbps "upstream";
* suporte para "Dying GASP";
- Funções ATM:
* encapsulação RFC1483 (IP, Bridging e "routing" encapsulado);
* PPP sobre ATM (LLC & VC multiplexing, RFC2364);
* IP clássico (RFC1577);
* gestão de tráfego (UBR, CBR);
* suporte para OAM F4/F5;
* PPP sobre cliente Ethernet;
- Aplicações suportadas:
* Netmeeting, ICQ, Real Player, QuickTime, DialPad,
PC Anywhere;
* Telnet, SNTP, NNTP;
- Standards Internet suportados:
* RFC 826 ARP;
* RFC 791 IP;
* RFC 792 ICMP;
* RFC 768 UDP;
* RFC 793 TCP;
* RFC 783 TFTP;
* encapsulação RFC 1483 AAL5;
* RFC 1661 PPP;
* RFC 1866 HTML;
- Interfaces:
* 1 x RJ-11 para ligação à ADSL;
* 4 x RJ-45 10/100Mbps Ethernet / Fast Ethernet;
* 1 x IEEE802.11g ("wireless", 54Mbps);
- Dimensões (C x L x A): 21.0 x 13.4 x 2.54 cm;
Garantia: 5 ano(s)
Preço: 119.5€
http://www.chiptec.net/index.php?catid=25&subcat=355&pagina=0
depois, para os outros pc's, os que tiverem perto do modem, podes ligar através de cabo de rede, para os outros, placas de rede wireless...
ahh, e se tiveres motherboard asus recentes, com slot wi-fi, podes colocar-lhes uma placa wi-fi por 17euros :)
zya
ok, então é lento para transferir grandes ficheiros entre pcs, mas para quem tenha paciência serve na boa :cool:
Cmps.
ya, serve na boa, nao e isso que quis dizer mas sim ao HYPE/Maketing das marcas que diz que faz e acontece e esquecem-se das necessidades que estão implícitas estas redes wireless, mobilidade e não rapidez na transferências de ficheiros de 500 mb (claro que é sempre bem-vinda a rapidez, mas para isso criaram-se os cd-r/dvd-r's).... cool
Boa dica a do Napalm.... Alcance de 300 e picos mts, mas como o kazuza dizia, podes precisar de repeaters...
JCmendes 05-10-2004, 21:18 Napalm esse moden é o de 119€, certo?
Pois bem , tb já pensei nisso , ou seja, um router desses e para já uma só placa PCMCIA para o portátil e ligo por rede normal o PC ou pé do router.
A configuração disso é fácil?
Isto tudo deve-me rondar os 150€, será esta uma boa opção para já?
Não perco velocidade na net, pois não?
Na tens wireless integrado no Portatil Mendes ?
JCmendes 05-10-2004, 22:24 Na tens wireless integrado no Portatil Mendes ?
isto tem aqui um interruptor que diz on e off, com o desenho de uma wireless, mas no device manager não me aparece nada. (agora estou a teclar com o bichaço ao colo)
portanto integrada acho que não tem...
marvalar 06-10-2004, 20:34 isto tem aqui um interruptor que diz on e off, com o desenho de uma wireless, mas no device manager não me aparece nada. (agora estou a teclar com o bichaço ao colo)
portanto integrada acho que não tem...
É centrino? Se for tem de certeza.
JCmendes 06-10-2004, 22:44 Bom a CPU e memos do bicho estão aqui...mas há qq coisa que não bate certo, parece-me nas memos.
que achan vcs??
http://img.photobucket.com/albums/v380/JCmendes66/Cpuememos.jpg
Napalm_Death 07-10-2004, 00:04 uí um celeron.... isso nao é lento?
o que nao bate certo nas memorias? teres apenas 240?
deve ser porque os outros 16 estão atribuídos à gráfica onboard...
nao sabes se o teu portatil tem placa wi-fi? pah usa o aida32 ou vai ao gestor de dispositivos e ve...
JCmendes 07-10-2004, 09:30 Lento!?, nem por isso têm 400 de Bus só é pena os 256L2 de resto maravilha para office e net.
A memória a minha duvida é os 133mhz e os 3:4 ?
Não trás placa Wi-fi , acho que já o comprovei não achei nada.
Tens sempre a opção d comprar um kit adsl para playstation 2 q traz um modem rj 45 e sai barato...
Este modem liga-se aonde? Linha telefónica ou via cabo?
Tenho ligação de internet netvisão (cabo).
Qual será a melhor solução para fazer uma ligação wireless entre um portátil um ou dois PC e partilha de internet? (apartamento duplex).
Portátil Acer TM 4001WLMi (acho que é 54Mbps)
JCmendes 11-10-2004, 10:07 Este modem liga-se aonde? Linha telefónica ou via cabo?
Tenho ligação de internet netvisão (cabo).
Qual será a melhor solução para fazer uma ligação wireless entre um portátil um ou dois PC e partilha de internet? (apartamento duplex).
Portátil Acer TM 4001WLMi (acho que é 54Mbps)
Essa duvida é idêntica à minha, lê a thread ;)
Essa duvida é idêntica à minha, lê a thread ;)
Eu sei, por isso coloquei aqui o post ( :sad: desculpa).
Já li. Os routers são diferentes para adsl e cabo? Alguns dão para os dois.
Qual a diferença entre router e gateway? (É a mesma coisa?)
Já perguntei em locais que comercializem esses produtos mas não souberam responder.
Também estava a pensar comprar um router, mas como não percebo nada de redes não sei as diferenças que existem nos diversos modelos.
O modelo é o SMC Barricade g 2.4GHz 54Mbps Wireless (http://www.vobis.pt/vobis/products/product_detail.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=523839&FOLDER%3C%3Efolder_id=659&bmUID=1097488170334)
Router Wireless 10/100 4Portas 54Mbps com Print Server USB
O outro é ASUS WL-500g (http://www.vobis.pt/vobis/products/product_detail.jsp?PRODUCT%3C%3Eprd_id=470595&FOLDER%3C%3Efolder_id=659&bmUID=1097508305668)
Router sem fios 54Mbps / Partilha de Internet, Disco, WebCam / Printer Server
Ainda não comprei a impressora, mas acho que elas agora vêm com ligação usb 2. Há alguma vantagem em ser através de porta paralela?
Alguem pode comparar as características das duas e indicar-me as vantagens desvantagens. Já reparei que o alcance da Asus é bem menor. Será o suficiente para passar de um andar para o outro?
Apartamento Duplex - só uma parede e porta de correr (quase sempre aberta) a interferir (no andar de baixo), tecto e escada em caracol (não fechada), andar de cima - sem divisões.
Quais são os aspectos básicos a ter em conta?
O portátil tem placa wireless a 54mbps. Modem netvisão (por cabo)
O router deve ser de 54mbps ou pode ser os 22mbps (mas lento na transferência de dados, mas mais fiável - não perde facilmente o sinal - segundo o que tenho lido)?
Vou precisar do AP que referem noutros threads?
As características que as distinguem umas das outras? Alcance (350m) / Velocidade(54mbps) / Tecnologia (b/g)...
Já nem entro nos WPA e WEP senão fico mesmo perdida no meio desta informação toda :D
Acho que o modelo que o Napalm Death indica não deve dar para a minha situação (modem ADSL para linhas analógicas)...
Podem indicar outros modelos... (vi um da Asus que também dava para partilha de impressora)
Também tenho uma playstation 2. O modem para este (da sony playstation) tem que tipo de ligação? Não dá por cabo?
EDIT: Talvez seja melhor criar um novo thread.
Novo thread criado: Router p/ rede wireless em duplex
|
|