View Full Version : Mudar de Processador e Reinstalar windows?

Agent
23-07-2004, 22:13
Boas,

Vou trocar numa Maquina que tenho aki em casa um Celeron 2.0 por um Pentium 4 a 2.8 ( sim a Board é a mesma e suporta) .

A minha pergunta é :
- Tenho que Reinstalar o windows Xp pro ou automaticamente reconhece o novo processador??

Obrigado pela ajuda

EndUser
23-07-2004, 22:16
Sim, faz uma instalação de raiz.

Agent
23-07-2004, 22:19
Sim, faz uma instalação de raiz.

Quer Dizer??!!

Tenho que formatar o disco e instalar o Windows de novo??? :005:

EndUser
23-07-2004, 22:21
Yup, começa a fazer backups ;)

JuSt_Me_AnD_yOu
23-07-2004, 22:30
se for so processador nao tens que formatar nada :lol:

jfbbms
23-07-2004, 22:44
nao, quer mudes de cpu quer mudes de board *nao* precisas de formatar nada. é aconselhavel por causa de drivers mas se nao formatares tb nao é mau

EndUser
23-07-2004, 22:53
Pelo menos sempre que mudo um CPU e/ou a board é sempre aconselhável formatar :)

jfbbms
23-07-2004, 23:31
mudar cpu = formatar o disco? epah, desculpa la mas quem é que te vendeu essa?

ojdr2001
23-07-2004, 23:37
Não precisas de formatar mas fazendo-o ficas com o sistema mais "afinado"......

EndUser
24-07-2004, 00:19
mudar cpu = formatar o disco? epah, desculpa la mas quem é que te vendeu essa?

Sinceramente sempre o fiz, e tal como o ojdr2001 mencionou, o sistema fica sempre mais afinado para o novo hardware, pior mesmo era mudar a PSU e ter de instalar tudo de novo :(

joking!

Irriducibili
24-07-2004, 01:16
nao, quer mudes de cpu quer mudes de board *nao* precisas de formatar nada. é aconselhavel por causa de drivers mas se nao formatares tb nao é mau
Errado. Cpu é na boa, mas para ficar msm "afinado" como o Ojdr disse é conveniente formatar. Mas tb se não formatares não ha stress nenhum.
Agora mudanças de boards é obrigatório em 90% dos casos formatar o Windows.
Basta que o chip7 mude para "estar o baile armado" e o Windows não iniciar.
Pelo menos é o que a minha experiência pessoal de troca de boards me tem dito.
Mas posso estar enganado... :rolleyes:

Chip
24-07-2004, 01:29
[leigo opinion]

o que irá acontecer se não formatares é que ao iniciares o pc o windows vai reconhecer o novo cpu e instalar os drivers que necessite para ele, já que ao contrario de algumas distros do linux o windows já vem compilado logo não se vai ganhar performance, tanto quanto sei. O máximo que acontece é ficares com o lixo de outros dirves de outro cpu ou afins (não devem ser drivers mas pronto).

[/leigo opinion]

jfbbms
24-07-2004, 02:29
Basta que o chip7 mude para "estar o baile armado" e o Windows não iniciar.

e depois tens o chamado Windows Repair :) no XP . Mas se fizeres isto 3 ou 4 vezes e pelo meio umas quantas do windows corrompido por OC , vai ficar uma salganhada... mas instalar tudo dá muito trabalho.

Agent
24-07-2004, 02:53
Ok.

Obrigado pelas respostas.

O Meu receio era k depois de instalar o novo cpu o windows nao reiniciasse.

Mas será que sou vou notar a diferença de desempenho do cpu após reinstalar o windows??

jfbbms
24-07-2004, 03:18
se for ´so cpu nao

caprr
24-07-2004, 07:42
viva

se for so o cpu nao precisas de formatar, se entretanto notares q o rendimento é baixo ( o que duvido) sempre podes formatar qdo puderes...

HyperRush
24-07-2004, 10:04
Não precisas de formatar o pc se for apenas o processador.Explicando-te melhor, a formatação será necessária caso mudes de motherboard que seja de diferente chipset, pois a razão é bastante simples: A motherboard controla tudo, o sistema de bus, memória, IDE etc etc.E claro o Windows XP guarda essas definições e quando instalas uma motherboard nova como já disse anteriormente, poderá atrofiar o sistema operativo causando erros.

Disconected
24-07-2004, 13:53
Same here ....

Se so vais trocar de processador então nao precisas de formatar.
Se trocares de board, sim. Pelo menos nos casos em que trokei de board + processador (intel pa AMD ou vice versa), talvez pela diferença de arquitecturas o sistema atrofiava sempre acabando por ficar completamente doente.

Format Recomended :D

kazuza
24-07-2004, 15:45
Não!

Mudando de board, re-instala...

Mudando de CPU, não vale a pena fazeres nada...

PPl, não estamos a falar de Linux... :D

O XP não optimiza o kernell de acordo com o CPU (simplesmente copia um ficheiro do CD para o disco... O kernell é sempre o mesmo...)

E como também não modifica a HAL (Hardware Abstraction Layer), estás pura e simplesmente a perder tempo...

Beat
24-07-2004, 15:53
Se o teu processador for HT só com instalação do windows é que ele fica "full hyper thread enabled"!
Se não instalares continua a funcionar na mesma, mas não é nem de perto a mesma coisa!

kanguru
24-07-2004, 16:10
mesmo linux... o P4 na ta na mesma "onda" que o celeron? mas tb como nunca tive nem um P4 nem celeron... na sei komo eh :P

kazuza
24-07-2004, 17:22
Se o teu processador for HT só com instalação do windows é que ele fica "full hyper thread enabled"!
Se não instalares continua a funcionar na mesma, mas não é nem de perto a mesma coisa!

compmgmt.msc > device manager > verificar alterações de hardware...

Prontos, se activado na Bios, já tens HT...

E o HT não mexe no sistema, simplesmente gere melhor os recursos do CPU, mas o sistema não sofre alterações, pois HT não é SMP...

Beat
24-07-2004, 20:43
compmgmt.msc > device manager > verificar alterações de hardware...

Prontos, se activado na Bios, já tens HT...

E o HT não mexe no sistema, simplesmente gere melhor os recursos do CPU, mas o sistema não sofre alterações, pois HT não é SMP...

Envia um mail á Microsoft a perguntar e vais ver que eles te respondem que tens que reinstalar o XP para tirares total partido do HT!

EDIT: Foi o k eles me responderam!

kazuza
01-08-2004, 23:43
Possivelmente, um entregador de pizzas em trabalho part-time? :002:

jfbbms
01-08-2004, 23:48
Envia um mail á Microsoft a perguntar e vais ver que eles te respondem que tens que reinstalar o XP para tirares total partido do HT!

nao é a microsoft aquela empresas em que cada vez que instalas o SO tens de telefonar para activares o windows e que por acaso tens um numero limitado de instalacoes por ID?

kazuza
01-08-2004, 23:51
nao é a microsoft aquela empresas em que cada vez que instalas o SO tens de telefonar para activares o windows e que por acaso tens um numero limitado de instalacoes por ID?

É, mas pormenor interessante:

Se fizeres o registo online, e se for sempre igual, podes acitvar 1000x por dia... :D

JCFR
02-08-2004, 23:08

Bem.....cada vez que se vai ao hospital o medicamento tb é sempre o mesmo.

Eles dizem isso porque assim não se chateiam com nada. é uma hipotese :x2: