PDA

View Full Version : [Linux] UBUNTU nova distro baseada em debian com o Gnome 2.8

Metro
30-09-2004, 02:53
Na minha tentativa de ir descobrindo novas distros (já se tornou mais um vício do que outra coisa) cruzei-me com esta distro já à alguns dias e é a que tenho instalada presentemente no meu sistema de Linux (PIII 500; 256MB RAM; Geforce 2? GTS; Disco 40GB, sem placa de som).

É a primeira distro que tenho instalada baseada em Debian e com o Gnome. O Knopixx não conto pq nunca cheguei a instalar. Corri sempre o Live CD.

Como gosto de causas duas coisas me chamaram a atenção:D

"Ubuntu" is an ancient African word, meaning "humanity to others". The Ubuntu Linux distribution brings the spirit of Ubuntu to the software world.

Ubuntu will always be free of charge, and there is no extra fee for the "enterprise edition", we make our very best work available to everyone on the same Free terms.

A primeira coisa que me chamou a atenção foi usar o Gnome 2.8 que é a ultima versão disponivel. (BTW se quiserem ver o KDE 3.3 recomendo o SLAX é um live cd que corre muito bem no VMware).

É a primeira vez que tenho instalada uma distro com o Gnome por defeito. A experiência está a ser boa.
A instalação é em modo texto mas é tudo muito simples e facil. Como sabem sou um perfeito noob em Linux.
Pelo que li a instalação não suporta resize do disco como no SuSE pelo que ou fazem isso antes ou então tenham um disco só para a distro.

Como devem saber com o debian o problema das dependencias não existem (se eu disser alguma asneira sff corrijam) ele corrige.
Mais giro ainda é que ele trás um GUI (Synaptic Package Manager) para descarregarem os "pacotes". Portanto ainda não precisei de usar a linha de comandos. Os gurus vão já rir-se mas reparem que para quem dá os primeiros passos não gosta nada da linha de comandos. Bme sei que é poderosissima e isso mas digamos que consola só mesmo a do Folding:)

Ficam aqui alguns links relacionados com o UBUNTU. Site e reviews.

Já me ia esquecendo. O UBUNTU ainda é uma beta mas para beta está muito boa mesmo. Experimentem vão gostar.

site: http://www.ubuntulinux.org/

Reviews:
http://www.osnews.com/printer.php?news_id=8407
http://www.kuro5hin.org/story/2004/9/28/211242/712

Nemesis11
30-09-2004, 03:23
Devias era andar a benchar o 3dmark05 nesse PIII!!!! :D

Bem, essa distro está em todo o lado. É apenas uma preview, mas parece que tem gente de varios projectos por trás.

Pelas reviews, ainda tem muitos bugs, mas é mais uma alternativa para quem quer escolher um SO.

Falando de gostos (são discutiveis), cada vez gosto mais do gnome e xfce do que do Kde ou ambiente grafico do XP.
Não têm aquele ar "plastificado" que agora é moda.

Suse
http://www.linuxbeta.com/slideshows/125/30.gif
Ubuntu
http://www.linuxbeta.com/slideshows/103/28.gif

Sorry pelo OT.

estigma
30-09-2004, 08:14
mirror nacional, não ha?

O.o

queria experimentar...

Metro
30-09-2004, 13:27
mirror nacional, não ha?

O.o

queria experimentar...

Isto ainda é um preview e para já nada feito.

Não sei se podes passar na lan se puderes eu levo-te isso. Senão sempre se pode dar um geito.:)

estigma
30-09-2004, 16:27
não vou a lan...

:-\

Raios!

Podes colocar o iso na mula?

please.

:D

Metro
30-09-2004, 18:25
Estigma:
PM dentro de 5 minutos

estigma
30-09-2004, 19:49
Metro... muchas gracias!

Metro
30-09-2004, 21:47
Achas que ia deixar um Techzoniano ficar mal?

Só uma dica. Algumas das coisas que descobri foi a ler as reviews. Para mim tudo é novo. Há cantinhos em Linux que nem faço ideia e as reviews deram uma ajudinha a descobrir mais umas coisas.

Depois deixa aqui a tua impressão da distro:)

Madril
30-09-2004, 22:00
Um amigo meu lá da faculdade experimentou e detestou ... diz k era tudo bugs ... mas ele tb ve bugs em todo o sitio ...

Só sei k ele agora tá a experimentar Debian...

estigma
01-10-2004, 09:59
Link para a sacar o ISO da Mula: ed2k://|file|warty-i386.iso|533874688|9C1F08896211DDC24E20DE0C61EE07F F|/

mateusmazzeo
04-10-2004, 12:50
eu estou agora a experimentar o Linux... inda nao percebo nada disso.. Instalei o SuSE 9.0 mas nada funcionava direito.. qualquer programa que tentava instalar e dava-me logo uma lista quilometrica de conflitos e ficheiros em falta. Depois o YaST deixou de funcionar... desisti do SuSE e tou a sacar o Mandrake 10.0, por conselho do M@ster... minha duvida (espero que por pouco tempo) é a seguinte:
Qual a distro mais fácil de usar, pra quem está começando do nada, e que seja mais completa? fico mesmo pelo Mandrake???

Madril
04-10-2004, 12:56
Sim ... fica com o mandrake
mas tenta aprender alguns comandos da shell que te vai dar jeito para o futuro :D

Sandman
04-10-2004, 13:02
Eu iniciei-me com o Slackware....diziam que era dificil e tal. A única dificuldade que tive foi instalar o meu anterior modem (o malfadado Speedtouch USB). De resto 5 estrelas, os updates e dependências não é preocupação e tem tudo funcado na perfeição. A outra distro que testei recentemente foi o Knoppix 3.6. O conceito de correr a partir do CD tá muito fx, tal modo que gravei um cd só para andar comigo na escola.

Fora das distro GNU/Linux se SO que sou adepto é o FreeBSD. Muito rápido e estável, se bem que custa um pouco meter aquilo funcional como SO desktop. Como SO server é uma beleza e é por isso que é o SO de eleição para o meu homeserver.

mateusmazzeo
04-10-2004, 13:03
pois.. com o tempo vou aprendendo isso tudo....
ahh, há no ftp 2 versoes do Mandrake, a Community e a Official... como não sei a diferença entre as duas, optei pela que tinha o nome mais bonito (Official) :D
isso foi correcto ou estou só a perder tempo pq nao vou querer pagar registo depois?

PS: tks pela resposta rápida Madril :D

PS2: pra quem quiser sacar todo tipo de ficheiro pra Linux, nacional à 80kps, fica aqui o link
Site do GLUA (http://glua.ua.pt)
FTP (http://glua.ua.pt/index.php?option=com_ftp&Itemid=32)

Metro
04-10-2004, 13:41
Saiam todos daqui seus fedorentos.
Esta é a minha thread do Ubuntu:D

Agora a sério:
É verdade que o SuSE é baseado em rpms e portanto tem o problema das dependencias.
Mas tens imensos sitios para procurar por rpms já compiladas para o SuSE.
Não sei que programas tentas-te instalar.

O mandrake a mim deu-me imensos problemas com o hardware. Coisa que não tive com o SuSE.

O Ubuntu a instalação correu muitissimo bem e estáva (acabei de desinstalar porque preciso do disco para a LAN amanha:D ). O ubuntu é baseado em debian portanto instalar programas é um sonho. Infelizmente o Ubuntu é uma distro ainda em beta e falta limar umas arestas.

Para quem está a começar acho que deve pegar um live-cd e correr a partir dali. Mexam no que quiserem que não há problema nenhum.
A outra hipotese é instalar numa VMware (o MDK não gosta do VMware).

mateusmazzeo. Experimenta o kurumin que é uma distro brasileira muito nice. (Procura uma thread que eu abri aqui sobre ele)
Uma distro com o ultimo KDE é a SLAX.
como vez é só escolher.

Para quem não conhece um site muito bom é http://distrowatch.com/
Cuidado para não ficarem viciados com esta brincadeira:)

Metro
09-10-2004, 00:46
A rapaziada decidiu lançar um Live CD do UBUNTU

http://cdimage.ubuntulinux.org/releases/warty/preview/

Podem ir a esta página que ele lá está:)

Decidi voltar a instalar o Ubuntu já deu para ver que eles não têm estado quietos.
Está a descarregar 200MB de updates.
Este mês vai ser dificil por causa dos limites. Não sabia que era tanto de updates senão tinha guardado para as HH. Agora paciencia.

Xpirit
09-10-2004, 01:43
Qual é a gozo de perder tempo a experimentar distros de Linux?

Na minha opinião tudo que não seja Debian/Gentoo/Suse/Fedora/FreeBSD é pura
perda de tempo. Destes penso que o Debian ou Gentoo são as mais
interessantes pelo conceito de gestão do software.

Bom é especializarem numa delas caso contrário nunca mais começam
a *conhecer* o Linux.

Metro
09-10-2004, 01:49

a *conhecer* o Linux.

O gozo é fenomenal. Agora a sério.
Estás a misturar tudo no teu post.
O Ubuntu é uma distro baseada em debian mas muito mais facil de instalar. No ubuntu tens o apt-get como em debian.
As diferentes distros têm caracteristicas diferentes. Esta usa o gnome 2.8. Só para veres o Suse 9.2 que vai sair em Novembro ainda trás uma ver~sao anterior a esta.
Experimentando tb se aprende. E se não se experimentar como queres saber de qual gostas mais?

Xpirit
09-10-2004, 14:01
Estás a misturar tudo no teu post.
O Ubuntu é uma distro baseada em debian mas muito mais facil de instalar. No ubuntu tens o apt-get como em debian.
Experimentando tb se aprende. E se não se experimentar como queres saber de qual gostas mais?

A misturar o quê? Não percebo. O Ubuntu não é uma distribuição?

Quando instalas uma distribuição o que é que aprendes?

Eu tenho o gnome 2.8 no meu portátil e não tenho cá nenhuns urubus.

kazuza
09-10-2004, 14:02
Ui, é possivel actualizar o ubuntu pelo jigdo?

Acho que vou experimentar ... :D

Metro
09-10-2004, 14:07
A misturar o quê? Não percebo.

No teu post metes-te no mesmo saco Debian/Gentoo/Suse/Fedora/FreeBSD.

Era a isso que me estava a referir.
Debian usa apt-get
Gentoo o portage
Suse e Fedora rpms.
FreeBSD nunca experimentei.

Ontem a instalação não correu bem:(
Penso que foi por colocar uma resolução do ecra que a grafica não suporta.
Alterei a grafica e feito burro meto a 1280X1024 coisa que ela não dá.
Penso que será disso.

Eu estou a aprender. Mas gosto de experimentar.
Nãda contra quem não gosta:)

Nemesis11
09-10-2004, 14:11

a *conhecer* o Linux.

Se tudo o que é fora do Debian/Gentoo/Suse/Fedora/FreeBSD é perda de tempo, pq é que estás a comentar nesta thread? Estás a perder o teu tempo....

Para quem não conhece linux é bom experimentar até se sentirem à vontade com uma distro. Depois de aprender o basico podem mudar para outra e "estabilizar" nessa.

Sandman
09-10-2004, 15:15
No teu post metes-te no mesmo saco Debian/Gentoo/Suse/Fedora/FreeBSD.

Era a isso que me estava a referir.
Debian usa apt-get
Gentoo o portage
Suse e Fedora rpms.
FreeBSD nunca experimentei.

Ontem a instalação não correu bem:(
Penso que foi por colocar uma resolução do ecra que a grafica não suporta.
Alterei a grafica e feito burro meto a 1280X1024 coisa que ela não dá.
Penso que será disso.

Eu estou a aprender. Mas gosto de experimentar.
Nãda contra quem não gosta:)

Uma das vantagens do FreeBSD é o sistema Ports, conceito que o Gentoo "roubou" e que hoje em dia é utilizado de uma maneira ou de otra pelas distros mais conhecidas.

Como SO para desktop é ainda mais dificil pôr a funcionar que uma distro dot Tux, pq o suporte de hardware é ainda mais pequeno.

Em relação ao GNU/Linux, o FreeBSD é mais estável, mais seguro (só ultrapassado pelo OpenBSD) e em termos de gestão de recurso é mais eficiente (memória por exemplo...) razão pela qual é a primeira escolha para servidores de grande porte por muitas empresas top do mundo inteiro. Chega-se ao cúmulo de certas aplicações desenhadas para o GNU/Linux correm melhor no Free do que no SO nativo :p

Recentemente instalei o Ubuntu e fiquei muito satisfeito...fácil de instalar, bom suporte de hardware, baseado no Debian...têm futuro! :003:

Experimentem tmb o Kanotix!!! Imaginem o Knoppix, mas em que tem a opção de instalar para o disco se quiserem!! E têm um grande suporte para hardware de portáteis. Aconselhado!

kazuza
09-10-2004, 20:02
Por isso é que BSD não é Linux... :lol:

PS: O jigdo num funca com esta distro...

Não encontra os files... :lol:

Já não experimento.... :D

redalert
09-10-2004, 20:10
ja sei kal o nome k vou dar ao meu proximo cao: Ubuntu :x2: :joker:

kal é a kernel dessa distro?

[]

Xpirit
09-10-2004, 23:14
Qual é a vantagem de usar o Ubuntu em vez do Debian?

O que me faz confusão é as pessoas andarem a instalarem
distros em vez de se especializarem numa.

Bom, é por isto que depois há casos como a *tanga* do software
para a colocação de professores.

Metro
09-10-2004, 23:34
Qual é a vantagem de usar o Ubuntu em vez do Debian?

Facilidade de instalação.

Xpirit
10-10-2004, 22:49
Sim, isso é importante para n00bs.

Se for melhor que o Mandrake em facilidade de instalação não
tenho problemas nenhuns em juntá-lo à minha lista dos + magníficos.

kazuza
11-10-2004, 00:06
Linux não se paga? :lol:

Assim de repente, lembro-me de RedHat...

E acreditem que uma distro que custa balúrdios, não é o kernel que têm em casa...

Muito pelo contrário, até já se começaram a cobrar por drivers :eek: para Linux...

Infelizes daqueles que têm uma Wireless da Broadcom... :(

KaLhaU
11-10-2004, 03:23
pois... eu sou um desses infelizes com uma placa wireless dessas....

a linksys WMP11 v2.7 tem um chipset da broadcom.... tou ah umas horas a ver se me safo aqui a instalar isto em linux...

axo que a unica forma.. vai ser com o ndiswrapper... que pega nos drivers respectivos para windows... e meto-os a bombar em linux.... ainda nao experimentei... ou tens uma melhor soluçao para isso?

=)

a ver se experimento a versao live desse ubuntu...

Metro
13-10-2004, 23:48
Review do UBUNTU. http://os.newsforge.com/article.pl?sid=04/10/12/1421241&tid=2
Recordo que a versão definitiva sai a 20 deste mês.

ptzs
26-10-2004, 20:20
Já o estou a sacar. Vão ao site, tá lá um link nacional.

http://www.ubuntulinux.org/download/

p.s. Já meti a versão AMD64 a bombar e parece engraçado, muito fácil de instalar, tem só um pequeno problema de ter que se definir a partição do windows no menu.lst senão o gajo ignora e boota sempre ubuntu. De resto tá muito giro.

Madril
18-12-2004, 14:16
O DarkStar tem lá o Ubuntu ... mas é a ultima versão a 4.10 ?

A mim parece-me k sim... axo k vou sacar :P

Hj tou numa de sacar distros aki na fac :P

Madril
18-12-2004, 14:23
Outra coisa ... para i386 ah 2 versoes para sacar:

rc-live-i386 e release-install-i386

Qual sacaram vcs ? ... eu axo k vou sacar as 2 :P

Metro
18-12-2004, 14:34
sca a release à esperto. A rc é a release candidate.
Até agora só há uma release que é essa. Têm uns updates mas acho que isso com o apt-get é canja

falco
09-01-2005, 18:21
Tenho usado Ubuntu.

Ao contrário do que dizem não está cheio de bugs. Alias já fiz bem mais do que experimentar, tenho utilizador no dia a dia a par do meu Debian Sid, e não encontrei nenhum bug. Acho é que existem alguns pacotes que deviam fazer parte do repositório de pacotes suportados e do cd de instalação que não estão lá como o menu e o menu-xdg e o openoffice.org-l10n-pt. De resto a minha experiência tem sido boa com o cd que permite a instalação, já com o live cd foi má.

A principal vantagem de Ubuntu é simples. Debian tem um ciclo de releases muito lento e a distribuição que tem software mais recente é a distribuição sid/unstable na qual os pacotes são inseridos sem serem testados. Ubuntu tem uma ciclo de releases de 6 em 6 meses, ou seja, cada vez que sai um novo gnome. Isto permite que se utilize software mais recente mas que já foi testado e correctamente integrado numa release planeada. Para além disso tem suporte, de quem faz a distribuição, incluindo para problemas de segurança o que não acontece com Debian Sid, e não é completo apesar de abrangente com Debian Testing. Mais ainda o suporte mantém-se por 18 meses, o que permite um periodo maior de utilização do que 6 meses o que é manifestamente pouco em ambientes empresariais, principalmente no que diz respeito a servidores.

Mais uma vantagem do Ubuntu é o instalador ser baseado no instalador do Sarge, mas ter sido ainda mais simplificado.

Outra vantagém é a interface do gnome ter sido mais "polida", tornando-a ainda mais amigavel.

falco
10-01-2005, 12:31
mateusmazzeo:
«Qual a distro mais fácil de usar, pra quem está começando do nada, e que seja mais completa? fico mesmo pelo Mandrake???»

Mais fácil de utilizar é Ubuntu. As configurações são quase todas automáticas, ou seja, a maior parte das configurações não exigem qualquer interacção com o utilizador, só aqueles que são impossíveis de fazer sem interacção com o utilizador é que o fazem, e fazem-no com uma interface muito amigavel.

A distribuição mais completa, actual e estável é Debian Sarge. Para além de ter as mesmas automatizações que Ubuntu (Ubuntu é uma distribuição baseada em Debian, sendo que muito do pessoal envolvido com Ubuntu faz parte do projecto Debian). Debian tem duas coisas superiores: a conjugação entre o gestor de pacotes (dpkg), com um front-end (apt), que evita e resolve magicamente todos os problemas que alguma vez poderiam surgir em qualquer uma das actividades de instalação, remoção e actualização de software, e um repositório com mais de 15000 pacotes de software, ou seja, é dificil não encontrar um software para o que quer que for a função.

Quer Debian Sarge quer Ubuntu são distribuições modernas, e o mais provável é que o seu utilizador não venha sequer a necessitar de utilizar a linha de comandos, ou se o fizer é para fazer coisas simples e exporádicas, ou coisas que são invulgares ao ponto de também não existir em outros sistemas (seja ele qual for) forma de fazer o mesmo com uma interface gráfica..

Sandman:
«diziam que era dificil e tal. A única dificuldade que tive foi instalar o meu anterior modem (o malfadado Speedtouch USB)»

Não é dificil é diferente. Configurar esse modem é facil em Debian e nas distribuições derivadas desta, e ainda mais em Caixa Magica.

Sandman:
«De resto 5 estrelas, os updates e dependências não é preocupação e tem tudo funcado na perfeição.»

Já vi muitos utilizadores de longo tempo de Slackware a queixar-se disso. É que simplesmente não há uma forma decente de fazer gestão de pacotes de forma automatizada em Slackware...

Slackware é uma distribuição de nixo, ou seja, serve as necessidades de muito poucos utilizadores, são utilizadores que não necessitam ou querem automatizações na gestão de pacotes. São utilizadores que não necessitam ou querem que o sistema cumpra standards que garantem compatibilidades com as outras distribuições de GNU/Linux e comportamentos standardizados, porque o Slackware não cumpre Linux Standard Base, não utiliza o Init do System V, e ao que sei também não cumpre os standards do FreeDesktop.org.

Xpirit:
«Qual é a gozo de perder tempo a experimentar distros de Linux?»

Experimentar sem gastar pelo menos duas semanas com cada uma, não vale a pena.
Mas ao experimentarem várias têm a vantagem de descobrir qual a que lhes servem melhor.

One size doesn't fit as all.

redalert:
«[OFF_TOPIC]ja sei kal o nome k vou dar ao meu proximo cao: Ubuntu»

Se não fosse uma falta de respeito pelo cão eu chamava-lhe Steve Balmer... :P

redalert:
«kal é a kernel dessa distro?»

2.6.8

kazuza:
«Linux não se paga?»

Por licenças não! Apenas pela distribuição! E isto caso queiram cobrar, o que não acontece na maioria esmagadora dos casos.

kazuza:
«Assim de repente, lembro-me de RedHat...

E acreditem que uma distro que custa balúrdios, não é o kernel que têm em casa...»

Assim de repente esse balurdios a ultima vez que vi são menos do que o window$ xispê profe$$ional, sendo que o valor dele para o cliente é maior pois traz muito mais software.

O kernel é o mesmo, mas tem modificações feitas pela Red Hat, mas todas as distribuições fazem modificações, por exemplo já vi muitos utilizadores de Mandrake a queixarem-se que não conseguem sequer compilar o source do kernel distribuido pela Mandrake e não são utilizadores da treta, são administradores de sistemas experientes, com formação superior que utilizam *nixes e GNU/Linux há muitos anos. Para além disso acho que a Red Hat também inclui na distribuição alguns drivers proprietários.

kazuza:
«Muito pelo contrário, até já se começaram a cobrar por drivers para Linux...»

Podem distribuir drivers proprietários. Não podem é fazer parte do kernel oficial, nem serem distribuidos no mesmo pacote que este.

Metro
11-01-2005, 00:43
falco:
Como é que no Ubuntu consegues ver todos os pcs da rede.
Eu no Ubuntu e no VidaLinux que tb usa Gnome não consegui.
Deve ser facil mas eu não consegui.
Obrigado.

falco
11-01-2005, 10:28
Ver todos os PCs na rede? Isso são coisas à window$...

Eu não uso window$. Mas sei que isso é possível de fazer em GNOME se fores ao menu Computador deve haver a opção Network e lá dentro deves poder procurar o que queres.

Screenshots do Ubuntu a fazer isso:
http://www.ubuntulinux.org/wiki/sambagnome/

Metro
11-01-2005, 10:38
Isso já fiz e não resulta.
No KDE é mais facil para mim. Com o gnome nunca consegui ver os outros pcs.

falco
11-01-2005, 11:24
Tens Samba instalado? O Ubuntu não traz samba instalado por omissão, deve ser por isso...

Metro
11-01-2005, 11:50
Deve ser isso mesmo.
De qq forma sinto-me mais em casa com o KDE. Falta uma distro com um bom suporte Gnome e KDE. Assim ia trocando e brincando mas até agora só me tenho dado bem com KDE

Madril
11-01-2005, 11:53
Eu no Slackware 10.0 tava sempre a trocar entre Gnome, KDE e Fluxbox :P

Metro
11-01-2005, 12:03
Madril o slack é complicado.
Há uma aprendizagem a fazer e eu definitivamente prefiro distros baseadas em debian. Com os defeitos que tem que são bem menosres do que as que encontrei nas outras.
Isto sem querer começar flames. É mesmo a minha opinião.

Madril
11-01-2005, 12:05
Eu foi logo ah brute force, Slack para aprender :P

fap
11-01-2005, 12:09
Madril o slack é complicado.
Há uma aprendizagem a fazer e eu definitivamente prefiro distros baseadas em debian. Com os defeitos que tem que são bem menosres do que as que encontrei nas outras.
Isto sem querer começar flames. É mesmo a minha opinião.

tás a brincar? aprendes 10 vezes mais no debian do que no slack...o debian é bastante mais complicado... :)

Metro
11-01-2005, 12:20
tás a brincar? aprendes 10 vezes mais no debian do que no slack...o debian é bastante mais complicado... :)
Não estou não.
Eu não falei de debian. Com o debian nunca passei da primeira curva:D Estou a falar de distros baseadas em debian. Estou a pensar no Knoppix, Mepis e Ubuntu.

fap
11-01-2005, 12:22
Não estou não.
Eu não falei de debian. Com o debian nunca passei da primeira curva:D Estou a falar de distros baseadas em debian. Estou a pensar no Knoppix, Mepis e Ubuntu.

ah ok...percebi mal...

tenho exame hoje e os neurónios já estão em conflito uns com os outros :D

Madril
11-01-2005, 12:24
O do a brincar axo k era para o afilhado dele ... ou seja para mim :P

fap
11-01-2005, 12:31
O do a brincar axo k era para o afilhado dele ... ou seja para mim :P

era para ambos mas como não tava para fazer copy paste para os dois quotes no mesmo post ficou quote só do 2º :D

falco
11-01-2005, 13:07
Metro:
«Falta uma distro com um bom suporte Gnome e KDE.»

Debian tem bom suporte para os dois. A distribuição não dá preferência a nenhum deles, trata-os de forma igual. Experimenta Debian Sarge, ou Debian Sid.

fap:
«tás a brincar? aprendes 10 vezes mais no debian do que no slack...o debian é bastante mais complicado...»

Não é não! Nenhuma delas é complicada, são apenas diferentes. Debian é muito mais evoluida tecnológicamente e muito mais polida. Para além disso Debian cumpre standards que a faz ser muito mais semelhantes às outras distribuições de GNU/Linux, como LSB, FreeDesktop.org, e usa o Init do System V.

Mil vezes gentoo a Slackware, pois ao menos tem um gestor de pacotes e utiliza o Init que as outras usam.

Madril
11-01-2005, 13:11
Swaret é o que ?

fap
11-01-2005, 13:15
Não é não! Nenhuma delas é complicada, são apenas diferentes. Debian é muito mais evoluida tecnológicamente e muito mais polida. Para além disso Debian cumpre standards que a faz ser muito mais semelhantes às outras distribuições de GNU/Linux, como LSB, FreeDesktop.org, e usa o Init do System V.

Mil vezes gentoo a Slackware, pois ao menos tem um gestor de pacotes e utiliza o Init que as outras usam.

eu sei... mas não queiras comparar o install de um debian e gentoo com um slackware...

eu no dia a dia uso gentoo e debian (ok, para quem achar isso estranho: gentoo em casa, debian nos sítios onde tou a trabalhar)

Simao
11-01-2005, 13:26
entao e o UBUNTU, se eu instalar isso no belo do portatil ele reconhece a placa o wireless e o touchpad?

O mepis reconhece, tt kt sei...

Tenho o debian woody no meu desktop.... eha melhor distro ke ja experimentei...mas p por o woody ou o sarge no portatil eh um biko...

fkem

Metro
11-01-2005, 14:59
falco:
Pelos vistos não me conheces. Os outros já estão fartos de me conhecer :x2:
Eu sou um user de linux que está a dar os primeiros passos. Não tenho qq background de informática no meu curriculum. O que é facil para vocês é muito complicado para mim.
Para mim ou é facil ou é impossivel. É simples.
Debian nunca consegui instalar. Tentei poucas vezes é certo.
Gentoo já tentei n vezes fico sempre em algum sitio.
Onde estive mais perto foi aqui:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=50532

No entanto, e não querendo ficar muito off-topic não cosigo criar o whell group. Não funca pelo comando que o Alph deu nem percebo patavina do que está no etc/groups que o fap sugere.

Agora que coloquei as coisas em perspectiva:D

Debian ainda não consigo instalar.

Para mim a solução há-de estar entre o Ubuntu logo que tb suporte KDE e o Mepis a continuar como está:)
Gentoo é uma miragem que talvez se trne realidade logo que tenha um bom suporte de hardware (não reconhece a minha placa de rede onboard (ASUS P4P800 SE)). Reconhyece se eu colocar uma placa PCI e com um isntalador gráfico. Se não for pedir muito o porthole está excelente.
A partir dai eu sou paciente e posso esperar que ele compile à vontade.
Pelo que li caso não se perceba muito do assunto a rapidez apregoada tb só é real se tudo estiver bem configurado. As distros baseadas em debian não são mais lentas do que o XP. A partir dai está bem para mim. Diria que os CPUs cá em casa tb não são propriamente maus pelo que não vale a pena em outra coisa que não KDE ou Gnome. Pela facilidade para mim KDE.

scratch
11-01-2005, 18:22
Mandei vir 20 cds do Ubuntu das 3 arquiteturas disponíveis la pelo site deles para distribuir pelo pessoal, chegou tudo a casa ao fim de um mês, tudo sem pagar um unico tostão ;)

falco
12-01-2005, 13:32
Madril:
«Swaret é o que ?»

O swaret não está ao nível de qualquer outra ferramenta utilizada em outras disitrbuições, e pelas queixas que vejo dos utilizadores de Slackware, causa mais problemas do que resolve.

fap
«eu sei... mas não queiras comparar o install de um debian e gentoo com um slackware...»

Porquê?

Simao
«entao e o UBUNTU, se eu instalar isso no belo do portatil ele reconhece a placa o wireless e o touchpad?»

Fds! Agora os geeks têm que ter poderes de advinhação? Nem sei que hardware tens como é que sei o que vai acontecer?

xtr3me
12-01-2005, 16:55
Sinceramente n vejo mta utilidade no swaret, apesar de usar.
Acho que é melhor aposta o slapt-get que é um "port" do apt-get (my belloved apt-get, que uso religiosamente - desktop).
No entanto ao contrário do que é normalmente dito, nem eu, nem o pessoal que eu conheço temos probs com o swaret.

Metro: pq n consegues instalar debian?

Quanto ás instalações acho que as instal. de debian, slack e gentoo são todas diferentes.
Aparte de nenhuma delas ser simples, n encontro mais nenhuma semelhança.
Não me parece que faça mto sentido comparar as instalações e dizer que debian e gentoo são semelhantes e slack é mais isto ou aquilo.

Cumps

Simao
12-01-2005, 17:29
Simao
«entao e o UBUNTU, se eu instalar isso no belo do portatil ele reconhece a placa o wireless e o touchpad?»

Fds! Agora os geeks têm que ter poderes de advinhação? Nem sei que hardware tens como é que sei o que vai acontecer?

Como o mepis reconhece, podias saber....

A referencia que tenho da placa wireless eh
Intel PRO/Wireless 2200BG Network Connection

Nao sei que chipset eh ke isto usa....

O computador eh um centrino 1.6, um acer 4002 WLMi

fkem

xtr3me
12-01-2005, 17:43
Ya, deve bombar.
O driver para 2200 já bomba, por isso deve funcionar na boa: http://ipw2200.sourceforge.net/.
Mm se o ubuntu n reconhecer, podes instalar o driver à mão .... nada mais simples :D

Simao
12-01-2005, 17:47
Hum

Good news

Vou experimentar isso atao.
Pode ser ke seja melhor ke o mepis :p

xtr3me
12-01-2005, 17:55
Na minha opinião, se é baseado em debian, bomba :D.

"Intel

PRO/Wireless 2200 (Centrino)

ipw2200

Supported for network install? Yes

Supported in installed system? Yes

Works "out of the box" Yes

Comments: Automatically detected since the first installation steps, even asking for the WEP key "

copiado daqui: https://www.ubuntulinux.org/wiki/HardwareSupportComponentsWirelessNetworkCards

Ah pois

EizO
07-03-2005, 18:21
Este thread tá a pedir pa ser "desenterrada" :P

alguem daqui já conseguiu por o modem Alcatel Speedtouch 330 vermelho da SapoADSL a funkar no uBuntu (A64)? já pesquisei d tudo mas em vão. alguem q já tenha passado por isto? btw sou newbie em linux, comecei ha dias :D

Metro
07-03-2005, 18:29
Esse é o modem mais mal amando de sempre:)

Vê esta thread:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=55382

Isto foi no Fedora 3 mas pode ser que tenha alguma info que possas utilizar.
Eu tenho netcabo pelo que não tenho problemas destes. Não consigo ajudar.

EizO
07-03-2005, 18:44
Esse é o modem mais mal amando de sempre:)

Vê esta thread:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=55382

Isto foi no Fedora 3 mas pode ser que tenha alguma info que possas utilizar.
Eu tenho netcabo pelo que não tenho problemas destes. Não consigo ajudar.

obrigado, já sakei os ficheiros e gravei as paginas tutoriais, agora vamos ver se dá :002: dei conta de que ninguem ainda experimentou em uBuntu. Como dá pa saber se uma coisa q funciona numa distro qualquer d linux, tb funciona no uBuntu?

kidloco
07-03-2005, 18:48
Se encontrares o tutorial pra uma dist debian based entao dá no Ubuntu.

EizO
07-03-2005, 20:04
Experimentei o tutorial deste link:

http://speedtouchconf.sourceforge.net/

...e a meio do script diz q me falta o GCC... penso q seja o compilador...so what now? :rolleyes:

God_Lx
07-03-2005, 20:08
well... Seguindo a filosofia de debian... apt-get into it :P heh

básicamente faz "apt-get install gcc g++ make automake bison"
(sem as aspas)
(estes são os k costumam fazer falta para as coisas mais comums...)

EizO
07-03-2005, 20:35
well... Seguindo a filosofia de debian... apt-get into it :P heh

básicamente faz "apt-get install gcc g++ make automake bison"
(sem as aspas)
(estes são os k costumam fazer falta para as coisas mais comums...)

man... mas eu n tenho ligacao a net :die: era isso q queria montar! isto mais parece um beco sem saida:

não funciona mp3, dvds, modem ADSL usb ---> preciso de net para instalar ---> não há net ---> instalar net ---> preciso de net ---> mas não há net! :die:

redalert
08-03-2005, 22:29
digam la kem é amigo... :D

KUbuntu 5.04 Test:
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/daily-live/20050303/hoary-live-i386.iso

[[]]

EizO
08-03-2005, 22:50
digam la kem é amigo... :D

KUbuntu 5.04 Test:
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/daily-live/20050303/hoary-live-i386.iso

[[]]

what's that?

Peterwolf
08-03-2005, 22:52
Kubuntu

The Kubuntu project aims to be to KDE what Ubuntu is to Gnome: a great integrated distro with all the great features of Ubuntu, but based on the KDE desktop. Kubuntu is released regularly and predictably; a new release is made with a release of a new KDE Version.

https://www.ubuntulinux.org/wiki/Kubuntu

EizO
09-03-2005, 17:30
agrada-me mais o gnome do q o KDE... q se assemelha muito a windows...

Ainda não consegui por a porcaria do modem ADSL Alcatel 330 USB a funcionar...

xtr3me
09-03-2005, 17:44
Há fases.
Há alturas em que o kde está por cima, outras em que o gnome é melhor, como agora.
Mas sinceramente, para mim estão os 2 a fugir de uma das grandes vantagens do linux .... consumir pcos recursos.
São os dois demasiadamente pesados ...

kidloco
09-03-2005, 17:53
Nao deves usar o mesmo gnome que eu de certeza.

EizO
09-03-2005, 17:57
estou a usar o uBuntu A64 e em termos de velocidade não há nada a apontar... mas também ainda não fiz nada de especial... mas a carregar menus/janelas não se nota atraso nenhum, pelo menos em relação ao WinXp que uso normalmente. Digamos que o uBuntu é uma escapadela à rotina, qualquer coisa diferente para mim porque só uso Linux há dias :003:

xtr3me
09-03-2005, 17:59
Nao deves usar o mesmo gnome que eu de certeza.

Pois n, simplesmente já n uso gnome .. nem kde.

God_Lx
10-03-2005, 07:00
Gnome e' leve ? KDE e' leve ? DASS ! São mas e' malucos... Existem Window Managers bem mais leves... E quando digo BEM e' mesmo MUITO mais leves...

God_Lx
10-03-2005, 07:01
@Metro oh homem então tu keres uma coisa com um KDE/Gnome iguais mete Fedora... Aquela treta do Bluecurve ou k raio era fazia +/- isso... Eu fujo dakilo como o diabo da cruz mas se e' isso k keres e' capaz de te fazer o trabalho :)

floyd
10-03-2005, 07:40
usem fluxbox\blackbox, é o que costumo usar.

xtr3me
10-03-2005, 09:34
usem fluxbox\blackbox, é o que costumo usar.

Já somos 2. Ou então kahakai :D
Se bem que vi uns themes de fvwm-crystal, que me deixaram de boca aberta, mas tem mta tralha no desktop (barras e mais barras ... que se calhar dá para personalizar e remover).

Madril
10-03-2005, 09:38
Eu nos terminais da Sun cá na faculdade tb uso Fluxbox, rula :D

Gostava era do Desktop Environment da Java ... axo k é da java ... akele que da pra mexer nas janelas, todo catita.

Nemesis11
10-03-2005, 09:48
Saiu o Gnome 2.10 e o Livecd para demonstração é feito a partir do Ubuntu.
http://gnome.org/start/2.10/

Gostava era do Desktop Environment da Java ... axo k é da java ... akele que da pra mexer nas janelas, todo catita.

CDE? JDS (gnome 2.0)?

Madril
10-03-2005, 09:54
Se calhar na é da java ... é aquele que podes rodar a janela e por 2 lado a lado e virar a janela e escrever coisas por tras ... ja soube o nome ... mas ja na me lembro.

Nemesis11
10-03-2005, 10:01
Se calhar na é da java ... é aquele que podes rodar a janela e por 2 lado a lado e virar a janela e escrever coisas por tras ... ja soube o nome ... mas ja na me lembro.

Looking glass.

http://www.sun.com/software/looking_glass/
http://webcast-east.sun.com/archives/GSN-1312/GSN-1312_forjds.mov

Madril
10-03-2005, 10:09
Eu feito estupido disse Java em vez de SUN :P (é o habito:P)

kidloco
10-03-2005, 10:21
Eu nao disse que nao haviam coisas mais leves...agora entre Kde e Gnome, o Gnome é mto mais leve, e era desses dois que eu estava a falar.

God_Lx
10-03-2005, 10:26
Parece interessante esse Looking Glass...

Houve alguem k falou em temas de FVWM-Crystal... Aquilo n tem temas... So' tens akele aspecto e mais nada, tens realmente temas mas e' so' para FVWM...

Fica aqui uma screenshot de FVWM-Crystal ja' antiguita...
http://darksky.home.sapo.pt/Fvwm-CrystalDebian.jpg

EDIT: Aqui 'a uns tempos houve um comparativo entre Gnome/KDE e KDE ganhava por uma questão de milisegundos :)

kidloco
10-03-2005, 10:44
Nao é isso que eu noto...ja testei KDE e Gnome no G4 e em x86, e notei sempre que o Gnome é bem mais rápido.

Metro
10-03-2005, 14:05
@Metro oh homem então tu keres uma coisa com um KDE/Gnome iguais mete Fedora... Aquela treta do Bluecurve ou k raio era fazia +/- isso... Eu fujo dakilo como o diabo da cruz mas se e' isso k keres e' capaz de te fazer o trabalho :)

Ando a ver o Gnome outra vez.
Se não tivesse ficado sem teclado depois de meter o kernel 2.6 no debian já teria treinado mais.

Esperar pelo Ubuntu que sai dia 5 de abril em principio para lhe dar mais uma hipotese:)

Madril
10-03-2005, 14:08
Eu voltei pro Gentoo, vamos lá ver como se sai desta vez :D

Daki a bokado lá em baixo na cave da faculdade:

emerge -f gnome

PrOdG
10-03-2005, 21:32
Entre KDE e gnome, o que eu noto é que o KDE demora mais tempo a loadar mas menos tempo em operações, e o gnome vice-versa, isto é, menos tempo a loadar mas depois é mais pesado em funcionamento.

Mas como uso fluxbox, tanto me faz ;)

xtr3me
11-03-2005, 12:58
Parece interessante esse Looking Glass...

Houve alguem k falou em temas de FVWM-Crystal... Aquilo n tem temas... So' tens akele aspecto e mais nada, tens realmente temas mas e' so' para FVWM...

Fica aqui uma screenshot de FVWM-Crystal ja' antiguita...
http://darksky.home.sapo.pt/Fvwm-CrystalDebian.jpg

EDIT: Aqui 'a uns tempos houve um comparativo entre Gnome/KDE e KDE ganhava por uma questão de milisegundos :)

Fui eu ... esse screenie tá mm nice, só n curto aquelas barras em cima ...
Se isso desse para tirar se calhar aínda mudava o meu blackbox para isso :P
Sabes se dá para tirar god?

EizO
11-03-2005, 14:13
alguem sabe onde posso arranjar o VMWare para correr o linux dentro do WinXP? é q assim devo ter acesso a net para sakar os packs q o linux precisa...

acrobat
13-03-2005, 14:42
Looking glass.

http://www.sun.com/software/looking_glass/
http://webcast-east.sun.com/archives/GSN-1312/GSN-1312_forjds.mov

ke espectaculo.... ja alguem experimentou isto? parece estranho mas pode ser ke até seja leve e a moda pegue ... mas n me parece..k seja leve.

scratch
13-03-2005, 15:09
alguem sabe onde posso arranjar o VMWare para correr o linux dentro do WinXP? é q assim devo ter acesso a net para sakar os packs q o linux precisa...

E porque não fazes download do gcc pelo windows, e depois no linux acedes á partição do win e instalas isso? :)

EizO
13-03-2005, 15:30
E porque não fazes download do gcc pelo windows, e depois no linux acedes á partição do win e instalas isso? :)

já tenho o gcc instalado, o pack estava algures no sistema. agora quero é ter ligacao a net pelo linux. da jeito pq assim podia instalar o suporte para mp3, e resolver os problemas q ainda tenho... tnx :)

God_Lx
13-03-2005, 19:33
Se isso desse para tirar se calhar aínda mudava o meu blackbox para isso :P
Sabes se dá para tirar god?

Yeap da' para tirar... Eu n tirei akelas (Tirei outras k trazia) pq axei k davam jeito (A do lado esquerdo e' a k controla o XMMS e a do lado direito e' a das apps minimizadas ou uma especie de quick launch n me lembro bem ja'... (Mas olha k flux/blackbox são bem mais rápidos (Aquela screenshot e' dum Celeron 667 com 128mb de sdram :( )

redalert
14-03-2005, 00:23
vou dedicar-me por enkanto ao ubuntu. mepis pro canto por uns tempos ah pala de problemas com a ethernet. :|

ja alguem experimentou a 5.04 beta? -> http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu/5.04/

[[]]

Metro
14-03-2005, 00:43
vou dedicar-me por enkanto ao ubuntu. mepis pro canto por uns tempos ah pala de problemas com a ethernet. :|

ja alguem experimentou a 5.04 beta? -> http://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu/5.04/

[[]]

Presente:)
Experimentei o livecd.
Logo que possa já instalo mesmo o bicho. Estive a sacar internacional e havia cá em portugal.
A primeira cena que vi interessante é para remover e instalar programas. Tem bom aspecto aquilo. É preciso testar.

Já agora:D Consegues dar a volta às sources list como fizeste para o Mepis?
Isso era excelente:)

finger_slip
14-03-2005, 01:00
Saquei o ubuntu 4.10 e instalei, não me detectou o modem, andei a ver umas cenas como o poderia instalar mas nem assim da um erro qq, nem consigo instalar.

Segui este tutorial http://balinhaweb.no.sapo.pt/HowToIceData500.txt

Testei dois drivers o que está no tutorial e o que tão no site da oninet, mas dá me erro com os dois assim que faço o "make all".

# tar -zxf bast-0.9.0.tgz
# cd unicorn
# make all (Se parar com alguma mensagem de erro, alguma coisa se passa com o kernel)

Sou um noob em Linux! alguem faz ideia de como instalar???? :)

God_Lx
14-03-2005, 10:05
Presente:)
Experimentei o livecd.
Logo que possa já instalo mesmo o bicho. Estive a sacar internacional e havia cá em portugal.
A primeira cena que vi interessante é para remover e instalar programas. Tem bom aspecto aquilo. É preciso testar.

Também e' debian based ? Se sim akela source.list funciona em todas as distros Debian based ;)

redalert
14-03-2005, 12:19

Também e' debian based ? Se sim akela source.list funciona em todas as distros Debian based ;)

faço minhas as palavras do God_Lx. o processo é o mesmo: sources.list pro /etc/apt/ e ja ta. :x2: onde ha o apt ha o sources.list. :cool:

[[]]

Metro
14-03-2005, 12:23
faço minhas as palavras do God_Lx. o processo é o mesmo: sources.list pro /etc/apt/ e ja ta. :x2: onde ha o apt ha o sources.list. :cool:

[[]]

A questão é que o Ubuntu com a mania de não dar para logar como root acho que só dá para fazer isso na consola. No Mepis é pegar no ficheiro e atirá-la para dentro da pasta. Ele pergunta se queremos substituir o ficheiro com o mesmo nome e já estava. Agora com o pico a coisa não é facil para estes lados.

Ou eu sou um azelha ou a beta tem uma série de coisas que não está a funcionar muito bem. Aquela cena do add remove programs acho que não funca por exemplo.

Nemesis11
14-03-2005, 12:26
Isso não é boa ideia.

http://www.ubuntulinux.org/support/documentation/faq/helpcenterfaq.2004-09-15.7453904394

redalert
14-03-2005, 12:33
A questão é que o Ubuntu com a mania de não dar para logar como root acho que só dá para fazer isso na consola.

Isso não é boa ideia.

http://www.ubuntulinux.org/support/documentation/faq/helpcenterfaq.2004-09-15.7453904394

8o format hd0 /q :x2:

Metro
14-03-2005, 12:36
Isso não é boa ideia.

Mas aqueles gaijos não devem saber o que são limites de downloads internacionais.
Eu já mexi no synaptic. A questão é se mexi bem:D

God_Lx
14-03-2005, 15:21
A consola n precisa de dar para logar como root... Tens o su para qq coisa ;)

Quanto ao copy paste... Abres uma consola em X "su -" -> pass -> pico/nano/vi (whatever k costumas usar) /etc/apt/sources.list e copias para la' directamente do browser ;) (Ou do editor de texto k tenhas no ficheiro...)

Mas axo k copiar o file era mais facil... cp sources.list /etc/apt/sources.list em root funciona mt bem...

EDIT: Não da' para logar como root no X ? Deve usar GDM/KDM e nas confs do GDM pelo menos tens la' a opção... Do KDM tb deves ter...

EizO
14-03-2005, 15:57
eu consigo logar como root no meu uBuntu A64... n consigo é por a porcaria do modem Speedtouch 330 USB a funcionar!

o ultimo q experimentei foi este http://linux-usb.sourceforge.net/SpeedTouch/

Metro
14-03-2005, 18:51
Está aqui como fazer para adicionar as linhas ao etc/apt/sources-list:

Adicionar universe repository:
http://www.ubuntulinux.org/support/documentation/howto/helpcenterhowto.2004-09-30.5359349801

Enable the multiverse repository

http://www.ubuntulinux.org/support/documentation/howto/helpcenterhowto.2004-10-20.3414506543

Mas se bem percebo isto deve ser para o 4.10. Para a beta devia ser o hoary e não o warty.

Já agora.
Alguem tem o totem a funcionar na beta?

Madril
14-03-2005, 19:00
mplayer para filmes, xmms para mp3 chega. Nunca gostei do totem.

God_Lx
14-03-2005, 20:27
Tou com o Madril ! Ele acertou nos sweet spots de multimédia @ Linux...

Offtopic: (Madril sniff sniff n te apanho provavelmente :( o rapaz k me vendeu/ia vender o cpu n da' noticias 'a semanas :( Axo k fikei agarrado... )

redalert
14-03-2005, 20:30
kaffeine tb rula. :)

[[]]

Metro
14-03-2005, 20:48
mplayer para filmes, xmms para mp3 chega. Nunca gostei do totem.

Certo:)
No Mepis é o que uso tb.
Agora com a politica do Ubuntu é mais complicado.
Se me disserem onde raio desencanto o mplayer e os codecs do Windoze no Ubuntu...:D

nazG
14-03-2005, 21:08
^ o mplayer está nos repositórios. :)

Madril
14-03-2005, 21:22
apt-get install mplayer ?

Ou um search no synaptic por exemplo.

no meu caso foi só emerge mplayer :D

God_Lx
14-03-2005, 21:26
Metro tu k e's assim "recente" nestas andanças dos "Debian Based" toma la' um site engraçado com as coisas k keres... www.apt-get.org ;) Procuras aqui por um software e o repositório com ele aparece tipo magia ;) (Nem tudo ha' nacional mas maior parte ta' nakela lista k te dei 'a tempos...)

EDIT: Madril Debian/Debian Based's não trazem o mplayer... Se keres tens de adicionar um repositório externo...

Nemesis11
14-03-2005, 21:47
O que o Metro deve querer é os "w32codecs"

deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ unstable main

Mete isto no teu sources.list

apt-get update
apt-get install w32codecs

Metro
15-03-2005, 00:24
Eu tenho uma proposta é para vos fazer:D
Visto o Ubuntu ser uma distro baseada em debian, ter perninhas para andar, ter um desenvolvimento brutal, ter gente à frente muito capaz, ter a promessa que vai ser sempre livre, ter um liveCD e um CD para instalar e ainda.... pq muitos de nós já experimentaram (acho que já chega de argumentos:D)

Se fizessemos uma thread que fosse basicamente um tutorial e resposta às questões e dúvidas que fossem surgindo.
O que acham da ideia.

Respondendo às questões:
O mplayer não faz parte do repositório do debian. Depois pq como o Nemesis11 disse não se deve misturar os packages de debian com os do Ubuntu. É que eu se estrago não sei arranjar.
Deixem-me arranjar tempo que eu trato de saber como se faz tudo direitinho. Tenho que estudar mais umas coisitas.
Pensem na minha proposta. É que o Ubuntu ainda por cima tem tb o Kubuntu por isso ficam as bases todas cobertas. Ainda por cima tem versões para tudo e mais alguma coisa, o que não acontece com o Mepis.

redalert
15-03-2005, 00:41
Se fizessemos uma thread que fosse basicamente um tutorial e resposta às questões e dúvidas que fossem surgindo.
O que acham da ideia.

faz ai um tutorial pra optimizar o ubuntu de maneira a correr decentemente num p2 450mb! :x2: :lol: (not joking....) damnsmalllinux eh shitah no meu p2. :X

ja agora indica tb como logar em root em console.

fikem.

nazG
15-03-2005, 01:45
@Metro: Concordo contigo! :)

Já agora, fica aqui o meu sources.list

#############Ubuntu Hoary##############
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary main
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary universe
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary multiverse
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary restricted

deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary main
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary universe
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary multiverse
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary restricted

##############Ubuntu Security##############
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security main
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security restricted
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security universe
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security multiverse

deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security main
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security restricted
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security universe
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security multiverse

##############Backports ##############
deb http://backports.ubuntuforums.org/backports/ hoary-extras main

Como repararam, estou a usar a hoary ;)

Metro
15-03-2005, 01:46
faz ai um tutorial pra optimizar o ubuntu de maneira a correr decentemente num p2 450mb! :x2: :lol: (not joking....) damnsmalllinux eh shitah no meu p2. :X

ja agora indica tb como logar em root em console.

fikem.

Embrulha:
http://www.ubuntulinux.org/support/documentation/howto/miniRAM

Eu disse fazermos:D

Metro
15-03-2005, 04:21
Depois de muito tentar cá vai.
Isto é o que tenho no ficheiro sources.list no Ubuntu.

Sim tenho uma carrada de erros.

# Uncomment the following two lines to fetch updated software from the network
deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu hoary main restricted
deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu hoary main restricted

# Uncomment the following two lines to fetch major bug fix updates produced
# after the final release of the distribution.
#deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu hoary-updates main restricted
#deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu hoary-updates main restricted

## Uncomment the following two lines to add software from the 'universe'
## repository.
## N.B. software from this repository is ENTIRELY UNSUPPORTED by the Ubuntu
## team, and may not be under a free licence. Please satisfy yourself as to
## your rights to use the software. Also, please note that software in
## universe WILL NOT receive any review or updates from the Ubuntu security
## team.
deb http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu hoary universe
deb-src http://pt.archive.ubuntu.com/ubuntu hoary universe

deb http://security.ubuntu.com/ubuntu hoary-security main restricted
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu hoary-security main restricted

deb http://security.ubuntu.com/ubuntu hoary-security universe
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu hoary-security universe
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary main restricted universe multiverse
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary main restricted universe multiverse

Não percebo nadinha disto. Não sei como tem que estar a sintaxe. O significado de um # e o significado de dois ##.

Quem é que me explica esta coisa.
Já sei mais qq coisa que ontem. Já consigo perceber como funciona o nano:)
Há esperança:)

Irrita a falta de suporte para Java, para avi etc etc. Mas pronto. Vamos ver se isto melhora:)

Madril
15-03-2005, 08:50
Tudo que tenha # nesses ficheiros de configuração são comentarios.

acrobat
15-03-2005, 12:57
consola como root: aplicações>ferramentas de sistema > terminal como root

andar nas pastas em modo grafico(como root): entrar na consola como root > escrever nautilus <pasta>

ja agora como está a hoary? pra kem ja experimentou

acrobat
15-03-2005, 12:59
Tudo que tenha # nesses ficheiros de configuração são comentarios.

a primeira linha de um script batch começa com um # e nao é um comentario :016:

Madril
15-03-2005, 13:21
Mas isto não é um script como tu bem sabes, files de config é assim ;)

acrobat
15-03-2005, 13:31
Mas isto não é um script como tu bem sabes, files de config é assim ;)

:sad: pois tens toda a razao...
concordo com a ideia da thread sobre esta distro...
cenas tipo mplayer, codecs , e legendas ja consegui , só usando o synaptic qt ao java foi a mma coisa jdk 1.5 :)

redalert
15-03-2005, 17:17
Embrulha:
http://www.ubuntulinux.org/support/documentation/howto/miniRAM

Eu disse fazermos:D

consola como root: aplicações>ferramentas de sistema > terminal como root

andar nas pastas em modo grafico(como root): entrar na consola como root > escrever nautilus <pasta>

ja agora como está a hoary? pra kem ja experimentou

tks aos dois.

o kubuntu hoary n gostei.

fikem gud.

kidloco
16-03-2005, 00:03
Eu tenho uma proposta é para vos fazer:D
Visto o Ubuntu ser uma distro baseada em debian, ter perninhas para andar, ter um desenvolvimento brutal, ter gente à frente muito capaz, ter a promessa que vai ser sempre livre, ter um liveCD e um CD para instalar e ainda.... pq muitos de nós já experimentaram (acho que já chega de argumentos:D)

O que acham da ideia.

Respondendo às questões:
O mplayer não faz parte do repositório do debian. Depois pq como o Nemesis11 disse não se deve misturar os packages de debian com os do Ubuntu. É que eu se estrago não sei arranjar.
Deixem-me arranjar tempo que eu trato de saber como se faz tudo direitinho. Tenho que estudar mais umas coisitas.
Pensem na minha proposta. É que o Ubuntu ainda por cima tem tb o Kubuntu por isso ficam as bases todas cobertas. Ainda por cima tem versões para tudo e mais alguma coisa, o que não acontece com o Mepis.

Nao eras todo a favor do Mepis ? eu bem te disse que Ubuntu é que era :D :003:

Metro
16-03-2005, 00:32
Nao eras todo a favor do Mepis ? eu bem te disse que Ubuntu é que era :D :003:

Tu não me provoques:D joking

Mas olha que o Ubuntu tem coisas que são uma chatice. E eu vou dizê-las:D
O Mepis tem tudo o que preciso a funcionar. O Ubuntu não. O java ainda nem consegui instalar. O resto lá vai indo menos os codecs para ver avi. Isto na beta. Não na versão 4.10

Mas por principio prefiro o Ubuntu por causa da equipa que tem por detrás. O Mepis é uma distro de uma pessoa.

kidloco
16-03-2005, 01:06
Nao uses betas !!!

1º faz um backup do teu sources.list:

$ sudo cp /etc/apt/sources.list /etc/apt/sources.list_backup
$ sudo gedit /etc/apt/sources.list

2º mete-lhe uns quantos repositórios:

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ warty universe
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ warty universe

deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ warty-security main restricted
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ warty-security main restricted

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ warty multiverse
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ warty multiverse

deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ stable main
deb ftp://ftp.nerim.net/debian-marillat/ testing main

deb http://ubuntu-bp.sourceforge.net/ubuntu/ warty-backports main universe

3º Lê:

The first step towards an Ubuntu multimedia powerhouse is to make sure your
box is up-to-date.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get upgrade
$ sudo apt-get dist-upgrade

MPlayer
-------
It's time to grab all of the packages needed to install MPlayer. MPlayer
is the most versatile media player available for GNU/Linux - video, audio,
X, no X - it very well may be the only player you'll need. Let's start with
gcc/g++ and other dependencies, and then grab the MPlayer source.

$ sudo apt-get install manpages-dev
$ sudo apt-get install autoconf
$ sudo apt-get install automake
$ sudo apt-get install libtool
$ sudo apt-get install flex
$ sudo apt-get install bison
$ sudo apt-get install gcc-doc
$ sudo apt-get install g++
$ sudo apt-get install x-window-system-dev
$ sudo apt-get install libgtk1.2-dev
$ sudo apt-get install libpng-dev

$ wget http://ftp5.mplayerhq.hu/mplayer/re...1.0pre5.tar.bz2
$ wget http://ftp5.mplayerhq.hu/mplayer/re...0040922.tar.bz2
$ wget http://ftp5.mplayerhq.hu/mplayer/re...-8859-1.tar.bz2
$ wget http://www1.mplayerhq.hu/MPlayer/Skin/Blue-1.4.tar.bz2

Using the README from mplayerhq.hu [3] as a baseline, install the codecs
with the following commands.

$ tar -xjf essential-20040922.tar.bz2
$ sudo mkdir -p /usr/local/lib/codecs
$ sudo cp essential-20040922/* /usr/local/lib/codecs/

Time to compile MPlayer. Issue these commands.

$ tar -xjf MPlayer-1.0pre5.tar.bz2
$ cd MPlayer-1.0pre5
$ ./configure --enable-gui
$ make
$ sudo make install

Now install the fonts and skin.

$ cd
$ tar -xjf font-arial-iso-8859-1.tar.bz2
$ sudo cp font-arial-iso-8859-1/font-arial-14-iso-8859-1/* /usr/local/share/mplayer/font/
$ tar -xjf Blue-1.4.tar.bz2
$ sudo mkdir -p /usr/local/share/mplayer/Skin/default
$ sudo cp -r Blue/* /usr/local/share/mplayer/Skin/default/

Finally, copy over the included conf files.

$ sudo cp MPlayer-1.0pre5/etc/* /usr/local/etc/mplayer/

Test your install by launching the graphical version of MPlayer.

$ gmplayer

QuickTime, WindowsMedia, MPEG, avi - you should be able to play just about
anything. Give yourself quick access to MPlayer by adding a launcher to
the top GNOME panel. Right click on the panel and click Add to Panel...
Select Custom Application Launcher and click Add. Use the following
information and click OK.

Name: MPlayer
Command: /usr/local/bin/gmplayer
Icon: /usr/local/share/mplayer/Skin/default/icons/32x32.png

Playing DVDs
------------
The Ubuntu Wiki discusses restricted formats [4], which include CSS and
DVD playback. To add DVD playback capability to Ubuntu, use your favorite
text editor and add the following line to your /etc/apt/sources.list file.

Then sync your package index and grab the infamous DeCSS.

$ sudo apt-get update
$ sudo apt-get install libdvdcss2

Add a dvd link and enjoy DVDs with MPlayer and Ubuntu.

$ sudo ln -s /media/cdrom0 /dev/dvd

XMMS
----
With your video needs taken care of, we can move on the audio portion of
our show by installing XMMS.

$ sudo apt-get install libmikmod2
$ sudo apt-get install xmms

Logging out and logging back in will find XMMS already in the Applications/
Multimedia menu. And there it is - instant Ogg/mp3/jukebox/streaming audio
goodness.

Java
----------

Add these two repositories to /etc/apt/sources.list

deb ftp://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-java/ binary/
deb-src ftp://neacm.fe.up.pt/pub/ubuntu-java/ source/

And execute these commands:

% apt-get update
% apt-get install java-ubuntu sun-j2sdk1.5.0

Make sure you add multiverse to your apt-get sources or this will not work
You must enable the Universe repository for this to work

Vlc
--------

user@ubuntu:~ $ sudo apt-get install libdvdcss2
user@ubuntu:~ $ sudo apt-get install vlc

You may also want to install other multimedia codecs (win32, DivX, XviD) so that VLC will be able to play those as well.

user@ubuntu:~ $ sudo apt-get install w32codecs
user@ubuntu:~ $ sudo apt-get install gstreamer0.8-plugins
user@ubuntu:~ $ sudo apt-get install libxvidcore4
user@ubuntu:~ $ sudo apt-get install libdivxdecore0

Once VLC and the codecs are installed, you can start vlc on terminal:

user@ubuntu:~ $ vlc

Before loading a DVD from VLC, you need to make a link from /media/cdrom0 to /dev/dvd (VLC assumes this is the path of your dvd).

user@ubuntu:~ $ sudo ln -s /media/cdrom0 /dev/dvd

You may also want to make this link permanent (taken from ubuntuguide.org):

$ sudo ln -sf /dev/cdrom /dev/dvd
$ sudo cp /etc/udev/udev.rules /etc/udev/udev.rules_backup
$ sudo gedit /etc/udev/udev.rules

Edit this line:

BUS="ide", KERNEL="hd[a-z]", PROGRAM="/etc/udev/cdsymlinks.sh %k", SYMLINK="%c{1} %c{2}"

to this:

BUS="ide", KERNEL="hd[a-z]", SYMLINK="cdrom dvd"

And save.

Now you can play DVDs in VLC by right clicking on the application then choose OPEN -> OPEN DISC. On the Disc Type tab, choose DVD (menus). Device name should be /dev/dvd, the press OK to start playing the DVD. If you didn't make the link on the previous code, the DVD will not load.

If you noticed, VLC didn't make an entry in Nautilus. You can manually add a link to the launcher in Gnome by doing:

user@ubuntu:~ $ nautilus Applications:///Multimedia

This will open up the Multimedia window. Select File -> Create Launcher. The Create Launcher window will appear and fill up the fields with the following:

Name: VLC (You can also put VideoLAN Client)
Comment: Cross platform media player and streaming server
Comman: vlc
Icon: /usr/share/pixmaps -> scroll down and you'll see vlc.png and click OK.

Xine
----------

$ sudo apt-get install xine-ui

mas ainda há mais :P

God_Lx
16-03-2005, 01:07
Pq raio metes tu os repositórios de STABLE TESTING e UNSTABLE ? Normalmente so' se mete um...

EDIT: Btw, no sources.list k demos do Anjo_Da_Morte tava la' o mplayer os codecs e o Java...

kidloco
16-03-2005, 01:22
How to automatically update Ubuntu?
e.g. Automatically perform update at midnight everyday
* * * * * means minute hour day month year

#

$ sudo gedit /root/.autoupdates
# Insert the following lines into the new file

PATH=/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/X11R6/bin
/usr/bin/apt-get update
/usr/bin/apt-get -y upgrade
# Save the edited file (sample)
#

$ sudo chmod 500 /root/.autoupdates
$ export EDITOR=gedit && sudo crontab -e
# Append the following line at the end of file

00 00 * * * /root/.autoupdates
# Save the edited file

How to install Flash Plug-in for Mozilla Firefox?
$ sudo apt-get install flashplayer-mozilla

How to install PDF Reader (Adobe Acrobat Reader)?
$ sudo apt-get install acroread

How to install PDF Reader (Adobe Acrobat Reader) Plug-in for Mozilla Firefox?
$ sudo apt-get install pan

How to install Download Manager (Downloader for X)?
$ sudo apt-get install gftp

How to install P2P BitTorrent Client (Azureus)?
# Download Azureus_2.2.0.2_linux.GTK.tar.bz2: Aqui (http://azureus.sourceforge.net/download.php) ou Aqui (http://voxel.dl.sourceforge.net/sourceforge/azureus/Azureus_2.2.0.2_linux.GTK.tar.bz2)

$ cd browse_to_your_download_folder
$ sudo tar jxvf Azureus_2.2.0.2_linux.GTK.tar.bz2 -C /opt/
$ sudo chown -R root:root /opt/azureus/
$ nautilus applications:///Internet

File Browser: Internet

File Menu -> Create Launcher

Basic Tab ->
Name: Azureus
Command: /opt/azureus/azureus
Icon: /opt/azureus/Azureus.png

How to install P2P Gnutella Client (LimeWire)?
Download LimeWireLinux.bin: Aqui (http://mirror.dls.filefront.com/limewire/LimeWireLinux.bin) ou Aqui (http://www.limewire.com/english/content/downloadfree.shtml)

$ sudo sh LimeWireLinux.bin

# LimeWire_Installer

Choose Install Folder Tab ->
Where Would You Like to Install?
/opt/LimeWire
#

# File Browser: Internet

Basic Tab ->
Name: LimeWire
Command: /opt/LimeWire/LimeWire

How to install P2P eMule Client (aMule)?
$ sudo apt-get install amule

How to install RAR archiver (rar)?
$ sudo apt-get install rar

How to install extra Fonts?
$ sudo apt-get install xfonts-intl-arabic
$ sudo apt-get install xfonts-intl-asian
$ sudo apt-get install xfonts-intl-chinese
$ sudo apt-get install xfonts-intl-chinese-big
$ sudo apt-get install xfonts-intl-european
$ sudo apt-get install xfonts-intl-japanese
$ sudo apt-get install xfonts-intl-japanese-big
$ sudo apt-get install xfonts-intl-phonetic
$ sudo apt-get install msttcorefonts

How to install Multimedia Player (RealPlayer)?
Download realplay-10.0.2.608-linux-2.2-libc6-gcc32-i586.bin: Aqui (https://helixcommunity.org/download.php/800/realplay-10.0.2.608-linux-2.2-libc6-gcc32-i586.bin) ou Aqui (https://player.helixcommunity.org/2004/downloads)

$ chmod +x realplay-10.0.2.608-linux-2.2-libc6-gcc32-i586.bin
$ sudo ./realplay-10.0.2.608-linux-2.2-libc6-gcc32-i586.bin

Enter the complete path to the directory where you want
RealPlayer to be installed. You must specify the full
pathname of the directory and have write privileges to
the chosen directory.
Directory: [/home/chua/RealPlayer]: /opt/RealPlayer

You have selected the following RealPlayer configuration:
Destination: /opt/RealPlayer
Enter [F]inish to begin copying files, or [P]revious to go
back to the previous prompts: [F]: F

Copying RealPlayer files...configure system-wide symbolic links? [Y/n]: Y

enter the prefix for symbolic links [/usr]: /usr

How to install Multimedia Player (xine-ui)?
$ sudo apt-get install xine-ui

How to install Multimedia Plug-in for Mozilla Firefox (Pentium 4)?
$ sudo apt-get install mozilla-mplayer
$ sudo apt-get install mplayer-fonts

How to install Multimedia Plug-in for Mozilla Firefox (Non-Pentium 4)?
$ sudo apt-get install totem-xine
$ sudo apt-get install mozplugger
$ sudo cp /etc/mozpluggerrc /etc/mozpluggerrc_backup
$ sudo gedit /etc/mozpluggerrc

# Find this section

...
application/x-mplayer2: wmv,asf,mov: Windows Media
video/x-ms-asf: asf,asx,wma,wax,wmv,wvx: Windows Media
video/x-ms-wmv: wmv: Windows Media
stream noisy ignore_errors: mplayer -really-quiet -nojoystick -nofs -wid $window -vo xv,x11 -ao esd,alsa9,oss,arts,null -zoom -osdlevel 0 "$file" </dev/null
...
# Add the following line below it

stream noisy ignore_errors: totem "$file" </dev/null
#

$ rm ~/.mozilla/pluginreg.dat

How to install Audio Editor (Audacity)
$ sudo apt-get install audacity
$ nautilus applications:///Multimedia
# File Browser: Multimedia

Basic Tab ->
Name: Audacity
Command: audacity
Icon: /usr/share/audacity/audacity.xpm

How to install J2SE Runtime Environment (JRE)?
Download jre-1_5_0_01-linux-i586.bin: Aqui (http://java.sun.com/j2se/1.5.0/download.jsp) (Download JRE)

$ sh jre-1_5_0_01-linux-i586.bin
$ sudo mkdir /usr/java
$ sudo mv jre1.5.0_01/ /usr/java/
$ sudo chown -R root:root /usr/java/jre1.5.0_01/
$ sudo ln -s /usr/java/jre1.5.0_01/bin/java /usr/bin/java
$ sudo ln -s /usr/java/jre1.5.0_01/bin/java_vm /usr/bin/java_vm
$ sudo cp /etc/bash.bashrc /etc/bash.bashrc_backup
$ sudo gedit /etc/bash.bashrc
# Append the following lines at the end of file

JAVA_HOME=/usr/java/jre1.5.0_01
export JAVA_HOME
PATH=$PATH:$JAVA_HOME/bin
export PATH
#

$ java -version

How to install J2SE Runtime Environment (JRE) Plug-in for Mozilla Firefox?
$ sudo ln -s /usr/java/jre1.5.0_01/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla/plugins/
$ sudo ln -s /usr/java/jre1.5.0_01/plugin/i386/ns7/libjavaplugin_oji.so /usr/lib/mozilla-firefox/plugins/

How to install Firewall (Firestarter)?
$ sudo apt-get install firestarter

# File Browser: Internet
Remove the existing Firestarter Firewall Tool Icon

$ nautilus applications:///System
# File Browser: System Tools

Remove the existing Firestarter Firewall Tool Icon

Basic Tab ->
Name: Firestarter Firewall Tool
Command: gksudo /usr/sbin/firestarter
Icon: /usr/share/pixmaps/firestarter.png

Queres mais ? :D :003: :x2:

kidloco
16-03-2005, 01:25
Pq raio metes tu os repositórios de STABLE TESTING e UNSTABLE ? Normalmente so' se mete um...

EDIT: Btw, no sources.list k demos do Anjo_Da_Morte tava la' o mplayer os codecs e o Java...

So transcrevi o que está no site do Ubuntu. Qto a esse sources.list que falas nao sei...nunca o vi sequer...ele que tá a dizer que nao consegue meter os codecs e afins.

Metro: shame on u...até no PPC os codecs estão a funcionar sem klk problema ;) ... tu que tens tempo toma lá pra leres Clicka-me com jeitinho (http://ubuntuguide.org/#extrarepositories)

nazG
16-03-2005, 01:27
@kidloco: EXCELENTES posts! Os meus parabéns!

Pessoal, já fui buscar o openoffice2.0beta aos repositórios e... 5 estrelas :D Corre na perfeição! :D

Metro
16-03-2005, 01:32
Excelente kidloco:)

Estou a usar a beta do 5.04.
Vou esperar pela versão final e depois aplicar isto tudo.
Mas de qq forma vou continuar a estragar a beta que cá tenho porque é nisso que eu sou mesmo bom:)

Edit:
Xiiiiii:( Nunca tinha visto o starter guide do Ubuntu na minha vida.
Assim não vale. Está do outro mundo.
Como é que me escapou isto:(

kidloco
16-03-2005, 01:37
Ta tudo no site do Ubuntu, é só procurarem...nem que seja no google tipo: how to install vlc in ubuntu que aparece logo lá um link pros foruns e/ou howtos do ubuntu...nunca vi assistência (gratuita !!!) deste nivel em klk outro lado.

Metro
16-03-2005, 01:43
Ta tudo no site do Ubuntu, é só procurarem...nem que seja no google tipo: how to install vlc in ubuntu que aparece logo lá um link pros foruns e/ou howtos do ubuntu...nunca vi assistência (gratuita !!!) deste nivel em klk outro lado.

Tens toda a razão mas o que hei-de fazer.
Já fui diversas vezes ao forum deles, já andei na FAQ diversas vezes mas nunca tinha visto este guia.
Imperdoável mesmo.

kidloco
16-03-2005, 01:46
Tens toda a razão mas o que hei-de fazer.

Fustiga-te com um chicote :lol: ...depois diz como foi pk agora é hora de ir comer uns cereais e deitar-me...amanha é dia de trabalho :(

Madril
16-03-2005, 09:21
Os handbooks e o forum do gentoo tb tem mta info ! :D

Mas bons posts kidloco!!

acrobat
16-03-2005, 11:46
Fustiga-te com um chicote :lol: :(

:004: lol lol

mto bom post.. tb nunca tinha visto...

tb ando a esperimentar a hoary e akilo sempre ke activo (com dhcp) a eth1 (wireless), e vou ver se ja tem endereço por dhcp, akilo berra e vai pro ecran inicial de escolha de utilizador ..

Forest
17-03-2005, 20:45
e para quem quiser uma source list nacional :P

## Uncomment the following two lines to add software from the 'universe'
## repository.
## N.B. software from this repository is ENTIRELY UNSUPPORTED by the Ubuntu
## team, and may not be under a free licence. Please satisfy yourself as to
## your rights to use the software. Also, please note that software in
## universe WILL NOT receive any review or updates from the Ubuntu security
## team.

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary-security main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary-security main restricted multiverse universe

sim, pk ainda ha pessoas que se preocupam com os limites internacionais :D

redalert
17-03-2005, 21:22
é de valor um mirror no ist pra ubuntu! :D

axo k é o unico em pt com reposotorio para "betas". :O

[[]]

xtr3me
17-03-2005, 22:44
Os handbooks e o forum do gentoo tb tem mta info ! :D

Mas bons posts kidloco!!

Por acaso, nesta altura, deve ser o forum que melhor suporte oferece a uma distro em particular.
Quanto ao handbook, gosto mais do do freebsd, mas o do gentoo tb está mt bom
E não sou particular apreciador desta distro.
Sorry o offtopic

nazG
18-03-2005, 04:44
Software equivalente do windows, em linux (http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/table.shtml)

Campelo
20-03-2005, 18:29
Como ja disse por aí instalei pelo VmWare e não funcou.
Gravei um cd com o ubuntu para instalar e ao fazer aquela pesquisa de hardware disse-me que não tinha pacotes de instalação para os meus cd/rom.
Experimentei noutro pc e deu, sóq ue esse pc tem um leitor de cd normal o meu tem um de DVD e eoutro gravador de DVD, é por isso?
Ah lá disse pa pôr uma disquete com os drives disso, onde posso arranjar?

Metro
20-03-2005, 19:52
Software equivalente do windows, em linux (http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/table.shtml)

nazG:
Passei o link para a thread que está em sticky.
Já tinhas visto aquele link mas perdi-lhe o rasto.
Acho que dá muito jeito a quem começa com Linux.

Como ja disse por aí instalei pelo VmWare e não funcou.
Gravei um cd com o ubuntu para instalar e ao fazer aquela pesquisa de hardware disse-me que não tinha pacotes de instalação para os meus cd/rom.
Experimentei noutro pc e deu, sóq ue esse pc tem um leitor de cd normal o meu tem um de DVD e eoutro gravador de DVD, é por isso?
Ah lá disse pa pôr uma disquete com os drives disso, onde posso arranjar?

Campelo:
Que raio de hardware tu tens ou que volta dás ao VMware.
Vamos fazer o seguinte:
Logo que saia a versão final do Ubuntu a ver se coloco aqui um tutorial a instalar no VMware. Assim deve ser mais facil e pode ser util para mais pessoas.
A versão final sai no inicio de Abril. Dia 5 em principio.

Agora tenho eu uma questão com o Kubuntu 5.04 preview. Mas não é só nele que me acontece.

Quando faço a+t-get update tenho uma série de erros. Diz para correr outra vez o apt-get update. Corro e é a mesma coisa.
Se uso o Kynaptic (é o nome que arranjaram para o synaptic no KDE) não tenho erros e instalei o gaim por exemplo na boa.

Supostamente tanto pela consola como pelo GUI ele não vai buscar os sources ao mesmo ficheiro? Pq tenho erro num lado e não tenho no outro?
Não estou a ver como faço dist-upgrade com o Kynaptic...
O noob aqui em todo o explendo:D

Ainda não encontrei o handbook para o Kubuntu.
Já vi umas coisas mas muito pouco de informação. Se alguem encontrar que partilhe.
Vou mesmo ver se conseguimos aqui fazer alguma coisa à volta do Ubuntu / Kubuntu qd sair a nova versão. Tenho que arranjar algum tempo:)
Se conseguir instalar no meu sistema (placa grafica ATI sou bem capaz de mandar pasear o Windows. Nada como só ter um PC:)

Campelo
20-03-2005, 20:20
Campelo:
Que raio de hardware tu tens ou que volta dás ao VMware.
Vamos fazer o seguinte:
Logo que saia a versão final do Ubuntu a ver se coloco aqui um tutorial a instalar no VMware. Assim deve ser mais facil e pode ser util para mais pessoas.
A versão final sai no inicio de Abril. Dia 5 em principio.

lol
O meu hardware e normalissimo pelo VMware já consegui isntalar mas dava uns probs que pus noutra thread e que não consegui resolver hj tento pelo cd e dá-me esta coisa.... bem vou ficar a espera do teu tutorial! ;)

Nemesis11
20-03-2005, 20:24
Pouco importa que hardware tens para se instalar um SO no VMware, já que o hardware que o Sistema operativo vai ver é "virtual"

Isto é, salvo umas excepções, posso pegar numa VM, levar para outro computador e arrancar.

Isto tudo para dizer que não devias ter problemas a instalar o Ubuntu no VMware. O vmtools tem um pequeno tweak nas distros baseadas em debian, mas é mesmo só isso.

Que problemas tiveste?

Campelo
20-03-2005, 20:32
Este aqui :(
Primeiro problema, instalei e ao entrar ou melhor ao tentar entrar aparece-me isto:

"Starting Ubuntu....
ide0: I/O resource Ox1FO-Ox1F7 not free
ide0: ports already in use, skiping prob
pivot_root: No such file or directory
/sbin/init: 429: cannot open dev/console: no such file
Kernel panic: Attempted to kill init."

Entretanto vou instalar de novo a ver se resolve, se alguem souber do que se pode tratar agrdeço :D

Thanks.

Nemesis11
20-03-2005, 20:47
Deixas-te a configuração da VM a default?
Se sim, tenta mudar o disco virtual de Scsi para Ide quando crias a VM. Há uns tempos mandaram-me uns erros estranhos quando se instalava o Mepis (que tb é baseado em Debian) no Vmware com Scsi.

De resto, a unica coisa que encontrei foi isto:

http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=42546&postcount=14

É o mesmo problema que o teu, mas esta thread está na secção PowerPC.
Talvez te ajude (ou talvez não....).

Campelo
20-03-2005, 21:40
Bem desta vez o gajo lá instalou, não me perguntem como, fiz igual as outras vezes... bem já tá n vale a pena falar nisso :D

Outro prob, uso router com modem ADSL, consigo ver os pc's que estão na rede mas a net não funca, o que é muito estranho, alguma configuração no browser ou assim? Bem vou tentar ligar o gaim.

Ajudinha aqui!! :)

nazG
20-03-2005, 23:45
@Metro: Ainda bem que pude ajudar :)

Em relação ao teu problema, sei que há um repositório que está a dar problemas no update, daí o teu erro. Quando tiver outra vez em linux, digo-te exactamente qual é o erro e posto aqui o meu sources.list updatado.

####EDIT####

Fica aqui o meu sources.list. Testa aí, Metro:

#############Ubuntu Hoary##############
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary main
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary universe
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary multiverse
deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary restricted

deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary main
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary universe
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary multiverse
deb-src http://archive.ubuntu.com/ubuntu/ hoary restricted

##############Ubuntu Security##############
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security main
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security restricted
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security universe
deb http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security multiverse

deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security main
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security restricted
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security universe
deb-src http://security.ubuntu.com/ubuntu/ hoary-security multiverse

############## Backports ##############
deb http://backports.ubuntuforums.org/backports/ hoary-extras main

############# Mirrors Nacionais ##############
deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary main restricted multiverse universe

deb ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary-security main restricted multiverse universe
deb-src ftp://ftp.rnl.ist.utl.pt/ubuntu/ hoary-security main restricted multiverse universe

redalert
22-03-2005, 12:01
http://higgs.djpig.de/ubuntu/www/ :)

[[]]

acrobat
31-03-2005, 17:42
ubuntu release candidate http://releases.ubuntu.com/5.04/
(nao é a preview)

Metro
31-03-2005, 18:44
ubuntu release candidate http://releases.ubuntu.com/5.04/
(nao é a preview)

Estive a ver os comentários no osnews e ainda tem umas coisas para afinar.

Estou a instalar no VMware.
Nos proximos dias já começamos com o tutorial aqui.
Se todos ajudarmos vai ser mais facil.
Já tenho umas ideias para ver se conseguimos fazer alguma coisa boa.

Pedia a todos que tentassem reunir o maximo de info.
Links, ideias e afins.
Basicamente tudo para conseguirmos fazer algo nice e útil para todos.

kidloco
31-03-2005, 18:47
Pode-se traduzir algumas partes do tutorial que eu dei.

Metro
31-03-2005, 18:59
Pode-se traduzir algumas partes do tutorial que eu dei.

A ti eu queria apanhar por aqui:D
Mas há mais.

Eu para já tirei print screens de como meter numa VM.
É que ai pode-se estragar à vontade e instalar num disco acaba por ser a mesma coisa.
O forum do Ubuntu tb está muito bom.
Lá iremos tb buscar umas cenas.
Estava a pensar FAQ e How To, instalação e depois programas e afins.
Sources.list. Meter o KDE.
Isto para já. Que dizes?

Amanha faço o upload das pics:)

acrobat
31-03-2005, 19:56
se calhar o ubuntu ja merecia uma thread ke nao se chamasse "UBUNTU nova distro baseada em debian com o Gnome 2.8" ... concordo qt ao guide pro ppl se orientar ...

vejam esta pagina ... quase ao fundo...
http://www.ubuntulinux.org/community/
eheheh

edit : esta RC ta um show....

God_Lx
31-03-2005, 20:36
Vcs são tão chatos k ainda me vão fazer experimentar isto so' para ver se vale mesmo alguma coisa... Mas vou implicar com coisas tão infimas (Nem k seja com os bonecos apaneleirados k isto possa trazer) k ate' vão ficar com outra ideia da distro :P Amanhã ou depois vejo se instalo noutro disco k tenho aqui...

kidloco
31-03-2005, 20:39
A ti eu queria apanhar por aqui:D
Mas há mais.

Eu para já tirei print screens de como meter numa VM.
É que ai pode-se estragar à vontade e instalar num disco acaba por ser a mesma coisa.
O forum do Ubuntu tb está muito bom.
Lá iremos tb buscar umas cenas.
Estava a pensar FAQ e How To, instalação e depois programas e afins.
Sources.list. Meter o KDE.
Isto para já. Que dizes?

Amanha faço o upload das pics:)

So tenho sobre PPC...é capaz de ser um bocadito diferente :P Posso ajudar no pouco que sei...nem que seja a traduzir para quem nao percebe nada de ingles ;)

Metro
01-04-2005, 00:36
se calhar o ubuntu ja merecia uma thread ke nao se chamasse "UBUNTU nova distro baseada em debian com o Gnome 2.8" ... concordo qt ao guide pro ppl se orientar ...

vejam esta pagina ... quase ao fundo...
http://www.ubuntulinux.org/community/
eheheh

edit : esta RC ta um show....

Acrobat posso sempre mudar o título mas esta thread está aberta desde que saiu o Ubuntu 4.10:)
Foi por isso que coloquei este título nela. Basicamente se te recordas foi a estreia do gnome 2.8.
De qq forma amanha já abro uma thread sobre a nova release para preparar a chegada da versão final dentro de dias.

EizO
03-04-2005, 13:15
Finalmente estou a postar aqui atrav'es do uBuntu! J'A TENHO NET!! :003:

agora uma d'uvida, como ponho o subwoofer a funcionar? j'a consegui por as 4 colunas em surround.. mas falta agora o subwoofer funcionar tamb'em...

tnx :001:

God_Lx
03-04-2005, 13:19
Usa ALSA... :)

EizO
03-04-2005, 13:24
Usa ALSA... :)

ja la tive a mexer no #alsamixer, foi por ai q consegui por as 4 colunas a funcionar.. mas nao detectei nada que ponha o subwoofer funcional. Alguem sabe como sem ser pelo ALSA (que ja tentei e nao deu...)?

isto 'e um espetaculo! :P

greven
04-04-2005, 21:35
Digam-me uma cena... assim puro e duro, o que é que o Ubuntu tem a mais que as outras destribuições linux?

Madril
04-04-2005, 21:39
Hype ....

SuBzEr0
04-04-2005, 21:50
Digam-me uma cena... assim puro e duro, o que é que o Ubuntu tem a mais que as outras destribuições linux?

Facilidade de instalação do SO, facilidade de instalar software e uma boa equipa por traz, com howtoo´s para noobs. Resumindo, acho uma exelente distro para quem começa em linux.

Cooling
04-04-2005, 21:52
quem quiser cds do ubuntu pode sempre passar na globaldata que eles tem la uma bancazinha com cds com o ubuntu free :)

Madril
04-04-2005, 21:57
ftp.rnl.ist.utl.pt ... sp têm lá de graça ... mas olhem antes pro 'g' em vez de olharem pro 'u'.

SuBzEr0
04-04-2005, 22:07
ftp.rnl.ist.utl.pt ... sp têm lá de graça ... mas olhem antes pro 'g' em vez de olharem pro 'u'.

Nem toda a gente tem paciencia nem conhecimentos para gentoo...eu pessoalmente não tenho. Um dia destes talvez tente quando tiver tempo.

btw: já me crusei ctg umas quantas vezes pelos corredores do ist... ;)

[]´s

Madril
04-04-2005, 22:09
E na dizes nada ?
LOL :D

Ve lá se dizes kem es :P

Gentoo é só seguir o Handbook ... tb na é mt dificil ... digo eu ...

SuBzEr0
04-04-2005, 22:13
Tavas rodeado por aqueles gajos de LEIC que sairam lá da cova, até tive medo de me aproximar :D Para a proxima logo me dou a conhecer ;)

Tenho que me enxer de tempo e tentar gentoo a ver o que acho.

Mas pronto, em relaçao ao ubuntu, eu que estou a aprender tenho achado porreiro e o ideal para quem quer uma boa distro e pouca chatisse.

[]´s

Madril
04-04-2005, 22:19
Eu rodeado por gajos de LEIC ? ... assim tantos ?

Se forem 4 ou 5 ta bem ... agora exercito ... é só kdo tou contra o Chip :D

Metro
04-04-2005, 22:35

Amigo greven:
Hoje descobri que o Ubuntu tem subido no ranking do distrowatch à custa de
Over the last few months, the Ubuntu page has been consistently getting over 3,000 visits per day from unique IP addresses

No entanto respondia que sim em parte é hype mas tb têm coisas boas. São uma distro muito dinâmica que tem imensas pessoas que viieram directamente de debian. Têm um bom apoio atrás deles um milionário sul-africano e oferecem CDs a quem pedir.:)
Como disse é baseada em debian e estão na posição onde estão pq conseguem fazer o que o pessoal da debian não tem conseguido. Fazem releases de 6 em 6 meses, o forum deles tb é excelente. Começaram com o Gnome mas lançaram o Kubuntu que é facil de adivinhar é com o KDE.
Tem sido a distro mais preocupada em ser livre, continuar livre e usar apenas software livre.
Dia 6 vão ter a segunda release ainda só mas pela participação preparem-se para continuarem a ver o Ubuntu mais vezes. Eu continuo a adorar o Mepis mas acho que vou conseguir viver com o Ubuntu. A vantagem é que o Ubuntu não é uma distro de uma só pessoa.

Qd o gentoo tiver um instaler como vi no outro dia (vi um que era beta) pode ser que convença mais algumas pessoas. O arch tb está no bom caminho.
Veremos aposto nestas três distros.
Continuo sem perceber como continua a haver distros baseadas em rpms.

Xeon3D
10-04-2005, 14:38
Boas... epá.. eu tenho espaço online e subdominios sem uso.

Que acham de se fazer um forum só de ubuntu? :D

(Entretanto deixo só a nota.. que Ubuntu foi a distro que me fez deixar Windows, tendo -o eu usado durante 10-12 anos.) Em compensação tenho uns 20 gb de un-needed software pa windows.

finger_slip
13-04-2005, 12:20
Alguém consegui instalar o Modem Icedata 500 no Ubuntu'
Ou alguém que saiba como diga ai os passos, que sou um noob completo em linux!
Thx

oiprocs
13-09-2005, 00:04
Boas... Newbie here ;)

Devo dizer que iniciei-me hoje no mundo do linux!!!
Nunca fui mt dado ao linux, por falta de opurtunidade ou por falta de meios para o fazer (pachorra :-D ), mas enfim, sempre ouvi falar bem (mais rápido, mais fiável, maior segurança, isto e akilo), com pequenos contras, mas isto já mais que discutido, na há nada como ver mesmo.

Instalei hoje hoje o ubuntu 5.04 (que me deu um amigo), e pelos vistos tenho o mesmo problema que o finger_slip.

Alguém consegui instalar o Modem Icedata 500 no Ubuntu'
Ou alguém que saiba como diga ai os passos, que sou um noob completo em linux!
Thx

Tenho outra questão: se há alguma maneira de mudar a ordem predefinida do boot, por exemplo para o winxp??

obrigado pela paciência e thx in advance

PS: espero gostar disto

blastarr
13-09-2005, 00:21
Não sei se é a thread indicada, mas como uso Ubuntu há uns meses...
Pá, aquilo da instalação deste SO é demasiado fácil :-D

Arranjem-me uma distro que seja ao nível do Linux from Scratch, ou de tentar instalar o FreeBSD antigo (5.1) no VMware 5, alguma coisa difícil, please... :D

Nemesis11
13-09-2005, 00:29
Tenho outra questão: se há alguma maneira de mudar a ordem predefinida do boot, por exemplo para o winxp??

Edita o ficheiro /boot/grub/menu.lst
Para ser facil, usa o comando "sudo gedit /boot/grub/menu.lst"

Logo no inicio tens "default 0". Muda o 0 para o numero da linha em que está o windows. Por exemplo se for o 3º, mete 2.