devil_online
15-08-2004, 16:37
Boas, eu criei um login script e gostava que cada vez que me logasse o script fosse buscar dados do user e os dispusesse na pagina? como posso fazer isso? obg
|
View Full Version : php mysql data devil_online 15-08-2004, 16:37 Boas, eu criei um login script e gostava que cada vez que me logasse o script fosse buscar dados do user e os dispusesse na pagina? como posso fazer isso? obg QuickFire 15-08-2004, 16:51 tens de fazer algo do genero SELECT * from TABLE WHERE nick = '$login' não me lembro bem mas se seguires isso podes depois aperfeiçoar ;) StormhawK 15-08-2004, 17:21 Exacto. Fazes um SELECT aos dados do user e espetas com eles numa variável, assim ficam disponíveis para os consultares ou mostrares. Exemplo: nome da tabela de users -> users id do user -> 69 // obter dados $dados = mysql_fetch_array(mysql_query("select * from users where id=69;")); // mostrar dados echo "Dados de utilizador: <br >"; echo "Nome: ".$dados['nome']." <br >"; echo "E-mail: ".$dados['email']." <br >"; etc. devil_online 15-08-2004, 17:37 obg. Fazes um SELECT aos dados do user e espetas com eles numa variável a questão é que ele terá que assumir o user que se logou. QuickFire 15-08-2004, 18:31 é para isso que la está o WHERE ;) para dizer que tem de ser aquele que fez o login devil_online 15-08-2004, 20:09 SELECT * from TABLE WHERE nick = '$login' Acho que o php não reconhece o termo nick. :( StormhawK 15-08-2004, 21:40 Podes obter os dados de utilizador ao mesmo tempo que validas o user: // obtém username e password $user = $_POST['username']; $pass = $_POST['password']; // verifica se existe a combinação de username e password fornecida $rs = mysql_query("select * from users where username='".$user."' and password='".$pass."';"); // se o resultset tiver um número de linhas diferente de zero // então o login é válido e podemos passar os dados do user // para o array que vamos usar para os exibir if (mysql_num_rows($rs)) { // cria o array de dados $dados = mysql_fetch_array($rs); // exibe os dados echo "Dados de utilizador: <br >"; echo "ID interno: ".$dados['id']." <br >"; echo "Nome: ".$dados['nome']." <br >"; echo "E-mail: ".$dados['email']." <br >"; } else { // caso contrário, devolve um erro echo "Login inválido"; } Se este código for demasiado complicado, sugiro consultar o manual de referência do PHP, disponível para download em várias linguas e formatos em php.net (http://www.php.net) Espero ter ajudado. QuickFire 15-08-2004, 23:05 SELECT * from TABLE WHERE nick = '$login' Acho que o php não reconhece o termo nick. :( Isso não é php... isso é mysql e o nick é o nome da coluna... o codigo php devia ficar mysql_query("SELECT * from TABLE WHERE nick = '$login'"); ou seja where nick = $login quer dizer que vai selecionar o valor na tabela onde o nick seja igual ao que se pos no login... ;) |