View Full Version : ler Excel com Java

mcog_blaster
20-07-2004, 22:05
ola a todos...
ja alguem teve de ler folhas de calculo Excel com java?
ja procurei no google acerca deste assunto mas nao mostra muitas api's e a maior parte ou é a pagar ou sao antigas,tb existe um metodo usando JDBC (mas nao tou interessado nesta abordagem).
sera que alguem me pode dar umas dicas?
obrigado.

Ophelia
22-07-2004, 17:08
Oises

Eu nunca tive de trabalhar com java, mas creio que, tal como em access, tens 2 formas distintas de te ligares a um ficheiro em excel - ODBC ou OLEDB.

Exemplos:

ODBC

Standard: "Driver={Microsoft Excel Driver (*.xls)};DriverId=790;Dbq=C:\MyExcel.xls;DefaultDi r=c:\mypath;"

<li>OLE DB

Standard: "Provider=Microsoft.Jet.OLEDB.4.0;Data Source=C:\MyExcel.xls;Extended Properties=""Excel 8.0;HDR=Yes;IMEX=1""</B>""HDR=Yes;" indicates that the first row contains columnnames, not data"IMEX=1;" tells the driver to always read "intermixed" data columns as textTIP! SQL syntax: "SELECT * FROM [sheet1$]" - i.e. worksheet name followed by a "$" and wrapped in "[" "]" brackets.

Lostctrl
22-07-2004, 18:25
Boas,

Aqui tá um começo :

Jakarta POI - Java API To Access Microsoft Format Files

http://jakarta.apache.org/poi/index.html

Não só te permite a leitura, como a manipulação de ficheiros .xls

Cumprimentos,
Lostctrl

Lostctrl
22-07-2004, 18:35
É possível via ODBC, mas julgo que o facto de me ligar via ODBC torna a aplicação dependente da plataforma.

[QUOTE=Ophelia]Oises

Eu nunca tive de trabalhar com java, mas creio que, tal como em access, tens 2 formas distintas de te ligares a um ficheiro em excel - ODBC ou OLEDB.

mcog_blaster
22-07-2004, 21:37
biba...
Lostcrtl axo que vou investigar a tua soluçao.
obrigado a todos.