PDA

View Full Version : ClarkConnect 2.2 - Dúvidas; sugestões e ajudas a concluir o tutorial

Páginas : [1] 2

Metro
27-09-2004, 17:06
Depois de o Kazuza ter alinhavado mais um pouco o tutorial coloquem aqui as vossas dúvidas e sugestões.

Eu comprometo-me a adicionar na thread do tutorial no segundo post as perguntas e respostas às mesmas.

Pedia-vos alguma organização e paciência para alguns atrasos nos updates à FAQ.

No final do tutorial fazemos um balanço de como correu este sistema de realização de tutoriais.

Thread do tutorial: http://www.techzonept.com/showthread.php?p=386906

AVISO

Podem ver alguma coisinha escrito no final de algum post.
Não se trata de editar o que quer que seja da minha parte. Serve apenas de marcador ou para eu me orientar no que já meti ou não na FAQ. Pedia portanto para não reclamarem pq se não gfaço isso desoriento-me completamente no meio de tanta coisa.
E já sabem se me passar alguma coisa é dizerem. A conversar é que a gente se entende

DekkeR
27-09-2004, 17:58
Metro

Há algum ftp nacional de onde se possa fazer o download do CC ?
As minhas 'fontes' habituais não têm nada disso :(

Edit: Corrige o título da thread :P

Silver Wolf
27-09-2004, 18:18
Mais duas perguntas :)

A minha rede funciona com

modem - router + switch - os vários pc's.

posso num destes pc's instalar o cc?
Ou tenho q ter o cc num pc servidor ligado directamente à net e depois os outros ligados a este?

Vocês usam a versão freeware ou a versão paga? :)

SW :003:

Bifido_Activo
27-09-2004, 18:25
Tens de colocar a tua rede assim:

Modem ---> Pc com CC ---> Switch ---> outros pc's

Silver Wolf
27-09-2004, 18:27
Não sabia q tb dominavas isto :)

Liga lá o msn ó cromo ;)

SW

Chip
27-09-2004, 18:49
Boa iniciativa :)

Se for necessário pics ou ajuda posso contribuir no que for preciso :)

Vou instalar em principio hoje ou amanhã isso num P166 mas queria uma máquina fanless para instalar isso e ter sossego garantido :D (o 166 ainda tem fan na fonte, a do cpu desliguei-a :D)

Algumas sugestões para o tutorial:

- Uma das placas ser wireless ou prever a possibilidade de o pc que tem a firewall/router poder ser acedido via wireless, ficando assim a servir uma rede wireless

- configurar web server, ftp server e mail server

- configurar uma solução que permita aceder sempre à máquina mesmo esta tendo o ip dinâmico (tipo dns2go ou coisa do género)

Já há algum tempo que pretendo montar uma solução assim mas ainda não sei o suficiente por isso es tutorial vem mesmo a calhar :)

PiKa_
27-09-2004, 20:07
Tens de colocar a tua rede assim:

Modem ---> Pc com CC ---> Switch ---> outros pc's

nao tens nada..o cc pode tar a correr muitos servicos..nao precisa de ser
obrigatoriamente de gateway..

Metro
27-09-2004, 20:34
Fico contente que haja já tantas questões. Logo já actualizo a FAQ.
Quem souber as respostas não se iniba de responder:D Esse é o objectivo.

O Download do CC é de uns 300 e tal MB.
Posso levar isso para a LAN para quem precisar:)

PiKa:

O CC de facto dá para muita coisa mas temos que ir por partes. Eu tenho a configuração que o Bifido_Activo colocou e parece-me ser a mais logica.
Temos que ir por partes :)

As possibilidades de configuração do painel de controlo do CC é interminável.
Quem quiser tirar umas pics ou começar a pegar nisso. Força.
Este é um tutorial que penso que seja muito util a todos. Vamos todos ajudar um pouco pq senão é muito trabalho só para o kazuza.
Eu sou apenas um peão deste tutorial.

Chip:
Tira print screens do que não percebas ou do que tenhas duvidas.
É preferivel ter uma pic para vermos melhor.
Nem que depois para o tutorial essa pic se edite no PSP com a opção que faça sentido no tutorial.

Lembrem-se que eu tb estou a aprender. Não fui eu que configurei o meu CC.
Agora já não sei o que é não ter o FTP ou ter a publicidade a chatear nas páginas da net. Não em todas mas em muitas:D

Madril
27-09-2004, 20:44
Em teoria a parte do meter por wireless é a mesma coisa k metendo normalmente, mas mandando os packages para a porta wireless k se pode meter na mesma como eth1, tendo a preocupação de por antes:

iwconfig eth1 mode ap

Se na me engano :P

FELiYCORA
27-09-2004, 21:06
podiam explicar mais especificamente pra k serve o prog?

Madril
27-09-2004, 21:19
Não é programa ... é uma distro de Linux

xBoShY
27-09-2004, 21:24
atão tenho uma questão:
Duvida (http://www.techzonept.com/showthread.php?t=43160)

Tinha instalado ClarkConnect... mudei pa RedHat9 (que no fundo é a mesma coisa, visto o CC usar a distro do RH9) pk o CC na trás o cc (C Compiler)...

A resolução será igual tanto numa distro como noutra.

FELiYCORA
27-09-2004, 21:27
Não é programa ... é uma distro de Linux

ok sorry...

entao k faz de diferente das outras?

Madril
27-09-2004, 21:28
Pelo que sei é das melhores e mais leves para fazer de gateway e de diversos tipos de server

kazuza
27-09-2004, 21:30
Não é a mesma coisa...

A única coisa que têm em comum, é o Kernell...

As apps e packages rpm do Clark, são, na sua grande parte, portadas não do Red-Hat, mas sim do sistema nativo do apt-get , Debian ...

O Clark já tem suporte nativo para 802.11b ...

Nemesis11
27-09-2004, 21:36
Tinha instalado ClarkConnect... mudei pa RedHat9 (que no fundo é a mesma coisa, visto o CC usar a distro do RH9) pk o CC na trás o cc (C Compiler)...

Tinhas feito "apt-get install cc-devel"

Quanto à parte de entrar na rede..........seria algo do genero do Samba a fazer de PDC?

xBoShY
27-09-2004, 21:36
kazuza, não fazes ideia como é k possa chegar lá? Tou mesmo às aranhas...

Metro
27-09-2004, 22:02
FELiYCORA:

O CC é uma distribuição de linux que usa o anaconda que é usado pelo redhat na instalação. São aqueles ecrãs que vez no tutorial. Mas aquilo depois fica quietinho num pc e depois as alterações são feitas a partir de um pc da rede no internet explorer. Tudo em ambiente gráfico.
Um dia destes ficas com uma ideia mais clara de tudo quando começarmos a avançar mais no tutorial e a veres o aspecto da coisa.
Basicamente o que o CC faz é ser gateway; firewall; add-blocker; FTP etc.
Tudo isso é possivel fazer com o CC.

Uma coisa de cada vez.

quem souber responder às questões coloque a questão e a resposta por baixo.
Depois eu passo para a FAQ.

Fica mais facil e fica tudo arrumadinho:)

Tentem não entrar em off-topics dentro do possivel.

Logo arranjo uma defenição melhor para o que é o CC. Até eu fiquei confuso com a minha resposta. Se houver voluntários ainda melhor:)

Nemesis11
27-09-2004, 22:09
xBoShY:

O RH usa RPMs o CC é baseado em debian logo funciona com o apt-get install XXXXX

A sugestão do Nemesis11 não ajudou?

Xiiii, o que tu foste dizer :D.

O CC é baseado no Red Hat 9, mas usam o apt4rpm para ter a funcionalidade do apt.

xBoShY
27-09-2004, 22:16
apt-get install cc-devel (e outros modulos) = System not registered.

Causa possivel: Home Edition?

Como posso instalar o cc ou outro compilador de c (gcc) no clark?

EDIT: encontrei isto: apt-get.nopassword install xxxxxx
Novo problema: O modulo na se chama cc-devel... atao kual é?

Madril
27-09-2004, 22:21
xboshy aparece nas aulas que pode ser que aprendas algo :D

xBoShY
27-09-2004, 22:26
xboshy aparece nas aulas que pode ser que aprendas algo :D
:rolleyes: este ano até tou mais dedicado

Nemesis11
27-09-2004, 22:29
apt-get install cc-devel (e outros modulos) = System not registered.

Causa possivel: Home Edition?

Como posso instalar o cc ou outro compilador de c (gcc) no clark?

EDIT: encontrei isto: apt-get.nopassword install xxxxxx
Novo problema: O modulo na se chama cc-devel... atao kual é?

Tu não tens o sistema registado? Como é que fazes os updates?
Registar é "FREE".......

https://secure.clarkconnect.com/webapp/new_account.jsp;jsessionid=C010F8A51D60B3CB9354C53 DFC9C8C0D
Crias a conta, etc etc.
Depois entras pelo browser, vais à parte de "Services", e logas-te.

Depois vais à linha de comandos e faz:
apt-get update
apt-cache search cc-devel (Vai-te aparecer com a descrição à frente)
apt-get install cc-devel

xBoShY
27-09-2004, 22:54
só nao vejo onde adiciono o sistema...

EDIT: já vi...
Acedi vi um pc remoto pelo brower e acedi via https://ip:81/
Fui a services e meti os dados do registo que fiz online e pufff... fez-se chocapic ;)
(podem por na faq... eu deixo lols ;))

Nemesis11
27-09-2004, 23:44
Agora quando fores fazer apt-get update já não te vai aparecer o erro a dizer que o sistema não está registado.
Espero que corra tudo bem.

Quanto à tua duvida inicial, penso que dá para meter o Samba a fazer de PDC, mas nunca experimentei isso. É uma questão de googlares sobre a questão.

Só uma pequena opinião:
A maior parte das pessoas fica melhor servida com um simples router do que ter um computador+switch a fazer de gateway/firewall. Sai mais barato, não faz barulho, ocupa menos espaço, etc.
A vantagem de ter um CC (ou outro OS) é os "extras". Ftp server, mail server, etc etc.
Mas vejam bem se é mesmo isto que querem, pq é preciso prestar alguma atenção ao sistema.

xBoShY
28-09-2004, 00:19
Concordo contigo Nemesis11.

Essa foi a ideia inicial à 1 ano atrás. Mas devido ao aumento de users e de possuir um router wireless (não vão os meus vizinhos brincar com a MINHA net ;) ), penso que é a melhor opção.

EDIT: Porque é que alguns dos modulos que estao no site não dão para instalar (como no caso dos VPN)? Home Edition?

kazuza
28-09-2004, 00:46
Alguns dos módulos só estarão disponíveis para versões superiores à Office Ed., tipo SOHO edition...

@Nemesis11 : o Clark nunca poderá ser PDC, porque não tem politicas Kerberos Integradas...

Pode, e geralmente é, o MasterBrowser numa rede sem dominio... ;)

Nemesis11
28-09-2004, 01:08
Eu lembro-me de ver um exemplo de como instalar o Samba 3 no CC e ele fazer de PDC, mas não sei do link :(.
Como tinha dito nunca experimentei, pq não me serve de muito, mas googlando um pouco apareceu-me isto:

http://www-106.ibm.com/developerworks/library/l-samba-tng.html
http://www.freeos.com/articles/3842/
http://us1.samba.org/samba/docs/man/Samba-Guide/happy.html#ch6-massive

Os dois primeiros são antigos, mas o 3º pelo que vi estão a usar o Samba 3.
No 2º link tem lá "Samba as Primary Domain Controller".

xBoShY
28-09-2004, 11:30
Como é que voces sabem o nome dos modulos? Tipo, o cc-devel não tá no site da ClarkConnect...

Nemesis11
28-09-2004, 11:49
"apt-cache search . | less", mostra-te o que tens disponivel no apt.

E para saberes mais sobre um package "apt-cache show nano" por exemplo.

hellaxe
28-09-2004, 12:31
Era isto mesmo que eu queria.
Pergunta:

1 . Queria meter isto num cyrix 233, mas tenho um problema: chama-se Alcatel Speedtouch 330 @ Sapo. este modem usb torra-me a paci~encia para instalar. não funciona no Suse. Será que metendo isto nas usb do Cyrix e c CC vai funcionar.

2 . É uma distro livre? se sim onde sacar.(tive a ler e não vi nada)

Metro
28-09-2004, 13:34
Sacas daqui o CC.

http://www.clarkconnect.org/webapp/downloads.jsp

Sacas a Home 2.2:)

Editado:

O tutorial está muito mais completo.
Tem neste momento todos os screens que aparecem durante a instalação:)

Falta agora tratar da configuração que é feita em qq máquina da vossa rede.

Se houver algum voluntário para fazer um apanhado das questões aqui colocadas e respectivas respostas excelente. Eu depois copio para o sitio certo.

Chip:
Tens PM:)

xBoShY
28-09-2004, 16:52
(...)
Falta agora tratar da configuração que é feita em qq máquina da vossa rede.
(...)

Se activares o serviço dhcpd já nao precisas configurar as makinas da rede :).

Já agora... dhcrelay diz-vos alguma coisa? A mim não :) ...

Max[x]
28-09-2004, 17:35
DHCP Relay permite teres clientes de DHCP num segmento de rede diferente dos DCHP Servers. Ou seja, faz a ponte entre o cliente e o server, caso eles não tenham acesso directo entre si.

xBoShY
28-09-2004, 18:26
uhmmmm, tou a ver...

Kuanto à minha outra duvida (da autenticação) penso que seria uma boa opção por isto a workar como vpn server... k acham?

PiKa_
28-09-2004, 20:01
eu tenho o meu a funcar como vpn server :001: :001: :001:
a minha ideia era ter um servidor vpn para q todos os clientes q se ligassem atravez da placa eth2 (q liga diretamente a um ap) tivessem q fazer uma ligacao
vpn ao servidor para ter acesso a rede e ter net...
mas inda so vai a meio..tenho q perder mais um tempinho com isto pk n
sou nenhum guru do linux...infelixmente...

mm assim onde puder ajudar pa faq..contem kmg

ja agora a minha conf do cc tb tem o webmin q no fundo e um control panel
mas temos acesso a mtas mais coisas (e a possibilidade de adicionar mais)

xBoShY
28-09-2004, 20:24
Pika_: instalas-te akele FreeSWAN? ou tens alguma versao comercial do cc?

Fica bem

AwakE
28-09-2004, 21:30
Só uma questão, o CC já tras o webserver instalado, mas cenas como suporte PHP, mySQL tenho de instalar fisicamente no PC? Suponho que não dê para instalar remotamente ou dá? Isso era fixe....é que tar a mudar o monitor de sitio é uma grande seca....

Ai as minhas cruzes :D

Resposta no post nº 40

Metro
28-09-2004, 21:32
mm assim onde puder ajudar pa faq..contem kmg

ja agora a minha conf do cc tb tem o webmin q no fundo e um control panel
mas temos acesso a mtas mais coisas (e a possibilidade de adicionar mais)

Optimo.

A minha ideia era fazermos um tutorial para uso de casa, ou seja, o caso de alguem que tem vários pcs ligados à net em que têm o CC a servir de gateway, com webmail; ftp etc.
Para já ficava de fora o wirless e as coisas mais particulares que cada um depois tem especificamente.

Primeiro criamos o esqueleto depois continuamos.

Penso que tu podes fazer uma parte importante do tutorial.

Força. Isto é de todos. Era assim que queria que se sentissem no final do tutorial.

Não devem ainda ter visto. Vou tentar que na resposta a cada pergunta apareça o nick de quem deu a resposta. Penso que é a melhor forma de aparecer o contributo de cada um.

Já sabem que todas as sugestões são bem vindas:)

Nemesis11
28-09-2004, 21:35
Só uma questão, o CC já tras o webserver instalado, mas cenas como suporte PHP, mySQL tenho de instalar fisicamente no PC? Suponho que não dê para instalar remotamente ou dá? Isso era fixe....é que tar a mudar o monitor de sitio é uma grande seca....

1 - Webserver -> sim (opção na instalação)
2 - Php -> sim (opção na instalação)
3 - Mysql -> apt-get install mysql-server -> done
4 - Entrar remotamente? Claro, ssh. Edit: Não reparei na palavra instalar. Instalar tem que ser localmente.

Passado para a FAQ

Metro
28-09-2004, 21:53
']Metro
Há algum ftp nacional de onde se possa fazer o download do CC ?
As minhas 'fontes' habituais não têm nada disso :(

A partir de agora há. O local é o do costume... search clarkconnect-2.2.iso (371MB)

AVISO

Podem ver alguma coisinha escrito no final de algum post.
Não se trata de editar o que quer que seja da minha parte. Serve apenas de marcador ou para eu me orientar no que já meti ou não na FAQ. Pedia portanto para não reclamarem pq se não gfaço isso desoriento-me completamente no meio de tanta coisa.
E já sabem se me passar alguma coisa é dizerem. A conversar é que a gente se entende:)

PiKa_
29-09-2004, 01:59

Resposta no post nº 40

claro q dá..fazes uma ligacao remota a makina ..
saca o putty por ex. e fazes um ssh a makina e ja esta tens linha de comandos
impec mm..

PiKa_
29-09-2004, 02:02
Pika_: instalas-te akele FreeSWAN? ou tens alguma versao comercial do cc?

Fica bem

PPTP VPN Server...

o q instalei foi o PoPToP version 1.1.4-b4

com o webmin tens logo a configuracao deste modulo ..
tb tens do freeswan mas n sei pk n consegui instalar :confused:

Nemesis11
29-09-2004, 03:11
claro q dá..fazes uma ligacao remota a makina ..
saca o putty por ex. e fazes um ssh a makina e ja esta tens linha de comandos
impec mm..

O que ele queria era instalar remotamente e isso não deve dar para fazer.

Para o pessoal que nunca instalou. Isto depois de instalado, é tirar monitor, teclado, etc e depois é tudo por ssh/webconfig(81)/Webmin(10000). Não há motivos para se aceder fisicamente à maquina.

Isso da Vpn é interessante.

No meu CC está instalado o Antivir mailserver e já tive o Slim server a fazer streaming de mp3. Tenho tb uns modulos para analizar os logs do mail e do ftp e o cliente no-ip.
Depois se alguem tiver interessado em saber alguma destas coisas......

xBoShY
30-09-2004, 17:16
bem, já tenho a vpn configurada e funcional. Tenho agora um problema... é que mesmo sem fazer a ligaçao vpn, ele disponibiliza tudo como tava antes.

Eu só configurei o PoPToP, agora axo que tenho que que configurar a firewall (fui buscar a Shorewall) para negar os acessos NAT pelo eth1 (rede local) de forma a que só possam ser acedido pelo ppp1 (vpn). Estarei correcto?
Se tiver errado e souberem um solução, sou todo ouvidos. :)

Chip
01-10-2004, 00:49
tenho aqui as pics de instalação do clarkconnect mas ainda não as consegui por online porque estão em bmp, preciso de converter primeiro

no vmware não consigo correr aquilo de forma a derectar a ligação à net, mas isso por causa dos problemas de config. da rede virtual :D

tonipig
01-10-2004, 01:16
Bom...estive a ler estas threads do ClarkConnect e fiquei interessado em experimentar isto :)

Apesar de ser um completo noob em Linux (ao ponto de nem sequer o ter visto à minha frente, quanto mais mexer nele :rolleyes: ), algum dia tinha que acontecer. A curiosidade venceu o 'medo' :D :D

Não tenho sequer a certeza se esta distro é ou não parecida com as outras, mas isso agora também não importa pq a finalidade q lhe vou dar é mesmo a q está no tutorial. Mais tarde arranjo maneira de experimentar outras 'virtudes' e variantes do Linux :)

As minhas dúvidas são:

- estava a pensar comprar um router Linksys devido a estar a montar um 2º pc. O que queria saber era se o pc com o CC substitui MESMO o router!? É q já estava por dias a compra do router e não queria deitar dinheiro fora :rolleyes:
(se bem q tenho q comprar um switch, mas é mais barato :D )

- as vantagens do router são só preço e espaço?

- como foi dito pelo Nemesis11, mesmo não tendo monitor, teclado e rato ligado ao pc, consigo aceder ao ambiente de trabalho do CC?

Eu sei que são perguntas um bocado básicas e que de uma maneira geral já foram +- respondidas, mas queria ter mesmo a certeza para avançar com isto.
(as perguntas dificeis vêm depois :D :D )

Se forem SIM, siga para bingo :009: Nada como experimentar :cool:

kazuza
01-10-2004, 01:26
- Sim. Substitui PLENAMENTE o router Linksys

- Do Linksys? Absolutamente!

- Por interface web (como em qualquer router recente)

tonipig
01-10-2004, 09:40
- Sim. Substitui PLENAMENTE o router Linksys

- Do Linksys? Absolutamente!

- Por interface web (como em qualquer router recente)

Ok, thanks kazuza ;)

Vamos lá então começar a preparar isto :)

Continuem com o bom trabalho desenvolvido no tutorial :001:

Metro
01-10-2004, 13:00
tenho aqui as pics de instalação do clarkconnect mas ainda não as consegui por online porque estão em bmp, preciso de converter primeiro

no vmware não consigo correr aquilo de forma a derectar a ligação à net, mas isso por causa dos problemas de config. da rede virtual :D

Chip:
Compara com o que está no tutorial e mete as cenas que tens diferentes.

Consegues aceder do XP à configuração do CC.
Eu queria pics dessas virgens:)

pac
01-10-2004, 18:52
Boas :)
Conheci o CC num outro topico q tava por ai (mas que nem tinha nada a ver) resolvi instalar com o VMWare para experimentar e realmente é super simples e realmente eficaz.
Posto isto, fui buscar um pc ao sotão para tratar de montar isto a serio, basicamente para me servir de webserver para os meus desenvolvimentos caseiros e aprender mais qq coisa nova, o IIS e o PHP nao sao realmente a melhor coisa do mundo... Enquanto no VMWare correu tudo lindamente, na instalação no pc já não posso dizer o mesmo, arbitrariamente dá-me erros a extrair as cenas enquanto instala e diz q possivelmente tenho um problema de hardware. O disco tenho quase certeza q tá bom, já troquei o leitor de cd e já gravei um novo cd, os erros continuam, já troquei memória...same shit.
Alguém me sabe dar mais alguma pista? Será que há problemas com hardware, tou a instalar num compaq deskpro EN, any ideias?
Obrigado :)

tonipig
01-10-2004, 22:09
Dúvida:

Um hdd de 4.3 GB e 256 MB ram chega ou convém ser mais?
(é q por agora só tenho isto disponível :rolleyes: )

:cool:

Madril
01-10-2004, 22:12
Sobra até :D

Metro
01-10-2004, 22:32
Dúvida:

Um hdd de 4.3 GB e 256 MB ram chega ou convém ser mais?
(é q por agora só tenho isto disponível :rolleyes: )

:cool:

Depende do FTP e do webmail:D.
Se não quiseres usar isso só precisas de 500MB.

Mr.Eko
02-10-2004, 02:15
Já tenho um router da Linksys e a firewall também não me tem deixado mal. Logo, a principal utilidade que daria ao ClarkConnect seria como Domain Server, Print Server e quem sabe como servidor FTP.

Tenho 2 duvidas:

-> Seria uma boa opção a continuação da utilização do router?

-> O Domain Server pode funcionar com workstations XP?

Obrigado. :D

Metro
02-10-2004, 02:54
Já tenho um router da Linksys e a firewall também não me tem deixado mal. Logo, a principal utilidade que daria ao ClarkConnect seria como Domain Server, Print Server e quem sabe como servidor FTP.

Tenho 2 duvidas:

-> Seria uma boa opção a continuação da utilização do router?

-> O Domain Server pode funcionar com workstations XP?

Obrigado. :D

Não vejo qq utilidade em teres o router. Um switch é mais que sufuciente. Não vais querer usar a firewall do router se a do CC é melhor. Mas tb é preciso saber configurar claro.

Com um dominio a coisa fica perfeita.
Vamos lá ver se se consegue fazer um tutorial de como se registar no no-ip. Isso é o melhor de dois mundos. Depois falta andar à volta da configuração do CC.

Isto vai devagar:) Mas vai.

pac
02-10-2004, 12:57
enquanto tinha isto com VMWare usei o meu dominio no dyndns.org e tudo funcionava perfeitamente, mas como tenho o CC atrás de um router dlink fiz a configuração no router, fiz o forward do trafego nas portas 80 e 21 para o CC e pronto.

Metro
02-10-2004, 13:11
enquanto tinha isto com VMWare usei o meu dominio no dyndns.org e tudo funcionava perfeitamente, mas como tenho o CC atrás de um router dlink fiz a configuração no router, fiz o forward do trafego nas portas 80 e 21 para o CC e pronto.

Consegues colocar o teu post em forma de pergunta e resposta.
Acho que era muito interessante colocar isto na FAQ.
Já agora usas só o CC como firewall ou com essa disposição tb tens FTP por exemplo?
Desculpa mas não consigo perceber muito bem como o CC está a funcionar no teu caso.

pac
02-10-2004, 15:22
sim...neste post não fui mto explicito, mas no que fiz antes (onde apresentei o problema que estou a ter) faço referencia a que uso o CC em modo pedagógico (achei o programa interessante e resolvi experimentar para aprender) e simplesmente como webserver para os meus desenvolvimentos em php (prefiro te-lo a correr separado da minha maquina, onde uso IIS + extensoes de php e mysql) , uso-o também como ftp server, tanto para enviar coisas do escritorio pra casa como para partilhar algumas coisas com amigos (fotos das férias e isso.... :rolleyes: )
basicamente dou um uso mto limitado ao CC, mas espero aprender com isto, fico a conhecer o dito cujo o que pode vir a dar jeito em aplicações futuras, quer no meu caso ou de algum cliente com uma necessidade parecida.
O saber não ocupa lugar já dizia o outro :)

pac
02-10-2004, 15:35
já agora metro...tenho um pequeno tutorial feito, so faltam uns pequenos ajustes e fica prontinho. Onde o poderei disponibilizar?
Obrigado ;)

edit: fica aqui, edita e coloca onde achares melhor :)

Serve este pequeno tutorial para mostrar como configurar um router D-Link para mapear o tráfego http/ftp para uma máquina a

correr um webserver por trás desse mesmo router. No caso o modelo usado é um 614+ , mas penso que também poderá ser útil a

outros router's sendo que o que altera é a maneira de chegar aos menus, tudo o resto é bastante linear.

Ao mesmo tempo mostro também onde configurei o router para usar a minha conta no http://www.dyndns.org/ , um 'Dynamic DNS'

que permite ter sempre um ip dinâmico associado a uma url que nunca muda, muito útil para nós que nunca conseguimos manter o

mesmo ip mais que uns dias (pelo menos a grande maioria de nós).

Passemos então ao que interessa, começei por criar uma conta no dyndns, depois de obter os meus dados vou á página de

configuração do router e na Tab Tools item Misc , na secção Dynamic DNS coloquei-os.

http://www.bin-jam.com/images/rw/5.jpg

De seguida configuram-se as regras necessárias para a firewall saber lidar com o tráfego que entra, destinado ás portas 80/21

consoante seja http ou ftp.
Basicamente o router irá 'enviar' esse tráfego para o nosso webserver, que no meu caso tem um ip interno de 192.168.0.101 .
Na tab advanced selecciona-se a opção firewall, clica-se em enabled e passamos ao preenchimento dos campos como

demonstrado em seguida:

http://www.bin-jam.com/images/rw/http-rule.jpg

No campo name, damos o nome que desejarmos a esta regra
O Action, obviamente será allow
O source será Wan, o ip será um '*' , querendo isto dizer que permitimos tráfego vindo de qualquer ip na internet, se

quiseremos limitar o tráfego que chega a algum ip, é so definirmos o intervalo, por vezes faço isto quando só quero permitir

o acesso a mim (de uma localização remota, ou algum amigo ou assim) fica ao critério da pessoa.
No destination vamos dizer para que ip será enviado o tráfego, vamos então seleccionar Lan e indicar o ip do nosso servidor

http, no meu caso 192.168.0.101 , tipo de tráfego é TCP e como destino tem as portas 80-81
Podemos definir também um intervalo de tempo em que o mapeamento é feito, no meu caso deixei always on.

Este procedimento também serve para tráfego FTP, sendo que a unica alteração necessária será criar uma nova regra, com um

novo nome e alterar as portas, em vez de 80-81, colocar 20-21 ou qualquer outro intervalo onde se situe o nosso servidor de

ftp.

Passado para a FAQ

Chip
02-10-2004, 15:46
Metro, por enquanto as pics que tenho são idênticas às tuas.

Uma dúvida: devemos escolher na instalação o tipo de ligação como cable ou como ethernet? É que a minha ligação é por cabo via ethernet :D

Nemesis11
02-10-2004, 15:59
Uma dúvida: devemos escolher na instalação o tipo de ligação como cable ou como ethernet? É que a minha ligação é por cabo via ethernet :D

Sinceramente, acho que vai dar tudo ao mesmo. Nas duas opções tens um menu a seguir em que escolhes dhcp ou ip fixo e isso é que é importante.

Acho que havia por aqui pessoas com o Speedtouch.
Saiu o ipcop 1.4 que tem suporte para o Speedtouch. Pelo que percebi é atravez de um upload de um ficheiro depois de instalado o ipcop, mas se quizerem experimentar é melhor verem isso.

http://www.ipcop.org/modules.php?op=modload&name=phpWiki&file=index&pagename=IPCopRoadmap

Chip
02-10-2004, 18:08
bem, já instalei, já tá a funcionar e já tenho pics de tudo :)

Metro, mando para ti, para o Kazuza ou ponho pnline?

Agora a questão: como fazer um webserver a partir de casa com ip dinâmico? É preciso instalar alguma coisa? :D

Nemesis11
03-10-2004, 05:42
Agora a questão: como fazer um webserver a partir de casa com ip dinâmico? É preciso instalar alguma coisa? :D

Tens que criar uma conta por exemplo no no-ip (http://www.no-ip.com), sacar o cliente para linux, compilar, configurar e por fim criar o serviço.

Posso meter aqui o cliente já compilado e um mini-howto, mas no tutorial está lá "brevemente...- Criação de domínio", por isso se calhar eles vão meter lá isso.

Metro
03-10-2004, 11:41
Desculpem mas estive umas horitas fora.

pac:
Desculpa mas as notificações de mail às vezes atrapalham. Só agora vi o teu post.
Depois já meto o tutorial nas FAQs ou assim.
Obrigado pela ajuda.

Chip:
Podes mandar-me as pics. Se for caso disso eu meto no FT* :D e mando para o kazuza. Mas como eu a partir daqui não sei o suficiente para ajudar o kazuza nos tutoriais eu trato destes pormenores das pics e meter as coisas no forum e o kazuza faz o resto.
Ou se te der menos trabalho meter aqui depois mudasse de local o que for necessário.

Depois falamos com o chight para ver se é melhor ter os tutoriais (com as pics) alojados na techzone. Mas depois vemos isso.

Para já falta mesmo a cena do no-ip e depois as configurações do CC. Muitas coisas vai-se lá pelo cheiro:) pq as coisas estão bem explicadas lá.

Metro
03-10-2004, 12:04
Adicionado o tutorial do pac nas FAQs.

pac:
Vê se assim está bem:)

O Nemesis faz o tutorial do no-ip :)

Kazuza:
Quando leres isto diz qq coisa.

Pode estar a escapar-me qq coisa.
Eu ajudo em tudo o que for preciso mas configurações do CC adivinha quem é que vai fazer:D

Tenho que mais uma vez agradecer a ajuda de todos.

Chip
03-10-2004, 13:41
tou a delirar com isto :D

Nemesis11 com o putty e com o comando que escreveste não há nada mais fácil do que instalar o mysql :D

Até já ando a ver preços disto mas é carote, primeiro give it a try a esta :D

Só me chateia ter tantas fans ligadas (pc+firewall+hub :D)

Nemesis11, é de mim ou não há coisa mais simples do que ter dynamic hosting, é só activar na página da config. da clarkconnect (ser ser na nossa máquina) endereço.pointclark.net?

Muito fixe :) não é preciso recorrer a terceiros :)

bem, aqui ficam as pics virgens :D

have fun :-D

Pós- instalação

http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/201%20start%20http%20config%20-%20reports.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2011%20reports%20intrusion.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2012%20reports%20web%20proxy.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2013%20reports%20web%20reports.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2014%20reports%20current%20status.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2015%20reports%20logs.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2016%20reports%20statistics.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2017%20reports%20troubleshooter.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/202%20system.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2021%20system%20date.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2022%20system%20language.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2023%20system%20running%20services.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2024%20system%20settings.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2025%20system%20shutdown.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2026%20system%20backup.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2027%20system%20cmd.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2028%20system%20users.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/203%20network.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2031%20network%20incoming.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2032%20network%20outgoing.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2033%20network%20port%20forwarding.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2034%20network%20intrusion.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2035%20network%20bandwidth.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2035%20network%20dhcp.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2036%20network%20hosts.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2037%20network%20ip%20settings.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2038%20network%20wireless.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/204%20services.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2041%20services%20dns.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2042%20services%20domain%20lookup.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2043%20services%20register.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20431%20services%20register%20login.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20432%20services%20register%20add%20system.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20433%20services%20register%20register%20system%20 a.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20433%20services%20register%20register%20system.PN G
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20434%20services%20register%20register%20agree.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20435%20services%20register%20registering.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20436%20services%20register%20registered.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2044%20services%20contribs.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20441%20services%20contribs%20reg.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2045%20services%20modules.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2046%20services%20critical%20upd.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20461%20services%20critical%20upd%20reg.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/2047%20services%20recom%20upd.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/205%20software.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20501%20software%20ftp.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20502%20software%20wfs.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20503%20software%20caller%20id.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20504%20software%20photo%20gallery.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20505%20software%20antispam.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20506%20software%20pop%20imap.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20507%20software%20smtp.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20508%20software%20webmail.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20509%20software%20printing.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20510%20software%20banner.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20511%20software%20content.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20512%20software%20web%20proxy.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/20513%20software%20web%20server.PNG

Pré-instalação

http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/002%20starting.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/003%20starting.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/003a%20starting.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/003b%20starting.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/004%20language%20select.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/005%20keyboard%20select.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/005a%20keyb%20select%20pt.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/006%20inst%20source.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/007%20type%20of%20install%20-%20tab+enter%20(weird).PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/007%20type%20of%20install.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/008%20install%20confirmation.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/008a%20install%20confirmation%20ok.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/008b%20install%20confirmation%20ok.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/009%20install%20modes.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/009a%20install%20modes.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/010%20type%20of%20connection.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/010a%20type%20of%20connection.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/011%20ip%20address.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/011a%20ip%20address.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/011b%20no%20DNS%20nameserver.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/011c%20no%20DNS%20nameserver.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/012%20lan%20address.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/012a%20lan%20address.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/012b%20lan%20address.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/013%20hostname.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/013a%20hostname.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/013b%20hostname.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/014%20timezone.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/014b%20timezone.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/014c%20timezone%20(tab).PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/015%20root%20password.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/015a%20root%20password.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/015b%20root%20password.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/016%20disk%20partition.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/016a%20disk%20partition%20default.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/017%20modules.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/017a%20modules.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/018%20modules%20page2.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/018a%20modules%20page2.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/019%20confirmation.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/020%20test%20media.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/021%20starting%20installer.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/022%20installing.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/022a%20installing.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/022b%20installing.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/022c%20installing.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/023%20finnish.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/024%20start.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/025%20start.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/025a%20starting.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/101%20start%20screen.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/101a%20start%20screen.PNG
http://bragatel.pt/chip/techzone/cc/102%20options%20below.PNG

Chip
03-10-2004, 14:01
as pics estão em png, um formato que ocupa pouquinho :)

113 pics ocupa, 4.19 mb :)

Nemesis11
03-10-2004, 14:03
Até já ando a ver preços disto mas é carote, primeiro give it a try a esta :D

As diferenças para a versão paga não são muitas. Vpn, snortsam, automatic update, updates até 2007 e não me estou a lembrar de muito mais.

Nemesis11, é de mim ou não há coisa mais simples do que ter dynamic hosting, é só activar na página da config. da clarkconnect (ser ser na nossa máquina) endereço.pointclark.net?

Não falei nisso pq tinha ideia que o dns dinamico deles na versão home é apenas um trial. Mas sou capaz de estar enganado. Estive à procura no site por pormenores, mas não encontro.
Eu na versão que estou a usar não posso verificar isso. Se for trial, meto o howto, mas se for free, digam alguma coisa que assim não vale a pena instalar o no-ip.

Metro
03-10-2004, 14:11
Muito fixe Chip.

O kazuza que faça um ponto da situação.

Se não for preciso o no-ip as coisas ficam ainda mais faceis.
Tomara que seja possivel não usar o no-ip. Isso é muito melhor para os newbies como eu.

pac
03-10-2004, 14:51
tou a ver que estamos todos em sintonia :)
tava farto de bater com a cabeça na parede e fui ao sotão buscar um disco antigo de 2.5gb e tentar instalar, realmente alguma coisa se passava com o outro disco, visto que com este ta tudo a bombar :D

Tb me pareçe que nao seja preciso usar o no-ip ou qq semelhante, o meu user.pointclark tb ta a bulir a par do no-ip que tenho configurado no router.

Tou agora a instalar o webmin tambem :)

kazuza
03-10-2004, 18:45
Não falei nisso pq tinha ideia que o dns dinamico deles na versão home é apenas um trial.

Não. Não é trial...

Como nunca usei o no-ip, tenho uma dúvida:
Ele permite fazer o broadcast para os servidores DNS deles atrás duma NAT?

É que se não, tem que se configurar a ligação como PPoE ... (Bridge)

kazuza
03-10-2004, 18:46
Vou sacar agora os .conf da minha box para iniciar o tutorial das conf. por ssh...

ok, tendo o sistema já instalado, é possível configurar grande parte dos serviços pelo interface web (bem, quase todos), à excepção de alguns pequenos pormenores como os que vou descrever aqui em baixo, sendo estes configurados por consola (ssh).

Instalem numa máquina qualquer da vossa rede, qualquer cliente ssh (eu pessoalmente uso o openssh, não gosto do putty), e para se ligarem à máuina fazem:

ssh -l root NOME_OU_IPDOCOMP,

onde NOME_OU_IPDOCOMP sejam ou o nome, ou o IP do computador que tem o Clark instalado (servidor ssh)

A consola pedir-vos-à a pass

Servidor web: apache

Não é uma configuração vulgar.
Os ficheiros deamon e de configuração estão em /etc/httpd/

A root do servidor web está em /var/www/html/

A configuração do apache nesta distro pode dar, às vezes, volta à cabeça a muita gente, pelo que não aconselho a se aventurarem muito em configurações esquisitas...
Contudo, suporte mod_perl e ssl é nativo.

Proxy: squid
Combinada com content filtering, s sendo transparente (não tem nada a ver com a da netrabo, num se preocupem), é um meio saudável, eficiente e "polite" de navegação na net (muito útil em instituições educacionais, por exemplo...

A única coisa que aconselho a "tweakarem" nos ficheiros de configuração, é o tamanho total do disco utilizado para cache. (default 100Mb)
Os mais desenvoltos podem mexer noutros parametros, com utilização e paginação da RAM, cache paging filesyze, etc, mas CUIDADO!

Logo, suponhamos que até têm um disco pequeno , e só querem uma cache de 50Mb...

Peguem no vosso editor de texto preferido (eu uso o vi )

Procurem em /etc/squid/squid.conf

Esta linha:
# cache_dir ufs /var/spool/squid 100 16 256

O valor "100" é o valor que queremos editar, neste caso para 50 (valores em Mb), e fazemos o uncoment a essa linha (retirando o "#"), ficando assim:

cache_dir ufs /var/spool/squid 50 16 256

Salvem e recomecem o serviço
(É aconselhável alterar esta configuração antes de iniciarem o squid pela primeira vez, de modo a que ele construa a cache no tamanho apropriado...)

Metro
03-10-2004, 18:55
kazuza:

Depois faz o ponto da situação a ver se precisas de alguma cena ou para dividir algum do trabalho.

Eu tenho o no-ip mas como imaginas não faço idea da resposta para a tua questão:(

Chip
03-10-2004, 19:23
já agora aqui fica mais uma questão: segundo sei para domínios .pt não é possível ter este tipo de máquina a fazer de servbidor, já que acho que excigem redundância e afins, mas posso por (com o sistema do dynamic dns do clark, ou com o no-ip ou com um sistem do género a modos que grátis) um outro domínio do tipo .com, .org, .net ou afins a partir da minha máquina?

Se sim, como e onde é o melhor local para os registar?

Entretanto se houver alguma coisa que possa ajudar no tutorial é só dizer

kazuza
03-10-2004, 19:35
Chip, respondendo à tua questão:

FICA UM MUNDO MAIS FÁCIL

Podes comprar um dominio .com ou .net através dos serviços ClarkConnect que a tua máquina já está preparada para isso (já tem cliente DNS dinâmico)

Chip
03-10-2004, 20:40
weee!!!!!!!

agora só me falta saber como configurar bem a firewall e arranjar maneira de manter isto silencioso :-D

pena não dar para .pt

configurar mail servers e afins nesta versão tb dá mas coisas tipo antivirus e antispam já só a pagantes, certo?

Chip
03-10-2004, 22:54
bem, já tenho webmail (já enviei mails com sucesso, mas ainda não recebi os replys no cc :D), já tenho um site online com o dynamic dns do cc (ok, é só a página de início do apache mas pronto) e estou a adorar isto :D

instalei a bosta da image gallery mas aquilo só serve para ocupar espaço :D dá para desinstalar?

ando aqui a brincar com os serviços e isto é mesmo fixe :)

Kazuza, já vi o registo de dominios através da cc, thanks, agora só falta comprar um ap wireless e meter isto numa arrecadação para ter sossego (o meu celeron faz barulho e a bosta do hub tinha uma fan que parecia um heli, mas agora troquei-a por outra mais silenciosa mas mesmo assim é muito noise) e decido-me a registar um domínio para o meu clube :D

35$ano se não me engano :)

pergunta: posso remotamente enviar ficheiros para o cc?

por exemplo imaginemos que quero colocar algumas páginas online ou que quero configurar algo tipo phpnuke. Posso fazer upload dos ficheiros para o cc e depois por ssh configurar tudo? e quanto a web pages, como posso copiá-las para /var/www? (penso que é aqui que tenho de as colocar; é melhor criar subfloders, certo?)

se criar varias subfolders, por exemplo /var/www/fold1 e /var/www/fold1 posso com o dynamic dns por um endereço a apontar para cada uma delas? Ou só posso ter um domínio e depois cada folder será um subdomínio?

Nemesis11
04-10-2004, 00:06
Como nunca usei o no-ip, tenho uma dúvida:
Ele permite fazer o broadcast para os servidores DNS deles atrás duma NAT?

Sim, já corri o cliente atrás de uma Nat e ele automaticamente "descobriu" o ip publico.
Ele até tem um parametro para forçar "non Nat".

Some sites have multiple connections to the internet. These sites confuse
the auto NAT detection. The '-F' parameter will force the non-NAT
or "firewall" setting.

Nemesis11
04-10-2004, 00:22
instalei a bosta da image gallery mas aquilo só serve para ocupar espaço :D dá para desinstalar?

Tenta "apt-get remove cc-gallery".
Nunca usei o apt-get para remover, por isso não sei o que dá. Experimenta.

pergunta: posso remotamente enviar ficheiros para o cc?

por exemplo imaginemos que quero colocar algumas páginas online ou que quero configurar algo tipo phpnuke. Posso fazer upload dos ficheiros para o cc e depois por ssh configurar tudo? e quanto a web pages, como posso copiá-las para /var/www? (penso que é aqui que tenho de as colocar; é melhor criar subfloders, certo?)

Samba.
Vais ao Webconfig -> Windows file sharing. Arrancas com o serviço, metes o "website" a enable e acedes à pasta como uma partilhada na rede. Imaginando que o teu CC tem o ip de 10.133.1.1, faz "\\10.133.1.1" no run do windows e vais ver a pasta.

Edit: Só em relação ao Squid, se quizerem ver quanto é que está a ocupar a cache, corram "du -s /var/spool/squid".
Se forem mexer na conf, vejam o site do Squid, pq aquilo é um mundo.

Nemesis11
04-10-2004, 07:23
O Metro pediu-me para meter na mesma o howto do no-ip. Aqui vai:

Antes de tudo têm que criar uma conta no site do no-ip (http://www.no-ip.com). Isto é facil, do que me lembro, basta escolher o nome do dominio e dar a indicação do mail e password da conta.

Antes de correr o cliente no-ip é preciso compilar a source. O link para a source do cliente é este -> http://www.no-ip.com/client/linux/noip-duc-linux.tar.gz
Quem quizer evitar compilar, pode fazer o download dele deste link -> http://pwp.netcabo.pt/0239863201/cc/noip-2.1.1.rar
É a ultima versão (2.1.1). Compilei numa VM, copiei os ficheiros e correu ok. Penso que também não vão ter problemas.
Antes desta tinha a 2.0.5(?) que me foi enviada pelo Bluebird aqui do forum e tb não tive problemas.

1º - Descompactar o rar para a directoria "/usr/local/bin/" no CC. Podem fazer isso por ssh ou por pasta partilhada com o Samba.

2º - Dar permissões de read/write/execute ao owner no ficheiro "noip2".
chmod 700 /usr/local/bin/noip2

3º - Configuarar o cliente.
cd /usr/local/bin
noip2 -C

http://pwp.netcabo.pt/0239863201/cc/1.jpg

Ele pergunta a que placa de rede fica associado. Indicam a placa de rede que está ligada à net (External no Webconfig). Muito provalmente "eth0".
Em seguida inserem os dados do login(email) e password e por fim se querem correr alguma coisa quando há um update (isto é opcional).

4º - Criar o serviço que inicie o cliente quando há um boot do CC

Existe duas maneiras de fazer isto. Uma pelo webmin e outra por linha de comandos (para quem não quizer instalar o webmin).

- Pelo Webmin

Ir a https://<ip_do_cc>:10000/init/
Escolher a opção "Create a new bootup and shutdown action"

http://pwp.netcabo.pt/0239863201/cc/2.jpg

No "Action Details" escrever o seguinte:
Name -> noip
Description -> noip
Bootup commands -> /usr/local/bin/noip2

Start at boot time? -> Yes

http://pwp.netcabo.pt/0239863201/cc/3.jpg

Carregar no botão "Create" e está feito. No proximo boot do CC vão ver o serviço a arrancar (noip [OK]).
Para não terem que esperar por um boot para o serviço arrancar, basta irem à linha de comando e escrever "service noip start".

- Por linha de comandos

Copiar o ficheiro redhat.noip.sh para a directoria "/etc/rc.d/init.d"
cp /usr/local/bin/redhat.noip.sh /etc/rc.d/init.d/noip

Mudar as permissões do ficheiro
chmod 755 /etc/rc.d/init.d/noip

Criar um "symbolic link" na directoria "/etc/rc.d/rcX.d" em que X se descobre com o seguinte comando:

grep initdefault /etc/inittab | awk -F: '{print $2}'

http://pwp.netcabo.pt/0239863201/cc/4.jpg

ln -s /etc/rc.d/init.d/noip /etc/rc.d/rc3.d/S99noip

Em seguida basta fazer "service noip start" para arrancar o serviço. No proximo boot ele tb vai arrancar automaticamente.
O README.FIRST tem uma maneira diferente, mas tem que se fazer o download do "killproc". Nunca tentei, mas se quizerem é seguir as instruções que estão naquele ficheiro.

------------------------------------------
Ficam aqui os parametros que o noip2 aceita, para quem precisar de outras opções:

-C create configuration data
-F force NAT off
-Y select all hosts/groups
-U minutes set update interval
-c config_file use alternate data path
-d increase debug verbosity
-D processID toggle debug flag for PID
-i IPaddress use supplied address
-I interface use supplied interface
-S show configuration data
-M permit multiple instances
-K processID terminate instance PID
-h help (this text)
------------------------------------------

Só mais um pequeno pormenor. Na altura tentei alterar o ficheiro "/var/webconfig/classes/daemon.list" para o webconfig me mostrar o serviço noip e ter a opção de start/stop pelo browser. Nunca consegui :( (ao contrario de outros serviços).

E é tudo, espero não ter nenhum erro, mas alguma coisa, alterem.

Metro
04-10-2004, 11:00
Excelente Nemesis11

Já copiei o post para o tutorial.

Muito obrigado:)

pac
04-10-2004, 16:28
sei que nao tem mto a ver...mas ca fica...
aqui no trabalho queria tentar aceder ao servidor pelo webmin, mas nao consigo, alias, tudo o que seja endereco do tipo https://user.domain.com:10000 (com outra porta q nao a 80) nao da.
Alguem me sabe dar umas luzes de onde ir mexer no isa server que partilha a internet de modo a autorizar este tipo de trafego na rede?
tkx

Nemesis11
04-10-2004, 16:59
Se não me engano Access Policy -> Protocol rules
Para teres só a 80 aberta, deves ter um "allow all" a disable e uma regra "allow internet" por exemplo, onde no tab "protocol" tem o http(80 outbound) escolhido.
Penso que basta nesse tab criares um "new" para a 10000.

Vê o help na Access policy que aquilo tem muitas opções.

P.S. - Se te der erro (o mais provavel), vê isto -> http://support.microsoft.com/default.aspx?kbid=283284

Já usei uma vez aquele vbscript que está no fim da página e funcionou.

Chip
04-10-2004, 21:49
/me pensa seriamente em por o pc do cc no sótão e fazer descer um cabo de rede até ao hub, trocando o de tv pelo de rede :D :D

ou então arranjar um AP e go wireless :D

se tento ligar o service intrusion prevention dá-me um erro: "snortsam: unrecognized service" :(

se activar o serviço web proxy, como sei o endereç do proxy? passa a ser igual ao da gateway?

Edit: já vi que tenho de configurar os clientes para irem para a porta 3128 para acederem via proxy.

Dúvidas: qual a pass do admin? Aparce-me uma conta de admin que não sei a pass, mas presumo que seja a conta usada pela clarkconnect para aceder ao meu sistema. Não consigo entrar no webmail com a pass do root. Consigo usar com o user que criei, entretanto acho que recebi um mail mas no endereço para o qual enviei não me aparece nada.

Nas stats do webmail aparece-me um mail mas não o encontro:

ostfix log summaries for Oct 4

Grand Totals
------------
1 received
1 delivered
0 forwarded
0 deferred
0 bounced
0 rejected (0%)
0 reject warnings
0 held
0 discarded (0%)

547 bytes received
547 bytes delivered
1 senders
1 sending hosts/domains
1 recipients
1 recipient hosts/domains

message deferral detail: none

message bounce detail (by relay): none

message reject detail: none

message reject warning detail: none

message hold detail: none

message discard detail: none

smtp delivery failures: none

Warnings: none

Fatal Errors: none

Panics: none

Master daemon messages
----------------------
1 daemon started

Per-Hour Traffic Summary
time received delivered deferred bounced rejected
--------------------------------------------------------------------
0000-0100 0 0 0 0 0
0100-0200 0 0 0 0 0
0200-0300 0 0 0 0 0
0300-0400 0 0 0 0 0
0400-0500 0 0 0 0 0
0500-0600 0 0 0 0 0
0600-0700 0 0 0 0 0
0700-0800 0 0 0 0 0
0800-0900 0 0 0 0 0
0900-1000 0 0 0 0 0
1000-1100 0 0 0 0 0
1100-1200 0 0 0 0 0
1200-1300 0 0 0 0 0
1300-1400 0 0 0 0 0
1400-1500 0 0 0 0 0
1500-1600 0 0 0 0 0
1600-1700 0 0 0 0 0
1700-1800 0 0 0 0 0
1800-1900 0 0 0 0 0
1900-2000 0 0 0 0 0
2000-2100 0 0 0 0 0
2100-2200 1 1 0 0 0
2200-2300 0 0 0 0 0
2300-2400 0 0 0 0 0

Host/Domain Summary: Message Delivery (top 100)
sent cnt bytes defers avg dly max dly host/domain
-------- ------- ------- ------- ------- -----------
1 547 0 5.0 s 5.0 s clarkconnect.lan

Host/Domain Summary: Messages Received (top 100)
msg cnt bytes host/domain
-------- ------- -----------
1 547 clarkconnect.lan

top 100 Senders by message count
--------------------------------
1 root@clarkconnect.lan

top 100 Recipients by message count
-----------------------------------
1 admin@clarkconnect.lan

top 100 Senders by message size
-------------------------------
547 root@clarkconnect.lan

top 100 Recipients by message size
----------------------------------
547 admin@clarkconnect.lan

pac
04-10-2004, 22:37
mais uma duvida...
como instalo o mysql e phpmyadmin (ou similar...) :sad:

Chip
04-10-2004, 22:38
mysql já está respondido pelo nemesis11 há uns posts atrás :)

1 - Webserver -> sim (opção na instalação)
2 - Php -> sim (opção na instalação)
3 - Mysql -> apt-get install mysql-server -> done
4 - Entrar remotamente? Claro, ssh. Edit: Não reparei na palavra instalar. Instalar tem que ser localmente.

Passado para a FAQ

phpmyadmin não sei, mas acho que podes fazer o que o nemesis me sugeriu, que é activar samba, copiar as coisas para a directoria do webserver e depois correr scripts de instalação para tudo :D

kazuza
05-10-2004, 00:01
Chip, a proxy é transparente (como a da netrabo, só que melhor :D )

Não tens que configurar um c@ nos browsers dos clientes... Puro PnP ;)

phpmyadmin é só copiar para a root do webserver (o módulo PHP já está config. )

Chip
05-10-2004, 00:08
yeps, entretanto tinha ido à pág do phpmyadmin e saquei a coisa e já tá a bulir

para descompactar na root do www é só seguir o que diz aqui:

http://www.phpmyadmin.net/documentation/

tar -xzvf phpMyAdmin_x.x.x.tar.gz

e já tá a funcionar :)

não consigo através do samba ter acesso de escrita a /var/www por isso o que tenho feito é aceder a /home/user_que_criei e colocar lá tudo e depois puxo pela cabeça praa me lembrar dos comandos de linux e vou movendo as coisas para /var/home/html, que me parece ser o default do webserver :)

dava jeito ter acesso directo mas assim tb se resolve :D

já tenhoum fórum vbul... cof cof. um fórum de testes instalado e acedível pela net :) e agora tou a instalar o phpnuke, tudo só para fazer experiências :)

quando acabar as experiências acho que vou ter de reinstalar o cc para limpar o lixo todo :D

Chip
05-10-2004, 00:18
humm.. a minha bd não tem password, o que é a chamada cratera de segurança... para já não é importante mas no futuro sera. como coloco pass no mysql?

por linha de comandos ou através do phpmyadmin como posso fazer isso?

edit: bem, aqui fica a resposta :D

phpmyadmin --> privileges --> escolher o user --> carregar no botão de editar --> change password (duh :D)

edit2: fixe :)

apareceu-me auqele erro que detestamos aqui:

There seems to have been a slight problem with the database.
Please try again by pressing the refresh button in your browser.

An E-Mail has been dispatched to our Technical Staff, who you can also contact if the problem persists.

We apologise for any inconvenience.

o que significa que a alteração foi bem feita :D

agora tenho de mudar as configs do vbul... cof cof do fórum de testes e do php nuke :)

pac
05-10-2004, 00:26
peço desculpa pela desatenção

ps. sou o unico a começar a ficar viciado nisto do CC ? :lol:

kazuza
05-10-2004, 00:36
No CC, o verdadeiro vicio é não nos lembrarmos que temos uma box algures pela casa com ele instalado... ;)

pac
05-10-2004, 00:53
exacto.... hehehhe
proximo topico, tudo a meter fotos da box e ver qual passa mais despercebida :cool:

Chip
05-10-2004, 00:55
lol, com ela a zumbir ao meu lado é difícil :D

sótão she goes :D

amanhá é feriado, um dia bom para mudanças :)

ainda tenho uns problemas com o mail (basicamente só envio) e a seguir vou partir para testes de pop e imap :D

quanto ao phpnuke, o fórum do phpbb é só erros mas devem-me faltar os uprates :)

chip.pointclark.net is online :) (but nor for too long :))

Nemesis11
05-10-2004, 01:43
não consigo através do samba ter acesso de escrita a /var/www por isso o que tenho feito é aceder a /home/user_que_criei e colocar lá tudo e depois puxo pela cabeça praa me lembrar dos comandos de linux e vou movendo as coisas para /var/home/html, que me parece ser o default do webserver :)

dava jeito ter acesso directo mas assim tb se resolve :D

Entra por ssh e vê as permissões que tens na pasta "www" (ls -l /var). Vê tambem a configiração do samba (nano /etc/samba/smb.conf).

Quanto ao phpmyadmin, não é preferivel usar o control center? ( http://www.mysql.com/products/mysqlcc/ )

Chip
05-10-2004, 01:58
Entra por ssh e vê as permissões que tens na pasta "www" (ls -l /var). Vê tambem a configiração do samba (nano /etc/samba/smb.conf).

Quanto ao phpmyadmin, não é preferivel usar o control center? ( http://www.mysql.com/products/mysqlcc/ )

Tks Nemesis11, eu nem sabia que havia um control center via web para o mysql :D:D

Nemesis11
05-10-2004, 01:59
se tento ligar o service intrusion prevention dá-me um erro: "snortsam: unrecognized service" :(

É "erro" do CC home edition. O Snortsam só está disponivel na office edition, mas eles esqueceram-se de tirar da lista.
Podes tambem tirar de lá o serviço. Editas este ficheiro (/var/webconfig/classes/daemon.list) e apagas a linha do snortsam.(Faz backup do ficheiro primeiro).

se activar o serviço web proxy, como sei o endereç do proxy? passa a ser igual ao da gateway?

Edit: já vi que tenho de configurar os clientes para irem para a porta 3128 para acederem via proxy.

Como o Kazuza disse, proxy transparente. Activa tb o provoxy ("Banner Ad/Pop-up Blocker" no webconfig)

Dúvidas: qual a pass do admin? Aparce-me uma conta de admin que não sei a pass, mas presumo que seja a conta usada pela clarkconnect para aceder ao meu sistema. Não consigo entrar no webmail com a pass do root. Consigo usar com o user que criei, entretanto acho que recebi um mail mas no endereço para o qual enviei não me aparece nada.

Nas stats do webmail aparece-me um mail mas não o encontro:

Muda a pass de admin. Não há problema. Podes fazer isso no webconfig na parte dos users ou "passwd admin" na linha de comandos.
O que tens nesse log é que o root enviou um mail para o admin. Se entrares por webmail(ou com um cliente de mail) tens lá o mail de certeza.

Nemesis11
05-10-2004, 02:02
Tks Nemesis11, eu nem sabia que havia um control center via web para o mysql :D:D

Não é via web. É mesmo um programa que corre em cima do windows/linux e se liga "remotamente" à base de dados.
Se querem ter via web, esqueçam o Control center.

Chip
05-10-2004, 02:12
Não é via web. É mesmo um programa que corre em cima do windows/linux e se liga "remotamente" à base de dados.
Se querem ter via web, esqueçam o Control center.

sim, já vi :)

mas instalei a versão para linux e duh... não tenho o x instalado :D /me saca a do windows :D

Nemesis11
05-10-2004, 02:22
Reparei agora numas letras pequenas.

Development of MySQLGUI has been suspended. Our current development efforts are directed towards the development of MySQL Administrator and MySQL Query Browser.

Não fazia ideia que eles tinham parado o desenvolvimento do Control Center.

Administrator -> http://www.mysql.com/products/administrator/
Query browser -> http://dev.mysql.com/downloads/query-browser/

O control center funciona na mesma, mas se calhar estes dois são melhores.

pac
05-10-2004, 03:07
mto bacano...bem melhor que o phpmyadmin, e aparentemente mais seguro, a primeira vista pelo menos.
é de mim ou já ta aqui material quase suficiente pra gente abrir um site/forum pt sobre o CC :009:
hehehhee

bazarouco
05-10-2004, 08:24
Isto despertou.me alguma curiosidade, agora não sei se irei conseguir dar conta do recado e tb se preciso realmente disto (a firewall é bem vinda).
Vamos lá dar vida ao meu 1º PC, AMD k6-2 350mhz ... vamos ver se o bixo ainda funcionar.
Não tava era à espera que fosse tanto mega para sacar. O outro ficheiro, Firewall/VPN 2.2 tb é para sacar?

bazarouco
05-10-2004, 08:25
Ups... double post

Nemesis11
05-10-2004, 09:00
Isto despertou.me alguma curiosidade, agora não sei se irei conseguir dar conta do recado e tb se preciso realmente disto (a firewall é bem vinda).
Vamos lá dar vida ao meu 1º PC, AMD k6-2 350mhz ... vamos ver se o bixo ainda funcionar.
Não tava era à espera que fosse tanto mega para sacar. O outro ficheiro, Firewall/VPN 2.2 tb é para sacar?

A firewall/VPN é uma versão "cortada", mais virada a quem só que ter o PC a fazer de firewall/gateway, o home é mais um "all in one". Não se faz download do firewall/VPN edition para quem quer instalar a home edition.
Se a unica finalidade é meteres o pc a fazer de firewall, tens mais alternativas:

- Smoothwall (http://www.smoothwall.org/) -> Screenshots (http://smoothwall.org/about/screenshots/)
- Ipcop (http://www.ipcop.org/) -> Screenshots (http://www.ipcop.org/modules.php?op=modload&name=phpWiki&file=index&pagename=IPCopScreenshots)
- M0n0wall (http://m0n0.ch/wall/) -> Screenshots (http://m0n0.ch/wall/screenshots.php)

entre outros....

São downloads mais pequenos e fazem na mesma o trabalho.

bazarouco
05-10-2004, 09:29
Quem diz uma firewall diz um ftpzito uma conta de email (naquela de brincar um pedaço) :P .... E ao que me parece temos aqui um bom tutorial :)

Bw: http://members.netmadeira.com/milton/fotos/cc2.jpg :D

Agora so me resta montar o Pc e a ver vamos...
Noob question: Necessito do windows na maquina onde vou instalar o cc2? :rolleyes:

Nemesis11
05-10-2004, 10:37
Noob question: Necessito do windows na maquina onde vou instalar o cc2? :rolleyes:

Não. O CC é um sistema operativo e não um programa, logo não precisas do windows para nada. :)

Chip
05-10-2004, 16:38
dumb question: se eu quiser fazer a lan via wireless, o que preciso, de um AP em vez do hub e ligar a placa de rede eth1 ao AP, ou substituindo a actual eth1 por uma placa de rede wireless pci faz o serviço?

/me não pesca nada disto mas quer meter isto no sótao :D

Madril
05-10-2004, 17:11
Troca o Hub pelo AP k ficas melhor servido.

Pk se meteres uma placa PCI podes por a dita em AD-Hoc mas fica com menos potencia k se for um AP.

EDIT: E ainda podes fazer outra coisa ... deixar tar o HUB e ligar o AP ao HUB :D

Chip
05-10-2004, 17:21
tava a pensar nisso mas se mudar o pc para o sótão o hub lá não fica a fazer nada.

O melhor será:

PC (3 placas de rede) com CC + AP no sótão

eth0 - internet
eth1 - cabo até rés do chão para hub
eth2 - AP

pc do rés do chão - wireless PCI
Portátil - já tem wireless

Hub ligado ao cabo que desce do sótão - ligo quando precisar de ligar outras máquinas sem wireless ou então em vez de comprar já wireless para o pc do rés do chão uso o HUB

o AP ainda dá para a minha irmã e o meu cunhado acederem à net via portátil da casa deles que é nas minhas traseiras, acho que vou convencer o meu cunhado a investir num AP :)

O que aconselham, linksys .11G? penso ser também compatível com 1..b que é o que o meu portátil suporta

kazuza
05-10-2004, 17:23
Só 2 NICs no Clark, um WRT54G (por acaso tenho aqui uns poucos a mais :D ), que também têm switch integrado e tens a festa feita...

hellaxe
05-10-2004, 18:22
para a semana vou começar a montar isto - assim q tiver monitor disponivel e mais NIC, switch e cabos-.

Mas surgiu-me uma ideia:

Será aconselhavel ou execuivel ter a mula a correr no pc q tem o CC?

Digo isto pelo seguinte: teria apenas um pc sempre ligado. Menos ruído ;) .

thanx

Chip
05-10-2004, 18:29
Só 2 NICs no Clark, um WRT54G (por acaso tenho aqui uns poucos a mais :D ), que também têm switch integrado e tens a festa feita...

Ou seja, teria o WRT54G no sótão, desço um cabo de rede se precisar e ainda tenho wireless :)

Kazuza, temos de falar :D

PiKa_
06-10-2004, 01:59
tava a pensar nisso mas se mudar o pc para o sótão o hub lá não fica a fazer nada.

O melhor será:

PC (3 placas de rede) com CC + AP no sótão

eth0 - internet
eth1 - cabo até rés do chão para hub
eth2 - AP

esta é +- a minha configuracao... mas as xs noto uma certa "dificuldade" entre comunicar entre makinas da eth1 e da eth2...(sao gamas de ip´s diferentes..
no meu caso eth1 - 10.2.0.xxx e a eth2 ta 10.1.0.xxx
n sei se sera probs de dns..n percebo bem..mais tempo q vou ter q perder lol

bazarouco
06-10-2004, 02:00
Aqui vai....
Ja instalei o cc2 ali na outra maquina (vamos lhe chamar de: servidor).
Tenho no servidor 2 placas de rede. Uma é ligada ao modem (cable modem 3com) através do fio normal de internet, e a outra placa de rede do servidor é ligada ao meu PC por um fio cruzado.

Agora apartir daqui o que é que faço?
Como é que eu posso aceder ao servidor apartir deste PC? Fiz o download do Putty (há algum outro porreiro para WinXP?),
vou a Session, meto o ip
123.123.123.123 ; port: 22 ; 81

Ambas dão este erro:
"Network error: no rout to host"

Como é que faço para aceder ao servidor para poder configurá.lo?

Sorry a mh "noobice" ... mas é a mh 1ª vez com algo parecido :x

Nemesis11
06-10-2004, 03:02
O ip interno do teu servidor é 123.123.123.123?
Esse ip não está na gama dos "endereços privados"

10.0.0.0 - 10.255.255.255
172.16.0.0 - 172.31.255.255
192.168.0.0 - 192.168.255.255

Estas a usar um ip publico dentro de uma rede privada.
Apesar de não ter a certeza, isso deve dar problemas.
Espera por uma resposta melhor, mas para já metia o servidor dentro de um ip privado.

Já agora que ip tens na maquina que está a tentar aceder ao servidor?

bazarouco
06-10-2004, 03:24
o IP que escolhi na instalação do cc2 é: 100.113.186.28
Tas a perguntar o meu ip deste PC ?! ( 213.190.216.***)

Como é passo para um ip privado? E dá.me um exemplo sff.

Nemesis11
06-10-2004, 04:27
Faz o seguinte. Liga um teclado e um monitor ao computador que tem o CC,
Tens o menu do webconfig no ecrã. Entra com a password de root e carrega no ENTER duas vezes.
Ele entra na pagina de network e com as setas dos teclado vais à linha de "LAN" e carrega no "botão" de Edit.
Em seguida escolhes o seguinte:
Role -> LAN
Type -> Ethernet
Boot Protocol -> Static
IP Address -> 10.0.0.1
Netmask -> 255.255.255.0

Se não te entenderes com o menu do webconfig, carrega no "ALT+F2", entra como root (Login:root;Password:********) e escreve o seguinte:

ifconfig eth1 10.0.0.1 netmask 255.255.255.0 up

Depois vai ao computador que está ligado ao CC por cabo cruzado, e altera-lhe as propriedades de rede para o seguinte:
Ip adress -> 10.0.0.2
subnet mask -> 255.255.255.0
Default gateway -> 10.0.0.1
Dns server -> 10.0.0.1

Em seguida vai ao seguinte endereço pelo browser:
https://10.0.0.1:81

Vê se consegues ver bem o webconfig.

Pelo Putty entra por 10.0.0.1 port: 22

bazarouco
06-10-2004, 05:25
Fiz o que tu disseste... Mas dps já neste PC, eu mudo o ip, etc mas não consigo aceder a nada :(

http://members.netmadeira.com/milton/fotos/cc2/2.jpg

http://members.netmadeira.com/milton/fotos/cc2/3.jpg

bazarouco
08-10-2004, 00:12
E alg pode me dar aí uma ajudinha??

Nemesis11
08-10-2004, 02:39
Mete aqui o que te aparece no monitor quando fazes "ifconfig" no comp com o CC?
Na listagem que dá, vê se as duas placas têm ip, se há errors, dropped, etc. Se der, mete aqui a listagem (apaga a parte do ip publico, etc).

No comp com o CC o que dá quando fazes "ping 10.0.0.2"?

hellaxe
11-10-2004, 15:21
oi ppl:
instalei isto numa VMWare mas quando faço no Putty o nome ou o ip da VM dá sempre erro (creio q é invalid network, mas não tenho a certeza). Pq será?
thanx

Nemesis11
11-10-2004, 15:30
Como é que está a placa de rede nessa VM? Bridged? Nat?

Seja como for, se quizeres aceder à linha de comandos, faz "ALT+F2" no CC.

hellaxe
11-10-2004, 15:44
Como é que está a placa de rede nessa VM? Bridged? Nat?

Seja como for, se quizeres aceder à linha de comandos, faz "ALT+F2" no CC.

tá bridged

Nemesis11
11-10-2004, 15:55
Ok.

Deste-lhe um ipfixo dentro da mesma gama que o host? (do genero 192.168.1.30 no CC e 192.168.1.20 no SO que está como host)
Podes dar mais pormenores das configurações de rede no CC/host?

hellaxe
11-10-2004, 16:02
Ok.

Deste-lhe um ipfixo dentro da mesma gama que o host? (do genero 192.168.1.30 no CC e 192.168.1.20 no SO que está como host)
Podes dar mais pormenores das configurações de rede no CC/host?

sim dei ip fixo dentro da mesma gama. o host (XP) tá a partilhar net c outra maq e c o "dhcp" activo. não tem mais nada de especial. ok o host é neste momento o gateway da rede.

Nemesis11
11-10-2004, 16:21
Parece-me tudo ok. Na configuração deves ter metido como gateway do CC, o host, certo?
É mais ou menos a configuração que tenho nas VMs, a unica diferença é que não tenho o host como gateway.

A partir do CC por linha de comandos, consegues pingar o host? Que erro dá?

Não estou a ver o problema. Talvez tenta-se instalar o Vmware tools, mas não deve ajudar muito.

hellaxe
11-10-2004, 16:35
não estou a ver como é que entro na linha de comandos.
aparece-me o menu inicial meto a pass e depois népia. só lá tem os menus c a network, a interface e log out

Nemesis11
11-10-2004, 16:41
Dentro do CC, carrega "ALT+F2" para ires à linha de comandos.
Para voltares ao Webconfig fazes "ALT+F1".

Ele por default entra no webconfig, por acaso é uma das coisas que dá para mudar alterando o ficheiro "/etc/inittab"

hellaxe
11-10-2004, 16:46
ok ping na boa.

já agora qual a porta a +ôr no putty? ele tem a 22 por defeito.
continua a dar "network error: timed out"

Nemesis11
11-10-2004, 16:49
É a 22.

Estranho. Confirma se o serviço do ssh arrancou. Faz "service sshd status" na linha de comandos e vê o que dá.

No Xp, vai ao browser e vai a https://[ip_do_CC]:81
O que dá?

hellaxe
11-10-2004, 17:08
É a 22.

Estranho. Confirma se o serviço do ssh arrancou. Faz "service sshd status" na linha de comandos e vê o que dá.

No Xp, vai ao browser e vai a https://[ip_do_CC]:81
O que dá?

o status do serviço tá ok.

por https tb entrei.

Nemesis11
11-10-2004, 17:16
Eu penso que deve ser alguma coisa na configuração do Putty, mas eu não uso o putty para me ligar ao CC, por isso não te posso ajudar muito. Espera por alguem que o use.

Enquanto esperas, podes aceder à linha de comandos atravez do Webconfig. Naquela pagina que entraste, carrega em "System" na barra de cima e depois em "Command line" na barra do lado esquerdo.
Tens que ter o Java instalado no XP.

hellaxe
11-10-2004, 18:09
thanx nemessis

por aí já consigo. Vou investigar.

xBoShY
27-10-2004, 02:49
Pessoal, tou com um problema...
Kero por o servidor a funcar para o exterior (eth0), a server http(80), ssh(22), ftp(20-21) e talvez imap(143).

O problema é que o CC tá ligado à net através de um router. Sempre que ponho o public ip no browser, recebo a pagina de configuração do router... mas esse problema é o menos, pois alterei a porta da pagina para outra (82).

O que se passa agora é que ele não xega a reconhecer a ligaçao por nenhuma das portas apartir do exterior. Já configurei as regras da firewall, o Virtual Server do router (onde eu customava fazer ip-tunneling com as portas do emule) e NAT dinamica no router.

Alguem consegue resolver este "caso"? Já dei voltas com isto e... nada.

xBoShY
27-10-2004, 02:57
Parece coisa de doidos... após ter ficado aki 2 horas e meia à disto e decidir vir pedir ajuda é que achei a solução.

Apenas fui ao menu "1-to-1 NAT" e adicionei o meu ip privado e o ip publico.

Esta solução parece nao ser a melhorzeca... porque tenho de tar a mudar o ip dinamico sempre k ele muda... se tiverem outra... postem :).

doTTed
27-10-2004, 20:52
O meu modem liga-se por USB. Também posso instalar o ClarckConnect?

kazuza
Mudem de modem...
Se a ligação à internet por USB em windows já é o que é, o que será então, numa máquina que se pretenda estar ligada à "rede"de modo fiável...

Nao da mesmo??? :( Ou nao convem?

Tentei ler o topico todo, mas acredito que a questao ja foi respondia... se sim peço desculpa!!!

xBoShY
27-10-2004, 21:15
Pessoal, tou com outra duvida... como é k bloqueio um certo grupo de ips (tipo: 192.168.1.200-254) de forma a não acederem ao exterior (internet)???

kazuza
28-10-2004, 01:08
Nao da mesmo??? :( Ou nao convem?

Tentei ler o topico todo, mas acredito que a questao ja foi respondia... se sim peço desculpa!!!

Lê um pouco mais abaixo ;)

Pessoal, tou com outra duvida... como é k bloqueio um certo grupo de ips (tipo: 192.168.1.200-254) de forma a não acederem ao exterior (internet)???

No interface web do CC tens lá opções não só para limitar a largura de banda dos users, como limitar o acesso :)

xBoShY
28-10-2004, 01:25
e como é k bloqueio todas as ligações non-VPN (conectadas apartir da lan)?

EDIT: (Penso que é com iptables... ou route table... sei lá... de forma a que o
"device" do VPN é que redirecione para o eth0 e o eth1 fique só pelo server... penso eu de que... mas como faço?
Assim limitava o acesso à WAN :)

PiKa_
02-11-2004, 00:12
tb kria saber isso....
ja agora..sabem se o cc tem suporte de leitura para ntfs??
tava a pensar por uma controladora ide com dois discos de 80gb...
mas sera q a controladora vai precisar de drivers ??agradeço
a ajuda..

Chip
02-11-2004, 00:18
Mais duas questões:

1. Há maneira de limitar a bw apenas em determinado horário?

2. Agora tenho um router wireless (idêntico ao teu kazuza, o meu cunhado lá o vai pagar :D), um linksys wrt54 mas tenho de configurar manualmente os ip's dos pc's porque se colocar com dhcp, apanham o ip atribuido pelo router, ficando sem acesso à net.

A configuração actual é:

Clarkconnect --> router wireless --> pc's

192.168.1.1 --> 192.168.1.10 --> 192.168.1.xxx

sendo que tenho de configurar manualmente o ip para ter como gateway e como dns server 192.168.1.1 caso contrário fico sem acesso à net porque a gateway e o dns ficam os do router.

Se me puderem ajudar a configurar o router sem eu ter de queimar muito as pestanas agradeço :)

xBoShY
02-11-2004, 00:24
Mete o router como Ad hoc (axo k é assim k se escreve...).
O router passa a funcionar só como switch e "switch wireless" :)

Chip
02-11-2004, 00:45
Humm... isso é colocando em HeartBeat Signal?

Nunca configurei um router :D

xBoShY
02-11-2004, 01:11
No meu meu tenho lá mesmo a opção de trabalhar como router ou como ad hoc (é da dell).

Isso do HeartBeat Signal um sinal com intervalos... axo k é util para detetar a rede.

kazuza
02-11-2004, 01:22
Nada disso Chip...

Tens que fazer como eu...

Apesar de ter esse router, só está a fazer de switch/AP. A solução é muito simples...

Liga o sinal WAN à porta 4 da LAN.... ;)

Na config. do router, preocupa-te só com a parte wireless.... :)

Todos os routers têm HB, e a config. ad-hoc para este caso não funciona. Tem que ser mesmo assim...

PiKa_
02-11-2004, 03:36
tb kria saber isso....
ja agora..sabem se o cc tem suporte de leitura para ntfs??
tava a pensar por uma controladora ide com dois discos de 80gb...
mas sera q a controladora vai precisar de drivers ??agradeço
a ajuda..

help me... :( :( :( :(

Nemesis11
02-11-2004, 03:56
Ntfs? Não.
Mas podes sempre sacar o rpm para o Red Hat 9. Não deves ter problemas (mas nunca instalei no CC).
http://linux-ntfs.sourceforge.net/rpm/instructions.html
http://linux-ntfs.sourceforge.net/rpm/redhat9.html
Precisas mesmo de suporte de leitura de Ntfs?

Quanto à controladora, que controladora é?
Dá uma vista de olhos neste site:
http://hardware.redhat.com/hcl/

P.S. - Apesar de ainda não estar anunciado, a beta do 3.0 está no ftp deles. Se alguem quizer experimentar numa VM ou num comp para testes:
ftp://ftp1.clarkconnect.com/3.0/iso/
ftp://ftp2.clarkconnect.com/3.0/iso/
ftp://ftp3.clarkconnect.com/3.0/iso/

Só sei que é baseado no Fedora Core 2. Não há pressa de mudar:

Chip
02-11-2004, 21:19
Nada disso Chip...

Tens que fazer como eu...

Apesar de ter esse router, só está a fazer de switch/AP. A solução é muito simples...

Liga o sinal WAN à porta 4 da LAN.... ;)

Na config. do router, preocupa-te só com a parte wireless.... :)

Todos os routers têm HB, e a config. ad-hoc para este caso não funciona. Tem que ser mesmo assim...

Cool :)

Tão simples quanto isso? Vou experimentar depois de vir do rio :) Por acaso liguei-o à 1 :D

O que tem a porta 4 de tão especial?

kazuza
03-11-2004, 00:18
secret! :D

Chip
03-11-2004, 00:26
lol

bem, tentei mas não funcionou, i.e. com ip dinâmico atribuido pelo router na pa de net

como já mexi muita coisa na config do linksys vou experimentar retirar o dhcp para ver se o clark passa a atribuir o ip (tá desligado no clark) e se não funcionar faço um reset ao router

O meu portátil não suporta WPA, será que com um upgrade de drivers passa a suportar? Já procurei e não encontrei

(tenho de meter aquela chave de 47292437893274892743298743298279432 caracteres? Pensava que uma pass já me dava encriptação :D)

xBoShY
03-11-2004, 05:07
Tens k ter o dhcp ligado no clark pa isso funkar automaticamente. :)

Kazuza e/ou Nemesis11, será k podem mandar.me por PM os vossos MSNs? tou aki cum problema na porcaria da VPN :D

Pah semana posto fotos da minha "ClarkBox" ehheheh :) tá toda gira :x2: .

Fiquem bem.

Chip
04-11-2004, 00:02
Bem, como seria de esperar, a dica do Kazuza (e do xBoShY) resultou em cheio :)

Com a WAN ligada na porta 4 ao router, dhcp no clark e desactivado no router, passo a ter os pc's com ip automaticamente atribuido pelo clark :D

Agora não pe apetece ir ao sótão mas tou curioso para saber se funciona estando a WAN ligada noutra porta qualquer

/me googla :D

xBoShY
04-11-2004, 01:31
No meu funka :D.

xBoShY
05-11-2004, 18:03
Pessoal... Alguem já experimentou o novo ClarkConnect Home Edition 3.0?!?
Fiz download e meti pa cd... tento instalar e diz que o cd não corresponde ao que se quer instalar... já gravei pa outro cd, já trokei o leitor, já tentei instalar por ftp, já criei um ftp noutro pc pa instalar atravez dele... e NADA!

Digam kk koisa... :(

Nemesis11
05-11-2004, 18:14
Pessoal... Alguem já experimentou o novo ClarkConnect Home Edition 3.0?!?
Fiz download e meti pa cd... tento instalar e diz que o cd não corresponde ao que se quer instalar... já gravei pa outro cd, já trokei o leitor, já tentei instalar por ftp, já criei um ftp noutro pc pa instalar atravez dele... e NADA!

Digam kk koisa... :(

Sacaste qual versão?
Na alpha 1 que saiu há uns dias tive varios problemas do genero a instalar numa VM. Para aí metade das coisas estavam "broken".
A alpha 2 eles ainda estavam a fazer upload daquilo. Espero que não tenhas sacado a meio.
O iso final da alpha2 penso que tem "375.418.880 bytes", mas pelo que vi da alpha1, vou esperar pela beta para dar umas voltas.

Não sei se eles vão manter na versão final, mas tinha opção de instalar vpn e mysql durante a instalação (apesar de não estar funcional na alpha1).

xBoShY
05-11-2004, 18:33
Fiz download no técnico à pouco (pai à 2 horas).
O "gajo" tem 375.418.880 bytes (deve ser a alpha2 como dizes).
E tinha as opções da VPN (k até interessa-me :D)...

Mas isto inda é a versão alpha?... pensava k já tava na final :)

Nemesis11
05-11-2004, 18:47
É alpha. Não sei como está a 2, mas a 1 estava muito incompleta e cheia de problemas, o que é normal.

Schedule
October 26 - Alpha #1
- Available for Partners, Developers and Translators
November 4 - Alpha #2
- Release info
November 11 - Beta #1
- Translation can begin
November 15 - Beta #2
- Bug fixes only
November ? - Final release
- When it's ready

- Kernel 2.4 to 2.6
- Samba 2.2 to 3.0
- DansGuardian 2.6 to 2.8
- SpamAssassin 2.x to 3.0
- Postfix 1.x to 2.0
- Snort 2.0/1 to 2.2
- Squirrelmail 1.2.x to 1.4.3
- UW IMAP to Dovecot IMAP
- FreeSwan to OpenSwan
- CBQ to HTB (Bandwidth tools)
- Gateway Services upgrade
- Unified user database
- Firewall enhancements
- Samba 3.0 with PDC support
- Data backup
- New logging and reporting engine
- Wireless support

E há mais coisas....
http://www.clarkconnect.org/projects/beta_notes_3.0.php
http://www.clarkconnect.org/developer/roadmap.php
http://www.clarkconnect.org/projects/alpha2_notes_3.0.php

Não ligues muito às datas, porque deve haver atrasos (é tradição com o CC).~
Quanto à parte de vpn, é bem provavel que não exista a opção na versão Home (como no 2.2).

xBoShY
05-11-2004, 18:57
Mas se lançarem uma Firewall/VPN Edition como fizeram no 2.2...
Eu pessoalmente prefiro o Firewall/VPN Edition, porque podes instalar os packs da Home Edition... já no contrário não dá pa instalar os pacotes de VPN :).

Nemesis... tou mesmo a precisar dumas dicas pa "acabar" de configurar a firewall... ela tá a funkar, o unico problema é k não existe distinção entre non-VPN e VPN... Tipo, o ppl consegue aceder à mesma mesmo estando em non-VPN. Isto é uma PC-to-LAN (ou lá como lhe chamam).
Alguma dica?

Nemesis11
05-11-2004, 19:19
Mas se lançarem uma Firewall/VPN Edition como fizeram no 2.2...
Eu pessoalmente prefiro o Firewall/VPN Edition, porque podes instalar os packs da Home Edition... já no contrário não dá pa instalar os pacotes de VPN :).

Nemesis... tou mesmo a precisar dumas dicas pa "acabar" de configurar a firewall... ela tá a funkar, o unico problema é k não existe distinção entre non-VPN e VPN... Tipo, o ppl consegue aceder à mesma mesmo estando em non-VPN. Isto é uma PC-to-LAN (ou lá como lhe chamam).
Alguma dica?

Eu devo ser a ultima pessoa que te pode ajudar numa Vpn, pq nunca usei e pouco percebo do assunto (infelizmente).

Vê se isto ajuda:
http://www.clarkconnect.com/docs/office-2.1/pptpd.htm
http://www.clarkconnect.com/docs/office-2.0/pptpd.htm

Será isto?
Warning
Gotcha! You must set the PPTP server to start at boot time and then stop/start the server. Why? The firewall will detect that the PPTP server is set to run at boot time and perform the appropriate actions. When the PPTP server is not in use, the firewall will use a different mode (PPTP-passthrough mode).

Se não te ajudar aqueles docs, tenta encontrar a resposta no forum deles:
http://www.clarkconnect.org/forums/ubbthreads.php

Parte para questões sobre vpns:
http://www.clarkconnect.org/forums/postlist.php?Cat=&Board=vpn

xBoShY
05-11-2004, 19:46
hummmm, vou testar... :) thnks

Para os que procuram um anti-virus pa linux:
-Panda Antivirus (http://www.pandasoftware.com/download/linux/linux.asp)
-AMaViS Virus Scanner 0.3.12 (http://linux.tucows.com/preview/8029.html)
-BitDefender 7.0 (http://linux.tucows.com/preview/343212.html)
-Clam Antivirus 0.60 (suporta o AMaViS) (http://linux.tucows.com/preview/263489.html)
-TkAntivir 1.41 (http://linux.tucows.com/preview/10019.html)
-SAVget 0.2.0 (http://linux.tucows.com/preview/240415.html)

Existem mais que sejam freeware/GPL (axo eu). Estes acima são todos "livres".
Alguem que aconselhe algum? Tou a fazer olhinhos (ainda nao experimentei) para aquele conjunto AMaViS Virus Scanner & Clam Antivirus (que usa a BD da from OpenAntivirus.org para fazer update dos virus)...

Edit: mudei a estrutura... :)

Chip
05-11-2004, 20:16
a instalação que fiz no VMware do 3 tinha muitos pacotes incompletos e depois crashava a VM no arranque

Madril
05-11-2004, 20:38
Xboshy em teoria é só deixar os clientes k se conectam por ppp0 (axo) entrar na net com o route

Nemesis11
05-11-2004, 20:52
hummmm, vou testar... :) thnks

Para os que procuram um anti-virus pa linux:
-Panda Antivirus (http://www.pandasoftware.com/download/linux/linux.asp)
-AMaViS Virus Scanner 0.3.12 (http://linux.tucows.com/preview/8029.html)
-BitDefender 7.0 (http://linux.tucows.com/preview/343212.html) -Clam Antivirus 0.60 (suporta o AMaViS) (http://linux.tucows.com/preview/263489.html)
-TkAntivir 1.41 (http://linux.tucows.com/preview/10019.html)
-SAVget 0.2.0 (http://linux.tucows.com/preview/240415.html)

Existem mais que sejam freeware/GPL (axo eu). Estes acima são todos "livres".
Alguem que aconselhe algum? Tou a fazer olhinhos (ainda nao experimentei) para aquele conjunto AMaViS Virus Scanner & Clam Antivirus (que usa a BD da from OpenAntivirus.org para fazer update dos virus)...

Eu uso o AntiVir MailGate para fazer scan ao mail, mas tb dá para fazer scans a ficheiros e até te manda o report para uma conta de mail se passares essa opção. Eles verifica updates de hora a hora.
Estou satisfeito com ele, mas já vi falar muito bem do ClamAv. Os outros não conheço.

xBoShY
05-11-2004, 20:55
Madril!!! :)
É isso que tenho estado a pedir... mas na pratica :). Até falei nas iptables (na sei se tá correcto). Tens alguma sugestão como começar? :)

xBoShY
05-11-2004, 20:59
Nemesis. O AMaViS é para o mails e o Clam é o antivirus em si. Tb manda o report :).

Tens o link do AntiVir MailGate? Era fixe meterem tb uma mini-lista de antivirus e um how-to de algum(s) no link do Tutorial :).

xBoShY
05-11-2004, 23:55
Alguem pode-me dizer o que vcs têm no vosso ficheiro:
/etc/apt/sources.list

É que este Firewall/VPN é mesmo muito limitadinho... lols

Nemesis11
06-11-2004, 00:22
rpm [pcn] ftp://home-22:goleafsgo@apt.clarkconnect.com System os updates contribs developer

Podes tb meter um repositorio do RH9, mas o risco é teu :D

rpm http://mirror.usu.edu/mirrors/apt redhat/9/en/i386 os updates

xBoShY
06-11-2004, 04:24
metam o da vpn k funka :) (acabadinho de testar :))

rpm ftp://firewall-22:leafsinsix@apt.clarkconnect.com System os updates contribs developer

(atenção à maiuscuscula do System)

se fizerem apt-get à maioria (kuase todos) dos pacotes, vão ver que à updates pa tudo :).
Com a vantegem de ter os serviços para VPN a funkar tb :)

5 estrelas, recomendado! :)

Nota: tou a usar o Home Edition com os dois "links" na sources.list :)

EDIT: Dêem uma vista de olhos em: http://www.clamav.net

hellaxe
06-11-2004, 18:50
Pessoal:
tou a tentar meter isto na máquina definitiva (até agora tinha-o numa VM) mas quando começa a instalar, sai da instalação logo qdo está a fazer confirmação das dependências, portanto no ínicio. Dá o qq coisa como "received signal 11....".

Será da máquina que estou a usar:

Cyrix 200 MMX; 32Mb ram, disco de 3 gb, S3 2Mb, etc

thanx

Nemesis11
06-11-2004, 19:09
Ele chega a fazer o teste de integridade ao cd?

Ele chega a instalar alguma coisa? (para tentar ver o ficheiro /root/install.log)

Só pelos specs não estou a ver problema.

Chip
06-11-2004, 19:09
eu instalei isso (o 2.2) num p166 e correu sem problemas durante cerca de 1 mês até me decidir a passá-lo para um celeron 366 porque precisava de mais disco e mais power :)

Nemesis11
06-11-2004, 19:16
hellaxe, tens o memtest? Se sim, podes corre-lo nessa maquina?

hellaxe
06-11-2004, 19:23
Ele chega a fazer o teste de integridade ao cd?

Ele chega a instalar alguma coisa? (para tentar ver o ficheiro /root/install.log)

Só pelos specs não estou a ver problema.

Sim fez oo teste. Qdo começa a instalar dá este erro e sai do installer.

vou correr o memtest e ver o que dá. amanhã digo qq coisa.

tinha lá instalado o MDK 6.1 e corria bem.
Também já tive problemas c outras distros que não instalaram.

tb já pensei na mem. aquilo está com 4 SIMM.
Vou ver se arranjo Dimm de 64 PC 66 ou 100, mas até lá.......

xBoShY
07-11-2004, 21:52
er.... como é que tiro akela "coisa" da complexidade da password... é que o pessoal quer mudar a password pakela que costumam a usar e diz que a password é muito pequena, ou que a passoword existe no dicionario...

sei que tem a haver com o PAM... e já procurei no google e afins e testei algumas soluções que o ppl tinha... mas deu em nada!

:)

kazuza
07-11-2004, 22:04
Nope! Tem a haver com md5 e bowlfish...

Vou esperar que saia a final da v3 do Clark, mas para já, e pelo que sei (baseado no kernell do Fedora :puke: ) sou bem capaz de abandonar o Clark ... :(

Nemesis11
07-11-2004, 23:24
Qual é o problema do kernel do Fedora?

Bem, se houver problemas, muda-se. Eles tb vão fazer um package para o Suse.
Quando sair logo se vê.

Bem ficam aqui umas pics da alpha2 do CC a correr no Vmware (não ia experimentar, mas enfim.......)
Não tem varios pacotes e tem ainda alguns problemas (é uma alpha). Não "grava" a escolha de telado na instalação, problemas com as placas de rede numa VM, etc.

http://img106.exs.cx/img106/1657/1421.jpg

http://img104.exs.cx/img104/4720/1629.jpg

http://img105.exs.cx/img105/2333/1248.jpg

kazuza
07-11-2004, 23:33
Foi a única distro que me crashou no portátil 5 mins após a instalação ...

@Nemesis: o meu CC 2.2 Home também tem mySQL e 1to1 NAT ...

hellaxe
08-11-2004, 10:52
hellaxe, tens o memtest? Se sim, podes corre-lo nessa maquina?

Não corri o memtest mas corri outro que vem no cd do Hiren's ....

teve a noite toda e parte da manhã. Não deu erros.

Estou intrigado!!!!!

Nemesis11
21-11-2004, 12:06
CC 3.0 Beta1

Apesar de ainda não estar estar tudo implementado, testei a beta1 do 3.0

O que lhe falta:

* Samba advanced configuration
* Reports
* PPTP VPN kernel module
* Uprade to 2.x
* Speakup support

Diferenças para o 2.2 (no webconfig)
- um menu de dashboard com as informações mais importantes (placas de rede, ip, Boot Protocol, link, System Time, etc).
- Opções de criação de user mais completo. Acesso a Shell, criação de mailbox, acesso PPTP VPN e algo com o nome de "File Server Folder" (não sei o que é esta opção). Dá para fazer edits aos users, alterar opções, etc.
- 1:1 NAT
- Advanced Firewall Rules. Onde se podem criar regras com mais pormenores. Adicionar a regra a um grupo, escolher protocolo, source adress (ip ou Mac adress), source port, destination address, destination port
- DMZ
- Group manager. Onde se pode juntar varias regras num grupo. Isto é bom porque dá para fazer disable ou delete a um grupo sem ter que ir regra a regra. De referir a opção disable, que o cc 2.2 não tem e que dá muito jeito.
- Blocked External Hosts / Block Destination Domains
- Intrusion Prevention (Snortsam)
- Bandwidth Management. Parece-me que tem mais opções no "Bandwidth Allocation" ( Opções: Nickname; IP Address; Port; Priority; Upload; Download; Action ).
- Maior suporte wireless. Isto não consigo ver o menu, já que não tenho wireless.
- MySQL, com um link que vai para o phpmyadmin. MySQL é uma das opções na instalação. Pode-se não instalar.
- Menu para E-mail Aliases
- Configure Mail Server Type -> POP, IMAP, Secure POP, Secure IMAP
- Virtual Domains, Mail Forward Domain (isto não sei se o 2.2 já tem)
- Mais opções no menu Proxy Server. Maximum Cache Size, Maximum Object Size, Maximum Download File Size, Rese