View Full Version : Slackware 10. Up and running. Ajuda nos retoques

Metro
12-07-2004, 02:13
Estava escrito que tinha que experimentar o Slackware 10.
Como considero que o Linux tem uma curva de aprendizagem grande tive que me render à evidencia e ir devagarinho. Para ja RH9, depois SuSE 9.0; MDK10; SuSE 9.1 e agora Slackware 10.

As primeiras impressões são mistas:D
Mais dificil de instalar do que qualquer uma das distros que falei, mas muuuuuiiiito mais facil do que Gentoo que ainda não consegui e que para já fica a arrefecer.
Penso que a instalação poderia ser mais facil, nomeadamente haver uma opção de efectuar as partições de uma forma default para os casos em que se pretende usar o disco todo para o slack.
Podia ter mais um ou outro interface gráfico.
Como a opinião geral acerca do YaST do SuSE é tão positiva e a Novel decidiu torna-la livre (recordar que o YaST é um dos motivos porque o SuSE é a pagar) pode ser que um dia destes todas as distribuições sejam assim.
A outra queixa é o swaret. Aquilo parece ser tão bom e não faz parte do slack (pelo menos eu não o encontrei). Se viesse já instalado era excelente. Os updates são mesmo fáceis. Mas para o utilizador comum ter aquilo em modo grafico é no minimo mais chamativo.

LINKS ÚTEIS
Mirrors nacionais - só precisão de descarregar os dois primeiros CDs. Os CDs 3 e 4 não são necessários.
http://glua.ua.pt/index.php?option=com_ftp&Itemid=32&subdir=pub%2Fdists%2Fslackware%2F10.0
ftp://ftp.cprm.net/pub/slackware/slackware-10.0-iso/
http://darkstar.ist.utl.pt/slackware/slackware-10.0-iso/

INSTALAÇÃO
http://www.bitbenderforums.com/vb22/showthread.php?postid=311808
http://www.bitbenderforums.com/vb22/showthread.php?postid=313121

The Unofficial Revised Slackware Book Project
http://slackbook.lizella.net/

TUTORIAL PARA LILO DUAL BOOT NO SLACKWARE presented by gnu
http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/slack-lilo.htm

PACOTES PARA O SLACKWARE
http://www.linuxpackages.net (http://www.linuxpackages.net/)

COMANDOS
startx - Inicia <!--StartFragment -->o interface gráfico, neste caso o X.org juntamente com o window manager que tenha sido escolhido (gnome, fluxbox...)
<!--StartFragment -->cd - <!--StartFragment -->igual ao dos mas em vez de cd.. é cd ..
cp - copy
<!--StartFragment -->df -m - mostra a utilização do disco em megabytes, dai o -m
<!--StartFragment -->halt - desligar o pc
"less" e "cat" - servem para ver fixeiros de texto sem os editar
<!--StartFragment -->#less /proc/cpuinfo - informação sobre o cpu
<!--StartFragment -->ls - é igual ao dir
ln -s - para criar um link simbolico,
<!--StartFragment -->#lspci - informação sobre placas no bus agp e pci e sobre os controladores usb
mv - move
pkgtool - dá para alterar o windows manager entre muitas outras coisas. Só acessivel como root
<!--StartFragment -->/proc - <!--StartFragment -->é uma directoria virtual criada em tempo real sobre informações de hardware exprimentem explora-la
<!--StartFragment -->rm -r /nome_da_directoria<!--StartFragment --> - remove directorias e tudo que esteja por traz delas o -r significa recursivo "rm" simples serve para apagar ficheiros
shutdown -h now - desligar o pc
shutdown -r now - fazer restart
su - alternar para root
<!--StartFragment -->top - mostra informações sobre a memoria e cpu usados.

Todos os comandos por ordem alfabética
http://www.linuxdevcenter.com/linux/cmd/

Série de artigos sobre o uso do slack como desktop. Estão feitos para o slack 9.1 mas o principal é igual.
Penso que serão seis artigos no total:

1º - http://www.ofb.biz/modules.php?name...article&sid=315
2º - http://www.ofb.biz/modules.php?name...article&sid=317

REVIEW

http://www.ilug-cal.org/slackrev/slackware10-review.html

Pedia a todos os que quisessem para dar uma ajuda e corrigir o que está errado neste post.
Vamos tentar criar um tutorial mais ou menos organizado. Façam quote deste post e corrijam o que acharem melhor e depois eu vou alterando aqui para irmos melhorando isto.

gnu
12-07-2004, 02:26
rato com wheel -> #joe /etc/X11/xorg.conf
/xorg.conf/
Section "InputDevice"

Identifier "Mouse1"
Driver "mouse"
Option "Protocol" "IMPS/2"
Option "Device" "/dev/psaux"
Option "Emulate3Button" "off"
Option "Buttons" "5"
Option "ZAxisMapping" "4 5"
Option "Resolution" "256"
EndSection
/xorg.conf/
para salvar ctrl K+X
o ^ indica a tecla ctrl como vais reparar no ecra
podes mudar a resolução para a do teu rato, se não der deixa tar a 256

para desligar tens de fazer
#modprobe apm <- para carregar o driver do APM
#halt
ou então
#shutdown -h now
se tiveres escolhido o kernel com acpi (e a board suportar o acpi correctamente) não precisas do driver apm
o método seguro é apm ..

edit : podes adicionar o #modprobe apm ao fixeiro /etc/rc.d/rc.S que é como o "startup" do slackware ... n adiciones é o #halt :lol:

gnu
12-07-2004, 03:11
quanto á cena do xorg.conf
Option "Device" "/dev/psaux" <- é /dev/mouse
Option "Protocol" "IMPS/2" <- se não der tenta PS/2

gnu
12-07-2004, 04:30
não precizas de nenhum allias para desligar
escreve só "halt" e vais ver que funciona
se tiveres no gnome até o podes fazer com um click

para pores o XFCE é só ires ao pkgtool e mudares o windows manager la no setup e depois fazer "startx"

Metro
12-07-2004, 17:18
Estou a tentar organizar a thread para poder ser uma ajuda a quem quiser meter-se no slack.

Tentei concentrar as coisas na primeira thread para ser mais facil de encontrar o mais importante. Pedia ao gnu e a todos os que quisessem que fossem dando mais dicas e sugestões. Vamos tentar que isto sirva para o maior numero de pessoas possivel:)

Dito isto vamos aos problemas que tenho:
- Como root o window manager que tenho é o KDE como metro estou com o XFCE e não consigo alterar aquilo. Volta sempre a aparecer o XFCE.
Estou a fazer assim
Abro uma consola:
depois...
su
password (escrevo a password do root)
pkgtool
abre o menu
escolho SETUP; depois mudar o windows manager (para seleccionar isto têm que clicar na tecla dos espaços) e depois altero para KDE.
Saio; reinicio e continuo sempre no XFCE
O que estou a fazer de errado?
Como posso aceder ao control center no XFCE para alterar o teclado e afins?
Não consigo perceber o XFCE.
Depois já experimento outros window manager quando descobrir como alternar entre eles:(
De salientar que acho esta distro boa para aprender porque tenho mais variedade do que no SuSE por exemplo. Tem KDE; Gnome; XFCE e mais uns quantos que depois adiciono aqui.

Logo à noite vou actualizar o slack.
Entretanto pedia tb para adicionarem mais comandos que se usam em Linux. Para os principiantes acho muito útil.

Madril
12-07-2004, 17:20
Entretanto pedia tb para adicionarem mais comandos que se usam em Linux. Para os principiantes acho muito útil.

Concordo ... eu tb tou a começar neste mundo

Metro
12-07-2004, 19:10
Consigo alterar o window manager mas só para o root.
Como se faz para os users normais :rolleyes:
Agora vou dar uma voltinha no gnome:D

gnu
12-07-2004, 20:22
se não fores root não tens acesso ao #pkgtool mas podes usar o scipt que é chamado pelo pkgtool manualmente
é só escrever #xwmconfig <- para mudar o windows manager

mais uns comandos uteis
#lspci <- informação sobre placas no bus agp e pci e sobre os controladores usb
#less /proc/cpuinfo <- informação sobre o cpu
o comando "less" e "cat" servem para ver fixeiros de texto sem os editar
a directoria /proc é uma directoria virtual criada em tempo real sobre informações de hardware exprimentem explorala

rm -r /nome_da_directoria <- remove directorias e tudo que esteja por traz delas o -r significa recursivo "rm" simples serve para apagar fixeiros

cd <- igual ao dos mas em vez de cd.. é cd ..

ls <- é igual ao dir

df -m <- mostra a utilização do disco em megabytes, dai o -m

top <- mostra informações sobre a memoria e cpu uzados

ps : já conseguiste os dois monitores a funcionar metro ?

gnu
12-07-2004, 20:37
startx - Iniciar o Slackware <- uma pequena correção
não inicia o Slackware mas sim o interface gráfico, neste caso o X.org juntamente com o window manager que tenha sido escolhido (gnome, fluxbox...)

Metro
12-07-2004, 22:50
gnu:
Adicionei os dados que apresentas-te nas tuas respostas ao primeiro post.
Está a ficar mais completo.

Quanto aos dois monitores ainda não. Tenho o slack ainda no portatil. Qaundo o instalar no meu segundo pc já testo os dois monitores.
Tenho os dois pcs ligados por um KVM switch, ou seja a partilhar monitor, rato e teclado e tenho um segundo monitor que fica ligado ao pc que quero que tenha dual display.
Por estar ligado o rato, monitor e teclado ao KVM não tenho tido problemas em nenhuma distro de Linux nem no XP. Espero não ter tb no Slack.
Por agora em termos de compatibilidade de hardware a ordem por ordem decrescente é:
XP
SuSE
MDK
Vamos a ver em que lugar fica o slack. Tive os problemas do rato mas penso que foi por má configuração minha.

Entretanto mais uma dica para quem quer instalar:
Na instalação do slack aquando das partições meti a configuração do gentoo. Usei o fdisk para as criar porque é como está no gentoo. Pelo que me dizem o cfdisk é muito mais facil mas como nunca o usei preferi o que já conhecia.
1ª partição de 32MB para o boot (btw o slack usa o LILO) Tenho sempre ouvido que o GRUB é melhor.
2ª partição que é a partição swap foi à homem 1024MB:D
3ª partição o resto do disco:)
Não há cá dual boot que é para não estar sempre no XP.

gnu:
Podes por aqui como é que se instala o swaret?
Um tutorial dava geito visto que me pareceu ser excelente e dá para actualizar tudo.
Já agora como fazer para ter o oppenoffice; Mplayer e aMSN.
No site que indicas-te www.linuxpackages.net (http://www.linuxpackages.net) ou eu não percebo muito ou aquilo tem muita coisa para a versão 9.1 mas muito pouco para o 10.0.
Com esses três fica coberto 99% do que é preciso:)

Quem se lembrar de mais alguma coisa é favor acrescentar para melhorar isto.
Penso que poderiamos fazer isto para as principais distros de Linux.
Tudo o que seja para melhorar é bom.

Editado:

Site do openoffice
http://www.openoffice.org/

Download - dá para escolher a localização do ftp
http://download.openoffice.org/1.1.2/index.html

Instruções de como instalar.
http://www.openoffice.org/dev_docs/instructions.html

Não me parece ser muit facil uma parte da instalação.

O que não sei é se o swaret --upgrade irá buscar o oppenoffice e isto tudo é desnecessário.
Vou esperar que alguem confirme. cof* gnu cof* :)

kanguru
12-07-2004, 23:17
tens tb:

ln -s -> para criar um link simbolico, pode dar jeito.

Por exemplo eu tenho o amsn num directorio dentro da minha home, mas criei um link no /urs/local/bin/ para nao ter que ir ao directorio :)

o amsn ah uns poucos meses para instalar era so descomprimir o amsn.tar.gz para um directorio e correr ./amsn. Agora nao sei como é. Mas deve ter na pagina explicado como se faz :)
Não tenho agora usado slackware, instalei no portatil mas não tou a conseguir instalar os drivers da placa wireless ipw2100, da erro ao compilar, ainda na tive tempo para me dedicar a isso. Alguem sabe o k pode ser? será que é preciso a source do kernel? o slack na costuma trazer a source neh? tem que se tirar da net, ou n?

edit: penso ke o swaret instala-te isso. Seja como for o openoffice até eh facil, aquilo até tem ambiente grafico como tu gostas :P precisas é de ter suporte java, mas isso penso ke o slack ja tras :)

Metro
12-07-2004, 23:39
o amsn deve estar ao meu alcance:D
o oppenoffice é um taz pelo que não vejo como tenha ambiente gráfica. Sim gosto de ambientes gráficos :lol:

Os cds 3 e 4 penso que sejam as sources do slackware.
Quando eu disse que não era preciso os 4 cds era porque realmente na instalação mesmo a "versão full" não pede os cds 3 e 4.

O Gnome está muito engraçado. Estou a gostar.

gnu
13-07-2004, 00:01
quanto às divisões de partições
não é necessário uma partição /boot se usares os sistemas de fixeiros normais (ext2, ext3 ou reiserfs) na partição / (o /boot é só necessário se o kernel não suportar directamente o sistema de fixeiros da partição / )
não é preciso 1gb de swap, o mais certo é nunca o usares. para qualquer quantidade de ram mais de 300mb é exagero. maior parte dos utilizadores podem ficar muito bem com cerca 40mb de swap

quanto ao amsn usar o "linux installer". faz um setup igualzinho ao windows (next->next->next)
é só fazer download e depois marcalo como executavel
ha duas maneiras
- chmod +x amsn_bla_bla_bla
- no interface grafico fazer botao direito e selecionar a opção

quanto ao swaret nada mais facil
1 - fazer download do package
2 - #installpkg swaret_blablabla.tgz
depois de instalar diz la pra configurar um fixeiro de texto e isso é mesmo importante pois a versão predefenida do slackware no swaret é a 9.1 (mas isso vai ser actualizado brevemente como diz na pagina). o melhor é dar uma leitura pelo fixeiro para perceber como configurar
existem tambem uns interfaces graficos. podem ir a www.freshmeat.net e procurar pro swaret que devem aparecer uns guis

no cd3 e 4 tem documentação sobre o slackware e uns packages para n terem de sakar seker ... k3b por exemplo (programa para gravar cds estilo nero)

quanto ao openoffice a instalação é igual ao windows
tem um fixeiro que executam e depois next->next->next

edit:
no linuxpackages tens packages para slackware
que os podes instalar pelo comando
#installpkg
exemplo:
#installpkg nome_do_package.tgz

mesmo os packages para o 9.1 funcionam na generalidade no 10 (até alguns para o 8.1) mas se tiveres packages especificos para o 10 convem sempre optar por estes ultimos

sempre que tiveres packages proprios para slackware opta por eles pois são os mais faceis e que se melhor se integram
excepçãoes é o openoffice e o aMSN que tem optimos installers e mais vale ficar pelos mesmos

Metro
13-07-2004, 00:32
Algumas coisas que escreveste foram mesmo esclarecedoras.

1- Quanto à partição de boot.
Por isso é que no tutorial do slack não falava nessa partição. Mas como o link que coloquei no primeiro post tem lá uma carrada de partições fiquei com duvidas apesar de lá não ver a partição de boot. Já percebi. Portanto basta fazer duas partições. Uma swap e uma de root. Certo?

2- Quanto ao amsn
O que quizeste dizer com marca-lo como executável. Nunca vi isso.

3- Instalação dos packages:
Quando dizes para instalar por
#installpkg
exemplo:
#installpkg nome_do_package.tgz
Podemos fazer isto estando na directoria para onde o descarregamos. É assim certo?

Em relação a isso. Para onde devemos descarregar os ficheiros?
Para o /home/? Para outro local?

gnu
13-07-2004, 00:43
1 - teoricamente até podes ter só uma tornando o swap num ficheiro na tua partição principal ... mas se tens espaço para uma partição swap à parte é o melhor porque evitas fragmentação

2 - quanto à permissão do amsn para correr o installer
no linux não podes correr um fixeiro antes de o marcar executavel. todos os fixeiros tem permissões conforme o utliizador "r" <- read "w" <- write "x" <- execute
podes fazer "#man chmod" ou "#chmod --help" para veres mais informções mas o melhor é procurares um artigo sobre permissões de fixeiros em sistemas unix
aí logo aprendes sobre como os utilizadores, grupos e administradores estão organizados com permissões diferentes no sistema

3 - quanto ao "installpkg" faz parte dos "package tools" do slackware e tal como pkgtool só pode ser executado como root
podes uzar o installpkg de qualquer sitio por ex:
installpkg /disco2/programas/nome_do_pacote.tgz

edit : o linux é um sistema realmente multi-tarefa e multi-utilizador
exprimentem fazer "ctrl+alt+F1" do F1 ao F6 vão ver que encontram varios terminais do F6 para cima são terminais X ou seja interface grafico
podem trocar de terminais a vontade durante qualquer tarefa no linux... mesmo que seja a full screen

wedlled
13-07-2004, 14:56
epá, eu já cá tenho o Slackware 10.0 mas tou c/ um certo receio de o instalar!
1º eu tenho windows e cria continuar c/ ele (dual boot) e espero ke isto n vá tudo pá maneta....
2º Tu dizes que é mais dificil de instalar pk??? é só a questão das partições???

================================================== ========
já agora, tentei instalar o slackware no meu pc de teste o PI onde tenho no momento o mandrake 9.1---> aparece a msg "extremely bad crash BIOS" o ke será?????

Metro
13-07-2004, 15:05
É mais dificil de instalar do que o SuSE e o Mandrake. Era isso que queria dizer.
É tudoi feito em modo de texto. O SuSE é muito facil mesmo. Diria que mais facil do que o XP.
A integração dos programas tb é melhor.
Instalei o Open Office e ele não está tão bem integrado. (No SuSE ele já vem instalado)
Faz um backup de tudo antes de te meteres a instalar o que quer que seja. Se correr tudo bem óptimo, senão não ficas agarrado.

gnu
13-07-2004, 15:12
wedlled <- o slackware não te lixa o windows desde que saibas o que estás a fazer
os problemas de corromper partições etc... são tipicos do mandrake ( eu que o diga :puke: ) e neste momento são causado pelo kernel 2.6 mas já antes disso havia outros problemas com o diskdrake e etc..

quando instalares o slackware a unica coisa que pode impedir-te de arrancar para o windows é configurares mal o lilo. mas isso tem solução que é arrancar o o cd do windows xp e escrever na consola FIXMBR. isto se não tiveres conhecimentos de como reinstalar o lilo com o cd do slackware. que é relativamente facil.

wedlled
13-07-2004, 16:11
epá... por acaso n sabem de um manual que me ensine a fazer isso n???
Assim um génro de manual do slackware (o ke está no site n me diz grande coisa) de como instalar o SO é ke o máximo ke eu sei (ke até uma crinaça de 6 anos sabe) é instalar o mandrake ke é so point-and-click!!!!

Um tut era bem vindo :rolleyes: :rolleyes:

gnu
13-07-2004, 16:41
para fazeres partições é muito facil
partindo do principio que já tens espaço em disco livre
escreves "cfdisk" e ele abre o disco primary master
se for outro é "cfdisk /dev/hdX" onde o X vai de "a" a "d" de primary master, primary slave, secondary master, secondary slave etc...

o cfdisk funciona por menus super simples
crias uma para o sistema
outra para o swap (depois de criar a do swap tens de mudar o tipo da partição para "swap" )
40 a 300mb para o swap e o resto para o sistema
depois escreves "setup"
e é sempre a seguir pelos menus

wedlled
13-07-2004, 17:01
bem... vamos lá ver se isto entra pk eu ainda cá kero vir hoje ao forum a correr slackware!!!!

Eu ponho o cd1 e o ke é ke aparece? é tipo mandrake???? user frendly ou txt???
Eu tenho um disco de 40GB onde tenho o winXP, dá para criar as partições para o lnx lá na instalação????
e ke espaço é ke aconcelhas +/-???

wedlled
13-07-2004, 17:17
ok eskusas de reponder a isso.... o ke eu agora n percebo (já tive a ler uns tut) é como é ke eu instalo o slackware em dual boot. eu n kero apagar o XP e onde eu vejo info é sempre de como por um disco inteiro com linux.... Como é ke eu particiono sem apagar o win????

PrOdG
13-07-2004, 18:01
Os espaços é sempre dependendo do que queres fazer, mas se é só para aprender um pouco 7 ou 8 Gb chegam (eu tenho 10 no meu + 50 no WinXP). De swap memory costumo colocar o mesmo da memória RAM, tenho 512 de memória física faço uma partição de swap com 512mb.

Para instalares o linux no mesmo disco que o windows basta seguires o post do gnu, que ele explicou tudo tintim por tintim :)

Metro
13-07-2004, 18:17
wedlled:

Vê o link que está no primeiro post.
A unica parte que não está grande coisa é realmente a parte das partições. Mas com a ajuda do gnu penso que deves ser capaz de fazer essa parte.
O resto está lá todo:)

gnu
13-07-2004, 18:22
a parte do dual boot é o a parte do LILO <- Linux Loader
primeiro escolhes para por o lilo no mbr
depois escolhe modo expert
depois adicionas a partição de linux
a seguir a partição de windows
depois escolhes install lilo
e está feito, logo que reboot aparece o menu para escolher

a unica parte que tens de escrever é o comando cfdisk se ainda n tens partições
depois é setup e toca a andar

quanto ao sistema de fixeiros na partição "/" opta pelo ext3 quando puderes embora o reiserfs seja o pre-defenido

Madril
13-07-2004, 18:24
Ouvi dizer k o RaiserFS era mais rápido ... e k já tinha um nivel de estabilidade semelhante ao EXT3 ...

gnu
13-07-2004, 19:01
eu não confio muito no reiser fs, já teve muitos problemas ao longo do seu desenvolvimento
quanto a velocidade isso é discutivel, depende do tipo de uso (desktop, base de dados, file server) e depende tambem de como formatas, existe um monte de opções

para mim o ext3 é bastante rapido pra o uso que dou, muito estavel e retro compativel com o ext2 em qualquer caso de emergencia que é uma mais valia

estou também a fazer um tutorial de dual boot, é só conseguir por a minha pagina pessoal a funcionar que já faço upload pra o ppl ver ;)

Metro
13-07-2004, 19:14
estou também a fazer um tutorial de dual boot, é só conseguir por a minha pagina pessoal a funcionar que já faço upload pra o ppl ver ;)
Venha dai esse tutorial.
Vou instalar o slack no P4 agora.
Depois desse tutorial formato aquilo outra vez e meto dual boot.
Sempre aprendo umas coisas.
Vou tentar meter dual display?
Alguma sugestão antes de começar a isntalação?
Devo já ligar os dois monitores?
Todas as sugestões são bem-vindas.

wedlled
13-07-2004, 19:20
Ou sou eu ke sou burro ke nem uma porta (muito provavel...) ou voces n estão a perceber o ke eu digo!!!
Eu tenho um disco de 40GB com o windows mas ele está todo com o windows. O windows já foi instalado à + tempo por isso eu n tenho espaço livre (ou seja uma partição sem nada...)
Eu n sabia ke se podia diminuir o espaço de um disco já com o SO!!!

Agora resta saber se sou eu ke n me sei explicar ou o cfdisk faz o ke eu kero!!!???

Madril
13-07-2004, 19:26
Usa o Partition Magic 8
mas CUIDADO !!!

Pode dar em porcaria.

Faz backup das coisas importantes.

Metro
13-07-2004, 19:33
Ou sou eu ke sou burro ke nem uma porta (muito provavel...) ou voces n estão a perceber o ke eu digo!!!
Eu tenho um disco de 40GB com o windows mas ele está todo com o windows. O windows já foi instalado à + tempo por isso eu n tenho espaço livre (ou seja uma partição sem nada...)
Eu n sabia ke se podia diminuir o espaço de um disco já com o SO!!!

Agora resta saber se sou eu ke n me sei explicar ou o cfdisk faz o ke eu kero!!!??? Calma:)
É assim. Que eu saiba o SuSE faz isso. O slack não sei se faz.
No entanto é prudente fazeres backup de tudo antes de tentares o que quer que seja.
O partition magic costuma resultar mas tb pode falhar, portanto é obrigatório fazer backups de tudo antes de avançares.
Para aprender temos que mandar umas cabeçadas.
No entanto eu pessoalmente recomendava-te se nunca viste o Linux à frente começar por Mandrake ou SuSE e depois ir para o slackware.
Se já sabes alguma coisa de Linux então podes tentar o slack.

wedlled
13-07-2004, 19:55
eu tenho um outro computadro de testes (P100) e lá tenho o mandrake 9.1. Tentei lá por o slackware mas aparecia uma msg a dizer "extreme damage BIOS" e não passa de lá... Assim estou decidido a por logo o slackware no pc ke eu uso normalmente onde tenho 2 discos um de 40GB onde tá o win, os prog... e outro de 10Gb onde tenho as musicas, os videos, os documentos etc.... por isso eu em principio já tenho um backup garantido por assim dizer pois vou por o linux onde tá o windows ke é o disco master e ke em ultima análise é o de 40Gb.
O meu problema é ke se der para o torto tenho de voltar a instalar o win (ke ainda dá trabalho a por funcional c/ office, anti-virus, firewall...) e por tudo outra vez como eu gosto.

Bem mas eu vou tentar, a medo mas vou tentar....
Já agora uma duvida, eu kuando instalar o slackware fico logo c/ net (netcabo)? tenho de fazer alguma coisa?
================================================== ==============

Axo ke mais vale um gajo começar logo por slackware ou algo assim do ke por mandrake e outras coisas... ficamos mal abituados... podemos cair ao principio, mas aprendemos a andar masi depressa.... {só uma opinião}

wedlled
13-07-2004, 19:57
Metro, desculpa lá ter-me apoderado do teu post :) mas é ke eu kero mesmo iniciar-me em linux a sério

gnu
13-07-2004, 20:14
aqui está o tutorial para configurar o lilo para dual boot: http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/slack-lilo.htm

@wedlled : esse teu p100 tem aí alguma coisa mal ... já tentaste um update de bios, exprimentar arrancar com o cd2 tem pos tem uma rotina de arranque alternativa

quanto a instalares com o windows se queres tar mesmo seguro usa uma floppy de arranque. nada mais seguro e em vez de escolher "expert" escolhe "simple" na cena do lilo

quanto à netcabo é só escolheres modo "DHCP" quando ele perguntar a configuração de rede. ele pode pedir tambem um hostname. aí carregas enter e se ele não deixar prosseguir escreve qualquer coisa como "linux" ou "slackware" pois alguns campos são obrigatorios. os outros deixa tudo em branco.

edit : quanto a re-demensionar partições. o "fdisk" faz isso nas opções avançadas mas é sempre perigozu. tanto com o fdisk como com o partition magic. um conselho é desfragmentar o disco antes de o fazer. eu pessoalmente nunca faço isso a uma partição que tenha coisas importantes a não ser que tenha baclup dos meus dados

Metro
13-07-2004, 20:26
Metro, desculpa lá ter-me apoderado do teu post :) mas é ke eu kero mesmo iniciar-me em linux a sério

A thread está cá para toda a gente, não é minha. Estás à vontade, alias o objectivo era este.
Só tenho pena de não te poder ajudar. Mas felizmente temos quem possa:)

gnu
13-07-2004, 20:31
@metro
quanto a cena dos duas displays nunca exprimentei
em principio não precisas de ligar logo os dois. só o deves fazer antes de configurar o X.org e antes de fazer "startx"

o comando de configuração é o "xorgcfg -textmode"

há possibilidade é de teres de uzar os drivers da nvidia para poderes obter o dual display. mas isso só investigando...

gnu
14-07-2004, 00:23
@metro
PACOTES PARA O MANDRAKE
http://www.linuxpackages.net/about.php
epaaaa ... ganda buraco :lol: são pacotes para slackware edit: (não te esqueças de tirar também a parte do /about.php )

já agora adiciona o meu tutorial de dual boot

A outra queixa é o swaret. Aquilo parece ser tão bom e não faz parte do slack (pelo menos eu não o encontrei). Se viesse já instalado era excelente. Os updates são mesmo fáceis. Mas para o utilizador comum ter aquilo em modo grafico é no minimo mais chamativo.
podes não acreditar mas eu pensei EXACTAMENTE no mesmo quando descobri o swaret, mas agora vou-te explicar o poque de não ser integrado.
a filosofia do Slackware como podes ver no site é KISS (keep it simple stupid :lol: ) e pela experiencia a integração deste tipo de programas no sistema operativo como emerge no gentoo e o apt-get no debian ou o up2date no red hat dá origem a problemas. por exemplo: se existe corrupção na base de dados do sistema de gerencia de dependencias todo o sistema é afectado.
ora no slackware não existe sistema de dependencias para evitar essas situações... e os utilizadores em geral agradecem ;)

Tafinho
14-07-2004, 01:48
eu não confio muito no reiser fs, já teve muitos problemas ao longo do seu desenvolvimento
quanto a velocidade isso é discutivel, depende do tipo de uso (desktop, base de dados, file server) e depende tambem de como formatas, existe um monte de opções

Bem, o ReiserFS deu problemas durante o desenvolvimento, mas não perde dados com um reset a quente nas versões estáveis.

Pode não ser o mais rápido, mas é SEMPRE mais rápido que o Ext3 ...

Metro
14-07-2004, 01:49
hehe
Não sei onde estava com a cabeça :lol:

Adicionei o tutorial e fiz a alteração.

Ainda não experimentei o tutorial porque decidi instalar num disco sozinho, no entanto fiquei com dois monitores a piscar quando ia para entrar no slackware.
Tenho os dois monitores até escrever startx depois disso niente. Nem um nem outro. Desligando um deles continua sem funcionar. Mas estive a fazer outras coisas e deve-me ter escapado alguma coisa. Depois já vejo tudo com calma
Amanha continuo, a ver o que consigo fazer.

gnu
14-07-2004, 02:18
Pode não ser o mais rápido, mas é SEMPRE mais rápido que o Ext3 ...
http://www.gurulabs.com/ext3-reiserfs.html <- continuo a dizer que é discutivel. bem que o kernel não é o ultimo mas foi o primeiro resultado do google
:016:

hellaxe
14-07-2004, 10:32
ok eskusas de reponder a isso.... o ke eu agora n percebo (já tive a ler uns tut) é como é ke eu instalo o slackware em dual boot. eu n kero apagar o XP e onde eu vejo info é sempre de como por um disco inteiro com linux.... Como é ke eu particiono sem apagar o win????

Tens aqui tb outra hipótese de dual boot a partir do NTLDR do Win, embora mto pessoal seja contra. tenho assim aqui c o Suse e tem estado porreiro.

se servir é porreiro
see ya

gnu
14-07-2004, 15:26
essa é porreira também. pois simplifica as coisas para quem não está habituado a reparar o lilo após o windows ter escrito no mbr sem perguntar nada (tipico microsoft :lol: )

edit: sory do ratting da thread .. foi engano :p

Metro
14-07-2004, 19:54
gnu:
Imediatamente depois de startx com a configuração dos dois monitores tenho

(EE) No drivers available.

Fatal server error:
no screen found

XIO: fatal IO error 104 (Connection reset by peer) on X server ":0.0"
after 0 resquests (0 known processed) with 0 events remaining.

O que fiz foi seguir a tua sugestão

xorgcfg -textmode e configurei os dois monitores o melhor que pude
Meti os valores H e V correctos as este erro mantem-se.
Fiz uma pesquisa no google e não ajudou em nada.
Não encontrei nenhuma resposta que desse uma juda como resolver.

Aproveito para perguntar se alguém tem dual display a funcionar em Linux e como fez?
Obrigado.

Lumpy
14-07-2004, 20:19
por acaso vo ver se instalo isso hoje...tenhu o 9.1 já..

quanto ao dual-display tenhu aki um monitor a mais vo ver s experimento

cumps

gnu
14-07-2004, 23:50
@metro
que tipo de confirugação estás a tentar fazer isso ?
duas placas ?
uma ati ou nvidia com duas saidas de monitor ?

o que tenho aqui é uma ti4200 com duas saidas e dois monitores disponiveis...

gostava te ajudar mais mas de momento tou a estudar para fisica, depois de dia 21 já testo aqui os dois monitores ;)

de qualquer maneira podes tentar o "xorgsetup" como alternativa
ou o "xorgcfg" sem o switch do -textmode

Metro
15-07-2004, 02:43
@metro
que tipo de confirugação estás a tentar fazer isso ?
duas placas ?
uma ati ou nvidia com duas saidas de monitor ?

o que tenho aqui é uma ti4200 com duas saidas e dois monitores disponiveis...

gostava te ajudar mais mas de momento tou a estudar para fisica, depois de dia 21 já testo aqui os dois monitores ;)

de qualquer maneira podes tentar o "xorgsetup" como alternativa
ou o "xorgcfg" sem o switch do -textmode

gnu:
Desculpa não ter respondido mais cedo. A configuração que estava a tentar era uma Geforce 5200 com uma saida CRT e uma saida DVI.
Depois tento o que referiste
Entretanto como preciso de meter o folding a trabalhar:D e não conseguia fazer nada do slack:( meti o SuSE.
Então não é que tenho imagem no KDE nos dois monitores (modo clone) antes de instalar os drivers da Nvidia). Fui buscar os drivers da nvidia que estão no site da SuSE e a seguir passei a ter só um monitor :(:(
Que raio de Linux que é tão dificil de configurar.
errrrrr
Já devia ser mais facil fazer estas coisas. É só isto que me está a afastar de mudar para Linux.

Ah! e contrariamente ao SuSE o slack não reconhece a LAN onboard da P4P800SE:( Logo não tenho net....
Conclusão: Para o meu nivel de conhecimento o mais facil é mesmo o SuSE.
Mas continuo sem ter dual display tb. Que chatice. Esou mesmo desiludido com isto.

kanguru
15-07-2004, 03:32
linux não é dificil, é preciso tempo... estilo o meu curso :P vai kom kalma... mta calma!

digo-te, eu no linux por vezes fico horas ahs voltas para por uma coisa, e na konsigo, depois passei 1 semana ou msm um mes, lembro-me dakilo, vou tentar e fika logo a bulir :P

so tens ke ter paciencia! n devias ter tirado o slack. Assim kuando aprendesses essas koisas.. nunca mais te eskecias :P a lan onboard é provavel que tenhas que recompilar o kernel. Na custa assim tanto! :D

Metro
15-07-2004, 03:36
Tenho slack no portatil.
Mas tens que admitir que não faz sentido esta dificuldade a configurar hardware que tem já mais de um ano. O slack 10 saiu à pouquissimo tempo.
São estas coisas que fazem desistir o pessoal que está a dar os primeiros passos em Linux.

gnu
15-07-2004, 11:02
a p4p800se usa chip lan da intel ?
é estranho isso não ter reconhecido ...

se os drivers da prórpria nvidia não funcionam com dual monitor manda vir com eles ;)

Metro
16-07-2004, 23:30
Dando nova vida a esta thread aqui vai

gnu:
A Lan onboard da P4P800SE não é intel. É Marvel 88E8001 Gigabit Ethernet Controller.

Andei à procura do primeiro artigo desta série e agora que saiu o segundo lá o encontrei.
São sobre usar o slack como desktop.
http://www.ofb.biz/modules.php?name=News&file=article&sid=315
http://www.ofb.biz/modules.php?name=News&file=article&sid=317

The Unofficial Revised Slackware Book Project
http://slackbook.lizella.net/

Consegui ficar com o mesmo erro que tenho no Slackware por causa dos dois monitores no SuSE. Sou um verdadeiro artista sem dúvida.
Os driveres da Nvidia realmente não me parecem grande espingarda.

Hoje tentei instalar o Xandros. Muito bonito mas não consegui configurar a net. Tenho o clackconnect a fazer de gateway e não sei pq é que não consegui.
Vou continuar a meter coisas que encontrar sobre o slack nesta thread a ver se um dia destes tento novamente instalar o slack no Desktop. Para já estou sem coragem. Alem do dual display é a falta da rede que é dificil de ultrapassar para mim.
Vou editar o primeiro post com os links que aqui coloquei.
Se tiverem mais contributos avisem:)

gnu
17-07-2004, 16:04
@Metro
a Marvel 88E8001 tem um modulo correspondente que é o "sk98lin" ... tentei fazer um "modprobe sk98lin" no pc que tenho o slackware 10 e funcionou. o modulo está lá.... é estranho não ter detectado logo na configuração de rede e ter carregado o modulo. se ainda tiveres o slackware 10 podes tentar o script normal de configuração "netconfig". como não tenho nenhuma placa igual é dificil testar mais...

edit: fui ver concretamente nos modulos do kernel se estava lá o modelo especifico da marvel e está confirmado. será que não te esqueceste de correr a configuração da placa de rede ?!
http://www.interacesso.pt/~ia-mariapinto/marvel.jpg
(se quiseres chegar aqui é fazer "cd /usr/src/linux-2.4.26/" e dps "make xconfig")

Madril
17-07-2004, 16:20
O Cd2 ficou corrompido ... e na consigo saka-lo again .... trafic problems ... mas disseram-me k dava pra instalar só com o cd1 ...
True ?

gnu
17-07-2004, 16:24
dá sim para instalar só com o 1º cd
mas não podes selecionar o kde nem o gnome nem o "kdei" (que é o suporte de outras linguas no kde) de resto podes instalar tudo

Madril
17-07-2004, 16:27
Disseram-me k o KDE tava no CD1 ... :S

gnu
17-07-2004, 17:29
podes ver os pacotes que cada cd tem por ti muito facilmente
vai a directoria "slackware" de cada cd e está lá informação em fixeiros de texto e nas sub-pastas

Metro
19-07-2004, 22:33
gnu:
Estive ausente, por isso não respondi.
Neste momento não tenho o slack instalado.
Não sei a que te referes quando dizes se não corri a configuração da placa de rede.
Eu configurei tudo. Ip etc para ficar a funcionar. Mas pelo que vi não descobriu nenhuma placa de rede.

Entretanto à aqui uma review do salck que já actualizei no primeiro post

http://www.ilug-cal.org/slackrev/slackware10-review.html

O desktop não está mau:D
Tem um botão para desligar que foi coisa que não descobri quando tive isto instalado.

http://www.ilug-cal.org/slackrev/slack10-kool.jpg

hellaxe
21-07-2004, 00:38
Quero o meu assim :x2: .......
Assim que consiga configurar a net e a bosta do Speedtouch p o kernel 2.6...

kanguru
21-07-2004, 01:09
como meto essa coisa para parecer o log do kernel ou outra coisa kkr?

gnu
21-07-2004, 19:43
Neste momento não tenho o slack instalado.
Não sei a que te referes quando dizes se não corri a configuração da placa de rede. a instalação supostamente corre o "netconfig" para detectar e configurar a placa ... mas como já não tens isso instalado também já não dá para tentar investigar mais :p

Madril
14-09-2004, 20:29
Mine is up and running ... acabei de configurar hj ... na conseguia por o X a funcar ontem ... tive k editar uma linha de texto no xorg.conf ....

Kero ver se instalo rapidamente no portatil ... pk vou precisar :P

joaorikard
01-01-2005, 20:04
hey
sorry por tar a "spammar" ( :002: ) topicos antigos, mas mais vale fazer isso k criar um novo...

é assim...
eu vou "migrar" a 100% (finalmente... :die: ) para Linux, e o escolhido foi o Slackware 10...
só k pa fazer isso preciso de algumas ferramentas...

1 - Existe algum "emulador" de windows k consigo correr o Flight Simulator 2004? (pode parecer estúpido, mas preciso mesmo disto instalado e tem sido a razão para manter o Windows)
2 - Existe algum gravador de DVD's k seja realmente bom, tipo o Alcohol 120%?
3 - Kual o melhor Java pa usar em Slackware? o da "Sun"?

muito obrigado, e happy 2k5 :D

Sparks
01-01-2005, 20:21
Eu já a uns 3 anos que tento instalar o meu modem (siemens santis adsl) no linux sem ter sucesso até hoje :( Já experimentei varios drivers e varias distribuições sem resultados. É que dava jeito ter net no linux para poder falar com pessoal que perceba mais do assunto e aprender mais mas assim é dificil :(

Gostava de utilizar o linux mais vezes mas infelizmente este problema não mo permite. A unica coisa que me ocorreu foi comprar um router, mas por enquanto não há graveto.

Metro
02-01-2005, 18:19
hey
2 - Existe algum gravador de DVD's k seja realmente bom, tipo o Alcohol 120%?

Eu não tenho gravador de CDs nem de DVDs. Mas por exemplo no KDE o K3b parece ser muito bom. Só tenho ouvido falar bem dele. No resto das tuas questões não sei ajudar.
Não sei quais são os teus conhecimentos de Linux mas Slackware é uma distro um pouco complicada. A vantagem é que é muito estável. Se tiveres experiencia então não deves ter problema.

Eu já a uns 3 anos que tento instalar o meu modem (siemens santis adsl) no linux sem ter sucesso até hoje :( Já experimentei varios drivers e varias distribuições sem resultados. É que dava jeito ter net no linux para poder falar com pessoal que perceba mais do assunto e aprender mais mas assim é dificil :(

Gostava de utilizar o linux mais vezes mas infelizmente este problema não mo permite. A unica coisa que me ocorreu foi comprar um router, mas por enquanto não há graveto.

Sparks:
Tu próprio já apontas-te a solução. Se passares para um router resolve-se a situação. Deixas de ter qq problema.
Eu fazia uma ultima tentativa que era experimentar o Mepis. Ele trás lá qq coisa por causa dos modems adsl mas não faço ideia se funciona pq não tenho forma de testar isso.

_zZz_
05-04-2005, 13:32
desculpem reavivar esta thread :P

tava a pensar em instalar esta distro..

Os meus objectivos sao te-la com azureus,firefox,e emule..

a ligação à net vai ser atraves de uma placa wireless com wep128

e preciso que ela faça share em rede com um windows...

Isto "tudo" é acessivel/facil de fazer com slack?

a maquina em que vou instalar é um p2 333 com 256SDr... Logo queria uma instalação o mais leve possivel,mas na mesma com interface grafico :)

thanks a todos desde ja,
_zZz_

suB
05-04-2005, 14:19
Mais dificil de instalar do que qualquer uma das distros que falei, mas muuuuuiiiito mais facil do que Gentoo que ainda não consegui e que para já fica a arrefecer.

Bem, há uma semana atrás eu diria o mesmo, mas depois de um domingo inteiro a instalar, repentindo 3 ou 4 vezes certas partes do install (sim, qd corria qq coisa mal lá tinha de ser estaca zero) mais a tarde/noite de segunda toda a compilar o gnome e as dependencias, posso afirmar que o gentoo nem é assim tão dificil. Eu penseo que tenhas mais conhecimento do que eu, portanto, n acho que tenhas grande dificuldade, basta seguir o handbook :)

God_Lx
05-04-2005, 18:01

a maquina em que vou instalar é um p2 333 com 256SDr... Logo queria uma instalação o mais leve possivel,mas na mesma com interface grafico :)

thanks a todos desde ja,
_zZz_

Tudo e' "relativamente" fácil de fazer kom qq Linux, depende e' dos conhecimentos de cada um... Komo so precisas de fazer isso basta instalares flubox k e' bastante leve (e consequentemente rápido) mas bastante usável... A parte mais dificil de tudo o k disseste sera' talvez meter a net wireless a funcionar... De resto e' sempre a andar...

God_Lx
05-04-2005, 18:03
Bem, há uma semana atrás eu diria o mesmo, mas depois de um domingo inteiro a instalar, repentindo 3 ou 4 vezes certas partes do install (sim, qd corria qq coisa mal lá tinha de ser estaca zero) mais a tarde/noite de segunda toda a compilar o gnome e as dependencias, posso afirmar que o gentoo nem é assim tão dificil. Eu penseo que tenhas mais conhecimento do que eu, portanto, n acho que tenhas grande dificuldade, basta seguir o handbook :)

Se seguirem o handbook isso instala-se num instante... Demora depois e' a compilar as tretas... Na altura k o instalei tive de usar umas manhas (Como pacotes do lilo e kernel de SlackWare) pq tinha o speedtouch usb e install de net era grupes :P (Axo k hj em dia isso ja' bule bem)

hellaxe
08-04-2005, 23:46
Eu sei que o pessoal está todo assanhado com o novo ubuntu mas será que podem dar uma ajuda aqui?

É assim meti o Slack 10 numa VMware mas agoar que instalou quero configurar o Xorg e nada. Faço tudo o que já li mas só funciona o xorgsetup e apenas mostrando o color depth. Depois disto sai e fica tudo na mesma.
O xorgcfg ou xorgconfig não funcionam.

sl4ck
23-05-2005, 04:58
bem...o slackware ta instalado, KDE a bulir, so falta mm é a rede, ja instalaei os drivers nvidia NFORCE e os da grafica, la nos devices no KDE aparece IP, mas quando vou a web browser para aceder a alguma pagina o gajo nao as encontra, ,ja na consola faz a mesma coisa, para nao falar da frequencia do monitor que nao consigo aumentar para alem dos 60 e tal...quando ele faz 1024x768x32@100Hz no XP

alguem sabe como instalar a placa de rede nvidia da DFI nF4 ?? ja que ponho a placa Marvel de poarte visto que nao encontro drivers para ela, mas pensei que pelo menos a nvidia funcionasse :\

urban
24-05-2005, 01:44

Se já tentaste há 3 anos, já deves ter lido a minha página (http://urban.homelinux.org/?page_id=8). Eu instalei o meu Santis exactamente no slack, sem probs. Funciona perfeitamente com o Sapo, mas com o Clix é esquecer... Se a tua série for das que não têm driver ( VIDS/PIDS 0915/0801), se quiseres eu não me importo de te vender* o meu .

* a troco de um café e um maço de tabaco ;)

sl4ck
24-05-2005, 15:02
nao compreendo...ja fiz a tal config como o gnu descreveu no inicia desta pagina, instalei os drivers Nvidia e os Marvel das placas rede da DFI nF4 ma o gajo teima em nao ligar :\, antes ainda me aparecia IP num dos dispositivos de rede, agr so me aparece um dispositivo e o ip k tem é de localhost(127.xxx.xxx.xxx), nem na consola nem no KDE tenho internet :\

ALGUEM!?! :( :( :sad:

sl4ck
27-05-2005, 02:12
bem...a internet ja bule, mas estou aqui c um problema simples mas nao sei o k fazer:

instalei o slackware c/ o rato ligado em USB, mas keria por a wheel a funcionar, como reparei que a explicação do GNU para por a wheel a funcionar se a aplica a ratos ligados a porta PS/2, liguei o rato a porta PS/2 o problema é que ele agora nao me funciona nem seker é detectado.

Qual a config que tenho que correr para o definir como PS/2 ou vice-versa??

aparece: /dev/mouse no such device

é que nem mesmo no boot do SO ele me encontra o rato, o problema da-se em consola e no KDE, alias ele por isso nem vai ao KDE :|

sl4ck
29-05-2005, 09:19
bem.. tou a tentar fazer um server de Counter Strike Source dedicado c/ o slackware, a ideia é a seguinte:

-Poder aceder a makina remotamente atraves de FTP para poder tirar e meter ficheiros(maps, configs, etc).

como posso fazer isso?? Basta deixar a porta 21 aberta e aceder atraves do login de user registado ou root?

-Necessitava tb de executar comandos remotamente, tipo...comandos de update do server, restart a makina, etc

kual o comando a usar para acessos remotos?? e tambem pode ser com uma conta de user registada na makina, ou mesmo root??

Abraços!

jaac
29-05-2005, 10:40
Mete o servidor de ssh a trabalhar... isso permite aceder a maquina por sftp (para pores ficheiros) e aceder por ssh ao teu pc, o que te permite trabalhar com qualquer user que tenhas... esta soluçao é bem mais segura que ftp e telnet...

sl4ck
29-05-2005, 11:16
Mete o servidor de ssh a trabalhar... isso permite aceder a maquina por sftp (para pores ficheiros) e aceder por ssh ao teu pc, o que te permite trabalhar com qualquer user que tenhas... esta soluçao é bem mais segura que ftp e telnet...

o servidor de ssh pode ser em modo consola ou tem k ser em modo X ?

e atraves do servidor de ssh posso aceder ao uma determinada directoria de files atraves de um FTP client do win(cuteftp)??

principios basicos de servidor de ssh ond ha?

ssh tou mm a zeros :\

abraços!

AndreAPL
29-05-2005, 12:34

thanks a todos desde ja,
_zZz_

smp vais testar linux no server }> :004:
fazes mt bem :D:D
a rede é relativa/ facil d configurar, é ver s a placa wireless é directa/ suportada :)
com 256mb ram, ele ja s deve desenrascar bem ate com gnome, senao tens como ja dito o flubox,so k eu n gosto mt :D fica aki 1s tips :)

4. Hardware requirements

Desktop Required RAM Required CPU
fluxbox/idesk 48 100 MHz
XFCE4 128 200 MHz
Gnome 1.x 256 500 MHz
Gnome 2.x 384 800 MHz
KDE 3.x 512 1 GHz
cumps :D

sl4ck
29-05-2005, 16:44

e atraves do servidor de ssh posso aceder ao uma determinada directoria de files atraves de um FTP client do win(cuteftp)??

abraços!

bem...nao ta mau:

ja descobri que o comando:

SSH ---> Cliente de SSH

SSHD ----> Servidor SSH

:D

eXcept
29-05-2005, 17:20

abraços!

O servidor de SSH ( vulgo SSHD ) corre em background. Logo não precisa de qualquer WindowManager para o correr. Basta-te a consola.

O SSHD serve apenas para acessos SSH. Logo não podes aceder via ftp a um servidor de SSH. Para o efeito deves instalar um server de FTP ( proftpd, vsftpd, ncftpd ou outros ).

No entanto existe uma forma de transferires ficheiros através do protocolo SSH. Para tal precisas de usa um cliente Windows para tal ( por exemplo o WinSCP (http://www.winscp.net) .

A configuração default do SSHD ( em /etc/ssh/sshd_config ) é o suficiente para correres o servidor sem problemas, com transferência de ficheiros .

sl4ck
29-05-2005, 18:09
O servidor de SSH ( vulgo SSHD ) corre em background. Logo não precisa de qualquer WindowManager para o correr. Basta-te a consola.

O SSHD serve apenas para acessos SSH. Logo não podes aceder via ftp a um servidor de SSH. Para o efeito deves instalar um server de FTP ( proftpd, vsftpd, ncftpd ou outros ).

No entanto existe uma forma de transferires ficheiros através do protocolo SSH. Para tal precisas de usa um cliente Windows para tal ( por exemplo o WinSCP (http://www.winscp.net) .

A configuração default do SSHD ( em /etc/ssh/sshd_config ) é o suficiente para correres o servidor sem problemas, com transferência de ficheiros .

o slackware nao traz nenhum programa por defeito para servidor de ftp, tenho mm k instalar um?

para correr o servidor SSH basta apenas escrever SSHD na consola?! certo?

Graciosa ajuda eXcept :D

thx

Abraços

Madril
29-05-2005, 20:05
Sim, sshd na consola. Dp podes adicionar ao default (boot)

sl4ck
29-05-2005, 20:47
Qual o ficheiro de arranque do slackwae onde posso por o dito comando SSHD ??

quanto ao servidor FTP o slackware nao tras nenhum na sua instalação??

é mesmo necessario instalar um?

destr0yer
02-06-2005, 02:11
Ando seriamente a pensar sakar este :D

Mas eu não sei de linux, sera que o slack é mais dificil assim de se utilizar que suse e mandrake por ex (dizem que é das mais fáceis) ou com meia duzia de toques consegue-se domar a "coisa"?

o suse 9.3 que sakei precisa de um DVD dual layer :mad: o fedora core 3 está corrompido e o mandrake 10.1 não instala :(

Metro
02-06-2005, 02:17
Ando seriamente a pensar sakar este :D

Mas eu não sei de linux, sera que o slack é mais dificil assim de se utilizar que suse e mandrake por ex (dizem que é das mais fáceis) ou com meia duzia de toques consegue-se domar a "coisa"?

o suse 9.3 que sakei precisa de um DVD dual layer :mad: o fedora core 3 está corrompido e o mandrake 10.1 não instala :(

Para sacares nacional saca o Ubuntu.
Tens a thread dele com muita info.

Mandrake e suse usam rpms. Vais ter problemas com dependencias.
Ubuntu usa o apt-get. O problema das dependencias não vais ter.

http://darkstar.ist.utl.pt/ubuntu/5.04/

Ainda hoje saquei a versão 64 bits daqui.
Começa por aqui.
Se não conseguires avisa.

destr0yer
02-06-2005, 02:27
é jeitoso? suporta na boa 64 bits e é multilanguage?

Isso de nacional e internacional a min é igual ao litro, clix/faculdade powered :D

EDIT: bah não tem DVD iso :(

Metro
02-06-2005, 02:45
é jeitoso? suporta na boa 64 bits e é multilanguage?

Isso de nacional e internacional a min é igual ao litro, clix/faculdade powered :D

EDIT: bah não tem DVD iso :(

Tens uma versão 64 bits.

Para que queres uma iso em dvd.

Com o apt-get tens o mundo inteiro.

Complicado que tu me sais-te:D
Experimenta primeiro e fala depois:D

Estou a brincar.

sl4ck
04-06-2005, 01:08
pergunta simples :D

como posso abrir as seguintes portas no linux slackware:

UDP 27010
UDP 27011
UDP 27015
TCP 27015

Abraços!

sl4ck
04-06-2005, 17:18
pergunta simples :D

como posso abrir as seguintes portas no linux slackware:

UDP 27010
UDP 27011
UDP 27015
TCP 27015

Abraços!

parece que afinal a pergunta nao eh assim tao simples :eek:

sl4ck
05-06-2005, 11:42
ninguem sabe abrir portas!?! :rolleyes:

God_Lx
05-06-2005, 17:31
mete la' um port listener ou algo do género, elas so' se abrem qd tens alguma coisa la' a correr para tarem abertas... (A não ser k tenhas umas regras de firewall tuas pq slack n trás nenhumas de origem)

sl4ck
05-06-2005, 17:53
mete la' um port listener ou algo do género, elas so' se abrem qd tens alguma coisa la' a correr para tarem abertas... (A não ser k tenhas umas regras de firewall tuas pq slack n trás nenhumas de origem)

mas e se elas nao se abrirem e precisares delas abertas p um determinado programa??? nao da p abri-las manualmente?

depois de ter o programa a correr fiz: nmap -sT -O localhost

e as ditas necessitadas portas nao estao abertas, apenas as normais, quando necessito de mais 5 portas abertas:

UDP 27010
UDP 27011
UDP 27015
TCP 27015

thx :D

sl4ck
06-06-2005, 21:51
mas e se elas nao se abrirem e precisares delas abertas p um determinado programa??? nao da p abri-las manualmente?

depois de ter o programa a correr fiz: nmap -sT -O localhost

e as ditas necessitadas portas nao estao abertas, apenas as normais, quando necessito de mais 5 portas abertas:

UDP 27010
UDP 27011
UDP 27015
TCP 27015

thx :D

pls...alguem k saiba abrir as ditas :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad: :sad:

Napalm_Death
09-05-2006, 21:52
desenterro...
e ainda nao abriste as portas? :o

Este meu post é pra saber se o slackware sera um bom so pra meter num pentium 200 com 64mb de ram. a correr em principio um server apache, php, sql (talvez use o xampp pra isto) e gallery 2.0.

sera que servia bem ou fazia melhor meter isto em xampp no windows xp k tenho sempre on...?!

tb me falaram em debian...

God_Lx
09-05-2006, 22:06
Napalm tanto Slack como Debian servem, a vantagem de Debian era mesmo nos updates...

sl4ck tu não precisas de abrir nada, quando a app k usa essas portas corre elas são abertas, se não houver app k precise delas elas tão fechadas...