PDA

View Full Version : Gentoo - 1ª's impressões...

HaTrED
08-07-2004, 16:23
Boas:

Depois de muito seguir o Handbook do Gentoo, lá me aventurei a instalar a referida distro no meu portátil. Segui a stage3 - networkless installation - porque me pareceu a mais 'facíl', em todo o caso estou com o seguinte problema:

Escolhi para boot loader o GRUB e a fazer Dual Boot com o XP, depois de seguir passo-a-passo as indicações do manual e fazendo os respectivos ajustes, efectuei o reboot do sistema e voilá... tenho o splash screen do Grub, todo pipi, com os dois sistemas, e a coisa prometia até que... decido arrancar com o Gentoo e nada... Ou seja, sempre que tento arrancar com o Gentoo o portátil fica 'morto', completamente parado, ecrãn negro e apenas tenho ao led da tecla do 'cps lock' a piscar periodicamente... Mas que raio será isto?

Qual o motivo para tal encravanço? Terei tido algum erro do qual não me lembro, como não sou grande guru na matéria todas as linhas do 'emerge' e outros que tais me pareceram normais...

Ajuda precisa-se, não me apetecia ter de repetir todo o processo... :sad: :sad:

PS: Gostei da experiência, mas não tive os resultados mais animadores.

noup
08-07-2004, 16:27
Boas:

Depois de muito seguir o Handbook do Gentoo, lá me aventurei a instalar a referida distro no meu portátil. Segui a stage3 - networkless installation - porque me pareceu a mais 'facíl', em todo o caso estou com o seguinte problema:

Escolhi para boot loader o GRUB e a fazer Dual Boot com o XP, depois de seguir passo-a-passo as indicações do manual e fazendo os respectivos ajustes, efectuei o reboot do sistema e voilá... tenho o splash screen do Grub, todo pipi, com os dois sistemas, e a coisa prometia até que... decido arrancar com o Gentoo e nada... Ou seja, sempre que tento arrancar com o Gentoo o portátil fica 'morto', completamente parado, ecrãn negro e apenas tenho ao led da tecla do 'cps lock' a piscar periodicamente... Mas que raio será isto?

Qual o motivo para tal encravanço? Terei tido algum erro do qual não me lembro, como não sou grande guru na matéria todas as linhas do 'emerge' e outros que tais me pareceram normais...

Ajuda precisa-se, não me apetecia ter de repetir todo o processo... :sad: :sad:

PS: Gostei da experiência, mas não tive os resultados mais animadores.
certamente é porque não configuraste correctamente o arranque do gentoo.
arranca com o cd de instalação, faz chroot e vai ver se tens o arranque bem configurado tal e qual como diz no guia de instalação. :)

HaTrED
08-07-2004, 17:36
certamente é porque não configuraste correctamente o arranque do gentoo.
arranca com o cd de instalação, faz chroot e vai ver se tens o arranque bem configurado tal e qual como diz no guia de instalação. :)

No go
:( ! Já verifiquei tudo, descobri um pequeno erro mas nada que me resolvesse o problema! Tenho tudo como indica o handbook...

PrOdG
08-07-2004, 19:35
Que kernel puseste? É que há alguns que vêm com o framebuffer activado, e pode ser isso que te está a dar problemas..

Tafinho
09-07-2004, 01:54
Pode ter acontecido 3 coisas simples:

1. não tens partição /boot ou não fizeste unmout à partição aquando do 1º reboot.
2. a partição que indicaste não é a correcta. O grub tinha um bug estúpido em relação à contagem de discos...
3. Não copiaste o kernel para o /boot

Solução:

Bem, podes começar por usar o Grub em modo interactivo e assim podes ver o que está mal.
Se o led do caps lock fica a piscar é pq não te carregou o kernel por qq razão. Ou teve um kernel panic logo ao carregar, o que pode acontecer por várias razões.

StormhawK
09-07-2004, 04:31
ao responder, tentem não fazer quote a todo o post imediatamente anterior. não é preciso

HaTrED
09-07-2004, 09:15
Que kernel puseste? É que há alguns que vêm com o framebuffer activado, e pode ser isso que te está a dar problemas..

O que vem no LiveCD - kernel-2.4.25-gentoo-r1, que suponho ter o FB activo...

@Tafinho:

1 - Tenho a partição /boot criada com o fdisk e definida na fstab (/boot - hda5, Swap - hda6 e root / - hda7) e fiz umount no 1º reboot, assim o obriga o handbook!

2 - A partição que indiquei é a correcta e o GRUB conta sempre de forma diferente ao que estamos habituados, que no meu caso e tendo apenas um disco com várias partições, é a hda5 que no grub corresponde à (hd0,4) logo o kernel para o boot está no: hd(0,4)/kernel.xpto, certo?

Partições no meu disco: hda1 (primária - windows), hda2 (extendida), hda5 à hda7 (hda3 e hda4 reservadas para outras partições primárias).

3 - Tenho tanto o kernel como o initrd no /boot :rolleyes: !

Será que durante a compilação do kernel algo correu mal? É que de todas as linhas que me passaram à frente eu não pesquei nada. Suponho ser um processo normal...
No entanto ao fazer o reboot depois de fazer umount ao que devo, segundo o handbook, o sistema dá-me uns erros esquisitos mas é tão rápido que não consigo sequer interpretar o que querem dizer. Poderá ter origem aqui??

HaTrED
10-07-2004, 00:23
Bem... já consegui ter o log do sistema mas tenho um "kernel panic" e agora?!?

Tafinho
10-07-2004, 02:34
Bem... já consegui ter o log do sistema mas tenho um "kernel panic" e agora?!?
O que o log diz antes do kernel panic?

HaTrED
10-07-2004, 03:05
O que o log diz antes do kernel panic?

Deixa-me ver se consigo:

Davam-me os seguintes erros - 333, 334 e 335 se não me engano.

Antes do kernel panic dizia que não conseguia encontrar o init... qq coisa :( !!

Em todo o caso estou a tentar novamente com um disco isolado... isto não é pêra doce.

No caso de uma instalação com sucesso torna-se necessário instalar o Xfree e o KDE/Gnome certo?

Tafinho
10-07-2004, 04:15
Deixa-me ver se consigo:

Davam-me os seguintes erros - 333, 334 e 335 se não me engano.

Antes do kernel panic dizia que não conseguia encontrar o init... qq coisa :( !!

No caso de uma instalação com sucesso torna-se necessário instalar o Xfree e o KDE/Gnome certo?

Isso é deveras estranho.
Se puderes mete aqui o que puderes do log.
Não tens de instalar o KDE ou Gnome a não ser que os queiras ter como ambiente grafico.
Se for para servidor é inutil.

HaTrED
10-07-2004, 04:48
Isso é deveras estranho.
Se puderes mete aqui o que puderes do log.
Não tens de instalar o KDE ou Gnome a não ser que os queiras ter como ambiente grafico.
Se for para servidor é inutil.

Bem consegui :009: mas estou cheio de sono. Entretanto tenho o seguinte erro:

"mount: Mounting /dev/hda3 on newroot failed: Invalid argument"

"could not mount specified ROOT, try again. the root block device is unspecified or not detected. Please specify a device to boot, or "shell" for a shell..." -> Será do fstab file?!?

:wow: :wow:

Quanto ao ambiente gráfico queria instalar pois estou apenas com uma estação e dava-me imenso jeito para explorar a distro...

Finkel
10-07-2004, 11:37
Não tinhas dito que o hda3 tava reservado pa outra coisa qq? O gajo não devia tar a fazer mount a isso. Ve lá se não meteste água no fstab.

Tafinho
10-07-2004, 11:40
"mount: Mounting /dev/hda3 on newroot failed: Invalid argument"

"could not mount specified ROOT, try again. the root block device is unspecified or not detected. Please specify a device to boot, or "shell" for a shell..." -> Será do fstab file?!?

:wow: :wow:

Quanto ao ambiente gráfico queria instalar pois estou apenas com uma estação e dava-me imenso jeito para explorar a distro...

se for antes do kernel acabar de carregar é um erro na linha do kernel do GRUB, senão é no FSTAB.

Podes meter tento o KDE como o Gnome, ou até algum ambiente mais leve, sem problemas nenhuns.

HaTrED
10-07-2004, 12:20
se for antes do kernel acabar de carregar é um erro na linha do kernel do GRUB, senão é no FSTAB.

Podes meter tento o KDE como o Gnome, ou até algum ambiente mais leve, sem problemas nenhuns.

Como é que posso verificar se é antes do kernel acabar? Eu suponho que sim mas já fiz um check ao GRUB/fstab e parece-me estar tudo bem...

O que tenho de fazer então para colocar um ambiente gráfico?

Finkel
10-07-2004, 12:23
emerge kde :x2:
Mete lá aqui o teu fstab

HaTrED
10-07-2004, 12:45
SPOTED!!! - http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=193198

Segundo percebi aquando da compilação do kernel este não assume por defeito o módulo para o ext3 file system... Vou ter que recomplilar novamente o kernel? è que num P3 é cá uma seca... :( !

Tafinho
10-07-2004, 12:46
Como é que posso verificar se é antes do kernel acabar? Eu suponho que sim mas já fiz um check ao GRUB/fstab e parece-me estar tudo bem...

É antes ou depois de carregar os serviços, ou chegas a ver o login?

HaTrED
10-07-2004, 12:50
É antes ou depois de carregar os serviços, ou chegas a ver o login?

Sem login... Estive a ver no fórum e existe imensa malta com este problema e sendo assim o Handbook tem um pequeno bug...

Tafinho
10-07-2004, 13:15
Sem login... Estive a ver no fórum e existe imensa malta com este problema e sendo assim o Handbook tem um pequeno bug...

Tens a partição errada na linha que carrega o kernel no GRUB...

Que linhas tens no grub para carregar o Kernel?

Metro
10-07-2004, 13:56
Eu tenho error 15
Tb parece ser um erro muito frequente:(
Vou estar fechado para obras até a amanha à tarde.
Depois já meto aqui o log a ver se isto tem salvação.

Tafinho:
O gentoo é de doidos.
Instalei a partir do Gentoo x86-universal 2004.1
Tinha lido no forum deles que tem problema em detectar a placa de rede.
Tb não detectou a minha claro.
Mas tentei a partir do 2004.0 e logo no inicio não consigo alterar o teclado:( No 2004.1 valha-nos isso.

Tb tentei começar com o live CD do Knoppix 3.4
Tinha net e configurei a rede local.
Tenho o Clakconnect a fazer de firewall e afins (nao fui eu que instalei isso como é obvio)
No Knoppix tinha tudo a funcionar na esperança de que ele me pedisse logo para ir descarregar as coisas à net e ser tudo mais facil. Nada feito.
A forma a que chegeui mais longe foi com o 2004.1
Aparece o grub mas dá-me erro 15.
Tb gostava de saber como é em relação ao ambiente que se usa. KDE?
Vi um scrren do XFCE e pareceu-me bem.
Escusado será dizer que o que procuro é uma distro super rápida.
O SuSE 9.1 é lento quando comparado com o XP.
O MDK10 sempre é mais rápido.
Nunca mais sai uma versão grafica do gentoo. A distro VivaLinux ainda é beta 1 e não funciona cá em casa nem com o portatil nem com um dos desktops.
Como vêm eu continuo a tentar mudar para gentoo.
Amanha volto à carga. Encontro marcado para as 17 horas:)

Tafinho
10-07-2004, 14:01
Erro 15 no Grub?
Qual é a placa de rede...?

Metro
10-07-2004, 14:11
a placa de rede é onboard.
Estou a brincar num portatil.
ASUS L-8400 C se não me engano. PIII 600Mhz - 256MB RAM
O problema do 2004.1 e as placas de rede está aqui:
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=166814

O erro 15 é no grub e tb está aqui:
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=122656
Aparece-me o mesmo que está no primeiro post. Mas não faço a aminima ideia do que terei que fazer.
Já devo ter mexido alguma coisa e eventualmente já estraguei aquilo:(
Será mais facil instalar a partir de um cd do Knoppix?
É que eu tentei pensando que se a rede já estivesse configurada que ele aceitava e tinha esse problema resolvido mas népias:(

HaTrED
10-07-2004, 14:55
Tens a partição errada na linha que carrega o kernel no GRUB...

Que linhas tens no grub para carregar o Kernel?

default 0
timeout 5
splashimage=(hd0,0)/grub/splash.xpm.gz

title=Gentoo Linux 2.4.25
root (hd0,0)
kernel /kernel-2.4.25-gentoo-r1 root=/dev/ram0 init=/linuxrc ramdisk=8192 real_root=/dev/hda3 vga=0x317 splash=verbose
initrd /initrd-2.4.25-gentoo-r1

no more... no less...

Se tivesse indicado a partição errada o kernel nem sequer arrancava certo?

gnu
10-07-2004, 15:35
@ metro: tenta o slackware

já exprimentei gentoo, mandrake, redhat, knoppix

para mim slackware é a que tem menos bugs/mais estavel

o gentoo é bom para quem tem já bastante experiencia e tempo livre, e embora se diga que se pode ter o gentoo pre-compilado instalado rapidamente isso tira a razão de o instalar em primeiro lugar para alem de quando queres instalar cenas normalmente tens que compilar tudo de raiz ( se usares o portage) pois existem ainda poucos binarios

embora o slackware use ferramentas e instalação em modo de texto, é através de menus o que facilita muito e tornaxe muito intuitivo
o unico comando que tens de escrever durante a instalação é cfdisk para particionar
quando acabas de instalar tens o "pkgtool" que é como uma control center em menus de texto que te deixa configurar a maquina

just try it :x2:

também é muito rapido. mesmo o slackware 10 não tive problemas de o por a trabalhar em 16mb de ram e disco 800mb num p133. a correr o fluxbox com o dillo e aMSN andava que era uma maravilha

ainda mais no slackware 10 tens todo o software do mais recente ! e podes tar sempre actualizado com o swaret sem teres que entrar em problemas de estabilidade pois quem faz esta distribuição (que é uma das mais antigas ainda sobreviventes) sabe bem o que está a fazer e mesmo o "current" é na generalidade super estavel (pelo menos muito mais estavel que muitas distribuições que por ai andam)

Finkel
10-07-2004, 16:40
Em vez de publicitares tenta ajudar o rapaz no problema :P

HaTrED
10-07-2004, 16:57
Bem... lá compilei novamente o kernel e usei o menuconfig para activar o 'js' e o 'ext3' mas continuo com o mesmo erro... any ideias, thoughts, i'm running out of them...?!?

Metro
10-07-2004, 17:09
@ metro: tenta o slackware

já exprimentei gentoo, mandrake, redhat, knoppix

para mim slackware é a que tem menos bugs/mais estavel

o gentoo é bom para quem tem já bastante experiencia e tempo livre, e embora se diga que se pode ter o gentoo pre-compilado instalado rapidamente isso tira a razão de o instalar em primeiro lugar para alem de quando queres instalar cenas normalmente tens que compilar tudo de raiz ( se usares o portage) pois existem ainda poucos binarios

embora o slackware use ferramentas e instalação em modo de texto, é através de menus o que facilita muito e tornaxe muito intuitivo
o unico comando que tens de escrever durante a instalação é cfdisk para particionar
quando acabas de instalar tens o "pkgtool" que é como uma control center em menus de texto que te deixa configurar a maquina

just try it :x2:

também é muito rapido. mesmo o slackware 10 não tive problemas de o por a trabalhar em 16mb de ram e disco 800mb num p133. a correr o fluxbox com o dillo e aMSN andava que era uma maravilha

ainda mais no slackware 10 tens todo o software do mais recente ! e podes tar sempre actualizado com o swaret sem teres que entrar em problemas de estabilidade pois quem faz esta distribuição (que é uma das mais antigas ainda sobreviventes) sabe bem o que está a fazer e mesmo o "current" é na generalidade super estavel (pelo menos muito mais estavel que muitas distribuições que por ai andam)
Tenho que concordar que o gentoo é muito dificil. Isto para quem já instalou Red Hat 9.0; Suse 9.0 e 9.1 e MDK 10.
Já estou a descarregar o slack 10. Vou tentar experimentar e depois adivinha quem vou chatear:P
O Linux continua a meu ver com um problema de usuabilidade. E o gentoo é provavelmente o exponente máximo que conheço.
Tem que se caminhar no sentido de facilitar as coisas a users que não percebem nada do assunto.
O problema da instalação dos programas e das dependências tem que se resolver rapidamente porque senão o Linux não vai lá. E tem uma oportunidade de ouro com o interregno entre o XP e o Longhorn.
Entretanto vou continuar a acompanhar de perto.
Se o vivalinux já estivesse a funcionar é que era.

Entretanto alguem já instalou o Gentoo a partir do live cd do knoppix?
é que eu no Knoppix consigo configurar a rede e a net na boa. Pensei que isso ajuda-se para depois a instalação do gentoo correr melhor. Mas pelos vistos não:(

HaTrED
10-07-2004, 17:21
És um fraco ó metro...

Bem, news update, já tenho FINALMENTE o gentoo a correr, tenho a falta de alguns módulos que me são descritos no arranque mas suponho que os possar adicionar ao kernel sempre que queira? Agora -> KDE...

gnu
10-07-2004, 17:45
desde que não te assustes com os menus de texto que percorres com as setas do teclado o slackware é bastante user friendly.

assim de repente o que precisas de saber para o usar

antes da instalação:
cfdisk ou fdisk se tiveres mais a-vontade

depois da instalação
installpkg nome_do_pacote <- para instalar software do www.linuxpackages.net
pkgtool <- centro de controlo
"xorgsetup" ou "xorgcfg -textmode" ou "xorgconfig" para configurar ... o XFree86 foi substituido pelo X.org (historia comprida) <- o metodo mais intuitivo e seguro é "xorgcfg -textmode"

mais tarde
swaret ou slapt-get para instalares cenas sem pensar em dependencias
ja existem ate gui's para os mesmos ... mas o swaret é tão facil que n faz muito sentido um gui

o swaret so tens de editar um fixeiro para ver se keres ter a versão como "current" ou 10.0 (neste momento axo ke ainda esta pra sair o novo swaret)
tens tambem a possiblidade de ir buscar os updates a mirrors nacionais apenas se assim o defenires

swaret --update ; swaret --upgrade faz tipo windows update

swaret --install nome_do_pacote

ainda quanto as dependencias ... todos os sistemas automaticos de dependencias por vezes dao buraco
tanto o portage do gentoo como o slap-get do debian
a vanteagem do slackware e que o sistema de lidar com dependencias n esta intregado no package manager ... isto é se der buraco não te afecta o sistema (excepto em casos muito pontuais)

como ultimo ponto .. não vais encontrar um sistema a imitar o windows para tornar as coisas mais faceis
mas sim um sistema muito classico unix que pretende tornar as coisas mais faceis para quem usa unix

para mim os utilitarios todos bonitinhos de configuração a imitar o windows n servem de nada porque mais cedo do que tarde falham e depois .... ficamos a olhar parvos para a linha de comandos

depois instalares o slack tenta também estas ferramentas na linha de comandos
#joe
#links
é um editor de texto e um browser em linha de comandos que dão um jeitão e se leres o que está escrito no ecra são super faceis de utilizar
o links depois de abrir so tens que carregar no "esc" para teres um menu
o joe é leres o que está no ecra

uma boa regra é aprender a fazer as coisas na linha de comandos e depois passar a um gui (a não ser que seja alguma tarefa muito complexa)

HaTrED
10-07-2004, 18:06
Stay on topic please...

É de todo recomendável fazer o "emerge sync"? E ao fazê-lo o sistema fica updated? Ou preciso de fazer um emerge --update system e um emerge --update world?

complicado... :wow:

Metro
10-07-2004, 18:54
Obrigado gnu.

Excelente ò mau feitio aka HaTrED:D
A questão que vais poder responder visto teres acabado de instalar o Gentoo é:
Quanto tempo é que isso vai durar nas tuas mãos? A esta respondes mais tarde:)
O que se ganha instalando isso a partir de um stage 3. É que com isso as optimizações são pequenas se comparadas com uma instalação em stage 1.
Vale o trabalho? Isso é mais rápido?
Compara sff com o Windows XP.

Gostava de saber se o XFCE vem com o Gentoo ou com o Slack e/ou se a instalação é facil. Não tem tantas coisas como o KDE mas parece que é ultra-rápida.

gnu
10-07-2004, 19:20
o xfce 4 vem com o slackware 10
no pkgtool podes alternar em os varios windows managers atraves dos menus e depois é só sair e fazer startx
tens gnome, kde, xfce, fluxbox etc...

o ultimo kde corre muito rapido com 128 de ram ... quais são as specs que taz a tentar instalar ?

o meu preferido neste momento é gnome 2.6.2 , muito estavel e bastante intuitivo, pena ser um pouco pezado

HaTrED
10-07-2004, 19:30
Obrigado gnu.

Excelente ò mau feitio aka HaTrED:D
A questão que vais poder responder visto teres acabado de instalar o Gentoo é:
Quanto tempo é que isso vai durar nas tuas mãos? A esta respondes mais tarde:)
O que se ganha instalando isso a partir de um stage 3. É que com isso as optimizações são pequenas se comparadas com uma instalação em stage 1.
Vale o trabalho? Isso é mais rápido?
Compara sff com o Windows XP.

Gostava de saber se o XFCE vem com o Gentoo ou com o Slack e/ou se a instalação é facil. Não tem tantas coisas como o KDE mas parece que é ultra-rápida.

Para se puder escolher/optar tem que se experimentar!

Para já ainda não vale a pena o trabalho, estou a fazer update ao sistema (muito exaustivo e moroso). Em relação ao stage 1 apenas vejo vantagem nas sources do kernel, para já, mas como sou leigo na matéria...
Em termos de comparações, não vou comparar um GUI com uma CLI :rolleyes: ! Mas tudo a seu tempo...

Metro
10-07-2004, 20:00
Tocas-te no ponto certo. Experimentar.
Mas se eu não consigo experimentar????
Mas quero saber a tua opinião acerca do assunto evidentemente.
As vantagens do stage 1 e 2 é "tweak the base system" e afinal é disso que se trata ao optar-se pelo gentoo.

gnu:
A máquina do Linux é um P4 a 3150Mhz - 2X256MB - GeForce 5200 com saida analogica e DVI
A minha questão com o LINUX é que acho mais lento do que o XP. Isso é que me chateia. Se o gentoo for muito mais rápido terei que partir mais pedra com ele. Se não for não vale a pena.
http://www.gentoo.org/main/en/performance.xml
A minha queixa com o SuSE é que a versão 9.0 era muito lenta. A versão 9.1 está francamente melhor. Sinto-me bastante confortável com o SuSE 9.1 mas queria procurar alternativas melhores a esse nivel. A esse e com suporte de dual display na placa que referi encima. No suse não consigo ter dual display.
Depois disso passo para Linux a 95%. Não tenho duvidas acerca disso:P

gnu
10-07-2004, 20:09
granda maquina :x2:

já agora onde notas mais a lentidão ?

no "xorgcfg -textmode" se não me engano tem lá a cena pra defenir varios monitores/placas (o textmode é menus :cool: )

HaTrED
10-07-2004, 23:06
... continuando...

Tenho os seguintes erros:

"...can't load module xxxyyy
Missing kernel or user mode driver xxxyyy"

Já tentei fazer o emerge destes módulos mas sem sucesso! O que é que se passa e como posso resolver este problema???

PrOdG
10-07-2004, 23:23
É de todo recomendável fazer o "emerge sync"? E ao fazê-lo o sistema fica updated? Ou preciso de fazer um emerge --update system e um emerge --update world?
O emerge sync serve para actualizares a lista de ficheiros do teu Portage, não para actualizares programa nenhum. Depois de teres feito o emerge sync, ou seja, depois de já teres a lista actualizada, é que fazes um emerge -u world ou emerge -u system (o primeiro é para todos os programas instalados, o segundo apenas para os necessários ao SO - não tenho a certeza absoluta disto, corrijam-me se estiver enganado).

Vê isto mais ou menos como um restaurante: só depois de teres o menu actualizado é que deves pedir o que queres :D

Tafinho
11-07-2004, 00:44
a placa de rede é onboard.

O erro 15 é no grub e tb está aqui:

1. parece que o problema é geral... enfim, foi uma má versão, não é primeira, não será a última, tenta sacar o 2004.0

2. Já há solução:
Problems with grub 0.93.20031222?
check out bug 39392
update: grub 0.94-r1 has been released that should fix all those problems, including the splash image.

faz emerge sync
emerge -U grub

Tafinho
11-07-2004, 00:47
default 0
timeout 5
splashimage=(hd0,0)/grub/splash.xpm.gz

title=Gentoo Linux 2.4.25
root (hd0,0)
kernel /kernel-2.4.25-gentoo-r1 root=/dev/ram0 init=/linuxrc ramdisk=8192 real_root=/dev/hda3 vga=0x317 splash=verbose
initrd /initrd-2.4.25-gentoo-r1

no more... no less...

Se tivesse indicado a partição errada o kernel nem sequer arrancava certo?

Errado... não arranca se não encontrar o /boot... mas vamos por partes...

Pelo vistos a instalação default mudou um bocado com a 2004, mas já vamos ver...

Para quê a ramdrive...?
tens o kernel no / ?

Ideia: tira tudo dessa linha e da seguinte e mete apenas:

kernel /kernel-2.4.25-gentoo-r1 root=/dev/hda3 vga=0x317 splash=verbose

Complica muito menos e funciona. Tens a certeza acerca do endereço do kernel???
/kernel-2.4.25-gentoo-r1 ?? não será /boot/kernel-2.4.25-gentoo-r1 ??

Metro
11-07-2004, 01:40
1. parece que o problema é geral... enfim, foi uma má versão, não é primeira, não será a última, tenta sacar o 2004.0

2. Já há solução:
Problems with grub 0.93.20031222?
check out bug 39392
update: grub 0.94-r1 has been released that should fix all those problems, including the splash image.

faz emerge sync
emerge -U grub

Faço isso onde?

O problema da versão 2004.0 é que a porcaria do teclado não funciona em pt. O que é logo uma seca:(
Quanto a fazer a instalação a partir de um live cd do Knoppix em que já tenha previamente configurado a rede e a ligação à net?
Será preferivel?
Cada vez que penso em gastar 6 horas e depois no fim ter barraca :mad:

Tafinho
11-07-2004, 01:55
Faço isso onde?

Hum... tens razão...
É extremamente chato... tens de voltar a botar com o live CD seguir todos os passos até depois do chmod, e depois fazer equeles comandos.

HaTrED
11-07-2004, 11:52
KDE 3.2.2 Up and running... Só o emerge do XF86... fui dormir!

Ponto da situação:

-Não consigo entrar em modo su quando faço login com o user que escolhi. - resolvido!! -> "usermod -G wheel yourusername"

-Quando estou em root fico com o teclado desconfigurado - resolvido!! -> nano -w /etc/X11/XF86config :007:

-Isto é complicado. Mas agora tenho um problema a juntar à falta de módulos, em KDE não tenho profundidade de cor suficiente nem consigo encontrar onde o possa mudar. Por outro lado o emerge não me encontra os drivers para a gráfica...

???

@Tafinho:

tinha tudo correcto foi o problema que já frisei do genkernel não colocar por defeito o suporte do ext3 no kernel... tive q compilar novamente!

kanguru
11-07-2004, 12:30
isso do su, tens ke meter o teu user no grupo "wheel", pelo menos antes era assim. :)

a grafica é fazer emerge ati-drivers :) instala os 3.2.8 :) sao mais rapidos ke os outros, mas tb são kapazes de ter mais bugs :P

HaTrED
11-07-2004, 13:30
isso do su, tens ke meter o teu user no grupo "wheel", pelo menos antes era assim. :)

a grafica é fazer emerge ati-drivers :) instala os 3.2.8 :) sao mais rapidos ke os outros, mas tb são kapazes de ter mais bugs :P

A minha não é uma ATI - estou num portátil - é uma Intel852GM

Sabem como posso adaptar os icons do Gentoo ao KDE?!?

kanguru
11-07-2004, 13:47
poj essa grafica na sei, talvez usando o dri do kernel, nos foruns do gentoo deve ter komo instalar drivers pa essa grafica, http://forums.gentoo.org :)

quanto aos icons na sei komo os usar.. so 1 a 1, botao direito propriedades, e deve ter la kkr koisa pa mudar o icon :D

HaTrED
13-07-2004, 10:34
Sabem por acaso qual o ficheiro que deva modificar para puder alterar a imagem de fundo do Log Screen do KDE?

Caso queria alterar o kernel que tipo de passos devo tomar? São muito semelhantes ao da instalação?

1- Fazer um emerge de um kernel xpto
2- Genkernel ou manual
3- Modificar o GRUB para passar a ler o novo kernel ou ter vários certo?

... não é fácil, mas é estimulante!

PrOdG
13-07-2004, 11:36
Nunca mudei de kernel no Gentoo, apenas no RedHat, mas acho que aqui é quase como na instalação (e como tu disseste). Segue os passos do HandBook, que te safas :P

Tafinho
13-07-2004, 11:58
1- Fazer um emerge de um kernel xpto
2- Genkernel ou manual
3- Modificar o GRUB para passar a ler o novo kernel ou ter vários certo?

Sim
Sim
+- , podes mudar o nome do antigo e meter o novo com o nome típico.

Tafinho
13-07-2004, 12:00
@Tafinho:

tinha tudo correcto foi o problema que já frisei do genkernel não colocar por defeito o suporte do ext3 no kernel... tive q compilar novamente!

Talvez seja por isso que não o uso...

Metro
13-07-2004, 13:37
Sabem por acaso qual o ficheiro que deva modificar para puder alterar a imagem de fundo do Log Screen do KDE?

Segue este caminho:

Iniciar
Control center
Appearance Themes
Splash screen

Penso que é isto que querias.

HaTrED
13-07-2004, 17:35
Segue este caminho:

Iniciar
Control center
Appearance Themes
Splash screen

Penso que é isto que querias.

Nop. Wrong answer!!!!!

Se fosse esse era fácil. O que eu quero é depois de o X/KDE iniciarem - tens o "login Screen" e é este que eu pretendo alterar, porque no meu sistema é uma imagem deslavada e sem info nenhuma, quero por uma ID qualquer e mudar o fundo com logos do Gentoo...

Tafinho
13-07-2004, 18:00
Tens o Kdm ou o GDM.... ?

HaTrED
14-07-2004, 09:24
Tens o Kdm ou o GDM.... ?

Pelo o que configurei no rc.conf - se não me engano - é o kdm!

Tafinho
14-07-2004, 11:22
Pelo o que configurei no rc.conf - se não me engano - é o kdm!

Pois.... começa por tentar o GDM, acredita que a mudança vale a pena.

HaTrED
14-07-2004, 11:30
Pois.... começa por tentar o GDM, acredita que a mudança vale a pena.

Hum... como? O gdm é uma alternativa ao kdm/kde?? :005:

PS: Lembra-te que estás a falar com um leigo...

GuiPer
14-07-2004, 21:21

Eu prefiro Entrance, é mesmo muito fixe :D
Tenta

emerge entrance

Depois como root editas o /etc/rc.conf alteras a linha

DISPLAYMANAGER="entrance"

Se nao gostares tens o gdm k tambem tá porreiro mas mais simples.

Boa sorte.

PS. Se kiserem posso por aki uma pic do meu ambiente gráfico para verem que o linux também pode ser "bonito"

Tafinho
15-07-2004, 03:03

É uma alternativa ao KDM, não ao kde...

kanguru
15-07-2004, 03:18
eu na uso nem gdm nem kdm.. mas so uma pergunta, pode-se usar gdm e dps kde ou kdm e dps gnome sem prob? sao coisas separadas?

PrOdG
15-07-2004, 03:28
Pois, por acaso também tenho essa dúvida. Até porque tenho um problema qualquer com o kdm, que parece que não faz o loading das configurações de cada utilizador. Posso então usar o gdm mesmo que só tenha instalado o KDE ?

HaTrED
15-07-2004, 09:18
Mas expliquem-me o que são de facto o KDM/Entrance? Gestores de login's (por assim dizer)?

Tafinho
15-07-2004, 11:39
eu na uso nem gdm nem kdm.. mas so uma pergunta, pode-se usar gdm e dps kde ou kdm e dps gnome sem prob? sao coisas separadas?

Completamente separadas.

D Mas expliquem-me o que são de facto o KDM/Entrance? Gestores de login's (por assim dizer)?

Precisamente.

Eu uso o GDM e só uso o KDE.

HaTrED
15-07-2004, 13:55
Completamente separadas.

Precisamente.

Eu uso o GDM e só uso o KDE.

Ok, vou tentar os dois...
Descobri hoje uma coisa engraçada... se não tiver o meu rato ligado (USB normalíssimo) o X crasha... :( ! Não seria suposto que mesmo sem rato o X arrancasse? Ou dado que não encontra o dispositovo que pretende - crasha sem mais nem menos??

kanguru
15-07-2004, 14:48
para contornar isso deves ter que editar o XF86config.

HaTrED
16-07-2004, 09:55
para contornar isso deves ter que editar o XF86config.

Já tentei mas não tive grandes resultados, mais a mais só consigo configurar o rato USB, o touchpad é de gritos :mad: !

Mas a experiência continua e depois de uma semana de trabalho, este FDS promete :x2: :x2: !!

HaTrED
17-07-2004, 01:03
Eu prefiro Entrance, é mesmo muito fixe :D
Tenta

emerge entrance

Depois como root editas o /etc/rc.conf alteras a linha

DISPLAYMANAGER="entrance"

Se nao gostares tens o gdm k tambem tá porreiro mas mais simples.

Boa sorte.

PS. Se kiserem posso por aki uma pic do meu ambiente gráfico para verem que o linux também pode ser "bonito"

I've a no go...

emerge --pretend entrance

These are the packages that I would merge, in order:

Calculating dependencies
!!! all ebuilds that could satisfy "entrance" have been masked.
!!! possible candidates are:
- x11-misc/entrance-0.9.0.20040710 (masked by: ~keyword)

!!! Error calculating dependencies. Please correct.
tux root # emerge entrance
Calculating dependencies

O que posso interpretar daqui?!?

Tafinho
17-07-2004, 02:34
I've a no go...

Que essa package ainda não é "estável".
Se mesmo assim a quiseres experimentar mete a keyword ~x86 no make.conf ou simplesmente faz

emerge -p /usr/portage/x11-misc/entrance/entrance-0.9.0.20040710.ebuild

Que tambem vai dar erro porque necessita de outra package que ainda não é "estável".

GuiPer
18-07-2004, 21:49
I've a no go...

emerge --pretend entrance

These are the packages that I would merge, in order:

Calculating dependencies

tux root # emerge entrance
Calculating dependencies

Pois, isso tá masked a melhor opçao para isso é editares o /etc/make.conf como root e meteres a seguinte linha:

ACCEPT_KEYWORDS="~x86"

E depois fazeres env-update

Apesar de muita gente achar que isto não é grande solução pois permite fazer emerge de muito software "não estável". Por mim sempre usei o "x86" e nunca tive problemas mas se nao quiseres podes sempre fazer como o tafinho disse mas com o "x86" na linha de comandos.

ACCEPT_KEYWORDS="x86" emerge /usr/portage/x11-misc/entrance/entrance-(...).ebuild

Assim em principio deve dar, mas nada como ter akela linha no make.conf que poupa mt trabalho.

HaTrED
20-07-2004, 14:07
Pois, isso tá masked a melhor opçao para isso é editares o /etc/make.conf como root e meteres a seguinte linha:

ACCEPT_KEYWORDS="~x86"

E depois fazeres env-update

Apesar de muita gente achar que isto não é grande solução pois permite fazer emerge de muito software "não estável". Por mim sempre usei o "x86" e nunca tive problemas mas se nao quiseres podes sempre fazer como o tafinho disse mas com o "x86" na linha de comandos.

ACCEPT_KEYWORDS="x86" emerge /usr/portage/x11-misc/entrance/entrance-(...).ebuild

Assim em principio deve dar, mas nada como ter akela linha no make.conf que poupa mt trabalho.

Vou tentar... entretanto fiz um emerger ao mplayer (vou a caminho de uma estação padrão completamente funcional e multimédia
:P ), mas não consigo descortinar para onde foi para o programa?

Alguma ideia?!?

GuiPer
20-07-2004, 14:15
Vou tentar... entretanto fiz um emerger ao mplayer (vou a caminho de uma estação padrão completamente funcional e multimédia
:P ), mas não consigo descortinar para onde foi para o programa?

Alguma ideia?!?

Em principio bastará fazer gmplayer na consola que isso abre (ou mplayer "nome do file" para versao sem gui).

Qualquer duvida onde possa ajudar é so dizer.

Já agora fica aki uma pic do meu ambiente de trabalho (já teve muito melhor, ainda tem uns bugs nalgumas fontes por causa de ter mudado para o x.org)

http://mega.ist.utl.pt/~gnap/shot.jpg

Cortei o msn, e as fontes da consola tão maradas, mas para a semana já devo ter isto a 100%

Madril
20-07-2004, 14:16
rxvt Guiper ?

Eterm nisso já !!!

HaTrED
21-07-2004, 18:22
Bacano o teu A.T. ...

PrOdG
21-07-2004, 22:04
GuiPeR como se chama esse programa que monitoriza as stats (CPU, RAM, disk usage, etc)? E uma coisa dessas para Windows, alguém conhece?

PS: a integração do xmms está espectacular, tens aí um desktop brutal :)

Tafinho
22-07-2004, 03:00
GuiPeR como se chama esse programa que monitoriza as stats (CPU, RAM, disk usage, etc)? E uma coisa dessas para Windows, alguém conhece?

Não sei se é o mesmo, mas existe o GKerllM

fap
22-07-2004, 11:40
Não sei se é o mesmo, mas existe o GKerllM

GKrellm :)

GuiPer
22-07-2004, 12:46

PS: a integração do xmms está espectacular, tens aí um desktop brutal :)

Existe o GKrellm, mas o que tou a usar é o Gdesklets ( http://gdesklets.gnomedesktop.org/ ) e lá tem os plugins todos.

Madril quanto a consola akilo é aterm, nao sei bem porque aparece lá o rxvt (o aterm deve ser baseado em rxvt), bem tenho k mudar mas o eterm é mais pesado e mt lento do display de output por isso ainda não decidi.

Madril
27-11-2004, 10:44
Ois. Como meto o Framebuffer a 1280x800 ? Tks :P

PrOdG
27-11-2004, 13:28
Acho que 1280x800 não é possível, mas no meu portátil wide-screen tenho 1024x768 e chega perfeitamente :)

Color depth | 640x480 800x600 1024x768 1280x1024
-----------------+-------------------------------------
256 (8bit)| 769 771 773 775
32000 (15bit)| 784 787 790 793
65000 (16bit)| 785 788 791 794
16.7 Mill.(24bit)| 786 789 792 795

Escolhes a combinacao que queres e poes no grub.conf a opção vga=xxx na linha do kernel.

No meu grub.conf tenho:
kernel /boot/kernel-2.6.8-gentoo-r3 root=/dev/hda3 vga=792

fap
27-11-2004, 13:33
e tens de ter o framebuffer suportado no kernel...

alph
27-11-2004, 14:01
http://forums.gentoo.org/viewtopic.php?t=49036 :D

Madril
27-11-2004, 14:48
já lixaste a base de dados do forum do gentoo :P

Madril
08-12-2004, 19:33
Ja ouviram falar de probs no gcc-config 1.3.6 ?

é que tou com probs nos modulos ... Invalid Module Format sempre que tento modprobar um modulo e já me disseram que podia ser disso ... já tentei de tudo mesmo e dá.me sp esse prob .... Tenho k andar de WinXP com wireless e ligado por ssh ao thor (para kem conhece o moço) :S

A vida ficava-me mt mais facil se tivesse lan e wifi no portatil ... mas o gajo na gosta dos modulos.

Tafinho
08-12-2004, 22:45
Ja ouviram falar de probs no gcc-config 1.3.6 ?

é que tou com probs nos modulos ... Invalid Module Format sempre que tento modprobar um modulo e já me disseram que podia ser disso ..
Quase de certeza absoluta que estás a carregar módulos compilados para um kernel diferente. Ou ainda tens um kernel 2.6 e a tentar carregar módulos do 2.4 ou vice-versa. Tem de ser alguma coisa desse género.

Madril
08-12-2004, 22:56
instalei o 2004.3 com o 2.6.9 r1 com o gcc 3.3.4 axo dp mudei para o 3.4.3...

Tafinho
08-12-2004, 23:01
instalei o 2004.3 com o 2.6.9 r1 com o gcc 3.3.4 axo dp mudei para o 3.4.3...
E não compilaste os modulos ou o kernel depois diss?

Madril
08-12-2004, 23:06
Compilei os modulos dp com o gcc com que compilei o kernel e deu o mm erro ...

Tafinho
08-12-2004, 23:11
Compilei os modulos dp com o gcc com que compilei o kernel e deu o mm erro ...
Epá... super estranho.
Ve se há mais casos no forum do gentoo. Tipicamente os problemas aparecem lá antes de nos aparecer ;)

Madril
08-12-2004, 23:15
Já lá tive a ver e já experimentei de tudo k lá postaram.
Só falta alterar o gcc-config.

Outra solução é instalar um kernel novo ... em gentoo para instalar kernel novo é ir ao kernel.org ? ou é por emerges ? :P

Tafinho
08-12-2004, 23:26
Já lá tive a ver e já experimentei de tudo k lá postaram.
Só falta alterar o gcc-config.

Outra solução é instalar um kernel novo ... em gentoo para instalar kernel novo é ir ao kernel.org ? ou é por emerges ? :P
Emerge, depois genkernel e cp do kernel para o /boot

Madril
08-12-2004, 23:31
genkernel ?

Eu configurei ah pata ... deveria ter feito genkernel ?

e emerge de que ?

Tks

n00b here.

Tafinho
08-12-2004, 23:41
genkernel ?

Eu configurei ah pata ... deveria ter feito genkernel ?

e emerge de que ?

Epá, eu também configuro à pata, mas eles recomendam genkernel que gera um kernel igual ao do liveCD, que detecta tudo até as tuas meias.

emerge gentoo-sources ou vanilla-sources, ou o kernel que quiseres para a xbox ou para o teu frigorífico (NOT joking, desde que corra um MIPS :p )

fap
08-12-2004, 23:54
Emerge, depois genkernel e cp do kernel para o /boot

és maluco? sem compilar à pata o gajo nunca mais se faz homem :D

ou então queixa-se depois que tem 3450551240 módulos que não precisa a serem carregados por default :D

Madril
08-12-2004, 23:57
Eu configurei ah pata ...
Que palavras na entendeste padrinho ? :P

SuperTostaEmPo
19-12-2004, 22:28
Tou a instalar neste momento , n sei mto bem no que vai dar mas vamos la ver

Ragnarok
06-01-2005, 17:29
Uma dúvida de n00b:

Com a .iso install-x86-universal-2004.3-r1.iso consigo fazer a instalação em qualquer uma das três stages certo?
Gostava de experimentar instalar isto na stage 1. Queria aprender alguma coisa de jeito de Linux e assim até ficava com o SO todo optimizado. Experimentei instalar o Mandrake e ficou-me bem mais lento que o Win XP, daí querer experimentar Gentoo com stage1.

Obrigado!

EDIT: Estive aqui à procura e encontrei uns .tar.bz2 de stages (2 e 3) optimizadas para AMD XP (o meu processador). Será que rende mais que fazer a stage1?
Outra coisa: convém sacar um .iso com packages também certo?

Madril
06-01-2005, 17:49
O Stage1 compensa sempre ... menos pelo tráfego e tempo.
Os Packages é só se na kizeres sacar tanta coisa da net ... não é preciso.

Ragnarok
06-01-2005, 18:43
O Stage1 compensa sempre ... menos pelo tráfego e tempo.
Os Packages é só se na kizeres sacar tanta coisa da net ... não é preciso.

Uhm, se poupa nos downloads prefiro sacar porque eu aqui em Lisboa tenho Netcabo a 640 Kbps enquanto que lá em Beja (que é onde vou fazer isto) tenho Netvisão a 128 Kbps. Como arranjo fonte nacional (darkstar.ist.utl.pt) prefiro sacar isso cá.
E quanto à questão inicial, aquela .iso permite-me fazer a stage 1?

Madril
06-01-2005, 18:50
ftp.rnl.ist.utl.pt ;)

Treco
09-08-2006, 21:31
Tenho o gentoo a correr no meu portatil e tá mto bom... Um dos melhores pra configurar a meu ver... Tenho um chipset da tanga no portatil.... um tipico SiS... :P

c3l5o
14-08-2006, 15:00
Thread digging com 20Meses rulah!!! :msmiley1:
A minha opinião acerca de gentoo é:

Tem tanta maneira de fazeres asneira que as vezes pode ser tramado de instalar, não o recomendo para quem se está a inciar no linux sobre pena de perder a paciência e voltar ao windows...

AndreAPL
19-08-2006, 14:09
também estou de acordo, nao deve ser usado por iniciados, a nao ser que tenham muita paciencia. Usei e gostei mto do boost sentido, apesar o deixar de usar por causa d1s problemas de hardware, e dps nunca + tive tmpo pra meter a recompilar tdo. e é 1 bocado xato recompilar tdo a cada actualizaçao.