View Full Version : Waterblock. socket A

mASO
11-04-2002, 11:44
hey ppl, pra kem tiver interessado em watercooling e se precisar de ajuda em qq informaçao digam. e ja agora vejam a minha page:
http://www.proactive.com.pt/rodrigues/masowatercooling/

Raptor
11-04-2002, 12:54
1/3"???

Então mas... que raio...

que é que te deu?

tão o XP já bule melhor?

ps: n axo a temp nada de especial :D

Strakata
11-04-2002, 13:40
Parabéns mASO, tem bom aspecto :D

Mas olha, isso é mesmo cobre? Porque o mandaste cromar? Para o estilo? :cool:

Seja como for, 35ºC parecem bastante jeitosos para um WB home-made a usar um radiadorzinho desse tamanho. E depois também custa menos de metade dos de topo importados :)

A temperatura ambiente é que devia ser baixota, não? Aí uns 10ºC. Mesmo assim acho que está bom.

Ps: Vai ser difícil vender essa board besuntada ;)

mASO
11-04-2002, 14:15
strakata, a temp ambiente era de +- 15/16º no diz que tirei as pics. kto á pintura cromada... sim, pinto o bloco pra ficar com melhor aspecto (excepto a base). Qto ao radiador que esta na pic... de facto tu nao percebes (ainda) grande coisa de watercooling :). akeles radiadores sao dos melhores ke há. sao os ke oferecem mais superficie a refrigerar com a melhor flow do liquido. outra coisa ke tenho a referir é o facto de as temps que estao na imagem nao foram usando esse radiador no sistema. usei um radiador mto mais rasco em aluminio com uma fan de 120mm a 7v. se fosse com esse radiador (ke esta na makina do meu irmao) obtia temps melhores sem duvida.

Strakata
11-04-2002, 15:20
Esse comentário de não perceber grande coisa de watercooling tem graça.
Sabes o que é? Um gajo olha todos os dias para o seu radiador de 60x50x7cm 15KG e 11m^2 de área de dissipação em que uma ventoinha de 40cm só serve para baixar 1ºC, e depois olha para radiadorzecos como o teu e sabe sempre a pouco :D

http://pwp.netcabo.pt/0444540901/toyota_rad.jpg
para escala, os bocais principais (nos cantos) têm quase 4cm de diâmetro

E falei nos 10ºC de temperatura ambiente porque nas minhas ASUS, com 12ºC de temperatura ambiente o que aparecia no system temp. eram 24ºC. Como no teu marca 22ºC...
e não digas que tenho uma caixa mal ventilada...

Raptor
11-04-2002, 15:35
esse é o teu radiador?

Dasse... axo que ja sei qual vai ser o meu proximo upgrade!!! :D

Bomba e Radiador... axam que a de uma VW LT comercial chega?

mASO
11-04-2002, 15:38
ok, tens um radiador ghetto style... qq um pode ter um. mas isso nao interessa á maioria do ppl. interessa ke a makina fique "apresentavel" e transportavel. Outra coisa... a makina que eu usei pra tirar as pics é a minha e tem uma epox8kha+. A pic ke esta na page com a asus é so pra mostrar ao ppl os parafusos de fixaçao.
O proposito de watercooling é obter bons resultados em arrefecimento no que queiras (cpu, gpu, northbridge,mems...etc), mas com silencio. nao me venhas com coisas a dizer ke tens a caixa cheia de fans a fazer barulho.... tens uma fan de 40cm a arrefecer o rad. belo sistema barulhento que esta ai.:-D

Raptor
11-04-2002, 15:52
mASO, eu cá axo que devias era ver a maquina do Facies... ai é que verias o que é um atrofio de máquina!!!

Strakata
11-04-2002, 15:54
mASO,

Enfim, mais uma vez demonstras não saber do que falas.

Tenho a hipótese de ter a Crystal Orb da GTS a 12V, 9V ou 7V. Está a 7V porque acima disso ouve-se em relação ao resto.

Desliguei um WD 8.4GB 5400rpm que tinha aqui por causa do seu barulho.

Comprei um Seagate Barracuda IV porque é o disco 7200rpm mais silencioso do mundo.

Tenho as 2 ventoinhas da caixa de 8cm a trabalhar a 9v. Ouvem-se, mas quase nada. Tenho sítio para ter 4 ventoinhas a 12v.

A ventoinha de 40cm no radiador é das domésticas e tem a hipótese de trabalhar no I, II, ou III; está no I. O que faz barulho numa ventoinha são as RPMs do motor e os CFMs de ar. Não é o tamanho das pás.

Tenho a caixa toda forrada a cartão e esponja para abafar o resto do pouco ruído que é gerado.

Sabes, é que tenho o PC na sala de estar onde está ligado 24 horas por dia e ninguém dá por ele.

Ps: Ghetto style? Não podes deixar que o teu poiso no [H]ardOCP te influencie a maneira de avaliar o sistema dos outros. O meu PCzinho é 100% normal à excepção de ter cá fora um radiador todo pintadinho de preto, com muito bom aspecto, que está escondido da vista e que funciona, literalmente, como aquecedor (pouco eficaz).

Strakata
11-04-2002, 16:03
E olha, eu disse:
"a usar um radiadorzinho desse tamanho"

Não disse que o teu radiador não presta. Disse que ele é pequeno.

Por isso vê lá se te acalmas um bocado principalmente tendo em conta que estás a falar com um moderador que tinha como obrigação apagar-te esta thread por estares a vender coisas fora do Vende-se.

Boas vendas.

mASO
11-04-2002, 16:04
strakata.... optimo pra ti pah. fico realmente feliz de saber ke tens ai uma makina verdadeiramente silenciosa!!!
.... e alias, cada um tem a makina como bem kiser e entender. se ker ter fans tem! se nao tem fans nao tem. eu nao estou nada interessado nisso.
Eu so faço Waterblocks. o resto do sistema (rad e bomba) posso recomendar...ta tudo dito.:001:

Raptor
11-04-2002, 16:12
é verdade, o Strak é mod deste forum... ó para mim a esquecer, quando fui eu que o meti mod dele... LOL... ando algo estranho ultimamente!

Live
11-04-2002, 19:32
Em vez de terem radiadores pk nao uns tubos de cobre em espiral dentro de um mini-frigorifico (campismo), tenho aki um k era de trazer nos camioes (24v) é pequeno nao faz barulho (nao tem compressor) e a water ta entre os -4c e os 10 cº .... ou entao vao a uma sucata compram um compressor velho , um condensador(radiador) e um evaporador .... e arraefecem a agua e se calhar nem fica tao caro como pensam ....

Strakata
11-04-2002, 19:49
O problema é que isso já implica isolar o socket => hasta la vista garantia da board. E como as minhas boards parecem ter uma tendência natural para entregar a alma ao criador, não me quero meter nisso para já :)

Mas olha... esse frigorífico não tem compressor?? Como é que trabalha?

Raptor
11-04-2002, 20:20
Aonde é que se arranja isso sem compressor? Isso interessa-me, e muito!!!

ZoMmMm
11-04-2002, 23:00
Sem compressor só se for com akelas placas de gelo das geleiras de campismo k voltam a fikar em água passado algumas horas!:-D Issu deve dar trabalhu andar sempre a mudar as placas e metelas no congelador ... :-D

Strakata: Bom radiador ... Kuando fui a procura de um para mim na oficina do meu tio tinha la algums 10 como esses... mas onde o ia por eu ?!? LOL , Eu keru é metelo dentro do PC! Há, e sem barulho!:D

Strakata
11-04-2002, 23:10
Pois, isso é que é capaz de ser complicado já que o radiador é maior que a caixa :-D

Uma ideia pode ser a de substituir uma das paredes/paineis da caixa por um radiador (mais leve e fino). Bem ao estilo de um portátil qualquer que é watercooled tendo o radiador nas traseiras do ecrã. É uma questão de imaginação ;D

NeoToPower
12-04-2002, 00:34
Bem esse radiador é realmente big!! :o :o :o
se quiserem um radiador pequeno 30x15 e 4cm espessura (+/-) arrajem um radiador de sulfagem de um carro e façam como eu... tinha um e ja´arranjei outro (e possivelmente vou arranjar ainda outro) e ambos cabem que nem uma luva na minha caixa! e pra mais... 99% deles são em fullcobre!
http://extremepc.pt.vu secção WC (nas fotos só tenho um deles)
a propósito.... como faço o isolamento do soket? ponho silicone á volta e depoix é glicerina liquida no interior ñ é?

Live
12-04-2002, 18:00
Raptor isto funciona s/ compressor e faz gelo na boa ..... funciona a 24v ....... tem 24l de capacidade e chama se (electrolux mobil cooler) isto deve utilizar um gas qualquer poix tem especificado qq 30 bar ...... o que faz isto fazer "trabalhar" é uma resistencia (tipo aquelas de aquecer o cafe nos carros) que esta dentro do frigorifico da parte de tras ..... ja agora a especificação dessa resistencia é 24v 100w ... logo vai precisar de +/- 4 Amps , eu tenho 3 fontes a alimentar o bicho 2 a 12v e outra a 5v ..... ta a 28 v / 29v depende das temps. internas das fontes ...
Em breve vou desmontar o frig. tdo e vou ver se da pra fazer uma coisa + engraçada ....... isto enquanto nao arranjar um evaporador pro bloco (compressor/condensador ) k aki tenho ......

Fikem bem ......

P.S.- Pura Velocidade ... www.geocities.com/miguel_grade e dps ta em 2007cpu.jpg

NeoToPower
14-04-2002, 12:57
Heeeeeee..... onde é que posso arranjar uma cena dessas? Bule bem? è cara? Ocupa muito espaco? é fixe? etc? etc? etc? e mais alguma coisinha?
E já agora se ñ fosse pedir muito.... alguem me poderia dizer como isolar o soket para bombar isto a temp's negativas? :001:

Strakata
14-04-2002, 14:25
Live,
Um sistema de cooling tipo resistência, a usar um gás e uma medida de pressão ("30 bar")? Ainda não percebi como é que isso trabalha.

Tens a certeza de que não está lá dentro um compressor? Não precisa de ser audível nem precisa de ser grande.
Cá para mim isso trabalha mesmo com um compressor já que falas no que parece ser uma resistência (e que é um radiador). É que um peltier de 100W não podia ser arrefecido de forma passiva...

A propósito, parabéns, acho que és o 1º Português a passar os 2000MHz num Athlon :D
acho, falta confirmar ;)

Live
15-04-2002, 15:30
Strakata ..... se ve la se descobres como eh k isto trabalha....

vai ver a pict. em www.geocities.com/miguel_grade

a pict é a frig_tras.jpg se kizeres ver as temps. dps de tar a trabalhar +/- uma horita .... é a pict. menos3_5.jpg

Fiko orgulhoso por saber k sou dos poucos ou talvez o unico portugues com athlon a + de 2000mhz pena ainda nao ser 100% estavel ....

Fiquem bem .....

NeoToPower .... compra isolamento dos tubos dos ar condicionados , numa loja de frio kk ..... convem comprar a medida com maior diametro dps recortas em forma do socket e fica uma coisa parecida com as juntas do THE FRIDGE.....

Strakata
15-04-2002, 17:36
Live,

Bem, essa foto (filme) é do estilo Impressionista ou Subjectivista, não? ;)

Do pouco que dá para ver, dá a ideia de que isso usa mesmo um compressor. Parece ser aquele cilindro ao fundo da imagem. Ele está depois ligado ao radiador preto e, posso estar a ver mal, mas também me parece estar a ver o tubo capilar prateado ao longo do qual o elemento (freon ou similar) passa do estado gasoso ao líquido (que é o que faz descer a temperatura).

Isto aqui (http://www.geocities.com/miguel_grade/Supercool.JPG) faz parte do frigorífico? Sai do tal cilindro preto e faz arrefecer a água? Se sim, então o frigorífico funciona mesmo graças a um compressor.

Se tiveres onde meter esse vídeo para a gente downloadar estás à vontade :D

Ou se quiseres, podes tentar mandar para o strakata@netcabo.pt . Não sei qual é o limite da caixa do correio, mas ouvi dizer que, temporariamente, pode levar várias dezenas de MBs ;)

>Fiko orgulhoso por saber k sou dos poucos ou talvez o unico
>portugues com athlon a + de 2000mhz pena ainda nao ser
>100% estavel ....
E tens razões para estar orgulhoso ;)
Mas diz lá (se calhar até já disseste noutro sítio qualquer), qual é o VCore?

Offtopc: Curti as jantes do teu Rover diesel powa :D

Live
15-04-2002, 19:30
A foto nao se ve bem , mas o tubo fino é do termoestato ... e akela cena mais larga não faz nenhuma trepidação nem barulho , agora os dois fios q passam na imagem (brancos) sao os que vao alimentar a resistencia que esta coberta por la de vidro que por sua vez esta protegida pela aquela chapa (akilo em redondo ao alto).... isto nao faz nenhum barulho a trabalhar ..... nao sei como é que é o sistema de funcionamento disto ...

Vcore a 1.95v .....

Quanto há pict. k tavas a dizer foi uma das 1ºas experiencias que fiz a agua passava na espiral em cobre pra arrefecer .... mas dps descobri que o fluxo era mto fraco devido à contra-pressao do tubo .... que que arrefece ta por tras da chapa branca eu por acaso ja retirei essa chapa e a forma assemelha se a algo com o objectivo de expandir um gas qq ..... só sei que isto nao tem nenhum motor ..... logo compressor so se for devido à pressao efectuada pelo aumento da temp. efectuda pela resistencia tlvz seja isso ....

Live
15-04-2002, 20:16
Ja agora o ppl k usa bombas (watercooling) k sistema utiliza pra as ligar ...... eu tenho uma de 220v e tive k ligar um rele com tensao de controlo 12v ......

Madril
15-04-2002, 21:33
Axu k sao as Einhein 1048 .... se na me engano no nome :P

Diesel Power :P

ZoMmMm
15-04-2002, 22:09
Live, essa temp de -3.5ºou -4º , são do sistema do Cooling ... Certo? Não estás a falar do processador pois não ?

Se fosses as temps do processador trocava logo o WC pelo Congelador :-D :-D

NeoToPower
15-04-2002, 22:10
Olha eu conheço essa espuma.... mas a questão ñ é essa! èr assim: mesmo que eu use essa espuma a condensção vai aparecer sempre dentro do soket, no meio dos pinos, e como tal há sempre a possibilidade de aquilo simplesmente fazer BUMM!
Por isso o que que ponho dentro do soket? Já me disseram para isolar o soket com silicone e botar lá dentro glicerina... mas ... será que ñ vou adiar a morte do bicho?
Existe algum método mais seguro e que ñ invalide a garantia da board/cpu (bem a do cpu já era... desde que o desbloquei) ?

Raptor
16-04-2002, 11:08
Não!

se não isolas com valesina, tanto lixas a board com a condensação, como perdes a garantia por estar besuntada!

são riscos que esta vida de Overclocker tem!!!~

Live, aonde é que eu posso arranjar um brinquedo desses?

Creio que era capaz de meter isso a bulir decentemente aqui in my pc!!! :D

e iria dar-me imenso jeito, agora que o verão está à porta!!!

Live
16-04-2002, 11:15
nao faço ideia onde se vende o frig. tlvz na net apareça alguma coisa .... vi nos leiloes do miau.pt um frig mas era 220v logo devia ter compressor.... axo k tava mto barato uns 15cts.

Strakata
16-04-2002, 14:05
Live,
Não tens problemas de condensação? Tens o socket isolado?

Quanto à pergunta de como ligar a bomba, bem, normalmente o pessoal ou a liga à mão (arriscado.... pode levar a esquecimentos) ou usa o tal relé de que falas.
Eu não sei porque nunca desligo a minha :)

Live
16-04-2002, 14:34
Bem condensação é um dos problemas que tinha...... Num 1º teste observei que as tubagens necessitavam de ser isoladas .....

Dps apercebi me que se criava algumas goticulas no wb (parte oposta ao cpu) .......

As soluções q encontrei foram .... isolar a tubagem com as "mangas" ate ao wb ..... agora para resolver o 2º problema tive que recortar a tal "espuma" na forma do wb .... e voila ! ... nao tenho tido probs.... uma coisa k tb fiz o que nao me deu nenhuma vantagem foi por uma saqueta de silica no canto da caixa .... a minha caixa ta sp fechada ...... e poucas ventoinhas tem ..... Bem tou com um coche de pressa .....

Fikem bem .....

Strakata
16-04-2002, 16:20
Então quando tiveres tempo hás-de tirar o WB depois de usar a CPU umas horinhas.
Eu pelo menos apanhei um susto ao ver o meu Duron suado quando o coolant apenas estava uns 3 ou 4ºC abaixo da temperatura ambiente. E do lado de fora não havia grandes vestígios de condensação. Ou por outra, havia mas foi eliminada.

Mais vale prevenir do que RMAar ;)

p_D_c
22-04-2002, 19:35
Live, qdo tens isso a bulir durante 24 horas em full load a qtos º é q fica a agua?