View Full Version : Opinião sobre Java
Ando a tirar um curso de Java.
Com aquilo que já sei digo que a linguagem é na sua essência bonita e interessante, mas quando uma pessoa quer fazer um programa a sério com um interface intuitivo gráfico, a linguagem é intragável. A complexidade da classe AWT e Swing são muito complexas.
Não imagino ninguém a fazer um interface gráfico sem a ajuda de um bom IDE, e é aqui que uma boa escolha pode fazer a diferença entre abandonar logo a linguagem completamente desiludido ou ficar encantado.
Escolhi o Eclipse 3.1 (Pré-Realese) e construo forms e ambientes gráficos de uma forma acessível e intuitiva, e é free. O JCreator só serve para ambientes de consola porque não é de grande ajuda.
Nestes últimos dias, e com a experiência que já tinha de outras linguagens, evoluí muito, mas também passei por uma fase de desilusão.
Por acaso, até gostei bastante do java, e usei o eclipse também, facilitou-me bastante a vida, no entanto se achas o java intragável espera até conheceres o C ou o Cpp :P
Pelo pouco que conheço do java, fiquei com a opinião que o java já tem tudo feito, pouco ou nada fazes, para que quer ter aquele gostinho de fazer algo de raiz, com o java não sente bem isso, mete umas linhas de código e aparece-lhe logo um form..., e a maioria das pessoas nem sabem o que está por detraz dessas linhas..., nem eu.... :sad:
Acontecia-me isso quando trabalhava com o velhote Visual Basic, mal sabia de onde aparecia aqueles forms, sentia tipo uma impotencia de poder alterar aquilo do meu agrado, quando apareceu o VS.NET fiquei com uma melhor perspectiva, já podia manusear melhor o meu código, embora que neste momento nem use essa linguagem...., mas onde quero chegar é que para quem gosta de ter as coisas exactamente da forma como quer tem de passar por linhas de código intragável, e o java facilita mt a vida de um programador nesse aspecto.., mas também ficas com aquele ambiente quase pré-definido, além do mais, eu não sei transformar um programa em java num executável....
um abraço HecKel
as também ficas com aquele ambiente quase pré-definido, além do mais, eu não sei transformar um programa em java num executável....
um abraço HecKel
Nem tu, nem ninguém que conheças, até porque não faz o mínimo sentido.
Há uns anos, houve uns maganos que tentaram fazer isso, mas com resultados desastrosos, ficheiros enormes, desempenho perto do zero, sem gestão de memória...
Mas olha que tudo o que fizerem em .NET tem o mesmo problema, o .exe é só para enganar...
inginheiiro 20-09-2004, 09:24 Originally Posted by HecKel
as também ficas com aquele ambiente quase pré-definido, além do mais, eu não sei transformar um programa em java num executável....
...
Existem vários pacotes que te transformam um software java num executável.
Basicamente o que estes fazem é embeber a jvm + o teu software num ficheiro , e posteriormente criam um executavel.
Existem vários...basta googlares...
Uma explicação http://www.jensign.com/JavaScience/www/RandomLogo/
um utilitário que faz isso ... http://www.duckware.com/jexepack/index.html#whatis
just search... :wow:
Eu pessoalmente gosto bastante do java, embora seja uma linguagem ainda, reforço o ainda com alguns problemas, esse dos executáveis é um deles, para o compreender.... basta somar:
programa+maquina virtual
se for uma aplicação pequena... bem era uma aplicação pequena :)
mesmo assim VIVA o java :p
Eu gostei muito de Java, é simples e fácil de começar a perceber a semântica, o problema é quando a coisa começa a complicar.
Não é por nada que nas universidades americanas é a primeira linguagem que se aprende. Pascal já era.
Na minha opinião para aprender pascal é muito bom, afinal é quase pseudo-código mas em inglês, é muito fácil de perceber a "lógica" da programação, em contrapartida java não é tão evidente para quem nunca teve programação na vida, aliás, até sou apologista de existir uma cadeira para "ensinar" a pensar como um programador, porque no nosso dia a dia não pensamos nas coisas tão ao detalhe como é requerido a um bom programador....
um abraço HecKel
Na minha opinião para aprender pascal é muito bom, afinal é quase pseudo-código mas em inglês, é muito fácil de perceber a "lógica" da programação, em contrapartida java não é tão evidente para quem nunca teve programação na vida, aliás, até sou apologista de existir uma cadeira para "ensinar" a pensar como um programador, porque no nosso dia a dia não pensamos nas coisas tão ao detalhe como é requerido a um bom programador....
um abraço HecKel
eu tive uma cadeira dessas...introdução à programação...foi uma seca :zzz: e dei Scheme... 1/2 da cadeira foi a descrever maneiras de pensar, como arquitecturar, etc...
Bem java até ke é bom mas não será melhor C# ? Eu prgunto isto porke agora é a linguagem moda (pelo menos do pessoal ke konheço).
Penso que seja mais facil que java e mais prática cumprindo os mesmos objectivos pelo menos os matemáticos. É verdade?
Para mim não é nem mais fácil nem mais prática. Mas enfim isto é a minha opinião pessoal.
Tem algumas vantagens sobre o Java mas penso que para aprender o código rápidamente torna-se um pouco confuso, mesmo em aplicações muito básicas. O Java em aplicações básicas é muito claro e sucinto, um gajo topa logo o código todo e percebe rápidamente onde, quando, como e porquê.
A minha cadeira de introdução à programação tb tinha 2 meses de esquemas e técnicas para pensar antes de programar, não foi logo dar à pata no teclado! :D
Para mim não é nem mais fácil nem mais prática. Mas enfim isto é a minha opinião pessoal.
Tem algumas vantagens sobre o Java mas penso que para aprender o código rápidamente torna-se um pouco confuso, mesmo em aplicações muito básicas. O Java em aplicações básicas é muito claro e sucinto, um gajo topa logo o código todo e percebe rápidamente onde, quando, como e porquê.
O que dizes sobre o java é verdade.
Agora o que se nota ao fim de alguns tempos é que o C# foi baseado no Java, tem quase tudo o que o java etm de bom, e quase nada do que o java tem de mau. Pode-se tornar um pouco mais complexo, mas é espantosamente poderoso.
|
|